Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego,...

12
Ouvidor 7 de Julho de 2018 • Nº 1182 www.jornalouvidor.com.br Ano 28 Jornal Parabéns Santa Isabel!!! Desempenho da região cai no Firjan Com baixa pontuação nos indicadores de desenvolvimento econômico, Arujá, Igaratá, Santa Isabel e mais sete municípios da região retrocedem drasticamente nos indicadores do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Dados levam em consideração os números obtidos pelos municípios brasileiros em 2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. Leia mais na pág. 04 De volta pra Casa! De nada valeu os despachos, as orações, as mandingas e a torcida verde e amarela. O Brasil perdeu para a Bélgica apesar das inúme- ras oportunidades de gol. Na foto, um desses momentos! Santa Isabel comemora 186 anos Entre as atrações o Confaban - Con- curso de Fanfarras e Bandas reunirá na Avenida República 30 corpora- ções de diferentes cidades e estados brasileiros. Veja a programação com- pleta em nosso site. Igaratá deve milhões Por determinação da Justiça, a Prefei- tura de Igaratá será obrigada a pagar quase quatro milhões de reais a um médico contratado pela organização social que administrou o posto de saú- de em 2009. Leia mais na página 06. BINGO - A comunidade São Be- nedito Samambaia, em Santa Isa- bel, convida para o bingo ama- nhã, a partir das 15h no Salão Paroquial. ENEM – 30 vagas abertas para cursinho preparatório e gratuito do ENEM, em Santa Isabel. Aulas se- rão na Emef Oscar Ferreira de Go- doy. Levar RG, CPF, comprovante de endereço e de conclusão do en- sino médio. Aulas começam dia 11 de agosto. FERIADO – Na próxima segunda- -feira 09/07 é Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, data magna de São Paulo. Nas cidades os órgãos públicos manterão os ser- viços essenciais de saúde, coleta de lixo, ambulância, entre outros. TRUCO DA SOLIDARIEDA- DE - Amanhã, dia 08/07, na Qua- dra do Everton Ribeiro, em Santa Isabel, haverá um Torneio de Tru- co, organizado pelos amigos Mau- rício, Inácio e Josivan. Objetivo é angariar alimento não perecível. ESPORTE - Secretaria de Espor- tes de Arujá inscreve jovens para turmas de futsal (a partir de 6 anos), vôlei (10 anos) e ginástica localizada (16 anos) no Espaço Paschoal Dourado. Info.: (11)4655-0851. CORRIDA – Amanhã, às 8h, será feita abertura da Rota Rústica do Jaguari. Serão 3km de trajeto para bicicleta e 3km para caminhada. Concentração será na Praça Fer- nando Lopes, no centro de Santa Isabel. Leve água!

Transcript of Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego,...

Page 1: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. ... Conceiçao, residente e domiciliado à Avenida Brasil

Ouvidor7 de Julho de 2018 • Nº 1182 www.jornalouvidor.com.brAno 28

JornalParabéns

Santa Isabel!!!

Desempenho da região cai no FirjanCom baixa pontuação nos indicadores de desenvolvimento econômico, Arujá, Igaratá, Santa Isabel e mais sete municípios da região retrocedem drasticamente nos indicadores do Índice Firjan de Desenvolvimento

Municipal (IFDM). Dados levam em consideração os números obtidos pelos municípios brasileiros em2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. Leia mais na pág. 04

De volta pra Casa!De nada valeu os despachos, as orações, as mandingas e a torcida verde e amarela. O Brasil perdeu para a Bélgica apesar das inúme-ras oportunidades de gol. Na foto, um desses momentos!

Santa Isabelcomemora 186 anos

Entre as atrações o Confaban - Con-curso de Fanfarras e Bandas reunirá na Avenida República 30 corpora-ções de diferentes cidades e estados brasileiros. Veja a programação com-pleta em nosso site.

Igaratá deve milhões Por determinação da Justiça, a Prefei-tura de Igaratá será obrigada a pagar quase quatro milhões de reais a um médico contratado pela organização social que administrou o posto de saú-de em 2009. Leia mais na página 06.

