04 16 2014

36

description

04-16-2014.pdf

Transcript of 04 16 2014

Page 1: 04 16 2014
Page 2: 04 16 2014

Nova onda

02 | O PRESENTE EDITORIAL QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

Falar em roubos em nossa região não é novida-de, tamanha a frequência com que este tipo decrime é praticado. Entretanto, nas últimas sema-nas, uma forma de abordagem, em especial, vemchamando a atenção. Boa parte dos roubos regis-trados pela polícia está acontecendo quando apessoa chega em casa e para o carro para abrir oportão e acessar o imóvel. É neste momento queela se torna presa dos bandidos.

Ocorrências nestes moldes aconteceram segui-das vezes em Marechal Cândido Rondon nosúltimos dias e têm causado burburinho entre osmoradores. A maioria fica apre-ensiva, pois sabe que o perigo éiminente, ou seja, qualquer umpode ser a próxima vítima. Que odiga a rondonense que dias atrás,em pleno horário comercial, nocentro da cidade, ao estacionar ocarro em frente a uma padaria,foi abordada por elementos ar-mados, que deram voz de assaltoe a obrigaram a descer do veículoe sair caminhando.

Menos mal quando o assaltoacontece e não há agressão física, mas a violênciapsicológica, devido ao momento estressante e demedo, é inevitável.

Independente de um roubo gerar prejuízo finan-ceiro ou não, com a perda de um bem material, sejaum carro ou outro item, não há como fugir dasconsequências psicológicas. As vítimas sempre aca-bam tremendamente abaladas emocionalmente,pois, na maioria das vezes, são ameaçadas pelosassaltantes, sob mira de arma de fogo.

Diante de tanto falatório sobre essa nova ondados bandidos - de assaltar quando a pessoa chega emcasa, a reportagem de O Presente resolveu levantar

dados de assaltos registrados em 2014, quando veioa surpresa: o número de veículos roubados nesteano em Marechal Rondon já superou em 33% ototal registrado nos 12 meses do ano passado. De 1ºde janeiro até segunda-feira (14), oito veículosforam tomados de assalto, sempre à mão armada,nas ruas da cidade. Em todo o ano de 2013, omunicípio acumulou seis roubos.

São números desagradáveis, mas é difícil fugirdeles, principalmente pelo fato da migração docrime para esta região. A fronteira sempre temseus agravantes. Por ser rota para o transporte de

contrabando e ilícitos, ou seja,de pessoas e quadrilhas atuan-do na criminalidade, os muni-cípios acabam sofrendo as con-sequências disso.

No que tange ao roubo decarros, já não basta ter cami-nhonete, a preferida entre osladrões, para se tornar alvo de-les. Hoje em dia, todo e qual-quer carro está na mira de ban-didos. Já não precisa ser so-mente novo, caro, potente e

bonito, os mais simples também interessam. Issoporque ambos têm destino certo.

Os novos e caros são levados para o Paraguai,onde são trocados por armas e drogas, e os maissimples e de meia idade são encaminhados paradesmanches em cidades como Toledo, Cascavel eUmuarama, para serem desmontados e vendidosem forma de peças.

Por essas e outras, não há como ficar totalmentetranquilo. Qualquer um pode ser vítima de bandi-dos. Tendo carro, tá na mira!

Por essas e outras, o alarde dos moradores.Por essas e outras, a sensação de insegurança.

DESACELERARO ser humano do século XXI imprimiu uma

velocidade tal ao cotidiano para fazer frente àssuas necessidades e para conquistar um espaçoque a palavra “desacelerar” está fora das cogita-ções da maioria das pessoas. Muitas buscamfreneticamente a realização profissional, repre-sentada por dinheiro, conforto, posição social,relacionamentos, bens, poder e no alto da pirâmi-de a felicidade. A questão está em descobrir omomento adequado para desacelerar e usufruir oque foi conquistado. O momento em que deveocorrer esta desaceleração varia de acordo com asabedoria de cada um. Para muitos a riquezanecessária para garantir a felicidade termina quan-do alcançar o primeiro milhão. Outros queremcinco, alguns vinte e há aqueles que depois doembalo inicial não conseguem mais parar e per-dem a noção do tempo, acreditando que vão viverpara sempre. Há casos tristes de pessoas queforam surpreendidas no meio desta corrida e se-quer perceberam que a vida terminou. Um infartofulminante ou derrame ceifou aquela vida de umminuto para outro. Este patrimônio poderá fazer afelicidade ou infelicidade dos herdeiros. Existemos que valorizam e colocam a seu serviço o que foiherdado e para outros é o início de brigas e disputapela posse dos bens.

Seria inteligente e sábio dar-se o tempo paraparar e sentar ao entardecer para observar o pôr dosol, ver como o mundo é bonito, como a natureza ésabia e como o dia é um resumo da nossa vida. Oamanhecer sempre é mais vibrante, há mais vigor eenergia nas plantas. É assim o amanhecer da nossavida. Há aquela energia da construção do conheci-mento, das descobertas e do crescimento físico eintelectual. Ao meio-dia estamos no auge. A “siesta”devia ser o momento privilegiado para refletir sobre oque fazer no período da tarde. O entardecer da vidadevia ser o momento marcante em que todos tivés-semos a oportunidade, cada um a seu modo e deacordo com suas possibilidades, para usufruir o quefoi construído no amanhecer da vida que pode esten-der-se até algumas horas da tarde, mas fatalmentevai chegar ao fim com o anoitecer.

É assim a vida, para muitos o entardecer élento, gradual, suave, com o sol brilhando e dimi-nuindo sua intensidade de tal forma que a luz aindavai projetando seus últimos raios de luz para seextinguir serenamente. Para outros o sol desapa-rece repentinamente por detrás de uma nuvem e aescuridão toma conta de tudo rapidamente. Sortedaqueles que puderam saborear todos os minutosdo dia e tiveram a sabedoria suficiente para dar-lhes um gostinho especial, pois muitos só desco-briram o que perderam quando o entardecer jáestava passando. E aqui cabe bem a afirmação,cujo autor desconheço: o maior acontecimento dasua vida foi o dia que você nasceu; e o segundomaior acontecimento é o dia em que você desco-brir para que você nasceu. Diz o filósofo: “É umalástima que muita gente passa por essa vida semadmirar tanta beleza: o pôr do sol, o amanhecermulticor, a beleza duma gota d’água numa pétalade flor, o movimento das nuvens que parecemlenços brancos saudando o novo dia ou chorandoum grande amor”. (Genírio João Fávero, em “Afilosofia do cotidiano”, editora Flama, pág.115).

* O autor é professor em Nova Santa Rosa

[email protected]

Já não basta ter caminhonete,a preferida entre os ladrões,

para se tornar alvo deles.Hoje em dia, todo e qualquer

carro está na mira debandidos. Já não precisa sersomente novo, caro, potente

e bonito, os mais simplestambém interessam. Isso

porque ambos têm destinocerto. Por essas e outras, o

alarde dos moradores

Page 3: 04 16 2014

O PRESENTE | 03QUARTA-FEIRA,16 DE ABRILDE 2014

Agora vai?

Comentário do dia - I“Hoje, olhando aqueles dados, não foi um bom negócio, não pode ser

um bom negócio. Isso é inquestionável do ponto de vista contábil”.Opinião da presidente da Petrobras, Graça Foster, sobre a compra pela

estatal brasileira da refinaria de Pasadena (EUA).

Comentário do dia - II“Além do assassinato insistente do português, Graça Foster

só enrola”. Declaração do senador Roberto Requião (PMDB), queontem (15) acompanhou a participação da presidente da

Petrobras em audiência pública no Senado.

Com a liberação, por parte da Secretaria do Tesouro Nacional(STN), dos empréstimos do Proinveste ao Paraná, cujo recursochega a R$ 817 milhões, a expectativa é que o projeto do ContornoOeste em Marechal Cândido Rondon seja concretizado. Issoporque, segundo divulgou recentemente o próprio Governo doEstado, a obra estaria contemplada neste programa federal.

O Contorno Oeste visa ligar a BR-163 à PRC-467 e seria umamedida para diminuir a quantidade de veículos pesados quepassam pelo centro da cidade rondonense todos os dias. A obracontempla cinco quilômetros e pode demandar investimentosque chegam a R$ 12 milhões.

CicloviaAproveitando que o proje-

to ainda não foi licitado, o ve-reador Elmir Port defendeu,em sessão da Câmara Munici-pal, a inclusão de uma ciclo-via no Contorno Oeste. Alémde permitir que os trabalha-dores possam se deslo-car com mais segu-rança, seria um lo-cal a mais paraque os adeptosda bicicletapossam pe-dalar.

Arquivo/O

P

Frigoríficode peixes

Um grupo de produtores rurais empreendedoresestão conversando com prefeituras da microrregião deMarechal Cândido Rondon em busca de apoio paraimplantação de um frigorífico de peixes para abate detilápia. A ideia é que a indústria também seja enlatado-ra dos produtos e que o trabalho dos piscicultores sejacooperativo, conforme modelos que há funcionando naregião. A empresa também implantaria uma cozinhaindustrial para alimentação escolar, aproveitando pro-jetos estaduais e federais que já existem.

Eu já sabia...Tudo que a presidente da Petrobras, Graça Foster, disse de mais bombástico no

Congresso, em seu depoimento na tarde de ontem (15), foi que a compra da refinaria dePasadena, no Texas, não foi um bom negócio. Ora, pois, isso todos já sabiam. O quequeremos saber é por que ela foi comprada?

Não deuoutra...

O anúncio de André Vargas (PT-PR) de que renunciariaao mandato não foi nenhuma novidade. O petista foicondenado publicamente pelo ex-presidente Lula, quedisse esperar que se tratava apenas de uma viagem de avião.Como todos já sabem, não era só uma viagem de avião.Aliás, outras figuras ilustres da política paranaense estãotorcendo para o deputado e o doleiro não abrirem a boca.Nesse mato ainda tem muito coelho...

E os empréstimos...?Será que vamos nos encaminhar para

uma campanha eleitoral, em que estáem disputa o governo de um dos Estadosmais importantes da federação, o Para-ná, sob uma única pauta de discussões?

Talvez os empréstimos negados aoParaná pelo governo federal sejam ocentro das discussões da próxima cam-panha para o governo estadual. PobreParaná...

Sem renovação...A política estadual infelizmente, para desagrado de grande

parte do eleitorado que deseja renovação, vai reeleger oueleger os mesmos de sempre. Ou reelege Beto Richa (PSDB)governador, ou elege Roberto Requião (PMDB) pela quartavez ou a Gleisi Hoffmann (PT), cujo marido é ministro há 14anos e ela foi por três...

Para o Senado temos uma vaga, quase certa de AlvaroDias (PSDB), que desde 1982 se elege senador, ou disputa ogoverno, isso depois de ter sido vereador por Londrina,deputado estadual e federal. Para deputado federal e estadu-al, idem, os mesmos... Falta tempero novo nesse prato!

Ostracismo? Jamais!Embora saia de cena com a possível

renúncia do mandato de deputadofederal, André Vargas (PT) já avisouque não pretende cair no ostracismo.Em entrevista, o petista garantiu:“Queria passar um recado para a mi-

nha militância. A gente vai se man-ter firme. Outras lideranças vão sur-gir e todos nós vamos estar na cam-panha da Dilma (Rousseff, PT) e daGleisi (Hoffmann, PT)”. Resta saberse elas desejam tê-lo na campanha...

Page 4: 04 16 2014

04 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

Renúncia de André Vargasvira impasse jurídico

Uma corrente acredita que o parlamentar não poderia renunciarenquanto corre o processo no Conselho de Ética. Outro

entendimento crê que a Câmara poderia aceitar a renúncia, mas oprocesso no Conselho de Ética continuaria da mesma forma

CONGRESSO

Intervenção infelizEm discussão no momento um problema da maior gravidade.

A suspeita de interferência política em órgão de concepção,metodologia e resultados em investigações econômicas e soci-ais, cujo prestígio internacional, construído por uma equipetécnica competente durante anos, corre o risco de sofrer umimpacto negativo. A coluna se refere às discussões nada técni-cas hoje em foco no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatís-tica (IBGE). Um posicionamento dos senadores Armando Mon-teiro e Gleisi Hoffmann determinou uma tomada de posição dadireção do órgão, estabelecendo mudanças em projetos quehaviam sido objeto de ampla discussão interna. Um dos casos,a suspensão de divulgação até janeiro de 2015 do índice deempregos no país. Tudo justificado por uma suposta adequaçãodos métodos de pesquisa para garantir a confiabilidade dosindicadores de renda familiar per capita, que norteará o rateio doFundo de Participação dos Estados a partir de 2016. A suspeitaque se instalou, a partir da intervenção dos dois senadores, é ade que em realidade a mudança atenderia ao interesse políticode evitar divulgações de medições diferentes, como as recentes.Em 5%, pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), restrita aalgumas regiões metropolitanas onde a procura de mão de obraé mais intensa, e 7,1% pela Pnad Contínua, que mede o restantedo país. Áreas de menor oferta, em alguns casos, restrita àsatividades agropecuárias. Fácil de explicar, mas assim comonotícias negativas da imprensa, malrecebidas pelos governan-tes. A suposta intervenção, mais do que a revolta causada noIBGE, determinando o pedido de demissão de dois coordenado-res da cúpula diretiva e manifestação contrária da equipe técni-ca, já produziu o efeito negativo sobre o conceito do Instituto.Com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicad (Ipea), tambémenredado num erro gravíssimo que derrubou seu presidente eabalou seu conceito, o país corre o risco de ficar sem norte. Duassituações que nunca poderiam ter acontecido.

Em choquePolítica também exige sorte, não apenas competência para

construir uma carreira que resulte em votos. O deputado MarceloAlmeida, suplente na última eleição proporcional de 2010, queocupara a vaga deixada pelo deputado Reinhold Stephanes, convo-cado pelo governador Beto Richa para seu secretariado, voltou àsuplência com o retorno de Stephanes à Câmara. Poucos dias ficou“desempregado”: com a renúncia de André Vargas, a vaga é dele.

IBGE de novoMais um fato a alimentar as

dúvidas sobre intervenções noIBGE, negadas pela presidentedo órgão, que, diferentementedos diretores da Petrobras e BR-Distribuidora, não se sabe quemapadrinhou. A divulgação da in-flação de março medida peloInstituto fechou em 0,92. Nú-mero capaz de botar por terra ameta de 4,5% prevista pelo go-verno, obrigando o governo àtomada de medidas urgentes.Mantido esse nível, a inflaçãono ano chegaria a assustadores11,6%. A taxa de março podenão significar um descontrole,mas acende o sinal amarelo.

Acerto rápidoAbandonado pelo PT e rompi-

do com a “turma de Londrina”,inclusive com manifestação doex-presidente Lula, que já o pres-tigiara em outras ocasiões, An-dré Vargas anunciou sua renún-cia ao mandato de deputado fe-

deral. Volta para a planície de-pois de um a rápida ascensãoque lhe propiciara a falsa im-pressão de já ser intocável. Aban-donado, representa agora novorisco para o partido. Se pressio-nado, pode começar a contar oque sabe. Um “homem bomba”!

Situação difícilO novo secretário de Educa-

ção do Paraná, Paulo AfonsoSchmidt, competente e experi-ente pelos cargos que já exer-ceu, vai enfrentar um desafioterrível: a ameaça de greve anun-ciada pela APP-Sindicato. Com oefeito vinculante determinado peloSupremo Tribunal Federal (STF)ao declarar “constitucional” a Leido Piso, que estabelece piso naci-onal do magistério, e agrega osdemais salários do setor educaci-onal, mais a reivindicação quemuda a jornada de trabalho, oEstado tem dificuldade em ban-car as exigências financeiras fei-tas pela APP-Sindicato.

A anunciada renúncia do deputadofederal André Vargas (PT-PR) virou umimpasse jurídico na Câmara Federal.Por enquanto, não há consenso sobreo alcance do parágrafo quarto do artigo55 da Constituição Federal, que trata darenúncia de parlamentar submetido aprocesso que possa levar à cassação.O texto diz que a renúncia “terá seusefeitos suspensos até as deliberaçõesfinais” do processo. O anúncio da re-núncia era esperado para ontem (15),mas com a indefinição já se acreditaque ela possa não ocorrer enquanto adúvida persistir.

Uma corrente dentro do Congres-so acredita que o parlamentar não po-deria renunciar ao mandato enquantocorre o processo no Conselho de Éticacontra ele. Outro entendimento crê quea Câmara poderia aceitar uma eventualrenúncia, mas o processo no Conselhode Ética continuaria da mesma forma.Diante da indefinição, André Vargasestaria reavaliando o que fazer. A de-cisão sobre o entendimento da lei, sejaela qual for, precisa passar pelo crivodo presidente da Câmara dos Deputa-dos, Henrique Eduardo Alves, que estáem viagem oficial à China e retorna nopróximo dia 22.

O anúncio de que apresentariaontem a renúncia foi feito na segun-da-feira (14) por Vargas. A assesso-ria do parlamentar não explicou deque forma ele pretende oficializar adecisão - pessoalmente ou por carta.O deputado disse ainda que a ques-tão familiar foi fator fundamental nadecisão pela renúncia. Ele afirmouque não quer ser tratado como "sóciode doleiro". No entanto, o deputadoafirma que a posição da Câmara demanter o processo no Conselho deÉtica mesmo após a apresentação darenúncia cria "um impasse" que o fez

suspender a decisão.Para o presidente do Conselho de

Ética da Casa, deputado Ricardo Izar(PSD-SP), a Constituição determinaque, após a abertura do procedimen-to disciplinar no colegiado, a possívelrenúncia de Vargas deveria ser sus-pensa até uma decisão final do con-selho, que pode pedir a cassação doseu mandato. "Fiz questão de anun-ciar que o processo seguiria no Con-selho para que ele (Vargas) não re-nuncie", afirmou Izar.

