PUB · A última vez que o Benfica foi campeão numa época em que fez o jogo de estreia da Liga...

32
PUB

Transcript of PUB · A última vez que o Benfica foi campeão numa época em que fez o jogo de estreia da Liga...

PUB

PUB

Roteiro para a(boa) diversão

Festas populares, festivais de música e ascautelas que deve ter. Tudo o que precisa.

PUB

© FOTO DR

I.S.N.

Odomínio públicomarítimo(DPM) foi estabelecidoem 1864, pelo Rei D. Luís I,

e determina que a faixa em terrada zona costeira (margens, praias,arribas, etc.) é propriedade inalie-nável do Estado, pelo que os priva-dos só podemdispor do direitode utilização ou exploração dessaárea, e nunca da sua propriedade.

Mais tarde, emCarta de Leide 15 de junho de 1892, D. Carlosdecretou a criação de um fundodestinado ao socorro a náufragos,parte do qual provinha – atravésdas câmarasmunicipais – de li-cenças para instalação de hotéisnas praias de banhos e para a reali-zação de espetáculos públicosnestes espaços no período entreosmeses de agosto e novembro.Percebe-se que estas receitas já naaltura se destinavam à segurançabalnear.

Atualmente, os particularescontinuam a poder, mediante aobtenção de um título de utilizaçãopassado pela entidade pública queadministra este espaço, explorar,comercialmente, uma determina-da parcela domesmo. Desta for-ma, uma vez obtidos os títulosde exploração dos apoios balnea-res (AB) ou dos apoios de praia(AP), os concessionários podemdisponibilizar serviços aos utiliza-dores das praias tais como som-bras, espreguiçadeiras, bens deconsumo (bebidas e produtos ali-mentares, entre outros), tendo,como contrapartida, que assegurara segurança dos banhistas atravésda contratação de nadadores-sal-vadores durante a época balnear.Os concessionários são ainda res-ponsáveis pela limpeza do arealdentro da área concessionada.

Os concessionários assumem,assim, umpapel importante nasegurança, bem-estar e confortodos banhistas.

Na próxima edição (a publicar nopróximo dia 17 de agosto) aborda-remos o tema “A segurança bal-near na perspetiva do banhista”.

©JO

SÉANTÓNIO

V.CORREIA

Concessionáriosdepraiaeassuasresponsabilidades

10 A 16 DE AGOSTO DE 2018www.destak.pt02 COMPORTAMENTO

Mais de 5000 milcrianças emPor-tugal, entre os 5 e os 14 anos, temmui-ta dificuldade em andar ou subir de-graus, o que torna uma simples ida àpraia um processo complicado e quenamaiorparte das vezes resultanumsonho adiado. Para contrariar essatendência, a Médis aliou-se à Asso-ciação More Moving Moments paralançar o More Swimming Moments:9 praias – PraiaGrande em SintraouTamariz, Poça e Moitas em Cascais,por exemplo – vão ter cadeiras adap-tadas acrianças até aos 8 anos comli-mitações de mobilidade. No próximoano, o projeto será alargado a maispraias e a outros escalões etários.

Praias ficammais acessíveispara crianças

INCLUSÃO

©DR

O Lidl Portugal, a Associação Ban-deiraAzuldaEuropa(ABAE),aAsso-ciação Portuguesa de Gestão de Resí-duos (Amb3e), a Quercus e a AgênciaPortuguesadoAmbiente(APA)lança-ramumdesafio paraeste verão comoobjetivo de sensibilizar para a impor-tânciadeumcomportamentomaisres-ponsávelemrelaçãoaosmateriaisplás-ticos e para os princípios da economiacircular. Esta iniciativa tem estado apercorrer 14 praias de norte a sul dopaís numa grande campanha de reco-lhaderesíduosplásticos,transforman-do os resultados darecolhaembenefí-ciosdiretosparaaspraiasecomunida-deeevitandoomarcomodestinofinal.

Comportamentoresponsável commaterial plástico

AMBIENTE

©DR

PUB

PUB

10 A 16 DE AGOSTO DE 2018www.destak.pt04 COMPORTAMENTO

•Dê uma aparência de atividadeà sua residência;•Peça a alguém que abra regular-mente as persianas e cortinas aolongo do dia;•Ligue a iluminação interior duran-te algumas noites;•Não divulgue a estranhos quandovai estar de férias;•Verifique e feche bem não só asportas mas também as janelas;•Não deixe acumular a corres-pondência na sua caixa de correio –peça a alguém da sua confiançapara a recolher;•Catalogue os seus objetos de valore anote os seus números de série;•Saiade casaparagozar as suas fé-rias às horas com menos movimento;• Informe o seu vizinho de confiança– esta solidariedade inibe a açãodos marginais;•Guarde jóias, dinheiro, valorese objetos de arte em lugar seguro.

