=> ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina...

16
15003 R$ 2,00 Fundado pelo jornalista Jalmo Fornari em 31 de março de 1986. Filiado a Associação dos Jornais do Rio Grande do Sul. Tenente Portela, Vista Gaúcha, Derrubadas, Miraguaí, Erval Seco, Dois Irmãos das Missões, Três Passos, Barra do Guarita, Redentora, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Santo Augusto e Palmitinho => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 => ANO XXIX => N o 1101 NOSSO LEITOR www.clicportela.com.br Av. Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 Tenente Portela - RS enente Portela - RS enente Portela - RS enente Portela - RS enente Portela - RS Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 A vida é bonita, mas pode ser linda CADERNO Enfoque Douglas Tesche Enfermeiro Amuceleiro intermedia reuniões entre prefeitos e Ministério Público Índios pedem a saída de redentorense que ocupa cargo na DSEI Sul Foto: Divulgação/Amuceleiro Foto: Vinicius Borba P.07 P.04 CURSO DE MEDICINA EM IJUÍ MEC lança edital e Unijuí pretende apresentar proposta Ponto crítico Cruzamento da Avenida Santa Rosa com a Rua Gaurama tem registrado frequentes acidentes de trânsito. Comerciantes e moradores das imediações pedem alterações no local, antes que ocorra algo mais grave com algum motorista ou pedestre. Página 05. Foto: Jalmo Fornari

Transcript of => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina...

Page 1: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

15

00

3

R$ 2,00

Fundado pelo jornalista Jalmo Fornari em31 de março de 1986. Filiado a Associação

dos Jornais do Rio Grande do Sul.

Tenente Portela, Vista Gaúcha, Derrubadas, Miraguaí, Erval Seco,Dois Irmãos das Missões, Três Passos, Barra do Guarita, Redentora,Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Santo Augusto e Palmitinho

=> ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 => ANO XXIX => No 1101

NOSSO LEITOR www.clicportela.com.br

AAAAAvvvvv. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235TTTTTenente Portela - RSenente Portela - RSenente Portela - RSenente Portela - RSenente Portela - RS

Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294

A vida é bonita, mas pode ser linda

CADERNO

Enfoque

Douglas TescheEnfermeiro

Amuceleiro intermediareuniões entre prefeitos

e Ministério Público

Índios pedem a saída deredentorense que ocupa

cargo na DSEI Sul

Foto: Divulgação/AmuceleiroFoto: Vinicius Borba P.07 P.04

CURSO DE MEDICINA EM IJUÍ

MEC lança edital e Unijuí pretende apresentar proposta

Ponto críticoCruzamento da Avenida Santa Rosa com a Rua Gaurama temregistrado frequentes acidentes de trânsito. Comerciantes e

moradores das imediações pedem alterações no local, antes queocorra algo mais grave com algum motorista ou pedestre. Página 05.

Foto: Jalmo Fornari

Page 2: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente daFundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e de Administração Pública.

O jornal da nossa região

E-mail:[email protected]: (55) 3551 1121/1261

Província é uma publicação semanal daEmpresa Rota do Yucumã Ltda. Estapublicação tem o objetivo de informar eintegrar os municípios do Noroeste do RioGrande do Sul. Os artigos assinados são deinteira responsabilidade de seus autores.

Fundado em 31 de março de 1986Praça Tenente Bins, 139, sala 3. Tenente Portela, Rio Grande do Sul

CGC/MF: 03.043.551/0001-20

Editor: Jornalista Jalmo A. Fornari (RP 5087-MT) Sub-Editor/Revisor e Diagramação: Diones RobertoBecker Reportagens: Diones Roberto Becker e Jonas Martins Dep. Comercial/Distribuição: Soraia Fornari Fotos:Diones Roberto Becker, Jalmo Fornari, Soraia Fornari, Angelita Cristina, Bruno Giordano Fornari, Jonas Martins, AlineGaviraghi e Rafael Fornari Colaboradores: Percival Puggina, Élver Vargas, João Antônio Gheller, Maicon Spanic, MariCarla Brunet, Ivar Hartaman, Robinson Girardi dos Santos, Impressão: Gráfica Diário Serrano - Cruz Alta/RS

www.clicportela.com.br @ página da região na Internet.

Sistema Província de Comunicação

O província pode ser acessado e lido integralmente em qualquer lugar do planeta que tenha conexão com a internet. Basta acessar apágina www.yucuma.com.br e navegar nos fatos que fazem a história deste pedaço de mundo. Indique-o aos seus amigos.

OPINIÃO2

A VENEZUELA EXISTEE É LOGO ALI

ROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017

Quem sobrará para 2018?No Brasil, a violência política se faz visível em dois

níveis de radicalização. Num, há a perda da noção delimites; o discurso se exaspera, os poderes e seus mem-bros se retaliam verbalmente, xingamentos agitam asredes sociais, a verdade apanha e a razão é posta à pro-va. Noutro, tem-se algo mais perigoso. Refiro-me à vio-lência que nasce da ideologia, que não ocorre em asso-mos de indignação, nem se manifesta naqueles momen-tos em que o sangue ferve e as estribeiras são perdidas.Trata-se de algo fora dos parâmetros pelos quais se ori-entam pessoas normais.

Ao entender isso começa-se a compreender a razãopela qual, sem quê nem porquê, certos grupos passam aincendiar ônibus, a dar "voadoras" nas vitrinas e a dispa-rar rojões contra a autoridade policial. Mauro Iasi citandoBrecht, Guilherme Boulos e João Pedro Stédile com seusexércitos, falam por eles.

Em 1968, o general vienamita Vo Nguyen Giap, emartigo publicado em "El hombre y el arma", escreveu (tra-dução de Igor Dias): "... os revisionistas contemporâneose os oportunistas de direita do movimento comunista edo movimento operário seguem vociferando sobre 'paz' e'humanitarismo'; não se atrevem a mencionar a palavra'violência'. Para estes, a violência é um tabu. Temem estaassim como a sanguessuga teme o cal. O fato é quenegam a teoria marxista-leninista sobre o papel da vio-lência na história". Mais adiante, lecionará o general: "Oscomunistas expõem o papel histórico que cumpre a vio-lência não porque sejam 'maníacos' por esta, mas simporque é uma lei que rege o desenvolvimento social dahumanidade. Não poderá triunfar nenhuma revolução enenhum desenvolvimento da sociedade humana sementender tal lei."

Para Marx a violência é a parteira de toda velha socie-dade que leva em seu seio outra nova. Assim, ela acom-panha a ação política de tantas referências da esquerdabrasileira, começando, entre outros, pelos nossos patrí-cios Prestes, Marighela, Lamarca; e vai importando seusbandidos - Fidel Castro, Che Guevara, Tiro Fijo e por aíafora. Se há acusação que não se pode fazer a qualquerdesses senhores é a de prezarem a democracia, seusvalores e suas regras. Assim também se explicam 100milhões de mortos com vistas ao tal "desenvolvimentosocial da humanidade". Fala-me de teus amores e te di-rei quem és.

Para pôr freio nesses desequilibrados e em seus de-sequilíbrios, a democracia se afirma, aos povos, no hori-zonte das possibilidades. “Mas não se faz democraciasem democratas”, disse alguém, com muita razão. A de-mocracia é um sistema e uma filosofia. Uma boa demo-cracia exige que ambos sejam bons e andem juntos. Osistema é definido pelas regras do jogo político, ou seja,pelo conjunto de normas que legitimam a representaçãopopular, regem eleições, determinam atribuições aospoderes, e definem o modo segundo o qual as leis sãoelaboradas, aprovadas e aplicadas. A filosofia é marcadapor um conjunto de princípios e valores elevados, hones-tamente buscados e socialmente ratificados.

Sem a filosofia, o sistema pode dar origem a todasorte de abusos, entre eles a ditadura da maioria. Sem osistema, a filosofia pode descambar para a anarquia, oupara a ditadura da minoria, posto que faltarão os instru-mentos de legitimação conforme a vontade social. Defen-der insistentemente o constitucionalismo e promover osprincípios e valores que inspiram o regime democrático éa melhor proteção contra as perversões que se expres-sam pela violência. Não chegamos lá, mas tudo podepiorar. A Venezuela existe e é logo ali. Cuidado, pois.

O prejuízo que dá lucro...

MARCO ANTÔNIO BARBOSA

Tal como a teoria da evolução pressupõe que ao passar do tempo somente as espécies mais adaptadas seperpetuam, era de se esperar que ao passar das décadas poderíamos esperar o mesmo com relação à evolução doBrasil.

Porém algo ocorreu! Uma inversão de valores praticamente infestou grande parte da sociedade e o que assis-timos hoje, que deveria fazer parte de um filme de ficção, se tornou parte de noticiário do nosso cotidiano e que detão frequente já não nos indigna mais. Não é normal um país que não está em guerra registrar perto de 60 milhomicídios por ano e nada ser feito para se reduzir essa tragédia. Não deveria ser aceitável um país com um PIB quenos coloca entre os 10 primeiros do mundo assistir parte da população sofrendo sem atendimento hospitalar. Umsistema político praticamente degradado e esgotado por escândalos de corrupção dos principais nomes e parti-dos. Não é aceitável termos uma carga tributária entre as mais altas do mundo e mesmo assim saber que grandeparte desse recurso é desviado pela corrupção que se tornou endêmica entre o sistema de negócio entre os órgãospúblicos e as empresas privadas, e a outra parte são muito mal gerida pelos órgãos públicos. É revoltante vermosas mazelas do custo Brasil sendo noticiadas todas as noites e praticamente nada ser feito para se corrigir ou mudaressa situação.

É difícil aceitar que apesar de estarmos entre os países mais produtivos do mundo no agronegócio da porteirapara dentro, quando os alimentos saem da porteira para fora, entre 20 e 30% são perdidos por falta de condiçõesde infraestrutura de armazenamento e de condições mínimas nas estradas e ferrovias. Somos nós que pagamos opreço dessa perda.

Somos um país fechado ao comércio mundial e com baixa representatividade, o que não estimula a competiti-vidade interna e externa das empresas. Essa situação é verificada pela recente pesquisa de competitividade globalrealizada pela escola de administração suíça IMD, onde num total de 63 países, o Brasil só está em melhor posiçãoque a Mongólia e a Venezuela. Essa situação é inaceitável para as carências e pelo parque fabril que temos edeveria servir de base em políticas governamentais para uma melhora contínua desse ambiente de negócios e criarum estímulo para atrair ao invés de afastar as empresas.

Essa situação é conhecida há décadas e a cada novo governo onde alguma esperança se renova para evoluir-mos no cenário global, há sempre uma parte da sociedade que briga para manter o “status quo” de um estilo degovernar onde os privilégios são garantidos às custas do pagador de impostos.

É preciso acabar com o estigma de que o lucro das empresas faz delas e dos empresários pecadores. É dainiciativa privada que vem a geração de impostos, a geração de empregos e a riqueza do país. Ao governo deveriacaber a regulação do ambiente de negócios e prover à população o que se espera de uma administração públicacomo saúde, segurança e educação para os mais necessitados.

Se quisermos deixar um país melhor para nossos filhos e netos caberá a nós mudarmos o modo como vemos osnegócios e a política no Brasil e isso exigirá pensarmos no bem comum ao invés do bem individual, especialmenteaqueles abreviados por caminhos tortuosos. Uma nova mentalidade de realidade global deverá fazer parte danossa realidade. Temos um longo caminho pela frente.

**Marco Antônio Barbosa* é especialista em segurança e diretor da CAME do Brasil.

Conforme avançam os dias, cresce a expectativa para saber quem serão os candidatos a presidente do Brasil em2018. A verdade é que a Operação Lava Jato está devastando as pretensões de muitos políticos, inclusive, os maisconhecidos, caso de Luís Inácio Lula da Silva e Aécio Neves. Também aparece no pareô o nome de Marina Silva,que no intervalo das eleições presidenciais fica em ‘banho maria’. O PMDB do contestado e investigado MichelTemer poderá surpreender com a apresentação de um nome de última hora, porém, até momento essa possibilidadenão é cogitada.

Se conseguirem escapar das garras da Justiça, acredito firmemente que o pleito de outubro do ano seguinteserá disputado principalmente entre o ex-presidente Lula e o tucano Aécio Neves. Um que desperta a atenção demilhares de eleitores com suas ideias radicais é Jair Bolsonaro. Com frases fortes e posicionamento conservador,o senador tem todas as chances de se tornar a terceira força na eleição presidencial, embora, creio eu, tenha poucasprobabilidades de vitória.