Para ele, o objetivo do petista aopedir para deixar o cargo agora seriadesmobilizar a atuação do conselho,impedindo que as investigações con-tra ele continuem. "Mesmo com a re-núncia, o relator pode prosseguir comas investigações, coisa que Vargasnão quer", disse. Por outro lado, nãose sabe se ele prosseguirá ou não noexercício do mandato, o que implica,entre outras coisas, na posse formaldo suplente, Marcelo Almeida (PMDB).

Enquanto isso, as investigaçõesseguem no conselho. Izar e o relatorda representação contra Vargas,deputado Júlio Delgado (PSB-MG)foram à Polícia Federal ontem pedirauxílio na apuração do envolvimentodo petista com o doleiro Alberto Yous-sef. Delgado já declarou que seuparecer será favorável à admissibi-lidade da representação.

CRISEO início da crise envolvendo Var-

gas se deu após a revelação de suasligações com Youssef, pivô da Opera-ção Lava Jato.

A Folha de S.Paulo noticiou que opetista usou um jato cedido pelo dolei-ro para passar férias com a família noNordeste, além de ter ajudado nasnegociações para a contratação de

um laboratório pelo Ministério da Saú-de. Desde a revelação da sua proxi-midade com o doleiro, Vargas se li-cenciou do mandato por 60 dias e,depois, anunciou a renúncia ao cargode vice-presidente da Câmara. Noentanto, ainda não formalizou o pedi-do de renúncia.

Com a possível renúncia, o petis-ta ficará impedido de disputar elei-ções até 2023 devido às regras da Leida Ficha Limpa.

Terá ainda que enfrentar um pro-cesso de cassação aberto no Con-selho de Ética da Câmara. O colegi-ado instaurou o processo na sema-na passada e o relator do caso,deputado Júlio Delgado (PSB-MG),deverá apresentar seu parecer pelaadmissibilidade do processo após oferiado da Páscoa.

Vargas se notabilizou na Câmarapela defesa dos petistas condenadospelo Supremo Tribunal Federal no jul-gamento do mensalão.

Em fevereiro, ele ergueu o punhopara os fotógrafos quando estava aolado do presidente do STF, JoaquimBarbosa, durante uma solenidade noCongresso, repetindo o gesto feitopelo ex-ministro José Dirceu e pelo ex-deputado José Genoino antes de se-rem presos, em novembro.

O PT deve indicar na próxima se-mana um nome para concorrer aocargo de vice-presidente da Câmara.Devido à proporcionalidade dos parti-dos, a cadeira pertence ao PT. Um dosnomes mais cotados para assumir oposto é o do deputado Paulo Teixeira(PT-SP), que chegou a disputar a vice-presidência com Vargas, em 2012. Osnomes de outros petistas como o ex-presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS) e o do ex-líder da bancada JoséGuimarães (PT-CE).

Page 5: 04 16 2014

O PRESENTE | 05QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014 GERAL

Graça Foster admite que compra não foi bom negócioPresidente da Petrobras confirmou omissão de duas cláusulas e disse que, hoje,

não encaminharia a compra, se tivesse todos os dados relativos ao negócio

REFINARIA DE PASADENA

A presidente da Petrobras,Graça Foster, reconheceu on-tem (15) que a compra da refi-naria de Pasadena, no Texas(EUA), no presente momen-to, não foi um “bom negócio”para a estatal. A executivaparticipou de uma sessão con-junta das comissões deAssuntos Econômicos e de Fis-calização e Controle do Sena-do, a fim de tentar esvaziar anecessidade de abertura de umaCPI para investigar suspeitasque pesam sobre a estatal.

Na oportunidade, GraçaFoster declarou que o resumoexecutivo para justificar aoperação de compra da refi-naria não mencionava duascláusulas (Put Option e aMarlin) que acabaram porencarecer o negócio. “Nóshoje não encaminharíamos acompra da refinaria se tivés-semos todos esses dados so-bre a mesa”, declarou. “Detodas as leituras e as vezesque vi o ex-presidente da Pe-trobras (Sérgio Gabrielli), eunão o ouvi dizendo que foium excelente negócio. O queele disse é que na época foiconsiderado um bom negó-cio”, acrescentou.

“Ele (o resumo) deve con-ter todas as informações ne-cessárias e suficientes para adevida avaliação do que sedeve fazer. E, além disso, énecessário apontar os pon-tos fortes e fracos da opera-ção. Não tem operação 100%segura”, emendou. A com-pra se embasou em resumofeito pelo ex-diretor da áreainternacional da Petrobras, Definição dos temas da CPI é interna

e cabe ao Parlamento, diz RenanO presidente do Senado,

Renan Calheiros (PMDB-AL),defendeu ontem (15) que a deci-são sobre a criação de uma Co-missão Parlamentar de Inqué-rito (CPI) para investigar a Pe-trobras, como quer a oposição,e também outros temas, comodeseja a base do governo, sejado Parlamento.

Segundo Renan, a definiçãodos temas da CPI deve ser “in-terna corpus”. “Ela (a decisãode criar uma CPI ampla) nãoatropela o direito da oposição.Está garantido o direito da mi-noria. Mas essa é uma decisãointerna corpus”, sustentou opresidente do Senado.

O peemedebista lembrou queapesar da oposição ter o direito

de propor a criação de CPIs, acondução dos trabalhos investi-gativos é regida pelo poder damaioria, ou seja, da base gover-nista. “(A CPI) é um direito daminoria? É. Mas o processo legis-lativo é conduzido pela maioria.Então, os requerimentos, as que-bras de sigilo, quem vai depor(passam pela decisão da maio-ria). Entendeu? Isso tudo vai seraprovado pela maioria, que nãocostuma abrir mão dessas coi-sas. É isso que a gente precisaformatar constitucionalmente”,argumentou Calheiros.

Na segunda-feira (14), emresposta encaminhada ao Su-premo Tribunal Federal (STF),o presidente do Senado defen-deu a criação de uma CPI am-

pla, para investigar os contratosdos metrôs de São Paulo e do Dis-trito Federal, supostas irregu-laridades no Porto de Suape (PE)e suspeitas de fraudes em con-vênios com recursos da União,além das denúncias de irregu-laridades na Petrobras.

O impasse sobre a comissãoestá em torno de dois requeri-mentos para a criação de CPIsapresentados ao Senado. O pri-meiro, dos partidos de oposição,pede a investigação de denúnciasenvolvendo a Petrobras na com-pra da Refinaria de Pasadena(EUA). O segundo, apresentadopor partidos da base governista,propõe investigação mais ampla,incluindo também denúncias queatingem o PSDB e PSB.

Petrobras atendeu 16pedidos do TCU desde 2012

A presidente da Petro-bras, Graça Foster, afirmouque em relação aos órgãosde fiscalização e controle, aPetrobras teve, desde no-vembro de 2012, “diversasoportunidades de relacio-namento com o TCU (Tri-bunal de Contas da União)e CGU (Controladoria-Ge-ral da União)”. “Temos 16solicitações do TCU nesteperíodo e uma agenda dis-

ciplinada com o TCU. Te-mos todo interesse em aten-der o TCU”, garante.

Segundo a presidente daestatal, existe um trabalhode campo do TCU juntocom a Petrobras. “Criamos,no início de março, umacomissão de apuração in-terna para deixar comple-tamente claro o processode Pasadena dentro da Pe-trobras”, argumenta.

Nestor Cerveró.Graça esclareceu que “Put”

é uma cláusula bastante co-mum em contratos, “mas épreciso conhecer também oput price (preço de saída)”. Jáquanto à cláusula de Marlin,disse que foi imposta ao par-ceiro, quando a refinaria fos-se reformada.

Ela afirmou, ainda, que arefinaria de Pasadena é de“grande importância por es-tar dentro do maior mercadoconsumidor de combustível”.Segundo ela, o propósito de seestar no Texas era capturar agrande margem do óleo pesa-do nos Estados Unidos e me-lhorar o processo de refino.

A executiva contou aossenadores que atualmente arefinaria de Pasadena operacom segurança e no primeirotrimestre de 2014 já deu resul-tado positivo.

VALORESDO NEGÓCIO

A presidente da Petrobrasinformou que a Astra, dequem a estatal brasileira com-prou a refinaria, pagou maispela empresa do que os alega-dos US$ 42,5 milhões. GraçaFoster declarou que a Astrainvestiu US$ 112 milhões an-tes de a Petrobras comprarPasadena. “A Astra pagouno mínimo US$ 360 milhõespor Pasadena”, garantiu.

Na primeira parte do de-poimento, ela esclareceu queduas grandes consultoriasapontaram oportunidadesde a Petrobras operar noGolfo do México. Em feve-

reiro de 2005, segundo ela, acompanhia recebeu corres-pondência da Astra propon-do parceria.

Houve ressalvas, como énormal que as consultoriasfaçam, reiterou a presidenteda Petrobras, lembrando queo Citigroup entregou mani-festação sobre avaliação finan-ceira. “É preciso lembrar queestávamos às vésperas da cri-se mundial, que surpreen-deu”, disse. “O ativo precisaser comparado com pares, comcontexto do ambiente de ne-gócios”, complementou.

Graça explicou que em 03de fevereiro de 2006 o conse-lho autorizou a compra de50% de Pasadena. Naqueleano começou o relacionamen-to conflituoso entre as partes.A Petrobras então propôscomprar os outros 50% dePasadena. “Entendemos quea parceria não prosperaria.Chamamos a Astra para dis-cutir a situação operacionalde Pasadena e eles não com-pareciam”, declarou.

Em 2007 e 2008 a Petro-bras seguiu desenvolvendo oprojeto de reforma de Pasade-

na e em outubro de 2008, des-tacou ela, a estatal assumiu aintegralidade das operações erecorreu à Justiça contra aparceira belga Astra Oil.

O painel arbitral deu con-clusão sobre Pasadena em abrilde 2009, mas ambas questiona-ram. “Pagamos US$ 554 mi-lhões por 100% de Pasadena.Pela trading (comercializado-ra) foram pagos US$ 341 mi-lhões. O maior valor pago pelaPetrobras foi o conhecimentoque a Astra (trading) tinha naregião”, explicou a presidenteda estatal brasileira.

Presidente da

Petrobras, Graça

Foster: "De todas as

leituras e as vezes que

vi o ex-presidente da

Petrobras (Sérgio

Gabrielli), eu não o

ouvi dizendo que foi

um excelente negócio"

Antônio Cruz/Agência Brasil

Page 6: 04 16 2014

06 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

REAJUSTE

Salário-mínimo será de R$ 779,79 em 2015, calcula governoQuantia é 7,71% superior à atual, de R$ 724. Aumento apontado para o ano

que vem supera percentualmente o ocorrido neste ano, de 6,78%

O Projeto de Lei de Dire-trizes Orçamentárias (PLDO)encaminhado pelo governo,ontem (15), calcula o reajustedo salário-mínimo em 2015para R$ 779,79. A quantia é7,71% superior à atual, deR$ 724. O aumento apontadopara o ano que vem superapercentualmente o ocorridoneste ano, de 6,78%.

Pelo PLDO, o governoestima que o crescimento daeconomia em 2015 será de 3%.A inflação em 12 meses, aofinal de dezembro, está proje-tada em 5%. As novas estima-tivas mostram uma deterio-

ração das expectativas do go-verno em relação à economia.

Há um ano, quando o go-verno divulgou a LDO de2014, a área econômica esti-mava que o Produto InternoBruto (PIB) teria crescimentode 5% em 2015, com inflaçãode 4,5%. Para 2016 e 2017, ogoverno estima expansão doPIB de 4%.

A LDO de 2015 prevê que adívida líquida do setor públi-co no ano que vem será de 33%do PIB, ante 33,6% em 2014. Adívida líquida deve cair para32,1% do PIB em 2016 e 2017,segundo as projeções do go-

verno. A dívida bruta projeta-da é de 55,2% do PIB em 2015,ante 56,8% do PIB em 2014.

SUPERÁVIT PRIMÁRIOO governo federal prome-

te esforço fiscal maior em 2015do que em 2014, com superá-vit nominal mínimo de 2%para o próximo ano. Segun-do o Projeto de Lei de Diretri-zes Orçamentárias (PLDO), ameta de superávit primáriodo setor público consolidadoserá de R$ 143,3 bilhões, oequivalente a 2,50% do PIB.

Para este ano, no entanto,a meta de superávit primário

das contas do setor público émenor: de R$ 99 bilhões, oequivalente a 1,9% do PIB.Trata-se de proporção idênti-ca à obtida em 2013.

A meta de superávit pri-mário mínimo para 2015 é deR$ 114,7 bilhões (2% do PIB),diz o documento. Os abati-mentos do Programa de Ace-leração do Crescimento(PAC) podem ser de atéR$ 28,7 bilhões, o que repre-senta 0,5% do PIB.

Superávit primário é a pou-pança para pagar os juros dadívida que o governo tem comoutros países e outros credo-

res. Na medida em que o paísconsegue alcançar as metas desuperávits primários indicaque tem condições de pagarsuas dívidas.

A meta do governo cen-tral para o próximo ano é deR$ 114,7 bilhões, ou 2% doPIB. Para Estados e municí-pios, a meta é de R$ 28,7 bi-lhões, ou 0,5% do PIB. Paraeste ano, os valores são me-nores: a meta fiscal dos go-vernos regionais é de R$ 18,2bilhões, o equivalente a 0,35%do PIB. Já a meta fiscal dogoverno central é de R$ 80,8bilhões, ou 1,55% do PIB.

Crise no IBGE faz servidoresparalisarem atividades

Servidores do InstitutoBrasileiro de Geografia eEstatística (IBGE) partici-parão de um ato, hoje (16),para protestar contra a cri-se institucional que se ins-talou no órgão após a sus-pensão das divulgações daPesquisa Nacional porAmostra de DomicíliosContínua (Pnad Contí-nua), na semana passada.

Segundo o SindicatoNacional dos Trabalhado-res em Fundações PúblicasFederais de Geografia e Es-tatísticas (ASSIBGE), cen-tenas de trabalhadores pa-ralisarão as atividades parauma manifestação no cen-tro do Rio de Janeiro. Tam-bém estão previstos atoscoordenados pelo sindica-to em outras filiais do IBGEpelo Brasil.

O prédio do órgão nocentro do Rio abriga a Di-retoria de Pesquisas, queera comandada pela dire-tora Marcia Quintslr. Mar-cia pediu exoneração docargo por não concordarcom a decisão de adiar apróxima divulgação daPnad Contínua apenaspara 06 de janeiro do anoque vem. A medida tam-bém motivou o pedido deexoneração da ex-coorde-nadora-geral da Escola Na-cional de Ciências Estatís-ticas (Ence), Denise Britzdo Nascimento Silva.

A crise começou com oanúncio da presidente doinstituto, Wasmália Bivar,na última semana, de que aPnad Contínua ficaria sus-pensa para que fosse mon-tada uma força-tarefa paraaprimorar a metodologia decálculo da renda domiciliarper capita, de forma a aten-der as exigências previstasna Lei Complementar nº143/2013. De acordo com alegislação, o indicador pas-sa a servir como base para orateio do Fundo de Partici-pação dos Estados (FPE).

Após a saída de Marcia eDenise, 18 coordenadoresenviaram carta ao conse-lho diretor do IBGE amea-çando uma entrega de car-gos coletiva caso a decisãonão fosse revista. Na se-gunda-feira (14), outros 45técnicos ligados à pesquisatambém divulgaram cartaaberta em que negam a ne-cessidade de suspender ocronograma de divulgaçõesou revisar a metodologiada Pnad.

O Departamento de Co-municação do institutoafirma que a paralisação defuncionários não atrapalhaa divulgação de duas pes-quisas previstas para hoje:a Pesquisa Mensal de Ser-viços referente a fevereiro ea publicação “Redes e Flu-xos do Território: Gestãodo Território”.

Oposição aguarda para depois daPáscoa decisão do STF sobre CPI

Em audiência com a mi-nistra Rosa Weber, do Su-premo Tribunal Federal(STF), três senadores da opo-sição reforçaram ontem (15)os argumentos favoráveis àconcessão de liminar paracriação de uma CPI exclusi-va para investigar a Petro-bras. Segundo os parlamen-tares, a decisão deve sair apóso feriado da Páscoa.

Durante o encontro, ossenadores Aécio Neves(PSDB-MG), José Agripino(DEM-RN) e Aloysio NunesFerreira (PSDB-SP) se dis-seram confiantes em uma de-cisão favorável à oposição.“Eu acho que a ministra en-tendeu perfeitamente que, seessa liminar não for concedi-da, o instituto da CPI perde osentido. Porque existe o fatodeterminado, que é o funda-mento da CPI, é com mino-ria, examinar aquele assun-to. Na medida em que vaiusar ou vai examinar aque-les assuntos, a maioria vaimanobrar no rumo que qui-ser, o assunto que quiser”,explicou Agripino.

Segundo o senador AécioNeves, o objetivo da oposiçãoé preservar o direito da mino-ria. “Ela (ministra) nos disseque, no retorno do feriado,estará em condições de profe-rir sua decisão, que espera-mos seja em defesa do Parla-mento e em respeito à juris-prudência desta própriaCasa”, disse Aécio.

