01 10 2015

32

description

 

Transcript of 01 10 2015

OS BRASILEIROSASSASSINADOS, TORTURADOS

OU DESAPARECIDOSComo o combate à violência e a defesa dos

direitos humanos estão acima de interesses ideo-lógicos e do tempo dos fatos, seria oportuno eimportante a criação de diversas novas comissõesde investigação para a identificação e punição dosverdadeiros responsáveis por tragédias que atin-gem centenas de milhares de cidadãos brasileiros,todos os anos.

Conforme a Organização Mundial da Saúde(OMS), dos 475 mil homicídios registrados anual-mente no planeta, mais de 64 mil ocorrem no Brasil,que ostenta o triste título de líder mundial do rankingda violência contra o ser humano.

No país da atualidade, uma pessoa é assassi-nada a cada dez minutos, nos últimos cinco anos apolícia matou seis pessoas por dia, em média, e osassassinatos em série estão virando rotina emdiversos Estados.

Não bastasse esse lamentável quadro, o paísainda registra mais de 50 mil estupros de mulherese 250 mil desaparecimentos, especialmente decrianças e jovens, a cada ano.

O crime da tortura, por sua vez, conforme espe-cialistas, ocorre diariamente em praticamente to-das as superlotadas e mal estruturadas cadeiaspúblicas do país.

Considerando que as vítimas dessas cruelda-des possuem familiares e amigos, não é difícilimaginar a grande parcela da população brasilei-ra atingida pela tragédia da violência, seguida danão menos trágica impunidade de grande partedos culpados.

Como a vida humana é sempre preciosa, inde-pendentemente das crenças e ações políticasdas vítimas, é preciso identificar e punir os auto-res de todas essas atrocidades, com o mesmoempenho demonstrado nas investigações doscrimes da ditadura militar.

Essa sangrenta realidade, para a incompre-ensão e indignação de pessoas mais conscien-tes, é encarada como estatística normal ou pro-blema secundário por grande parte das autorida-des e lideranças do país, o que agrava ainda maisa situação.

Enquanto muitos falam em desenvolvimentonacional nas últimas décadas, o Brasil concentra omaior número absoluto de homicídios do mundo, oque é inadmissível, considerando a personalidadehospitaleira e acolhedora da população.

Conforme a OMS, atualmente, de cada 100 pes-soas assassinadas por ano no planeta, 13 sãobrasileiras. Em 2012, segundo próprio governo bra-sileiro, foram 47 mil homicídios, com taxa de 24,3mortes para cada grupo de 100 mil habitantes.

Os dados, inaceitáveis para nós, cidadãos bra-sileiros, integram o primeiro levantamento realiza-do pelo órgão sobre a violência, revelando a verda-deira dimensão da criminalidade nos diferentescontinentes do planeta.

Nesse ranking na violência, o Brasil é seguidopela Índia, com 52 mil homicídios anuais; México,com 26 mil; Colômbia, com 20 mil; Rússia e Áfricado Sul, com 18 mil; e pelos Estados Unidos eVenezuela, com 17 mil assassinatos por ano.

Proporcionalmente, a taxa brasileira de 32 as-sassinatos para cada grupo de 100 mil habitantesé cinco vezes superior à média mundial, de seishomicídios anuais para este número de pessoas.

Neste critério, Honduras detém a maior taxa dehomicídio do mundo, com 103,9 mortes em cada 100mil moradores. O segundo lugar é da Venezuela, com57 assassinatos, seguida da Jamaica com 45 eColômbia e El salvador com 43,9 mortes anuais.

A violência, na verdade, é hoje generalizada nomundo, pois 25% das crianças são abusadas fisi-camente, 20% das meninas são violadas sexual-mente e mais de 30% das mulheres já sofreramagressões de seus parceiros.

* O autor é deputado federal pelo Paraná

[email protected]

Colhendo frutos02 | O PRESENTE EDITORIAL SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015

Com cada vez mais carros e motos “disputan-do” as ruas com ciclistas e pedestres, é natural quehaja um número maior de acidentes. A situaçãotem sido assim em praticamente todos os municí-pios do país. Isso porque nos últimos anos, com oincentivo do governo ao setor da indústria auto-mobilística, os brasileiros tiveram mais oportuni-dades em adquirir um veículo (seja carro, sejamoto), e assim o fizeram. Como consequência, otrânsito ganhou um número maior de motoristas.Entretanto, o espaço físico por onde eles circulamcontinua o mesmo.

Em Marechal Cândido Rondon, por exemplo, afrota saltou, nos últimos sete anos, de 23,8 milveículos para cerca de 37 mil.Não demorou, esse número ele-vado acabou por influenciar ou-tros números, e os índices negati-vos no trânsito bateram à portadas autoridades.

Foi preciso planejamento eação para o que estava se tor-nando ruim não ficar ainda pior.Com esforços da administraçãomunicipal, que criou a Secreta-ria Especial de Coordenação deProgramas em Segurança eTrânsito, para que o setor pudes-se receber uma atenção maior, eda Polícia Militar, aos poucos, os trabalhos foramse multiplicando visando melhorar os problemasde trânsito rondonense. Hoje, anos depois, estamoscolhendo os frutos plantados lá atrás.

Se os índices estão melhores agora do que antes,com uma frota de veículos bem maior, é sinal queas melhorias - seja na sinalização, na implantaçãode lombadas e travessias elevadas, na instalaçãode semáforos ou na realização de campanhas deconscientização - surtiram efeito. Os números pro-vam isso. Em 2012, a 2ª Companhia da PolíciaMilitar contabilizou 684 acidentes, em 2014 fo-ram 525, o que representa uma redução de aproxi-madamente 23%. Já o número de vítimas com lesãopassou de 428 em 2012 para 340 no ano passado,

queda de cerca de 20%.São dados para comemorar, pois representam

uma conquista. Ao que vemos, os rondonenses estãorespeitando mais a velocidade, a sinalização e ainfração; alguns motoristas até têm demonstradoeducação com os pedestres, parando seus veículospara que estes atravessem a faixa.

Infelizmente isso ainda não vale para todos osmotoristas de Marechal Rondon. Vemos aqui, ain-da, muitos maus condutores ao volante, pessoasirresponsáveis que bebem e dirigem, outras quepisam fundo no acelerador, sem sequer tomar cui-dado em pontos fundamentais, como nos arredoresde escolas, gente que não está nem aí, de uma forma

geral, para as leis de trânsito.Menos mal, temos a sensação deter um número maior de pessoasconscientes, e isso é bom começo.

Uma das iniciativas que me-rece ser destacada em todo esseprocesso que resultou em me-lhores índices são as campa-nhas educativas feitas com osestudantes. Conscientizar as cri-anças é uma ação para lá deacertada. Quem tem filhos pe-quenos sabe que o que elesaprendem na escola de fato co-bram dos pais, quando estão no

trânsito. E os pais se rendem, muitas vezes, maisaos filhos dos que às leis de trânsito. Sem falarque esse público, quando se tornar adulto, jáestará consciente de como deve ser a postura dequalquer cidadão no trânsito. É a aposta paraum futuro melhor, que com certeza vai continu-ar dando novos resultados positivos.

Seguimos vigilantes, fazendo a nossa parte, eajudando o outro a também fazer, assim comodevem permanecer as autoridades competentes,cada uma comprometida com o seu papel. Pormais que as estatísticas melhoraram, não podemosachar, nunca, que isso é o suficiente. Que o traba-lho continue, para que os números de acidentes evítimas reduzam ainda mais.

Seguimos vigilantes,fazendo a nossa parte, e

ajudando o outro a tambémfazer da sua, assim como

devem permanecer asautoridades competentes,cada uma comprometida

com o seu papel. Por maisque as estatísticas

melhoraram, não podemosachar, nunca, que isso é osuficiente. Que o trabalho

O PRESENTE | 03SÁBADO,10 DE JANEIRODE 2015

Destaqueno Paraná

A permanência de LéoInácio Anschau à frente doNúcleo Regional de Toledoé um indicativo claro deque o trabalho desenvolvi-do por ele e sua equipe noprimeiro mandato do go-vernador Beto Richa foiaprovado.

No caso da educação pú-blica, números têm com-provado que este é um se-tor que avança na região.Na Olimpíada Brasileira deMatemática, por exemplo,o Núcleo de Toledo obteveo segundo melhor desem-penho no Paraná. Já no Ín-dice de Desenvolvimentoda Educação Básica (Ideb),mais precisamente relacio-nado ao 6º ao 9º ano doEnsino Fundamental , oNúcleo de Toledo ficou em1º lugar em comparaçãocom os demais do Estado.

“Ficamos felizes, porquetrabalhamos em consonân-cia com as escolas, com asociedade e com os profes-sores, para efetivamente produzirmos resultados positivos. Um dos objeti-vos, e talvez seja o maior, é exatamente oferecer uma educação de qualidadepara que nossos cidadãos possam melhorar suas vidas”, destaca. “A educa-ção é hoje, indiscutivelmente, o único caminho que pode melhorar a vidadas pessoas”, complementa.

Por outro lado, Anschau afirma que a continuidade de seu trabalhoaumenta ainda mais a responsabilidade para melhorar e avançar nos índicesdos municípios que abrangem o Núcleo de Toledo.

SAI OU NÃO?

CONVENÇÃO DO PSDBCONVENÇÃO DO PSDBCONVENÇÃO DO PSDBCONVENÇÃO DO PSDBCONVENÇÃO DO PSDBO PSDB definiu as datas-base de suas convenções muni-

cipais, estaduais e da nacional deste ano, que elegerão osmembros dos diretórios do partido em todo o país. A conven-ção nacional está prevista para 23 de maio. O atual presidentedo partido, Aécio Neves, deve ser reconduzido ao cargo.

As convenções estaduais devem ocorrer em 26 de abril e asmunicipais são esperadas para 19 de abril, nas cidades commais de 500 mil eleitores, e em 15 de março para as restantes.

Caso um diretório municipal não possa fazer a convençãoem 15 de março, pode promover o encontro em qualquer dataentre 08 e 29 de março, desde que receba autorização dodiretório estadual.

Em Marechal Cândido Rondon, o PSDB conta com umacomissão provisória, a qual é presidida pelo ex-vereadorDante Roque Tonezer.

Que a situação financeira do Estado do Paraná nãoanda 100% todo mundo já sabe. O ano de 2015 deve sermarcado por um corte de gastos e ajustes nas contas.Resultado dos 18 decretos que o governador Beto Richa(PSDB) assinou no dia de sua posse, no último dia 1º.

Uma dúvida que tem pairado é se essas medidasatingirão também investimentos previstos, como, porexemplo, a construção do Contorno Oeste de MarechalCândido Rondon. Vale lembrar que no fim de 2014 oDepartamento de Estradas de Rodagem (DER) licitou aobra, cujo investimento previsto é de aproximadamen-te R$ 17 milhões.

A maior bancadaA bancada do PT na Câmara dos Deputados

começará o ano legislativo, em 1º de fevereiro,menor do que saiu das urnas. Seis parlamentareseleitos assumiram cargos nos governos estaduaise federal e seus suplentes são de outras siglas,reduzindo a bancada de 69 para 63 deputados. OPT deixará de ter o maior número de deputados eserá ultrapassado pelo PMDB, que não perdeunenhuma das 66 vagas até agora.

Para efeito de distribuição de cargos, o critérioda proporcionalidade seguirá o número de eleitosem outubro, ou seja, o PT ainda será consideradomaior partido porque elegeu mais parlamentares.Contudo, a preocupação dos líderes da legenda éque, com uma base aliada menor, será mais difícilaprovar temas de interesse do governo.

Comentário do dia - I“Houve no Estado de São Paulo um verdadeiro tsunami atingindo oPartido dos Trabalhadores”. Declaração do senador Eduardo Suplicy

(PT-SP) sobre sua derrota na última eleição, quando disputou a reeleição.

Comentário do dia - II“Morreu Fidel Castro?”. Do ex-vice-presidente de Pessoa Jurídica da CaixaEconômica Federal e ex-ministro Geddel Vieira Lima. Ontem (09) voltaram

a surgir rumores na mídia de que o ex-presidente de Cuba teria morrido.

Comentário do dia - III“Baboseira é prima da babaquice, cunhada da asneira, sobrinha da crendice,

filha bastarda da presunção e neta predileta da ignorância”. De Dom MauroMorelli, bispo fundador da Diocese de Duque de Caxias.

VOLTA ÀPREFEITURA

O retorno dos vereadores Adriano Cottica (PP) e HilárioGauer (PMDB) à Prefeitura de Marechal Cândido Rondon édado como certo. Eles eram secretários de Viação e Servi-ços Públicos e de Agricultura e Política Ambiental, respec-tivamente, até meados de dezembro, quando deixaram seuscargos para retornar à Casa de Leis e participar da eleiçãoda mesa diretiva.

A expectativa é que a vereadora Elveni Capitani Turmina(Mari) (PMDB) também reassuma a Secretaria de Saúde.

Chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Léo InácioAnschau: “A educação é hoje, indiscutivelmente, o único caminho

que pode melhorar a vida das pessoas”

Arquivo/OP

Capitão Heitor, o famoso e luxuoso navio construído nos estaleiros da MatteLarangeira, em Guaíra, por encomenda da empresa Heitor Mendes

Gonçalves & Filho. A embarcação, mais tarde, foi incorporada ao ServiçoNacional da Bacia do Prata (SNBP) e passou a fazer a linha turística

Presidente Epitácio (SP) - Guaíra, até os anos de 1980

HARTO VITECK

“A criatividade, o dom de fazer algo bem feito, tem que vir dedentro pra fora. Eu não creio em qualquer coisa artificial. Nãoacredito em maquiagem. A arte de criar, de fazer bem feito,

está dentro de nós, cada um na sua capacidade. Fazer o melhornaquilo que sabemos fazer melhor”.

- de Rogério Antonio Lopes

[...]

Essa conscientização, que Lincoln já falava lá no século XIX, ainda não entrou em algumascabecinhas do século XXI.

O indivíduo, por exemplo, que joga lixo pela janela do carro, acredita não ter nenhumaresponsabilidade com a limpeza e a urbanidade do lugar onde vive e mora com sua família. Acreditaele que recolher o lixo é obrigação do gari. Ocorre que essa consciência de cidadania vai muito alémda mera obrigação, passa pelo entendimento de que todos nós devemos estar comprometidos como local em que vivemos.

Essa questão de que “fiz a minha parte” é tão maléfica e deletéria para a sociedade que se o capetativesse uma bíblia, o “faça a sua parte” estaria logo depois do “faça o que eu digo não faça o queeu faço”, expressões que levam a um modo de vida mesquinho e egoísta, em que não se pensa nopróximo e talvez nem em quem as diga, porque quem diz e leva sua vida com base em tais absurdosnão vai muito longe.

É preciso compreender que o mundo está mudando e reconhecer que Lincoln tinha razão. [...]

(Conclui na próxima coluna)

É uma falta de responsabilidade esperarmosque alguém faça as coisas por nós.

Luise RainerLuise RainerLuise RainerLuise RainerLuise Rainer1910-30.12.2014 - célebre atriz teuto-britânica, primeira mulher a receber dois Oscars

seguidos como melhor atriz, em 1936 e 1937. Foi considerada como uma das 500 grandeslendas do cinema pelo American Film Institut. Depois de se rebelar contra a “máfia” dos

chefões de Hollywood, Luise passou a ser convidada tão somente para papéis secundários,todos refutados pela artista, que acabou deixando os Estados Unidos, mudando-se para

Londres (imdb).

harto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .com

04 | O PRESENTE SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015

Somos todos, todos muitos jovenspara morrer no trânsito.

Sponholz...

. Sexo aos 90 anos é como jogarsinuca com uma corda.

. Muito acerta quem suspeitaque sempre erre.

. Quem apaga seu rastro acabasozinho.

Cotidianas...Cotidianas...Cotidianas...Cotidianas...Cotidianas...

A morte chega cedo,

Pois breve é toda vida

O instante é o arremedo

De uma coisa perdida.

O amor foi começado,

O ideal não acabou,

E quem tenha alcançado

Não sabe o que alcançou.

E tudo isto a morte Risca por

não estar certo

No caderno da sorte

Que Deus deixou aberto.

Cabeça de CorujaCabeça de CorujaCabeça de CorujaCabeça de CorujaCabeça de Coruja

ZUM SCHLUSSZUM SCHLUSSZUM SCHLUSSZUM SCHLUSSZUM SCHLUSS

O único progresso

verdadeiro é o progresso

moral. O resto é

simplesmente ter mais ou

menos bens.

Odeio redesOdeio redesOdeio redesOdeio redesOdeio redessociais porquesociais porquesociais porquesociais porquesociais porquesinto que elassinto que elassinto que elassinto que elassinto que elas

estão afastandoestão afastandoestão afastandoestão afastandoestão afastandoas pessoas dosas pessoas dosas pessoas dosas pessoas dosas pessoas doscontatos reais,contatos reais,contatos reais,contatos reais,contatos reais,

além de fazê-lasalém de fazê-lasalém de fazê-lasalém de fazê-lasalém de fazê-lasmais idiotas.mais idiotas.mais idiotas.mais idiotas.mais idiotas.

Os grandes personagens da Matte Larangeira4. Heitor Mendes4. Heitor Mendes4. Heitor Mendes4. Heitor Mendes4. Heitor MendesGonçalvesGonçalvesGonçalvesGonçalvesGonçalves

[...]

Com essas medidas e outrascomplementares, Vargas frag-mentou o poder da Matte Laran-geira, que ficou muito limitadaem suas ações de influência e depoder. Nada comparável ao qua-dro das décadas anteriores, tem-pos em que a empresa, por suaforça econômica, tinha caracte-rísticas próprias de Estado.

A companhia continuou ex-portando a erva-mate produzidaem ervais próprios implantadosem suas propriedades no Sul doMato Grosso até 1953, ano emque a Argentina proibiu a impor-tação¹ do produto, sob a alega-ção de superprodução interna.

¹ Alguns historiadores colocamque a restrição argentina à impor-tação da erva-mate brasileira foiem consequência da Segunda Guer-ra Mundial.

Ao que tudo indica, a informa-ção carece de consistência, poisnão se encontram elementos queprovem isso.

A exportação da erva, a essaaltura, já não era mais a principalatividade econômica da antiga“senhora dos hervaes”. A extraçãode madeira, empreendimentosimobiliários, estaleiros e agrope-cuárias eram os novos negóciosde ponta.

Outra atividade de ponta quea Matte Larangeira atuou por 18anos consecutivos foi como con-cessionária da multinacional de

lubrificantes Mobil Oil para os Es-tados de Paraná, São Paulo, MatoGrosso, Goiás, Triângulo Mineiroe Sul de Minas Gerais.

A concessão foi paralisada em1959, quando o Brasil proibiu aimportação de óleos automotorese automotivos.

POSSÍVELREIVINDICAÇÃO

Pensa-se que o empenho

pessoal de Vargas em relaçãoao desalojamento das empresas es-trangeiras nas duas faixas de fron-teira se vincula ao episódio conhe-cido como a Questão de Palmas(1890-1895), disputa de limitesque envolveu o Brasil e a Argentina,quando o país vizinho postulou oOeste de Santa Catarina e o Oestedo Paraná, tomando por base oTratado de Madrid, de 1750.

O litígio foi finalizado com aintervenção do presidente dosEstados Unidos, Stephen CoverCleveland (1835-1908), que osdois países escolheram de co-mum acordo, para ser o árbitrodo contencioso.

Baseando-se no direito roma-no uti posseditis - é dono da terraquem dela se possui -, Cleveland²decidiu favoravelmente ao Brasil,uma vez que área reclamada pelaArgentina era amplamente povo-ada por brasileiros.

Vargas deve ter ponderado elevado em consideração o aconte-cido, e visto nele ingredientes quepoderia levar o país vizinho a rei-vindicar o Oeste do Paraná e o Suldo Mato Grosso por causa da pre-sença em maioria de estrangeiros.A vista dessa aventada possibilida-

PPPPPoooooeeeeesssssia Aia Aia Aia Aia Annnnnotototototadadadadadaaaaa

José Saramago1922-2010 - escritor português

JAMAIS FAÇA A SUA PARTE

Fernando PessoaFernando PessoaFernando PessoaFernando PessoaFernando Pessoa.................................................

