· Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. -...

28

Click here to load reader

Transcript of  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. -...

Page 1:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

COLÉGIO ESTADUAL JARDIM PORTO ALEGRE- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

Professora: Maristela Medeiros Vendramini - Disciplina: MATEMÁTICA - Ano: 9º D - VESPERTINO

1º BIMESTRE

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: NÚMEROS e ÁLGEBRA, GEOMETRIAS

CONTEÚDO BÁSICO

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

E RECURSOS DIDÁTICOS

AVALIAÇÃO

Números Reais

Potenciação e radiciação

O conjunto dos números reais.

Definição de potenciação e suas propriedades.

Definição de radiciação e suas propriedades.

Simplificação de radicais.

Cálculos com radicais.

Rever o conjunto dos números reais.

Identificar os símbolos das potências.

Conhecer as propriedades das potências.

Aplicar corretamente as propriedades da potenciação.

Calcular o valor de uma expressão numérica.

Definição de radiciação e suas propriedades.

Identificar os termos de um radical.

Determinar a raiz enésima de um número real a.

Simplificar um radical. Efetuar operações

envolvendo radicais. Calcular a potência de

uma expressão que contém radical.

Aplicar as propriedades para racionalizar denominadores.

Calcular a potência de um

Encaminhamento metodológico- Atividade para verificar os conhecimentos que os alunos possuem sobre o conjunto dos números reais.- Atividades de revisão sobre os números reais.- Exemplos e atividades na lousa sobre potenciação e suas aplicações.- Atividades do livro didático sobre potenciação.- História da Matemática: A lenda do jogo de xadrez.- Exemplos e atividades envolvendo o conceito de radiciação.- Atividades do livro didático sobre radiciação e suas propriedades.- Atividades envolvendo a simplificação de radicais.- Correção das atividades na lousa.

Recursos didáticos- Lousa escolar.- Livro didático.- Gravuras e desenhos.

Critérios de avaliação:

Sondagem de conteúdos pré- adquiridos em anos anteriores, necessários para o melhor aproveitamento do ano em que se encontram, através de uma Avaliação D-iagnóstica.

Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema.

Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse.

Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e interpretação de textos propostos, atitudes

Page 2:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

Geometria Analítica

Geometria Plana

Razão, proporção e segmentos proporcionais.

Teorema de Tales.

Semelhança de Polígonos.

Semelhança de Triângulos.

expoente fracionário.

Entender os conceitos de razão e proporção.

Compreender o conceito de segmentos proporcionais.

Compreender a propriedade envolvendo feixes de retas paralelas.

Resolver situações-problema aplicando o Teorema de Tales.

Compreender a definição de figuras semelhantes.

Verificar se dois polígonos são semelhantes, estabelecendo relações entre eles.

Compreender e utilizar o conceito de semelhança de triângulos em situações-problemas.

- Projetor multimídia.- Texto sobre a lenda do jogo de xadrez.

Encaminhamento metodológico- Atividade com régua e esquadros para entender o conceito de segmentos proporcionais.- Atividades e exemplos na lousa.- Exercícios e atividades do livro didático.- Correção das atividades na lousa.

Recursos didáticosRégua e esquadros.Quadro escolar.Papel quadriculado.Livro didático.

Encaminhamento metodológico- Trabalho em grupo sobre semelhança com apresentação oral e escrita.- Confecção de cartazes pelos alunos sobre a semelhança de triângulos.

Recursos didáticosCartazes.Projetor multimídia.Quadro escolar.Laboratório de Informática.

(confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e atividades, participação e empenho nas atividades e trabalhos propostos (individuais ou em grupo).

Análise do raciocínio lógico e precisão do cálculo mental através de atividades orais, expositivas e escritas.

Verificação da capacidade do aluno comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito utilizando recursos como: lousa, materiais manipuláveis, computador e calculadora.

Avaliação das produções escritas observando as dificuldades e facilidades dos alunos.

Os alunos com maior compreensão dos conteúdos apresentados, serão indicados como monitores para auxiliar os demais alunos na dificuldade dos cálculos.

Verificação da capacidade do aluno de compreender, elaborar um plano, buscar diversas soluções e realizar o retrospecto da solução de um problema.

