02 14 2015

36

description

 

Transcript of 02 14 2015

Grito do Iguaçu02 | O PRESENTE EDITORIAL SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015

A semana que se encerra é histórica para oEstado. A greve deflagrada pelos servidores daeducação do Paraná, com invasões da AssembleiaLegislativa, confronto com policiais e todos osdesfechos amplamente cobertos pela mídia e acom-panhados país afora mostram o descontentamentodos educadores com as medidas que o governo quisimpor à classe. Aliás, ano após ano, greves sãohistoricamente constantes no setor educacional,aqui e nos outros 25 Estados e Distrito Federal.

Pode até ser uma questão pontual, de classe,oprimida, mas o apoio incondi-cional da população paranaense,e brasileira, mostra algo a mais;mostra o descontentamento dobrasileiro com seus governan-tes. O país cansou de ser esbofe-teado, cansou de votar e acredi-tar nas promessas, cansou de serenganado, cansou de mensalões,de empreiteiros, de sanguessu-gas corruptos. Desde as mani-festações de julho de 2013, quan-do o gigante acordou, a relaçãoentre governados e governantesentrou em colapso.

Mas o que se viu nesta semana em Curitiba e namaioria das cidades paranaenses foi mais que in-dignação, mais que protestos, mais que desabafos.O que se viu foi a força do povo. Povo mesmo,povão, que labuta incessantemente, educando osfilhos do país, varrendo as ruas das cidades, fabri-cando pães, vendendo, comprando, suando, mor-rendo. Em um tremendo esforço, esbarrando emportões, balas de borracha e bombas de efeito moral,a avalanche de gente tomou a Assembleia Legisla-tiva, como quem diz, “pera aí. Essa Casa é nossa.

Vocês não podem fazer o que bem entendem com ela,muito menos conosco”.

A professorada foi às ruas e ganhou apoio datiazinha do cachorro-quente, dos agentes de saúde,das crianças, dos agentes penitenciários, dos alu-nos, dos idosos. Até quem era contrário ao movi-mento parou para pensar o que se passava peloParaná. A Polícia Militar, que também anda des-contente com as políticas governamentais, pareciafingir o enfrentamento. Foram esmagados pelasensibilidade, talvez olhando para os professores

com certa inveja.A força popular ressoou em

Curitiba, no Paraná. O sangueque corria nas veias tinha propó-sitos claros: explodir de indigna-ção, ganhar direitos, lutar atévencer. Recuar não era uma op-ção. As caras pintadas de lágri-mas lembravam um certo movi-mento que desbancou o presiden-te Fernandinho. Os fortes argu-mentos sustentavam a razão,embora a emoção dividisse a cenaem campo paranaense. O povo

fez o dever de casa, lutou pelo que acha justo, venceu,e promete não esmorecer.

Em 07 de setembro de 1822, um certo DomPedro I foi às margens de um riacho, na atual cidadede São Paulo, e esbravejou “independência ou mor-te”, no ato conhecido como o Grito do Ipiranga.Funcionou, libertando o Brasil de Portugal. Emfevereiro de 2014, quiçá contenham os livros dehistória, o povo paranaense fez-se ouvir, desta vezcom o Grito do Iguaçu. Revolução popular, capaz demudar o rumo da vida de todos. Nesta semana o paísviu que é possível.

A professorada foiàs ruas e ganhouapoio da tiazinha

do cachorro-quente, dos

agentes de saúde,das crianças, dos

agentespenitenciários, dosalunos, dos idosos

A ASSUSTADORA EXTENSÃO EDIVERSIDADE DO CRIME NO BRASIL

A desonestidade e/ou criminalidade não se resu-mem à corrupção, ao furto, roubo, homicídio e demaisatos de violência contra o ser humano, animais edemais recursos naturais. Incluem, da mesma forma,o estelionato, a mentira, a falsidade e a deslealdade.

Quando detentores de cargos eletivos ou defunções públicas fazem declarações ou promes-sas mirabolantes, determinam vantagens inescru-pulosas para suas categorias profissionais à custado sacrifício dos contribuintes ou omitem informa-ções relevantes para a sociedade; na prática, estãoadmitindo ou até estimulando o vale tudo aos de-mais cidadãos, especialmente aos desonestos.

Estão, de fato, promovendo a impunidade eincentivando a manipulação de recursos públicos eprivados, entre outros desvios de conduta, poiscomo governantes, legisladores, dirigentes de ins-tituições e líderes classistas, deveriam dar o sem-pre o bom exemplo da seriedade à coletividade.

A transparência e a honradez vão além do res-peito à integridade física, moral, cultural, social epatrimonial das pessoas, pois abrangem tambémo reconhecimento à inteligência, conhecimento eaté mesmo a paciência dos interlocutores.

Como ensina o direito romano, base do conhe-cimento jurídico ocidental, aos homens públicos eseus familiares não basta serem honestos, pois étambém imprescindível parecerem honestos.

No Brasil da atualidade, infelizmente, muitosbandidos, do colarinho branco ou não, fazem ques-tão de ostentar e até exibir em redes sociais oresultado de seus atos criminosos, ao ponto dopaís ter hoje entre seus maiores desafios o conven-cimento de segmentos da sociedade de que ocrime definitivamente não compensa.

As vantagens auferidas de forma desonesta porpessoas de todas as profissões, escolaridades,classes sociais e raças, sem a devida prevenção,repressão, responsabilização e punição dos culpa-dos, por parte da legislação e das autoridades,acabam alimentando a criminalidade e a violência.

A corrupção, que hoje parece campear livre esolta no país, demonstra muitas de nossas contra-dições no combate e prevenção à criminalidade.

Na maioria dos casos, a mídia e a sociedadese voltam contra os corruptos, no que não estãoerrados, mas, às vezes, esquecem os corruptores,que são os maiores beneficiários dos desvios derecursos públicos.

Quando um fornecedor de bens ou serviços aoPoder Público cede às pressões de governantese servidores desonestos, sempre paga comopropina uma pequena parte dos valores que rece-be indevidamente.

Mesmo assim, quase sempre são apenas oscorruptos os criminosos condenados pela opiniãopública, apesar da maioria saber que sem o corrup-tor jamais haveria o corrompido.

Diante dessa triste realidade, se as recentes eousadas operações da Polícia Federal e MinistérioPúblico Federal, com o respaldo da Justiça Federal,somadas às ações de policiais e promotores esta-duais e até mesmo guardas municipais, ainda sãoinsuficientes para deter a roubalheira dos cofrespúblicos, cabe aos cidadãos honestos e conscien-tes a decisão definitiva sobre a questão.

No dia em que eleitores interpretarem os discur-sos mentirosos de demagogos, que dão comofatos consumados meras hipóteses e prometembenefícios sabidamente impraticáveis, como crimi-nosos iguais aos corruptos, corruptores, ladrões eassaltantes, entre outros bandidos, o bem final-mente começará a vencer a luta contra o mal emtodo o território nacional.

* O autor é deputado federal pelo Paraná

[email protected]

O PRESENTE | 03SÁBADO,14 DE FEVEREIRODE 2015

TENTATIVA DEAPROXIMAÇÃO

Comentário do dia - I“Não vejo espaço para isso (pedido de impeachmentda presidenta Dilma Rousseff, PT). Não concordo

com esse tipo de discussão e não terá meuapoiamento”. Afirmação do presidente da Câmara

dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Comentário do dia - II“O impeachment não está na ordem do dia para o

PSDB”. Do presidente do PSDB em Minas Gerais,deputado federal Marcus Pestana.

Comentário do dia - III“Homofobia, cotas, feminismo são avanços

civilizatórios necessários. Mas agora vamos discutir apolítica econômica que a todos oprime”. Do senador

Roberto Requião (PMDB-PR).

Na semana passada, nesta mesma coluna, foi mencionado que poderiahaver uma surpresa na indicação do prefeito de Marechal Cândido Rondon,Moacir Froehlich (PMDB), para a Secretaria Municipal de Agricultura ePolítica Ambiental, que está sem o titular da pasta desde a recente morte deHilário Gauer (PMDB).

O prefeito já teria dito que gostaria de ter liberdade para cuidar desseassunto e que a indicação fosse de sua cota pessoal. Algo que foi compreen-dido pela coligação.

Bem, o que ocorre é que o nome que pode ser escolhido para ocupar aSecretaria de Agricultura talvez não virá de nenhum dos partidos aliados. Aomenos estaria ocorrendo uma sondagem ao PSD, que atualmente não integrao governo municipal.

Pessoas ouvidas pela reportagem confirmam que está havendo umatentativa de aproximação e que se frutificar seria para ocupar a pasta hojevaga. Muitas conversas já estão sendo feitas para avaliar essa possível adesãoao grupo político encabeçado pelo PMDB e PP.

TROCA DEACUSAÇÕES

A confusão na Assembleia Legislativa do Paraná, nestasemana, deve parar na Justiça. Ao menos o PT emitiu notaoficial, ontem (13), afirmando que vai processar o deputa-do estadual Felipe Francischini (SD). Em vídeo que circulanas redes sociais, o parlamentar teria chamado os servido-res que ocuparam a Casa de Leis de “burros” e “petistas”.

Em vídeo postado em uma rede social, por sua vez,Francischini diz que a gravação se trata de um “videozinhomuito safado” e nega ter falado mal dos professores. “Faleimal é desses petistas que roubaram o nosso país”, afirma.

DOIS PESOS EDUAS MEDIDAS

O senador Roberto Requião quis esbravejar porque o governador BetoRicha chamou de baderneiros pessoas supostamente infiltradas no protes-to dos professores, registrado nesta semana em Curitiba. Sem entrar nomérito da questão, mas e quando agricultores protestaram, na época emque Requião era governador, e o mesmo senador mandou que elesenfiassem naquele lugar as faixas, o que dizer?

Sessão transferidaA 3ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon em 2015,

prevista para acontecer na segunda-feira (16), foi transferida para quarta-feira (18), às 17horas. A medida foi tomada pelo presidente do Poder Legislativo e pelo 1º secretário,vereadores João Marcos Gomes e Dorivaldo Kist (Neco), respectivamente, em razão do pontofacultativo na segunda e terça-feira (17), em virtude do Carnaval. O atendimento ao públicona Casa de Leis retorna na quarta-feira, no horário normal, das 12 às 18 horas.

UM RONDONENSE NOTHE NEW YORK TIMES

Um rondonense foi parar em um dos jornais mais importantes dos EstadosUnidos e do mundo, o The New York Times. Calma que a gente explica melhor.O jornal publicou uma matéria informando que a crise na Petrobras, queculminou com a demissão da diretoria, e outros problemas ameaçam empresasbrasileiras e podem até levar o país a uma recessão.

Para produzir o material, o jornal ouviu economistas, analistas e diretoresde empresas no Brasil. Dentre os entrevistados está o rondonense MarcelKussaba, que é diretor de pesquisas em equity e dívidas da firma brasileirade gestão de bens Quantitas.

Preso e afastadoPreso e afastadoPreso e afastadoPreso e afastadoPreso e afastadoO prefeito de Prudentópolis, Gilvan Pizzano Agibert, foi

afastado do PPS. Ele terá que esclarecer ao Conselho de Éticado partido a denúncia de ter recebido R$ 20 mil de supostapropina de sócio de uma empreiteira que presta serviços paraa prefeitura. Na quarta-feira (12), Gilvan foi preso em fla-grante pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao CrimeOrganizado (Gaeco), em Curitiba.

Ao representar o partido, o deputado federal RubensBueno afirmou que “se em 15 dias o prefeito não provar suainocência será expulso do PPS”.

A proposta que transfere do Poder Executivo para oLegislativo a decisão de demarcar áreas indígenas deve voltarà discussão no Congresso Nacional. A Proposta de Emendaà Constituição 215/2000 (PEC 215) havia sido arquivada porchegar ao fim da legislatura sem ter sido aprovada nacomissão especial da Câmara dos Deputados. Mas deputadosda Frente Parlamentar da Agropecuária, além do relator daPEC, Osmar Serraglio (PMDB-PR), assinaram um pedidopara desengavetar a proposta.

Demarcação de terras indígenas

[email protected]

04 | O PRESENTE SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015

JAIRO EDUARDO

Odorico Paraguaçu é um personagemcriado pelo dramaturgo Dias Gomes e in-terpretado pelo ator Paulo Gracindo. Pre-feito da fictícia Sucupira, o personagemtinha obsessão em inaugurar o único cemi-tério, sua principal promessa de campa-nha. O problema é que ninguém morria nacidade. Ao final, Odorico é morto por ZecaDiabo (Lima Duarte) e então inaugura ocemitério na condição de mártir.

Antes de voltarmos a Paraguaçu, va-mos ao mundo dos vivos, vivíssimos deCascavel. Já há temores fundados paraolharmos o terminal do aeroporto comonosso próximo teatro, aquela obra quenunca termina. Para alguns, inclusos aía turma do paço, o problema começou jána licitação.

Os palacianos torceram o nariz para aOnça, construtora vencedora. Disseram queo desconto concedido (28%) para vencer ocertame inviabilizaria economicamente aobra. No meio do ano passado, quando aOnça já bebia água nos fundos do atualterminal, a enchente. Choveu muito, a pon-to de, segundo o presidente da Cettrans,Paulo Gorski, elevar o lençol freático.

O fenômeno raro gerou um desequilí-brio no contrato com a Onça. A águaapareceu muitos metros acima do calcu-lado pelo projeto original, o que elevouem R$ 100 mil o custo das fundações.Então a Onça pediu um aditivo. Paraalguns foi o dilúvio que São Pedro man-dou. Para outros, um erro crasso no pro-jeto contratado pela Cettrans junto a umaempresa de Londrina.

Novo terminal do aeroporto é hoje o teatro de amanhã?

Com a autorização do aditivo pendente,a Onça parou. E depois retomou-a em ritmomais lento. Outros problemas surgiram. OGoverno do Paraná está sem caixa para acontrapartida de 30% do valor da obra. Aprefeitura não concluiu o processo de desa-propriações e já enfrenta ações judiciais degente do entorno.

Uma ata exarada na Aviação Civil alertapara a suspensão de repasses da União,caso estas pendências não sejam sanadas.Já há procedimento no Ministério PúblicoFederal e gente dando explicações para aPolícia Federal.

Não há solução simples, nem rápida.Qualquer adequação de projeto passa pelo5º Comar, em Canoas (RS). Então, a rota éCascavel/Canoas/Brasília. Se olhar nomapa, o plano de voo forma um triangulo. Otriângulo das bermudas, onde os prazos deconclusão desaparecem e o fantasma doteatro do absurdo volta a nos assombrar.

Há os otimistas. Paulo Gorski acreditaque a obra vai deslanchar. “A Onça temque se preocupar em executar a obra.Deixem que os acessos e indenizaçõesnós resolvemos”, disse na quinta-feira(12) ao Pitoco.

Em tempo: voltando para Paragua-çu, Odorico soube como poucos decifrar oespírito que campeia as obras públicas noBrasil. “Precisamos menos de iniciativas emais de acabativas”, disse o prefeito. Aca-bar o teatro e acabar o aeroporto seriamótimas iniciativas.

Edi tor ia lNa guerra de fatos e versões que se anuncia no embate entre professoresestaduais e o Governo do Paraná fica uma constatação: o Estado e suamáquina terão generosos espaços para ofertar sua versão. A APP, maior emais poderoso sindicato do Paraná, também terá espaço garantido paraestabelecer a versão do magistério. Portanto, os dois lados terão defesasrobustas. Fica a pergunta: quem defende o aluno sem aula? Quem está aolado do elo frágil da corrente, o estudante da escola pública?Reprodução

Odorico Paraguaçu,o prefeito!

Segundo o escritor britânico David Icke, reptilianos são seres extraterrestres queplanejam dominar o mundo, utilizando-se de frequências sonares distintas de nossarealidade, aprisionando-nos em nós mesmos, impedindo-nos de nos manterconectados à realidade.O pintor cascavelense Nelson Josefi acredita em vida fora do planeta. E quando dizisso não está se referindo ao paraíso nem ao inferno, embora estes endereçosincertos possam pertencer aos domínios terrestres, conforme as crenças oudescrenças de cada um.Estudioso do assunto, Josefi atravessa madrugadas pesquisando na internet oscasos de supostas aparições de objetos voadores não identificados e “viventes” deoutras plagas, os tais alienígenas. “Há vida fora da terra sim. Desde a pré-históriaque eles andam por aqui fazendo experimentos, se abastecendo da energia da terra,coletando material genético”, sustenta o artista.

Barack e Xerife - Analisando os traços dos reptilianos, seres influentes “eleitos”pela turma que habita fora do planeta, o pintor vê características físicas em BarackObama e em - pasmem - Márcio Pacheco, o “Xerife” da Polícia Federal.Josefi chama a atenção para o formato e tonalidade das orelhas de Pacheco parasuspeitar que ele seja um “reptiliano”. O pintor invoca suas habilidades artísticaspara observar o estético. “O Obama é híbrido reptiliano, o Márcio Pacheco temmuitas características de híbrido também: o cara veio do nada, engatou umacarreira meteórica a ponto de ele próprio se surpreender com os resultados queobtém. Portanto pode ter este DNA reptiliano”, diz.O artista destaca características físicas que podem ligar o Xerife aosextraterrestres: “É interessante observar as orelhas do Pacheco. Ele é magro,moreno e as orelhas se sobressaem da cabeça, os cabelos pretos e curtosenfatizam as orelhas brancas. Parecem antenas sintonizadas com ETs”.Como os reptilianos narrados na literatura cinematográfica são em regra seresmaus, apresentados como predadores do planeta, Josefi faz uma ressalva: “OPacheco me parece um cara de bem. Acredito que tem futuro na política. E acreditoque se disputar a Prefeitura de Cascavel terá grandes chances de vitória”. Isso queos alienígenas não votam. Ou votam?

Em tempo: Embora a inclusão do “Xerife” entre os eleitos de outras galáxiaspossa parecer um trunfo, o marketing político dele - liderado pelo Lobo - não devetentar abduzir votos a partir deste fato pitoresco.Vale dizer que isso já foi testado antes. O então vereador Carlos Budell disputou aPrefeitura de Foz nos anos 90. Um marqueteiro que se achava gênio pôs no ar umatrucagem no programa eleitoral da TV fazendo brilhar algo na cabeça calva deBudell, sugerindo que ele fosse um ET. Budell perdeu a eleição, e até hoje estáprocurando de que disco voador caiu.

Viram a orelha dele?

Falou e disse“Nem todos de Brasília são corruptos”

(Frase em adesivo fixado em uma Brasília, “viatura” fabricada pela Volks até osanos 80)

Artista estabelece traços reptilianos no “Xerife”Divulgação

O PRESENTE | 05SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

Universidades particulares podem reajustar matrículas em até 6,4%Anteriormente, MEC havia bloqueado o crédito para as instituições

que aumentaram as mensalidades acima de 4,5%

FIES

Pressionado pelas institui-ções de Ensino Superior, oMinistério da Educação(MEC) elevou para até 6,4% oreajuste que poderá ser apli-cado nas matrículas para oFundo de Financiamento Es-tudantil (Fies). Anteriormen-te, a pasta havia bloqueado ocrédito para as instituiçõesque aumentaram as mensali-dades acima de 4,5%, que é ameta de inflação fixada pelogoverno.

Segundo a assessoria doMEC, a mudança ocorreudepois que equipes técnicas

da pasta e do Fundo Nacionalde Desenvolvimento da Edu-cação (FNDE) analisaram asinformações prestadas pelasinstituições de ensino. Com onovo patamar de reajuste, oMinistério anunciou que osistema para novos contratosdo Fies será aberto no dia 23.

As inscrições poderão serfeitas no portal do programa.A novidade é que será estabe-lecido um prazo para que osestudantes solicitem o Fies.As inscrições estarão abertasaté 30 de abril. Antes, a ade-são podia ser feita a qualquer

momento.Segundo o MEC, os estu-

dantes que aderirem ao fun-do de financiamento até 29 demarço não estarão sujeitos àsmudanças feitas pela porta-ria, no final do ano passado.Os que aderirem a partir de 30março deverão ter obtidomédia de pelo menos 450 pon-tos no Exame Nacional doEnsino Médio (Enem) a par-tir de 2010 e não ter tiradozero na redação.

As inscrições do Fies fo-ram suspensas no início doano para adequação às novas

normas. Desde o final de ja-neiro, o sistema está abertopara renovação de contratos.As mudanças no Fies, feitaspela portaria do MEC, causa-ram polêmica no setor, pelapossível redução de contra-tos. O fundo oferece cobertu-ra da mensalidade a juros de3,4% ao ano. O contratantesó começa a quitar o financi-amento 18 meses depois deformado.

Desde 2010, o Fies acumu-la 1,9 milhão de contratos eabrange mais de 1,6 mil insti-tuições.

Governo publicaregras para uso deenergia e água emprédios públicos

O governo publicou ontem (13)portaria no Diário Oficial da Uniãoque estabelece medidas para redu-zir o consumo de energia elétrica eágua em órgãos da administraçãopública federal. De acordo com aportaria, as entidades e os órgãosfederais devem adotar práticas res-ponsáveis de consumo, como o usoconsciente dos aparelhos de ar-condicionado, de lâmpadas, alémde evitar o desperdício de água. Naquarta-feira (11), o ministro deMinas e Energia, Eduardo Braga,disse que o objetivo é diminuir oconsumo em cerca de 30%.

