SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A...

16
Caderno C0707 LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA 7º ano do Ensino Fundamental Nome do estudante Data de Nascimento do estudante SAEMI SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO IPOJUCA 2014 LM7EF Caro(a) estudante, Você está participando do Sistema de Avaliação Educacional Municipal do Ipojuca - SAEMI. Sua participação é muito importante para sabermos como está a educação em nosso município. Hoje, você vai fazer atividades de Língua Portuguesa e Matemática. Reserve os últimos 20 minutos para transcrever suas respostas para o cartão de respostas. Cuidado e muita atenção com a ordem das questões para fazer a marcação. Responda com calma, procurando não deixar nenhuma questão em branco. Bom teste! SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Saemi Sistema de Avaliação Educacional Municipal do Ipojuca

Transcript of SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A...

Page 1: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

Caderno

C0707

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

7º ano doEnsino Fundamental

Nome do estudante

Data de Nascimento do estudante 

SAEMISISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL DO IPOJUCA

2014

LM7EF

Caro(a) estudante,

Você está participando do Sistema de Avaliação Educacional Municipal do Ipojuca - SAEMI. Sua participação é muito importante para sabermos como está a educação em nosso município.

• Hoje, você vai fazer atividades de Língua Portuguesa e Matemática.

• Reserve os últimos 20 minutos para transcrever suas respostas para o cartão de respostas. Cuidado e muita atenção com a ordem das questões para fazer a marcação.

• Responda com calma, procurando não deixar nenhuma questão em branco.

Bom teste!

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

SaemiSistema de Avaliação EducacionalMunicipal do Ipojuca

Page 2: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça
Page 3: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

BL02P07

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Língua Portuguesa.

Leia o texto abaixo.

5

10

15

20

25

30

35

40

Aconteceu na caatinga

Era meio-dia e a caatinga brilhava à luz incandescente do sol. O pequeno Calango deslizou rápido sobre o solo seco, cheio de gravetos e pedras, parando na frente do majestoso Mandacaru, que apontava para o céu seus espinhos [...].

– Mandacaru! Mandacaru! Eu ouvi os homens conversando lá adiante e eles estavam dizendo que, como a caatinga está muito seca e cor de cinza, vão trazer do estrangeiro umas árvores que ficam sempre verdes quando crescem e estão sempre cheias de folhas.

– Mas que novidade é essa? – falou a Jurema.[...] – Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a

cabeça de um lado para o outro e, como se achasse que não valia a pena falar, ficou em silêncio.

E no outro dia, bem cedinho, os homens já haviam plantado centenas de arvorezinhas muito agitadas, serelepes e faceiras, que falavam todas ao mesmo tempo na língua lá delas, reclamando de tudo: do sol, da poeira, dos bichos e das plantas nativas, que elas achavam [...] feias e espinhentas. Enquanto falavam, farfalhavam e balançavam os pequenos galhos, que iam crescendo, ganhando folhas e ficando cada vez mais fortes.

Enquanto isso, as plantas da caatinga, acostumadas a viver com pouca água, começaram a notar que essa água estava cada vez mais difícil de encontrar. [...]

O Calango então se reuniu com os outros bichos e plantas para encontrar uma solução. E foi a velha Cobra quem matou a charada:

– Quem está causando a seca são essas plantinhas importadas e metidas a besta! Eu me arrastei por debaixo da terra e vi o que elas fazem: bebem toda a nossa água e não deixam nada para a gente.

– Oxente! – gritou o Calango. – Então vou contar isso aos homens e pedir uma solução. Mas logo o Calango voltou, triste e decepcionado. – Os homens não me deram atenção – disse. [...] E todos os bichos e plantas ficaram tristes [...]. Por muitos dias ficaram assim, quando

[...] houve um movimento: era o Preá, que levantou o narizinho, farejou o ar e [...] gritou: – Estou sentindo cheiro de água! – É mesmo! – gritaram todos. [...]– Eu vou ver o que foi – e o Calango saiu veloz, espalhando poeira para todos os lados. O Mandacaru estirou os braços, espreguiçou-se e sorriu: – Estou recebendo água de novo! Hum... É muito bom! Mas vejam! O Calango está de

volta com novidades! E espichando meio palmo de língua de fora, morto de cansado pela carreira, o Calango

contou tudo. – As pequenas bandidas verdes, depois de beber quase toda a água da caatinga,

estavam ameaçando a água dos rios e dos açudes perto das cidades. Os homens então viram o perigo e deram fim a todas elas. Estamos salvos!