©JO

ÃOC.SANTO

S

Casa protegida paraumas férias tranquilasNinguém quer ficar com o coração nas mãos durante asférias ou ter uma surpresa desagradável no regresso.

JOÃ[email protected]

Ter uma atitude preventiva émeio caminho andado paranão passar as férias fora decasa preocupado com a se-

gurança da sua habitação. Pelo me-nos é o que defende aAssociação Por-tuguesa de Segurança, que destacaos vários equipamentos que podemgarantir alguma paz de espírito. É ocaso dos alarmes, mas também dascâmaras de vigilância, grades ou cer-cas elétricas.

Outro cuidado que não deve dis-pensar é avisar as autoridades dasuaausência. O Ministério da Adminis-tração Interna criou uma platafor-

SEGURANÇA

ma (veraoseguro.mai.gov.pt/Pages/Home.aspx) onde os cidadãos se po-dem registar para que PSP e GNR,consoante a sua área de residência,reforcem a vigilância da casa du-rante o período em que esta vai es-tar inabitada. Esta é uma iniciativaarrancou a 15 de junho e prolonga-se até 15 de setembro: basta acederà página – de preferência com 48 ho-ras de antecedência–, escolher o seudistrito, concelho e freguesia, preen-cher os seus dados pessoais e apon-tar as datas em que vai precisar devigilância reforçada.

Os conselhos das autoridades• Instale um alarme contra intrusão– não faltam opções no mercado;

Plataforma permiteinformar a polícia dequando vai estar forade casa – pedido deveser feito 48h antes

PUB

10 A 16 DE AGOSTO DE 2018www.destak.pt06 DESPORTO

PUB

campeãs nessa época. FC Porto (em2006/07 com Jesualdo Ferreira) eSporting (em 1999/2000 com LászlóBölöni)conseguiramessaproezamaisrecentemente. Tanto dragões comoleões, quando entrarememcampo nosábado e no domingo (ver tabela), jásaberão o resultado das águias.

Bola a rolar emmais paísesO futebol arranca este domingo, dia12, em Espanha e Alemanha com adisputadas Supertaças, comumBar-celona-Sevilha(21h - Sport TV) e umEintracht-Bayern(19h30 - SportTV).

Águia não se dá bemcom honras de aberturaA última vez que o Benfica foi campeão numa época em que fez o jogo de estreiada Liga foi há 42 anos. O Sporting é o último candidato a entrar em campo.

JOÃ[email protected]

Apósavitória(1-0)comoFe-nerbahçe para a 1ª mão da3ª pré-eliminatóriadaLigados Campeões – a2ª mão é

na Turquia na terça-feira, dia 14, 19h–, o Estádio da Luz recebe esta sexta--feira,dia10,oVitóriadeGuimarãesnojogo de abertura do campeonato na-cional.UmahonraaqueoBenficanãoestámuito habituado (aúltimavez foium 2-2 com o Gil Vicente em 2011/12)e que raramente dá bons resultados.

É preciso recuara1976/77 paraen-contrar um jogo de abertura com oBenfica(derrotapor 3-0 com o Spor-ting) em que as águias depois foram

CAMPEONATO NACIONAL

SEXTABenfica 20h30 V. Guimarães**

SÁBADOV. Setúbal 16h30 Desp. Aves*

Marítimo 16h30 Santa Clara*

Tondela 19h00 Belenenses SAD*

FCPorto 21h00 Chaves*

DOMINGOFeirense 16h00 Rio Ave*

Moreirense 18h30 Sporting*

Sp. Braga 20h30 Nacional*

SEGUNDAPortimonense 20h15 Boavista*

*Sport TV **BTV

1.ª JORNADA

©PA

ULO

CALA

DO

PUB

10 A 16 DE AGOSTO DE 2018www.destak.pt08 CORRIDA DA LINHA

REDAÇÃ[email protected]

Alimentação e águano centro de tudo

CORRIDA DA LINHA CASCAIS MÉDIS 2018 POWERED BY DESTAK

Comer ou não comer é, paramuitos, a questão antes doarranqueparamaisumajor-nadadeexercíciofísico.Para

os que temem o efeito das cambalho-tas dadas pela comida no estômagodurante uma corrida ou simples ca-minhada e que optam por manter abarrigavazia,omelhorémudardetá-tica. É que comeré essencial, até por-que o gasto energético aumenta du-rante apráticade exercício, queiman-do-se mais calorias. Mas hácuidadosater, não se devendo abrir o frigorífi-coedeleretirar,aleatoriamente,oqueestiver mais à mão.

Tudo depende também do exercí-cio praticado, da intensidade e aindada duração do mesmo. E, claro, dacondição física do praticante. Antesde começar, importaingerir umaali-mentação ricaem hidratos de carbo-no complexos, ou seja, arroz ou mas-sas, sempre acompanhada por umaboadose de líquidos, três aquatro ho-ras antes de começar.