BINGO - A comunidade São Be-nedito Samambaia, em Santa Isa-bel, convida para o bingo ama-nhã, a partir das 15h no Salão Paroquial.ENEM – 30 vagas abertas para cursinho preparatório e gratuito do ENEM, em Santa Isabel. Aulas se-rão na Emef Oscar Ferreira de Go-doy. Levar RG, CPF, comprovante de endereço e de conclusão do en-sino médio. Aulas começam dia 11 de agosto. FERIADO – Na próxima segunda--feira 09/07 é Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, data magna de São Paulo. Nas cidades os órgãos públicos manterão os ser-viços essenciais de saúde, coleta de lixo, ambulância, entre outros.TRUCO DA SOLIDARIEDA-DE - Amanhã, dia 08/07, na Qua-dra do Everton Ribeiro, em Santa Isabel, haverá um Torneio de Tru-co, organizado pelos amigos Mau-rício, Inácio e Josivan. Objetivo é angariar alimento não perecível. ESPORTE - Secretaria de Espor-tes de Arujá inscreve jovens para turmas de futsal (a partir de 6 anos), vôlei (10 anos) e ginástica localizada (16 anos) no Espaço Paschoal Dourado. Info.: (11)4655-0851.CORRIDA – Amanhã, às 8h, será feita abertura da Rota Rústica do Jaguari. Serão 3km de trajeto para bicicleta e 3km para caminhada. Concentração será na Praça Fer-nando Lopes, no centro de Santa Isabel. Leve água!

Page 2: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. ... Conceiçao, residente e domiciliado à Avenida Brasil

2 Jornal Ouvidor - Sábado / 7 de Julho de 2018

EditorialRoberto DrumondTÁ NA REDE

Crônica diferenteEm uma semana de eventos é muito difícil escolher um tema para essa

crônica. E essa é uma semana típica acrescida de um importante jogo de fute-bol pela disputa da Copa do Mundo, em pleno aniversário de 186 anos de emancipação política e administrativa de Santa Isabel.

Essa é a razão pela qual optamos por fazer um jornal curto, de poucas pági-nas, recheado de carinho de pessoas que amam essa cidade e algumas significa-tivas reportagens de temas que elucidam a realidade na qual estamos vivendo.

Entre as matérias que estão na versão impressa destaco a que fala da dívida de Igaratá para com um médico que prestou serviços a uma Organi-zação Social que se encarregou de cuidar da saúde por um longo período na administração do então prefeito Elzo de Souza. A conta ficou alta e a Justiça entendeu que, devido ao modelo de contrato, a municipalidade deve responder solidariamente pela dívida.

Outra reportagem de destaque mostra o ranking elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de Rio de Janeiro (FIRJAN) que classifica os municí-pios brasileiros segundo o desempenho das contas prestadas aos Ministérios referente a saúde, educação e trabalho. Consta-se que os municípios da região melhoraram no item educação e saúde, mas caíram drasticamente na geração de trabalho e renda.

Entre as matérias que serão possíveis de ler em nossas redes sociais chamo a atenção para a reportagem de Érica Alcântara sobre a Oficina Mecânica da Prefeitura de Santa Isabel. Nela fica claro que enquanto o município corre atrás de adquirir novos veículos para atender às necessidades dos cidadãos, o siste-ma de manutenção permanece no século passado sem se atualizar e, por essa razão, os veículos mais novos sofrem com a falta de assistência técnica en-quanto os demais, mais antigos, ficam atolados na extensa burocracia para a compra de peças.

Mas a mesma reportagem trás um alento: detalhes como a marcação de pneus, um cuidado que nunca houve apesar dos 186 anos de emancipação política e a possibilidade de controle dos veículos em relação à rotina de manutenções estão sendo implantados em Santa Isabel, atestando que a mo-dernização da administração pública avança, em passos lentos (é verdade) mais segue inexorável servindo de exemplo de que, mesmo tardia, a implan-tação de novas rotinas administrativas são necessárias para assegurar melhor desempenho do serviço público.

Outros municípios também, como Igaratá e Arujá, estão caminhando para alterar as formas de administração, atualizando os sistemas e modernizando a rotina dos municípios como um todo. Os efeitos, entretanto, serão mais lentos, o próprio funcionalismo público precisa aceitar e incorporar as novidades. Esse é um processo lento e, em alguns casos, será doloroso.

