Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal...

12
Ouvidor 31 de Março de 2018 • Nº 1168 www.jornalouvidor.com.br Ano 27 Jornal Feliz Páscoa!!! TCE LEVANTA SUSPEITA SOBRE ONG AFRO O Tribunal de Contas do Estado notifica a Prefeitura de Santa Isabel para explicar o repasse de R$307.031,00 durante a administração do Padre Gabriel Bina para a Associação Afro-Brasileira Nossa Senhora da Aparecida. Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor. Emoção que se repete Atores que há 18 anos representam a Paixão de Cristo se despedem de seus papéis, mas garantem que vão permanecer ligados à iniciativa. Ao pisar pela 18ª vez no jardim transformado em palco, Emerson Bicudo pro- mete voltar como diretor da peça. Leia na página 12 e assista a entrevista no facebook e site do Jornal Ouvidor Sabesp Presta Conta da Contrapartida em Iga- ratá - Técnicos da empresa relatam andamento das obras de contrapartida da interligação. Prefeito Palau consegue acordo para recuperação das estradas da- nificadas pela obra. Leia na página 5. Mãe denúncia merenda estragada em Arujá - Secretaria de Educação nega, mas fornecedor trocou lote de 220 quilos de carne. Leia na página 11. Prefeitura Adere a Defesa dos Concursados da Zambini - Mais de um ano depois de dois advoga- dos protocolarem defesa de um grupo de professores, Assessoria Jurídica da Prefeitura de Santa Isabel acata tese no STF, leia na página 4. AUTISMO – No próximo dia 03/04, a partir das 18h Santa Isabel realiza o 1º Simpósio Municipal de Autismo. O evento acontecerá na Câmara Municipal na Praça Pre- feito Hyeróclio Eloy Pessoa de Barros, 33 – Jardim Monte Serrat. 9º TORNEIO - Será realizado no próximo dia 07/04, o Torneio de Malha. O evento será realizado no sítio Dito Barbosa, na Rodovia Prefeito Joaquim Simão km 71 – Bairro Pouso Alegre, em Santa Isabel. As inscrições serão feitas na hora e são gratuitas. GURI – Arujá está com vagas abertas para o Projeto Guri. As matrículas são feitas no Centro de Convivência da Criança e do Ado- lescente, na Avenida Antônio Afonso de Lima, 276, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Info.: (11) 4692 5781. TEATRO - O Centro de Vivências Sociais e Culturais do Parque Ro- drigo Barreto continua com vagas de teatro abertas para jovens dos 8 aos 13 e de 14 aos 17 anos. O servi- ço fica na Rua Arnaldo Candela, nº 123, e o telefone é o 4651 1261. FESTA – No dia 07/04, a partir das 17h, acontece a primeira Festa do Pastel na Escola Municipal Sér- gio Alves Porto que fica na Aveni- da Prefeito João Pires Filho, 487, centro de Santa Isabel. FUTSAL – Acontece no dia 07/04, o jogo da Primeira Divisão da Taça da Cidade de Futsal. Os times disputarão as vagas no Giná- sio Antônio Carlos Mendonça, no Jardim Rincão.

Transcript of Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal...

Page 1: Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor. ... membros do Supremo Tribunal Federal encontramos praticantes dos ensinamentos

Ouvidor31 de Março de 2018 • Nº 1168 www.jornalouvidor.com.brAno 27

JornalFeliz Páscoa!!!

TCE LEVANTA SUSPEITASOBRE ONG AFRO

O Tribunal de Contas do Estado notifica a Prefeitura de Santa Isabel para explicar o repasse de R$307.031,00 durante a administração do Padre Gabriel Bina para a Associação Afro-Brasileira Nossa Senhora da Aparecida.

Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor.

Emoção que se repeteAtores que há 18 anos representam a Paixão de Cristo se despedem de seus papéis, mas garantem que vão permanecer ligados à iniciativa. Ao pisar pela 18ª vez no jardim transformado em palco, Emerson Bicudo pro-mete voltar como diretor da peça. Leia na página 12 e assista a entrevista no facebook e site do Jornal Ouvidor

Sabesp Presta Conta da Contrapartida em Iga-ratá - Técnicos da empresa relatam andamento das obras de contrapartida da interligação. Prefeito Palau consegue acordo para recuperação das estradas da-nificadas pela obra. Leia na página 5.

Mãe denúncia merenda estragada em Arujá - Secretaria de Educação nega, mas fornecedor trocou lote de 220 quilos de carne. Leia na página 11.

Prefeitura Adere a Defesa dos Concursados da Zambini - Mais de um ano depois de dois advoga-dos protocolarem defesa de um grupo de professores, Assessoria Jurídica da Prefeitura de Santa Isabel acata tese no STF, leia na página 4.

AUTISMO – No próximo dia 03/04, a partir das 18h Santa Isabel realiza o 1º Simpósio Municipal de Autismo. O evento acontecerá na Câmara Municipal na Praça Pre-feito Hyeróclio Eloy Pessoa de Barros, 33 – Jardim Monte Serrat.9º TORNEIO - Será realizado no próximo dia 07/04, o Torneio de Malha. O evento será realizado no sítio Dito Barbosa, na Rodovia Prefeito Joaquim Simão km 71 – Bairro Pouso Alegre, em Santa Isabel. As inscrições serão feitas na hora e são gratuitas.GURI – Arujá está com vagas abertas para o Projeto Guri. As matrículas são feitas no Centro de Convivência da Criança e do Ado-lescente, na Avenida Antônio Afonso de Lima, 276, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Info.: (11) 4692 5781.TEATRO - O Centro de Vivências Sociais e Culturais do Parque Ro-drigo Barreto continua com vagas de teatro abertas para jovens dos 8 aos 13 e de 14 aos 17 anos. O servi-ço fica na Rua Arnaldo Candela, nº 123, e o telefone é o 4651 1261.FESTA – No dia 07/04, a partir das 17h, acontece a primeira Festa do Pastel na Escola Municipal Sér-gio Alves Porto que fica na Aveni-da Prefeito João Pires Filho, 487, centro de Santa Isabel.FUTSAL – Acontece no dia 07/04, o jogo da Primeira Divisão da Taça da Cidade de Futsal. Os times disputarão as vagas no Giná-sio Antônio Carlos Mendonça, no Jardim Rincão.

