XX Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional - acm.org.br · de Saúde Ocupacional Transtornos...

Post on 08-Nov-2018

214 views 0 download

Transcript of XX Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional - acm.org.br · de Saúde Ocupacional Transtornos...

XX Jornada Catarinensede Saúde OcupacionalTranstornos Mentais e

Trabalho. Criciúma – Agosto 2017

TrabalhoX

SaúdeTrabalho fonte de

saúde e pertença!

TrabalhoX

SaúdeTrabalho fonte de

doençae exclusão!

Trabalho

Etimologicamente a palavra trabalho significa tortura. Original do termo latim tripalium.

Genesis - Ganharás o pão com o suor do seu rosto.

Trabalho: Ocupação que exige disponibilidade física, mental ou temporal (tempo)...seja por alguma forma de recompensa ou favor.

Saúde: É uma ampla gama de possibilidades do organismo frente às mais diversas situações que o ambiente oferece, ela é mais do que um estado, é um processo em permanente construção, com um equilíbrio precário.

Saúde é a capacidade de adaptação às condições de vida de ordem biológica, psicológica ou social, de criar novas condições para fazer face às agressões, não sendo a simples ausência da doença, mas uma conquista individual e social permanente, que supõe uma atividade da pessoa. (Canguilhem)

Saúde Mental e TrabalhoÉ o estudo da dinâmica da organização dos processos de trabalho visando a promoção da saúde mental do trabalhador, através de

Ações diagnósticas preventivas e consequente tratamento eficaz.

Ocupacional.Riscos de natureza: Social.

Psíquica.

“[...] os efeitos de simples mudanças de intensidade na ação dos estimulantes indispensáveis à conservação da saúde.”“[...] estado patológico não é um simples prolongamento, quantitativamente variado, do estado fisiológico.”

Sofrimento

The Scream’ by Edvard Munch 1893

Todo ser humano se reconhece

através do sofrimento.

Dejours: O sofrimento é um espaço clínico intermediário que marca a evolução de uma luta entre funcionamento psíquico e o mecanismo de defesa por um lado e pressões organizacionais desestabilizantes por outro lado, com o objetivo de conjurar a descompensação e conservar, apesar de tudo, um equilíbrio possível.

O preço do sofrimento, com a condiçãoque ele preserve o conformismoaparente do comportamento e satisfaça

aos critérios sociais de normalidade.

Psicopatologia do Trabalho

X

Psicodinâmica do Trabalho

Psicodinâmica do Trabalho: visa à coletividade de trabalho e não aos indivíduos isoladamente, com auxílio das vertentes da Psicanálise.

Psicodinâmica do Trabalho: Usa os conceitos ergonômicos de trabalho prescrito em busca do trabalho real. Visa à coletividade de trabalho com auxílio das vertentes da psicanálise. É no espaço entre esse prescrito e esse real que pode ocorrer ou não a sublimação e a construção da identidadedo trabalhador no trabalho.

Providências concretas anível preventivo ou

remediativo.

Teoria das Necessidades Humanas

Riscos/Fatores Psicossociais do Trabalho - OIT, 1984.

1. Sobrecarga quantitativa;2. Carga qualitativa insuficiente;3. Falta de controle sobre o trabalho;4. Papéis/funções conflitantes; 5. Falta de apoio social em casa, por parte da chefia e

dos colegas de trabalho;6. Estressores físicos (Produtos tipo solventes orgânicos).

Riscos Psicossociais – OIT

Ser HumanoNecessidades

Cultura Circunstâncias

pessoaisHabilidades

Meio Ambiente de

TrabalhoConteúdo

OrganizaçãoEspaço Físico

Chefia

Demência

Transtorno do ciclo

vigília/somo

Transtorno Cognitivo Leve

Síndrome da Fadiga

Transtorno Mental

Orgânico

Síndrome de Stress Pós Traumático

Decreto 3048/1999 da Previdência SocialPortaria 1339/1999 do Ministério da Saúde

Delirium

Depressão porProdutos

Neurotóxicos

Alcoolismo

n 1. Delirium – Perturbação da consciência e alteração na cognição que se desenvolvem em curto espaço de tempo.