Sugiro a leitura atenta das notícias em nossas redes sociais.

ERRAMOS - Na edição passada do Jornal Ouvidor, na matéria intitulada: Polícia desvenda morte de morador de Rua, importa elucidar que o crime foi esclarecido pelo Setor de Investigação (e não de inteligência) da Delegacia de Santa Isabel.

No site do Jornal Ouvidor e em nossas redes sociais você encontra mais informações. Algumas de nossas reportagens exclusivas e as divulgadas pelas assessorias de im-prensa da região. Abaixo exemplos de matérias publicadas na íntegra na internet:Torcida Ouvidor – Uma seleção especial de imagens está no Facebook do Jornal Ouvidor, mostrando a garra da torcida do Brasil na Copa do Mundo da Rússia. As fotos são enviadas para WhatsApp Ouvidor (11) 9 8904-6228.Top Bike - No último domingo (01/07) Igaratá recebeu mais de cem ciclistas que fo-ram realizar um grande passeio no cenário da região. Foram duas modalidades: a tra-dicional prova do “37km bruto” e um percurso mais longo, de “60 km brutão”.Programação do Aniversário de Santa Isabel - A prefeitura de Santa Isabel preparou uma programação especial de aniversário de 186 anos do município. Dois palcos foram instalados nas Praças da Bandeira e Fernando Lopes (Galeria). Além da programação no nosso site você verifica em quais bairros a PEM vai estender o horário de circulação dos ônibus.Atenção na oficina - A oficina mecânica da Prefeitura de Santa Isabel é um núcleo de atendimento direto de todas as secretarias. Embora esteja localizada junto ao pátio geral da secretaria de Serviços Municipais, a oficina é responsável pela manutenção de todos os veículos oficiais, que se acumulam a espera de peças, aparentemente, amarra-das na burocracia de compras e licitações.Denúnciade crime ambiental - No domingo, dia 01/07, o empresário Marcos Felipe Cannor postou um vídeo na rede social reclamando de um esgoto lançado na rua, que avançava sobre a estrada do Monte Negro empoçando uma água fétida na frente de um ponto de ônibus recém construído pela Prefeitura de Santa Isabel. “É impossível vir aqui, fazer este serviço e não sentir o cheiro do esgoto”, protesta.E-sic fora do ar - Câmara de Santa Isabel reformula site e população cobra transpa-rência. No início do mês de junho um cidadão questionou a administração da Câmara de Santa Isabel por qual motivo o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-sic) não funciona.Câmara aprova LDO – 2019 – Foi por unanimidade que os vereadores de Arujá aprovaram nesta quarta-feira, 04/07, a LDO – 2019 (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Após uma hora de recesso, 32 emendas foram votadas para Saúde, Educação, Infraes-trutura, Esporte e Lazer, Habitação e outros.Promessa de Campanha não cumprida - Em 2016 na campanha para Prefeito e ve-readores, o então candidato José Luiz Monteiro (MDB) esteve na rua Cícera Maria Rodrigues, no Bairro Parque Rodrigo Barreto, e prometeu, segundo os moradores, que asfaltaria a rua, a antiga Avenida E.Estiagem triplica atenção da Defesa Civil - O ar seco e a baixa umidade estão con-tribuindo para o aumento de queimadas. Somente nesses últimos dias em Igaratá, onde se olhava haviam focos de incêndios nas matas, e a fumaça tomou conta da cidade, aumentando inclusive o atendimento na saúde por conta de problemas respiratórios.Bolsa bolsa-auxílio no valor de R$500,00 - Arujá e Santa Isabel têm, cada uma, 200 vagas disponíveis para cursos na Univesp, em Igaratá são cem vagas. Jovens entre 16 e 18 anos podem receber bolsa-auxílio para realizar atividades de interesse social.Reconhecimento na educação - Redação: Aluno da EM Penhinha ganha uma bicicle-ta em concurso da Pedreira Sargon.Emissão de carteira de trabalho no PAT dispensa agendamento - Os arujaenses já não precisam mais agendar atendimento no Ministério do Trabalho para tirar a Cartei-ra de Trabalho e Previdência Social (CTPS).Guararema inaugura agência do INSS - A agência da Previdência Social – INSS “Luiz Antônio Serrano”, que foi inaugurada nesta quinta-feira (05/07), inicia o atendimento à população na próxima terça-feira (10/07), excepcionalmente das 8h às 13h. O fun-cionamento normal da agência será de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.TRÁFICO – Nessa semana a Polícia Civil de Santa Isabel prendeu mais um traficante.

