TEORIA U – Fórum de Inovação

Post on 18-Jan-2016

4 views 0 download

Transcript of TEORIA U – Fórum de Inovação

TEORIA U (http://inovforum.fgv.br/pauta/teoria­u/)POR ADMIN (HTTP://INOVFORUM.FGV.BR/AUTHOR/ADMIN/) EM INOVAÇÃO EM PAUTA (HTTP://INOVFORUM.FGV.BR/CATEGORY/PAUTA/),

MATÉRIAS (HTTP://INOVFORUM.FGV.BR/CATEGORY/MATERIAS/)

TAGS: MIT (HTTP://INOVFORUM.FGV.BR/TAG/MIT/), TEORIA U (HTTP://INOVFORUM.FGV.BR/TAG/TEORIA­U/)

(http://inovforum.fgv.br/wp­content/uploads/u­model.png) Acessando nossa capacidade coletiva

Vivemos em um tempo de massiva falha institucional, criando coletivamenteresultados que ninguém deseja. Mudanças climáticas, AIDS, fome, pobreza,violência, terrorismo, destruição de comunidades, da natureza, da vida – fundaçõesde nosso bem­estar social, econômico, ecológico e espiritual. Este tempo convidapara uma nova consciência e uma nova capacidade de liderança coletiva paraenfrentar os desafios de uma forma mais consciente, intencional e estratégica. Odesenvolvimento de tal capacidade nos permitiria criar um futuro de maiorespossibilidades.

Iluminando o Ponto Cego

Por que razão as nossas tentativas de lidar com os desafios de nosso tempo falham tantas vezes? Por querazão estamos presos em tantas situações difíceis hoje em dia? A causa do nosso fracasso coletivo é quesomos cegos para a dimensão mais profunda da liderança e da mudança transformacional.

Este “Ponto Cego” existe não só na nossa liderança coletiva, mas também nas nossas interações sociaiscotidianas. Estamos cegos para a dimensão fonte a partir da qual a liderança eficaz e ação social passa aexistir.

Sabemos muito sobre o que os líderes fazem e como eles fazem. Mas sabemos muito pouco sobre o lugarinterior, a fonte a partir da qual eles operam. E é esta fonte que “Teoria U” busca explorar.

O U: um Processo, cinco movimentos

TÓPICOS RECENTES

Fórum de Inovação convida para oEncontro sobre o tema:Organizações no Século XXI(http://inovforum.fgv.br/pauta/forum­de­inovacao­convida­para­o­encontro­sobre­o­tema­organizacoes­no­seculo­xxi/)

Motores da inovação e cadeia devalor global – uma transformaçãoem andamento no Brasil (Parte 2 –processos)(http://inovforum.fgv.br/artigos/motores­da­inovacao­e­cadeia­de­valor­global­uma­transformacao­em­andamento­no­brasil­parte­2­processos/)

Motores da inovação e cadeia devalor global – uma transformaçãoem andamento no Brasil (Parte 1)(http://inovforum.fgv.br/artigos/motores­da­inovacao­e­cadeia­de­valor­global­uma­transformacao­em­andamento­no­brasil­parte­1/)

Metodologia Roda da Inovação, doFórum, no Valor Econômico(http://inovforum.fgv.br/pauta/metodologia­roda­da­inovacao­do­forum­no­valor­economico/)

Gestão de Eventos(http://inovforum.fgv.br/materias/gestao­de­eventos/)

CATEGORIAS

Artigos(http://inovforum.fgv.br/category/artigos/)

Caderno de Inovação(http://inovforum.fgv.br/category/antigo/)

Entrevistas(http://inovforum.fgv.br/category/entrevistas/)

Inovação em Pauta(http://inovforum.fgv.br/category/pauta/)

Matérias(http://inovforum.fgv.br/category/materias/)

Fórum de Inovação

Área Restrita (http://inovforum.fgv.br/area­restrita/)(http://inovforum.fgv.br/)

Digite o que procura

FÓRUM » TROCA DE IDEIAS (HTTP://4INOV2U.NING.COM/) PARCERIAS » INOVAÇÕES (HTTP://INOVFORUM.FGV.BR/CAMPO­DE­

CONHECIMENTO/) CONHECIMENTO » (HTTP://INOVFORUM.FGV.BR/CONHECIMENTO/) FÓRUM INDICA » CADERNOS (/CADERNO/) PAUTA »(HTTP://INOVFORUM.FGV.BR/CATEGORY/PAUTA/)

Quando líderes desenvolvem a capacidade de se aproximar dessa fonte, eles experienciam o futuro como seele estivesse “querendo nascer”­ uma experiência chamada “presenciar.” Essa experiência geralmente trazconsigo ideias para enfrentar os desafios e trazer à existência um futuro que, de outra forma, seria impossível.A Teoria U mostra como essa capacidade de presenciar pode ser desenvolvida.