A MORTECHEGA CEDO

Da atriz estadunidenseShirley MacLaineShirley MacLaineShirley MacLaineShirley MacLaineShirley MacLaine (80)

citada em Correio Riograndense,ano 106, nº 5.427

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1888-1935 - poeta português

mat

tela

rang

eira

digi

tal -

repr

oduç

ão

- Das Vias Curitibanas -

de é que fez o presidente se dedicarcom afinco para que houvesse apresença do Estado Brasileiro nasduas áreas fonteiriças.

² A cidade de Clevelândia, no Suldo Paraná, é uma homenagem aopresidente dos Estados Unidos, emgratidão à sua decisão favorável aointeresse brasileiro.

MATTE HERDADACom a morte de Don Francisco

Mendes Gonçalves em 1930, asações majoritárias da Matte Laran-jeira que a ele pertenciam foramherdadas por sua filha Elvira, casa-da com José Eduardo Prates. De-duz-se isso pelo fato do filho docasal, Luis Mendes Prates, ser oatual diretor-presidente da holdingque abriga as empresas Cia. MatteLarangeira S.A., Larangeira Men-des S.A. e a Mendes GonçalvesS.A., com sede na Fazenda SantaVirgínia, no Mato Grosso do Sul.

(Segue em conclusão na próxi-ma coluna).

Nota: a coluna não foi publica-da na data de ontem (09), dia nor-mal de edição, motivado por vírusno sistema de computação.

John Lennon

.......................................................1940-1980 - músico inglês

Re

pro

du

ção

O PRESENTE | 05SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015 GERAL

Governo deve elevar alguns impostos, diz ministro da FazendaSegundo Joaquim Levy, receita de impostos que foram reduzidos “está fazendo falta”

CONTAS PÚBLICAS

O ministro da Fazenda,Joaquim Levy, afirmou on-tem (09) que o governo “pro-vavelmente terá que pensarem rebalancear alguns im-postos, até porque algunsforam reduzidos há algumtempo”, durante conversacom internautas. De acordocom ele, a receita de impostosque foram reduzidos “estáfazendo falta”.

“Mas, se houver algumamudança, vai ser com cuida-do e depois de a gente esgo-tar outras possibilidades”,frisou. “Estamos no cami-nho certo, e dessa vez a gen-te está tentando acertar ascoisas bem antes de estarnuma crise. Como diz umamigo meu, estamos poden-do consertar o telhado emdia de sol”, defendeu.

Em tom informal, o mi-nistro sugeriu que os brasi-leiros também façam sua par-te, trabalhando “com o má-ximo de qualidade” e aumen-tando a produtividade, paraque não sejam necessáriosmais aumentos de impostos.“Se as despesas crescerem e agente se endividar, ou ficaraumentando imposto, vai sermais difícil a economia me-

lhorar”, disse.Levy comentou que a in-

flação de 2014 de 6,41%, di-vulgada ontem pelo Institu-to Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE), ficou den-tro do combinado, “apesarde todos os desafios”. Poroutro lado, a inflação em ja-neiro deve ser um pouco maisalta do que de outros mesesdo ano, em função dos rea-justes das mensalidades es-colares, IPTU, tarifas de ôni-bus, entre outras, informouo ministro. “Além disso, paraa economia voltar a crescer,temos que fazer algumas ar-rumações e isso pode mexerem alguns preços”, avisou.

“Os economistas chamamisso de mudança nos preçosrelativos e ela é importantepara acomodar a economiaem um novo caminho decrescimento”, defendeu. É es-perada a alta no preço daenergia elétrica, por exem-plo, que foi represado pormuito tempo pelo governopara conter a alta da infla-ção. Levy afirmou que, se ogoverno não gastar demais,a inflação pode se encaixarno centro da meta estabele-cida pelo governo, que é de

Citado na Lava Jato, ex-governadorde Minas Gerais quer acareação

Em nota divulgada ontem(08), o ex-governador de Mi-nas Gerais e senador eleito,Antonio Anastasia (PSDB-MG), se diz “tomado de forteindignação” e “revoltado” porter seu nome envolvido naoperação Lava Jato. Ele pediuacareação com o policial fede-ral que o acusa de ter recebidoR$ 1 milhão do doleiro Alber-to Youssef, em 2010.

Reportagem da Folha deS.Paulo de ontem mostra que,em depoimento à Polícia Fe-deral em 18 de novembro pas-sado, o policial Jayme Alves deOliveira Filho, o Careca, disseter entregue o dinheiro a man-do de Youssef, em uma casa emBelo Horizonte. “Em primeirolugar, registro que não conhe-ço este cidadão, nunca estiveou falei com ele. Da mesmaforma não conheço, nunca es-tive ou falei com o doleiro Al-berto Youssef. Em 2010, já como

governador de Minas Gerais,não tinha qualquer relação coma Petrobras, que não tinhaobras no Estado, ademais dofato de eu ser governador deoposição ao governo federal”,disse Anastasia.

“Estranha-se assim o moti-vo da alegada entrega de recur-sos. Por outro lado, pelo que sevê do dito depoimento, tam-bém é muito estranho o alega-do encontro de um governa-dor de Estado em uma casa quenão é sua, com um desconheci-do, para receber dinheiro”,acrescentou o tucano.

Na nota, Anastasia dizainda ter uma vida públicabem conhecida dos mineirose que seu único patrimônio“é moral, não tendo amea-lhado bens no exercício dosdiversos cargos públicos”.“Sempre tive exemplar com-portamento, reconhecido portodos”, acrescentou.

4,5% ao ano, em 2016.

CORTESA conversa aconteceu pelo

Facebook, na página PortalBrasil, administrada pelo Pa-lácio do Planalto. Levy res-pondeu a oito perguntas edeu prioridade a explicaçõessobre cortes em gastos e res-trições a benefícios sociais,medidas recentemente ado-tadas para reequilibrar ascontas públicas. Ele falou quehouve correção de distorções,“que acabam fazendo vocêpagar por despesas com al-guém, por exemplo, que co-meça a receber pensão de vi-úvo ou viúva aos 25 anos deidade, e vai continuar rece-bendo esse dinheiro do go-verno talvez por mais de 50anos”.

“Não faz sentido esse des-perdício com o dinheiro dopovo. Além disso, o governodiminuiu o volume de em-préstimos com juros baratospara algumas empresas. Em-préstimo barato também épago pelo contribuinte e temque ser dado só em situaçõesmuito especiais”, declarou.Ele garantiu que o valor daaposentadoria continuará

sendo corrigido pela inflaçãoe que não haverá mudançasno seguro por invalidez.

CHICAGO BOY

Questionado por um in-ternauta se ele se consideraum “Chicago boy”, em refe-rência à liberal Escola de Chi-cago, onde Levy se graduouPhD, o ministro respondeuque alguma das reformas pro-postas por esses economistasna década de 1970 derammuito certo, “outras nem tan-to”. “Mas essa universidadetinha um professor que diziauma frase que ficou muitoconhecida, e que a gente sabe

que tem seu grão de verdade:'Ninguém come realmente degraça'”, expôs, em referênciaa Milton Friedman, expoenteda escola. “A gente sabe quequando alguém passeia oufaz alguma coisa sem pagar,outra pessoa está pagando.Então, essa frase é importan-te para quem está no gover-no. Tudo que o governo 'dá',é pago pelo contribuinte.Então, a gente tem que termuito cuidado em como usao dinheiro para garantir queas pessoas certas, às quais alei dá o direito, serem as quereceberão os benefícios queprecisam”, argumentou.

Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participou ontem (09)de um bate-papo com internautas

Portal Brasil

Aposentadorias não serão afetadas pormedidas de contenção, garante ministro

O ministro da Fazenda, Joa-quim Levy, garantiu ontem (09)que os benefícios da Previdên-cia Social continuarão sendocorrigidos pela inflação. Duran-te bate-papo com internautas,um jovem disse que o pai deleaposentou-se no ano retrasa-do por invalidez, após décadasde trabalho duro, e recebe oteto do benefício. Ele queriasaber se as medidas de conten-ção de gastos anunciadas pelo

governo podem atingir as apo-sentadorias.

Levy respondeu que é “muitoespecial ter um pai que trabalhoua vida inteira” e disse que seu paitambém foi assim. “Ele continuouatendendo no SUS (Serviço Úni-co de Saúde) até bem depois dos70 anos, e tenho orgulho dele. E émuito justo e importante que aspessoas tenham esse seguro daaposentadoria por invalidez, sealguma doença acontece. Esse

direito não vai ser mexido”, afir-mou.

Segundo o ministro, o valorda aposentadoria continuarásendo corrigido pela inflação e,dessa maneira, o benefício fica-rá protegido por todo o tempoque o pai do internauta tiver odireito. “As medidas de conten-ção ocorrerão em outras áreas,exatamente para que o traba-lhador e sua família tenham tran-quilidade”, reforçou.

Banco Central fará “o que for necessário”para queda da inflação, diz Tombini

O presidente do Banco Central(BC), Alexandre Tombini, disse quea autoridade monetária fará “o que fornecessário” para que a inflação caiaem 2015 e chegue ao centro da meta,de 4,5%, em 2016. Segundo o presi-dente do BC, a inflação “tende a mos-trar resistência no curto prazo”. Elese manifestou ontem (09), por meiode nota, para comentar a inflaçãofechada do ano.

Mais cedo, o Instituto Brasileiro

de Geografia e Estatística (IBGE) in-formou que a inflação oficial do país,medida pela variação do Índice dePreços ao Consumidor Amplo(IPCA), encerrou 2014 em 6,41%. Em2013, havia ficado em 5,91%. Já emdezembro, produtos e serviços subi-ram em média 0,78%.

De acordo com Tombini, o pata-mar do IPCA reflete dois processosde ajuste de preços na economia bra-sileira: o dos preços domésticos em

relação aos internacionais e o dosadministrados em relação aos livres.

Desde outubro de 2014, o BCvem elevando a Selic (taxa básica dejuros na economia) para segurar apressão inflacionária. Para este ano, omercado espera mais ajustes. Na últi-ma reunião do ano, o Comitê de Po-lítica Monetária (Copom) do BC ele-vou a taxa em 0,5%, para 11,75% aoano. Com isso, a Selic atingiu o maiorpatamar desde 2011.

06 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015

Novas visõesA entrada de Afif Domingos no governo parecia tê-lo impregna-

do do espírito burocrático que em grande parte dominou este país.Ele, que sempre foi um defensor da livre iniciativa, parecia estardeslocado num governo, até ali, defensor da estatização: é precisoagora que se dê a mão à palmatória. Pelo menos em relação à áreaque lhe cabe. Há hoje um visível esforço para reduzir as dificulda-des que antes a burocracia antepunha às empresas para suasimplantações. Eram tantas as dificuldades que por vezes o empre-sário desanimava em meio ao caminho. A primeira tentativa maisvisível de romper essa cadeia de empecilhos deve-se ao governoCastelo Branco, primeiro presidente do período dito revolucioná-rio, que implantou o Ministério da Desburocratização, tendo àfrente um homem de inegável talento para a difícil missão: HélioBeltrão. Num governo que também tinha Roberto Campos nadefesa dessa posição. A tentativa morreu na casca, tão logoCastelo deixou o governo. Os burocratas, defensores do Estadogigante, dominaram novamente o cenário. Agora, além do esforçodo atual mandato em complementar o que já se obtivera de êxitona redução das dificuldades aos novos empreendedores, geral-mente um dos grandes geradores de emprego, amplia-se doSimples, para o Super Simples. O que certamente estimularápequenas iniciativas, apesar do momento pouco propício a novosinvestimentos. A ação do governo federal é acompanhada noParaná pela Junta Comercial do Estado. O objetivo é propiciar aabertura de empresas de baixo risco, que não dependem defiscalização prévia de órgãos como a Vigilância Sanitária, Corpo deBombeiros, Meio Ambiente, em prazo recorde de até três dias. Éparte do programa Empresa Fácil, implantada pela Jucepar, apósinvestimentos realizados na sua modernização. Parece que osgovernos começam a entender que facilitar a vida dos empresá-rios é mais rentável, inclusive para eles. Sem empresas, grandesou pequenas, o “Estado” como entidade não sobrevive.

Mudou o númeroQuando a coluna previu que

2015, em relação ao ano ante-rior, pelo menos nas áreas go-vernamentais, representariaapenas uma mudança de nú-mero no calendário, antevia queas dificuldades que estiverampresentes no fim do ano, semserem sanadas, provocariammanifestações de desagrado.Aí estão ameaças de greve notransporte coletivo da RegiãoMetropolitana de Curitiba, par-cela do professorado com salá-rios em atraso (agora solucio-nado), ICI ameaçando parar ser-viços que prestam à prefeituracuritibana, para só ficar em al-guns problemas regionais.

Momento difícilNa área federal, redução de

gastos em um orçamento quesequer foi aprovado no Con-gresso. Se a norma é “gastarpor conta”, agora a nova ordemé “economizar no que aindanão se tem”. É a presença deuma nova mentalidade que seanuncia na área econômicafederal e que aponta para redu-ção absoluta de gastos, mode-lo que sempre esteve ausenteno período anterior. Resta sa-ber se a presidente Dilma, sa-bidamente uma mulher de tra-to difícil, manterá o apoio quegarantiu de início à atual equi-pe. A depender de outros mi-nistros, a gastança continua-ria sendo a tônica! Aconteceque no momento, “o cobertor éde pobre”: cobre a cabeça, des-cobre os pés.

Problema antigoObras quase paralisadas no

Paraná, pela falta de pagamen-to às empreiteiras, pelo menosem um caso é atribuída pelaSecretaria de Infraestrutura eLogística estadual ao atraso norepasse de recursos do progra-ma federal de Apoio ao Investi-mento dos Estados pela União.Outras obras como duplicaçãoda PR-323, trecho Maringá aPaiçandu, tocada com recur-sos do Departamento de Estra-das de Rodagem do Paraná (DER-PR), não tem previsão de paga-mento. As dificuldades com ogoverno federal deverão marcarmais um período do governoparanaense em seu relaciona-mento com o federal.

Nomes estranhosO aparecimento dos nomes

de deputado Eduardo Cunha edo ex-governador mineiro Anto-nio Anastasia na Operação LavaJato, embora possa ter caracte-rística de “informação planta-da”, merece uma investigaçãoprofunda. Eduardo, visto comoadversário pelo governo, até ago-ra era o candidato a presidenteda Câmara Federal praticamen-te ungido. Anastasia, ligado po-liticamente a Aécio Neves, nãoteria por que receber recursosda Petrobras. Como informa, aempresa não tem obras em Mi-nas. Era governador de oposiçãoa Dilma. Se a intenção é “melar”a investigação, o tiro pode sairpela culatra. Cunha ameaçaagora, se vencedor, reimplantara CPI da Petrobras. Para valer!

Inflação acelera, mas fecha2014 abaixo do teto da meta

Índice de preços terminou o ano em 6,41%, o maior aumento anualdesde 2011, quando foi de 6,5%. IPCA de dezembro ficou em 0,78%

IPCA

Pressionado por alimentos,serviços e preços monitora-dos como energia elétrica, oíndice oficial de inflação dopaís fechou 2014 com alta de6,41%, pouco abaixo do teto dameta do governo, de 6,5%, in-formou ontem (09) o InstitutoBrasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE).

Trata-se ainda do maioraumento anual desde 2011,quando foi de 6,5%. No anopassado, impulsionaram oIPCA o aumento nos preços dealimentos (8,03%), habitação(8,80%) e despesas pessoais(8,31%), grupo que agrega boa

parte dos serviços.Em dezembro, o IPCA ficou

em 0,78%, muito próximo dasexpectativas de mercado que,segundo a Bloomberg, espera-va alta de 0,79%. Em novembro,o índice havia ficado em 0,51%.

Embora a economia tenda aregistrar um crescimento pra-ticamente nulo em 2014, a in-flação sobe na esteira de ummercado de trabalho aindaaquecido, com rendimento emalta (embora já em desacelera-ção) e, principalmente, peloschoques nos preços de alimen-tos provocados por uma estia-gem prolongada.

O aumento de preços con-trolados pelo governo, com des-taque para a energia elétrica,também contribuiu para a alta.Para este ano, o cenário apontaainda uma inflação muito pres-sionada. Analistas esperamuma taxa ao redor de 6,5%, nolimite superior da meta.

Já para janeiro, a expectati-va é de um índice perto de 1%,puxado pelo reajuste das tari-fas de energia, em razão da apli-cação do sistema de bandeirastarifárias, que reajusta automa-ticamente as contas quando sãousadas as termelétricas - decusto maior.

Três terroristas são mortos e Al Qaedaassume atentado ao Charlie Hebdo

Horas depois de a políciafrancesa matar os dois sus-peitos de participarem doatentado ao jornal francêsCharlie Hebdo, na tarde deontem (09), um integrante daAl Qaeda no Iêmen disse que ogrupo foi responsável peloataque à publicação. A ação,na manhã de quarta-feira (07),deixou 12 mortos.

Um integrante do grupo, co-nhecido como Al Qaeda da Pe-nínsula Arábica (AQAP, na si-gla em inglês), enviou à agênciade notícias Associated Press. “Aliderança da AQAP dirigiu asoperações e escolheu seu alvocuidadosamente”, afirmou. Eledisse ainda que o ataque foi“uma vingança pela honra” doprofeta Maomé.

No comunicado, ele afirmaque o ataque correspondia aosalertas feitos pelo líder da AlQaeda, Osama bin Laden,morto em maio de 2011, aoOcidente sobre “as consequ-

ências da persistência na blas-fêmia contra as santidadesmuçulmanas”. O integranteda Al Qaeda acrescentou que ogrupo demorou em reivindi-car autoria pela ação por “ra-zões de segurança”.

MORTESOs irmãos Said Kouachi e

Chérif Kouachi, que teriam par-ticipado do ataque o CharlieHebdo, e Amedy Coulibaly, umislamita radical francês de 32anos, foram mortos pelas for-ças policiais ontem. Os irmãosKouachi se refugiaram em umaempresa em Dammartin-en-Goele, a Nordeste de Paris, ondefizeram um refém.

Agentes do corpo de elite daGendarmaria, o Grupo de In-tervenção da Gendarmaria Na-cional (GIGN), subiram no tetode uma das edificações da em-presa e mataram os dois ao in-vadir o local encerrando umacaçada iniciada na quarta-feira

após o atentado ao Hebdo. Orefém saiu ileso e um policialteria ficado ferido.

Coulibaly foi morto por po-liciais após fazer cinco refénsem um mercado kosher (comprodutos para judeus) HyperCacher em Paris. Coulibalytambém é suspeito de ter assas-sinado uma policial municipalfrancesa na quinta-feira (08).Quatro reféns morreram nainvasão ao supermercado, masas circunstâncias ainda nãoestão esclarecidas. Não se sabe,por exemplo, se os reféns forammortos por disparos dos polici-ais ou por Coulibaly.

No ataque ao mercado, o ra-dical teria tido ajuda de umajovem, identificada pela políciacomo Hayat Boumeddiene, de26 anos. Ela é companheira deCoulibaly e também é suspeitade auxiliá-lo no assassinato dapolicial em Montrouge, no Sulde Paris. Boumeddiene é procu-rada pela polícia.

Anvisa suspende venda e uso de lote trocado de dipirona sódicaResolução da Agência Na-

cional de Vigilância Sanitária(Anvisa) publicada ontem (09),no Diário Oficial da União, sus-pende a distribuição, a comer-cialização e o uso, em todo oterritório nacional, do Lote140763B (validade 06/16) domedicamento dipirona sódica,500 mg/ml, genérico, soluçãooral, fabricado por Mariol In-

dustrial Ltda.De acordo com o texto, o pró-

prio fabricante enviou um co-municado de recolhimento vo-luntário depois de ter verifica-do, por meio de reclamação,que algumas caixas continhamdescrição e lote referente aoproduto, mas, ao abri-las, foidetectada a presença de pro-duto rotulado como cloridrato

de metoclopramida.Dessa forma, a Anvisa tam-

bém suspendeu o medicamen-to rotulado como cloridrato demetoclopramida, 4 mg/ml, ge-nérico, solução oral, que tenha omesmo número de lote da dipi-rona sódica. A Agência deter-minou ainda que a empresapromova o recolhimento doestoque existente no mercado.

SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015 GERAL O PRESENTE | 07

Distribuidoras propõem reajuste extra para aliviar caixaENERGIA ELÉTRICA

Sugestão foi apresentada por associação ligada ao setor durante encontro com o novo ministro de Minas e Energia

O presidente da Associa-ção Brasileira de Distribui-dores de Energia Elétrica(Abradee), Nelson Leite, de-fendeu ontem (09), como pos-sível solução para os pro-blemas de caixa das distri-buidoras de energia elétri-ca, a aplicação de um rea-juste tarifário extraordiná-rio. Leite fez a proposta apósencontro com o ministro dasMinas e Energia, EduardoBraga, e representantes deassociações ligadas ao setorde energia.

Após a reunião, que ocor-reu na sede do Ministériodas Minas e Energia, Bragadisse que ouviu as propos-tas das distribuidoras e queo governo está trabalhandona busca de uma “soluçãoestrutural” para os proble-mas do setor.

A sugestão, segundo ele,objetiva encontrar formas decompensar o valor gasto amais pelas distribuidoras nacompra de energia, em razãodo baixo volume dos reser-vatórios das usinas hidrelé-tricas e da necessidade de aci-onamento de usinas terme-létricas. Para liquidar débi-tos referentes a novembrodo ano passado, as distri-buidoras terão de desembol-sar R$ 1,6 bilhão. Em relaçãoa dezembro, são necessáriosmais R$ 900 milhões.

Na opinião de Leite, a me-dida deveria vir acompanha-da também da disponibiliza-ção de mais empréstimos debancos públicos. “Para aAbradee, o empréstimo é(uma alternativa para lidarcom uma situação) emergen-cial. A revisão tarifária ex-

traordinária é (opção) estru-tural e começaria a ser (apli-cada) a partir de fevereiro,de acordo com o calendário(de reajustes) de cada distri-buidora”, disse Leite.

Em despacho na quinta-feira (08) entre Braga e apresidenta Dilma Rousseff,ficou definido o adiamentodo prazo para pagamentoda dívida das distribuido-ras, de terça-feira (13) parao próximo dia 30. Em geral,as liquidações são feitasdois meses após o mês dereferência. “A exposiçãoreferente a janeiro serápaga em março. Temos,portanto, de desenhar atémarço a solução. Na terça-feira deveremos avançar nabusca por definir essas so-luções”, acrescentou o pre-sidente da Abradee.

Valor acumulado da cesta básicaaumentou em 17 de 18 Capitais

O valor acumulado da ces-ta básica em 2014 aumentouem 17 das 18 Capitais pes-quisadas pelo Departamen-to Intersindical de Estatísti-ca e Estudos Socioeconômi-cos (Dieese). A exceção foiregistrada em Natal, queapresentou recuo de 1,7%. Amaior alta foi verificada emBrasília, com variação de13,79%, seguida por Araca-ju (13,34%) e Florianópolis(10,58%). Entre as Capitaisque registraram as menoresaltas estão Salvador (1,01%),Belo Horizonte (1,22%) eCampo Grande (2,36%).

No ano passado, o preçoda carne bovina e do pão fran-cês subiu em todas as cidadespesquisadas. O preço da car-ne, produto que tem grande

peso na composição da cesta,apresentou variação entre9,52% em Salvador e 27,71%em Belém. A alta da carne, deacordo com o Dieese, foi mo-tivada, entre outras razões,pela estiagem e pela crescenteexportação do produto. Ospreços do arroz e do café tam-bém subiram em quase todasas Capitais, 17 delas. O feijãofoi o único produto com re-dução em todas as cidadespesquisadas.

Em dezembro, duas Capi-tais registraram queda no va-lor da cesta: Curitiba (-1,07%)e Fortaleza (-0,07%). As mai-ores elevações foram obser-vadas em Salvador (4,73%) eno Recife (4,35%). Em relaçãoaos valores, São Paulo teve acesta básica mais cara em de-

zembro, R$ 354,19, seguidapor Florianópolis (R$ 353,10)e Porto Alegre (R$ 348,56).Os menores valores médiosforam apurados em Aracaju(R$ 245,70) e Salvador (R$ 267,82).

Com base na Constitui-ção, que estabelece que o salá-rio-mínimo deve suprir des-pesas com alimentação, mo-radia, saúde, educação, ves-tuário, higiene, transporte,lazer e previdência, o Dieesecalcula que o salário-mínimoideal, em dezembro, deveriaser de R$ 2.975,55. O cálculo éfeito considerando o valor dacesta mais cara, a de São Pau-lo. A estimativa do Departa-mento revela que o salário-mínimo brasileiro deveria ser4,11 vezes o valor em vigor naépoca, que era R$ 724.

Dólar cai e fecha em R$ 2,63,menor valor em um mês

Em queda pelo segun-do dia consecutivo, o dó-lar fechou a semana nomenor valor em um mês.O dólar comercial encer-rou ontem (09) vendidoa R$ 2,639, com queda de1,25% (R$ 0,0334). A co-tação está no menor va-lor desde 10 de dezem-bro, quando tinha fecha-do em R$ 2,613.

A moeda norte-ameri-cana operou em quedadurante toda a sessão. Namínima do dia, por voltadas 15h30, o dólar comer-cial chegou a ser vendidoa R$ 2,632. A cotação ti-nha caído 1,15% na quin-ta-feira (08) e o recuo se-manal chegou a 1,99%,em queda pela primeiravez em seis semanas. Em2015, a divisa acumularetração de 0,74%.

O dólar caiu em todo omundo após a divulga-

Ministério Público voltaa pedir cassação de

governador de MinasUma nova ação movida

pelo Ministério Público Fe-deral em Minas Gerais(MPF) pede a cassação dogovernador Fernando Pi-mentel (PT) e do vice Antô-nio Andrade (PMDB). AProcuradoria Regional Elei-toral de Minas Gerais alegairregularidades na campa-nha eleitoral na captação ouuso ilícitos de recursos, “fa-lha grave” que teria provo-cado desequilíbrio eleitoral,conforme o órgão.

Segundo a Procuradoria,Pimentel e Andrade extra-polaram o limite de gastosfixado pelo partido em R$ 10milhões, utilizando “conta-bilidade de conveniência naprestação de contas”. Outroponto questionado é a“omissão de despesas reali-zadas por outros candida-

tos, partidos ou comitês quefavoreceram a campanha eemissão extemporânea derecibos eleitorais após a pres-tação de contas final”. Háainda a ausência do lança-mento de doação na segun-da prestação de contas, ain-da segundo a ação.

O MPF aponta que Pi-mentel e sua equipe trans-feriram recursos para o co-mitê financeiro na tentati-va de não extrapolar o li-mite de gastos. Por nota, acoligação responsável pelacandidatura de Pimentelreafirmou o respeito à le-gislação eleitoral na pres-tação de contas e alegouque “as despesas compro-vadamente ficaram limita-das a R$ 41,1 milhões, sen-do esta a realidade das con-tas da campanha”.

ção de que os salários re-cuaram nos Estados Uni-dos em dezembro, apesarde o desemprego no paíster encerrado 2014 em5,6%, o menor nível emseis anos. A estagnaçãodos salários nos EstadosUnidos indica que o Fe-deral Reserve (Fed), Ban-co Central norte-ameri-cano, levará mais tempopara começar a reajustaros juros da maior econo-mia do planeta.

A expectativa de que oFed aumente os juros bá-s icos nor te -amer icanosem 2015 levou o dólar asubir muito nos últimosmeses em todo o planeta.Juros mais altos nos Esta-dos Unidos atraem Capi-tal para títulos do Tesou-ro norte-americano, dimi-nuindo o fluxo de recur-sos para países emergen-tes, como o Brasil.

Dilma sanciona leis que instituemcinco datas comemorativas

A presidenta Dilma Rous-seff sancionou ontem (09)cinco leis que instituem no-vas datas comemorativasnacionais. As medidas fo-ram publicadas no DiárioOficial da União e já têm

validade para este ano.Em 24 de fevereiro, será

comemorado o Dia da Con-quista do Voto Feminino noBrasil; no dia 12 de abril serácelebrado o Dia Nacional doHumorista; no dia 20 de maio,

o Dia Nacional do Pedago-go; em 13 de outubro, o DiaNacional do Fisioterapeutae do Terapeuta Ocupacio-nal; e, por fim, em 16 denovembro o Dia Nacionalde Atenção à Dislexia.

08 | O PRESENTE ESTADO SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015

Ministério Público Federal investiga obras do aeroportoProcuradores instauram inquérito para apurar possíveis irregularidades

na construção do novo terminal de passageiros

CASCAVEL

O Ministério Público Fe-deral (MPF) instaurou naquinta-feira (08) um inquéri-to para apurar possíveis irre-gularidades nas obras do ae-roporto de Cascavel. Os pro-curadores querem saber se háirregularidades envolvendo alicitação e a construção donovo terminal de passagei-ros, que está com o cronogra-ma atrasado.

A entrega do terminal es-taria prevista para 12 deagosto deste ano, mas até omomento nem a fundaçãodo terminal - que deveriater sido finalizada em se-tembro de 2014 - está com-pleta. A obra envolve R$ 3,5milhões em recursos do go-

verno federal, liberados peloFundo Nacional da Avia-ção Civil em favor do Go-verno do Paraná.

O MPF encaminhou ofí-cio para a Secretaria de In-fraestrutura e Logística doParaná solicitando cópia in-tegral dos documentos rela-tivos ao processo de licita-ção, esclarecimentos sobrepossíveis atrasos no crono-grama da obra e esclareci-mentos sobre a liberação devalores para a empresa con-tratada, Onça ConstruçõesLtda. Os procuradores tam-bém solicitaram ao Escritó-rio Regional da Paraná Edi-ficações a cópia de documen-tos de fiscalização da obra.

Os dois órgãos têm 20 diaspara apresentar os documen-tos pedidos pelo MPF. A par-tir daí, os procuradores vãorecolher indícios e decidir seapresentam ou não denúnciasobre o caso.

OUTRO LADOEm nota, a Secretaria de

Infraestrutura e Logística doParaná informou que aindanão foi notificada formalmentepelo MPF e que a obra está emandamento na fase de conclu-

são das fundações. Tambémafirmou que a fiscalização dasobras é feita mensalmente pelaParaná Edificações, com a afe-rição do órgão responsável daSecretaria de Aviação Civil daPresidência da República.

Universidades paranaenses têm270 vagas abertas em concursos

Sete universidades doParaná estão com 270 vagasde concurso público aber-tas, a maioria delas paradocentes. As vagas - paraprofessores, técnicos e ou-tros cargos - são oferecidaspela Unespar (117), UTFPR(69), UENP (65), UFPR (16),Unila (2),IFPR (1) e UEM(1). Há casos em que o salá-rio para professor titularchegar a R$ 15.956,07.

O maior concurso é o daUniversidade Estadual doParaná (Unespar). São 117vagas abertas distribuídasentre os campi de Apucara-na (40), Paranavaí (18),Campo Mourão (11), Uniãoda Vitória (21), Curitiba (19)e Paranaguá (8). A remune-ração varia de R$ 1.326,06 aR$ 6.692,01. Os candidatospodem se inscrever até o dia28 de janeiro pelo sitewww.unespar.edu.br.

A Universidade Tecno-lógica Federal do Paraná(UTFPR) possui, ao todo,69 oportunidades abertascom vencimentos quevariam de R$ 1,2 mil aR$ 15.956,17. Há 32 vagaspara docentes, incluindo car-gos para professores assis-tentes, substitutos, adjun-tos, titulares em várias áreasde formação distribuídas emdiversos campis no Estado.

Também há 19 oportu-nidades técnico-administra-tivas com salários variáveisde R$ 1.640,34, R$ 2.039,89 eR$ 3.392,42, e nove vagaspara profissionais técnicosde nível médio, cuja remu-neração é de R$ 2.039,89.Todos os editais, vagas eprazos para participaçãonos concursos da UTFPRestão separados por campie disponíveis no site

www.utfpr.edu.br/concur-sos, mesmo endereço no qualpodem ser feitas as inscrições.

UENP

A Universidade Estadualdo Norte do Paraná (UENP)recebe inscrições até o dia 30de janeiro para 65 vagas dis-tribuídas nos campi de Jacare-zinho, Cornélio Procópio eLuiz Meneghel de Bandeiran-tes. Todas as oportunidadessão para docentes, cujos salá-rios variam de R$ 598,86 aR$ 6.692,01, dependendo da gra-duação e da carga horária. Asinscrições devem ser feitas pre-sencialmente em uma das uni-dades da UENP acima citadas.

UFPR

A Universidade Federal doParaná (UFPR) tem 16 vagasabertas para docentes, cincodelas cargo de professor titu-lar-livre nas áreas de SaúdeColetiva e Biotecnologia Agrí-cola, Biologia Molecular, En-tomologia Sistemática e FísicaGeral. A remuneração é deR$ 15.956,07. As demais vagassão para professores assisten-tes, adjuntos e substitutos.

Os interessados devem fi-car atentos, pois cada editalpossui prazo de inscrição di-ferente. As inscrições devemser feitas pessoalmente nossetores que oferecem as va-gas. É possível consultar oseditais com as respectivas va-gas, especificações e prazosno site www.ufpr.br/porta-lufpr/concursos/, na abaContratação de Professorese Técnicos.

UNILA

A Universidade Federal daIntegração Latino-Americana(Unila), em Foz do Iguaçu,tem uma vaga aberta para o

cargo de professor do ma-gistério superior na área deSaúde Coletiva. A remune-ração não foi divulgada. Po-dem participar da seleçãograduados em áreas comoServiço Social, Ciências So-ciais, Direito, Saúde Coleti-va ou Saúde Pública, e dou-torado em Saúde Coletiva,Ciências da Saúde, CiênciaSociais Aplicadas ou Ciên-cias Humanas, cujo temada tese tenha sido na áreada saúde coletiva. As ins-crições podem ser feitas atéamanhã (11), no sitewww.unila.edu.br.

IFPR

O Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecno-logia do Paraná (IFPR) temuma oportunidade paraprofessor substituto paraatuar no campus em Para-navaí. O aprovado vai tra-balhar na área de Funda-mentos da Computação,recebendo remuneração deR$ 2.764,45. Os interes-sados devem se inscreverpresencialmente na sede doIFPR em Paranavaí até se-gunda-feira (12). Mais in-formações sobre o edital nosite paranavai.ifpr.edu.br.

UEM

A Universidade Estadu-al de Maringá tem editalaberto com uma vaga paraprofessor titular com salá-rio de R$ 5.234,12. Um dospré-requisitos para concor-rer à oportunidade é ter tí-tulo de doutor há, no míni-mo, quatro anos. As inscri-ções devem ser feitas pre-sencialmente até o dia 31 demarço. O requerimento deinscrição está disponível nosite www.drh.uem.br.

Praias artificiais banhadas pelo Lago de Itaipu estão próprias para o banho

Divulgação

O PRESENTE | 09SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015 ESTADO

Seguradoras já podem se habilitar para operar seguro ruralSUBVENÇÃO ESTADUAL

De um orçamento total previsto de R$ 10 milhões, Governo do Paraná já disponibilizouR$ 2,3 milhões em recursos do Tesouro do Estado administrados pela Fomento Paraná

A Secretaria Estadual daAgricultura e do Abastecimen-to começa a receber, a partir desegunda-feira (12), as primei-ras propostas das seguradorascredenciadas para operaremcom o Programa Estadual deSubvenção ao Prêmio de Segu-ro Rural. De um orçamento to-tal previsto de R$ 10 milhõespara o programa de subvençãoestadual ao prêmio do segurorural para 2015, o Governo doParaná já disponibilizou R$ 2,3milhões em recursos do Tesou-ro do Estado administradospela Fomento Paraná.

As propostas de seguro delavouras podem ser feitas pe-los produtores rurais nas segu-radoras de sua preferência econfiança. Inicialmente, a Se-cretaria da Agricultura vai aca-tar os pedidos de subvenção aoprêmio de seguro rural para asapólices emitidas para cober-tura das lavouras de feijão emilho da segunda safra e fru-

tas. A partir de março, começaa incluir as propostas para co-bertura da safra de trigo 2015.Pecuária e florestas plantadastambém fazem parte do rol deatividades agropecuárias am-paradas pelo programa.

Segundo o secretário daAgricultura, Norberto Ortiga-ra, além da ampliação de trêspara 29 culturas amparadaspelo seguro rural, outra inova-ção foi o credenciamento dasseguradoras por 60 meses, o queestá possibilitando o início dasoperações de subvenção já emjaneiro, em conformidade como calendário agrícola e a neces-sidade dos produtores rurais.“Como as empresas de segurojá foram cadastradas e creden-ciadas no ano passado, o pro-grama não sofrerá com descon-tinuidade decorrente de proble-mas burocráticos”, explicou.

O credenciamento feito comas seguradoras é válido por cin-co anos e o contrato com a Fo-

mento Paraná, por 12 meses.“Com essas medidas adotadasem 2014, a burocracia será re-duzida à metade, favorecendoo produtor que terá mais agili-dade para encaminhamento desuas propostas e liberação dasapólices”, afirmou Ortigara.

O restante do orçamentoserá liberado à medida que foraumentando a demanda e deacordo com o calendário agrí-cola no decorrer do ano, expli-cou o diretor do Departamentode Economia Rural (Deral) ecoordenador do programa,Francisco Carlos Simioni.

SEGURADORAS

São sete as seguradoras cre-denciadas pelo Governo do Pa-raná a operar com a subvençãoestadual ao prêmio do segurorural no Estado: Aliança, Essor,Mapfre, Nobre, Porto Seguro,Sancor e Swiss-Re.

Os produtores que quiseremacessar o programa devem pro-

curar os corretores de segurode sua preferência para efetuaro seguro de suas lavouras, sen-do que o limite de subvençãoestadual é de R$ 4,8 mil porprodutor, por cultura segura-da e por ano/safra.

No ano passado, o progra-ma aplicou R$ 7 milhões, comrecursos do Tesouro do Estado,

Praias artificiais no interior estão próprias para banhoAs praias artificiais dos

municípios da região Oeste eNorte do Estado, que são moni-toradas pelo Instituto Ambien-tal do Paraná (IAP), estão pró-prias para banho. As informa-ções estão no 6º boletim de bal-neabilidade da temporada di-vulgado pelo órgão ontem (9).

Ao todo, o órgão analisa aqualidade da água em 16 pontosque apresentam um histórico defrequência de veranistas. Os lo-cais monitorados são nos muni-cípios de Foz do Iguaçu, SantaTerezinha de Itaipu, São Migueldo Iguaçu, Itaipulândia, Missal,

Santa Helena, Entre Rios do Oes-te, Marechal Cândido Rondon,na região Oeste, e em Primeirode Maio, no Norte do Estado.

O monitoramento avalia aconcentração de bactérias Es-cherichia coli (E.coli) na água,que possibilita a verificaçãoda contaminação por esgotosanitário clandestino, de acor-do com os padrões estabeleci-dos pelo Conselho Nacionaldo Meio Ambiente (Conama).

Os veranistas de todo Es-tado também podem obter in-formações no site do IAP(www.iap.pr.gov.br).

para proteção de lavouras demilho da segunda safra, feijão,cevada, café e abacaxi, algo-dão, alho, batata, café, cebola,cevada, feijão, tomate, ameixa,caqui, figo, goiaba, kiwi, laran-ja, maçã, melancia, morango,nectarina, pera, pêssego, tan-gerina, uva, floresta cultivada,trigo sequeiro, trigo irrigado epara a pecuária sujeitas aoseventos climáticos como gea-da, granizo, excesso de chuva,estiagem e outros. No total, fo-ram beneficiados cerca de 4,5mil produtores paranaenses,que correspondeu aproxima-damente ao número de apóli-ces efetivadas.