E todos ficaram alegres, sentindo a água subir pelas raízes. Olharam para o céu azul da caatinga, aquele céu claro, o sol brilhante, olharam uns para os outros e viram que eram irmãos, na mesma natureza, no mesmo tempo, na mesma terra.

E a velha Cobra, desenroscando-se toda lentamente, piscou o olho e concluiu: – É como dizia minha avó: cada macaco no seu galho!

TAVARES, Clotilde. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/aconteceu-caatinga-634293.shtml>. Acesso em: 27 jul. 2014. Fragmento. (P070434F5_SUP)

C0707

1

Page 4: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

BL02P07

01) (P070434F5) Esse texto é um exemplo de A) conto.B) biografia.C) diário.D) reportagem. 02) (P070435F5) De acordo com esse texto, quem descobriu que as arvorezinhas bebiam toda a água da caatinga?A) O Mandacaru.B) O Calango.C) A Jurema.D) A Cobra.

03) (P070436F5) No trecho “... essas plantinhas importadas e metidas a besta!” (ℓ. 21), a expressão destacada é um exemplo de linguagemA) científica.B) culta.C) informal.D) regional.

04) (P070437F5) No trecho “... era o Preá, que levantou o narizinho,...” (ℓ. 28), o diminutivo na palavra destacada indicaA) deboche.B) intensidade.C) intimidade.D) tamanho.

05) (P070438F5) Nesse texto, as atitudes da Cobra demonstramA) sabedoria.B) esperança.C) egoísmo.D) descaso.

06) (P070439F5) Nesse texto, o que faz com que a história aconteça?A) A Jurema querer saber da novidade contada pelo Calango.B) As arvorezinhas plantadas na catinga acabarem com a água dos rios e açudes.C) O Calango pedir uma solução aos homens para a falta de água na caatinga. D) Os homens plantarem árvores vindas do estrangeiro na caatinga.

07) (P070440F5) No trecho “E foi a velha Cobra quem matou a charada:...” (ℓ. 20), a expressão destacada tem o sentido deA) acabar com a surpresa.B) desvendar o mistério.C) interromper uma fala.D) provocar o riso.

08) (P070441F5) No trecho “... haviam plantado centenas de arvorezinhas muito agitadas, serelepes e faceiras, que falavam todas ao mesmo tempo na língua lá delas, reclamando de tudo:...” (ℓ. 12-14), o narradorA) apresenta uma ideia exagerada sobre as ações das arvorezinhas.B) compara os diferentes comportamentos das arvorezinhas.C) debocha do pensamento das pequenas árvores.D) mostra as arvorezinhas agindo como seres humanos.

C0707

2

Page 5: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

BL02P07

Leia os textos abaixo.

Texto 1

5

10

15

Você tem medo de quê?

Toda criança tem medo de alguma coisa. Há as que têm medo de palhaço, por exemplo, sabia? Quem não tem acha isso ridículo. Mas quem tem não acha graça nenhuma porque, só de ver um palhaço de longe, dá tremedeira, vontade de chorar e de sair correndo.

Há também quem tenha medo do escuro. Ah, agora já estamos chegando mais perto da sua vida, não é? São muitas as crianças que têm esse medo.

Mas o que tem esse escuro, afi nal, que dá medo em tanta gente? O escuro tem sombras que deixam a gente enxergar coisas do outro mundo!

Igual à nuvem lá no céu que, quando a gente olha, parece um cachorro, um elefante, uma árvore, uma fl or...

Mas tudo está em nossa imaginação e não nas nuvens. O mesmo acontece com o escuro.Medo de cachorro, de inseto pequeno e de bicho grande, de fi car sozinho no quarto, [...].