Os alunos que possuem altas habilidades serão instigados a desenvolver suas potencialidades

Page 3:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

através de atividades orientadas pelo professor e de acordo com a área que ele se identifica.Com relação aos alunos com necessidades educacionais especiais haverá flexibilização dos conteúdos nas atividades desenvolvidas e nas formas de avaliação.Encaminhamentos devidos conforme as suas necessidades:

Sala Multifuncional I Sala de Altas Habilidades.

Instrumentos   de avaliação:

Atividades com recursos audiovisuais.

Atividades com textos do livro didáticos e paradidáticos.

Pesquisa de campo e/ou bibliográfica.

Trabalhos individuais e/ou em grupo com apresentação oral e/ou escrita.

Desafios e testes. Prova escrita com

questões objetivas e discursivas.

Debates e Seminários.

Avaliação oral com apresentação de atividades na lousa.

Os instrumentos de avaliação, de acordo com o Regimento Escolar,

Page 4:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

totalizarão 10,0 (dez) pontos em caráter somatório assim subdivididos:

-  7,0 (sete) pontos de provas e testes.

- 3,0 (três) pontos de pesquisas, trabalhos, produções e demais atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do bimestre.

Os alunos que na soma das avaliações realizadas no bimestre não tenham atingido média 7,0 (sete) farão obrigatoriamente uma nova avaliação com peso 10.0 (dez). Após isso, será feira a média aritmética entre a nota bimestral e a nota obtida nesta avaliação e, sendo superior, substituirá a nota anterior. Caso contrário, será desconsiderada.

Recuperação de estudos:

A recuperação de estudos ocorrerá na medida em que, ao proceder a avaliação utilizando os critérios acima definidos, identificar-se a necessidade de retomada do conteúdo. Sendo assim, serão dados encaminhamentos metodológicos conforme as dificuldades e necessidades dos alunos.

Page 5:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

Referências:PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Departamento de Ensino de Primeiro Grau. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: SEED/DEPG, 2008.GELSON IEZZI, OSVALDO DOLCE e ANTONIO MACHADO. Matemática e Realidade: 9o ano – 6a Edição - São Paulo: Atual, 2009.ALVARO ANDRINI, MARIA JOSÉ C. DE V. ZAMPIROLO, Novo Praticando Matemática. São Paulo: Editora Brasil, 2002.JOSÉ RUY GIOVANNI JUNIOR, BENEDICTO CASTRUCCI, A Conquista da Matemática – 9o Ano, Ed. Renovada - São Paulo: FTD, 2009.ANTONIO JOSÉ LOPES. Matemática hoje é feita assim. – 2a Ed. Atual. – São Paulo: FTD. 2006.ANDRINI, Álvaro e Vasconcellos Maria José. Praticando Matemática, Editora do Brasil, 2002Diretrizes Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental – Versão preliminar / julho 2006DANTE Luiz Roberto.Tudo é matemática. Editora Ática (8ªsérie, PNLD , 2008,2009 ).DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. Editora Ática, São Paulo, 2008DUARTE Vewton. O Compromisso Político do Educador da Matemática. Universidade Federal de São Carlos.IMENES, Luiz M.; LELLIS, Marcelo. Coleção Matemática, 8ª série. 1ª edição. São Paulo. Scipione. 1999.JAKUBO, José; LELLIS, Marceloa. Matemática na Medida Certa. Coleção Matemática, 8ª série. São Paulo. Scipione, 1998NAME Miguel Assis. Tempo de Matemática

Observação: Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas, sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola. Dessa forma pretende-se desenvolver a capacidade de pensar, compreender e interpretar adequadamente a problemática cotidiana da sociedade atual, assegurando aos estudantes o direito de inserção e formação integral como cidadã.

Page 6:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

COLÉGIO ESTADUAL JARDIM PORTO ALEGRE - ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

Professor (a): Maristela Medeiros VendraminiDisciplina: MATEMÁTICA Ano: 9º D

2º BIMESTRE

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: NÚMEROS e ÁLGEBRA

CONTEÚDO BÁSICO

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

E RECURSOS DIDÁTICOS

AVALIAÇÃO

Equação do 2º Grau, Biquadradas e irracionais.

