UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE...

Post on 22-Apr-2015

106 views 1 download

Transcript of UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE...

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOINSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIAPRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

XVIII SEMANA DA GEOGRAFIAIX SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Autora: AGUSTINA VILLANUEBAORIENTADOR: Prof. Dr. Cornélio Silvano Vilarinho Neto

CUIABÁ, 2014

A CIDADE COMO REFLEXO DA MERCANTILIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: CIDADES PARA O CAPITAL/CRISE DA MORADIA.

CIDADE

• ESPAÇO PÚBLICO APROPIADO PRIVADAMENTE.

• A PROPRIEDADE DO TERRITÓRIO DESTINADO A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA E.......

• A AÇÃO DO ESTADO REPRODUZINDO A SEGREGAÇÃO.

Preciso um espaço para a reprodução de minha vida.... morar em um habitação decente, em um ambiente adequado sem riscos ambientais perto de meu trabalho, com possibilidade de acesso aos serviços básicos, saúde e educação para meus filhos...

Vs.

Investimentos focado na construção de grandes complexos comerciais, edifícios de escritórios modernos e residências de luxo.

QUE CONCEITOS VOU ESTUDAR?

• A produção do espaço urbano.

A produção do espaço é consequência da ação de agentes sociais concretos, históricos, dotados de interesses, estratégias e práticas espaciais próprias, portadores de contradições e geradores de conflitos entre eles mesmos e com outros segmentos da sociedade, então esse choque das distintas lógicas e interesses se sobrepõem, produzindo conflitos e tensões dentro do espaço geográfico.(Côrrea, 2013 p.43)

QUAL VAI SER O CAMINHO? MÉTODO.

O espaço vai ser estudado como uma unidade dialética totalizadora, vinculando tanto o resultado como o processo, a teoria e a prática.

Revisão Bibliográfica:

• Karel Kosik.

• Milton Santos.

• Lefebre.

• Estados locais.

• Empresas multinacionais.

• Moradores.

• Movimentos sociais.

• Agentes imobiliários.

LUTA PELO ESPAÇO

TERRITÓRIO

Deve ser apreendido como síntese contraditória, como totalidade concreta do processo/modo de produção/distribuição/circulação/consumo e suas articulações e mediações superestruturais (políticas, ideológicas, simbólicas, etc.) em que o Estado desempenha a função de regulação. O território é, assim produto concreto da luta de classe travada pela sociedade no processo de produção” (OLIVEIRA, 1999, p. 74)

“LUTA SOCIAL CONVERTIDA EM ESPAÇO”. (ZAMBRANO,2001 p. 31).

LUGAR

Análise do lugar na medida em que o processo de produção do espaço é também um processo de reprodução da vida humana”. (CARLOS,2007, p.14)

Lugar não só como espaço de mercadoria, sendo também como um novo espaço produzido por outros agentes sociais: os moradores, os quais criam, através, de sua cotidianiedade um novo espaço, seu lugar.

Apropriação do espaço. Habitar o lugar.

OBJETIVOSAnalisar como a crescente inserção do espaço urbano nas estratégias de acumulação do capital tem reflexo profundo na sua produção, e como, por sua vez, estrutura as desigualdades socioterritoriais nas cidades latino-americanas. Essas desigualdades são refletidas na competição pelo espaço entre os grandes investimentos, os moradores da cidade e na luta pela moradia.

• Caracterizar a cidade capitalista em este processo de renovação urbana.

• Identificar as tensões e conflitos entre os diferentes atores da produção do espaço urbano.

• Discutir o processo de transferência e periferização dos pobres na cidade, a razão da expressão “a cidade como negócio”.

ÁREAS DE ESTUDO Bela Vista e Castelo Branco em Cuiabá, Mato Grosso/Brasil

Área do código de Barbados e uma área que residem cerca de 579 famílias a, população se veria afetada e impactada pela construção da Avenida Parque do Barbado, que no contexto das obras de mobilidade urbana, como correlato, será necessário remanejar famílias a outras áreas da cidade, os entrevistados seriam especificamente dos bairros Castelo Branco e Bela Vista.

Fonte: • Video Avenida para quem: http www.youtube.com/watch?v=aXwKMpd3IT4.

• Diagnóstico Socioeconômico da Implantação da Avenida Parque do Barbado- Cuiabá/MT (relatório). Universidade Federal de Mato Grosso; Secretaria da Copa. Governo do Estado de Mato Grosso. 2012. (Volume I e II)

MAR DEL PLATA- BUENOS AIRES- ARGENTINA

A Villa de Paso situa-se em um dos maiores setores imobiliário da cidade de Mar del Plata, do lado do bairro “Los Troncos” (um dos bairros mais ricos da cidade). A mesma tem mais de 60 anos e o preço estimado de um terreno de 300 metros quadrados neste local é de 60.000 dólares.

Há divisões entre os assentados que querem deixar as casas, tentados pela promessa da casa própria, e outros que preferem resistir por estar próximo do centro da cidade e do porto, uma vez que muitos deles trabalham na indústria da pesca.

As duas áreas serão focadas por nós como objeto de estudo, como parte de espaços em disputa entre a lógica capitalista, a renovação urbana e o espaço para a reprodução da vida, o habitat. São nestas áreas geográficas onde são observados os processos de aceleração e intensificação da especialização e fragmentação do espaço urbano. A produção atual do espaço dentro da cidade é um processo acentuadamente desigual.

Geralmente, as cidades possuem um território heterogêneo, produto de processos de determinados períodos históricos que estão deixando suas expressões

Compreender a cidade contemporânea não só como algo dado, mais como espaço produzido por quem os habita, tanto em seus aspectos edilícios, econômicos, sociais e culturalmente através de processos históricos, os quais estão em constante mudança, é o desafio principal desta pesquisa.

Os espaços urbanos são estruturados de acordo com as novas necessidades do capital, que encontra suas novas formas de reprodução, como parte da estratégia de valorização financeira e especulação imobiliária, criando conflitos com a lógica dos cidadãos, reduzindo e restringido as habitações em áreas estratégicas da cidade, para uma grande parte da população.