Conforme as regras da sub-venção ao prêmio do segurorural, o governo federal pagaaté 70% do valor do prêmio e oGoverno do Estado arca com15% do valor, ou seja, metadedo que compete ao produtorpagar. Isso quer dizer que decada R$ 1 mil de seguro, o agri-cultor arca com prêmio deR$ 150. Com o dinheiro que so-bra o agricultor pode aplicarem mais investimentos e mo-dernização na propriedade.

No ano passado, programa aplicou R$ 7 milhões,com recursos do Tesouro do Estado

Cleverson Beje/Faep

10 | O PRESENTE POLÍTICA SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015

JOÃO MARCOS GOMES

“Alterações, se forem realizadas,serão de consenso no PP”

Presidente da Câmara revelaque partido já conversou como prefeito Moacir Froehlich eopinou a respeito de eventuaismudanças que podem ocorrerna equipe de governo, emespecial nos cargos que detém

Uma das mais importantes liderançasdas fileiras do PP de Marechal CândidoRondon, o vereador João Marcos Gomesassumiu, no último dia 1º, a presidênciada Câmara Municipal. Essa é a segundavez que ele passa a comandar o PoderLegislativo.

Em entrevista ao Jornal O Presente,ontem (09), o parlamentar falou sobre o

que a comunidade rondonense pode espe-rar de sua gestão como presidente, bemcomo o que espera fazer de diferente emrelação à primeira vez que ocupou o cargo.Em termos políticos, o pepista comentou arespeito de eventuais mudanças que po-dem ocorrer na equipe do governo muni-cipal, especialmente sobre os cargos que oPP detém na prefeitura. Ele também con-firmou que o partido trabalha para indicarum nome como candidato a prefeito naeleição do ano que vem. Confira.

O Presente (OP): O que a comunidaderondonense pode esperar de sua gestão comopresidente da Câmara de Vereadores?

João Marcos Gomes (JMG): O que pre-tendemos fazer de diferente do que vem sendofeito até agora é dar uma publicidade maior

para a Câmara de Vere-adores. A comunicação éfundamental, necessáriae importante. O brasilei-ro, como um tudo, enten-de pouco de Poder Legis-lativo. No município, ocidadão conhece muitopouco e acha que o verea-dor é um assistente soci-al, que arruma consulta,exame, vaga na creche,assessora a prefeituraapontando local para serfeita lombada ou correçãode buraco na rua. Temosque demonstrar o que é otrabalho legislativo. En-tão temos um projeto delevar o Legislativo à co-munidade, o Legislativo àescola de Marechal Cân-dido Rondon, tanto para oEnsino Fundamental comoo Ensino Médio. Preten-demos elaborar um proje-to para mostrar, de ma-neira didática, o que fazum Poder Legislativo ecomo funciona o processo.Digo que o nosso municí-pio é referência em váriosaspectos e, por isso, queroque a Câmara de Verea-dores sirva de exemplonisso também.

OP: O senhor re-cém assumiu o cargode presidente e jáanunciou que deve

promover pequenas reformas no prédioda Câmara. Afinal, como estão os trâmi-tes para a construção da nova sede doLegislativo?

JMG: Foi feita uma licitação e a empresaganhadora do certame já apresentou duas mi-nutas do projeto. O primeiro material foi enca-minhado ainda no período do ex-presidenteIlario (Hofstaetter, Ila), que avaliou e solicitoualgumas alterações. O segundo já estava me-lhor, mas ainda não conforme o desejo dosvereadores e dos funcionários que estão sendoouvidos nesse processo. O projeto foi reenviadopara essa última correção. Acredito que o ma-terial deve ser enviado para a Câmara até fimde fevereiro. A partir de sua aprovação, inicia-se o trâmite para elaboração do edital e alicitação da obra. Teremos até o fim do primei-ro semestre o início da construção do novoprédio da Câmara de Vereadores. Indicamoscomo responsável para fazer este acompanha-mento o vereador Ilario, pois foi exatamente eleque começou todo este trabalho.

OP: O senhor é presidente pela segun-da vez. O que acha que precisa fazer dediferente em relação à primeira gestão?

JMG: Na primeira gestão tivemos uma crise,porque o presidente da Câmara à época, Silves-tre Cottica (atual vice-prefeito), foi afastado porinfidelidade partidária, assim como NilsonHachmann e Albenice Pinto de Souza. Assumi-mos a presidência por um período bastantecurto, de aproximadamente seis meses. Entãofoi difícil elaborar um projeto. Agora, porém,com dois anos fica mais fácil trabalhá-lo emparceria com os funcionários da Câmara paradar uma cara nova ao Poder Legislativo. Hátempo para colocar em prática um projeto que játemos em mente faz tempo.

OP: Qual é este projeto?JMG: Exatamente essa valorização da Câ-

mara de Vereadores. Toda classe política doBrasil está extremamente desprestigiada. Quan-do da discussão do aumento no número devereadores, houve uma parcela enorme de cida-dãos que declarou que a Câmara era absoluta-mente inútil. Mas é um poder extremamenteestratégico, que garante a representatividade. Éa voz do povo. Aqui há os representantes dapopulação para tomar decisões que impactamno dia a dia de qualquer cidadão. Mas para estetrabalho é dada pouca importância. Nós temosque divulgar, dar publicidade e fazer a popula-ção entender. Acredito que o Poder Legislativovem pecando não só no município, mas noEstado e no país neste aspecto. Dá pouca publi-cidade e a população conhece pouco do trabalholegislativo.

Presidente da Câmara de Vereadores, João Marcos Gomes: “Não faz parte do meuprojeto de momento disputar a eleição majoritária em Marechal Cândido Rondon”

O PRESENTE | 11SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015 POLÍTICA

“Temos um nomepara disputar como

candidato aprefeito, que é do

vereador e ex-secretário de

Viação e ServiçosPúblicos, Adriano

Cottica”

OP: O senhor encabeçou a iniciativapara aumentar o número de vereadoresdos atuais nove para 13 a partir da próxi-ma legislatura. Isso pode trazer algumreflexo negativo para sua campanha doano que vem?

JMG: Assumi esse ônus. Falo sempre quenão posso só dizer o que o povo quer ouvir,porque acho que isso é demagogia. Entendoque quanto maior a representatividade, me-lhor. Se tivéssemos 15, 17, 21 vereadores emMarechal Rondon todos os setores do muni-cípio teriam representatividade e voz nas de-cisões do município. Para algumas pessoasque não compreenderam e são contrárias àampliação, por entenderem que não precisa,posso perder alguns votos e a simpatia. Maso meu princípio é de que quanto maior arepresentatividade, melhor. Lutei para isso.Para convencer os vereadores foi uma ativi-dade difícil, porque eles tinham receio devotar a favor nessa emenda exatamente sobpena de perder prestígio e voto dos eleitores.Foi uma tarefa árdua, mas conseguimos oapoio deles. Acho que a história vai dizer quetínhamos razão nisso. Talvez no futuro aspessoas vão entender que a representativida-de é importante.

OP: A eleição do ano que vem se tornamais fácil para o candidato a vereador, jáque haverá 13 vagas em disputa?

JMG: Pelo contrário. Será uma eleiçãobem mais complexa e difícil. Aquele caboeleitoral que não tinha expectativa de sereleito vereador e apoiava esse ou aquele can-didato, agora vai correr o risco porque dimi-nui o número de votos e aumen-ta o número de vagas. Teremosum número muito maior de can-didatos. Com isso, a eleição setorna mais complicada, porqueo eleitorado dos candidatos vaise dividir. Dentre essas pessoasque apoiaram minha candida-tura, devemos ter dois ou trêscandidatos. E assim vai acon-tecer com todos os demais ve-readores. Vai ser uma eleiçãomais difícil , mas teremos comcerteza uma Câmara com maior represen-tatividade.

OP: Antes de sair de férias, o prefeitoMoacir Froehlich (PMDB) declarou quedeve anunciar algumas mudanças naequipe de governo ainda em janeiro. OPP permanece com o mesmo espaço quepossui hoje na prefeitura?

JMG: Permanece. Tínhamos um acordo paraque o PP elegesse o presidente da Câmara e issofoi cumprido. Temos um número de secretariase esses cargos serão mantidos. Mas o prefeito eo vice-prefeito dialogam e conversam bastantecom o conselho político e tomam decisões semprecom um consenso. O prefeito Moacir não é umapessoa de impor. Até agora não fomos informa-dos a respeito do que ele pretende promover.Algumas situações já foram debatidas e discu-tidas, mas acredito que inclusive nesse períodode férias ele está conversando com lideranças,

como o deputado estadual Ade-mir Bier (PMDB), deputado fe-deral Dilceu Sperafico (PP), como próprio vice-prefeito Cottica, como Werner Wanderer, enfim, compessoas do conselho político, arespeito de alterações que preten-de promover na Prefeitura de Ma-rechal Cândido Rondon.

OP: Dos cargos que o PPdetém, vai haver mudançasde nomes?

JMG: Conversamos com oprefeito, mas não gostaria deantecipar nenhuma dessas alte-rações. Fomos consultados porele sobre algumas mudanças, ou-vimos o Moacir e demos algu-mas opiniões. Aquelas altera-ções, se forem realizadas, serãode consenso no PP de MarechalCândido Rondon.

OP: O PP continua com asmesmas secretarias ou podehaver trocas?

JMG: Se houver trocas, háuma compensação, seja por umcargo igual ou equivalente. Ou,então, que o partido tenha tam-bém o seu espaço dentro do gover-no. O espaço dentro do governonem sempre é de secretaria, dediretor executivo ou outro cargo,mas também tem todos os aspec-

tos relacionados àpróxima eleição, como a forma-ção de chapa para a vereança eà majoritária, e a manutençãodesse grupo político para a dis-puta eleitoral. Tudo isso é leva-do em consideração. As decisõessão tomadas no sentido do que émelhor para o grupo. O prefeito,o vice-prefeito e nós pensamosdessa maneira. Podemos nãoacertar em todas as decisões,mas o nosso pensamento é: se

mudarmos essa secretaria o grupo ganha ouperde com isso? Qual o impacto? Positivo ounegativo? Quando chegamos à conclusão de queo impacto é positivo e vai haver ganhos emtermos de prestígio perante a opinião pública, adecisão é tomada.

OP: Em se tratando de eleição, o PPdeve ter candidato a prefeito em 2016?

JMG: Temos um nome para disputar comocandidato a prefeito, que é do vereador e ex-secretário de Viação e Serviços Públicos, Adri-ano Cottica. Contamos também com o vice-prefeito, embora ele já não esteja tão empolga-do, mas é um nome com qualidade e prestígio.Há, ainda, dentro do quadro do PP, o advogadoOscar Nasihgil. Enfim, estamos disputandoespaço. Porém, o Adriano, o Cottica, o Oscar etodos os demais integrantes do partido sabemque é preciso ver se a candidatura é viável. Senão for viável, não adianta impor. No nosso

grupo há essa preocupação. Caso seja feita umapesquisa e o nome viável e que pode ganhar aeleição é o ‘x’, ele será o candidato independentedo partido ao qual pertence.

OP: E o senhor, tem pretensão em sercandidato a prefeito no ano que vem?

JMG: Não há essa pretensão. Somos umsoldado do partido e estamos trabalhando paraauxiliar. Se houver essa necessidade poderemoscolocar o nome à disposição, mas não faz partedo meu projeto de momento disputar a eleiçãomajoritária em Marechal Cândido Rondon.

OP: Será possível chegar em um acor-do entre PP e PMDB, no ano que vem,em relação à indicação do candidato aprefeito?

JMG: O PMDB tem uma série de bonsnomes, como o vereador Ila e a vereadora Mari(Elveni Capitani Turmina); o deputado AdemirBier, sendo que alguns duvidam e outros dizemque ele será candidato; e, ainda, outros secretá-rios na prefeitura. O PDT tem o secretárioGuido (Herpich) e o suplente de vereador Arlen(Güttges), que já foi secretário. Contamos comuma relação grande de pessoas e vai gerar umconsenso. Pode ter certeza que esse grupo vaipermanecer unido. Opções, são várias. Deva-garinho esse número vai diminuindo e se afuni-lando e vamos chegar na chapa de candidato aprefeito e a vice.

João Marcos Gomes recém assumiu a presidência do Legislativo ejá anunciou que o prédio precisará passar por uma reestruturação:

“Teremos até o final do primeiro semestre o início da construçãodo novo prédio da Câmara de Vereadores”

Fotos: Maria Cristina Kunzler

GUAÍRA

CCO começa a organizar a 39ª Festa das Nações12 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015

Evento será realizado entre os dias 30 de abril e 03 de maioOs membros da Comis-

são Central Organizadora(CCO) da 39ª Festa das Na-ções de Guaíra realizaram,na quinta-feira (08), na sededa Associação Comercial eIndustrial (Aciag), o primei-ro encontro para tratar doevento. Na oportunidade,foram apresentados os no-mes que compõem a CCO,conforme o decreto 004/2015,e feita projeção do início dostrabalhos para o ano de 2015.

O encontro foi aberto pelopresidente, padre NeimarAlísio Troes, que ressaltou aimportância do evento paraa comunidade guairense. “AFesta das Nações é a festa dacidade de Guaíra, e temos

que resgatar e promover oenvolvimento de todos dacidade”, afirmou.

O prefeito Fabian PersiVendruscolo aproveitou aocasião para fazer uma bre-ve avaliação das atividadesdas duas últimas edições daFesta das Nações, ressaltan-do as mudanças que ocor-reram. “Experimentamosnovas situações nos últimosanos e o município já conhe-ce seus resultados, cabe ago-ra a CCO avaliar o que podeser feito com estas informa-ções”, declarou.

O vice-presidente da CCO,Heraldo Trento, disse que aCCO pode buscar informa-ções em outros municípios

que realizam festas do mes-mo porte que a Festa das Na-ções, trocando experiênciasnaquilo que for interessante etrazer boas iniciativas que ve-nham agregar na realizaçãodo evento, que resulte no au-mento do público e na quali-dade dos serviços e atrações.

A Festa das Nações contacom uma oferta variada emtermos de gastronomia, par-que de diversões e show deartistas locais e de relevâncianacional. Neste ano, será re-alizada entre os dias 30 deabril e 03 de maio.

Câmara de São Miguel devolveu R$ 771 mil à prefeitura em 2014A Câmara de Vereadores de

São Miguel do Iguaçu devolveuao Poder Executivo R$ 321.033,14mil, referente às economias fei-tas nos meses de novembro edezembro. A devolução foi feitano último dia 30, no gabinete doprefeito. O então presidente doLegislativo, Edson Ferreira, en-tregou o cheque ao prefeitoClaudio Dutra e à secretária deFinanças, Elenice Inês MarquesDaminelli.

“Devolvemos esse dinheiroao Executivo para que utilizeonde e da maneira que acharnecessário. Para nós, do Legis-lativo, é extremamente gratifi-cante saber que estamos cola-borando com o desenvolvimen-

to e o progresso do município”,disse o ex-presidente.

Esta foi a quinta vez que aCâmara retorna recursos à pre-feitura no mesmo ano. Ao todo,ao longo de 2014, o Legislativoeconomizou o montante deR$ 771.033,14. Os repasses de de-volução foram feitos em junho(R$ 150 mil), julho (R$ 100 mil),setembro (R$ 100 mil), outubro(R$ 100 mil) e este último emdezembro (R$ 321 mil).

Conforme Dutra, o saldo de-volvido será utilizado no reforçodo atendimento na saúde, além deconservação de estradas e habi-tação. “Esse dinheiro é da popula-ção e nós sempre buscamos ouviras reivindicações dos são-migue-

lenses. Dessa vez não vai ser dife-rente”, garantiu o prefeito.

A Câmara de Vereadores re-cebe anualmente 7% do orça-mento municipal oriundo de re-cursos livres, no quais não estãoincluídos royalties. As sobras sãodevolvidas ao Executivo. Emmarço de 2014 o Legislativo in-vestiu R$ 75 mil na aquisição deum novo veículo oficial, um Toyo-ta Corolla completo. O antigocarro da Câmara, um GM/Vec-tra ano 2011, foi devolvido aomunicípio.

O novo presidente da Câma-ra, para o biênio 2015-2016, é Clau-dio Aparecido Rodrigues (PDT),eleito em sessão especial no dia23 de dezembro.

O então presidente do Legislativo, Edson Ferreira, entrega o cheque ao prefeitoClaudio Dutra e à secretária de Finanças, Elenice Inês Marques Daminelli

Luiz Klajn

Durante a primeira reunião entre osorganizadores, foram apresentados os

nomes que compõem a CCO e feitaprojeção para os trabalhos de 2015

Divulgação

O PRESENTE | 13SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015 GERAL

TCE aprova financiamento francês em ToledoConforme auditoria, está regular a aplicação dos recursos recebidos pela Agência Francesa de Desenvolvimento

EM CONFORMIDADE

O Tribunal de Contas doEstado do Paraná (TCE-PR)aprovou integralmente o re-latório de auditoria realiza-do por seus técnicos paraacompanhar o Programa deDesenvolvimento Sustentá-vel do município de Toledo.O relatório, emitido pela Di-retoria de Auditorias(DAUD), atestou a confor-midade da aplicação, pelo mu-nicípio, dos recursos recebi-dos pela Agência Francesa deDesenvolvimento no progra-ma, ao qual foram destina-dos 20 milhões de euros.

A DAUD acompanhou ademonstração dos desembol-sos efetuados e dos investi-mentos acumulados no pro-grama em 2013. Em sua con-clusão, a unidade técnica re-latou que as demonstraçõesfinanceiras refletem razoavel-mente, em todos os aspectosrelevantes, os fluxos de caixae a conversão em euros dosrecursos recebidos, em con-formidade com as práticas con-

tábeis descritas nas notas ex-plicativas e com os termos docontrato de empréstimo.

Na instrução do processo,o Ministério Público de Con-tas (MPC) aprovou o relató-rio, mas opinou pela necessi-dade de uma avaliação da apli-cação dos recursos sob ou-tras perspectivas, além da con-tábil-financeira. A Prefeiturade Toledo, então, reportoudetalhadamente todos os pro-gramas desenvolvidos, desdeo diagnóstico ambiental domunicípio até os programasde resíduos sólidos e de edu-cação para o meio ambiente.

A partir do relatório emi-tido e dos pareceres das uni-dades técnicas, bem como daanálise multidisciplinar dacontrapartida efetuada pelomunicípio, o relator do pro-cesso, conselheiro Nestor Bap-tista, afirmou que as açõesrealizadas estão regulares.

O relator ressaltou que agestão do município está deacordo com a legislação am-

biental vigente, sobretudo aLei da Política Nacional deResíduos Sólidos. Ele desta-cou que Toledo conta comum aterro sanitário regular,

impermeabilizado, com tra-tamento de chorume e cap-tação de gás, cumprindo oque determina a lei em rela-ção à regularização das ins-

talações de disposição de re-síduos sólidos.

Os conselheiros acompa-nharam por unanimidade ovoto do relator.

16 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

SÁBADO,10 DE JANEIRO DE 2015

Dia 10: Adriel Ferster Drewlo

Dia 10: Alberto Roeder

Dia 10: Andiara Corte

Dia 10: Breno Maineri Junior

Dia 10: Elza Rannov

Dia 10: Gabriel Fronza

Dia 10: Ildo Vorpagel Hoffmann

Dia 10: Ivar Trevisan

Dia 10: Kenia Gabriela Buenevides

Dia 10: Mara Cristina Anderle

Dia 10: Marcel Gilvani Leonardi

Dia 10: Neli Page Dorn

Dia 10: Roberto Kalil Nassar

Dia 10: Taylor Marostica

Dia 10: Vanderlei Bregoli

Dia 11: Abel Sauer

Dia 11: Brian Fischer Müller

Dia 11: Caroline Pizzatto Nardello

Dia 11: Celson Nestor Allenbrandt

Dia 11: Denise Langer

Dia 11: Djéssica Aliny Justen

Dia 11: Edna Paslack

Dia 11: Elizeti Alves

Dia 11: Francieli Padkwa

Dia 11: Luís Bernardo Alonso

Dia 11: Maria Amália Ritt Haab

Dia 11: Maria de Lurdes Rech

Dia 11: Olivia Mohr

Dia 11: Tiago Port

Dia 11: Wilmar Güttges

Dia 12: Alex Lemos Feier

Dia 12: Ary Henke

Dia 12: Azelindo Langer

Dia 12: Cleuza Comin

Dia 12: Débora Strey

Dia 12: Eder Haag

Dia 12: Elemar Hensel

Dia 12: Ermantio Ritter

Dia 12: Ilse Assmann

Dia 12: Julia Aparecida Frasson

Dia 12: Juliano Cesar Corrêa

Dia 12: Margo Beatris Seibert

Dia 12: Mauro Lammel

Dia 12: Osvaldo Faccin

Dia 12: Rafael Bredlau

Dia 12: Rejane Cristiane Sorge

Dia 12: Valéria Veleda Reichert

CURSO DE ORATÓRIA BÁSICAVoltado a estudantes e profissionais que estão em busca de desenvolvimento

para melhoria de desempenho pessoal e profissional no que se refere à capacidadede falar em público, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit)realizará o curso de Oratória Básica, que será ministrado por Gisele Grando,graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e mestreem Comunicação. O curso será realizado nos próximos dias 26, 27, 28 e 29, na salade treinamentos da Acit.

