02_unicamp-2unic1001bio

6
As figuras abaixo mostram o isolamento, por um longo período de tempo, de duas popula- ções de uma mesma espécie de planta em consequência do aumento do nível do mar por derretimento de uma geleira. a) Qual é o tipo de especiação representado nas figuras? Explique. b) Se o nível do mar voltar a baixar e as duas populações mostradas em B recolonizarem a área de sobreposição (Figura C), como pode- ria ser evidenciado que realmente houve es- peciação? Explique. (Adaptado de Purves,W.K. e col., Vida, a ciência da biologia. ARTMED Ed., 2005, p .416) Resposta a) O tipo de especiação representado nas figuras é a especiação alopátrica, onde ocorre a forma- ção de novas espécies a partir de uma espécie ancestral em ambientes diferentes. b) A evidência da especiação é o isolamento reprodutivo, ou seja, as populações, mesmo compartilhando o mesmo ambiente, são inca- pazes de se reproduzir ou gerar descendentes férteis. O esquema abaixo representa o mais recente sistema de classificação do Reino Plantae. a) Os algarismos romanos representam a aquisição de estruturas que permitiram a evolução das plantas. Quais são as estruturas representadas por I, II e III? Qual a função da estrutura representada em I? b) A dupla fecundação é característica das angiospermas. Em que consiste e quais os produtos formados com a dupla fecunda- ção? Resposta a) As estruturas representadas por I, II e III são, respectivamente, vasos condutores de seiva, se- mente, e flores e frutos. Os vasos condutores de seiva têm como função o transporte de água e sais, através do xilema, e partículas orgânicas, como carboidratos e hormô- nios, através do floema. O xilema também atua como estrutura de susten- tação por apresentar parede lignificada. b) A dupla fecundação consiste na fusão de dois gametas masculinos (núcleos espermáticos), lo- calizados no interior do tubo polínico, com o ga- meta feminino (oosfera) formando o embrião e com os núcleos polares formando o endosperma triploide da semente. Questão 13 Questão 14

description

Legal

Transcript of 02_unicamp-2unic1001bio

  • As figuras abaixo mostram o isolamento, porum longo perodo de tempo, de duas popula-es de uma mesma espcie de planta emconsequncia do aumento do nvel do mar porderretimento de uma geleira.a) Qual o tipo de especiao representadonas figuras? Explique.b) Se o nvel do mar voltar a baixar e as duaspopulaes mostradas em B recolonizarem area de sobreposio (Figura C), como pode-ria ser evidenciado que realmente houve es-peciao? Explique.

    (Adaptado de Purves,W.K. e col., Vida, a cincia dabiologia. ARTMED Ed., 2005, p .416)

    Resposta

    a) O tipo de especiao representado nas figuras a especiao aloptrica, onde ocorre a forma-o de novas espcies a partir de uma espcieancestral em ambientes diferentes.b) A evidncia da especiao o isolamentoreprodutivo, ou seja, as populaes, mesmocompartilhando o mesmo ambiente, so inca-pazes de se reproduzir ou gerar descendentesfrteis.

    O esquema abaixo representa o mais recentesistema de classificao do Reino Plantae.

    a) Os algarismos romanos representam aaquisio de estruturas que permitiram aevoluo das plantas. Quais so as estruturasrepresentadas por I, II e III? Qual a funoda estrutura representada em I?b) A dupla fecundao caracterstica dasangiospermas. Em que consiste e quais osprodutos formados com a dupla fecunda-o?

    Resposta

    a) As estruturas representadas por I, II e III so,respectivamente, vasos condutores de seiva, se-mente, e flores e frutos.Os vasos condutores de seiva tm como funo otransporte de gua e sais, atravs do xilema, epartculas orgnicas, como carboidratos e horm-nios, atravs do floema.O xilema tambm atua como estrutura de susten-tao por apresentar parede lignificada.b) A dupla fecundao consiste na fuso de doisgametas masculinos (ncleos espermticos), lo-calizados no interior do tubo polnico, com o ga-meta feminino (oosfera) formando o embrio ecom os ncleos polares formando o endospermatriploide da semente.

