alexandraaguirreucb.files.wordpress.com file · Web viewTurma: ADMP151M0501, ADMP151M0601 e...

8
QUESTÕES OBJETIVAS (6 pontos – 1 ponto cada questão) Questão 1 - (1 ponto) (ENADE 2011) A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A divisão do trabalho é uma resultante necessária do desenvolvimento de um novo tipo social predominante nas sociedades modernas. PORQUE II. A substituição da solidariedade mecânica pela solidariedade orgânica está associada ao progresso da divisão do trabalho nas sociedades modernas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas. Questão 2 – (1 ponto) (ENADE 2008) No segmento de texto ao lado, Durkheim trata, sobretudo, a) da anomia social. b) da solidariedade social. Campus: (X) Realengo ( ) Centro ( ) Guadalupe ( ) Penha (X) A1 ( )A2 ( )A3 ( ) APS Curso: Bacharelado em Administração/CST em Marketing/Gestão Empresarial/Recursos Humanos Valor da Avaliação: 10,0 Disciplina: Sociologia Organizacional Turma: ADMP151M0501, ADMP151M0601 e ESPPEGTM0001 Professor(a): Alexandra Aguirre Data de Aplicação: 30/04/2018 Aluno(a): Nota e rubrica do(a) professor(a): Matrícula: Data da Entrega: 7/5/2018 Obs.: proibido o manuseio de celular, relógio com função de comunicação, equipamentos eletrônicos e estojo durante a avaliação; utilizar apenas caneta azul ou preta; questões rasuradas receberão valor zero; tempo mínimo de prova 30 minutos; após a saída do primeiro aluno, não será permitida a entrada de outro aluno para realização da prova; ausência de assinatura da pauta, acarretará a nulidade da avaliação.

Transcript of alexandraaguirreucb.files.wordpress.com file · Web viewTurma: ADMP151M0501, ADMP151M0601 e...

QUESTÕES OBJETIVAS(6 pontos – 1 ponto cada questão)

Questão 1 - (1 ponto)

(ENADE 2011)

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A divisão do trabalho é uma resultante necessária do desenvolvimento de um novo tipo social predominante nas sociedades modernas.

PORQUE

II. A substituição da solidariedade mecânica pela solidariedade orgânica está associada ao progresso da divisão do trabalho nas sociedades modernas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e) As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2 – (1 ponto)

(ENADE 2008)

No segmento de texto ao lado, Durkheim trata, sobretudo,

a) da anomia social.

b) da solidariedade

social.

c) da consciência

coletiva.

d) do fato social.

e) das representações

coletivas.

Questão 3 – (1 ponto)

(ENADE 2008)

As categorias de poder e dominação são centrais na sociologia de Max Weber. O autor construiu três tipos puros de dominação explicitando os fundamentos que tornam legítima a autoridade ou justificam a dominação de cada tipo, válidos em diferentes contextos históricos. Segundo esse autor, com relação à dominação legal racional, qual das afirmativas subsequentes é correta?

Campus: (X) Realengo ( ) Centro ( ) Guadalupe ( ) Penha (X) A1 ( )A2 ( )A3 ( ) APSCurso: Bacharelado em Administração/CST em Marketing/Gestão Empresarial/Recursos Humanos

Valor da Avaliação: 10,0

Disciplina: Sociologia Organizacional Turma: ADMP151M0501, ADMP151M0601 e ESPPEGTM0001

Professor(a): Alexandra Aguirre Data de Aplicação: 30/04/2018Aluno(a): Nota e rubrica do(a) professor(a):

Matrícula: Data da Entrega: 7/5/2018

Obs.: proibido o manuseio de celular, relógio com função de comunicação, equipamentos eletrônicos e estojo durante a avaliação; utilizar apenas caneta azul ou preta; questões rasuradas receberão valor zero; tempo mínimo de prova 30 minutos; após a saída do primeiro aluno, não será permitida a entrada de outro aluno para realização da prova; ausência de assinatura da pauta, acarretará a nulidade da avaliação.

a) A legitimidade da dominação legal racional encontra-se na

crença de que o poder de mando tem um caráter sagrado ou

herdado do passado.

b) A legitimidade do mando se dá em razão das qualidades

excepcionais de um(a) líder.

c) Os aparatos burocráticos, na modernidade, só atrapalham a

dominação legal racional, cuja legitimidade deve ser buscada na

confiança no chefe.

d) A dominação legal racional legitima-se na crença na validade

do estatuto legal, da competência funcional e em torno de

autoridades baseadas em uma ordem impessoal.

e) O ordenamento da dominação legal racional está fixado na tradição e sua violação seria uma afronta à legitimidade do dominante.