No caso de o exercício ser matinal,umasandes, umabarrade cereais ouum sumo 60 a 90 minutos antes doexercício são umaboaopção. Ou ain-da uma peça de fruta e um iogurte.De fora da lista devem estar os ali-mentos ricos emgorduras e aindaemfibras, que obrigam a uma digestãomais prolongada, podendo dar ori-gem aproblemas de estômago no de-correr dos exercícios.

Se nós somos o que comemos,como há muito apregoa a sabedoriapopular, a ciência tem provas dadas

que a máxima é também válida paraa hidratação. Se, em condições nor-mais, o organismo pede cercade doislitros de água por dia para compen-sar as muitas perdas que vão ocor-rendo, nos dias de maior calor, quan-do o sol aperta ou ainda quando nosdedicamos à prática de atividade fí-sica, pede ainda mais.

Aqui, beber água assume um pa-pel determinante, devido à transpi-

ração e respiração, aformaque o or-ganismo tem de arrefecer o corpo,que se faz através daeliminação de…água. Por isso, a receita é simples eválida para antes, durante e depoisda prática de exercício físico: beberágua, muita água. O que significa, nocaso das mulheres, ingerir cerca de1,5 litros de águapor dia, quantidadeque, para os homens, sobe para osdois litros diários.

O que ingerimos, sejam alimentos ou água, pode ter influência na forma como treinamos e reagimos à cargafísica. Prepare-se para a 11ª edição da Corrida da Linha Cascais Médis powered by Destak, a 16 de setembro.

INSCRIÇÕES ABERTAS

A 16 de setembro, traga a famí-lia e amigos à AvenidaMargi-nal e venha participar na 11ªedição da Corrida da Linha.As inscrições estão abertas emhttp.corridadalinha.destak.ptpara os dois percursos dispo-níveis: 10 km e 4,5 km.

©DR

PUB

PUB

«A comédia fez de mimuma pessoa mais feliz»

Opai é sociólogo e a mãeprofessora. Nasceu nacosta Leste e cresceunos subúrbios verdes,tecnológicos de Seattle,

no grande e virgem Pacífico Noroes-te. Nada poderia ter previsto o per-curso fascinante e alegre desta atrizinteligente e divertida, AnnaFaris deseu nome, sinónimo de energia lumi-nosa injetada de repente no ecrã.

Rouba cenas, cria energia, passa aserinesquecívelde ummomento parao outro. O começo de carreira foiaprendido no teatro e nos anúncios.Para cinema, a presença dela ficoulogo marcada no filme de Sofia Co-ppola, Lost in Translation, quandoaparece afazer de estrelinhade cine-ma cheia de conversa rápida parapartilhar, mais outra carinha lindaque parece demasiado contente con-sigo mesma – até Bill Murray pediuàrealizadoraparatermaiscenascomaquela nova descoberta da comédia.

Mas a Anna ficou sobretudo co-nhecida com as interpretações defilmes de terror, quando se exigeque a vítima seja loira e inocente en-quanto vai sendo trespassada pelaslâminas do monstro homicida. Estasemana, na comédia que partilhacom Eugénio Derbez, Anna Farisconfirma o seu talento inesgotávelpara a comédia física dita numagrande voz, de olhos abertos, comcada músculo metido na tarefa desuscitar riso e surpresa.

A grande trabalhadora do século,que até há pouco tempo esteve casa-da com Chris Pratt e com quem pro-duziu o filho Jack, continua a mos-trar que ainda há luzes de alegria nofirmamento. E, por isso, estamos sal-vos apesar dos nossos erros, peca-dos e excessos.

Anna, acho que Faris quer dizersoldadoacavalo, emárabe.Gos-toda imagem.Oseuapelidoveiode onde? Só sei que a minha famí-lia tem origem escocesa, mais na-

JOHN-MIGUEL SACRAMENTO,em Hollywood

Volta a dominar na perfeição a arte de fazer rir em “Pela Borda Fora”, onde encarna uma mãe solteira quetenta sustentar as três filhas. Ao Destak, Anna Faris mostra o seu lado mais intimista, longe dos holofotes.

da. Falamos muito sobre isso lá emcasa e, sim, estamos conscientes deque Faris também é um nome ára-be bastante comum.

Jápercebeucomofuncionaace-na de namoro em Los Angeles?Achafácilconhecerpessoasno-vas? Não faço ideia. Quem medera saber. Tenho muitas ami-gas solteiras e todas elas medizem que é muito difícilarranjar companhia nestacidade. Talvez tenha a vercom o facto de toda a gen-te vir de outro sítio. Éuma cidade de migran-tes. Não sei se é muitofácil a um homem que-rer assentar arraiaisaqui, dado o lado transitó-rio do local. Uma relaçãopode surgir de lado nenhummas também pode desaparecerquando menos se espera. Se cal-har é um fenómeno que deve serexplicado de forma mais genéri-ca. Quem sabe se não estamos to-dos a mudar em tudo que esteja re-lacionado com a instituição matri-monial. Será que uma união dura-doira desse tipo é um conceito an-tiquado? Será que, daqui a 100

anos, os contratos de casamento en-tre pessoas terão outro formato?