    Questo 13 Questo 14

  • O grfico abaixo mostra o crescimento da po-pulao de uma determinada bactria in vitro.

    a) Compare as tendncias de crescimento po-pulacional nos perodos A e C. Em qual dessesperodos a tendncia de crescimento maior?D uma explicao para o fato de essas ten-dncias serem diferentes nesses perodos.b) O crescimento da populao de bactriasocorre por reproduo assexuada, enquantoem eucariotos ocorre, principalmente, por re-produo sexuada, que permite maior variabi-lidade gentica. Na meiose, alm da separaoindependente dos cromossomos, um outroevento celular constitui importante fonte devariabilidade gentica em espcies com repro-duo sexuada. Que evento esse? Explique.

    Resposta

    a) O perodo A apresenta tendncia maior decrescimento.Em A, os recursos ambientais, como nutrientesorgnicos e minerais, esto em abundncia, per-mitindo um crescimento acentuado ao longo doperodo B.Em C, o crescimento diminui, pois atinge-se um li-mite de recursos ambientais.b) Outro evento celular que constitui importante fon-te de variabilidade gentica em espcies com repro-duo sexuada a permutao (crossing-over),que consiste na troca de fragmentos de cromos-somos homlogos ao longo da prfase I da meio-se, resultando em maior quantidade de gametasgeneticamente distintos.

    Os seres vivos tm nveis de organizao acimado organismo, e a Ecologia a rea da Biologiaque estuda as relaes entre os organismos edestes com o ambiente em que vivem. Dentre osvrios nveis de organizao podem ser citadosa Populao, a Comunidade e o Ecossistema.a) As figuras abaixo representam a biomassade nveis trficos em dois tipos de ecossiste-mas. Relacione cada uma das figuras com umecossistema. Justifique.b) Explique como o dixido de enxofre (SO2),liberado na atmosfera por diversas indstrias,pode afetar as populaes dos diferentes n-veis trficos da pirmide A.

    Resposta

    a) A figura A pode representar um ecossistematerrestre como as florestas, que so ecossistemascompletos, onde a matria orgnica sintetizadapelos produtores responsvel pela nutrio dosdemais nveis trficos.A figura B pode representar um ecossistema aquti-co, onde podemos encontrar, em certos momentos,a biomassa dos produtores menor que a dos consu-midores primrios, pois estes podem se reproduzirmais rapidamente ou ainda receber parte da mat-ria orgnica de ecossistemas adjacentes.b) O dixido de enxofre um dos gases respon-sveis pela chuva cida, que atinge o solo preju-dicando a ao dos decompositores e dificultandoa absoro de nutrientes minerais pelos produto-res, o que reduz a produtividade, comprometendoassim os demais nveis trficos.

    biologia 2

    Questo 15 Questo 16

  • As figuras abaixo mostram o crescimento cor-poral de dois grupos de invertebrados atatingirem a fase adulta.

    a) Identifique um grupo de invertebrados quepode ter o crescimento corporal como o repre-sentado na figura A e outro como o represen-tado na figura B. Justifique.b) D duas caractersticas morfolgicas quepermitam diferenciar entre si dois grupos deinvertebrados relacionados com o grfico A.

    Resposta

    a) A figura A pode representar o crescimento dosartrpodes e a figura B, dos aneldeos.Os artrpodes apresentam mudas (ecdises) peri-dicas do seu exoesqueleto, conferindo carterdescontnuo ao seu crescimento. J os aneldeos(e muitos outros invertebrados) crescem continua-mente at alcanarem seu tamanho mximo.b) O grfico A pode representar, por exemplo, osinsetos e os aracndeos (classes do filo Artrpo-des). Para diferenci-los morfologicamente, pode-mos citar o nmero de pernas (trs pares nos in-setos e quatro pares nos aracndeos) e a presen-a ou no de antenas (um par nos insetos e au-sentes nos aracndeos).