Nesta jornada, no fundo do U, reside um portão interno que requer de nós deixar ir tudo que não é essencial.Este processo de DEIXAR IR – de nosso ego e eu antigo e DEIXAR VIR – nossa mais elevada possibilidadefutura: nosso EU – estabelece uma sutil conexão com uma fonte de conhecimento mais profunda. A essênciada Presença é que estes dois “eus” – nosso eu atual e nosso melhor futuro EU – encontram­se no fundo doU e começam a ouvir e ressonar um com o outro.

Uma vez que o grupo atravessa este limite, nada permanece o mesmo. Cada um dos membros do grupo comoum todo começa a operar com um nível mais elevado de energia e sentido de possibilidade futura. Muitasvezes, eles então começam a funcionar como um veículo intencional para um futuro emergente.

Sete Competências de Liderança da Teoria U

A jornada por meio do U desenvolve sete capacidades essenciais de liderança.

1. Mantendo o espaço da escuta

A capacidade fundamental do U é o ouvir. O ouvir o outro. O ouvir a si mesmo. E ouvir aquilo que emerge docoletivo. O ouvir eficaz requer a criação de um espaço aberto, no qual os outros podem contribuir para o todo.

2. Observar

A capacidade de suspender a “voz do julgamento” é a chave para a mudança da projeção para a observaçãoreal.

3. Sentir

A preparação para a experiência na curva do U – Presencing – requer o ajuste de três instrumentos: o espíritoaberto, o coração aberto e a vontade livre. Este processo de abertura não é passivo mas de um “sentindoativo” junto como um grupo. Enquanto o coração aberto nos permite ver uma situação de todo, a vontade livrenos permite começar a agir com o todo emergente.

4. Presenciar

A capacidade de se ligar à fonte mais profunda de si e permite que o futuro emerja do todo, em vez de umpequena parte ou grupo especial de interesse.

5. Cristalizar

Quando um pequeno grupo de pessoas se compromete com o objetivo e os resultados de um projeto, o poderda sua intenção cria um campo de energia que atrai pessoas, oportunidades e recursos que fazem as coisasacontecerem. Este núcleo funciona como um meio para o conjunto se manifestar

6. Prototipar

Mover para baixo no lado esquerdo do U exige que o grupo se abra e lide com a resistência do pensamento,emoção e vontade. Mover­se para cima – lado direito, requer a integração do pensar, sentir, e no contexto deaplicações práticas e aprender fazendo.

7. Performar

Disse uma vez um grande violinista proeminente que ele não podia simplesmente jogar seu violino na catedralde Chartres; ele tinha a “jogar” o “espaço inteiro”, aquilo a que chamou o “violino macro”, a fim de fazer justiçapara tanto espaço e para a música. Da mesma forma, as organizações precisam, para realizar a este nívelmacro: elas precisam de convocar os conjuntos adequados de jogadores (as pessoas da linha de frente queestão ligadas na mesma cadeia de valor) e a desenvolver uma tecnologia social que permita um encontromultistakeholder para a passagem de debater para Cocriar o novo.

A Teoria U encoraja você a entrar no futuro que emerge

Exemplos destas sete capacidades de liderança da Teoria U podem ser encontrados em um grande númerode inovações multistakeholder e em aplicações empresariais.

Rankings(http://inovforum.fgv.br/category/rankings/)

Vídeos(http://inovforum.fgv.br/category/videos/)

TAGS

automobilística

(http://inovforum.fgv.br/tag/automobilistica/)

Brasilata(http://inovforum.fgv.br/tag/brasilata/)

caderno(http://inovforum.fgv.br/tag/caderno/)casos (http://inovforum.fgv.br/tag/casos/)

clusters (http://inovforum.fgv.br/tag/clusters/)

colaborativas

(http://inovforum.fgv.br/tag/colaborativas/)

colaboração

(http://inovforum.fgv.br/tag/colaboracao/)

competitividade(http://inovforum.fgv.br/tag/competitividade/)comunicação

(http://inovforum.fgv.br/tag/comunicacao/)

conf lito de gerações

(http://inovforum.fgv.br/tag/conf lito­de­

geracoes/) Di Serio(http://inovforum.fgv.br/tag/di­serio/)

educação

(http://inovforum.fgv.br/tag/educacao/)

empresas(http://inovforum.fgv.br/tag/empresas/)empresas inovadoras

(http://inovforum.fgv.br/tag/empresas­

inovadoras/) Enalta(http://inovforum.fgv.br/tag/enalta/) ensinotécnico (http://inovforum.fgv.br/tag/ensino­

tecnico/) estratégica(http://inovforum.fgv.br/tag/estrategica/)

estudos (http://inovforum.fgv.br/tag/estudos/)

