Sobre as nossas ideias

Post on 05-Aug-2015

91 views 1 download

Transcript of Sobre as nossas ideias

Sobre as nossas ideiasWebquest

Trabalho realizado por:

Maria Helena de Castro Restivopg18069

Introdução

A maioria das ideias que orientam as nossas vidas não tem origem em nós mesmos mas resultam da interacção entre o ambiente em que estamos inseridos e aquilo que constitui o percurso individual de cada um (vivências, leituras, aprendizagens).

Assim, muitas das ideias que defendemos não resultam de uma análise e avaliação ponderadas.

Face a um tal cenário, é importante a construção de uma pensamento crítico que avalie as ideias dominantes da sociedade e as nossas próprias ideias.

As tarefas propostas são:

1º Tarefa:Pesquisa de um momento da história

dominado por uma ideia ou ideias que tenham conduzido à morte de seres humanos (ex. os judeus que morreram durante a dominação da Alemanha por Hitler, que afirmava a supremacia da raça ariana); a ser realizada em grupos de 4 alunos.

2ª Tarefa:Escrita de um texto de uma página sobre as

ideias de cada um, procurando identificar uma ou mais ideias que defendem, sem terem elaborado uma reflexão aprofundada sobre elas; a ser realizado de forma individual.

3ª Tarefa:Partilha dos resultados da pesquisa e da

reflexão individual, seguida de debate sobre o poder das ideias e sobre a importância do pensamento crítico.

Processo:1ª Tarefa:

Pesquisa a ser realizada recorrendo à internet, livros de História, artigos de jornal ou outros.

O objectivo é descrever o momento histórico escolhido e identificar a ideia que lhe serviu de inspiração, cada grupo deve escolher apenas um momento histórico.

2ª Tarefa:

Trabalho reflexivo e de introspecção: tendo em conta que as ideias que absorvemos sem questionar não são apenas ideias com conotações negativas, como ideias racistas, xenófobas ou outras, mas também a crença na democracia ou no progresso constante do homem, ou mesmo ideias de cariz individual, como pensar em exercer determinada profissão no futuro, mas nunca ter pensado realmente sobre isso, e desejá-lo porque essa a profissão dos pais.

3ª Tarefa:

Apresentar o trabalho realizado em grupo do modo que o grupo entender ser mais conveniente, o que pode passar pela leitura de um texto, apresentação em PowerPoint, apresentação de imagens ou filmes.

De seguida, cada aluno do grupo partilhará com a turma uma das ideias que defende sem a ter sujeitado a um exame prévio. O debate passará pela reflexão acerca da informação recolhida pelos alunos.

Recursos

Cada grupo deverá informar a professora acerca dos suportes necessários para fazer a apresentação na aula (suporte digital, vídeo ou outros).

Avaliação

Selecção de um momento histórico – 30%;Texto reflexivo – 20%;Apresentação oral e participação no debate –

30% e 20% respectivamente.

Conclusão

Pretende-se que os alunos compreendam, a partir de uma reflexão pessoal acerca da sociedade e de si próprios, a importância do pensamento crítico e que desenvolvam competências que lhes permitam elaborar esse pensamento por eles mesmos.

Uma sociedade esclarecida e preocupada com o bem comum não deve descurar a influência das ideias sobre a vida das pessoas, devendo preocupar-se com a elaboração de ideias que permitam uma convivência mais harmoniosa.