| [email protected] ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A...

12
www.metrojornal.com.br | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @MetroJornal_VIX Governo espera o fim da fila do INSS em outubro Corrida contra o tempo. Medida provisória publicada ontem prevê a contratação por um ano de mais de 7 mil aposentados do INSS ou militares da reserva para analisar pedidos de benefícios que estão em atraso. Expectativa é que o trabalho comece em abril PÁG. 05 O SOM, A FÉ E A FORÇA DE TUNICO CARIOCA DE ORIGEM, CAPIXABA POR PAIXÃO, COMPOSITOR LANÇA NOVO EP NA SEXTA-FEIRA PÁG. 07 MÍN: 23°C MÁX: 29°C ESPÍRITO SANTO Terça-feira, 3 de março de 2020 Edição nº 1.439, ano 6 RECICLE A INFORMAÇÃO: NÃO JOGUE ESTA PUBLICAÇÃO NAS VIAS PÚBLICAS. PASSE ESSE JORNAL PARA OUTRO LEITOR. Brasil tem 433 casos suspeitos de Covid-19 Netanyahu sai na frente na eleição em Israel Jesus ainda estuda qual time escalará na estreia Mudança no método de apuração das ocorrências eleva número. País tem dois casos confirmados PÁG. 04 Boca de urna põe partido do atual primeiro-ministro na frente e próximo de formar maioria PÁG. 06 Flamengo terá quatro desfalques. Maior dúvida do técnico está na substituição do laterial Rafinha PÁG. 12 Alerta é maior para nove cidades; 457 pessoas estão fora de casa PÁG. 03 ALERTA DE CHUVA FORTE CONTINUA Rua Beira Rio, no bairro Vila Rica, um dos mais afetados pela enchente em Cariacica CHICO GUEDES

Transcript of | [email protected] ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A...

Page 1: | leitor.gv@metrojornal.com.br ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A REDAÇÃO EXPEDIENTE leitor.vetroornal.co.br-6 COMERCIAL:-1737 Filiado ao Metro

www.metrojornal.com.br | [email protected] | www.facebook.com/metrojornal | @MetroJornal_VIX

Governo espera o fim da fila do INSS em outubroCorrida contra o tempo. Medida provisória publicada ontem prevê a contratação por um ano de mais de 7 mil aposentados do INSS ou militares da reserva para analisar pedidos de benefícios que estão em atraso. Expectativa é que o trabalho comece em abril PÁG. 05

O SOM, A FÉ E A FORÇA DE TUNICOCARIOCA DE ORIGEM, CAPIXABA POR PAIXÃO, COMPOSITOR LANÇA NOVO EP NA SEXTA-FEIRA PÁG. 07

MÍN: 23°CMÁX: 29°C

ESPÍRITO SANTO Terça-feira,3 de março de 2020Edição nº 1.439, ano 6

RECI

CLE

A IN

FORM

AÇÃO

: NÃO

JOG

UE

ESTA

PU

BLIC

AÇÃO

NAS

VI

AS P

ÚBL

ICAS

. PAS

SE E

SSE

JORN

AL P

ARA

OU

TRO

LEI

TOR.

Brasil tem 433 casos suspeitos de Covid-19

Netanyahu sai na frente na eleição em Israel

Jesus ainda estuda qual time escalará na estreia

Mudança no método de apuração das ocorrências eleva número. País tem dois casos confi rmados PÁG. 04

Boca de urna põe partido do atual primeiro-ministro na frente e próximo de formar maioria PÁG. 06

Flamengo terá quatro desfalques. Maior dúvida do técnico está na substituição do laterial Rafi nha PÁG. 12

Alerta é maior para nove cidades;457 pessoas estão fora de casa PÁG. 03

ALERTA DE CHUVA FORTE CONTINUA

Rua Beira Rio, no bairro Vila Rica, um dos mais afetados pela enchente em CariacicaCHICO GUEDES

Page 2: | leitor.gv@metrojornal.com.br ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A REDAÇÃO EXPEDIENTE leitor.vetroornal.co.br-6 COMERCIAL:-1737 Filiado ao Metro

ESPÍRITO SANTO, TERÇA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2020www.metrojornal.com.br 02| FOCO

1FOCO

A Sesa (Secretaria de Esta-do da Saúde) recebeu ontem mais cinco amostras de pa-cientes que se enquadram nos protocolos do Covid-19. Quatro delas foram analisa-das e apresentaram negati-va para a presença dos vírus da influenza A e B e para sin-cicial respiratório, e por isso serão encaminhadas para o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro. A quinta amostra ainda está em análise no Lacen (Laboratório Central do Espírito Santo)

Com estas novas notifi-cações, o estado contabiliza seis casos suspeitos de coro-navírus (incluindo a amostra que já estava na Fiocruz). To-dos os pacientes são residen-tes da Grande Vitória. Em todos os casos suspeitos regis-trados no estado, os pacien-tes apresentam histórico de viagem recente a um dos paí-

ses relacionados nos critérios do Ministério da Saúde pa-ra definição de caso suspeito do Codiv-19.Eles apresentam quadro clínico leve, sem si-nais de gravidade, sendo indi-cado o isolamento domiciliar.

Os dados da Secretaria es-tadual de Saúde têm diver-gência com os do ministério da Saúde, que registra cinco casos suspeitos. METRO

Quatro amostras serão encaminhadas

para a Fiocruz | IOC FIOCRUZ

Coronavírus. Amostras de mais 5 pessoas com casos suspeitos são analisadas

Editado e distribuído por Metro Jornal S/A. Endereço: Avenida Presidente Costa e Silva, 60, Bairro República, CEP 29070-150, Vitória (ES). O Metro Jornal Espírito Santo é impresso na Gráfica Metro.

EXPEDIENTEFALE COM A REDAÇÃ[email protected](27) 2124-3426

COMERCIAL: (27) 3334-1737

Filiado ao

O Metro Jornal circula em 21 países e tem alcance diário superior a 18 milhões de leitores. No Brasil, é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. É publicado e distribuído gratuitamente de segunda a sexta na Grande São Paulo e Espírito Santo.

Metro Jornal Espírito Santo: Diretor de Jornalismo: Antonio Carlos Leite (MTB: 20074-82). Editora: Marcelle Secchin. Editores de Arte: Daniel Lopes, Tiago Galvão e Cleber Machado. Diretor-geral: Carlos Canelas Magalhães.

Entidades que trabalham pelo direito dos atingidos pelo rompimento da barra-gem da Samarco, em Maria-na (MG) há quatro anos, re-forçam que o pagamento de indenizações e a contrata-ção das assessorias técnicas são questão que não estão condicionadas ao encerra-mento dos cadastros pela Fundação Renova, responsá-vel pelo cumprimento dos programas de reparação e compensação dos impactos da lama do rio Doce.

O assunto ganhou força nas duas últimas semanas após uma reunião realizada entre o juiz da 12ª Vara Fe-deral em Minas Gerais e um grupo de quatro atingidos e que motivou a nota assina-da pelas defensorias públi-cas e ministérios públicos federal e estaduais.

Vídeos que circularam nas redes sociais após a re-união, mostram atingidos passando um abaixo-assi-nado em que pedem o fim do cadastro de novos im-pactados e também abrem mão do apoio das assesso-rias técnicas, que estão sen-do contratadas para auxi-liar os atingidos.

A artesã Terezinha Guez, de Baixo Guandu, partici-pou da reunião. O objetivo

do encontro, segundo ela, foi buscar respostas a res-peito da demora no rece-bimento de indenizações. “Depois da conversa com o juiz, o que entendemos é que vamos ter que parar o cadastro para todo mundo receber”, afirma.

O encerramento dos ca-dastros e o valor a ser pago pelas assessorias técnicas es-tão nas mãos da Justiça, de-cisões que devem ser toma-das nas próximas semanas. A 12ª Vara Federal foi procu-rada, mas não deu retorno.

A Samarco pediu, no fim do ano passado, o fim de novos cadastros de atin-gidos, por considerar que já se passaram quatro anos

do rompimento. Na semana passada, enti-

dades que defendem o direi-to dos atingidos, como MPF e Defensoria Pública, fize-ram reunião em Linhares para reafirmar o importan-te papel das assessorias téc-nicas e para reforçar que o desenvolvimento dos pro-gramas socioeconômicos não estão atrelados ao en-cerramento do cadastro.

A Renova afirmou que o programa de cadastro con-tinua existindo, analisan-do as solicitações já feitas. E reafirma que aqueles que ti-veram, comprovadamente, impacto direto e realizaram o cadastro serão atendidos.

LETÍCIA ORLANDI / METRO ES

Lama da Samarco. Entidades explicam que o pagamento não está condicionado ao encerramento do cadastro de atingidos

Indenização não depende do fim de cadastro

Morreu ontem o cirurgião capixaba Francisco Mazzi-ni, 66 anos. Ele estava inter-nado em estado grave com infecção generalizadam na UTI de um hospital em Can-cún, no México, após cor-tar o braço em um coral en-quanto nadava, e contrair uma bactéria. O médico foi passar o Carnaval em Can-cún, com a esposa, a pedia-tra Rachel Mazzini.

A morte de Francisco foi confirmada pelo filho Vic-to Mazzini. Ele está no Pa-

namá, a caminho do Méxi-co, junto com o irmão Enzo, para encontrar a mãe e ini-ciar os trâmites legais e pro-videnciar o traslado do cor-po do pai para o Brasil.

Para custear os gastos com a internação de Maz-zini no México, a família iniciou uma “vaquinha” online. Até a noite de on-tem, já tinha arrecadado R$ 68.301,76 de 283 apoia-dores. Para contribuir é só acessar o link http://vaka.me/920407. METRO

Capixaba. Morre médico que pegou bactéria em Cancún

Deputados estaduais de-cidiram, ontem, unificar os dois projetos de lei que tratam sobre a seguran-ça para motoristas de apli-cativos. As medidas estão em uma pauta de reivin-dicações apresentada pe-los motoristas nas últimas semanas.