Entre as orientações para redu-zir o consumo estão, por exemplo,manter as portas e janelas fechadasquando o aparelho de ar-condicio-nado estiver sendo usado, desligaro aparelho quando não houver nin-guém no ambiente e evitar usá-loapós as 18 horas. Desligar o monitordos computadores, de impressoras,estabilizadores e caixas de som tam-bém são providências que serão in-centivadas.

No caso de geladeiras e free-zers, deve-se evitar que as portasfiquem abertas sem necessidade eregular a temperatura dos equipa-mentos conforme a estação do anoe a capacidade utilizada. Desligaras lâmpadas das salas que não es-tiverem em uso, principalmentenos horários de almoço e no encer-ramento do expediente, evitar acen-der lâmpadas durante o dia, dandoprioridade à luz natural sempreque possível, e reduzir a ilumina-ção em áreas de circulação, pátiosde estacionamento e garagens,desde que não prejudique a segu-rança nos locais, são outras medi-das que devem ser adotadas.

A portaria recomenda acionarapenas um elevador e usar, sempreque possível, as escadas para osprimeiros pavimentos e para subirou descer poucos andares. Segun-do o Ministério do Planejamento, ouso da água também deve ser res-ponsável, evitando desperdícios,como vazamentos nas instalações.A portaria recomenda atenção àmanutenção das torneiras total-mente fechadas, prioridade ao usode descargas mais econômicas, e acriação, quando possível, de siste-mas de captação de água da chuva.

De acordo com a pasta, os órgãose entidades devem informar men-salmente os dados sobre consumode energia elétrica e de água pormeio do Sistema do Projeto Esplana-da Sustentável (SisPES). As infor-mações relativas ao ano de 2014 e ajaneiro de 2015 deverão ser inseri-das no SisPES no prazo de 30 diasa partir da publicação da portaria.As secretarias de Orçamento Fede-ral e de Logística e Tecnologia daInformação, junto com a Secretariade Articulação Institucional e Ci-dadania Ambiental, estabelecerãoindicadores para o monitoramentodo consumo.

Costa confirma que recebeu propinapela compra da Refinaria de PasadenaO ex-diretor de Abasteci-

mento da Petrobras, PauloRoberto Costa, confirmouontem (13), em depoimentona Justiça Federal, em Curi-tiba, que recebeu propina doempresário Fernando Soa-res, conhecido como Fernan-do Baiano.

Segundo Costa, os paga-mentos ocorreram no con-trato de compra da Refinariade Pasadena, nos Estados

Unidos, e em contratos daAndrade Gutierrez, que tam-bém participaria do cartel deempreiteiras.

De acordo com o ex-dire-tor, grande parte dos paga-mentos foi feita em contas noexterior e valores menoresforam pagos no Brasil. Costaafirmou que Soares foi apre-sentado a ele pelo ex-diretorda Área Internacional da es-tatal, Nestor Cerveró.

Costa também confirmouque recebeu propina do ex-consultor da Toyo Setal, Jú-lio Camargo, pelos contratosda Petrobras com a empresa.Segundo ele, Camargo tinhaum “bom relacionamento econhecia bastante” o doleiroAlberto Youssef. Sobre Cer-veró, o ex-diretor disse quenão sabe se ele recebeu propi-na do doleiro.

O advogado Nélio Macha-

do, que representa FernandoSoares, participou da audiên-cia e negou que o empresáriotenha feito os pagamentosindevidos.

Costa foi ouvido na açãopenal em que Nestor Cerveróe o empresário Fernando So-ares são réus. Ele teria direitode ficar em silêncio, mas foiobrigado a responder as per-guntas por ter assinado acor-do de delação premiada.

Advogado de Youssef diz que há provasde relação entre Dirceu e Júlio Camargo

O advogado Antônio Fi-gueiredo Basto, que represen-ta o doleiro Alberto Youssef,disse ontem (13) que há pro-vas sobre a relação entre o ex-consultor da Toyo Setal, Jú-lio Camargo, e o ex-ministroJosé Dirceu. Na quinta-feira(12) a advogada de Camargo

e a assessoria de Dirceu repu-diaram as denúncias do dolei-ro, sem a apresentação de pro-vas. Youssef esteve presenteontem na audiência em que oex-diretor da Petrobras, Pau-lo Roberto Costa, depôs naJustiça Federal em Curitiba.

Em depoimento de dela-

ção premiada perante a força-tarefa de investigadores daOperação Lava Jato, Youssefdisse que entregou dinheirono escritório de Camargo, emSão Paulo, e que a quantia“servia para pagamentos daCamargo Corrêa e MitsuiToyo ao PT, sendo que aspessoas indicadas para efeti-var os pagamentos à épocaeram (o tesoureiro do parti-do) João Vaccari e (o ex-mi-nistro) José Dirceu”.

Para justificar as acusa-ções, o doleiro disse ter “con-vicção de que os valores eramdestinados ao PT e à Direto-ria de Serviços da Petrobras,na pessoa de Renato Duque”.

De acordo com Basto, asacusações de Youssef não sebaseiam apenas em declara-ções. “Isso é uma questão que

tem que ser debatida nos au-tos. Eu tenho certeza que meucliente (Youssef) está falandoa verdade. Nós temos provasdisso aí. Não é só a voz de meucliente, há quebra de sigilos eoutros indícios documentais.Não é só falar. A colaboraçãode meu cliente foi homologa-da pelo Supremo. Se não hou-vesse uma prova contundenteisso não seria homologado”,afirmou Basto.

O advogado também nãodescartou uma acareação entreo doleiro e as pessoas citadasnos depoimentos. “O confron-to vai ter que existir, inclusivepelo número de colaboradoresque existem. Tenho certeza deque vai chegar uma hora que agente vai ter que acarear todosesses caras para ver quem estáfalando a verdade”, sugeriu.

Em 2014, viajantes internaci-onais tentaram trazer ao paísR$ 251,1 milhões em bens nãodeclarados à Receita Federal. Afiscalização do órgão cobrou R$43 milhões em impostos e R$ 17,2milhões em multas sobre essasmercadorias. Já as declarações es-pontâneas de bens feitas por via-jantes somaram R$ 2,4 bilhões, deacordo com dados divulgadosontem (13) pela Receita.

Não há base de comparaçãopara os números, já que o Siste-ma de Declaração Eletrônica deViajantes (e-DBV), que permitiuà Receita consolidar os núme-ros, entrou em funcionamentono fim de agosto de 2013 e osdados só começaram a ser com-putados a partir de então. Dovalor em produtos não declara-dos, o equivalente a R$ 63,5 mi-lhões ficou retido com a Receita.

O subsecretário de Aduana eRelações Internacionais do ór-gão, Ernani Checcucci, explica queuma das situações em que a re-tenção ocorre é quando o viajan-te não tem condições de pagar oimposto e a multa sobre o bem.Os brasileiros que viajam para oexterior podem trazer para o paísaté US$ 500 em produtos semprecisar pagar impostos.

Checcucci esclarece que,caso ultrapassem esse valor

mas tenham declarado os bensespontaneamente, devem pa-gar 50% sobre o excedente emtributos. Por exemplo: se o via-jante adquiriu US$ 600 em mer-cadorias e declarou-as, pagaráUS$ 50 em imposto sobre osUS$ 100 excedentes. No casodos viajantes que tentam tra-zer bens para o Brasil sem in-formar à Receita, além do im-posto sobre o valor excedente, éaplicada multa. Segundo o ór-gão, a punição consiste em re-colhimento de 50% adicionaissobre o imposto devido.

O subsecretário fez um ape-lo para que os viajantes ajam deacordo com as normas. “Não éintenção da Receita entrar em

Subsecretário deAduana eRelações

Internacionais daReceita Federal,

ErnaniCheccucci: “Não

é intenção daReceita entrar

em conflito comnenhum viajante.

Mas pedimosque ele obedeça

às regras”

conflito com nenhum viajante.Mas pedimos que ele obedeça àsregras”, disse, que recomendouo uso do aplicativo App Viajan-tes, que pode ser baixado no siteda Receita Federal. Por meio doaplicativo, disponível para ossistemas iOS e Android, é possí-vel preencher e enviar a decla-ração de bens, além de consultaras regras da Receita.

De acordo com dados daReceita Federal, no passado,quando o país sediou a Copa doMundo, 20,2 milhões de passa-geiros circularam pelos aero-portos internacionais brasilei-ros. O total excede em 2,2% as19,79 milhões de pessoas nes-ses terminais aéreos em 2013.

Os recentes surtos de saram-po ocorridos nos Estados Unidose no Brasil sugerem que as taxasde imunização contra a doençaem algumas áreas estão abaixodo necessário para prevenir apropagação de casos importa-dos nas Américas. A conclusão éda Organização Mundial da Saú-de (OMS), que reforçou a impor-tância de os países manteremaltas taxas de cobertura vacinalno Continente.

O sarampo é consideradoerradicado nas Américas des-de 2002, uma vez que não hárelatos de transmissão endê-mica da doença na região des-de então. Um comitê internaci-onal de verificação fazia o tra-balho de compilar dados e infor-mações com o objetivo de de-clarar formalmente o Continen-te livre da doença.

De acordo com a OMS, a eli-minação do sarampo nas Améri-cas enfrenta grandes desafios.Até o momento, foram identifi-cados 147 casos confirmados dadoença em quatro países doContinente Americano este ano- 121 nos Estados Unidos -, todosligados a um surto registrado noparque de diversões da Dis-neylandia, na Califórnia, em de-zembro. Também houve umcaso no México, ligado ao surtoamericano, 21 no Brasil e quatrono Canadá.

Os casos no Brasil, segundoa OMS, são parte de um surtomaior que começou em 2013 e jáinfectou mais de 700 pessoas,em 31 municípios. Os dadosmostram que, entre 2003 e 2014,as Américas registraram umtotal de 5.077 casos importadosde sarampo, a maioria em 2011.

Três diretorias da Petrobras revertiampropina para o PT, afirma delator

O ex-diretor de Abastecimento daPetrobras de 2004 a 2012, Paulo Ro-berto Costa, um dos principais delato-res da Operação Lava Jato, afirmouontem (13), em depoimento prestadoao juiz federal de Curitiba Sergio Moro,que propina relativa a três diretorias daPetrobras era direcionada "para o PT".

Costa afirmou que as diretoriasde Serviços, Exploração e Produçãoe Gás e Energia eram controladaspor nomes indicados pelo PT e opartido era beneficiado com o paga-mento de propina, pelas empreitei-ras, sobre o valor de cada contratofechado nessas áreas.

"Então normalmente a área deAbastecimento ficava com 1% do va-lor do contrato e 2% ficavam para aárea de Serviços e eram indicadospara o PT", afirmou o ex-diretor. "Naárea de Exploração e Produção, queera o diretor do PT, e a Área de Servi-ços que era do PT, os valores iamtodos para o PT. Na área de Gás eEnergia, idem. Então isso era feitodessa maneira", disse Costa, que foiouvido na condição de testemunha doMinistério Público Federal na ação penalmovida contra o ex-diretor da áreainternacional da Petrobras, NestorCerveró e o lobista Fernando Soares,dentre outros.

"Essas empresas do cartel forma-ram, vamos dizer, esses consórcios aí -normalmente trabalhavam de forma con-sorciada - e pagavam valores para seremdistribuídos aos partidos políticos, paraserem distribuídos para os operadores epara serem distribuídos para os diretoresda Petrobras, alguns diretores da Petro-bras", repetiu o ex-diretor.

06 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015

Brasileiros tentaram trazer R$ 251 milhões em bens ao paísFiscalização cobrou R$ 43 milhões em impostos e R$ 17,2 milhões em multassobre essas mercadorias; declarações espontâneas somaram R$ 2,4 bilhões

SEM DECLARAR

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Surtos de sarampo no Brasil e nosEUA mostram problemas na vacinação

Costa revelou que o PMDB tam-bém passou a receber a propina ob-tida por sua diretoria, a de Abasteci-mento, "por volta de 2006, 2007", emconjunto com o PP (Partido Progres-sista). "O PMDB me apoiou junto como PP, de comum acordo entre os doispartidos, e teve um período que oPMDB também recebia", afirmou.

Segundo Costa, o PMDB o ajudou,com apoio político, a mantê-lo no car-go. "Eu tive um problema muito sério desaúde no final de 2006, praticamentequase parei de trabalhar e muitas pes-soas ficaram de olho no meu lugar.Quando eu voltei o PMDB também co-meçou a me apoiar", disse.

Costa afirmou ainda que o apoiodos partidos aos diretores era "sem-pre" revertido na obtenção de recur-sos pelos partidos. "Não se chega, ounão se chegava, a diretor da Petrobrassem apoio político e nenhum partido dáapoio político só pelos belos olhosdaquela pessoa ou pela capacidadetécnica. Sempre tem que ter algumacoisa em troca", afirmou o ex-diretor.

Indagado pelo juiz Sergio Moro seos diretores da petroleira recebiampropina, Costa mencionou ele próprioe o ex-diretor de Serviços RenatoDuque, indicado pelo PT. Costa não fezacusação do gênero aos ex-diretoresde Exploração e Produção, GuilhermeEstrela, e de Gás e Energia, Ildo Sauere Graça Foster. O ex-gerente de enge-nharia da Petrobras Pedro Barusco,também em delação premiada, haviaisentado esses ex-diretores, dizendonão ter conhecimento de que eles re-cebessem vantagens indevidas.

O PRESENTE | 07SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

APÓS BOATOS

Ministério da Fazendanega confisco de poupança

“Tais informações são totalmente desprovidas de fundamento”,diz nota emitida pelo gabinete de Joaquim Levy

Abacaxi desnecessárioSe as explicações dadas pelo governador Beto Richa, em entrevista

ao jornal da Band, na quinta-feira (12), ao início da noite, depois queincidentes graves ocorreram na Assembleia Legislativa, quando da novaocupação do plenário e de outras instalações da Casa, com confrontoque não ocorrera na invasão da terça-feira (10), tivessem sido dadasantes do envio dos projetos à Assembleia, a situação não chegaria aoponto em que chegou. Houve um evidente erro no tempo da comunica-ção! Esses esclarecimentos do governador faltaram antes para oentendimento das partes interessadas, especialmente os professoresda área pública. Do que se valeu a oposição, mesmo diminuta, comrelativo poder de articulação na medida de seu envolvimento - especial-mente do PT - com os movimentos sindicais. A justificativa do governadorBeto Richa de aproveitamento maldoso dessa oposição, do momento emque um pacote de medidas chegava à Assembleia para aprovação, comum mínimo de discussão, não se sustenta. Até porque, sabe ele,“inimigos não mandam flores”! Faltou, sim, uma discussão maisesclarecedora com as lideranças do magistério estadual, do que sevaleram os poucos deputados oposicionistas, especialistas em aprovei-tar brechas oferecidas pelo Executivo. A impressão passada na entrevis-ta é de que a expectativa do governo é que essas necessárias medidasde contenção de despesas propostas pelo Executivo seguiriam o mesmocaminho de outras acatadas pela maioria da base governista. Cabe, nocaso, a sabedoria popular que reza: “o uso do cachimbo faz a boca torta”.Na democracia à brasileira, os poderes Executivos federal, estaduais emunicipais costumam impor suas vontades aos Legislativos e, porvezes, aos Judiciários. Estes, inclusive, pela velha fórmula de ascensãona carreira jurídica, à base de escolha de presidentes e governadores deplantão. Aí está o próprio Supremo Tribunal Federal (STF), com umministro a menos, aguardando a vontade da presidente Dilma parasubstituir o incômodo Joaquim Barbosa, de memória pouco saudosa àgovernante e seus companheiros de partido. Com um pouco de modéstiao governo admitirá que perdeu o “timing” na comunicação. Deixando nasmãos do presidente Ademar Traiano, recém-empossado na Assembleia,e aos demais companheiros, um tremendo abacaxi!

Opiniões de peso!Dois grandes nomes do Direito no Brasil, Dalmo Dallari e Ivens

Gandra Martins, travam interessante debate: com argumentos con-tra e a favor da possibilidade de um processo de impeachmentpresidencial ser instaurado no Brasil.

Falta vontadeDiálogo, por sinal, é o que Lula

e o marqueteiro João Santanaestão sugerindo à presidente Dil-ma, face a sua aprovação popularem níveis preocupantes. Lá, emsituação diferente da enfrentadapelo governo local, este com difi-culdade para “regar” com recur-sos escassos alguns importan-tes veículos de comunicação daCapital. Nacionalmente o que nãofaltam são patrocínios oficiais.Desde uma combalida Petrobras(que nem deveria continuar anun-ciando), passando por patrocíni-os milionários de Banco do Brasil,Caixa, BNDES, Correios. Boa von-tade com o governo federal, pelovolume de comerciais, não falta.Falta mesmo vontade da presi-dente em dizer aos brasileirosqual é a real situação do país.

Se dá paracomplicar...

... por que facilitar. Deve ser oraciocínio das burocracias da Urbse da Comec, com as novas nor-mas estabelecidas em relação aotransporte coletivo na RegiãoMetropolitana de Curitiba. Embo-ra a integração seja mantida, emmatéria de encargos financeiros,

governo e prefeitura curitibanaficaram “cada um na sua”. Curi-tiba paga as linhas internas e ogoverno assume as intermunici-pais. Complicada ficou a situaçãodo usuário morador nos municí-pios vizinhos à Capital: vai ter usardois cartões. “Um na ida, outro nafrida”, nos próximos meses. Acoluna repete o mantra: “Na brigado mar com o rochedo, quem so-fre é o marisco”!

Para pensar!Os governos atingidos pela

escassez de água provocadas pelaimprevidência e incompetência,tanto na falta de água para consu-mo como para geração elétrica,partem para uma solução queBarcelona, na Espanha, utiliza hámuito tempo: a dessalinizaçãodas águas marítimas. Outra pos-sibilidade viável existiria se de hámuito medidas para evitar a polui-ção dos nossos caudalosos riostivessem sido tomadas. Em SãoPaulo, um imenso Tietê, se cuida-do, seria hoje uma solução farta;bilhões foram gastos sem resul-tado. Um bom exemplo para Curi-tiba e região, com seu quase apo-drecido Rio Iguaçu, que aindapode ser salvo!

O Ministério da Fazendadivulgou uma nota, ontem(13), para negar o boato,divulgado em redes sociais,de uma suposta ação de con-fisco da poupança que o go-verno estaria planejando. Anota de esclarecimento, emi-tida pelo gabinete do minis-tro Joaquim Levy, afirma o

seguinte: “Não procedem asinformações que estariamcirculando pela mídia soci-al de que haveria risco deconfisco da poupança ou deoutras aplicações financei-ras. Tais informações sãototalmente desprovidas defundamento, não se confor-mando com a política eco-

nômica de transparência ea valorização do aumentoda taxa de poupança denossa sociedade, promovi-da pelo governo, através doMinistério da Fazenda”. Oboato de confisco estariasendo propagado por meiodas redes sociais, segundoo ministério.

Tarifa da Sanepar terá aumento de 12,5%A tarifa de água e esgoto da

Companhia de Saneamento doParaná (Sanepar) será reajus-tada em 12,5% neste ano. Oaumento foi autorizado naquinta-feira (12) Governo doEstado, conforme decreto pu-blicado em Diário Oficial.

Pela proposta, o reajusteserá dividido em duas parce-las, sendo a primeira de 6,5%,aplicada a partir do dia 24 demarço, e a segunda, de 6%,válida a partir do dia 1º dejunho de 2015. Os dois por-centuais de reajuste vão inci-

dir sobre as tarifas de água eesgoto praticadas hoje pelaSanepar. No caso da tarifa deágua e esgoto residencial paraos consumidores de Curitibaque consomem até 10 m² deágua, o valor passará deR$ 46,48 para R$ 49,5 a partirdo dia 24 de março, e paraR$ 52,32 com a segunda par-cela do reajuste no início dejunho. Para as demais locali-dades do Estado, o valor datarifa de água e esgoto ficaráem R$ 48,1 a partir de marçoe R$ 50,9 a partir de junho.

O aumento de 12,5% foiexatamente o mesmo pleite-ado pela Sanepar ao Institu-to das Águas do Paraná -autarquia vinculada à Se-cretaria Estadual de MeioAmbiente e que atua comoórgão regulador da empre-sa. No ano passado, a Sane-par pediu um aumento de8,17%, mas teve direito a umrepasse menor, de 6,4%. Em2013, a companhia planeja-va reajustar a tarifa em10,62%, mas o índice autori-zado ficou em 6,9%.

Bebidas e camisinhas mais caraspuxam a inflação do Carnaval

As despesas com produ-tos e serviços mais consumi-dos no Carnaval subiram7,42%, entre fevereiro de2014 e janeiro de 2015, pata-mar próximo da inflação acu-mulada no mesmo período,que foi de 7,66%, de acordocom o Índice de Preços aoConsumidor da FundaçãoGetúlio Vargas (IPC/FGV)do mesmo período.