Considerando que ainda estamos longe do prazo limite para definição dos candidatos ao Palácio do Planalto,não vejo nenhum entusiasmo em relação ao assunto, tampouco, as pessoas projetam eventuais nomes. Indiscuti-velmente, os brasileiros estão inertes e falar em política se tornou desagradável. A atualidade se concentra eminvestigações policiais e delações premiadas de executivos de grandes empresas brasileiras e ex-agentes políticos,que, revelaram em seus depoimentos, a farra da corrupção no país e a manobras para conseguir lesar o eráriopúblico.

Com todos esses escândalos frequentes, incluindo a prisão de poderosos políticos, o país definitivamenteperdeu o rumo. A situação ficou mais tensa depois que o atual governo encaminhou algumas reformas paraapreciação do Congresso Nacional. Há posicionamentos a favor e contra, no entanto, protestos são organizadosseguidamente. Infelizmente, as alterações previstas pelas reformas foram trazidas a população brasileira apenas deforma superficial. E como sempre, a aprovação ou reprovação dos projetos dependerá de inúmeras negociaçõesem Brasília. No entanto, o contexto não muda. A oposição afirma que as reformas são prejudiciais ao cidadão,enquanto que os aliados do governo Michel Temer as defendem com robustez.

Lamento que neste momento de dificuldades, os homens que detém o poder estão desarmados de grandezapara levar o Brasil a outra realidade. Até quando viveremos essa situação desanimadora, que influencia diretamen-te no cotidiano dos cidadãos. Há crise política, crise econômica e enorme desconfiança quanto ao futuro próximo.Grande parte da população se resguarda e teme o que pode acontecer. Torcemos para que depois desta interminá-vel tempestade, venha a calmaria. Precisamos recuperar a autoestima da nação e vislumbrar e consolidar a perspec-tiva de dias melhores.

Page 3: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

[email protected]

3

Tribuna Popular

Inventários, Juri , Divórcios, Ações de Alimentos,Cobrança Judiciais e Amigáveis, Direito Previ-denciário, Aposentadorias em Geral, Auxílio-

Doença, Recursos de Multas de Trânsito, Direitodo Consumidor, Direito do Trabalho, Indenizações

e Ações Civis em Geral. 055-3551-3119

PRESTAMOS CONSULTORIA JURÍDICA

EM NOVO ENDEREÇO: pRAÇAtENENtE BINS 200 - EM FREN-

tE AO pOStO DO ELIAS.

Inventários, Juri , Divórcios, Ações de Alimentos,Cobrança Judiciais e Amigáveis, Direito Previ-denciário, Aposentadorias em Geral, Auxílio-

Doença, Recursos de Multas de Trânsito, Direitodo Consumidor, Direito do Trabalho, Indenizações

e Ações Civis em Geral. 055-3551-3119

PRESTAMOS CONSULTORIA JURÍDICA

EM NOVO ENDEREÇO: pRAÇAtENENtE BINS 200 - EM FREN-

tE AO pOStO DO ELIAS.

HUMOR E INFORMAÇÃOHU

Envie o seu “Dizem por aí” pelo e-mail [email protected]. Só não aceitamos ataquespessoais, difamações e desrecalques. Sua identidade será mantida em segredo, o que no entanto nãoo eximirá de responsabilidade.Não nos responsabilizamos por itens identificados.

nas redes sociais e nas esquinas

Com a divulgação do Edital porparte do ministério da Educação(MEC), fica cada vez mais perto apossibilidade da instalação de umcurso de Medicina em Ijuí, servin-do toda a nossa região. A maiorvantagem é que os filhos da re-gião permanecerão por aqui apósse formarem.

Trânsito: HUMOR:

Rótula continua a fazer vítimas

***Dá para entende? Quando ocasal está junto, elas se vestem tãonormal. Basta uma separação parase fantasiarem de divas.***Porque não faziam isso antespara agradar o marido, desabafouum amigo nosso? kkk***Na Rádio Província está se cri-ando um ‘escambo’ para compen-sar os recados e os abraços.***Nessa semana, a Ange ganhouum pão de milhão, a Raiana umabolsa de laranjas e o Maicon unsquilos de batata doce... rsrs

A estranha rótula na esquina do escritório da Corsan (Avenida SantaRosa no cruzamento com a Rua Gaurama) continua fazendo vítimas emTenente Portela. São vários os acidentes registrados no local. Na últimaterça-feira, ocorreram dois em menos de duas horas. O desajuste no localnão só prejudica os motoristas como empurra os pedestres pela RuaGaurama abaixo, muitas vezes, na espera de que os veículos desocupema faixa preferencial.Pelo menos um dos motoristas envolvidos nos vários acidentes estáestudando a possibilidade de pedir o ressarcimento dos danos materiaise morais contra a municipalidade que insiste em manter a ‘confusa e malsinalizada’ rótula na via pública. Enquanto nada acontece, algumas pes-soas rezam para que não ocorram acidentes com vítimas fatais ou comsequelas permanentes.

***Segundo uma colega de servi-ço, o cara engana direitinho. Pare-ce ter 28 mas tem 38. Não cozinhana primeira fervura.

***Dizem por aí, que o C.R.C. es-taria mal-assombrado. A figura deuma pessoa que já partiu estariadando o ar da graça em situaçõesinusitadas.***Será verdade ou só fantasia dealguns? Fica no ar a questão!

Medicina em Ijuí

Morto não votaO descaso com a limpeza do Cemi-tério Municipal é muito grande. Ouuma das duas coisas; os respon-sáveis não têm parentes por lá ouestão convictos de que morto nãovota. O problema são os parentesvivos que se indignam com a situ-ação.

SICOOB por aquiCirculou na cidade, nesta semana,a informação que a cooperativa Si-coob está pesquisando lugar parase instalar em Tenente Portela. Comuma forte tradição no mercado fi-nanceiro, a Sicoob será um estímu-lo à boa concorrência em nossacomunidade.

Querendo comprar um papagaio osujeito entra no aviário e diz para odono da loja:– Eu quero comprar um papagaio,mas quero um papagaio que nãofale palavrão.O dono foi aos fundos da loja, trouxeum papagaio e disse:– Toma, pode levar esse aqui, pois ésurdo e não assim sendo nãoaprenderá a falar palavrão.O cara pegou o papagaio, pagou e olevou feliz da vida.Passados 3 meses volta com opapagaio e reclama enfurecido :– Toma seu papagaio, o senhor mefalou que ele não falava palavrãoporque ele é surdo, mas toda vezque eu chego em casa, ele me chamade corno e filho de uma prostituta.O dono pegou o papagaio, pediudesculpas e o levou ao veterinárioque tinha consultório no andar decima da lojaEle olhou, observou, auscultou emdetalhe, revirou e verificou opapagaio e deu seu veredito:– Não há dúvida nenhuma, ele ésurdo sim, mas enxerga muito bem.Surpresa da semana...

Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) será oresponsável por formular o pare-cer no qual recomendará a apro-vação ou rejeição da denúncia daPGR contra o presidente pelo cri-me de corrupção passiva. ‘Comi-go não tem pressão’, diz o relator.

QUANTOS RINS NÓSTEMOS ??

Em prova oral do curso demedicina, o professor pergunta:– Quantos rins nós temos?– Quatro! Responde o aluno.– Quatro? Replica o professor,arrogante, daqueles que sentemprazer em tripudiar sobre o erro dosalunos.– Traga um feixe de capim! Ordenaa um auxiliar.– E para mim um cafezinho. Diz oaluno.Exasperou-se o professor,expulsando-o da sala.O aluno era, entretanto, o famosohumorista brasileiro AparícioTorelly (1895-1971), mais conhecidocomo o “Barão de Itararé”, títuloque se auto-concedeu paradebochar da famosa batalha quenão houve, na Revolução de 1930.Ao sair da sala, teve ainda asuprema audácia de corrigir ofurioso mestre:– O senhor me perguntou quantosrins “nós” temos. “Nós” temosquatro: dois meus e dois seus; tenhaum bom apetite!

Do papagaio...

Que situação!

A Polícia Rodoviária Federal (PRF)anunciou nesta semana, a reduçãono policiamento das estradasfederais por falta de verbas.Segundo informações obtidasjunto ao posto da PRF, situado asmargens da BR 386 em Seberi, naregião também haverá uma redu-ção das rondas em virtude dessecorte nos gastos, mas nenhum ser-viço essencial será deixado de serprestado.

PRF em marcha lenta

6 mil novos policiaisO anúncio do governo do RioGrande do Sul, além de criar expec-tativa de mais segurança no futu-ro, criou muitas esperanças de umemprego público. Daqueles que ocara faz de tudo para ter e paradepois passar a vida reclamandodos baixos salários, que neste casovariam de R$ 3,8 mil a R$ 20 mil.

Em sí um sloganO anúncio do concurso para a se-gurnaça pública no Rio Grande doSul em si só é um slogan. “O mai-or concurso público da históriado estado”.

***Vai que pega a distração encon-trada pelos jogadores do Gaúchode Passo Fundo para promoverammaior integração nos vestiáriosantes dos jogos! kkk

***A boa, que nem é mais boa, foisucesso no passado, aqui em Te-nente Portela. Agora o sucesso é‘o’ Boa que ensacou o Inter.***O cara pode ser consideradopegador mesmo quando passa pelamãe e pela filha. Ou senão é o queele sai contando.***Falta fiscalização na cidade.Muitos ciclistas utilizam ascalçadas para andar. A torcida,enquanto ninguém faz nada, é re-zar para que não ocorram aciden-tes.

***Tem gente que ficou com ciú-mes, pois não ganhou nada. - Euganhei um chocolate - disse um.

***O rapaz disse que foi na missa de domingo. Os amigos não acredita-ram. Então ele indagou seu pai: - Pai aonde a gente estava domingo demanhã? O pai não lembrava. Aí, a história da missa caiu por terra. Nooutro dia, veio a mãe dele dizer que ele foi na missa mesmo!

***A Lu foi salva pela Raiana, apósa porta do carro abrir. - Agora eu vique a Raiana é minha amiga -.***Dizem por aí, que continuamaguardando que o DAER faça umaoperação tapa-buraco na RST 472.Motoristas estão impressionadoscom o tamanho das crateras.

ROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017

Page 4: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

POLÍTICA4 ROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017

Durante três dias, no final de junho, a Associaçãodos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) inter-mediou reuniões entre chefes de Executivo, assessores

jurídicos das prefeituras e promotores de Justiça queatuam nas Comarcas de Santo Augusto, Tenente Portelae Três Passos. O intuito principal era estreitar a relaçãoentre os gestores municipais e o Ministério Público doRio Grande do Sul (MP-RS).

Em cada encontro, os prefeitos apresentaram suasdemandas e preocupações aos representantes do MP-RS, com o objetivo de receberem orientações quanto a

Pensando no bem-estar da po-pulação atendida na área da saúde enas condições de estrutura para queos profissionais desenvolvam seu tra-balho, a administração municipalempreende a revitalização das Uni-

dades Básicas de Saúde (UBSs).Conforme o prefeito José Carlos

Amaral e o vice-prefeito Jorge Dickel,a intenção é melhorar o serviço pres-

Amuceleiro intermedia reuniões entreprefeitos e promotores de Justiça

Redentora contrata serviços de escavadeira

Nesta semana, a administraçãomunicipal fechou o contrato paraserviços de uma escavadeira hidráu-lica. A máquina atuará no corte decascalho visando a recuperação emanutenção de estradas vicinais.

Segundo o prefeito Nilson PauloCosta, as chuvas que atingiram omunicípio durante o mês de maio einício de junho, danificaram inúme-ros trechos na área rural e a contra-tação temporária do maquinário ser-virá para agilizar o fornecimento dematerial, e consequentemente pro-porcionar condições adequadas detrafegabilidade nas vias vicinais.

– Esse trabalho beneficiará prin-cipalmente os agricultores, que utili-zam as estradas para o escoamentodas produções – frisou o mandatá-rio.

resolução e mediação dos assuntos pautados. Os temasdebatidos foram: judicialização da saúde, abrigo de cri-anças, municípios em Situação de Emergência em virtu-de das chuvas e concurso público, entre outros.

O presidente da Amuceleiro e prefeito de Crissiumal,

Roberto Bergmann, frisou que essas iniciativas são im-portantes e é papel da entidade viabilizar reuniões destanatureza. – A dificuldade dos mandatários para admi-nistrar os municípios está cada vez mais acentuada. Con-ciliar a falta de recursos, a burocracia e a legalidade dosatos está se tornando uma tarefa quase inviável, exigindoenorme precaução e gestão por parte dos chefes de Exe-cutivo – ponderou o presidente da Amuceleiro.