Que conselhos dá às suas ami-gas solteiras?Algumasdasminhas

amigas cometem umerro desastroso:

querem namorar alguém que estejaenvolvido na indústria do cinema. Es-tou sempre a dar-lhes para trás. Nãopode ser! Digo-lhes que uma ideiamelhor é tentar encontrar alguémfo-ra dos nossos meios. Digo-lhes parairem procurar um trabalhador daconstrução pública, um bombeiro. Anossaprofissão é demasiado loucapa-

ra esse tipo de encontros.

Fale-me um pouco do seusentido de humor. Tem umagrande componente facial ex-pressiva. Cresceu a entreter afamília, quando eramais peque-na? Quando era miúda o meu sen-tido de humor devia estar ausente

em parte incerta porque eu era otipo de pessoa que não conseguiafazer rir ninguém. Ainda hoje émuito estranho, para toda a gen-te que me conhece, eu ter umaca-rreirano cinemafeitabasicamen-te à custa da comédia. Por maisque tente, não consigo que meofereçam um papel dramático.

Qual é grande vantagem queo humor nos coloca à dispo-sição? Passei a ter uma grandecapacidadedemerirdemimmes-ma.Possodizersemqualquerhe-

CINEMA

10 A 16 DE AGOSTO DE 2018www.destak.pt10 ENTREVISTA

«Será que uma uniãoduradoira desse tipoé algo antiquado?Será que, daqui a 100anos, os contratosde casamento entrepessoas terão outroformato?»

©DR

sitação que o trabalho constante decomédia fez com que eu me transfor-massenumapessoamaisfeliz.Hátem-posabriumarevistaedeparei-mecomumafotografiaemqueeu,metidanumfato de treino e com a cara sem qual-quer tipo de maquilhagem, apareciade boca escancarada a comer umagrande pratadade comidamexicana.O título era algo como “Anna Farisgostamesmodecomercomidapican-te”. Num caso destes, que é que umapessoa pode fazer? Só nos podemosrir. Não há outra escolha. Não nos édadaoutraescolha. É como se o meiolaboraldocinemanosobrigasseaacei-tar esse tipo de realidade. De resto,nãoseiquemaisdizer.Seiapenasquea comédia fez de mim uma pessoamais feliz e mais saudável. Tem sidoumpercursomuitoestranhomasfan-tástico. Adoro o que faço.

Faz coleção de alguma coisa?Tenho uma coleção de insetos bas-tante diversificada.

Deondelhevemointeressecien-tífico?Adoroinsetos.Acho-ostãobo-nitos. É um interesse que me perse-gue desde criança. Sempre quis serentomologista. Amo abelhas. Houveumaalturaemque queriamesmo serapicultoraoualgoassim.Temsidoto-da uma vida a pensar em bichinhosdesse tipo. Acho que os insetos sãomesmo fascinantes, lindíssimos, e atéficotodachateadaquandovejoalguémamatarumaaranhaouumaformiga.

Qual o seuestilode roupaprefe-rido?Já me habituei ao estilo de LosAngeles. Só visto jeans, uma t-shirtde muitos anos, ténis confortáveis.Quando não calço sapatos despor-

«Para aqueles que meconhecem, é muitoestranho eu ter umacarreira basicamenteà custa da comédia»

tivos, estou de botas. Adoro sapa-tos. E botas. Claro que, além dos in-setos, sou dona de uma coleção bas-tante extensa de botas.

Que estratégia usa perante osfotógrafos furtivosqueseescon-dempor trásdosarbustossópa-ra conseguirem tirar uma fotohorrenda da Anna a comer umapratada altamente calórica? Seos vejo no aeroporto, o que tentofazer é matá-los com simpatias egentilezas. Tento saber o nome de-les. Tento deixar que tirem umasfotos. Com alguma sorte, alguns de-les começam a proteger-te.

«Claro que, além dosinsetos, sou dona deuma coleção bastanteextensa de botas.Adoro sapatos»

© FOTOS DR

COMÉDIA‘UNCLE DREW - UMAEQUIPADE LOUCOS’DepoisdeanosafazerasdelíciasdosfãsdaNBAnapublicidadeenanet, agorachegaofilmequenosdáaconhecero lendárioUncleDrew(Kyrie Irving)easuaequipa recheadadevelhasehila-riantesglórias (ShaquilleO’Neal,ChrisWebber,ReggieMiller, etc.).