Entre os itens que maissubiram de preço, estão asbebidas alcoólicas e não al-coólicas: cervejas aumenta-ram 10,89% e os refrigeran-tes, 11,62%. “Essa alta estárelacionada aos impostoscobrados nesse setor, mastambém está ligada ao perfilde serviço que tem esse se-tor. No valor da bebida,estão incluídos o salário do

garçom que serve, os custoscom a estrutura do estabele-cimento, ar-condicionado,refrigerador. E sabemos quea energia subiu 18% e novosreajustes estão previstos”, ex-plica o economista AndréBraz, responsável pelo levan-tamento.

“Os serviços, que estão li-gados a este levantamento,tiveram uma elevação acimada inflação. Isso faz parte deum cenário de longa data quenão está restrito apenas a áreade lazer e turismo. Todos osserviços subiram muito, comomensalidade escolar, estacio-namento e consultas médi-cas”, completa o profissional.

Alvo de campanhas noCarnaval, a camisinha ven-dida em estabelecimentos co-merciais teve alta de 8,99%.

Vale lembrar que os pre-servativos são distribuídosgratuitamente nos postosde saúde do país. Entre osalimentos, o café da ma-nhã ficou 14,90% mais caroe os doces e salgados,12,20%. O tradicional cafe-zinho teve alta de 12,06% eos sucos comprados forade casa, 10,89%.

Já no grupo dos servi-ços, a tarifa dos hotéis au-mentou 11,98% nos últimos12 meses até janeiro de 2015.Os passeios turísticos segui-ram a mesma direção, comalta de 1,90%.

Apesar do viés geral dealta, as passagens aéreas fi-caram, em média, 4,15%mais baratas. Os protetoressolares também tiveram bai-xa de 1,18%.

08 | O PRESENTE ESTADO SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015

PRF proíbe obras em rodovias do Paraná durante o feriadoMedida vale para obras não emergenciais. Policiais permanecerão

em alerta no feriado para possíveis manifestações nas rodovias

CARNAVAL

A Polícia Rodoviária Fe-deral (PRF) determinou, naquinta-feira (12), a proibiçãode obras nas rodovias do Pa-raná durante o feriado deCarnaval. A obra só poderáser realizada em caso de emer-gência. Os policiais perma-necerão em alerta no feriadopara possíveis manifestaçõesnas rodovias.

A Polícia Rodoviária Fe-deral iniciou ontem (13) aOperação Carnaval 2015, queestá inserida na segunda eta-pa de um esforço de fiscaliza-ção mais abrangente, a Ope-ração Integrada Rodovida.Durante o período das festasde Momo, a PRF modifica oplanejamento das ações quevêm sendo realizadas desde odia 12 de dezembro e adapta afiscalização para as caracterís-ticas do trânsito no períodocarnavalesco até a Quarta-fei-ra de Cinzas (18).

Historicamente, o Carna-val é o período mais crítico do

calendário de operações da PRF,seguido de Natal e réveillon.Pelas características dos feste-jos carnavalescos, é mais vio-lento em decorrência do usoabusivo de álcool. Por isso,um dos principais focos daPRF será a fiscalização cometilômetros. Informações for-necidas pelo setor de estatísti-cas, como dias, horários e lo-cais em que há mais ocorrên-cias de acidentes, subsidiam oplanejamento para o posicio-namento estratégico das via-turas e a definição de coman-dos específicos.

Todas as viaturas de servi-ço estarão equipadas commedidores de alcoolemia. Porisso, a fiscalização de embria-guez nas rodovias federaispoderá acontecer a qualquermomento e durante qualquerabordagem em que haja sus-peita por parte do agente fis-calizador. A Operação Inte-grada Rodovida prevê, ainda,a fiscalização simultânea por

parte dos diversos órgãos detrânsito, cada qual nas viasde sua circunscrição.

É importante lembrar que,após as mudanças na Lei Seca,não existe mais tolerância paraa quantidade de álcool no or-ganismo de quem dirige. Qual-

quer traço etílico verificado ésuficiente para o motoristapagar uma multa de R$ 1.915,ter a carteira suspensa e serimpedido de seguir viagem.

Durante o período do Car-naval, o foco da PRF conti-nua sendo as condutas res-

ponsáveis por elevados índi-ces de letalidade. Por isso, alémda embriaguez ao volante, osesforços de fiscalização esta-rão voltados para coibir oexcesso de velocidade, as ul-trapassagens proibidas e onão uso do capacete.

Paraná tem Carnaval com chuva e temperatura baixaUma frente fria avança so-

bre o Oceano Atlântico e causachuva e queda na temperaturaem todo o Estado. A meteorolo-gista do Simepar, Ana BeatrizPorto da Silva, explica que o au-mento da instabilidade do tem-po iniciou ontem (13) com maisforça nas regiões Sul e Leste doParaná, para depois se espalharpara o restante do Estado.

A profissional também in-forma que há previsão de acu-mulados de chuva significati-vos em todo o Estado, o que vaicausar a queda nos termôme-

tros. “Entre sábado (hoje, 14) edomingo (amanhã, 15), o tem-po será mais fechado, com ne-bulosidade e chuva a qualquerhora do dia”, revela. O mautempo persiste ao menos atésegunda-feira (16).

Em Curitiba e no Litoral pa-ranaense, as pancadas de chu-va ganham força no fim de se-mana. Na Capital, os termôme-tros ficam entre os 16°C e 25°C.Já no Litoral, apesar da chuva,a queda na temperatura é me-nor, com variação entre 19°C e30°C. Na região dos Campos Ge-

rais, em Ponta Grossa, o feria-dão também deve ser marcadopelas pancadas de chuva, comtemperaturas de 15°C a 27°C.

Na região Norte, em Lon-drina, a chuva predomina, comtemperatura entre 17°C e 31°C.O mesmo quadro se repete noNoroeste, mas em Maringá fazum pouco mais de calor: a vari-ação de temperatura fica entre19°C e 32°C. No Oeste, em Foz doIguaçu e Cascavel, pancadas dechuva devem cair todos os dias,e a temperatura mínima fica em19°C e a máxima em 31°C.

O PRESENTE | 09SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015 ESTADO

Vendas do varejo paranaense crescem 2,47% em 2014PESQUISA FECOMÉRCIO

Bom desempenho no fim do ano não foi capaz de alavancar a média anual, que acumuloualta de 2,47%. Queda nas vendas de veículos puxou a atividade comercial para baixo

As vendas do varejo para-naense em dezembro contra-riaram as expectativas de queeste seria o pior Natal de to-dos os tempos. É o que mos-tra a Pesquisa Conjunturalrealizada pela Federação doComércio de Bens, Serviços eTurismo do Paraná (Fecomér-cio PR). O comércio obtevecrescimento tanto em relaçãoa novembro (9,79%) quantona comparação com o mesmomês do ano anterior (5,77%).

Os ramos de maior cresci-mento em dezembro ante no-vembro foram aqueles tradi-cionalmente relacionados aocomércio de presentes e festasde fim de ano: calçados(88,69%), vestuário e tecidos(66,66%), livrarias e papelari-

as (40,51%), óticas, cine-foto-som (39,90%), lojas de depar-tamentos (33,65%) e super-mercados (22,55%).

No entanto, o bom desem-penho no fim do ano não foicapaz de alavancar a médiaanual, que acumulou alta deapenas 2,47%. A queda de12,36% nas vendas de veícu-los no acumulado do anopuxou a atividade comercialde 2014 para baixo. Os setoresde vestuário e tecidos e deautopeças e acessórios tam-bém registraram redução de -7,43% e -1,43%, respectiva-mente. Ainda que positivos,os indicadores de vendas dossupermercados (0,79%) e daslivrarias e papelarias (2,94%)foram os menores crescimen-

tos no período de janeiro adezembro do ano passado.

O segundo semestre apre-senta, historicamente, fatu-ramento maior do que nosprimeiros meses do ano. Noentanto, no segundo semes-tre de 2014 as vendas cresce-ram pouco. O resultado daseleições e a conjuntura eco-nômica permitiram a forma-ção de um cenário de expecta-tivas negativas na economiainterna. O desaquecimento foisendo materializado no de-correr do ano, apesar da ex-pectativa positiva que predo-minava no início. A Copa doMundo não gerou os resulta-dos esperados, bem como asprincipais datas comemorati-vas do comércio.

Por outro lado, o ano de2014 foi positivo para algunssegmentos, entre eles, com-bustíveis (16,26%), lojas dedepartamentos (8,73%), far-mácias (6,79%), móveis, de-coração e utilidades domésti-cas (4,45%) e materiais de cons-trução (4,06%).

DADOS REGIONAISNa análise regional, o vare-

jo da região Oeste obteve amelhor performance, com altade 6,75% no acumulado de2014. Em seguida está Curitibae Região Metropolitana, com4,09%, e Maringá, com 0,55%de acréscimo. Os demais polospesquisados tiveram retraçãonas vendas, sendo que a regiãoSudoeste sofreu queda de -

5,49%, Ponta Grossa de -5,07%e Londrina -2,18%.

Já nas vendas de Natal, omelhor resultado ficou comMaringá, que teve aumentode 31,24% no faturamento dedezembro na comparação comnovembro. Na sequência fi-caram Londrina (16,82%),Ponta Grossa (12,65%), Su-doeste (12,64%), Curitiba(6,88%) e a região Oeste, aúnica a sofrer queda nas ven-das de dezembro, com -2,86%.

Em relação a dezembro de2013, o destaque foi de Lon-drina, com aumento de 8,63%.Em seguida ficaram Maringá(6,96%), Curitiba e Região Me-tropolitana (5,31%), Sudoes-te (4,44%), Oeste (2,96%) ePonta Grossa (-2,87%).

Estado alerta população sobre proliferação do mosquito da dengueA Secretaria de Estado da

Saúde divulgou na quinta-feira(12) o balanço da situação dadengue no Paraná. Sete municí-pios estão em situação de epide-mia e 107 registram casos dadoença, a maioria em cidadesdas regiões Norte, Noroeste eOeste. O Estado confirmou 892casos de dengue nos últimos seismeses, o que significa um au-mento de 20,9% em relação aomesmo período do ano passado,com 187 ocorrências a mais.

As cidades de Itaúna do Sul,Paranapoema, São João doCaiuá, São Pedro do Paraná,Rio Bom, Jataizinho e Rancho

Alegre D'Oeste registram umamédia acima de 300 casos dadoença por 100 mil habitantes,o que determina a situação deepidemia. Outras seis cidadestêm risco médio de infestação:Uraí, Tamboara, Diamante doNorte, Amaporã, Loanda e Ipo-rã. Essas informações estão nolevantamento do índice rápi-do de infestação, realizado emdezembro de 2014 e janeiro de2015. O estudo é feito em 270municípios paranaenses, con-siderados infestados pelo mos-quito Aedes aegypti, transmis-sor da dengue e da febre chi-kungunya.

Diante da avaliação, o Esta-do alerta a população para eli-minar recipientes que acumu-lam água e que favorecem aproliferação do mosquito trans-missor. “Neste período de chu-vas de verão e forte calor nasregiões de maior incidência,devemos aumentar os cuida-dos para não permitir focos deinfestação”, explicou a coorde-nadora do Centro Estadual deVigilância Ambiental, IvanaBelmonte. “Se não houver acú-mulo de recipientes que retémágua parada, os mosquitos nãose reproduzem. Por isso é im-portante que as pessoas verifi-

quem semanalmente suas ca-sas e quintais em busca de lo-cais que podem se tornar cria-douros”, completa.

CASOS GRAVES

O 8º boletim epidemiológi-co da dengue relata a ocorrên-cia de três casos graves, queevoluíram para cura, e confir-ma a primeira morte pela doen-ça no Paraná no período entreagosto de 2014 e fevereiro desteano. Exames realizados no La-boratório Central do Estadoconfirmaram que foi dengue acausa da morte da mulher de 66anos, que apresentava outras

comorbidades e residia em SãoJoão do Caiuá.

A Secretaria de Estado daSaúde analisa ainda um casorelatado como suspeito demorte por dengue em Ângulo,no Norte do Estado. A mulher,de 45 anos, morreu no Hospi-tal Cristo Rei, em Astorga, e osprimeiros exames realizadosforam negativos para a doen-ça. O caso segue em investiga-ção para identificar qual foi acausa da morte.

Os municípios com maiornúmero de casos confirmadossão Londrina (100), Itaúna doSul (86) e São João do Caiuá (62).

10 | O PRESENTE ESTADO SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015

FIM DA GREVE?

Representantes do governo eAPP se reúnem na quinta-feira

Encontro foi marcado pelo secretário-chefe da Casa Civil,Eduardo Sciarra, e vai acontecer no Palácio Iguaçu

O Governo do Estadoagendou uma reunião com adireção da APP-Sindicato,que representa os professoresestaduais, para discutir o fimda greve da categoria e oinício das aulas. O encontrofoi marcado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Eduar-do Sciarra, e vai acontecerno Palácio Iguaçu na quin-

ta-feira (19), às 14h30.Os professores permane-

cem acampados em frenteda Assembleia Legislativado Paraná (Alep) até depoisdo Carnaval. Com isso, 950mil alunos estão sem aulas,as quais deveriam ter sidoretomadas na segunda-fei-ra (09). De acordo com oSindicato dos Professores de

Escolas Públicas do Paraná(APP-Sindicato), a retiradadas propostas do pacote dogoverno representa apenasum dos itens das reivindi-cações da categoria. A ade-são à paralisação é de 100%na categoria, o que equiva-le a 100 mil profissionais,segundo as informações dosindicato.

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Zero Hora (@zerohora)Cochilos podem amenizar prejuízos de noites mal dormidas.

OAS usou Arena do Grêmio para receber dinheiro de caixa 2,afirma delator.

Estadão (@Estadao)Petrobras: ex-gerente entregou à PF contabilidade de propina a

tesoureiro do PT.

CBN Cascavel (@cbn_cascavel)Pacotaço desgasta governo e deputados governistas.

Folha Poder (@folha_poder)Cunha cobra fim de “discriminação” contra deputados evangélicos.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Professores mantêm acampamento no Centro Cívico no 5º dia de

greve.

Felipe Patury (@FelipePatury)Colunista da Época

Partido Militar Brasileiro quer o número 38, de calibre 38.

Notícias do Senado (@Agencia_Senado)Congresso deve voltar a analisar PEC da demarcação de terras

indígenas.

Míriam Leitão (@MiriamLeitaoCom)Jornalista

Com clima ideal, Sul espera grande safra de soja; câmbio ajuda.

Valor Econômico (@valor_economico)PIB brasileiro ficou estagnado em 2014, diz Serasa Experian.

Segurança PR (@sesppr)Carnaval terá reforço no policiamento nos principais pontos do

Estado.

PPS23 (@pps23)Em entrevista ao O Globo, @RenataBueno23 diz que Pizzolato deve

ser extraditado.

Câmara Notícias (@CamaraNoticias)Câmara aprova urgência para Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Fábio Campana (@fabiocampana)Jornalista

Ao PMDB, Lula critica governo e pede conversa séria entre Dilma eCunha.

Caderno G (@gpcadernog)50 Tons de Cinza foi mal recebido no Festival de Berlim: chegou a

provocar risos.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)PMDB age para isolar PT e conduzir CPI da Petrobras.

Folha de S.Paulo (@folha)Xavi desabafa e diz estar cansado do caso Neymar no Barcelona.

Congresso em Foco (@congemfoco)Governo publica regras para uso de energia e água em prédios

públicos.

ANS (@ans_reguladora)#ANS suspende, a partir de 19/02, comercialização de 70 planos de

saúde de 11 operadoras.

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)Brasil sobre de 111º para 99º em ranking de liberdade de imprensa

da Repórter sem Fronteiras.

Secretário da Fazenda diz que está“juntando dinheiro” para pagar funcionalismo

O secretário de Estado daFazenda, Mauro Ricardo Cos-ta, garantiu ontem (13) que ogoverno está “juntando di-nheiro” para pagar os salári-os do funcionalismo públicorelativos ao mês de fevereiro.

Havia o boato de que oGoverno do Paraná tentoude todas as maneiras ver apro-vados nesta semana, pelaAssembleia Legislativa, osprojetos de ajuste, apelidadosde “pacotaço”, por não haverdinheiro para pagar a folhado funcionalismo.

Questionado se o paga-mento da folha de fevereiro

está garantido, Costa disse:“Ainda não, estamos juntan-do dinheiro para poder pagar”.Os recursos, segundo ele, sãoprovenientes da arrecadação.“A nossa previsão sinalizapelo atendimento da necessi-dade de pagamento, pelo me-nos da folha, que é nossa pri-oridade”.

Perguntado se, como umdos mentores dos projetos deajuste fiscal, diante de toda arepercussão, arrependeu-se dealgum ponto, repensou algu-ma parte, o secretário da Fa-zenda respondeu: “Bastaolhar situação do Estado, si-

tuação que só tem dinheiropara mal e porcamente pagara folha. Se não for feito ajus-te, vamos nos transformarem grandes gerentes de re-cursos humanos”.

Ele acrescentou que seriafundamental a aprovação doprojeto, não necessária. Eao avaliar a repercussãoocorrida em Curitiba e noEstado, Costa afirmou quetalvez tenha havido “uma di-ficuldade de transmitirmos asituação real que passa o Esta-do, explicar melhor as medi-das, me parece que houve umadeficiência de comunicação”.

Após invasão, Assembleia fecha paralevantar “prejuízo e fazer reparos”

A Assembleia Legislativado Paraná (Alep) ficará fe-chada até quarta-feira (18)para “levantar os prejuízos ereparar os danos da invasão”de manifestantes, que ocupa-ram o prédio por três dias. Asvotações no plenário serãoretomadas apenas no dia 23.Oito mil pessoas participa-ram do protesto na quinta-feira (12), de acordo com aPolícia Militar, e o pacote demedidas, parte das reivindi-cações dos trabalhadores, foiretirado da pauta de votaçõespara revisão.

Durante a manifestação,houve tumulto e confrontocom a polícia. Seis manifes-tantes e cinco policiais fica-ram levemente feridos. Na

manhã de ontem (13), cen-tenas de manifestantes ain-da permaneciam acampa-dos em frente ao prédio daAssembleia.

Os servidores protestaramdesde segunda-feira (09) con-tra o pacote de medidas dogoverno estadual que, entreoutros itens, afeta a carreirados educadores. Entre as exi-gências dos trabalhadores da

Educação estão o pagamentode benefícios atrasados e areabertura dos turnos fecha-dos no fim de 2014. A greveda categoria começou na se-gunda-feira e prejudica qua-se um milhão de estudantes.

Por causa dos protestos,o secretário-chefe da CasaCivil, Eduardo Sciarra, pe-diu a retirada do pacotaçopara revisão.

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]: Tendência ailusões no campo emo-cional e nos relaciona-mentos. Sinta-se em

sintonia emocional e espiritualcom quem ama.

TOURO: Busca de umentendimento das ques-tões emocionais. Sejaempático e solidário às

necessidades de pessoas que lhesão significativas.

GÊMEOS: Desafios en-tre as demandas dosrelacionamentos e dacarreira. Cuidado com

a tendência a exigir ou esperardemais das pessoas.

CÂNCER: Não basta teruma teoria se ela nãofor aplicada na prática.Cuidado com a tendên-

cia a se cobrar em demasia ouidealizar os relacionamentos.

LEÃO: Fortes aprendi-zados sobre amor, sexu-alidade e intimidade.Aja com maturidade em

tudo o que envolva dinheiro esentimentos.

VIRGEM: Sentimentode que há conflito entreas próprias demandas eas dos seus relaciona-

mentos. Cuidado para não exage-rar em expectativas.

LIBRA: Desafio de co-locar em prática as idei-as e projetos que vocêpossui. Cuidado com a

tendência a se achar o dono daverdade.

ESCORPIÃO: Evite mis-turar assuntos financei-ros e emocionais. Ajacom prudência, evitan-

do excessos no terreno material.Cuidado com ilusões.

SAGITÁRIO: Fortes de-mandas familiares po-dem preocupar. Há umdesafio envolvendo o

que você quer fazer e o que a suafamília pode estar solicitando.

CAPRICÓRNIO: Deixeas coisas claras, evitan-do excesso de expecta-tivas. Cuidado com a

tendência a mal-entendidos emseus relacionamentos.

AQUÁRIO: Evite mistu-rar amizade e negócios.Reflita sobre seus valoresmais significativos. Ten-

dência a excessos e a negligências.

PEIXES: Desafios en-volvendo demandaspessoais e da carreira.Invista em conhecimen-

to e trabalho sem esquecer dossentimentos.

