03 - Os sustentáculos do lar

3
Página | 1 www.semeandovida.org OS SUSTENTÁCULOS DO LAR Gênesis 2.18-25 Compreendo minha esposa, quando diz detestar o famoso internacional romance de Shakespeare Romeu e Julieta, cujo desenvolvimento um tanto emocionante, depois que o leitor ou o espectador torce, sonha com o encontro, com o casamento - morrem os dois. Naturalmente para quem gosta de choques psicológicos nada melhor, mas eu creio que Shakespeare parou seu romance aí porque de fato daí em diante a história seria outra. Os dois morreram. E não pode ser outra coisa que deve acontecer no altar senão isto. E quando Deus criou o homem e a mulher e fez o primeiro casamento ele disse que os dois agora eram "uma só carne". E o homem entendeu, pois disse: "esta é osso dos meus ossos e carne da minha carne". Devido a isto tudo, creio que a arte de viver juntos é a mais sublime. Também a mais difícil. Para muitos o casamento tem sido a explosão da belíssima bolha de sabão dos seus queridos sonhos. Mas Deus tem as normas para um casamento feliz. É possível o pedacinho do céu na terra. Tê-lo entretanto custa dividendos tão altos que os meios obsoletos e superficiais jamais o pagariam. Vamos chamá-los nesta hora encantadora de: OS SUSTENTÁCULOS DE NOSSO LAR. E olharíamos para o lar modelo, o lar edênico, constatando que nele havia: 1 - COMPREENSÃO DO PAPEL SEXUAL A Bíblia diz que Deus os criou - HOMEM E MULHER (Gn.1.27). É necessário para a perfeita harmonia, a compreensão do que é homem e do que é mulher, a fim de que não se exija do parceiro o impossível. Há casais que na verdade se casam sem o preparo devido e não entendem o outro e seu papel. Ele esquece que se casou com uma mulher, ela, que se casou com um homem. Apesar de toda luta dos que defendem igualdade entre os sexos é claro e inequívoco, que há diferença e marcantes, quer na natureza, quer nos papéis a desempenhar. Biologicamente há diferenças, e mesmo que travestis se apresentem como do outro sexo, a imitação é o máximo que conseguem desempenhar. A mulher tem seu corpo próprio para a gestação, amamentação. O homem tem o coração, a caixa pulmonar maior, mais resistência ao calor, raciocínio geralmente mais para a longitude, enquanto que a mulher é mais para detalhes. Psicologicamente, a mulher é inclinada a aplicação circunstancial a si própria, é capaz de se ver no vestido da noiva, ver a roupa das boutiques nos seus filhos, a toalha de sua mesa... etc.

Transcript of 03 - Os sustentáculos do lar

Page 1: 03 - Os sustentáculos do lar

P á g i n a | 1

www.semeandovida.org

OS SUSTENTÁCULOS DO LAR Gênesis 2.18-25 Compreendo minha esposa, quando diz detestar o famoso internacional romance de Shakespeare Romeu e Julieta, cujo desenvolvimento um tanto emocionante, depois que o leitor ou o espectador torce, sonha com o encontro, com o casamento - morrem os dois. Naturalmente para quem gosta de choques psicológicos nada melhor, mas eu creio que Shakespeare parou seu romance aí porque de fato daí em diante a história seria outra. Os dois morreram. E não pode ser outra coisa que deve acontecer no altar senão isto. E quando Deus criou o homem e a mulher e fez o primeiro casamento ele disse que os dois agora eram "uma só carne". E o homem entendeu, pois disse: "esta é osso dos meus ossos e carne da minha carne". Devido a isto tudo, creio que a arte de viver juntos é a mais sublime. Também a mais difícil. Para muitos o casamento tem sido a explosão da belíssima bolha de sabão dos seus queridos sonhos. Mas Deus tem as normas para um casamento feliz. É possível o pedacinho do céu na terra. Tê-lo entretanto custa dividendos tão altos que os meios obsoletos e superficiais jamais o pagariam. Vamos chamá-los nesta hora encantadora de:

OS SUSTENTÁCULOS DE NOSSO LAR. E olharíamos para o lar modelo, o lar edênico, constatando que nele havia: 1 - COMPREENSÃO DO PAPEL SEXUAL A Bíblia diz que Deus os criou - HOMEM E MULHER (Gn.1.27). É necessário para a perfeita harmonia, a compreensão do que é homem e do que é mulher, a fim de que não se exija do parceiro o impossível. Há casais que na verdade se casam sem o preparo devido e não entendem o outro e seu papel. Ele esquece que se casou com uma mulher, ela, que se casou com um homem. Apesar de toda luta dos que defendem igualdade entre os sexos é claro e inequívoco, que há diferença e marcantes, quer na natureza, quer nos papéis a desempenhar. Biologicamente há diferenças, e mesmo que travestis se apresentem como do outro sexo, a imitação é o máximo que conseguem desempenhar. A mulher tem seu corpo próprio para a gestação, amamentação. O homem tem o coração, a caixa pulmonar maior, mais resistência ao calor, raciocínio geralmente mais para a longitude, enquanto que a mulher é mais para detalhes. Psicologicamente, a mulher é inclinada a aplicação circunstancial a si própria, é capaz de se ver no vestido da noiva, ver a roupa das boutiques nos seus filhos, a toalha de sua mesa... etc.