Senador Aécio Neves, ladeado pelos senadores José Agripino e

Aloysio Nunes Ferreira: “Ela (ministra) nos disse que, no retorno do

feriado, estará em condições de proferir sua decisão”

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Page 7: 04 16 2014

O PRESENTE | 07QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014 ESTADO

Plano do governo para a Copavai priorizar aeroporto do Paraná

Doze por cento das 11,5 milhões passagens ofertadasdurante o Mundial já foram vendidas, um crescimento de 10%

em relação ao mesmo período do ano passado

AVIAÇÃO CIVIL

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Lid. PSDB Senado (@LidPSDBsenado)#LidPSDB Oposição se reunirá com ministra Rosa Weber no STF.

Veja (@Veja)Cristiano Ronaldo não enfrenta Barça na final da Copa do Rei.

Lancenet! (@Romanelli_)Zagueiro Juan entra no alvo de clube e tem pressa para se definir no Inter.

Globoesporte.com (@globoesportecom)Felipe critica erros e pede árbitros mais profissionais no Brasil.

Portal Brasil (@portalbrasil)Dilma se compromete a apurar com rigor acusações feitas contra

@petrobras.

Folha de S.Paulo (@folha_com)Vaivém: exportação de couro sobe 29% no trimestre.

Portal R7.com (@portalR7)Romário quer aulas de Direito Constitucional para jovens nas escolas.

Joice Hasselmann (@joicehasselmann)Jornalista

André Vargas afirma que família foi determinante na decisão derenunciar ao mandato.

Estadão (@Estadao)Valdivia: após biópsia, médico diz que jogador tem uma condição

física incrível.

IPI: fim de incentivo derrubou vendas de veículos, diz IBGE.

UOL Notícias (@UOLNoticias)TCU quer esclarecimento de Graça Foster sobre Comperj.

Boca Maldita (@Boca_Maldita)“Queria passar um recado para a minha militância. A gente vai se

manter firme”, diz André Vargas na Folha de S.Paulo.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Rússia diz que Ucrânia está à beira de uma guerra civil.

CBN Cascavel (@cbn_cascavel)Temperaturas mais baixas começam a ser frequentes a partir de

agora, segundo Simepar.

Luis Nassif (@luisnassif)

Jornalista e blogueiroRenovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores

indústrias navais.

José Simão (@jose_simao)Colunista da Folha de S.Paulo

Piada Pronta! “Dilma e Graça Forster inauguram o navio Dragões do Mar”.

A Voz do Brasil (@avozdobrasil)Vendas no comércio varejista crescem 0,2% em fevereiro e registra

alta pelo segundo mês consecutivo.

Roberto Freire (@freire_roberto)Presidente nacional do PPS

Num recado ao PT e aliados, Eduardo Campos diz que vai colocarfisiologismo e patrimonialismo na oposição.

Lúcia Vânia (@Lucia_Vania)Senadora do PSDB-GO

O governo espera que as explicações diminuam a pressão pela CPI.Dada a gravidade dos fatos, eu continuo defendendo veemente a CPI daPetrobras.

A Secretaria de Aviação Civil(SAC) apresentou ontem (15) o Pla-no Operacional para a Copa doMundo, com o planejamento queserá aplicado aos aeroportos dascidades sede da competição entreos dias 06 de junho e 20 de julhodeste ano. O principal objetivo éevitar congestionamentos nas pis-tas de pousos e decolagens e nospátios dos aeródromos.

O plano envolverá 29 aero-portos prioritários situados nascidades-sede da Copa ou a 200quilômetros desses municípios.Outros 45 aeródromos próxi-mos serão monitorados paraserem utilizados em caso de ne-cessidade. Durante o períododo plano, esses aeroportos esta-rão coordenados pela AgênciaNacional de Aviação Civil (Anac)e pelo Centro de Gerenciamentoda Navegação Aérea (CGNA) daForça Aérea.

“Todos os pousos e decola-gens terão de ser autorizadospor esses órgãos”, afirmou o se-cretário-executivo da SAC, Gui-lherme Ramalho. De acordo coma SAC, os horários dos voos co-merciais regulares não serãoafetados, mas a aviação executi-va terá suas operações condicio-nadas à disponibilidade de horá-rio e espaço para pousos. Tam-bém haverá zonas de exclusãoaérea no perímetro dos estádiosnas horas imediatamente anteri-ores e posteriores às partidas.

“Durante a Copa, teremos 123% amais de vagas para aeronavesnos aeroportos, passando dasatuais 1.329 para 2.970 vagas. Paraisso, usaremos aeroportos secun-dários na região das cidades-sede para o estacionamento dasaeronaves”, completou Ramalho.

Segundo a secretaria, 12% das11,5 milhões passagens ofertadasdurante a Copa do Mundo já fo-ram vendidas, um crescimento de10% em relação ao mesmo perío-do do ano passado. Para que amovimentação dos passageirosocorra com normalidade, o núme-ro de funcionários nos aeroportosselecionados aumentará 209%.Também haverá operações espe-ciais para a chegada e partida das32 seleções que disputarão o Mun-dial. “Teremos totais condiçõespara atender a essas demandasespecíficas do campeonato”, com-pletou Ramalho.

O ministro Moreira Francogarantiu que o país está prepara-do para atender os brasileiros eestrangeiros nos aeroportos. “Oplanejamento retrata o esforçode uma equipe que vem sendotreinada não só para a Copa, maspara todos os grande eventos doBrasil. Depois da Copa das Con-federações de 2013, estamosmuito mais amadurecidos paraaplicar o plano”, disse.

Ele lembrou ainda que a redede aeroportos coordenados du-rante o evento funcionará para

que eventuais ocorrências climá-ticas não atrapalhem a movimen-tação dos passageiros. Além dis-so, em 14 de maio começarão aser recebidos os pedidos de slotspara jatos executivos. “As pes-soas saberão com antecedênciaonde poderão estacionar as ae-ronaves, evitando-se o problemaque ocorreu na Copa de 2010, naÁfrica do Sul”, concluiu.

ATRASOO ministro admitiu que os atra-

sos nas obras de modernização eampliação do Aeroporto de For-taleza levaram o governo a utili-zar um plano alternativo para aCopa do Mundo. “Nós mesmoscolocamos nossa preocupaçãoem relação ao aeroporto. Eu visi-tei quatro vezes Fortaleza e deci-dimos implantar o plano alterna-tivo, com a montagem de umaestrutura provisória”, disse oministro, que garantiu que essaestrutura será confortável paraos passageiros.

De acordo com ele, o terminalprovisório funcionará até a reu-nião dos Brics, que também ocor-rerá em Fortaleza após o Mundial.Segundo Franco, as obras defini-tivas do aeroporto continuarãoapós os dois eventos. “O nossoúnico problema é em Fortaleza.Todos os demais aeroportos esta-rão preparados para a Copa doMundo sem a necessidade de es-truturas provisórias”, completou.

Vendas do varejo crescem,mas perdem força no ParanáAs vendas do comércio vare-

jista no Paraná cresceram 6,9%nos últimos 12 meses, conformedivulgou ontem (15) o InstitutoBrasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE). O resultado, queleva em consideração o interva-lo entre março de 2013 e feverei-ro de 2014, é fruto da compara-ção com igual período de mesesdo ano anterior. No ano pas-sado, em recorte equivalente(março de 2012 a fevereiro de2013), o aumento tinha sido maisforte, totalizando 7,9%.

O setor de eletrodomésticos(13%) puxou a alta dos últimos12 meses no Paraná, seguidopor combustíveis e lubrifican-tes (12,6%), artigos farmacêuti-cos, médicos, ortopédicos, deperfumaria e cosméticos (10,5%)e livros, jornais, revistas e pa-pelaria (10,1%). Apenas os seg-mentos de equipamentos e

materiais para escritório, infor-mática e comunicação (-9,6%) ede móveis (-1,3%) tiveram que-da no mesmo período.

No confronto entre fevereirodeste ano e o mesmo mês de 2013,o Paraná teve crescimento de 7,7%.O bom resultado nessa análiseprecisa ser relativizado, já que, noano passado, o segundo mês doano teve dois dias úteis a menosque em 2014. Nesse confronto ocomércio paranaense cresceu7,7% e ficou em 20º lugar no rankingdas 27 unidades da federação.Alagoas (18,1%) teve o maior cres-cimento e Roraima o pior (1,5%). Amédia nacional foi de 8,5%.

VEÍCULOS E MATERIAISDE CONSTRUÇÃO

A mesma pesquisa analisa,separadamente, o desempenhoda venda de produtos automoti-vos e utilizados na construção.

No Paraná, nos últimos 12 meses,as vendas de veículos, motos,partes e peças subiu 5,3% (demarço de 2013 a fevereiro de 2014),acima da média nacional de 1,2%.Já os materiais de construção ti-veram alta de 9,4% no Paraná nomesmo período, acima da médianacional de 7,3%.

RECEITA NOMINALA receita nominal do comér-

cio do Paraná subiu 15,6% no ba-lanço dos últimos 12 meses. Ossetores com melhor desempe-nho foram eletrodomésticos(19,5%), combustíveis e lubrifican-tes (17,5%), artigos farmacêuti-cos, médicos, ortopédicos, deperfumaria e cosméticos (17%).Equipamentos e materiais paraescritório, informática e comuni-cação (-4,3%) foi o único segmen-to que fechou o mesmo períodoem queda.

Page 8: 04 16 2014

08 | O PRESENTE ESTADO QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

Paraná investe R$ 316 milhões em novas escolasAté o final de 2014 serão construídas 81 escolas novas no Estado.

Desde 2011, governo já entregou 31 novos educandários

EDUCAÇÃO

O governador Beto Richaafirmou ontem (15) que oGoverno do Estado investeR$ 316 milhões na constru-ção de 81 novos colégios emtodo o Paraná. Em Guara-puava, Richa e o secretáriode Estado da Educação, Pau-lo Schmidt, autorizaram aconstrução das novas sedespara os colégios estaduaisPedro Carli e Professora LeniMarlene Jacob.

“A educação é prioridadeabsoluta do nosso governo.Os novos colégios trazemmaior conforto para alunos,professores e funcionários.Uma estrutura melhor tam-bém contribui para a quali-dade do ensino”, disse Ri-cha. “A construção dessasescolas era uma reivindica-ção antiga e vai atender aosanseios da população deGuarapuava”, completou.

O secretário Paulo Schmidtexplicou que a construção dasnovas unidades garante be-nefícios para o município epara o Estado. Atualmente,as duas escolas funcionamna modalidade de dualida-de, onde os alunos da redeestadual dividem espaço comos estudantes da rede muni-

cipal. “A prefeitura poderáofertar novas vagas na redemunicipal e nós também po-deremos oferecer novas va-gas, especialmente EnsinoMédio diurno, que é umagrande expectativa da comu-nidade”, disse.

NOVAS ESCOLASAté o final de 2014 serão

construídas 81 escolas no-

vas no Paraná, com investi-mentos de R$ 316 milhões.Os recursos são do Gover-no do Estado e também deconvênios e parcerias com ogoverno federal e os muni-cípios. Desde 2011, o Estadojá entregou 31 novas esco-las. Somente ao longo de2013 foram construídas econcluídas dez novas esco-las no Estado.

Governador Beto Richa: “A educação é prioridade

absoluta do nosso governo”

José Gomercindo/ANPr

Ovos e barras de chocolateperdem até 35% do peso

Tabletes, ovos e até umacaixa de bombons estãomais “leves” na Páscoa des-te ano. No levantamentoespecífico de preços feito peloProcon-PR neste mês com217 produtos de chocolate,18 itens podem ter mudadode peso em 2014 na compa-ração com o ano passado.Desses, 16 estão com gra-mas a menos - a variação foide 0,93% a 35,3% menoschocolate. A maioria dosprodutos vinha se manten-do com o mesmo peso desde2012, segundo o levanta-mento do órgão de defesado consumidor feito combase no estoque disponívelno varejo de Curitiba.

A redução no peso deprodutos pela indústria éuma prática legal, desde quesiga as regras de uma por-taria baixada pelo Ministé-rio da Justiça em 2002. Anorma estipula que a re-dução de preço precisa serproporcional à do peso eque o alerta deve ser im-presso na embalagem porno mínimo 90 dias.

A regra, porém, não tra-ta abertamente de produtossazonais, vendidos apenasem certa época do ano. “Afábrica não é obrigada a ven-der produtos sazonais damesma forma que no anoanterior. Muda a embala-gem, algo da receita. Nãoexiste base comparativa eisso dificulta mesmo a pes-quisa de preços”, afirmaMaria Inês Dolci, da associ-ação de defesa dos consumi-dores Proteste.

O Procon-PR informounão ter registrado nos últi-mos anos qualquer recla-mação de consumidores so-bre o peso de itens de Pás-coa. Responsável por che-car se o peso dos produtoscoincide com o impresso naembalagem, o Instituto dePesos e Medidas do Paraná(Ipem-PR) alerta que a nu-meração informada pelos fa-bricantes de ovos de Páscoa

é pouco significativa comométrica. “É preciso estaratento ao peso do produtoe não à referência, que podevariar de fabricante parafabricante”, avisa o geren-te de fiscalização de pré-medidos, Sérgio Camargo.

EMBALAGEMDas quatro marcas res-

ponsáveis por produtos dechocolate que variaram opreço desde 2013, apenas aLacta manteve os alertaspara a Páscoa de 2014. Afabricante alterou (paramenos) o peso de dez pro-dutos, entre ovos, tabletese caixas de bombons. A di-minuição mais expressivafoi a da barra Bubbly, quepesava 170 gramas em 2013e, hoje, pesa 110 gramas(menos 35,3%).

A Garoto, que reduziucinco tabletes de chocola-te, sustenta que informouo consumidor sobre a mu-dança no prazo estipuladopela portaria. De acordocom a marca, a mudançana produção ocorreu nofim de 2012.

Já a Nestlé argumentaque a caixa de MiniovosEspecialidades - que, pelacomparação, passou de 180gramas para 236 gramas -entrou em 2014 como umproduto “completamentenovo”, o que impediriacomparações.

MAIS PESADOSA Ferrero Brasil, res-

ponsável pela marca Kin-der Ovo, aumentou em2014 o peso de dois produ-tos entre os 20 pesquisa-dos pelo Procon-PR. OChocolate ao Leite comSurpresa Kinder Natoonsdobrou de peso, antes de20 gramas. Em compensa-ção, está 20% mais caro. Jáo ovo Kinder Natoons comfilhote de pelúcia aumen-tou 20% até chegar aos 150gramas. Também foi rea-justado em 2,5%.

Movimentação de cargas nosportos do Estado cresce 15%A movimentação de car-

gas pelos portos de Parana-guá e Antonina atingiu amarca das 11 milhões de tone-ladas neste primeiro trimes-tre de 2014. O volume é 15%maior do que o registrado nomesmo período de 2013.

Entre os destaques está aexportação de soja, que já é157% superior à verificada nostrês primeiros meses de 2013,totalizando 2,7 milhões de to-neladas exportadas. A expor-tação de farelo de soja apre-sentou alta de 8%, com 883,7mil toneladas.

A exportação de açúcartambém registrou crescimen-to, com um milhão de tone-ladas de janeiro a março des-te ano, o que representoualta de 19% em relação aoprimeiro trimestre de 2013.

Outro número que cha-

mou a atenção no fechamen-to do trimestre foi o da ex-portação de veículos, que em2014 está 115% maior do queo registrado em 2013. Atéagora, foram exportados 14,8mil unidades de veículos,contra 6,9 mil no mesmoperíodo de 2013. Na impor-tação, a alta dos veículos foide 3%, totalizando 16,3 milunidades importadas.

Ainda entre os produtosimportados, outro destaquefoi o fertilizante - 2,2 milhõesde toneladas até agora, o querepresenta alta de 8%.

Para o superintendentedos portos paranaenses, LuizHenrique Dividino, os nú-meros expressivos registradospela movimentação dos por-tos de Paranaguá e Antoninareforçam a necessidade de agi-lidade nos processos de con-

cessão nos portos do Paraná.“Estamos realizando melho-rias operacionais, mas quesão limitadas. Para continu-armos atendendo a contentoa demanda nacional é precisoaumentar a capacidade ope-racional do porto”, avalia.

O secretário de Infraestru-tura e Logística do Paraná,José Richa Filho, acreditaque a demora do governofederal em promover as no-vas concessões para novosterminais portuários colocatodo o setor produtivo emalerta. “Com o contínuocrescimento da produçãoagrícola no Sul do país, pre-cisamos de providências ur-gentes do governo federal nosentido de estabelecermoscondições para o escoamentodos produtos do nosso Esta-do”, afirma.

Page 9: 04 16 2014

O PRESENTE | 09QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014 POLÍTICA

“Renúncia não muda meus planos”, diz Elton WelterDE OLHO NA CÂMARA?

Deputado estadual afirma que mantém pré-candidatura à reeleição, mesmo dianteda possibilidade de André Vargas renunciar ao mandato de deputado federal

A possibilidade de AndréVargas (PT) em renunciarao mandato de deputado fe-deral deve abrir uma lacu-na de votos no Paraná, ain-da mais com uma eleição seaproximando. O seu redu-to eleitoral está principal-mente na região de Londri-na, mas ele também fez bas-tante votos no Oeste. Porisso, pré-candidatos à Câ-mara Federal já estão deolho em como tirar vanta-gem disso.

O deputado estadual El-ton Welter (PT), que for-mou dobradinha com Var-gas em várias cidades, jáexternou o desejo de futu-ramente ser candidato a de-putado federal. Em entre-vista ao Jornal O Presente,concedida ontem (15), elegarantiu que a possível re-núncia do colega petista nãomudará seus planos. “Osmeus planos continuam osmesmos”, afirmou. Questi-onado se mantém a pré-can-didatura a deputado esta-dual, o petista respondeu:“A convenção vai dizertudo”, declarou.

