Seminário Virtual - Informática & Sociedade

Post on 27-Jun-2015

3.320 views 6 download

Transcript of Seminário Virtual - Informática & Sociedade

Turma: MT04Disciplina: Informática e SociedadeMediadora: Daniella RochaAtividade: Seminário Virtual – ElaboraçãoGrupo AAldina Cássia(coordenadora), Jocaf Leitner, Cezar Augusto, Deodete, Dirlei, Edilete, Ezemar, Graziani, Valdirene, Luíza Fática, Maria Lúcia.

Jacques Delors (Paris, 20 de Julho de 1925) é um político europeu de nacionalidade francesa, tendo sido presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995.De origem humilde, Delors foi funcionário do Banco de França em 1945, após a Segunda Guerra Mundial e estudou economia na Sorbonne. Foi autor e organizador do relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, intitulado: Educação, um Tesouro a descobrir (1996), em que se exploram os Quatro Pilares da Educação.

In:http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Delors

Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação baseado no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.

APRENDER A CONHECER

Combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número

de matérias. O que também significa, aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo

da vida.

Jacques Delors

Aprender a conhecer

Aprender aser

Aprender a ser

Aprender a fazer

Os quatros pilares se entrelaçam no desenvolvimento total da pessoa.Os quatros pilares se entrelaçam no desenvolvimento total da pessoa.

Edgar Morin, pseudônimo de Edgar Nahoum (Paris, 8 de Julho 1921), é um antropólogo, sociólogo e filósofo francês judeu de origem sefardita. Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método (6 volumes), Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Durante a Segunda Guerra Mundial, participou da Resistência Francesa. É considerado um dos principais pensadores contemporâneos e um dos principais teóricos da complexidade.

OS SETES BURACOS NEGROS DA EDUCAÇÃO

CEGUEIRAS DOCONHECIMENTO

CONHECIMENTOPERTINENTES

ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA A IDENTIDADE

TERRENA

INCERTEZAS

COMPREENSÃO

ÉTICA E GÊNEROHUMANO

As sociedade são unidades complexas e comporta dimensões históricas, econômica, sociológica, religiosas.

O conhecimento pertinente deve reconhecer esse caráter multimensional e nesse inserir todos os dados a ele pertinentes.

Edgar Morin

É necessário contextualizar o conhecimento unindo suas partes a um

todo de modo interretroativo.

• Condição humana e sua complexidade

• O tesouro da humanidade está na diversidade criadora, mas a fonte da sua criatividade está na sua unidade geradora.

ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA

• Somos originários do cosmos, da natureza, da vida, mas devido à própria humanidade, à nossa cultura, à nossa mente, à nossa consciência, tornamo-nos estranhos a este cosmos que nos parece secretamente íntimo.

ENSINAR A IDENTIDADETERRENA

Nosso físico e distanciam-nos dele. O próprio fato de considerar racional e cientificamente o universo separa-nos dele. Desenvolvemo-nos além do mundo físico e vivo. É neste ‘além’ que tem lugar a plenitude da humanidadeo pensamento e nossa consciência fazem-nos conhecer o mundo.

• Nosso pensamento e nossa consciência fazem-nos conhecer o mundo físico e distanciam-nos dele. O próprio fato de considerar racional e cientificamente o universo separa-nos dele. Desenvolvemo-nos além do mundo físico e vivo. É neste ‘além’ que tem lugar a plenitude da humanidade

ENFRENTAR AS INCERTEZAS

• Analisar o ser humano em sua complexidade, em seus diversos atos de existência nos possibilita caracterizar suas ações, bem como, projetar sob bases sólidas uma prospectiva que possibilitem uma formação capaz de corresponder de maneira satisfatória essa gama de diferenças que a princípio possa parecer um fator negativo, mas é o que justamente faz o ser humano.

ENSINAR A COMPREENSÃO

• Analisar o ser humano em sua complexidade, em seus diversos atos de existência nos possibilita caracterizar suas ações, bem como, projetar sob bases sólidas uma prospectiva que possibilitem uma formação capaz de corresponder de maneira satisfatória essa gama de diferenças que a princípio possa parecer um fator negativo, mas é o que justamente faz o ser humano.

A ÉTICA DO GÊNEROHUMANO

PROPOSTA DE AÇÕES E POLÍTICAS PÚBLICAS

• Construir coletivamente diretrizes curriculares que se fundamentem nas propostas da Unesco para a educação;

• Realizar formações continuadas para os profissionais da educação fundamentadas na reflexão-ação-reflexão;

• Valorizar os profissionais da educação;• Priorizar nas ações educativas o paradigma da

complexidade;• Realizar diagnósticos nas escolas para levantar as

necessidades formativas, de infra-estrutura e pessoal;• Investir 5% do PIB na educação.• Promover uma educação que forme cidadãos para

aprender a aprender ao longo da vida.

Bibliografia

.• DELORS, Jacque. Educação na sociedade de Informação: o relatório Delors.

Disponível em 8 de março de 2010. http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=10&texto=539

• Morin, Edgar. Os sete saberes Necessários À Educação do Futuro in: Centro de Referência Educacional Consultado em:http://www.centrorefeducacional.com.br/setesaberes.htm Disponível em 8 de maio de 2005

• Webgrafia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Morin. Acesso em 06/06/2010

Imagens:http://www.google.com.br/images. Acesso 06.07e 08 de 2010.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Delors