BOLO DE CHOCOLATEVEGANO

Modo de preparo:Massa: preaqueça o forno a 180ºC. Unte duas formas redon-

das de 23 centímetros. Misture numa tigela as farinhas, cacau,fermento, açúcar mascavo, sal e canela. Em outro recipientemisture bem o óleo, azeite, vinagre e água. Com a ajuda de umacolher de pau, misture lentamente os ingredientes líquidos aossecos. Divida a massa igualmente entre as duas formas ecoloque no forno para assar por 35 minutos. Não abra o forno nosprimeiros 30 minutos para o bolo não solar. Retire do forno e deixeamornar antes de desinformar. Cobertura/recheio: numa panelamédia, aqueça a água e o agar-agar até o pó estiver totalmentedissolvido. Adicione o cacau, açúcar mascavo, melado e o sal.Deixe levantar fervura, mexa bem e abaixe o fogo no mínimo.Cozinhe por dois minutos, sempre mexendo.

Ingredientes:Massa:3 copos de farinha de trigointegral1 copo farinha de trigobranca1 copo de cacau em pó(sem adição de açúcar)2 copos de açúcar mascavo1 colher (sopa) de fermentoem pó1 pitada de sal marinho1 colher de chá de canela½ copo de óleo de coco +

½ copo de azeite1 colher de vinagre de maçã(não filtrado)4 copos de água

Cobertura/recheio:4 colheres (chá) de agar-agar em pó2 copos de água¾ copo de cacau em pó1 copo de açúcar mascavo4 colheres de melado decana1 pitada de sal marinho

SÁBADO (14)

*

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

José Alfredo cobra explicações de Maria Marta sobre seu casamentocom Silviano. Du conversa com João Lucas. Antoninho convida JoséAlfredo para desfilar na escola União de Santa Tereza. Silviano choraolhando foto de seu casamento com Maria Marta. Josué e José Alfredoprocuram álbum que Maurílio deu para Maria Marta. Magnólia decidecomprar um camarote para o carnaval. Érika parabeniza Téo por suces-so da campanha de doação de sangue para Cláudio. Xênia arma planopara boicotar fantasia de Juju. Xana e Naná levam Luciano para casa deacolhimento. Maria Marta conta para Maria Clara que José Alfredodescobriu seu segredo com Silviano. Naná conta para Xana que quercasar com Antônio para adotar Luciano e Xana fica decepcionada. MariaIsis, Antônio e Vicente visitam Cláudio no hospital. Maria Clara vê JoséPedro conversando com Merival. Téo Pereira recebe flores.

IMPÉRIO

Samantha pede que Pepito avise a Sueli que Marcos está com Laurano restaurante. Ricardo e Emerson perdoam César, mas desconfiamdo atleta. Sueli aparece no restaurante e ameaça Marcos. Meire avisa aAna Dirce que não quer Azeitona em sua casa. Fernando deduz que foiAdriana quem plantou a notícia sobre Israel na internet. Sueli tentaconvencer Marcos a contar para ela porque tem tanto interesse em ficarcom Laura. Gaby pergunta a Bélgica se ela está se relacionando comGustavo. Nildes avisa aos médicos do hospital que foi Marcos oresponsável pela anestesia que quase tirou a vida de um paciente.

ALTO ASTRAL

Sandra conta o que sabe sobre os atropelamentos para Gusta-vo. Vitória insinua que Carlota pode ter sido a culpada pelo atrope-lamento de Sandra. Beto manda Solange parar de depositar dinhei-ro na conta de sua mãe. Leonor ouve Sandra tentando convencerElísio a reatar com Beatriz. Carlota reclama por Homero ter levadoVitória para falar com Corvo. Gustavo decide investigar os casos deatropelamento. Ricardo aconselha Elísio a rever sua relação comBeatriz. Beatriz tenta se reaproximar dos filhos. Vitória revela paraGustavo que não sabe se foi Carlota, Homero ou Corvo quem tentouatropelá-la. Cristina dispensa Fernando. Artur afirma a Susana queconseguirá o dinheiro para comprar sua parte na Star Trip. Céliaconta para Gilda e Mário que o marido será o novo sócio da empresa.Carlota encontra Gustavo na mansão.

BOOGIE OOGIE

SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015 VARIEDADES O PRESENTE | 11

LOJA DE SAPATOSO Manuel foi a uma loja de sapatos, numa segunda-feira.

Escolheu, escolheu e acabou se decidindo por um par desapatos de cromo alemão.

O vendedor lhe entregou os sapatos, mas foi logo advertindo-o:- Senhor, estes sapatos costumam apertar os pés nos

primeiros cinco dias!- Não tem problema! Eu só vou usá-los no domingo que vem!!!

PAI MALANDROJoãozinho chega em casa com uma carteira e diz:- Pai, achei essa carteira com dinheiro dentro, mas tem o

nome do dono nela. Eu devolvo para o dono ou gasto o dinheiro?O pai diz:- Devolve nada, pode gastar tudo, é seu. O dono que se dane.Joãozinho, seguindo a dica do pai, gasta tudo. Algumas

horas depois, o pai, curioso, pergunta:- Você disse que aquela carteira tinha o nome do dono nela,

afinal de contas de quem ela era?Joãozinho responde:- Sua.

A semana que passou já en-trou para a história do Paraná.A avaliação praticamente unâ-nime é por conta da “guerra”travada entre professores darede estadual de ensino e Go-verno do Estado, que protago-nizaram - e ainda protagoni-zam - cenas que rodaram o país.Os educadores entraram emgreve na segunda-feira (09),quando aconteceria o primeirodia de aula do ano letivo. O es-topim do impasse foi o pacotede medidas enviado pelo go-vernador Beto Richa à Assem-bleia Legislativa (AL), que tra-

ria prejuízos à classe. A semanafoi de invasão da Casa de Leis,culminando na quinta-feira (12)com a retirada do projeto dapauta de votação, não antes deum confronto entre policiais eeducadores e deputados a favordo projeto sendo escoltados emum blindado da Polícia Militar.

Vitória parcial. É assim queavaliam os líderes do movimen-to grevista em Marechal Cândi-do Rondon. A reportagem de OPresente conversou com váriosprofessores que fazem vigíliaem frente ao escritório do depu-tado estadual Elio Rusch, alia-

do do governo e um dos 35 par-lamentares que na terça-feiravotou a favor de transformar oplenário da Casa de Leis emcomissão geral. Entre eles duasdocentes que foram até a Capi-tal do Estado reivindicar osdireitos da classe e participa-ram do confronto que assom-brou o Paraná.

“Foi com a luta dos profes-sores que conseguimos retiraro projeto de pauta, mas até con-seguirmos isso vivemos mo-mentos de muita tensão. Comvários professores, eu estavaocupando o espaço interno daAssembleia. De repente, escu-tamos barulhos de botas. Era atropa de choque (da Polícia Mi-litar), avisando antes mesmode chegar para que todos dei-tássemos no chão”, conta a pro-fessora Neiva Maria Fritzen, doColégio Eron Domingues. “Emseguida escutamos os barulhosde tiros”. Era o início do con-fronto. Do lado de fora da AL,policiais usavam bombas deefeito moral, spray de pimentae balas de borracha para ten-tar acalmar o movimento, queao longo da semana se mostrousólido e decidido. Grades der-rubadas e uma nova invasãoacontecia - a primeira tinhasido na terça-feira, quando oprojeto iria ser votado pelaprimeira vez, mas a sessão foicancelada por conta da inva-são. Naquela ocasião, a cena da

bandeira do Brasil sendo alça-da no plenário da Casa rodavao Brasil. Pessoas se lançavamdas galerias para o plenário,indicando que desistir não erauma opção.

Desde o princípio da greve, omovimento ganhou força, diaapós dia. Cada vez mais infla-do, como o grito de desabafodos professores em frente àAssembleia, angariou simpati-zantes de outras classes, comofuncionários estaduais da saú-de e da segurança, também emgreve no Paraná. É o que contaa professora Aline Kirchheim,do Colégio Frentino Sackser, queacampou desde terça-feira emCuritiba para reclamar os di-reitos da classe. “A polícia nãoqueria nos enfrentar. A gentevia que eles queriam é estar donosso lado. A coisa só não foipior porque eles (policiais) es-tavam sensibilizados”, diz. Deacordo com ela, 10 PMs forampresos por terem “facilitado” avida dos manifestantes. “Tinhagente da saúde, agentes peni-tenciários, alunos, todos a nos-so favor”, lembra ela, que expe-rimentou o spray de pimentana linha de frente, no início doconfronto. “Estamos mais for-tes e não vamos desistir. É umavitória parcial. Vamos lutar atéo fim, não queremos perdernossos direitos”, ressalta a edu-cadora.

O projeto para alterar osdireitos dos professores foi oestopim, mas a greve é defla-grada também por outros mo-tivos. Os grevistas denunciamo que classificam como o luto daeducação. Entre os motivospara a paralisação estão o nãopagamento do terço de férias, oremanejamento de 12 mil fun-cionários das áreas adminis-trativas e que estavam afasta-dos para as salas de aula e o nãopagamento da rescisão contra-tual no fim de 2014 de profes-sores contratados pelo sistemade Processo Seletivo Simplifi-cado (PSS).

Apesar do movimento ter“vencido” a primeira batalha,dirigentes entendem que a“guerra” continua. O movimen-to permanece em frente ao Palá-cio Iguaçu e à Assembleia Legis-lativa prometendo passar o Car-naval e só entrar em sala de aulaquando o governo atender apauta de reivindicações. EmRondon, eles se concentram emfrente ao escritório do deputadoRusch. Mesmo convictos, sabemque o governo deve pedir revan-che e voltar com o projeto paravotação. “Não vejo com bonsolhos o que acontece daqui prafrente. Mas a população está donosso lado, vamos aumentar aluta, trancar BRs, fazer o que forpreciso para não termos nossosdireitos violados”, reafirma Ali-

ne. “Os deputados que dizemque nada iria mudar para nósestão mentindo. Querem mexernos nossos direitos. Eles (gover-no) querem cortar gastos tiran-do do professor, enquanto o sa-lário do governador e dos depu-tados aumenta”, disse outromanifestante em Rondon. “Foi

um ato histórico, que entra paraa história do Paraná”, acrescen-ta a professora Neiva.

Cerca de 25 professores deMarechal Rondon participa-ram do protesto em Curitiba.Ontem (13), pelo menos 50 delesestavam em frente ao escritóriodo deputado estadual.

14 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015

Deputados rondonenses avaliam semana histórica no ParanáElio Rusch e Ademir Bier acreditam que o “pacotaço” deve ser rachado e voltar à Assembleia

REPERCUSSÃO DOS FATOS

A reportagem de O Pre-sente conversou on-

tem (13) com os dois deputa-dos estaduais que represen-tam o município e a região naAssembleia Legislativa. ElioRusch (DEM) e Ademir Bier(PMDB) têm não só posiçõescontrárias, mas versões dife-rentes para o pacote de medi-das de austeridade que o go-verno tem intenção de apro-var. Para Rusch, nada muda-ria para os atuais professores eo governo conseguiria supor-te financeiro para enfrentar acrise econômica vivida no Es-tado e no país. Para Bier, o“pacotaço” é muito ruim paraos professores e a forma comoseria votado, em forma de co-missão geral, sem analisar cadaprojeto contido, é uma atitudeque precisa ser abolida do re-gimento interno do Legislati-vo estadual.

Os dois legisladores con-cordam, entretanto, que o pa-cote deve ser dividido em vári-os projetos de lei e voltar àpauta da mesa para ser vota-do. Dos 54 deputados estadu-ais, 35 votaram a favor de apro-var o projeto em uma comis-são geral. Os outros 19 forama favor de esmiuçar cada as-sunto para, então, o projetoou os projetos serem votados.

MOVIMENTO FORTEBier classificou a semana e

os fatos como parte impor-tante da história do Estado.“Estou no meu quinto man-dato e nunca vi algo parecidocom o que aconteceu nestasemana. Em todos esses anosnunca vi um movimento tãoforte, muito bem organizado.Se não fosse essa ação forte, o‘pacotaço’ teria sido aprova-do”, entende o deputado. “Es-ses acontecimentos reforçarama força que tem o educador doParaná, prestigiado por ou-tras categorias. A semana vaificar na história. Eu cumpri-mento os professores pela for-ma que conduziram a mani-festação e fico feliz de estar aolado deles”, pontua.

Para Bier, o “pacotaço” fereos direitos dos professores.“Estudamos o projeto minu-ciosamente e percebemos queele é muito ruim para o servi-dor”, destaca o parlamentar.Ele cita que entre os pontosmais sensíveis e criticados pelomovimento está a tentativade unificar o Fundo Previ-denciário ao Fundo Financei-ro, da ParanaPrevidência eque o pacote não pode servotado como um único pro-jeto. “É um erro qualquer pro-jeto não passar pelas comis-sões técnicas. Há um senti-mento (entre os deputados)de que o regimento internoda Assembleia precisa ser al-terado. Não dá para votar em

Greve continuaSegundo a APP-Sindicato, mesmo com a retirada do

“pacotaço” de pauta, o corte de dez mil funcionários;superlotação nas salas de aula, em razão do fechamentode 2,4 mil turmas; o calote em parcelas do ano passadono fundo destinado à manutenção das escolas e comprade materiais; e o atraso no pagamento do terço deférias dos docentes e da rescisão dos 29 mil professorestemporários que trabalharam na rede no ano passadomotivam a sequência da greve. Além disso, eles pedema reabertura dos projetos que funcionavam, nas escolas,no contraturno, retomada da contratação de funcionáriosde escolas, diretores, pedagogos e professores.

Deputado Ademir Bier: “Estou no meu quintomandato e nunca vi algo parecido com o que

aconteceu nesta semana. Cumprimento osprofessores pela forma que conduziram a

manifestação e fico feliz de estar ao lado deles”

Deputado estadual Elio Rusch:“Continuo defendendo a educação.

Sempre fui parceiro. Estão querendometer um carimbo na testa que a

gente não merece”

comissão geral. Isso deve serabolido”, pontua.

O deputado destaca aindaque o governo deve repartir o“pacotaço” em vários proje-tos para voltar à AssembleiaLegislativa. “Não dá paravotar diversos projetos queestão dentro de um só, nãotem como fazer a análise, ava-lizar. O governo tem interes-se nesses projetos, principal-mente na unificação dos fun-dos, para sanar seus passi-vos. Essa matéria precisa serbastante discutida”, frisa.

A proposta de reforma pre-sente no projeto de lei 06/2015, enviado pelo Governodo Estado para a apreciaçãoda Assembleia Legislativa,autorizava o governo a sacardinheiro do Fundo Financei-ro de Previdência da Parana-Previdência, em um total deR$ 8 bilhões.

SUBSTITUTIVOA opinião de Rusch é con-

trária. De acordo com o depu-tado, um substitutivo que eleapresentaria - caso o projetofosse aprovado - seria a ga-rantia de todas as vantagensdos professores, como o quin-quênio e o vale-transporte. Oparlamentar também acredi-ta que o movimento foi influ-enciado por uma corrente po-lítica contrária ao atual go-verno. “Infelizmente a Assem-bleia foi invadida. Da formacomo foi invadida não deveter sido professores. Não iamse prestar a fazer isso, comquebradeira, cerca arromba-da”, diz. “São dirigentes doPT (Partido dos Trabalhado-res) infiltrados na APP-Sin-dicato”, opina.

Rusch se reuniu com pro-fessores na semana passada edisse que lhes garantiu avan-çar em alguns pontos do “pa-cotaço”. “No substitutivo queiríamos apresentar estariamgarantidos, por exemplo, oquinquênio, o anuênio, oPDE e o vale-transporte”,pontua. “Não se mexeria emnada no plano de cargos esalários. Iríamos mantertudo. Os professores não teri-am nenhuma perda. Ou osprofessores do interior nãoforam esclarecidos do que efe-tivamente estava acontecen-do ou não acreditaram noque a gente falava”, acrescen-ta. “A unificação dos fundosseria exclusivamente para

pagar aposentados e pensio-nistas”, destaca.

O deputado defende o pro-jeto, explicando que a ideiado governo estadual é ga-rantir a saúde financeira doParaná a longo prazo. “OBeto Richa fez isso (enviou opacotaço) pensando no Pa-raná daqui 25 anos. Isso épara precaver o Estado”,enaltece. Ele também cita aatual crise financeira do Pa-raná e do Brasil como pon-to-chave para as reformaspretendidas pelo governo.“A presidente Dilma (Rous-seff) cortou R$ 22 bilhões doorçamento, R$ 7 bilhões sóda educação. São 15 Estadosque estão tomando medidaspara enfrentar a crise, parareequilibrar as finanças. Te-

mos que tomar essas medi-das para solucionar a ques-tão financeira”, menciona.

Rusch também entende queo governo deve desmembrar o“pacotaço” e que ele deve serreencaminhado à Assembleia.“Creio que o governo vai se-parar item por item e enviarpara votação, mas não seiquando”, pontua.

O deputado desabafa.“Continuo defendendo a edu-cação. Sempre fui parceiro,como na criação de cursospara a Unioeste. Estão que-rendo meter um carimbo natesta que a gente não mere-ce”, diz em relação à visão dosmanifestantes, que classifica-ram os deputados em doisgrupos: amigos da educaçãoe inimigos da educação.

Fotos: Divulgação

O PRESENTE | 15SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

DECISÃO MANTIDA

Servidores e professores da Unioeste aderem à greveTrabalhadores do Hospital Universitário do Oeste do Paraná(Houp) paralisam atividades a partir de segunda-feira (16)

Os professores da Univer-sidade Estadual do Oeste doParaná (Unioeste) aprova-ram por unanimidade a ade-são à greve por tempo inde-terminado dos servidorespúblicos estatuais. A decisãofoi tomada por aproximada-mente 300 docentes emassembleia realizada na quar-ta-feira (11), em Cascavel.Ontem (13) o comando localem Marechal Cândido Ron-don reafirmou a decisão.

Os docentes têm comopauta três pontos principais.Eles alegam a falta de paga-mento do terço de férias, rei-vindicam a retirada do paco-te de medidas do enviadopelo governo estadual à As-sembleia Legislativa, quecancela alguns direitos dosfuncionários públicos esta-duais e propõe mudanças nosistema previdenciário dosservidores - já conquistada,

e também oferecem oposiçãoao projeto de autonomia dasuniversidades estaduais,que, segundo o comando degreve, reduziria ainda maiso repasse de recursos às uni-versidades.

À reportagem de O Pre-sente, o professor e represen-tante do comando de grevelocal, Vagner José Moreira,disse que o governo vem ar-recadando cada vez mais, mes-mo assim alega falta de di-nheiro em caixa. De acordocom Moreira, que é membrodo Sindicato de Docentes daUnioeste (Adunioeste), a gre-ve será deflagrada mesmo coma retirada do “pacotaço” dapauta da Assembleia. “A ca-tegoria quer manter os direi-tos duramente conquistadosnas últimas duas décadas, mastambém luta por outras ques-tões, como pagamento de fé-rias atrasado e falta de funci-

onários e recursos na univer-sidade”, pontua.

HOSPITAL

UNIVERSITÁRIOOs trabalhadores do Hos-

pital Universitário do Oestedo Paraná (Houp) entramem greve a partir de segun-da-feira (16). A decisão foitomada por unanimidade emassembleia geral realizadapelo Sindicato dos Traba-lhadores em Estabelecimen-tos do Ensino Superior doOeste do Paraná (Sinteoes-te) na manhã de quinta-feira(12). Ao todo, 103 servido-res votaram pela greve pelopagamento imediato do ter-ço de férias e contra as medi-das administrativas apresen-tadas pelo governador BetoRicha. Os 30% dos serviçosconsiderados emergênciascontinuarão sendo presta-dos na unidade.

Repartições públicas rondonensesterão ponto facultativo na segunda

O prefeito de Marechal Cân-dido Rondon, Moacir Froehlich,o vice-prefeito Silvestre Cotticae o secretário de Administra-ção, Altair Genz, assinaram do-cumento nesta semana que de-creta ponto facultativo nas re-partições públicas municipaisda administração direta na se-gunda-feira (16) e também naparte da manhã de quarta-feira(18). O ponto facultativo foi de-cretado em função das come-morações alusivas ao Carnavale Quarta-feira de Cinzas. O ex-pediente normal será retoma-do às 13 horas de quarta.

Contudo, os serviços que,

por sua natureza, são consi-derados contínuos e essenci-ais, estarão funcionando nor-malmente. É o caso do atendi-mento na Unidade de Saúde24 Horas e no Hospital Munici-pal Dr. Cruzatti.

A Secretaria de Saúde pro-gramou atendimento especialna Farmácia Básica. Na segun-da-feira o atendimento será das08 às 12 horas e no período datarde estará fechada, assimcomo na terça-feira (17). Naquarta-feira, no período da ma-nhã também estará fechada,voltando o atendimento ao nor-mal a partir das 12 horas.

Carnaval 2015 em Santa Helena terá quatro bandas

O Carnaval de Santa Hele-na começou ontem (13), comentrada franca. A animaçãohoje (14) será de Versus Gar-gamel, DJ Pink e escola desamba de Foz do Iguaçu.Amanhã (15) se apresentam aBanda Balanção e DJ Pink.Para segunda-feira (16) estáprogramado Cowboys doAsfalto. Toda programaçãoacontece no Balneário Terradas Águas.

Todas as noites haverá ochamado “esquenta” com osblocos, a partir de 22 horas. OCarnaval iniciará às 23 ho-ras. Pessoas com mais de 55anos não pagam ingresso.

