TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO …...TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO...

Post on 20-Jul-2021

4 views 0 download

Transcript of TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO …...TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO...

TIPOS DE CLIENTES QUE

VOCÊ PODE ENCONTRAR AO

VENDER RCTE COMO

ABORDÁ-LOS

A Recuperação de Créditos Tributários (RCT) é um excelente instrumento de ganho de competitividade para as empresas, na medida em que valores até então esquecidos são recuperados e procedimentos futuros são corrigidos, gerando economia tributária.

Mas nem sempre a venda destes serviços é simples. Muitos profissionais tributários têm ótimos conhecimentos acerca da legislação aplicável, dos procedimentos administrativos ou judiciais, mas esquecem-se de algo fundamental quando estão frente a frente com um possível cliente: criar um clima propício à negociação. Se o seu cliente achar que você está “enrolando” ou não está explicando direito sua proposta de RCT, a conversa estará prejudicada desde o início. Ele pode até escutar sua proposta, mas dificilmente a ouvirá com atenção.

Para que o clima seja agradável e de confiança entre as partes, o Rapport é fundamental. Você e seu cliente devem estar na mesma frequência (falar a mesma língua). Mas não espere que o cliente se adapte ao seu perfil de comportamento, isso não vai acontecer. É você que deve se adaptar ao perfil de cada cliente, sem deixar de ser você mesmo, naturalmente. Todo bom negociador sabe identificar o perfil e o comportamento de cada cliente, adaptando sua abordagem para se comunicar melhor.

O conceito de Rapport é originário da psicologia, utilizado para designar a técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa, para que se comunique com menos resistência. Rapport é se colocar na mesma “frequência mental” do seu interlocutor, estabelecendo confiança, harmonia e cooperação em um relacionamento.

Referência

Júlio, Carlos Alberto. A magia dos grandes negociadores: Venda produtos, serviços, ideias e você mesmo com muito mais eficácia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Com o objetivo de aumentar suas chances de êxito nas negociações de RCT, elaboramos esse e-Book com os quatro principais perfis de clientes e como vender para cada um deles.

+ Razão

+ Emoção

+ Rápido+ Lento

PRAGMÁTICOANALÍTICO

EXPRESSIVOAFÁVEL

5 CLIENTE PRAGMÁTICO

7 CLIENTE ANALÍTICO

9 CLIENTE EXPRESSIVO

11 CLIENTE AFÁVEL

13 USE ESTE CONHECIMENTO COM SABEDORIA E RESPONSABILIDADE

14 A TECNOLOGIA

INDÍCE

TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO VENDER RCT - E COMO ABORDÁ-LOS

5

Esse tipo de cliente pode ser identificado facilmente. Normalmente ele o recebe com formalidade e seu aperto de mão é firme. Tem gestos assertivos, sua mesa tem poucos objetos e quase nenhum papel. É muito prático e tem aversão ao risco de “perder tempo”, por isso prefere quase sempre ir direto ao assunto, e por vezes pode se mostrar obstinado. As pessoas pragmáticas geralmente gostam de esportes individuais e costumam ser organizadas. Tem tom de voz firme e gestos impositivos.

D É prático, “pé no chão”, realista. Por isso mesmo, costuma se ater aos fatos e ao “aqui e agora”.

D Gosta de ir “direto ao ponto” e decidir rápido.

D Busca poder e pode ser insensível.

CLIENTE PRAGMÁTICO

6

TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO VENDER RCT - E COMO ABORDÁ-LOS

COMO VENDER PARA O CLIENTE PRAGMÁTICO

Como este tipo de cliente é prático e gosta de ir direto ao ponto, não caia na armadilha de tentar “quebrar o gelo”. Se você for recebido com uma atitude formal, adote a mesma postura e suas chances de criar um ambiente favorável à negociação crescerão bastante.

O Pragmático procura obter, acima de tudo, respostas. Mas não se intimide: lembre-se de que ele quer (e talvez precise) decidir rápido e o faz de forma racional. Por isso, se você der muitas explicações e fizer muitas considerações, vai passar a impressão de que está “enrolando”. Outra dica: se ele mostrar interesse pelos aspectos técnicos da RCT e pelo preço, não vale a pena insistir em outros aspectos do serviço. Você tem que mostrar força no que está vendendo no “campo” escolhido por ele.

TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO VENDER RCT - E COMO ABORDÁ-LOS

7

Esse cliente também está situado no campo da razão, porém é mais lento e gradual no seu processo de tomada de decisão. Você vai reconhecer um cliente analítico quando ele começar a demandar uma grande quantidade de informações. É provável que você o encontre rodeado de papéis, mas tudo bem organizado. Quando você começar a responder suas perguntas, pode ter certeza de que ele estará prestando atenção a cada palavra e demonstrará isso com gestos pensativos. Diante de uma proposta, ele procura sempre descobrir e entender quais as vantagens e as desvantagens, bem como todas as possíveis consequências.

D Tem tom de voz constante e gestos pensativos.

D Gosta de aprender e pesquisar, assim como de estudar o passado para projetar o futuro.

D É metódico.

D Busca perfeição e tende a ser um idealista.

CLIENTE ANALÍTICO

8

TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO VENDER RCT - E COMO ABORDÁ-LOS

COMO VENDER PARA O CLIENTE ANALÍTICO

Uma das principais características do Analítico é demandar uma grande quantidade de informações para decidir. Assim, o melhor que você tem a fazer é fornecer essas informações, sendo o mais lógico possível e se apoiando em dados. Sem isso o negócio não será fechado. Tenha em mãos todo tipo de informação que ele possa vir a precisar, incluindo a legislação aplicável, os procedimentos necessários para a recuperação de créditos, referências de outros clientes, possíveis riscos, tempo estimado, expectativa de valores, metodologias de cálculos etc.

O Analítico precisa de tempo para pensar e avaliar as informações fornecidas, então não apresse a sua decisão. Provavelmente, ele só tomará uma decisão depois de se assegurar que contemplou o máximo possível de possibilidades ou consequências de sua proposta. Se você tentar “forçar” o fechamento, o Analítico tenderá a se encolher e levantar ainda mais suas defesas.

TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO VENDER RCT - E COMO ABORDÁ-LOS

9

Não espere ir direto ao assunto ao lidar com um cliente do tipo Expressivo. Ele não teme falar pelos cotovelos, e é possível que ele aproveite para apresentar sua empresa, dando ênfase à missão, compromissos, história e projetos futuros, que comente algum caso ou alguma história, que lhe mostre a decoração de sua mesa de trabalho. Mas isso não significa “enrolação”. É apenas a forma que ele encontra para estabelecer com você um relacionamento comercial que ele mesmo espera que seja o mais duradouro possível.

D Eloquente, tem gestos largos e alta inflexão de voz.

D É movido muitas vezes pela intuição.

D Transita por interesses diversos, além dos negócios.

D Busca popularidade e pode ser centrado em si mesmo.

CLIENTE EXPRESSIVO

10

TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO VENDER RCT - E COMO ABORDÁ-LOS

COMO VENDER PARA O CLIENTE EXPRESSIVO

Nesse caso a estratégia adequada é criar relacionamento. Você deve conversar com o cliente expressivo antes de entrar no assunto específico da RCT. Não encare isso como perda de tempo, porque é assim que o Expressivo vai conhecê-lo melhor e criar uma ligação de confiança.

Mas lembre-se que este tipo de cliente não demora para decidir, portanto você deve estar pronto para quando ele quiser fechar o negócio rapidamente. Quando o Expressivo decidir partir para a decisão, você deve acompanhá-lo, é hora de parar de “jogar conversa fora”. E, como este cliente preza o relacionamento, não quebre a confiança (sem confiança não há relacionamento). Seja honesto em relação aos prazos, chances de êxito, riscos e valores a serem recuperados.

TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO VENDER RCT - E COMO ABORDÁ-LOS

11

O cliente afável tem gestos suaves e voz de baixa inflexão. Costuma ser uma pessoa tranquila e gentil e gostam de desenvolver relacionamentos duradouros. Mas costuma consumir algum tempo no seu processo de decisão. O Afável tem facilidade em compreender as pessoas e em se comunicar com elas, e não gostam de tomar decisões sozinhos, costuma buscar a participação de outras pessoas.

D É suave nos gestos e na voz.