Há muitos medos na cabeça das crianças!Alguns deles, elas superam quando crescem um pouco mais ou quando conhecem

melhor o objeto do seu medo.Medo de cachorro, por exemplo. Quando ele é manso de verdade, a criança respira

fundo, se enche de coragem e vai, bem de mansinho, passar a mão nele. Depois disso, é só alegria, não é? [...]

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/quebracabeca/2014/05/1458927-voce-tem-medo-de-que.shtml>. Acesso em: 24 maio 2014.

Texto 2

Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/colunas/quebracabeca/2014/05/1458927-voce-tem-medo-de-que.shtml>. Acesso em: 24 maio 2014.

(P060274F5_SUP)09) (P060274F5) Esses dois textos falam sobreA) a aparência das pessoas.B) as maneiras de as crianças perderem o medo.C) o comportamento das crianças com os palhaços.D) os medos das crianças.

10) (P060275F5) No Texto 1, no trecho “Quando ele é manso de verdade,...” (ℓ. 15), a palavra destacada está substituindoA) cachorro.B) elefante.C) inseto.D) bicho.

11) (P060276F5) De acordo com o Texto 1, no escuro, as pessoasA) conhecem melhor o objeto do seu medo.B) enxergam coisas do outro mundo.C) fi cam cheias de coragem.D) sentem vontade de chorar.

C0707

3

Page 6: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

BL02M07

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Matemática.

12) (M070776E4) Qual dos pares de polígonos abaixo é simétrico em relação ao eixo dado?

A) eixo B) eixo

C) eixo D) eixo

13) (M070753E4) Qual é a representação fracionária do número racional 0,37?

A) 10037

B) 73

C) 37

D) 1037

14) (M090451E4) O jardim da casa de Josué tem o formato e dimensões apresentados na região em cinza, desenhada na malha quadriculada abaixo. Josué pretende cercar esse jardim com uma tela de arame.

1 m

1 m

Quantos metros de tela, no mínimo, serão necessários para cercar esse jardim?A) 17B) 18C) 22D) 26

C0707

4

Page 7: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

BL02M07

15) (M070763E4) Um time de basquete marcou 85 pontos em uma partida. Seu jogador principal marcou 20% desses pontos.Qual foi a quantidade de pontos marcados por esse jogador?A) 68B) 65C) 20D) 17

16) (M080536E4) Observe o sólido geométrico abaixo.

Esse sólido possui quantas faces?A) 4B) 8C) 12D) 18

17) (M070736E4) Uma partida de tênis iniciou às 15 horas e 25 minutos e teve duração de 2 horas e 38 minutos.Qual foi o horário em que essa partida terminou?A) 13 horas e 13 minutos.B) 17 horas e 3 minutos.C) 17 horas e 53 minutos.D) 18 horas e 3 minutos.

18) (M070713E4) Observe os sólidos geométricos desenhados abaixo.

I II III IV

Qual desses sólidos é um corpo redondo?A) IB) IIC) IIID) IV

19) (M061317E4) Observe, abaixo, a reta numérica que Patrícia desenhou. Essa reta numérica está dividida em partes iguais.

104 109 114 119 124 139129

T

Qual é o número que o ponto T representa nessa reta?A) 144B) 138C) 134D) 130

C0707

5

Page 8: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

BL02M07

20) (M061298E4) Observe o polígono desenhado na malha quadriculada abaixo.

De acordo com esse desenho, esse polígono é formado por seisA) triângulos.B) quadrados.C) pentágonos.D) círculos.

21) (M070760E4) Um fazendeiro doou igualmente a 4 instituições os 844 litros de leite produzidos pelas vacas de sua fazenda durante um dia.Quantos litros de leite cada uma dessas instituições recebeu dessa fazenda?A) 840B) 211C) 201D) 112

22) (M070771E4) O gráfico abaixo apresenta o número de acidentes ocorridos durante um feriado, nas estradas dos estados da região Sudeste.

Disponível em: <http://www.marketingcultural.com.br/115/pdf/cultura-em-numeros-2010.pdf>. Acesso em: 15 maio 2013.

Qual é a tabela que apresenta os dados contidos nesse gráfico?