Page 3: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. ... Conceiçao, residente e domiciliado à Avenida Brasil
Page 4: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. ... Conceiçao, residente e domiciliado à Avenida Brasil

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 7 de Julho de 2018

Bruno [email protected]

TEREZINHA PEREIRA ALVES, 79 anos na-tural de Natividade da Serra – SPJOÃO VENTURA, 91 anos natural de São José

do Rio Pardo – SPJOSÉ APARECIDO DE PONTES, 70 anos natural desta cidadeJOAQUIM APARECIDA, 82 anos natural de Igaratá – SPCELSO PACAGNAN, 59 anos natural de São Paulo – SP

EDITAL DE PROCLAMASAlessandra Galego Araujo Barbosa, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do município de

Igaratá, comarca de Santa Isabel, Estado de São Paulo; FAÇO SABER que pretendem se casar:

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

JOSÉ EMERSON DE AQUINO E CÁSSIA RODRIGUES DE OLIVEIRA, ambos brasileiros, sol-teiros, ele natural de Jacareí – SP, filho de José Atomar de Aquino e de Maria de Fátima da Silva Aqui-no, residente e domiciliado na Rua José Alves de Almeida, 35, Centro, Igaratá-SP, ela natural de Guara-rema-SP, filha de Vanderlei de Oliveira e de Maria do Carmo Rodrigues de Oliveira, residente e domiciliada à Rua Hypólita Moraes Magalhães, 4395, Maracatu, Guararema-SP

EDITAL DE PROCLAMAS

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525.Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Sinara Ieda Pizza, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Santa Isabel – SP, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

WILLIAM RODRIGUES FERREIRA E RAQUEL PESSOA AZEVEDO, ambos brasileiros, soltei-ros, ele natural de Guarulhos - SP, filho de Valdir Rodrigues Ferreira e Cleonice Santos Ferreira, ela na-tural desta cidade, filha de Jose de Lourdes de Azevedo e de Verbena da Silva Pessoa, residente e domi-ciliados à Rua Hepacaré nº28 Bairro - CentroJOSÉ FRANCISCO DE FREITAS E MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA, ambos brasileiros, ele viúvo, natural de São Bento do Uma – PE, filho de Joao Virgulino de Freitas e de Catulina Maria da Conceiçao, residente e domiciliado à Avenida Brasil nº775 Bairro – Cruzeiro, ela divorciada, natural de Conceição do Rio Verde – MG, filha de Benedito Vicente de Oliveira e de Eny Purcina de Oliveira, resi-dente e domiciliada à Rua Maria Isabel Bueno Menali nº48 Bairro - Jardim EldoradoANGELO FERREIRA LEITE E CLÁUDIA REGINA CAMARGO PIRES, ambos brasileiros, sol-teiros, ele natural desta cidade, filho de Benedito Ferreira Leite e de Tereza Maria Leite, ela natural de Mogi das Cruzes - SP, filho de Joao Baltazar Pires e de Marlene Camargo, residentes e domiciliados à Rua Dom Pedro I nº90 Bairro - Vila PaulaPETTERSON RAMOS E ALDREY MARIA ARANTES SILVA, ambos brasileiros, ele solteiro, natural de São Paulo - SP, filho de Albertino Ramos e de Maria José Ramos, residente e domiciliado à Rua Luiz de Almeida Machado nº135 Bairro - Vista Verde, ela natural desta cidade, filha de Manoel Marinho Silva e de Nancy Raquel Arantes Silva, residente e domiciliada à Rua Londres nº80 Bairro - Jardim Monte Serrat

Municípios retrocedem emÍndice de Desenvolvimento

Das 12 cidades da região avaliadas no IFDM, em pesquisa divulgada na

semana passada, 10 apresentaram queda do

nível socioeconômicose comparada à

avaliação anterior

Índice Firjan de Desenvolvi-mento Municipal (IFDM) apon-ta que municípios paulistas caí-ram drasticamente na pesquisa

realizada pela Federação das In-dústrias do Estado do Rio de Ja-neiro (Firjan). Na região, dos 12 municípios selecionados como amostra, 10 perderam pontos na avaliação da Saúde, Educação, Emprego e Renda, entre os anos de 2013 a 2016.