O evento é promovido

Carnaval da terceira idade aconteceu na quinta-feira (12). Foi eleitobloco mais animado, folião, foliã, rei e rainha do Carnaval

pela Associação Comercial eEmpresarial (Acisa), com oapoio da prefeitura, e tem aparticipação de 16 blocos deSanta Helena.

No balneário, há espaçode estacionamento grátis,com vigilância.

A programação contarácom escolha de rei e rainha epremiação ao melhor folião emelhor foliã. O ingresso paraquem não faz parte dos blo-cos é de R$ 15 por noite ouR$ 50 o passaporte. O cama-rote custa R$ 100 para todosos públicos.

TERCEIRA IDADEO Carnaval da terceira

idade aconteceu na quinta-feira (12). Os grupos do in-terior também participaramda animada festa. Ao somdas marchinhas, com fanta-sias e adereços, os idosos sedivertiram durante toda atarde. Foi eleito bloco maisanimado, folião, foliã, rei erainha do Carnaval.

O bloco de Carnaval maisanimado foi “Recordar é Vi-ver”, de Moreninha. O títulode foliã e folião foi para o casalMaria e Ivo Fleck. A rainhaeleita foi Senilda Thoms, dogrupo de Sub Sede. O reimomo escolhido pela comis-são julgadora foi Ilário Lin-dermayer.

Karine Munarini

16 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015

Poder Público de Pato Bragado empossa novos funcionáriosMaioria deles vai atuar junto à Secretaria de Educação e Cultura e à Secretaria de Saúde

EQUIPE ADMINISTRATIVA

Atendendo determinaçãodo Ministério Público, a Pre-feitura de Pato Bragado re-alizou, no início do ano,concurso público para ade-quar seu quadro de pessoale também suprir vagas dei-xadas por pedidos de exo-neração e aposentadoria dealguns colaboradores. Apartir da homologação doresultado e posterior con-vocação dos aprovados, on-tem (13) tomaram posse 21novos funcionários que pas-saram a integrar o quadrode pessoal do município. Amaioria deles vai atuar jun-to à Secretaria de Educaçãoe Cultura e à Secretaria deSaúde, sendo que de imedi-ato já assumiram seus pos-tos de trabalho.

A posse ocorreu na sala dereuniões do paço municipal,onde o prefeito em exercício,Leomar Rohden (Mano), re-cepcionou os convocados,dando-lhes boas-vindas. Alémdisso, o mandatário solicitou

Novos funcionários concursados foram empossados ontem (13) pelo prefeito em exercício, Leomar Rohden (Mano)

Prefeitura rondonenseconvoca professoresaprovados

O edital de convocação n° 012/2015, expedido pela prefeiturarondonense, convoca os candida-tos aprovados em teste seletivo,pela ordem de classificação final,para comparecerem na Divisãode Recursos Humanos, na prefei-tura, na quinta-feira (19).

Estão sendo convocados parao cargo de professor substituto naEducação Infantil: Aline Chagas,Rosangela Fulber, Michele Pe-try, Edlandia Fonseca da Silva,Jussara Decarli, Noeli Bugay,Raiane Neumann, Dirce Schaab eDanieli Fernandes; e para o cargode professor substituto no EnsinoFundamental Séries Iniciais: Gra-ciele Hiert, Manuela dos Santos eAline Balthazar.

Os candidatos devem com-parecer no horário normal de ex-pediente, munidos de documen-tos pessoais.

máximo de empenho e com-prometimento com o serviçopúblico que é em favor da so-ciedade bragadense.

Nos próximos dias haveráconvocação e posse de novosaprovados no concurso para

suprir vagas disponibiliza-das, de acordo com a necessi-dade das secretarias.

Também estiveram pre-sentes na posse os secretári-os que estão recebendo osnovos funcionários em suas

pastas, nas quais havia ne-cessidade de pessoal, devidoà grande demanda de servi-ços e, especialmente, na áreada educação, na qual o nú-mero de novos alunos supe-rou a previsão.

Divulgação

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

SÁBADO,14 DE FEVEREIRO DE 2015

Dia 14: Ana Rute DinizDia 14: Celso NoeDia 14: Claudete WacholzDia 14: Edineia LucasDia 14: Elenora NeunfeldDia 14: Djefer Luiz SpierDia 14: Lori SchoneDia 14: Marcos DalgalloDia 14: Meri Terezinha HorstDia 14: Valter VanzellaDia 14: Yan Vitor de Oliveira Cardoso

Valter Vanzella com a filha Márcia. Ele recebe homenagem dos familiares eamigos pela estreia de idade nova hoje (14). Parabéns!!!

Arquivo pessoal

O casal Jussara e André Mascarenhas. Elarecebe abraços e flores na segunda-feira

(16) pela estreia de idade nova

CARNAFOLIAO Avenida Tênis Clube,de Palotina, promove apartir de hoje (14) atéterça-feira (17) maisuma edição do seu

tradicional Carnaval,neste ano com o tema“Carnafolia”. A festa

mais popular do Brasilvai ter espaço no clubeque mantém a tradiçãode vários anos. Quatro

blocos tradicionaisprometem fazer a festa:

Ambev, Bira & Cia, ADiretoria e Nós

Travamos. Haverá bailecarnavalesco amanhã ena segunda-feira (16),

véspera de feriado.Dois matinês tambémestão programados,

amanhã (15) e na terça-feira, tudo com

animação de três DJsque vão agitar os

foliões.Mais informaçõespodem ser obtidas

pelo telefone(44) 3649-5025 ou peloblog www.atcpalotina.

blogspot.com.

Anne Schmitz e Jonatan Appelt em recenteacontecimento em Marechal Cândido Rondon

Arquivo pessoal

CURSO DE MARKETINGPESSOAL E DE RELACIONAMENTO

Para ampliar as competências de relacionamentopessoal e discutir temas como ética, postura ecomprometimento profissional, a Associação

Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) promove nospróximos dias 23 e 24 o curso de Marketing Pessoal ede Relacionamento. Conduzido por Gerson Gracia, o

curso tem como principal objetivo provocar umaautoanálise dos pontos favoráveis e desfavoráveis dorelacionamento pessoal, caracterizar os fatores que

destacam as pessoas em diversos campos.É direcionado a empresários, profissionais liberais,

professores, profissionais de mídia, artistas, políticos,empreendedores, vendedores, secretárias, estudantes e

demais interessados. O curso será na sala detreinamentos da Acit, com início às 19 horas.

João Livi

O PRESENTE | 19SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015 SOCIAL

Integrantes da nova diretoria daAssociação Comercial e

Empresarial de Palotina (Acipa),eleitos em assembleia realizada

na quinta-feira (12). Elesassumem a entidade no biênio

2015-2016, tendo comopresidente o empresário Márcio

Brondani, que foi reconduzidopara mais um mandato

Divulgação

HORÁRIODE VERÃO

O governo federaldesistiu da proposta

de estender o horáriode verão por mais um

mês. Estudosindicaram que a

economia de energiagerada nesse períodoseria muito pequena

e, portanto, nãovaleria a pena. O

horário de verão estáem curso desde o dia19 de outubro, com

término previsto parao próximo dia 22.

VIAGEM TÉCNICAAmanhã (15), o Núcleo de Gastronomia da AssociaçãoComercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon

(Acimacar) inicia viagem técnica para as cidades deBuenos Aires e Mendoza, na Argentina, e Santiago, noChile. O objetivo é conhecer atrações, em especial na

área de gastronomia e atendimento, e que possam seraplicadas nas empresas que pertencem ao Núcleo.O retorno a Marechal Rondon está previsto para

o próximo dia 23.

COPA VERÃO DE VELOCROSSMarechal Cândido Rondon receberá nos próximos dias 21 e 22

a 1ª etapa da Copa Verão Costa Oeste de Velocross 2015.Trata-se de um evento promovido pela prefeitura, por

intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, comorganização da MZ Sports Competições & Eventos e supervisão

da Federação Paranaense de Motociclismo. A programaçãoacontecerá no Parque de Lazer Annita Wanderer, no distrito dePorto Mendes. A expectativa é reunir cerca de 100 pilotos de 30

municípios, além do país vizinho, o Paraguai.

20 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015

RELIGIÃO

D. João convida católicos a bem viver tempo quaresmalEm café da manhã com jornalistas, bispo diocesano de Toledo apresenta tema da Campanha da Fraternidade 2015

Na quarta-feira (18) iniciaa Quaresma. Em todas as co-munidades, padres e minis-tros auxiliares distribuem ascinzas aos fiéis, com o impe-rativo: “Convertei-vos e cre-de no Evangelho”. A partirdeste gesto, os cristãos inici-am um tempo de preparaçãopara viver a Páscoa.

Para convidar os católicosda região a realizarem uma boacaminhada quaresmal, o bispodiocesano D. João Carlos Se-neme reuniu jornalistas naCúria Diocesana, ontem (13),para apresentar os pedidos daigreja para a Quaresma.

Recordando a mensagemdo papa Francisco, com o tí-tulo “Fortalecei os vossos co-rações”, D. João pediu paraque os cristãos não fiquemindiferentes com os que so-frem e não sustentem aquiloque se chama de “globaliza-ção da indiferença”.

O bispo salienta que é pre-ciso ter sempre no coraçãoque “Jesus se faz um de nóspara revelar o rosto de Deus erevelar o seu amor”, e que Eleconcretiza esse amor na cruz.“Neste tempo vamos revivercom Jesus os seus momentosde maior dor como também omomento da sua glorifica-ção”, destaca.

D. João enfatizou que otempo da Quaresma se tornaum tempo que se privilegiauma retomada da vida de cadaum, seja do ponto de vistahumano, seja do ponto devista religioso. “Alguns di-zem que é um tempo que nosconfrontamos com a nossa

fragilidade humana, lembran-do ser um tempo de que preci-samos nos esvaziar daquelascertezas que temos e que nãosustentam nossa vida”, diz.

Para tanto, lembra de trêsatitudes fortes na Quaresma,que são a oração, o jejum e aesmola. No caso da oração,por meio dela, são dados ospassos para o encontro comDeus. Quanto ao jejum, ele setorna um importante exercí-cio quaresmal, em que a pes-soa aprende um pouco mais ase desprender daquilo que ésupérfluo na vida. CitandoSão Francisco, o bispo dioce-sano afirmou: “O jejum nostorna mais simples e humil-des, mas conscientes de nossaprópria fragilidade, e compre-ensivos e compassivos com asfraquezas alheias e mais mise-ricordiosos”.

CAMPANHA DAFRATERNIDADE

No mesmo período em queinicia o tempo da Quaresma,a Igreja Católica no Brasilrealiza a Campanha da Fra-ternidade. Este ano ela temuma característica celebrati-va, pois recorda o encerra-mento do Concílio Ecumêni-co Vaticano II, que provocougrandes transformações li-túrgicas, de linguagem e derelacionamento da igreja.

Por este mesmo motivo, otema escolhido para esta Cam-panha é “Fraternidade: igrejae sociedade”. Nesta propostaé recordada a presença da igre-ja junto do povo de Deus.“Por meio desta campanha

são percebidas a presença daigreja na história da humani-dade, sua caminhada com osmais necessitados, sua mãosempre estendida - recordan-do o caráter do serviço cristãorealizado por tantas pasto-rais e movimentos eclesiais -,sem esquecer sua voz proféti-ca que denuncia as injustiçase atua em sintonia com aspessoas de boa vontade nabusca do bem comum”, de-clarou D. João.

Segundo o coordenadorda Campanha da Fraternida-de na Diocese de Toledo, pa-dre André Boffo Mendes, oobjetivo desta edição do even-to é fazer memória do cami-

Padre André Mendes, bispo D. João e a professora Michele Battisti, que integrou equipe de elaboração da CartilhaFraternidade Viva, ontem (13), por ocasião de entrevista coletiva à imprensa, na sede da Curia Diocesana

nho percorrido pela igrejacom a sociedade, identificare compreender os principaisdesafios da situação atual,além de apresentar os valo-res humanos do Reino deDeus, identificar as questõesmais desafiadoras da evan-gelização nos dias de hoje eaprofundar a compreensãoda dignidade da pessoa, cul-tura da paz e o diálogo in-terreligioso.

No contexto de reflexãoda Campanha, a Diocese deToledo realizou mobilizaçãodos grupos de base nas pa-róquias a partir de encon-tros de formação com agen-tes paroquiais e celebra ain-

da este ano os dez anos doProjeto “Fraternidade Viva”.

Nesta 10ª edição, está dis-ponível para estudantes e pro-fessores um material de apoioque leva às salas de aulas otema da fraternidade, enfati-zando uma reflexão sobre arealidade social. Padre Andréinforma que foram distribuí-dos oito mil livros para pro-fessores, 38 mil cartilhas paraestudantes do 1º ao 5º ano doEnsino Fundamental e 45 milcalendários para estudantesdas redes pública e particularde ensino pertencentes aosNúcleos Regionais de Educa-ção de Toledo e Assis Cha-teaubriand.

Paulo Weber Junior

O PRESENTE | 21SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

MARECHAL RONDON

Encontro formaliza intenções de novas parceriasGerência local do Sesi/Senai visa aproximar ações e negociações com

associações, sindicatos e prefeituras, a fim de beneficiar toda populaçãoO prefeito Moacir Froehli-

ch e o vice-prefeito SivestreCottica receberam ontem (13),na sala de reuniões do gabine-te, o gerente da unidade Sesi/Senai de Marechal CândidoRondon, Thiago D’Arisbo, no-meado recentemente, e a res-ponsável pelo Setor de Educa-ção do Sesi/Senai, Ursula Pa-dilha. Estiveram presentes,ainda, o secretário de Indús-tria, Comércio e Turismo, Gui-do Herpich, e o diretor da pas-ta, Cláudio Köhler.

O encontro serviu para a apre-sentação formal do gerente daunidade local e para formalizarnovas intenções de parcerias en-tre o Senai e a prefeitura, além demanter as já existentes.

“Foi um momento impor-tante para manter as parceri-as já existentes e para plane-jar as próximas ações. Umadas novidades instituídas re-centemente na unidade localfoi a gerência localizada, que

Comércio terá atendimento diferenciado no feriadãoConforme acordo firmado

pelo Sindicato dos Emprega-dos no Comércio de Toledo e oSindicato Patronal do Comér-cio Varejista de MarechalCândido Rondon e Microrre-gião, as lojas do comércio ron-donense que atenderam emhorário especial durante o mêsde dezembro terão expedien-

te diferenciado neste feriadãode Carnaval.

Hoje (14) o atendimento serádas 09 às 13 horas, na segunda-feira (16) haverá ponto faculta-tivo para a compensação dehoras, na terça-feira (17) serárespeitado o feriado e na quar-ta-feira (18) o atendimento serádas 13 às 18 horas. O horário

normal de expediente retornana quinta-feira (19).

Mercados, mercearias,açougues, comércio de veícu-los e autopeças, farmácias, lo-jas de materiais de constru-ção e outras, que não tiveramhorário especial em dezem-bro, poderão atender normal-mente durante o feriadão.

Autoridades municipais reunidas com o gerente da unidade Sesi/Senai de Marechal Rondon, Thiago D’Arisbo,nomeado recentemente, e a responsável pelo Setor de Educação do Sesi/Senai, Ursula Padilha

vai aproximar as ações e nego-ciações com as associações,sindicatos e prefeituras, be-neficiando toda a população”,mencionou o gerente.

D’Arisbo ressaltou que o Sesie o Senai local não seriam o quesão hoje se não fosse a parceriacom o Poder Público, que já vemde longa data. “O Sesi iniciousuas atividades há mais de 15anos com a Educação Infantil,com parceria exclusiva com omunicípio. Hoje migramos coma educação média, com o ColégioSesi, que também tem uma par-ceria importante com o municí-pio. O Senai também oferece vá-rios cursos à comunidade, gra-ças ao envolvimento do PoderPúblico. Por isso a importânciada união destas duas forças. So-mos muito gratos por esta aco-lhida do município”, apontou.

A previsão é que a estruturada nova unidade do Senai sejainaugurada no segundo semes-tre deste ano.

Ademir Herrmann

ATRAÇÕES ESPECIAIS

Cavaleiros se reúnem em Marechal Rondon no feriadão24 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015

Programação inicia hoje (14) e segue até terça-feira (17). Haverá cavalgada,prova do laço e prova dos três tambores. Taxa de inscrição é de R$ 110

O Clube do Laço RanchoSenhores dos Estribos, comapoio da Prefeitura de Mare-chal Cândido Rondon, por in-termédio da Secretaria de In-

dústria, Comércio e Turismo,realiza neste fim de semana eferiado uma programação es-pecial que deverá reunir deze-nas de adeptos à cavalgada e a

competições com cavalos.As atividades iniciam hoje

(14), às 15 horas, com cavalgadasaindo da Avenida Rio Grandedo Sul, na Vila Gaúcha, até aLinha Ouro Verde, onde será re-alizado jantar e o pernoite. Ama-nhã (15) a comitiva sairá da Li-nha Ouro Verde, às 08h30, pas-sando por Bela Vista e seguindoaté Bom Jardim, com almoço naAssociação APX. Às 17 horas acavalgada sairá para o distrito

Times de futebol americano se preparam para estreia no ParanaenseApós o último compromisso

oficial em novembro de 2014,quando o time de futebol ameri-cano de Foz do Iguaçu, BlackSharks, foi campeão da LigaNacional da modalidade, enfim otorcedor iguaçuense poderá sereencontrar com a equipe em 2015.

No próximo dia 28, os Tuba-rões Negros estreiam no Cam-peonato Paranaense de FA con-tra o time da Capital Paraná HP.A partida acontecerá às 14 ho-ras, no campo da Vila A, na Ave-

de Porto Mendes, onde no parquede lazer será realizada prova dolaço e prova dos três tambores.

A programação seguirá nasegunda-feira (16), no Clube doCavalo na Linha Arroio Fundo,onde as provas terão sequên-cia, além de jantar com músicaao vivo. Na terça-feira (17), feri-ado de Carnaval, serão realiza-das as provas finais e almoçoseguido de premiação.

Para cavaleiros que queiram

participar, a taxa de inscriçãoque dá direito às alimentações éde R$ 110. O cavalo tambémdeverá ter exame de anemia,atestado de que não possui gri-pe e Guia de Transporte Ani-mal. Caso alguém queira parti-cipar acompanhando a comiti-va com veículo, será cobradoapenas as refeições.

Mais informações podem serobtidas pelo telefone (45) 9942-3535, com Roni.

nida Silvio Américo Sasdeli.Este ano, oito equipes dispu-

tam o título. Além do Sharks, com-pete o Pyros, Crocodiles, Guardi-an Saints, Knights, Norte Paranáe UFPR Brown Spiders. Todos jo-gam contra todos e os melhorescolocados avançam aos play offs.Em 2014, o representante da fron-teira acabou fora da fase final dotorneio. Mas, para esta tempora-da, o Black Sharks contará comum grande aliado: a torcida. Dassete rodadas da primeira fase do

estadual, o time iguaçuense jo-gará quatro em Foz do Iguaçu.

A tabela completa é a seguin-te: 2ª rodada - 14 ou 15 de março:Pyros x Black Sharks; 3ª rodada -28 ou 29 de março: Black Sharksx Crocodiles; 4ª rodada - 11 ou 12de abril: Black Sharks x GuardianSaints; 5ª rodada - 25 ou 26 deabril: Knights x Black Sharks; 6ªrodada - 09 ou 10 de maio: NorteParaná x Black Sharks; e 7ª ro-dada - 23 ou 24 de maio: BlackSharks x UFPR Brown Spiders.

O PRESENTE | 25SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015 ESPORTES

24º REGIONALITO

Missal é campeã do Futebol Sete CinquentinhaFinais do bolão masculino e bocha carpê acontecem hoje (14);

no futsal idade livre, feminino, quarentinha e sub-11 serão no próximo sábado (21)A equipe de Missal en-

frentou, na noite de quinta-feira (12), o time de Matelân-dia na final do Futebol Setecategoria Cinquentinha. Ojogo aconteceu no campo daAssociação dos ServidoresMunicipais (Assemi), ondea equipe da casa venceu peloplacar de 3 a 1 e conquistouo título. Os gols de Missalforam marcados por Tarcí-sio Mascarello e ÂngeloJungbluth, que fez dois. Au-gustinho Pereiro descontoupara Matelândia.

No campeonato, a defe-sa menos vazada foi daequipe de Missal, que so-freu seis gols. O artilheiroda competição foi o atletaCarlos Schrippe, também daequipe de Missal, que mar-cou cinco gols.