A) Estado Número de acidentes

Rio de Janeiro 165

São Paulo 793

Espírito Santo 102

Minas Gerais 768

B) Estado Número de acidentes

Rio de Janeiro 102

São Paulo 728

Espírito Santo 156

Minas Gerais 793

C) Estado Número de acidentes

Rio de Janeiro 165

São Paulo 728

Espírito Santo 102

Minas Gerais 793

D) Estado Número de acidentes

Rio de Janeiro 102

São Paulo 728

Espírito Santo 165

Minas Gerais 793

C0707

6

Page 9: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

BL04P07

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Língua Portuguesa.

Leia os textos abaixo.

Texto 1

5

10

Florada dos Ipês

Todo ano, entre os meses de agosto e setembro, Curitiba fica colorida de amarelo. É a época da florada do ipê-amarelo, árvore largamente utilizada na arborização urbana da cidade.

O ipê está espalhado por quase todo o Brasil. São várias espécies e suas flores podem ter várias cores: amarelo, roxo, rosa – até branco. A flor do ipê-amarelo é considerada a flor símbolo do Brasil. As árvores, de grande porte, perdem todas as folhas e ficam cobertas pelas flores, em cachos, em um amarelo vivo que se destaca na paisagem mesmo à distância.

Na capital do Paraná, as flores de ipê são tão apreciadas pela população que, em 2010, os leitores [...] elegeram a florada dos ipês uma das sete maravilhas de Curitiba.

Disponível em: <http://www.parquesepracasdecuritiba.com.br/destaques/florada-dos-ipes.html>. Acesso em: 30 jul. 2014. Fragmento.

Texto 2

5

10

15

A lenda do Ipê

Naqueles tempos, o inverno estava nos seus últimos dias e todas as árvores da floresta estavam começando a florescer. Somente os Ipês continuavam sem flores. Os Ipês, cada vez mais se entristeciam com aquela situação, pois eram os únicos que não tinham nem flores nem frutos.

Então, os amarelos canários-da-terra, percebendo a tristeza dos Ipês, resolveram fazer seus ninhos somente nos galhos de um dos Ipês. E ninhais também foram feitos pelas araras-vermelhas e azuis e os sanhaços em outro; as garças-brancas em outro, as siaciras em outro, e num outro Ipê menos imponente, foram os periquitos, jandaias, maritacas e papagaios.

Os Ipês ficaram muito felizes e resolveram pedir aos deuses que lhes dessem flores, como forma de agradecimento aos canários-da-terra, e a todos os outros pássaros da floresta, pela alegria que tinham levado a eles. No dia seguinte, dizem, sob o mais belo céu azul que aqueles sertões já conheceram, os Ipês floresceram, em várias cores. E cada um dos Ipês se vestiu nas cores e matizes dos pássaros que os havia adotado. Quando tudo aconteceu, era agosto. E assim, desde então, os Ipês têm florescido nos meses de agosto e setembro. [...]

Disponível em: <http://migre.me/kopurs>. Acesso em: 30 jul. 2014. Fragmento.

(P070450F5_SUP)

23) (P070450F5) Esses textos têm em comum o fato deA) apresentarem a importância dos pássaros para as árvores.B) citarem o período da florada dos ipês.C) explicarem sobre a arborização urbana.D) informarem sobre uma das sete maravilhas de Curitiba.

C0707

7

Page 10: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

BL04P07

Leia novamente os textos “Florada dos Ipês” e “A lenda do Ipê” para responder às questões abaixo.

24) (P070451F5) No Texto 2, os canários-da-terra foramA) espertos.B) sinceros.C) solidários.D) velozes.

25) (P070452F5) No Texto 2, em qual trecho o narrador descreve os Ipês com características próprias dos seres humanos?A) “Somente os Ipês continuavam sem fl ores.”. (ℓ. 2)B) “... resolveram fazer seus ninhos somente nos galhos de um dos Ipês.”. (ℓ. 5-6)C) “Os Ipês fi caram muito felizes e resolveram pedir aos deuses que lhes dessem fl ores,...”. (ℓ. 10)D) “... os Ipês fl oresceram, em várias cores.”. (ℓ. 13)

26) (P070453F5) No Texto 2, o que fez com que essa história acontecesse?A) As árvores da fl oresta começarem a fl orescer no fi m do inverno.B) As fl ores dos Ipês aparecerem no mês de agosto.C) Os Ipês pedirem aos deuses que lhes dessem fl ores.D) Os pássaros resolverem fazer seus ninhos nos galhos dos Ipês.