As cidades avaliadas foram as 10 pertencentes à região do Alto Tietê, Igaratá que perten-ce ao Vale do Paraíba e Gua-rulhos na região da Grande São Paulo. Enquanto por um lado, estes municípios apre-

sentaram melhoras nos dados de Saúde e Educação, por ou-tro a baixa pontuação no item Emprego e Renda fez com que a maioria retrocedesse no ranking geral do IFDM.

Em 2013, antes do ingresso do país na recessão econômica, Arujá estava entre as 100 me-lhores cidades do país no ranking IFDM, mais especifi-camente no 84º lugar. Também era considerada uma das 50 melhores cidades do estado de São Paulo. Mas caiu em 2016, último ano base avaliado, para a 191ª posição do ranking na-cional. Nos mesmos anos bases avaliados para os indicadores

nacionais, Guararema caiu de 386º para a 504º, Santa Isabel de 427º para 938º e Igaratá de 647º para 1897º. Na tabela abaixo você confere a pontua-ção IFDM das 12 cidades da região nos anos 2013 e 2016. Apenas Biritiba Mirim e Ita-quaquecetuba apresentaram li-geira alta nos índices.

Para calcular o IFDM, a Fir-jan monitora as áreas de Em-prego e Renda, Educação e Saúde com base nas estatísticas oficiais dos respectivos minis-térios. O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais perto de 1, maior é o desenvolvimen-to do município. No total fo-

Indicador de Emprego e Renda aponta que a recessão custou mais de uma década de desenvolvimento para o mercadode trabalho formal dos municípios. A estimativa é de que o país só alcance o nível de 2013 em 2027

ram avaliados 5.471 municí-pios brasileiros e apenas 431, em todo o país, apresentaram alto desenvolvimento.

Áreas de destaque da regiãoEducação e Saúde foram as

áreas em que as cidades da re-gião mais ficaram próximas de um ponto. Em Educação Gua-rarema foi a melhor entre as 12 cidades com 0,9599; seguida de Arujá com 0,9424 e Mogi das Cruzes com 0,9392. Em Saúde destaque para Mogi das Cruzes com 0,9118; seguida de Santa Isabel com 0,8923; no ranking regional Guarulhos e Guararema estão em 3º e 4º lu-gares respectivamente.

Page 5: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. ... Conceiçao, residente e domiciliado à Avenida Brasil
Page 6: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. ... Conceiçao, residente e domiciliado à Avenida Brasil

6 Jornal Ouvidor - Sábado / 7 de Julho de 2018

A CONTA CHEGOU:QUASE QUATRO MILHÕESFalta de fiscalização

durante a administra-ção do prefeito Elzo de Souza resulta na

obrigação da Prefeitu-ra pagar quase quatro

milhões de reais

A Prefeitura Municipal de Igaratá recebeu essa semana a de-terminação feita pela Justiça de pagar quase quatro milhões de reais a um médico contratado pela organização social GASE (Grupo de Assistência à Saúde e Educação) para prestar serviços no Posto de Saúde do município. Nos dois primeiros anos, embora tivesse sua carteira de trabalho assinada, não houve pagamento dos direitos trabalhistas. Nos dois últimos anos sequer a documen-tação trabalhista foi regularizada.

A ação proposta em 2012 re-sultou na cobrança judicial no valor de R$1.960.622,71 a ser paga pela própria Gase e pela Prefeitura que tinha o dever jurí-

dico de fiscalizar a atuação da Organização Social, mas se omi-tiu, desencadeando a responsabi-lidade solidária.

Ao longo dos últimos anos o Advogado constituído pelo mé-dico acompanhou a ação que tra-mitou pela Justiça do Trabalho de Jacareí onde foi contestada pelos representantes da Prefeitu-ra com o argumento de que a ad-ministração municipal jamais havia contratado os serviços do médico. Tanto a Organização Social quanto a Prefeitura foram condenadas e recorreram a todas as instancias possíveis. Nesse percurso o valor da causa foi sendo reajustado e em abril de 2016 foi calculado em R$6.494.903,20, mesmo assim nenhuma importância foi paga.