© DR

ANIMAÇÃO‘TEEN TITANS GO! O FILME’Versão cinematográfica basea-da na famosa e hilariante sériede sucesso de desenhos-ani-mados da Cartoon Network,que nos dá a conhecer umimpagável grupo de jovenssuper-heróis composto por:Robin, Sartfire, Raven, Cyborge o irrascível Beast Boy.

© DR

FICCÃOCIENTÍFICA‘MENTES PODEROSAS’Adaptaçãoaograndeecrãda fa-mosanovela juvenil desucessocomomesmonomedaautoriadaescritoranorte-americanaAlexandraBracken.UmfilmerealizadoporJenniferYuhNelsonecomproduçãodaequipa res-ponsável pelosucesso televisivoplanetárioStrangerThings.

© DR

OUTRAS ESTREIAS

ENTREVISTA 1110 A 16 DE AGOSTO DE 2018www.destak.pt

Descreva o ambiente em quevive. Comecemos pelos hábitosdiários. Gosta de cozinhar? Gos-to tanto. Não há nada melhor doque, na procura de um refúgio lon-ge desta vida louca que levo, poderregressar a casa e preparar uma re-feição, passar algum tempo em fa-mília, talvez ver um filme na tele-visão, relaxar, cuidar no meu ninho.A casa em que vivo não é assim mui-to grande. Vivo nas colinas da cida-de. A casa foi feita nos anos 50 e temmuitas janelas, muita luz. Está ro-deada de árvores. Totalmente ro-deada de verde. No jardim há umapiscina minúscula. E uma fonte mui-to queridinha. Por vezes, porque to-da a zona envolvente tem muito decampestre, aparece-me lá no jardimtodo o género de bicharada linda.Veados. Coiotes. E, até mesmo, umleão de montanha.

E, dentro de casa, o ambiente éaberto, fresco, liberto; ou claus-

trofóbiconaquantidadedeobje-tos acumulados? Tenho demasia-das coisas. É verdade. Há livros anti-gos e poeirentos por todo o lado. Pe-dras, pedrinhas, rochas. Ossos gran-des e pequenos. E insetos. Os insetossão uma constante. A mobília, toda aque não foi destruída pelos dois cãesque adotei, é dinamarquesa e em es-tilo minimalista e moderno.

«Não há nada melhordo que, na procura deum refúgio, regressara casa e preparar umarefeição em família»

12 ROTEIROPUB

JOÃ[email protected]

Milharesdepessoasvãoto-dososanosaOlhãoparaaquelequeétidocomoomaior festival de maris-

co em Portugal. Dezenas de restau-rantes vão estar de 10 a 15 de agostono Jardim do Pescador Olhanensepara apresentar o marisco das maisvariadas formas.

Outradas atrações é o eclético car-taz musical, com Agir, Pedro Abru-nhosa, AnaMoura, VanessadaMata,CalemaeXutos&Pontapés.Ascrian-ças pagam entre 3,5€ e 4,5€ pela en-tradadiáriaeosadultos7€a9€.Opackpara os seis dias fica por 21€ para osmiúdos e por 42€ para os graúdos.

Oferta diversificadaMostradeartesanato,celebraçõesre-ligiosas e jogos tradicionais são algu-mas das atividades que fazem da fes-ta em honra dos pescadores, na vilapiscatóriade SantaLuzia, emTavira,umevento paratodas as idades. O ce-nário junto à Ria Formosa prometemomentosdedescontraçãode10a13.

Fundircostumesesaberestradicio-naiscomnovastendênciasculturaiséomotedoFestivalBCultural,emBor-deira (Faro, dias 10 e 11). Durante cin-co noites (11 a 15), a Praia do Carvoei-ro,emLagoa, temnoFestivalSonsdoAtlânticoumamisturadeestilos(jazz,funkou pop sevilhana).

No dia 12, domingo, a Sunset ColorParty afigura-se como a maior bata-lha de tintas que Lagos já viu.

© PEDRO N. DA LUZ

Entre cultura,tradição e aboa comidaDo melhor marisco em Olhão à festa dos pescadoresem Tavira, passando por dois festivais imperdíveis.

EVENTOS NO ALGARVE

É jáum clássico: o centro históricode Silves acolhe uma Feira Medievalque, ao longo de dez dias – 11 a 20 deagosto–,prometeumaviagemnotem-po. Entre as 18h e a 1h, dois torneiosa cavalo por dia, animação exclusiva

no Castelo, manjares medievais, dan-ça e animação levarão os visitantesaté aos tempos áureos em que Silveseraacapital do Al-Gharb. Elementoscomo dança, músicae poesiasão fun-damentais para este cenário.