Page 2: 03 - Os sustentáculos do lar

P á g i n a | 2

www.semeandovida.org

O homem é mais universal, menos intuitivo. A mulher é mais emotiva, principalmente nas fases menstruais. Os gostos também variam. A inclinação do homem é mais para esportes agressivos, uso da força. Deus criou, pois homem e mulher. O papel sexual no sentido de caçador - caça também tem determinado funções definidas. Se bem que no casal há frequente transmutação de papéis ativos-passivos, definidos pelo casal. Ignorar estes aspectos pode prejudicar o relacionamento grandemente. 2 - UMA DEPENDÊNCIA MÚTUA Este século em que o homem tem sido escravo da procura de independência e as mulheres têm enchido as manchetes com suas revoluções feministas,parece um tanto ultrapassado. Mas a Bíblia diz que Deus arranjou uma auxiliadora para o homem e que a mulher foi tomada do homem. Existe uma dependência mútua. O maior equívoco que um casal pode cometer é pensar que não se necessitam mutuamente. Ela foi feita para atender aos seus reclamos mentais, espirituais, físico e financeiros. O que a mulher faz , o homem jamais fará. Que homem terá um gosto tão afinado pelos detalhes que formam um ambiente caseiro tão repousador? Deus fez a mulher e o homem de modo que a fusão de ambos resulte na verdadeira felicidade. Até a idade adulta goza a mulher da proteção de sua família e seus pais, mas que terrível é para aquela que foi tirada de sob os braços protetores do esposo, adjunto ao seu coração, viver sem ele! Ambos podem dizer que é difícil viver com o cônjuge, mas impossível viver sem ele. Deus quer que a mulher seja uma ajudadora do esposo - e o diabo luta pela independência dela. A distância a que um casal se encontra da infidelidade é medida pela dependência que há entre um e outro. 3 - O SACRIFÍCIO PESSOAL Quando o homem trocar a busca de sua autorrealização da felicidade própria e começar a pagar o preço do autossacrifício gozará da verdadeira felicidade. Há lares onde nós podemos claramente ver um campo de guerra, onde cada um defende seus direitos a fogo e sangue. A mulher deve imitar a Igreja na autorrenúncia e na submissão. A glória da Igreja está em desistir do mundo e ser submissa a Cristo. Este sacrifício próprio é cultivado no terreno do amor, do perdão da compreensão. 4 - UMA TRANSPARÊNCIA TOTAL "Estavam nus". O nosso século está invertendo a ordem: Quando solteiros estão se expondo, mas ao casarem-se começam a se ocultarem. Estou dizendo que o homem e a mulher devem estar despidos de hipocrisias O que muitas mulheres e maridos fazem é se fecharem numa amargura. É preciso que o casal se mantenha aberto, nada de coisas escondidas. Pois a felicidade conjugal é em proporção da própria entrega e da transparência total. 5 - UNIDADE ABSOLUTA Gn 2.24 - "E serão os dois uma só carne". Misterioso é isto! Fantástico. Mas foi Deus quem os somou, amalgamou e os juntou profundamente - e esta união deve ser a mais completa possível. E quanto mais perfeita - mais feliz.

Page 3: 03 - Os sustentáculos do lar

P á g i n a | 3

www.semeandovida.org

Os casais podem e são unidos carnalmente. Mas há uma união de alma. Deve haver união de propósitos. E a união espiritual é a base e o poder de todos. "Se o senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam". A beleza, o dinheiro, o charme, o intelecto, etc, são elementos muito fracos para solidar uma união. A união espiritual é mais forte. É a união da fé, da esperança e do amor que vem de Deus. O casal deve ter a mesma fé em Deus - a família que ora unida, permanece unida. Josué disse: Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Uma união assim se projetará para a eternidade, e os filhos crescerão na harmonia, e no equilíbrio. Jesus é a força da suprema união. 6 - A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSO LAR Deus andava neste lar paradisíaco. Ele comungava com este casal. O dia mais triste para os lares da terra foi o dia em que aquele casal saiu da presença de Deus - e expulsou Deus de sua hospitalidade. E Deus saiu de nossas casas. Aí entrou o egoísmo. Satanás entrou. Saiu Deus e entrou o alcoolismo, o tabagismo que abre o caminho para os filhos nas drogas. Entraram os jogos que destroem as famílias. E que tristeza tornou-se nosso mundo. A busca contínua de Deus, a obediência de seus preceitos são condições indispensáveis para um matrimônio feliz. Mas os jovens que se casam obedecem ao diabo - deixam Deus para depois. Mas esquecem que depois vem o divórcio, a vida infernal. Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam. Jesus deve estar em nosso lar. Sem ele nos decepcionaremos e com ele nosso lar se encherá de gozo indizível. AUTOR: CLEÓMIDES A. FIGUEIREDO