Page 2: Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor. ... membros do Supremo Tribunal Federal encontramos praticantes dos ensinamentos

2 Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Março de 2018

EditorialRoberto DrumondNo pé do ouvido!

ReleituraA cronica de hoje já estava praticamente concluída,

mas causou em mim uma insatisfação tamanha que de-cidi experimentar outro texto. Conversando com o Bruno, meu Filósofo favorito, acatei a sugestão de re-ver os capítulos oito e nove do livro “O Príncipe” de Nicolau Maquiavel.

Diferente do adjetivo derivado de seu nome, Maquia-vel foi um pensador nascido em 1469, em Florença que, depois de uma vida dedicada aos negócios públicos e à leitura de clássicos filosóficos, escreveu o que é compre-endido hoje como um manual dos governantes. O livro contém ensinamentos de como conquistar estados (go-vernos) e conservá-los sob domínio.

Vemos no Brasil alguns capítulos deste livro viven-ciados por vários personagens de nossa história atual. Entre os postulantes à presidência da República aos membros do Supremo Tribunal Federal encontramos praticantes dos ensinamentos que, mediante ardis citados no livro, querem se manter custe o que custar no poder ou conquistá-lo de volta. E não há nada de errado nisso afi-nal, diz a regra “maquiavélica”: Os fins justificam os meios ou, devidamente adaptado para o marqueting polí-tico moderno: “vale tudo, só não vale perder”.

Os capítulos oito e nove tratam, respectivamente: “Dos que conquistaram o Principado pelo crime” e “os que conquistam o Principado pelos Favores”. Entenda-mos principado como poder, como governo. A respeito do primeiro deles Maquiavel diz “Julgo que isso é resul-tado do modo como os atos de crueldade são bem ou mal executados. Pode-se chamar de bem empregados (se for possível falar bem do mal) os que são executados de uma só vez, por causa de cuidar da própria segurança, e depois são colocados de lado, tornando-se, tanto quanto possí-vel, benefícios para os súditos. Mal empregados são aqueles que, embora de início poucos, aumentam ao in-vés de extinguirem-se com o tempo”.

No capítulo nove cujo título é “do Principado cívil”, Maquiavel observa que “aquele que alcança o principa-do com o apoio dos poderosos conserva-se mais dificil-mente do que aquele que é eleito pelo povo; o primeiro terá muita gente a cercá-lo, que lhe parece igual, e por esse motivo não pode comandar nem manejar como bem quiser”. E recomenda: “... a um príncipe, é neces-sário que o povo devote amizade, senão ele irá fracassar nas adversidades”.

Vou me abster de citar nomes ou de pontuar eventos que demonstram a atualidade de Maquiavel. Prefiro que o leitor se dedique a refletir e veja nos noticiários que os grandes jornais e as emissores de TV divulgam, os sinais das opções políticas daqueles que aspiram o poder ou, dentro deles, manobram para nele permanecer. Esses, frequentemente, são obrigados a tomar decisões que po-dem contrariar os próprios interesses gerando a incerteza do próprio destino.

LDO - A Prefeitura de Arujá encaminhará a Lei de Di-retrizes Orçamentárias (LDO) para apreciação pela Câ-mara de vereadores até o final da primeira quinzena de abril. Nesta quinta-feira (29/03), o projeto foi discutido em audiência pública realizada na Prefeitura com a pre-sença do prefeito José Luiz Monteiro, secretários muni-cipais e parlamentares.SEM CRISE – Paraíba Car deu um show em cima do secretário Souzão durante a audiência pública. Enquan-to o representante do executivo chorava as pitangas fa-lando que os ginásios de esportes estão precários por falta de verba e material humano, o Vereador lembrou que Arujá possui grande arrecadação e não está em cri-se financeira, só de gestão.(DES)CULTURA – O Chefe de Gabinete e atual se-cretário de Cultura e Turismo, Joncy da Silva, disse que ía patinar no gelo repetindo o que já foi realizado. Sa-lientou que a cultura só é reconhecida pelas festas que produz na cidade. Para o historiador Afrânio Barreto, faltou conteúdo na apresentação da cultura: “Você real-mente sabe o que está fazendo?”, questionou.(DES)CULTURA 2 – Rogério da Padaria quis saber por que o Hassune saiu da Cultura. Joncy disse que não sabe os motivos, mas o Prefeito José Luiz o escolheu para poupar recursos. “É a Crise”, justificou.PERDEDOR – Paraíba Car mais uma vez lembrou que não falta dinheiro em Arujá e aproveitou a ocasião para questionar Joncy por que a pasta da cultura é a que mais perde recursos. “A prefeitura nunca teve uma equipe de projetos que cuidasse dos trâmites necessá-rios. Mas agora comigo tem”, respondeu notoriamente desconfortável diante da sabatina.AFRO -No dia 22 de fevereiro de 2018 o Tribunal de Contas expediu um parecer notificando a Prefeitura de Santa Isabel e a Associação Afro-Brasileira Nossa Se-nhora Aparecida a prestar esclarecimentos que justifi-quem o repasse de R$307.031,01, por meio de subven-ção social, para a entidade “que não está apta para receber, uma vez que suas atividades não se amoldam àquelas previstas em Lei”, diz o documento publicado em 06/03/2018.AFRO 2 - Há uma lista de documentos que tanto a pre-feitura, quanto a Associação Afro devem apresentar a fim de justificar o recebimento de recursos públicos, en-tre eles a Lei que autoriza o repasse, a justificativa quan-to ao critério de escolha e os quadros comparativos entre possíveis concorrentes e os planos e metas de trabalho. AFRO 3 - Um dos itens que pode tornar polêmica a devolutiva da Prefeitura é o demonstrativo e parecer técnico evidenciando a vantagem econômica obtida pela administração pública em contratar a entidade em vez de efetuar a aplicação direta destes recursos. Pois o contrato de 2016 com a Associação Afro foi realizado