Finep (http://inovforum.fgv.br/tag/f inep/)

Franunhofer

(http://inovforum.fgv.br/tag/franunhofer/)

geração X

(http://inovforum.fgv.br/tag/geracao­x/)

geração Y

(http://inovforum.fgv.br/tag/geracao­y/)

gestão(http://inovforum.fgv.br/tag/gestao/)ideias inovadoras

(http://inovforum.fgv.br/tag/ideias­

inovadoras/) inovadoras(http://inovforum.fgv.br/tag/inovadoras/)

inovação(http://inovforum.fgv.br/tag/inovacao­2/) inspiração(http://inovforum.fgv.br/tag/inspiracao/)MIT (http://inovforum.fgv.br/tag/mit/) mundo(http://inovforum.fgv.br/tag/mundo/)

organizações

(http://inovforum.fgv.br/tag/organizacoes/)

P&D (http://inovforum.fgv.br/tag/pd/) planeta(http://inovforum.fgv.br/tag/planeta/)

ranking(http://inovforum.fgv.br/tag/ranking/)

ACESSE

Caderno de Inovação(http://inovforum.fgv.br/category/antigo/)

Área restrita(http://inovforum.fgv.br/area­restrita/)

Inovação em Pauta(http://inovforum.fgv.br/category/pauta/)

Vídeos(http://inovforum.fgv.br/category/videos/)

Mapa do site(http://inovforum.fgv.br/mapa­do­site/)

Contato(http://inovforum.fgv.br/contato/)

TAGS ÚLTIMOS POSTS

Fórum de Inovação convidapara o Encontro sobre o tema:Organizações no Século XXI(http://inovforum.fgv.br/pauta/forum­de­inovacao­convida­para­o­encontro­sobre­o­tema­organizacoes­no­seculo­xxi/)

Motores da inovação e cadeiade valor global – umatransformação em andamentono Brasil (Parte 2 – processos)(http://inovforum.fgv.br/artigos/motores­da­inovacao­e­cadeia­de­valor­global­uma­transformacao­em­andamento­no­brasil­parte­2­processos/)

Motores da inovação e cadeiade valor global – umatransformação em andamentono Brasil (Parte 1)(http://inovforum.fgv.br/artigos/motores­da­inovacao­e­cadeia­de­valor­global­uma­transformacao­em­andamento­no­brasil­parte­1/)

Metodologia Roda da Inovação,do Fórum, no Valor Econômico(http://inovforum.fgv.br/pauta/metodologia­roda­da­inovacao­do­forum­no­valor­economico/)

FÓRUM DE INOVAÇÃO

Escola de Administração deEmpresas de São Paulo ­Fundação Getulio Vargas ­ SP(http://eaesp.fgvsp.br/)

EMPRESASGESTORAS

EMPRESASPARCEIRAS

ENTIDADEPARCEIRA

FÓRUM DE INOVAÇÃO ­ FGV ­ EAESP

O Presencing Institute se dedica a desenvolver estas novas tecnologias sociais, integrando ciência,consciência, e metodologias de mudanças sociais profundas.

rankings

(http://inovforum.fgv.br/tag/rankings­2/)

redes (http://inovforum.fgv.br/tag/redes/)

redes sociais

(http://inovforum.fgv.br/tag/redes­sociais/)

relação (http://inovforum.fgv.br/tag/relacao/)

softw are

(http://inovforum.fgv.br/tag/softw are/)

tecnologia(http://inovforum.fgv.br/tag/tecnologia/)tecnologias

(http://inovforum.fgv.br/tag/tecnologias/)

teoria U (http://inovforum.fgv.br/tag/teoria­u/)

teoria U no Brasil

(http://inovforum.fgv.br/tag/teoria­u­no­

brasil/) transformação(http://inovforum.fgv.br/tag/transformacao/)

UFBA (http://inovforum.fgv.br/tag/ufba/)

WEF(http://inovforum.fgv.br/tag/wef/)