Leia o texto abaixo.

Disponível em: <https://euriomuito.wordpress.com/tag/os-passaros/>. Acesso em: 30 jul. 2014. (P070454F5_SUP)

27) (P070454F5) O humor desse texto está no fato deA) a pessoa do jornal não compreender as reclamações do pássaro.B) a pessoa do jornal não saber que o telefonema é de um pássaro.C) o pássaro chamar o Jornal Diário de “jornalzinho”.D) o pássaro exigir uma nota do Jornal Diário.

28) (P070455F5) No último quadrinho desse texto, o pássaro estáA) assustado.B) envergonhado.C) triste.D) zangado.

29) (P070456F5) No segundo quadrinho, as aspas foram usadas paraA) destacar o título de um livro.B) indicar um trecho de outro texto.C) introduzir a fala de um personagem.D) marcar uma expressão estrangeira.

C0707

8

Page 11: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

BL04P07

Leia o texto abaixo.

A Sibéria tem sido frequente nos noticiários graças a uma série de buracos misteriosos que estão aparecendo em algumas regiões. [...]

Os fenômenos ainda não têm explicação. Pesquisadores acreditam que os buracos tenham relação com a queda de meteoritos, mas ainda não existem evidências. A versão mais aceita é que o solo da região, chamado de pergelissolo, estaria derretendo de forma acelerada por causa do aquecimento global. Esse processo poderia estar criando um tipo de bolsão subterrâneo de gás metano.

A primeira cratera descoberta na região tem cerca de 80 metros de diâmetro e 60 metros de profundidade. [...]

Disponível em: <http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/buracos-misteriosos-aparecem-na-siberia.html>. Acesso em: 31 jul. 2014. Fragmento. (P070457F5_SUP)

30) (P070457F5) Qual é o assunto desse texto?A) A queda de meteoritos.B) As consequências do aquecimento global.C) O aparecimento de buracos na Sibéria.D) Os bolsões de gás metano.

Leia o texto abaixo.

5

10

15

20

A sina do porco-espinhoComo é dura a vida de um porco-espinho Que não pode receber carinho Como é dura a vida de um porco-espinho Tão sozinho, tão sozinho Todo mundo quer um cachorrinho Um aquário cheio de peixinhos Um gatinho fofo pra brincar Com o rolo de lã pra lá e pra cá Eu conheço quem cria camaleão Cria até aranha. Porco-espinho não. Eu conheço quem cria cavalo Cria bode, cria galo Tem gente que cria tartaruga Tem gente que cria até tamanduá Tem gente que cria (pasmem!) urubu Porco-espinho, ninguém quer criar [...] Porquinho-da-índia, jabuti, faisão Quem já teve um hamster, levante a mão Um coelho é tradicional Nessa lista o porco-espinho se deu mal. Como é dura a vida de um porco-espinho Que não pode receber carinho Como é dura a vida de um porco-espinho Tão sozinho, tão sozinho

Disponível em: <http://caseuchoa.blogspot.com.br/2012/11/a-sina-do-porco-espinho.html>. Acesso em: 21 jun. 2013. Fragmento. (P060132F5_SUP)

31) (P060132F5) Nesse texto, há uma opinião presente no trecho:A) “Como é dura a vida de um porco-espinho/ Que não pode receber carinho”. (v. 1-2)B) “Eu conheço quem cria camaleão”. (v. 9)C) “Tem gente que cria tartaruga/ Tem gente que cria até tamanduá”. (v. 13-14)D) “Porquinho-da-índia, jabuti, faisão”. (v. 17)

C0707

9

Page 12: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

BL04P07

Leia novamente o texto “A sina do porco-espinho” para responder às questões abaixo.

32) (P060135F5) No verso “Todo mundo quer um cachorrinho” (v. 5), a palavra “cachorrinho” foi escrita no diminutivo para indicarA) carinho.B) desprezo.C) tamanho.D) tristeza.