na gestão do Padre Gabriel Bina em moldes considera-dos obsoletos pela atual gestão. A Prefeitura mudou completamente a contratação de profissionais para cur-sos, oficinas e workshops.AFRO 4 - Hoje a equipe da Prefeita Fábia Porto utiliza o Credenciamento com Inexigibilidade de Licitação que dispensa a contratação de uma entidade. Agora, os profissionais são contratados diretamente pela Prefeitu-ra através do credenciamento e a administração fica isenta de pagar as taxas administrativas das entidades. AFRO 5 - Em entrevista ao vivo, transmitida pelo Fa-cebook do Jornal Ouvidor, a Presidente da Associação Afro Fabiana de Sousa explicou que é comum o Tribu-nal de Contas solicitar esclarecimentos e a entidade apresentará toda a documentação que lhe foi requerida dentro dos prazos legais. “O TC fala de subvenção so-cial, mas nós tínhamos um Termo de Fomento. Por aí nota-se que se trata apenas de uma necessidade de atu-alização de informações”, finaliza.CASA DE PASSAGEM - Atualmente a Associação Afro presta serviço para a Prefeitura de Santa Isabel como gestora da Casa de Passagem Municipal. Na entre-vista de Fabiana ela conta e mostra como é feito o aten-dimento e acolhimento das pessoas em situação de rua.TRANSPARÊNCIA – Como a prefeitura de Santa Isabel aparentemente não autoriza os vereadores da base a deixar passar qualquer requerimento intimando explicações do Executivo, os vereadores estão se ven-do obrigados a emitir ofícios. Pela Lei de Transparên-cia a Prefeitura não pode negar informações, mas pare-ce que já negou, pois, alguns prazos de resposta já venceram e nenhum esclarecimento chegou na Câma-ra. Veremos!APASIAN – No final de semana passado a Apasian – Associação dos Pescadores Amadores de Santa Isabel África Nilo completou mais um ano de sucesso em de-fesa do Meio Ambiente. O Projeto SOS Represa Jagua-ri reuniu empresários e representantes da Prefeitura de Santa isabel.APASIAN 2 – Foram coletados 625 quilos de lixo, a maioria garrafas pet e dentre as garrafas duas estavam fechadas contendo agulhas, supostamente utilizadas para a aplicação de insulina, que deveriam ser entre-gues em um posto de saúde.SOLIDARIEDADE - O Fundo Social de Solidarieda-de de Santa Isabel já lançou a Campanha do Agasalho 2018. 25 pontos de arrecadação estão espalhados pela cidade. Mais informações das 8h às 17h, na Avenida Prefeito José Basílio de Alvarenga, nº 100 – Bairro: Jardim Monte Serrat, (11) 4656-2075. CHAMINÉ – O funcionário Chaminé quer subir de vida mais rápido que a fumaça que ele passa o dia intei-ro produzindo na porta do gabinete da Prefeita Fábia Porto. Há quem diz que passa o dia todo sem produzir nada além de reclamações sobre o trabalho alheio, ago-ra resolveu que vai tomar o lugar de um filho da terra, presidente de partido.

Page 3: Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor. ... membros do Supremo Tribunal Federal encontramos praticantes dos ensinamentos
Page 4: Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor. ... membros do Supremo Tribunal Federal encontramos praticantes dos ensinamentos

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Março de 2018

Érica Alcâ[email protected]

EDITAL DE CITAÇÃO - PRAZO DE 30 DIAS. PROCESSO Nº 0003119-04.2014.8.26.0543 A Dra. Patrícia Cotrim Valério, Juíza de Direito da 1ª Vara - Foro de Santa Isabel/SP, na forma da Lei. Faz Saber a Veronik Comércio de Alimentos Ltda, CNPJ 10.388.324/0001-00, na pessoa de seu representante legal e a José Carlos da Fonseca Silva, CPF 407.759.174-00, que Banco Bradesco S/A, ajuizou uma ação Execução de Título Extrajudicial, tendo como corréus Fernando de Souza Sant’Ana e Marcos Roberto da Fonseca Silva, para cobrança de R$ 235.012,00 (março/2017), referente ao saldo devedor do Instrumento Particular de Confissão de Dívidas com Cessão Fiduciária e Outras Avenças n° 4.586.955, celebrado entre as partes em 29/03/2011. Estando os executados em local ignorado, foi deferida a citação por edital, para que em 03 dias, a fluir após os 30 dias supra, paguem o “quantum” reclamado, acrescido de juros e correção monetária, bem como honorários advocatícios fixados em 10% sobre o total do débito atualizado, anotando-se que, efetuado o pagamento no prazo de 03 dias, a verba honorária fica reduzida pela metade, tendo o prazo de 15 dias, a afluir após o prazo supra, para oferecerem embargos, facultando aos executados nesse prazo, reconhecendo o crédito do exequente e comprovando o depósito de 30% do valor em execução, mais custas e honorários, requererem o pagamento do saldo em 06 (seis) parcelas mensais, acrescidas de correção monetária e juros de 1% ao mês, sendo nomeado curador especial em caso de revelia (art. 257 § - IV). Será o presente edital, afixado e publicado. NADA MAIS. Dado e passado nesta cidade de Santa Isabel, aos 19 de outubro de 2017.

