Texto Narrativo - A fuga dos ursinhos

Post on 30-Jul-2015

880 views 2 download

Transcript of Texto Narrativo - A fuga dos ursinhos

Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos

Português - 6º D

A Fuga do Polo Norte

Certo dia uma família de ursos viu-se forçada a abandonar o Polo Norte, devido a circunstâncias extraordinárias: o gelo começou a derreter.

O degelo do Polo Norte levou a que o Urso Branco decidisse abandonar o lugar onde tinha vivido para ir ter com o seu amigo Xavier, o pinguim. Xavier tinha abandonado o Polo Norte há muitos anos, e agora vivia numa floresta, a muitos quilómetros de distancia. O aventureiro e corajoso Urso Branco, com a sua família, já ia a caminho da floresta quando encontrou um golfinho a bater com a cabeça num iceberg e a resmungar:

- Só me acontece a mim!De repente ouviu-se um estranho ruído que chamou a atenção da família dos ursos, nomeadamente do ursinho que movido pela sua curiosidade foi ver o que tinha acontecido.

- Papá, mamã, o golfinho levou com um pedaço de iceberg em cima e não se consegue libertar.

- Então vamos ajudá-lo! – retorquiu o Urso Branco.

A família dos ursos libertou o golfinho, este agradeceu e ofereceu-se para seguir viagem com eles. Um dia, a família dos ursos foi despertada de um sono profundo pelo ruído provocado por uma foca a flutuar num pedaço de gelo rodeada por tubarões sedentos de sangue. Seguindo o ruído aterrador emitido pela foca em pânico, aproximaram-se do local e viram que a foca tinha perdido uma parte da cauda. Ao ver a foca cercada pelos tubarões, o astuto golfinho resolveu “servir de isco”, aos tubarões, permitindo que o Urso Branco salvasse a foca.

- Obrigado por me ter salvo a vida! Lamento a perda do vosso amigo. – disse a foca.

- Não te preocupes! Estou certo de que ele conseguirá escapar aos tubarões. É uma questão de tempo! – retorquiu o Urso Branco.

- O meu marido nunca se engana! – disse a Ursa Maior . Passados alguns dias, houve um terramoto e a Ursa Menor ficou presa debaixo de uma árvore, tendo-se aberto uma fenda no chão, permitindo ver um rio subterrâneo onde avistaram o golfinho que se deslocava para a superfície. O Urso Branco com a ajuda da sua família e da foca removeu a árvore , salvando a Ursa Menor. Entretanto, apareceu o Xavier, o pinguim que, de uma forma calma, os convidou para ficarem a viver na sua casa, onde nada lhes faltaria. Finalmente, a família dos ursinhos pode viver feliz para sempre.

Autores: Paulo Santos Ricardo Oliveira Soraia Figueira