No início desse mês a Justiça determinou a expedição de um precatório obrigando a Prefeitura a pagar parte da dívida que os pró-prios condenados admitem como devidos. São os chamados “valo-res incontroversos” para os quais não houve justificativa para ex-

cluir do débito. Essa é a importân-cia que, atualizada, pode chegar a quase quatro milhões de reais.

O Advogado do médico in-cluiu em sua última petição a co-brança de mais 10% do valor da causa, como multa aos condena-dos por opor resistência injustifi-cada ao andamento do processo, criar incidente manifestadamen-te infundado, o que é considera-do, em sua opinião, litigância de má fé, pois postula a revisão de coisa julgada.

O município tem até dezem-bro de 2019 para pagar o valor devido ao médico, os quase qua-tro milhões. E o processo conti-nua até que se defina o que será feito da diferença entre o valor da condenação e o pagamento do precatório. O prefeito Celso Pa-lau está assustado com as dívidas que cercam a sua administração. Somente nesse ano de 2018 a Prefeitura será obrigada a pagar precatórios no valor de R$700.000,00 e, mais de 33 mi-lhões aguardam ainda, na Justiça, apenas a expedição de precatório.

Igaratá investe R$300 mil em pólo da Univesp

O prefeito Celso Palau diz que “Investir em

educação é investir em pessoas, é dar oportu-

nidade a todos”

A Prefeitura Municipal de Iga-ratá vai investir mais de R$300 mil na estrutura do pólo local da Uni-versidade Virtual do Estado de São

Paulo (Univesp). O valor refere-se à compra de 52 computadores, mo-biliário e demais equipamentos de infraestrutura necessários às duas faculdades.

O local onde ficarão instaladas a faculdade de engenharia de com-putação e a engenharia de produ-ção será no mesmo prédio da Emeif Irmã Paula Guimarães Nunes. No espaço será instalada rede de inter-

net de alto desempenho para que todos os estudantes que optarem em realizar os cursos na sala de aula, tenham à sua disposição equi-pamentos de última geração.

Os inscritos para o Vestibular que acontece neste domingo, às 14h, devem chegar uma hora an-tes na Emeif Irmã Paula Guima-rães Nunes, no Bairro Jardim Rosa Helena.

O SERVIÇODA JUSTIÇA

Assunto restrito àqueles que mi-litam no meio forense de Santa Isa-bel, os dispêndios do Município com as atividades do Judiciário têm provocado posições diversas. É que, para o funcionamento de serviços mantidos pela Justiça nos municí-pios de Santa Isabel e Igaratá, a Pre-feitura de Santa Isabel tradicional-mente arca com o pagamento de aluguéis, além de ceder pessoal para ajudar nos trabalhos.

Agora, em razão da absoluta precariedade das instalações do Fórum de Santa Isabel, aventou-se a hipótese de locação de um imóvel amplo, que poderia propiciar melhores condições de tra-balho a todos aqueles que militam nas atividades forenses, como funcionários, juízes, promotores, advogados e, principalmente, a população usuária. Mas, como de costume, vozes da política lo-cal passaram a criticar a medida por entender que tal despesa iria onerar em demasia os cofres do município, e que isso é problema do governo estadual.

Realmente, numa situação normal, caberia ao Tribunal de Jus-tiça dotar a cidade de instalações condignas com as necessidades das atividades judiciárias, mas isso não está sendo feito nem em cidades muito maiores, tanto do ponto de vista político como econômico. E Santa Isabel, como se sabe, a cada dia perde espaço no mapa político do estado.

É importante ressaltar que os serviços do Judiciário inte-ressam às populações das cidades de Santa Isabel e Igaratá. As atividades desenvolvidas pelo CEJUSC, no campo da conci-liação, dos Juizados Especiais, garantindo acesso à Justiça com menor ônus, da Justiça Eleitoral, que permite a organiza-ção política das cidades, da Vara da Infância e da Juventude, que presta inestimável serviço na área social, além das fun-ções já tradicionais no campo da distribuição da Justiça mere-cem sim o apoio das autoridades.