Nesta Vida, uma das únicas certezas que preservamos é a de que gostamos muito de ter convivido contigo, e gostaríamos que a nossa amizade, nascida no ambiente de trabalho e tendo ultrapassado as fronteiras do mesmo, continue a ser, sempre uma referência para nós. Você foi um grande amigo.

Foi ótimo ser teu amigo e pudemos contar com a compa-nhia desse teu jeito brincalhão que misturava sereni-dade e esperança!Que você Welington esteja na Paz. Que tenhas o re-pouso eterno.

Para nós esta amizade foi algo sagrado, pois fez- nos voltar a acreditar em alguns valores humanos. Trabalhar ao teu lado nos fez das tarefas difíceis, parecerem mais simples e prazerosas!Mesmo agora estando você longe, não te esqueças de que terás sempre o nosso carinho e a nossa amizade sincera. Amigos Gestamp.

CONVITEA Associação de Moradores do loteamento Estância Recrea-

tiva Residente Kennedy, convida todos os donos dos imóveis para o preenchimento das fichas cadastrais para entrega à Pre-feitura Municipal e emissão da Certidão de Regularização fun-diária – CRT

Data: 07/07/2018Horário: 14h00Local: Rua Servidão 2, nº610Comparecer munidos das cópias dos seguintes documentos:- RG - Conta de Energia- CPF - Conta de Telefone- Todos os Contratos de Compra e venda de Imóvel - Conta de Água- Certidão de Casamento - Certidão de Óbito, se houver- Certidão de Nascimento dos filhos Menores de Idade - Decisão da Separação, se houver- IPTU (de preferência 2018 pago ou parcelado)

A SUA PRESENÇA É ESSENCIAL PARA AREGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO LOTEAMENTO

ADÃO CAVALIERI, 61 anos natural de Santo An-dré – SPCARLOS PINTO RODRIGUES, 93 anos natural

de Mogi das Cruzes – SPYVONNE ANDREOLI DE AVILA, 83 anos natu-ral de Santo André – SP

FELICISSIMO FERNANDES, 89 anos natural desta cidade

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

EDITAL DE PROCLAMASSinara Ieda Pizza, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Santa Isabel – SP, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

WENDEL REIS SILVA E MARIA BETÂNIA DO AMOR DIVINO MENDES, ambos brasilei-ros, ele solteiro, natural de Itagibá – BA, filho de Amarildo Fernandes Silva e de Cleonice de Jesus Reis, ela divorciada, natural de Santo Amaro – BA, filha de Adalberto do Amor Divino Mendes e de Maria José Barbosa de Santana, residentes e domiciliados à Rua Ulisses Guimarães nº346 Jardim Eldorado

FRANCISCO GLESIO ARRUDA PINTO E AMANDA BESERRA DA SILVA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de São Luis – MA, filho de Francisco Pinto Filho e de Maria Divina Martins Arruda, residente e domiciliado à Avenida Prefeito Ilario Dassiê nº398 Bairro - Jardim Eldorado, ela natural desta cidade, filha de Roberto Carlos Beserra da Silva e de Sandra Aparecida Franca Almeida da Silva, residente e domiciliada à Rua Alameda das Azaleias nº410 Bairro – Nova Arujá, Arujá – SP

ABANDONO DE EMPREGO JOGER ELETRICA E MECANICA LTDA ME, empresa com sede em Santa ISabel - SP, à Rua Mario Men-des de Camargo, 364 – SL 01 Bairro Centro, CEP 07500-000, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 16.815.038/0001-52, convoca os Srs. FABIO MI-GUEL ACOSTA, CTPS 044093, série 00007 , respectivamente, a comparecer na sede da Empresa no prazo máximo de 24 (vinte e quatro horas) sob pena de configurar aban-dono de emprego, sujeito às penali-dades previstas no art. 482 da CLT.

Cresce a defesa dos concursados da ZambiniPrefeitura adere argumento de defesa dos trabalhadores, de

que a Justiça não pode fechar os olhos para o sagrado direi-

to de ampla defesa

Um ano, três meses e seis dias depois que os concursados pelo Instituto Zambi-ni iniciaram sua defesa, a prefeitura de Santa Isabel deu entrada, no dia 21/03/2018, com o “Agravo Interno em Recurso Especial” para defender os servi-dores atingidos pela sentença que consi-derou nulo o concurso realizado em 2008.

Pela primeira vez a administração de

Santa Isabel utiliza o argumento conside-rado por especialistas o mais significativo de todos e já levantado em dezembro de 2016 por dois advogados de um grupo de professores: Dr. Anderson Bueno e Dr. Matheus Valério para quem “nenhum processo pode terminar sem que todos os envolvidos tenham tido ampla oportuni-dade de defesa”.

“A prefeitura aderiu a única tese de defesa que tem viabilidade no proces-so”, garante Dr. Matheus ressaltando que o simples fato dos funcionários di-retamente citados, ameaçados de perder seus empregos, não terem sido ouvidos no processo já é motivo e suscita a nuli-dade do mesmo.

O processo analisa uma suposta irre-gularidade na licitação do concurso, mas não consta a análise que, por detrás dele, há mais de 200 pessoas trabalhando: “De-las foi solapado o direito sagrado de am-pla defesa”, explica.

