colegiodinamo.files.wordpress.com …  · Web viewComo na antiguidade, os retratos eram ainda um...

12
Aluno(a): Data: 8º ANO I Unidade Componente Curricular: Artes Professora: Cristinam Gomes GABARITO DE RESPOSTAS Leitura Complementar Sabemos que, no século XVII, o Brasil passou por um período de turbulentas reviravoltas políticas, haja vista que Portugal, sua metrópole colonizadora, havia se unificado com a Espanha (desde 1580) no episódio conhecido como União Ibérica. Durante a União Ibérica, um dos principais parceiros no refino do açúcar produzido nos engenhos do Nordeste brasileiro, a Holanda, viu-se em uma situação complicada em razão dos interesses econômicos e políticos e por divergências religiosas, já que a Espanha (que agora tinha partilha administrativa nos domínios portugueses), uma nação católica, tinha influências sobre a região dos Países Baixos, sendo esses últimos protestantes. Foi nesse contexto que começaram as guerras de independência dos Países Baixos. Além disso, ao mesmo

Transcript of colegiodinamo.files.wordpress.com …  · Web viewComo na antiguidade, os retratos eram ainda um...

Page 1: colegiodinamo.files.wordpress.com …  · Web viewComo na antiguidade, os retratos eram ainda um grande luxo, apenas permitido a governantes e outros dignitários. Mas esse círculo

GABARITO DE RESPOSTAS

Leitura Complementar

Sabemos que, no século XVII, o Brasil passou por um período de turbulentas reviravoltas políticas, haja vista que Portugal, sua metrópole colonizadora, havia se unificado com a Espanha (desde 1580) no episódio conhecido como União Ibérica. Durante a União Ibérica, um dos principais parceiros no refino do açúcar produzido nos engenhos do Nordeste brasileiro, a Holanda, viu-se em uma situação complicada em razão dos interesses econômicos e políticos e por divergências religiosas, já que a Espanha (que agora tinha partilha administrativa nos domínios portugueses), uma nação católica, tinha influências sobre a região dos Países Baixos, sendo esses últimos protestantes.

Foi nesse contexto que começaram as guerras de independência dos Países Baixos. Além disso, ao mesmo tempo, para garantir sua hegemonia no negócio do açúcar, os holandeses passaram a invadir e apropriar-se das terras portuguesas, incluindo as brasileiras. A colonização holandesa no Brasil efetivou-se na década de 1630, instalando-se no litoral nordestino, tendo como centro Olinda e Recife. O governador do “Brasil Holandês” foi o príncipe da Holanda, Maurício de Nassau. Além de promover a movimentação econômica no local, Nassau ainda trouxe consigo muitos artistas, naturalistas e engenheiros com o objetivo de conhecer e registrar o que havia de diferente e exótico no Brasil.

Aluno(a):Data: 8º ANO I UnidadeComponente Curricular: Artes Professora: Cristinam Gomes

Page 2: colegiodinamo.files.wordpress.com …  · Web viewComo na antiguidade, os retratos eram ainda um grande luxo, apenas permitido a governantes e outros dignitários. Mas esse círculo

Um dos mais talentosos artistas que acompanharam Nassau foi FransJanszroon Post (1612-1680). Post tinha habilidade em retratar paisagens naturais e fazer o registro da vida cotidiana que se passava no Nordeste. Suas telas possuem, até hoje, a faculdade de transmitir a “ambiência” da época, como o clima, o tipo de vegetação etc., como pode ser observado abaixo:

O rio São Francisco

Na tela acima, Post conseguiu demonstrar a opulência do Rio São Francisco de uma forma sem par para a época. Na imagem abaixo, dá para perceber o rio com relação ao vilarejo de Itamaracá.

Vista de Itamaracá

A obra de Post é de fundamental importância para conhecer o Brasil do século XVII e entender muitos dos fatores de ambiência climática e geográfica que influenciavam a sociedade da época.

Page 3: colegiodinamo.files.wordpress.com …  · Web viewComo na antiguidade, os retratos eram ainda um grande luxo, apenas permitido a governantes e outros dignitários. Mas esse círculo

GÊNEROS DA PINTURA: NATUREZA-MORTA

Pinta-se algo que morreu na natureza?

Não, não! Ao contrário do que o nome pode sugerir o gênero natureza-morta não se relaciona à morte diretamente. O foco deste tipo de pintura são objetos inanimados.