A solenidade de entregada premiação às equipesvencedoras contou com apresença do prefeito AdiltoFerrari, a secretária de Edu-cação, Ivanda Heck, o se-cretário de Indústria, Co-mércio e Turismo, MauroPauli, o secretário de Ad-ministração, Paulo Paet-zold, o secretário de Finan-ças, Adair Both, e o diretorde Esportes, Décio Rohde.Na oportunidade, o prefei-to agradeceu a participaçãodos atletas, parabenizou oscampeões e já deixou o con-vite para a participação no

Cascavel inicia preparaçãopara disputar a Série Ouro

A Associação Cascave-lense de Futsal (ACF) ini-ciou, na quinta-feira (12),os trabalhos de pré-tempo-rada visando à disputa daSérie Ouro do CampeonatoParanaense de Futsal. Sob ocomando do supervisor Ale-xandre Bufollin e do orien-tador técnico Hélio Kallo,17 jogadores se apresenta-ram e iniciaram os treina-mentos da equipe do Oeste,que, na elite do futsal para-naense deste ano, quer sur-preender e fazer uma gran-de campanha em 2015.

“Vamos fazer o que temque ser feito para que a ACFvolte e seja competitiva den-tro de quadra. Para falar emtítulo ainda é cedo, mas que-remos que a equipe compe-titiva e possa fazer bons jo-gos”, disse Bufollin, em en-trevista à CATVE. “Fiquei fe-liz pelo convite e espero pas-sar um pouco do que sei paraessa equipe. Dentro do pos-sível vou procurar estar co-laborando”, emenda Kallo.

Uma das caras novas daACF é o goleiro Fabiano.Com boas passagens porParaná Clube, São Migueldo Iguaçu e Campo Mou-

rão, o novo arqueiro do timecascavelense frisou que aprincipal missão é fazer umagrande temporada e, sobre-tudo, fazer uma campanhadiferente das últimas reali-zadas pela equipe na SérieOuro. “A gente espera mu-dar a cara da ACF. O pesso-al que acompanha o futsalde Cascavel e outras equi-pes sabem que a ACF estámarcada por um time queerrou, que não chegou.Mas a gente tem o pensa-mento de mudar tudo ago-ra, com uma estrutura me-lhor, um planejamento ba-cana, principalmente combons jogadores, vamos fa-zer de tudo para mudar essacara do clube para melhor”,pontuou Fabiano.

Segundo a programaçãoda comissão técnica da ACF,o início da pré-temporadaserá reservado para os trei-namentos físicos. Na se-quência, a equipe cascavelenseiniciará os treinamentos combola, que deverão ser realiza-dos no Ginásio Sérgio MauroFestugato, que será também acasa da ACF na disputa daSérie Ouro do CampeonatoParanaense de Futsal.

Autoridades entregam premiação à equipe de Missal, que conquistoua taça de campeã do Futebol Sete categoria Cinquentinha

Time de Matelândia, vice-campeão, recebepremiação de autoridades missalenses

próximo ano.O 24º Regionalito conti-

nua hoje (14) em outras mo-dalidades, com as finais dobolão masculino e bocha car-pê, no Clube 19 de Março, e

da bocha de areia na Assemi.As finais do futsal idade li-vre, feminino, quarentinhae sub-11 serão no próximosábado (21), no Ginásio deEsportes 25 de Julho.

Fotos: Divulgação

26 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015

MUDANÇA À VISTA

Após somente uma semana, Barcos já troca de time na ChinaAtração acontece devido a chegada de Marcelo Moreno. Isto porque a Federação Chinesa interfere

nas contratações para que um clube não fique com um elenco muito superior aos demaisAnunciado como reforço

do Changchun Yatai, daChina, na semana passada,o atacante Barcos irá mudarde clube antes mesmo de es-trear. Agora, o argentino irápara o Tianjin Teda. A mu-dança no destino do argen-tino seria uma ingerência daFederação Chinesa e tambémuma cordialidade entre ospresidentes das agremiações,que são amigos.

Como contratou o tam-bém ex-gremista MarceloMoreno, o Changchun Ya-tai “cederá” Barcos ao rival.

Ao contrário do que ocorreem outros países, como oBrasil, por exemplo, a fede-ração local interfere nas con-tratações para que um clubenão fique com um elencomuito superior aos demais.

Os valores de compra dosdois jogadores continuam osmesmos, mudando apenas oresponsável pelo pagamentode Barcos. No Teda, Barcosterá a companhia dos brasi-leiros Eder, Lucas Fonseca edo ex-botafoguense Andrezi-nho. No Changchun Yatai,Marcelo Moreno não encon-

trará nenhum colega do país.A venda dos dois atacan-

tes aos clubes chineses, se-gundo informações da im-prensa de Porto Alegre, ren-derá ao Grêmio cerca deR$ 11,5 milhões. Com o clu-be em dificuldades financei-ras, a diretoria tricolor op-tou por negociar os jogado-res com salários mais altosdo elenco. Além de Barcos eMoreno, Alán Ruiz, Dudu,Zé Roberto, Pará e Bressanforam alguns dos jogadoresque deixaram o clube nesteinício de ano.

Anderson Pico passaráhoje por cirurgia no joelho

Um jogador que não pode-rá aproveitar o Carnaval é oAnderson Pico. O lateral-es-querdo do Flamengo irá pas-sar por uma artroscopia nojoelho direito, na manhã dehoje (14). A operação será co-mandada por José Luiz Run-co, chefe do departamentomédico rubro-negro. A previ-são é de que ele fique fora daequipe por um período de ummês. Para a posição, o técnicoVanderlei Luxemburgo temà disposição Thallyson oupode optar por improvisaroutro atleta no time.

Por meio das redes soci-

ais, Anderson Pico agrade-ceu o carinho que recebeudos torcedores do Flamengodesde que sofreu a lesão, di-ante da Cabofriense, masdisse que voltará em breve.“Às vezes, somos pegos desurpresa, mas tudo bem. Seique logo estarei de volta,com a mesma vontade e sor-riso dentro de campo, fazen-do o que mais gosto! Sei quenada acontece se não for davontade de Deus, por issodeixo minha recuperaçãonas mãos Dele! Obrigado atodos pelo carinho e mensa-gens de apoio! Até breve!”.

Robert assina por mais cincoanos com o Fluminense

Vivendo um momentoúnico no Fluminense, o meiaRobert renovou, na tarde deontem (13), seu contrato como tricolor por mais cinco anos.A diretoria do clube se movi-mentou, visto que o jogadoré tido como uma joia da basee já tinha despertado interes-ses de outros times, inclusivefora do país. O novo vínculodo meia vai até o fim de 2019,e era uma prioridade do presi-dente Peter Siemsen, que co-mentou sobre o novo contra-to da jovem promessa.

“Claramente, o Fluminen-se tem hoje a cultura de valo-rizar o jogador criado emcasa, nas divisões de base doclube. Não tenho dúvidas deque o Robert e a geração dele,que é de muita qualidade, vãoajudar o Fluminense hoje eno futuro”, disse o dirigente,ao site oficial do tricolor.

O meia está no Fluminen-se desde 2006 e sempre foitratado como uma promessa.

Passando por todas as cate-gorias de base da Seleção Bra-sileira, aos 16 anos, Robertassinou seu primeiro contra-to profissional com o trico-lor. Agora, aos 18, o garotoassinou um novo vínculocom o time das Laranjeiras, ediz estar vivendo o momentoque sempre sonhou. “O mo-mento é bom. Esperei por issopor muito tempo. Estou aquirelembrando o primeiro con-trato que eu assinei com oclube, nesta sala. Só tenho aagradecer ao Fluminense, aopresidente Peter Siemsen e aoFernando Simone (diretorexecutivo de futebol) pela con-fiança no meu futebol, poracreditarem em mim e no queeu posso proporcionar”, co-mentou o meia.

Com a vitória de quinta-feira (12), quando o Flumi-nense venceu o Boavista por3 a 0, o tricolor lidera o Cam-peonato Carioca, somando12 pontos.

Volante Alison torce joelho, desfalcaSantos e aguarda exames

O volante Alison, titulardo meio de campo do San-tos ao lado de Renato, so-freu uma torção no joelhodireito, no fim do clássicocontra o São Paulo, naquarta-feira (11), e terá queser submetido a exames. Ocamisa 5 precisará esperar oinchaço no local diminuirpara realizar ressonânciamagnética para saber se hálesão e qual a gravidade.

Sem ele, Lucas Otávio,Leandrinho e o recém-con-tratado Valencia disputam a

posição no meio alvinegro. Ocolombiano é o que tem ca-racterísticas mais parecidascom as de Alison.

O jogador de 21 anos jáhavia sofrido uma grave le-são no joelho direito, ocor-rida justamente em sua es-treia como profissional, emsetembro de 2011, quandorompeu os ligamentos no pri-meiro minuto de jogo. Depoisde seis meses, quando estavana fase final da sua recupera-ção e próximo do retorno, elevoltou a machucar o local e

teve de ficar mais um tempolonge dos gramados, retor-nando apenas em 2013.

No fim do ano passado, oSantos vendeu os 70% dosdireitos econômicos que de-tinha do volante para o ban-co BMG e o empresário Giuli-ano Bertolucci. Pressionadopor investidores para liberaro jogador, o Peixe recebeuuma proposta do Internacio-nal no início desta tempora-da, mas conseguiu convencero Menino da Vila a permane-cer no clube.

Diretoria do Botafogo avalia estendercontrato de Jobson até dezembro

O atacante Jobson tem vín-culo com o Botafogo somenteaté o dia 24 de junho e já podeassinar um pré-contrato comoutra equipe. Por isso, paraele, o momento é de definição.A diretoria alvinegra aindaaguarda um maior númerode partidas disputadas paradecidir o futuro do atleta, masjá avalia uma extensão doacordo até o fim do ano.

O jogador se mostrou fa-vorável a permanência noclube de General Severiano,mas garantiu que pensa ape-nas no futebol, por ora. “Ló-gico que quero ficar. Masagora quero é jogar bastan-te, até meu contrato acabar.Depois, as coisas acontecem

Um dos motivos para a provável permanência de Jobson até o fim datemporada é o profissionalismo demonstrado desde a pré-temporada

naturalmente”, disse o atleta.Um dos motivos para a pro-

vável permanência do atacan-te até o fim da temporada é oprofissionalismo demonstradopor ele desde a pré-temporada.Tamanha dedicação conven-ceu até o técnico René Simões,que teve um atrito com o joga-

dor em 2011, no Bahia. “Ficosatisfeito por ele ter feito umgol e por ter dado três ouquatro passes para gol. É umacoisa que não víamos nele”,afirmou o treinador após avitória por 3 a 0 sobre o Ban-gu, com um gol e uma assis-tência de Jobson.

Paulo Sergio/Lance!Press

O PRESENTE | 27SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015 ESPORTES

HOJE

Réver e Anderson terão chance para se firmarem no InterJogadores deverão pegar o Caxias antes da estreia na Copa Libertadores, contra o The Strongest

Contratados para o time ti-tular do Internacional duran-te a temporada de 2015, os re-forços Anderson e Réver aindanão estão totalmente engrena-dos no time colorado. Até omomento, ambos só entraramem campo durante uma parti-da Gauchão. Neste final de se-mana, porém, os dois poderãoreceber uma chance do técni-co Diego Aguirre, contra oCaxias e, se agradarem, au-mentarão as chances de co-

meçarem a Copa Libertadoresno time principal.

Recém-contratado, Ander-son deverá ser escalado comosegundo volante hoje (14). Ojogador deverá atuar ao lado deNilton ou de Aranguiz. Em si-tuação parecida, o defensorRéver deverá começar a parti-da ao lado de Paulão, formandoo miolo de zaga. O jogo contra oCaxias está marcado para as19h30, no estádio Centenário.

O treinamento de ontem (13)

seria primordial para Aguirredecidir a equipe que entra emcampo no final de semana e tam-bém pela Libertadores. A outradúvida do treinador é no gol.Ausente dos últimos jogos porconta de dores na região lom-bar, o goleiro Alisson é dúvida.Caso siga poupado pelo depar-tamento médico, Murial vaipara a partida.

Na terça-feira (17), o Inter-nacional vai à altitude bolivi-ana para enfrentar o The

Centurión deve perder Majestoso por expulsão em 2013O São Paulo, muito prova-

velmente, terá um importantedesfalque para o duelo com oCorinthians pela abertura doGrupo 2 da Copa Libertadoresda América. O argentino Ricar-do Centurión está suspenso pelaConmebol por duas partidasdevido a expulsão na Copa Sul-Americana de 2013 e a situaçãoé vista como difícil de ser rever-tida pelo departamento jurídi-co do clube tricolor.

Centurión foi contratadopelo São Paulo no fim de janei-ro como um reforço especialpara a Libertadores por falar omesmo idioma da maioria dosatletas e árbitros da competi-ção. A estreia do meia, no en-tanto, só deve acontecer na 3ªrodada da fase de grupos dotorneio internacional, em com-promisso contra o San Loren-zo (ARG), no Morumbi.

A expulsão do meia aconte-ceu em agosto de 2013, durantea primeira passagem pelo Ra-

Vagner Love chega ao Corinthiansdizendo que Palmeiras é “passado”

cing. Se a ausência do atleta forconfirmada, Muricy Ramalhoterá mais um problema paraescalar o ataque diante do Co-rinthians na quarta-feira (18).O técnico já não teria AlexandrePato, que ainda pertence ao Ti-mão e só pode jogar mediante

Strongest, às 22h30, pela es-treia da Libertadores. O colo-rado está no Grupo 4 da com-petição, que também contacom a presença da Universi-dad de Chile e Emelec.

LIBERTADORES

E ontem à tarde o clube di-vulgou a lista de inscritos paraa competição continental. Al-gumas novidades apareceram.É o caso do Jorge Henrique, quechegou a ser negociado com o

Avaí, mas seguirá no Beira-Rio e, segundo o diretor de fu-tebol, Carlos Pellegrini, o Interseguirá apostando no atacan-te. Bruno Gomes, centroavan-te das categorias de base, tam-bém aparece entre os inscritosdo Inter.A surpresa ficou porconta do volante Bertotto. Umalesão no tornozelo - e uma pos-sível intervenção cirúrgica, otirou da Libertadores. O olan-te Nico Freitas já treina com ogrupo do Inter.

Vagner Love chegou ao Co-rinthians e, na primeira res-posta, fez questão de mostrardistância em relação ao ex-clu-be. Em entrevista coletiva, on-tem (13), o novo atacante alvi-negro agradeceu o período vi-vido no Palmeiras, mas ressal-tou sua ligação atual com aequipe comandada por Tite.

“A camisa caiu muito bem.Em relação ao passado, é pas-sado. Lógico que sou muitograto ao Palmeiras por ter meprojetado para o futebol, mashoje visto a camisa do Corin-thians, tenho contrato e vou

fazer tudo pelo Corinthians”,disse o atleta.

Carioca de nascimento, oatacante teve sua primeirachance como profissional noPalmeiras, em 2003. Um dosdestaques do título da Série Bdaquele ano, o centroavantedespontou, foi convocado paraa Seleção Brasileira e negocia-do com o CSKA Moscou.

Em 2005, Love negocioucom o Corinthians nos tem-pos da MSI, esteve muito per-to de assinar, mas não fechou.Depois disso, ele chegou a vol-tar ao Palmeiras em passa-

gem tumultuada em 2009 epassou também pelo Flamen-go, quando chegou a ser car-rasco do clube em uma CopaLibertadores.

Agora, ele virá para brigarpor posição com o maior ídoloda torcida, Paolo Guerrero,melhor do time em 2014 queainda negocia sua renovaçãode contrato. “Corinthians é umgrupo, todo mundo está à dis-posição para ajudar. Vi outrasentrevistas do Tite dizendo quetodos vão jogar. Sou mais umdo grupo e só ele vai decidir sevamos jogar juntos”, declarou.

CAMPEONATOS ESTADUAIS

COPA LIBERTADORES

pagamento de multa milioná-ria. Hoje (14), em duelo contra oBragantino pelo CampeonatoPaulista, Alan Kardec deve tera companhia dos dois desfal-ques no ataque e, assim, brigarpara se garantir como parceirode Luis Fabiano no Majestoso.

Centurión deve desfalcar o São Paulo no clássico contra oCorinthians pela abertura do Grupo 2 da Copa Libertadores

Ale Cabral/Lance!Press

Jogos de terça-feira (17)20h15 Universidad de Chile x Emelec22h30 The Strongest x Internacional20h15 Montevideo Wanderers x Zamora22h00 Palestino x Boca Juniors22h30 Deportivo Táchira x Racing

Jogos de quarta-feira (18)19h45 Guaraní-PAR x Sporting Cristal00h45 Atlas x Santa Fé-COL22h00 Colo-Colo x Atlético-MG22h00 Corinthians x São Paulo

GAÚCHOJogos de hoje (14)

17h00 Grêmio x Veranópolis18h00 Cruzeiro-RS x Avenida18h00 Ypiranga-RS x União Frederiquense18h00 São Paulo-RS x Aimoré18h00 Novo Hamburgo x Brasil de Pelotas19h30 Caxias x Internacional

Jogos de amanhã (15)18h00 Lajeadense x Passo Fundo18h00 São José-RS x Juventude

Jogos de quarta-feira (18)20h30 Avenida x Novo Hamburgo20h30 Aimoré x Cruzeiro-RS20h30 Veranópolis x São Paulo-RS20h30 União Frederiquense x Lajeadense20h30 Brasil de Pelotas x São José-RS22h00 Passo Fundo x Grêmio

PAULISTAJogos de hoje (14)

17h00 São Bernardo x Santos17h00 Corinthians x Botafogo-SP18h30 Bragantino x São Paulo19h30 São Bento x Palmeiras

Jogo de amanhã (15)19h30 Ituano x Capivariano

Jogos de quarta-feira (18)17h00 Mogi Mirim x Penapolense19h30 RB Brasil x XV de Piracicaba19h30 Portuguesa x Rio Claro19h30 Linense x Ponte Preta19h30 Marília x Audax-SP

Quem procura uma aca-demia possui, de forma ge-ral, o mesmo objetivo: me-lhorar a aparência física e, dequebra, a saúde. Mas umadas queixas mais frequentesé a falta de tempo. Contudo,quem reclama talvez nãosabe que a musculação podeproporcionar resultados

bem eficazes e de forma ob-jetiva, sem perder muitotempo com uma aula.

Mas para atingir bons re-sultados é preciso focar emquatro fatores: intensidade(carga), descanso, amplitudedo movimento e o tempo deexecução do movimento du-rante as séries (cadência).

Conseguindo utilizar essasvariáveis de forma correta oaluno terá muito mais resul-tado passando menos tempona academia. A afirmação éda professora de EducaçãoFísica e sócia-proprietária daAcademia Flex e FlexMais,de Marechal Cândido Ron-don, Ellen Altmann.

Um ponto que tem sidopolêmico nas academias é oinvencionismo e a procurapor exercícios pouco efici-entes. Que professor ou alu-no nunca viu algo estra-nho, para não dizer bizar-ro? Nas redes sociais, al-guns perfis até ironizam,como o Saúde Irônica, noInstagram. “Acredito queisso vem acontecendo pelafalta de conhecimento de pes-soas leigas no assunto com oobjetivo de variar os estímu-los nas sessões de muscula-ção para continuarem moti-vadas”, opina Ellen.

Conforme a profissional,quando um mesmo treino éfeito por mais de um mês,sem variação de estímulo, ocorpo entra em um platô,em que não há evolução.Tentando evitar isso, os alu-nos começam a procurar ma-neiras de fazer exercícios di-ferentes, porém com poucaeficiência, avalia. “Para terresultado o importante émudar o estímulo, e não oexercício. Às vezes as pes-

soas não entendem que fa-zer 12 repetições é um tipode estímulo, assim como fa-zer isométrico, segurandopor 15 segundos, e depoisoito repetições é outro tipode estímulo”, exemplifica.

Como sempre, as maio-res dúvidas envolvem exer-cícios realmente eficazespara os glúteos, revela a pro-fissional. “O mais negligen-ciado nas academias é aamplitude do movimento.Por esse motivo é que o glú-teo quatro apoios se tornamenos eficiente. Quando sefaz o movimento com a per-na flexionada, no momentoque o joelho está próximoao chão o peso perde o efei-to, perde-se o braço de resis-tência. Para isso não aconte-cer, muitas mulheres fazemcom a perna reta e entãopecam na amplitude. Emambos os casos ‘a reduçãoda amplitude do movimen-to prejudica os resultados, eessa variável é extremamenteimportante para os ganhosde força e massa muscular’(Weiss et al., 2000; Masseyet al., 2005; Gentil, 2011).Assim como a intensidade(carga) acaba ficando limi-tada quando feita com cane-leiras”, argumenta.

Mas afinal, quais os me-lhores exercícios para traba-lhar os glúteos? De acordocom Ellen, são aliados os bási-

cos e multiarticulares, queenvolvem articulações doquadril e joelho ao mesmotempo. Neste sentido, ela listao agachamento, afundo, le-vantamento terra, stiff e legpress. E quer saber mais? Es-ses são os exercícios mais com-pletos e eficientes, pois envol-vem toda musculatura dosmembros inferiores e permi-tem variações de estímulossem precisar inventar.