Editoria Local

ASCOM/Redentora

Foto: Divulgação/Amuceleiro

Prefeitos da microrregião na reunião com representantes do Ministério Público do Rio Grande do Sul

Máquina atua no corte de cascalho para estradas vicinais

Foto: Divulgação

Legislativo de Tenente Portelaentra em recesso até agosto

O recesso parlamentar do mêsde julho é previsto na Lei OrgânicaMunicipal, porém, a secretaria daCâmara de Vereadores de TenentePortela permanece com o horárionormal de atendimento.

De acordo com a assessoria doPoder Legislativo, o primeiro semes-

tre do ano teve uma sessão prepara-tória e duas sessões extraordináriasentre janeiro e fevereiro. Já entre osmeses de março e junho, ocorreram17 sessões ordinárias.

O recesso parlamentar termina-rá na primeira segunda-feira de agos-to. O atual presidente do Poder Le-gislativo é o vereador Luís Claudirdos Santos, do PDT.

Editoria Local

Sessões ordinárias serão retomadas na primeira semana de agosto

Foto: Diones Roberto Becker

Três Passos: Unidades Básicasde Saúde são reestruturadas

tado nestes locais, que tem papel im-portante no acompanhamento dasaúde das famílias e nas ações deprevenção contra doenças.

O trabalho de restauração teveinício pelas Estratégias de Saúde daFamília (ESFs) dos bairros Sulserra,Weber e Padre Gonzáles, onde fo-

ram efetuados reparos na manuten-ção predial, pintura, podas e limpe-za do pátio. O trabalho será estendi-do para as demais UBSs.

ASCOM/Três Passos

Meta do poder público é melhorar estrutura para pacientes e profissionais

Quarto Termo Aditivo do Contrato nº 075/2.014.Data: 01/10/2.016.Contratado: Paviter – Comércio, Pavimentação e Terraplanagem LTDA.CNPJ: 93.697.076/0001-07.Objeto: Suspensão por prazo indeterminado.

Quinto Termo Aditivo do Contrato nº 075/2.014.Data: 21/06/2.017.Contratado: Paviter – Comércio, Pavimentação e Terraplanagem LTDA.CNPJ: 93.697.076/0001-07.Objeto: Interrupção da suspensão e prorrogação de vigência

Aviso de RetificaçãoPrefeitura Municipal de Vista Gaúcha – RS

Foto: Divulgação

Page 5: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

GERAL 5ROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017

O achado...

Em virtude do aumento do fluxo de veículos no en-torno do Hospital Santo Antônio (HSA), o Conselho Mu-nicipal de Trânsito (CMT) transformou partes das ruasRomário Rosa Lopes e Tapuias em sentido único. Comisso, elevou-se o número de motoristas que utilizam a

Rua Gaurama para chegar até a Avenida Santa Rosa.Para tentar disciplinar a movimentação no entronca-

mento das vias públicas, o CMT implantou uma rótulaformada por tachões. No entanto, a medida tem sidopouco eficiente, uma vez que a quantidade de colisõesentre veículos é considerada alta naquele ponto do perí-metro urbano de Tenente Portela.

Somente na tarde da terça-feira desta semana, empoucas horas, foram registrados dois acidentes de trân-sito no cruzamento da Avenida Santa Rosa com a RuaGaurama. No primeiro caso, o condutor de um automó-vel não conseguiu frear e acabou atingindo a parte tra-seira de outro carro que aguardava na rotatória, provo-cando danos materiais. O segundo fato consistiu numacolisão entre uma camionete e uma motocicleta. O piloto

TENENTE PORTELA:

Cruzamento registra elevadonúmero de acidentes de trânsito

da Honda CG sofreu escoriações e precisou ser socorri-do pelo SAMU para atendimento no Hospital Santo Antô-nio.

Comerciantes e moradores das imediações da rótulaafirmaram que o número de pequenos acidentes cres-ceu significativamente nos últimos seis meses e pedemalterações no cruzamento antes que ocorra algo mais

grave. Eles também reclamam que osmotoristas não respeitam a faixa de pe-destres que existe na esquina do escri-tório da Corsan. – Eu já vi três aciden-tes num único dia neste local – revelouuma pessoa que acompanhava o aten-dimento ao motociclista ferido na últi-ma terça-feira.

Na semana passada, em uma repor-tagem publicada no Jornal Provínciasobre as alterações no trânsito na áreacentral da cidade, o diretor do CMT foiquestionado sobre a rótula no cruza-mento da Avenida Santa Rosa com a Rua

Gaurama. Juarez Pizzutti reiterou que no momento nãohá nenhuma possibilidade de remoção da rotatória ouqualquer outra medida mais contundente. Ele revelouque a intenção é colocar tachões nos dois sentidos daavenida para forçar que os veículos diminuam a veloci-dade ao se aproximar do entroncamento.

O diretor do CMT salientou que a Avenida Santa Rosaainda é o ponto do perímetro urbano que registra amaior quantia de acidentes de trânsito. – Temos implan-tado modificações que beneficiam condutores e pedes-tres. Prova disto é que durante todo o ano passado e noprimeiro semestre de 2017 não tivemos registro de atro-pelamento na cidade. Além disso, o índice de acidentescom lesões corporais caiu cerca de 55% – frisou JuarezPizzutti.

Editoria Local

Atendimento ao motociclista ferido na tarde de terça-feiraFoto: Diones Roberto Becker

Cruzamento da Avenida Santa Rosa com a Rua Gaurama, no centro da cidade de Tenente Portela

Foto: Jalmo Fornari

Depois de mais um dia em que bateu pernas quase à manhãinteira atrás de emprego, sem sucesso, ele distraidamente cami-nhava pela rua quando um objeto estranho ao ambiente chamou-lhea atenção. Era uma bolsa, de couro, marrom, daquelas com alçaque passa sobre o peito. Ela estava caída no chão. Ele andou atéela e a pegou em suas mãos, ao passo em que se virou para todosos lados na tentativa sem sucesso de encontrar quem havia perdi-do tal objeto.

Ele caminhou até a sombra da fachada de um prédio e abriu abolsa e eis que então uma grande surpresa se apossou do seurecôncavo de tranquilidade. Dentro da dita cuja havia muito dinhei-ro. Maços de notas de 50 e de 100 reais, todos devidamente presoscom aquelas borrachinha que gente como ele usa mais como pul-seira do que para seu devido propósito. Seu coração disparou desupetão e um aperto atingiu-lhe o peito. Suas mãos suaram. Elemais uma vez olhou para os lados na busca por alguém que pudes-se ser o dono de tal fortuna, mas ninguém parecia interessado nele.Poucas pessoas estavam na rua naquele momento e as que esta-vam em nenhuma circunstância aparente demonstravam qualquersinal de que haviam perdido tanto dinheiro.

Ele fechou a sacola e a segurou contra o peito. Ficou algunssegundos abraçado à aquele objeto de couro marrom, como se aprotegendo com seus braços contra um inimigo invisível. Em seuinterior um misto de pânico, euforia e medo tomava conta de si.Baixou a sacola mais uma vez e a abriu novamente, pôs a mãoesquerda dentro dela e tocou em todo aquele dinheiro. Sorriu eolhou para o céu como que se agradecendo a Deus. Depois fechou-a novamente, alçou-a sobre o corpo e começou a caminhar.

No caminho passou por uma revenda de carros usados. Eleparou e ficou olhando para a vitrine onde estavam expostos algunsveículos populares. Pensou consigo mesmo que poderia compraum daqueles carros e provavelmente lhe sobraria ainda muito di-nheiro. Ele teve carro uma vez. Era um Uno, ano 97. Um bom carro,mas aí veio a crise e com ela a demissão e depois que ficou sem oseguro-desemprego, precisou vender o carro para pagar as contas.

Imaginou ele novamente com um veículo. Pensou no rosto que aesposa e os filhos fariam quando o vissem chegando em casa comum carro “novo”. Seria incrível. Poderia pegar todo mundo e sairpara dar uma volta. Talvez jantar em um bom restaurante. Pensounesses planos e seguiu caminhando.

Logo mais a frente passou diante de uma escola de inglês. Fa-zia algum tempo que a sua filha, quase adolescente, vinha falandoem fazer um curso de inglês. Aquela era uma boa escola e porconsequência acima de suas condições financeiras. Se quisesseagora poderia entrar e fazer a matricula da menina e pagar todo ocurso à vista. Ele nem lembrava quando foi a ultima vez em queconseguiu pagar alguma coisa à vista. Queria de todo o coraçãofazer isso, mas não o fez e seguiu caminhando.

Adiante em seu caminho passou em frente de uma loja de rou-pas. Um vestido que cobria um manequim na vitrine chamou suaatenção. Aquele vestido ficaria maravilhosamente bem em sua es-posa. Olhou o preço e pensou que em uma condição normal jamaispoderia paga-lo, mas agora, com aquela sacola de dinheiro poderiacompra-lo sem problemas. Sua esposa merecia um presente. Du-rante todos esses meses em que estava sem emprego, ela tinhase virado. Se batia para lá e para cá fazendo faxinas nas casasalheias para pagar as contas da casa. Ela merecia um presente eaquela peça de vestuário seria sem qualquer sombra de dúvida opresente ideal. Ele olhou para vitrine e por um minuto imaginou asua esposa desfilando com aquele lindo vestido. Ela parecia umanjo. Ele sorriu e seguiu viagem.

Um supermercado então apareceu a sua frente. Era um daque-les grandes supermercados. Ele ficou olhando as pessoas entran-do e saindo. Nas paredes na frente do estabelecimento várias car-tazes anunciavam os valores dos produtos. Logo se imaginou com-prando tudo. Há muito tempo, desde que perderá o emprego quenão fazia um grande racho. Como será que seria a sensação deentrar em um supermercado e comprar tudo o que quisesse semse preocupar com o preço? Deveria ser uma sensação muito boa.Com aquele dinheiro poderia fazer tudo isso.

Andou então mais um pouco e chegou a uma delegacia de polí-cia. Caminhou lentamente para a parte interna do prédio. Por umsegundo olhou para alguns cartazes que estampavam fotos demeninos e meninas desaparecidas. Depois pediu pelo delegado.Logo foi levado a sala onde estava a autoridade policial, onde apósos tramites recorrentes entregou o dinheiro, depois saiu, olhou parao céu, secou o suor da testa, e voltou a bater perna atrás de umtrabalho.

Page 6: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

ESPECIAL6 ROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017

Na sexta-feira passada, no CTGDarci Fagundes, o Conselho Munici-pal de Desenvolvimento (Comude)promoveu a Assembleia PúblicaMunicipal do Processo de Participa-ção Popular e Cidadã (PPPC), edi-ção 2017-2018. O evento reuniuautoridades locais, representantes deentidades e instituições, diretoresescolares, funcionários públicos ecomunidade.

Principal estrada que liga a Re-gião Celeiro e a cidade de Ijuí, a RS155 está passando por uma restau-ração completa desde a sexta-feirapassada. A recuperação do trechode aproximadamente 70 quilôme-tros, a partir de Santo Augusto, é atri-

buída aos esforços dos deputadosJerônimo Göergen e Ernani Polo.

As obras acontecem em duasfrentes. Uma equipe começou a res-tauração nas imediações de Ijuí e aoutra trabalha nas proximidades dotrevo de acesso ao município de Chi-apetta. Os parlamentares, juntamen-te com o Executivo de Santo Augus-to, buscam ainda alternativas paraque o trabalho seja estendido para oO ministério do Trabalho divulgou nesta semana, o

calendário de pagamento do abono salarial dos progra-mas de Integração Social (PIS) e de Formação de Patri-mônio do Servidor Público (Pasep,) ano-base 2016, quefoi aprovado no dia 29, na reunião do Conselho Delibe-rativo do Fundo de Amparo ao Trabalho (CODEFAT).

Os trabalhadores nascidos em julho podem sacar ovalor a partir do próximo dia 27. Para os beneficiados, odinheiro a ser sacado estará disponível até o dia 29 dejunho de 2018, mas sempre seguindo as datas estipula-das pelo ministério do Trabalho. Cerca de R$ 16,5 bi-lhões serão destinados para pagamento do abono sala-rial no calendário 2017-2018. De acordo com o gover-no federal, mais de 24 milhões de trabalhadores têmdireito ao pagamento.

Correntistas da Caixa Econômica Federal (CEF) re-cebem o crédito em conta dois dias antes. As regras parapagamento seguem as determinações da Lei nº 13.134/2015. A quantia que cada trabalhador recebe varia deR$ 79 a R$ 937, dependendo do tempo em que eletrabalhou formalmente no ano passado.

