Trabalho De Biologia. Tecidos Vegetais Parenquimático TECIDOS PARENQUIMÁTICOS OU PARÊNQUIMAS São...

Post on 17-Apr-2015

179 views 5 download

Transcript of Trabalho De Biologia. Tecidos Vegetais Parenquimático TECIDOS PARENQUIMÁTICOS OU PARÊNQUIMAS São...

Trabalho De

Biologia

Tecidos Vegetais Parenquimático

TECIDOS PARENQUIMÁTICOS OU PARÊNQUIMAS

São tecidos de preenchimento. As células são vivas, de paredes finas, e comunicam-se entre si. Também realizam síntese e armazenamento. Os tecidos de síntese são parênquimas clorofilianos e os de armazenamento, parênquimas de reserva.

Tecido Paremquimático

Tecido de Sustentação

Oferecem suporte mecânico à planta. São de dois tipos: colênquima e esclerênquima.

Colênquima

Tecido flexível, localizado sob a epiderme, com células vivas com cloroplasto e grosso revestimento de celulose nas paredes. Dá sustentação e faz fotossíntese. Ocorre em caules jovens, nervuras e pecíolos das folhas.

Tecido de Sustentação

Tecido Transporte

Através da raiz, as plantas absorvem a água e os sais minerais utilizados na síntese de matéria orgânica; através dos estomas entra o dióxido de carbono utilizado durante a fotossíntese. São também os estomas que controlam a transpiração da planta (processo através do qual os estomas controlam a quantidade de água que se evapora pelas folhas).

Tecido Transporte

Tecido secretores Tecido vegetal definitivo constituído por

células isoladas ou por conjuntos de células cuja função é elaborar substâncias que não são utilizadas na nutrição da planta. Estas substâncias podem ser produtos úteis ou desperdícios.

Podem distinguir-se entre os tecidos secretores o tecido resinífero, que produz resina (ex.: pinheiro), e o lactífero, que produz látex (ex.: árvore da borracha).

Tecido Secretores