Questão 4 – (1 ponto)

(ENADE 2006)

Os escritos de Marx sobre o movimento do proletariado podem ser considerados como contribuições clássicas aos estudos dos movimentos sociais. Marx partia do pressuposto de que os movimentos do proletariado deveriam constituir-se a partir da tomada de consciência das classes sociais, da definição de seus opositores de classe e de um projeto de transformação da sociedade. A sociologia contemporânea, a partir de uma leitura da realidade da segunda metade do século XX, como a realizada por Touraine, Melucci, Castells e muitos outros, atualizou esse conceito, considerando que os movimentos sociais se organizam tendo por base a construção de uma identidade coletiva, a definição de adversários ou dos conflitos e de um projeto ou utopia de transformação ou mudança social. Com base nesses pressupostos, julgue os itens a seguir. I - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que construiu, a partir da noção de “sem-terra”, sua identidade coletiva, considera a estrutura da terra como historicamente injusta no Brasil e luta pela redistribuição da propriedade rural, razão por que pode ser considerado um movimento social. II - Segundo a sociologia contemporânea, os únicos verdadeiros movimentos sociais no Brasil são os movimentos sindicais. III - O Grito dos Excluídos, organizado pelas pastorais sociais, promove manifestações exclusivamente no dia da Independência e, portanto, não se caracteriza como movimento social. IV - Segmentos da população negra no Brasil vêm-se organizando em torno de uma identidade afro-brasileira, consideram-se vítimas de um legado histórico de discriminações, propõem modificar essa situação por meio de políticas afirmativas e de reconhecimento étnico e emergem como movimento social. V - Somente os movimentos de base classista podem ser considerados como verdadeiros movimentos sociais, tanto no passado como nos dias atuais.

Estão certos apenas os itens A) I, II e III. B) I, III e IV. C) I, IV e V. D) II, III V. E) III, IV e V.

Questão 5 – (1 ponto) (associada à APS)

(Vestibular/Unicentro)

“A ação social (incluindo tolerância ou omissão) orienta-se pela ação de outros, que podem ser passadas, presentes ou esperadas como futuras (vingança por ataques anteriores, réplica a ataques presentes, medidas de defesa diante de ataques futuros). Os ´outros` podem ser individualizados e conhecidos ou uma pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos”

(Max Weber. Ação social e relação social. In M.M. Foracchi e J.S Martins. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro, LTC, 1977, p.139).

Max Weber, um dos clássicos da sociologia, autor dessa definição de ação social, que para ele constitui o objeto de estudo da sociologia, apontou a existência de quatro tipos de ação social. Quais são elas?

a) Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores e ação racional com relação a fins.

b) Ação tradicional, ação afetiva, ação racional e ação carismática.

c) Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores, ação política com relação a fins.

d) Ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores.

e) Ação tradicional, ação emotiva, ação racional com relação a fins e ação política não esperada.

Questão 6 – (1 ponto)

(ENADE 2017)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. Nessa agenda, representada na figura a seguir, são previstas ações em diversas áreas para o estabelecimento de parcerias, grupos e redes que favoreçam o cumprimento desses objetivos. (Abaixo a imagem)

Considerando que os ODS devem ser implementados por meio de ações que integrem a economia, a sociedade e a biosfera, avalie as afirmações a seguir. I. O capital humano deve ser capacitado para atender às

demandas por pesquisa e inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

II. A padronização cultural dinamiza a difusão de conhecimento científico e tecnológico entre as nações para a promoção do desenvolvimento sustentável.