O texto do projeto vai

prever a obrigatoriedade da identificação do usuário do transporte, com dados pessoais e foto do passa-geiro, além de prever que as empresas indenizem o motorista que sofrer quais-quer danos causados por passageiros. O projeto de-ve ser votado na próxima semana. METRO

Aplicativo. Projeto prevê mais segurança para motoristas

Jovens Valores

1.835 vagas de estágio

O novo edital do Programa Jovens Valores vai ofertar 1.835 vagas de estágio em 2020. As inscrições estarão abertas a partir do dia 10 de março. A oferta de 835 vagas será exclusivamente

para estudantes do ensino médio da Rede Estadual, que estejam

matriculados em escolas de tempo integral com

carga horária de 7 horas/dia e também para alunos

do tempo parcial que peçam transferência para essa oferta. O candidato precisa ter, no mínimo, 16 anos de idade, estar

matriculado, frequentando regularmente uma

instituição de ensino e não possuir vínculo

empregatício. É necessário também estar cadastrado

no site www.jovensvalores.es.gov.br. O estágio tem

carga horária de 20 horas semanais, bolsa mensal no valor de R$ 619,91 e

vale-transporte.

Comunidade foi atingida por lama do rio Doce há quatro anos | CHICO GUEDES

Governo e policiais voltam a discutir reajuste salarialRepresentantes da Frente Unificada pela Valorização Salarial das polícias Militar, Civil e Bombeiros se reuni-ram ontem mais uma vez pa-ra tentar chegar a um acor-do sobre o reajuste salarial.

A reunião começou no

início da tarde e até 22h de ontem ainda não havia ter-minado. Nos primeiros en-contros, o governo oferecia 4% de aumento ao ano, nos próximos três anos, mas o grupo também pedia a in-corporação da escala espe-

cial, o que representa mais 5% de aumento no salário.

Na reunião da última quinta-feira, o governo ha-via mantido os 4% ao ano, mas garantido mais 4% de aumento diferencial para a carreira de soldado. METRO

Dólar

+ 0,13% (R$ 4,487)

Bovespa

+ 2,36%(106.625 pts)

Euro

+ 0,94% (R$ 4,987)

Selic

(4,25% a.a.)

Salário

mínimo

(R$ 1.045)

Cotações

Page 3: | leitor.gv@metrojornal.com.br ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A REDAÇÃO EXPEDIENTE leitor.vetroornal.co.br-6 COMERCIAL:-1737 Filiado ao Metro

ESPÍRITO SANTO, TERÇA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2020www.metrojornal.com.br {FOCO} 03|

Defesa Civil. Pelo menos 457 pessoas estavam fora de casa até a noite de ontem. Há alerta de chuvas intensas para 61 municípios

Chuva: nove cidades estão com alerta de risco altoNove municípios do estado continuam sob risco alto ou muito alto para chuvas e des-lizamentos de terra, segundo a Defesa Civil Estadual. Tam-bém há alerta de chuvas in-tensas em 61 municípios ca-pixabas. Em Vila Velha, onde 26 pessoas tiveram que dei-xar suas casas ontem, o ris-co é considerado muito alto para chuvas. Já em Alfredo Chaves, Anchieta, Fundão, Cariacica, Vitória, Pancas, Guarapari e Viana, o risco é considerado alto. Outras re-giões do estado estão sob alerta moderado. Até a noite de ontem, a Defesa Civil con-tabilizava 457 pessoas fora de casa devido às chuvas. Só em Alfredo Chaves eram 250.

Em Cariacica, o corpo de um homem foi encontrado ontem pela manhã na zo-na rural, possivelmente víti-ma de afogamento. Ele teria saído de carro para socorrer um amigo durante as chuvas

e foi levado pela correnteza. No município, foram re-

gistradas 34 ocorrências por desabamento de muros e 27 por deslizamentos. Diversos bairros registravam alaga-mentos, entre eles: Vila Rica, Itacibá, Nova Rosa da Penha, Itaquari, Bela Vista, Apareci-da e Campo Grande.

Em Vila Velha, alagamen-tos tomavam contas de ruas nas regiões da Grande Terra Vermelha, Cobilândia e Pon-ta da Fruta. Uma casa de três andares precisou ser interdi-tada, em Vila Garrido, após a laje do último pavimento de-sabar. Também foram regis-tradas quedas de muros.

Já em Viana, os princi-pais pontos de alagamento foram nos bairros Tanque, Coqueiral de Viana, Baía Nova, Vila Bethânia, Santo Agostinho , Morada de Be-tânia, Canaã, Bom Pastor e Nova Bethânia. Houve des-lizamentos de terra em vá-

rios bairros e duas famílias precisaram ser resgatadas de helicóptero em Baía No-va, totalizando 11 pessoas.

Novas enchentes

No interior, municípios afe-tados pelas chuvas de janei-

ro também voltaram a re-gistrar ocorrências, ontem. Em Iconha, deslizamentos de terra e alagamentos im-pediam o acesso a vários bairros e distritos, como Santo Antônio, Nova Espe-rança, Córrego Cecília, Pe-

dra D’água e Palmital. Em Duas Barras, a ponte foi le-vada, deixando a comunida-de sem acesso.

Em Anchieta, o dique de Limeira rompeu, alagando casas e deixando parte da comunidade ilhada. Até a

noite, o número de desalo-jados ainda não havia sido contabilizado.

Em Marechal Floriano, o rio Jucu e o rio Fundo subi-ram, alagando ruas do cen-tro e do interior. Vinte pes-soas estão desabrigadas.

No norte do estado, fo-ram registrados alagamen-tos em Fundão, Itarana e Nova Venécia. Em Pancas, 72 pessoas tiveram que dei-xar suas casas. Uma peque-na represa no distrito de Vi-la Verde rompeu.

Pontos da BR-262 e da BR-101 tiveram interdições ao longo do dia. O tráfego no Km 299 da BR-101, em Via-na, era realizado pelas vias centrais e, no Km 327, em Guarapari, o trânsito seguia por uma faixa no sentido Vi-tória, devido a alagamento.

Previsão de mais temporais

Em Marechal Floriano, o rio

transbordou | FOTO LEITOR

Deve voltar a chover forte ho-je, em quase todo o estado, e há previsão de chuva volumo-sa sobre o Sudeste para todo o mês de março. Ontem, Fun-dão registrou o maior acumu-lado de chuvas no estado em 24 horas: 272,6 mm. Em se-guida, Vila Velha teve 199,4 mm. Já em Alfredo Chaves, choveu 198,2 mm. A média para todo o mês de março no estado era de 150mm a 175 mm, segundo o Climatempo.

O Inmet (Instituto Nacio-nal de Meteorologia) emitiu alerta de “grande perigo” de chuvas, válido até 10h de ho-

je, para 61 municípios nas re-giões da Grande Vitória, Ser-rana, Litoral Sul, Caparaó, Centro-Oeste e Nordeste. Nes-ses locais, há possibilidade de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia e grandes riscos de transborda-mento de rios e deslizamen-tos. Nos demais municípios, o alerta válido para hoje é de “perigo potencial”.

Amanhã, o sol deve voltar a aparecer em quase todo o estado, mas a partir da tarde podem ocorrer novas panca-das de chuva, de acordo com o Climatempo. METRO

Moradores de Cariacica fecham ruas em protesto

No final do dia, equipe limpou a

rua São Jorge | FOTO LEITOR

Em protesto contra os pre-juízos provocados pelas chuvas, moradores de Ita-cibá e Itanguá, em Cariaci-ca, fecharam várias vias de acesso a esses e outros bair-ros da região. Pela manhã, na rua Clarício Alves Ribei-ro, em Itanguá, a população ateou fogo em móveis des-truídos pelos alagamentos provocados pelas chuvas da noite de domingo e madru-gada de ontem.

A rua São Jorge, que li-

ga Itacibá a Nova Brasília, também foi bloqueada em pelo menos seis pontos por quase 10 horas. Os ônibus que circulam pela região tiveram que desviar suas rotas. A pista só foi libera-da por volta das 19 horas, quando equipes de limpe-za da prefeitura de Cariaci-ca estiveram no local para fazer a limpeza. A Ceturb--ES informou que o siste-ma operou normalmente no local. METRO

Trecho da Rio Branco deve ser entregue no 2º semestre

Pista terá mão única no sentido avenida Leitão da Silva |CHICO GUEDES

O trecho da avenida Rio Branco, na frente do Institu-to Federal do Espírito Santo, em Vitória, que está interdi-tado desde agosto de 2018, deve ser liberado no segun-do semestre deste ano. Após finalizadas as obras, a pis-ta vai passar a ser mão úni-ca no sentido avenida Leitão da Silva.

Segundo o DER-ES (Depar-tamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo) as obras no local estão em fa-ses iniciais. Serão feitas re-composição de galerias e me-lhoramentos na via, que tem 200 metros e vai da altura do supermercado Carone e do Ifes até a rotatória com a rua Elias Tomasi Sobrinho.

Desde a entrega das obras de conclusão da Lei-tão da Silva, em dezembro de 2019, o acesso para a ave-nida Rio Branco passou a ser feito por uma nova via cons-truída dentro do terreno da Escola Estadual Desembar-gador Carlos Xavier Paes Barreto. A interdição do tre-cho não impacta diretamen-

te o trânsito na região. Du-rante o período de obras, os motoristas passam a utilizar as avenidas paralelas.