O abono salarial ano-base 2016 é direito do traba-lhador que estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menoscinco anos e que trabalhou formalmente por pelo me-nos 30 dias no ano passado, com remuneração mensalmédia de até dois salários mínimos, desde que os dadostenham sido informados corretamente pelo emprega-dor na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como sacar:O valor poderá ser retirado nos próprios terminais

da Caixa Econômica Federal ou em alguma casa lotéricapor meio do Cartão Cidadão e a senha cadastrada, mas

Redentora teve assembleia do Processode Participação Popular e Cidadã

Pagamento do PIS/Pasep de 2016 inicia neste mêscaso o trabalhador não tenha o Cartão Cidadão, tambémpoderá receber o valor em qualquer agência da CEF,mediante a apresentação de documento de identifica-ção. A Caixa Econômica Federal disponibiliza o númerode telefone 0800 726 02 07 para mais informações arespeito do PIS.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep, pre-cisam verificar se houve depósito em conta. Caso issonão tenha ocorrido, devem procurar uma agência doBanco do Brasil e apresentar um documento de identifi-cação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obti-das pelo telefone 0800 729 00 01.

Agência Brasil

CALENDÁRIO - PIS

CALENDÁRIO - PASEP

Na ocasião, o presidente do Con-selho Regional de Desenvolvimento(Corede Celeiro), Carlos EugênioAzevedo dos Santos, explanou deta-lhes sobre a escolha das demandasneste ano e também elogiou a ex-pressiva votação que Redentora temobtido nas edições anteriores doPPPC. Segundo ele, R$ 2,2 milhõesdo orçamento estadual do próximoexercício serão investidos nas de-mandas elencadas pelos 21 municí-pios que compõem a Região Celei-

ro.Com a presença de 365 pessoas,

a Assembleia Pública Municipal cul-minou na eleição de 13 delegados ecinco propostas. O grupo terá a in-cumbência de defender as priorida-des de Redentora na AssembleiaRegional do Corede Celeiro, queocorre nesta sexta-feira, na cidadede Chiapetta, e definirá a cédula comas demandas. A votação do PPPC2017-2018 será realizada nos dias01, 02 e 03 de agosto, via internet.

ASCOM/Redentora

- Demanda 01: Regulamentação das agroindústrias;- Demanda 02: Aquisição de viatura para Brigada Militar;- Demanda 03: Fortalecimento etna sustentável de comunidades indígenas;- Demanda 05: Produção de alimentos agroecológicos pela agricultura familiar;- Demanda 13: Apoio a cadeia produtiva de leite;

DEMANDAS ELENCADAS

Assembleia Pública Municipal do PPPC foi realizada no CTG Darci Fagundes, na sexta-feira passadaFoto: Divulgação

Empresa inicia restauraçãocompleta da RS 155

O prefeito municipal de Redentora, RS, em conjunto com o (a) presi-dente do Conselho Municipal de Assistência Social, no uso de suas atri-buições e, considerando a necessidade de avaliar e propor diretrizes paraa atualização da Política de Assistência Social do município, decreta:

Art. 1º - Fica convocada a VII Conferência Municipal de AssistênciaSocial a ser realizada no dia 26 de julho de 2017, tendo como tema central:“Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”.

Art. 2º - O objetivo da VII Conferência Municipal de Assistência Soci-al é favorecer o debate no processo conferencial, sendo a atividade divi-dida em quatro Eixos Estruturantes, conforme deliberação do ConselhoNacional de Assistência Social:

I – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade comoparadigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

II – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil noSUAS;

III – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entreserviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitossocioassistenciais;

IV – A legislação como instrumento para uma gestão de compromis-sos e corresponsabilidades dos entes federados para a garantia dos direi-tos socioassistenciais;

Art. 3º - As despesas decorrentes da aplicação deste Decreto correrãopor conta de dotação própria do orçamento do órgão gestor municipal deAssistência Social, bem como das provisões de recursos vinculados doIGD/SUAS.

Art. 4º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.Redentora, RS, 22 de junho de 2017Lucia Siqueira TontiniPresidente do Conselho Municipal de Assistência Social

Nilson Paulo CostaPrefeito Municipal

Decreto nº 3.081, de 22 de junho de 2017Convoca a VII Conferência Municipal de Assistência Social

Prefeitura Municipal de Redentora – RS

trajeto de cerca de 15 quilômetrosaté o trevo de entroncamento da RS155 com a BR 468.

Visando prevenir acidentes detrânsito, o efetivo de 3º Pelotão Ro-doviário de Santo Augusto solicitaque os motoristas tenham atençãoredobrada no trecho, pois há gran-de movimentação de operários e

máquinas. Vale salientar que a pas-sagem de veículos é interrompida emdeterminados momentos conformea necessidade das obras.

A empresa não fixou prazo parao término da restauração. O traba-lho consiste na retirada da camadadanificada e colocação do novo as-falto. Posteriormente, ocorrerá a pin-tura da sinalização horizontal e lim-peza das margens da rodovia.

Editoria Local

Foto: Reprodução/Querência Online

Trecho entre Santo Augusto e Ijuí receberá nova camada de asfalto

Page 7: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

GERALROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017 7

Após a invasão das sedes do Distrito Sanitário Espe-cial Indígena (DSEI) e da Secretaria Especial da SaúdeIndígena (SESAI), em Santa Catarina e no Rio Grande doSul, um grupo de índios protestou na tarde da última

segunda-feira em Brasília. A manifestação visou pressio-nar o ministério da Saúde a atender as reivindicaçõesapresentadas, entre elas, o pedido de investigação dasdenúncias de assédio moral e sexual, e da má gestão derecursos que estariam acontecendo no DSEI da RegiãoSul, cujo escritório central localiza-se em São José, naregião da grande Florianópolis.

Segundo reportagem publicada no site Sul 21, asdenúncias de assédio moral e sexual dentro do DSEI eda SESAI foram levadas ao conhecimento de Gaspar Pas-choal, coordenador da saúde indígena na Região Sul,em uma reunião no começo do mês de junho. Servido-ras indígenas e não indígenas relataram os fatos ocorri-dos e solicitaram o afastamento dos colegas acusados.Outros funcionários contaram que estariam sofrendoconstrangimento e perseguição em suas áreas de atua-ção nos polos do DSEI em Passo Fundo e Chapecó.

A publicação eletrônica também informou que caci-ques e lideranças indígenas de Santa Catarina e do Rio

A formação de um bloqueio àsmassas de ar polares, por causa datemperatura dos oceanos, garantiráum julho com pouca incidência dechuva para a maior parte do país,especialmente para o Rio Grande doSul. É isso o que aponta o monitora-mento climático encomendado men-salmente pela Rio Grande Energia(RGE) junto ao Climatempo. O estu-do serve como base para o planeja-mento de ações do Centro de Ope-rações Integrado (COI) da conces-sionária.

O bloqueio ocorre porque aságuas da superfície da costa Oesteda América do Sul e as do AtlânticoSul estão mais quentes do que o nor-mal, o que ocasionou uma elevaçãoconsiderável na faixa entre o litoralNorte da Argentina, do Uruguai e doRio Grande do Sul. Com esse cená-

rio, as frentes frias passam afastadasda costa e a massas polares serãocontinentais, mas sem representati-vidade. O bloqueio só deve ser que-brado no final de julho, com a mu-

dança na configuração da tempera-tura dos oceanos.

O acompanhamento climático

também indica que, segundo osmodelos oceânicos, até o final do anohaverá o registro de um ligeiro au-mento na temperatura das águas doPacífico Equatorial, o que contribui-

rá para a não formação de um novoEl Niño ou de uma nova La Ninã atéo primeiro semestre de 2018.

RGE

Monitoramento climático da RGEindica que julho será de pouca chuva

Índios pedem a saída de redentorenseque é coordenador da DSEI Sul

Julho terá pouca incidência de chuva para a maior parte do paísFoto: Diones Roberto Becker

Grande do Sul assinaram um documento, com data de22 de junho, reclamando que nenhuma medida foi ado-tada contra os servidores acusados de assédio e queeles continuavam desempenhando suas funções. A par-tir da falta de investigação é que os indígenas das etniasKaingangue, Guarani e Xokleng decidiram realizar os

protestos parapressionar o go-verno federal. Elesainda questionamsupostas indica-ções políticas nacontratação demédicos, dentistas,juristas e servido-res administrativospara os dois ór-gãos.

Os índios tam-bém criticam aomissão do coor-denador do DSEIna apuração dasdenúncias e pe-

dem a saída imediata de Gaspar Paschoal. O redento-rense foi nomeado para o cargo em outubro do anopassado. Ele é filho do ex-prefeito de Redentora, AdelarPaschoal.

Depois dos protestos da segunda-feira, uma comis-são de dez índios do Rio Grande do Sul foi recebida porMarco Antônio Toccolini. O titular da SESAI afirmou noencontro que aos primeiros indícios de irregularidade,iria solicitar o afastamento de Gaspar Paschoal. A postu-ra não agradou os indígenas, que prometeram continu-ar com as ocupações até que seja nomeado um novocoordenador no DSEI da Região Sul. O nome indicado,durante a reunião, foi de João Maria Roque.

Marco Antônio Toccolini assegurou que encaminha-ria uma advogada e um assessor especial para conver-sar com os servidores que teriam sofrido assédio morale sexual, e que o objetivo é instalar uma auditoria o maisbreve possível. Em nota, a SESAI confirmou as informa-ções e disse que vai apurar com rigor as denúncias.

Editoria Local

Protesto realizado por indígenas em Brasília, na tarde da segunda-feira desta semanaFoto: Vinicius Borba

O tabernáculo judaico e sua relação com Cristo - Parte IIContinuando nosso passeio pelo tabernáculo judaico hoje anali-

saremos mais alguns aspectos importantes que permeiam a mis-teriosa relação entre os objetos componentes daquele templo e arelação de Cristo como Messias, redentor de nossos pecados erestaurador de nosso relacionamento com o Pai.

Como vimos na coluna anterior, o templo era constituído do átrioou pátio, onde o povo se reunia, do Santo Lugar, onde os sacerdo-tes entravam para cumprir os rituais e o Santíssimo Lugar, onde seencontrava a Arca da Aliança e onde a presença de Deus se fazia.Na presente coluna, estudaremos o Santo Lugar, onde havia umariqueza de peças sacras, cujos significados se relacionam de for-ma fabulosa com a missão espiritual de Jesus. Primeiramente, éimportante ressaltar que três peças fundamentais compunham estelocal: a mesa dos pães da proposição, onde ficavam doze pães quepermaneciam naquele local, em frente a Arca da Aliança, na pre-sença da coluna de glória de Deus, até que aos sábados fossemcomidos pelos sacerdotes, homens que tinham a função de aben-çoar o povo. Isso se relaciona diretamente com o capítulo do evan-gelho de São João, em que Jesus declara "Eu sou o pão da vida"(Jo 6:33-35). Ainda ficavam no Santo Lugar o Candelabro de Ouro,com sete braços e sete lâmpadas, as quis ficavam 24 horas por diaacesas e não podiam se apagar, representando os sete Espíritosde Deus (ver Apocalipse, capítulo 3) e o Altar do Incenso, ondeeram queimados incensos perfumados durante 24 horas por dia, osquais representam a oração dos justos (Sl 141:2 e Ap 8:3-6).

As principais peças do Tabernáculo tinham uma disposição queremetia a cruz onde Jesus foi crucificado. Traçando-se uma linhaimaginária a partir do Altar do Holocausto, onde os animais eramimolados em sacrifício a Deus pelos pecados do povo, passandopela Pia de Bronze, onde os sacerdotes tinham que se lavar cadavez que ministrassem no altar, remetendo ao poder purificador daPalavra de Deus, o Altar do Incenso, que representa as orações, ede outro lado, a Arca da Aliança, onde Deus se fazia presente,temos o braço maior da cruz. Transversalmente, se traçaramosnova linha entre a mesa dos pães da propiciação e o candelabro,teremos a travessa da cruz. Isso tem um significado muito especi-al, pois o homem só teve acesso a presença de Deus, depois deJesus ter percorrido todo esse caminho, sendo sacrificado por nos-sos pecados (Altar do Holocausto, base da cruz imaginária), pas-sando pela Pia de Bronze, onde somos lavados, purificados pelosangue do Cordeiro Santo (Jesus), e pelo Altar do Incenso (oraçãodos justos, remetendo a oração em que Jesus entrega Seu espíritoa Deus, em Lucas 23:46), até chegarmos à Arca da Aliança (pre-sença de Deus), tendo de um lado a Mesa dos Pães (Jesus, o Pãoda Vida) e de outro o Candelabro de Ouro, com os sete espíritos deDeus.