INSCRIÇÕES ATÉ TERÇA-FEIRAAs inscrições para o concurso público visando à contratação de profes-

sores de Educação Infantil em Marechal Cândido Rondon podem ser feitas atéterça-feira (13). Estão sendo oferecidas 40 vagas para professor de Educa-ção Infantil. O concurso está sendo organizado pela Fundação de Apoio aoDesenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel). As provas,objetiva e de títulos, serão aplicadas no próximo dia 1º. Mais informaçõespodem ser obtidas no edital, que está disponível na internet, no site do município(www.mcr.pr.gov.br) e na própria Faeul (www.fauel.org.br).

Leila Fotografias

Lourdes Rizzatti e Vilson Schuh, que hoje (10)comemoram Bodas de Prata

Joni Lang/OP

Cleci e Wilmar Güttges comemoram amanhã (11) oaniversário dele. Parabéns!

João

O casal Carla e Vanderlei Bregoli.Ele estreia idade nova hoje (10)

O PRESENTE | 17SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015 SOCIAL

O casal Roberto e Berenice Silveira Nassar com a matriarca Edy Ferreira Silveirae as filhas Roberta e Luciana. Roberto recebe homenagem dos familiares

e amigos pelo aniversário comemorado hoje (10)

Arquivo pessoalMINISTÉRIOJOVEM

A partir de uma reali-zação do Ministério Jo-vem, da Renovação Ca-rismática Católica, o pro-jeto Jesus na Costa Oestenasceu da necessidade deevangelização dos muni-cípios localizados no en-torno do Lago de Itaipu.Inspirado na missão Je-sus no Litoral, que acon-tece no Paraná e em di-versos Estados do país, aequipe do Ministério Jo-vem de Foz do Iguaçu eregião aproveita a movi-mentação nas praias for-madas pelo do lago dahidrelétrica para espalharo amor de Deus. Os parti-cipantes do projeto dedi-cam seu tempo para aevangelização nas resi-dências e aos banhistasque estão aproveitando asprainhas artificiais nestaépoca do ano. No próxi-mo fim de semana, entresexta-feira (16) e domin-go (18), cerca de 150 jo-vens sairão em missão pe-las ruas da cidade de San-ta Terezinha de Itaipupara evangelização.

18 | O PRESENTE VARIEDADES SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]ÁRIES: Momento queoportuniza melhoriasno seu dia a dia notrabalho. Esteja cons-

ciente da sua capacidade dereal ização.

TOURO: A expressão daidentidade está maisfortalecida agora. Diasignificativo para com-

preender o que lhe move e lhe fazprogredir.

GÊMEOS: Consciênciaacerca de questões fa-miliares e materiais. Ummomento oportuno para

agir com sobriedade e maturidade.

CÂNCER: Maior estabi-lidade em seus relacio-namentos e parcerias.Um dia interessante para

refletir o quanto você avançou.

LEÃO: Os talentos e acapacidade profissio-nal está ativada. É im-portante que você não

repasse aos outros as suas respon-sabilidades.

VIRGEM: Momento emque você tem mais cons-ciência de seus senti-mentos e necessidades.

Favorecimento para a harmonia.

LIBRA: Compreensãosobre as bases emocio-nais. Você está apto aperceber o quanto tem

evoluído nos últimos meses.

ESCORPIÃO: O trabalhoem equipe está favoreci-do. É uma fase oportunapara compreender as

suas responsabilidades.

SAGITÁRIO: Um belíssi-mo momento para o tra-balho e as finanças. Hámaior consciência de

como utilizar os seus talentos.

CAPRICÓRNIO: Bene-fícios ligados ao desen-volv imento pessoal .Fase ideal para se ex-

pressar com mais consciência ecarisma.

AQUÁRIO: Benefíciosenvolvendo emoções,finanças e relacionamen-tos. Procure descansar e

restaurar as suas energias.

PEIXES: Um belo diapara contatos e relacio-namentos de naturezapessoal e profissional.

Procure agir com consciência deseu papel.

FILHA GRÁVIDADurante o jantar, a patricinha anuncia para toda família:- Mamãe… Papai… Estou grávida!- Como?! - pergunta o pai.- Estou grávida, sim! - responde ela.- E quem é o pai? - pergunta a mãe, desesperada.- E como eu vou saber! Vocês nunca me deixaram namorar

firme!

MÁS NOTÍCIASUm homem chega em casa depois de visitar a sogra no

hospital e comenta com a esposa:- Sua mãe virá morar com a gente.- Por que você diz isso, amor?- Porque o médico disse para esperarmos pelo pior.

QUERO UM METRO DE PINGANo fim do expediente de um bar, um bêbado bate na porta. Já

irritado com a insistência, o garçom manda-o entrar.- O que você quer? - pergunta o garçom, sem dar muita

atenção.- Quero um metro de pinga!O garçom dá um sorriso e pensa: “Vou sacanear esse bêba-

do”. Então ele pega a garrafa de pinga, derrama sobre o balcãoe diz:

- Aí está sua pinga.O bêbado, apoiado no balcão para não cair, diz:- Agora embrulha que eu vou levar!

BÊBADOS NA PONTEDois bêbados estavam trançando as pernas e andando em

cima da ponte, quando de repente um deles cai na água e morreafogado. Quando o corpo do bêbado estava sendo retirado daágua pelos bombeiros, o outro bêbado, chorando e lamentandoa morte, diz:

- Tantos anos bebendo cachaça e nunca acontece nada, masna primeira vez que bebe água, o cara morre!

PAVÊ DE MOUSSEDE MARACUJÁE BRIGADEIRO

Modo de preparo:Mousse maracujá: bata no liquidificador uma caixa de creme

de leite, uma lata de leite condensado e a mesma medida da latade suco de maracujá.

Brigadeiro branco: coloque duas colheres de manteiga napanela, cozinhe o leite condensado deixando um pouco maismole que o ponto de brigadeiro, acrescente o creme de leite emexa mais pouco.

Montagem: molhe o biscoito champagne no leite e cubra opirex. Coloque uma camada de mousse de maracujá. Mais umacamada de biscoito champagne molhado no leite. Uma camadado brigadeiro branco. Mais uma camada de biscoito champagnemolhado no leite. Agora você vai preparar a última camada domousse de maracujá e raspar o chocolate branco por cima.

Ingredientes:2 pacotes de biscoitochampagne2 latas de leite condensado

2 caixas de creme de leite1 lata de suco de maracujá1 barra de chocolate branco2 colheres de manteiga

SÁBADO (10)

*

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

BOOGIE OOGIESandra conversa com o gerente da Boate Vogue. Dani vai fazer

ultrassom, mas Rodrigo não quer ir junto. Dani desabafa comVitória sobre sua relação com Rodrigo. Carlota e Beto tentamcolocar em prática o plano de tirar Fernando da presidência daVIP Turismo. Gustavo interroga Vitória sobre Susana, mas tam-bém faz perguntas sobre Homero. Sandra conversa com Luisasobre o seu encontro com Carlos, e conta que o ex-gerente daboate Vogue indicou Corvo para que obtenha mais informações.Carlota tenta convencer a família de que Fernando precisa des-cansar do trabalho. Sandra coloca Carlota contra parede e aquestiona sobre Corvo.

ALTO ASTRALA médica volta atrás e finge não reconhecer Laura. Fernando

declara seu amor para Itália. Caíque aceita cumprir o pacto quetinha com Castilho em sua vida passada para receber ajuda esair da clínica. Tina avisa a Manuel que terá que visitar a tia emSão Paulo e fala misteriosamente ao celular. Marcos pensa emum plano para que Sueli seja presa fora do Brasil. Sueli diz aNildes que não vai viajar. Scarlet avisa a Adriana que o pai morreu.Castilho incorpora em Ivani e avisa ao enfermeiro que Caíqueestá curado.

IMPÉRIOXênia convida Manoel para sambar com ela. Pietro aproveita

a ausência de Manoel e coloca um purgante na feijoada. Vicenteconta para Maria Clara que José Pedro foi levado pelos policiais.Cristina conversa com José Alfredo. Maria Marta desconfia queMaurílio denunciou José Pedro. Magnólia e Severo vão a joalheriaImpério. Enrico começa a colocar em prática mais um plano parasabotar o restaurante de Vicente. Xênia se enfurece quando ficasabendo que Juliane não comeu a feijoada. José Alfredo conver-sa com Elivaldo sobre a sua falsa morte. Merival pede um valoralto para soltar José Pedro e Maurílio diz que pode pagar com acondição de Maria Marta se casar com ele.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O PRESENTE | 19SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015 GERAL

Capitão Tiago Zajac assume comando do 3º SubgrupamentoCORPO DE BOMBEIROS

Prioridade do comandante é lutar pela construção de um novo quartel, a fim de oferecermais conforto aos soldados e, com isso, melhorar as ações de segurança à população

Com dez anos de atuaçãono Corpo de Bombeiros doEstado do Paraná, o que cor-responde a 1/3 da carreira nosetor, o capitão Tiago Zajacassumiu ontem (09) comonovo comandante do 3ºSubgrupamento do Corpo deBombeiros de Marechal Cân-dido Rondon. Zajac foi recep-cionado na parte da tarde pelodiretor do Jornal O Presente,Paulo Rodrigo Coppetti,quando estava acompanha-do pelo 3º sargento PauloCezar Crivelatti e pelo 1º sar-gento Jairo Kaiser.

Em visita a este diário,Zajac apresentou algumas dasdiretrizes que devem pautarseu trabalho no subgrupa-mento, cujos soldados aten-dem outros sete municípios,além de Marechal Rondon.Ele também abordou ques-tões como espaço do quartel,prioridades e sobre a impor-tância das campanhas de cons-cientização da comunidade.

Procedente de Curitiba,onde trabalhou durante seteanos no setor financeiro, cui-dando das compras em todo oEstado, Zajac terá em Mare-chal Rondon o desafio de co-mandar o subgrupamentocom 25 soldados, cuja áreatambém abrange os municí-pios de Entre Rios do Oeste,Guaíra, Mercedes, Nova San-

ta Rosa, Pato Bragado, Qua-tro Pontes e Terra Roxa, cin-co dois quais fazem fronteiracom o Paraguai.

NOVO QUARTELZajac assume o posto em

substituição ao 2º tenenteLuciano Merlo. “Gostei mui-to da cidade, onde fui bemrecebido e pretendo trabalharaqui por muitos anos, atéconquistar o posto de major.Assumo a função com a res-ponsabilidade de contribuirainda mais para com o traba-lho desenvolvido pelos bom-beiros no município e região”,declarou o novo comandan-te. “A nossa grande priorida-de é oferecer mais conforto àtropa, lutando pela constru-ção de um novo quartel, des-de que seja mantido na mes-ma região central do municí-pio, que é boa e tem acessorápido para toda a cidade. Ogrande problema dos Bom-beiros em si é a estrutura físi-ca. Também envolve viatu-ras, mas nesse sentido o Esta-do tem suprido de maneirasatisfatória”, enfatiza.

Segundo o capitão, a cons-trução de um novo quartelpossibilitaria um local maisamplo aos soldados, rever-tendo na melhoria das açõesde segurança em prol da po-pulação de toda a região.

O efetivo total é de 25soldados, contando com ocapitão. O subgrupamentorondonense não permite achegada de mulheres, poisnão há onde alojar as bom-beiras devido à falta de ves-tiários, banheiros e aloja-mento próprio. Sobre o au-mento ou manutenção daquantidade do efetivo dis-ponibilizado, Zajac destacaque o correto é analisar aárea do entorno para saberqual deve ser o efetivo ideal.

PREVENÇÃO“Nós, bombeiros, traba-

lhamos com o objetivo deprevenir acidentes e ofere-cer segurança à população.Uma das nossas ações serámobilizar o efetivo e desen-volver campanhas de cons-cientização. A questão quese refere ao trânsito de bici-cletas e motocicletas é séria,portanto uma campanha deconscientização aprofunda-da valerá muito a pena”, dizo comandante.

O trabalho de prevençãotambém é útil para a novapreocupação das autorida-des, que diz respeito à vis-toria do Corpo de Bombei-

ros para a abertura de em-presas e continuidade dasque estão em atuação, sen-do que o Ministério Públicojá repassou a responsabili-dade aos Bombeiros. “A vis-toria será estudada caso acaso. Não podemos ser ra-dicais para fechar todo co-mércio, porém também pre-cisa existir segurança parao empresário, seus funcio-nários e a população queutiliza daquele comércio ouserviço, o que deve ser ana-lisado com a prefeitura eAssociação Comercial”, fi-naliza Zajac.

Comandante do 3ºSubgrupamento do

Corpo deBombeiros, capitão

Tiago Zajac, osargento Jairo

Kaiser e o sargentoPaulo Cezar

Crivelatti durantevisita ao Jornal

O Presente,ontem (09)

Joni Lang/OP

22 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015

O padre Marcelo Ribeiroda Silva, que há um ano equatro meses atua como vi-gário da Paróquia SagradoCoração de Jesus, em Ma-rechal Cândido Rondon,terá um novo desafio pelafrente. O religioso assumena segunda-feira (12) a rei-toria do Seminário SãoCura D’Ars, no municípiode Quatro Pontes, tornan-do-se responsável pela for-mação de novos padres.

Devido ao período deférias na instituição, o pa-dre continuará celebran-do missas e com suas ativi-dades normais na igrejamatriz católica rondonen-se durante os fins de sema-na do mês de janeiro, sen-do que sua atuação defini-tiva no seminário será apartir de fevereiro.

Com familiares residindono município de Jesuítas,Marcelo atuou como diáco-

no em Nova Aurora e foi orde-nado padre em agosto de 2013.Em setembro do mesmo ano, oreligioso foi transferido a Ma-rechal Rondon. “Agradeço àcomunidade rondonense e aopadre Solano Tambosi pela

ótima acolhida. Foi um pra-zer poder trabalhar com acomunidade do município,nos bairros e também noColégio Cristo Rei, onde fuiprofessor de Ensino Religio-so”, afirma.

Ordens de serviços sãoassinadas em Santa Helena

Uma ordem de serviço euma autorização para con-trato foram assinados estasemana, no cerimonial detransmissão de cargo doprefeito Jucerlei Sotorivapara o vice-prefeito Mar-gon Strassburger, autori-zando a reforma e amplia-ção do Centro Municipal

de Educação Infantil (Cmei)Professor Irineu Wagner, deMoreninha, e a compra deum veículo Renault Master.

O veículo poderá ser utili-zado para diversas finalida-des no atendimento à popu-lação. A van foi adquirida apartir de recursos do Gover-no do Estado, R$ 100 mil, a

partir de articulação do de-putado estadual AdemirBier, com contrapartida domunicípio.

Já a ordem de serviço au-toriza a reforma, restaura-ção e ampliação das estru-turas do Cmei da Moreni-nha, perfazendo investi-mento de R$ 160 mil.

Nos primeiros três diasúteis de 2015 foram assina-das cinco ordens de serviço.Um barracão para a Coope-rativa Agrofamiliar Solidá-ria dos Apicultores da Cos-ta Oeste (Coofamel), asfal-tamento e calçadas para osBairros Santa Cecília e In-terlagos estão entre os in-vestimentos autorizados.

O prefeito l icenciadoressalta que diversas obrasestão em andamento nomunicípio e outras serãocontratadas em 2015, o queleva a expectativas positi-vas de trabalho.

NOVO DESAFIO

Padre Marcelo assume reitoriado Seminário São Cura D’Ars

Por outro lado, ele permanece com as atividades de vigário daParóquia Sagrado Coração de Jesus no mês de janeiro

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)“Transtornos mentais”: Rússia proíbe que transgêneros tirem

habilitação de motorista.

OMS autoriza vacina inovadora que promete frear meningite naÁfrica.

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Tema da próxima cúpula da União Europeia será combate ao terrorismo.

Salário-mínimo deve crescer 50% menos no 2º mandato de Dilma;entre 2011 e 2014, o mínimo foi elevado em 2,9% ao ano.

Roberto Requião (@requiaopmdb)Senador do PMDB

Se a prática nada tem a ver com o discurso é porque a vaca está indopara o brejo.

Reuters Brasil (@ReutersBrazil)Conab eleva previsão para safra de soja do Brasil 2014/15 a 95,92 mi t.

Imprensa MCRondon (@Prefeitura_MCR)Inscrições para o concurso público visando contratação de professores

seguem até terça-feira.

Lid. PSDB Senado (@LidPSDBsenado)Prepare o bolso pra mais essa: conta de luz pode ter reajuste extra

em 2015.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Sem nenhum brasileiro, #Shakhtar chega ao Brasil para disputar

amistosos contra Fla, Inter...

Valor Econômico (@valor_economico)Ataque foi o pior em 50 anos na França, diz François Hollande.

Alimentos e transportes responderam por 67% do IPCA em 2014, dizIBGE.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Governo do Paraná paralisa repasses a obras e atrasa salário de

quatro categorias.

CBN Cascavel (@cbn_cascavel)Tempo permanece instável em todo Estado.

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)Prefeito de Búzios desmente caso de ebola na cidade.

Míriam Leitão (@MiriamLeitaoCom)Jornalista

Nelson Barbosa me explicou que a suspensão de gastos anunciadaé preventiva, mas valerá para o ano todo.

GloboNews (@GloboNews)França vive uma guerra contra o terrorismo, diz premiê francês.

Notícias do Senado (@Agencia_Senado)@Sen_Cristovam diz que Brasil terá que fazer escolhas para ser

pátria educadora.

Carta Capital (@cartacapital)Uma revista pode fazer piada sobre uma religião? Claro que pode,

dentro das leis do país.

G1 - Economia (@g1economia)Preço da construção encareceu 6,2% em 2014, aponta IBGE.

Padre Marcelo Ribeiro da Silva: “Agradeço à comunidaderondonense e ao padre Solano Tambosi pela ótima acolhida.

Foi um prazer poder trabalhar com a comunidade do município”

Ordem de serviço e autorização para contrato foram assinados esta semana,no cerimonial de transmissão de cargo do prefeito Jucerlei Sotoriva

Divulgação

Arquivo/OP

O PRESENTE | 23SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015 AGRONEGÓCIO

Conab prevê safra de 202 milhões de toneladas de grãosMilho terá pequeno recuo na soma das safras de verão e inverno

4º LEVANTAMENTO

Em 15 grãos, o Brasil vaiatingir 202,18 milhões detoneladas, previu ontem(09) a Companhia Nacio-nal de Abastecimento (Co-nab), em seu 4º levantamen-to da temporada 2014/15,divulgado pela ministra daAgricultura, Kátia Abreu.O volume é 4,5% superior àsafra passada, o que repre-senta 8,75 milhões de tone-ladas a mais do que o regis-trado anteriormente.

Houve elevação da proje-ção ante o 3º levantamento,divulgado um mês atrás. Asoja passou de 95,8 milhõespara 95,9 milhões de tonela-das. Mesmo pequeno, esseajuste confirma condiçõesclimáticas favoráveis para aprincipal cultura, que sus-tenta a marca de 202 milhõesde toneladas de grãos.