Isso sem falar no serviço prestado à população carente pela Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Isabel, através da As-sistência Judiciária em convênio com a Defensoria Pública esta-dual. São milhares de pessoas atendidas anualmente pelo traba-lho dedicado das advogadas e advogados.

As despesas com a Justiça representam ótimo investimen-to social.

Luis Carlos Corrêa Leite

Page 7: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. ... Conceiçao, residente e domiciliado à Avenida Brasil
Page 8: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. ... Conceiçao, residente e domiciliado à Avenida Brasil

8 Jornal Ouvidor - Sábado / 7 de Julho de 2018

Page 9: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. ... Conceiçao, residente e domiciliado à Avenida Brasil

Jornal Ouvidor - Sábado/ 7 de Julho de 2018 9

Instalações Misteriosas no Jd. RealDe acordo com Prefei-

tura unidade é parti-cular, mas não revela quem é o proprietário

Trata-se de uma instalação semelhante a uma piscina, cerca-da de muros com acessos por um único portão. Para alguns é uma estação de tratamento de água abandonada, para outros é uma estação de tratamento de esgoto.

Tanto a Sabesp como a Pre-feitura esclarecem do que se tra-

ta, mas o abandono denunciado na última edição do Jornal OU-VIDOR é evidente. No tanque a água esverdeada revela a exis-tência de algas há muito tempo cobrindo a água que pode ser de chuva ou esgoto. Canos e tubos não definem do que se trata. A instalação está em local abaixo de residências e estabelecimen-tos comerciais do Jd. Real e, a proximidade do córrego Capute-ra, até desperta a suspeita que se trata de uma tentativa de estação de decantação de esgoto. Mas

quem é responsável por ela?O mato que cerca o espaço tes-

temunha o abandono e, em nota, a Prefeitura esclareceu que a unida-de é uma construção particular, mas não revela quem é o dono. A SABESP diz que existe um Plano de Saneamento Básico para coleta de esgoto no Jd. Real, mas para que o projeto seja colocado em prática, é preciso a construção tronco coletor e do interceptador, no entanto, a empresa não revelou quando a obra será concluída e o valor do investimento.

Page 10: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. ... Conceiçao, residente e domiciliado à Avenida Brasil

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 7 de Julho de 2018

O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

CLASS OUVIDORVENDO/TROCO

Restaurante ótimo ponto Centro S. Isabel, funcionando é só continuar 4656-7399/99863-8765

ALUGA-SE2côm gde p/ casal ou pessoa só, s/ animais R. Juscelino Kubistchek, 814 próx ao lar dos velhinhos 4657-5518

CHÁCARA 2000M²Bº Pouso Alegre casa nova pomar luz 6km da cidade vista panorâmica R$180mil 99692-6626 Pinheiro

ALUGA-SE3dorm, sl, copa, coz, wc e lavand, R. Juscelino Kubistchek R$650,00 99545-4473

Page 11: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. ... Conceiçao, residente e domiciliado à Avenida Brasil

Jornal Ouvidor - Sábado/ 7 de Julho de 2018 11

Bruno [email protected]

Final da Copa Seu NecoPrepare a emoção e leve sua

energia para o GinásioAcontece hoje, sábado, 07/07, no Giná-

sio Municipal de Esportes de Santa Isabel a grande Final da 6ª Copa Manoel Rodrigues de Paula, “Sêu Neco”. As partidas serão:

Disputa de Terceiro Colocado 13h - SUB 14 - Estrangeiro x Igaratá13h50 - SUB 10 - Corpo e Cia x Par-

que Ecológico do Tietê14h40 - SUB 12 - Colégio Dom Macá-

rio x Parque Ecológico do TietêFINAIS 15h30 - SUB 14 - Eco Futsal x Guaru-

lhense16h20 - SUB 12 - Eco Futsal x Corpo

e Cia17h10 - SUB 10 - Colégio Dom Macá-

rio x GuarulhenseA entrega de troféus será logo após as

partidas, por volta das 17h30. Parabéns aos atletas, organizadores e ao Seu Neco, que há anos inspira crianças, jovens e adultos a prática saudável de esporte.