Toda este simbolismo, foi elaborado por Deus em perfeita har-monia, para que quando Jesus viesse ao mundo, ninguém tivessedesculpas para não reconhecê-lo como Filho de Deus. O Senhortrabalha com revelações, as quais Ele confirma através das Escri-turas, por isso Jesus sempre que fazia algo dizia "para que secumprisse o que de mim estava escrito". Através da comparaçãodo simbolismo presente no Tabernáculo com a vida de Jesus pode-mos compreender que "Jesus desceu do trono eterno de Deus nocéu até a profundidade da cruz, no Calvário. Deixou toda a Suaglória pela vergona da cruz, a fim de poder conduzir o seu povoremido, perdoado e aceito por si mesmo, e apresentá-lo inculpáveldiante daquele próprio trono que Ele havia abandonado por amordeles. (...) Através de Jesus, Deus desceu, em perfeita graça, atéo pecador, e nele o pecador é conduzido, em perfeita justiça, atéDeus." (trecho extraído da apostila de Hermenêutica do Instituto deTeológico Quadrangular (p. 78).

Coluna vinculada à Igreja do Evangelho QuadrangularRua Guaporé, 344, em frente ao Parque de Máquinas da Prefeitu-

ra – culto às terças, quartas, sextas e domingos, às 19 horas.

Resgatando asveredas do Senhor

Dalmiro Poschi Caminha – Bel. em Direito, esp.em Dto. Constit., estud. em Teologia

Fone: (55) 9673 3830

Page 8: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

8 ROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017

Na noite da terça-feira, na Crip-ta da Igreja Matriz, a Cresol TenentePortela realizou o lançamento doPlano Safra 2017-2018. Na opor-tunidade, João Luís Guadagnin, ex-diretor do ministério do Desenvol-vimento Agrário (MDA) e atualmen-te representando a Cresol Confede-ração, apresentou as normas docrédito rural para a nova safra eressaltou a importância do coope-rativismo. O evento registrou a pre-sença de associados, agricultores,funcionários de empresas ligadasao setor agrícola e representantesda Emater-Ascar e sindicatos.

Conforme Gelson Ferrari, dire-tor da Cresol Tenente Portela, esteé somente o início do trabalho queserá desencadeado no segundosemestre de 2018. – É salutar aimportância do crédito rural paraa economia a nível nacional e, prin-cipalmente, a nível local. O compro-misso da Cresol como cooperativa,é levar o crédito rural com mais fa-cilidade e agilidade aos produtores– afirmou Gelson Ferrari.

Lançado no final de maio pelogoverno federal, o Plano Safra2017-2018 reafirma o compromis-so de ampliar a produção de ali-

Cresol Tenente Portela abre contratações do Plano Safra 2017-2018mentos saudáveis, com crédito maisbarato àqueles que produzem maisde 70% da comida que chega to-dos os dias às mesas das famíliasbrasileiras. Para a próxima safra,

serão disponibilizados R$ 30 bi-lhões, sendo que os principais pon-tos do Plano Safra foram pensadospara estimular as práticas sustentá-veis no meio rural, que levem ao

manejo adequado do solo e dosrecursos hídricos, bem como aprodução de energia a partir defontes renováveis.

A Cresol Sicoper tem como mis-

são proporcionar o acesso facilita-do ao crédito rural e, desta forma,iniciou as contratações do PlanoSafra 2017-2018 na segunda-feiradesta semana, almejando expandir

a capacidade produtiva dos coope-rados. Para José da Silva, diretor-presidente da Central Cresol Sico-per, o Plano Safra, na condição depolítica agrícola, vem no sentido de

viabilizar a produção dos agricul-tores. – Nossas cooperativas e pos-tos de atendimento vão realizarações de lançamento com parcei-ros, assegurando agilidade na utili-

zação dos recursos pelos associa-dos. Historicamente, a Cresol tinhaa prática de liberar somente em se-tembro; no entanto, este ano, saí-mos já em julho com as liberações– comemora o dirigente. Ele aindaavalia que essa política precisa deavanços, mas que tem permaneci-do estável, com alterações que nãoimplicam em mudanças para o co-operado. – Depende de nós, apre-sentar demanda, principalmente noPRONAF Jovem, PRONAF Mulher ePRONAF Agroecologia, incentivan-do sua procura, objetivando ir alémdo crédito, abrangendo a assistên-cia técnica e também a sua comer-cialização – frisou o diretor-presi-dente.

A cada lançamento, o Plano Sa-fra é aperfeiçoado e foi pensadopara interagir da melhor forma como agricultor familiar e suas necessi-dades, além de criar melhores opor-tunidades para o desenvolvimentono meio rural. A inclusão do Seloda Identificação da Participação daAgricultura Familiar (SIPAF), doSeguro da Agricultura Familiar(SEAF) e do Programa de Garantiade Preços para a Agricultura Fami-liar (PGPAF), são alguns exemplosdeste aprimoramento nos últimosanos.

Editoria Local

Foto: Diones Roberto Becker

Lançamento do Plano Safra da Cresol Tenente Portela ocorreu na noite da última terça-feira

Page 9: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

9ROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017

Benefícios da ginástica olímpica para criançasA ginástica artística é um esporte que geralmente começa na

prática da infância, quando as crianças podem alcançar níveis máxi-mos de força, flexibilidade e coordenação. No entanto, também sepode começar a ser praticado durante a adolescência ou mais tarde.

Diz-se que o melhor momento para começar nesta disciplinasão 4 ou 5 anos, que é a fase em que os hábitos posturais e aodesenvolvimento de habilidades motoras básicas necessárias paraa aprendizagem posterior de elementos mais complexos são adqui-ridos. Apesar disso, os melhores resultados são obtidos na faseadulta dos desportos, por estimular a coordenação e desenvolver aflexibilidade através da combinação de movimentos corporais comaparelhos de ginástica. Sendo a ginástica artística considerada umadas ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de habilida-des básicas e habilidades dos esportes individuais. A primeira coisaque você aprende é tomar a posição correta, que é a base de todosos movimentos, e a única maneira de evitar lesões.

Os principais benefícios da ginástica são:• Ajuda a construir confiança.• Permite auto-realização.• Neutralização de timidez.• Corrige más posturas.• Diminuir Tensões: cervical, lombar.• Reduz o estresse. Desenvolver um senso de ritmo.• Disciplina individual.• Ajuda a desenvolver a estabilidade emocional, através da con-

centração, reflexos rápidos e segurança antes de cada apresenta-ção.

• Agiliza o movimento e, assim, evita lesões.• Ela fortalece os músculos.• Mantém as articulações bem irrigadas.Então, aqui estão muitas razões para os menores começarem

neste esporte que lhes dará não só física, mas mentalmente ferra-mentas de disciplina, para um estilo de vida saudável.

- Eixo 1º: A proteção social não contributiva e o princípio daequidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassis-tenciais;

- Eixo 2º: Gestão democrática e controle social - o lugar dasociedade civil no SUAS;

- Eixo 3º: Acesso às seguranças socioassistenciais e a arti-culação entre serviços, benefícios e transferência de renda comogarantias de direitos socioassistenciais;

- Eixo 4º: A legislação como instrumento para uma gestão decompromissos e corresponsabilidades dos entes federativos paraa garantia dos direitos socioassistenciais;

EIXOS TEMÁTICOS

Com o tema ‘A garantia de di-reitos no fortalecimento do SistemaÚnico de Assistência Social’, a 8ªConferência Municipal de Assistên-

cia Social acontecerá no dia 26 des-te mês, no CRAS Sagrada Família.

O evento é realizado a cada dois

anos e consiste em um espaço de-mocrático de debate da Política deAssistência Social e, em 2017, abor-dará quatro eixos temáticos. EmRedentora, a conferência é organi-zada pela secretaria municipal de

Assistência Social juntamente como Conselho Municipal de Assistên-cia Social.

ASCOM/Redentora

Redentora promoverá ConferênciaMunicipal de Assistência Social

Arte: ASCOM/Redentora

O ministério da Educação(MEC), na quarta-feira, lançou oEdital de Chamamento Público paraa seleção de propostas para o fun-cionamento do curso de Medicinaem Ijuí. O documento, que tambémé válido para os municípios de Li-meira/SP e Tucuruí/PA, é direcio-nado para as mantenedoras de ins-tituições de educação superior dosistema federal de ensino. O cadas-tro das propostas poderá ser efetu-ado até o próximo dia 19, no Siste-

ma Integrado de Monitoramento,Execução e Controle (SIMEC). OMEC prevê a criação de 155 vagasde graduação nos três municípios.

Segundo o governo federal,podem participar do Edital, mante-nedoras de Instituições de EnsinoSuperior (IES) legalmente consti-tuídas no país, que tenham pelomenos uma mantida já credencia-da, integrante do sistema federal deensino e com cadastro no sistemae-MEC até a data da publicação doEdital. A divulgação da classificaçãopreliminar está prevista para o dia30 de outubro e a homologação doresultado final deverá ocorrer em31 de janeiro de 2018.

Em relação a Ijuí, o ministérioda Educação ressaltou que o novoEdital foi publicado em virtude dadesistência da Universidade Estáciode Sá, do Rio de Janeiro, que haviavencido o certame no ano passadoe não teve uma segunda propostaclassificada. Em Ijuí, a expectativa é

MEC publica Edital para implantaçãodo curso de Medicina em Ijuí

que sejam disponibilizadas 50 va-gas no curso de graduação.

Unijuí apresentará pro-posta:

Na quarta-feira, a reitoria da uni-versidade prometeu avaliar o Editalde Chamamento Público para Insti-tuições de Ensino Superior (IES) eapresentar proposta para receber ocurso de Medicina em Ijuí.

Em seu portal na internet, aUnijuí destacou que tem uma traje-tória consolidada em ofertas na áreada saúde, com os cursos de Enfer-magem, Fisioterapia, Nutrição, Far-

mácia, Estética e Cosmética, alémde Psicologia e Educação Física,áreas afins. Possui estrutura labo-ratorial e a Escola Superior de Saú-de, na qual oferece cursos de qua-lificação e pós-graduação na área.Oferta ainda programas de Residên-cia em Medicina de Família e Co-munidade e de Residência Multipro-fissional em Saúde da Família, am-bos em parceria com a FUMSSAR/Santa Rosa, além de um conjuntode residências em parceria com oHospital de Caridade de Ijuí (HCI).Também oferece, em parceria coma Unicruz, o Mestrado em AtençãoIntegral à Saúde.

Análise das Propostas:As propostas serão analisadas

em quatro fases: análise de admis-sibilidade; da capacidade econômi-co-financeira; de mérito das pro-postas; e da experiência regulató-ria. Essa última consiste na verifica-ção da atuação da mantenedora ede suas mantidas quanto à qualida-

de institucional da IES e seus cur-sos, além da experiência na ofertade cursos de graduação e pós-gra-duação na área de saúde.

Mais Médicos:O chamamento do MEC para a

criação de novos cursos de Medi-cina acontece dentro do programaMais Médicos, previsto em Lei de2013. Com base em estudos reali-zados pelo ministério da Saúde, oMEC pré-seleciona os municípios apartir de critérios que levam emconsideração a relevância e a ne-cessidade social da oferta do cursode Medicina e a estrutura de equi-pamentos públicos. São observa-dos, também, os programas de saú-de existentes e disponíveis no mu-nicípio.

Selecionados por meio de Edi-tal, os municípios se comprometema oferecer à instituição de ensinosuperior vencedora, a estrutura darede pública de saúde para a im-plantação e funcionamento de novocurso de graduação em Medicina.Somente após a seleção dos muni-cípios é que o MEC faz um novochamamento público, desta vez,voltado para as mantenedoras deinstituições de educação superior,como o que foi publicado na últi-ma quarta-feira.

Diretrizes:A implementação de cursos de

graduação em Medicina deve estarem consonância com as diretrizescurriculares nacionais definidaspelo Conselho Nacional de Educa-ção (CNE), que prevê, entre outros,carga horária mínima de 30% dointernato médico na graduação, quedeve ser desenvolvido na AtençãoBásica e no Serviço de Urgência eEmergência do SUS. Prevê tambémque os programas de residênciamédica sejam nas modalidades deMedicina Geral de Família e Comu-nidade. É obrigatório o acompanha-mento acadêmico e técnico dos alu-nos nestas atividades práticas.

Por meio do Edital anterior, lan-çado em 2014 e concluído em 2016pelo MEC, foram selecionadas pro-postas de mantenedoras para 36municípios em todo o país, com aprevisão da abertura de 2.305 no-vas vagas de graduação em Medici-na.