D Preocupa-se com a harmonia das relações e com os valores sociais.

D Faz avaliações subjetivas.

D Busca a paz e tem apego à tradição.

CLIENTE AFÁVEL

12

TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO VENDER RCT - E COMO ABORDÁ-LOS

COMO VENDER PARA O CLIENTE AFÁVEL

Neste caso, a dica é: vá devagar, com calma e procure estabelecer uma relação de cumplicidade. O Afável busca conselhos e apoio para suas decisões. Não quer dizer que esse tipo de cliente seja uma pessoa “fraca”, ele apenas precisa ter segurança de estar fazendo a coisa certa.

Você deve se comportar como um “consultor”, para o seu cliente e para sua empresa. Com isso poderá ser estabelecida uma relação de confiança. Mas cuidado: a calma aparente do perfil Afável também pode muitas vezes esconder uma turbulência de sentimentos. Quando ele se sente enganado, o Afável não quer conversa: nunca mais vai recebê-lo, pois geralmente considera que uma relação de amizade foi traída.

13

TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO VENDER RCT - E COMO ABORDÁ-LOS

Como vimos, o Rapport estabelece um canal de comunicação com a outra parte, criando uma credibilidade momentânea. Isso significa que:

a. Depois de estabelecer credibilidade, você precisa dominar a parte técnica da RCT para ganhar o contrato. Portanto, estude e aprimore seus conhecimentos continuamente.

b. Para manter a credibilidade no longo prazo, é fundamental não decepcionar nem surpreender negativamente seu cliente. E, na Recuperação de Créditos Tributários, sabemos que existem honorários sobre os valores recuperados do passado, mas pode haver excelentes ganhos sobre a economia tributária futura. Portanto, manter a relação de confiança é essencial para o ganho permanente de honorários e para o crescimento do seu negócio.

Por fim, a última dica: saber como se comportar frente aos diferentes perfis de comportamento é uma arma poderosa. Mas, quando usada forma errada, pode trazer consequências bem negativas. Portanto, acima de tudo, e de quaisquer interesses de curto prazo, você deve utilizar esse conhecimento com responsabilidade. Nem pensar em tentar manipular a outra parte. Afinal, se você é um bom profissional tributário, não quer apenas conseguir uma venda ou fechar um negócio; você quer estabelecer uma relação duradoura, que dê frutos por muito tempo, que seja fundada na confiança mútua e que signifique ganhos para os dois lados.

USE ESTE CONHECIMENTO

COM SABEDORIA E RESPONSABILIDADE

14

TIPOS DE CLIENTES QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR AO VENDER RCT - E COMO ABORDÁ-LOS

Realizar a Recuperação de Créditos Tributários sem o apoio de sistemas especializados torna o trabalho lento, custoso e mais suscetível a erros. Por outro lado, utilizando a tecnologia a seu favor, os profissionais tributários podem atender um número maior de clientes e tornar o trabalho muito mais rentável, pois o levantamento de créditos realizado de forma eletrônica é extremamente ágil, preciso e econômico.

Sendo assim, é fundamental ter uma ferramenta capaz de levantar os créditos de ICMS-ST e de PIS e COFINS monofásicos para empresas do Simples Nacional, além de calcular os créditos decorrentes da Exclusão do ICMS ou do ISSQN da base de cálculo do PIS e da COFINS, bem como o crédito de CPP sobre as verbas indenizatórias e as Contribuições para Terceiros com a limitação da base de cálculo em vinte salários-mínimos.

A TECNOLOGIA

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVORCom o conjunto de soluções da e-Auditoria, 3ª geração de auditoria digital, você pode fazer tudo isso e muito mais, de maneira simples e rápida. São nove ferramentas integradas, onde o robô realiza o serviço que consome mais tempo do profissional tributário e o libera para a atividade intelectual e de valor reconhecido.

Auditoria Digital a favor daCONTABILIDADE CONSULTIVA

Enquanto o robô trabalha para você, mantenha seu foco na estratégia!

Mais de 210 mil empresas auditam mensalmente seus arquivos fiscais, contábeis

e trabalhistas com a solução da e-Auditoria.

Visite e-auditoria.com.br e saiba mais sobre a 3ª Geração de Auditoria Digital!