Enquanto advogados experientes, como o próprio defensor do Instituto Zambini, Dr.Sepúlveda Pertence, ex-pre-sidente do STF (Supremo Tribunal Fede-ral), não pensou nesta linha de defesa os dois advogados filhos de Santa Isabel acreditaram e, semanas atrás, estiveram em Brasília para defender estes trabalha-dores no STF.

“Fui recebido pela assessora do Minis-tro Og Fernandes, responsável pelo caso e

tive a oportunidade de esclarecer a neces-sidade incluir, nos autos do processo, a defesa dos mais de 200 funcionários que há nove anos trabalham nos cargos que conquistaram por concurso e podem, diante da decisão do Tribunal de Justiça do Estado, serem sumariamente demiti-dos”, explica Dr. Matheus.

Dr. Anderson e Dr. Matheus já en-contraram inclusive um processo idênti-co ao de Santa Isabel já julgado pelo STJ, em que não foram citados todos os envolvidos e a Justiça determinou a nu-lidade de todo o processo. “Esperamos que a Petição da Prefeitura venha acres-centar na defesa dos servidores públi-cos”, finalizam.

Page 5: Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor. ... membros do Supremo Tribunal Federal encontramos praticantes dos ensinamentos

Jornal Ouvidor - Sábado/ 31 de Março de 2018 5

Bruno [email protected]

VerdadesO episódio envolvendo o ex-pre-

sidente Lula é um exemplo claro de fuga da verdade através dos recursos judiciais. Isso se aplica como a mão à luva com o que está ocorrendo em nossa região.

Como é sabido por todos, em ra-zão de uma ação popular movida contra o município de Santa Isabel - que foi julgada procedente em todos os níveis - foi anulada a contratação da empresa Zambini, que promoveu no ano de 2.008 um concurso público do qual resultou a contratação de centenas de pessoas. À época, a então juíza do processo con-cedeu liminar para impedir a realização do concurso, mas o município de Santa Isabel recorreu, conseguiu cassar a limi-nar e o resultado vemos agora: centenas de pessoas serão de-mitidas e o município certamente deverá arcar com todos os danos materiais e morais decorrentes da teimosia de seus agentes, em especial o ex-prefeito Hélio Buscarioli.

Mas temos muito mais casos. No setor da saúde em Santa Isabel, também durante a administração do ex-prefeito Hélio Buscarioli - e com fins visivelmente políticos -, houve inter-venção do município na Santa Casa de Santa Isabel. Em razão de atos e omissões praticados pelos dirigentes nomeados pelo prefeito essa instituição responde hoje a processos trabalhis-tas e de indenização.

Além disso, e em razão de supostas irregularidades, a Receita Federal do Brasil aplicou uma multa no valor hoje atualizado de cinco milhões de reais. O registro imobiliário do prédio da Santa Casa já está bloqueado, e este poderá ser leiloado se procedente a penalidade. E ainda estão pen-dentes os casos das associações de bairros, das organiza-ções sociais contratadas ao tempo da administração do ex--prefeito Padre Gabriel.

A conta de tais irresponsabilidades chegará, cedo ou tarde.O interessante é que, apesar das advertências, as autorida-

des em todo o país, mesmo vendo ex-prefeitos e administra-dores tendo seus bens bloqueados e até mesmo sendo presos, insistem em continuar esse processo de ignorar as normas dos tribunais de contas, fazendo licitações temerárias, praticando nepotismo, contratando empresas inidôneas etc.

Luis Carlos Corrêa Leite

Sabesp presta contas das obras de contrapartidas

Três funcionários do alto esca-lão administrativo da Sabesp esti-veram, na última segunda-feira, em Igaratá para prestar contas do desenvolvimento das contraparti-das assumidas pela empresa por ocasião da assinatura do EIA/Rima da interligação entre as re-presas do Jaguari e Atibainha.

O diretor Silvio Leifert, a ge-rente de projetos Márcia Marti-nelli e o engenheiro Nelson Sil-va Jr. conduziram o Prefeito nas obras do novo Centro de Saúde, previsto para ser entregue em maio desse ano. Já em adiantado processo de acabamento, o local entra agora na construção da área externa onde ficarão o esta-cionamento, área de manobra das ambulâncias e a unidade de coleta das águas de chuva.

Os profissionais da Sabesp relataram ainda o andamento dos demais compromissos, entre eles apresentaram o edital da licita-ção, já aberta, para a contratação da empresa que construirá a Uni-dade Básica de Saúde do Bairro Boa Vista. Outra observação é a contratação da empresa que vai perfurar cinco poços artesianos no município, entre eles o que vai abastecer de água potável o bairro do Bonsucesso, atualmen-te servido por água de superfície. Os demais poços serão perfura-dos em locais a serem definidos.

Outros dois compromissos assumidos, a construção de esca-das hidráulicas em locais do cen-tro da cidade, minimizando a erosão provocada por enxurra-das dependem também de defini-ção dos locais a serem beneficia-

dos pela secretaria de Obras. O último compromisso, a disponi-bilização para o município de um caminhão limpa-fossa, infor-maram que já está em fase de pesquisa visando a licitação.

O prefeito Celso Palau agra-deceu a visita, esclareceu que a atitude da Prefeitura ao solicitar a interdição da interligação não foi causada pelas obras de con-trapartida que, em sua opinião, seguem o ritmo normal, mas pelo tratamento dispensado às estradas vicinais afetadas pela colocação da adutora e pelo trá-fego de veículos pesados utiliza-dos na construção.