Em relação a 2013/14, oincremento é de 11,4%, o queequivale a um acréscimo de9,79 milhões de toneladas. AConab avalia que, apesar do

atraso do início das chuvas, oque afetou o começo do plan-tio, a lavoura está apresen-tando bom desenvolvimento.

O levantamento assumequebra no trigo, que tevechuva em excesso em setem-bro no Rio Grande do Sul eparte do Paraná. A produ-ção estimada no início dasafra em 7,7 milhões de tone-ladas caiu para 5,9 milhões.

A expectativa para o mi-lho é de uma queda de 1,1%,deixando a produção próxi-ma da estabilidade. Enquan-to que na safra anterior fo-ram colhidas 79,9 milhõesde toneladas, para esta tem-porada (verão e inverno) es-pera-se que a produção che-gue a 79 milhões de t.

A área destinada ao plan-tio de grãos cresce de 56,98milhões para 57,8 milhõesde hectares. A diferença re-presenta uma alta de 1,3%, oque equivale a um acréscimode aproximadamente 766 milhectares, puxado pela soja.

A oleaginosa registra cresci-mento de 4,8%, passando de30,1 para 31,6 milhões de hec-tares, conforme a Conab,com avanço sobre milho efeijão 1ª safra.

A Conab fez a pesquisaentre os dias 14 e 20 de de-zembro. Durante o estudo,foram levantadas informa-ções de área plantada, pro-dução estimada, produtivi-dade média estimada, evo-lução do desenvolvimentodas culturas, pacote tecno-lógico utilizado pelos pro-dutores, evolução da colhei-ta, entre outras variáveis. Otrabalho ocorre em parceriada Conab com agrônomos,técnicos do IBGE, de coope-rativas, secretarias de agri-cultura, órgãos de assistên-cia técnica e extensão rural(oficiais e privados), agen-tes financeiros e revendedo-res de insumos, que subsi-diam os técnicos da estatalcom informações pertinen-tes aos levantamentos.

Paraná responde por 25%do incremento na soja

A safra 2014/15 deve passar da marca de 200 milhões detoneladas, um volume que redefine o panorama da produçãode grãos, aponta a Conab, no levantamento da safra 2014/15divulgado ontem (09).

A principal mola propulsora é a safra gigante de soja, com95,92 milhões de toneladas. Mas a maior parte desse incre-mento, ao contrário do que parece, não vem do aumento noplantio. Trata-se de aumento na produtividade (ou simplesrecuperação). Justamente por isso o Paraná responde por25% do aumento absoluto, estimado em 9,80 milhões detoneladas.

Com Rússia e México, bancoprevê ano positivo para

avicultura brasileira

Na contramão:IBGE vê aumentona safra de milhode verão

Enquanto a Companhia Nacio-nal de Abastecimento (Conab) econsultorias privadas apontam que-da, o Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE) elevouem 1,0% a estimativa de produçãode milho em grão (1ª safra) noterceiro prognóstico para a safra de2015, em relação ao segundo prog-nóstico, feito em novembro.

O dado faz parte do Levanta-mento Sistemático da ProduçãoAgrícola (LSPA) de dezembro,divulgado ontem (09). Pelos nú-meros de dezembro, a estimativade produção é de 31.515.697 tone-ladas, alta de 3,0% em relação àprodução de 2014.

O crescimento da produção demilho será reflexo do aumento de1,1% no rendimento médio, quepassou de 5.090 kg/hectare para5.146 kg/ha. A área colhida deverácrescer 1,3% em relação a 2014 ea produção esperada deverá ficar1,7% acima. Minas Gerais man-tém a liderança na produção demilho de verão, segundo o IBGE,com estimativa de 6.070.241 tone-ladas para 2015.

O relatório de perspectivaspara 2015 divulgado pelo Ra-bobank, na quinta-feira (08),prevê um ano favorável para aavicultura brasileira nesteano. De acordo com o docu-mento, o Brasil tende a conso-lidar a sua presença em mer-cados ainda pouco explorados,como o México, por exemplo, eaumentar a sua participaçãoem mercados recém-conquis-tados como Rússia. O paíseuro-asiático deve ser destinode mais de 150 mil toneladasde carne de frango brasileiroem 2015 - acima das 124,9 miltoneladas que, segundo aAssociação Brasileira de Pro-teína Animal (ABPA), foram re-gistradas em 2014.

O Rabobank alerta, contu-do, para o aumento da produ-ção dos Estados Unidos, quedeve acirrar a competição dacarne brasileira no mercadoexterno. Apesar do embargorusso ao frango norte-ameri-cano, o Rabobank prevê que asexportações do país devemmanter-se firmes em 2015, comcargas que antes eram desti-nadas à Rússia sendo redireci-onadas a mercados como Ori-ente Médio e México.

Com produção insuficientepara atender ao crescente con-sumo interno, os mexicanosdevem demandar cada vezmais carne importada, segun-

do o relatório. Os problemasenfrentados pela indústria desuínos em função do vírus daPED têm estimulado o consu-mo de frango.

Na Europa, o consumotambém deve permanecerforte em 2015, estimuladopelos altos preços das carnesbovina e suína num momen-to em que a produção local deaves deve crescer apenas de2%. Ainda enfrentando pro-blemas com a gripe aviária, aChina também deve ter ofertarestrita e deve precisar elevarsuas importações.

MERCADO INTERNOO Rabobank prevê que o

baixo custo de grãos deve esti-mular o aumento da produçãonacional de carne de frango,mas alerta que a disciplina naexpansão da oferta será funda-mental para a manutenção dospreços e a saúde do setor. Con-forme o banco, a escassez decarne bovina e suína ainda nãofoi suficiente para impulsio-nar os preços do frango nomercado brasileiro e os altospatamares dos dois principaisconcorrentes do frango deve-rão favorecer o aumento doconsumo doméstico. Outroponto positivo, informa o do-cumento, são as boas perspec-tivas para o consumo de empa-nados e processados no país.

Os casamentos brasileirosestão atravessando inúmerascrises, causadas por diversosmotivos e as intensidades po-dem ser de nível baixo até maisradicais, passando por discus-sões, brigas e terminando, em

alguns casos, na temida sepa-ração. Isso prova que os cônju-ges não têm mais a mesma com-binação que tinham no passadoe uma das causas, segundo pes-quisa datada de 2012, divulga-da pelo Instituto Brasileiro de

Geografia e Estatística (IBGE),foram registrados 341,6 mildivórcios. A taxa - calculadacom base no número de proces-sos para cada mil pessoas com20 anos ou mais - foi de 2,5%, asegunda maior da série, inicia-

da em 2002. Por sua vez, napesquisa do Serviço de Prote-ção ao Crédito (SPC) e do portalMeu Bolso Feliz, a maneiracomo o dinheiro é gasto leva16% dos casais a brigarem.

Os motivos que levam à ati-

tude drástica são inúmeros,como falta de harmonia, doen-ças, influência da família, faltade atenção com o cônjuge, maso campeão que gera desgaste norelacionamento amoroso e de-creta o fim da vida a dois estáassociado às brigas por dinhei-ro. O detalhe é que essas crisestórridas em diversos casos po-dem ser originadas já no namo-ro, mas, como vários casais denamorados acreditam viver emum mundo em que tudo é belo,pensam que com o casamento avida tende a melhorar, e se es-quecem de planejar suas açõese gastos.

Os parceiros que discutemsobre assuntos financeiros, deacordo com o estudo de umauniversidade norte-americana,estão mais propensos a se sepa-rarem do que aqueles que en-tram em atrito por questõesenvolvendo a educação das cri-anças, sexo e sogros. A reporta-gem de O Presente entrevistoua contadora e consultora finan-ceira Marta Teresinha Sauer,de Toledo, que dá dicas de comoo casal deve utilizar o dinheirode forma correta para que nãoacarrete em problemas. Ela su-gere que ambos se organizem,planejem os gastos e economi-zem dinheiro, pois os passosnas fases de namoro e noivadopodem ser decisivos.

Para a psicóloga rondonen-se Fátima Sueli Baroni Tonezer,durante o namoro tudo é boni-to e perfeito, porém algumaspequenas discussões nessa fasepodem indicar sérias discus-sões no futuro casamento, por-tanto o casal deve estar cientede que deverá evitar gastos su-pérfluos. Fátima lembra quedeve ficar claro que as constan-tes brigas estão ocorrendo porfalta de dinheiro e não de amor.

EDUCAÇÃOFINANCEIRA

Para evitar problemas comobrigas e separação devido a pro-blemas financeiros, alguns cui-dados devem ser tomados tantopelo homem, quanto pela mu-lher. Segundo Marta, até certotempo o homem era o provedorfinanceiro do lar, mas hoje am-bos têm as mesmas obrigaçõesdentro da família. “Grande par-te dos problemas de relaciona-mento começa quando o assun-to é dinheiro, mas nem sempreesse fato é percebido nitidamen-te pelos casais e na maioria doscasos o dinheiro vem disfarçado

nas discussões. Se faltar dinhei-ro para um restaurante ou atémesmo uma viagem, o proble-ma pode ser percebido comorotina do relacionamento ou fal-ta de romantismo, e se não so-brar dinheiro para comprar rou-pas, ir ao salão de beleza, estéti-ca, academia, então o problemapode ser entendido como deslei-xo do parceiro. Se não há dinhei-ro para os filhos, muitas vezeseles até entendem, porém quan-to ao casal o conflito tende aaumentar”, afirma a contadora.

A família precisa sentar econversar sobre os problemas,os casais e filhos devem ser cla-ros. É preciso colocar no papelqual é a real renda mensal dafamília e o que há dívidas a pa-gar. “Traçar um desafio e umameta em que cada um economi-za o quanto pode, começandopelo essencial, não desperdiçarcomida, água, energia e telefo-ne. Planejar bem uma viagem,uma compra, conversar sobreo futuro e sobre os sonhos. Asatitudes serão suficientes paraas famílias enfrentarem qual-quer dificuldade financeira epermanecerem unidas”, desta-ca Marta.

Tudo é belo quando a fase é denamoro, pois, na maioria doscasos, o rapaz e a moça moramcom os pais e não pagam contasda casa; eles pagam algumasdespesas pessoais como ir à ba-lada, jantares, presentes, masnão têm ideia de como é a vida adois. “Os pais devem educarseus filhos desde cedo, deixandoeles participarem das finançasda família, e os casais de namo-rados se pretendem mesmo umafutura união devem se planejarcom antecedência, somandosuas rendas, analisando os gas-tos, fazendo uma poupança epedindo auxílio aos pais paranão correrem o risco de começara vida a dois com desgastes norelacionamento”, completa aconsultora financeira.

Ela explica que o mais corre-to é cada pessoa ter uma aplica-ção, porém, muitos ainda nãotêm a cultura de poupar, prin-cipalmente os brasileiros, por

gastar mais do que ganham enão pensar em economizar paranecessidades. “Cada indivíduoou casal deve se adequar nasociedade de acordo com a suacondição financeira, manter ospés no chão e não assumir ris-cos e dívidas que não têm con-dição de pagar. É preciso ter umemprego, somar as rendas eviver com o que tem. Se prepa-rar para ter mais receitas doque despesas evitará discus-sões”, ressalta.

Assumir dívidas que nãopossam ser quitadas então, nempensar! Se isso acontecer, a pri-oridade é pagar dívidas antigase, dependendo do caso, buscarum empréstimo a juros baixos esaldar todas as contas, ficandocom as parcelas do financiamen-to e economizar no dia a dia.“Devido aos imprevistos, o jo-vem casal deve procurar ajudada família, amigos ou até mes-mo auxílio de pessoas especiali-zadas na área, ter um cadernoou uma planilha de caixa paraanotar todos os gastos. Assim épossível saber o que terá a pagare onde economizar”, destaca.Portanto, a educação financeiraé o caminho.

INÍCIO DE ANOCom o início de ano, as con-

tas chegam em grande escala.São impostos, boletos e contasnormais e o ano tende a ser pe-sado financeiramente, sendodifícil começar 2015 com o pédireito. “Todo ano começa igualpara todas as famílias brasilei-ras. A maioria não se planejoupara impostos, gastou mais doque podia nas festas de fim deano e férias e aí vêm seguros,matrícula dos filhos na escola ematerial escolar. As pessoasdevem guardar dinheiro mesesantes para esses fins, porquesabem que todo ano será a mes-ma rotina. Para melhorar a si-tuação financeira sugiro diálo-go nas famílias, planejamento ebuscar uma segunda renda paramelhorar o orçamento. Um bomplanejamento não evita proble-mas, mas acalma a consciênciae traz soluções”, finaliza Marta.

26 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015

GRÊMIO

Sem Riveros, grupo faz corridas leves e trabalhos na academiaJogadores fecharam o primeiro dia de trabalho depois das férias

Aos poucos, o Grêmio come-ça a mostrar as caras que inte-grarão o elenco em 2015 noprimeiro dia de treinamentosda temporada. Ontem (09), osatletas foram divididos emtrês grupos, que se revezavamentre vestiários, academia etrotes em volta dos gramadosdo CT Luiz Carvalho. A au-sência do treinamento nos doisperíodos ficou por conta deRiveros, que deve ser negocia-do com o Olímpia.

As atividades agrupam al-gumas faces novas entre os gre-mistas. Dos nove jogadores queintegraram a atividade abertaà imprensa nos campos, ape-nas Ramiro e Breno atuaramcom Felipão em 2014. Lincoln,Liverson, Balbino, MarceloHermes, Lucas Costa e GabrielSilva completam a relação. Emrecuperação de uma cirurgia

no púbis, Giuliano ficou reclusoà academia e correu na esteira.

Pela manhã, no primeirotrabalho efetivo do ano, as prin-cipais novidades ficaram porconta dos reforços Douglas eMarcelo Oliveira, e do unifor-me, que já estampava a marcaUmbro, novo fornecedor demateriais esportivos.

A rotina de atividades emdois turnos no CT Luiz Carva-lho segue até amanhã (11) àtarde. À noite, a delegaçãoruma a Gramado, onde realizaa pré-temporada. A prepara-ção na serra gaúcha vai até 21de janeiro e contará com doisamistosos, contra time local eNovo Hamburgo.

Nilton participa de treino no CT Parque GiganteO segundo treino do Inter na

temporada de 2015 começoupouco depois da apresentaçãooficial do volante Nilton, no CTParque Gigante, na tarde deontem (09). Sob o sol forte, oreforço inclusive apareceu nogramado para participar daatividade física. O trabalho foisemelhante ao realizado no tur-no da manhã; à tarde, porém,

inverteu quem ficou na acade-mia e fez treino físico.

Sob o comando do prepa-rador de goleiros Daniel Pa-van, os goleiros Alisson, Age-nor, Muriel e Jacsson, recém-chegado das categorias debase, foram os primeiros aaparecer e correram ao redordos dois gramados do centrode treinamento. Depois, chega-

COPA SÃO PAULODE FUTEBOL JÚNIOR

JOGOS DE HOJE (10)Grupo A14h00 Mirassol x Atlético-ES16h00 Tanabi x Paraná

Grupo B17h00 Rio Preto x Confiança19h00 América-SP x Grêmio

Grupo C09h00 Catanduvense x Goiânia11h00 Náutico x Ponte Preta

Grupo G17h00 XV de Piracicaba x Itabaiana19h00 São Carlos x Botafogo

Grupo H14h00 Botafogo-SP x Independente-PA16h00 Lemense x Fortaleza

Grupo K14h00 Paulista x Cacerense16h00 Sumaré x Sport

Grupo M14h00 RB Brasil x São José-AP16h00 Paulínia x Coritiba

Grupo N14h00 Porto-PE x Portuguesa16h00 Atibaia x Vitória

Grupo O14h00 ABC x Araguaína16h00 Primavera-SP x Cruzeiro

Grupo P14h00 Taubaté x Vasco16h00 Araxá x Serrano-BA

Grupo R14h00 Santa Cruz x Chapecoense16h00 Taboão da Serra x América-MG

Grupo S14h00 Avaí x Paysandu16h00 Desportivo Brasil x Atlético-GO

Grupo T14h00 Sete de Setembro-Al x Unaí16h00 São Bernardo x Atlético-MG

Grupo U15h30 Guarani x São José-RS17h30 Criciúma x Vila Nova

Grupo W19h00 Guaicurus x Rio Branco-AC21h00 Barueri x Corinthians

Grupo X14h00 Rio Claro x Botafogo-PB16h00 Nacional-SP x Goiás

Grupo Z14h00 Santo André x Tarumã16h00 Juventus-SP x Figueirense

JOGOS DE AMANHÃ (11)Grupo E17h00 Comercial-MS x Audax-SP19h00 Grêmio Prudente x Bahia

Grupo Y09h00 São Caetano x Palmeira11h00 Flamengo-SP x Atlético-PR

ram D'Alessandro, Alex, JorgeHenrique, Juan, Nilton, Taiber-son, Léo, Ernando, Winck, Nil-mar, Alan Costa, Jackson, Ro-drigo Dourado e Alisson Farias,estes dois últimos oriundos dabase. O Inter faz outros doistrabalhos hoje (10), às 09h30 eàs 16 horas; às 20 horas, o grupoviaja para Bento Gonçalves,onde ocorre a pré-temporada.

Del Nero diz que vaiestudar volta do mata-mata

Marco Polo Del Nero, queassume a presidência da Confe-deração Brasileira de Futebol(CBF) em abril e José Maria Ma-rin, o atual mandatário, disse-ram ontem (09), na FederaçãoPaulista de Futebol (FPF), quevão analisar a proposta de vol-ta do sistema de mata-mata noCampeonato Brasileiro, emsubstituição aos pontos cor-

ridos. Em dezembro, o presi-dente da Federação Baiana deFutebol, Ednaldo Rodrigues, su-geriu à CBF a mudança no siste-ma de disputa para evitar asentregadas nas rodadas finaisdo Brasileirão. Pouco tempo de-pois foi a vez de o Grêmio lide-rar um movimento entre clu-bes pela volta do mata-mata.

Em tom político, Del Nero

prometeu analisar as sugestões,mas deu a entender que o siste-ma por pontos corridos deve sermantido. “Está tudo bem com osformatos dos campeonatos. Te-mos o mata-mata na Copa doBrasil e pontos corridos no Cam-peonato Brasileiro. Se os clubesquiserem mudar, vamos anali-sar, mas acho que ficam os pon-tos corridos”, finalizou Del Nero.

Conca supera os meias de Corinthians e São Paulo nos númerosAlvo da cobiça de Corin-

thians e São Paulo, o meia Con-ca, do Fluminense, tem tidoseu nome especulado nos ri-vais nesta janela de transfe-rências. E os números do ar-gentino no último Campeona-to Brasileiro justificam o inte-resse. Caso um dos clubes con-siga concretizar a contrata-

ção do jogador, ele chegariapara dar um salto de qualida-de à produção do setor, já queteve rendimento superior aosprincipais jogadores que atu-aram nesta posição em ambosos times em 2014.

Conca marcou nove gols noBrasileirão do ano passado. Ouseja, balançou mais as redes,

por exemplo, que o trio Ganso,Kaká e Michel Bastos, princi-pais meias do São Paulo na com-petição, que juntos marcaramoito vezes. O desempenho é su-perior também ao de RenatoAugusto, Jadson e Danilo, astrês principais opções para aarmação do Corinthians, quefizeram apenas sete gols.

Marcelo Hermes e Breno correm em treino do clube

Eduardo Deconto/Globoesporte.com

O PRESENTE | 27SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015 ESPORTES

Rondonense pode ser convocado para arbitrar nas OlimpíadasNa próxima semana, Edilson Hobold vai arbitrar a Copa Pan-Americana, que acontecerá na República

Dominicana; ao retornar, já parte rumo a Málaga, na Espanha, onde participa de um seminário

JUDÔ

Toledanos são convocados paraseletiva paranaense de basquete

Dois jogadores toledanosforam convocados para inte-grar a Seleção Paranaense deBasquetebol masculino, ca-tegoria sub-15. Os atletas fo-ram comunicados ontem (09)por meio de nota oficial daFederação Paranaense deBasketball (FPRB). A convo-cação para a primeira fase detreinamentos, que acontece-rá em Londrina entre os dias13 e 17 de fevereiro, partiu doDepartamento de SeleçõesMasculinas.