Conceito da equação do 2º grau.

Equações completas e incompletas.

Resolução pela fatoração do processo de complemento dos quadrados.

Resolução pela fórmula de Bhaskara.

Relações entre as raízes e os coeficientes de uma equação do 2º grau.

Equações biquadradas. Equações irracionais. Sistemas de equações

do 2º grau.

Reconhecer a necessidade de saber resolver uma equação do 2º grau.

Identificar os coeficientes de uma equação do 2º grau.

Identificar as equações completas e incompletas.

Determinar o conjunto solução das equações incompletas.

Resolver uma equação completa usando o processo de fatoração e o processo de Bhaskara.

Determinar o número de raízes de uma equação do 2º grau.

Reconhecer e resolver problemas que envolvem equação do 2º grau.

Identificar uma equação biquadrada.

Determinar o conjunto solução de uma equação biquadrada.

Identificar uma equação irracional.

Determinar a solução de uma equação irracional.

Reconhecer um sistema

Encaminhamento metodológico- Atividade envolvendo situações-problemas que incidem em uma equação do 2º grau.- Exemplos e atividades na lousa.- Exercícios e atividades do livro didático.- Atividades complementares de livros didáticos e paradidáticos.- Situações-problemas que envolvem a equação do segundo grau e suas aplicações.- Exercícios e atividades envolvendo equações irracionais e biquadradas.- Resolução dos exercícios na lousa.- Trabalho individual sobre desafios envolvendo equação do 2º grau e suas aplicações.

Recursos didáticos Quadro escolar. Livros didáticos e

paradidáticos.

Critérios de avaliação:

Sondagem de conteúdos pré- adquiridos em anos anteriores, necessários para o melhor aproveitamento do ano em que se encontram, através de uma Avaliação Diagnóstica.

Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema.

Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse.

Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e interpretação de textos propostos, atitudes

Page 7:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

de equação de 2º grau. Aplicar os conhecimentos

para resolver um sistema do 2º grau.

Pesquisa na internet. Utilização de recursos

audiovisuais.

(confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e atividades, participação e empenho nas atividades e trabalhos propostos (individuais ou em grupo).

Análise do raciocínio lógico e precisão do cálculo mental através de atividades orais, expositivas e escritas.

Verificação da capacidade do aluno comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito utilizando recursos como: lousa, materiais manipuláveis, computador e calculadora.

Avaliação das produções escritas observando as dificuldades e facilidades dos alunos.

Os alunos com maior compreensão dos conteúdos apresentados, serão indicados como monitores para auxiliar os demais alunos na dificuldade dos cálculos.

Verificação da capacidade do aluno de compreender, elaborar um plano, buscar diversas soluções e realizar o retrospecto da solução de um problema.

Os alunos que possuem altas habilidades serão instigados a desenvolver suas potencialidades

Page 8:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

através de atividades orientadas pelo professor e de acordo com a área que ele se identifica.Com relação aos alunos com necessidades educacionais especiais haverá flexibilização dos conteúdos nas atividades desenvolvidas e nas formas de avaliação.Encaminhamentos devidos conforme as suas necessidades:

Sala Multifuncional I Sala de Altas Habilidades.

Instrumentos   de avaliação:

Atividades com recursos audiovisuais.

Atividades com textos do livro didáticos e paradidáticos.

Pesquisa de campo e/ou bibliográfica.

Trabalhos individuais e/ou em grupo com apresentação oral e/ou escrita.

Desafios e testes. Prova escrita com

questões objetivas e discursivas.

Debates e Seminários.

Avaliação oral com apresentação de atividades na lousa.

Os instrumentos de avaliação, de acordo com o Regimento Escolar,

Page 9:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

totalizarão 10,0 (dez) pontos em caráter somatório assim subdivididos:

-  7,0 (sete) pontos de provas e testes.

- 3,0 (três) pontos de pesquisas, trabalhos, produções e demais atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do bimestre.

Os alunos que na soma das avaliações realizadas no bimestre não tenham atingido média 7,0 (sete) farão obrigatoriamente uma nova avaliação com peso 10.0 (dez). Após isso, será feira a média aritmética entre a nota bimestral e a nota obtida nesta avaliação e, sendo superior, substituirá a nota anterior. Caso contrário, será desconsiderada.

Recuperação de estudos:

A recuperação de estudos ocorrerá na medida em que, ao proceder a avaliação utilizando os critérios acima definidos, identificar-se a necessidade de retomada do conteúdo. Sendo assim, serão dados encaminhamentos metodológicos conforme as dificuldades e necessidades dos alunos.

Page 10:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

Referências:PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Departamento de Ensino de Primeiro Grau. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: SEED/DEPG, 2008.GELSON IEZZI, OSVALDO DOLCE e ANTONIO MACHADO. Matemática e Realidade: 9o ano – 6a Edição - São Paulo: Atual, 2009.ALVARO ANDRINI, MARIA JOSÉ C. DE V. ZAMPIROLO, Novo Praticando Matemática. São Paulo: Editora Brasil, 2002.JOSÉ RUY GIOVANNI JUNIOR, BENEDICTO CASTRUCCI, A Conquista da Matemática – 9o Ano, Ed. Renovada - São Paulo: FTD, 2009.ANTONIO JOSÉ LOPES. Matemática hoje é feita assim. – 2a Ed. Atual. – São Paulo: FTD. 2006.ANDRINI, Álvaro e Vasconcellos Maria José. Praticando Matemática, Editora do Brasil, 2002Diretrizes Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental – Versão preliminar / julho 2006DANTE Luiz Roberto.Tudo é matemática. Editora Ática (8ªsérie, PNLD , 2008,2009 ).DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. Editora Ática, São Paulo, 2008DUARTE Vewton. O Compromisso Político do Educador da Matemática. Universidade Federal de São Carlos.IMENES, Luiz M.; LELLIS, Marcelo. Coleção Matemática, 8ª série. 1ª edição. São Paulo. Scipione. 1999.JAKUBO, José; LELLIS, Marceloa. Matemática na Medida Certa. Coleção Matemática, 8ª série. São Paulo. Scipione, 1998NAME Miguel Assis. Tempo de Matemática

Observação: Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas, sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola. Dessa forma pretende-se desenvolver a capacidade de pensar, compreender e interpretar adequadamente a problemática cotidiana da sociedade atual, assegurando aos estudantes o direito de inserção e formação integral como cidadã.

Page 11:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

COLÉGIO ESTADUAL JARDIM PORTO ALEGRE- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

Professor (a): Maristela Medeiros VendraminiDisciplina: MATEMÁTICA Ano: 9º D

3º BIMESTRE

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: FUNÇÕES e GEOMETRIAS

CONTEÚDO BÁSICO

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

E RECURSOS DIDÁTICOS

AVALIAÇÃO

Noção intuitiva de Função Afim

Sistema Cartesiano Noção de função. Função como relação

de dois conjuntos. Domínio e imagem de

uma função. Função polinomial do

1º grau. Condições de uma

função do 1º grau. Gráfico de uma função

do 1º grau. Zero de uma função do

1º grau. Resolução de

problemas que representam uma função do 1º grau.

Estabelecer uma correspondência entre os pontos de um plano e os pares ordenados.

Localizar num plano cartesiano as coordenadas de um ponto.

Identificar relações entre duas grandezas variáveis.

Reconhecer funções dadas por gráficos, diagramas ou leis.

Reconhecer funções lineares.

Analisar gráficos e leis para estabelecer sinal, crescimento e raízes de uma função.

Determinar domínio e imagem de uma função por diagrama, lei ou gráfico.

Reconhecer a fórmula matemática de uma função do 1º grau.

Determinar o domínio e a imagem de uma função do 1º grau.

Analisar o gráfico de

Encaminhamento metodológico- Atividades com os alunos para verificar os conhecimentos que estes possuem sobre o sistema cartesiano.- Jogo: Batalha Naval.- Explicação com exemplos e atividades na lousa.- Atividades dos livros didáticos e paradidáticos.- Correção das atividades no quadro e individual quando necessário.- Atividades e situações-problemas que envolvam o conceito função afim.-Atividades complementares.

Recursos didáticosLivros didáticos e paradidáticos. Quadro escolar.Jogo: Batalha Naval.Papel quadriculado.Multimídia

Critérios de avaliação:

Sondagem de conteúdos pré- adquiridos em anos anteriores, necessários para o melhor aproveitamento do ano em que se encontram, através de uma Avaliação Diagnóstica.

Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema.

Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse.i

Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e interpretação de textos

Page 12:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

Noção intuitiva de Função Quadrática

Geometria Espacial

Geometria não-euclidiana

Função polinomial do 2º grau.

Condições de uma função quadrática.

Zero de uma função quadrática.

Ponto máximo e ponto mínimo.

Estudo do sinal de uma função quadrática.

Resolução de problemas que envolvam funções quadráticas.

Planificação de um Poliedro.

Área e volume de um Poliedro.

Conceito de Geometria não-euclidiana.

uma função do 1º grau.

Resolver problemas que envolvam uma função do 1º grau.

Reconhecer a fórmula matemática de uma função do 2º grau.

Analisar o gráfico de uma função do 2º grau.

Determinar os zeros ou raízes de uma função do 2º grau.

Determinar a concavidade.

Determinar o ponto máximo e o ponto mínimo de uma função quadrática.

Resolver, usando o estudo do sinal, uma inequação do 2º grau.

Resolver problemas que envolvem uma função do 2º grau.

Noções básicas de geometria projetiva.

Realizar cálculo da superfície e volumes de poliedros.

Conhecer as definições de Geometria não-euclidiana.

- Atividades com os alunos para verificar os conhecimentos que estes possuem sobre o sistema cartesiano.- Jogo: Batalha Naval.- Explicação com exemplos e atividades na lousa.- Atividades dos livros didáticos e paradidáticos.- Correção das atividades no quadro e individual quando necessário.- Atividades e situações-problemas que envolvam o conceito de função quadrática.- Atividades complementares no laboratório de informática para observar o que acontece quando alteramos os coeficientes de uma função.

Recursos didáticosLivros didáticos e paradidáticos.Quadro escolar.Laboratório de Informática.Papel quadriculado.Multimídia

Encaminhamento metodológico- Trabalho em grupo sobre os poliedros: planificação e construção dos poliedros; cálculo da superfície e do volume dos poliedros e geometria não-euclidiana.- Apresentação oral e escrita

propostos, atitudes (confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e atividades, participação e empenho nas atividades e trabalhos propostos (individuais ou em grupo).

Análise do raciocínio lógico e precisão do cálculo mental através de atividades orais, expositivas e escritas.

Verificação da capacidade do aluno comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito utilizando recursos como: lousa, materiais manipuláveis, computador e calculadora.

Avaliação das produções escritas observando as dificuldades e facilidades dos alunos.

Os alunos com maior compreensão dos conteúdos apresentados, serão indicados como monitores para auxiliar os demais alunos na dificuldade dos cálculos.

Verificação da capacidade do aluno de compreender, elaborar um plano, buscar diversas soluções e realizar o retrospecto da solução de um problema.

Os alunos que possuem altas habilidades serão instigados a

Page 13:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

dos trabalhos dos grupos.- Atividades complementares sobre os poliedros.- Exercícios e atividades na lousa.

Recursos didáticosPapel cartão.Cartazes.Multimídia.Lousa.Livro didático.

desenvolver suas potencialidades através de atividades orientadas pelo professor e de acordo com a área que ele se identifica.Com relação aos alunos com necessidades educacionais especiais haverá flexibilização dos conteúdos nas atividades desenvolvidas e nas formas de avaliação.Encaminhamentos devidos conforme as suas necessidades:

Sala Multifuncional I Sala de Altas Habilidades.

Instrumentos   de avaliação:

Atividades com recursos audiovisuais.

Atividades com textos do livro didáticos e paradidáticos.

Pesquisa de campo e/ou bibliográfica.

Trabalhos individuais e/ou em grupo com apresentação oral e/ou escrita.

Desafios e testes. Prova escrita com

questões objetivas e discursivas.

Debates e Seminários.

Avaliação oral com apresentação de atividades na lousa.

Os instrumentos de avaliação, de acordo com

Page 14:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

o Regimento Escolar, totalizarão 10,0 (dez) pontos em caráter somatório assim subdivididos:

-  7,0 (sete) pontos de provas e testes.

- 3,0 (três) pontos de pesquisas, trabalhos, produções e demais atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do bimestre.

Os alunos que na soma das avaliações realizadas no bimestre não tenham atingido média 7,0 (sete) farão obrigatoriamente uma nova avaliação com peso 10.0 (dez). Após isso, será feira a média aritmética entre a nota bimestral e a nota obtida nesta avaliação e, sendo superior, substituirá a nota anterior. Caso contrário, será desconsiderada.

Recuperação de estudos:

A recuperação de estudos ocorrerá na medida em que, ao proceder a avaliação utilizando os critérios acima definidos, identificar-se a necessidade de retomada do conteúdo. Sendo assim, serão dados encaminhamentos metodológicos conforme as dificuldades e necessidades dos alunos.

Page 15:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

Referências:PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Departamento de Ensino de Primeiro Grau. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: SEED/DEPG, 2008.GELSON IEZZI, OSVALDO DOLCE e ANTONIO MACHADO. Matemática e Realidade: 9o ano – 6a Edição - São Paulo: Atual, 2009.ALVARO ANDRINI, MARIA JOSÉ C. DE V. ZAMPIROLO, Novo Praticando Matemática. São Paulo: Editora Brasil, 2002.JOSÉ RUY GIOVANNI JUNIOR, BENEDICTO CASTRUCCI, A Conquista da Matemática – 9o Ano, Ed. Renovada - São Paulo: FTD, 2009.ANTONIO JOSÉ LOPES. Matemática hoje é feita assim. – 2a Ed. Atual. – São Paulo: FTD. 2006.ANDRINI, Álvaro e Vasconcellos Maria José. Praticando Matemática, Editora do Brasil, 2002Diretrizes Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental – Versão preliminar / julho 2006DANTE Luiz Roberto.Tudo é matemática. Editora Ática (8ªsérie, PNLD , 2008,2009 ).DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. Editora Ática, São Paulo, 2008DUARTE Vewton. O Compromisso Político do Educador da Matemática. Universidade Federal de São Carlos.IMENES, Luiz M.; LELLIS, Marcelo. Coleção Matemática, 8ª série. 1ª edição. São Paulo. Scipione. 1999.JAKUBO, José; LELLIS, Marceloa. Matemática na Medida Certa. Coleção Matemática, 8ª série. São Paulo. Scipione, 1998NAME Miguel Assis. Tempo de Matemática

Observação: Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas, sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola. Dessa forma pretende-se desenvolver a capacidade de pensar, compreender e interpretar adequadamente a problemática cotidiana da sociedade atual, assegurando aos estudantes o direito de inserção e formação integral como cidadã.

Page 16:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

COLÉGIO ESTADUAL JARDIM PORTO ALEGRE- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

Professor (a): .Maristela Medeiros Vendramini Disciplina: MATEMÁTICA Ano: 9º D

4º BIMESTRE

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: GRANDEZAS E MEDIDAS, TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO, NÚMEROS E ÁLGEBRA.

CONTEÚDO BÁSICO

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

E RECURSOS DIDÁTICOS

AVALIAÇÃO

Relações Métricas no triângulo retângulo.

Teorema de Pitágoras.

Relações métricas no Triângulo Retângulo.

Razões trigonométricas no

Conhecer o Teorema de Pitágoras e suas aplicações.

Verificar relações métricas no triangulo retângulo.

Utilizar essas relações para resolver situações-problema envolvendo o triangulo retângulo.

Resolver situações-problema utilizando o Teorema de Pitágoras.

Identificar e calcular as razoes trigonométricas.

Encaminhamentos metodológicos.- Atividade com papel quadriculado para mostrar o Teorema de Pitágoras.- Exercícios e atividades na lousa.- Situações-problemas envolvendo a aplicação do Teorema de Pitágoras.- Exercícios e atividades do livro didático.- Correção das atividades na lousa e atendimento individual, quando necessário.

Recursos didáticos.