Por outro lado, as de-núncias envolvendo umpolítico que até então eranome forte no PT do Para-ná não deve mudar os ru-mos do partido no Estado,enfatiza Welter. “Tudo temque ser apurado. A PolíciaFederal age com autonomiae espero que ela não sejaseletiva. Por exemplo: o

Alvaro (Dias, senador doPSDB) viajou no jatinho eninguém fala nada. Curio-so isso”, expõe. “A investi-gação, se for a fundo, en-volve muita gente e de vári-os partidos políticos. Entãoa pergunta é: por que a opo-sição não pede uma CPI dofinanciamento das campa-nhas? Porque pega todomundo”, opina.

O deputado lembrou ain-da que o ministro da Justi-ça, José Eduardo Cardozo,é do PT e mesmo assim ainvestigação na Polícia Fe-deral ocorre da mesma ma-neira contra a sigla. “A cor-rupção no país está sendoapurada e investigada, masesperamos que as operaçõesnão sejam seletivas, só con-tra petistas, mas que peguemtodo mundo. Isso que temque ser divulgado pela im-prensa”, desabafa. “A ques-tão do doleiro (AlbertoYoussef, preso em operaçãoda Polícia Federal) tem umhistórico antigo, inclusiveem Londrina envolvendo oPP na época, no tempo deJosé Janene (in memorian).Me parece que está em jogoum projeto político no fu-turo”, declara o petista.

O parlamentar salientaainda que o PT é um parti-do muito estruturado e for-te. “O PT distribuiu renda,fez a maior ascensão de clas-ses de todos os tempos nopaís. Mesmo com a crisemundial, o partido com sua

política garantiu pleno em-prego na sociedade. Esta-mos em ano eleitoral e valetudo nesse jogo, aparente-mente”, destaca.

ELEIÇÕES ESTADUAISNa opinião de Welter,

André Vargas está pagandopor possíveis erros que co-meteu. “Espero que as apu-rações vão a fundo e inves-

Deputado estadual Elton Welter: “O André Vargas está pagando por possíveis erros que cometeu”

Sandro Nascimento/Alep

tiguem tudo o que tem queser investigado”, frisa.

Perguntado se o episódiopode atrapalhar o projeto doPT visando às eleições aoGoverno do Estado, o depu-tado faz questão de esclarecerque não. “É um fato que acon-tece e que poderia ocorrer comqualquer outra liderança. OPT tem muitos dirigentes emuitos militantes. A luta con-

tinua e a vida continua.A estratégia de articulaçãoda pré-candidatura da Gleisi(Hoffmann, PT) ao Governodo Estado continua, certa-mente”, enaltece.

Por fim, Welter prefere nãoopinar se Vargas permaneceno trabalho de coordenaçãoda campanha da petista. “Eunão sei, se ele tiver motiva-ção...”, desconversa.

Page 10: 04 16 2014

Indústrias incentivadaspela administração de Ma-rechal Cândido Rondonpara se instalar e investir nomunicípio estão devendoR$ 13 milhões aos cofres pú-blicos. Ao todo, 65 indústri-as não pagaram a conta dosfinanciamentos feitos pormeio do Fundo Municipalde Desenvolvimento (FMD),da prefeitura rondonense. Orombo deixou o municí-pio com pouca capacidadede oferecer novos incenti-vos para novos empreende-dores, e a cada dia que passaa dívida está mais difícil deser recebida.

Para tentar diminuir esseprejuízo, a Secretaria Muni-cipal de Indústria, Comér-cio e Turismo instituiu o Pro-grama de Arrecadação e Par-celamento de Créditos doFMD (Refis), que possibili-tou aos empresários pagarsuas dívidas com parcela-mento em 120 meses, livresde juros e multas. Apenas 17das 65 empresas, entretan-to, protocolaram a intençãode quitar seus débitos com ofundo. Juntas, elas represen-

tam menos de 12% do total areceber. Os mais de R$ 11milhões restantes passam aser cobrados por vias judici-ais. As dívidas se acumulamdesde 1994. A maior delas,de apenas uma empresa, jáfalida, soma aproximada-mente R$ 1,8 milhão.

As informações são do se-cretário de Indústria, Comér-cio e Turismo, Guido Herpich.Ele explica que esse mon-tante de R$ 13 milhões foifinanciado pelo FMD a in-dústrias que tinham a inten-ção de se instalar ou ampliaras instalações no município.“Essas indústrias receberamincentivos financeiros, masdeixaram de pagar a conta.O resultado é uma dívidadeles com o FMD de mais deR$ 13 milhões”, explica osecretário.

Herpich destaca que o Re-fis foi a oportunidade dessasempresas quitarem seus dé-bitos com o município, maspoucos se interessaram, oque indica a falta de vontadeem pagar o que se deve. “Oprograma de refinanciamen-to das dívidas foi aberto em

17 de dezembro e encerrouna última sexta-feira (11 deabril), mas, apesar de todoesse tempo, apenas 17 em-presas protocolaram a inten-ção de pagar. Juntas, elas res-pondem por cerca de R$ 1,5milhão do total da dívida”,diz. A baixa adesão, confor-

me Herpich, demonstra afalta de interesse do indus-triário em negociar com omunicípio, que está co-brando apenas a correçãomonetária. “O FMD abriumão dos juros e multas eesticou prazos para rece-ber essas dívidas, mas não

houve interesse da maiorparcela dos devedores, es-pecialmente daqueles quedevem valores maiores”.

CAIXA ZERADOPara o secretário, a falta de

pagamentos prejudicou oFMD, que hoje não tem di-

Page 11: 04 16 2014

nheiro em caixa para investirem empreendimentos quepossam gerar emprego e ren-da à população, além de divi-sas ao município. “Se todospagassem o que devem, po-deríamos ter R$ 10 milhõesem caixa para poder incenti-var outros negócios, ampli-ando o desenvolvimento deMarechal Rondon, mas hojeo caixa do FMD tem apenasR$ 600 mil e oito lotes urba-nos, estes conseguidos pormeio de negociação com umaempresa devedora”, pontuao secretário.

Herpich alerta para umapossível extinção do FundoMunicipal de Desenvolvi-mento, especialmente nosmoldes empregados nas úl-timas duas décadas. “OFMD tende a ser extingui-do”, avalia.

SEM CRITÉRIOSDe acordo com ele, o pro-

blema da dívida a receber seagrava com a falta de critéri-os com que alguns financia-

mentos foram liberadospara os investidores. “Entre60% e 70% dos incentivosforam dados sem nenhumcritério, o que fragilizou omunicípio e hoje dificultamuito a cobrança. Em algu-mas situações, o avalista erao próprio beneficiário”, re-vela. Em um dos casos, deacordo com o secretário, aindústria recebeu incenti-vos, mas nunca funcionou.“Tem uma empresa que nemabriu as portas”, menciona.

Essa dificuldade em fazeras cobranças faz o secretárioter uma visão pessimista comrelação às dívidas que res-tam. Com o DepartamentoJurídico de mãos atadas porconta dos maus negócios fei-tos no passado, em contra-tos que trouxeram falta desegurança para o município,o FMD não tem como fazergrande parte das cobranças.“Esperamos receber a meta-de dessa dívida, em torno deR$ 6 milhões. O restante émuito difícil de conseguir

porque não havia critériospara conceder esses incenti-vos”, entende.

As dívidas, porém, foramexecutadas e devem ser co-bradas por vias da Justiça, oque, para Herpich, pode le-var muito tempo. “A maiorparte desse R$ 1,5 milhãoque as 17 empresas estãodispostas a pagar, vamos re-ceber em dez anos. O restan-te - mais de R$ 11 milhões -vai depender da Justiça”,observa o secretário.

40 NOVAS INDÚSTRIASDEPENDEM DE ÁREAS

Para Herpich, o recursoque o FMD teria em caixapoderia ser usado para fi-nanciar novos projetos,que aguardam na fila parasaírem do papel. “Temoscerca de 40 indústrias inte-ressadas em se instalar emMarechal Rondon, mas te-mos uma escassez de área.O dinheiro que o FMD temem caixa - R$ 600 mil emdinheiro mais o equivalenteao valor de oito lotes urba-nos - será usado para a aqui-sição de uma área para ins-talarmos o parque industri-al quatro”, diz.

Ao menos dez dessas in-

dústrias devem se instalar ain-da em 2014, segundo Herpich.“Temos uma área de dez milmetros quadrados, divididaem dez lotes de mil metrosquadrados cada. Queremosinstalar indústrias no localaté o fim do ano. Depende-mos apenas de uma permu-ta que permita transferir aárea verde daquele local paraoutro local”, frisa. Porém,para o secretário, somente acriação de uma quarta zonaindustrial seria capaz de su-primir a demanda das in-dústrias por instalação emsolo rondonense.

Conforme o secretário,empreendimentos instala-

dos no novo parque indus-trial, que pode ser consoli-dado nas proximidades doClube Lira, na saída da cida-de para Pato Bragado, terãoque seguir outras regras paragarantir incentivos do mu-nicípio. “Queremos aprovaruma lei que exige que aempresa compre 50% doterreno. Os outros 50% seri-am o incentivo da adminis-tração”, diz. O novo modelode incentivos ainda é elabo-rado pela Secretaria de In-dústria, Comércio e Turismoe deve estar intrínseco à cria-ção de uma associação dasindústrias do quarto parqueindustrial do município.

Page 12: 04 16 2014

12 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

Reitor da Unioeste assina hoje contrato para obrasSerão contemplados os campi de Cascavel, Marechal Rondon e Foz.

Trabalhos devem ser iniciados ainda neste mês

RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS

O reitor da Universida-de Estadual do Oeste do Pa-raná (Unioeste), Paulo Sér-gio Wolff, assina hoje (16),às 10 horas, os contratoscom as empresas responsá-veis pelas obras dos Res-taurantes Universi tários(RUs) dos campi de Casca-vel, Marechal Cândido Ron-don e Foz do Iguaçu.

As empresas deverão ini-ciar os trabalhos ainda nestemês. A previsão é de que naspróximas semanas seja aber-to o processo de licitação paraas obras dos campi de Toledoe Francisco Beltrão.

A empresa homologadapara realizar as reformaspara implantação do RU noCampus de Cascavel é a Ber-

toluci & Ramos Ltda - ME eo valor é de R$ 394 mil. Jáno campus de Foz do Igua-çu, a empresa homologadaé a Construtora JJBM Ltdae o custo é de R$ 298 mil.Em Marechal Cândido Ron-don, as obras custarãoR$ 183 mil e a empresa ho-mologada é a J. TurcattoConstruções Ltda - EPP.

No campus rondonense,o restaurante universitárioserá implantado no Bloco 2,composto por salas de aulas,auditório e espaço de convi-vência com cantina, no tér-reo. O espaço destinado aoRU soma 250 metros qua-drados do total de 2.306 me-tros quadrados do bloconovo. O subsídio necessário

e a forma de implantação ain-da estão sendo estudados.

TOLEDOO campus de Toledo fir-

mou, ainda no ano pas-

sado, parceira com a prefei-tura local para a implanta-ção de um restaurante po-pular na instituição de en-sino. As refeições serão fei-tas pela Cozinha Social do

município e vai atender tam-bém a comunidade externa.O valor do almoço será deR$ 1,50 com estimativa deservir diariamente de 600 a700 refeições por dia.

Escola de Circo será concluída em ToledoCom o objetivo de ampli-

ar o ensino circense em Tole-do, o governo municipal re-tomará a obra da Escola deCirco, da Escola MunicipalEngenheiro Waldyr LuizBecker, no Jardim Coopa-gro. A obra está 40% pronta,mas foi paralisada por contada falência da empresa res-ponsável. Uma nova licita-ção para a conclusão do lo-cal já foi realizada e espera osprazos legais de recursos paraposterior assinatura de con-trato e início dos trabalhosjá para o mês de maio. Para afinalização do projeto serãoinvestidos R$ 189 mil.

Toledo já é referência naeducação circense, por meiodo Circo da Alegria, da Es-cola Anita Garibaldi. A in-tenção, conforme a secretá-ria de Educação, Tania deGrandi, é que o ensino daarte chegue aos outros espa-ços da rede municipal de en-sino. “A finalização do pica-deiro da Escola MunicipalWaldyr Luiz Becker é umgrande passo, que futura-mente queremos levar a ou-tras escolas”, garante.

O espaço contará com 386metros quadrados, que vãoincluir arquibancadas, vesti-ários, camarins e espaço paraapresentações, além de salascomplementares. De acordocom Tania, assim que entrarem funcionamento, o localatenderá alunos da escola, mastambém a comunidade emgeral. “É uma atividade queauxilia os alunos de formaintegral, até mesmo no ensi-no convencional, pois traba-

lha com a disciplina, rotina econcentração, além de pos-sibilitar uma infância maissaudável”. Nesse contexto,a secretária lembrou o su-cesso do Circo da Alegria.“Sempre vimos o esforço daTânia (Piazetta) e do DadoGuerra em conduzir as cri-anças. O tempo passou evemos agora os frutos, queesperamos ter também daEscola Municipal WaldyrBecker”, comentou.

Cerca de R$ 200 mil serão investidos para concluir

a obra na Escola Municipal Waldyr Becker

Divulgação

C.VALE DOA ALIMENTOS À ASSISTÊNCIA SOCIALLuiz Fernando Cerni

A C.Vale, unidade de

Maripá, doou 300

quilos de alimentos

para a Secretaria de

Assistência Social de

Nova Santa Rosa, na

segunda-feira (14). Os

alimentos são

provenientes de

doações das mulheres

cooperadas da

empresa. Os alimentos

foram repassados pela

Secretaria para os

Centros Municipais de

Educação Infantil

(Cmeis) Asilda Röpke e

ABC. O ato de entrega

contou com a presença

de lideranças

municipais,

representantes dos

Cmeis e da

cooperativa.

Page 13: 04 16 2014

ÁRIES: Entre o pensar e oagir não pode haver umabismo. O dia pede mu-danças emocionais e eli-

minação do que não é essencial.

TOURO: Relacionamen-tos pedem vínculos pro-fundos e enfrentamentodo que antes era reprimi-

do e inconsciente. Força interna.

GÊMEOS: Seja congru-ente em seu pensar eagir. Não basta ter ideiasque promoveriam mu-

danças positivas. É preciso agir.

CÂNCER: Concentre-seno desenvolvimento pro-fissional, sem se perderde si mesmo e das rela-

ções. Ideias inovadoras.

LEÃO: Discussões po-dem ser geradas por nãohaver respeito a quempensa diferente de você.

Momento para ampliar perspectivas.

VIRGEM: Muito a serconversado sobre inti-midade, mudançasemocionais e finanças.

O ciclo pede eliminação de com-portamentos.

LIBRA: Não pode havermais tanta indecisão ehesitação. Escolhas pre-cisam ser feitas. Esco-

lher significa também renunciar a algo.

ESCORPIÃO: Você de-ve mudar suas atitudesa partir de novas infor-mações, conceitos e

verdades pessoais. A fase é deinovações.

SAGITÁRIO: Seus atosdevem refletir o quevocê realmente pensa.Novos conceitos sobre

amor, amizade e expressão surgi-rão em sua vida.

CAPRICÓRNIO: Expres-sar o que pensa é desa-fiador, já que expõe asdiferenças entre você e

as pessoas. Não seja impulsiva.

AQUÁRIO: A formacomo você pensava an-teriormente mudou. E issoé positivo. Atenção com

questões emocionais.

PEIXES: Você vem pas-sando pela redescober-ta de seus potenciais,talentos e recursos.

Como unir potencialidades e recur-sos materiais?

TORTA DE

ARROZ

SOBRADO

Modo de preparo: Bata os ovos, o sal, a pimenta, o leite e o fermento em uma tigela.Reserve. Em uma bacia, misture bem todos os demais ingredien-tes, já picados, com exceção da farinha. Adicione os ovos batidose, por último, a farinha de trigo. Misture bastante até ficar homogê-neo. Coloque para assar em uma assadeira ou refratário untadocom manteiga e farinha. Asse até a superfície começar a ficardourada em forno a 180ºC.

Ingredientes:3 copos de arroz cozido1 abobrinha brasileira ralada1/2 pimentão vermelho emcubinhos1/2 cebola em cubinhos10 azeitonas sem caroço pi-cadinhas2 ovos1/2 copo de leite

RAMAL INCORRETOEm uma grande empresa de navegação, com vários depar-

tamentos, trabalhava um funcionário que era muito gozador edesbocado. Certo dia, pensando que estava ligando para oramal de um amigo, errou e acabou ligando para o ramal dopresidente:

- Fala aí espertalhão, você anda aprontando muito?O presidente surpreendeu-se com a ligação e logo foi

dizendo:- Você sabe com quem está falando?O funcionário percebeu que tinha ligado errado e respondeu:- Não!- Aqui é o presidente da empresa.O funcionário todo sem jeito, mas sem se intimidar diz:- E você, sabe com quem está falando?- Não! - responde o presidente já indignado.- Ainda bem - e o funcionário desliga o telefone.

QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 13

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

100 g de queijo parmesão ralado100 g de presunto em cubi-nhos1/2 colher de sopa de fermentoem pó2 colheres de farinha de trigoManteiga e farinha para untar aformaSal e pimenta-do-reino a gosto

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUARTA-FEIRA (16)

Ben cede aos encantos deSofia. Abelardo desmascara Cae-tano, que finge ser um primo dis-tante do empresário. Com a inten-ção de irritar o namorado, Flavia-na divulga fotos de Serguei ne-ném em uma rede social. Bárbaragarante a Raissa que responderáa carta de Virgílio. Paulino pedenova ajuda a Virgílio. Zureta, Juni-or e Vitor tentam descobrir se Soraiaé mesmo a modelo de uma revis-ta. Giovana exige que Clara con-verse com Guilherme e Vitor pararesolver a situação. Bárbara dáindiretas para Virgílio.

MEU PEDACINHO DE CHÃOPriscila fica tensa com o exer-

cício proposto por Vânia para ela eMarcelo. Kléber manda Edu levara substância para seu galpão.Marcelo e Priscila discutem. LC seenfurece com a notícia do roubo dacarga, e Lili tenta conter a satisfa-ção. Heloísa decide contar paraPriscila que Lili pode estar corren-do perigo. Jorge é demitido e Álva-ro comemora. Nilson convida Pâ-mela para tomar sorvete. Edu con-tata LC e Tereza para negociar acarga roubada. Celina pede paraKléber ajudar Tapiré. Matias tentabeijar Celina.

EM FAMÍLIAJuliana seduz Jairo e o conven-

ce a voltar para casa. Cadu recla-ma que Clara não tem dado aten-ção a Ivan. Alice sofre ao saber queé filha de um abuso. Selma de-monstra para Laerte e Verônica avontade de morar na casa de re-pouso onde Neidinha trabalha. Ali-ce diz a Luiza que gostaria de co-nhecer o homem que violentousua mãe. Luiza pergunta a Clara seela está mesmo dividida entreCadu e Marina. Chica pede queLaerte tenha cuidado ao se aproxi-mar de Luiza. Shirley doa váriosinstrumentos para o galpão.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃO

*

Rodapé alerta Ferdinando paratomar cuidado com Gina. Renatoensina para as crianças na escolacomo fazer os exames laboratori-ais. Renato comenta com Catari-na sobre seu constrangimento deestar em sua casa sem a presen-ça de Ferdinando e ela aproveitapara alertá-lo que o enteado estáinteressado em Juliana. Rodapédeixa na mesa de Juliana a cartade amor. Epaminondas não gostade saber que Renato resolveuconstruir seu consultório em VilaSanta Fé. Juliana se surpreendeao ver a carta que Rodapé deixou.

RELÓGIO LEGALDois amigos se encontram:- Caramba! - diz o primeiro - Que relógio legal você

comprou, hein?- Não comprei não... - responde o amigo - Ganhei em uma

corrida!- Que legal, cara! E quantas pessoas participaram dessa

corrida?- Três!- Só isso?- É... Eu, o antigo dono do relógio e um policial!

Page 14: 04 16 2014

14 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

MARECHAL RONDON

Realizadores comemoram sucesso do 9º Feirão de VeículosTanto o número de veículos comercializados como o montante financeiro que foi

movimentado superaram os eventos anteriores. Próxima edição será em novembro

Os realizadores e diri-gentes de empresas par-ticipantes estão comemo-rando o sucesso alcança-do pelo 9º Feirão de Veí-culos, que aconteceu emMarechal Cândido Ron-don no último fim de se-mana. Promovido pelaAssociação Comercial eEmpresarial (Acimacar)em parceria com o SicrediAliança PR/SP, que foi oagente financeiro oficial,o Feirão contou com umgrande público, não só dacidade como também detoda a região, conformecomprova pesquisa reali-zada com os visitantes.

Segundo o vice-presi-dente da Acimacar paraFeiras e Eventos, Rolf Ka-efer, tanto o número deveículos comercializados

como o montante finan-ceiro que foi movimenta-do superaram as ediçõesanteriores. “O Feirão foium sucesso e o Sicredi,como parceiro, está de pa-rabéns”, ressalta Kaefer.

Entre os principaisatrativos do evento, que jáse tornou tradicional, es-tão as taxas de financia-mento com juros baixos,preços acessíveis, aprova-ção de crédito na hora e avasta oferta de modelos deveículos que vão do básicoao completo, todos comprocedência garantida.

O assessor de créditodo Sicredi Aliança PR/SP,Lucas Fedel, elogiou o even-to, que, segundo ele, supe-rou as expectativas. “Estaedição do Feirão estevemuito bem organizada, ti-

vemos um grande público.O resultado final é bastan-te positivo”, declara.

Durante o Feirão fo-ram oferecidas pelo Sicre-di taxas de financiamen-to a partir de 0,99%, trans-ferência gratuita e aindaplanos especiais paraagricultores.

A HDI Seguros tam-bém apoiou o evento, queteve a participação dasempresas 4 Rodas Venlo-car, Beto Marcas, Chiapet-ti Veículos, Fipal, Franci-osi Veículos, Kaefer Mo-tos Honda, Leitão Veícu-los, Magrão Veículos,Rondon Veículos, Tropi-cal Cabines e TropicalMoto Náutica Yamaha.

O próximo Feirão deVeículos acontece de 21 a23 de novembro.

Campanha 2014 PremiadoAcipa começa dia 25

A campanha que pro-mete movimentar o co-mércio palotinense teráinício no próximo dia 25 etérmino no dia 29 de de-zembro. Trata-se da Pro-moção 2014 Premiado daAcipa (Associação Co-mercial e Empresarial),que sorteará muitos prê-mios. O objetivo é aque-cer as vendas e fazer comque cada vez mais os con-sumidores invistam nocomércio local.

O presidente da Aci-pa, Márcio Brondani, ex-plica que a promoçãoserá dividida em quatro

etapas, sendo que a pri-meira delas será no Diadas Mães, com o sorteiode um refrigerador, umtelevisor LED 42 polega-das, um fogão cinco bo-cas, uma lavadora de rou-pas, uma bicicleta 18 mar-chas, um smartphone ecinco vales-compras deR$ 500 cada um.

A segunda etapa seráno Dia dos Namorados, como sorteio de um smartpho-ne, um tablet e três vales-compras de R$ 500 cadaum. No Dia dos Pais serásorteado um televisorsmart TV 3D LED 42 pole-

gadas, um smartphone,uma bicicleta 18 mar-chas, um home theater ecinco vales-compras deR$ 500 cada um; e no Na-tal um refrigerador, umtelevisor smart TV 3DLED 42 polegadas, umaparelho de ar-condicio-nado, uma lavadora deroupas, um smartphone,um fogão cinco bocas,quatro vales-compras deR$ 1 mil cada, dez vales-compras de R$ 500 cadaum e um automóvel Cel-ta LS 1.0 Flexpower, duasportas, ano/modelo 2014/2014, cor branco.

Page 15: 04 16 2014

O PRESENTE | 15QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014 GERAL

Prefeito Jucerlei Sotoriva recebe projeto Casa ShierholtResidência foi edificada em 1958 e está localizada no centro da cidade.

Proposta é colocá-la em outro local e torná-la um espaço museal

SANTA HELENA

O projeto Casa Shierholt,que trata da implementaçãode um espaço museal, foi en-tregue na última semana aoprefeito de Santa Helena, Ju-cerlei Sotoriva, em solenidadeocorrida na Casa da Cultura.A iniciativa partiu do Depar-tamento de Cultura e contoucom o apoio de representantesda cultura. A residência, quepertencia a Theodor e FriedaShierholt, foi edificada porvolta de 1958, período de colo-nização do Oeste paranaense.

Depois de muitas reuniões

Registro daentrega doprojeto ao

prefeito JucerleiSotoriva, emsolenidade

ocorrida na Casada Cultura

com representantes e profissio-nais do ramo, o projeto foi con-cluído com sugestões de ondepoderá ser instalada a casa. Aelaboração do projeto contoucom o apoio do historiador dacoordenação do PatrimônioCultural da Secretaria de Esta-do da Cultura (Seec), AimoréÍndio do Brasil Arantes.

A diretora de Cultura, EdiTerezinha Hister, informaque a casa está localizada nocentro da cidade, mas a pro-posta é colocá-la em outroespaço para criar a história de

Santa Helena e outras ativi-dades. “Vai ser um momentodas pessoas discutirem, daropiniões e também ajudar noprocesso museal”, diz.

O historiador José Augus-to Colodel reforça que asações devem se concretizar.“Um processo trabalhoso,mas que contou com a parti-cipação direta de todos. Essecorpo técnico oferece ao pre-feito sugestões técnicas deonde a casa poderia ser insta-lada para que então se torneum espaço museal”, reforça.

AUTO DA PAIXÃO GANHA FORMA

COM MONTAGEM DO CENÁRIODivulgação

Desde a semana passada, a colunata da Praça Ângelo Darolt estáperdendo espaço para novas atrações: o cenário do Auto da Paixãode Cristo, que terá duas apresentações durante o feriado da Páscoa,

uma na Sexta-feira Santa (18) e outra no domingo (20), às 19h30.Já na 14ª edição, o Auto da Paixão é considerado o maiorespetáculo cultural ao ar livre da região Oeste por atrair

expectadores de todos os municípios vizinhos.Para dar suporte ao espetáculo, uma ampla estrutura de apoio,

com arquibancadas, banheiros químicos, segurança e postomédico, será montada na praça central.

O Auto da Paixão é realizado pela prefeitura, por intermédioda Secretaria Municipal de Cultura, e pela Paróquia Nossa

Senhora Medianeira, com o apoio da comunidade.

Divulgação

Page 16: 04 16 2014

16 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

Quatro Pontes e Maripá recebem cubanas do Mais MédicosREFORÇO NA SAÚDE

Ariagnys Nazco Ferrer atuará junto à Unidade de Saúde quatro-pontensee Alujy Suarez Rivero junta-se à equipe médica maripaense

Uma comitiva de autoridades deQuatro Pontes, integrada pelo prefeitoPaulo Feyh, vice Ana Maria Görgen,presidente da Câmara, vereadora Cleu-nice Majolo, e o secretário de Adminis-tração, Celso Bergmaier, esteve emCuritiba, na segunda-feira (14), pararecepcionar a médica cubana Ariag-nys Nazco Ferrer, que atuará no mu-

nicípio por meio do programa MaisMédicos, do governo federal, junto àUnidade de Saúde Municipal.

Para a presidente do Legislativo, aprofissional vem para somar na áreade saúde de Quatro Pontes. "Ela irácolaborar para que todos nós tenha-mos ainda mais saúde, que se trans-forma em qualidade de vida", declarou

a vereadora.Opinião semelhante é compartilha-

da pela vice-prefeita, que respondepelo Departamento de Saúde. "Toda acomunidade irá ganhar, pois a doutoratem muita vontade de trabalhar e esta-rá atuando de forma a colaborar coma saúde dos munícipes", declarou.

Cleunice e Ana apresentaram, on-tem (15), as repartições públicas àmédica cubana, e também detalharamparticularidades da cidade, para que aprofissional possa se familiarizar e co-nhecer o ambiente em que irá trabalhar.

O prefeito diz que Ariagnys serámuito bem acolhida no município. "Éde grande valia uma médica vir parao nosso município, somando ponto àsaúde local. Estamos muito felizescom a vinda da doutora, e esperamosque realmente ela se sinta à vontadee acolhida em nosso município”,comentou.

A médica cubana declarou que,apesar de falar apenas o espanhol,língua predominante em Cuba, já culti-va um português bastante avançado.

Ariagnys menciona que vai atuarno campo da Saúde da Família, masque está disposta a trabalhar e ajudarno que for necessário, não se restrin-gindo apenas a esta área. “Me sintocontente, vou trabalhar com muita von-tade, pois percebi que estou em famí-

lia, e trabalhar em um ambiente assimé muito bom”, ressaltou a profissional.

MARIPÁO vice-prefeito de Maripá, Elizeu

Spagnol, e o secretário de Governo,Jonis Spagnol, também recepciona-ram em Curitiba, na segunda-feira, amédica cubana que atuará no municí-

pio. Trata-se de Alujy Suarez Rivero.Ela já está instalada em Maripá e

agora passará por um período de am-bientação, para posteriormente iniciarseus trabalhos junto à Secretaria deSaúde. “Com a vinda desta profissio-nal, esperamos melhorar o atendimen-to médico para a população do municí-pio”, destaca Spagnol.

Fotos: Divulgação

Vice-prefeito de Maripá, Elizeu Spagnol, com a médicaAlujy Suarez Rivero, que atuará no município

Presidente do Legislativo, Cleunice Majolo, e a vice-prefeita e diretorado Departamento de Saúde, Ana Maria Görgen, ladeiam a médica

Ariagnys Nazco Ferre. Elas acompanharam a cubana durantevisita à prefeitura e à Câmara, ontem (15)

Page 17: 04 16 2014

O PRESENTE | 17QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014 GERAL

Secretaria de Saúde promove recadastramento da populaçãoIniciativa servirá como base de dados para outros setores da administração

PATO BRAGADO

A Secretaria de Saúde dePato Bragado promove des-de o início do mês o recadas-tramento da população. Oprocesso ocorre todos osdias, das 08 às 12 horas e das14 horas às 18h30, no Cen-tro Cultural. Com exceçãodeste sábado (19), os próxi-mos, 26 e 03 de maio, tam-bém serão destinados ao re-cadastramento.

Conforme a secretária deSaúde, Marciane Specht, como recadastramento será pos-sível ter uma noção de quan-tas pessoas realmente moramem Pato Bragado e utilizamos serviços da saúde, para teruma projeção exata da quan-tia de atendimentos, medica-mentos e exames necessários,agilizando os procedimentose prestando um serviço dequalidade para quem real-mente reside no município.

O recadastramento tam-bém servirá de base para asdemais secretarias. Todas aspessoas, independente da fai-

Prefeitura implanta nova forma de pagamento de tributosA partir de terça-feira (22),

a quitação de tributos em PatoBragado, como Imposto Pre-dial e Territorial Urbano(IPTU), Imposto Sobre Servi-ços de Qualquer Natureza(ISS), Imposto sobre a Trans-missão de Bens Imóveis (ITBI),tarifas de águas, entre outros,

Marili Besso

devem ser realizados apenasno Banco do Brasil, agência dosCorreios ou por meio de trans-ferências bancárias, via inter-net. Não serão mais aceitas gui-as de arrecadação no caixa daprefeitura.

Segundo o secretário de Fi-nanças, John Jeferson Weber

Nodari, a medida adotada pelaSecretaria de Finanças atendeàs normas do Tribunal de Con-tas e visa facilitar os pagamen-tos dos contribuintes, lembran-do que os mesmos devem sedirigir ao setor de tributaçãopara requerer a segunda via, nocaso de pagamentos posterio-

xa etária, devem comparecerno Centro Cultural para pre-enchimento de um formulá-rio. “Para isso devem estarmunidas de documento pes-soal com foto, comprovantede endereço (conta de água,luz, telefone fixo ou contratode aluguel), cartão SUS emenores de idade com certi-dão de nascimento. Todos osdocumentos serão fotocopia-dos para serem arquivados”,detalha Marciane.

A previsão é de que o pro-cesso encerre no dia 07 demaio.

res a data de vencimento.De acordo com Nodari,

para a implantação da novaforma de cobrança de tribu-tos municipais foi realizadaa modalidade de credencia-mento e o Banco do Brasilapresentou a documentaçãonecessária.

Todas as pessoas, independente da faixa etária, devem comparecer no Centro Cultural parapreenchimento de um formulário. Processo ocorre todos os dias, inclusive nos sábados

Page 18: 04 16 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUARTA-FEIRA,16 DE ABRIL DE 2014

Dia 16: Alexandre Carlos Kunzler

Dia 16: Anete Lenz Britzke

Dia 16: Benedito José Schumacher

Dia 16: Catia Foch

Dia 16: Cleri Trentini

Dia 16: Cleusemir de Paula

Dia 16: Cristiane Zanella

Dia 16: Eugênio Hollmann

Dia 16: Fabiana Diniz

Dia 16: Firmino Petters

Dia 16: Gilhane Schiestel

Dia 16: Gilmar Thiel

Dia 16: Gorge Gonçalves

Dia 16: Juliana Marconato

Dia 16: Leni Grando

Dia 16: Marcos Kroth

Dia 16: Nilma Bier

Dia 16: Nilva Koch

Dia 16: Orlando Serpa

Dia 16: Renato Luiz Vorpagel

Dia 16: Roberto Schaeffer

ONZE MIL TURISTAS

NO FERIADÃOO feriado prolongado de Páscoa e de Tiradentes, de sexta (18)

a segunda-feira (21), deve trazer 11 mil visitantes aos atrativos dausina e celebrar um novo recorde de visitação no Complexo TurísticoItaipu (CTI) para o período. A coincidência, este ano, dos três diasdo feriado de Páscoa (sexta, sábado e domingo) com o Dia deTiradentes (segunda-feira) deve ajudar nesse sentido. A previsãoé da coordenação do CTI.

Para atender ao público, o CTI colocará 20 horários extras paraa Visita Panorâmica, a mais procurada pelos turistas. O CircuitoTurístico Especial, que permite uma incursão dentro da usina e dabarragem, terá dois horários extras por dia. O Polo Astronômicofuncionará excepcionalmente na segunda-feira. Neste dia, o Eco-museu e o Refúgio Biológico Bela Vista estarão fechados.

FESTA DO LEITÃOÀ MARECHAL

Evento gastronômico vai acontecer emMarechal Cândido Rondon no próximo dia27, no Centro de Eventos Werner Wande-rer. Trata-se da 9ª Festa do Leitão à Mare-chal, promovida pela Associação Municipaldos Suinocultores, Associação dos TécnicosAgrícolas e CTG Tertúlia do Paraná.

Lideranças mercedenses durante encontro de vereadoHamm, Cerli Weber e James Blausius (Laco) ladeiam

Ivanor/Studio Revel’art

A candida

de Miss MMaiara A

de 21 ano

na sede. Eno curso

Tecnologia

e Cosmet

Unipar de

concurso vno próx

Page 19: 04 16 2014

O PRESENTE | 19QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014 SOCIAL

Ma

ria

C

risti

na

K

un

zle

r

MISS TOLEDO 2014TERÁ 12 CANDIDATAS

Está agendada para o dia 10 de maio, no Empório SantaMaria, a realização do concurso que elegerá a Miss Toledo2014. No total, 12 mulheres, com idades entre 18 e 23 anos,concorrerão ao título. A apresentação iniciará às 22 horas. Anovidade ficará por conta do preparo das concorrentes antesda escolha de quem será a vencedora. Isto porque, em outrasedições e em iniciativas similares, somente a ganhadora équem tinha o acompanhamento e as orientações sobre passa-rela, oratória e estética. Tal procedimento acontecerá porque,após a coroação, haverá somente 13 dias até o Miss Paraná.

CICLISTASTÊM VEZ

O Departamento de Trânsitodo Paraná (Detran) incluirámatérias referentes à Legislaçãode Trânsito envolvendo bicicle-tas e ciclistas. Assim, nas 30 ques-tões que compõem o exame paraa primeira habilitação, pelo me-nos uma será diretamente relaci-onada ao tema.

“PAIS GRÁVIDOS”O Banco de Leite Humano (BLH) Doutor Jorge Nisiide, de

Toledo, promove gratuitamente, todos os sábados, o projeto“Pais Grávidos”, voltado para os casais gestantes. No encontro,a equipe realiza instruções sobre aleitamento materno, informan-do sobre os cuidados que se deve ter antes e após o nascimento dobebê. Depois, uma roda de conversa é aberta e os futuros paispodem tirar dúvidas. O BLH fica anexo ao Hospital Bom Jesus eos encontros acontecem a partir das 09 horas.

Para participar, os interessados devem procurar uma UnidadeBásica de Saúde, que agendará as visitas ao Hospital Bom Jesus.

o de vereadores em Pato Bragado. Na foto, os vereadores Romaldoaco) ladeiam o ex-vice-prefeito e empresário Fridolino Weber (Lino)

A candidata ao título

de Miss Mercedes 2014

Maiara Adriane Foss,

de 21 anos, residente

na sede. Ela é formada

no curso superior de

Tecnologia em Estética

e Cosmetologia, pela

Unipar de Cascavel. O

concurso vai acontecer

no próximo dia 30

Todo charme deGiovani Selsnerposando para aobjetiva de Leila

Page 20: 04 16 2014

20 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

Areac promove Seminário Sobre Manejo de Solos e ÁguasEvento faz parte da Campanha Estadual para promoção do uso de boas práticas no campo - “Plante Seu Futuro”

CONSERVAÇÃO

A Associação Regional dosEngenheiros Agrônomos deCascavel (Areac) promove, napróxima quarta-feira (23), oSeminário Sobre Manejo In-tegrado de Solos e Águas doOeste do Paraná. São convi-dados a participar do eventoos profissionais de Agrono-mia e áreas afins.

A programação terá inícioàs 13h30, nas dependênciasda Areac. O evento faz parteda Campanha Estadual parapromoção do uso de boas prá-ticas no campo - “Plante SeuFuturo”. Também serão en-volvidos no seminário os es-

tudantes secundaristas e doEnsino Superior da área agro-nômica. A realização é da Are-ac e Emater, em parceria como Sistema Ocepar, Itaipu, Fe-deração da Agricultura doParaná (Faep) e Federação dosTrabalhadores da Agricultu-ra do Paraná (Fetaep).

O seminário em Cascavel jáintegra uma nova fase do Plan-te Seu Futuro, que desta veztem como público-alvo os pro-fissionais técnicos do setor,com a mesma finalidade depromover a sensibilização so-bre a importância da conser-vação como fator de redução

de custos na lavoura e de pre-servação do patrimônio. “Te-mos uma agricultura dinâmi-ca e precisamos pensar em al-gumas alternativas para mu-dar o quadro e ter uma agri-cultura mais sustentável”,afirmou o coordenador dacampanha, José Tarciso Fia-lho. Encontros como o deCascavel estão sendo realiza-dos em outras regiões. Segun-do ele, a prioridade será repas-sar aos participantes que otrabalho de conscientização daconservação dos solos juntoao agricultor também é umaresponsabilidade técnica.

I.Riedi e Basf doam 13,7 millitros de leite ao Uopeccan

Cerca de 13,7 mil litros deleite foram entregues na se-gunda-feira (14) ao Hospitaldo Câncer de Cascavel (Uo-peccan). A entrega finalizoua campanha “Faça Parte desteSorriso”, organizada pelaI.Riedi em parceria com a Basf.Durante o mês de março, as24 filiais da I.Riedi, empresaespecializada em grãos e in-sumos, tornaram-se pontosde coleta das caixas de leite.Os 13.794 litros de leite foramdoados por colaboradores,clientes e sociedade em geral.

A meta da campanha era

de mil litros e foi atingidaainda na primeira semana.“Muito obrigada a todos osque ajudaram. O resultadofoi realmente surpreendentee não poderíamos ficar maisfelizes. Todos os colabora-dores, clientes, produtoresrurais não apenas da I.Riedi,ma também de outras em-presas do grupo Fipal,Transvale e Planovale se en-volveram. Agradeço a todosos que contribuíram para oresultado ser tão positivo, éuma alegria poder ajudarquem realmente precisa”,

Débora Garbin

Safra recorde e carne bovinaimpulsionam VBP em 2014

O Valor Bruto da Produ-ção (VBP) do setor agrope-cuário em 2014 será deR$ 456,3 bilhões, alta de 6,3%em relação ao ano passado,segundo estimativa da Con-federação da Agricultura ePecuária do Brasil (CNA).Este aumento de faturamen-to bruto da atividade “daporteira pra dentro” seráimpulsionado principal-mente pela expectativa deprodução recorde de grãos efibras na safra 2013/2014, quedeve superar 190 milhões detoneladas, “apesar da insta-bilidade climática verificadadesde o final de 2013”, e pelodesempenho da pecuária.

Segundo o levantamen-to técnico da CNA, o VBP daagricultura deve totalizarR$ 294,8 bilhões, crescimen-to de 7% na comparação com2013, puxado pela soja, cujofaturamento deve subir10,1%, chegando a R$ 96,3bilhões. A produção da ole-aginosa para esta safra estáestimada 86,1 milhões de to-neladas, 5,6% a mais do quena safra anterior. Outrosprodutos que devem ter fa-turamento elevado são oarroz (25,7%), café (23,4%) eo algodão (15%).

Em relação ao milho, hou-ve decréscimo de 10,5% na es-timativa de faturamento fren-te ao ano anterior, e o VBPdo cereal deve ficar emR$ 34,43 bilhões. A reduçãode 7,4% da produção e avolatilidade nos preços fren-te às condições climáticasdesfavoráveis fizeram comque o rendimento do setorrecuasse. Entretanto, ressal-

ta a CNA, “a expectativa éque os agricultores tenhamboas oportunidades de ne-gociação para a produçãode milho e que os preçostendem a ficar mais firmesdo que o ano passado”.

PECUÁRIAPara a pecuária, estima-

se um VBP de R$ 161,56 bi-lhões em 2014, 5% a mais doque em 2013. O desempenhodeste segmento será puxadopela carne bovina, que deveter faturamento de R$ 71,84bilhões, alta de 8,7% na com-paração com o ano passado,em decorrência da restriçãode oferta, que tem sustenta-do os preços. “Os preços se-guem a tendência altista,verificada ao longo dos últi-mos meses em decorrênciada oferta restrita, resultadoda dificuldade para recupe-ração das pastagens devidoà seca e, consequentemente,da dificuldade de engordados animais”, explica o es-tudo técnico da CNA.

O segmento da carne su-ína deve ter aumento de4,4% neste ano, totalizan-do R$ 14,74 bilhões. De acor-do com a CNA, a alta sejustifica pela projeção derecuo de 2% na produção,restringindo a oferta de ani-mais, e pela demanda inter-na firme, o que sustentará aalta dos preços do animalvivo e da carne. “Além dis-so, a retomada das exporta-ções vem se confirmando, oque pode reforçar os au-mentos nos valores prati-cados no mercado domésti-co”, diz o levantamento.

afirmou a presidente da I.Riedie demais empresas coligadas,Wanda Inês Riedi.

Para o gerente regional devendas da Basf, Hélio Cabral,a campanha era um desafio etodos se emprenharam. “Sema ajuda de todos que se sensi-bilizaram com a causa e foramatrás das doações não tería-mos conseguido”, enfatizou.

Para animar as crianças in-ternadas na oncopediatria dohospital, super-heróis do Bat-móvel de Cascavel distribuí-ram doces e balões por ocasiãoda entrega das doações.

Os 13.794 litros de leite foram doados por colaboradores, clientes e sociedade em geral

Page 21: 04 16 2014

O PRESENTE | 21QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014 GERAL

INDENIZAÇÕES DA PR-467

DER não comparece a reunião e irrita produtoresObjetivo era avançar nas negociações para pagamento de indenizações a mais

de 60 produtores que perderam terras com a construção da rodovia

Agricultores de Toledo eQuatro Pontes se reuniramontem (15) no Auditório Acaryde Oliveira, em Toledo, paratratar de assuntos relaciona-dos ao não pagamento das in-denizações por parte do gover-no estadual a alguns proprie-tários que tiveram áreas expro-priadas durante a construçãoda PR-467, no trecho entre osdois municípios. Ao todo, 52interessados participaram doencontro. O número de preju-dicados pode ser maior. O Sin-dicato Rural de Marechal Cân-dido Rondon, que possui exten-são em Quatro Pontes, infor-mou que 11 agricultores se en-contram no impasse, enquantoem Toledo, com base em dadosdo Sindicato Rural Patronal,aproximadamente 50 proprie-tários foram prejudicados.

O encontro também conta-ria com a participação de re-presentantes do Departamen-to de Estradas de Rodagem doParaná (DER-PR), porém a ad-vogada do órgão, Rejane Ka-ram, entrou em contato por te-lefone informando que não po-deria estar presente no eventodevido a compromissos na Ca-

pital federal e também devidoao fato de o levantamento dosdados referentes aos processosde indenizações ainda não es-tar concluído pelo DER.

O prefeito de Toledo, BetoLunitti, destacou que a defini-ção da data de realização da reu-nião partiu da própria advoga-da e, diante da situação, sugeriuque fosse realizada uma ata paraoficiar o DER, bem como o secre-tário de Infraestrutura e Logís-tica do Estado, Pepe Richa, e ogovernador Beto Richa.

A situação dos produtoresjá se arrasta há vários anos evoltou à tona após o anúncio daduplicação do trecho que atual-mente está sob os cuidados doDepartamento Nacional de In-fraestrutura e Transporte (Dnit).“A partir de 2010 esta estradaespecificamente passou a per-tencer ao governo federal. Asquestões anteriores a esta datapermanecem sob responsabili-dade do governo estadual, ca-bendo a ele quitar as indeniza-ções que não foram pagas”, co-mentou Lunitti.

A preocupação dos proprie-tários é que agora o local passenovamente por intervenções e

que os mesmos problemas pos-sam ocorrer. O presidente doSindicato Rural de Toledo, Nel-son Paludo, lembrou que al-guns proprietários entraramna Justiça enquanto estãoaguardando uma posição doGoverno do Paraná. Paludo ci-tou ainda uma suposta divul-gação do superintendente doDnit, José da Silva Tiago, a res-peito da possibilidade da dívi-da prescrever em cinco anos.

Outro proprietário, Marce-lo Girardi, sugeriu que os sin-dicatos rurais da região e suasassessorias jurídicas realizemum estudo das possibilidadesde solução das questões e asapresente aos proprietáriosenvolvidos como forma de es-clarecimento a respeito da me-lhor alternativa de resoluçãodo impasse.

A falta de informação tam-bém é uma situação que tem ti-rado o sono dos prejudicados.Marli Gellen esteve presente noencontro para expor a situaçãodos seus pais e afirmou que o fatode até o momento não haver so-lução, bem como a proposta deduplicação, causa medo. “Temopela saúde dos meus pais. Não

sei se eles suportariam mais umavez perderem parte da chácara”,comentou. A discussão foi acom-panhada pelo assessor jurídicodo Sindicato Rural Patronal deToledo, Leonildo Baggio, que afir-mou a necessidade de analisartodos os casos em questão e apre-sentar os anseios aos órgãoscompetentes. “Os representan-tes das prefeituras de Toledo,Marechal Candido Rondon eQuatro Pontes, juntamente comos advogados e presidentes dos

sindicatos, DER e Dnit, devemsentar-se e debater a questãodas indenizações por desapro-priação de terras e, de formaimprescindível, é necessária apresença da advogada do DER,Rejane Karam”, frisou.

A ata do encontro, bem comoa lista com a assinatura dospresentes, será encaminhadapara o DER, para a SecretariaInfraestrutura e Logística doEstado e ao Gabinete do gover-nador Beto Richa.

Prefeito Beto Lunitti também não gostou da ausênciade representantes do órgão estadual

Carlos Rodrigues

Page 22: 04 16 2014

22 | O PRESENTE QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

Page 23: 04 16 2014

O PRESENTE | 23QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

Wood’s17/04 - ARROCHA EM DOBRO - LUIS

FERNANDO & FELIPE19/04 - DAVI & FERNANDO

Bielle Club17/04 - VICTOR RUIZ19/04 - PÁSCOA BIELLE + WOODS

Hooligans Pub18/04 - PINK FLOYD COVER19/04 - BON JOVI TRIBUTO20/04 - METALLICA COVER

Ministterio Club17/04 - CLUBE DA QUINTA19/04 - L’ADOUR

Cowboy Saloon19/04 - HERANÇA

FOZ DO IGUAÇU:Wood’s17/04 - DOUGLAS & ANA PAULA + EDY & ADRI19/04 - ALEXANDRE CAZARIN + EDY & ALEKS20/04 - LEO MAX & RENAN

Ono20/04 - ZÉ RICARDO & THIAGO

MARECHAL CÂNDIDO RONDONCasa B19/04 - FESTA DO COELHINHO

MEDIANEIRAAruba Café19/04 - PÁSCOA SERTANEJA

Queen’s Pub19/04 - SO FINE

The Nutt Club20/04 - LUIZ PAULO & LUNAN

SANTA HELENAEsquina Céu Azul19/04 - BAILE DE PÁSCOA

TOLEDOEmpório Santa Maria19/04 - MR. BUNNY - CÁCIO & MARCOS

Abbey Road Pub20/04 - TRIBUTO ULTRAJE Vs. IRA

Garden17/04 - TALAGAÇO

Fotos: Foco SH

VOCÊ SABIA?

DIA DO ÍNDIONo dia 19 de abril de 1940, líderes

das comunidades indígenas resolve-ram participar do 1º Congresso Indige-nista Interamericano, no qual, apesar deterem boicotado inicialmente, resolve-ram estar presentes para garantir quesuas reivindicações fossem ouvidas.Em 1943, o então presidente do Brasil,Getúlio Vargas, instituiu o Dia do Índio noBrasil para relembrar essa importantedata para a comunidade indígena. O Diado Índio tem como função relatar osdireitos indígenas e faz com que o povobrasileiro saiba da importância que elestêm na nossa história. A data é comemo-rada no sábado (19).

Flash da Semana

Fonte: internet

DESTAQUE

Evento de posse dos vereadores jovens aconteceu na última sexta-feira (11),na Câmara de Vereadores de Santa Helena. Parabéns!

RGL

A Friends Academia

completa quatro

anos e realiza

evento para

comemorar com

clientes e amigos.

As atividades

aconteceram

sábado (12), nas

dependências

da academia,

em Santa Helena.

Sucesso a

toda equipe

Na sexta-

feira (11) foi

inaugurada a

quadra coberta

do distrito de

Esquina Céu

Azul. Várias

autoridades

marcaram

presença no

evento

Page 24: 04 16 2014

Federação homenageia treinador e atletas rondonensesPrêmio se deve à atuação no ano passado. Próximo compromisso será a Taça Paraná sub-17

BASQUETE

24 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

A Federação Paranaensede Basketball (FPRB) realizouna última sexta-feira (11), noMuseu Oscar Niemeyer, emCuritiba, a entrega do 9º Prê-mio Destaque 2013, que con-tou com a presença da rainhado basquete, Hortência Mar-cari, do presidente de honrada FPRB, do presidente daFiba das Américas, HorácioMuratori, do presidente daConfederação Brasileira deBasketball (CBB), Carlos Nu-nes, além dos presidentes dasfederações de Alagoas, Goiás,Mato Grosso, Rio Grande doSul e Santa Catarina.

“O Troféu Prêmio Desta-que entregue aos homenage-ados foi criado com o intuitode valorizar as pessoas quetrabalham em prol do desen-volvimento do basquete noParaná”, afirmou o presiden-te da federação paranaense,Amarildo Rosa. Na ocasião,tiveram os seus esforços reco-nhecidos inúmeros árbitros,atletas, dirigentes, personali-dades do esporte e da impren-sa e técnicos.

A equipe Marechal Cândi-do Rondon/Associação Ron-donense de Basquete (Aroba)foi agraciada com quatro prê-mios. O treinador GuilhermePrates Roma foi homenagea-do como técnico revelação;Jonathan Medin Fernandezfoi premiado por ser o cesti-nha do campeonato estadualsub-14, enquanto João Ma-theus Camargo foi homena-geado pelo destaque na CopaUnimed sub-14 e na Taça Pa-raná sub-14.