Editoria Local

Desde segunda-feira, as prefei-turas do Rio Grande do Sul podemencaminhar o pedido de parcela-mento dos débitos previdenciárioscom o Instituto Nacional do SeguroSocial (INSS). O prazo termina em31 de julho.

A regulamentação da Medida

Municípios podem parcelar débitos previdenciáriosProvisória, assinada pelo presidenteMichel Temer e publicada no Diá-rio Oficial da União, dará maior fô-lego nas finanças das prefeituras. Otexto aumenta de 60 para 200 me-ses o prazo para as dívidas previ-denciárias serem quitadas.

Ainda de acordo com a MedidaProvisória, os encargos e multasdiminuirão 25%, além da redução

de 80% dos juros. Com as novasmedidas, 2,4% do valor total dasdívidas devem ser pagos em até seisparcelas, sem redução, entre osmeses de julho e dezembro desteano. O restante poderá ser divididoem 194 parcelas, com início em ja-neiro de 2018. Nestas parcelas se-rão aplicadas as reduções de mul-tas e juros

Editoria Local

Unijuí apresentará proposta para receber o curso de Medicina em Ijuí

Arte: Divulgação/Unijuí

Page 10: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

POLICIAL10 ROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017

Colaboradores da agência do Sicredi de Vista Gaú-cha, juntamente com funcionários da Cooper A1 e Coo-perativa Mista de Vista Gaúcha, atuaram na revitalizaçãoda quadra de esportes da comunidade de Saltinho doGuarita. A ação, alusiva ao Dia de Cooperar (Dia C),ocorreu no sábado passado. Cerca de 30 pessoas, entremoradores e colaboradores do Sicredi e Cooper A1,realizaram a limpeza, o conserto e a pintura da quadra.

No domingo, uma partida de futsal marcou a ‘reinaugu-ração’ do local.

O trabalho de restauração beneficiou mais de 150pessoas que residem na comunidade. – Ficou visível atransformação. Com a iniciativa das cooperativas em aju-dar a revitalizar a quadra de esportes, os moradores seenvolveram e conseguimos deixar ela bem bonita. A co-munidade sempre pensou em fazer algo com a quadra

No começo da tarde da terça-fei-ra, o efetivo do 3º Pelotão Rodoviá-rio de Santo Augusto abordou umautomóvel no Km 25 da rodovia, naentrada para o município de DoisIrmãos das Missões. Durante a veri-ficação da documentação do veícu-

Foragido da Justiça é presoem abordagem na RS 330

SERVIÇOS NOTORIAIS E REGISTRAISTabelionato de Notas – Registro Civil das Pessoas NaturaisTenente Portela – RSEDITAL DE PROCLAMASFAZ SABER que pretendem se casar e requerem habilitação, apresentando os documentos exigi-

dos pelo Código Civil Brasileiro em seus números I, III e IV.O cidadão JOSIMAR ASSMANN, nascido em Cunha Porã - SC, aos 14 de junho de 1990. Filho de

Darci Antônio Assmann e de Leonir Terezinha Staudt Assmann.E dona LUCIMARI MARTINS, nascida em Tenente Portela - RS, aos 17 de agosto de 1989. Filha de

Valdir Vilmar Pereira Martins e de Hedi Martins.O casamento será no dia 17/08/2017.Se alguém de impedimento, oponha-se na forma da lei.Lavro o presente a ser fixado no local de costume, neste cartório e na imprensa local.Dado e passado nesta cidade de Tenente Portela – RS, aos 04 de julho de 2017.Silvia Mariléia da MottaSubstituta da Registradora Designada

lo e do motorista, constatou-se queo homem com as iniciais A.M., pos-suía contra si um mandado de pri-são expedido em Três Passos.

O foragido foi encaminhado aoposto de saúde de Redentora paraexame de corpo delito e posterior-mente houve o registro da ocorrên-cia na Delegacia de Polícia.

Editoria Local

Efetivo do 3º Pelotão Rodoviário de Santo Augusto realizou a prisão

Foto: Divulgação/PRE

Comunidade do interior de Vista Gaúchaé beneficiada por ação no Dia C

esportiva, mas ninguém tomava a frente. Com a ideia doSicredi, o engajamento das pessoas foi imediato, deixan-do todos muito felizes e agradecidos pelo resultado –salientou Ivandro Pivatto, residente na localidade.

Para o colaborador do Sicredi de Vista Gaúcha, Jais-son Binsfeld, a participação dos moradores e dos par-ceiros foi essencial para a realização das obras. – Quan-do pensamos no Dia C, logo imaginamos a reforma daquadra de esportes. A comunidade é a única do municí-pio que utiliza o local ao ar livre e precisávamos incenti-

var a prática de ati-vidades físicas. Aideia foi montada eexecutada em par-ceria com a CooperA1 e CooperativaMista. Todos osmembros da comu-nidade disponibili-zaram seu tempopara nos auxiliar.Foram dois dias detrabalho cooperati-vo, desde a podadas árvores e reti-rada de terra daquadra, até a pintu-

ra final. Estamos muito felizes com a adesão de todas aspessoas e das nossas cooperativas coirmãs – comentouJaisson Binsfeld, um dos idealizadores da ação no Dia C.

Os materiais usados na obra, como tábuas e tintas,foram arrecadados com os moradores. A doação dastelhas veio da secretaria municipal de Assistência Social.Os demais itens foram adquiridos com preço reduzidona Cooper A1.

Editoria Local

Foto: Divulgação/Sicredi

Trabalho cooperativo resultou na revitalização da quadra de esportes da localidade

Page 11: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

VARIEDADES 11ROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017

> No sábado, dia 1º de julho, aconteceu o culto deposse do pastor Josias Leão Leite, no templo da IgrejaBatista, com a presença de vários pastores do estado,fiéis da igreja e convidados. Após a celebração, todosforam recepcionados com um coquetel.

> Hoje, quem está de aniversário é o advogadoDouglas Trindade, que na parte da noite festejará adata com a família

> Quem tem vindo seguido a cidade, é a CirurgiãDentista Daniela Gehlen, onde aproveita para visitar ospais e fazer procedimentos estéticos nas portelenses.

> No mês de junho, o casal Matias e Isabela aprovei-taram para tirar uns dias de férias fazendo um tour naspraias cearenses, tendo como base Fortaleza, conhe-cendo vários pontos turísticos e culturais.

> Quem esteve de aniversário, dia 1º de julho, foi IaraCapellari, que recebeu seus amigos no seu apartamentopara festejar.

> Dia 17 do mês que passou, aconteceu a uniãodo casal Jocemar Correia e Silvani Lamb, que apósa cerimônia religiosa receberam seus convidadosno Salão de Eventos Montovani

Os últimos dias foram secos nas regiõesprodutoras do Rio Grande do Sul, se aproxi-mando da conclusão do plantio do trigo e dasdemais culturas de inverno. Atualmente, o es-tado alcança 80% de sua área de trigo já seme-ada, contra uma média, para o período, de89%.

De acordo com o Informativo Conjuntural

Plantio de trigo se aproxima dotérmino no Rio Grande do Sul

Prefeito de Rio dos Índios assumea presidência da FAMURS

da Emater-Ascar, os números confirmam umadiminuição de aproximados 5% da área detrigo desta safra 2017 em relação à safra pas-sada, sendo que no mesmo período de 2016registrava-se uma área de 215 mil hectares,contra 209 mil hectares para 2017. Entre osmotivos estão as condições adversas do climano plantio, a incerteza do preço a receber nacomercialização e o custo de produção eleva-do.

Conforme a Emater-Ascar, área plantada sofreu redução de aproximadamente 5%

Emater-Ascar

Foto: Gabriela Miranda

O prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias,foi empossado, nesta quinta-feira, como presi-dente da FAMURS. Recebendo o cargo do ex-prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, Sal-mo Dias comandará a entidade na gestão 2017-2018. O novo presidente iniciou seu mandatocom discurso no qual reforça a importânciada política neste momento de crise. – Quando

exercida de forma democrática, ela é a únicamaneira de conduzir o país ao desenvolvimen-to, oferecer oportunidades e realizar sonhosque não podemos realizar sozinhos – refor-çou o dirigente.

Para o prefeito, o municipalismo é a estra-tégia mais correta para aperfeiçoar o uso dosrecursos públicos. – Com mais autonomia paraos municípios, daremos um melhor retornoaos cidadãos – frisou Salmo Dias.

Posse da nova diretoria da entidade aconteceu na tarde desta quinta-feira

FAMURS

Foto: Mariana Fontoura

Page 12: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

LOCAL/REGIONAL12 ROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017

- Vale-compras de RS 1.000,00: Andressa W. da Silva;- Vale-compras de RS 750,00: Leonir Falcade;- Vale-compras de RS 700,00: Eli Locatelli;- Vale-compras de RS 650,00: Jocelir Pivatto;- Vale-compras de RS 600,00: Djonatan Canssi;- Vale-compras de RS 550,00: Edenir Seifried;- Vale-compras de RS 500,00: Fabiano Minuzzi;- Vale-compras de RS 450,00: Dauri Krug;- Vale-compras de RS 400,00: Tania Lopes Lucatelli;- Vale-compras de RS 350,00: Vilma Piccinini;- Vale-compras de RS 300,00: Regis F. de Oliveira;- Vale-compras de RS 250,00: Taís Bueno de Souza;- Vale-compras de RS 200,00: Valdir Steffenon;- Vale-compras de RS 200,00: Nilson Nigaretta;- Vale-compras de RS 200,00: Kauane V. Salla;

O acordo judicial com efeito de sentença, proposto earticulado pelo Ministério Público e avalizado pelo Po-der Judiciário, foi firmado durante uma audiência no

Fórum de Coronel Bicaco. O documento foi assinadopelo presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, pelo pre-feito Jurandir da Silva, e pelo presidente da Associação

De acordo com as informaçõesdivulgadas pela Rádio Missioneira,de São Luiz Gonzaga, Ivan Silva deLima, 22 anos, usou uma corda feitade lençóis (jiboia) para sair da celae serrou duas grades para escaparda Penitenciária Estadual de São LuizGonzaga. A fuga foi registrada namadrugada do último sábado. A Bri-gada Militar realizou buscas pelodetento, mas sem êxito.

Ivan Silva de Lima foi preso pre-ventivamente em março durante aOperação Novo Cangaço, desenca-deada pela Polícia Civil, com apoio

Acusado de participação nos assaltos abancos em Miraguaí foge da penitenciáriaEditoria Local

da Brigada Militar, para desarticulara quadrilha que assaltou simultane-

amente as agências do Banrisul e Si-credi de Miraguaí.

Ivan Silva de Lima fugiu da penitenciária de São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Acordo judicial garante construção deempreendimento em Coronel Bicaco

Hospitalar Santo Antônio de Pádua, Antônio Baggio.Em virtude de questões ambientais, a obra iniciada

em 2015 sofria ação fiscalizatória do Ministério Públicodo Rio Grande do Sul. Com o fim do impasse, a Cotri-campo está autorizada a construir o prédio que abrigará

um supermercado,na esquina da Ave-nida PresidenteVargas com a RuaErnesto Rasia.

Como medidacompensatória porcausa das inconfor-midades ambien-tais e por solicitaçãoda própria Cotri-campo, a institui-ção hospitalar domunicípio recebe-rá auxílio em mate-riais e equipamen-

tos. Segundo o prefeito Jurandir da Silva, a ajuda vindada cooperativa irá fortalecer as iniciativas da comunida-de que visam manter o funcionamento do hospital.

Editoria Local

O SENAC Rio Grande do Sul abriu inscrições para oscursos de pós-graduação a distância em todo o territó-rio nacional. Em Três Passos, são 29 opções de especia-lização, incluindo os lançamentos: Nutrição Clínica dohospital ao home care; Educação Infantil e Controlado-ria e Finanças, com início neste segundo semestre. Aoportunidade é ideal para quem busca aprofundar seuconhecimento para aplicá-lo no mercado de trabalho,ingressando em uma instituição de ensino com notamáxima (5) do Ministério da Educação (MEC).

Os interessados podem se inscrever até 31 de julhoem qualquer região do país, já que a instituição contacom 290 polos presenciais, a maior rede EaD em alcan-ce do Brasil. Há opções nas áreas de educação; gestão;meio ambiente; produção de alimentos; saúde; educa-ção; administração; tecnologia da informação e turismo.Para este semestre, além disso, o SENAC facilitou a formade pagamento: o parcelamento do valor total do cursopassou de 18 para 22 parcelas.