Recuperação das estradasNa última quarta-feira o pre-

feito Celso Palau, de Igaratá, atendeu ao convite do presidente da Sabesp e visitou a sede da empresa em São Paulo para dis-cutir a medida que cassou a li-cença de operação do sistema de interligação das represas do Ja-

guari e Atibainha. Palau foi rece-bido pelo presidente Jelson Kel-mann, pelo diretor de serviços Edson Airoldi e por Carlos Edu-ardo Carrela, superintendente de Gestão de Projetos Especiais.

Ao sair do encontro, Palau dis-se que aceitou a proposta que, de-pois de examinada pela Justiça e assinada, poderá liberar a licença de operação da interligação. Pelo acordo, a Sabesp assume o com-promisso de restaurar todas as es-tradas vicinais cuja utilização foi prejudicada pelas obras, em um total de 21 quilômetros de vias: – A empresa se comprometeu a con-tratar um geotécnico para avaliar todos os trechos e elaborar um projeto, inclusive com cronogra-ma de trabalho que terá de ter o aval e o acompanhamento da Pre-feitura. Isso responde às nossas necessidades e, mediante esse compromisso administrativo, não vejo problema em encerrar o lití-gio, conclui o Prefeito.

Saúde mental será tema das entrevistas do OuvidorA primeira entrevis-ta com o Dr. Danilo Blanco, dá início a uma série de temas

que serão debatidos em nossas entrevis-

tas ao vivo napágina oficial no

Facebook doJornal Ouvidor

Nesta semana a depressão foi um dos assuntos importantes abordados nas entrevistas ao vivo do Jornal Ouvidor. A doen-ça que atinge mais de 300 mi-lhões de pessoas no mundo, se-gundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cres-ceu mais de 18% em dez anos. O médico psiquiatra, especialista

em saúde mental, Danilo Blanco respondeu às perguntas do Jor-nal Ouvidor e de internautas so-bre o tema.

A cada 15 dias, o Jornal Ouvi-dor colocará em discussão a Saú-de Mental abordando temas como suicídio, ansiedade, luto e muitos outros assuntos. A primeira en-trevista com o Dr. Danilo Blanco pode ser conferida em nossa pá-gina oficial no Facebook.

Page 6: Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor. ... membros do Supremo Tribunal Federal encontramos praticantes dos ensinamentos
Page 7: Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor. ... membros do Supremo Tribunal Federal encontramos praticantes dos ensinamentos
Page 8: Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor. ... membros do Supremo Tribunal Federal encontramos praticantes dos ensinamentos

8 Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Março de 2018

Page 9: Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor. ... membros do Supremo Tribunal Federal encontramos praticantes dos ensinamentos

Jornal Ouvidor - Sábado/ 31 de Março de 2018 9

Page 10: Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor. ... membros do Supremo Tribunal Federal encontramos praticantes dos ensinamentos

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Março de 2018

O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

CLASS OUVIDORVENDO TERRENO

P/ chácara, 1160m² nas Chácaras Canadá-Monte Negro c/ esc registra-da R$105mil 4656-7206/97281-9106

VENDO TERRENOP/ chácara, 1239m² na chácara Eldo-rado c/ vista p/ represa esc registrada R$80mil 4656-7206/97281-9106

VENDO TERRENOÁrea de 1000m², próx do Monte Negro, plano, excelente local, ape-nas 3km do Centro R$75mil 4656-4383/96139-3980

ALUGA-SE2côm gde nos fundos s/ crianças s/ animais R Juscelino Kubistchek 814 próx ao lar dos velhinhos 4657-5518

VENDO TERRENO429m² R. Presidente Juscelino Ku-bistchek Bº Torre atrás do Dep Caesa 99733-9760

VENDO CASAChac canada suíte c closet +2 dorm, coz, 2salas ,churrasq, fogão a lenha, garagem p/4 carros, jardim R$450mil (11) 4739-1696

VENDO CASAMobiliada, terreno 10x50 Jd. Eldorado R$160mil, a vista c/ escritura 98987-7636/2749-9897

ALUGO CHÁCARAC/ piscina, churrasq e 3dorms atrás da Ultrafarma 98550-5266/2408-1715/2440-1539

VENDOMOTO HONDA XRE 300, ano 2013, branca, semi-nova com baú e reastre-ador: R$ 13.000,00. Tratar: (11) 98355 8545

VENDO OU TROCOCasa c/ piscina Bº Pouso Alegre R$180mil 98498-3307

VENDO CHÁCARA2.000m² cs nova, pomar, à 1km da Est de Igaratá Sta Isabel, próx ao pesquei-ro R$160mil 4657-8499

VENDO TERRENO250m² c/ escritura, Bº Eldorado R$29mil próx à escola 97340-4531

Fibra Ótica jádisponível em Igaratá

A empresa QLink, vencedora da licitação para fornecimento de internet por fibra ótica para a Prefeitura de Igaratá venceu essa sema-na o último obstáculo: a travessia da rodovia D. Pedro I. A parte central da cidade já dispõe dos cabos de fibra em praticamente todas as ruas, segundo a empresa, mais de 26 quilome-tros de cabos já foram instalados em.

A passagem da rede sobre a rodovia D. Pedro I teve de ser autorizada pela conces-sionária Rota das Bandeiras, em razão da faixa de domínio onde estão instalados os postes com o cabeamento de energia, telefo-nia e agora de fibra ótica. Essa ligação per-mitirá, já na próxima semana, o início dos atendimentos para os particulares interessa-dos em contratar os serviços da Qlink.

Ao ultrapassar essa barreira a empresa atendeu a ligação de internet e telefonia para as últimas unidades da administração muni-cipal que ainda estavam isoladas do sistema. Na próxima semana a Creche Municipal e a Escola em Tempo Integral poderão desfrutar da comunicação através da rede mundial de computadores dependendo apenas das insta-lações no interior dos prédios, ainda a cargo dos próprios funcionários da Prefeitura espe-cializados na ligação das redes internas.