Os atletas João AlbertoEngelmann e Keisuke Mi-zukami da Silva Bens jogampelos colégios La Salle e In-comar, respectivamente, e seapresentam no Ginásio deEsportes Moringão. Eles tam-bém devem confirmar sua par-ticipação até as 18 horas desexta-feira (16), para partici-par da seletiva.

Os convocados passarãopor um período de treinos e otécnico da seleção, Bruno Pa-lhares Lopes, acompanhará

o desempenho dos atletas du-rante o ano.

De acordo com JonathanMarsolla, professor de bas-quete da Secretaria Munici-pal de Esportes e Lazer, aconvocação de dois jogado-res de Toledo é de grandeimportância. “Preparar osmeninos e vê-los iniciando otreinamento com os melho-res do Paraná é de extremaimportância. Isso nos deixasatisfeitos com o nosso tra-balho”, comentou.

Árbitro confederado pelaFederação Internacional deJudô (FIJ), o rondonenseEdilson Hobold viaja nospróximos dias para San Do-mingo, na República Domi-nicana, onde entre a quinta-feira (15) e o dia 19 atuacomo árbitro da Copa Pan-Americana de Judô. A com-petição reúne centenas dejudocas representando 49países na categoria adulto.

Hobold é árbitro FIJ A eem Marechal Cândido Ron-don atua como presidente eprofessor responsável pelaAssociação Fujiyama, no Co-légio Rui Barbosa, e no proje-to Futuro do Judô, da Uni-versidade Estadual do Oestedo Paraná (Unioeste), queconta com 220 praticantes. Otreinador também é professorde Educação Física (bachare-

lado) no campus rondonenseda Unioeste.

O árbitro é ligado à Con-federação Brasileira de Judô(CBJ) e, segundo ele, arbi-trar a Copa Pan-Americanana República Dominicanapode abrir portas para atuarem competições maiores.“Após regressar da Copa, nodia 20 já viajarei para Mála-ga, na Espanha, onde parti-ciparei do Seminário de Ar-bitragem Internacional deJudô. Renovar conhecimen-tos no seminário é um pré-requisito para atuar noseventos da FIJ”, comenta.

A considerar o compro-metimento enquanto treina-dor e árbitro, sendo um dosquatro mais graduados nopaís perante a CBJ, Hoboldparticipou entre os meses desetembro e outubro do últi- Edilson Hobold, árbitro FIJ A que arbitrará a Copa Pan-Americana de Judô

Joni Lang/OP

mo ano, do curso de prepara-ção de técnicos da Academiade Treinadores, no Rio de Ja-neiro, a convite do ComitêOlímpico Brasileiro (COB). Naocasião, o rondonense foi umdos instrutores do projeto.

A grande novidade, po-rém, é a real possibilidade deque Hobold possa ser convo-cado para atuar como árbitrodas disputas de judô duranteos Jogos Olímpicos de 2016,que serão realizados no Riode Janeiro. A tendência nestemomento é de que Edison Mi-nakawa, de 61 anos, repre-sente o Brasil na equipe, maspor figurar entre os quatroárbitros mais graduados dopaís, e caso o país tenha maisde um árbitro ou Minakawanão seja chamado, o rondo-nense deve ser convocado ár-bitro de judô nas Olimpíadas.

Circuito de Vôlei acontece fimde semana em Santa HelenaO município de Santa He-

lena está com inscrições aber-tas para o Verão RPC-TV deVoleibol até as 11 horas dehoje (10), cujas fichas po-dem ser retiradas no Giná-

sio de Esportes. O valor dainscrição é de R$ 30 por equi-pe e as competições aconte-cem hoje, a partir das 15horas, e amanhã (11). Maisinformações podem ser obti-

das pelos telefones (45) 3286-1138 ou 8812-9988.

As partidas serão disputa-das nas quadras de areia doBalneário de Santa Helena,onde já foi montada a estrutu-ra de arquibancadas. Os jogosenvolvem as categorias mas-culino e feminino, que terãopremiação de R$ 1,2 mil dividi-dos entre as duas categorias,mais troféus e medalhas, se-gundo um dos organizadoresdo evento pela Secretaria Mu-nicipal de Esportes, GaudimarAndres de Souza.

Aizza sacrifica as férias paracompetir nos Estados Unidos

O piloto paranaense PedroAizza, da equipe Bardahl, sacri-fica as férias para poder compe-tir nos Estados Unidos da Amé-rica (EUA). Ele embarcou quin-ta-feira (08) e a partir de segun-da-feira (12) começa a treinarna Flórida para a primeira com-petição. Nos dias 17 e 18 eledisputará o Rock Cup, defen-dendo a equipe Orsolon. A par-tir do dia 20, começa a treinar

para o Florida Winter Cup.A preparação para correr nos

Estados Unidos começou segun-da-feira (05) e terminou quarta-feira (07) no Kartódromo da Gran-ja Viana, em Cotia, na GrandeSão Paulo. Durante todos estesdias o coach Cattucci simuloudiversas situações de ultrapas-sagens e situações de toques,que devem ser rotina nas com-petições norte-americanas.

São Lucas anuncia pacotede contratações e renovações

Boa parte da base de 2014será mantida na equipe São Lu-cas, de Paranavaí, para a tem-porada 2015. A diretoria anun-ciou nesta semana um pacote derenovações e reforços para a dis-puta do Campeonato Parana-ense Série Ouro e também dosJogos Abertos do Paraná (JAPs).Além do goleiro Arielton, que jáhavia anunciado a sua renova-ção, a equipe contará novamen-te com o fixo Biju, os alas Geral-dinho e Jhonatan, e o pivô Gaú-cho. As novidades são o ala-es-querda Fio, que começou 2014no Ampere Futsal e terminoucom o título da Série Prata noCaramuru, de Castro, o goleiroNikinha e o ala Eduardinho, quevieram do Campo Mourão.

O São Lucas negocia ainda a

renovação do ala Chuí, que estáanalisando a proposta. A dire-toria está indo atrás de maisum goleiro, um ala e um pivôpara fechar o elenco com 13 atle-tas. “Vamos trabalhar com ospés no chão, tentar fazer umaboa campanha e honrar o com-binado com cada jogador”, dizLeandro Primavera Jacinto, téc-nico da equipe em 2014.

Embora tenha sua perma-nência garantida na comissãotécnica, Primavera ainda nãosabe se será o treinador ou oauxiliar técnico. Outro atletaque está confirmado é o ala Eti-ene, que além de jogador vai serdiretor da equipe e supervisor.Aos 42 anos, ele ainda pode con-tribuir com o São Lucas dentrode quadra.

28 | O PRESENTE POLICIAL SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015

FATALIDADE

Rondonense morre em acidente de motocicleta em GuaíraEle bateu contra uma caçamba de entulhos que estava parada na Rua Presidente Kennedy

Um acidente de trânsitocom vítima fatal foi registadono início da noite de quinta-feira (08), na cidade de Guaí-ra. Conforme informações,por volta das 19h30, o jovemDheison dos Santos Franco,de 19 anos, seguia com umamotocicleta Honda/Biz,quando, ao fazer uma curvana Rua Presidente Kennedy,acabou batendo contra umacaçamba de entulhos. Fran-co era morador de MarechalCândido Rondon, mas esta-va servindo ao Exército Bra-sileiro na fronteira.

Uma técnica em enferma-gem foi umas das primeiras achegar ao local e tentou rea-

nimar o rapaz, que aparente-mente já se encontrava semvida. Porém, com a chegadada equipe do Serviço de Aten-dimento Móvel de Urgência(Samu), a médica de plantãoassumiu os trabalhos e conti-nuou tentando a ressuscita-ção, o que, apesar dos esfor-ços, foi em vão, pois o rapaz jáhavia entrado em óbito.

Segundo populares queviram o momento do aciden-te, Dheison acabou se per-dendo na curva e mesmo usan-do capacete acabou chocando-se violentamente contra a ca-çamba, batendo a cabeça.

O pai do jovem, que resideem Guaíra, ao passar pela rua

do local do acidente, teria pa-rado para verificar o ocorrido,atraído pela cor e modelo damoto envolvida na colisão. Aose aproximar, verificou que setratava do próprio filho, fi-cando em estado de choque.

Policiais militares fizeramos levantamentos de praxe. Ocorpo do rapaz foi encami-nhado pela equipe do Samu àUnidade Central de Saúde,de onde foi levado pelo Ins-tituto Médico Legal de Tole-do e, após os exames, foientregue à família para osatos fúnebres. O corpo deDheison foi sepultado natarde de ontem no cemitériode Marechal Rondon.

Dheison dos Santos Franco servia ao Exército Brasileiro nafronteira, em Guaíra. No dia do acidente, seria seu último dia no

quartel; ontem (09) haveria uma solenidade de formatura

Divulgação/Facebook

Carreta é apreendida com R$ 150mil em alho em Foz do Iguaçu

Policiais federais apreen-deram uma carreta lotadacom cerca de 2,5 mil caixas dealho contrabandeado da Ar-gentina. O flagrante foi feitodurante abordagem ao veí-culo na tarde de quarta-feira(07), na região do Porto Mei-ra, bairro vizinho à aduanabrasileira, em Foz do Iguaçu.A carga recolhida é avaliadaem R$ 150 mil. Ao ser abor-dado pelos agentes, o moto-rista, de 23 anos, apresentouuma nota fiscal fria, além de

um documento que indicavaa fiscalização da Receita Fede-ral ter sido feita antes do car-regamento, indicando que acarga foi importada de formairregular. O condutor foi pre-so em flagrante por descami-nho e uso de documento fal-so. Ele foi encaminhado àDelegacia da Polícia Federal(PF) em Foz do Iguaçu.

Já na quinta-feira (08) aPF apreendeu oito veículoscarregados com volumes demercadorias oriundas do Pa-

raguai. Também foram apre-endidas diversas caixas de ci-garros contrabandeados.

As apreensões ocorreramdurante diligências efetua-das na região da barrancado Rio Paraná e da Vila Por-tes. Os veículos foram loca-lizados ao abandono comgrande quantidade de pro-dutos eletrônicos, pneus ecigarros contrabandeados.As apreensões foram enca-minhadas à Receita Federalem Foz do Iguaçu.

No início da madrugadade ontem (09), um homem foidetido por policiais militaresdo Pelotão de Choque comporções de maconha em umônibus na rodoviária de Cas-cavel. Os militares estavamrealizando abordagens aospassageiros de ônibus quechegavam na rodoviária e emum coletivo, que faz a linha

de Foz do Iguaçu até PontaGrossa, um homem de 33anos apresentou nervosismo.

Com o bilhete de passa-gem do rapaz, os militares fo-ram verificar o bagageiro doônibus e encontraram um sacoplástico com vários brinque-dos. O que chamou a atençãodos policiais foi um forte chei-ro característico de maconha.

No interior dos carrinhos debrinquedo, pequenos table-tes do entorpecente foramencontrados, totalizando1.650 quilo da droga. RogérioAdriano dos Santos, que jápossui passagem por usuáriode entorpecentes, foi detido elevado para a carceragem da15ª Subdivisão Policial de Cas-cavel por tráfico de drogas.

Homem é preso com droga escondida em brinquedos

Três pessoas ficam feridas emacidente em Santa Helena

Um acidente de trânsitoenvolvendo duas motocicle-tas aconteceu por volta das 10horas de ontem (09), no dis-trito de São Clemente, emSanta Helena. Segundo in-formações de terceiros, as

motocicletas, uma Honda/CGTitan e uma Honda/XLR,ambas com placas de SantaHelena, trafegavam pela PR-317, sentido Entre Rios doOeste. A motocicleta XLR en-trou em uma rua de acesso ao

distrito de São Clemente, mo-mento em que houve a colisãocom a CG Titan que vinhaatrás. A colisão deixou trêsferidos, que foram socorridose encaminhados para o Pron-to Atendimento Municipal.

Polícia impede depósito dedinheiro para golpista em Toledo

Uma equipe da Polícia Mi-litar se deslocou na quinta-feira (08) até o Jardim PortoAlegre, em Toledo, onde infor-mações davam conta que umcidadão faria um depósitopara que sua esposa fosse libe-rada de um suposto seques-tro. No local, o homem disseque o dinheiro seria deposita-do na conta de uma pessoaidentificada apenas como “B”.Os policiais mantiveram con-tato com a esposa e supostavítima do sequestro, que afir-

mou estar bem.O marido disse aos polici-

ais que, devido ao nervosismoe com medo que a esposa so-fresse algum mal, não chegoua ligar para ela.

A polícia não conseguiuidentificar o número do tele-fone dos golpistas, porque aligação recebida era privada.O homem depositaria a quan-tia de R$ 1,5 mil em uma con-ta de uma agência localizadano município de Avaré, emSão Paulo.

S10 de Marechal Rondon bateem Clio no trevo de Maripá

O trevo de Maripá foi nova-mente palco de um violento aci-dente de trânsito na tarde dequinta-feira (08). Desta vez, osenvolvidos foram uma S10 deMarechal Cândido Rondon eum Renault Clio de Toledo. Se-gundo as informações, o Clioseguia no sentido Palotina aToledo e a caminhonete trafe-

Falsa bomba mobiliza PolíciaMilitar no centro de ToledoPor volta das 10 horas de

ontem (09), a Polícia Militar foiinformada que na Rua 15 deNovembro, esquina com a RuaSarandi, no centro de Toledo,havia uma caixa de papelão

suspeita de ser uma bomba. Apolícia foi para o local e isolou aárea por meia hora, mas foi cons-tatado pelos militares que tudonão passou de um alarme falsoe que a caixa estava vazia.

gava de Nova Santa Rosa aMaripá. Ao cruzar a rodovia, acaminhonete foi atingida vio-lentamente pelo Clio. Apesarda violência do impacto, ape-nas o condutor do Clio sofreuferimentos leves. Ele foi atendi-do pelo Serviço de Atendimen-to Móvel de Urgência (Samu) dacidade de Palotina.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃO DE

REGULARIZAÇÃOJosé Vitor Matte torna público que requereu ao

IAP a Licença de Operação de Regularização paraatividade de piscicultura, porte pequeno, instalada nolote rural nº 223, 16º perímetro, Fazenda Britânia,município de Nova Santa Rosa, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE OPERAÇÃOTerezinha Freisleben torna público que requereu

ao IAP Renovação da Licença de Operação paraatividade de suinocultura, instalada no lote rural nº11-6, linha Vista Alta, município de Santa Helena,Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOTerezinha Freisleben torna público que recebeu

do IAP Licença de Operação para atividade de suino-cultura, instalada no lote rural nº 11-6, linha VistaAlta, município de Santa Helena, Estado do Paraná.

Edição 4003 - O PRESENTE | 29SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015 EDITAIS

Classificados na internet: www.opresente.com.br30 | O PRESENTE SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015

APARTAMENTO, vendo, c/ 2quartos, bwc, sala, cozinha, gara-gem, cond. fechado, próx. ao lagoIgapó, caminho da UEL, em Lon-drina, R$ 160.000,00. Tr. (45)9922-4484 ou 9107-4209.

CASA, vendo, 105m², c/ laje, 2quartos, 1 suíte, bwc, sala, cozi-nha, lavand., jd. de inverno, ga-ragem c/ churrasq., murada, cer-cada, Lot. Roda D'Água, MCR, R$200.000,00, sem entrada, atravésde financiamento. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 160m², alvena-ria, c/ laje, 3 quartos, 2 bwc, sala,cozinha, lareira, churrasq., áreade festa, varanda, portão elet.,acabamento em gesso, jardim,toda cercada, reformada, terre-no 12x38, R. Men de Sá, Jd. Al-vorada, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9910-6543.

CASA, vendo, 180m², nova, c/laje, 2 quartos, 1 suíte, sala deestar, sala de jantar, cozinha, áreade serviço, despensa, 2 bwc, ga-ragem fechada p/ 2 carros, mura-da, cercada, terreno 361m², Lot.Alto da Boa Vista, MCR, R$385.000,00, pode ser financiada,ou 30% de entrada e saldo p/ sa-fra de soja 2015. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, ao lado da Pre-feitura, em Quatro Pontes, valora combinar. Tr. (45) 9942-3990ou 3254-7858.

CASA, vendo, 220m², c/ laje, 3quartos, suíte, 2 bwc, sala, cozi-nha, 2 lavand., churrasq., despen-sa, garagem p/ 3 carros, terreno800m², R. Ceará, nº 1900, próx.ao Centro de Eventos, MCR, R$285.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA , vendo, 54m², nova,alvenaria, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand., ga-ragem c/ churrasq., muro naslaterais, R. Irene Kaefer esq. c/R. Colombo, Lot. Recanto Fe-liz, MCR, R$ 105.000,00, peloprograma Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 90m², nova, c/acabamento em gesso, porcela-nato, R. Rio Grande do Norte, nº445, centro, ao lado do ColégioEron Domingues, MCR, R$220.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 65,65m², alve-naria, c/ laje, 1 quarto, 1 suíte,sala, cozinha, bwc, jd. de inver-no, lavand. fechada c/ churrasq.,garagem, R. Arcelino Jose dosSantos, Lot. Wolstein, MCR, R$135.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 84m², c/ laje, 2quartos, sala de estar, hall, cozinha,lavand., bwc, garagem, churrasq.,terreno 261,69m², Lot. Gralha Azul,MCR, R$ 150.000,00, pode ser fi-nanciada, estudo proposta. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 98m², c/ laje, 2quartos, 1 suíte, bwc, sala de es-tar, cozinha planejada, copa, la-vand., garagem coberta, Lot. Sa-bka, MCR, R$ 230.000,00, podeser financiada, estudo proposta.Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, www.certoimoveis.com.

CASAS , vendo, novas, c/laje, em diversos loteamentos,MCR, valor a combinar, podemser f inanciadas pelo MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CHÁCARA, vendo, c/ açudep/ 10.000 alevinos, cercada, c/mureta, postes de concreto, ara-me galvanizado e soldado, li-nha de biogás em frente,1.100m de MCR, a partir de R$83.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SÍTIO, vendo, 18,6 há, sendo 2em pasto, 16,6 em plantio demandioca, 100% plana, toda cer-cada, c/ casa em alvenaria, emItaquirai, MS, R$ 250.000,00, acei-to troca. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 128m²,novo, esquina, c/ 2 quartos, 1 suí-te, 2 bwc, sala de estar, copa, co-zinha, lavand., garagem, mura-do, cercado, detalhes em gesso,porcelanato, laminado, sol damanhã, Lot. Vale Verde, MCR, R$320.000,00, aceito proposta. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, www.certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, 170m²,novo, esquina, c/ 2 quartos, suí-te c/ hidromassagem e closet,sala de estar, sala de jantar, co-zinha, área de festa, 2 bwc, ga-ragem, 2 sacadas, ótimo acaba-mento, R. Castelo Branco, nº488, centro, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9962-6232 comCarlos, Creci F18880.

TERRA, vendo ou troco, 3 alq.,c/ benfeitoria, em MCR, valor acombinar, aceito troca por casa.Tr. (45) 9978-6422 com Imobiliá-ria Van Den Boon.

TERRENO, vendo, 12x19, es-quina, R. Independência, 300mda rodoviária, ótima localização,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9910-6543.

TERRENO, vendo, 12x34, 50mda BR, Lot. Barcelona, MCR, R$47.000,00. Tr. (45) 9974-4340com Celso.

TERRENO, vendo, 360m², es-quina, Lot. São Francisco, MCR,R$ 95.000,00. Tr. (45) 9945-4601ou 9960-5906.

TERRENO, vendo, 414m²,12x34,5 comp., sol da manhã, Lot.Parque Ecológico, MCR, R$130.000,00, pode ser financiado.Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, www.certoimoveis.com.

TERRENO , vendo, 480m²,12x40, doc. ok, no centro, En-tre Rios do Oeste, R$85.000,00. Tr. (45) 9850-6681ou (41) 9538-6824 (tim).

TERRENO, vendo, 484m²,13,10x37,50, R. Wilmuth Emmel,Lot. Vale do Sol, 200m do PostoTonin, saída p/ Curvado, MCR, R$75.000,00, parcelo parte. Tr. (45)9135-3481 (tim) com Elsio.