Qual o tema, então, da natureza-morta?

Neste tipo de pintura, predomina-se telas com mesas (seja de comida ou bebida), louças e talheres, frutas, flores, plantas, instrumentos musicais ou objetos de uso diário, como ferramentas. No geral, sempre se tratam de figuras ligadas à vida doméstica, ao trabalho manual, aos hobbies, ao convívio social.

Contemporaneamente, sobretudo na fotografia, os artistas que se valem da natureza-morta têm, de certa forma, atualizado esse gênero se valendo, por exemplo, da representação de objetos mais modernos. Haja vista os trabalhos de Andy Warhol, famoso por suas obras sobre sopas e verduras enlatadas.

Curiosidade

A composição deste gênero se associa um pouco à pintura naturalista, pois os objetos são pintados com extrema riqueza de detalhes. Um ponto interessante sobre a natureza-morta na história da pintura é que ela permite uma liberdade maior de criação. A técnica (óleo ou aquarela, por exemplo) a ser utilizada pode ser escolhida livremente conforme a ideia que o artista quer desenvolver.

Page 4: colegiodinamo.files.wordpress.com …  · Web viewComo na antiguidade, os retratos eram ainda um grande luxo, apenas permitido a governantes e outros dignitários. Mas esse círculo

Retrato e autorretrato

“Desde tempos imemoriais o homem é fascinado por sua própria imagem e pela de seus semelhantes. Na antiguidade, os egípcios retratavam os faraós e seus séquitos em pinturas impressionantes nas paredes das sepulturas da realeza. Bustos, medalhões e moedas era uma forma popular de pintura entre os romanos, em geral extremamente natural, que davam uma boa ideia de como as pessoas retratadas eram na vida real. [...]

Como na antiguidade, os retratos eram ainda um grande luxo, apenas permitido a governantes e outros dignitários. Mas esse círculo passou a incluir os novos ricos – prósperos comerciantes e banqueiros, por exemplo – e dali em diante o mundo da arte foi povoado por uma multidão de novos rostos, alguns muito famosos, que viriam a fazer parte da história, e outros menos conhecidos, ligados ao dia a dia, porem igualmente irresistíveis.

Grandes pintores começaram a se especializar em retratos, que durante o século XVI e XVII serviam aos interesses de famílias, de parentes e também às ambições. O retrato era de forma geral considerada um símbolo de status, uma expressão de realização pessoal e uma forma de assegurar um lugar na prosperidade. No século XVII, era provavelmente por meio de um retrato quo o artista alcançava riqueza e fama.

Para exercitar1-Você reparou que, nessa imagem, a mesma pessoa aparece retratada em posições diferentes?

a-Como será que o fotógrafo conseguiu esse resultado?

Resposta: Fazendo formas simplificadas, linhas decorativas e uso de recorte.

Page 5: colegiodinamo.files.wordpress.com …  · Web viewComo na antiguidade, os retratos eram ainda um grande luxo, apenas permitido a governantes e outros dignitários. Mas esse círculo

b-Que lado do rosto do modelo Toulouse Lautrec o artista Toulouse Lautrec está pintando na tela?

Resposta: Toulouse Lautrec–Arte e artista/lado direito.

O que é um retrato?

Respostas:

O retrato é um gênero na pintura, ou na fotografia onde a intenção é descrever um sujeito humano.

Representação de uma figura individual ou de um grupo, elaborada a partir de modelo vivo, documentos, fotografias, ou com o auxílio da memória.

Retratos são fotografias que mostram pelo menos uma pessoa, com o rosto em destaque (ou parte dele). Assim, por exemplo, tanto uma foto em grupo quanto uma foto para documentos podem ser classificadas como retratos.

Você tem muitos retratos?

Chamamos de retrato imagens que representam uma ou mais pessoas por intermédio de fotografia, pintura, desenho, escultura ou gravura. Veja como esses retratos são diferentes:

O apaixonado.1997. Efrain de Almeida Autorretrato. 1940. Frida Kahlo

Page 6: colegiodinamo.files.wordpress.com …  · Web viewComo na antiguidade, os retratos eram ainda um grande luxo, apenas permitido a governantes e outros dignitários. Mas esse círculo

2- Observando obras de arte notamos que elas podem ser agrupadas de acordo com seus temas. Nos livros de História da Arte esses grupos são chamados de gêneros.