REPETIÇÕES

Na academia é muito co-mum ver alunos executan-do alguns exercícios e atin-gindo um número muitoelevado de repetições. E seráque isso é preciso mesmopara atingir os resultados?Segundo a rondonense, es-tudos já demonstram que aquantidade de séries não éfator determinante para di-zer se um aluno terá umresultado melhor ou não. “Oobjetivo de todos na acade-

mia é perder gordura e au-mentar a massa magra. Paraisso, é necessário fadigar omúsculo. Tem pessoas quefadigam com muitos exercí-cios, mas aí o estímulo foifraco, pois houve baixa qua-lidade. E há pessoas que es-timulam com dois exercíci-os, por exemplo, e saemquase sem conseguir andar.Não que a primeira situaçãonão traga resultado, mas seráum resultado mais fraco.Além disso, perde-se muitotempo na academia até atin-gir a fadiga. Portanto, é pos-sível fadigar o músculo compouco exercício e sem pas-sar muito tempo na acade-mia”, destaca. “Se o seu ob-jetivo é não perder tempo eobter os melhores resulta-dos, invista em exercíciosbásicos e variando apenasestímulos. Pergunte ao seuprofessor de musculaçãoque ele te mostrará o cami-nho”, encerra.

30 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015

Clima e câmbio animam colheita na região SulNo Paraná produção de soja deve superar 17 milhões de toneladas

DESTAQUE NACIONAL

Acostumado a lidar com ossobressaltos inerentes à suavulnerabilidade climática, o Suldo Brasil vem se destacandonesta safra de grãos por condi-ções surpreendentemente favo-ráveis. Contemplada por tem-peraturas em geral adequadase chuvas regulares e volumo-sas, a região tende inclusive aamenizar prováveis perdas emoutros Estados produtores quesofrem com a seca.

Essa tendência é puxadapela soja, carro-chefe do agro-negócio nacional. A oleaginosa,que encabeça as exportações dosetor, já apresentava melhoresperspectivas de rentabilidadeque na época do plantio em ra-zão da valorização do dólar, quetem aliviado o efeito da quedadas cotações na bolsa de Chica-go. Isso mesmo para quem estásem água. Mas com o clima aelevar a produtividade, tônicano Sul, serão mais sacas lucrati-vas, o que poderá animar a eco-nomia da região como um todo.

“Desde junho, o câmbio sig-nificou uma oferta de preços

R$ 12 maior por saca no merca-do brasileiro, enquanto Chica-go tirou R$ 10 desse valor nomesmo período”, calcula Mar-cos Rubin, sócio da Agrocon-sult e um dos coordenadoresdo “Rally da Safra”, expediçãotécnica realizada há 12 anospela consultoria. O Valor par-ticipou da terceira etapa dorally deste ano (são nove nototal) e, entre 04 e 09 de feverei-ro, visitou 27 cidades e cerca de30 lavouras em Mato Grossodo Sul e no Paraná.

Não bastassem as margensmaiores que as previstas nasemeadura e o clima generoso,a região Sul, que concentra qua-se 40% da produção brasileirade grãos, também comemora ofato de não ter sofrido, pelomenos até agora, ataques agres-sivos de pragas ou doenças. Dahelicoverpa, vilã nas duas últi-mas temporadas em muitas la-vouras, mal se ouve falar. Asplantações estão excepcionaisem Santa Catarina e no RioGrande do Sul - embora, especi-almente neste último, sejam

necessárias chuvas por mais30 dias para que o potencialprodutivo se defina.

Mas são os produtores desoja do Paraná que parecemmais ansiosos. Vice-líder naprodução nacional de soja(atrás apenas de Mato Grosso)e recém-saído de uma saframarcada por golpes do clima, oEstado nutre grande expectati-va em relação a uma reaçãoneste ano. No ciclo passado, osparanaenses colheram umamédia de 49,5 sacas por hecta-re, bem abaixo das 56 sacasprojetadas inicialmente peloDepartamento de EconomiaRural (Deral), ligado à Secreta-ria Estadual da Agricultura.

Levantamento da Conabdivulgado na quinta-feira (12)confirmou que, após algunssolavancos nos últimos anos,a soja do Paraná voltará a tera melhor produtividade dopaís nesta safra 2014/15, emtorno de 3.328 mil quilos (55,5sacas) por hectare. A produ-ção total da oleaginosa estáestimada em 17,3 milhões de

Primato anuncia crescimento de 33% em 2014A Assembleia Geral Or-

dinária (AGO) da PrimatoCooperativa reuniu, no últi-mo dia 07, cerca de 450 pro-dutores rurais cooperados.Além da eleição do novo Con-selho Fiscal, a diretoria da co-operativa anunciou o fatura-mento de R$ 280 milhões, al-cançado em 2014, valor quesuperou a meta estabelecidapara o período e resultou emum crescimento de 33%. “Essedesempenho foi alcançadograças à produção expressivade suínos, leite e ração paraanimais, além da comerciali-zação de insumos agropecuá-rios e da forte atuação das uni-

Seab, Faep e Oceparapresentam propostas ao trigo

A Secretaria Estadual deAgricultura e Abastecimento(Seab), em conjunto com a Fe-deração da Agricultura do Es-tado do Paraná (Faep) e a Or-ganização das Cooperativasdo Paraná (Ocepar), encami-nhou à ministra da Agricul-tura, Kátia Abreu, um ofíciopedindo mais atenção do go-verno para a cultura do trigo.

O documento, assinadopelo secretário Norberto Or-tigara, traz um compêndioanexo, onde são elencadas e

Veículo torna mais rápidoprocessos e cadastro de produtores

O Programa de Desenvol-vimento Econômico e Territo-rial (Pró-Rural) e as demaisações do Instituto de Terras,Cartografia e Geociências(ITCG) agora contam comnovo equipamento para tor-nar mais rápido os processosde regularização fundiária. Éum veículo adaptado com to-dos os recursos necessáriospara levar ao agricultor in-formações sobre os processose para a realização de cadas-tros e audiências.

O veículo foi adquirido emconvênio com o Ministério deDesenvolvimento Agrário.“Com ele, podemos ir até oprodutor rural e facilitar seuacesso à regularização fundi-ária, que é essencial para oacesso a políticas públicas decrédito, previdenciárias e ha-bitacionais”, explica o secre-tário estadual do Meio Ambi-ente e Recursos Hídricos, Ri-cardo Soavinski.

O Programa Minha TerraParaná do Governo do Esta-

do, por meio do Pró-Rural (re-gularização de terras particu-lares) e das ações do ITCG (re-gularização de terras devolu-tas), já beneficiou milhares deprodutores rurais. Já foramregularizadas 8.185 proprie-dades, entre terras particula-res e terras devolutas (perten-centes ao governo).

O Minha Terra Paraná temcomo eixo central a redução dasdesigualdades sociais e econô-micas e a inclusão social compolíticas públicas de acesso àterra, ao trabalho e à expansãoprodutiva, respeitando as es-pecificidades de cada região.

O Pró-Rural foi implanta-do em 2012. “É um instrumen-to técnico e jurídico que vai atéo produtor, preferencialmen-te nas regiões com baixo Índi-ce de Desenvolvimento Huma-no (IDH), já mapeadas pelostécnicos do projeto”, explica opresidente do ITCG, AmílcarCabral. “Estas ações estão res-gatando a cidadania do ho-mem do campo”, enaltece.

dades de transporte rodoviá-rio, serviço veterinário/agríco-la, supermercados e restauran-tes”, expõe o presidente da Pri-mato, Ilmo Werle Welter.

O crescimento também foialavancado pelos projetos deexpansão, como a inauguraçãode uma agropecuária, dois su-permercados e um restauran-te, além do início do projeto edu-cacional Mercado Escola doBrasil, em parceria com o Se-nac. “O grande desafio para2015 é a construção da primei-ra unidade de recebimento esecagem de grãos, com aproxi-madamente R$ 20 milhões deinvestimento. Também esta-

mos agindo para a aberturade dois novos supermercados,duas novas agropecuárias eum restaurante, um posto decombustível e a ampliação dearmazenagem da indústria dealimentos para animais”,anunciou Welter.

A Primato tem 2.542 coo-perados e 754 funcionários.Em 2014, os associados pro-duziram 23 mil toneladas decarne suína, 30 milhões delitros de leite e a cooperati-va produziu 96 mil tonela-das de ração. As sobras doexercício de 2014, distribuí-das aos cooperados, foramde R$ 1,72 milhão.

descritas as propostas de po-líticas-públicas necessáriaspara que a triticultura sejauma cultura viável no Para-ná, como financiamento, se-guro, comercialização, tribu-tação, escoamento da produ-ção e vigilância sanitária.

A mensagem destaca a ne-cessidade de estimular a pro-dução de trigo, uma vez que,apesar da produção recorderegistrada neste ano, o mon-tante atende somente 50% doque foi consumido no país em

2014. Apesar da importânciacentral que o cereal tem na ali-mentação do brasileiro, a baixarentabilidade que os produto-res estão tendo com a comerci-alização da safra 2014 desesti-mula a cultura. Um dos pontosmais importantes destacadopelas entidades é que os triti-cultores do Paraná conheçamcom antecedência as normaspara a safra deste ano de 2015,para que a cultura seja viável eo Brasil possa reduzir a depen-dência externa do cereal.

toneladas, um recorde. “Algu-mas lavouras ainda precisamde chuva, principalmente noSul do Estado, mas o potencialé fantástico”, diz Rubin.

Há regiões do Paraná, con-tudo, que formaram bolsõesonde recuos de produtivida-de não estão descartados. “Atendência é de safra boa nogeral, mas há problemas pon-tuais, como (em alguns muni-cípios) no Oeste paranaense”,diz Alan Malinski, analista daAgroconsult.

No front de comercializa-ção, os mato-grossenses já ne-gociaram 49,9% da produçãode soja a ser colhida, abaixo dos61,9% do mesmo período do anopassado. No Paraná, o percen-tual é de 12%, ante 24% um anoatrás, nas contas do Deral. Na

quinta-feira, o indicador Cepea/Esalq para a saca de 60 quilos desoja no Paraná estava na casade R$ 60, quase 8% aquém domesmo período de 2014.

Em termos de produção,parece que só algum grande fatonovo será capaz de fazer os pre-ços da soja mudarem de dire-ção. “Mesmo com problemasclimáticos, não haverá uma que-bra tão grande”, estima Rubin.A Agroconsult projeta uma co-lheita de 93,9 milhões de tonela-das da oleaginosa no país, umpouco menos do que a Conab.

Para a safra 2015/16, a ten-dência é que a rentabilidadecontinue baixa, diz Rubin. “NoParaná as margens são maisfolgadas (do que em Mato Gros-so), mas também tendem a ficarmais apertadas”, pontua.

POLICIAL/EDITAISSÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015 Edição 4028 - O PRESENTE | 31

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE INSTALAÇÃO

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP a Licença de Instalação N°19637 para o empre-endimento a seguir especificado:

Empresa: Eugênio HollmannAtividade: Avicultura de corte para 23.500 aves/loteEndereço: Lote rural n°35-B, linha GuaviráMunicípio: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 21/07/2016

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃOVicente Hinsching torna público que requereu ao

IAP a Licença de Operação para atividade de pisci-cultura, instalada no lote rural nº 82.D/E, integrantedo 36º Perímetro da Fazenda Britânia, linha SãoPedro, município de Toledo, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOJairo Elizeu Friske torna público que recebeu do

IAP Licença de Operação para empreendimento depiscicultura, porte pequeno, com validade até 10/12/2018, instalado na linha Arapongas, município deToledo, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DE RENOVAÇÃODA LICENÇA DE OPERAÇÃO

Amauri Romeu Schulz torna público que irárequer ao IAP Renovação da Licença de Operaçãopara atividade de suinocultura, sistema de termina-ção, implantada no lote rural n°72/B, linha Braço doNorte, distrito de Planalto, município de Nova SantaRosa, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Adhemar Kowald torna público que irá requer aoIAP a Licença Prévia para atividade de suinocultura,sistema de UPL para 750 matrizes, a ser implantadano lote rural n°108-F, linha São João, distrito deMargarida, município de Marechal Cândido Rondon,Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA AMBIENTAL

SIMPLIFICADARosaldo Millbratz torna público que requereu ao

IAP Licença Ambiental Simplificada para atividade depiscicultura, implantado no lote rural nº 239, 31ºperímetro da Fazenda Britânia, linha 5 de Outubro,município de Maripá, Paraná.

APÓS ASSALTO

Menor é morto em confrontocom a Polícia Militar

Adolescente atingido em confronto tinha várias passagenspela polícia, oito somente no ano passado

Por volta das 20 ho-ras de quinta-feira (12)um jovem foi morto emconfronto com a Polí-cia Militar (PM), emToledo. Os policiaisintegrantes da RondaOstensiva Tático Mó-vel (Rotam) foram aci-onados para localizardois suspeitos a bordode uma motocicletaque teriam feito umroubo à mão armadaem uma farmácia no

centro da cidade. Logoem seguida, foram in-formados que dois in-divíduos estariam ematitude suspeita pró-ximo a um Lavacar, naVila Industrial. Elesteriam abandonadouma motocicleta nosfundos de uma cons-trução na mesma rua.A Rotam avistou osdois e anunciou abor-dagem à dupla.

Um dos rapazes não

acatou ordem policial,sacou um revólver etentou efetuar disparosem direção à equipe,que prontamente revi-dou a ação do suspeito.O rapaz foi atingido esaiu correndo do local,mas caiu logo em se-guida. O socorro foiacionado, mas o ado-lescente de 17 anos jáestava morto. De acor-do com a PM, ele tinhavárias passagens pelo

meio policial, oito so-mente no ano passado.

O outro jovem quehavia praticado o rou-bo, também de 17 anos,foi conduzido à Polí-cia Civil, junto com orevólver calibre 38 mu-niciado com quatrocartuchos intactos edois deflagrados, o di-nheiro subtraído noroubo e sete pedras decrack que estavam coma vítima fatal.

Acidente deixaquatro feridos

Um acidente detrânsito deixou quatropessoas feridas na tar-de de ontem (13), naBR-163, entre MarechalCândido Rondon eMercedes. Um Vectracom placas de Guaíracapotou após colidircontra um barranco. Oveículo seguia em di-reção à Guaíra quan-do aquaplanou. Des-governado, o Vectra foipara o acostamento,bateu em um barrancoàs margens da rodovia

e capotou.Quatro pessoas que

estavam no veículo ti-veram ferimentos, fo-ram socorridas porambulâncias do Corpode Bombeiros e do Ser-viço de AtendimentoMóvel de Urgência(Samu) e encaminhadaspara a Unidade de Saú-de 24 Horas em Ron-don. O acidente foi re-gistrado no trecho en-tre o Rondon Tênis Clu-be e o trevo do distritode Novo Horizonte.

Policiais militares deMarechal Cândido Ron-don prenderam por vol-ta das 16 horas de on-tem (13), no Bairro SãoFrancisco, um jovem de18 anos, acusado de as-saltar uma panificadoraminutos antes. Do esta-belecimento, localizadono Bairro Frankfurt, osuspeito roubou R$ 350.Um comparsa do rapaz,de 19 anos, já identifica-do, está foragido.

O detido estava comuma garrucha calibre 32usada nos crimes. Apósser preso, ele confessouo assalto à panificadora

PM de Rondon prende suspeito de dois assaltose outro assalto, ocor-rido na tarde de quinta-feira (12), em uma mer-cearia na esquina dasruas Espirito Santo e XVde Novembro, no cen-tro do município. De lá,ele roubou R$ 400. Naquinta-feira ele aindateria tentado outro as-salto, na Praça WillyBarth. A vítima não te-ria dinheiro, por issoteria recebido uma co-ronhada na cabeça. Aarma e o dinheiro rou-bado foram encaminha-dos para a Delegacia dePolícia Civil em Mare-chal Rondon.

O Presente

Suspeito tinha uma garrucha, calibre 32, usadanos crimes, e R$ 400 em dinheiro

32 | O PRESENTE - Edição 4028 EDITAIS SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015

Classificados na internet: www.opresente.com.brSÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo,53,94m², c/ 3 quartos, salade estar, cozinha, área deserviço, bwc, portão elet.,garagem p/ carro e moto,Ed. Canadá, MCR, R$110.000,00, pode ser finan-ciado. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo ou troco,185m², mista, terreno750m², em Pato Bragado,R$ 180.000,00. Tr. (45)9973-0856.

CASA, vendo, 100m², c/3 quartos, 2 bwc, 2 salas,cozinha, área de festa,churrasq., lavand., terreno439,5m², Lot. Avenidas,MCR, R$ 280.000,00. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CASA , vendo, 105m²,nova, c/ laje, 2 quartos,suíte, bwc, sala, cozinha,área de serviço, garagemc/ churrasq., toda cerca-da, beiral de laje, telha deconcre to , porce lanato ,gesso, R. Norberto Neu-meister, Lot. Andorinha,MCR, R$ 259.000,00. Tr.(45) 9801-5352.

CASA, vendo, 225m², al-venaria, c/ 4 quartos, 2 su-ítes, 2 bwc, 2 salas, cozi-nha, despensa, lavand., 2garagens c/ portão elet.,cercada, murada, terreno800m², R. 31 de Março, nº1122, centro, MCR, R$550.000,00, aceito terrenode menor valor, ou casa,pode ser f inanciada. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CASA , vendo, 105m²,em construção, c/ 2 quar-tos, bwc, sala, cozinha, ga-ragem, varanda, em MCR,R$ 150.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA , vendo, 52m²,nova, c/ laje, 2 quartos,sala de estar, cozinha,bwc, lavand., terreno nosfundos, Lot. São Francis-co, MCR, R$ 115.000,00,pode ser financiada peloprograma Minha Casa Mi-nha Vida. Tratar pelo fone(45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 54m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala deestar, cozinha, bwc, lavand.,c/ terreno nos fundos, Lot.Higienópolis, MCR, R$115.000,00, pode ser finan-ciada pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 59m², c/ 1quarto, bwc, cozinha, ga-ragem, toda murada, c/grade na frente, terreno12x26, R. Nossa Senhorada Penha, nº 265, Lot.Santa Felicidade, próx. aSuper Creche, MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 65,65m²,alvenaria, c/ laje, 1 quarto,1 suíte, sala, cozinha, bwc,jd. de inverno, lavand. fe-chada c/ churrasq., gara-gem, R. Arcelino Jose dosSantos, Lot. Wol lstein,MCR, R$ 135.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 67m²,nova, c/ laje, 2 quartos,sala de estar, cozinha,bwc, c/ terreno nos fundos,Lot. São Francisco, MCR,R$ 122.000,00, pode serfinanciada pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 84,95m²,alvenaria, c/ 2 quartos,sala, bwc, garagem fe-chada c / churrasq. , la-vand. fechada, grade, R.Pato Branco, nº 1736, Jd.Para íso, MCR, R$145.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Cre-c i J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 84m², se-minova, c/ laje, 2 quartos,sala de estar, hall, cozi-nha, lavand., bwc, gara-gem, sol da manhã, ter-reno 261m², Lot. GralhaAzul, MCR, R$ 150.000,00,pode ser f inanciada. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 96,44m²,c/ 2 quartos, bwc, sala deestar, sala de jantar, cozi-nha, forro pvc, murada, ter-reno 11x31, R. Continen-tal, nº 858, Cond. União,MCR, R$ 155.000,00, acei-to terreno na região da VilaGaúcha. Tr. (45) 3284-2989 ou 9962-6232 comFollmann Corretor de Imó-veis, Creci F 18880.

CASA, vendo, 90m², c/laje, piscina, área de festa,terreno 210m², Lot. PortoSeguro, MCR, R$250.000,00. Tratar pelo fone(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA , vendo, 90m²,nova, c/ acabamento emgesso, porcelanato, R. RioGrande do Norte, nº 445,centro, ao lado do ColégioEron Domingues, MCR,R$ 250.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 98m², usa-da, esquina, c/ laje, 2 quar-tos, 1 suíte, sala de estar,copa, cozinha, lavand., bwc,garagem c/ churrasq., Lot.Sabka, MCR, R$220.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASAS, vendo, novas,c/ laje, em diversos bair-ros, MCR, valor a combi-nar, podem ser financia-das pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-ve is , Crec i J -4248,www.certoimoveis.com.

CASAS, vendo, novas,em diversos bairros, MCR,valor a combinar, podemser financiadas pelo pro-grama Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Anto-nio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CHÁCARA, vendo,42.000m², Linha Sanga Mi-neira, 300m da BR 163,1km de Mercedes, R$360.000,00, aceito casa outerreno em MCR ou QuatroPontes. Tr. (45) 9909-8313.

PRÉDIO, vendo ou troco,c/ sala comercial 150m²,barracão 350m², aparta-mento 160m² no 2º piso,terreno 800m², centro, emPato Bragado, valor a com-binar, aceito casas de me-nor valor nas cidades vizi-nhas. Tr. (45) 8829-0828.

SÍTIO, vendo, 18,6 há,sendo 2 em pasto, 16,6 emplantio de mandioca, 100%plana, toda cercada, c/casa em alvenaria, em Ita-quirai, MS, R$ 250.000,00,aceito troca. Tratar pelo(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO , vendo,170m², esquina, c/ 2 quar-tos, suíte c/ hidromassa-gem e closet, sala de es-tar, sala de jantar, cozinha,área de festa, 2 bwc, ga-ragem, 2 sacadas, ótimoacabamento, R. CasteloBranco, nº 488, centro,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9962-6232 com Foll-mann Corretor de Imóveis,Creci F 18880.

