Seminário 2017 - ocupacaocrianca.avisala.org · SEMINÁRIO 2017. Pequenos conselheiros, grandes...

Post on 03-Aug-2020

9 views 1 download

Transcript of Seminário 2017 - ocupacaocrianca.avisala.org · SEMINÁRIO 2017. Pequenos conselheiros, grandes...

PEQUENOS CONSELHEIROS, GRANDES IDEIAS

SEMINÁRIO 2017

Pequenos conselheiros, grandes ideias

✓ Escola : Emei Dona Leopoldina

✓ Município/ Estado : São Paulo - SP

✓ Responsável: Marcia Covelo Harmbach

✓ Função : Diretora

✓ Faixa etária atendida: 4 e 5 anos

✓ Categoria: Infantil

Como era antes

✓Na Emei não havia projetos que trabalhassem com o protagonismo das crianças ou espaços para serem ouvidas, eram centrados nos adultos e havia pouca participação das crianças.

✓Não havia a possibilidade de escuta nas reuniões de Conselho para tomada de decisões sobre assuntos de interesse da escola.

✓As rotinas eram pautados sob a ótica dos adultos, sem a inserção das necessidades e indicações das crianças na construção de espaços e tempos educadores.

Conselho Mirim: Assembleia✓Inclusão das crianças na participação da

gestão democrática;

✓Contribuição para o diálogo entre crianças e adultos, respeitando a cultura infantil;

✓Qualificação e valorização da visão das crianças em igualdade com a dos adultos na tomada de decisões sobre assuntos de interesse da escola;

✓Escuta sensível das crianças, colocando os adultos sob o ponto de vista da criança, e das especificidades do mundo das infâncias.

Reunião com representantes das turmas

Carta sobre alimentação

Senhor PrefeitoAqui na escola todo dia tem geleia de amora. A gente nãoaguenta mais geleia. Tem que ter requeijão, manteiga, geleiade frutas diferentes, sucrilhos, rosquinha. Ia ser bom ter frutano café da manhã porque a gente não gosta de geleia e comepão sem nada e tem criança que fica enjoada. A gente não estágostando e não quer que mande mais geleia. Se tem só ageleia de amora, a gente não come e na hora que vai brincarno morro a gente não tem força, tudo por causa dessa geleia.Senhor prefeito, você podia resolver e mandar requeijão. Agente quer coisas saudáveis. Não tem suco de manhã, não temmais sucrilhos, nem suco de laranja. Isso é muito chato porquenão estão mandando. Cada dia de suco podia ter um sucodiferente: laranja, morango, melancia. Ou ter a fruta.O lanche da tarde só tem bolacha água e sal sem nada, podiater uma manteiga. Quem não come bolacha água e sal ficacom fome na perua. Tem muito arroz doce, tinha que mandarfrutas. O mingau de milho também não é gostoso e ninguémcome.Por favor, manda cada dia uma coisa diferente, porque a genteestá achando ruim. Precisa de um pouquinho de cada comidapara fazer bem. Se quiser mais pode pegar mais umpouquinho. Podia mandar mais salada diferente e tomatinhocereja também. Precisa mandar mais frango para fazer frangoassado que as fadinhas da cozinha fazem muito gostoso, masfaz tempo que não tem.

Conselho de Crianças da EMEI Dona Leopoldina30/08/2017

Uma mãe pode consertar

os bonecos.

Conversar para ver quem vai usar o

gira-gira

Só pode brincar quatro na casinha, se entrar o cinco,

tem de sair.Tem que conversar com o

amigo.Ser sincero.

Discussão no Conselho

Pista de triciclo

Construção da cidade-pista

Planejamento da mini-quadra

Conselho Mirim além dos muros da escola: reunião com o subprefeito

Cidadania

Reunião dos conselheiros

https://drive.google.com/file/d/1PqsjqHmmqQrfy0t36jY6JiflxtaXXrNR/view