Conheça os nomes de alguns desses gêneros e o assunto principal de cada uma deles:

· A Paisagem tem com temas lugares.

· O Retrato tem como tema as pessoas.

· A Natureza-Morta tem como tema objetos, frutas e outras coisas pequenas.

Observe estas pinturas e assinale o gênero a que cada uma delas pertence.

Obras de:

Respostas:Retrato Natureza morta Paisagem

3- Imagine que você ganhou um retrato, uma natureza morta e uma paisagem para colocar em casa. Onde você coloca cada um? Por quê?

Resposta pessoal

4- Desenhar um retrato exige atenção em muitos aspectos. A atenção, a pose e o cenário de fundo podem ser muito importantes. Faça os detalhes do rosto nas figuras a seguir, mas usando uma expressão diferente para cada figura.

Page 7: colegiodinamo.files.wordpress.com …  · Web viewComo na antiguidade, os retratos eram ainda um grande luxo, apenas permitido a governantes e outros dignitários. Mas esse círculo

Resposta pessoal/Registrar no caderno.

6- Muitos artistas pintaram e desenharam a própria família ou outras famílias.

Observe e compare as imagens destes retratos e depois responda às perguntas a seguir.

Page 8: colegiodinamo.files.wordpress.com …  · Web viewComo na antiguidade, os retratos eram ainda um grande luxo, apenas permitido a governantes e outros dignitários. Mas esse círculo

· Em que posições estão os retratados?

Horizontais e vertical.

· Em quais retratos vemos outras pinturas dentro?

AS meninas Cahen d´Anvers (Rosa e Azul) de Renoir

A família de Carlos IV.1800.Goya.

· As roupas ajudam a saber como são essas famílias?

Sim

· Qual retrato mostra a família fazendo algo cotidiano?

Maternidade de Eliseu Visconti

· Em quais retratos há uma criança no colo?

A família – Tarsila do Amaral

AS meninas Cahen d´Anvers (Rosa e Azul) de Renoir

Maternidade de Eliseu Visconti

· Alguma das famílias retratadas se parece com a sua?

Resposta pessoal

· Qual delas é a mais diferente da sua família?

Resposta pessoal

Ler e responder as páginas do livro:28 até 33.

Respostas: PÁGINA 28:

Page 9: colegiodinamo.files.wordpress.com …  · Web viewComo na antiguidade, os retratos eram ainda um grande luxo, apenas permitido a governantes e outros dignitários. Mas esse círculo

1-Trata-se de uma paisagem rural. Há elementos da paisagem natural, como os bois a vegetação e o rio e elementos humanos como pessoas trabalhando (com o carro de bois )e as construções.

2-Sugestão:

Post fez parte da comitiva que acompanhava o conde Maurício de Nassau, numa época em que parte do nordeste brasileiro era dominada pelos holandeses.

Os artistas da comitiva de Nassau tinham por objetivo registrar os aspectos os aspectos naturais e humanos da colônia a fim de torná-los conhecidos na Europa; mostrando assim ao monarca francês as primeiras imagens do Novo Mundo, surpreendente e colorido, revelando os olhos do artista.

PÁGINA 31:

1-Uma mulher e uma criança.

2-Elementos da flora, como as árvores, os arbustos e as frutas e da fauna como o sapo representado no canto direito inferior da tela.

3-Na construção representada ao fundo, possivelmente uma casa grande. A saia, não faz parte da vestimenta típica e o tecido possui características européias, a mulher tupi usa fitas no penteado de tranças,ela se encontra ao lado de uma bananeira,planta de origem asiática que foi introduzida no Brasil pelos portugueses.

PÁGINA 32:

Na obra de Courbet,revela-se o desejo dos artistas desse movimento de representar a realidade com perfeição,o que faz que a pintura ,muitas vezes, seja confundida com uma fotografia.Nas obras de Van Gogh e de Picasso,por outro lado,observa-se maior liberdade no uso das cores e na composição das formas. Na obra de Picasso existe a presença de linhas retas.

PÁGINA 33:

1-Há registros do uso do termo selfie em 2002, as pessoas produzem autorretratos, que são formas de registrar a própria imagem há séculos.

2-Em alguns casos, uma selfie é mais eficiente para comunicar algo;a informação visual é muito mais rica que o texto.A pessoa pode obter mais informações ao receber uma selfie do que receber uma mensagem escrita.

Beijinhos!!!!