III. Os países devem incentivar políticas de desenvolvimento do empreendendorismo e de atividades produtivas com geração de empregos que garantam a dignidade da pessoa humana.

É correto o que se afirma em A) II, apenas. B) III, apenas. C) I e II, apenas.D) I e III, apenas. E) I, II e III.

QUESTÕES DISCURSIVAS(4 pontos – 2 pontos cada questão)

Questão 7 – (2 pontos)

Há trinta anos ficávamos maravilhados vendo alguém abrir uma lata com um abridor manual. O tempo gasto para realizar essa tarefa era considerado mínimo. Durante alguns minutos um jovem que assistisse a essa cena ficaria maravilhado. Hoje, abrimos uma lata de refrigerante, feita por uma lâmina finíssima, em menos de 1 segundo. Esse gesto banal era impensável há menos de trinta anos! As latas hoje também consomem menos energia para serem fabricadas, são feitas

com material reciclável e são 80% mais finas que aquelas fabricadas antigamente. Falando de outra forma: as latas de refrigerantes são 80% tecnologia e 20% metal.

(CAVALCANTI, M. Conhecimento novo fator de produção in Gestão de empresas na sociedade do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. 22)

A sustentabilidade permitida pela economia da matéria-prima, através do desenvolvimento tecnológico e capacitação humana, é uma característica da sociedade do conhecimento. Segundo Marcus Cavalcanti, esta sociedade comporta várias mudanças a) no modelo de produção, b) no uso do espaço, c) no uso do tempo, d) na capacitação de pessoal, e) no tipo de produto. Explique as transformações acima elencadas, a partir do texto de Cavalcanti.

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

5

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

_________________________________________

1

0__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

_________________________________________

1

5__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

_________________________________________

20________________________________________

Questão 8 – (2 pontos)

De saída, o termo flexibilização só tem sentido crítico se o compreendermos como mudanças contemporâneas do processo de trabalho ligadas à relação entre Estado, capital e trabalho; à relação entre inovações tecnológicas, políticas dos Estados nacionais na promoção dos fluxos financeiros e de investimento, aumento do desemprego e de novas formas de exploração que também envolvem mudanças subjetivas do trabalhador. Refere-se à relação entre a mobilidade do capital e a do trabalho em nível global. A flexibilização também pode ser compreendida mais simplesmente como as formas contemporâneas de eliminação de direitos associados ao trabalho e, ainda mais do que isso, da transferência de riscos, custos e trabalho não pago para os trabalhadores. Essa transferência envolve a extensão do tempo de trabalho, assim como sua intensificação, em formas mais ou menos reconhecíveis. (ABÍLIO, Ludmila C. Uberização do trabalho: subsunção real da viração in Passapalavra http://passapalavra.info/2017/02/110685)

No texto acima, a autora mostra o “lado” negativo da flexibilização do trabalho.

Levando em conta o trecho acima e baseado no texto trabalhado em sala, redija um texto destacando os seguintes pontos:

a) A qualificação profissional e as condições dos trabalhos baseados em aplicativos e crowdsourcing. (valor: 0,5 pontos)

b) O controle de qualidade nos trabalhos baseados em aplicativos. (valor: 0,5 pontos)

c) O papel desempenhado pelas empresas entre a multidão de consumidores e “parceiros”, sua função, seus ganhos. (valor: 1,0 ponto)

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

5

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

____________________________________

1

0__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

_________________________________________

1

5__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

_________________________________________

20_________________________________________

Boa prova! FOLHA DE RASCUNHO

Campus: (X) Realengo ( ) Centro ( ) Guadalupe ( ) Penha (X) A1 ( )A2 ( )A3 ( ) APSCurso: Curso: Bacharelado em Administração/CST em Marketing/Gestão Empresarial/Recursos Humanos

Valor da Avaliação: 10,0

Disciplina: Sociologia Organizacional Turma: Turma: ADMP151M0501, ADMP151M0601 e ESPPEGTM0001

Professor(a): Alexandra Aguirre Data de Aplicação: 30/04/2018Aluno(a): Matrícula: