02 20 2014

40

description

02-20-2014.pdf

Transcript of 02 20 2014

Page 1: 02 20 2014
Page 2: 02 20 2014

Cheque em branco

02 | O PRESENTE EDITORIAL QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Um projeto de lei polêmico está tramitando na Assem-bleia Legislativa do Paraná. Trata-se da proposta que ins-titui auxílio-moradia aos juízes que atuam em cidades ondenão há residência oficial, a qual, por sinal, foi aprovadana terça-feira (18) pela Comissão de Constituição eJustiça e agora segue para análise na Comissão de Finan-ças. Não há uma data definida para que o projeto sejaapreciado pelos deputados em Plenário, mas o clima ébastante favorável a ele na Casa.

A iniciativa do presidente do Tribunal de Justiça (TJ),Guilherme Luiz Gomes, de enviar tal projeto de lei à Assem-bleia está sendo bastante criticada, não pelos membros doTribunal ou até mesmo por deputados, obviamente - nestetipo de situação, geralmente impera ocorporativismo da classe e entre clas-ses -, mas pelas pessoas em geral,cidadãos comuns do Estado, que nãoacham justo conceder mais benefíci-os aos magistrados, que já têm umaremuneração mensal de encher osolhos, e os bolsos.

Além disso, a proposta encami-nhada é muito vaga e permissiva,digamos assim, pois não especificauma série de detalhes e permite que opróprio presidente do TJ determine acriação de um auxílio-moradia e esta-beleça os valores desse auxílio e oscritérios para que os magistrados te-nham direito ao benefício - por exem-plo, se ele poderá ou não ser concedido a um juiz que possuiresidência própria na cidade onde trabalha. Em outras pala-vras, literalmente o projeto é um “cheque em branco”, poiso TJ paranaense vai poder decidir sobre o valor e as regrasdo benefício por meio de um decreto, sem a aprovação daAssembleia e, consequentemente, sem o controle popular.

Sabe-se lá se a medida é uma forma de deixar os saláriosdos juízes ainda mais polpudos porque, querendo ou não,este tipo de benefício acaba, com o tempo, perdendo a natu-reza indenizatória e sendo incorporado ao subsídio dosmagistrados. Seria então um caminho indireto de aumentosalarial, sem propriamente aumentar o salário.

Além do mais, o projeto nos parece bastante estratégico,pois tenta criar uma política de “fato consumado”, comodizem por aí, para tornar mais difícil uma possível revogação

do benefício pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Docontrário, o Judiciário paranaense aguardaria uma decisãodo CNJ ou uma nova Lei Orgânica para implantar a medidano Estado, o que seria bem mais conveniente.

No ano passado, o Conselho Nacional de Justiça barrouo benefício em pelo menos cinco tribunais do país, entre eleso Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. O processoainda aguarda julgamento de mérito pelo plenário do CNJ.A questão também está em debate no Supremo TribunalFederal. Então, não haveria necessidade de toda essa urgên-cia e pressão pela aprovação por parte dos magistrados. Porsinal, muitos deles marcaram presença na reunião da Comis-são de Constituição e Justiça, segunda-feira (17), quando

o projeto começou a ser discutido naAssembleia, fazendo muitos deputa-dos manifestar apoio não só à consti-tucionalidade, mas também ao méritodo projeto (o tal do corporativismoentre classes, já citado).

Menos mal que o presidente doLegislativo, Valdir Rossoni, sinali-zou que o projeto de lei não deve servotado tão cedo pelos deputados, poisacha que o tema merece ampla discus-são e que não há como votar o texto no“afogadilho”.

De resto, chegamos a uma con-clusão. Para os trabalhadores comunsem geral, que têm salários nada pol-pudos como os juízes, que geralmente

não cobrem as contas do mês, os benefícios nunca recebemparecer favorável facilmente. É sempre uma dificuldade. Ouentão, quase uma raridade. Essa classe geralmente só recebeaumento na conta de água, na conta de luz, na conta domercado, e nada de muitos benefícios, ou quando sim, nadaexpressivo que possa fazer a diferença. Auxílio e maisauxílios têm sido criados para aqueles que não necessitamde tantos auxílios assim...

Se um juiz faz jus a salários altos, talvez nem seja o “x”da questão, já que estudou e se dedicou para ocupar umcargo no Judiciário; o “x” da questão é a disparidade entreas classes, as diferenças sociais e financeiras cada vez maisevidentes em nossa sociedade, a forma como os benefíciossão distribuídos, geralmente atendendo muito mais quemnão precisa do que quem realmente precisa.

TUCANOS E PETISTAS, IGUAISO senador Roberto Requião prossegue no seu

propósito de bater todos os recordes e mantê-lospor anos, ainda, como governador do Paraná. Porisso e talvez só assim se entenda o empenho quefaz para entrar no jogo do poder ao Palácio Iguaçuneste ano. Seria o seu quarto mandato, ou segun-do de Beto Richa ou o primeiro de Gleisi Hoffmann.Os recados vêm sendo dados com frequência.Todos sabem que ou Requião é candidato a gover-nador ou Beto Richa ganha de Gleisi Hoffmann noprimeiro turno. Isto, claro, na ótica do hoje senadorpeemedebista. Requião é amigo de Gleisi, comofrisa. Já não pode dizer o mesmo do marido deGleisi, ministro Paulo Bernardo, com quem trocouacusações e também medidas judiciais.

Senador em segundo mandato, Requião nãoprecisa de assessor, sobretudo para marketing.Ele é o próprio. E convenhamos, dos nossospolíticos, inclusive os nacionais, ele despontacomo o mais atilado. Não costuma perder oportu-nidades para fixar suas posições na mídia. O ex-ministro Delfim Neto faz grandes elogios à senado-ra Gleisi Hoffmann. Para ele, Delfim, a paranaensesoube comandar a Casa Civil de Dilma e, mais,entendeu finalmente que “é preciso ter capitalismocom lucro, privatizações e concessões”.

Gentil, Requião faz gentilezas à sua colega doSenado, mas não concorda com os elogios deDelfim, até porque, diz ele, ela cada vez se parecemais com o ex-ministro da ditadura. Nada surpre-endente. Roberto Requião continua o mesmo. Nãodeve ter lido nada sobre “como fazer amigos”, semtempo, possivelmente em função dos trabalhosduros de seus mandatos executivos e legislativos.De qualquer forma, já sabemos que se Gleisi forpresidente da República, teremos Delfim Neto noMinistério da Fazenda. Caso Gleisi prefira o Gover-no do Paraná, Delfim vem para ser secretário doPlanejamento. Por Gleisi, sem dúvida, e por suaprópria esposa, paranaense que é.

E assim passam os dias e o nosso ex-governa-dor prossegue em seu marketing, no que, aliás,devemos prestar-lhe homenagens, titular que é nãosó no Senado, como na distribuição de elogiossarcásticos e ofensas idem. Talvez por isso deva-mos torcer para que Requião conserve boa saúde econtinue ainda por muito tempo a animar a políticaparanaense. Mesmo que ele veja cada vez maisestreito o número de admiradores políticos, o quepoderá impedir sua recondução à chefia do governo.Talvez não se deva pedir “volte Requião”, mas porcerto irá bem um “fique Requião na política”, pois elaé mais divertida quando vossa excelência estáinspirado e às vésperas das eleições.

Ainda temos alguns meses para o embate dasurnas de outubro, talvez reunindo em camposopostos, mas para valer Gleisi, Beto e Requião.Pessuti, salvo melhor juízo, deve tomar outro rumo,sem cacife para uma disputa como se prevê. Esalve o PMDB, pois, para Roberto Requião, “nadamais se parece ao PSDB do que o PT no poder”.Se Lula leu, pode lembrar que em duas eleiçõesesteve com Requião, ainda que em uma delas oparanaense não tenha ficado para as homenagensao presidente que ele tanto admirava.

* O autor é jornalista em Curitiba

[email protected]

Se um juiz faz jus a salários altos,talvez nem seja o “x” da

questão, já que estudou e sededicou para ocupar um cargo

no Judiciário; o “x” da questão éa disparidade entre as classes, asdiferenças sociais e financeiras

cada vez mais evidentes emnossa sociedade, a forma comoos benefícios são distribuídos,geralmente atendendo muito

mais quem não precisa do quequem realmente precisa

Page 3: 02 20 2014

O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA,20 DE FEVEREIRODE 2014

1ª assembleia do anoA Associação dos Municípios do Oeste do Paraná

(Amop) promove amanhã (21), a partir das 09 horas,em sua sede em Cascavel, a 1ª Assembleia Geral Ordiná-ria de 2014. O encontro será presidido pelo prefeito deTupãssi e presidente da Amop, José Carlos Mariussi(Cal), e debaterá, entre outros assuntos, ações e ospontos positivos e negativos do ano de 2013 nos 52municípios associados.

Também haverá explanação do secretário especialpara Assuntos Estratégicos do Governo do Estado,Edson Casagrande, sobre o programa Internet Rede399 e do programa Brasil Lúdico, e ainda outros assun-tos da pauta municipalista.

Comentário do dia“Se o PT quer casar, então chame porque

quem quer namorar pisca, manda beijinho ousorri para gente”. Declaração do presidente

nacional do PDT, Carlos Lupi, que abriu emFoz do Iguaçu uma série de encontros que está

realizando em cidades paranaenses esta semana.

Duplicação Rondon a Guaíra

Lideranças de Marechal Rondon e da região participaram de uma audiência com o superintendente

do Dnit no Paraná, José da Silva Tiago, para tratar sobre a BR-163

Divulgação

Novo IndexoparCriado há quatro anos, um projeto encabeçado

especialmente pela coordenadora regional da Federa-ção das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), MarliseRicardi, se expande na região. Trata-se do portal Inde-xopar - Indústrias do Extremo Oeste do Paraná, quetem como objetivo divulgar a variedade e o potencialdas indústrias instaladas no extremo Oeste do Paraná,gerando oportunidades e negócios.

Se inicialmente o portal abrangia seis municípios,agora conta com 11, sendo eles Entre Rios do Oeste,Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes,Nova Santa Rosa, Palotina, Pato Bragado, QuatroPontes, Santa Helena e Terra Roxa.

Para marcar o lançamento do novo portal, será realiza-da na terça-feira (25), às 19h30, no auditório da Associa-

ção Comercial e Industrial de Mare-chal Rondon (Acimacar), soleni-

dade que contará com apresença do presidente daFiep, Edson Campagnolo,prefeitos, secretários muni-cipais e presidentes de

associações comerciais.

O prefeito de Marechal Cândido Rondon,Moacir Froehlich, o deputado estadual Ade-mir Bier, o ex-senador Sérgio Souza, o dire-tor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Cha-pla, e o representante da Câmara de Comércioe Indústria Brasil-Alemanha, Werner Wande-rer, participaram de audiência com o superin-tendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte no Paraná (Dnit),José da Silva Tiago.

Na pauta do encontro, realizado na ter-ça-feira (18), esteve a duplicação da BR-163,entre Marechal Rondon e Guaíra, bem comoos detalhes relativos sobre a passagem urba-na da rodovia, no perímetro urbano domunicípio rondonense.

Já ontem (19) o deputado Ademir Bier e o

ex-senador Sérgio Souza participaram de umareunião com o vice-presidente da Associaçãodos Municípios do Oeste do Paraná (Amop)e prefeito de Assis Chateaubriand, MarcelMicheletto, que deve assumir a presidênciada entidade no mês que vem, o qual atentoupara a importância do envolvimento dosprefeitos oestinos com a duplicação da BR-163 entre Guaíra e Marechal Rondon.

Nesse sentido, foi apontada a necessidadede realizar uma audiência pública sobre oassunto com a participação dos municípiosabrangidos pela Amop. Em pauta, além daquestão da duplicação, deverá ser incluídoainda o contorno de Guaíra, antiga reivindi-cação daquela população. O evento deveocorrer em breve.

Depois de Guaíra,é a vez de Céu Azul...

O deputado estadual Elton Welter e osecretário do Meio Ambiente de Céu Azul,Artêmio Bassoto, estiveram reunidos como reitor do Instituto Federal do Paraná(IFPR), Irineu Mario Colombo. O encon-tro, realizado na terça-feira (18), teve comopropósito a entrega de uma solicitação deextensão de um campus da instituição aomunicípio. A proposta é a expansão de umaunidade de funcionamento a distância. Aprincípio, foi pleiteada a oferta de dois cur-sos da área de técnico subsequente: MeioAmbiente e Logística.

Já em Guaíra deve iniciar nos próximosmeses a construção da Unidade de EnsinoProfissional do IFPR. O terreno cedido pelaprefeitura, localizado na Vila Eletrosul, jápassou por vistoria. A previsão é que asprimeiras turmas iniciem no próximo ano.

“PEC dosMensaleiros”

No dia em que o deputadofederal Eduardo Azeredo(PSDB-MG), réu no proces-so do mensalão tucano, re-nunciou ao cargo, a Comis-são Especial da Câmara dosDeputados aprovou, ontem(19), a Proposta de Emenda àConstituição (PEC) que tor-na automática a perda domandato parlamentar paracasos de condenação por im-probidade administrativa oucrime contra a administra-ção pública. A chamada “PECdos Mensaleiros” foi aprova-da em setembro passado peloSenado e agora vai à votaçãono plenário da Câmara, pos-sivelmente após o Carnaval.

Page 4: 02 20 2014

04 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Senado autoriza empréstimosde US$ 60 milhões ao Paraná

Os três senadores do Estado foram à tribuna debater oempréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento

FINANÇAS ESTADUAIS

“E eu acreditei”Um pronunciamento do deputado Leonaldo Paranhos, presidente

da CPI da Saúde, em andamento na Assembleia Legislativa do Paraná,

culminou com críticas severas ao custo que a Copa do Mundo de

futebol representará para o Brasil. Em função dos absurdos R$ 30

bilhões que serão gastos por um país que, segundo avaliação de

Paranhos, que, em função do cargo, viu-se obrigado a conhecer “in

loco” a realidade da saúde no Paraná. Certamente se estendesse

suas visitas a outros Estados brasileiros sua irritação com tais

gastos seria ainda maior. Realmente, foge à compreensão de qual-

quer pessoa de bom senso o país ter-se submetido às exigências

draconianas da Fifa, exigindo para o projeto esportivo bancado por ela

a observância de padrões de excelência dignos de Dubai, hoje um

exemplo acabado das gritantes diferenças sociais do mundo. A

intervenção crítica do representante de Cascavel, citando o exemplo

recentemente ocorrido em sua cidade, onde um cidadão desespera-

do pela dor de uma hérnia, sem perspectiva de intervenção cirúrgica

agendada, automutilou-se com uma lâmina, mostra o grau a que

chegou a saúde no país, hoje filial médica de Cuba. Valeria agora

lembrar a festa patrocinada por Lula e sua comitiva quando da

escolha do Brasil para sediar a Copa e em seguida, 2016, para nova

onda de reclamações, as Olimpíadas. Ao lembrar as promessas das

vantagens - infraestrutura, saúde, educação, segurança - que o país

obteria com tal evento, anunciadas pelo então presidente, o povo, nos

próximos protestos, rememorando personagem do humorístico Viva

O Gordo, da Globo, desfilará com a faixa: “E eu acreditei!”.

LegadoO que se espera agora, que

“Inês é morta”, que o legado da

Copa seja a qualidade das obras

públicas e dos serviços públi-

cos, no padrão Fifa. Sem os po-

liciais que nada têm a ver com a

Polícia Federal. Que venham as

Olimpíadas, sem os “por fora”

habituais. Sem situações vexa-

tórias como as vividas por Curi-

tiba, que, antes citada por seus

avanços, hoje é padrão de in-

competência na construção da

Arena. Mundo afora!

Opiniõesdiferentes

Felizmente a divergência dos

senadores do Paraná, Gleisi Hof-

fmann e Alvaro Dias, ficou ape-

nas nas manifestações feitas du-

rante a sessão da Comissão de

Assuntos Econômicos, contra e

pró o empréstimo de US$ 60 mi-

lhões que o Paraná negocia com

Banco Interamericano de Desen-

volvimento (BID). Na hora de votar

pelo aval do governo, ambos vota-

ram a favor do Paraná.

Brasildesconhecido

Um aspecto das afirmações

contidas no pronunciamento de

Gleisi, sobre os empréstimos

não contabilizados ainda pelo

Paraná, foge às versões corren-

tes. Diz ela que “nós sabemos

que qualquer financiamento

precisa seguir a legislação, que

infelizmente não foi respeitada

pelo Governo do Estado”, quan-

do se tem informação de que

outros Estados, em situação ir-

regular, foram beneficiados por

empréstimos. Não é crível que

dos 26 Estados e um Distrito

Federal beneficiados pelo PróIn-

veste, só o Paraná estivesse

irregular. Quem afirmou isso,

por mais alta que seja a autori-

dade de que esteve investida,

não conhece o Brasil.

Até quando!Até quando as empresas

prestadoras de serviços, entre

elas telefônicas e bancos, se-

rão os campeões de reclama-

ções nos Procons? O do Paraná

não é exceção. A exemplo de

outras áreas, fortemente puni-

das quando a qualidade do ser-

viço não corresponde ao ofere-

cido ao público, os órgãos como

os Ministérios Públicos esta-

duais e agências reguladoras

deveriam ser mais rigorosas.

Uma no prego...outra na ferradura

O Supremo Tribunal Federal,

que até dias atrás era apontado

com orgulho pela maior parte dos

brasileiros em função do julga-

mento do mensalão (afora eviden-

temente os que contribuíram com

a “sacola da multa” dos mensalei-

ros), perante o povo pisou na bola

ao conceder a reimplantação dos

supersalários a funcionários do

Senado. Talvez seja pela extraordi-

nária contribuição de tais servido-

res à produção nacional.

O Senado aprovou ontem (19)empréstimos do Banco Interame-ricano de Desenvolvimento (BID)para o Rio Grande do Sul e o Para-ná. Durante a discussão da maté-ria, senadores reclamaram dosjuros cobrados pelo Tesouro Na-cional e, no caso do Paraná, aindahouve debate sobre a eficiênciada administração do Estado.

Os três senadores do Paranáforam à tribuna debater o emprés-timo de US$ 60 milhões, aprovadana terça (18) na Comissão de As-suntos Econômicos da Casa: GleisiHoffmann (PT) e Roberto Requião(PMDB) criticaram a atual gestãodo PSDB, defendida pelo senadorAlvaro Dias, do mesmo partido dogovernador Beto Richa. Os recur-sos serão utilizados para ações doprograma Família Paranaense, daárea de assistência social.

Gleisi disse ter votado a favor

Comissão da Câmara aprova “PEC dos Mensaleiros”A Comissão Especial da Câ-

mara dos Deputados aprovou,ontem (19), no dia em que o depu-tado Eduardo Azeredo (PSDB-MG),réu no processo do mensalão tu-cano, renunciou ao cargo, a Pro-posta de Emenda à Constituição(PEC) que torna automática a per-da do mandato parlamentar paracasos de condenação por impro-bidade administrativa ou crimecontra a administração pública. Achamada “PEC dos Mensaleiros”foi aprovada em setembro pas-sado pelo Senado e agora vai àvotação no plenário da Câmara,possivelmente após o Carnaval.

Sob aplausos de manifestan-tes, a Comissão de Constituição eJustiça (CCJ( do Senado rejeitou,ontem (19), proposta que permitea redução, em determinadas cir-cunstâncias, da maioridade penalpara 16 anos. Por 11 votos a oito, ossenadores recusaram a propostado líder do PSDB no Senado, Aloy-sio Nunes Ferreira (SP).

O texto previa a redução damaioridade penal para 16 anosnos casos em que o menor deidade tivesse cometido crimeshediondos, tráfico de drogas comuso de violência ou reincidênciaem crimes violentos. Pela propos-ta, o promotor de Justiça da Varada Infância e da Juventude é quemiria provocar o juiz da causa pe-dindo que o jovem pudesse serpunido da mesma maneira queum adulto. O menor poderia pas-sar por uma avaliação psicológi-ca, socioeconômica e familiar.

A proposta foi colocada empauta pelo presidente da CCJ,senador Vital do Rêgo (PMDB-PB),

do empréstimo por causa da des-tinação aos centros de assistên-cia social, mas protestou: "Voto afavor porque essa operação decrédito tem um fim meritório eespero que o dinheiro seja usadopara o que se destina. Mas gosta-ria de dizer que se hoje vivemosuma situação de penúria nas con-tas estaduais isso se deve únicae exclusivamente pela incapaci-dade e incompetência da gestãofinanceira do Estado. Isso enver-gonha o povo paranaense, que éum povo trabalhador e que lutapela construção do seu Estado ede outros", criticou.

Já o senador Requião votoucontra o empréstimo alegandoque, apesar de ser um interes-sante investimento social, o Esta-do poderia arrecadar o dinheirode que necessita cortando des-pesas com cargos em comissão e

publicidade. "O que estamos ven-do é falta de administração e ge-renciamento", reclamou.

O senador Alvaro Dias saiu emdefesa da administração parana-ense. Ele minimizou as dívidas eatrasos de pagamento do Estadodizendo que o Paraná sequer apa-rece na lista dos Estados que maisdevem e que algumas obras para-das não causam estranheza, vistoque isso acontece em outros esta-dos e no governo federal. De acor-do com o senador, há regularidadeem pagamentos do Paraná quantoa todos os requisitos para o em-préstimo. Alvaro pontuou que oEstado recorre ao socorro da Uniãocomo todos os outros, estando emdia com tributos federais, contribui-ções para o FGTS, financiamentos,prestação de contas de recursosfederais e aplicação mínima emeducação, entre outros quesitos.

A votação contou apenas como voto contrário, do deputado SibáMachado (PT-AC) que, orientadopela bancada, argumentou que jáfoi instituído o voto aberto paracassações de mandato. Para o pe-tista, a PEC 18/2013, do senadorJarbas Vasconcelos (PMDB-PE), é“conjuntural”, ou seja, o alvo era osdeputados do PT condenados noprocesso do mensalão. Os demaismembros da comissão saíram emdefesa da PEC alegando que o epi-sódio envolvendo o processo decassação de Natan Donadon (sempartido/RO) trouxe constrangimen-tos para o Parlamento e que, ape-

sar da perda automática, o Con-gresso Nacional continuará com aúltima palavra sobre o mandatodos parlamentares.

Já o relator da PEC na Câmara,Raul Henry (PMDB-PE), destacouque a democracia representativapassa por um processo de questi-onamento e que a aprovação daproposta ajudaria a melhorar aimagem do Parlamento.

Se a PEC for aprovada peloplenário da Câmara, a perda demandato passa a ser apenas de-clarada pela Mesa Diretora daCasa a partir da comunicação dacondenação pela Justiça.

Comissão do Senado rejeitaredução da maioridade penal

que tem estado insatisfeito com apresidenta Dilma Rousseff por tersido preterido na reforma minis-terial. O Palácio do Planalto é con-tra qualquer mudança na maiori-dade penal, mesmo ciente do ris-co eleitoral para Dilma. Pesquisastêm indicado uma maioria da po-pulação favorável à mudança.

O debate na CCJ foi acalora-do. Logo no início da sua exposi-ção, o líder tucano foi chamadode fascista por um manifestante.“É uma medida absolutamentecautelosa que se justifica dianteda gravidade que os crimes bár-baros cometidos por menores de18 anos e maiores de 16 precisamser enfrentados”, defendeu Aloy-sio Nunes Ferreira, que vai apre-sentar um recurso para que aproposta, mesmo rejeitada, sejavotada pelo plenário da Casa.

Coube à bancada do PT lide-rar a derrubada da proposta. Apresidente da Comissão de Di-reitos Humanos do Senado, pe-tista Ana Rita (ES), disse que a

diminuição da idade para 16 anosna punição de menores infrato-res não resolveria o problema daviolência urbana. “Colocar todosesses jovens numa cadeia é agra-var ainda mais um sistema caóti-co, falido”, criticou.

A senadora Gleisi Hoffmann(PT-PR) reconheceu o esforço dolíder do PSDB com a proposta. Elachegou a sugerir o adiamento davotação para que o debate sobrea punição de jovens fosse feito noâmbito do Estatuto da Criança edo Adolescente. Ela disse que aSecretaria de Direitos Humanose o Ministério da Justiça têm de-batido o tema. “O grande desafioque temos em relação à inimpu-tabilidade é como a pena do ECAé aplicada”, ponderou.

A maioria da bancada doPMDB seguiu a orientação do lí-der Eunício Oliveira (CE) de votara favor da proposta. Mas o apoiorecebido pelo PT de outros parti-dos da base foi decisivo para avitória do governo.

Em choqueA diplomacia brasileira preocupada com a situação na Ucrânia.

Sobre a da Venezuela, nem uma palavra. Haja Sonrisal!

Page 5: 02 20 2014

O PRESENTE | 05QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

José Iégas é o novo secretário de Segurança PúblicaDepois de passagens pela superintendência da PF em Foz e no Paraná, ele estava

ocupando um alto cargo no setor de inteligência da PF em Brasília

SUBSTITUTO DE VASQUES

O novo secretário da Segu-rança Pública do Paraná é odelegado da Polícia Federal(PF) José Alberto de FreitasIegas. O nome foi anunciadono início da noite de ontem(19). Ele substitui Cid Vasques,que deixou o cargo pressiona-do pelo Ministério Público, quedefendia a incompatibilidadeda presença dele no posto.

Depois de passagens pela su-perintendência da PF em Foz doIguaçu e no Paraná, ele estavaocupando um alto cargo no setorde inteligência da PF em Brasília.

Iégas estava em Foz do Igua-çu, num evento da Polícia Fede-ral, quando recebeu uma liga-ção de Cid Vasques, convidan-do para assumir o posto.

PERFIL

Paulista de Presidente Pru-dente, Iégas trabalha há mui-tos anos no Paraná. Começoua carreira na Polícia Federalem Londrina em 1996, e desdeentão já passou pelas regio-nais de Guarapuava e Casca-vel, até ser nomeado para a

maior delegacia do Brasil, a deFoz do Iguaçu, em 2009. Iégastambém teve uma passagempor São Paulo, como delegadoregional do combate ao crimeorganizado, participando degrandes operações policiais,como a Castelo de Areia, queinvestigou empreiteiras.

Em 2011, assumiu a supe-rintendência da PF no Paraná -cargo que ocupou até abril de2013, até ser promovido a dire-tor do setor de inteligência daPF em Brasília.

Ele é o segundo delegado daPF que assume o cargo de se-cretário estadual de Seguran-ça Pública na gestão Beto Ri-cha. O primeiro foi o delegadoda Polícia Federal Reinaldo deAlmeida César, que foi substi-tuído por Cid Vasques em se-tembro de 2012. Iégas se apro-xima, na conduta, ao estilo deJosé Mariano Beltrame, tam-bém delegado federal, que des-de 2007 conduz com mãos fir-mes a Secretaria de SegurançaPública do Rio de Janeiro.

O novo secretário disse que

a determinação do governadoré dar continuidade ao traba-lho que vem sendo realizadona segurança pública para re-duzir ainda mais os índices decriminalidade. “É um desafio

que assumo com responsabili-dade e confiança. Conto com oapoio dos policiais paranaen-ses para fazer um bom traba-lho”, afirmou Iégas.

Ele agradeceu ao governa-

dor pela confiança e disse quepretende manter a mesmaequipe de coordenação daspolícias Civil e Militar. “Temdado bons resultados”, afir-mou o delegado.

Orlando Kissner/ANPr

Governador

Beto Richa

com o novo

secretário de

Segurança

Pública, o

delegado da

Polícia

Federal José

Alberto de

Freitas Iégas

Page 6: 02 20 2014

06 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Roubo de veículos temredução de 13,7% no Estado

Grandes centros urbanos do Estado registraram as reduçõesmais expressivas. Objetivo é melhorar ainda mais os

índices de redução da criminalidade em 2014

RESULTADOS DE 2013

O Paraná registrou reduçãonos crimes de furtos e, princi-palmente, de roubos de veícu-los em todo o Estado no ano de2013. As 7.643 ocorrências deroubo de veículo registradas noano passado correspondem auma queda de 13,7% nesse tipode crime, na comparação com2012. Os dados são da Secreta-ria da Segurança Pública.

Os grandes centros urbanosdo Estado registraram as redu-ções mais expressivas. Na re-gião de Londrina, Norte do Pa-raná, foram 521 ocorrências amenos (-39,4%). Já na 12ª ÁreaIntegrada de Segurança Pública(Aisp), com sede em Foz do Igua-çu, a comparação mostra menos177 roubos de veículos (-39,3%),e na 11ª Aisp, que tem a cidade deCascavel como sede, a diminui-ção foi de 34,53%. “A redução sedeve ao esforço dos policiais nasinvestigações, em cima de assal-tantes e ladrões de carros, além

de diversos desmanches ilegaisque foram fechados”, explica odelegado-geral da Polícia Civildo Paraná, Riad Braga Farhat.

De acordo com ele, os resulta-dos alcançados em 2013 são bonse o objetivo é melhorar os índicesde redução da criminalidade em2014. “A meta é avançar aindamais e garantir segurança à po-pulação”, complementa.

Outro componente primor-dial para alcançar esses bons re-sultados foi a mudança do perfildas operações policiais, com oobjetivo de interditar rodovias econter veículos furtados e rouba-dos, além do transporte de armase drogas, acrescenta o subcoman-dante-geral da Polícia Militar doParaná, coronel Péricles de Ma-tos. “Da mesma forma, contribu-em as ações de inteligência desen-volvidas pelos Comandos Regio-nais da PM, que resultam na pri-são de quadrilhas especializadasem roubos e desmanche de veícu-

los”, disse o coronel.Ele destacou ainda a utiliza-

ção das informações repassadaspor meio do telefone 181 (Nar-codenúncia), já que muitas des-tas quadrilhas também estãoligadas ao narcotráfico.

FURTOS

Em 2013, em todo o Estado,também foram registrados 292furtos de veículos a menos do queo total de ocorrências em 2012,quando houve 15.585 crimes des-sa modalidade. O número repre-senta queda de cerca de 2%. Asações das polícias também con-tribuíram para que 13.778 veí-culos fossem recuperados duran-te o ano de 2013. O detalhamentodas informações sobre furtos eroubos de veículos consta no Re-latório Estatístico Criminal, ela-borado pela Coordenadoria deAnálise e Planejamento Estraté-gico (Cape) da Secretaria da Se-gurança Pública.

Transações com cartões cresceram 17,8% no BrasilOs brasileiros utilizaram

17,8% mais cartões de créditoe de débito durante o ano pas-sado na comparação com 2012,segundo balanço divulgadoontem (19) pela Associação Bra-sileira das Empresas de Car-tões de Crédito e Serviços(Abecs). O volume relativo aessas transações somou R$ 853bilhões em 2013.

Apenas os cartões de crédito,em 2013, registraram alta de15,3% em relação a 2012, soman-do R$ 553 bilhões. As transaçõesfeitas com cartão de débito soma-ram R$ 300 bilhões, alta de 22,5%na mesma base de comparação.

Com relação à quantidade de

transações, em 2013 houve altade 14% nos dois tipos de cartões,na comparação com 2012, umtotal de 9,3 bilhões de usos. Ocartão de crédito, além disso, foia quarta maior modalidade nacomposição da carteira de cré-dito dos bancos emissores.

Durante o ano passado, oscartões representaram, emmédia, 28% do consumo totaldos brasileiros. No último tri-mestre, o percentual atingiu30% pela primeira vez no país.A quantidade de terminais queaceitam cartões também cres-ceu: passou de 3,5 milhões determinais no primeiro semes-tre do ano passado para 3,8

milhões no segundo semestre.Para o presidente da Abecs,

Marcelo Noronha, o pagamen-to por meio de cartões é cres-cente no país. “Você chega numabanca de jornal, na feira, napraia e quer pagar com cartão”,exemplifica.

Segundo Noronha, a perspec-tiva para 2014 é um crescimentoainda maior. As transações comcartões de crédito e de débitosobem para R$ 1 trilhão, o querepresenta uma alta de 17,1%.“A tendência é uma penetraçãoainda maior (dos cartões) em to-dos os países, mais ainda no Bra-sil, onde o setor investiu forte-mente na captura”, declarou.

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Valor Econômico (@valor_economico)Vândalos em protestos são cr iminosos, af i rma Di lma

http://www.valor.com.br/u/3435256

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Lúcio não quer saber de “corpo mole” para prejudicar o Corinthians.

Descontente com chances, Pato foi reserva na maioria dos jogos eem todas as decisões no Corinthians.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Engenharia financeira foi decisiva no veredicto da Fifa sobre a Arena

http://bitly.com/1huWqcJ

Boca Maldita (@Boca_Maldita)Retroescavadeiras de Dilma emperram pelos municípios

http://bok.la/1fgpEZr

Dilma estuda aumento de 15% na conta de luz com uso das térmicashttp://bok.la/1fghW1F

Portal da Copa (@copagov)Min. @aldorebelo destaca que o Brasil que recebe a Copa é uma das

dez maiores economias do mundo, que vive pacificamente com paísesvizinhos.

Rádio Câmara (@RadioCamara)Líderes do PMDB e SDD articulam criação de CPMI para investigar

atuação de black blocks http://fb.me/11tz1LQCN

Portal R7.com (@portalR7)PSDB faz deputado do mensalão desistir de se defender

http://r7.com/feHd #R7

Noiva de Ronaldo confirma casamento para este ano: vão ser três diasde festa.

zhEsportes (@zh_esportes)Procuradoria pede indiciamento do Barcelona por crime fiscal na

contratação de Neymar http://zhora.co/1fyvgdY

Exame Notícias (@exame_noticias)Recei ta do setor de serv iços cresce 8,5% em 2013

http://tinyurl.com/kpasngz

Portal Brasil (@portalbrasil)Dinheiro para obras no exterior saem do BNDES para empresas e não

prejudicam ações no país, diz Dilma. http://goo.gl/CTcuiX

Ag. Câmara dos Deputados(@AgenciaCamara)

Câmara decide obstruir e adia votação de veto sobre criação de novosmunicípios http://fb.me/2Gx1BbX2X

Carta Capital (@cartacapital)Redução da maioridade penal entra na pauta de comissão do Senado.

Veja (@Veja)Brasil tem a 11ª tarifa de energia mais cara do mundo http://goo.gl/wlWTR1

Contra críticas e deserções, Brasil quer convencer Cuba a pagar maisa médicos http://goo.gl/q0pLDK

Bob Fernandes (@Bob_Fernandes)Editor-chefe da Terra Magazine

Árbitro que não viu gol do Vasco presta queixa após ameaças nasredes sociais.

Lancenet! (@lancenet)Ao lado de Kardec, Diego Tardelli também é observado por Felipão -

http://nolance.net/1e6Cyod

Globoesporte.com (@globoesportecom)Lusa decide recorrer à Justiça comum e enfrentar CBF por vaga na

Série A http://glo.bo/1dLKPTg

Nova frente fria provoca temporais a partir de hojeUma nova frente fria se apro-

xima do Rio Grande do Sul apartir de hoje (20) e espalhamuitas nuvens carregadas so-bre o Oeste do Estado. O predo-mínio será de muita nebulosi-dade intercalando alguns perí-odos de sol e chuva a qualquerhora. Há potencial para tempo-rais acompanhados de raios erajadas de vento, alerta o Cli-matempo. No interior do Para-ná e em Campos Novos, a chuvaacontece de forma isolada e rá-

pida no período da tarde. Nasdemais áreas da região, o predo-mínio será de sol e tempo firme.

Amanhã (21) a instabilidadeassociada à passagem da frentefria espalha muitas nuvens car-regadas sobre o Centro-Oeste doParaná, de Santa Catarina e Cen-tro-Oeste e Sul do Rio Grande doSul. Há risco para temporaisacompanhados de descargas elé-tricas e rajadas de vento.

Segundo o Climatempo, aprevisão para Marechal Cândi-

do Rondon é de chuva hoje (80%de probabilidade de 10 mm),com temperatura entre 19o e 29o.Amanhã pode chover em tornode 15 mm (80% de probabilida-de), com temperatura mínimade 19o e máxima de 28o. No sába-do (22), por sua vez, são espera-dos 90 mm de chuva, com tem-peratura máxima de 25o e míni-ma de 17o. Já no domingo (23),conforme o Climatempo, é parachover 20 mm e volta a esquen-tar, com máxima de 30o.

Page 7: 02 20 2014

O PRESENTE | 07QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 ESTADO

Paraná apresenta melhor gestão fiscal do BrasilEm 2013, a receita paranaense cresceu 0,8% de seu PIB e a arrecadaçãocresceu 12,5% - o melhor desempenho entre os 26 Estados brasileiros

ECONOMIA

Duas matérias publicadasnesta semana na imprensa na-cional contradizem a tese deque o Paraná sofre com proble-mas de ajustes fiscais, confor-me divulgado por setores deoposição ao governador BetoRicha (PSDB). O Paraná tevesuperávit primário - diferençapositiva entre receitas e despe-sas com pessoal, custeio e in-vestimentos - de R$ 2,1 bilhõesem 2013 e fechou o ano entre ostrês únicos Estados que eleva-ram a poupança para o paga-mento de dívidas públicas. Ououtros dois foram Rio Grandedo Norte e Sergipe.

O levantamento, da Folhade S. Paulo, mostra que a receitaparanaense cresceu 0,8% de seuProduto Interno Bruto (PIB) e aarrecadação cresceu 12,5% - omelhor desempenho entre os26 Estados brasileiros. O resul-tado é fruto das ações de gover-no no combate à sonegação einadimplência, novas tributa-ções do ICMS a setores comotelecomunicação e combustí-veis e a crescente atração denovos investimentos.

“Sempre tivemos uma boagestão financeira e equilíbrio fis-cal. Os dados demonstram isso.O Paraná é hoje o principal cená-rio para novos e seguros investi-mentos, não apenas por segu-rança jurídica e os bons incenti-vos, mas também pela justa po-lítica fiscal que beneficia tanto oempresariado como a popula-ção do Estado”, declarou BetoRicha, ao comentar as matérias.

Governador Beto

Richa: “O Paraná é

hoje o principal

cenário para

novos e seguros

investimentos”

Divulgação

Na contramão do Paraná,os dados recém-apurados mos-tram que, em metade dos Esta-dos e no Distrito Federal, as re-ceitas de 2013 foram insuficien-tes para cobrir os gastos compessoal, custeio administrati-vo e investimentos. Ou seja, 14Estados estão no vermelho, en-tre eles Rio de Janeiro, MinasGerais e Pernambuco.

A incidência de contas novermelho cresce de forma iné-dita desde que a Lei de Respon-sabilidade Fiscal foi aprovada,em 2000, para disciplinar as fi-nanças estaduais. Da atual sa-fra de governadores, só doishaviam terminado o primeiroano do atual mandato com dé-ficit fiscal. Esse número saltoupara oito em 2012 e 14 em 2013.O levantamento do jornal mos-

trou que, em metade dos 26 Es-tados e no Distrito Federal, asreceitas foram insuficientespara cobrir os gastos.

Não é o caso do Paraná. BetoRicha lembrou que o Paraná foieleito o melhor Estado para ainstalação e operação de microe pequenas empresas, em pes-quisa divulgada no final do anopassado pela ConfederaçãoNacional da Indústria e o Se-brae. “Além disso, não para-mos de colher os frutos do Para-ná Competitivo, programa deincentivos fiscais que colocounovamente o Estado no mapados novos investimentos. Já sãoquase R$ 25 bilhões atraídos e150 mil empregos”, destacou.

Outro ponto positivo de des-taque no Paraná, por exemplo,foi o aumento dos repasses esta-

duais aos municípios, em 2013.O montante foi 15,4% maior doque em 2012, e fechou na casados R$ 6,2 bilhões. O valor serefere à participação dos muni-cípios no ICMS e IPVA. “Conti-nuamos a investir fortementeem todas as áreas da adminis-tração e, mesmo assim, as des-pesas não ultrapassaram nossareceita. Isto requer planejamen-to e responsabilidade por partedo governo. É o que estamos fa-zendo. O Paraná cresce susten-tável”, salientou Richa.

DISCRIMINAÇÃOO governador reconhece

problemas pontuais na pas-sagem de 2013 para 2014, entreeles atrasos no pagamento defornecedores, que estão sendosaldados até março, mas insis-te em dizer que o governo nun-ca foi negligente e irresponsá-vel com seu caixa.

Richa disse que um dos en-traves nas contas do Estado foicausado pela série de desonera-ções do governo federal, que re-tirou R$ 2 bilhões do caixa dogoverno paranaense. Outro “de-sencontro”, segundo o tucano,foi de caráter político-partidá-rio e tentou desgastar o seu go-verno. O bloqueio dos emprésti-mos pleiteados pelo Paraná - deR$ 4,5 bilhões -, prejudicaram oEstado. “Solicitamos os emprés-timos em 2011. Para os outrosEstados, eles saíram rapidamen-te, mas no caso do Paraná tive-mos muitos entraves, parte de-les de interesse político para medesgastar. Tem empréstimo queficou parado um ano e outros atéhoje não saíram porque depen-dem do aval do governo fede-ral”, explicou.

IBGE mostraque setor deServiços doParaná expandiu7,3% em 2013

O setor de serviços do Para-ná fechou o ano de 2013 comexpansão de 7,3%, segundo aPesquisa Mensal de Serviços(PMS), realizada pelo Institu-to Brasileiro de Geografia e Es-tatística (IBGE) e divulgadaontem (19). Na média nacio-nal a expansão foi de 8,5%. Apesquisa abrange o segmentoempresarial não financeiro, ex-cluindo-se os setores da saúde,educação, administração pú-blica e aluguéis. No Paraná, asprincipais contribuições para oresultado foram os serviços pres-tados às famílias (12,%), servi-ços de transportes e correio(8,5%) e serviços de informa-ção e comunicação (6,4%).

Especificamente em dezem-bro de 2013, o setor de serviçosparanaense registrou expansãode 9% em relação ao mesmo mêsde 2012. O crescimento foi mai-or que o do Brasil, que avançou8,4%. O resultado paranaensefoi puxado pelos serviços presta-dos às famílias (12,8%), servi-ços de transportes e correio(10,9%), serviços profissionais,administrativos e complemen-tares (8,1%), e serviços de infor-mação e comunicação (5,3%).

Para a economista Ana Sil-via Martins Franco, do Institu-to Paranaense de Desenvolvi-mento Econômico e Social (Ipar-des), o crescimento do setor deserviços paranaense é resultadodo aumento do poder aquisitivoda população, especialmente pelobom desempenho do agronegó-cio, além do aquecimento domercado de trabalho regional,que segue criando empregos commaior rendimento, a maioria nointerior do Estado. “O desempe-nho regional também pode seratribuído à influência sazonaldas festas de final de ano, especi-almente com o uso de rendaextra por parte dos trabalhado-res, como 13º salário”, afirma aeconomista.

Page 8: 02 20 2014
Page 9: 02 20 2014

O PRESENTE | 09QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Lideranças e empresários discutem melhoriasObjetivo é colher sugestões sobre possibilidades para melhorar a trafegabilidade da via toledana

RUA BARÃO DO RIO BRANCO

A administração de Tole-do iniciou pela Rua Rui Bar-bosa as mudanças propostasvisando melhorar a seguran-ça e a fluidez do trânsito naregião central do município.Dando continuidade ao tra-balho, ontem (19), a Secreta-ria Municipal de Segurança eTrânsito convocou uma reu-nião com os empresários quepossuem lojas e comércios naRua Barão do Rio Branco. Oobjetivo foi iniciar discussõese colher sugestões sobre pos-sibilidades para melhorar atrafegabilidade da via.

O prefeito Beto Lunitti apre-sentou um planejamento rea-lizado pelo Departamento deTrânsito e Rodoviário para aBarão, desde a Avenida Pari-got de Souza até a Rua Ar-mando Luiz Arossi. Na pro-posta está a mudança do esta-cionamento oblíquo, com osveículos posicionados em dia-gonal ao meio-fio, para o pa-ralelo, com os automóveis es-tacionados rentes ao meio-fio,e instalação de três faixas derolamento. Após a explana-ção, Lunitti informou que oprojeto era um esboço, prepa-rado de acordo com as regula-mentações do Código Nacio-nal de Trânsito (Contran),entretanto existe o desejo dogoverno municipal em discu-tir com os empresários e mora-dores as possíveis mudanças.

As alterações são justifica-das pelo elevado número deacidentes que acontecem noquadrilátero compreendidoentre as ruas Santos Dumont,

Piratini e São João e a Aveni-da Parigot de Souza. “Nestetrecho se concentram 42% dosacidentes de trânsito de nossacidade. Temos que fazer algopara melhorar este índice edar segurança a quem trafegapelo centro”, afirmou o pre-feito, baseando-se nos dadosapresentados pelo Departa-mento de Trânsito e Rodoviá-rio, que apontam que Toledo,em maio de 2013, contava commais de 82 mil veículos regis-trados, perfazendo 1,5 carrospor habitante.

Os dados também apon-tam um crescimento em tor-no de 9% ao ano na frota.“Precisamos destacar que es-tes números são de carrosemplacados em Toledo, nãocontando com a circulação dosoriundos de outras cidades”,explicou o diretor de Trânsi-to, Fabiano Faria. Durante oencontro, alguns empresári-os presentes manifestaram apreocupação com a questãodas vagas de estacionamentoque poderão ser diminuídascom o projeto. O diretor deTrânsito e Rodoviário expli-cou que há uma perda de 10%das vagas, aproximadamen-te, porém o novo formato darásegurança aos cidadãos quetransitam pelos passeios e tra-rá uma melhor trafegabilida-de. A empresária Edna Lealpontuou que é necessário pen-sar em estratégias que nãoprejudiquem o comércio daregião. “É importante que te-nhamos estas oportunidadesde apresentarmos nossas idei-

as. Sabemos que é difícil agra-dar a todos”, comentou.

Após as discussões, o pre-feito convidou aos empresá-rios para dar continuidade àstratativas em uma reunião,no Auditório Acary de Oli-veira, marcada para o dia 19de março. “É preciso trazermais gente para estas discus-sões e vamos, neste prazo,usando o bom senso, chegara uma ação que seja boa parao empresariado e para a po-pulação”, pontuou EdnaLeal. O diretor da CervejariaColônia, Carlos Alberto Du-laba, acrescentou que é ne-cessária a participação dosdiversos setores da socieda-

de, já que a Barão do RioBranco é uma via importanteno desenvolvimento do mu-nicípio. “Da maneira comoestá não pode ficar. É precisoque os empresários se consci-entizem da necessidade debuscar estacionamentos pri-vados e a proposta da admi-nistração municipal é algo quemelhoraria muito para quemprecisa se deslocar por estarua”, salientou.

ESTACIONAMENTOROTATIVO

Durante o encontro, osempresários solicitaram escla-recimentos sobre a situaçãodo EstaR, o estacionamento

regulamentado de Toledo. Oprefeito informou que estãosendo realizados estudos paraque o município faça a locaçãode um sistema informatizadopara dar mais agilidade nasações e torne o estacionamentomais efetivo. “Não podemosmais admitir que os veículospermaneçam no mesmo localdurante todo o dia”, declarouLunitti. Ele comentou aindacomentou que irá encaminharà Câmara de Vereadores umprojeto de lei que amplia a áreade abrangência do EstaR. “Éuma discussão que precisaráser feita, já que não temos maiscondições de estacionamentoneste espaço da cidade”.

Prefeito Beto Lunitti durante reunião com os empresários que possuem lojas e comércios na Rua Barão do Rio Branco

Ricardo Morante

Page 10: 02 20 2014

10 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Adetur lança calendário e quer criar circuito regionalCerca de 15 mil calendários foram produzidos com 28 eventos para este ano

PESCA ESPORTIVA

O Calendário de Pesca Es-portiva 2014 no Lago de Itai-pu foi lançado no último dia08 pela Adetur Cataratas eCaminhos. O evento aconte-ceu junto ao Terminal de VilaNatal, em Missal, durante o14º Desafio Internacional dePesca à Corvina, considera-do o primeiro evento do anodo calendário.

Estiveram presentes o pre-sidente da Adetur, Leoveral-do Curtarelli de Oliveira, re-presentante da Divisão do Re-servatório da Itaipu Binacio-nal, Hélio Martins FontesJúnior, o prefeito de Missal,Adilto Ferrari, o presidenteda Associação Náutica de Pes-ca Esportiva de Missal (Anpe-mi), Fernando Willers, lide-ranças locais e regionais, re-

presentantes de associações depesca amadora e pescadores.

Foram produzidas 15 milunidades do calendário com opatrocínio da Itaipu, promo-vendo 28 eventos que aconte-cerão ao longo deste ano emnove municípios lindeiros, com11 entidades responsáveis pe-los torneios. No materialconsta a divulgação de todasas empresas associadas à Ade-tur, abrangendo segmentoscomo hospedagem, alimen-tação e entretenimento.

“A proposta é que o ca-lendário divulgue os even-tos de pesca e todos os servi-ços que podem ser ofereci-dos nos municípios, paraatrair mais adeptos desta ati-vidade para a região e tor-nando a nossa região refe-

Lançamento do calendário de pesca esportiva foi feito durante o torneio realizado recentemente em Missal

rência nesta atividade”, in-forma o presidente da Ade-tur, Leoveraldo Curtarelli deOliveira. A distribuição domaterial será em eventos derepresentação da região, pe-las associações de pesca ama-dora e empresas associadas.

HISTÓRICOEm novembro, a partir de

uma iniciativa da Adetur Ca-taratas e Caminhos, em par-ceria com Itaipu Binacional,Conselho de Desenvolvimen-to dos Municípios Lindeirosao Lago de Itaipu, associaçõesde pesca amadora e municípi-os, foi criado o GT Regionalde Pesca, cujo objetivo é tra-balhar ações voltadas ao fo-mento da atividade de pesca

esportiva. Como prioridadefoi levantada a necessidade delistar e alinhar as datas detodos os torneios promovi-dos no Lago e a realização deum Ranking Regional de Pes-ca. Diante disso, foi criada aComissão do GT de Pesca.

De acordo com o represen-tante do Iate Clube Lago deItaipu de Foz do Iguaçu, Evan-dro Ferreira, o calendário éalgo que fomenta a pesca es-portiva, que a cada ano cres-ce, envolvendo os balneáriosnessa atividade. “Foi tudo bemorganizado e o calendário fazcom que aumente cada vezmais o número de adeptos aoesporte, além de não confron-tar as datas em cada municí-pio. A iniciativa é importan-

te, além das parcerias firma-das com a Itaipu e demaisentidades”, finaliza.

Nas próximas semanas oGT Regional de Pesca preten-de alinhar ações e a ideia écriar um Ranking ou Circui-to Regional de Pesca para 2015no Lago de Itaipu. O projetoterá parceria com o GT Regi-onal de Pesca e o campus deToledo da Unioeste, para tra-balhar neste ano os critériose necessidades. O calendáriopode ser acessado no sitew w w . a d e t u r c a t a r a t a s ecaminhos.org.br. Mais infor-mações podem ser obtidaspelo telefone (45) 3268-1006ou pelo e-mail secretaria@a d e t u r c a t a r a t a s ecaminhos.org.br.

Divulgação

Comunidade escolar e agricultores recebem palestraA nutricionista Josiane da

Silva Thomas proferiu pales-tra, na semana passada, naEscola Municipal PresidenteMédici, para a comunidade es-colar e para os agricultoresque cultivam a cultura orgâ-nica. O objetivo é inserir prio-ritariamente a alimentação or-gânica para os alunos, vistoque, segundo ela, trata-se deuma contribuição maior na

Nutricionista Josiane Thomas palestrou sobre alimentação saudável na escola

saúde do público infanto-ju-venil. “Para os pequenos agri-cultores é uma garantia decomercialização de seus pro-dutos, auxiliando com sua ren-da mensal, e por outro lado,para a escola é uma maior ga-rantia de qualidade” explicou.

Conforme Josiane, o Pro-grama Nacional de Alimenta-ção Escolar (PNAE), que estávinculado à autarquia do

Fundo Nacional de Desen-volvimento da Educação(FNDE), dispõe de um valorespecialmente destinado àaquisição de produtos orgâ-nicos. "Esta prática visa su-prir as necessidades nutricio-nais dos alunos beneficiadosde forma a contribuir com-provadamente no desempe-nho escolar do educando",mencionou.

Divulgação

Page 11: 02 20 2014

O PRESENTE | 11QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Bayerle e Bassani promovem mudanças no secretariadoAlterações envolvem quatro secretarias. Gelson Lautert reassume cadeira na Câmara

de Vereadores e Vilso Nei Serena se licencia da Casa para assumir a Educação

ITAIPULÂNDIA

O primeiro escalão daPrefeitura de Itaipulândiapassou por mudançasnesta semana. As portari-as de nomeações de novossecretários foram publi-cadas na terça-feira (18), eo anúncio feito pelo prefei-to em exercício, JuarêsBassani. Segundo ele, asmudanças são de ordempolítica e organizacional."O que buscamos foi a con-templação de pessoas afi-nadas com nosso grupo enossa maneira de admi-

Divulgação

Prefeito em exercício, Juarês Bassani: "Mudanças são de ordem

política e organizacional. A população pode esperar o melhor

de nossa equipe, pois são pessoas de idoneidade comprovada

e comprometidas com os anseios dos munícipes"

nistrar. A população podeesperar o melhor de nos-sa equipe, pois são pesso-as de idoneidade compro-vada e comprometidascom os anseios dos muní-cipes", ressaltou.

Com as alterações naequipe administrativa,Lindolfo Rui (Tito) assumiua Secretaria de Obras,Transportes e Urbanismo,que antes estava sob a res-ponsabilidade do prefeitoMiguel Bayerle; DeoclécioGroth deixou a Secretaria

de Governo e passou a ocu-par a Secretaria de Agri-cultura e Meio Ambiente,substituindo o vereadorGelson Lautert, que reas-sume a Câmara de Verea-dores; Sidnei Amaral(Kbção) será o responsá-vel pela Secretaria de Tu-rismo e Lazer, que estavavaga; Vilso Nei Serena(Viti) se licencia da Câma-ra e assume a Secretaria deEducação, Cultura e Es-portes, substituindo aprofessora Verônica Rui.

Luiz Carlos Wessler assumesecretaria em Serranópolis

Desde segunda-feira(17), a Secretaria de Indús-tria, Comércio e Turismode Serranópolis do Iguaçuconta com novo titular:Luiz Carlos Wessler. Ele as-sumiu o cargo a convite doprefeito Luiz Ferri e iniciaas atividades buscando,num primeiro momento,inteirar-se sobre as ações eprojetos em andamento esobre as necessidades e de-mandas dos empreendedo-res do município.

"Tenho certeza que oLuiz Wessler vai dar con-ta do recado. Ele semprefoi um batalhador pelomunicípio, saiu em bus-

Os demais secretáriosmunicipais, que perma-necem em seus cargos, sãoDiva Bayerle (AssistênciaSocial), Jeferson Machado(Gauchinho - Planejamen-to, Orçamento e Gestão),Sandra Marcon (Admi-nistração), Isac Griebeler(Finanças) e Juarês Bassa-ni (Saúde). Enquanto Bas-sani permanece como pre-feito interino, até 06 demarço, Loreci Cristina Li-pke responde pela Secre-taria de Saúde.

ca de conhecimento e ago-ra volta com muito maisbagagem e ainda maisvontade para trabalharpor Serranópolis”, afir-mou o prefeito.

Segundo o secretário,estimular a população acomprar no comércio lo-cal e fomentar ainda maiso turismo rural são os pri-meiros objetivos estabe-lecidos para sua gestão àfrente da pasta. "Estoumuito feliz de voltar a Ser-ranópolis do Iguaçu. Émuito bom poder colabo-rar com o crescimentodesse município que a gen-te tanto ama", declarou.

Divulgação

Novo secretário

de Indústria,

Comércio e

Turismo, Luiz

Carlos Wessler,

pretende

estimular a

população a

comprar no

comércio local

e fomentar

ainda mais o

turismo rural

Page 12: 02 20 2014

FOLIA

Carnaval de Santa Helena tem 17 blocos confirmados

12 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Animações serão realizadas nas ruas do balneário, de 28 de fevereiro a 03 de março

Abertasinscriçõespara seleçãode advogadorecém-formado

Começaram ontem (19)as inscrições para seleção debolsista extensionista recém-formado na área de Direitopara o Núcleo de Estudos eDefesa de Direitos da In-fância e da Juventude (NE-DDIJ), da UniversidadeEstadual do Oeste do Para-ná (Unioeste) do campus deMarechal Cândido Rondon.O Núcleo é coordenado pelaprofessora doutora Elizân-gela Treméa Fell, vinculadoao Programa UniversidadeSem Fronteiras e ao Sub-programa Incubadora dosDireitos Sociais.

O cargo prevê 40 horassemanais com a bolsa-auxí-lio no valor de R$ 1.770mensais. Poderão se inscre-ver, ao processo de seleção,candidatos formados pelocurso de Direito da Unioes-te graduados há, no máxi-mo, três anos, que não pos-suem vínculo empregatício,não sejam bolsistas de outroprograma e que possuem ha-bilitação para a advocacia,com inscrição na Ordem dosAdvogados do Brasil (OAB)e habilitação para atuar juntoao processo eletrônico do Tri-bunal de Justiça do Estadodo Paraná no momento dacontratação.

As inscrições são gra-tuitas e devem ser realiza-das no Protocolo do campusrondonense até 07 de mar-ço, mediante apresentaçãoda documentação exigida emedital. Os candidatos ins-critos devem comparecer aoprocesso seletivo no dia 13de março, a partir das 10horas, no Núcleo de Práti-cas Jurídicas, para provaobjetiva e dissertativa, aná-lise do currículo e entrevis-ta. O resultado será dispo-nibilizado em edital a partirda tarde do dia 14 do mêsque vem.

Autoridades do municípiode Santa Helena, bem comorepresentantes dos clubes In-cas e União, estiveram reuni-dos na terça-feira (18) paradefinir os últimos detalhes doCarnaval 2014. O evento pro-mete ser uma das maiores edi-ções já realizadas e o maiorCarnaval da região, com 17blocos confirmados para ani-mar a folia que aconteceránas ruas do Balneário Terradas Águas, de frente para opavilhão aberto, entre os dias28 de fevereiro e 03 de março.

Uma das definições é deque os blocos devem levar aslistas dos componentes comnúmero de identidade na pró-xima semana, para que pos-sam adquirir o passaportecom preço diferenciado, alémdas fichas de cerveja, refrige-rante e água. Além disso,aconteceu o sorteio dos qui-osques e dos espaços que osfoliões terão como forma deconcentração no evento.

De acordo com a diretorado Departamento de Turis-mo, Roseli de Lima, todos osintegrantes de blocos saíramsatisfeitos pelas escolhas rea-lizadas de forma democrática.“A partir de agora, serão or-

Reunião definiu detalhes de organização, além de

debater assuntos relacionados à segurança

Divulgação

ganizados os últimos deta-lhes e a festa estará prontapara as quatro noites com ani-mação de três bandas diferen-ciadas”, informa.

O local será referência parao Carnaval em Santa Helena,tendo dois espaços. Um serácoberto e outro na rua, além deoportunizar uma grande pra-ça de alimentação. “Pensamosem fazer um Carnaval que agra-de a todos os públicos, por isso,caso chover teremos um espa-ço fechado”, explica. No dia 28acontecerá uma festa com osblocos. Já nos dias 1º, 02 e 03 demarço serão realizados os bai-les de Carnaval a partir das 23horas. No domingo e segun-da-feira terá matinê a partir das15 horas para envolver as cri-anças. Os passaportes para asquatro noites estão sendo ven-didos ao valor de R$ 50. O preçopara o dia 28 será R$ 10 e nasdemais noites R$ 20.

SEGURANÇADurante a reunião com os

blocos esteve presente o sub-tenente da Polícia Militar deSanta Helena, Victor Morel,para esclarecer dúvidas quan-to à segurança durante osquatro dias de folia. Segundo

ele, o objetivo é que a festaseja boa, com todo respeito esem discriminação. “Muitosvirão para acampar e buscamum pouco de tranquilidade,por isso é bom que todos te-nham a sensibilidade em res-peitar o próximo”, frisou.

O efetivo também será re-forçado com o apoio da Ope-ração Verão, que está em an-damento desde o mês de de-zembro. “Pedimos para quenão ocorram exageros na be-bida alcoólica. Toda vez quealguém infringir a legislação,serão tomadas as providênci-as cabíveis. Não queremos es-tragar a festa de ninguém,mas a festa deve ser feita den-

tro da lei”, alertou.Interessados em utilizar os

quiosques para passar o Car-naval no município devem seapressar, pois poucas unida-des estão disponíveis. O valorpara visitantes do dia 28 até03 de março é de R$ 60 e parasanta-helenenses R$ 30, como benefício da locação do dia04 ser gratuita. A expectativaé atrair milhares de foliões domunicípio e de outras locali-dades. Além disso, toda áreade camping com mesas e chur-rasqueiras estará disponívelpara aquisição dos turistas.

Mais informações podemser obtidas pelo telefone (45)3268-1035.

Page 13: 02 20 2014

ÁRIES: Hora de se consci-entizar de aspectos anteri-ormente ocultos ou reprimi-dos de seu comportamen-to. Conheça-se a fundo.

TOURO: Seus relaciona-mentos pedem muita ma-turidade, consciência eresponsabilidade. Hora deenfrentar os seus medos

em relação a um envolvimento emoci-onal profundo e transformador.

GÊMEOS: Trabalho e saú-de são temas que reque-rem uma atenção mais in-tensa. É preciso se aprimo-rar profissionalmente, en-

carando o que falta melhorar e modificar.

CÂNCER: Um belo mo-mento para compreenderas atitudes emocionais.Um amor profundo, sólidoe que represente um mar-

co em sua vida está estimulado agora.

LEÃO: Importantes liçõessobre amadurecimentoemocional, família e centra-mento. Deve assumir res-ponsabilidade por um lar,

uma família, pois isso fará você evoluir.

VIRGEM: Excelente diapara compreender as mo-tivações psicológicas eemocionais de seus atos.Habilidade de compreen-

der nuances que anteriormente passa-vam despercebidas.

LIBRA: Compreenda queo valor de algo não é esta-belecido apenas monetari-amente. Investimentos,negócios, mas também de-

sapego são temas evidenciados.

ESCORPIÃO: Cuidado coma tendência a comporta-mento extremista, contro-lador e possessivo. Evo-lua. A maneira como lida

com os seus sentimentos determinamuito em sua vida.

SAGITÁRIO: Não fique maispreso a velhos comporta-mentos e padrões. Autoco-nhecimento e consciênciade suas atitudes são fun-

damentais para evitar problemas.

CAPRICÓRNIO: Dia emque o contato com empre-sas, o trabalho em equipee as negociações estão en-fatizadas. Importante com-

preender como as emoções influenciamnos negócios.

AQUÁRIO: Momento im-portante para compreen-der o verdadeiro significa-do de realização. Emoções,carreira, finanças e intimi-

dade são temas importantes do dia.

PEIXES: O desenvolvi-mento espiritual é um dospropósitos mais importan-tes. Hoje os estudos, asviagens, a intuição, a fé e

os conhecimentos são temas muitosignificativos.

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

ESPAGUETE

À CARRETTIERE

Modo de preparo:Cozinhe o macarrão conforme as instruções do pacote e en-quanto a massa cozinha amasse bem o alho com uma pitada desal. Combine alho e azeite numa vasilha e reserve. Quando amassa estiver pronta, reserve um copo da água utilizada nocozimento e escorra o restante. Misture o macarrão, o alho como azeite, sal a gosto, pimenta e queijo ralado. Se a massa estivermuito seca, adicione uma ou duas colheres da água quereservou. Adicione a salsinha e sirva ainda quente.

Ingredientes:1 pacote de macarrão tipo

espaguete (500 g)3 ou 4 dentes de alho amas-

sados4 colheres (de sopa) de azeite

MARTELO DO JUDEUEstava o turco pai consertando algumas coisinhas dentro

de casa, quando vira para o filho e pede:- Filhinho, vai até a casa do nosso vizinho judeu e peça a

ele o martelo emprestado.Dali a pouco o turquinho retorna sem nada nas mãos.- Mas o que foi que aconteceu? Cadê o martelo?- O judeu disse que não empresta porque vai gastar.- Pô, mas que coisa hein? Bem que brasileiro fala que

judeu é pão-duro. Não emprestar o martelo porque vai gastar!Essa é demais... Então meu filho, pega o nosso mesmo.

MARIDO TRAÍDOO marido chega em casa tenso, revoltado, encontra a

mulher e vai falando:- Acabei de saber que você está me traindo. Confesse...

Com quem você está me traindo?- Mas o que é isso, amorzinho? Que fúria é essa?- Quero saber e é agora. Quero o nome deles. De todos

eles. Um por um. Agora! Vai.- Oh, amor! Para que isso? Tem gente que você nem

conhece...

O FIM ESTÁ PRÓXIMODois amigos caipiras estavam pescando à beira de uma

estrada. Perto do lugar onde se situavam, eles fixaram umaplaca com os dizeres: "O fim está próximo! Mude de rumo antesque seja tarde!".

Um motorista que estava passando no local gritou para os dois:- Não me encham a paciência, seus malucos! Vocês não

sabem o que estão falando. Que bobagem é essa?Pouco tempo depois, eles ouviram um barulho muito alto.

Um dos amigos falou para o outro:- Eu estava pensando...- Diga.- Você não acha que era melhor a gente só ter escrito na

placa "ponte quebrada à frente"?

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUINTA-FEIRA (20)

Antônio explica para Anita seuplano de invadir a escola. Raquel ficaentusiasmada em conhecer melhorGuilherme. Rafa e Giovana se paque-ram. Maura pede que Zelândia cuidede Tita e afirma não ter paciência paraa menina. Julia revela a todos nocasarão que Frédéric tem duas pro-fissões e ele se desculpa por termantido segredo. Martin questionaMicaela sobre sua insegurança emficar com ele. Anita e Antônio conse-guem pegar o molho de chaves deRaissa. Sentindo-se sozinha, Flavia-na pede para dormir com Meg.

JOIA RARALC orienta Messias a se livrar de

Kleber se ele falhar na operação. Liliconta para Marlon que seu pai obrigouAngelique a se desculpar com ela.Messias avisa a Walmor para tomarcuidado com Kleber. Lili e Líder Jorgeorganizam o estoque de comida. Her-mes e Tereza observam Tapiré. Kle-ber chega com Edu e os segurançasem seu galpão. Uma importante revistade culinária pede para fazer uma re-portagem de capa com Heloísa em seuhotel-fazenda. Álvaro reclama por Inêsnão pagar suas contas. Joana acordae pede para voltar ao trabalho.

EM FAMÍLIAHelena lembra de sua relação

com Laerte. Alice inicia uma entrevis-ta com Laerte. Juliana pergunta pelospais de Gorete para Jairo. Juliana ficaaflita ao ver Iolanda obrigar Bia a sedespedir de Gorete. Laerte explicaporque escolheu a flauta como seuinstrumento e Helena se emocionaao ouvi-lo tocar. Verônica leva umfora de Luiza. Virgílio comenta comLuiza que abrirá um restaurantecom Cadu. Ricardo deixa Cláudia nohospital e segue para o aeroporto.Helena flagra Luiza mexendo emsua caixa de lembranças.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃO

*

Ernest e Apolônio disputam a aten-ção de Pérola. Manfred chora nosbraços de Gertrude por Franz tervoltado para Amélia. O clube é assal-tado e Davi percebe que Décio estáenvolvido. Miquelina e Volpina brigampor causa de Arlindo. Lola é ovacio-nada após o show e Aurora é obriga-da a cancelar sua apresentação porcausa do pó-de-mico. Rubens anun-cia que a coluna de Davi foi afetada aoser agredido durante o assalto. Osbandidos são presos e acusam Dé-cio. Sílvia revela a Viktor que planejouo assalto à joalheria com Manfred.

Sal marinho a gosto (ou salcomum)Pimenta vermelha em flocos,

a gostoQueijo parmesão ralado, a gostoSalsinha picada (opcional)

QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 13

Page 14: 02 20 2014

14 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Equipe do campus da Unioeste inicia avaliaçõesTrabalhos abrangerão órgãos públicos de dez municípios, com população total de 335 mil pessoas

LAI SOCIAL

Depois de ter sido deta-lhada pelo Tribunal de Con-tas do Estado do Paraná(TCE-PR), sete acadêmicosdos cursos de Ciências Con-tábeis e de Direito do cam-pus de Marechal CândidoRondon da UniversidadeEstadual do Oeste do Para-ná (Unioeste) fizeram, on-tem (19), reunião de avalia-ção preliminar dos sites dealguns municípios visandoiniciar os trabalhos da Leide Acesso à Informação(LAI Social).

De acordo com a profes-sora e orientadora do proje-to, Elza Hofer, o trabalhocomeçou em novembro doano passado com a formaçãoda equipe, cujos participan-tes devem ter disponibilida-de de 20 horas por semana.“O primeiro treinamento viaon-line aconteceu na segun-da-feira (17), quando foramrepassadas informações. Naterça-feira (18) teve um en-contro sobre o acesso a umaferramenta para enviar omaterial e ontem aconteceua primeira avaliação preli-minar do que os municípiosdisponibilizam nos seus si-tes”, comenta.

O TCE cita que não setrata de uma fiscalização ouforma de punir, “pelo con-trário, o objetivo é criar edesenvolver uma cultura detransparência de acesso à in-formação por parte dos cida-dãos, para contribuir com agestão de recursos nos mu-nicípios, pois nem sempre osprefeitos conseguem contra-tar as empresas certas paraprestar os serviços adequa-

Coordenador do projeto André Fernando Hein na primeira reunião de avaliação dos

sites dos municípios referente à LAI Social, ocorrida ontem (19), na Unioeste

O Presente

EM ANÁLISERelação de municípios e a população analisada pela

equipe do campus rondonense da Unioeste, que totaliza dezcidades e 335.649 pessoas:

Assis Chateaubriand 33.025Cafelândia 14.582Guaíra 30.704Palotina 28.683Marechal Rondon 46.819Missal 10.474Nova Aurora 11.866Santa Helena 23.424Terra Roxa 16.759Toledo 119.313

dos”, afirma Elza.Segundo ela, há um pla-

nejamento das atividades atéo mês de outubro. “Inicial-mente ocorre a avaliação pre-liminar, no mês de maio ha-verá visita in loco com pes-quisas e trabalhos com osrelatórios, além de contatoscom o Tribunal para discutircomo melhorar o projeto,excluir ou acrescentar itenssobre o que estava previsto”,destaca a professora.

De acordo com o coorde-nador do projeto para o cam-pus de Marechal Rondon, pro-fessor André Fernando Hein,a ideia é avaliar o acesso àinformação; de que forma apopulação tem acesso e comoé cumprida a Lei de Acesso àInformação. “As atividadessão desenvolvidas em váriosmunicípios como auditoriasocial. O TCE trabalha dede2011 no controle social e estí-mulo para que a populaçãoparticipe do controle dos gas-tos públicos. No primeiromomento a participação écom os acadêmicos para de-pois envolver toda a comuni-dade”, explica.

Conforme Hein, a avalia-ção ocorrerá nas categoriasde transparência ativa e pas-siva. “Na categoria ativa ficadisponível via sites dos mu-nicípios com informaçõesobrigatórias como licitaçõese estrutura administrativa,que devem estar divulgadas.A transparência passiva tra-ta do pedido de informaçõespor parte da comunidade eque deve ser obrigatoriamen-te atendida pelos órgãos pú-blicos”, conclui.

Aprovados em concurso assumemcargos na Prefeitura de Entre RiosA Prefeitura de Entre Rios

do Oeste convocou, na terça-feira (18), 37 aprovados no con-curso público realizado nomunicípio em 2013. O prefeito evice, Jones Heiden e Ari Malda-ner, respectivamente, coman-daram o encontro, que aconte-ceu no Centro Cultural, apre-sentando os convocados e asrespectivas funções que cadanovo colaborador desempenha-rá no serviço público.

Os novos integrantes tam-bém foram apresentados aossecretários e responsáveis pe-los mais diversos setores daadministração municipalpara que se integrem ao qua-dro funcional.

O concurso ofertou inici-almente 43 vagas, sendo queainda serão convocados al-

guns aprovados, conforme aclassificação. Para tanto, al-guns detalhes estão sendo con-siderados para que se possaadequar a demanda com a fun-cionalidade que a administra-ção pública requer.

“Desejamos a todos as boas-

vindas, ao mesmo tempo quepedimos empenho pessoal, pro-fissionalismo e qualidade nosserviços prestados, pois temoscompromisso com a sociedadeque queremos realizar à alturadas expectativas”, declarou oprefeito durante o encontro.

O prefeito Jones Heiden e o vice Ari Maldaner deram as boas-vindas

aos novos servidores, em encontro realizado no Centro Cultural

Divulgação

REUNIÃO COM BENEFICIÁRIOS DA COHAPARCom a presença do prefeito interino

de Nova Santa Rosa, Ademar Bloch,

foi realizada ontem (19) a última das

quatro reuniões com os agricultores

beneficiados pelo Programa

Nacional de Habitação Rural (PNHR),

por meio da Cohapar. O encontro,

que ocorreu na sala de reuniões do

Centro de Referência de Assistência

Social (Cras) e foi promovido pela

Emater, teve como tema “Legislação

Ambiental e Plantas Medicinais”. O

técnico da Emater Dorival

Schnekenberg explanou sobre

“Legislação Ambiental” e o

professor Ricardo Oguino sobre

“Plantas Medicinais”.

Luiz Fernando Cerni

Page 15: 02 20 2014

QUATRO PONTES

Prefeitura estuda implantação de um pronto-atendimentoEmpresa será

contratada para avaliar

a viabilidade do

investimento. Objetivo

é oferecer atendimento

médico 24 horas por

dia, incluindo os fins

de semana e feriados

O morador de Quatro Pontesque depende do sistema público desaúde e que precisa de atendimen-to médico, mesmo de baixa com-plexidade, atualmente precisa sedeslocar até Toledo para ser aten-dido no Hospital Bom Jesus. Ape-sar da distância entre as duas ci-dades não ser grande - em torno de30 quilômetros, o tráfego intensona rodovia BR-163 tem se tornadoum agravante, ainda mais paraquem percorre essa distância so-mente para buscar tratamentoconsiderado simples.

Devido a isso, a prefeitura pre-tende contratar uma empresa paradesenvolver um estudo de viabili-dade. O objetivo é analisar qualtipo de investimento o municípiocomporta hoje: se a implantaçãode um pronto-atendimento, queatenderia 24 horas por dia, inclu-indo fins de semana e feriados, ouse um hospital municipal.

Embora o estudo ainda não te-nha sido feito, a experiência com-partilhada com outros municípiosfaz surgir a tendência de que o pron-to-atendimento pode ser a alterna-tiva mais viável para uma cidadecom aproximadamente quatro mil

mento, o diretor menciona que a prefei-tura já está encaminhando o processolicitatório para a construção de umaunidade básica de saúde. Se confirmadaa implantação do pronto-atendimento,também será avaliada a possibilidadede construí-lo ao lado desta unidade.“Tanto para o hospital como para opronto-atendimento conseguiríamosutilizar hoje a equipe que já trabalha noCentro de Saúde para manter o turno de12 horas. Em seguida, seriam feitos ajus-tes e contratação de profissionais paraampliar para o turno de 24 horas. Masqueremos identificar ainda, com o estu-do, o investimento que será preciso fa-zer para isso tudo”, revela Lamb.

Ele reforça que a meta é investir paraaumentar ainda mais a qualidade noatendimento de saúde do município.“Queremos atendimento 24 horas total,para que o munícipe que passar mal ànoite ou no fim de semana tenha umlocal onde encontrará atendimento mé-dico e de enfermagem. Estamos em umacidade que conta com uma avaliação dequalidade de vida muito boa e não que-remos deixar de prestar este atendi-mento”, salienta.

PAPEL DE CADA UMO diretor também comenta a impor-

tância das pessoas saberem qual a fun-ção de cada ente na saúde pública. Deacordo com ele, cabe ao município inves-

tir na atenção básica, e não em proce-dimentos em média e alta complexi-dade. A atenção básica, cita, envolveos atendimentos realizados no dia adia no posto de saúde, como vacina,campanhas, consultas médicas e deodontologia, renovação de receita mé-dica, dentre outros e que são maissimples. É o que representa em tornode 90% dos casos atendidos na saúde,em Quatro Pontes.

Depois surge a média complexi-dade e posteriormente a alta com-plexidade, que, na teoria, deveriamser de responsabilidade do Estado eUnião. “Sabemos que cada vez maisestão sendo repassadas aos municí-pios responsabilidades que seriamdo governo estadual e federal. Alémda saúde, as prefeituras precisaminvestir em infraestrutura, assistên-cia social, indústria, comércio, edu-cação, enfim, muitos outros setoresque necessitam de recursos. Se for-mos somar o que determina a lei,uma prefeitura precisa investir, nomínimo, 25% do seu orçamento comeducação e 15% em saúde. Tem pre-feituras que gastam o dobro com es-tes setores e quando vê o que sobrapara investimento é muito pouco.Isso deixa a prefeitura engessada.Portanto, queremos fazer o investi-mento, mas cuidando com o orça-mento do município”, conclui.

O PRESENTE | 15GERALQUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Fotos: Maria Cristina Kunzler

habitantes. “Estamos acompanhando osatendimentos que são efetuados no Hos-pital Bom Jesus. Sabemos que a institui-ção é uma referência nos 18 municípiosque compõem a Regional de Saúde, masa dificuldade maior é o deslocamentoque o munícipe precisa fazer para Tole-do e o tempo de aguardo para ser aten-dido”, comenta o diretor do Departa-mento de Saúde, Fabiano Lamb.

De acordo com ele, a intenção inicialé ampliar o atendimento para 12 horasno Centro de Saúde para, posterior-mente, evoluir para um serviço quesoma 24 horas por dia. “Para isso, esta-mos tentando optar por um caminhobem consolidado e certo. Portanto, oobjetivo é contratar um estudo de via-bilidade para sabermos qual caminhoo município do tamanho de QuatroPontes deve seguir”, afirma.

Pelo que tem observado na 20ª Regi-onal de Saúde, incluindo as cidades compopulação semelhante à de Quatro Pon-tes e que possuem pronto-atendimentoou hospital, o diretor menciona que pro-vavelmente a implantação da unidade24 horas seja o melhor caminho. Istoporque o pronto-atendimento atende-ria em torno de 95% de toda demandapor atendimento médico no município.“A unidade 24 horas não pode atenderum caso de média ou alta complexidade,pois essa situação demanda de um qua-dro clínico completo e com especialis-tas. Da mesma forma, um hospital depequeno porte também não tem condi-ções de prestar este atendimento. Por-tanto, os casos que não são possíveis seratendidos no 24 horas, de igual formanão poderiam ser atendidos no hospitalmunicipal”, explica.

AUDIÊNCIA PÚBLICAA realização do estudo de viabilida-

de já está em discussão e o objetivo éencaminhá-lo o quanto antes. Entretan-to, a prefeitura não pretende fazer oinvestimento na área da saúde sem an-tes saber o que a população pensa arespeito. Por isso, informa o diretor, deveser promovida uma audiência públicapara expor a situação. “Queremos saberqual caminho a população aponta que aprefeitura deve seguir”, destaca Lamb,complementando: “Sabemos que isso vaiocasionar um impacto no orçamento domunicípio, pois vai ampliar o atendi-mento na saúde, mas vamos fazer o es-

tudo para que seja algo que tenhaum custo x benefício bom, que ve-

nha a atender os anseios da po-pulação e não prejudique ou-tros setores ou áreas do muni-cípio. O investimento na saú-de com certeza será feito e seráfeito do melhor modo possí-vel, com o estudo da viabili-dade e participação da popu-lação através de audiênciapública, para que juntos pos-samos decidir o melhor ca-minho a seguir e a melhordecisão a tomar”, declara.

LOCALEm relação ao local que

eventualmente poderá re-ceber o pronto-atendi-

Com o Centro de Saúde e o pronto-atendimento 24 horas, caso seja implantado, a expectativa

é atender em Quatro Pontes cerca de 95% da demanda na área de saúde

Diretor do Departamento de Saúde de Quatro Pontes,

Fabiano Lamb: “Queremos fazer o investimento, mas

cuidando com o orçamento do município”

Page 16: 02 20 2014

16 | O PRESENTE ESPECIAL QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Page 17: 02 20 2014

O PRESENTE | 17QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 GERAL

Mais dois médicos passam a atender na saúde públicaEles foram encaminhados pelo Programa de Valorização do Profissional

da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde

MARECHAL RONDON

A secretária de Saúde deMarechal Cândido Rondon,Elveni Capitani Turmina(Mari), recepcionou ontem(19) mais dois médicos queirão atender a população apartir do sistema público desaúde. Trata-se de Alvaro Fer-dinando Scremin e RobertoArthur Bavaresco Nacke, queintegram o Programa de Va-lorização do Profissional daAtenção Básica (Provab), doMinistério da Saúde.

Conforme Mari, o municí-pio se habilitou a mais esteprograma federal em 2013 e,graças a isto, está recebendomais dois profissionais paraauxiliar no atendimento àpopulação rondonense. Re-centemente, Marechal Ron-don já havia sido contempla-do com sete profissionais doprograma Mais Médicos.

O foco do Provab é voltado

para o atendimento da saúde dafamília. Por isso, os novos pro-fissionais serão destinados paraatender nos postos de saúde doSão Lucas e do Augusto, ondefuncionam os polos da Estraté-gia Saúde da Família (ESF).

Os dois médicos permane-cerão no município pelo perí-odo de um ano, recebendo umabolsa federal no valor de R$ 10mil mensais e um benefício depontuação adicional de 10%nos exames de residência mé-dica. Para tanto, eles devemcumprir 32 horas semanais deatividades práticas nas unida-des de saúde e oito horas deatividades acadêmicas no cur-so de especialização em Aten-ção Básica oferecido pela Uni-versidade Aberta do SistemaÚnico de Saúde (UnA-SUS).

O município irá arcarcom auxílio de moradia ealimentação.

Secretária de Saúde, Elveni Turmina, e o médico auditor Ronaldo Branco de Souza

reuniram-se com os novos médicos ontem (19), na Secretaria Municipal de Saúde

Jadir Zimmermann

Page 18: 02 20 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUINTA-FEIRA,20 DE FEVEREIRO DE 2014

Dia 20: Arno Schwantes

Dia 20: Adir Sponchiado

Dia 20: Antonio Santo Lorenzatto

Dia 20: Darci Albano Tornquist

Dia 20: Dhiogenes Louis

Dia 20: Edulino Gustavo Sieves

Dia 20: Fábio da Silva Rosa

Dia 20: Felisteus Fava

Dia 20: Ildo Spier

Dia 20: Ivan Kist

Dia 20: Josiane da Silva Thomas

Dia 20: Liria Benke

Dia 20: Luana Caroline Sossmeier

Dia 20: Marciel Lucas Becker

Dia 20: Maria Regina Luqui

Dia 20: Maria Sueli Kuba

Dia 20: Martinho Herzog

Dia 20: Nelsi Volpagel

Dia 20: Nelso Gafuri

13ª

DEUTSCHES

FESTO município de Mis-

sal já está se preparandopara a 13ª Deutsches Fest,que será realizada nosdias 25, 26 e 27 de abril.Interessadas em concor-rer ao título de rainha dafesta podem se inscrevera partir de segunda-feira(24), até o dia 21 de mar-ço, na Casa da Cultura.

Nos dias do evento, acidade, que tem coloni-zação alemã, contarácom uma programaçãopra lá de especial, inclu-indo a degustação de cer-vejas de diversos tipos,todas produzidas na re-gião. Haverá ainda esco-lha da Rainha da 13ªDeutsches Fest, desfile decarros antigos e o tradi-cional concurso do Ca-sal Fritz e Frida.

26ª FESTA NACIONALDO CUPIM ASSADO

Quem passar por Pato Bragado, entre os dias 14 e 16de março, poderá prestigiar a 26ª Festa Nacional doCupim Assado. Um dos pontos auge do evento é adegustação do cupim assado, prato típico que atraivisitantes de toda a região. Haverá ainda exposições doMotocar, encontro de motos e carros antigos e showcom dupla Pedro Paulo & Alex.

Revelest

Lennander Lugli e Marcia Saar prestigiando recente evento em Marechal Cândido Rondon

As amigas Margarete Giordani e SuzanaMachado em recente encontro social

Arquivo pessoal

Page 19: 02 20 2014

O PRESENTE | 19QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 SOCIAL

A candidata à Miss Rondon 2014 Michelli Julhian Abegg, fotografada por Leila

Leila Fotografias

CURSO SOBRE CIPAA Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) está com

inscrições abertas para o curso de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Ocurso será realizado nos dias 12, 13 e 14 de março, na sede da entidade. O público-alvo sãoos membros titulares, suplentes eleitos, designados, secretários e substitutos do secretárioe também representantes de empresas interessadas na implantação de Cipa. O instrutor seráum técnico do Sesi. O curso é gratuito para empresas enquadradas como indústria, enquantoque para demais interessados o investimento é de R$ 120. Mais informações e inscrições pelotelefone (45) 3284-5704 ou pelo e-mail [email protected].

NOVASATRAÇÕESDepois de fechar o primeiro

mês de 2014 com recorde de vi-sitas, o Parque Nacional doIguaçu ganhará novas atra-ções. Ainda este ano o localdeve receber um museu de cerae um parque temático de dinos-sauros, além de obras de revi-talização de três praças e doinício da construção de doisnovos shoppings centers.

PRÊMIO DER$ 15 MIL

O Prêmio Sebrae de Jorna-lismo (PSJ) vai reconhecer, compremiação de R$ 15 mil, a me-lhor matéria de web sobre temasdo empreendedorismo, incluin-do pautas como fomento ao em-preendedorismo, cooperação,encadeamento produtivo, ges-tão, inovação e competitividade,inclusão produtiva, sustentabili-dade e políticas públicas e legis-lação. A categoria Webjornalis-mo pretende valorizar os melho-res trabalhos de portais, sites denotícias e blogs, reconhecendoessa forma cada vez mais dinâ-mica de informar e os jornalis-tas que atuam nestes canais. Ehá a oportunidade de concorrercom o mesmo trabalho à catego-ria de Fotojornalismo. Inscriçãopelo site www.premiosebraedejornalismo.com.br.

CAMINHADAE CORRIDA

DE RUACom o objetivo de difundir

a prática esportiva, acontece nodia 09 de março, em Toledo, 3ªetapa do Circuito Sesc Cami-nhada e Corrida de Rua. Ascategorias disputadas serãomasculina e feminina com per-curso de 5 a 10 quilômetros,além da Caminhada da Famíliade 4 quilômetros. Os cinco pri-meiros lugares serão premia-dos com troféus.

Page 20: 02 20 2014

20 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Parque e ginásio são modernizados em Pato BragadoObras no ginásio municipal já começaram; Parque de Exposições recebe

benfeitorias após Festa Nacional do Cupim Assado, em março

INVESTIMENTOS

Reformas, ampliações e me-lhorias em duas estruturas con-sideradas essenciais devem ga-rantir avanços nos setores pro-dutivo e esportivo de Pato Bra-gado em 2014. Indústria, comér-cio e turismo vão ganhar umreforço e tanto neste ano, cominvestimento de quase meiomilhão de reais para dar umanova perspectiva ao Parque deExposições, espaço que recebeanualmente dois grandes even-tos. A ideia é fazer com que oespaço seja melhor utilizado,tanto para a indústria, comér-cio e prestação de serviços,quanto para turismo e lazer.Para isso, adequações e ampli-ações serão feitas.

As reformas, de acordo como prefeito Arnildo Rieger, come-çam imediatamente após a 26ªFesta Nacional do Cupim Assa-do, que acontece de 14 a 16 demarço. A festa gastronômica,que conta com exposição da in-dústria e comércio, é um dosgrandes eventos acolhidos peloparque, que também recebe anu-

almente a Oktoberfest. “Vamosmodernizar o Parque de Exposi-ções para dar mais conforto aosvisitantes, quando acontecem oseventos, e aos expositores. Fazparte de uma política que temospara 2014 de incentivo à indús-tria e ao comércio de Pato Braga-do”, diz o prefeito.

A principal das mudanças éo acréscimo de um amplo salãoao já existente, aumentando aárea coberta útil para exposi-ções, apresentações e bailes.“A licitação deve acontecer nospróximos dias”, garante Rieger.O investimento do governo fe-deral é de R$ 485 mil. A ideia doprefeito é fazer com que o parquepossa abrigar outros eventosanuais, minimizando seu perío-do ocioso e servindo mais plena-mente aos cidadãos.

Melhorias no Parque de Ex-posições acontecem desde o se-gundo semestre de 2013, quan-do iniciaram reformas no sis-tema hidráulico contra incên-dios para adequar o local àsnormas estabelecidas pelo

Giuliano De Luca/OP

Ginásio estava sem permissão para receber competições oficiais; grade de segurança faz parte das adequações

Corpo de Bombeiros. “Investi-mos em 2013 para adequar oparque e deixá-lo apto a rece-ber eventos com segurança.Agora vamos ampliar e mo-dernizar”, conta Rieger.

Outro investimento que devefazer a diferença em 2014 é a

reforma do ginásio de esportes.O espaço não estava adequadoàs normas estabelecidas pelosBombeiros e, por isso, não podiareceber competições oficiais esediar campeonatos regionais.“No Troféu Difusora, por exem-plo, tínhamos que jogar fora por-

que o ginásio não atendia as exi-gências”, exemplifica o prefeito.Ele destaca que as obras vão mu-dar esse panorama. “A popula-ção pode esperar um grande in-centivo da administração mu-nicipal ao esporte em 2014”,pontua o mandatário.

Page 21: 02 20 2014

O PRESENTE | 21QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Operação tapa-buracos contempla sede a São RoquePosteriormente serão realizados serviços também em ruas da cidade e no distrito de Porto Mendes

MARECHAL RONDON

GERAL

A Secretaria de Viação eServiços Públicos de Mare-chal Cândido Rondon estárealizando desde segunda-feira (17) mais uma operaçãotapa-buracos no município.A partir de le-vantamento queapontou priori-dades, os traba-lhos iniciaramna via que liga asede do municí-pio até o distritode São Roque,passando pelodistrito de Mar-garida.

Conforme osecretário de Vi-ação e ServiçosPúblicos, Adriano Cottica,o trabalho terá sequência emoutros distritos e na sede domunicípio. Segundo ele, al-gumas ruas da sede tambémcarecem de tapa-buracos, as-sim como o distrito de Porto

Mendes, aos quais serão con-templados na sequência dostrabalhos.

Adriano comenta aindaque, além das operações detapa-buracos, vários inves-

timentos estãosendo feitos pelaa d m i n i s t r a ç ã omunicipal, vi-sando à melho-ria da malha viá-ria. Ele destaca oempenho do pre-feito Moacir Fro-ehlich e do vice-prefeito SilvestreCottica em bus-car recursos parao recape asfálticode ruas no cen-

tro da cidade, que prolon-gam significativamente avida útil das vias.

Neste sentido, recente-mente foram realizados re-capes das ruas transversaisentre a Avenida Rio Grande

do Sul e a Rua Minas Gerais.Há poucos dias também fo-ram assinadas as ordens deserviço para mais dois tre-chos de recuperação asfálti-ca, compreendendo a conti-nuidade da Avenida Rio

Grande do Sul, a partir daRaquel Malhas, e a totalida-de da Rua 9 de Agosto, pró-ximo à Copagril.

“O zelo com a nossa ma-lha viária é um trabalho ro-tineiro da Secretaria de

Obras. Sempre estamosatentos à manutenção dospavimentos e trabalhandopara buscar recursos visan-do à recuperação e manu-tenção dos asfaltos”, con-cluiu o secretário.

Estão abertas junto àPrefeitura de Quatro Pon-tes as inscrições para o re-cebimento do benefício desementes de aveia. Confor-me a diretora do Departa-mento de Desenvolvimen-to Econômico, CleoniceZanette, todos os produ-

Quatro Pontes inscreveinteressados em sementes de aveia

tores de leite que possuematé 15 hectares de terra po-dem se inscrever.

É necessário apresentaras duas últimas notas de ven-da de leite, estar em dia como Bloco de Produtor Rural enão haver pendências juntoà prefeitura.

Trabalhos estão sendo executados em toda a extensão

da rodovia que liga Marechal Rondon a São Roque

“Sempre estamosatentos à

manutençãodos pavimentos etrabalhando parabuscar recursos

visando àrecuperaçãodos asfaltos”

Ademir Herrmann

Page 22: 02 20 2014
Page 23: 02 20 2014
Page 24: 02 20 2014

24 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

NOVA SANTA ROSA

Campeonato de Futsal terá congresso técnico terça-feiraPartidas acontecerão nas segundas, quartas e sextas-feiras. Inscrição ao

naipe feminino custa R$ 50, já para o masculino o valor é de R$ 200

A Secretaria de Esportesde Nova Santa Rosa convidaa todos os atletas para partici-parem do congresso técnicodo Campeonato Municipal deFutsal 2014, denominado 2ºTroféu Idealize Materiais deConstrução de Futsal, queacontecerá terça-feira (25), às19h30, no Ginásio de Espor-tes Eurides Priebe.

Conforme a secretária mu-nicipal de Esportes, Cleide Ma-ria Pires de Lima, as disputasserão realizadas nas categoriasfeminino e masculino e conta-rão com jogos nas segundas,quartas e sextas-feiras, a partirdas 19h15, no Ginásio de Es-portes. As equipes poderão ins-crever até 12 atletas. O valor dainscrição é de R$ 50 para cada

equipe feminina e de R$ 200para o masculino.

Para fazer a inscrição, oatleta deve ter alguns vín-culos com Nova Santa Rosa,como o de trabalhar, resi-dir, votar, estudar ou pos-suir bens em seu nome nomunicípio, com idade míni-ma de participação nascidosaté 31/12/1999.

Pelo feminino, a equipecampeã receberá R$ 200, otime que conquistar o 2º lu-gar R$ 100 e o 3º lugar R$ 50,além de troféus e medalhaspara as três primeiras coloca-das. Pelo masculino, a equi-pe campeã receberá R$ 500, otime que ficar em 2º lugarR$ 300 e o 3º lugar R$ 200. Ostrês melhores colocados pelo

Divulgação

masculino receberão um prê-mio extra: um suíno de 80quilos para o 1º colocado, umsuíno de 60 quilos para o 2º eum suíno de 40 quilos para o

3º lugar, além de troféus emedalhas.

O campeonato é uma reali-zação da prefeitura, por meioda Secretaria de Esportes.

Verão Paranáchega a Missale Diamantedo Oeste

Os municípios de Missal e Dia-mante do Oeste preparam os últimosdetalhes para receber neste sábado(22) e domingo (23) a 4ª etapa doprojeto Verão Paraná, desenvolvidopelo Conselho de Desenvolvimentodos Municípios Lindeiros ao Lago deItaipu, financiado pela Itaipu Binaci-onal e Governo do Estado, por meio daSecretaria de Estado do Esporte eTurismo e apoio das cidades-sede.

Em Missal, a atividade principalserá o futebol sete nos naipes mascu-lino e feminino, que já está com asinscrições abertas. As disputas de-vem iniciar por volta das 09 horas dedomingo, mas quem comparecer aoTerminal Turístico de Vila Natal nosábado terá a oportunidade de parti-cipar de diversas atividades de recre-ação e lazer oferecidas pela organi-zação por meio de monitores. Cidadetradicional neste projeto, a estimati-va é que a comunidade compareça emmassa para participar das disputas,de acordo com Clairton José Klein,coordenador do evento. A etapa tam-bém envolve os esforços do diretor deEsportes, Décio Vilibaldo Rohde, eda administração pública local.

Em Diamante do Oeste, a expec-tativa é de receber várias equipes demunicípios da região para a disputa dofutebol de areia masculino e feminino.As inscrições serão abertas no sábadoa partir das 09 horas e os confrontoscomeçam a partir 15h30, em quadramontada na Praça Sebastião Silveira.

Preocupado em oferecer mais ati-vidades à comunidade, o municípiotambém vai realizar torneios de vôleide praia com atletas locais no sábadoe com atletas regionais no domingo,torneio de malha, 48 masculino efeminino, truco e diversas brincadei-ras com sorteio de brindes. “Acredita-mos que mais uma vez o projeto seráum sucesso em nossa cidade”, garan-te o chefe da Divisão de Esportes eLazer, Edivá Rodrigues de Oliveira.

Para obter mais informações sobreas atividades e efetuar inscrições nostorneios do Verão Paraná em Dia-mante do Oeste os telefones (45) 3272-1517 e 8823-5219 estão à disposi-ção. Em Missal as inscrições podemser feitas pelos telefones (45) 3244-2092 e 8801-1004.

Iniciada preparação da equipe de futsal femininoForam iniciadas na última

segunda-feira (17) as ativida-des de preparação da equipede futsal feminino de Mare-chal Cândido Rondon, queparticipará das disputas nascompetições oficiais no Esta-do e na região Oeste. Numprimeiro momento foi avalia-da a composição corporal dasatletas, envolvendo peso, es-tatura, circunferência da cin-tura, circunferência do qua-dril e dobras cutâneas, para

chegar ao percentual de gor-dura de cada atleta.

Ontem (19) a avaliação foida capacidade cardiorespira-tória para que os treinos pos-sam ser desenvolvidos commais eficiência, atingindo osobjetivos no menor tempopossível. Após as avaliações,a equipe passará a treinarpara as competições, além dejogos amistosos que serãorealizados com as atletas dascategorias sub-13 até sub-17.

Sub-13 Taça Paraná (setembro)

Sub-14 Jogos Escolares

Sub-15 Taça Paraná (agosto) e Copa Friella

Sub-17 Quadrangular (maio), 6ª Copa Regional

de Futsal e Jojups (julho)

Tabela de competições:

Basivil é campeão do futsal no Sesc Verão EsportesForam conhecidos na últi-

ma quarta-feira (12), no Gi-násio Clarindo Bortolon, naVila Gaúcha, em MarechalCândido Rondon, os timescampeões da modalidade defutsal do projeto Sesc VerãoEsportes. No feminino, o 1ºlugar foi para a equipe FFC,em 2º ficou Marechal Gás e em3º Meninas do Futsal.

No naipe masculino, o 3ºlugar ficou com MetalúrgicaExata/JF Investimentos/Verea-dor Gordinho do Suco/WaldirImóveis. A grande decisão en-volveu as equipes AutoescolaDinâmica e Nacional e BasivilMateriais para Construção. Emuma disputa equilibrada, o tro-féu de campeão foi levantadopela equipe da Basivil, que apli-cou 5 a 3 no adversário.Selecionado da Basivil Materiais Para Construção, campeão no futsal

Divulgação

Secretária de Esportes,

Cleide de Lima: “O 2º

Troféu Idealize Materiais

de Construção de Futsal

reunirá diversas

equipes, com premiação

do 1º ao 3º lugar, além

de artilheiro e goleiro

menos vazado”

Page 25: 02 20 2014

O PRESENTE | 25QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 ESPORTES

AMISTOSO

Copagril joga hoje com selecionado de MercedesOutras partidas como esta, de cunho social, serão realizadas ao longo do ano em outros municípios da região

Com objetivos claros depromover a finalização dapré-temporada, bem como re-alizar ajustes e detalhes téc-nicos, a equipe Copagril/Sempre Vida/Marechal Cân-dido Rondon terá três com-promissos importantes apartir de hoje (20) até o do-mingo (23). “Com vários diasde treinos, nosso trabalhopassa a receber formataçãotécnica e tática”, explica otécnico da equipe, Marqui-nhos Xavier.

“O primeiro compromis-so da equipe Copagril Futsalserá um amistoso com o se-lecionado de Mercedes, por

ser uma sugestão da Copa-gril e de patrocinadores, de-vido a manter relações co-merciais nos municípios. Anossa expectativa é de ir nes-te ano a outras cidades ondea Copagril tem entrepostospara retribuir o carinho dostorcedores que residem nes-ses municípios. Nós quere-mos agradecer a populaçãode Marechal Rondon e re-gião, que nos prestigia nasdisputas do CampeonatoParanaense e da Liga Futsal.Essas serão ações de carátersocial”, afirma.

“Amanhã (21) terá jogo-treino e por ser disputado

em tempos diferentes, podeser parado a qualquer mo-mento, sem arbitragem equem faz isso é a comissãotécnica das duas equipes. Éum jogo para treinar comuma equipe de fora. Já nodomingo terá o primeiroamistoso oficial com umaequipe que irá exigir dedica-ção por disputar Liga Futsale que vai estar presente naCopa Cataratas, então nósteremos condição de fazertestes com condição técnicaavançada”, completa.

Conforme o técnico, tudoserá realizado para chegar napróxima semana e apresen-tar evolução na Copa Cata-ratas. “Embora o tempo sejapequeno, a gente se expõe aorisco de jogar para que possaverificar em que nível o timeestá. A proposta na Copa Ca-taratas é notar em que per-formance técnica e física osatletas estão e complementaro trabalho feito em quadrade uma forma mais prática,mais direta”, revela.

A Copa Cataratas iniciaráterça-feira (25), em Foz doIguaçu, com a participaçãode grandes clubes que dispu-

AGENDAHOJE (20)

19h00 Treino no Ginásio de Esportes Ney Braga19h00 Jogo com a equipe de Mercedes, no Ginásio Elvio Frey

AMANHÃ (21)10h00 Treino no Ginásio Ney Braga16h30 Jogo-treino entre Copagril Futsal x Foz do Iguaçu, no

Ginásio Ney Braga

SÁBADO (22)16h00 Treino no Ginásio Ney Braga

DOMINGO (23)20h00 Jogo entre Copagril Futsal x Jaraguá, no Ginásio Ney Braga

Técnico Marquinhos Xavier, sobre a Copa Cataratas: “Tenho por convicção de

que a equipe terá bom desempenho, independente dos resultados“

tam o Campeonato Parana-ense Chave Ouro e a LigaFutsal. “Tenho por convic-ção de que a equipe terá bomdesempenho, independentedos resultados, que neste mo-mento são secundários. Ama-

nhã haverá jogo-treino aber-to com sessão de treinamen-to e no domingo ocorrerá osegundo amistoso com por-tões abertos, em que as pes-soas estão convidadas a as-sistir”, conclui.

O Presente

TCW contrata mais dois atletas para o ParanaenseA diretoria do Toledo Co-

lônia Work (TCW) não temmedido esforços para tentarsanar o problema de jogado-res no elenco da equipe. On-tem (19), o presidente IrnoPicinini confirmou as contra-tações de outros dois jogado-

res. Um deles é o tão esperadocamisa 10: Robson Goiano,meia-esquerda de 30 anos edono do próprio passe.

O contrato do atleta é porempréstimo até o final do Cam-peonato Paranaense. “Eu vimpara Toledo com objetivo de jun-tar forças e fazer de tudo paraajudar o time a sair da situaçãoque se encontra. Sou um meiacanhoto, gosto de armar as joga-das e deixar meus companhei-ros em condições de fazer gols.Tenho uma boa bola parada emarco os meus gols tambémsempre que surgem as oportu-nidades”, revelou o atleta.

O segundo contratado é Jo-natas (Casado). O jogadoratua como segundo volante,mas gosta de sair para o jogoe chegar ao ataque. “Tenhoboa saída de bola e sou fortena marcação, sempre que pos-so gosto de ir ao ataque comoelemento surpresa vindo detrás”, explicou o atleta de25 anos, que estava dispu-tando o Campeonato Pau-lista pelo Atlético de So-rocaba e que tem o passevinculado à Penapolense.

Segundo o diretor de Fu-tebol do TCW, Eloir Nardi,a documentação dos atletas

A bola rola a partir das21h45 de hoje (20) na ArenaSociety para a disputa da 6ªrodada Campeonato de Futebolde Grama Sintética, que integrao projeto Sesc Verão Esportes,realizado em Marechal CândidoRondon. O jogo de hoje seráentre a equipe do BPFron, queenfrenta o time Ponto Certo Ser-viços/Evancar Comércio de Be-bidas. Já amanhã (21), a partirdas 20h45, acontecerá o con-fronto da 7ª rodada, quando seenfrentarão as equipes Meta-lúrgica Exata/JF investimentos/Vereador Gordinho do Suco eKolle Tintas/Ciacollor. Na pró-xima semana acontecerão as fi-nais do campeonato.

já está encaminhada, faltandoapenas o Atlético de Sorocabaenviar a rescisão de contratodo volante Casado. “O Robsonestá tudo certo, só falta a resci-são do Jonatas, que chega embreve, então é só inscrever osatletas, que devem estar à dis-

posição do treinador jápara domingo (dia

23)”, declarou odirigente.

Disputasno futebolsintéticoagitam SescVerão Esportes

Robson

Goiano é

meia

esquerda

e veio do

Anápolis

de Goiás

Jonatas, conhecido

como Casado,

atua como

segundo volante

e estava no

Atlético de

SorocabaFo

tos:

Vin

iciu

s

Mo

rae

s

Page 26: 02 20 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Virou um mistério a escala-ção do São Paulo para a parti-da contra o São Bernardo, às21 horas de hoje (20) no estádio1º de Maio, no ABC, pelo Cam-peonato Paulista. No treino deontem (19), no CT da BarraFunda, o treinador comandouuma atividade fechada para aimprensa. Quando os jornalis-tas tiveram acesso ao grama-do, os atletas já realizavam umrachão, sem qualquer dica so-bre o time que tentará a primei-ra vitória como visitante nacompetição. Em seguida, se di-rigiram a outro campo parafinalizar o dia com um recrea-tivo de partidas de futevôlei.

Após o empate com a Por-tuguesa, Muricy admitiu quepoderia escalar Rodrigo Caionovamente como volante, emsubstituição a Wellington,suspenso. Zagueiro desde osegundo semestre do ano pas-sado, ele cumpriu a puniçãopelo terceiro cartão amarelocontra a Lusa. Caso isso seconfirme, Roger Carvalhopermanecerá na zaga ao ladode Antônio Carlos. Outrapossibilidade é a entrada dogaroto Ewandro no ataque.O jogador, de apenas 17 anos,teve bom desempenho no trei-no da semana e tem chancesde ocupar o lugar de Ademil- Muricy só abriu o treino quando os jogadores já participavam de um rachão

SÃO PAULO

Muricy faz treino tático fechado e esconde escalaçãoAlvaro Pereira e Rodrigo Caio voltam. Wellington está fora

Divulgação

son, bastante criticado pelasúltimas atuações.

O lateral-esquerdo Alva-ro Pereira, outro que nãojogou no último sábado (15)por suspensão, retorna àequipe na vaga de Reinaldo.O gringo, aliás, foi o esco-lhido para conceder a entre-vista coletiva do dia, masgarantiu que Muricy não dis-se aos jogadores qual seria aescalação. “O professor aindanão falou o time que vai jo-gar. Temos 25 jogadores comfome de fazer as coisas bem.Os erros que cometemos nãopodem voltar a acontecer”,afirmou o defensor.

Dirigente doInter defendeFabrício apósexpulsão

O assessor de futebol doInter, Roberto Melo, comen-tou, após a vitória de 2 a 1sobre o Juventude na terça-feira (18), a confusão que re-sultou na expulsão do lateralFabrício, junto com Diogo,zagueiro adversário. Para odirigente, o jogador não podeser crucificado pela expulsão.

“O jogador está com con-fiança. Foi expulso, mas emuma condição normal de jogo.Me parece que o jogador doJuventude deu um tapa nele,e ele reagiu. Não justifica, mastambém não podemos cruci-ficar o jogador. Ele vem fa-zendo um grande campeona-to, e é o que nos interessa”,afirmou. Antes, em sua en-trevista coletiva, Abel Bragalembrou que avisara os joga-dores sobre o provável climatenso da partida, destacandoque queria terminar com onze.

Depois de responder sobreFabrício, Melo ainda rasgou elo-gios a Aránguiz, lembrando queo Inter já esperava contar comuma resposta qualificada dochileno. “Era exatamente issoque a gente esperava. Quando agente começou a analisar esseatleta, essas eram as qualidadesque ele demonstrava. Tenhocerteza que ele ainda tem muitoa mostrar e nos ajudar nesseano”, concluiu.

Bolívar treina e devevoltar contra o Volta Redonda

Ausente da partida con-tra o Duque de Caxias, Bolí-var reapareceu entre os titu-lares do Botafogo na tarde deontem (19), no Engenhão. Ozagueiro mostrou-se recupe-rado das dores no joelho di-reito e deverá ser escaladohoje (20) pelo técnico Eduar-do Hungaro diante do VoltaRedonda pela 9ª rodada doCampeonato Carioca.

Após uma hora de reu-nião antes do início do trei-no, Eduardo Hungaro co-mandou uma atividade téc-nica na qual titulares joga-ram contra o time de reser-vas que provavelmente en-frentará o Fluminense, nodomingo (23). Atuando semgoleiro, o possível time doclássico teve o recém-con-tratado Zeballos, que seráescalado se for regularizadoaté esta sexta. Ele fez seu

primeiro treino com bola peloBotafogo. A equipe formoucom Lucas, Dankler, AndréBahia e Junior Cesar; Aír-ton, Bolatti, Renato e Dani-el; Zeballos e Henrique.

Os titulares foram escala-dos por Eduardo Hungarocom Edílson, Bolívar, Dória eJulio Cesar; Marcelo Mattos,Gabriel, Jorge Wagner e Lo-deiro; Wallyson e Ferreyra.Este será também o time quevai enfrentar o Unión Españo-la no Chile, pela 2ª rodada dafase de grupos da Libertado-res. Com 11 pontos, o Botafo-go ainda luta por uma vagana semifinal do estadual. As-sim, os titulares vão a campoem busca de uma vitória so-bre o Volta Redonda, e osreservas enfrentam o Flumi-nense, domingo, véspera daviagem do grupo principalpara Santiago.

Petkovic confia nos jovensdo sub-23 contra o Londrina

O técnico Petkovic nãopoderá contar com quatroreforços do grupo principalpara a partida do sub-23atleticano contra o Londri-na, às 19h30 de hoje (20) noJanguito Malucelli. O late-ral-direito Carlos César, ozagueiro Dráusio, o lateral-esquerdo Lucas Olaza e oa tacante Bruno Mendesestão de volta ao time decima e já ficam fora da par-tida contra o Tubarão, váli-da pela sétima rodada doCampeonato Paranaense.

Petkovic vai colocar Má-rio Sérgio, Ricardo Silva,Sidcley e Dominic entre os11 titulares. O único "re-forço" do elenco principal éo meia Zezinho, que nãopoderá jogar os próximosdois jogos da Libertadoresdevido à suspensão impos-ta pela Conmebol. O co-mandante rubro-negro ad-

mite que a falta de experi-ência pode pesar, mas de-posita confiança nos jovensque entram no time.

“Em determinado momen-to, é sempre muito bem-vin-do determinado jogador dogrupo principal para com-pletar o sub-23. Mas temosjogadores que podem suprir.Nós temos o Zezinho, porexemplo, que continua coma gente enquanto está im-possibilitado de jogar a Li-bertadores. Mas outros quejá podem jogar a Libertado-res voltam para o grupo prin-cipal porque já tem jogo naterça-feira (dia 25). Então,temos jogadores aqui queestão treinando bem e preci-sam jogar. Alguns jogadoresainda não jogaram e preci-sam ser vistos também. Nadamelhor do que um jogo emcasa, contra o Londrina, paramostrar serviço”, explicou.

O jogo do Atlético-PR naterça-feira será contra o VélezSarsfield, em Buenos Aires,pela 2ª rodada do grupo 1 daLibertadores. Antes, além doLondrina, o sub-23 tambémenfrenta o Arapongas. Para apartida de hoje, Petkovic devearmar o time com Rodolfo;Mário Sérgio, Ricardo Silva,Lucas Alves e Sidcley; Otá-vio, Hernani, Zezinho e Mar-cos Guilherme; Crislan e Do-minic. Eles terão a missão delevantar o Furacão na tabela,aonde o clube é o vice-lanter-na, com apenas cinco pontosem seis jogos.

Page 27: 02 20 2014

O PRESENTE | 27QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 AGRONEGÓCIO

Colheita de soja no Paraná evolui para 32% da áreaApenas 6% da produção de verão e 1% da produção de inverno 2013/14 já foram negociados em balcão

SAFRA DE VERÃO

A colheita da safra2013/14 de soja do Para-ná atingia 32% da áreasemeada até segunda-fei-ra (17), uma evolução de12 pontos porcentuaisfrente aos 20% verifica-dos em 10 de fevereiro,mostrou um levanta-mento semanal do De-partamento de EconomiaRural (Deral), vinculadoà Secretaria de Agricul-tura do Estado. O órgãoapontou, ainda, uma per-sistente piora nas condi-ções das lavouras para-naenses. O porcentual da

Produção recorde provoca queda dos preçosA produção recorde de

soja pressionou para bai-xo os preços da oleaginosano mercado interno nesteinício de ano. Em janeiro,este cenário se refletiu nasprincipais regiões produ-toras do grão, segundo oboletim Custos e Preços,da Confederação da Agri-cultura e Pecuária do Bra-sil (CNA). Em Sorriso (MT),a saca foi cotada a R$ 59,17no mês passado, o que re-presenta desvalorizaçãode 19,1% em relação a de-zembro. Em Londrina (PR),no mesmo período, o grãofoi vendido, em média, a

R$ 63,50 a saca, registran-do queda de 14,1% ante omês anterior. Na compa-ração com janeiro de 2013,os preços pagos ao produ-tor ainda são melhores.

De acordo com o estudo,a estimativa para a safra2013/2014 é de um novovolume recorde de produ-ção. Segundo a consultoriaSafras & Mercado, a colheitadeve ser de 81,81 milhões detoneladas, aumento de 12%em relação aos 82,13 bilhõesde toneladas da safra ante-rior. Novas estimativas doDepartamento de Agricul-tura dos Estados Unidos

(USDA) elevaram para 89,5milhões de toneladas a pro-dução brasileira da oleagi-nosa, quantia igual à produ-zida pelos Estados Unidosna safra passada.

Os preços do milho nomercado interno ensaiamuma reação neste início deano, diante da acomoda-ção no ambiente domésti-co, e com os agricultoresvendendo apenas quanti-dades pontuais do grãopara tentar manter as co-tações em escala ascen-dente. Entretanto, os va-lores pagos ao produtorainda estão bem menores

Exportações da avicultura crescem em janeiro

Porcentual da safra em bom estado passou de 66% para 63%

na última semana, enquanto a proporção de áreas com média

classificação subiu de 28% para 30%

Levantamentos fei-tos pela União Brasileirade Avicultura (Ubabef)indicam que as expor-tações da aviculturabrasileira (incluindofrangos, ovos, perus,patos, pintos, ovos fér-teis e material genético)totalizaram 314,3 miltoneladas em janeiro de2014, resultado 2,55%maior em relação aoprimeiro mês de 2013,com 306,5 mil tonela-das. Em receita houvequeda de 5,61%, comtotal de US$ 608 milhõesem janeiro deste ano,contra US$ 644,2 mi-lhões no mesmo perío-do do ano passado. Acarne de frango mante-ve-se como principalproduto da pauta, em-bora com queda na re-ceita dos embarques.

Brasil assume pela terceiravez presidência do Cosave

A partir do dia 1º demarço, o diretor do De-partamento de Sanida-de Vegetal, Luis Eduar-do Rangel, assume apresidência do Comitêde Sanidade Vegetal doCone Sul (Cosave), queficará com o cargo pordois anos. A presidên-cia do Comitê já pas-sou por todos os paí-ses do Cone Sul, sendoeles Chile, Argentina eParaguai até voltarpara o Brasil, que vaiassumir o posto pelaterceira vez.

O Cosave é respon-sável pela OrganizaçãoRegional de ProteçãoFitossanitária, realiza-da em organismos na-cionais, regionais e in-ternacionais, que dis-

cutem questões de sa-nidade. Do ponto devista técnico é anteriorao Mercosul e o subsi-dia quanto as questõesde agricultura.

O objetivo do Co-mitê é definir políticasfitossanitárias para es-ses países que estão en-volvidos nessa discus-são de doenças e pra-gas vegetais. “Tudo queé definido dentro doComitê, temos o com-promisso de incorpo-rar as medidas no Bra-sil”, afirma Rangel. Asmedidas são feitas pormeio de determinaçõese regras para definir quedeterminada praga érelevante para o mer-cado e para proteger ospaíses dessas ameaças.

“Os dados do volume dosembarques de carne defrango confirmam o com-portamento positivo es-perado para o setor nesteano. A queda em receita,entretanto, decorre deajustes pontuais em mer-cados de frango inteiro”,destaca o presidente daUbabef, Francisco Turra.

Já no setor de ovos, osproblemas burocráticospor parte do governo an-golano continuam a im-pactar negativamente osaldo geral do segmento.“As exportações para osEmirados Árabes Uni-dos dominaram a pautaexportadora de ovos”,ressalta Turra.

CARNE

As exportações bra-sileiras de carne de fran-go cresceram 3,2% em ja-

neiro, totalizando 299,7mil toneladas neste ano,frente as 290,4 mil tone-ladas do primeiro mêsde 2013. Na receita emdólar houve queda de4,4% segundo o mesmoperíodo comparativo,com US$ 565,7 milhõesneste ano, contra US$ 592milhões no ano passado.

Na análise por produ-to, os cortes seguem comoprincipal segmento deexportação em janeirodeste ano, com 165,5 miltoneladas (+8,5%). Em se-gundo lugar veio o frangointeiro, com 104,4 mil to-neladas (-2,7%). Na ter-ceira posição, as carnessalgadas totalizaram 17,7mil toneladas (+2,5%). Porúltimo, os industrializa-dos atingiram 12 mil to-neladas (-8,9%).

Já na avaliação por

safra em bom estado pas-sou de 66% para 63% naúltima semana, enquantoa proporção de áreas commédia classificação subiude 28% para 30%. Aindade acordo com o Deral, 7%das plantações de soja es-tavam em condição ruimna segunda-feira.

Quanto ao desenvol-vimento da oleaginosa, odepartamento informouque 5% das lavouras es-tavam na fase de flora-ção, 44% em frutificaçãoe 51% em maturação. Acomercialização da com-

modity atingia 32% daprodução esperada nasafra 2013/14, uma evo-lução de três pontos por-centuais na comparaçãocom os 28% apurados em10 de fevereiro.

No caso do milho, 19%da safra de verão 2013/14foram colhidos até segun-da, um avanço de oitopontos porcentuais antea semana anterior. Daslavouras ainda em desen-volvimento, 77% se en-contram em boas condi-ções, mesmo patamar ob-servado há uma semana.

Ainda conforme o Deral,41% da safrinha já foiplantada, avanço de 20pontos porcentuais antea semana encerrada nodia 10 de fevereiro. A pro-porção de lavouras emsituação boa estava em74%, ante 72% uma se-mana antes.

Apenas 6% da produ-ção de verão e 1% da pro-dução de inverno 2013/14já foram negociados embalcão. O departamentoapontou ainda que restam32% da safrinha passadapara comercializar.

do que os registrados nocomeço de 2013.

Em Sorriso (MT), porexemplo, a saca de 60 qui-los do cereal, teve valori-zação de 8,4% em janeiro,na comparação com o mêsanterior, mas foi 12,6%menor do que a registra-da em janeiro do ano pas-sado. Em Londrina (PR), acotação média subiu 3%no mês passado, em rela-ção a dezembro de 2013,mas não foi suficientepara cobrir a desvalori-zação de 19,9%, na com-paração com o mesmomês do ano passado.

Luciany Franco/OP Rural

destino, o Oriente Mé-dio manteve-se comoprincipal importadorde carne de frango“Made In Brazil”, com111 mil toneladas(+4,2%) embarcadas noprimeiro mês de 2014.No segundo posto, a Ásiatotalizou 92,4 mil tone-ladas (+12,3%). Em ter-ceiro lugar, a África im-portou 37,2 mil tonela-das (-7,9%). Quartoprincipal destino, aUnião Europeia foi res-ponsável por 36,1 miltoneladas (+1,9%). Paraos países das Américasforam embarcadas 16,8mil toneladas (-9,8%).Na última posição estãoos países europeus nãopertencentes à UniãoEuropeia, que importa-ram 5,9 mil toneladas (-15%) em janeiro de 2014.

Page 28: 02 20 2014

28 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

2014 inicia com ações de fortalecimento da rede assistencialPróximo encontro será no dia 19 de março, quando serão promovidas

oficinas de orações pelas autoridades religiosas

PATO BRAGADO

O Centro de Referência deAssistência Social (Cras), Pro-jeto Piá Luz do Futuro, emparceria com as Secretarias deEsportes e Lazer, Educação eCultura, e Agricultura e MeioAmbiente promoveram, on-tem (19), várias oficinas comos alunos beneficiários doPrograma de Erradicação doTrabalho Infantil (Peti) e Pro-grama Bolsa Família (PBF).Toda programação está con-textualizada em datas especi-ais, comemoradas mensal-mente durante o ano.

Como ontem foi o Dia doEsportista, tanto pela manhãcomo pela tarde foram aplica-das aulas de zumba, com pro-jeção de imagens dos tipos deesportes, ressaltando a im-portância da atividade físicaaos alunos do Projeto Piá.

Segundo a coordenadorado Cras, psicóloga AndrineaCordova da Rosa, as oficinasem articulação com o Cras e

Projeto Piá visam fortalecer oPeti no município. Ela explicaque o Peti é um programa dogoverno federal que está inte-grado ao Bolsa Família e tem oobjetivo de retirar as criançase adolescentes de sete a 14 anosdo trabalho que coloca em ris-co a saúde dos mesmos. “Des-sa forma a família que for inse-rida no Peti recebe uma bolsamensal por cada filho, desde

que estejam frequentando aescola e a jornada ampliadacom atividades esportivas,culturais, artística e de lazer. Eé isso que estamos proporcio-nando”, argumenta.

O próximo encontro seráno dia 19 de março. Na oca-sião, pela passagem do Dia daOração, serão promovidasoficinas de orações pelas au-toridades religiosas.

No Dia do Esportista, ontem (19), crianças do Projeto Piá tiveram aulas de zumba

Marili Besso

Foi realizado na manhã de ontem (19), no saguão da Prefeitura de

Marechal Cândido Rondon, um leilão de bens públicos inservíveis aos

serviços públicos, entre eles bens móveis, sucatas, veículos e

máquinas. Com o leilão o município conseguiu arrecadar

aproximadamente R$ 110 mil. Segundo a responsável pelo

Departamento de Patrimônio da prefeitura, Márcia Monteiro, foram

vendidos 16 dos 19 lotes colocados à venda. Apenas três lotes não

tiveram interessados. Cerca de 50 pessoas compareceram à prefeitura

para participar do leilão. Os recursos arrecadados deverão ser

aplicados na renovação da frota e do mobiliário da municipalidade.

LEILÃO ARRECADA R$ 110 MILDivulgação

Page 29: 02 20 2014
Page 30: 02 20 2014

30 | O PRESENTE POLICIAL QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

ASSALTO FRUSTRADO

Homem volta a ser preso 20 dias após sair da prisãoElemento de 41 anos teria roubado Renault Duster, mas foi perseguido e detido pela Polícia Militar de Toledo

Uma mulher moradora deToledo com um bebê de ape-nas dois meses de idade foivítima de um assalto, na tar-de de terça-feira (18), em To-ledo. Ela chegava em seu car-ro, após sair de uma clínicade pilates, quando foi rendi-da pelo assaltante e jogadano banco do caroneiro. Ohomem disse que levaria ocarro e que ela iria junto,mas, em um momento de des-

cuido do marginal, ela abriua porta, saltou para fora doveículo e correu para pegar acriança, que havia sido dei-xada próxima para que a mãeaproximasse o carro para aco-modá-la. O suspeito, que aca-bou preso, havia saído daprisão há 20 dias.

O assalto aconteceu porvolta das 16h30, no centroda cidade. Ao sair de umaclínica, a vítima foi estacio-

nar seu veículo mais próxi-mo ao local para colocar seufilho de dois meses no veí-culo. Mas, ao abrir a porta,ela foi rendida.

Após a vítima escapar, oladrão fugiu levando o Re-nault Duster, que começoua ser procurado pela polícia.O veículo foi avistado poruma equipe da Polícia Mili-tar na saída para Ouro Ver-de do Oeste e foi perseguido

Jovem é detido e nove carros são recolhidosUm jovem de 19 anos foi

preso na noite de terça-feira(18) por transportar dois qui-los de maconha. Ele foi deti-do durante operação conjun-ta entre Polícia Rodoviária

Federal (PRF) e Polícia Militar(PM), denominada BloqueioCoordenado. O jovem foi abor-dado na BR-277, em Santa Te-rezinha de Itaipu, em um ôni-bus que fazia a linha Foz do

Bitrem clonado para transportar cigarros é apreendidoA Polícia Rodoviária Fe-

deral apreendeu na manhã deontem (19) uma carreta bi-trem, durante fiscalização derotina na BR-272, em Guaíra.O veículo tem indícios de adul-teração. O motorista, de 44anos, morador de Douradina(PR), foi preso em flagrante.

A documentação do veí-culo não possuía indícios defalsificação. Foi iniciada umainspeção detalhada nos si-nais identificadores da com-binação de veículos de cargae constatado que o cavaloteria sido roubado em 28 deoutubro do ano passado, emBela Vista do Paraíso (PR),e que as placas utilizadasno momento da abordagemeram de outro veículo decaracterísticas similares. Ossinais identificadores dos

Divulgação

Doisacidentes emuma horadeixamferidos na 163em Rondon

Dois acidentes de trânsitoforam registrados em aproxi-madamente uma hora na tar-de de ontem (19), no trechourbano da BR-163, em Mare-chal Cândido Rondon. O pri-meiro foi por volta das 12horas, quando, próximo aoportal da cidade, uma motoci-cleta Honda CG Titan complaca de Quatro Pontes se-guia pela rodovia sentidoGuaíra a Toledo e bateu con-tra uma ciclista que cruzavapela Rua Gernot Reuter. Amulher de 48 anos foi socorri-da pela equipe do Corpo deBombeiros e encaminhada comsuspeita de fratura para o Hos-pital Rondon.

Em outro acidente, umhomem ficou ferido depois quea moto em que ele estava coli-diu com um carro, próximoao trevo de acesso a NovaSanta Rosa. O acidente acon-teceu por volta das 13 horas,quando o veículo Celta atra-vessou a rodovia para ir emdireção à cidade vizinha. Orapaz que pilotava a moto se-guia pela rodovia em direção aGuaíra. O motociclista atin-giu a lateral do carro e sofreua queda. Ele foi socorrido eencaminhado para atendi-mento médico com uma lesãono punho. Os ocupantes doCelta não se feriram.

por várias viaturas até pró-ximo à cidade de Ouro Ver-de, onde o motorista puloudo veículo em movimento ecomeçou a correr em meio auma plantação de soja. Oveículo saiu para fora da es-trada e parou. O suspeito, de41 anos, foi capturado a cer-ca de mil metros do local. Há20 dias ele havia saído daprisão, onde estava detidopor uma acusação de furto.

Iguaçu a Porto Alegre. O pre-so e a droga, que estava emsua mochila, foram encami-nhados para a Polícia Civil emFoz. No mesmo dia, em CéuAzul, a operação apreendeu

nove veículos que estavamcom produtos contrabande-ados do Paraguai. Os veícu-los e os motoristas foram en-caminhados à Receita Fede-ral, também em Foz.

Motorista disse que cargueiro transportaria cigarros contrabandeados

Polícia evita ataque de homem a ex-mulherUma emboscada foi feita

pela Polícia Militar paraprender um homem suspei-to de agredir por anos a ex-esposa. O flagrante, quandoo suspeito empunhava umaarma, aconteceu na Aveni-da Brasil, na altura da VilaEletrosul, em Guaíra.

Tudo começou quandoa equipe policial foi solici-

tada para comparecer na RuaAlberto Waldow, no JardimAmérica. No local, a vítimainformou que teve um de-sentendimento com o ex-ma-rido com o qual ela conviveupor 13 anos. Segundo a mu-lher, nesse período ela so-freu inúmeras agressões físi-cas e moral. Na terça-feira(18), o ex-marido foi até o

local de trabalho da vítimae fez ameaças. Ele foi convi-dado a se retirar do local,acatou, mas saiu fazendonovas ameaças.

A equipe policial orien-tou a mulher e, na sequên-cia, fez um acompanhamen-to tático a distancia paragarantir a integridade físicadela. Quando a mulher se-

guia pela Avenida Brasil, osuspeito apareceu a pé, em-punhando um pedaço demadeira com um prego naponta. Rapidamente a equi-pe policial se aproximou e,antes de qualquer agres-são, deu voz de prisão aoacusado, que foi encami-nhado para a Delegacia dePolícia Civil em Guaíra.

dois semirreboques tambémforam adulterados a fim detransformá-los em clones deveículos de característicassemelhantes.

Questionado pelos polici-ais, o motorista informou queo veículo seria utilizado parao transporte de cigarros con-trabandeados e que, no mo-

mento da abordagem, serialevado a Umuarama paramanutenção. A ocorrência foiencaminhada à Polícia Fede-ral em Guaíra.

Page 31: 02 20 2014

O PRESENTE | 31QUINTA-FEIRA. 20 DE FEVEREIRO DE 2014 POLICIAL

Quadrilha de Rondon que clonava veículos é condenadaNinguém foi condenado à prisão, mas os 11 integrantes perderam vários direitos

e terão que pagar multa que, em alguns casos, chegam a R$ 100 mil

OPERAÇÃO CLONE

Foi divulgada ontem (19)pelo Poder Judiciário da Co-marca de Marechal CândidoRondon a sentença dos 11envolvidos em supostastransferências fraudulentasna 35ª Circunscrição Regio-nal de Trânsito (Ciretran)de Marechal Cândido Ron-don. Eles foram presos du-rante a Operação Clone, de-sencadeada pela Polícia Fe-deral em 2008. Os 11 inte-gravam entidades como des-pachantes, transportadorase a própria Ciretran local. Aquadrilha unia esforços parafomentar a transferência ile-gal de veículos, colocando-os ora em nome de laranjasora em nome dos própriosintegrantes, para dificultar aidentificação dos reais pro-prietários dos veículos, quedepois seriam usados para aprática de crimes. Todos fo-ram condenados.

De acordo com o docu-mento expedido pela Justi-ça, os integrantes da qua-

drilha usavam documentospessoais falsos e furtados,assim como documentos deveículos sinistrados, paramontar sobre sua estruturaos chamados veículos clo-nados. Ainda conforme aJustiça, a quadrilha obtinhareconhecimento fraudulen-to de assinaturas e de selosde tabelionatos para então“regularizar” a documenta-ção dos veículos na 35ª Ci-retran, com a ciência e cola-boração de funcionários doórgão público.

A conclusão do juiz Pe-dro Ivo Lins Moreira é a se-guinte: “Os envolvidos agi-ram assim porque visavam -de forma inconsequente e co-locando a coletividade em ris-co - se enriquecer ilicitamen-te, por meio de recebimentode propina em troca da clo-nagem de veículos”.

O documento cita ainda aparticipação de cada um noesquema e a pena a que elesforam submetidos.

Arquivo/OP

Caminhões e carretas eram clonados para que fossem usados no transporte de mercadorias ilícitas

Nome: Lindomar Quintino dos Santos (proprietáriodo Despachante Nacional)Participação: assinava todos os procedimentospara viabilizar a transferência irregular dos veículosjunto à 35ª Ciretran.Pena: suspensão dos direitos políticos por oitoanos; pagamento de multa no valor de R$ 100 mil;perda dos poderes (credenciamento) ou da funçãopública eventualmente ocupada; proibição de contra-tar com o Poder Público ou receber benefícios fiscaisou creditícios pelo prazo de dez anos.

Nome: Eder Roecker (funcionário do DespachanteNacional e proprietário da Transportadora Roecker)Participação: braço direito de Lindomar e, de acor-do com a sentença, um dos elementos mais atuan-tes da quadrilha.Pena: suspensão dos direitos políticos por oitoanos; pagamento de multa no valor de R$ 100 mil;perda dos poderes (credenciamento) ou da funçãopública eventualmente ocupada; proibição de contra-tar com o Poder Público ou receber benefícios fiscaisou creditícios pelo prazo de dez anos.

Nomes: Alexandre Luis Zelmer, Rosane Fuchs daCruz e Nicolas Lauro Petry.Participações: agiam direta ou indiretamente, pormeio de fornecimento de dados próprios para camu-flar os crimes. Os três eram prepostos do Despa-chante Nacional, comandado por Lindomar.Pena para cada um: suspensão dos direitos políti-

cos por cinco anos; pagamento de multa no valor deR$ 20 mil; perda dos poderes (credenciamento) ou dafunção pública eventualmente ocupada; proibição decontratar com o Poder Público ou receber benefíciosfiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

Nomes: Clóvis Antônio Spielmann e Ingrid RosaGlucksberg (servidores públicos do Ciretran)Participação: figuravam como elementos-chave daquadrilha, pois davam andamento nos processos detransferência irregular dos veículos, aceitando docu-mentos falsos, rasurados e reconhecimento de firmasfraudulentos. Para tanto, recebiam propina.Pena para cada um: suspensão dos direitos políti-cos por oito anos; pagamento de multa no valor deR$ 75 mil; perda da função pública eventualmenteocupada; proibição de contratar com o Poder Públicoou receber benefícios fiscais ou creditícios peloprazo de dez anos.

Nome: Claudiney Lucas Barbosa (administrador daDLZ Transportes Ltda.)Participação: era um dos maiores clientes da quadri-lha comandada por Eder Roecker ao se utilizar de“facilidades” que este possuía junto aos funcionáriosda Ciretran. Angariava as cédulas de identidade furta-das/roubadas/extraviadas para transferir os veículos.Pena: suspensão dos direitos políticos por oito anos;pagamento de multa no valor de R$ 100 mil; perda dospoderes (credenciamento) ou da função pública even-tualmente ocupada; proibição de contratar com o

Poder Público ou receber benefícios fiscais ou credi-tícios pelo prazo de dez anos.

Nomes: André Freitag e Alvadir Venâncio Schuck(proprietários, respectivamente, da Despachante AREmplacamentos e Despachante de Trânsito Schuck).Participação: André utilizava-se do esquema parafazer transferências irregulares e usou seu nomecomo laranja para ocultar o nome dos reais proprie-tários dos veículos, especialmente caminhões ecarretas. Alvadir utilizava documentação falsa paraviabilizar as transferências irregulares. Tinha estreitarelação comercial com Lindomar. Mantinha carim-bos falsos de cartórios em seu escritório.Pena para cada um: suspensão dos direitospolíticos por oito anos; pagamento de multa novalor de R$ 100 mil; perda dos poderes (creden-ciamento) ou da função pública eventualmenteocupada; proibição de contratar com o PoderPúblico ou receber benefícios fiscais ou creditíci-os pelo prazo de dez anos.

Nome: Ênio Valdir Henn (diretor da 35ª Ciretran)Participação: deixou de adotar medidas para puniros servidores públicos.Pena: suspensão dos direitos políticos por cincoanos; pagamento de multa no valor de R$ 10 mil;perda da função pública eventualmente ocupada;proibição de contratar com o Poder Público oureceber benefícios fiscais ou creditícios pelo prazode três anos.

PENAS AOS CONDENADOS

Page 32: 02 20 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.br QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 201432 | O PRESENTE

APARTAMENTOS, ven-do, novos, em construção,R. Rio Grande do Norte,próx. ao Cartório Eleitoral,ótima localização, MCR,valor a combinar. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo ou troco,120m², c/ 3 quartos, sala,cozinha, 2 bwc, garagemp/ 2 carros, lavand., chur-rasq., Jd. Botafogo, próx. anova Volkswagen, MCR,R$ 130.000,00, aceito car-ro ou camioneta. Tr. (45)9944-7004.

CASA, vendo, 100m² +68m² edícula, terreno13x34,5, Lot. Parque Eco-lógico, MCR, ótima locali-zação, documentaçãopronta p/ financiamento,R$ 265.000,00, preço deocasião. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

CASA, vendo, 100m², c/sala comercial 25m², 3quartos, sala, cozinha,lavand., garagem, maiscasa de 35m² p/ funcio-nários, terreno 14x50, R.Goiás, MCR, R$290.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobi l iár iaWaldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 105,60m²,nova, c/ laje, 2 quartos, su-íte, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem c/churrasq., área, toda cer-cada, Lot. Imperial, MCR,R$ 175.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9912-3466 com Jussara, Cre-ci F-21.866.

CASA, vendo, 105m²,seminova, c/ laje, 2 quar-tos, suíte, sala, cozinha,bwc, lavand. , garagemcoberta c/ churrasq., jd.de inverno, ter reno195m², Lot. Roda D'Água,MCR, R$ 195.000,00,pode ser financiada. Tr.(45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 106m², al-venaria, esquina, c/ 2 quar-tos, suíte, bwc, 2 gara-gens, R. Américo Vespu-cio, nº 6362, Lot. Laureth,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 114m², c/3 quartos, sala, cozinha,lavand., 2 bwc, garagem,edícula 68m², R. Colom-bo, próx. ao Sesc, ótimalocal ização, MCR, R$350.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

CASA, vendo, 120m², al-venaria, c/ laje, semi aca-bada, próx. ao CTG, emMCR, R$ 130.000,00, par-celo pgto. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA , vendo, 120m²,Lot. Franckfurt, MCR, R$190.000 ,00 . Tr. (45)9951-4158.

CASA , vendo, 122m²,terreno 12x35, R. Coslar,nº 50, Lot . Franckfurt ,MCR, valor a combinar,aceito terreno, transferefinanciamento na Caixa.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 130m², al-venaria, forro de madeira,telhado eternit , terreno12x34, Av. Irio Jacob Welp,Jd. Primavera, MCR, R$175.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

CASA, vendo, 150m², c/3 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., edícula, ter-reno inteiro, R. do Lira, nº914, Lot. Santa Felicidade,MCR, R$ 190.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA , vendo, 156m²,nova, c/ laje, 3 quartos,suíte, sala de estar, salade tv, cozinha, lavand.,bwc, garagem, jd. de in-verno , te r reno in te i ro ,Lot. Porto Seguro, MCR,R$ 250.000,00, pode serf i nanc iada . Tr. ( 45 )9992-9598 c / Neco ou3254-5000 na Cer toImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 262m²,alvenaria, 2 pisos, c/ 4quartos, suíte, 3 bwc, 2garagens, terreno 800m²,na Av. Presidente Caste-lo Branco, Novo Sarandi,R$ 400.000,00, ace i tocarro, soja ou terreno. Tr.(45) 9909-8313.

CASA , vendo, 67m²,nova, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, gara-gem, Lot. São Francisco,MCR, R$ 110.000,00, podeser f inanciada. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 75m², c/ 3quartos, sala, cozinha,bwc, lavand. fechada,terreno de esquina, R.Nossa Senhora da Penha,Lot. Santa Fel icidade,MCR, R$ 115.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 80,55m²,c/ 2 quartos, sala de estar,cozinha, lavand., bwc, ga-ragem, jd. de inverno, ter-reno 128m², Lot. Marcopo-lo, R$ 215.000,00, podeser f inanciada. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA , vendo, 84m² ,nova, c/ laje, 2 quartos,suíte, sala, cozinha, bwc,lavand. , á rea , te r reno12x35, inteiro, todo mu-rado, Lot. Imperial, MCR,R$ 210.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9912-3466 com Jussara, Cre-ci F-21.866.

CASA, vendo, 90m², al-venaria, forro pvc, terre-no 12x36, R. Dom JoãoVI, Jd. Alvorada, MCR, óti-ma loca l i zação, R$150.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3254-3083 com Imob i l iá r iaWaldow, Creci J03479.

CASA, vendo, alvenaria,ao lado do mercado novoda Copagri l , MCR, R$230.000,00, aceito troca.Tr. (45) 3254-1718 ou9972-5013 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 90m², ter-reno 400m², 10x40, R. In-dependência, centro,MCR, próx. ao Giovialle, R$250.000,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 9938-7718 comSchone Corretor de Imó-veis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA , vendo, aprox.100m², c/ 2 quartos, suíte,sala, cozinha, lavand.,bwc, garagem, terreno334m², Cond. Guarujá,Bairro Franckfurt, MCR, R$180.000,00. Tratar (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA , vendo, aprox.100m², de esquina, c/ 3quartos, sala, cozinha, la-vand., bwc, garagem, ter-reno 400m², próx. ao Sesc,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA , vendo, aprox.100m², usada, c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc, la-vand., varanda, área, todamurada, terreno 10x30, R.3 Passos, nº 383, Lot. SãoFrancisco, MCR, R$110.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 9910-6543 ou 3284-1054.

CASA , vendo, aprox.120m², nova, c/ 2 quartos,suíte, 2 bwc, sala/copa/cozinha, R. Maceió, Lot.Imper ia l , MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3888 ou 9938-7718 comSchone Corretor de Imó-ve is , Crec i 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA , vendo, aprox.160m², alvenaria, c/ laje,3 quartos, sala, cozinha,2 bwc, lavand., churrasq.,lareira, área de festas,garagem p/ 2 carros, óti-mo acabamento, murosal tos, cercada, terreno456m², 12x38, R. Men deSá, nº 2713, MCR, R$260.000,00. Tr. (45) 9910-6543 ou 3284-1054.

CASA , vendo, aprox.200m², c/ 3 quartos, 2 sa-las, cozinha, 2 bwc, la-vand., despensa, gara-gem p/ 2 carros, chur-rasq., 2 varandas, semimobiliada, R. 7 de Setem-bro, Jd. Alvorada, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quar-tos, 2 bwc, sala grande,cozinha, lavand., garagemfechada p/ 4 carros, terre-no 12x42, Lot. Boa Vista,MCR, R$ 170.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, mista, c/porão, espaço p/ plantiode hortal iças, terreno1.176m², R. Curitiba, nº 57,MCR, R$ 250.000,00, acei-to 2 terrenos no negócio.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

CASAS , vendo , 2 ,90m² cada, c/ 3 quartos,sala, cozinha, lavand. ,bwc, garagem, Lot. Wo-llstein, MCR, estão alu-gadas, R$ 240.000,00.Tr. (45 ) 9992 -9598 c /Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASAS, vendo, 2, alve-naria, terreno 500m², R. Vi-tória, nº 763, Jd. Alvorada,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, em di-versos Bairros, MCR, apartir de R$ 90.000,00,pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, em di-versos Loteamentos,MCR, valor a combinar,pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CHÁCARA , vendo,14.250m², c/ benfeitorias,documentação em dia,50m do asfalto, próx. frigo-rífico de aves da Copagril,MCR, R$ 300.000,00, c/entrada + prazo. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

CHÁCARA , vendo,3.000m², c/ casa em alve-naria 80m², 2km do asfal-to, saída p/ Toledo, ótimalocal ização, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

CHÁCARA , vendo,3.500m², terra plana, sempedras, c/ floresta natural,500m de MCR, valor acombinar, preço de oca-sião, aceito carro ou casa.Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

CHÁCARA, vendo, c/ rio,reserva legal, terra plana,ideal p/ lazer e moradia,70m do asfalto, 2.700m deMCR, a partir de R$64.000,00, estudo propostaou financiamento próprio.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

FAZENDA, vendo, 3.363hectares, planta 2.350, jácultivada, energia elét., c/3 casas, demais benfeito-rias, c/ máquinario p/ plan-tio, colheita e manutenção,em São José do Xingú,Mato Grosso, 8km da ci-dade, 35km da Gargil, R$24.000.000,00, aceitoimóveis no Paraná, SãoPaulo, Santa Catarina eregião. Tr. (45) 9991-5266com Darlei.

FAZENDA, vendo, 355hectares, planta 320,pronta p/ plantio de soja,energia elét., c/ 2 casas,demais benfeitorias, emSão José do Xingú, MatoGrosso, próx. a cidade, R$2.500.000,00, aceito imó-veis na região de Cuiabáou Tocantins. Tr. (45)9991-5266 com Darlei.

FAZENDA, vendo, 370hectares, 291 c/ planta-ção, 79 em reserva, c/ 3casas em alvenaria, bar-racão 300m², poço artesi-ano, 18km de Naviraí, MS,valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

PRÉDIO, vendo, comer-cial/residencial, c/ aparta-mento 330m², sala comer-cial 320m², anexo barracão200m², garagem 100m²,R. 7 de Setembro, nº 1744,centro, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9965-1830.Temperatura: 29º/24º Temperatura: 33º/23º Temperatura: 32º/23º Temperatura: 34º/24º Temperatura: 30º/23ºTemperatura: 33º/24º

Page 33: 02 20 2014

O PRESENTE | 33QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 CLASSIFICADOS

QUITINETES, vendo, 9,32m² cada, c/ 2 quartos,sobre 2 terrenos de 360m²cada, escriturado, R. Pas-tor Meyer, nº 1120, Lot. Uni-versitár io, MCR, R$650.000,00. Tr. (45) 9106-9267 ou 9907-2566.

SOBRADO , vendo,290m², c/ 4 quartos, suíte,demais dependências,terreno de esquina, R. 7 deSetembro, nº 3225, MCR,valor a combinar, aceitotroca. Tr. (45) 9923-5543ou 3254-3270.

SOBRADO, vendo, novo,c/ laje, 2 quartos, suíte,sala de estar, cozinha, 2bwc, área de serviços, jd.de inverno, garagem co-berta, Lot. Freitag, MCR,R$ 395.000,00, pode serfinanciado. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRA, vendo, 1 hecta-re, 10.000m², c/ casa e co-mércio, em São Cristóvão,ao lado da rodovia que ligaToledo a Margarida, R$95.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRA, vendo, 10,5 alq.,9,5 mecanizados, c/ ben-feitorias, valor a combinar.Tr. (45) 9978-6422 comRaimundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

TERRA, vendo, 10,7 alq.,c/ benfeitorias, 5 alq. emlavoura, 4 alq. em pasto,ót ima local ização, emMCR, valor: 1.250 scs desoja o alq., entrada e pra-zo a combinar. Tr. (45)9924-6339 ou 8809-1180,Creci 21288.

TERRA , vendo, 11,5alq., parte em lavoura,restante potreiro, LinhaBoa Vista, próx. a SãoJosé do Iguaçú, valor: 600scs de soja o alq., semtroca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 18 alq.,11 produtivos, 3,7 em matanatural, restante mata cili-ar, sem benfeitorias, na Li-nha Guaçu, Nova SantaRosa, valor: 27.000 scs desoja. Tr. (45) 9966-6718ou 9964-4513.

TERRA, vendo, 2 alq.,planta 1,15 alq., c/ 3.000pés de eucal ipto de 3anos, em Pato Bragado,R$ 120.000,00. Tr. (45)9848-6028 ou 3282-1095.

TERRA , vendo , 2 ,8a lq . , p lan ta 1 ,8 , sembenfei tor ias, na regiãoda Linha Arara, próx. aMCR, doc. toda em dia,R$ 115.000,00, preço deocasião, pode ser parce-lada. Tr. (45) 3254-3083com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRA, vendo, 3,5 alq.,c/ casa de alvenaria, 2 avi-ários, seminovos, 15x130,em MCR, R$ 800.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 300 hec-tares, com barracão e mo-radia, toda plana e empasto, 190 km de Unaí,MG, 300 km de Brasília, R$1.500.000,00, aceito 70%em imóvel na região oucarreta. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq.,primeira chácara atrás daSperafico, próx. ao Portalde MCR, sem benfeitorias,R$ 350.000,00, troco porcasa. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 5.400m²,na BR 163, próx. ao postoTrovão Azul, em MCR, va-lor e prazo a combinar. Tr.(45) 9924-6339 ou 8809-1180, Creci 21288.

TERRA, vendo, 55 alq.,planta 30, restante em pas-to, parte da terra plana, próx.a São Roque, valor: 60.000scs de soja, aceito prédioem troca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 6 alq.,planta 4,5 alq., sem ben-feitorias, ótima de água,Linha Ajuricaba, 4,5km doasfalto, MCR, R$420.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRA, vendo, 6,5 alq.,planta 5,5, c/ casa em alve-naria de 100m² c/ laje, gal-pão pré-moldado 12x20,galpão 9x20, São Luiz, Mer-cedes, R$ 600.000,00, pre-ço de ocasião. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRA, vendo, 9,9 alq.,de 2ª boa, planta 6,5 alq.,c/ casa mista, barracões,Linha Belmonte, 1.500mda pedra irregular, R$620.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO , vendo,12,75x28, todo murado,700m da rotatória da ban-deira, em MCR, R$120.000,00 aceito troca. Tr.(45) 9954-4696.

TERRENO , vendo,12x36, Lot. Trentine, fun-dos do mercado novo daCopagri l , MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO , vendo,12x40, f rente p/ o so lnascente, Lot. Priesnitz,MCR, 150m da veteriná-ria do Ari, valor a combi-nar. Tr. (45) 9914-9921 ou3254-4297 com Édi Luiz.

TERRENO , vendo,14,60x30, murado, R. To-cantins, entre R. CasteloBranco e R. Tiradentes,centro, MCR, 500m da ro-tatória da bandeira, R$140.000,00. Tr. (45) 9947-5747 com Jair.

TERRENO , vendo ,20x20, p róx . ao Sesc ,MCR, valor a combinar.Tr. (45) 8803-6500 ou3254-1082.

TERRENO , vendo,20x20, R. Rio Grande doNorte, centro, ao lado daJBS Insufilmes, MCR, R$210.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO , vendo,20x30, de esquina, nocentro, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9820-3338com Dione.

TERRENO , vendo,20x50, R. Cabral, próx. aZastrow, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 8803-6500 ou 3254-1082.

T E R R E N O , v e n d o ,25x20, na Avenida, emP o r t o M e n d e s , R $8 0 . 0 0 0 , 0 0 . Tr. ( 4 5 )9 9 7 2 - 5 0 1 3 o u 3 2 5 4 -1 7 1 8 c o m I m o b i l i á r i aBier. Creci 2390.

TERRENO , vendo,304m², 12,6x25, R. Josédos Santos, nº 359, Lot.Wollstein, MCR, ao lado domercado, R$ 65.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRENO , v e n d o ,316m² , 14 ,40x22 , Lo t .S ã o F r a n c i s c o , M C R ,R$ 55.000,00. Tr. (45)9989-8802.

TERRENO , vendo,362,5m², 12,5x39, Lot. ValeVerde, MCR, saída p/ Fozdo Iguaçu, R$ 68.000,00,aceito carro como parte depgto. Tr. (45) 3254-3083com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO , vendo,416m², 10,40x40, todomurado, Lot. São Fran-c isco , MCR, R$68.250,00, pode ser f i -nanciado. Tr. (45) 3254-3083 com Imob i l iá r iaWaldow, Creci J03479.

TERRENO , vendo,448,50m², 13x34,5m², Lot.Parque Ecológico, MCR,ótima local ização, R$130.000,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 9938-7718 comSchone Corretor de Imó-veis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO , vendo,484,375m², 12,5x38,75,Lot. Monte Carlo, emfrente ao mercado novoda Copagri l , MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO , vendo,484m², 13,10x37,50, Lot.Vale do Sol, MCR, 200mdo Posto Tonin, saída p/Curvado, R$ 70.000,00.Tr. (45) 9135-3481 ou3284-2591 com Elsio.

TERRENO , vendo,55x60, ideal p/ comércio,em MCR, frente p/ BR, sa-ída p/ Pato Bragado, R$630.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, de es-quina, frente p/ o sol damanhã, Lot. Porto Alegre,MCR, 100m da Av. RioGrande do Sul, próx. a fu-tura instalação do Sicredi,valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo, noCond. De Vi l le, Vi la Ga-ú c h a , M C R , p r ó x . a os u p e r m e r c a d o C o p a -gr i l 2 , R$ 15.000,00 +3 3 p a r c e l a s d e R $295,00. Tr. (45) 9813-6391 com Fernando.

TERRENOS, vendo, árearesidencial , no centro,MCR, valor a combinar,preço de ocasião. Tr. (45)3254-3083 com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

TERRENOS , vendo,bem loca l i zados , emMCR, valor a partir de R$45.000,00, R$ 5.000,00de entrada e restante en-tre 40 a 60 meses. Tr.(45) 9978-6422 com Ra-imundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

TERRENOS, vendo, c/infraestrutura completa, li-berado p/ construção, Lot.Maioli, próx. ao centro,MCR, valor a combinar,parcelamento próprio. Tr.(45) 9968-4052 ou 3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot.Beija Flor, em frente aoLot. Ana Paula, em MCR,valor a combinar, em até60 parcelas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Dreyer, centro, em QuatroPontes, valor a combinar,entrada de 40% + saldoc/ parcelamento próprioem até 36x. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENOS, vendo, Lot.Recanto Feliz, próx. aomercado Weimann, emMCR, valor a combinar, ematé 60 parcelas. Tratar(45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Wutzke, em NSR, saída p/Planalto, valor a combinar,pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo,ao lado da prefeitura, emMCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-2959 ou 9917-9709 com Glarice.

APARTAMENTO, alugo,c/ 2 quartos, sala, cozinha,lavand., bwc, churrasq.,garagem, parabólica, por-tão elet., interfone, R. Deo-nato Schwab, nº 1157,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9978-5714.

APARTAMENTO, alugo,c/ 2 quartos, sala, cozinha,lavand., bwc, R. Minas Ge-rais, nº 1060, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9988-2909 com Esoldi.

APARTAMENTO, alugo, c/3 quartos, 2 bwc, sala, co-zinha, lavand., despensa,garagem, aquecimento agás, R. Minas Gerais, nº505, MCR, R$ 850,00. Tr.(45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo,em MCR, valor a combinar.Tr. (45) 3254-7858 ou9942-3990 com Elisa.

APARTAMENTO, alugo,R. Independência, nº1019, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9981-3999com Arnaldo.

APARTAMENTO, alugo,novo, c/ 2 quartos, suíte,sala, cozinha, área de ser-viços, sacada, churrasq.,ótimo acabamento, R. XVde Novembro, Ed. Vil laEuropa, MCR, R$ 1.300,00+ condomínio. Tr. (45)3254-3888 ou 9973-9434com Schone Corretor deImóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo,p/ temporada, c/ 2 quar-tos, bwc, sacada lateralc/ churrasq., 1 vaga pri-vativa na garagem, p/ até6 pessoas, R. 216, emI tapema, SC, próx . aoShopp ing Andor inha,100m da praia, valor acombinar. Tr. (47) 9682-2350 (tim) com Juliano.

CASA, alugo, c/ 2 quar-tos, suíte c/ hidromassa-gem, 2 salas, cozinha,área de festas c/ piscina,R. 31 de Março, nº 200, Jd.Ana Paula, MCR, R$1.800,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 9973-9434 comSchone Corretor de Imó-veis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, c/ laje, 2quartos, suíte, 2 salas,Lot. Avenidas, MCR, R$750,00, c/ aval is ta. Tr.(45) 3254-2851 ou 9933-4794 com Arno.

CASA, alugo, nova, ge-minada, c/ 1 quarto, ga-ragem, semi mobil iada,R. O l indo Ar tmann, nº28, Jd. Modelo, MCR, R$530,00, sem condomí-nio. Tr. (45) 9981-9308com Maria Inês.

CASA, alugo, p/ univer-s i t á r i os , R . Deona toSchwab, nº 1400, MCR,R$ 1 .000 ,00 . Tr. (45 )9914-7937.

Page 34: 02 20 2014

FAZENDA , arrendo,1.750 hectares p/ plantio,c/ casa nova, barracão p/maquinário, documenta-da, em São José do Xin-gú, Mato Grosso, valor: 6scs de soja por hectare no3º ano, anuência total c/ 2anos de carência. Tr. (45)9991-5266 com Darlei.

QUARTOS, alugo, c/ ousem móveis, próx. ao cen-tro, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9913-1604 ou9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, Av. Maripá, MCR,R$ 600,00. Tr. (45) 9940-4608 com Matilde.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, demais depen-dências, parabólica cole-tiva, R. Rio de Janeiro, nº648, centro, MCR, 50m dosupermercado Cercar, R$360,00. Tr. (45) 3254-0298ou 9959-0433.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, sala, cozinha, ga-ragem, portão elet., imo-biliado, próx. posto Tonin,saída p/ Curvado, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9832-4277.

SALA COMERCIAL, alu-go, 70m², c/ cozinha, bwc,bem localizada, em MCR,valor a combinar. Tr. (45)3254-7707.

SALA COMERCIAL, alu-go, 95m², c/ divisórias ins-taladas, no 1º piso, Ed.Maioli, centro, MCR, emfrente ao Rimmava, valora combinar. Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148.

SALA COMERCIAL, alu-go, em MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-7858ou 9942-3990 com Elisa.

TERRA , arrendo, 700alq., ideal p/ plantio desoja, milho e mandioca,em Naviraí, MS, valor acombinar, c/ 2 a 3 anos decarência. Tr. (45) 9903-0280 ou 9981-1132.

ASTRA CD HATCH, ven-do, ano 2003, prata, com-pleto, bom estado de con-servação, valor a combi-nar. Tr. (45) 9978-6848com Beno.

ASTRA HATCH 1.8, ven-do, ano 2000, branco, 8v,completo, rodas aro 17 doVectra Elite, valor a combi-nar. Tr. (45) 9982-7554.

ASTRA HATCH, vendo,ano 99, azul, rodas aro15, completo, ótimo es-tado de conservação, va-lor a combinar. Tr. (45)9850-4454 com Jean.

ASTRA SEDAN ELEGAN-CE 2.0, vendo, ano 2008/09, cinza, automático, flex,banco em tecido, airbagduplo, vidros elét., alarme,travas, rodas esportivas,DH, ar cond., valor a com-binar. Tr. (45) 9974-8089ou 3254-2118 com Airton.

ASTRA SEDAN, vendo,ano 2011, c inza, com-pleto, airbag, impecável,valor a combinar. Tr. (45)8803-6500 ou 3254-1082 com José.

BELINA , vendo, ano81, toda revisada, valora comb ina r. Tr. ( 45 )3284-1944 ou 9987-2121 com Herbert.

BMW, vendo, ano 94,completa, R$ 22.000,00.Tr. (45) 9961-2670 ou3254-9143.

CAMINHÃO, vendo, ano92, Scania 113, 6 mar-chas, motor novo, todo re-visado, ótimo estado, va-lor a combinar. Tr. (45)9978-6848 com Beno.

CELTA, vendo, ano 2004,prata, 2 portas, básico, va-lor a combinar, aceitomoto de menor valor. Tr.(45) 9991-4477.

CITROEN C3 1.4, ven-do, ano 2011, prata, arcond., direção elét., tra-vas, alarme, pneus no-vos , rodas espor t ivas ,placa A, baixa km, impe-cável, R$ 27.000,00. Tr.(45) 9914-1350.

CIVIC EX , vendo, ano2 0 0 0 , c o m p l e t o , R $1 9 . 8 0 0 , 0 0 . T r . ( 4 5 )9 9 6 1 - 2 6 7 0 o u 3 2 5 4 -9143 com Cido .

CLIO HATCH PRIVILEGE1.6, vendo, ano 2006/06,prata, flex, completo, valora combinar. Tr. (45) 9924-3041 com Gilmar.

CROSSFOX 1.6, vendo,ano 2010/11, prata, com-pleto, valor a combinar, fi-nancio em até 60x. Tr. (45)9974-8089 ou 3254-2118com Airton.

D20 BRASINCA, vendo,ano 89, cabine dupla, die-sel, turbinada, completa,valor e prazo a combinar,aceito troca. Tr. (45) 3254-2459 ou 9974-7155.

ESCORT, vendo, ano 98/98, c/ direção, vidro, trava,alarme, valor a combinar,troco por Biz. Tr. (45) 9903-4789 ou 9922-9238.

F-250, vendo, ano 2002,valor a combinar. Tr. (45)9129-5898 com Fernando.

FIESTA, vendo, ano 98/99, azul, 4 portas, comple-to, R$ 6.500,00. Tr. (45)9905-7260.

FOCUS SEDAN 2.0, ven-do, ano 2007/08, prata,automático, ar, vidro elét.,DH, alarme, roda esporti-va, valor a combinar. Tr.(45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

FUSION SEL 2.5, vendo,ano 2011/11, preto, 4cl, au-tomático, completo, abs,airbag duplo frontal, arcond. digital, DH, alarme,couro, piloto automático,rodas liga leve originais defábrica, valor a combinar,financio em até 60x. Tr.(45) 3254-2118 ou 9974-8089 (tim) com Airton.

GOL G5 1.0, vendo, ano2011, prata, completo, air-bag, abs, retrovisor elét.,som, alarme na chave,25.000km, R$ 28.500,00.Tr. (45) 9954-4696.

GOL POWER 1.6, ven-d o , a n o 2 0 0 8 , p r a t a ,c o m p l e t o , p n e u s n o -vos, va lor a combinar.Tr. (45) 9974-9922.

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

GOL POWER 1.6, ven-do, ano 2008, completo,baixa km, ótimo estadode conservação e mecâ-nica, R$ 21.500,00, semtroca. Tr. (45) 9957-2001com Marcio.

HILUX SRV 3.0, vendo,ano 2006/06, prata, auto-mática, placa A, R$78.000,00. Tr. (45) 9971-1100 com Adriano.

HILUX, vendo, ano 2009/09, preta, automática, ca-bine dupla, 4x4, completa,revisada, valor a combinar,financio em até 60x. Tr.(45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

KA 1.0, vendo, ano 2000,vidro elét., alarme, trava,direção, todo revisado, R$10.000,00, a negociar. Tr.(45) 3254-9140 ou 9823-6766 com Lara ou Erna.

KADETT 1.8, vendo outroco, ano 93, gasolina, tra-va, engate, R$ 6.500,00,aceito moto. Tr. (45) 9107-3860 com Dhiego.

L200 TRITON 3.2, vendo,ano 2010/10, preta, auto-mática, 4x4, completa, re-visada, R$ 88.000,00, fi-nancio em até 60x. Tr. (45)9974-8089 ou 3254-2118com Airton.

MERIVA PREMIUM 1.8,vendo, ano 2009/10, pra-ta, f lex, automática,easytronio, completa, cou-ro, airbag duplo, rodasesportivas, valor a combi-nar, financio em até 60x.Tr. (45) 9974-8089 ou3254-2118 com Airton.

OPALA, vendo, ano 70,4 portas, 4 cilindros, R$21.000,00, aceito troca porcarro de maior valor. Tr.(45) 8835-7373 com Luis.

PAJERO FULL HPE 3.2D, vendo, branco, auto-mát ico , comple ta , te tosolar, R$ 165.000,00, fi-nancio em até 60x. Tr.( 4 5 ) 9 9 7 4 - 8 0 8 9 o u3254-2118 com Airton.

PARAT I 1 . 6 , v e n d o ,ano 93, valor a combi-nar. Tr. (45) 9934-2917com Fabiano.

PARATI 1.6, vendo, ano97, branca, 2 portas, DH,vidro, roda, alarme, revisa-da, valor a combinar. Tr.(45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

S10 DELUXE , vendo,ano 2000, diesel, turbo,intercooler, valor a com-binar, parcelo pgto. Tr.(45) 3254-6652 ou 9962-2085 com Milton.

SANTANA MI 1.8, vendo,ano 97, gasolina, 4 portas,DH, som, pneus novos,todo revisado, ótimo esta-do de conservação, R$9.800,00. Tr. (45) 9901-2216 com Carlos.

SANTANA QUANTUMCL 1.8 I, vendo, ano 95/95, cinza, c/ direção, vi-dro, R$ 6.000,00. Tr. (45)8421-0177 ou 3254-8237 com Sirlei.

SAVEIRO 1.6, vendo,ano 2003/03, cinza, álco-ol, completa, bom esta-do, valor a combinar. Tr.(45) 9848-6028 ou 3282-1095 com Mário.

SAVEIRO G3 1.6, vendo,ano 2000, vermelha, c/ ar-cond., R$ 16.990,00. Tr.(45) 9954-4696.

SCENIC PRIVILEGE ,vendo, ano 2005/05, topde linha, todo revisado,valor a combinar. Tr. (45)9911-9596.

SENTRA 2.0 S, vendo,ano 2012/13, preto, flex,automático, completo, úni-co dono, valor a combinar,financio em até 60x. Tr.(45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

STRADA ADVENTURE,vendo , ano 2007 /08 ,completa, R$ 28.000,00.Tr. (45) 9938-2026 ou9912-5835.

UNO ELETRONIC, ven-do, ano 94, R$ 5.500,00,aceito Biz de menor va-lor, restante em dinhei-ro . Tr. (45) 9951-0686com Junior.

UNO MILLE ELETRO-NIC, vendo, ano 94, 4 por-tas, vidros e travas elét.,impecável, valor a combi-nar, acei to mater ia l deconstrução. Tr. (45) 9117-7818 com José.

UNO MILLE FIRE, vendo,ano 2008, branco, flex, bá-sico, pneus novos, ótimoestado, R$ 14.500,00. Tr.(45) 9909-8313.

UNO WAY, vendo, ano2010, vermelho, 2 portas,ar cond., 50.000km, ma-nual, nota fiscal de fábri-ca, impostos 2014 pa-gos, R$ 18.000,00. Tr.(45) 9994-0990.

UNO, vendo, ano 95, R$6.500,00. Tr. (45) 8426-2864 ou 9824-2900.

VECTRA EXPRESSION2.0 , vendo, ano 2009,pra ta , ún ico dono,60.000km, manual, notafiscal de fábrica, chavereserva, R$ 32.490,00.Tr. (45) 9994-0990.

VECTRA GLS 2.2, vendo,ano 2001, prata, comple-to, ar digital, R$ 19.500,00.Tr. (45) 9954-4696.

VECTRA GLS 2.2, ven-do, ano 99, prata, com-pleto, doc. 2014 em dia,R$ 14.000,00 à vista, ouR$ 15.000,00 na troca,aceito Biz acima do ano2005. Tr. (45) 8807-5003(tim) com Juliano.

VECTRA GTX 2.0, vendoou troco, ano 2009/10,preto perolizado, 8v, auto-mático, airbag, abs, sen-sor de chuva, banco decouro, retrovisor retrátil, R$39.800,00. Tr. (45) 9961-0071 com Marcos.

VECTRA MILENIUM ,vendo, ano 2001, verdeescuro metálico, 8v, ótimoestado, R$ 18.000,00. Tr.(45) 9909-8313.

BIZ 125 EX, vendo out roco, ano 2013, com-p l e t a , R $ 3 . 0 0 0 , 0 0 +2 5 p a r c e l a s d e R $286,00. Tr. (45) 9828-7329 com Valmir.

BIZ 125, vendo, ano2007/08, amarela, c/ par-tida, 2 pneus novos, travacorrente, R$ 4.200,00. Tr.(45) 8806-7237 (tim).

CB 300R, vendo, branca,série 40 anos, 4.000km,doc. 2014 pago, R$10.500,00. Tr. (45) 9134-9715 com Ronan.

CG 125 , vendo, ano2002, c/ partida elét., úni-co dono, R$ 2.800,00. Tr.(45) 9117-7818 com José.

CG 150 SPORT, vendo,ano 2005, bom estadode conserção, R$4.200,00. Tr. (45) 9911-5004 com Francisco.

CG FAN 125, vendo, ano2006, vermelha, R$3.200,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

CG FAN 125 , vendo,a n o 2 0 0 8 , p r a t a , R $3.600,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sid inei .

CG FAN , vendo, ano2008 , 22 .000km, R$3 .300 ,00 . T ra ta r pe lo(45) 9832-4277.

Page 35: 02 20 2014

O PRESENTE | 35QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 CLASSIFICADOS

CG TITAN 150 ES, ven-do, ano 2007/08, preta,ót imo estado, R$4.300,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

CG TITAN 150 ESD, ven-do, ano 2004/05, verde,pneus novos, revisada, R$3.600,00. Tr. (45) 8802-5408 com Dyno.

CG TITAN 150 KS, ven-do, ano 2009/09, verme-lha, R$ 5.000,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

CG TITAN, vendo, ano2003, prata, bem conser-vada, R$ 3.000,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

FALCON , vendo, ano2012/13, vermelha, ót i-mo estado, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

FAZER, vendo, ano 2011/12, R$ 9.000,00. Tr. (45)9998-7227 com Arno.

NEO 115 AT, vendo, ano2009/10, preta, ótimo es-tado, R$ 4.800,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

SHINERAY , vendo ,ano 2012 , p re ta , R$4.000,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

XJ6-F , vendo , ano2012, c/ escape 4 em 1Top Race, F.AR K8N, sli-der, manete, pintura es-pec ia l nas rodas , R$27.500,00, aceito carroou barco. Tr. (45) 8802-4989 com Rodrigo.

XR 200 , vendo , ano2002, vermelha, c/ par-t ida, ó t imo estado, R$4 . 4 0 0 , 0 0 . T r . ( 4 5 )9 9 0 9 - 8 3 1 3 .

XRE 300 , vendo, ano2010, c / abs , baú, re -v isada, impecável , va-lor a combinar. Tr. (45)9 9 6 8 - 8 5 9 8 .

YBR 125 E, vendo, ano2005/05, prata, R$3.300,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano2002/02, prata, completa,toda revisada, R$3.000,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR 125 ED, vendo, ano2005/05, prata, R$3.200,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR 125 K, vendo, ano2005/05, preta, R$3.000,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

Y B R 1 2 5 K , v e n d o ,ano 2005/05, vermelha,b e m c o n s e r v a d a , R $3.000,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei .

YBR 125 K, vendo, ano2008/08, preta, R$3.500,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

Y B R 1 2 5 K , v e n d o ,ano 2010/11, vermelha,b e m c o n s e r v a d a , R $4.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR 125 K, vendo, ano2012/13, vermelha, R$5.000,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR FACTOR 125 E, ven-do, ano 2009/10, preta, R$4.500,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR FACTOR ED, vendo,ano 2013/14, amarela, R$6.000,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

ANTENAS, instalações,manutenção e assistênciatécnica de aparelhos eantenas parabólicas e di-gitais, az-box, az-américa,bravo +, bravissimo, etc,atendo MCR e região, in-teressados. Tr. (45) 9934-4624 com Gilson.

BARCO, vendo, 5m, bor-da alta, valor a combinar.Tr. (45) 3254-4140.

BARCO, vendo, 6m, bor-da alta, valor a combinar.Tr. (45) 3254-4140.

BARRACÃO , vendo ,pré-moldado, instalado,valor a combinar. Tr. (45)9954-4696.

BEBÊ CONFORTO, ven-do, p/ carro, Galzerano, R$40,00. Tr. (45) 9925-5814com Sérgio.

BICICLETA, vendo, se-minova, GTS M5, preta,completa, c/ todos aces-sórios, p/ tri lha ou pas-seio, valor a combinar.Tr. (45) 9809-9234.

CAPACETE, vendo, es-port ivo, vermelho, R$90,00. Tr. (45) 9925-5814com Sérgio.

CARABINA, vendo, depressão, Monte Negro, c/pouco uso, documentada,valor a combinar. Tr. (45)9107-4209 ou 8824-6813com Ricardo.

CARRINHO DE BEBÊ,vendo, novo, rosa, c/ bebêconforto, R$ 400,00. Tr.(45) 9940-8563.

CELULAR, vendo, smar-tphone, Sansung GalaxyS4 réplica, c/ cartão dememória 4gb, preto, 2 ba-terias, capa protetora,fone de ouvido, carregador,R$ 500,00. Tr. (45) 9926-0470 com Carlinhos.

CENTRÍFUGA, vendo,Muel le r, seminova, R$100 ,00 . T ra ta r ( 45 )9944-4415.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ auto-móvel , c réd i to R$51.150,00, ent rada R$16.990,00, assume 58parcelas de R$ 1.047,00.Tr. (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel,crédito R$ 31.400,00, en-trada R$ 7.100,00, assume66 parcelas de R$ 593,74.Tr. (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO,vendo, p/ imóvel, créditoR$ 210.000,00, assume150 parcelas, 1ª a 4ª deR$ 2.346,78, demais par-celas de R$ 1.821,78. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO,vendo, p/ moto, crédito R$8.000,00, assume 70 par-celas, 1ª a 4ª de R$161,97, demais parcelasde R$ 141,97. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO , vendo,contemplado, crédito R$12.500,00, entrada R$3.850,00, assume 37 par-celas de R$ 340,00. Tr.(45) 9969-2492.

FAÇO serviços de pin-turas e soldas em por-tões, grades, jane las,portas e calhas, interes-sados. Tr. (45) 9909-8309ou 9933-4262.

FILHOTES, vendo, Pins-cher, nº 1, macho e fêmea,valor a combinar. Tr. (45)9985-3400 ou com Nelli.

FORNO, vendo, a gás,Dako, seminovo, assa umleitão inteiro ou 6 formasde pão, R$ 300,00. Tr. (45)9965-6910.

INDÚSTRIA, vendo, depaver e blocos, c/ 2.400forma de paver liso, 3 be-toneiras, mesa de vibrarde 3m, máquina c/ estei-ra, valor a combinar. Tr.(45) 9810-4883.

JET SKI VX700, vendo,ano 2008/08, completo,ótimo estado, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-4140.

LANCHA, vendo, Tropi-cal Boat´s 170 (casco),valor a combinar, parceloem 10x sem juros. Tr. (45)3254-4140.

LAVA SOFÁ, lavagem aseco, lava, estereliza eperfuma, cama box, cober-tores, edredons, tapetes,estofados de veículos,cortinas e persianas, inte-ressados. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

MACA, vendo, p/ mas-sagem, valor a combinar.Tr. (45) 9947-9922 comGlaides.

MOTOR, compro, elétri-co, 25 ou 30cv, baixa rota-ção, valor a combinar. Tr.(45) 9991-4477.

MOTOR , vendo, ano2010, Mercury 40hp, 3 ci-lindros, valor a combinar.Tr. (45) 3254-4140.

OFERTA DE TRABALHOp/ auxiliar administrativo,sexo feminino, c/ experiên-cia, que possua moto, in-teressados. Tr. (45) 9962-9687 ou 9134-0994.

OFERTA DE TRABALHOp/ auxiliar administrativo/vendas, c/ conhecimen-to em informática, p/ pe-ríodo matutino, c/ salárioe comissão, interessa-dos. Tr. (45) 9974-5652ou 8808-9136.

OFERTA DE TRABALHOp/ empregada doméstica,mensalista, c/ experiênciae referência, p/ período datarde, de segunda a sex-ta, preferência residir nasprox. da Vila Gaúcha, MCR,interessadas. Tr. (45)9903-0005 com Suzana.

OFERTA DE TRABALHOp/ instalação de som, tra-vas, a larmes e v idros,sexo masculino, a partirde 15 anos, c/ ou sem ex-periência, período inte-gral ou a tarde, interes-sados. Tr. (45) 3284-2591ou 9135-3475 (tim).

OFERTA DE TRABALHOp/ operador de escavadei-ra hidráulica, interessa-dos. Tr. (45) 9932-0786 ou3254-8634 com João.

OFERTA DE TRABALHOp/ operador de pá carre-gadeira, interessados. Tr.(45) 9932-0786 ou 3254-8634 com João.

OFERTA DE TRABALHOp/ vendedor de tintas, c/ou sem exper iênc ia ,sexo masculino, interes-sados . Tr. (45) 9996-6300 com Gilberto.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ vendedor exter-no, p/ área de constru-ção civil, c/ experiência,necessário possuir car-ro ou moto, in teressa-dos. Tr. (45) 3254-0494.

PONTO DE XEROX, ven-do, em faculdade, todoequipado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9938-2026.

PROCURO casal p/ cui-dar de propriedade rural,p re fe rênc ia aposenta-dos, em Quatro Pontes,in te ressados . Tr. (45)9978-4708 (entre 20hs e22hs) com Raul.

PROCURO pessoa p/cuidar de idoso, p/ morarcom a família, em PortoMendes, interessados. Tr.(45) 3254-5770 com Edel.

PROCURO sócio paraloja de floricultura e jar-d inagem, 50% da lo ja ,i n te ressados . Tr. (45 )9831-3172 ou 3254-4136 com Olivia.

QUIOSQUE, vendo, delata, p/ retirar do local, va-lor a combinar. Tr. (45)9979-7147.

SALÃO DE CABELEIREI-RO, vendo, completo, c/acessórios p/ manicure,no centro, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9990-8506 com Ronaldo.

TELEVISOR , vendo,Semp Toshiba, 29", semi-nova, R$ 250,00. Tr. (45)9944-4415.

TELHAS , vendo, 600,francesas, usadas, R$200,00. Tr. (45) 9923-9221com Rogério.

BEZERROS, vendo, 23,mestiços, boa linhagem,valor a combinar. Tr. (45)3284-7788 ou 9958-6566com Dionisio ou Jair.

COLHEITADEIRA, vendo,ano 81, New Holland5050, c/ plataforma de mi-lho 4 linhas, plataforma desoja 13 pés, pneu normal,climatizado, c/ 5 saca pa-lha, valor a combinar. Tr.(45) 8817-5912 ou 9156-2505 com Inácio.

PEIXES, vendo, tilápia,pacú e carpa, entrego nacasa, valor a combinar.Tr. (45) 9994-0190 ou9135-5492.

SERRA FITA, vendo, p/corte de toras, seminova,completa, c/ volante 90cm,carrinho 6m, motor 30cv,R$ 32.000,00. Tr. (45)3254-3270 ou 9923-5543.

TRATOR, vendo, ano 93,Massey Ferguson 290, c/3 alavancas, 2 pneus tra-seiros novos, acompanhacomando, valor a combi-nar. Tr. (45) 3256-1676 ou8804-2308.

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 20/02/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 21/02/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

Page 36: 02 20 2014
Page 37: 02 20 2014

QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 Edição 3782 - O PRESENTE | 01

Page 38: 02 20 2014

02 | O PRESENTE - Edição 3782 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Page 39: 02 20 2014

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

César Luiz Petri torna público que requereu aoIAP Licença Prévia para ampliação da atividade desuinocultura, sistema de UPL em 440 matrizes, a serimplantada no lote rural n°15-A, 21° perímetro, linhaCampos Sales, distrito de Margarida, município deMarechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP Licença de Operação N°4715 para o empreendi-mento a seguir especificado:

Empresa: Gaspar CostaAtividade: Suinocultura, sistema de terminação

para 700 animaisEndereço: Lote rural n°138/A, Linha Progresso.Município: Pato Bragado, Paraná.Validade: 01/03/2014

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE OPERAÇÃOA pessoa física abaixo torna público que recebeu

do IAP a Licença de Operação N° 30534 para oempreendimento a seguir especificado:

Empresa: Livo José WolfAtividade: Suinocultura, sistema de terminação

para 700 animaisEndereço: Chácara nº 90, linha CristalMunicípio: Pato Bragado, Paraná.Validade: 28/01/2018

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOCésar Luiz Petri torna público que requereu ao

IAP Renovação da Licença de Operação para ativida-de de suinocultura, sistema de UPL para 260 matri-zes, implantada no lote rural n°15-A, linha CamposSales, distrito de Margarida, município de MarechalCândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA PRÉVIA

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP a Licença Prévia N°35865 para o empreendimen-to a seguir especificado:

Empresa: Ari Ivo GibbertAtividade: Avicultura de corte para 70.500 aves/

loteEndereço: Lote rural n°29/30/42/A/B, Linha Flor

da SerraMunicípio: Quatro Pontes, Paraná.Validade: 13/12/2015

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOGaspar Costa torna público que requereu ao IAP

Renovação da Licença de Operação para atividadede suinocultura, implantada no lote rural n°138/A,linha Progresso, município de Pato Bragado, Esta-do do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Ari Ivo Gibbert torna público que requereu ao IAPLicença de Instalação para a atividade de aviculturade corte para 70.500 aves/lote, a ser implantada nolote rural n°29/30/42/A/B, linha Flor da Serra, municí-pio de Quatro Pontes, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃORovane Janice Scheuermann Leindecker tor-

na público que requereu ao IAP Renovação da Licen-ça de Operação para atividade de avicultura decorte com capacidade para 92.000 aves/lote, im-plantada no lote rural n°28/29/30/B, do 22° períme-tro, linha São Francisco, município de Pato Braga-do, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOReni Kunzler Gentelini torna público que reque-

reu ao IAP Renovação da Licença de Operação paraatividade de avicultura de corte, implantada no loterural n°24/D, 22° perímetro, linha Arroio Fundo, muni-cípio de Pato Bragado, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE OPERAÇÃOJairo Buss torna público que requereu ao IAP

Renovação de Licença de Operação para empreendi-mento de suinocultura, porte médio, a ser implantadona linha 1º de Março, município de Nova Santa Rosa,Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Sérgio Luis Liesenfeld torna público que rece-beu do IAP Licença de Instalação para empreendi-mento de suinocultura, com validade até 06/08/2015,a ser implantado na linha 1º de Março, município deNova Santa Rosa, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃOSérgio Luis Liesenfeld torna público que reque-

reu ao IAP Licença de Operação para empreendimen-to de suinocultura, porte médio, a ser implantado nalinha 1º de Março, município de Nova Santa Rosa,Estado do Paraná.

Edição 3782 - O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAIS

Page 40: 02 20 2014

04 | O PRESENTE - Edição 3782 ESPECIAL QUINTA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2014