Ao comentar a superação dessa barreira o prefeito Celso Palau disse estar satisfeito

com o serviço que a empresa vem prestado nas unidades já atendidas e lamenta a dificul-dade que retardou o atendimento do público: - Isso apenas refletiu a responsabilidade da empresa que não quis gerar expectativas que não poderia atender o tempo desejado. O particular, ao buscar o serviço, quer resposta rápida e eficiente impossível de ser atendida com a limitação imposta pela rodovia.

Os interessados em obter mais informa-ções sobre a tecnologia da fibra ótica podem entrar em contato através dos telefones (11) 3090 0492 ou 11 94757 3696.

Formando Campeões

No último final de se-mana Santa Isabel sediou o Weekend Sports. Organiza-da pela Socobike a compe-tição foi dívida entre corri-da de mountain bike, cujas equipes participaram da Copa São Paulo Penks e também teve atletismo com o Cross Running. Cerca de 500 pessoas entre Santa Isabel e demais cidades da região, participaram da competição que já é refe-rência no calendário espor-tivo do município. Com 18 atletas inscritos, a Biofisio conseguiu lugar em 11 pó-

dios, um aproveitamento aci-ma de 60%.

Ao todo a Biofisio inscre-veu 15 atletas só no atletismo. Os competidores percorreram 7 km passando pelas principais ruas do Centro de Santa Isabel. No mountain bike (Copa São Paulo Penks) a 1º etapa teve entre 41 km (categoria sport) e 75 km (categoria pró). Em maio a cidade de Morungaba sediará a 2º etapa da Copa São Paulo Penks.

Os fisioterapeutas Fabrício Werneck de Oliveira e Milene Adriane Ferreira proprietários

da Biofisio, comemoram a boa colocação de seus atle-tas na competição: “Nosso objetivo é oferecer assesso-ria aos atletas e melhorar ainda mais suas performan-ces e rendimentos nas com-petições. Além de trabalhar-mos na preparação, também possuímos uma equipe de profissionais altamente ca-pacitados para tratar decor-rentes lesões relacionadas a atividade esportiva. Isso tudo tem se revertido em bons resultados para nossos atletas”, pontuam.

Biofisio é referên-cia em prepara-

ção de atletas. Estúdio de Pilates

de Santa Isabel presta assessoria e auxilia no preparo

de atletas para importantes

competições

Page 11: Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor. ... membros do Supremo Tribunal Federal encontramos praticantes dos ensinamentos

Jornal Ouvidor - Sábado/ 31 de Março de 2018 11

Gabriel Dias

Mãe diz que merendaestragada foi servida a alunos

De carne à hortifruti, alimentos perecíveis são descartados por falta de conservação adequada. Mães se

revoltam e Prefeitura nega irregularidades

Nesta semana o Jornal Ouvi-dor recebeu a denúncia de uma mãe alegando que a merenda es-colar que é entregue na Escola Municipal Eufly Gomes, no Centro Residencial, em Arujá, está estragada.

A mãe enviou fotos da carne que ela afirma estar em estado de putrefação: “A alimentação das crianças está um caos. Metade dos hortifruti é jogada no lixo, pois chega em estado deplorá-vel”, reclama a mulher que pede para não ser identificada.

Ela ainda destaca que muitas

vezes as crianças comem a me-renda com parte do cardápio fal-tando, às vezes falta feijão e ou-tras o arroz. “Tudo porque o abastecimento é ineficaz e nunca atende à demanda da escola”.

O vereador e Presidente da Comissão de Educação, Rogério da Padaria (PSD),visitou algu-mas escolas municipais e confir-mou a existência de merenda es-tragada nas unidades de ensino. E os vereadores da Comissão apuram cada denúncia com cui-dado e imparcialidade.

Rogério conta que o setor de abastecimento da Secretaria de Educação garante que avaliou a carne entregue nas escolas e confirmou que alguns pacotes estavam de cor vermelha e ou-tros marrons, mas que ambas podiam ser consumidas. A dife-rença na coloração, suposta-mente, é resultado do excesso de nitrogênio utilizado para congelar e conservar o alimen-

to. Mas os testes feitos pelas nu-tricionistas não indicaram pro-blemas para o consumo. Contudo, as carnes foram rejei-tadas nas escolas e um lote de 220 kg foi devolvido ao forne-cedor que, imediatamente, subs-tituiu por uma nova remessa.

Arujá no Paulista de Judô

Arujá participou no último final de semana, na Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo, da 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Judô.

Doze atletas arujaenses con-quistaram medalhas, sendo 4 de ouro, 6 de prata e 2 de bronze, com destaque para a judoca Ta-

milys Kauani e para Alexandre Ricardo que voltaram para casa com ouro no individual e bronze no absoluto.

Sensei Edson agradeceu o apoio da secretaria de Esportes de Arujá e declara estar muito contente e honrado em poder re-presentar novamente o municí-pio, incentivando o esporte.

Page 12: Ouvidor · Leia no Pé do Ouvido e assista a entrevista completa no facebook e site do Jornal Ouvidor. ... membros do Supremo Tribunal Federal encontramos praticantes dos ensinamentos

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Março de 2018

Bruno [email protected]

Luizão conquistamelhorias para Ouro FinoA Prefeitura de Santa Isabel atendeu o pe-

dido do vereador e já executou a manuten-ção da Estrada para

o Bairro Pedra Branca

No mês passado, os moradores do Bairro Ouro Fino encontraram no vere-ador Luizão Arquiteto (PR) a referência de aten-dimento e acolhimento de pedidos, reclamações e su-gestões. “Sêu José e sua esposa Dona Ana, mais o Policial Militar Sérgio Ro-berto, me pediram para in-terceder por melhorias nas condições das estradas, o que prontamente o fiz”, re-corda Luizão.