Procurada pela reporta-gem, a prefeitura de Vitória informou que as melhorias no local fazem parte das obras da avenida Leitão da Silva, realizadas pelo DER.

METRO

PRISCILLA THOMPSON METRO ESPÍRITO SANTO

Bairro Vila Rica, em Cariacica,

foi um dos mais prejudicados Ontem, várias ruas ainda permaneciam alagadas em Cariacica

FOTOS: CHICO GUEDES

Page 4: | leitor.gv@metrojornal.com.br ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A REDAÇÃO EXPEDIENTE leitor.vetroornal.co.br-6 COMERCIAL:-1737 Filiado ao Metro

ESPÍRITO SANTO, TERÇA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2020www.metrojornal.com.br 04| {BRASIL}

O número de casos suspei-tos de infecção pelo novo co-ronavírus aumentou 71,8% no país e passou de 252 ocorrências no domingo pa-ra 433 ontem. Os dados são do Ministério da Saúde.

O Brasil segue com dois casos confirmados de co-

vid-19 – que são importa-dos, uma vez que os pacien-tes foram contaminados na Itália – e já descartou 162 notificações após exames.

O balanço divulgado on-tem mostra que existem quatro suspeitas no Norte do país, que até aqui era a

única região que não havia registrado nenhum caso.

Entre as razões para o crescimento está uma mu-dança na metodologia. Pa-ra dar resposta mais rápida à doença, os estados foram capacitados para fazer a de-tecção e, desde ontem, es-

tão consolidando os dados sobre os casos, que não pre-cisam mais ser reavaliados pelo governo federal.

Apesar do aumento, o mi-nistério afirmou que não há evidências de que o novo co-ronavírus esteja circulando no país e que a população

deve continuar tomando os mesmos cuidados de saúde, como lavar bem as mãos.

Há uma divergência em relação aos dados do Espírito Santo. A secretaria estadual da Saúde aponta seis casos suspeitos, e o ministério re-gistra cinco. METRO

Covid-19. Número cresceu 71,8% na comparação com o domingo em função de mudança na metodologia. Governo diz que não há evidência de que vírus circula no Brasil, que segue com dois casos confirmados, importados da Itália

Brasil registra 433 casos suspeitos de coronavírus

‘Moram ali para gastar menos com cocô e xixi’

Carros foram parar dentro de córrego em Realengo | REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O prefeito do Rio de Janei-ro (RJ), Marcelo Crivella (Re-publicanos), declarou que a população tem culpa pelas graves consequências do tem-poral do último fim de sema-na. A chuva provocou diver-sos estragos e quatro mortes – sendo três na capital e uma na Baixada Fluminense.

No domingo, em uma re-união para tratar das ações da prefeitura e que foi transmitida ao vivo pela in-ternet, Crivella disse que a população “gosta” de morar perto de áreas de risco pa-

ra economizar com “tubos” para descartar “cocô e xixi”.

O prefeito também dis-se que a população prefe-re morar próxima de rios e córregos para poder jogar o lixo e esgoto nos cursos d’água e, por isso, tem “cul-pa” nas enchentes.

Crivella esteve ontem em Realengo, na zona oeste – bairro com maior núme-ro de ocorrências. Enquanto dava entrevista para jorna-listas, o prefeito foi atingi-do na cabeça por bola de la-ma atirada por um morador.

Mortes

Em alguns bairros da zona oeste do Rio choveu em uma hora mais do que o espera-do para todo o mês de mar-ço. Foram duas mortes na região: um homem soterra-do e uma mulher eletrocu-tada. Outro homem morreu afogado na zona norte e um idoso morreu soterrado em Mesquita, na Baixada Flu-minense. Um jovem está de-saparecido em Queimados, também na Baixada. A previ-são é de mais chuvas fortes nos próximos dias. METRO

“Todas as encostas lá são perigosas, mas aonde descem as águas, predominantemente chamado talvegues, as pessoas gostam de morar ali perto porque gastam menos tubo para colocar cocô e xixi e ficar livre daquilo. Essas áreas são muito perigosas.”

MARCELO CRIVELLA, PREFEITO DO RIO

Segurança volta a operarno Ceará com fim de motimO serviço de Segurança Pú-blica do Ceará retomou on-tem a sua operação normal após o fim do motim dos po-liciais militares. Os batalhões que estavam bloqueados fo-ram reabertos e as viaturas que haviam sido danifica-das pelos manifestantes vol-taram a circular pelo estado.

Os policiais amotinados

assinaram ontem o acordo que colocou fim às paralisa-ções que duraram 13 dias. O texto prevê a criação de uma comissão permanente – for-mada por representantes dos três poderes – para acompa-nhar as reivindicações dos policiais, mas não abre possi-bilidade para anistias, como queriam os manifestantes.

A comissão também vai acompanhar os processos administrativos contra os policiais amotinados, que podem até gerar expulsões.

A Justiça do Ceará deter-minou ontem a soltura dos 43 policiais militares que ha-viam sido presos por deser-ção porque não se apresenta-ram ao trabalho. METRO

Ao menos 13 pessoas mor-reram no naufrágio da em-barcação Anna Karoline 3, que levava passageiros de Santana, no Amapá, para Santarém, no Pará.

O acidente foi registra-do na madrugada de sába-do, mas o número oficial de mortos só foi divulgado na noite do domingo. As equi-pes de socorro conseguiram

resgatar 46 pessoas com vi-da e pelo menos outras 23 estão desaparecidas. O dado não é preciso porque não ha-via controle de passageiros.

O Corpo de Bombeiros do Amapá afirmou ontem que não tem recursos materiais nem financeiros para retirar a embarcação do fundo do rio. A polícia abriu inquérito para investigar o acidente. METRO

Rio Amazonas. Naufrágio deixa 13 mortos no Amapá

INVESTIGAÇÕES PELO PAÍSNúmero de casos suspeitos por estado

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

162 casos descartados

AM PA RO AL BA CE MA PA PB PI RN SE ES MG RJ SP DF GO MS MT PR SC RS

Norte Nordeste Sudeste Centro-Oeste Sul

1 1 11 1 5 5

4842

36

73

12

163

3 39 6 6 72 2 24

2 casosconfirmados(ambos em São Paulo)

433casos suspeitos

Mais informações na página 05

A Justiça de Mato Grosso do Sul autorizou a transferência de Adélio Bispo para unidade prisional adequada para o seu tratamento médico. A decisão sobre onde o esfaqueador de Jair Bolsonaro será internado cabe ao juiz de origem do ca-so, em Juiz de Fora (MG). Adé-lio foi considerado incapaz de responder pelo ato. METRO

Adélio. Justiça dá aval para transferência

Escolas de SP pedem ‘quarentena’Escolas particulares da cidade de São Paulo en-viaram comunicado aos pais recomendando que alunos que foram recen-temente a países com ca-sos confirmados de co-vid-19 ficassem em casa por 14 dias, mesmo sem sintomas. A lista inclui 16 países, como China, França, Itália e Japão. 

Entre as escolas estão Pueri Domus, Porto Se-guro, St. Paul’s School, Oswlad de Andrade, Mi-guel de Cervantes, Ave-nues e Maple Bear.

A assessoria de im-prensa da Secretaria de Estado da Saúde infor-mou que não recebeu do ministério orientação para quarentena.

“Do ponto de vis-ta de saúde pública, se uma pessoa chega de fo-ra sem nenhum sinal da doença, ela não tem por que ser retida”, afir-mou ontem o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. METRO E

BANDNEWS FM

Mesmo sem sintoma

Page 5: | leitor.gv@metrojornal.com.br ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A REDAÇÃO EXPEDIENTE leitor.vetroornal.co.br-6 COMERCIAL:-1737 Filiado ao Metro

ESPÍRITO SANTO, TERÇA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2020www.metrojornal.com.br {ECONOMIA} 05|

Welch liderou a GE nas décadas de

1980 e 1990 | BROOKS KRAFT/GETTY IMAGE

Mercado espera medidas de estímulo

pelo mundo | SPENCER PLATT/GETTY IMAGES

Em dia de retomada global do apetite por risco, o Ibovespa fechou em alta de 2,36%, aos 106.625,41 pontos. Já o dólar subiu 0,13%, a R$ 4,4868, no-vo recorde nominal.

A indicação de que as eco-nomias avançadas estão dis-postas a agir em contraponto à desaceleração da ativida-de ocasionada pelo coronaví-rus deu suporte a um dia de recuperação global. Em No-va York, o Dow Jones subiu 5,09% e o S&P 500, 4,6%.

“A pressão de alta devido à expectativa da ação dos ban-cos centrais vai se contrapor às eventuais notícias negati-vas sobre a expansão do coro-navírus e sobre o impacto des-sa expansão na economia”, diz o estrategista-chefe da Le-vante, Rafael Bevilacqua.

Os ministros das Finan-ças e os presidentes dos bancos centrais dos países do G7 realizarão telecon-ferência hoje para discutir resposta conjunta. METRO

Mercado. Bolsa fecha em alta de 2,36%; dólar vai a R$ 4,49

‘Gestor do século’. Jack Welch morre aos 84 anos

Coronavírus faz OCDE cortar projeções para economia globalA OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvi-mento Econômico) reduziu a sua previsão para o cres-cimento global em 2020 de 2,9% para 2,4%, de olho nos impactos econômicos do coronavírus. Este é o nível mais baixo desde 2009.

Para a entidade, o PIB mundial pode ser até mes-mo negativo no primeiro trimestre deste ano e o cres-cimento cair para 1,5% em 2020, caso a epidemia se

agrave. “Os governos pre-cisam agir com rapidez e força para superar o coro-navírus e seu impacto eco-nômico”, defende a OCDE.