- Papel quadriculado.- Régua e esquadro.- Lousa.- Gravuras e desenhos.- Livro Didático.- Texto sobre o Teorema de Pitágoras

Critérios de avaliação:

Sondagem de conteúdos pré- adquiridos em anos anteriores, necessários para o melhor aproveitamento do ano em que se encontram, através de uma Avaliação Diagnóstica.

Verificação dos conhecimentos que os alunos possuem a respeito do conteúdo promovendo atividades (orais ou escritas) a respeito do tema.

Acompanhamento da compreensão dos conteúdos pelos alunos, através de atividades individuais ou em grupo em sala e extraclasse.

Observação e análise da apreensão dos conceitos através de atividades como: leitura e

Page 17:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

Trigonometria no triângulo retângulo.

Regra de três composta

triângulo retângulo.

Regra de três composta.

Resolver situações-problema utilizando as razoes trigonométricas.

Resolver situações problema com regra de três composta.

Encaminhamentos metodológicos.- Atividade com régua e transferidor para verificar as razões trigonométricas.- Vídeo sobre trigonometria.- Exercícios e atividades na lousa.- Situações-problemas envolvendo a aplicação da trigonometria.- Exercícios e atividades do livro didático.- Correção das atividades na lousa e atendimento individual, quando necessário.

Recursos didáticos.- Régua e transferidor.- Lousa.- Gravuras e desenhos.- Livro Didático.- Multimídia.

Encaminhamentos metodológicos.- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três.- Exercícios e atividades na lousa.- Situações-problemas envolvendo a regra de três.- Exercícios e atividades do livro didático.- Correção das atividades na lousa e atendimento individual, quando

interpretação de textos propostos, atitudes (confiante, hesitante, etc) na resolução de problemas e atividades, participação e empenho nas atividades e trabalhos propostos (individuais ou em grupo).

Análise do raciocínio lógico e precisão do cálculo mental através de atividades orais, expositivas e escritas.

Verificação da capacidade do aluno comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito utilizando recursos como: lousa, materiais manipuláveis, computador e calculadora.

Avaliação das produções escritas observando as dificuldades e facilidades dos alunos.

Os alunos com maior compreensão dos conteúdos apresentados, serão indicados como monitores para auxiliar os demais alunos na dificuldade dos cálculos.

Verificação da capacidade do aluno de compreender, elaborar um plano, buscar diversas soluções e realizar o retrospecto da solução de um problema.

Os alunos que possuem altas

Page 18:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

Juros

Noções de análise combinatória.

Noções de

Juros simples Juros Compostos

Noções de análise combinatória.

Princípio Fundamental da Probabilidade.

Diferenciar juros simples e juros compostos.

Resolver situações problemas envolvendo juros simples e juros compostos.

Desenvolver o raciocínio combinatório por meio de situações problema que envolvam contagens, aplicando o princípio multiplicativo.

Calcular as chances de ocorrência de

necessário. Recursos didáticos.

- Lousa.- Livro Didático.- Lista com exercícios Complementares.

Encaminhamentos metodológicos.- Debate sobre a questão da cobrança de juros e da poupança.- Atividade para demonstrar a diferença entre juros simples e compostos.- Exercícios e atividades na lousa.- Situações-problemas envolvendo a regra de três.- Exercícios e atividades do livro didático.- Correção das atividades na lousa e atendimento individual, quando necessário.

Recursos didáticos.- Lousa.- Livro Didático.- Lista com exercícios Complementares.

Encaminhamentos metodológicos.- Trabalho em grupo sobre situações em nosso cotidiano que envolvam os processos de contagem e princípio multiplicativo,

habilidades serão instigados a desenvolver suas potencialidades através de atividades orientadas pelo professor e de acordo com a área que ele se identifica.Com relação aos alunos com necessidades educacionais especiais haverá flexibilização dos conteúdos nas atividades desenvolvidas e nas formas de avaliação.Encaminhamentos devidos conforme as suas necessidades:

Sala Multifuncional I Sala de Altas Habilidades.

Instrumentos   de avaliação:

Atividades com recursos audiovisuais.

Atividades com textos do livro didáticos e paradidáticos.

Pesquisa de campo e/ou bibliográfica.