Feira Medieval de Silves prometeuma viagem no tempo ao Al-Gharb

RECRIAÇÃO HISTÓRICA

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

JOÃ[email protected]

Com uma forte ligação à tau-romaquia,comasfigurasdocampino e do forcado emdestaque, as Festas do Bar-

reteVerde,emAlcochete,voltamaterváriaslargadasdetourosentreosdias10 e 16. Mas também o salineiro é ho-menageado neste evento, onde a noi-te da sardinha assada é o ponto alto.A religiosidade também marca pre-sença, um ponto em comum com asFestas em Honra de Nossa Senhorado Rosário, que decorrem na Moitade 10 a 14. Além dos espetáculos mu-sicais diários, a procissão de NossaSenhora do Rosário, as largadas napraiae o famoso hugahugasão as ati-vidades que atraem mais visitantes.

As opções de (bom) divertimentonaMargemSulnão se ficamporaqui.As Festas do Barreiro – que este anosão pelaprimeiravez um eco evento,com um sistema de recolha seletivade embalagens e vidro no local – pro-metem dez dias seguidos da melhormúsica em vários palcos. Quim Bar-reiros (dia 10), Carminho (11), DiogoPiçarra (13), HMB (14), Slow J (17) eJosé Cid (19) são alguns dos nomesque integram o cartaz.

Seguindo a programação prepara-dapelomunicípiodoSeixal,nospróxi-mos dias (11 a 15) as Festas PopulareschegamàAmora.Alémdebailes,can-tares populares ou ‘stand up’ com Se-rafim(dia14),Toy(11),CucaRoseta(12)eDavidAntunescomFFeVanessaSil-va(15) vão dar músicaànoite.

Fexpomalveira vezes 30Podemos começar pelos cabeças decartaz, numamisturaecléticadame-lhor música portuguesa. Gisela João(dia 10), The Black Mamba (11), An-selmo Ralph (12), Ana Bacalhau (13),Diogo Piçarra (14) e GM Tributo aosXutos (15) estarão naFexpomalveira,queesteanoassinalaasua30ªedição.

Mas hámuito mais paraver ou ex-perimentar. Desde logo a animaçãoitinerante, com personagens varia-das e malabarismo, mas também osvários passeios organizados: pedes-tre; carros clássicos; BTT, a cavalo;e a cãominhada. Todas as noites háAfter Hours no Pavilhão Multisusos.

© SÉRGIO LEMOS

Margem Sulem roda-vivaesta semanaAlcochete, Barreiro, Amora e Moita são os locais comuma vasta programação ao longo dos próximos dias.

FESTAS POPULARES

São muitos os artistasque vão subir a váriospalcos durante estasemana. O mais difícilserá mesmo escolher

ROTEIRO 17

TOME NOTA

JáoVagosMetalFest,naQuintadoEga, é mais adequado para quem gos-tademúsica‘pesada’,enquantoaaldeiade Cem Soldos, em Tomar, tem BonsSonscomSalvadorSobral,SlowJ,SaraTavares,etc–ambososfestivaiscome-çaramno dia9 e terminama12.

ApraiafluvialdePampilhosadaSer-raacolheoecofestivalSeasideSunsetSessions, que de forma gratuita alia amúsicaeletrónicaaatividades de des-porto e entretenimento. Em Reguen-gosdeMonsarazdecorre(dias13e14)o Wine & Blues Fest e em Portimão oSolarisSunsetEmpire(dias14e15).Oemblemático Paredes de Coura estámarcado para15 a18 de agosto e o SoldaCaparicavai de 16 a19.

VilardeMouros(23a25);FestivaldoCrato(29a1desetembro);FestivalFeIndie Music Fest (ambos de 30 a 1); eLisb-ON(31 a2) fechamalista.

©CARLO

SGONÇALV

ES

Vários estilos musicaisespalhados pelo paísAté ao início de setembro, o que não falta é escolha paraquem gosta de música. Conheça as sugestões do Destak.

JOÃ[email protected]

Atésábado,dia11,o jardimdoPaço dos Duques, em Gui-marães, recebe a2ª ediçãodo L’Agosto, com diferen-

tes espectros da música urbana nocartaz. Jáo Croka’s Rock(dias 10 e 11)agitaumavezmaisasmargensdoRioArda, em Castelo de Paiva, com umaviagem que vai desde o rock ao alter-nativo, passando por jazz oueletróni-ca. No mesmo período (dias 10 e 11), oDouro Rock leva a Peso da Régua amelhor músicaportuguesa, com TheGift, Frankie Chavez, Samuel Úria,The Legendary Tigerman e os histó-ricos Xutos & Pontapés.

FESTIVAIS DE VERÃO

PUB

CONVENTO DO CARMO

Shakespeareentre as ruínasMACBETHSé«umapeça-em--peças, construída comexcertosdeoutros textosdeShakes-peare», quevai estaremcenaaté 18deagosto, de segunda asábado, às 21h30, nas ruínasdoConventodoCarmo.MargaridaVila-Nova, CláudiodaSilva eJoãoCabral estãonoelenco.