    Uma dona de casa, querendo preparar umacaldeirada de frutos do mar, obteve uma re-ceita que, alm de vegetais e temperos, pediaa incluso de cao, camaro, lagosta, mexi-lho e lula. Ela nunca havia preparado a re-ceita e no conhecia os animais. O filho expli-cou que esses animais eram: um peixe carti-laginoso (cao), crustceos (camaro e lagos-ta) e moluscos (mexilho e lula).a) Indique duas caractersticas exclusivas dosmoluscos que podero permitir sua identifica-o pela dona de casa.b) Ao comprar o peixe, a dona de casa no en-controu cao e comprou abadejo, que umpeixe sseo. Alm da diferena quanto ao tipode esqueleto, indique outras duas diferenasque os peixes sseos podem apresentar emcomparao com os peixes cartilaginosos.

    Resposta

    a) Os moluscos possuem corpo mole e organiza-do em p, massa visceral e manto.b) Os peixes sseos apresentam boca anterior,vescula gasosa (bexiga natatria), oprculos s-seos, intestino terminando no nus, dentre outrascaractersticas.Os peixes cartilaginosos possuem boca ventral eintestino terminando na cloaca, porm no tmvescula gasosa e oprculos sseos.

    O grfico abaixo mostra a variao da tem-peratura corporal de dois grupos de animaisem relao variao da temperatura doambiente.

    biologia 3

    Questo 17 Questo 18

    Questo 19

  • a) Dentre os anfbios, aves, mamferos, peixese rpteis, quais tm variao de temperaturacorporal semelhante ao trao A e quais tmvariao semelhante ao trao B? Justifique.b) Como cada um desses grupos de animais(A e B) controla sua temperatura corporal?

    Resposta

    a) Peixes, anfbios e rpteis tm sua variao detemperatura corporal representada pela linha A,pois so animais ectotrmicos, ou seja, sua tempe-ratura varia de acordo com a temperatura ambien-te. J a linha B representa a variao da tempera-tura corporal de aves e mamferos, visto que soendotrmicos, ou seja, sua temperatura permane-ce relativamente constante, independendo at cer-to ponto das variaes na temperatura ambiente.b) O grupo A controla sua temperatura corpreavalendo-se do prprio ambiente, alternando, porexemplo, perodos de exposio ao sol e som-bra. J o grupo B apresenta um controle da tem-peratura por mecanismos fisiolgicos (sudorese,ofegao e alterao da taxa metablica).

    O grfico abaixo mostra a variao na con-centrao de dois hormnios ovarianos, du-rante o ciclo menstrual em mulheres, queocorre aproximadamente a cada 28 dias.

    a) Identifique os hormnios correspondentess curvas A e B e explique o que acontececom os nveis desses hormnios se ocorrer fe-cundao e implantao do ovo no endom-trio.b) Qual a funo do endomtrio? E da muscu-latura lisa do miomtrio?

    Resposta

    a) Os hormnios ovarianos representados no gr-fico so A, estrgenos, e B, progesterona.Caso ocorram fecundao e implantao do em-brio no endomtrio, os nveis desses dois hor-mnios esteroides aumentam e permanecem al-tos no sangue at o momento do parto.b) O endomtrio, mucosa uterina, desempenhaa funo de permitir o desenvolvimento embrio-nrio aps a sua implantao (nidao). A mus-culatura lisa do miomtrio, camada musculosauterina, assegura a expulso do feto no trabalhode parto.

    O esquema abaixo representa trs fases dociclo celular de uma clula somtica de umorganismo diploide.

    (Adaptado de Hernandes Faustino de Carvalho eShirlei Maria Recco-Pimentel, A Clula.

    Manole, Ed., 2007, p. 380)

    a) Qual o nmero de cromossomos em umaclula haploide do organismo em questo?Justifique sua resposta.b) Identifique se a clula representada deum animal ou de uma planta. Aponte duascaractersticas que permitam fazer sua iden-tificao. Justifique.