Entre as medidas para a contenção dos impactos econômicos do coronavírus, a OCDE destaca a necessida-de de apoiar as economias de baixa renda e aumentar os estímulos fiscais, além de relaxamentos monetá-rios em países com espaço para tal. Entre eles, a enti-dade destaca o Brasil.

Para 2021, porém, a pro-jeção de crescimento global foi elevada de 3,0% para 3,3%.

METRO COM ESTADÃO CONTEÚDO

Classificado como “gestor do século”, após liderar a General Electric nas décadas de 1980 e 1990, John F. Welch Jr. mor-reu, no domingo, aos 84 anos por insuficiência renal. Sob o comando de Jack Welch, a GE se tornou a maior empre-sa de capital aberto dos EUA. Em 1999, a Fortune apontou Welch como “gestor do sécu-lo” e, em 2000, o Financial Ti-mes deu à GE o título de “A empresa mais respeitada do mundo”. METRO

2,4%é nova projeção da entidade para o crescimento do PIB mundial neste ano, o menor nível desde 2009

O governo prevê lançar até 20 de março o edital de con-tratação temporária de mili-tares da reserva e servidores aposentados para reforçar o atendimento no INSS. A ex-pectativa é que a seleção seja concluída e os contratos assi-nados entre 13 e 17 de abril.

Serão 7.400 vagas para o INSS e 820 para outros ór-gãos da Secretaria Especial de Previdência e da Secreta-ria de Gestão de Pessoas.

Segundo o presidente do INSS, Leonardo Rolim, há 1,883 milhão de bene-fícios na fila, com prazo médio de concessão de 80 dias. A fila engloba benefí-cios previdenciários e assis-tenciais (Benefício de Pres-tação Continuada).

Do total de 1,883 milhão de benefícios, 1,25 milhão estão com atrasos superio-res ao prazo legal de 45 dias. Até outubro, segundo Rolim, o governo pretende retornar ao tempo médio de 20 a 25 dias para a concessão, pa-drão que vigorava até 2013.

Aguardada desde o fim de janeiro, a medida provisória que autoriza a contratação temporária de servidores ci-vis federais aposentados foi publicada ontem.

Segundo a MP, os con-tratos terão duração de um ano, prorrogáveis por mais um. A maioria dos traba-lhadores temporários ga-nhará R$ 2,1 mil. Uma par-te ganhará o dobro: R$ 4,2 mil. Os militares receberão

um adicional de 30% sobre o que ganham na reserva. A remuneração dos civis será dividida em um fixo e uma parcela condicionada a metas de desempenho e de produtividade.

O governo prevê um gasto de R$ 160 milhões em nove meses, caso sejam preenchi-das todas as vagas do edital.

Somente servidores de carreira do INSS aposenta-dos poderão analisar a con-cessão de benefícios. Para esses trabalhadores, o edital não terá limite de vagas. No caso de atendimento ao pú-blico e atividades não exclu-sivas do INSS, poderão ser chamados tanto militares como servidores de outras áreas. METRO

Previdência Social. Previsão é que temporários comecem a trabalhar até abril. Serão contratados mais de 7 mil aposentados e militares

Mais de 1,8 milhão de pedidos aguardam analise | FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/ABR

Governo quer regularizar filas do INSS até outubro

MP permite contratação para outros órgãosA medida provisória para reduzir a fila do INSS, que foi pulicada ontem pelo go-verno, também permite a contratação temporária de servidores aposentados por outros órgãos federais em caso de emergência.

O recrutamento será fei-to por meio de processo se-letivo simplificado, na for-ma estabelecida em edital, sem concurso público.

Mas o processo seletivo será dispensado nos casos de contratação para aten-der às necessidades decor-rentes de calamidade pú-blica, emergência em saúde pública, emergência e cri-me ambiental, emergência humanitária e situações de iminente risco à sociedade.

O texto também permite a adoção do instrumento pa-ra atividades que se tornarão obsoletas (como datilógrafo).

As novas regras entram em vigor imediatamente, mas precisam da aprova-ção do Congresso em até 120 dias para que a medi-da provisória se torne lei.

METRO

Veículos novos

Vendas crescem em fevereiro

O mercado de veículos novos no Brasil esboçou uma reação em feverei-ro. Foram vendidas no mês 200,98 mil unida-des, aumento de 1,18% sobre igual mês do ano passado, em compara-ção que considera os seg-mentos de automóveis, comerciais leves, cami-nhões e ônibus. Em re-lação a janeiro, a alta foi de 3,89%. Ainda assim, no acumulado do ano, o setor registra queda de 0,99%, segundo a Fe-nabrave, federação que reúne as concessionárias de veículos. METRO

Comércio exterior

Balança comercial registra superávit

A balança comercial bra-sileira voltou ao azul em fevereiro, quando regis-trou superávit de US$ 3,096 bilhões, segundo o Ministério da Economia. O montante de fevereiro foi suficiente para rever-ter o déficit registrado em janeiro e o primeiro bimestre acumula saldo positivo em US$ 1,361 bilhão. METRO

A Hypera Pharma (ex-Hy-permarcas) assinou contra-to com a Takeda Pharma-ceutical International AG para aquisição de portfólio de 18 medicamentos isen-tos de prescrição (OTC, na sigla em inglês) na Améri-ca Latina por US$ 825 mi-lhões. A transação ainda está sujeita a determina-das condições, incluindo aprovação dos órgãos anti-truste e dos acionistas.

Com a transação e a re-cente aquisição da marca

Buscopan, a Hypera Pharma passará a ser a maior empre-sa farmacêutica do Brasil e a líder absoluta em OTC, com 20% participação de mercado.

O portfólio incluirá pro-dutos em áreas terapêuticas como cardiologia, diabetes, endocrinologia, gastren-terologia, sistema respira-tório e clínica geral, além de marcas como Neosaldi-na, a terceira maior marca de OTC no Brasil, Dramin e Nesina (para tratamento da diabetes tipo 2). METRO

Medicamento. Hypera compra marcas Neosaldina e Dramin

Page 6: | leitor.gv@metrojornal.com.br ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A REDAÇÃO EXPEDIENTE leitor.vetroornal.co.br-6 COMERCIAL:-1737 Filiado ao Metro

ESPÍRITO SANTO, TERÇA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2020www.metrojornal.com.br 06| {MUNDO}

União Europeia

Nível de riscoé elevado para ‘moderado a alto’

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças da UE elevou o nível de ris-co do novo coronavírus para o bloco de “baixo a moderado” para “mode-rado a alto”, informou a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. A classificação é a segunda mais alta na es-cala do órgão. METRO

Itália

Latam suspende voos entre SP e Milão até abril

A Latam anunciou a sus-pensão temporária – até 16 de abril – das opera-ções entre São Paulo e Mi-lão, em razão da propaga-ção da doença e da baixa demanda para a Itália. A suspensão do voo par-tindo de Guarulhos co-meçou ontem. O retorno de Milão está suspenso a partir de hoje. METRO

Irã

Quarto lugar no ranking, país já tem 1.501 casos

O número de casos con-firmados no país atingiu 1.501, resultando em 66 mortes. Entre as vítimas está Mohammad Mir-mohammadi, que mor-reu ontem e integrava um conselho que faz re-comendações ao líder su-premo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, segundo a rádio estatal. METRO

França

Louvre segue fechado pelo 2º dia consecutivo

O Museu do Louvre, um dos principais pontos tu-rísticos de Paris, voltou a ficar fechado ontem pe-lo segundo dia porque os funcionários usaram do direito de não trabalhar em caso de perigo. Eles votaram de forma unâni-me por não trabalhar en-quanto houver risco de contaminação. METRO

China

Número de casos no país já passa de 80 mil

O governo divulgou on-tem que o número de ca-sos registrados no país desde o início do surto, em dezembro do ano pas-sado, chegou a 80.026, com 2.912 mortes nes-se período. A China tem 88,6% dos registros de in-fectados até agora em to-do o mundo, que ontem eram 90.290. METRO

Coreia do Sul

Líder é acusado de obstruir busca de infectados

O governo apresentou denúncia contra o líder religioso Lee Man-hee pe-la obstrução de investi-gações de novos casos da doença. Ontem ele pediu desculpas ao povo sul-co-reano por ter se recusa-do a divulgar os nomes de membros da igreja Shincheonji infectados pelo vírus. METRO

Portugal

Médico que estava em férias ‘abre’ lista

O Ministério da Saú-de confirmou seu pri-meiro caso de covid-19. O paciente diagnostica-do é um médico que es-tava em férias na Itália. As autoridades de Saúde do país informaram que, além do caso confirmado, há ainda outro à espera de contraprova, ambos na cidade do Porto. METRO

Balanço de mortes

Itália já é o3º em númerode mortos

Depois da China e do Irã (ver notas acima), os paí-ses com maior número de mortes, até ontem, eram: Itália (52) Coreia do Sul (28), Japão e EUA (6), Fran-ça (3), Hong Kong (2) e Tailândia, Taiwan, Austrá-lia, San Marino e Filipinas (1). No navio de cruzeiro Diamond Princess morre-ram sete pessoas. METRO

O CORONAVÍRUS PELO MUNDO

Pesquisas de boca de urna apontam que o Likud, par-tido do primeiro-ministro Benjamin “Bibi” Netanya-hu, foi o mais votado nas eleições de ontem em Is-rael. O Likud conseguiu 37 cadeiras, contra 33 do Azul e Branco, principal legenda rival, segundo as agências de notícias Reuters e AFP.

Somando os votos dos partidos que o apoiam, Ne-tanyahu teria 60 assentos – faltando apenas um para conseguir a maioria e for-mar governo. O bloco de centro-esquerda e árabes, que inclui o Azul e Branco, somou 54 cadeiras, de acor-do com a boca de urna.

