03 Aula Administracao Cientifica Resumo

6
3 a aula ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (4 folhas) 1. ORIGENS HISTÓRICAS: a) O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, o que forçou as empresas a substituir a improvisação por métodos racionais de trabalho. b) A necessidade que as empresas passaram a ter de aumentar a eficiência e a competitividade, em vista da competição e concorrência que aumentava a cada dia. A abordagem clássica surgiu da necessidade de se substituir o empirismo e a improvisação pelo aspecto científico, bem como da necessidade de se conseguir melhor rendimento, em face da competição e da concorrência reinantes. Frederick W. Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho do operários. Suas idéias preconizavam a prática da divisão do trabalho. A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria da Administração Científica. Taylor via necessidade de aplicar métodos científicos à administração para assegurar seus objetivos de máxima produção a mínimo custo. 2. TAYLOR ACHAVA QUE TRÊS FATORES QUE TRAZIAM PROBLEMAS ÀS INDUSTRIA 1) A vadiagem dos operários, que reduziam a produção a 1/3 do normal 2) A gerência desconhecia as rotinas de trabalho e tempo de sua realização 3) A falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho 3. SITUAÇÃO DO TRABALHO NA ÉPOCA Na época o ritmo de trabalho era em grande parte determinado pelos trabalhadores e não pelos patrões. Organizados coletivamente, os operários costumavam trabalhar em ritmo mais lento do que o esperado, ou ainda quebrar máquinas e acusar os chefes de estarem exigindo demais do equipamento. Os supervisores consentiam com a prática, temendo represarias. Principal figura: Frederick Taylor (1856-1915) Americano. Começou a trabalhar aos 18 anos como aprendiz e operário de oficina mecânica na Hydraulic Works. Formou-se com muito esforço aos 29 anos em Engenharia mecânica. Ascendeu a engenheiro-chefe da Midvale Steel Company, passando a diretor-geral da Manufacturing Steel Company. Em 1893 mudou-se para Nova Iorque para trabalhar como consultor de engenharia. Em 1896 na Bethlehem Steel Works, Taylor desenvolveu estudos de racionalização do trabalho que permitiram que um homem fizesse o trabalho de quatro, isto é, 140 funcionários passaram a fazer o trabalho de 600. Tinha aversão ao trabalhador indolente.

description

Aula 2010

Transcript of 03 Aula Administracao Cientifica Resumo

ADMINISTRAO CIENTFICA

3a aula

ADMINISTRAO CIENTFICA(4 folhas)

1. Origens hISTRICAS:

a) O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, o que forou as empresas a substituir a improvisao por mtodos racionais de trabalho.

b) A necessidade que as empresas passaram a ter de aumentar a eficincia e a competitividade, em vista da competio e concorrncia que aumentava a cada dia.

A abordagem clssica surgiu da necessidade de se substituir o empirismo e a improvisao pelo aspecto cientfico, bem como da necessidade de se conseguir melhor rendimento, em face da competio e da concorrncia reinantes.

Frederick W. Taylor desenvolveu estudos a respeito de tcnicas de racionalizao do trabalho do operrios. Suas idias preconizavam a prtica da diviso do trabalho. A caracterstica mais marcante do estudo de Taylor a busca de uma organizao cientfica do trabalho, enfatizando tempos e mtodos e por isso visto como o precursor da Teoria da Administrao Cientfica. Taylor via necessidade de aplicar mtodos cientficos administrao para assegurar seus objetivos de mxima produo a mnimo custo.

2. Taylor achava que trs fatores que traziam problemas s industria

1) A vadiagem dos operrios, que reduziam a produo a 1/3 do normal

2) A gerncia desconhecia as rotinas de trabalho e tempo de sua realizao

3) A falta de uniformidade das tcnicas e mtodos de trabalho

3. Situao do Trabalho na poca

Na poca o ritmo de trabalho era em grande parte determinado pelos trabalhadores e no pelos patres. Organizados coletivamente, os operrios costumavam trabalhar em ritmo mais lento do que o esperado, ou ainda quebrar mquinas e acusar os chefes de estarem exigindo demais do equipamento. Os supervisores consentiam com a prtica, temendo represarias.

Situao do Trabalho na poca (CONTINUAO)

SITUAO EXISTENTE NA POCA

PATRES

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________XOPERRIOS____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Principal objetivo da administrao cientfica

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

Seguidores de Taylor

Henry Ford

Henry Ford visto como um dos responsveis pelo grande salto qualitativo no desenvolvimento organizacional atual. Ciente da importncia do consumo em massa, lanou alguns princpios para agilizar a produo, reduzir os custos e o tempo de produo.

Integrao vertical e horizontal - Produo integrada, da matria-prima ao produto final acabado (Integrao vertical) e instalao de uma rede de distribuio imensa (Integrao horizontal).

Padronizao - Instaurando a linha de montagem e a padronizao do equipamento utilizado, obtinha-se agilidade e reduo nos custos. Em contrapartida, prejudicava a flexibilizao do produto.

3. Os PRINCIPAIS princpios da administrao cientfica:

3.1 Desenvolvimento de uma cincia de trabalho:

Buscava por meio de uma investigao cientfica prever a capacidade total de um dia tpico de trabalho, de modo que:a) Os chefes no pudessem se queixar da vadiagem dos funcionrios;

b) Os funcionrios saberiam exatamente o que se esperava que eles produzissem;

c) Os chefes teriam conscincia do tempo mdio padro para a confeco de uma pea;

d) Os funcionrios teriam conscincia dos movimentos necessrios para fazer a pea.3.3 Seleo e desenvolvimento cientficos do empregado:

Para atingir o nvel de produo prevista, o estudo de movimentos e tempos procurava determinar que o operrio fist-class-man precisava preencher certos requisitos para a seleo: a maioria deles levava em considerao os aspectos fsicos.