33) (P060138F5) No trecho “Como é dura a vida de um porco-espinho” (v. 1), a palavra destacada tem o mesmo sentido que A) difícil.B) forte.C) longa.D) má.

C0707

10

Page 13: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

BL04M07

ATENÇÃO!

Agora, você vai responder a questões de Matemática.

34) (M060625E4) Foram vendidos em uma lanchonete 2L de suco para um grupo de amigos.Quantos mililitros de suco esses amigos compraram?A) 20B) 200C) 2 000D) 20 000

35) (M080569E4) Maria desenhou a figura II de modo que os lados dessa figura medissem o triplo dos lados da figura I.

Figura I

Figura II

Qual é a relação entre a área da figura II e a área da figura I?A) A área da figura II é 3 vezes maior que a área da figura I.B) A área da figura II é 6 vezes maior que a área da figura I.C) A área da figura II é 8 vezes maior que a área da figura I.D) A área da figura II é 9 vezes maior que a área da figura I.

36) (M061315E4) Observe a reta numérica abaixo. Essa reta está dividida em segmentos de mesma medida.

527 532 537 542 547 557 562

Nessa reta, qual é o número representado pelo símbolo ?A) 548B) 552C) 556D) 558

37) (M0090336E4) Na malha quadriculada abaixo, estão representados quatro quadriláteros.

J K L M

Qual desses quadriláteros é um quadrado?A) J.B) K.C) L.D) M.

C0707

11

Page 14: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

BL04M07

38) (M061323E4) Qual é a decomposição polinomial do numeral 1 257?A) 1 x 100 + 25 x 10 + 7B) 1 x 1 000 + 2 x 100 + 5 x 10 + 7C) 1 x 1 000 + 5 x 100 + 2 x 10 + 7D) 7 x 1 000 + 5 x 100 + 2 x 10 + 1

39) (M070766E4) A tabela abaixo apresenta a quantidade de ônibus, convencional ou adaptado, oferecidos diariamente a cada linha por uma empresa.

Linha Quantidade de ônibus convencional

Quantidade de ônibus adaptado

235 9 2

240 10 3

375 11 4

434 8 1

525 12 5

535 17 6

De acordo com essa tabela, qual é o total de ônibus oferecido por essa empresa nas linhas 375 e 535?A) 38B) 32C) 28D) 10

40) (M060620E4) Qual dos desenhos abaixo representa a planificação de um cone?

A) B)

C) D)

41) (M070757E4) Para a copa do mundo de futebol, a seleção brasileira convocou 23 jogadores, sendo que 11 desses jogadores iniciaram a partida como titulares.Qual é a fração que representa o número de jogadores que iniciaram uma partida como titulares em relação ao total de jogadores convocados?

A) 2311

B) 2312

C) 1211

D) 1223

C0707

12

Page 15: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça

BL04M07

42) (M070772E4) Um programa de computador registrou a trajetória de um jogador em uma partida de futebol, do ponto J ao ponto O. Observe no desenho abaixo esse registro.

De acordo com esse desenho, qual é o ângulo que corresponde a uma mudança de direção maior que 90 graus no trajeto percorrido por esse jogador?A) αB) βC) γD) δ

43) (M090028ES) Do salário que Maria recebe, 52 ela aplica na caderneta de poupança, o que corresponde

a uma quantia de R$ 300,00.Qual é o salário de Maria?A) R$ 120,00B) R$ 420,00C) R$ 750,00D) R$ 1 500,00 44) (M061289E4) O desenho abaixo representa o mapa de uma sala de aula.

Quadro

ProfessorPorta

Tânia Lucas Paulo

Lúcio Gabriel Luana

Marcos Luísa Pedro

Mateus Vitor Carla

De acordo com esse mapa, qual estudante está sentado na carteira localizada atrás de Luísa?A) Gabriel.B) Marcos.C) Pedro.D) Vitor.

C0707

13

Page 16: SAEMI...– Eu é que não acredito nessas novidades – sussurrou o pequeno e tímido Preá. A velha Cobra, cheia de escamas de vidro e da idade do mundo, só fez balançar a cabeça