MUSEU DO ORIENTE

Cinema japonêsnunca vistoOMuseu doOriente recebe aosdomingos umciclo de cinemajaponês contemporâneo comfilmes que nunca estrearamnocircuito comercial português:Mameshiba (dia 12); NobodytoWatchOverMe (dia 19);e ThermaeRomae (dia 26).

10 A 16 DE AGOSTO DE 2018www.destak.pt18 ROTEIRO

PUB

PUMPKIN. A VIDA EM FAMÍLIA

www.pumpkin.pt

Oquefazercomosmiúdosestefimdesemana

Yoga ao Ar Livre na Quintadas Conchas12 de agosto, às 10h | Quintadas Conchas | LisboaToca a relaxarem família à sombrade uma árvore comuma sessãodeyoga! Aaula terá umnível de difi-culdade fácil e acessível à grandemaioria das pessoas. Acontece naQuinta dasConchas emLisboa pe-las 10h, junto ao Lago. Repete to-dos os domingos, desde que o tem-poopermita. Commau tempooevento passa para o espaço Feel2B.

© DR

Dominguinhos no Algarve12 de agosto | MARShopping AlgarvePara reporem as energias paramais uma semana, asmanhãs dedomingo são agoramais tranqui-las. Esta semana osmais novospodemplantar a sua flor! Nestedivertidoworkshop de jardinagem,as crianças podempersonalizar aseu vaso e escolher a semente/flor.Até ao fim domês há sempre umaatividade diferente: conto infantil(19) emúsica e dança (26).

© DR

Viagem Medieval em Terrade Santa Maria da FeiraAté 12 de agosto | SantaMaria da FeiraAViagemMedieval emTerra deSantaMaria éumeventoculturalcentradona recriaçãodeepisódiosquemarcaramahistória local enacional. Vistam-sea rigorevivamaHistória da IdadeMédia emfamí-lia numaviagem inesquecível pelopassado! Tudoé recriadoemam-bientes históricos, sustentadospelopatrimónio arquitetónicoenatural.

© DR

Noites de Verão nos Jardinsdo Torel10 e 11 de agosto, às 21h |Jardim do Torel | LisboaA Junta de Freguesia de SantoAn-tónio oferece uma noite de cinemapara toda a família! No Jardim doTorel vão poder assistir ao filmeTheHungerGames - Revolta I e II,com as estrelas como companhia.Não se esqueçamdas pipocas!Nos próximos fins de semana aprogramação decorre apenas aossábados, comoutros filmes.

© DR

PUB

20 ROTEIRO

PUB

TOME NOTA

PUB

ZOO DE LISBOA

Workshops commissão socialAtésetembro, noâmbitodacampanhadeconservação“Que-braoSilêncio”, os finsdesemanapassadosno JardimZoológicodeLisboa vãodesafiarosseusvisi-tantesaparticiparememimper-díveis ‘workshops’.Numdeles,osparticipantesvãopodercriarbinóculosemmaterial reciclado.

FESTIVAL PERIFERIAS

Locais históricosrecebem filmesAVI edição doPeriferias - Festi-val Internacional deCinemadeMarvão eValência deAlcântaravai realizar-se entre os dias 10e20de agosto,mantendo aaposta nummodelo de itinerân-cia pelas aldeias e lugares histó-ricos da raia luso-espanhola.

a mascote do parque (dia 25), o‘showcooking’ com receitas fáceis,saudáveis e muito saborosas (dia26),ou o espetáculo de magia(1 de setem-bro). Além do mais, está em exposi-ção a “Aldeia das Tartarugas”.

©DR

Uma programaçãomuito refrescantePiratas, ciências experimentais, showcooking e magiasão algumas das atrações planeadas até setembro.

JOÃ[email protected]

Como se não bastassem asmais de 3000 criaturas doaquário, o SeaLife Porto or-ganizou um Festival de Ve-

rão até ao início de setembro, no seurecentemente inaugurado expaço ex-terior, com muitas atividades a nãoperder. É o caso das Ciências Experi-mentais(dia11),onde‘workshops’per-sonalizadosabordamoimpactodaati-vidade humana nos oceanos.

“AHorado Conto com Pirata” (dia12) e “O Regresso dos Piratas”, quetrazem consigo um porão cheio deanimais da quinta (dias 18 e 19), vãofazer as delícias de todaafamília. Talcomo o “Meet & Greet Sharky”, com

SEA LIFE

A Feira de São Mateus em Viseucompleta 626 anos e promete «umaedição àaltura» dasuahistóriaaté 16de setembro. Amor Electro (dia10) eRaquelTavares (dia11) animamo pri-meiro fim de semana do evento, como feriado do 15 de agosto a ser abri-lhantado por Mickael Carreira. Se-gue-se, numa vasta agenda, RichieCampbell (dia 17) e Ana Moura (dia18), alémde D.A.M.A(dia22) e Ansel-mo Ralph (dia24) - listacompletaemfeirasaomateus.pt/index.php. Os ex-positoressãooutropontodeinteresse.

