Venda Nova: uma cidade dentro da cidade - Ana Maria Silva

Post on 29-Jul-2015

432 views 1 download

Transcript of Venda Nova: uma cidade dentro da cidade - Ana Maria Silva

Venda Nova : Uma cidade dentro da Cidade

“Tem dias, às vezes, quando eu perco o sono, eu ando essa Venda Nova como ela era e conhecia todo mundo, todo mundo eu conhecia. Podia até contar as casas das pessoas que eu conhecia. Agora, hoje, todos me conhecem mas por causa da igreja. Hoje a gente anda pelas ruas...(silêncio).”

( D. Prosperina, 1999)

1787 Senhora Queixão ce a Vossa Magestade Real Fidelissima os

moradores do arraial da Venda Nova, Freguesia do Curral D’el Rey Comarca de Sabara, que padecendo de grande necessidade de pasto espiritual informam que a maior parte dos seus queixam se, que não ouvem missa e nem confeçam sequer em algumas das quatro festas do anno por não terem quem administre...reverendíssimo pároco vigário que naquelas partes foram o que querem pela distancia que tem dos seus magistrados se animarão a mandar pedir a V. Majestade em nome do glorioso Santo Antônio de Lisboa a licença para a sua obra que os moradores querem acabar aqui a capela e dão conta fazendo –ce seu patrimônio...

Como procurador do povo de Santo Antônio,  Francisco de Salles

“O distrito compõe-se de 1818 habitantes livres e 372 escravos. Exporta alguns mantimentos para Sabará; Congonhas e Santa Luzia, e importa em pequena escala gêneros de “Secos e Molhados.”

(MARTINS,1875, p.137)

“Contavam mesmo que em dois dias vesperais à vinda da comissão incumbida de estudar o local, tinham ido ao albergue de uns dois pobres cretinos, muito magros, de um amarelo ocráceo, enormes bócios, forçando-os a partir... Foram aos empurrões lamentando-se , numa queixa dorida, pesarosos, embora prometessem –lhes colocações , lá ao longe, no desconhecido(...) Diziam que tudo isso fora feito pelo Almeida, o propagandista e o mestre, temerosos que descobrissem os dois idiotas e que a guerra sustentada contra belo Horizonte por um periódico da velha capital fosse afinal vencedora. Cotizaram –se mesmo entre os maiores do lugar comprar uma cabana, longe dali, em Venda Nova, donde foram expulsos.”

(Foscolo, Avelino, 1979)

“ Grande parte da população indígena havia imigrado, para Venda Nova com a morte n’alma, vendo esboarem-se as suas ilusões, destruída como um brinco às mãos da Capital sonhada” (Foscolo, Avelino, 1979)

“ Venda Nova pertencia a Sabará. As eleições eram feitas lá em casa, dentro do município de Sabará(...) então, eles fizeram eleição e derrotaram o presidente da Câmara que tinha muito prestigio e elegeram outro. Em Sabará ficou funcionando duas câmaras... O Antônio Nascimento Junior, presidente de uma das câmaras reclamou ao governo...Tirou o distrito de Venda Nova, que passou a pertencer a Santa Luzia. Nós ficamos indignados com isso, e então lutamos para tirar Venda Nova de Santa Luzia. Belo Horizonte já tinha avançado muito e melhorado, queríamos pertencer a Belo Horizonte.” ( Sr, José Bonifácio costa, 1990)

Olhando do alto...

Olhando mais de perto...

“ O Barreiro está destinado a ser a cidade satélite agrícola. A Cidade Industrial, a meio do caminho do Barreiro, será o centro fabril, como cidade de turismo e diversões a Pampulha. Venda Nova constituiria um belo centro residencial, uma verdadeira cidade popular”

( Relatório do Prefeito Otacílio Negrão de Lima, 1948, p.63)

Emancipação Sim!

Emancipação, porque não?

DÉCADA DE 1990

Centro de Memória Regional de Venda NovaRua Boa Vista,11