A pós-graduação destina-se a candidatos que já pos-suam diploma em graduação. A seleção ocorrerá após opagamento da taxa de inscrição (R$ 20,00) e a apresen-

tação de documentação. Não é necessário fazer provas,caso os documentos sejam aprovados. As inscrições emais informações sobre os cursos estão disponíveis nosite do SENAC/RS.

Cursos ofertados na unidade de Três Passos: CloudComputing; Controladoria e Finanças; Design Instrucio-nal; Docência no Ensino Superior; Docência no EnsinoTécnico; Educação Ambiental para a Sustentabilidade;Educação Infantil; Engenharia da Qualidade de Softwa-re; Gerenciamento de Projetos - Práticas do Project Ma-nagement Institute (PMI); Gestão Cultural: cultura, de-senvolvimento e mercado; Gestão da Segurança de Ali-mentos; Gestão de Marketing; Gestão de Pessoas; Gestãode Saúde; Gestão do Relacionamento com o Cliente;Gestão do Varejo; Gestão e Governança da Tecnologiada Informação; Gestão Empreendedora; Gestão Empre-sarial; Gestão Escolar; Gestão Estratégica em EaD; Inova-ção e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sus-tentáveis; Logística Empresarial; Nutrição Clínica - dohospital ao home care; Projetos Sociais e Políticas Públi-cas; Segurança da Informação; Sistemas de Gestão Inte-grados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saú-de no Trabalho e Responsabilidade Social; Tecnologiase Inovação Web e Tecnologias na Aprendizage.

SENAC Três Passos oferta cursos de pós-graduaçãoSENAC Três Passos

Foto: ASCOM/Coronel Bicaco

Audiência no Fórum de Coronel Bicaco culminou na assinatura do acordo judicial

Vista Gaúcha sorteiaprêmios para contribuintes

Primeiro sorteio da campanha ocorreu no dia 29 de junho

No dia 29 de junho, na casa daterceira idade, foi realizado o primei-ro sorteio da campanha denomina-da Cidadão Solidário. Regulamenta-da pelo Decreto-Executivo nº 005/2017, a iniciativa da administração

municipal visa estimular as comprasno comércio local. Para concorreraos vale-compras e a uma moto0km, o munícipe deverá trocar suasnotas fiscais por cupons.

O segundo sorteio da campanhaestá marcado para o dia 22 de de-zembro de 2017.

Editoria Local

Foto: Reprodução/Clic A Verdade

Os Agentes Comunitários de Saú-de, responsáveis pelas visitas em to-dos os domicílios do município, fo-ram orientados sobre o programa

Nota Fiscal Gaúcha (NFG).Na oportunidade, funcionários

da secretaria municipal da Fazendaalertaram para a importância de so-licitar a nota fiscal no momento dequalquer compra, pois assim o ci-dadão estará contribuindo para au-mentar o índice de arrecadação.Também foi destacado que ao incluir

o CPF na nota fiscal, o consumidorconcorrerá a prêmios na plataformamunicipal e estadual do programaNFG, além dos descontos previstos,como no pagamento do IPVA.

O prefeito Alair Cemin pediu que

os Agentes Comunitários de Saúde,durante as visitas domiciliares, esti-mulem que os munícipes se inscre-vam no programa NFG, criando aconsciência de que assim irão aju-dar na melhoria dos índices de arre-cadação, tendo como consequênciamais investimentos em prol da quali-dade de vida da população.

Editoria Local

Reunião de orientação com os Agentes Comunitários de Saúde

Foto: ASCOM/Derrubadas

Prefeitura de Derrubadas estimulaa emissão de nota fiscal

GANHADORES – 1º SORTEIO

Page 13: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

VARIEDADES 13ROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017

A professora Cleonara Gheller está desenvolvendocom duas turmas da Educação Infantil da Escola Muni-cipal Airton Senna, um projeto, denominado “Só 1 Mi-nutinho” que tem como objetivo chamar a atenção depais e alunos para o tempo.

Segundo a professora o projeto em parceria com oprograma desenvolvido pelo Sicredi, “A União Faz a Vida”,

surgiu devido ao comportamento das crianças nos diasatuais, que vivem em um mundo cada vez mais acelera-do e sem tempo. – Eles estão com uma inquietude muitogrande, não tem paciência, por isso decidimos desen-volver esse trabalho. – Explica a professora.

O projeto se desenvolveu sob uma pergunta explora-tória, onde em uma roda de conversa a professora agu-çou a curiosidades de seus alunos, formado por crian-ças de 4 a 5 anos, sobre a importância de um minuto notempo e sobre o relógio. – Eu expliquei para eles a im-portância do tempo. O tempo para se fazer as coisas.Tirar um tempo para determinadas situações, bem comoaprender a lidar com ele, como esperar a sua vez parafalar, porque hoje, é muito difícil as pessoas saberemouvir e tirarem aquele minutinho para olhar o sol, paraconversar, para contemplar de uma forma geral as coi-sas boas da vida e o que ela nos oferece. – Relatou aeducadora, que disse que os alunos começaram a com-preender a importância desses momentos.

Entre as atividades desenvolvidas a professora levou

No dia 28 de junho, no salão daParóquia Cristo Redentor, ocorreua eleição da nova diretoria do grupoda terceira idade ‘Renascer é Viver’

Professora desenvolve projeto ‘Só1 Minutinho’ em Tenente Portela

seus alunos até uma relojoaria na cidade onde eles pu-deram conhecer vários modelos de relógios. – Muitosdeles não conheciam um relógio. Com o celular hoje emdia o relógio está quase em desuso e eles ficaram mara-vilhados com alguns modelos como o relógio do Cuco eo despertador. Muitos nunca tinham visto um relógio. –Contou a professora, complementando que o projetoainda envolve os pais, onde atividades são passadas aosalunos para que sejam feitas em casa com seus respon-

sáveis. - Agora nas férias. – Conta ela. – Eu vou passarpara eles uma atividade que vai se tornar um livro emforma de livro. Durante as férias estamos desafiando ospais a dedicar um minutinho do seu tempo para fazeralguma atividade que quebre a rotinha da família e rela-tar essa atividade no livro.

Quando questionado aos alunos para que serve orelógio eles respondem com vários exemplos do dia adia: “Para ver as horas”, “para ir à escola”, “para os paistrabalharem”, “para fazer trabalhinhos”, “para marcaro tempo”, “para pegar o transporte escolar”, ou seja, osalunos já estão tendo uma noção da importância do re-lógio e do tempo dentro de seus cotidianos.

Quando questionada por nossa reportagem a res-peito do objetivo do projeto, ela resume da seguintemaneira: – Tanto os pais, quanto as crianças hoje perce-beram a importância de se tirar esse minutinho para acriança e para eles também, fazendo coisas diferentes,saindo da rotina diária. Isso acrescenta muito na vida dafamília.

Editoria Local

Professora Cleonara Gheller desenvolve o projeto com turmas da escola municipal Ayrton Senna em Tenente PortelaFoto: Jonas Martins

Redentora: Grupo da terceiraidade elege nova diretoria

para o mandato que segue até o anode 2019.

A chapa encabeçada por IrineuSchroeder dos Santos obteve 53 vo-tos favoráveis. Ainda foi registradoum voto contrário.

ASCOM/Redentora

Eleição da nova diretoria do grupo foi realizada em 28 de junho

FONE: (55) 3551 1121

Prefeitura Municipal de Vista Gaúcha – RS

Pregão Presencial nº 18/2.017.Objeto: Aquisição de sementes de forrageiras de verão.Julgamento: 20/07/2.017, às 08h30min.Local: Centro Administrativo Municipal, sito a Avenida Nove de Maio,

1.015.Informações: No Centro Administrativo Municipal, fone (55) 3552 1022,

site www.vistagaucha-rs.com.br e e-mail [email protected] Gaúcha, 07/07/2017

Celso José Dal CeroPrefeito Municipal

Aviso de Licitação

- Presidente: Irineu Schroeder dos Santos;- Vice-presidente: Tarcísio Vicente Fava;- 1ª Secretária: Rosalina B. de Moura;- 2ª Secretária: Beatriz Melo da Silva;- 1º Tesoureiro: Roque Huppes;- 2º Tesoureiro: Ivo Roberti;Conselho Fiscal:- Cláudio Olívio Basso;- Ana Brignoni Bridi;- Luiz Vilmar Bottega;Suplentes:- Rosalino Rossoni;- Imerita Gomes dos Santos;- Alfredo Júlio Ribeiro;

DIRETORIA ELEITA

Foto: Divulgação

Page 14: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

ESPECIAL 14ROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567

Nutrição & SaúdeNutrição & SaúdeNutrição & SaúdeNutrição & SaúdeNutrição & SaúdeCOLUNA

Nutricionista Ariel Jéssica de PonceCRN2-8735P

Entre a quarta e sexta-feira da próxima semana, oBanco do Brasil (BB) promoverá simultaneamente emTenente Portela e Vista Gaúcha, a primeira edição da

Feira de Máquinas Agrícolas. O evento terá a parceria derevendas de maquinários e implementos agrícolas situa-das na região de Santa Rosa. O objetivo é facilitar a aqui-sição de equipamentos que contribuam para o aumentoda produtividade nas lavouras. Por isso, a instituição fi-nanceira firmou parceria com empresas representantesde várias marcas e com o poder público para viabilizar a

Funcionários das secretariasmunicipais de Saúde e Planejamen-to, da Associação Hospitalar Reden-torense e equipe do SAMU, se reuni-ram com as enfermeiras de regula-ção, Andréia Cristiane Pinheiro eDulce Prates, da 15ª CoordenadoriaRegional de Saúde (CRS), com sedeem Palmeira das Missões.

Na ocasião, foram explicadas asmudanças e adequações previstaspara as bases do Serviço de Atendi-mento Móvel de Urgência (SAMU/Salvar). A base de Redentora atendeainda os municípios de Braga e Co-ronel Bicaco.

SAMU de Redentora é orientado sobre adequaçõesASCOM/Redentora

Visita das enfermeiras reguladoras na base do serviço no município

Foto: Divulgação

Banco do Brasil realizará Feira deMáquinas Agrícolas em Tenente Portela

promoção da feira.Nas diversas cidades participantes da ação, as agên-

cias do BB serão o ponto de encontro entre produtoresrurais, vendedores de máquinas e o crédito necessáriopara a compra dos equipamentos. As revendas irão ex-por tratores, colheitadeiras e inúmeros maquinários, nosespaços ao redor das agências do Banco do Brasil. Oevento ainda proporcionará que os agricultores conhe-çam o que há de mais moderno em equipamentos agrí-colas e obtenham as melhores condições de crédito. – OBanco do Brasil é o banco do produtor rural. É nossopapel articular a aproximação dos intervenientes quevisam o crescimento do agronegócio brasileiro – disse osuperintendente regional do BB, Alessandro Zago.

Com o foco na realização de operações de investi-mento agropecuário e visando agilizar o processo decrédito, os clientes agropecuaristas terão seus limites pré-aprovados. Além disso, os negócios encaminhados du-rante os três dias da feira terão análise priorizada. Se-gundo Alessandro Zago, a ideia é oferecer todos os me-canismos para que os produtores rurais aproveitem aomáximo as condições do Plano Safra 2017-2018, queserá lançado na próxima terça-feira. – Para tanto, a ofer-ta de crédito se dará principalmente através das linhasdo Pronaf, Moderfrota, Pronamp e Investe Agro, queterão condições especiais disponibilizadas na primeiraedição do evento – garantiu o superintendente regional.

Editoria Local

Evento ocorrerá no entorno da agência bancáriaFoto: Diones Roberto Becker

GranolaOs produtos alimentícios que apresentam influência positiva na

saúde estão em destaque no mercado diante da crescente preocu-pação dos consumidores em relação ao estilo de vida saudável.

A divulgação na mídia de descobertas científicas que evidenci-am o aumento de doenças cardiovasculares, câncer, acidente vas-cular cerebral (AVC), arteriosclerose, doenças do fígado, entre ou-tros, causados na maioria das vezes por maus hábitos alimentarese do estilo de vida. Vem aumentando o interesse por alimentosmais saudáveis ou com alegações funcionais relacionando às atu-ais necessidades em prevenir problemas de saúde.

Entre os produtos que promovem benefícios para a saúde des-tacam se a granola que fornece principalmente fibras solúveis einsolúveis. As fibras solúveis contribuem para a diminuição do nívelde colesterol e atuam no combate à obesidade. Enquanto as fibrasinsolúveis estimulam o bom funcionamento do intestino.