Conforme afirma o técnicoGuilherme Roma, as premia-

ções são um estímulo paraaperfeiçoar as atividades de-senvolvidas. “Ser reconheci-do é importante e agora nosvoltamos às atividades e cam-peonatos em disputa nesteano. Após a entrega dos prê-mios, vou preparar a equipesub-15 para participar daTaça Paraná sub-17, cujasdisputas acontecerão em To-ledo, entre sexta (18) e segun-da-feira (21)”, ressalta. Segun-do Roma, o objetivo é prepa-rar a equipe sub-15 para dis-putar campeonatos maioresneste ano.

Associação Fujiyama é vice-campeã do regional de judô

Em torno de 400 atletasde nove municípios partici-param no domingo (13), emSanta Terezinha de Itaipu,do 1º Torneio Regional Oes-te 2014, promovido pela Fe-deração Paranaense de Judô.A Associação Fujiyama, deMarechal Cândido Rondon,sagrou-se vice-campeã ge-ral, sendo superada pelosjudocas de Foz do Iguaçu.Em 3º lugar ficou Santa Te-rezinha de Itaipu. Os de-mais municípios represen-tados foram Assis Chateau-briand, Cascavel, Medianei-ra, Pato Bragado, QuatroPontes e Toledo.

A Associação Fujiyama,que tem como responsávelEdilson Hobold, foi repre-sentada por 39 judocas.Classificaram-se com meda-lha de ouro: AlessandraTsuruda, Cauê Wissmann,Djonatan Mota, MarinaWeber de Oliveira, PabloCavalcante e Renato de Oli-veira; prata: Ana LuizaHobold, Cristian Vorpagel,Eduardo da Silva, IsabellaRockembach, Laura Fischer,Leonardo Kikuchi, MuriloStankowicz, Rafael de Lima

e Tauane Dapper Acosta.A equipe rondonense

teve a maioria das conquis-tas com medalhas de bron-ze: Aurélio Sampaio, Ayes-sa Teixeira, Douglas da Sil-va Vogt, Eduardo Gretzler,Everton Sampaio, FábioBaum, Felipe Borgmann,Felipe do Nascimento, Ga-briel Bombardelli, GabrielComin, Gabriel Hobold,Gustavo Hanke, João Stor-ch de Lima, Jorge de Paiva eSilva, Kaique Weiss Fausti-nelli, Kassio Peres da Silva,Larissa Dreissig, LeonardoReffatti, Nicolas Lopes, Otá-vio Grohe, Wesley Pereira,Maik Laskala, GuilhermeBertelli e Iuri Wissmann.

Os atletas participantestreinam judô no Colégio RuiBarbosa e no Projeto SocialFuturo do Judô, do curso deEducação Física da Unioes-te. O jovem Gabriel Hobold,de 15 anos, foi aprovado noexame regional de arbitra-gem. Os judocas agradecemo apoio recebido da Secreta-ria Municipal de Esportes eLazer, do Colégio Rui Bar-bosa e do campus rondo-nense da Unioeste.

Divulgação

Atletas rondonenses que sagraram-se vice-campeõesdo 1º Torneio Regional Oeste 2014

Divulgação

Passeio Ciclístico reúne 700participantes em MedianeiraCom cerca de 700 inscri-

tos, o Passeio Ciclístico deMedianeira reuniu crianças,adolescentes, adultos e famí-lias inteiras para uma pro-gramação que mesclou espor-te, saúde e lazer, no últimodomingo (13). O tempo cola-borou com sol e temperatu-ras amenas para garantir osucesso da 15ª edição do even-to, realizado pela prefeitura,por intermédio da Secretariade Esporte e Lazer, com oapoio do Rotary Club e Tio

Caio Motos e Bikes.A largada aconteceu na

Praça Ângelo Darolt, paraonde os ciclistas retornarampara a premiação, após umpercurso de cerca de cincoquilômetros pelo centro e ruasdos bairros Cidade Alta e SãoCristóvão.

Além do sorteio de bicicle-tas e de vários outros prêmi-os aos participantes inscri-tos, também foram premia-dos com troféus os partici-pantes mais idosos e os mais

jovens, as escolas com maiornúmero de participantes, obloco mais estilizado e as bi-cicletas diferenciadas: a me-nor, a maior, a mais antiga ea mais estilizada.

O mais jovem foi PietroHachmann, a mais jovem:Gabriele Fracini Weizemann,o mais idoso: Paulo Martinsde Souza, a mais idosa: Tere-zinha Eizele, a maior bicicle-ta: Equipe Tio Caio (sete lu-gares), a menor bicicleta: Iza-bela Cristine Weizemann, abicicleta mais antiga: Rui Ni-ero (1959), a bicicleta maisestilizada: Cristiane PeresSaras, escola estadual commaior número de inscrições:Colégio Estadual TancredoNeves (112), escola munici-pal com maior número deinscrições: Escola MunicipalPlínio Tourinho (65) e blocomais estilizado: Colégio Tan-credo Neves. Já os ganhado-res de bicicletas foram: JeanCarlos Comin, Thiago Theodos Santos, Lourdes Apare-cida de Araújo, Matheus Backe Liciane Schio.

Largada aconteceu na Praça Ângelo Darolt, para onde os ciclistas retornarampara a premiação, após um percurso de cerca de cinco quilômetros

Divulgação

Rondonensesforam

premiadospelas ações

realizadas noano passado

Page 25: 04 16 2014

O PRESENTE | 25QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014 ESPORTES

Atletas da Copagril fazem preparação física amanhãFoco do elenco está nas disputas da Chave Ouro, que terão o pivô Pescoço à disposição

FUTSAL

A comissão técnica e os atle-tas da equipe Copagril/SempreVida/Marechal Cândido Ron-don encerram hoje (16) o perío-do de folga após o término dasdisputas da Taça Brasil, na quala equipe manteve o Paraná naprimeira divisão. Assim, os jo-gadores se reapresentam ama-nhã (17), quando participam desessões de preparação física nosperíodos da manhã e da tarde.

De acordo com o supervisortécnico da Copagril Futsal, Eduar-do Santana, o foco total é traba-lhar visando à primeira fase doCampeonato Paranaense ChaveOuro. “Nessa volta já teremos ascondições do contratado pivôPescoço, que começa a trabalharcom a parte tática e técnica eestaremos com nossa respon-sabilidade para com os jogos doCampeonato Paranaense, poisno dia 26 teremos o próximojogo, contra a equipe de CampoMourão”, comenta, acrescen-

tando: “Amanhã a gente voltacom trabalho na parte física, jána sexta-feira (dia 18) e sábado(dia 19) deve ser trabalhada aparte técnica e prática, com otécnico Marquinhos Xavier”.

Como vem sendo informa-do, a equipe tem como meta

conquistar o tricampeonatoestadual, ao mesmo tempo emque se esforça para buscar ocampeonato na Liga Futsal,cujos confrontos serão inicia-dos apenas no segundo semes-tre, no dia 15 de julho, entreCopagril e Umuarama.

Colégio Martin Luther é vice-campeão da 1ª etapa do sub-18A equipe feminina do Colé-

gio Evangélico Martin Luther/Sicoob/Prefeitura de MarechalCândido Rondon disputou sá-bado (12) e domingo (13) a 1ªetapa do Campeonato Estadu-

Divulgação

As atletas rondonenses tornaram-se vice-campeãs no estadual da juventude

al de Vôlei na categoria sub-18.Os jogos aconteceram na cida-de de Umuarama.

A equipe comandada pelotécnico Claudemiro dos Santos(Miro) realizou três partidas,

com uma campanha de duasvitórias e uma derrota, e ficouna vice-liderança geral após estaetapa, atrás apenas de Cascavel,que venceu seus três jogos.

As rondonenses superaramcom facilidade as equipes doDinâmico/Curitiba e São Josédos Pinhais, vencendo ambosos jogos pelo placar de 3 sets a 0.Na última rodada a equipe ron-donense sofreu o revés ao per-der para a equipe Maringá/Uningá, no jogo mais longo eum dos mais disputados da eta-pa. A partida terminou em 3sets a 2, com 17 pontos a 15 paraas maringaenses no tie-break.

Convênios do Programa Esporte Cidadão serão firmados hojeEstá marcada para as

18h45 de hoje (16), no Audi-tório Acary de Oliveira, naPrefeitura de Toledo, a assi-natura dos termos de con-vênio do Programa EsporteCidadão, que irá promovero repasse financeiro de apro-ximadamente R$ 200 mil adez entidades que desenvol-vem atividades esportivas nomunicípio.

Segundo a secretária deEsportes e Lazer, Marli Gon-çalves Costa, o projeto auxi-liará no desenvolvimento deações, por meio da destina-

Rondonenses são campeões daCopa Cascavel de Jiu-Jitsu

Entre 250 e 300 atletas par-ticiparam no último domin-go (13) da 7ª Copa Cascavel deJiu-Jitsu, na qual três rondo-nenses conquistaram meda-lhas de 1º lugar e de 2º lugar.A atleta Janice Constantinitornou-se campeã na faixaazul categoria adulto, AnaVilma Inhoato classificou-secomo campeã na categoria ju-venil (12 e 13 anos) e Gustavodos Santos conquistou o 2ºlugar na categoria juvenil.

De acordo com o treina-dor de jiu-jitsu em MarechalCândido Rondon, Cláudiodos Santos, após a etapa re-

alizada em Cascavel, os atle-tas rondonenses se prepa-ram para disputar a etapado Campeonato Paranaen-se de Jiu-Jitsu, que será rea-lizada no mês de maio, emGuarapuava.

As disputas em Cascaveltiveram lutas nas categoriasadulto, infantil, juvenil,máster e sênior, nos naipesfeminino e masculino. Aequipe treina na AcademiaFlex Mais e conta com apoioda Metalúrgica Unimetal,Giatto Móveis, Remokar eda Secretaria Municipal deEsportes e Lazer.

Atletas Gustavo dos Santos, Ana Vilma Inhoato e Janice Constantini com o treinador Cláudio dos Santos

ção de recursos e outros apoi-os da Secretaria.

Iniciado em 2013, o pro-grama já repassou cerca deR$ 179 mil em incentivos àsentidades participantes.“Queremos contemplar asmodalidades que não são di-retamente atendidas pela Se-cretaria de Esportes e Lazer,como o bolão e o kick boxing,além de promover eventos es-portivos como a Meia Mara-tona e o Campeonato Ama-dor de Futebol”, menciona.

Entre as entidades que de-vem receber os incentivos nes-

te ano estão a Associação deBasquetebol Toledano Amore Compromisso (Abatac),Ação Social São Vicente dePaulo, Associação dos Ami-gos de Futsal Feminino deToledo (Afeto), Associação deBolão de Toledo, AssociaçãoToledana de Kick Boxing, As-sociação Toledense de Atletasem Cadeira de Rodas (Ata-car), Moto Clube de Toledo,Rotary Clube e a Liga de Fu-tebol Amador.

Marli destaca que o Pro-grama Esporte Cidadão tam-bém busca auxiliar no des-

pertar do interesse da crian-ça e do adolescente pela prá-tica de atividades esportivas,tendo em vista sua maiorintegração social e a preven-ção contra o uso indevido dedrogas, álcool e demais subs-tâncias que possam causardependência. Além dos in-centivos financeiros que sãorepassados às dez entidadesparticipantes, o programatambém auxilia mais cincoentidades a partir de apoiotécnico, materiais esportivose professores.

Entre os beneficiados es-

tão a Associação do Voleibolde Toledo (Avotol), Casa deMaria, Associação de Pais eAmigos de Deficientes Au-ditivos (Apada), ColégioPremen, Unipar e AcademiaAER Sadia. “Nesses locaissão desenvolvidas várias ati-vidades como judô, futsal,basquete, xadrez, natação,ginástica artística, atletismoentre outras. Todas essas en-tidades contam com um cor-po técnico fornecido pelaprópria Secretaria, a fim depromover o esporte em To-ledo”, enfatiza Marli.

Supervisor técnicoda equipe

Copagril: “Nessavolta já teremos

as condiçõesdo contratadopivô Pescoço,que começa a

trabalhar com aparte tática e

técnica”

Divulgação

Joni Lang/OP

Page 26: 04 16 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

Otávio acelera, trabalha na caixa de areia e até bate bolaMeia não atua desde o dia 28 de fevereiro e ainda não há uma previsão de retorno

INTER

No retorno do grupo co-lorado aos trabalhos após otítulo do Gauchão, quem cha-mou a atenção foi um joga-dor que está há um bom tem-po afastado dos gramados:Otávio. O meia-atacante tra-balhou na caixa de areia erealizou exercícios leves combola na tarde de ontem (15).

Sob a orientação docoordenador da preparaçãofísica Élio Carravetta, o ga-roto de 19 anos passou porum circuito. Ele precisa cor-rer e pular os obstáculos.Depois, simulava uma situ-ação de jogo. Dominava abola e tentava carregá-la.Por fim, correu ao redor dogramado com Paulão e Fa-brício, únicos titulares quedeixaram o vestiário.

Otávio não atua desde odia 28 de fevereiro, quandoo Inter venceu o Esportivopor 3 a 0. A lesão muscularna coxa esquerda foi confir-

Otávio trabalha na caixa de areia no CT Parque Gigante: lesãomuscular na coxa esquerda foi confirmada no dia 06 de março

mada no dia 06 de março.Ainda não há uma previsãode retorno ao grupo de AbelBraga. Em campo, os reser-vas fizeram trabalhos físi-cos. Os titulares, com exce-ção de Paulão e Fabrício, per-maneceram na academia.

O Inter retoma as ativida-des hoje (16), cujo treino estáprevisto para ocorrer às 16horas. O Colorado começa acaminhada no Brasileirão nosábado (19), quando às 18h30o time de Abel enfrenta o Vi-tória no Beira-Rio.

Após mistério, Dudu e Geraldodisputam vaga no Coritiba

Com pouco mais de uma se-mana de trabalho, o técnico Cel-so Roth faz mistério sobre a equi-pe do Coritiba que enfrenta oCene hoje (16), em duelo decisivopela Copa do Brasil. Depois deempatar o jogo de ida em 2 a 2, oCoxa joga por um empate semgols ou por um resultado de 1 a 1que fica com a vaga. Se empata-

rem novamente com o mesmoplacar no Estádio Couto Pereira,a disputa vai para os pênaltis.

Na atividade realizada on-tem (15), no Couto Pereira, o trei-nador colocou Dudu na equipe,tirando o angolano da formaçãoinicial. “Nós montamos o timecom o Gerado e o Roni porquesão jogadores que me agradam,

são velozes, que têm o drible e avitória pessoal. Isso momenta-neamente está sendo feito. Espe-ro que para sábado (dia 19) játenha condições melhores e aívamos repensar. Jogar sábado esó no outro fim de semana seráfundamental para ver a melhoralternativa”, disse o treinador.

Se optar pela entrada de Ge-raldo na equipe titular, Roth teráuma equipe no esquema 4-4-2,mais ofensiva, com os meias Ronie Robinho, e o angolano apoian-do Julio César no ataque alviver-de. Caso decida por promoverDudu no time, o Coxa terá o meiofortalecido, atuando no 4-5-1,com três meias e dois volantes.Mesmo com as dúvidas em rela-ção ao time que enfrenta o Cene,o treinador garantiu que aindaestá em busca da melhor forma-tação da equipe alviverde.

“A partir do momento quetivermos mais alternativas,como o Zé Love e o Jajá em con-dições, e outros jogadores, cer-tamente vamos repensar ou con-tinuar. Vai depender do queacontecer contra o Cene e a Cha-pecoense”, avaliou o comandan-te. O certo é que o novo treinadordo Coritiba não terá a presençado meia Alex, que se recupera deuma lesão na panturrilha.

Emerson Sheik faz exames eassina contrato com o Botafogo

Depois da confirmação doempresário Reinaldo Pitta, nanoite de segunda-feira (14), pormeio de uma rede social, o Bota-fogo selou ontem (15) o acertocom Emerson Sheik. O jogador de35 anos realizou exames médicose assinou contrato de emprésti-mo com o clube até o fim de de-zembro deste ano.

A previsão é que Emersonrealize hoje (16) seu primeirotreino pelo Botafogo. No entan-to, a apresentação oficial deveocorrer somente amanhã (17),dia seguinte à primeira coletivade Vagner Mancini como novotreinador alvinegro. Com o acer-to com o Botafogo, Emerson vai

Principal ladrão de bolas, Hudsonquer ser segundo volante

O volante Hudson foiapresentado ontem (15) peloSão Paulo e chegou ao clubecom o status de maior ladrãode bolas do Campeonato Pau-lista, atuando pelo Botafogo.Na primeira entrevista comoatleta do Tricolor, ele citouessa como uma de suas prin-cipais qualidades. “A carac-terística marcante do volan-te tem de ser a roubada debola, fui muito feliz nessePaulistão, tive muitos desar-mes”, disse.

Agora no Tricolor, Hudsonquer atuar mais adiantado,

como segundo volante, sua po-sição preferida, na qual, alémde desarmar, ele pode chegarcom mais com frequência noataque. “Já joguei como primei-ro volante, mas a função na qualjogo melhor é como segundovolante, marcando bem, aju-dando a defesa e chegando àfrente, sendo o fator surpresano setor ofensivo”, falou.

Hudson está à disposiçãodo técnico Muricy Ramalhopara estrear já no domingo(20), contra o Botafogo, no Pa-caembu, na primeira rodadado Brasileirão.

