SEMINÁRIO 2 - WordPress.com · SEMINÁRIO 2 DIMENSIONAMENTO ATELIÊ DE PROJETO 1 . Existe uma...

Post on 01-Aug-2020

1 views 0 download

Transcript of SEMINÁRIO 2 - WordPress.com · SEMINÁRIO 2 DIMENSIONAMENTO ATELIÊ DE PROJETO 1 . Existe uma...

SEMINÁRIO 2

DIMENSIONAMENTO

ATELIÊ DE PROJETO 1

Existe uma bibliografia completa com dimensões médias das necessidades humanas. Um dos autores mais importantes é Ernst Neufert, que fez um estudo detalhado sobre estas dimensões na década de 1940, e que é usado até hoje.

ATELIÊ DE PROJETO 1

Apesar das medidas médias apresentadas nos livros, em um primeiro momento todos os móveis e equipamentos devem ser dimensionados para realização dos estudos dos ambientes, tendo em vista que o mobiliário varia bastante.

ATELIÊ DE PROJETO 1

O que é mais importante em um ambiente? Existem alguns fatores que variam conforme o ambiente estudado e a edificação em si. O primeiro passo é definir que mobiliário, equipamento, ou espaço livre é essencial para um espaço.

? ATELIÊ DE PROJETO 1

Em salas de TV o equipamento principal dá nome ao ambiente, por isso deve ser o objeto gerador do leiaute. Certos espaços como bibliotecas, tem na relação corredor-estante o seu módulo básico. Cabe ao arquiteto definir o que é o elemento principal.

ATELIÊ DE PROJETO 1

Para um estudo inicial de um ambiente mínimo é necessário a lista dos equipamentos e mobiliários, observando comprimentos e profundidades máximos. Observe um exemplo de lista de mobiliário para uma mesa de jantar. Os tamanhos podem ser estabelecidos pelo arquiteto a partir de pesquisa.

Mesa de jantar – 6 lugares!Cadeira de jantar!Buffet (móvel de apoio)!

A!B!C!

200 x 90 cm!45 x 45 cm!

150 x 50 cm!

01 unidade!06 unidades!01 unidade!

Mobiliário! Dimensões! Quantidade!

ATELIÊ DE PROJETO 1

No caso de uma sala de jantar, o equipamento principal é a mesa. O número de usuários e o formato da mesa são definidos pelo arquiteto a partir dos dados oferecidos pelo cliente. Nos estudos, é de extrema importância os testes de diferentes tamanhos de mesa para obtenção de um resultado satisfatório.

A!

B! B! B!

B! B! B!

B! B!

B! B!

B!B! A!

B! B!

B!B!

B!B!

B! B!

A!

ATELIÊ DE PROJETO 1

Depois de definida a mesa e a disposição das cadeiras inicia-se a etapa da colocação de distâncias mínimas. Essas distâncias estão diretamente ligadas à freqüência de passagem de pessoas. Devido a sua mobilidade, a cadeira não deve ser medida diretamente e sim o espaço em que esta deve estar.

A!

B! B! B!

B! B! B!

!DISTÂNCIA MÍNIMA!

!!!

CIRCULAÇÃO!

ATELIÊ DE PROJETO 1

Deve-se avaliar a necessidade de passagem de usuários ao redor do mobiliário. O espaço necessário pode ser para a mobilidade da cadeira, para a passagem mesmo com a cadeira afastada, ou ainda nenhuma distância até uma parede.

ATELIÊ DE PROJETO 1

O espaço mínimo deve conter o mobiliário e os equipamentos de forma otimizada para a sua utilização. Além disso, devem estar dispostos de forma a permitir a circulação adequada do usuário. Observar o uso do desenho em planta como ferramenta de registro do dimensionamento.

A!

B! B! B!

B! B! B!

C!

D!

D!

D!DISTÂNCIA MÍNIMA!

!!!!

CIRCULAÇÃO!

D!D!

ATELIÊ DE PROJETO 1

Em seguida, as paredes devem ser desenhadas, a fim de delimitar o espaço interno definido.

A!

B! B! B!

B! B! B!

C!

X!

X metros x Y metros!!

ÁREA MÍNIMA (m2)!Y!

ATELIÊ DE PROJETO 1

Quanto maior a variedade de estudos para um mesmo espaço forem realizados mais certeza da área o arquiteto terá. Observe que no segundo caso a dimensão da mesa foi alterada. Mobiliários com grande importância em um ambiente devem ter suas dimensões avaliadas cuidadosamente pelo arquiteto.

A!

B! B! B!

B! B! B!

C!

C!

B! B!

B! B!

B!B! A!

ATELIÊ DE PROJETO 1

Vale ressaltar, porém, que alguns espaços integrados possuem áreas que são comuns aos dois ambientes. Um exemplo comum na arquitetura convencional é o grupo estar-jantar que possui área comum destinadas à circulação dos usuários.

AMBIENTE A!

AMBIENTE B!ÁREA !COMUM!

ATELIÊ DE PROJETO 1

A largura de uma pessoa em pé é de, aproximadamente, 50 cm, por isso é recomendável o uso de um espaço mínimo de 60 cm para passagem de pessoas. Porém, em um espaço enclausurado, como um corredor (de uma residência, por exemplo), deve ser de 90 cm, no mínimo.

50 cm! 60 cm! 90 cm!

ATELIÊ DE PROJETO 1

O padrão de largura livre das portas são de 60 cm para os banheiros; de 80 cm para acesso principal, acesso de serviço e acesso entre cozinha-estar/cozinha-circulação; e de 70 cm para quartos/cômodos. Deve-se observar a necessidade do distanciamento entre a porta e a parede perpendicular. Este distanciamento é chamado de “boneca” tem tamanho padrão de 10 cm.

ATELIÊ DE PROJETO 1