    Resposta

    a) O nmero de cromossomos de uma clula ha-ploide (n) desse organismo igual a 2 (n = 2),pois a clula-me (somtica) diploide e possui2n = 4.b) Trata-se de uma clula animal. Chegamos aessa concluso por observarmos na figura a pre-sena de centrolos, citocinese do tipo centrpetae ausncia de parede celular.

    biologia 4

    Questo 20

    Questo 21

  • Nos ces labradores, apenas dois genes au-tossmicos condicionam as cores preta, choco-late e dourada da pelagem. A produo dopigmento da cor preta determinada peloalelo dominante B e a do pigmento chocolate,pelo alelo recessivo b. O gene E tambm in-terfere na cor do animal, j que controla a de-posio de pigmento na pelagem. A cor dou-rada determinada pelo gentipo ee.Uma fmea dourada cruzou com um machochocolate e teve filhotes com pelagem preta efilhotes com pelagem chocolate, na mesmaproporo. Quando essa mesma fmea doura-da cruzou com um macho preto, nasceramoito filhotes sendo um chocolate, trs pretos equatro dourados.a) Qual o gentipo da fmea me? Identifiquee explique o tipo de interao gnica observa-da entre os genes envolvidos.b) Quais so os gentipos do co preto (pai) edo seu filhote chocolate? Mostrar como che-gou resposta.

    Resposta

    Dados: E_: fixa pigmento nos pelos; ee: no fixa pigmento (dourado); B_: pigmento preto; bb: pigmento chocolate.Heredograma:

    a) Gentipo da fmea me:

    Trata-se de um caso de epistasia recessiva. Apresena de ee (no fixa pigmento) impede a ma-nifestao dos genes B (preto) e bb (chocolate).

    b) Gentipo do pai preto: EeBb; Gentipo do filhote chocolate: Eebb.

    Essas concluses esto no heredograma anterior.

    Em uma excurso de Botnica, um aluno ob-servou que sobre a planta ornamental co-roa-de-cristo (Euphorbia milli) crescia um or-ganismo filamentoso de colorao amarelaparecido com fios de ovos. Quando se apro-ximou, verificou que o organismo filamentosoera uma planta, o cip-chumbo (Cuscuta sp.),que estava produzindo flores e frutos.a) Que hbito de vida tem essa planta cha-mada cip-chumbo? Como ela consegue so-breviver, uma vez que amarela, no temclorofila e no faz fotossntese?b) Qual a funo da clorofila na fotossntese?Que relao tem essa funo com a sntese deATP e de NADPH?

    Resposta

    a) O cip-chumbo (Cuscuta sp.) uma planta ho-loparasita, ou seja, uma planta que suga seivaelaborada diretamente do floema da planta hos-pedeira; por isso, no precisa realizar fotossnte-se, da a ausncia de clorofila nessa espcie.b) A funo primordial da clorofila captar a ener-gia luminosa. Essa energia, por sua vez, utiliza-da na fotofosforilao (formao de ATP) e na hi-drlise da H O2 , importante para a formao doNADPH.

    Atualmente, o Brasil est na corrida pela se-gunda gerao do etanol, o lcool combust-vel, produzido a partir da cana-de-acar,tanto do caldo, rico em sacarose, quanto dobagao, rico em celulose. O processo para aproduo do etanol denominado fermenta-o alcolica.a) Qual dos dois substratos, caldo ou bagaoda cana, possibilita produo mais rpida delcool? Por qu?b) O milho outra monocotilednea que tam-bm pode ser usada na produo de lcool. Citeduas caractersticas das monocotiledneas queas diferenciem das dicotiledneas, atualmentedenominadas eudicotiledneas.

    biologia 5

    Questo 22

    Questo 23

    Questo 24

  • Resposta

    a) A produo mais rpida de lcool acontece apartir do caldo, rico em sacarose. O processo dedegradao da sacarose ocorre mais rapidamentepor se tratar de um dissacardeo, enquanto a ce-lulose, longa cadeia de carboidratos, levaria maistempo para ser processada pela fermentao.b) As monocotiledneas apresentam: um cotildone na semente; feixes lbero-lenhosos dispersos no caule;

    razes fasciculadas (cabeleira); organizao floral trmera; folhas paralelinrveas.As eudicotiledneas apresentam: dois cotildones na semente; feixes lbero-lenhosos organizados em anel nocaule; razes axiais (pivotantes); organizao floral tetrmera ou pentmera; folhas reticulinrveas.

    biologia 6