Urbanização do Brasil

Post on 23-Jun-2015

25.733 views 3 download

description

Profº Carlos Cesar Disciplina de Geografia sobre Urbanização.Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas, hospitais, rede elétrica, shoppings, etc.

Transcript of Urbanização do Brasil

Urbanização do Brasil

Prof. Carlos Cesar Gonzalez de Luna

Introdução

Urbanização

Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas, hospitais, rede elétrica, shoppings, etc.

Este desenvolvimento urbano é acompanhado de crescimento populacional, pois muitas pessoas passam a buscar a infra-estrutura das cidades. A urbanização planejada  apresenta significativos benefícios para os habitantes. 

Urbanização do Brasil

Urbanização do BrasilProcesso de

UrbanizaçãoDiferente da Europa que se urbanizou a partir da revolução industrial no sec. XIX, o Brasil começou seu processo de urbanização no sec. xx de forma rápida por causa das migrações internas e externas que contribuíram para a integração do mercado de trabalho

A migração nordestina para o estado de São Paulo, em especial para a capital, foi um fenômeno social bastante expressivo ao longo do século XX

Urbanização do BrasilO rápido crescimento urbano do Brasil pode

ser visto desde 1920

1920 16%1940 31%1960 45%2005 85%

O processo de urbanização no Brasil foi rápido devido as instalação das indústria

O rápido crescimento populacional nas cidades não foi acompanhado pelo crescimento industrial.Desta forma, os migrantes que vieram em busca de trabalho foram surpreendidos pela forte urbanização que superou o processo industrial, pois o estado não teve renda suficiente para industrializar rapidamente as cidades

Urbanização do Brasil

Urbanização do Brasil

Apesar destes quatro Estados ocuparem somente 10% de nosso território, neles se encontram cerca de 40% da população nacional: são aproximadamente 72 milhões de habitantes, 90% dos quais vivem em cidades.

É também no Sudeste que se encontram três das cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), bem como 50% das cidades com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes.

População urbana por região

Região Sudeste

Urbanização do Brasil

A segunda região de maior população urbana no país é a Centro-Oeste, onde 89% dos habitantes vivem em cidades. 

A urbanização dessa região é ainda mais recente e se explica pela criação de Brasília, bem como de uma explosão do agronegócio. 

A agropecuária impulsionou a urbanização do Centro-Oeste, cujas cidades apresentam atividades econômicas essencialmente de caráter agro-industrial.

Região Centro-Oeste

Urbanização do Brasil

A região Sul, apesar de contar com o terceiro maior contingente populacional do país - cerca de 25 milhões de habitantes - e uma economia vigorosa, também baseada na agropecuária - apresenta um índice mais baixo de urbanização. Isso se explica devido ao modo como as atividades econômicas se desenvolveram na região.

A pequena propriedade e o trabalho familiar foram as características essenciais do modo de produção agrícola na região, o que ajudou a fixar as populações no campo. Esse modelo, entretanto, está passando por mudanças e o êxodo rural já se tornou uma realidade também nessa região.

Região Sul

Urbanização do Brasil

A região Norte tem o menor número de municípios do país e cerca de 15 milhões de habitantes. No entanto, é a região com o menor percentual de população urbana no país (62%).

Além de ter-se inserido tardiamente na dinâmica econômica nacional, a região tem sua peculiaridade geográfica - a floresta Amazônica - que representa um obstáculo ao êxodo rural. Ainda assim, Manaus (AM) e Belém (PA) têm populações elevadas.

Região Norte

Urbanização do Brasil

Com cerca de 50 milhões de habitantes e peculiaridades geográficas como as secas, nunca efetivamente combatidas desde os tempos do Império, o Nordeste é a região brasileira com o maior número de municípios (1.792), mas somente 65% de sua população é urbana. Só recentemente as cidades de Recife, Salvador e Fortaleza se tornaram pólos industriais.

Região Nordeste

Urbanização do BrasilTendências atuais da urbanização

brasileira.Diminuição na intensidade do êxodo rural.

Maior fluxo de pessoas entre as cidade e o campo

Alteração no ritmo de crescimento das cidades. EX:

Cidades médias (100 a 500 mil habitantes) apresentam maior crescimento( 4,5%)Cidades com mais de 1 milhão cresceram em média 0,9%, no mesmo período dos anos 90.

Urbanização do Brasil

Urbanização do BrasilMetrópoles Brasileiras

Metrópole:

Metrópoles global:

Metrópoles nacional :

Metrópoles regional:

São Paulo e Rio de Janeiro

Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília.

Belém, Manaus e Goiânia.

Ou até mesmo no próprio estados, ex : Dourados, Três Lagoas, Corumbá

É o termo empregado para se designar as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades ou que assumem importantes posição (econômica, politica, cultural, etc)

Urbanização do Brasil

A questão da Moradia

Historicamente, a ocupação do solo urbano empurrou a população mais pobre para periferia ou para áreas centrais deterioradas.

Urbanização do Brasil

Urbanização do Brasil

Urbanização do Brasil

Urbanização do Brasil

Urbanização do Brasil

Crescimento desordenado das cidades

Urbanização do Brasil

Urbanização do Brasil

Obrigado!!!!!!

Acesse: http://eepadremarioblandino.blogspot.com