Autoridades em defesa das crianças e adolescentes

Festas na Praça Fernando Lopes, Centro de Santa Isa-

bel, mobilizam autoridades a traçarem planos de ação para o combate ao abuso e explo-

ração de menores

Nesta semana, representantes do Judi-ciário, Executivo, Polícia Militar, Conse-lhos Tutelar e Municipal de Segurança (Conseg), além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se reuniram no Fórum de Santa Isabel a fim de traçar metas de fisca-lização e combate aos possíveis casos de abuso e exploração sexual de menores du-rante as atividades festivas realizadas na Praça Fernando Lopes e que, na semana passada, geraram grande confusão.

A reunião desta semana ocorrida na

Encontro ocorreu no Fórum de Santa Isabel e contou com apresença da Prefeita Fábia Porto e secretários municipais.

manhã de terça-feira, 03/07, foi marcada pela Juíza e responsável pela vara da in-fância e juventude da cidade, Dra. Clau-dia Vilibor Breda, que declarou ter toma-do conhecimento das irregularidades após representação feita ao Ministério Público da cidade, por membros da OAB.

Operação Copa do Mundo O Capitão da Polícia Militar Rodrigo

Fernandes disse que a PM já tem reali-zado durante os encontros na Praça Fer-nando Lopes a Operação Copa do Mun-do: “Nossos homens chegam bem antes que o público e já se posicionam em lu-gares estratégicos a fim de impedir tu-multos e uso indevido de bebidas alcoó-licas por menores”, explica o Capitão. Toda a operação de policiamento para os jogos da Copa, se estenderão também para os dias de aniversário da cidade, cujas atrações começaram ontem e vão até a próxima semana.

Seis anos de Cejusc

Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania

de Santa Isabel

569 casos que, no passado poderiam se transformar em processos na Justiça que, talvez, se arrastariam em anos de desgaste e desentendimento, encontraram no Ce-jusc de Santa Isabel, só em 2017, um acordo benéfico para todas as partes.

Na quinta-feira, 05/07, foi aniversário do Cejusc. Não houve festa, a alegria mo-derada seguiu o ideal do grupo que diaria-mente trabalha em prol da pacificação social. Só nos seus três primeiros anos, 1.699 ações deixaram de ser ajuizadas e 1.870 pedidos pré-processuais foram

atendidos. Segundo Neusa Pacheco, 90% dos acordos está relacionado a família.

Conciliadores, mediadores, voluntá-rios e parceiros, do terceiro setor e da mu-nicipalidade mantém a engrenagem do Cejusc de pé, conta a coordenadora Ivani de Paula. “Temos muito a agradecer, so-mos parte de uma corrente do Estado de São Paulo que já instalou cerca de 260 Centros de Conciliação e Postos de Aten-dimento, levando a Justiça mais rápida a ser mais próxima do cidadão, dando-lhe voz e ouvidos”, diz.

Nossa gratidão a todos que fazem parte desta conquista. Em breve, o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de Santa Isabel será instalado no prédio em que está o Cejusc, na Praça da Bandeira, 56, Centro.

Page 12: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1182.pdf · 2013 e 2016 em geração de emprego, renda, educação e saúde. ... Conceiçao, residente e domiciliado à Avenida Brasil

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 7 de Julho de 2018

Caminhão prensa carro e mata três na DutraPolícia apura se todos são da mesma família

O veículo ficou destruído, não foi possível sequer identificar o modelo do carro que, com três pes-soas a bordo, foi esmagado pelo caminhão dos Correios. O acidente, na madrugada da última quinta-fei-ra, 05, aconteceu na via Dutra, pró-ximo à divisa de Santa Isabel e Arujá, no sentido São Paulo.

A neblina cobria toda a região quando dois caminhões se envolve-ram no engavetamento e entre eles estava o veículo de passeio com placa de Itapevi (SP). Nele, havia três passageiros, todos morreram na hora. A Polícia Rodoviária Fe-deral alerta os motoristas para as condições de visibilidade na rodo-via nesse período de inverno. O motorista dos Correios, que causou o acidente após ter cochilado ao vo-lante, responderá em liberdade por homicídio culposo, quando não há intensão de matar.