Causas: Falência Renal ou Hepática, Insuficiência cardíaca, Intoxicação ou Abstinência de agentes farmacológicos.Intoxicação por Chumbo, Mercúrio (chapeleiro maluco, peixe), Manganês(loucura do manganês),

Arsênico (herbicidas).

n 2. Demência – Caracterizada por déficits cognitivos múltiplos que incluem comprometimento da memória sem consciência prejudicada.

Causas: Doença de Alzheimer, Distúrbio Vascular (75%), doença de Parkinson, Doença de Pick, HIV, Neurosífilis, Traumatismo craniano (AT).

n 3. Transtornos Cognitivos – perturbação da memória, comprometimento da capacidade de recordar novas informações (anterógrada) e incapacidade de recordar o conhecimento aprendido (retrógrada).

Causas: Uso abusivo de álcool, Traumatismo Craniano, uso de Benzodiazepínicos, envenenamento por Monóxido de Carbono, Hipoglicemia.

n 4. Transtornos Relacionados ao ÁlcoolIntoxicação por álcool, Abstinência, Delirium, Demência, Transtorno amnéstico, Transtorno psicótico, Transtorno do humor, Ansiedade.Causas: Teorias psicodinâmicas (superego, tensão, ansiedade), Teorias socioculturais, Teorias genéticas.

5. AnsiedadeUm fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

SintomasAngústia/Aflição, Taquicardia;Falta de controle sobre os

pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente davontade.

Pavor depois de uma situação muitodifícil.

6. DepressãoSintomas: Tristeza;Desânimo;Apatia;Desmotivação;Choro fácil.- Todas as idades e classes.- Causas: Conflitos no trabalho;

Assédio moral;Competitividade;Falta de controle;Metas inatingíveis.

7.Transtorno de Estresse Pós Traumático

Distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais, em vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros.

8. Burnout – Síndrome do Esgotamento ProfissionalÉ um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

Sintomas organizacionaisRecolhimento e aversão à reuniões.Despersonalização, entre outros.

Diagnóstico do Transtorno Mental é biográfico - Dr. Duílio Camargo.O diagnóstico não é claro ou palpável, não ocorre através de exames complementares – Dra. Márcia Bandini. Avaliar Riscos Químicos, Riscos Físicos.

Diagnóstico

ConcausalidadeApenas e tão somente, naquelas situaçõesem que o trabalho, enquanto concausa de uma doença de natureza multifatorial, exerça um papel relevante o suficiente na história natural desta doença,para que se possa afirmar que sem a influência exercida pelotrabalho, a doença não se mani-festaria ou não teria sido grave.

Distribuição da concessão de novos benefícios previdenciários auxílio-doença conforme diagnóstico, Brasil, N=2.367.915, 2013

Causas externas, 690,898,

29%

Ortopédico; 466.981;

20%Mental; 221.906;

9%Digestivo,

197,470, 8%

Cardiovascular, 161,518, 7%

Neoplasia, 134,123,

6%

Outros, 495,019,

21%

Fonte: MPS, 2014

João Silvestre da Silva-Junior <joaossj@gmail.com>

Decreto 3048/1999 da Previdência Social.Portaria 1339/1999 do Ministério da Saúde.

1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003

Lombal-gia

161 183 256 98 79 75 33 23 22Dor articular - - 63 40 75 109 26 65 85Contusão 111 146 171 99 39 33 28 21 12Ferimen-tos 87 95 119 47 27 16 13 11 12IVAS 466 422 275 95 49 35 24 28 32

03 13 15Depressão

Evolução dos sintomas

Acidente do aviãoda Germanwings.