Temperatura: 31º/23º Temperatura: 28º/22º Temperatura: 30º/23º Temperatura: 30º/23º Temperatura: 29º/21ºTemperatura: 28º/21º

SOBRADO, vendo,247,25m², c/ laje, 4 quartos,3 bwc sendo 1 c/ hidro,aberturas em madeira deIpê c/ venezianas, garagemdupla p/ 2 camionetes, 2churrasq., piscina 4x8, ter-reno 400m², R. Porto Alegre,nº 1649, Bairro Guarujá,MCR, R$ 580.000,00. Tr.(45) 9923-8068.

TERRA, vendo ou troco,48,4 hectares, 30 em pas-tagem formada e piquete-ada, 6 em eucalipto de 3anos, 7 em lavoura, 5,4 emreserva, c/ benfeitorias,açudes, água corrente, di-versas frutiferas, 3km deSão José das Palmeiras,valor a combinar. Tr. (45)9941-7428 ou 8840-1144com Nelson.

TERRA, vendo, 125 alq.,c/ benfeitorias completas,terra vermelha, 10km dePalotina, valor: 2.000 scsde soja por alq., 50% deentrada + 2 pgtos. Tr. (45)9923-9210.

TERRA, vendo, 2 alq.,planta 1.15, c/ 3.000 pésde eucalipto de 4 anos,sem benfei tor ias, LinhaVorá, Margarida, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45)9848-6028 ou 3282-1095com Mario.

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015

TERRENO , vendo,12,60x40,20, no Lot. NovaAmérica, MCR, R$70.000,00, aceito carro.Tratar pelo fone (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

TERRENO , vendo,318m², R. Rogerio V. Grun,Lot. Prass, 6 quadras daVeterinária do Ari, MCR, R$115.000,00, parcelo parte.Tr. (45) 9135-3481 (tim)com Elsio.

TERRENO, vendo,414m², 12x34,5, sol damanhã, Lot. Parque Ecoló-gico, MCR, R$ 130.000,00.Tratar pelo telefone (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, gran-de, Jd. Líder, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9974-0603 com Jurandir.

TERRENOS, vendo, 2, c/asfalto, água, luz, calçada,no alto, liberado p/ cons-trução, Lot. Recanto Feliz,MCR, valor a combinar, àvista ou parcelado c/ en-trada de R$ 28.000,00 eassume 47 parcelas deR$ 1.141,00 (cada). Tr.(45) 9912-7007 (tim) comArmando.

TERRENOS, vendo, 2,juntos, 20x40 cada, c/casa de madeira, R. 15 deNovembro, Margar ida,MCR, R$ 60.000,00 cada.Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com AntonioCorretor de Imóveis. Cre-ci 17.145.

TERRENOS, vendo, Lot.Raquel Malhas, MCR, apartir de R$ 94.500,00. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Recanto do Sul, 3 quadrasda Av. Rio Grande do Sul,próx. a Vila Gaúcha, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9962-6232 com FollmannCorretor de Imóveis, Cre-ci F 18880.

TERRENOS, vendo, Lot.Wutzke, em Nova SantaRosa, a part i r de R$58.377,00 à vista. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo,100m², c/ 2 quartos gran-des climatizados, demaisdependências, cozinha c/pia e fogão, c/ sofá, ne-cessita avalista, em cimada Mult ip lex, MCR, R$724,00, incluso internet.Tratar pelo fone (45)3284-2591 ou 9135-3475.

APARTAMENTO, alugo,c/ 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., em frente aomercado da Copagri l ,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 8802-4368.

APARTAMENTO, alugo,c/ 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., garagem,churrasq., portão elet., in-terfone, paraból ica, R.Deonato Schwab, nº 1126,MCR, R$ 600,00. Tratarpelo fone (45) 9978-5714.

APARTAMENTO, alugo,grande, c/ 2 quartos, suí-te, bwc, sala, copa, cozi-nha, lavand., garagem p/2 carros, área de festas nacobertura, pintura nova, R.Ceará, nº 500, Res. Di Ca-valcante, MCR, valor acombinar. Tratar pelo fone(45) 9926-1202.

CASA, alugo, 84m², alve-naria, c/ 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., gara-gem c/ churrasq., R. dasRosas, nº 200, Bairro Higi-enópolis, depois da BR163, em MCR, R$ 550,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9977-5515, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria,c/ 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand. fechada c/cerca, R. Tulipas, nº 889,Lot. Augusto II, MCR, R$500,00. Tratar pelo fone(45) 3254-0477 ou 9977-5515, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria,c/ 3 quartos, bwc, sala,cozinha, lavand., chur-rasq., garagem, R. Sergi-pe, nº 1529, próx. a Unio-este, MCR, R$ 780,00. Tr.(45) 9810-9060.

CASA, alugo, alvenaria,esquina, c/ 3 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., R.Tulipas, Lot. Augusto II,MCR, R$ 500,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9977-5515,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, c/ 3 quar-tos, suíte, 2 salas, 2 bwc,cozinha, lavand., garagem,área de lazer, R. Mato Gros-so, nº 1257, em frente agaragem da Princesa dosCampos, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9974-7190 com Zenaide.

CASA, procuro p/ alugar,grande, no centro, MCR,valor a combinar. Tr. (45)3254-7458 ou 9978-6115com Erika.

CASA, procuro p/ alugar,p/ 1 pessoa, em MCR, atéR$ 400,00. Tr. (45) 9959-1398 ou 9856-3921.

QUITINETE, alugo, c/ ga-ragem, interfone, parabó-lica, churrasq. e lavand.individual, janelas c/ vene-zianas, Av. Irio Jacob Welp,nº 2474, MCR, R$ 600,00,incluso água, internet econdomínio. Tratar pelofone (45) 9981-0118.

AGILE 1.4, vendo, ano2012, completo, impecá-vel, R$ 29.500,00. Tr. (45)9936-5937.

AGILE LTZ, vendo, ano2010, preto, completo,placa A, roda esportiva,bom estado de conserva-ção, valor a combinar. Tr.(45) 9977-1419.

AMAROK SE, vendo, ano2012/13, preta, c/ controlede estabilidade, bloqueiodiferencial, protetor de ca-çamba, 42.000km, parti-cular, R$ 86.000,00. Tr.(44) 9976-5222.

ASTRA HATCH ADVAN-TAGE, vendo, ano 2008,preto, completo, pneusnovos, valor a combinar. Tr.(45) 9977-1419.

ASX, vendo, ano 2012,vermelho perolizado, 4x4,completo, pneus novos,multimídia, top de linha,valor a combinar. Tr. (45)9923-5443.

BRASILIA, vendo, ano78, R$ 2.000,00. Tr. (45)9902-9792 ou 9914-0303.

C4 PALLAS EXCLUSIVE,vendo, ano 2011, prata,top de linha, impecável,valor a combinar. Tr. (45)9923-5443.

CARRETA, vendo, usa-da, Randon, toco, c/ pneus295, rodoar, R$ 20.000,00.Tr. (45) 9978-1303 comFernando.

CAVALO MECÂNICO ,vendo, ano 2002, Merce-des Benz 1938, branco,trucado, R$ 98.000,00,aceito carro até R$40.000,00. Tr. (45) 9954-4696 ou 8422-6025.

CELTA 1.0, vendo, com-pleto, placa A, R$13.200,00. Tr. (45) 9979-7209 ou 9931-3610.

CLIO 1.0 , vendo, ano2009, prata, c/ ar-cond.,alarme, trava, som, notafiscal, chave reserva, bai-xa km, único dono, revisa-do, R$ 17.300,00. Tr. (45)9992-5500 com Adriano.

CORSA HATCH MAXX1.0, vendo, ano 2006/07,flex, c/ ar, trava, alarme,banco de couro, pneus se-minovos, R$ 19.500,00.Tratar pelo fone (45) 9838-0544 com Claudio.

CORSA HATCH MAXX,vendo, ano 2004, bege,completo, valor a combi-nar. Tr. (45) 9977-1419.

CORSA SEDAN PRE-MIUM, vendo, ano 2012, pre-to, completo, valor a combi-nar. Tr. (45) 9923-5443.

CORSA WIND 1.0, vendo,ano 2000, 2 portas, todo re-visado, R$ 9.900,00. Tr.(45) 9936-5937.

ECOSPORT , vendo ,ano 2007 , p ra ta , com-pleto, pneus novos, R$27 .000 ,00 . T ra ta r pe lofone (45) 9936-5937.

FIESTA HATCH 1.0, ven-do, ano 2011/11, prata, 4portas, básico, alarme ori-ginal, manual, chave re-serva, 11.000km, ót imoestado, R$ 22.500,00,sem troca. Tratar pelo fone(45) 9135-3481 ou 3284-2591 com Elsio.

FLUENCE 2.0, vendo,ano 2012, prata, automá-tico, couro, placa A, únicodono, valor a combinar. Tr.(45) 9923-5443.

FOCUS SEDAN 2.0, ven-do, ano 2006, preto, auto-mático, completo, airbagduplo, rodas liga leve, cdoriginal, doc. 2015 quita-dos, R$ 25.900,00. Tr. (45)8803-6565.

FOCUS SEDAN GLX 1.6,vendo, preto, flex, c/ ar-cond., DH, vidros e travaselét., pneus novos, revisa-do, esta financiado, valora combinar, à vista ou par-celado. Tr. (45) 9912-7007(tim) com Armando.

FOCUS SEDAN GLX 2.0,vendo, ano 2009/09, pra-ta, gasolina, automático,modelo bola, completo,faról de neblina, airbag du-plo, pneus ótimos, manu-al, chave cópia, nota fis-cal, original sem retoques,revisado, R$ 34.800,00.Tr. (45) 9912-7007 (tim)com Armando.

GOL 1.0, vendo, ano2008, prata, básico, placaA, único dono, R$17.000,00, abaixo da tabe-la fipe. Tr. (45) 9951-5714com Cleiton.

GOL AP 1.8, vendo outroco, ano 92, valor a com-binar, aceito moto. Tr. (45)9924-0550 com Ailton.

GOL POWER 1.6, vendo,ano 2013, prata, comple-to, 27.000km, geração VI,único dono, valor a com-binar. Tr. (45) 9977-1419.

HILUX SRV 3.0, vendo,ano 2010, prata, 4x4, au-tomático, couro, top de li-nha, doc. 2015 quitado,valor a combinar. Tr. (45)9977-1419.

HONDA CIVIC, vendo,ano 2010, preto, banco decouro, pneus novos, câm-bio mecânico, único dono,valor a combinar. Tr. (45)9972-4828 com Iomar.

JEEP WILLYS, vendo,ano 73/74, modelo militar,todo restaurado, motor6cc, valor a combinar. Tr.(45) 9936-5937.

KA 1.0, vendo, ano 2009,completo, c/ som, R$21.000,00. Tr. (45) 9940-1137 com Ricardo.

KA 1.0, vendo, ano 2013,completo, baixa km, R$24.500,00. Tr. (45) 9940-1137 com Ricardo.

KADETT 2.0, vendo, ano95, grafite, gasolina, c/ vi-dro elét., alarme, trava,chave reserva, manual,nota fiscal, R$ 5.800,00. Tr.(45) 9825-5266 ou 3254-4417 com Cesar.

MERIVA MAXX 1.4, ven-do, ano 2010, flex, 4 por-tas, completo, 65.000km,ót imo estado, R$28.900,00. Tr. (45) 9900-9995 com Eduardo.

MONTANA 1.4, vendo,ano 2013, prata, completa,c/ airbag, abs, cibié, rackteto, escamoteavel, capotamarítima, top de linha, pla-ca A, manual, chave reser-va, baixa km, ótimo estado,valor a combinar, pode serfinanciada, aceito troca. Tr.(45) 9941-3550.

MONTANA, vendo, ano2008, cinza, c/ ar, direção,capota marí t ima, rodassport, R$ 20.000,00. Tra-tar pelo fone (45) 9940-1137 com Ricardo.

PALIO FIRE, vendo, ano2003, c/ vidro elét., travas,alarme, limpador traseiro,43.000km or iginais, R$12.800,00. Tr. (45) 9940-1137 com Ricardo.

PAMPA 1.8 L, vendo, ga-sol ina, bom estado, R$10.990,00. Tratar pelo fone(45) 3254-7707.

PAMPA 1.8 S, vendo outroco, ano 93, ótimo esta-do de conservação, R$10.500,00. Tr. (45) 9947-9090 com Lucas.

PASSAT HIGHLINE 2.0,vendo, ano 2008, turbo,xenon, banco elét . , R$49.500,00. Tratar pelo fone(45) 9936-5937.

S10 TORNADO, vendo,ano 2010, turbo, 4x4, die-sel, bancos em couro, va-lor a combinar. Tr. (45)9989-3200.

SANTANA GLS 2.0, ven-do, ano 97, cinza metálico,completo, R$ 8.900,00.Tratar pelo telefone (45)9909-8313.

SAVEIRO 1.6 MI, vendo,ano 2007, motor AP, flex,toda revisada, R$19.500,00. Tratar pelo fone(45) 9936-5937.

SAVEIRO 1.6 , vendo,ano 2010, cinza, flex, cabi-ne estendida, geração 5,c/ DH, vidro, trava, alarme,cd, doc. 2015 quitados,manual, chave reserva, R$28.900,00. Tratar pelo fone(45) 8803-6565.

SAVEIRO, vendo, ano2011, completa, c/ chavereserva, manual, R$28.000,00. Tratar pelo fone(45) 9936-5937.

O PRESENTE | 35SÁBADO, 14 DE FEVEREIRO DE 2015 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 18/02/2015.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 19/02/2015R$ 2,00PARA ASSINANTES

SIENA CELEBRATION1.0, vendo, completo, úni-co dono, estepe sem uso,R$ 19.500,00. Tr. (45)9936-5937.

TRITON 3.2, vendo, ano2011, 4x4, diesel, mecâni-ca, 78.000km, couro, mul-t imídia, bom estado deconservação, valor a com-binar. Tr. (45) 9977-1419.

UNO MILLE EX, vendo,ano 99/00, bordo, R$7.500,00. Tr. (45) 9921-7378 com Maikel.

UNO MILLE FIRE, vendo,ano 2011/12, branco, bá-sico, valor a combinar,10% menos que a tabelafipe, sem troca. Tr. (45)9134-0994.

UNO VIVACE, vendo, ano2011, completo, 4 portas,modelo novo, baixa km, R$24.500,00. Tratar pelo fone(45) 9936-5937.

VECTRA GLS 2.2, vendo,ano 2001, prata, c/ ar digi-tal , pneus novos,150.000km originais, revi-sado, R$ 17.990,00. Tr.(45) 9954-4696.

VECTRA GTX 2.0, vendo,ano 2009, preto, comple-to, banco de couro, airbag,manual, 53.000km, pneusem ótimo estado, placa A,R$ 31.900,00. Tr. (45)9995-6993.

VECTRA, vendo ou troco,ano 98/98, cinza, c/ ar digi-tal, volante c/ regulagem,farol de neblina, ótimo es-tado, R$ 13.000,00. Tr. (45)3256-1316 ou 9807-4598.

VOYAGE 1.0, vendo, ano2009, preto, completo,placa A, valor a combinar.Tr. (45) 9923-5443.

ZAFIRA ELITE, vendo,ano 2005, preto, flex, au-tomático, 7 lugares, cou-ro, 4 airbags, valor a com-binar. Tr. (45) 9977-1419.

BIZ 125 , vendo, ano2010, preta, c/ partida, im-pecável, R$ 4.500,00. Tr.(45) 8408-4133.

BIZ 125 EX, vendo, ano2012/12, grafite, flex, com-pleta, c/ partida, rodas emliga, manual, chave cópia,pneus bons, toda original,ótimo estado de conserva-ção, valor a combinar. Tra-tar pelo fone (45) 9912-7007 (tim) com Armando.

BIZ ES, vendo, ano2004, c/ partida elét., óti-mo estado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9942-2738.

BROS ES, vendo, ano2005, azul, R$ 4.500,00.Tratar pelo fone (45) 9952-1092 com Sidinei.

CG 150 EX, vendo ou tro-co, ano 2010/10, verme-lha, flex-mix, c/ manual,chave reserva, revisada,ótimo estado de conserva-ção, valor a combinar, abai-xo da tabela fipe. Tr. (45)8809-0202 ou 9941-1088com Marcos.

CG TITAN 150 ESD, ven-do, ano 2011/11, prata, flex,bom estado, R$ 5.300,00.Tr. (45) 9930-9525 ou 3284-1020 com Cesar.

FALCON 400 I, vendo,ano 2012/13, preto, c/ baú,suporte p/ os pés,7.000km, único dono, R$16.500,00 à vista. Tr. (45)9957-6203 com Cesar.

JOG, vendo, ano 96, ver-melha, doc. em dia, únicadona, bom estado de con-servação, R$ 1.100,00 àvista. Tr. (45) 9981-0118.

ML, vendo, ano 86, pre-ta, valor a combinar. Tr. (45)9986-5293 ou 9942-7264(após as 18hs) com Jair.

NEO, vendo, ano 2008/08,preta, revisada, ótimo esta-do de conservação, valor acombinar, abaixo da tabelafipe. Tr. (45) 8809-0202 ou9941-1088 com Marcos.

YBR 125 ED, vendo, ano2008/08, preta, R$3.400,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

YBR FACTOR E, vendo,ano 2005/05, prata, R$2.900,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

YBR FACTOR ED, vendo,ano 2013/14, vermelha,ót imo estado, R$6.200,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

YBR FACTOR K1, vendo,ano 2014, vermelha, R$5.800,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

YS FAZER 250, vendo,ano 2013/14, preta, R$9.500,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

BORRACHARIA, vendoou troco, na BR 467, próx.a Cascavel, R$ 25.000,00,aceito carro. Tratar pelofone (45) 9138-9808.

FAÇO serviços de cons-trução e reformas de ca-sas, pintura, soldas, inte-ressados. Tr. (45) 9843-8905 ou 9981-1132.

FAÇO serviços de pintu-ras e soldas em portões,grades, janelas, portas,calhas e telhados, interes-sados. Tr. (45) 9909-8309ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, LhasaApso, R$ 300,00. Tr. (45)9951-5714 com Cleiton.

MOTOR , vendo, ano2014, Yamaha 20hp, 4tempos, nunca usado, p/ret i rar na loja, R$9.500,00. Tr. (45) 9912-7007 (tim) com Armando.

OFERTA DE TRABALHOp/ rapaz acima de 18 anos,c/ experiência em somautomotivo, alarmes, vi-dros, ar-cond., injeção, c/carteira assinada, interes-sados. Tratar pelo fone(45) 3284-2591 ou 9135-3475 com Cristiane.

OFERTA DE TRABALHOp/ zeladora, período inte-gral, interessadas. Tratarpelo fone (45) 3254-2960com Rita ou José.

PROCURO casal p/ tra-balhar c/ ordenha de leite,c/ experiência e referên-cia, interessados. Tr. (45)9962-9682 ou 9134-0994.

VENDO, areia e pedra,carga fechada, R$ 35,00 ometro. Tr. (45) 9946-4733.

VENDO , lanchonete epastelaria, toda equipada,clientela formada, 4 anosde mercado, no centro,MCR, valor a combinar,aceito carro. Tr. (45) 9944-6310 ou 8831-9120 comLuis ou Haide.

VENDO, restaurante echoperia, c/ clientela for-mada, 4 anos no merca-do, próx. a futura instala-ção da Acimacar, MCR, va-lor a combinar, aceito car-ro no negócio. Tr. (45)9972-5363.

AVIÁRIOS, vendo, 3, pa-drão Sadia, p/ 72.000 fran-gos, motor gerador novo,poço artesiano, LinhaGuaçu, Nova Santa Rosa,valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CARRETA, vendo, agrí-cola, 4m, eixo p/ 1.000kg,R$ 1.200,00 à vista. Tr. (45)9953-5317 com Nélio.

COBERTURAS, vendo,de cavalo, das raças Quar-to de Milha e Paint Horse,nas cores Baio Amarilho,Preto e Branco, Castanhoe Branco, 3 garanhões POe POI, R$ 1.200,00 cadacobertura. Tratar pelo fone(45) 3254-2730 ou 9800-1944 com Diego.

GADO, vendo, Nelore,PO, matrizes e tourinhos,linhagens Rambo da MN,Ranchi Ipê Ouro, BiteloSS, Basco da S.M, JeruPOI do Brumado e outros,valor a combinar. Tr. (45)3254-2730 ou 9800-1944com Diego.

PLANTADEIRA, vendo,ano 2011, Semeato, mo-delo Sol Tower, 9 linhas,valor a combinar. Tr. (45)3284-1036.

PLANTADEIRA, vendo,PSM 102, 9 linhas, c/ câm-bio, sulcador deslocavel,disco duplo p/ adubo, mar-cador de l inha, valor acombinar. Tratar pelo fone(45) 8411-4133.

VACAS, vendo, Jersey,em lactação, valor a com-binar, preço de ocasião. Tr.(45) 9903-3594.