As eleições parlamenta-res de ontem foram as ter-ceiras em menos de um ano. Nas outras duas – em abril e em setembro do ano pas-sado –, Netanyahu e Benny Gantz, do Azul e Branco, tentaram formar governo, mas não conseguiram um acordo entre os partidos. Um dos entraves foi que Ne-

tanyahu se recusou a abrir mão da liderança do Likud e, por consequência, do car-go de premiê.

Na mira da leiNos últimos meses, o pro-cesso que investiga o atual primeiro-ministro por cor-rupção avançou: ele foi in-diciado oficialmente pelas acusações de fraude, abuso de poder e quebra de con-fiança em três casos diferen-

tes. O julgamento está mar-cado para 17 de março.

Apesar de ainda não ter apoio garantido para for-mar um governo (que seria

o seu quinto, quarto conse-cutivo), Netanyahu se tor-nará o primeiro chefe de governo julgado por cor-rupção no exercício do car-go. Em Israel, para obter imunidade, o primeiro-mi-nistro precisa de aprova-ção do parlamento.

ÁrabesEm terceiro lugar ficou a Lista Conjunta, que reúne vários partidos majoritaria-mente árabes e que cresceu nas urnas ontem. “A coli-gação Azul e Branca falhou por causa da atitude racis-ta contra nós”, afirmou Ay-man Odeh, um dos líderes da Lista Conjunta.

Os árabes representam cerca de 20% da população israelense, mas queixam-se de discriminação. Uma das acusações feitas por Netan-yahu foi a de que Gantz esta-ria disposto a coligar-se com os partidos árabes, o que foi refutado por ele. METRO

Israel. Na terceira eleição parlamentar em menos de um ano, coligação liderada pela legenda do atual premiê deve obter maioria, mas formação de governo ainda é incógnita

Netanyahu, premiê e líder do Likud: a caminho do 5º governo | A.L./GETTY IMAGES

Boca de urna dá vitória ao Likud, de Bibi Netanyahu

O Vaticano abriu ontem os arquivos secretos rela-tivos ao pontificado de Pio 12 (1939-1958, foto), acusa-do de não ter se oposto à perseguição de judeus pe-los nazistas. A iniciativa ha-via sido anunciada pelo pa-pa Francisco há cerca de um ano, e a data foi escolhida por marcar o aniversário da eleição de Pio 12.

O Vaticano alega que o papa Pio 12 promoveu uma diplomacia de bastidores pa-ra salvar o maior número possível de pessoas, inclusi-ve abrigando judeus em igre-jas e conventos na Itália.

Segundo o secretário pa-ra as Relações com Estados da Santa Sé, monsenhor Paul Gallagher, os arquivos evidenciarão os “esforços” de Pio 12 para “salvar pes-soas perseguidas e necessi-tados em perigo”.

Entre os primeiros do-cumentos já disponibiliza-dos em formato eletrônico está um fascículo que reú-ne os nomes de 4 mil ju-deus e seus pedidos de aju-da ao Vaticano.

“Emergirá, seguramente, também o ódio do nazismo contra a Igreja Católica e o próprio papa”, garantiu o monsenhor Gallagher ao si-te Vatican News. METRO

Arquivos secretos começaram a serdivulgados ontem | REPRODUÇÃO

Igreja. Pio 12 ajudou a salvar judeus, diz Vaticano

Milhões de eleitores partici-parão hoje da Super Terça, as prévias que acontecem em 14 estados norte-ameri-canos – do total de 50 –, dis-tribuídos intencionalmente nos quatro pontos cardeais do país. Os eleitores votarão em delegados que defen-dem a candidatura desse ou daquele pré-candidato.

Em julho, na convenção nacional de cada partido, os delegados escolhidos nes-sas prévias votarão em seus pré-candidatos, e o vence-dor será nomeado oficial-mente como candidato do partido à Casa Branca.

No caso dos democra-tas, para obter a indicação do partido, o pré-candidato precisa ter metade mais um do total de 3.979 delegados.

Destes, 1.357 (mais de um terço) estão em jogo hoje. Daí a importância da data no calendário eleitoral dos EUA.

Até agora, os quatro esta-dos que realizaram prévias antes da Super Terça desig-naram, juntos, apenas 155 delegados. Os nomes mais fortes, por enquanto, são de Joe Biden e Bernie Sanders, com Michael Bloomberg “correndo por fora”. METRO

EUA 2020. Super Terça pode ‘antecipar’ quem vai enfrentar Trump

“Acredito que Biden é mais capaz de derrotar Donald Trump e decretar as políticas com as quais todos nos preocupamos” PETE BUTTIGIEG, DEMOCRATA QUE DEIXOU

A CORRIDA E DECLAROU APOIO A JOE BIDEN

Leia mais no metrojornal.com.br

61cadeiras são necessárias para que um partido ou coligação possa formar um governo

Page 7: | leitor.gv@metrojornal.com.br ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A REDAÇÃO EXPEDIENTE leitor.vetroornal.co.br-6 COMERCIAL:-1737 Filiado ao Metro

ESPÍRITO SANTO, TERÇA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2020www.metrojornal.com.br {CULTURA} 07|

2CULTURA

Força e fé na voz de Tunico da Vila

Tunico lança EP à meia-noite desta sexta-feira, nas plataformas de streaming | LUCAS SANDONATO / DIVULGAÇÃO

Apesar de ser carioca, Tu-nico da Vila sempre sentiu uma conexão especial com o Espírito Santo. “Aqui en-contrei a minha força e o que envolve a minha ances-tralidade. É uma questão energética”, diz ele, que ho-menageia a Grande Vitória em clipes e músicas desde que resolveu seguir os pas-sos do pai, Martinho da Vila.

Com a influência capi-xaba do ticumbi e do con-go, além de outros ele-mentos afro-brasileiros, o artista apresenta o seu no-vo EP, “Cadê Você Cavaqui-nho?”, nesta sexta-feira, a partir da meia-noite, nas pla-taformas de streaming.

Em clima positivo e de muito amor pela vida, ele lança as faixas “Iakalaiá”, “Rio de Fé” - feita em parce-ria com Ana Clara, falando sobre sua esposa -, “De Fato e de Direito”, a fim de home-nagear o bairro de Vila Isa-bel, no Rio de Janeiro, além da canção que nomeia o EP, gravada junto com o pago-deiro Péricles.

Para representar o que vi-veu e experimentou nos úl-timos anos, inclusive a per-da de sua filha, o sambista ainda incorpora elementos do partido-alto- um dos mui-tos gêneros do samba - e do semba, um batuque africano que conheceu na Angola.

“São composições que

aconteceram num momen-to muito especial, pois me sinto mais preparado pa-ra encarar a missão de can-tar minha cultura”, ele diz, em entrevista ao Me-tro Jornal.

Questionado sobre o no-me do EP, Tunico explica que é uma brincadeira so-

bre a perpetuação do sam-ba raiz, sem distinção de ra-ça, religião ou classe social. E é disso que, para ele, surge a necessidade de falar sobre sua força.

“Musicalmente, todo pan-deiro precisa de um cavaqui-nho. É o que dá potência pa-ra o som. E eu sempre estou

atrás deles, querendo mos-trar, a partir dessa junção, o poder do samba. Hoje, já é um gênero que pertence a to-das as pessoas”, defende.

Esse é o primeiro EP do carioca após perder a fi-lha após um quadro de car-diopatia congênita, no ano passado. Para homenagear a menina, Tunico compôs uma música enquanto ela ainda estava na barriga da mãe, Déborah Sathler.

“Às vezes, precisamos can-tar sobre o que nos entriste-ce. A arte tem muito disso: você transforma dor, alegria e morte em poesia. Por isso que celebro a vida e o faleci-mento da Madalena do Espí-rito Santo, que tanto me fez feliz”, declara o artista.

Agora, segundo Tunico, “Madalena do Espírito San-to” deve integrar seu próxi-mo disco, intitulado “Fases da Vida”. A ideia é reunir to-das as músicas lançadas nos últimos anos e montar um álbum só de inéditas. De-pois, fará uma turnê, ainda sem data definida. METRO

O filme “Meu Nome É Bag-dá”, de Caru Alves de Souza, levou, na última sexta, no 70o Festival Internacional de Cinema de Berlim - Ber-linale, o prêmio Generation 14Plus, dedicado a retra-tar a situação de jovens pe-lo mundo. A obra ainda não tem data para estreia no cir-cuito comercial por aqui.

A história gira em torno de uma skatista de 17 anos, chamada Bagdá (Grace Or-sato) que tem a vida mu-dada quando encontra um grupo de meninas também skatistas.

Segundo a diretora do longa-metragem, a ideia “nasceu do nosso desejo de contar uma história sobre situações cotidianas vivi-das por personagens oriun-dos de um bairro de classe média baixa de São Paulo, tentando encontrar a poe-sia existente nessas situa-ções. Também queríamos fazer um filme com mulhe-res fortes, que fugissem dos estereótipos e se fortaleces-sem através dos laços cria-dos entre si, criando ilhas de amor e afeto num mun-do frequentemente hostil a elas.” METRO

Cinema. Deu Brasil no 70o Festival de Berlinale

Biografia

Bob MarleyA Belas Letras lança no

Brasil a biografia de Bob

Marley, ídolo do reggae.

“No Woman No Cry:

Minha Vida com Bob

Marley” (304 págs.; R$

69,90) foi escrito pela

viúva Rita Marley, que faz

relato em primeira pessoa

de sua intimidade ao

lado do astro. Rita casou-

se com Bob em 1966,

quando tinha 19 anos e

ele, 21, e permaneceu

como sua esposa até a

morte dele, vítima de

câncer, em 1981.

