Trabalho realizado por: Pedro Casanova nº 19 Manuel Fonseca nº21.

Post on 07-Apr-2016

217 views 0 download

Transcript of Trabalho realizado por: Pedro Casanova nº 19 Manuel Fonseca nº21.

Reino Plantae

Trabalho realizado por:Pedro Casanova nº 19Manuel Fonseca nº21

Também conhecido por reino Viridaeplantae, é

um dos maiores grupos de seres vivos na Terra, com cerca de 350000 espécies, sendo todos eucariontes, multicelulares e autotróficos por fotossíntese.

Descrição

A planta é formada por células eucarióticas

vegetais, que possuem características diferentes das animais, diferindo ao possuir parede celular composta de celulose, cloroplastos para a realização da fotossíntese e vacúolos de maiores dimensões, mas em menor quantidade. As plantas vasculares possuem tecidos- o Xilema e o Floema. Estes seres fotossintéticos produzem compostos orgânicos que utilizam no seu metabolismo, transformando a água e sais minerais dissolvidos em matéria orgânica, através de energia luminosa.

Definição de planta

PlantasAvasculares Briófitas Musgos

Vasculares

Traqueófitas

Filicíneas

Angiospérmicas

Monocotiledóneas

Dicotiledóneas

Gimnospérmicas

Grupos de plantas

Na maioria das espécies de plantas, os indivíduos

podem reproduzir-se tanto assexuada como sexuadamente. Ao reproduzirem assexuadamente possuem menor variabilidade genética, à custa deste processo realizar-se mais rapidamente, com menor gasto de energia e originando descendentes com as mesmas características do progenitor. Contudo, quando o fazem sexuadamente, possuem maior variabilidade genética e podem mesmo permitir isolamento de características benéficas por parte de cultivadores.

Reprodução nas plantas

A reprodução assexuada nas plantas ocorre de

várias maneiras: por gemulação, por fragmentação, pela formação de estolhos, e por esporulação. O homem tirou partido desta capacidade de reprodução assexuada nas plantas, desenvolvendo métodos de multiplicação, como a estacaria, alporquia e enxertia.

Reprodução Assexuada

A reprodução sexuada nas plantas ocorre

normalmente com alternância de gerações (ciclo vida haplodiplonte), em que ocorre um esporófito (o indivíduo adulto nas plantas vasculares) e um gametófito – o indivíduo que produz os gâmetas – que pode ser dependente do esporófito, como nas espermatófitas ou ter vida independente. Nalgumas plantas, existe a produção de gâmetas móveis, podendo o processo ser designado por isogamia (gâmetas iguais) ou oogamia (gâmetas femininos grandes e imóveis e masculinos, móveis).

Reprodução Sexuada