TERRENO, vendo, 560m²,14x40, c/ casa em alvenaria 70m²,em Mercedes, R$ 135.000,00,aceito carro ou camionete. Tr. (45)8408-2277 ou 9824-2414.

TERRENO, vendo, c/ asfalto,água, luz, calçada, no alto, libe-rado p/ construção, Lot. RecantoFeliz, MCR, valor a combinar, àvista ou parcelado c/ entrada deR$ 27.000,00 e assume 48 parce-las de R$ 1.100,00. Tr. (45) 9912-7007 (tim) com Armando.

TERRENO, vendo, urbano, c/casa de madeira, em Pato Braga-do, valor a combinar. Tr. (45)8823-2868 com Levino.

TERRENOS, vendo, c/ infra-estrutura completa, liberado p/construção, Lot. Maioli, sentidoAnel Viário, 500m da RealizeMat. Construção, MCR, valor acombinar, parcelamento pró-prio ou à vista com 5% de des-conto. Tr. (45) 9968-4052 ou3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. Ra-quel Malhas, MCR, a partir deR$ 89.500,00. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Wa-sem, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, www.certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Wut-zke, em Nova Santa Rosa, a partirde R$ 48.000,00. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo, c/ 1quarto, garagem coberta, sacada,parabólica coletiva, gás encana-do, portão elet., R. Rio de Janei-ro, nº 600, Ed. Maria Izabel, próx.a Cercar, centro, MCR, R$ 650,00.Tr. (45) 3254-0298 ou 9959-0433.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, Av. Maripá, em cima daBasivil, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 8404-1596 com Eloi.

APARTAMENTO, alugo, p/ tem-porada, c/ 2 quartos, bwc, sala deestar, sala de jantar, cozinha, sa-cada c/ churrasq., ar-cond., vagade garagem, a partir de 18/01,aprox. 150m da praia, prox. aoShoping Andorinha, em MeiaPraia, SC, valor a combinar. Tr.(45) 9807-1138 ou 9807-1109.

APARTAMENTOS, alugo, no-vos, c/ 1 quarto, R. 31 de Março,nº 1628, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9983-0827 com Luciana.

CASA, alugo, 108m², alvena-ria, c/ laje, 3 quartos, sala, cozi-nha, 2 bwc, garagem, churrasq.,lavand. fechada, R. Tulipa, nº363, Lot. Augusto I, MCR, R$680,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9977-5515, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, aprox. 110m²,geminada, c/ 1 quarto, suíte, ga-ragem, churrasq., Av. Irio JacobWelp, nº 5000, MCR, R$ 610,00.Tr. (45) 9981-9308.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, bwc,sala, cozinha, garagem, Lot. Au-gusto, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9951-7125 ou 8419-6506.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, suí-te, bwc, sala de estar e jantar, co-zinha, garagem c/ portão elet.,edícula c/ lavand., R. Travessa RioFormoso, nº 937, Cond. Araucá-ria, próx. a rodoviária, MCR, valora combinar. Tr. (45) 9962-6232com Carlos, Creci F18880.

CASA, alugo, c/ 3 quartos, 2bwc, garagem, churrasq., pia,3 ar- cond., terreno p/ plantio,em Porto Mendes, R$ 350,00,ou vendo. Tr. (45) 3254-7707com Juliete.

CASA, alugo, pequena, de fun-dos, mista, c/ 3 peças, R. 10 deAbril, nº 1769, Lot. Ana Paula,MCR, R$ 320,00, incluso água.Tr. (45) 3254-6160 ou 8805-2728com Loiva ou Cleiton.

CASA, alugo, R. Goiás, nº1232, em frente ao estacionamen-to do Allmayer, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9974-7113.

QUARTO, alugo, c/ bwc, mobi-liado, próx. ao Posto Tonin, MCR,R$ 420,00, incluso água e luz. Tr.(45) 9913-1604.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604.

SALA COMERCIAL, alugo,próx. ao Posto Tonin, saída p/Curvado, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9942-3990 ou 3254-7858.

AGILE 1.4, vendo, ano 2012,completo, c/ abs, airbag, 5.000km,R$ 32.500,00. Tr. (45) 9936-5937.

CAMINHÃO, vendo, ano 78,Mercedes Benz 2013, truck, gra-neleiro, balão, rodoar, interclima,pneus radiais novos, todo revisa-do, valor a combinar. Tr. (45) 3284-7788 ou 9933-6357 com Jaime.

CAMINHÃO, vendo, ano 88,Chevrolet Custon 12000, caçam-ba, trucado, capacidade p/ 270sacos, motor 1113 novo, turbina-do, 5 marchas, reduzido, freio aar, DH, caixa e diferencial revisa-dos, maxiclima novo, lona nova,pneus ótimo estado, valor a com-binar. Tr. (45) 9991-3737.

CAMINHÃO, vendo, ano 93/94,Scania 113, trucado, c/ carreta,ano 94, LS, R$ 100.000,00 + con-sórcio, aceito casa, chácara ou ter-ra até R$ 150.000,00. Tr. (45)9982-2786.

CELTA 1.0, vendo, ano 2003,branco, 2 portas, R$ 12.000,00,aceito moto. Tr. (45) 9991-4477.

CITROEN C3, vendo, ano 2008/09, flex, valor a combinar. Tr. (45)9912-1028.

COMPRO, Vectra, Gol, Corsaou Astra, acima do ano 97, 2 por-tas, entre R$ 8.000,00 até R$11.000,00 à vista. Tr. (45) 9803-0685 ou 3284-1543 com Cezar.

CORSA SEDAN 1.6, vendo,ano 96, 4 portas, completo, rodaliga leve, R$ 9.500,00. Tr. (45)9912-2152.

CORSA, vendo, ano 98, azul,2 portas, pneus novos, impecável,valor a combinar, aceito moto. Tr.(45) 9965-9142.

CRV, vendo, ano 2010/10, pra-ta, 2º dono, 82.000km, valor databela fipe. Tr. (45) 9988-5354 ou3254-9014 com Luiz.

D20, vendo, ano 92/93, verme-lha, cabine dupla original, diesel,completa, c/ ar-cond., DH, vidrose travas elét., revisada, c/ garan-tia, valor a combinar. Tr. (45) 3254-2118 ou 8805-2129 (tim).

DACOTA, vendo, ano 2001,preta, diesel, valor a combinar. Tr.(45) 9928-1938 (tim).

DUCATO 2.8, vendo, ano 2009,prata, van executiva, 10+1 ou 15lugares, único dono, valor a com-binar. Tr. (45) 8813-0053 (tim) ou9134-0232.

ESCORT SW 1.6, vendo, ano2001, prata, 8v, perua, completo,c/ ar-cond., DH, vidros dianteiroselét., travas elét., alarme, revisa-do, valor a combinar. Tr. (45)8805-2129 (tim).

FIESTA 1.0, vendo, ano 98,básico, 4 portas, R$ 8.500,00, acei-to troca. Tr. (45) 9994-0990.

FIESTA 1.6, vendo, ano 2013/14, prata, c/ airbag duplo, dire-ção, ar, valor a combinar. Tr. (45)9818-0900.

FIESTA HATCH 1.6, vendo, ano2010/11, preto metálico, new fi-esta, completo, c/ ar-cond., DH,vidros e travas elét., valor a com-binar. Tr. (45) 3254-2118 ou 8805-2129 (tim).

FOCUS HATCH 1.6, vendo, ano2004/05, branco, completo, revi-sado, c/ garantia, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-2118 ou 8805-2129 (tim).

FOCUS SEDAN GLX 2.0, ven-do, ano 2009/09, prata, gasoli-na, automático, modelo bola,completo, faról de neblina, air-bag duplo, pneus ótimos, ma-nual, chave cópia, nota fiscal,original sem retoques, revisado,R$ 34.800,00. Tr. (45) 9912-7007(tim) com Armando.

GOL 1.0, vendo, ano 2004, cin-za, 4 portas, R$ 13.000,00, aceitomoto ou carro c/ ar de maior valor.Tr. (45) 9991-4477.

GOL 1.0, vendo, ano 99, bran-co, 16v, c/ ar, 4 pneus novos, me-cânica toda revisada, R$7.500,00. Tr. (45) 9813-0532 ou9911-0935 com Luiz.

GOL G3, vendo, ano 2000, 4portas, alarme, trava, pneus no-vos, bom estado de conservação,R$ 11.000,00. Tr. (45) 8811-5773ou 9946-6840 com Clodomir.

GOL G4 TREND 1.0, vendo,ano 2010, prata, flex, 2 portas, c/ar, vidro, trava, valor a combinar.Tr. (45) 9925-5948 ou 8405-7892(oi) com Vilmar.

GOL POWER 1.6 , vendo,ano 2008, preto, flex, 4 portas,valor a combinar. Tr. (45) 9928-1938 (tim).

GOLF 2.0, vendo, ano 2001,prata, completo, c/ airbag, ótimoestado, valor a combinar. Tr. (45)9994-0990.

HONDA CIVIC, vendo ou troco,ano 2003, prata, completo, ban-co de couro, R$ 22.000,00. Tr. (45)9905-8531.

JEEP WILLYS, vendo, ano 73/74, modelo militar, todo restaura-do, motor 6cc, valor a combinar.Tr. (45) 9936-5937.

JEEP, vendo, ano 74,50.000km, original, único dono,valor a combinar. Tr. (45) 9988-5354 ou 3254-9014 com Luiz.Temperatura: 36º/23º Temperatura: 33º/21º Temperatura: 35º/22º Temperatura: 35º/22º Temperatura: 34º/20ºTemperatura: 33º/20º

O PRESENTE | 31SÁBADO, 10 DE JANEIRO DE 2015 CLASSIFICADOS

KOMBI, vendo, ano 81, envidra-çado, bom estado de conservação,valor a combinar. Tr. (45) 9925-5948ou 8405-7892 (oi) com Vilmar.

LIVINA 1.8 SL, vendo, ano2011/12, preto, flex, automático,completo, revisado, c/ garantia,valor a combinar. Tr. (45) 3254-2118 ou 8805-2129 (tim).

MICRO ÔNIBUS, vendo, ano2005, Neobus thander, leito, 16lugares, 9,2m, completo, c/ ar, tv,dvd, geladeira, divisória, calefa-ção, rodas de alumínio, pneus no-vos, valor a combinar. Tr. (45) 8813-0053 (tim) ou 9134-0232.

MONTANA CONQUEST, vendo,ano 2005/05, bege, flex, comple-to, valor a combinar. Tr. (45) 3254-2118 ou 8805-2129 (tim).

MONTANA, vendo, ano 2012,branca, c/ ar, R$ 28.900,00. Tr.(45) 9979-1172 com Matheus.

MONTANA, vendo, ano 2014/14, c/ airbag duplo, ar-cond., absnas 4 rodas, capota marítima,som, insulfim, direção escamote-avel, placa A, R$ 32.000,00. Tr.(45) 9922-4302 com Marcelo.

PALIO 1.0, vendo, ano 2007,prata, 4 portas, completo, 4 pneusnovos, R$ 18.000,00. Tr. (45)9991-4477.

PAMPA 1.6, vendo, ano 92,álcool, motor AP, original, R$10.000,00, aceito moto de me-nor valor. Tr. (45) 9991-4477.

PASSAT HIGHLINE 2.0, ven-do, ano 2008, turbo, xenon, ban-co elét., R$ 49.500,00. Tr. (45)9936-5937.

PEUGEOT 206 SW 1.6, vendo,ano 2007/08, cinza, flex, comple-to, revisado, c/ garantia, valor acombinar. Tr. (45) 3254-2118 ou8805-2129 (tim).

PEUGEOT 207, vendo, ano2008/09, preto, R$ 21.500,00,preço de ocasião. Tr. (45) 3254-1941 ou 9963-9056 com Norma.

PICASSO 2.0, vendo, ano2003, prata, c/ couro, airbag du-plo, pneus novos, chave reserva,manual, ótimo estado, R$17.900,00, aceito moto. Tr. (45)9909-8313.

S10 EXECUTIVE, vendo, ano2011, flex, R$ 51.000,00, aceitogado ou boiadeira. Tr. (45) 9918-7432 com Rodrigo.

SAVEIRO 1.6 MI, vendo, ano2007, motor AP, flex, toda revi-sada, R$ 19.500,00. Tr. (45)9936-5937.

SAVEIRO, vendo, ano 2011,completa, chave reserva, manual,R$ 28.000,00. Tr. (45) 9936-5937.

VECTRA ELEGANCE, vendo,ano 2011/11, prata, impecável, R$38.000,00. Tr. (45) 9935-0035.

VECTRA GLS, vendo, ano2000, azul metálico, 8v, comple-to, ar digital, ótimo estado de con-servação, R$ 18.500,00, aceitomoto. Tr. (45) 9909-8313.

VERACRUZ 3.8, vendo, ano2010/10, prata, v6, automático,gasolina, completo, todo revisa-do, c/ garantia, impecável, valora combinar. Tr. (45) 3254-2118 ou8805-2129 (tim).

VERACRUZ 3.8, vendo, ano2011, c/ kit multimídia, 25.000km,único dono, revisões da concessi-onária, valor a combinar. Tr. (45)9135-0139 com Eduardo.

VOYAGE, vendo ou troco, ano91, 4 portas, ar-cond., turbo docu-mentado, suspensão legalizada,valor a combinar. Tr. (45) 9919-6646 com Mauro.

BIZ 100 +, vendo, ano 2004,prata, R$ 3.200,00. Tratar pelofone (45) 9994-0990.

BROS 150, vendo, ano 2011,completa, valor a combinar. Tr.(45) 9911-9596.

CG 125, vendo, ano 99, óti-mo estado, valor a combinar,aceito Biz, parcelo pgto. Tr.(45) 9942-2738.

CG TITAN 150 EX, vendo, ano2010/10, vermelha, partidaelét., freio a disco, aro de ligaleve, manual, chave reserva,toda revisada, ótimo estado deconservação, valor a combinar.Tr. (45) 9941-1088 ou 8809-0202 com Marcos.

FAZER 250, vendo, ano 2010,preta, entrada R$ 4.500,00 e as-sume 30 parcelas de R$ 188,00,aceito Biz. Tr. (45) 9994-0990.

NEO, vendo, ano 2008, preta,toda revisada, ótimo estado deconservação, R$ 3.500,00 à vistaou 3 parcelas de R$ 1.200,00. Tr.(45) 9901-2216 com Carlos.

TWISTER, vendo, ano 2002/02,azul, R$ 4.900,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

XLR 125, vendo, ano 99, ver-melho, R$ 2.300,00. Tr. (45)9962-7008.

YBR 125 ED, vendo, ano 2008/08, vermelha, partida elét., freioa disco, manual, chave reserva,único dono, impecável, valor acombinar. Tr. (45) 9941-1088 ou8809-0202 com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/09, prata, R$ 4.000,00. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

ZX 1200, vendo, ano 2002, ver-de, Kawasaki, 21.000km, valor acombinar. Tr. (45) 9928-1938 (tim).

BAR, vendo, c/ instalação com-pleta, estoque, na R. Santa Cata-rina, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9810-4457.

BARCO, vendo, ano 2012, 6m,c/ reboque Vivan c/ alongador eestepe, motor Yamaha 25hp, c/todos os equipamentos, inclusivepartida elét., seminovos, R$17.000,00 à vista. Tr. (45) 3284-2151 (a tarde).

CARRETINHA, compro, c/ do-cumento, valor a combinar. Tr.(45) 3256-8552 ou 9813-5503com Valmir.

CARTA DE CRÉDITO, vendo,contemplada, crédito R$6.450,00, entrada R$ 2.300,00,assume 22 parcelas de R$ 274,00.Tr. (45) 3254-1640 ou 9953-5000com Carlos.

CARTA DE CRÉDITO, vendo,contemplada, crédito R$9.150,00, entrada R$ 3.250,00,assume 22 parcelas de R$ 407,00.Tr. (45) 3254-1640 ou 9953-5000com Carlos.

COMPRO, gôndolas centrais elaterais, usadas, em ótimo estadode conservação, valor a combinar.Tr. (45) 3273-1185 ou 8434-8511.

ESTEIRA, vendo seminova,marca Kikos, c/ nota fiscal, valor acombinar. Tr. (45) 9989-3200.

FAÇO serviços de frente de forra-gem, silagem e grãos, c/ caçamba,interessados. Tr. (45) 9991-3737.

FAÇO serviços de pinturas esoldas em portões, grades, jane-las, portas, calhas e telhados, in-teressados. Tr. (45) 9909-8309 ou9933-4262.

FILHOTE, vendo, Cofap, mar-ron, fêmea, c/ 90 dias, 2 vacinas,desverminada, valor a combinar.Tr. (45) 9122-3626.

FILHOTES, vendo, shih-tzu eyorkshire, valor a combinar. Tr. (45)9912-1127.

OFERTA DE TRABALHO p/ en-tregador de panfleto, interessa-dos. Tr. (45) 3254-2960 com José.

OFERTA DE TRABALHO p/montador de móveis, c/ experiên-cia, interessados. Tr. (45) 3254-2960 com José.

OFERTA DE TRABALHO p/operador de colheitadeira, c/ ex-periência, interessados. Tr. (45)9965-5297 ou 9965-5220.

PAINEL DE LED, vendo, 3x2,p/ publicidade e propaganda, narotatória da Bandeira, MCR, va-lor a combinar, aceito troca porcarro ou terreno. Tr. (45) 8802-5136 com Sandro.

PROCURO trabalho como dia-rista ou p/ cuidar de idosos, du-rante o dia, interessados. Tr. (45)9959-1398 ou 9856-3921.

VENDO, areia e pedra, cargafechada, R$ 35,00 o metro. Tr.(45) 9946-4733.

VENDO, loja de som automoti-vo, acessórios, alarme e insulfilm,em NSR, valor a combinar. Tr. (45)9936-3573 com Leandro.

XBOX 360, vendo, Slim 2013,c/ kinect, controle pc, 2 caboshdmi, avi, LP 2.0 e 3.0, 27 jogos,6 originais, 3 jogos kinect, 2 pi-lhas recarregáveis c/ carregador,pendrive 16gb, free xbox, R$1.100,00. Tr. (45) 9952-9095.

AVIÁRIOS , vendo, 3 , pa-drão Sadia, p/ 72.000 frangos,motor e gerador novos, poçoartesiano, Linha Guaçu, NovaSanta Rosa, valor a combinar.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Crec i J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

BEZERROS, vendo, 14, mesti-ços, de 6 a 9 meses, valor a com-binar. Tr. (45) 3284-7788 ou 9933-6357 com Jaime.

COBERTURAS, vendo, de ca-valo, das raças Quarto de Milhae Paint Horse, nas cores BaioAmarilho, Preto e Branco, Cas-tanho e Branco, 3 garanhões POe POI, R$ 1.200,00 cada cober-tura. Tr. (45) 3254-2730 ou 9841-7917 com Diego.

COLHEITADEIRA, vendo, ano2004, John Deere, Hidro, R$140.000,00, aceito carro ou ca-minhão na troca. Tr. (45) 9991-5266 com Darlei.

GADO, vendo, Nelore, PO,matrizes e tourinhos, linhagensRambo da MN, Ranchi Ipê Ouro,Bitelo SS, Basco da S.M, Jeru POIdo Brumado e outros, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-2730 ou 9841-7917 com Diego.

NOVILHAS, vendo, 5, Holan-desas, prenhas de inseminação,valor a combinar. Tr. (45) 9107-4276 com Paulo.

OLVELHAS, vendo, 7, adultase filhotes, R$ 6,00 o kg vivo. Tr.(45) 9801-2955.

TRATOR, vendo, cortador degrama, Husqvarna, c/ transmis-são hydro, valor a combinar,pode ser parcelado. Tr. (45)8415-0044 com Marcio.

VENDO, adubo de aviário, va-lor a combinar. Tr. (45) 9948-6042.

VENDO, casca de arroz, valora combinar. Tr. (45) 9948-6042.

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 12/01/2015.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 13/01/2015R$ 2,00

PARA ASSINANTES