DIV

ULG

ÃO

Rita Ora ganhou o coração do público graças à sua voz, única em meio à extensa lista de mulheres talento-sas da nova geração pop. Dona de vocais emotivos e cheios de uma alegre ener-gia, a cantora britânico-al-banesa fez estreia em 2012, escalando o topo das para-das com seu álbum “Ora”. Mesmo depois de um hiato que ameaçou interromper sua carreira, ela permane-ceu nas paradas, e lançou o triunfante “Phoenix”, em 2018. Com single de sua próxima fase, “How to be Lonely”, marcado para sair no dia 13 e show confir-mado no Lollapalooza des-te ano, em São Paulo, dia 3 de abril, ela deu uma pau-sa nas gravações para falar com o Metro.

Podemos esperar pelo seu novo álbum em 2020?Estou no estúdio trabalhan-do em novas músicas sem-pre que posso. Eu quero continuar lançando músi-cas ao longo do ano. Meus dedos estão cruzados para que não demore muito até que os fãs possam ouvir.

Em 2015, você interpretou a irmã de Christian Grey em “50 Tons de Cinza”. Quando poderemos vê-la novamente nas telas?Acabei de rodar um no-vo filme chamado “Twist”, um remake do clássico “Oliver Twist”. Faço o pa-pel de Artful Dodger, até então um papel masculi-

no. Adoraria poder me de-dicar mais à atuação, em-bora muitas vezes não tenha tempo, por con-ta da necessidade de sair

em turnês. Mas graças às oportunidades que tive até agora em atuar, me desco-bri realmente apaixonada pela profissão.

RITA ORACom single novo chegando este mês e show marcado no Lollapalooza Brasil, cantora pop trocou ideia com o Metro

Qual é o seu festival de música favorito?Seria impossível escolher! Existem muitos, mas ir a festivais é uma das mi-nhas atividades favori-tas. Tenho muitas memó-rias boas de frequentar festivais de música com amigos.

Como você avalia a sua evolução artística, do co-meço da carreira para cá?Gosto de pensar que ain-da sou exatamente a mes-ma pessoa, nunca esqueci de onde vim. Levanto-me todos os dias e faço o que mais amo no mundo, e é por isso que trabalho tanto.

Tem sido difícil atender a tantos compromissos mo-tivados pelo sucesso?Acho que casa pessoa tem uma jornada diferen-te. Quando comecei, pa-recia muito natural para mim. Eu não poderia fa-zer o que faço sem o amor e o apoio da minha famí-lia, amigos e daqueles que trabalharam comigo. É precisamente esse apoio e entendimento que me permitiu criar coisas das quais realmente me orgu-lho e me deu espaço e li-berdade para fazer músi-ca vinda do meu coração. Todo dia revela um no-vo aprendizado, e sou gra-ta por acordar e estar viva para continuar me dedi-cando àquilo que amo. METRO

Page 8: | leitor.gv@metrojornal.com.br ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A REDAÇÃO EXPEDIENTE leitor.vetroornal.co.br-6 COMERCIAL:-1737 Filiado ao Metro

ESPÍRITO SANTO, TERÇA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2020www.metrojornal.com.br 08| {CULTURA}

CURTASTransplante. O Hospital Evangélico de Vila Velha foi a instituição que mais realizou transplantes via SUS no Espírito Santo. Apesar disso, os números ainda preocupam: 1.200 pessoas permanecem na fila e aguardam por um transplante de órgão no Espírito Santo.

Noite Only Women. Re-cém-inaugurado no shop-ping Day by Day, na Praia do Canto, o restaurante Balthazar já conta com uma agenda de burburi-nhos especiais. Em come-moração ao mês da Mu-lher, no dia 04 de março, Andressa Allen promove noite Only Women, com direito a aula de drinques para elas.

Deu saudade do Vital. A Micareta Salvador, que chega em 2020 à sua ter-ceira edição, ganhará uma versão em São Paulo, nos dias 12 e 13 de junho, no Sambódromo do Anhem-bi. Nos dois dias, se apre-sentarão Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Alinne Rosa, É O Tchan, Babado Novo, Lud-milla e a funkeira Pocah, além de diversos DJs nacio-nais e internacionais. As mesmas atrações se junta-rão a mais de 10 DJs de re-nome entre os dias 16, 17 e 18 de outubro em Salva-dor, na edição baiana da festa, que virou tradição no calendário de eventos da cidade. A coluna sentiu vontade de pedir a volta do Vital. Que tal?

PETER BORGUÊZ

VIVIANE ANSELMÉE-MAIL: [email protected]

Diretamente da Disney, o casal Diego Lobato e Ieda Pontes curtindo

dias de diversão. Já estão de volta à capital capixaba a todo vapor

para tocar os negócios à frente da Vitória Harley-Davidson

Pedro Paulo Moyses e o cantor Arnaldo Jr, do grupo Melanina Carioca,

em noite de reabertura do Wanted Pub, na Praia do Canto

Viviane Anselmé é jornalista e apresentadora do programa Acontece da TV Capixaba/ Band

A modelo Luisa Granatto foi clicada em Miami usando as peças da

coleção fitness Miami Bay desenvolvida por Paula Deps para a Magia do Mar

Poli Lobato e Charles Loss, do Espaço Nales, foram os responsáveis

pela produção da nossa eterna Miss Stephany Pim no editorial para

os irmãos Arthur e Karla Bautz fotografado em Pedra Azul

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, acaba de ser nomeado

como membro do Conselho Temático de Mineração, criado pela

Confederação Nacional da Indústria (CNI), em dezembro

E-MAIL: [email protected]

LUCIANO PACHECO E CRISLEY DELLAQUA - FOTOCERTA

DIVULGAÇÃO

THIERS TURINI

MONIQUE JANUTT

NOVA EDIÇÃO DE FESTA ALL INCLUSIVEApós o Carnaval, é hora de dar início aos grandes eventos nacionais na Grande Vitória. No dia 20 de março, sexta-feira, é a vez do Steffen Centro de Eventos promover a primeira festa all inclusive do ano que, além da sonoridade de dois ícones do rock nacional, também terá buffet e bebida liberados. Biquíni Cavadão e Ira! vão relembrar os anos 80 ao som de clássicos que marcaram gerações.

FILME CAPIXABAO ator e diretor Abel Santana vai lançar seu terceiro filme, “Os Fortunato”, no dia 9 de março, no Cine Jardins. Dramas familiares dão o tom ao longa-metragem, que foi gravado em Vitória e na Serra. As sessões de estreia já estão lotadas, mas ainda há ingressos para a sessão do dia 10 e para as do período de 12 a 18 de março.

DEBATE ECONÔMICO EM VIXFernando Cinelli conta que, na próxima quinta-feira, Vitória será palco de debate das perspectivas econômi-cas do Brasil em 2020. Estarão presentes: Tarcísio Freitas (Ministro da Infraestrutura), o governador Renato Casa-grande, Felipe Rigoni, Henrique Bredda, Rafael Mazzer e Léo de Castro, no Cinemark, do shopping Vitória. Na ocasião, o evento também promoverá qualificação, interação e compartilhamento de experiências entre empresários, investidores e executivos.

HOMENAGEM NA ARTEA atriz Nathalia Timberg, que completa 66 anos de carreira, estará presente no coquetel de lançamento do Circuito Banestes de Teatro, amanhã, no Palácio Anchieta, em Vitória. Ela será homenageada e receberá do governador Renato Casagrande a “Ordem Estadual do Mérito”, com o “Grau de Oficial Da Ordem Estadual Jerônimo Monteiro”.

GRADUAÇÕES NO EXTERIORDados da Belta, associação que reúne agências de inter-câmbio do Brasil, mostram que o interesse de brasileiros por cursarem a graduação no exterior tem aumentado. Atualmente, somente na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, são 13 brasileiros na graduação. Esse movimento também tem sido percebido no Espírito Santo, que em 2019 teve um estudante aprovado até na Universidade Harvard, o Pedro Duarte Moreira, aluno do Centro Educacional Leonardo da Vinci. De acordo com o coordenador de Línguas Estrangeiras da escola, Cristiano Carvalho, de 2013 a 2019, aproximadamente 30 alunos da instituição foram fazer graduação no exterior.

BRASIL E ITÁLIAA Natuzzi Vitória lança a coleção Ginga, com coquetel para convidados, no showroom da Praia do Canto, nesta quinta-feira, a partir das 19h30. O evento contará com a presença do arquiteto Leonardo Lattavo, do renomado estúdio Lattoog Design, que apresentará o sofá Immen-so, uma das peças da coleção.

Page 9: | leitor.gv@metrojornal.com.br ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A REDAÇÃO EXPEDIENTE leitor.vetroornal.co.br-6 COMERCIAL:-1737 Filiado ao Metro

ESPÍRITO SANTO, TERÇA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2020www.metrojornal.com.br {PUBLIMETRO} 09|

Leitor fala

ChuvaMuito triste, mais uma vez, ver a chuva trazer tantos prejuízos para a população do nosso estado. Principalmente ver pessoas tão carentes perdendo tudo.

MARIA VALADARES

Para falar com a redação: [email protected]

Participe também no Facebook: www.facebook.com/metrojornal

Quer mais?

Clique metrojornal.com.br para acessar conteúdo exclusivo, atualização de nossas reportagens, todos os nossos colunistas e galerias com as melhores imagens do dia.

Cruzadas

Sudoku

Soluções

Horóscopo

www.personare.com.br

Amizade e prazer em grupo marcam as relações, o que ajuda a lidar com questões no

trabalho. Enalteça as parcerias.

Esteja perto de gente interessante para dividir

suas aspirações e se divertir. Fique atento às despesas nesse contexto.

As amizades são fontes de bem-estar e a vida

social lhe energiza. Administre as questões mais chatas da rotina.

Seus dons e capacidades de administrar a rotina

e o trabalho estão em alta. Cuidado com os conflitos dentro das relações.

Seu otimismo se manifesta e leva a lidar com assuntos

do amor que abalaram sua confiança própria. Evite exagerar na solidariedade.

Você se sente bem na rotina e está mais sensível

aos familiares. Ser gentil ajuda a navegar os conflitos no ambiente profissional.

As interações e a vivência do lazer em grupo estão

estimuladas. Para acalmar a crise que prejudica o bem-estar, seja gentil dentro de casa.

Com a estima própria em alta, você tem prazer em

ações que usam sua mente e criatividade. Há tensão ao ter que enfrentar contratempos.

Atuações em equipe quebram com o cotidiano

e lhe tornam mais sociável e criativo. Fique atento para não gastar tanto com diversões.

Para lidar com os problemas do dia a dia,

você precisa cultivar seu equilíbrio emocional. Desentendimentos prejudicam o meio social.

A criatividade melhora a administração do cotidiano

dentro de casa e eleva sua autoestima, o que ajuda a encarar problemas emocionais.

Suas aptidões despertam ao tratar com dificuldades

no trabalho. Você fica mais triste hoje, só não deixe isso atrapalhar sua objetividade.

no

FILHOS COM DEFICIÊNCIA PEDEM MAIS COM EFICIÊNCIATodo nascimento de um filho mexe na estrutu-ra familiar e na organi-zação da casa. “Mas o de uma criança com defi-ciência não é uma situa-ção simples, tampouco confortável”, diz a pe-dagoga Priscila Pereira Boy. Segundo ela, é preciso falar sobre o tema com fran-queza. O primeiro desafio para os pais é lidar com a pró-pria frustração. “Quando uma criança nasce, os pais cos-tumam depositar várias expectativas sobre seus filhos com o intuito, na maioria das vezes inconsciente, de di-minuir as próprias frustrações do passado”, explica. Ou-tro desafio é lidar com as cobranças e os preconceitos das outras pessoas.

Superproteção não é soluçãoConsultora educacional e autora de livros infantis, Pris-cila lembra que uma criança com deficiência, como qualquer outra, deve ser protagonista de sua própria his-tória. Pais e educadores devem evitar superprotegê-la, poupá-la, subestimá-la. A criança com deficiência deve ser vista essencialmente como criança e, portanto, como pessoa. Desde o início, deverá ser consciente de que tem limitações, dificuldades, diferenças, como, na verdade, todos temos. E, ao mesmo tempo, ser levada a ver tudo o que tem de bom, seus talentos e habilidades.

Resultados não perfeitos são aprendizadoDe acordo com Priscila, é fundamental que o filho com deficiência realize pequenas tarefas. Pode levar mais tempo e ter resultados não tão perfeitos, mas é por meio da experiência que aprendemos. É percebendo que sapa-tos trocados incomodam que a criança verá a necessida-de de calçá-los corretamente na próxima vez. Resolver por ela, o que ela vai vestir, o que vai comer, que filme vai assistir, também não é uma boa opção.

Pais não são eternosA especialista lembra que os pais devem tentar construir uma vida autônoma para o filho, para que ele possa dar continuidade a sua existência, mesmo sem a presença deles. É fundamental aprender a ler, pegar um ônibus sozinho, consultar coisas na internet, usar o telefone e administrar seu próprio dinheiro. Coisas que para as crianças ditas “normais” são naturais ao longo do tem-po, mas que para as crianças com deficiência pode le-var mais tempo. Mas com a ajuda correta dos pais, elas aprenderão. “Filhos com deficiência pedem pais com efi-ciência”, resume Priscila.

A canguruonline.com.br é uma plataforma de conteúdo sobre primeira infância e prestação de serviços para pais e educadores. A coluna Canguru no Metro

é publicada todas as terças-feiras, sempre neste espaço.

[email protected]

Page 10: | leitor.gv@metrojornal.com.br ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A REDAÇÃO EXPEDIENTE leitor.vetroornal.co.br-6 COMERCIAL:-1737 Filiado ao Metro

ESPÍRITO SANTO, TERÇA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2020www.metrojornal.com.br 10 TURISMO

Vis

ita

nd

o o

sa

gra

do

o s

ag

rad

o

(Peru)

(Itál

ia)

(Tur

quia

)

(I

srae

l)

T

AISHA (Japão)

Todo

s os

dom

ingo

s de

man

hã,

o pa

pa F

ranc

isco

apar

ece

na se

gund

a ja

nela

da

dire

ita

para

a es

quer

da d

o Pa

lácio

Apo

stól

ico

para

dar

a bê

nção

aos

fiéis

.

Crist

ãos,

jude

us e

muçu

lman

os po

dem

visita

r Jer

usal

ém. M

as le

mbre

-se,

resp

eito

é ess

encia

l em

qual

quer

luga

r.

Cidade foi descoberta

em 1911

Vat

ican

o m

escl

a

arte

e r

elig

ião

A M

esqu

ita

Azu

l

e se

us

imp

onen

tes

min

aret

es

Mu

ro d

as L

amen

taçõ

es,

Cúpu

la d

a R

och

a e

Bas

ílic

a

do S

anto

Sep

ulc

ro

Santuário xintoísta

é dedicado à Inari

Mur

o da

s Lam

enta

ções

, Cúp

ula

da R

ocha

, Via

Dol

oros

a,

Basíl

ica d

o Sa

nto

Sepu

lcro.

.. Sã

o di

vers

as a

s atra

ções

turís

ticas

da

cidad

e de

Jeru

salé

m, e

m Is

rael

,

um d

os p

rincip

ais d

estin

os d

e tu

rista

s que

pro

cura

m

conh

ecer

loca

is sa

grad

os p

elo

mun

do. C

oraç

ão d

a pa

rte

histó

rica

de Je

rusa

lém

e ce

rcad

a po

r um

a gr

ande

mur

alha

, a C

idad

e An

tiga

man

teve

suas

prin

cipai

s

cara

cter

ística

s ape

sar d

e gu

erra

s, in

vasõ

es e

dest

ruiçõ

es e

m se

us tr

ês m

il an

os d

e hi

stória

.

Sant

ifica

da p

or cr

istão

s, ju

deus

e á

rabe

s,

Jeru

salé

m é

ess

encia

l par

a o

ente

ndim

ento

da h

uman

idad

e.

CURI

OSIDA

DE: Je

rusa

lém

tam

bém

cont

a co

m o

Mus

eu d

o Hol

ocau

sto,

dedi

cado

aos

jude

us m

orto

s

pelo

naz

ismo.

O templo Fushimi-Inari Taisha é um dos mais belos

do Japão. O santuário xintoísta, localizado na

cidade de Kyoto, fica no pé de uma montanha

e possui um incrível túnel formado por milhares

de torii – um tradicional portão japonês ligado

à tradição xintoísta. O destaque com certeza

fica por conta do corredor que possui

cerca de quatro quilômetros de distância.

No meio do caminho há pequenos

santuários e restaurantes especializados

em comidas locais.

CURIOSIDADE: Dedicado à Inari,

deusa do arroz, o Fushimi-Inari

Taisha foi construído no século 8:

espiritualidade e história que

resistem ao tempo.

O no

me

não

é po

r ac

aso.

A M

esqu

ita

Azu

l, em

Is

tam

bul,

na T

urqu

ia, p

ossu

i cer

ca d

e 20

mil

azul

ejos

azu

is q

ue e

nfei

tam

seu

inte

rior

, dan

do

uma

bela

cor

azu

lada

ao

ambi

ente

. Con

stru

ída

entr

e 16

09 e

161

6, o

loca

l pos

sui u

ma

arqu

itet

ura

islâ

mic

a im

pres

sion

ante

com

des

taqu

e pa

ra o

s se

is m

inar

etes

– t

orre

s qu

e an

unci

am a

s ci

nco

cham

adas

diá

rias

às

oraç

ões

dos

muç

ulm

anos

. Lo

caliz

ada

em u

m d

os p

onto

s m

ais

alto

s de

Ista

mbu

l, a

Mes

quit

a A

zul p

ode

ser

visu

aliz

ada

de v

ário

s po

ntos

da

cida

de,

tam

anho

sua

gra

ndez

a.

CUR

IOSI

DA

DE:

A im

pone

nte

cúpu

la d

a m

esqu

ita

poss

ui in

crív

eis

43 m

etro

s de

alt

ura

e 23

de

diâm

etro

. Vat

icano

é q

uase

que

par

ada

obrig

atór

ia p

ara

quem

pass

a po

r Rom

a, n

a Itá

lia. S

ede

da Ig

reja

Cat

ólica

,

o lo

cal t

em co

mo

dest

aque

três

pon

tos:

os M

useu

s

Vatic

anos

, a P

raça

de

São

Pedr

o e

a Ba

sílica

de

São

Pedr

o. A

lém

da

fam

osa

está

tua

de H

ércu

les,

os

mus

eus p

ossu

em a

mai

or co

ncen

traçã

o de

obr

as d

o

Rena

scen

tism

o e

cont

a co

m p

intu

ras a

ssin

adas

por

ning

uém

men

os q

ue R

afae

l, Le

onar

do D

a Vi

nci,

Cara

vagg

io, e

ntre

out

ros.

A Cap

ela

Sist

ina,

com

o fa

mos

o te

to p

inta

do p

or M

ichel

ange

lo,

tam

bém

é u

ma

das p

rincip

ais a

traçõ

es.

CURI

OSIDADE:

Loca

lizad

o de

ntro

da

cidad

e de

Rom

a, o

Vat

icano

é o

men

or

país

do m

undo

. A ci

dade

-Esta

do

poss

ui a

pena

s 44

hect

ares

e ce

rca

de 1

mil

habi

tant

es.