Trabalhos individuais e/ou em grupo com apresentação oral e/ou escrita.

Desafios e testes. Prova escrita com

questões objetivas e discursivas.

Debates e Seminários.

Avaliação oral com apresentação de atividades na lousa.

Os instrumentos de

Page 19:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

probabilidade e estatística.

Experimento aleatório.

determinado evento. Descrever o espaço

amostral a um experimento aleatório.

probabilidade e estatística.- Apresentação oral e escrita dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos.- Exercícios e atividades complementares sobre o conteúdo.

Recursos didáticos.Lousa.MultimídiaCartazes.Livro Didático.Laboratório de informática

avaliação, de acordo com o Regimento Escolar, totalizarão 10,0 (dez) pontos em caráter somatório assim subdivididos:

-  7,0 (sete) pontos de provas e testes.

- 3,0 (três) pontos de pesquisas, trabalhos, produções e demais atividades desenvolvidas pelos alunos no decorrer do bimestre.

Os alunos que na soma das avaliações realizadas no bimestre não tenham atingido média 7,0 (sete) farão obrigatoriamente uma nova avaliação com peso 10.0 (dez). Após isso, será feira a média aritmética entre a nota bimestral e a nota obtida nesta avaliação e, sendo superior, substituirá a nota anterior. Caso contrário, será desconsiderada.

Recuperação de estudos:

A recuperação de estudos ocorrerá na medida em que, ao proceder a avaliação utilizando os critérios acima definidos, identificar-se a necessidade de retomada do conteúdo. Sendo assim, serão dados encaminhamentos metodológicos conforme as dificuldades e necessidades dos alunos.

Page 20:  · Web view- Atividade para verificar os conhecimentos dos alunos sobre regra de três. - Exercícios e atividades na lousa. - Situações-problemas envolvendo a regra de três.

Referências:PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Departamento de Ensino de Primeiro Grau. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: SEED/DEPG, 2008.GELSON IEZZI, OSVALDO DOLCE e ANTONIO MACHADO. Matemática e Realidade: 9o ano – 6a Edição - São Paulo: Atual, 2009.ALVARO ANDRINI, MARIA JOSÉ C. DE V. ZAMPIROLO, Novo Praticando Matemática. São Paulo: Editora Brasil, 2002.JOSÉ RUY GIOVANNI JUNIOR, BENEDICTO CASTRUCCI, A Conquista da Matemática – 9o Ano, Ed. Renovada - São Paulo: FTD, 2009.ANTONIO JOSÉ LOPES. Matemática hoje é feita assim. – 2a Ed. Atual. – São Paulo: FTD. 2006.ANDRINI, Álvaro e Vasconcellos Maria José. Praticando Matemática, Editora do Brasil, 2002Diretrizes Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental – Versão preliminar / julho 2006DANTE Luiz Roberto.Tudo é matemática. Editora Ática (8ªsérie, PNLD , 2008,2009 ).DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática. Editora Ática, São Paulo, 2008DUARTE Vewton. O Compromisso Político do Educador da Matemática. Universidade Federal de São Carlos.IMENES, Luiz M.; LELLIS, Marcelo. Coleção Matemática, 8ª série. 1ª edição. São Paulo. Scipione. 1999.JAKUBO, José; LELLIS, Marceloa. Matemática na Medida Certa. Coleção Matemática, 8ª série. São Paulo. Scipione, 1998NAME Miguel Assis. Tempo de Matemática

Observação: Os conteúdos referentes a História e cultura afro-brasileira, africana e indígena (Lei nº 11645/08). Prevenção ao uso indevido de drogas, sexualidade humana; educação ambiental; educação Fiscal; enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente L.F. Nº 11525/07; Educação Tributária Dec. Nº 1143/00, Portaria nº 413/03, Educação Ambiental nº 9795/99; Dec. Nº 4201/02, serão trabalhados na disciplina na medida em que se encontrarem relacionados com o conteúdo em questão e em projetos desenvolvidos pela escola. Dessa forma pretende-se desenvolver a capacidade de pensar, compreender e interpretar adequadamente a problemática cotidiana da sociedade atual, assegurando aos estudantes o direito de inserção e formação integral como cidadã.