A granola é um produto alimentar à base de cereais e ingredien-tes como aveia, trigo, frutas secas, castanhas, nozes e mel, quesão consumidos, geralmente, como cereal matinal associado a io-gurtes, leites e frutas. Os cereais integrais, grãos e sementes naelaboração da granola podem fornecer um produto que ajuda a con-trolar a glicemia do sangue, prevenindo e controlando o diabetes.Para os que procuram reduzir o peso e pra os diabéticos, procurepela versão de granola sem açúcar. Leia o rótulo!

Prefeitura Municipal de Redentora – RSProcesso nº 038/2017.Pregão Presencial nº 012/2017.Objeto: Aquisição de veículo zero km para a secretaria municipal de

Saúde.Recebimento das Propostas: às 09h00min, do dia 20/07/2017.Informações sobre o Edital estão disponíveis na prefeitura e no site

www.redentora.rs.gov.br.Redentora/RS, 05 de julho de 2017.

Nilson Paulo CostaPrefeito Municipal

Prefeitura Municipal de Redentora – RSProcesso nº 054/2017.Carta Convite nº 002/2017.Objeto: Contratação de empresa para execução e substituição da co-

bertura (telhado) da secretaria municipal de Educação.Recebimento das Propostas: às 09h00min, do dia 13/07/2017.Informações sobre o Edital estão disponíveis na prefeitura e no site

www.redentora.rs.gov.br.Redentora/RS, 05 de julho de 2017.

Nilson Paulo CostaPrefeito Municipal

Prefeitura Municipal de Redentora – RSProcesso nº 055/2017.Pregão Presencial nº 023/2017.Objeto: Aquisição de kit lanches para as crianças para a implantação

do projeto Brincando com Esporte, conforme convênio nº 838469/2016.Recebimento das Propostas: às 09h00min, do dia 18/07/2017.Informações sobre o Edital estão disponíveis na prefeitura e no site

www.redentora.rs.gov.br.Redentora/RS, 05 de julho de 2017.

Nilson Paulo CostaPrefeito Municipal

Prefeitura Municipal de Vista Gaúcha – RS

Chamada Pública nº 02/2.017.Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para

uso na merenda escolar da rede municipal de ensino.Julgamento: 31/07/2.017, às 08h30min.Local: Centro Administrativo Municipal, sito a Avenida Nove de Maio,

1.015.Informações: No Centro Administrativo Municipal, fone (55) 3552 1022,

site www.vistagaucha-rs.com.br e e-mail [email protected] Gaúcha, 07/07/2017

Celso José Dal CeroPrefeito Municipal

Aviso de Licitação

Page 15: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

ESPORTES 15ROTA DO YUCUMÃ, 07 de julho de 2017

- Masculino Livre:Chave A:1º) Mirian Pharma;2º) Laticínios BRQ;3º) Guto Instalações;Chave B:1º) Atelier Gesso;2º) Com. de Beb. Portelense;3º) Seco Auto Peças;Chave C:1º) Moda Pé Esportes;2º) Fator 5;3º) Jaquetá;Chave D:1º) Barca Aliança;2º) Mercado do Povo;3º) Sicredi;

- Veteranos:Chave A:1º) Barca Aliança;2º) Arte Visual;3º) G Agro;Chave B:1º) Redefort;2º) CER Miraguai;3º) Yucumã Derrubadas;- Feminino:Chave Única:1º) Polar;2º) Moda Pé;3º) APF;4º) Restaurante do Mila;

- Sub 14:Chave Única:1º) GBB sub 14;2º) GBB sub 13;3º) Escolinha Derrubadas;4º) Posto Shell HD;

Depois de uma vitória contra Três de Maio e umaderrota para Boa Vista do Buricá, na estreia, o time femi-nino da Associação Portelense de Futsal (APF) joga no-vamente neste sábado, no ginásio de esportes de SãoMartinho. O selecionado de Tenente Portela vai encarara equipe de Crissiumal. O outro adversário seria a repre-sentação de Coronel Bicaco, mas esta foi eliminada dacompetição pelos organizadores. Lembrando que emcada rodada, as equipes entram em quadra duas vezes.

A primeira edição da Copa Noroeste de Futsal Femi-nino reúne nove participantes: São José do Inhacorá,

As equipes sub 11, sub 13 e sub17 do masculino e, sub 15 do femi-nino, da Escolinha de Derrubadas,disputaram no decorrer do últimofim de semana, na cidade de Caiça-ra/RS, o Circuito Sul Brasileiro deFutsal, que reuniu times oriundos devárias partes do Rio Grande do Sul eSanta Catarina.

O professor Magnus Geroldinielogiou o desempenho dos atletasnas partidas, especialmente a equi-pe feminina, que conquistou o pri-meiro lugar no torneio. Com o título,

Escolinha de Derrubadas disputou oCircuito Sul Brasileiro de Futsal

Tenente Portela joga amanhã pela 1ªCopa Noroeste de Futsal Feminino

as meninas da Escolinha de Derru-badas se credenciaram para jogar a

etapa estadual, agendada para o mêsde novembro.

Resultados da Escolinha de Der-rubadas no naipe masculino: 2º lu-

gar no sub 13; 2º lugar no sub 17; e4º lugar no sub 11.

Editoria Local

Equipe feminina de Derrubadas ficou em primeiro lugar da etapa

Foto: ASCOM/Derrubadas

Para o novo ciclo do Plano Safra 2017-2018, o Si-credi está direcionando R$ 7,10 bilhões em crédito ru-ral para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, represen-tando 20% a mais sobre o ciclo anterior (2016-2017) ecom estimativa de realizar cerca de 118 mil operações.Deste total, R$ 5,8 bilhões vão para custeio, comerciali-zação e investimento em linhas do PRONAF, do PRO-NAMP e demais produtos. E mais, R$ 1,30 bilhão serádirecionado para operações com fontes do BNDES.

No encerramento do ciclo anterior, no Rio Grandedo Sul e Santa Catarina, o Sicredi liberou mais de R$ 5,9bilhões em crédito provenientes de 107 mil operaçõesrealizadas. – Como nosso olhar está direcionado para o

crescimento sustentável do associado, buscamos enten-der suas necessidades para apoiá-lo no financiamentoda produção. Assim, conseguimos gerar um efeito posi-tivo que se estende a toda a comunidade – salientou odiretor da Central Sicredi Sul Sudeste, Gerson Seefeld.

Ao todo, no Brasil, o Sistema Sicredi está disponibili-zando mais de R$ 14,8 bilhões em crédito rural para oPlano Safra 2017-2018, projetando atingir cerca de 195mil operações, entre custeio e investimento. No fecha-mento consolidado nacional do ciclo da safra 2016-2017, o Sistema Sicredi liberou mais de R$ 11,3 bilhõesem custeio e investimento, sendo 39% superior que nasafra anterior (2015-2016), com a realização de maisde 150 mil operações. E desse total, R$ 1,7 bilhão foramliberados via recursos do BNDES.

Sicredi destina R$ 7,1 bilhões para o Plano Safra

São Martinho, Nova Candelária, Horizontina, Santa Rosa,Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Três de Maio e TenentePortela. Na fase inicial, as equipes foram divididas emduas chaves. O sistema de disputa é de todos contra to-dos dentro do mesmo grupo, em turno único, sendoque os quatro melhores colocados de cada chave avan-çam para as quartas-de-final. Os jogos são disputadosnas cidades de Boa Vista do Buricá (Chave A) e SãoMartinho (Chave B). Os confrontos das quartas-de-finale semifinais acontecerão em São José do Inhacorá. Já afinal será realizada em Boa Vista do Buricá, na data deabertura da 4ª Copa Noroeste de Futsal do naipe mascu-lino.

Editoria Local

Editoria Local

APF irá enfrentar o selecionado de Crissiumal, neste sábado, no ginásio de esportes de São Martinho

Foto: Divulgação/APF

Copa Regional Super Colonode Futsal entra no ‘mata-mata’

Duas partidas dos veteranos euma do masculino livre, abriram, nanoite desta quinta-feira, a fase elimi-

natória da Copa Regional Super Co-lono de Futsal de Tenente Portela. Aprimeira edição do torneio reuniucerca de 40 equipes de várias cida-

des da região e é disputada no giná-sio de esportes da escola estadualCléia Salete Dalberto.

A competição terá continuidadeneste sábado, a partir das 19 horas,

com mais três confrontos. A tabela,bem como, os resultados da rodadaderradeira da fase classificatória po-dem ser conferidos no quadro.

Editoria Local

Troféus que serão entregues aos campeões da primeira edição do torneioFoto: Divulgação

CLASSIFICADOS POR CATEGORIA

TABELA – 08/071º Jogo: CER Miraguai x G Agro (Veteranos);2º Jogo: Fator 5 x Seco Auto Peças (Livre);3º Jogo: Mercado do Povo x Guto Instalações (Livre);

RESULTADOS – 14ª rodada1º Jogo: Polar 5 x 0 Tecno Agro (Feminino);2º Jogo: APF 2 x 2 Restaurante do Mila (Feminino);3º Jogo: Industrial 0 x 2 Polar (Feminino);

Page 16: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017 … · Foto: Jalmo Fornari. Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos

ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2017ANO XXIII Nº 1101 R$ 2,00

SISTEMA PROVÍNCIA DE COMUNICAÇÃO

E-MAILS:[email protected]

[email protected]

LEIA MAISLegislativo de Tenente Portelaentrou em recesso até agosto

04

04Empresa começa restauração dotrecho entre Santo Augusto e Ijuí

06Cresol de Tenente Portela abre

operações do Plano Safra08

Foragido da Justiça é presodurante abordagem na RS 330

101ª Copa Regional Super Colono

de Futsal tem rodada amanhã15

15

Prefeitura de Redentora contrataserviços de escavadeira hidráulica

Tenente Portela entra em quadrapela Copa Noroeste de Futsal

COLUNISTAS JPEDUCADOR FÍSICO EM SOCIEDADE

POLÍTICA TUDO DE TUDO

PorRobinsondos Santos

PorPercivalPuggina

PorMari Carla

Brunet

PorJonas

Martins

Dicas paramelhorar a

saúde atravésdas práticasesportivas

A coluna socialque mostra os

últimos eventosde Tenente

Portela

Falando tudosobre tudo

com um olhardiferenciado

Umaindispensávelleitura sobrepolítica do

Brasil

Até o final do ano, a prefeituramunicipal disponibilizará contêine-res pelos bairros para a campanhade recolhimento de resíduos volu-mosos. Os equipamentos são insta-lados temporariamente obedecendoao cronograma e o mapeamento doperímetro urbano, que foi divididoem quatro partes.

De acordo com a Lei Municipalnº 2.327/2015, que institui a PolíticaMunicipal de Resíduos Sólidos, resí-duo volumoso é o proveniente deprocessos industriais, constituídosbasicamente por material volumosonão coletado pelo sistema de reco-

Uma prestação das contas efetuadas pela secretariamunicipal de Saúde, referente aos meses de janeiro, fe-vereiro, março e abril, foi realizada na Câmara de Verea-dores. Os dados apresentados foram acompanhados porintegrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

De acordo com os números revelados, a municipali-dade gastou R$ 879.163,61 na área da saúde no primei-

ro quadrimestre do ano, sendo R$ 672.938,66 de re-cursos próprios, R$ 118.390,52 do governo federal eR$ 87.834,43 da esfera estadual. Após análise e discus-são, a prestação de contas foi aprovada por unanimida-de. O índice aplicado pelo Poder Executivo na área dasaúde chegou a 16,05% no período.

Na reunião, ainda foi apresentado o relatório de ati-vidades da secretaria municipal de Saúde do mês demaio e tratados outros assuntos.

Editoria Local

Vista Gaúcha investiu R$ 879,1 mil emsaúde no primeiro quadrimestre do ano

Tenente Portela tem campanha pararecolhimento de resíduos volumosos

lhimento domiciliar, como bens mó-veis, equipamentos domésticos inu-tilizados, grandes embalagens e pe-ças de madeira, e resíduos vegetaisoriundos de podas de áreas públi-

cas ou privadas.Maiores informações pelos tele-

fones 3551 1370, da secretaria deServiços Urbanos, ou 3551 2552, dodepartamento de Meio Ambiente.

CRONOGRAMA DE COLETA

1ª Semana:- Loteamento Novo Portela;- Bairro São Francisco;- Bairro Operário;- Bairro Ipiranga;- Parte do centro;

2ª Semana:- Bairro Verzéri;- Loteamento Dalcin;- Bairro Modelo;- Bairro Caxambú;- Parte do centro;4ª Semana:- Bairro Fries;- Baixada Miraguai- Parte do centro;

3ª Semana:- Bairro Rubino Marroni;- Bairro Paludo;- Bairro Izabel- Parte do centro;

Editoria Local

Foto: Diones Roberto Becker