Cartaz musicalvariado numafeira com história

VISEU

©NUNOA.FER

REIRA

10 A 16 DE AGOSTO DE 2018www.destak.pt22 ROTEIRO

PUB

FICHATÉCNICAPropriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente),João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernâni Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOSNuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação:João Moniz; Colunistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Túlio Vasco (Editor); Departamento Criativo: Rui Gonçal-ves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AnaSilveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Ste-gagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira; N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragemmédia: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Aze-vedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3 contenha todos os números de 1a 9

SUDOKU ****

Horizontais:1.Gostar muito de. Pôr lacre em. 2.Móvel onde se guardam bebidas. Gosto íntimo esuave. 3.Terreiro em frente ou à volta da igreja. Rumor contínuo produzido pela traqueia do gato.4.Tira de couro a que o cão vai preso. Sódio (s.q.). Sétima nota da escala musical. 5.Pátio. Aqueles. 6.Corporação presidida por um diretor. 7.Contr. da prep. de com o art. def. a. Pequena peça de artilhariasemelhante a um morteiro comprido. 8.Ástato (s.q.). 21.ª letra do alfabeto grego. Animal do grupo dosacarídeos, que inclui os causadores da sarna do homem e as carraças dos cães.9.Corrida de embar-cações à vela, a remos ou a motor. Grande afeição. 10.Aplanara. Anilha. 11.Lâmina pequena. Discursar.Verticais: 1. Abatimento. Estendal. 2. Capital de Espanha. Pano grosso sobre o qual se pintam osquadros. 3. Esquivo. Aguardente de cereais (cevada, trigo, aveia). 4. Cheiro agradável. Modificaçãode aspeto que as coisas vão apresentando sucessivamente. 5. Ordem oficial afixada em lugarespúblicos ou publicada nos jornais. 6. Recitar. Base aérea portuguesa. Altar cristão. 7. Palerma (pop.).8. A parte do teatro onde representam os atores, palco. Brinquedo de criança. 9. Tratar leviana-mente de um assunto. Beira-mar. 10. Cerimónia pública e solene (pl.). Claridade precursora do nas-cer do Sol. 11. Indemnizar. Tratamento dado às freiras.

CRUZADAS

OS PASSATEMPOS DESTAS PÁGINAS SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

CRUZADAS DIRETAS

SOLUÇÃOCRUZADASHorizontais:1.Amar,Lacrar.2.Bar,Deleite.3.Adro,Ronrom.4.Trela,Na,Si.5.Eido,Os.6.Diretoria.

7.Da,Obus.8.At,Fi,Ácaro.9.Regata,Amor.10.Alisara,Aro.11.Lamela,Orar.Verticais:1.Abate,Varal.2.Madrid,Tela.3.Arredio,Gim.4.Olor,Fase.5.Edital.6.Ler,Ota,Ara.

7.Alonso.8.Cena,Roca.9.Rir,Ribamar.10.Atos,Aurora.11.Remir,Soror.

SOLUÇÃOCRUZADASDIRETASSOLUÇÃOSUDOKU

10 A 16 DE AGOSTO DE 2018www.destak.pt24 PASSATEMPOS

PUB

DIFERENÇASOS PASSATEMPOS DESTAS PÁGINAS SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

10 A 16 DE AGOSTO DE 2018www.destak.pt26 PASSATEMPOS

Encontra as seis diferenças entre estes desenhos.

As letras trocadas correspondem ao nome de seis objetos. Consegues decifrar os nomes corretos?

PALAVRAS BARALHADAS

APRENDE A DESENHAR

Aprende a desenhar uma galinha e umpintainho.

PUB

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

SITES BARATOSWebsites únicos......para clientes especiais! 20 mês

Não precisa de um site,mas quer aprender a otimizar ou a gerir o seu?Eu explico como, pessoalmente ou por skype

TEL: 967 783 463

ERVANÁRIA TRADICIONAL PORTUGUESA

TELEFONE: 218 872 097

� BANHOS � � INCENSO �

� INCENSO DO VATICANO �

� DEFUMADORES �

� DEFUMADORES COMPLETOS �

DÊ UMA VOLTA À SUA VIDA!

Associação de Jardins-Escolas João de Deuswww.joaodeus.com

136 Nos ao serviço de Educação

> Cozinheira> Auxiliar de Serviços

GeraisOferta de emprego para o

Jardim-Escola João de Deus de Belas

PARA MAIS INFORMAÇÕESJardim-Escola João de Deus dos Olivais

Dr.ª Sandra Ramalhonho���������� � ���������������� E-Mail: [email protected] Cidade de Vila Cabral, n.º 15

1800-131 Lisboa

www.destak.pt

CLASSIFICADOS

PUB

PUBPUB