3.3 nfase na eficincia - H uma nica maneira certa de se fazer o trabalho:

Para descobri-la, os estudos de Taylor procuravam decompor os movimentos das tarefas executadas, e estabelecer a melhor forma de produzis cada produto.3.4 Plano de incentivo salarial:

O mtodo de Taylor baseava totalmente no pagamento por pea produzida. Neste cenrio, os funcionrios recebiam pelo que produziam.

3.5 Diviso do trabalho:

Cada tarefa era subdividida ao mximo, dessa forma ganhava-se velocidade e produtividade, e o funcionrio garantia o lucro de acordo dom seu esforo.

4. Consideraes da Administrao Cientfica de Taylor4.1 Lei da Fadiga: Taylor observou que, se entregasse a tarefa de carregar barras de ferro a um trabalhador, sem orientao, este se esgotaria fisicamente depois de quatro ou cinco horas de trabalho. Entretanto, se ajudado por um tcnico que cronometrasse o seu trabalho e o orientasse para que fizesse intervalos regulares durante todo o dia, este mesmo operrio poderia trabalhar o dia todo, sem perdas no seu rendimento. Os resultados surpreenderam: um trabalhador que usualmente carregava 12,5 toneladas de barras de ferro por dia eram capazes de carregar 47,5.4.2 Formulou o Princpio de exceo:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Anlise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos:

Consistia na observao detalhada do trabalho, dividindo e subdividindo todos os movimentos, isto , decompondo cada tarefa em uma srie ordenada de movimentos simples. Com isso, eliminava-se os movimentos inteis e simplificavam-se e racionalizavam-se os movimentos, proporcionando economia de tempo e de esforo humano.

A esta anlise, seguia-se o estudo dos movimento e tempos visando determinar o tempo mdio que cada operrio comum levava para executar a tarefa, utilizando o cronometro para essa mensurao. Para confirmar tais declaraes, apresentou os seguintes dados referentes ao trabalho dirio de um operrio:

Antes da ampliao do mtodoDepois da ampliao do mtodo

Tijolos assentados9602800

Movimentos executados1729014000

Horas trabalhadas88

SalrioUS$ 5,00US$ 6,50

DEFENDENDO O MTODO DE TAYLOR

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Taylor conseguiu resultados espantosos na Bethlehem Steel Company, aps a aplicao de seus mtodos. Depois de trs anos e meio na empresa, ele precisava de 140 homens para um trabalho que antes necessitava de 400 a 600, alm de ter reduzido o custo de manipulao do material de 7 a 8 centavos para 3 a 4 centavos por tonelada, com isso obteve uma economia de 78 mil dlares por ano.

CRITICANDO O MTODO DE TAYLOR

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

5. CRITICAS AS IDIAS DE TAYLOR

5.1 Taylor baseava sua teoria no conceito de _____________________________, segundo o qual o trabalhador age de acordo com o interesse pelo ganho de capital. Segundo este conceito toda pessoa influenciada por recompensas salariais, econmicas e materiais. Entretanto o conceito de homo economicus no leva em considerao outros fatores de motivao (________________________________________________________________________________________________________________________) e simplifica a personalidade humana.5.2 Enfoque mecanicista - A organizao comparada com uma mquina, que segue um projeto pr-definido. Recebe crticas dos estudiosos em administrao. A partir desta viso, cada funcionrio visto como uma engrenagem na empresa, desrespeitando sua condio de ser humano.

5.3 Mecanicismo

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.4 Superespecializao do funcionrio

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.5 Tratava o homem como um processo acessrio da mquina

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Referncia bibliogrfica:

RIBEIRO, Antnio de Lima. Teorias da Administrao. So Paulo: Editora Saraiva, 2003.

LODI, Joo Bosco. Histria da Administrao. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

FARIA, Jos Carlos. Administrao: Teorias e Aplicaes. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. EMBED PBrush

Voc acha que isto ainda ocorre hoje em dia? Quais os requisitos mais importantes na sua profisso?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Principal figura: Frederick Taylor (1856-1915)

Americano.

Comeou a trabalhar aos 18 anos como aprendiz e operrio de oficina mecnica na Hydraulic Works. Formou-se com muito esforo aos 29 anos em Engenharia mecnica. Ascendeu a engenheiro-chefe da Midvale Steel Company, passando a diretor-geral da Manufacturing Steel Company. Em 1893 mudou-se para Nova Iorque para trabalhar como consultor de engenharia.

Em 1896 na Bethlehem Steel Works, Taylor desenvolveu estudos de racionalizao do trabalho que permitiram que um homem fizesse o trabalho de quatro, isto , 140 funcionrios passaram a fazer o trabalho de 600.

Tinha averso ao trabalhador indolente.

Era extremamente esforado.

Obra mais famosa: Princpios da Administrao cientfica (1911)

Possui a seguinte inscrio em sua lpide em Germantown, subrbio de Filadlfia, no estado da Pensilvnia, EUA: O pai da Adminbistrao Cientfica.

Voc acha que esta situao mudou hoje em dia? Qual o paradigma atual referente a poltica de salrios.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Voc acha que esta situao ainda vista nas empresas hoje em dia? O que est sendo feito de diferente?.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________