Nesta semana, em comi-tiva, vereador e moradores percorreram o trajeto diaria-mente utilizado pelos estu-dantes da EMEI Teiji Kita. A Estrada para a Pedra Branca agora está mais larga em de-corrência da poda do mato,

mais segura em razão do nivela-mento e cascalhamento, feitos pela equipe da secretaria de Ser-viços Municipais que, imediata-mente, respondeu ao ofício en-viado pelo parlamentar.

“O secretário Rodrigo But-terby se comprometeu a aten-der o meu pedido e cumpriu com a sua palavra e o prazo de execução de serviço. Assim vale a pena trabalhar, nós re-passamos as demandas da po-pulação e a Prefeitura atua para sanar os problemas. É mais do

que fazer política, é fazer va-ler a confiança depositada em todos nós pela população que nos elegeu”, diz Luizão.

Os moradores parabeni-zaram tanto o vereador, quanto a prefeita Fábia Porto que atendeu aos pedidos do povo, repassados em forma de ofício, pelas mãos de Lui-zão Arquiteto. “Não nos es-quecemos que a rotatória também foi conquista do Luizão e é boa para todos nós”, recordou José.

O que você querdeixar na Páscoa?

O Feriado de Páscoa chegou e a empresa Terra Plana tem uma pergunta im-portante para fazer: “Quais lembranças você quer dei-xar para Santa Isabel?”

A coleta de lixo segue o funcionamento normal, bairros atendidos, sujeira recolhida. Como a cidade recebe muitos visitantes, a empresa destaca que mais do que duplica o volume de lixo recolhido nesta época, por isso é importan-te contar com a colabora-ção de todos.

“Quem recolhe o seu lixo também tem família, também tem uma história de vida. Por isso, nesta Pás-coa, vamos pensar mais no próximo, JOGAR O LIXO

NO LIXO para garantir me-lhores condições para estes trabalhadores”, dizem os téc-nicos em Segurança do Tra-balho da Terra Plana.

Os trabalhadores envolvi-dos na coleta de lixo contam com a população para acabar com os riscos provocados pela falta de cidadania.

Os funcionários da Terra Plana pedem apoio da popu-

lação para que despeje o lixo somente dentro da li-xeira e denuncie os catado-res de reciclagem que es-palham a sujeira, pois espalhar o lixo é colocar o próprio bairro em risco atraindo animais perigosos e proliferadores de doen-ças. Para mais informa-ções, o WhatsApp da Terra Plana é (11) 994130-3928.

Terra Planadeseja a todos

Feliz Páscoa

18 anos de PaixãoAmai o próximo como a ti

mesmo foi o tema do 18º es-petáculo “A Paixão de Cristo”

em Santa Isabel que marcou a despedida de Emerson Bicu-do. O ator dedicou anos de

sua vida a peça

Há exatos 18 anos um grupo de atores amadores percorriam as ruas de Santa Isa-bel e de porta em porta arrecadavam moe-das entre os moradores da cidade para conseguir comprar os figurinos e enfeites da peça “A Paixão de Cristo”. De lá para cá, o espetáculo se tornou tradição no ca-lendário isabelense. A peça que no início tinha 10 atores, hoje conta com mais de 60 e a cada ano atrai uma multidão de es-pectadores.

Com o tema “Amai ao próximo como a ti mesmo”, a peça colocou em cena a desigualdade social que tem atingido mi-lhares de pessoas em todo o mundo: “Sen-timos que era preciso trazer para o espetá-culo estes assuntos de mostrar para as pessoas que é preciso respeito entre elas, independente de preferências políticas,

gênero, raça e ou cor”, disse o diretor e ator da peça Emerson Bicudo.

Aos pés da Praça 1832 na Igreja Ma-triz, o público de pouco mais de quatro mil pessoas se emocionou e vibrou com cada cena do espetáculo e seus efeitos es-peciais. Neste ano o espetáculo somou com o pessoal do figurino e bastidores uma equipe de 130 pessoas envolvidas di-retamente com os preparativos da peça.

Essa foi a última aparição em cena dos atores Emerson Bicudo e Rogério Saraiva que após 18 anos se despedem do espetá-

culo. Os veteranos saem de cena para dar espaço aos novos atores que a cidade tem formado, mas garantem que continuarão a trabalhar na promoção da cultura, a fim de tornar Santa Isabel referência no teatro de rua. “Começaremos já na próxima segun-da-feira as oficinais da nossa companhia de teatro e formaremos novos atores nesta cidade”, pontuam.

Na página oficial do Jornal Ouvidor no Facebook você confere a entrevista com-pleta com o elenco da peça “A Paixão de Cristo”.

Judocas de Santa Isabel

na copaAtletas da Associação de Judô No

Tomodachi participaram de duas im-portantes competições: a Copa São Paulo de Judô, realizada no dia 17/03, e a Copa São Paulo Aspirante de Judô no dia 24/03/2018.

As competições contaram com atletas de todo o Brasil, os isabelen-ses que conquistaram o bronze são os judocas Luís Eduardo - Sub 11 Médio; Lucas G. de Matos - Sub 15 S Pesado e Felipe Batista - Sub 15 Meio Leve, que disputaram cada luta com garra e determinação.

“Agora se preparam para o Cam-peonato Paulista Fase Regional que acontecerá em Santa Isabel no dia 07/04/2018. Nathaly Galvão, Manue-le Barbosa, Leonardo Batista e João Miguel Antunes, lutaram muito bem, mas não conseguiram seguir na com-petição. Estão todos de parabéns”, diz o sensei Rogério Souza.