Slide petroleo e gas (trabalho de tecnico em segurança do trabalho)

Post on 07-Jun-2015

1.117 views 5 download

description

Trabalho da unidade "pretróleo e gás

Transcript of Slide petroleo e gas (trabalho de tecnico em segurança do trabalho)

Senac Rio – Unidade Campos dos Goytacazes

Técnico em Segurança do Trabalho

Plataformas FSO e FPSO

Equipe:

Amanda Ferreira Almeida

Andréia Gomes de Souza Oliveira

Clícia Caxias Maia

Luíza Sampaio Justino

Nilce Inês de Lima Pessanha FPSO

Samuel Rocha Nunes

IntroduçãoNo mundo hoje existem mais de 150 unidades de produção e

armazenamento de óleo chamadas de FPSO’s e também FSO ou FPU (Floating Production Unit).

Essas unidades são em sua maioria grandes navios tanques antigos, que foram convertidos em unidades estacionárias de produção e armazenamento de óleo no mar.

2

Campos petrolíferos em grande desenvolvimento, requerem uma variedade de equipamentos instalados, começando com perfuração, e instalação logo em seguida sistemas submarinos de cabeça de poço, para isso se usam plataformas e navios de diversos tipos, como sondas, e unidades de acomodação, e construção a fim de fazer um campo começar a produzir, e nessa esteira vem outras combinações de plataformas e navios e aí entram em cena as balsas de produção, processamento, armazenamento e alívio, daí surge a sigla FPSO.

3

• -Estas unidades sofreram uma evolução natural a medida que era necessário operação em águas cada vez mais profundas, sendo um aperfeiçoamento das FSO – Floating Storage Offloading – um navio que era possível armazenar e transferir o óleo para outros navios fazerem a

entrega.

4

Plataforma FPSO (P-50)• O que é ? A P-50 é a unidade flutuante de maior capacidade do Brasil,

podendo produzir até 180 mil barris diários de petróleo e apresentando capacidade para comprimir seis milhões de metros cúbicos de gás natural e estocar 1,6 milhão de barris de petróleo. A plataforma tem comprimento de 337 metros, calado (altura submersa) de 21 metros e 55 metros de altura total (equivalente a de um prédio de dezoito andares).

5

• No Brasil devido ao avanço das atividades de exploração para águas cada vez mais profundas, isso porque o petróleo nesta região se encontra em águas mais profundas do que o normal, a melhor solução para instalação de plataformas de produção foi optar por unidades flutuantes.

6

Quando e Onde ?No dia 21 de abril de 2006, o , até então, Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início à produção da plataforma P-50, localizada no Campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, o que permitiu ao Brasil atingir AUTO-SUFICIÊNCIA em petróleo.

7

Produção• A plataforma P-50, localizada no campo de Albacora Leste, está

operando atualmente com produção próxima da capacidade máxima da planta de processamento, que é de 180 mil barris por dia (óleo + água).

• Como parte do processo natural de produção, os volumes produzidos de óleo e água variam ao longo do tempo, ficando a soma desses volumes limitada pela capacidade de projeto da plataforma.

• Os poços da P-50, atualmente, apresentam produção líquida de óleo próxima de 70 mil barris por dia, com permanente ação visando identificação de oportunidades que levem ao aumento da fração líquida de óleo produzida.

8

• O local é a maior província petrolífera do País, respondendo por cerca de 85% da produção nacional de petróleo.

Unidade flutuante do tipo FSPO (produz, processa, armazena), a nova plataforma passará a responder sozinha por 11% de todo o óleo extraído no País.

9

Plataformas FSOSão navios, em geral de grande porte, com capacidade para armazenar petróleo e gás natural, estando ancorados em um local definido.Em seus conveses, são instaladas plantas de processo para separar e tratar os fluidos produzidos pelos poços. Depois de separado da água e do gás, o petróleo produzido pode ser armazenado nos tanques do próprio navio e/ou transferido para terra através de navios aliviadores

ou oleodutos.

10

Os principais tipos de FSO são:• FPO - As FPOs (Floating Production and Offloading) são Unidades

Flutuantes de Produção e Descarga.

• FPSO - As FPSOs (Floating Production, Storage and Offloading) são Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Descarga.

• FSU - As FSUs (Floating Storage Unity) são Unidades Flutuantes de Armazenamento

• As maiores FPSOs têm capacidade de processo em torno de 200 mil barris de petróleo por dia, com produção associada de gás de aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos por dia.

11

FPSO e FSO no Brasil

• De acordo com o conceito adotado pela Petrobrás, a auto-suficiência é a disponibilidade de petróleo produzido nos campos nacionais, em volume igual ou superior ao consumo e à capacidade de refino do País para atender a demanda do mercado brasileiro.

• A extraordinária expansão da produção brasileira deve-se aos projetos de produção dos campos gigantes situados na Bacia de Campos;

• O funcionamento da P-50 é a última etapa para que essa antiga aspiração se torne, finalmente, realidade.

12

11

• As FSO e FPSO cumprem um importante papel nesta cadeia, pois são o meio usado para trazer retorno a todo investimento feito anteriormente com outras etapas que são a pesquisa, e a prospecção.

• Estas unidades além de processar o produto final, e armazena lo, também transferem esta carga para navios aliviadores os chamados “Shuttle tankers”.

13

FPSO – cidade de Vitória (2006) FPSO – cidade de Niterói (2007)

Referencias

• Site “Wikipédia” www.wikipedia.com.br• “Petrobrás – Fatos e Dados” www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/• Site “Click Macaé” – www.clickmacae.com.br/• Site “Estadão”www.estadao.com.br/• “Agencia Petrobrás” (arquivo em PDF) www.agenciapetrobras.com.br/

• Blog Mercantewww.blogmercante.com/• Site “Portal Trabalhe Embarcado”www.portaltrabalheembarcado.com/