A misteriosa cidade sagrada do povo Inca, no Peru,

aguça a curiosidade de milhares de turistas por

ano devido à sua beleza que mescla o real e o

imaginário tanto nos cenários paradisíacos da natureza,

quanto na cultura enraizada em seu solo. Estudiosos

estimam que a cidade foi construída no século

15. No entanto, ela foi descoberta somente em

1911. Machu Picchu é dividida em duas partes:

a área agrícola, onde era realizado o plantio,

e a “urbana”, que conta com os templos

e outras construções de pedras que

resistem até aos fortes terremotos.

CURIOSIDADE: A cidade perdida

está localizada a 2,4 mil metros

de altitude. A vista deve tirar o

fôlego, né?!

FOTOS: PXHERE E GETTY IMAGES

Turi

smo.

Con

fira

dica

s de

alg

uns

dest

inos

re

ligio

sos

espa

lhad

os

pelo

mun

do

“An

dar

com

fé e

u v

ou

, q

ue

a

não

co

stu

ma

falh

ar”

, já

diz

ia a

can

ção

de G

ilb

er-

to

Gil

. In

dep

en

den

tem

en

-te

da r

eli

giã

o,

a c

ren

ça m

o-

ve

mu

ltid

ões

pelo

m

un

do

. C

om

o p

ass

ar

do

s an

os,

di-

vers

os

loca

is s

e t

orn

ara

m s

a-

gra

do

s e c

om

eça

ram

a a

trair

m

ilh

ões

de v

isit

an

tes

tod

os

os

an

os.

Q

uer

reali

zar

um

pass

eio

tu

ríst

ico

p

ela

h

istó

ria

da

hu

ma

nid

ad

e?

A g

en

te t

e a

ju-

da c

om

dic

as

de

alg

un

s d

est

ino

s!

ME

TR

O

• O

pte

por

guia

s pa

ra c

urtir

todo

s os

de

talh

es d

os lo

cais

e

sabe

r um

pou

co m

ais

sobr

e su

as h

istó

rias

• Ve

rifiq

ue o

s va

lore

s da

s at

raçõ

es tu

ríst

icas

. A

lgum

as s

ão g

ratu

itas,

m

as n

em to

das

• Pr

ocur

e in

form

açõe

s so

bre

as v

estim

enta

s co

rret

as n

o m

omen

to

de e

ntra

r no

s lo

cais

• N

em to

dos

os

espa

ços

pode

m s

er

foto

graf

ados

. Fiq

ue

aten

to à

s pl

acas

!

DIC

AS

ESSE

NCI

AIS

+PLUS

Pertinho

E no Brasil?O Santuário de Nossa

Senhora Aparecida,

localizado em Aparecida,

no estado de São Paulo,

é um dos principais

destinos religiosos do

Brasil. A igreja é o maior

templo católico do país

e o segundo do mundo,

ficando atrás somente

da Basílica de São Pedro,

no Vaticano, em

Roma, na Itália.

MACHU PICCHU

VATICA

NO

MES

QU

ITA

AZU

L

JE

RUSA

M

FUSHIMI-INARI

Page 11: | leitor.gv@metrojornal.com.br ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A REDAÇÃO EXPEDIENTE leitor.vetroornal.co.br-6 COMERCIAL:-1737 Filiado ao Metro

ESPÍRITO SANTO, TERÇA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2020www.metrojornal.com.br {PUBLICIDADE LEGAL} 11|

Page 12: | leitor.gv@metrojornal.com.br ...Metro Jornal Espírito Santo é ipresso na ráica etro. FALE COM A REDAÇÃO EXPEDIENTE leitor.vetroornal.co.br-6 COMERCIAL:-1737 Filiado ao Metro

ESPÍRITO SANTO, TERÇA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2020www.metrojornal.com.br 12| {ESPORTE}

3ESPORTE

O técnico Jorge Jesus coman-dou um treinamento ontem no estádio Romelio Martínez, na Colômbia, mas fez misté-rio sobre o time do Flamengo que vai entrar em campo para enfrentar o Junior Barranquil-la, amanhã, no Metropolitano Roberto Melendez, em sua es-treia na Copa Libertadores.

O português tem quatro desfalques importantes. Ro-drigo Caio e Rafinha, am-bos com contusões na coxa esquerda, e Bruno Henri-que, com trauma na per-na direita, foram vetados. Já Willian Arão foi expulso no segundo jogo da Recopa contra o Independiente Del Valle e terá de cumprir sus-pensão na Libertadores.

A principal dúvida está na lateral direita. Apesar de João Lucas ser o reserva ime-

diato, Jorge Jesus pode im-provisar e escalar o atacante Berrío na função. A preocu-pação do treinador é que o jovem jogador possa sentir o peso de uma estreia tão im-portante fora de casa.

Sem Rodrigo Caio, o por-tuguês vai apostar na dupla Gustavo Henrique e Léo Pe-reira. Os dois zagueiros fo-ram poupados no sábado, diante da Cabofriense, pela Taça Rio. No meio de cam-po, Thiago Maia será titular na vaga de Willian Arão.

Ontem, o treino foi aber-to por apenas 15 minutos. O português fez um trabalho de movimentação técnica e ainda conversou individual-mente com alguns jogadores. O treinador ainda vai coman-dar mais uma atividade hoje, em Barranquilla. METRO

Taça Libertadores. Técnico tem quatro desfalques importantes. A maior dúvida está na vaga aberta pela ausência de Rafinha: há possibilidade de Berrío entrar na lateral direita

Treino do Flamengo na Colômbia foi aberto por 15 minutos | ALEXANDRE VIDAL

Jesus faz mistério na escalação da estreia

+ Libertadores

Palmeiras lança nova camisa

O Verdão apresentou a ca-misa para a temporada. Ela será usada amanhã, na estreia da Libertadores, contra o Tigres, na Argen-tina. O uniforme homena-geia as origens imigrantes do clube. METRO

São Paulo

Antony e Juanfran podem voltar

O Tricolor pode contar com dois retornos para a partida contra o Binacio-nal, na quinta, às 21h, na estreia pela Liberta-dores: o atacante Antony e o lateral Juanfran, que voltaram a treinar no gramado ontem. METRO

Uniforme homenageia

origens do clube

REPRODUÇÃO

Em uma situação financei-ra delicada, o Santos não fez contratações de pe-so para a atual tempora-da e ainda perdeu o técni-co Jorge Sampaoli no final de 2019. Diante deste pa-norama, é com um elenco recheado de jovens da ba-se sob o comando do portu-guês Jesualdo Ferreira que o Peixe inicia hoje sua tra-jetória na principal compe-tição do ano: a Copa Liber-tadores da América.

O Santos entra em campo a partir das 19h15 para medir forças com o argentino Defen-sa y Justicia, fora de casa, pe-lo Grupo G. Olímpia, do Pa-raguai, e Delfín, do Equador, completam a chave santista.

A esperança de títulos no ano está, mais uma vez, nos garotos formados no clube. A média de idade dos joga-dores inscritos na Libertado-res, inclusive, é de apenas 24 anos. Os mais experientes do

elenco são Carlos Sánchez, de 35 anos, e Pará, 34. O atacan-te Yuri Alberto, 19, é uma das principais apostas do Peixe.

O elenco santista treinou ontem no CT do River Plate. No entanto, apenas a etapa do aquecimento foi aberta para a imprensa. O treinador Jesualdo Ferreira não poderá contar com o volante Alison, que nem chegou a viajar pa-ra a Argentina por causa de dores no joelho. Evandro de-ve entrar em seu lugar.

A provável equipe titular do Santos deve ser formada por: Everson, Madson, Lucas Veríssimo, Luiz Felipe (Fe-lipe Jonatan) e Luan Peres; Evandro, Sánchez e Diego Pituca; Soteldo, Yuri Alber-to e Eduardo Sasha. METRO

Yuri Alberto, 19 anos, um dos jovens

do elenco | ANDERSON LIRA/FOLHAPRESS

Santos. Peixe aposta nos garotos no jogo de estreia

• Estádio. Norberto Tito Tomaghello, às 19h15

• Transmissão. Fox Sports

D. Y JUSTICIA SANTOS

Campeão em 2017 e semi-finalista em 2018 e 2019, o Grêmio aposta no seu expe-rimentando elenco para bri-gar pelo quarto título da Li-bertadores. O primeiro passo será dado, hoje, na Colôm-bia, diante do América de Ca-li, em duelo válido pelo Gru-po E, marcado para as 21h30. Os comandados de Renato Gaúcho sabem que um resul-tado positivo é importante. A disputa na chave promete ser intensa, pois o grupo também contará com Internacional e Universidad Católica. Um problema para o trei-nador gaúcho é o desfalque do zagueiro argentino Kan-nemann, ainda em recupera-ção de cirurgia no pé esquer-do. Ele não formará a dupla de zaga com Geromel. Como Renato Gaúcho gos-ta de dizer, o Grêmio tem seu estilo de jogar. Por is-so, a equipe deve entrar em campo com uma postura ofensiva. Alisson, Everton e Diego Souza vão se movi-mentar no setor ofensivo e poderão ter o apoio na cria-ção das jogadas de Thiago Neves, caso Matheus Henri-que não tenha condições de jogo. METRO

Grêmio. Experiência dos gaúchos vai a campo

Fluminense

Ganso

treinaFora da vitória do

Fluminense sobre o Madureira no domingo. em razão das dores no joelho direito, Paulo

Henrique Ganso treinou normalmente ontem no

CT Carlos Castilho. Ele deverá estar à disposição da equipe para enfrentar o Botafogo-PB, amanhã,

pela Copa do Brasil.