Tomás Hammes/Globoesporte.com

Ingressos para o TUF Brasilvariam de R$ 290 a R$ 1,8 mil

Com preços variando entreR$ 290 e R$ 1,8 mil, os ingressospara o TUF Brasil Final come-çam a ser vendidos hoje (16), apartir das 10 horas. O esperadoevento vai acontecer no dia 31de maio, no Ginásio do Ibirapu-era, em São Paulo. Além dasfinais do TUF Brasil 3, que vemsendo transmitidos todos osdomingos, o evento vai ter comoluta principal o encontro depesados entre o ex-campeão doUFC Junior Cigano e o america-no Stipe Miocic. Vai ser a pri-

defender seu terceiro grande clu-be do Rio de Janeiro, após con-quistar títulos por Flamengo, em2009, e Fluminense, em 2010.

O auge do atleta ocorreu coma camisa do Corinthians. Comgols decisivos, ajudou o Timão aconquistar o Brasileirão de 2011,a Libertadores, em 2012, e foifigura importante no título doMundial de Clubes. Mas apóspassar um 2013 irregular, teveneste ano decretada sua saídado Parque São Jorge. Fora dosplanos de Mano Menezes, eleacertou seu empréstimo até ofim da temporada com o Botafo-go, onde tentará, aos 35 anos,recuperar a boa forma.

meira vez que o catarinenselutará no Brasil em um eventodo UFC, desde 2008, quando eleassinou com a organização.

Os bilhetes poderão sercomprados no site www.ticketsforfun.com.br, na Central deRelacionamento Tickets ForFun, pelo telefone (11) 4003-5588, e na bilheteria oficial doevento, no Ginásio do Ibira-puera. Cada consumidor po-derá adquirir até oito ingres-sos por CPF, sendo no máximoduas meias.

Page 27: 04 16 2014

O PRESENTE | 27QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014 POLICIAL

Professor é preso com caminhão furtadoHomem de 36 anos disse que trabalha como batedor e que levaria o veículo

até Palotina para possivelmente ser carregado com cigarros

EM MARECHAL RONDON

Uma operação de blo-queio na PR-467, em frenteao Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron), du-rante todo o dia de ontem(15), resultou na recupera-ção de um caminhão furta-do, que era usado por con-trabandistas de cigarros daregião. O motorista de 36anos, que era professor de

inglês e deixou a profissãopara virar batedor de ci-garreiros (pessoa que dá co-bertura aos contrabandis-tas com base em informa-ções policiais captadas porradiocomunicador), disseque não sabia que o veículotinha registro de furto.Mesmo assim, ele foi presoe encaminhado à Delegacia

de Polícia Civil.Desde o início da manhã

até o fim da tarde, policiaisbloquearam a rodovia parafiscalizar motoristas, veícu-los e cargas. O objetivo eraencontrar produtos ilícitos,drogas, armas e veículos emdesacordo com a lei. Por vol-ta das 15 horas o caminhão-baú foi abordado. Ao checaros sinais identificadores e asplacas - que eram falsas -, ospoliciais descobriram o cri-me. O cargueiro havia sidofurtado em 19 de novem-bro do ano passado, emJoinville (SC).

De acordo com informa-ções do motorista, mora-dor de Terra Roxa, ele pe-gou o caminhão em Missale o levaria para Palotina.“Possivelmente ele (o ca-minhão) seria carregadocom cigarros contrabande-ados do Paraguai”, disse.

Alguns detalhes da apre-ensão chamaram a atenção

Operação bloqueio foi realizada durante todo o dia deontem (15), na PR-467, em Marechal Cândido Rondon

Fotos: Giuliano De Luca/OP

Caminhão furtado em Joinville foi recuperadopelo BPFron na tarde de ontem (15)

dos policiais, entre eles umrastreador instalado no ca-minhão Mercedes Benz.Outro detalhe é que o mo-torista usava um celularBlack Berry, cujo modelo éusado para trocar mensa-gens sigilosas, não detec-tadas, por exemplo, pelaPolícia Federal.

O caminhão, que estavaequipado com um radioco-municador, passará por pe-rícia para ser devolvido aolegít imo proprietário. Oprofessor de inglês, queabandonou a profissão parase tornar um membro dasquadrilhas de cigarreiros,continua preso.

Polícia baleia um suspeito de assalto e prende outro

A Polícia Militar de São Migueldo Iguaçu prendeu dois suspeitos decometer um assalto a um bar, na noitede segunda-feira (14), em São Mi-guel do Iguaçu. O estabelecimentocomercial teria sido invadido pelosdois, que estavam armados e teriamrendido os frequentadores. Quando apolícia chegou ao local, os suspeitossaíram do bar e tentaram fugir.

Um deles, identificado como Ro-drigo Santos Dias, de 20 anos, foidetido. Um segundo indivíduo, deacordo com a polícia, pulou os murosde várias residências e acabou se es-condendo no quintal de uma das ca-sas próximas ao bar. Ainda de acordocom a polícia, o rapaz estava armadoe, se sentindo acuado, fez disparos

Mulher morre apósbater moto contra ônibus

A moradora de Santa HelenaMaria das Graças Rodrigues de Sou-za, de 47 anos, morreu pouco tempodepois de colidir a moto em que esta-va contra um ônibus, na PR-495,próximo ao distrito de Moreninha,em Santa Helena. O acidente acon-teceu na noite de segunda-feira (11),quando, segundo o motorista doônibus, ela teria invadido a pista

contrária e colidido na lateral docoletivo. Maria teve perna e braçoesquerdos amputados, recebeu aten-dimento do Serviço de AtendimentoMóvel de Urgência, mas faleceupouco depois de chegar ao HospitalBom Jesus, em Toledo. O ônibusfazia o trajeto inverso da moto comdez passageiros a bordo. Ninguémdo veículo ficou ferido.

contra a equipe, que precisou reagir.Demerson Santos, de 19 anos, foiatingido e precisou ser socorrido eencaminhado a uma unidade de saú-de da cidade e na sequência a uma casahospitalar em Foz do Iguaçu.

A polícia procura um terceiro indi-víduo que teria envolvimento com oassalto. Ele estaria em um veículoVectra de cor vermelha e teria fugido.Vítimas contaram à polícia que osbandidos usaram violência na ação.Os produtos e dinheiro roubados fo-ram recuperados e devolvidos aos pro-prietários. O preso e a arma usada pelosacusados foram encaminhados à De-legacia da Polícia Civil de São Migueldo Iguaçu, para onde Demerson deveir após receber alta hospitalar.

PRF apreende mais de250 quilos de maconha

Mais de 250 quilos de ma-conha foram retirados de cir-culação ontem (15) duranteos trabalhos da Polícia Ro-doviária Federal na BR-277.Cerca de 65 quilos da drogaforam apreendidos em fren-te ao posto de fiscalizaçãoem Céu Azul, na BR-277. Oentorpecente era transpor-tado em um compartimentoespecialmente preparado, nointerior do porta-malas deum veículo paraguaio.

A suspeita dos policiaisiniciou com o nervosismodo condutor do veículo,após uma abordagem de ro-tina. Os policiais prossegui-ram, então, a uma vistoriaminuciosa no automóvel,um sedan Mercedes Benz300D, e acabaram localizan-do o entorpecente no fundofalso. O condutor, um para-guaio de 40 anos, afirmouaos rodoviários que desco-nhecia a existência da dro-ga. Disse ainda que seguiade Foz do Iguaçu até as pro-ximidades de Cascavel paraprestar socorro mecânico a

um veículo de um amigo. Aocorrência foi encaminhadaà Delegacia de Polícia Civilem Céu Azul.

A Polícia Rodoviária Fe-deral do Posto de Santa Te-rezinha de Itaipu apreendeuoutros 189 quilos de maco-nha. A droga estava no por-

ta-malas de um Uno Millecom placas de São Franciscodo Sul (SC). O condutorabandonou o carro, correuaté um matagal na zona ru-ral de Santa Terezinha e nãofoi mais localizado. A placado veículo não correspondeà original.

Divulgação/PRF

Quase 190 quilos foram localizados dentro deum Fiat Uno; motorista conseguiu fugir

Page 28: 04 16 2014

28 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

Maripá assiste a 750 diabéticos e hipertensosSAÚDE

Município investe além do exigido para garantir a promoção da qualidade de vida,com distribuição de medicamentos, orientação e acompanhamento

A Secretaria de Saúde deMaripá realizou na última se-mana, por meio do Setor deFarmácia, coordenado pelafarmacêutica Jaqueline Burin,as reuniões dos grupos queparticipam do Hiperdia (Hi-pertensos e Diabéticos) para aentrega de medicamentos. Asreuniões que assistem cercade 750 pacientes acontecem acada dois meses, na sede e nosdistritos de Vila Candeia e Pé-rola Independente. São nesseseventos que são disponibili-zados medicamentos paratratamento e controle da hi-pertensão arterial, cardiopa-tias e também diabetes.

Mas o momento é também aoportunidade que a adminis-tração municipal tem para lem-brar seus pacientes dos cuida-dos para evitar riscos e ter maisqualidade de vida. Durante asreuniões são realizados escla-recimentos de dúvidas dos pa-cientes, além de orientaçõessobre a importância da regula-ridade e continuidade do trata-mento medicamentoso da hi-pertensão e do diabetes para

evitar complicações.O Setor de Farmácia tam-

bém realiza cadastro e acom-panhamento de pacientes insu-linodependentes, além de fazero teste capilar de glicemia (HGT)todas as quartas-feiras.

A assistência farmacêuticaé definida como um conjunto deações voltadas à promoção,proteção e recuperação da saú-de, tanto individual como cole-tiva, tendo o medicamento comoinsumo essencial e visando oacesso e seu uso racional. “Nãopodemos deixar de mencionarsobre o uso racional de medica-mentos, que deve levar em con-ta o risco e o benefício aos paci-entes. Se usados em demasiaproduzem efeitos indesejáveis”,destaca Jaqueline.

Conforme a farmacêutica,as doenças crônicas, como hi-pertensão arterial e diabetes,assumiram o ônus crescente epreocupante em decorrênciade diversos fatores nas últi-mas décadas. Segundo ela, es-sas doenças impactam na qua-lidade de vida das pessoas esobrecarregam os serviços de

Em reunião do Hiperdia realizada no distrito de Candeia foram distribuídos medicamentos e orientações

saúde, contudo, podem ser tra-balhadas com medidas de pro-moção da saúde coletivas e in-dividuais, que têm menor im-pacto financeiro.

ATENDIDOS

Em 2013, a Farmácia Públi-ca de Maripá atendeu aproxi-madamente 12,5 mil pessoas,distribuindo 1,7 milhão deunidades de medicamentos. De

acordo com a portaria nº 1.555,de 2013, a União deve aplicarno mínimo R$ 5,10/habitante/ano, o Estado R$ 2,36/habitan-te/ano e o município R$ 2,36/habitante/ano, para financiara aquisição de medicamentos.Além disso, o município tam-bém adquire medicamentos einsumos com recursos própri-os para atender os itens daRelação Municipal de Medica-

mentos de Maripá, que somam246 produtos, entre farmáciabásica e especializada.

Em 2013, o município inves-tiu R$ 4,92 por habitante naaquisição de medicamentos dafarmácia básica e R$ R$ 9,47por habitante no componenteespecializado da assistênciafarmacêutica. Ao todo, no anopassado, foram investidosR$ 181 mil em medicamentos.

Divulgação

Page 29: 04 16 2014
Page 30: 04 16 2014

Continua

30 | O PRESENTE - Edição 3819 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

Page 31: 04 16 2014

Edição 3819 - O PRESENTE | 31QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014 EDITAIS

Page 32: 04 16 2014

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Valmir José Schneider e Ana Maria Defen-di tornam público que receberam do IAP Licençade Instalação para atividade de avicultura de corte,a ser instalada no lote rural nº 161, gleba 19-A,linha Pacuri, município de Santa Helena, Estadodo Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP a Licença de Operação Nº 20655 para o empre-endimento a seguir especificado:

Empresa: Leomar SimsenAtividade: Suinocultura, sistema terminação para

750 animaisEndereço: Chácara nº 01, perímetro Km10 da

Fazenda Britania, linha Km 09Município: Pato Bragado, ParanáValidade: 28/03/2018

32 | O PRESENTE - Edição 3819 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

Page 33: 04 16 2014

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃOValmir José Schneider e Ana Maria Defendi

tornam público que requerem do IAP Licença deOperação para atividade de avicultura de corte, insta-lada no no lote rural nº 161, gleba 19-A, linha Pacuri,município de Santa Helena, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

A pessoa física abaixo torna público que requereuao IAP Licença de Prévia para o empreendimento aseguir especificado:

Empresa: Erno Paulo WedmannAtividade: IrrigaçãoEndereço: Fazenda Sete RanchosMunicípio: Terra Roxa, Paraná

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOJosé Pedro Pauli torna público que requereu ao

IAP a Renovação da Licença de Operação paraatividade de avicultura de corte com capacidade para47.000 aves/lote, implantada no lote rural n°68/A-A,linha Dois Vizinhos, município de Pato Bragado,Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

A pessoa física abaixo torna público que requereuao IAP Licença de Prévia para o empreendimento aseguir especificado:

Empresa: Alberto Luiz GiacominiAtividade: IrrigaçãoEndereço: Fazenda GiacominiMunicípio: Terra Roxa, Paraná

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOA pessoa física abaixo torna público que recebeu

do IAP Licença de Operação para o empreendimentoa seguir especificado:

Empresa: Lisandro FaustAtividade: Suinocultura, terminação para 1000

animaisEndereço: Lote rural nº 211, São RoqueMunicípio: Santa Helena, ParanáValidade: 16/03/2014

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DE LICENÇA

DE OPERAÇÃOA pessoa física abaixo torna público que requereu

ao IAP Renovação de Licença de Operação para oempreendimento a seguir especificado:

Empresa: Lisandro FaustAtividade: Suinocultura, terminação para 1000

animaisEndereço: Lote rural nº 211, São RoqueMunicípio: Santa Helena, Paraná

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA AMBIENTAL

SIMPLIFICADAA pessoa física abaixo torna público que requereu

ao IAP Licença Ambiental Simplificada para o empre-endimento a seguir especificado:

Empresa: Waldir Antonio ScherpinskiAtividade: PisciculturaEndereço: Lote rural nº 81, gleba 26, linha São

GabrielMunicípio: Santa Helena, Paraná

Temperatura: 27º/17º Temperatura: 27º/16º Temperatura: 27º/16º Temperatura: 27º/18º Temperatura: 26º/17ºTemperatura: 27º/18º

Edição 3819 - O PRESENTE | 33QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014 EDITAIS

Page 34: 04 16 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.br34 | O PRESENTE QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014

CASA, vendo, 100m², alve-naria, esquina, c/ 3 quartos,sala, cozinha, lavand., bwc,garagem, terreno 400m², próx.ao Sesc, MCR, R$ 180.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 100m², c/ 2quartos, suíte, sala, cozinha,lavand., bwc, garagem, terre-no 334m², Cond. Guarujá, Bair-ro Franckfurt , MCR, R$180.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9961-8051, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 105m², semino-va, c/ laje, 2 quartos, suíte, sala,cozinha, lavand., bwc, garagemcoberta c/ churrasq., jd. de inver-no, terreno 195m², Lot. RodaD'Água, MCR, R$ 195.000,00,pode ser financiada. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 106m², alvena-ria, esquina, c/ 2 quartos, suíte,bwc, 2 garagens, acabamento de1ª, R. Américo Vespucio, nº 6362,Lot. Laureth, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-8051, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 118m², alvena-ria, c/ 2 quartos, suíte, 2 salas,cozinha, área de serviço, gara-gem p/ 1 carro, churrasq., 2 bwc,terreno 600m², no centro, emMCR, valor a combinar. Tr. (45)9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 146,79m², nova,c/ laje, 2 quartos, suíte, sala dejantar, sala de tv, cozinha, la-vand., bwc, lavabo, garagem, ter-reno 383,67m², Lot. Sabiá, MCR,R$ 420.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 55m², nova, c/laje, 2 quartos, sala, cozinha,área de serviços, bwc, pinturanova, terreno 242m², Lot. SãoFrancisco, MCR, R$ 115.000,00,pode ser financiada. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², c/ 2 quar-tos, sala de estar, cozinha, áreade serviços, bwc, garagem cober-ta, pintura nova, Lot. Nova Amé-rica, MCR, R$ 120.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 99m², alvena-ria, c/ 3 quartos, 2 salas, gara-gem, lavand., murada, terreno20x40, Jd. Marechal, MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 9961-0071ou 9931-3089.

CASA, vendo, alvenaria, p/ la-zer, no clube Os Arais, em PatoBragado, R$ 90.000,00. Tr. (45)9932-7922 com Imobiliário doSerginho, Creci J5195.

CASA, vendo, aprox. 200m²,alvenaria, c/ 3 quartos, 2 salas,cozinha, 2 bwc, lavand., despen-sa, garagem p/ 2 carros, chur-rasq., 2 varandas, semi mobilia-da, acabamento em gesso, ter-reno 400m², R. 7 de Setembro,Jd. Alvorada, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-8051, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, mista, c/ 5 quar-tos, sala de jantar, sala de estar,cozinha, garagem c/ área de fes-tas, 2 bwc, terreno 800m², centro,MCR, valor a combinar, preço deocasião. Tr. (45) 3254-9421 ou9936-4865.

CASA, vendo, nova, c/ laje, 2quartos, sala, cozinha, área deserviços, bwc, cercada, murada,Lot. Neitzke, próx. ao Sesc, MCR,R$ 170.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, nova, esquina,c/ laje, 2 quartos, suíte, sala, co-zinha, bwc, lavand., garagem,acabamento em gesso, Lot. An-dorinha, MCR, R$ 260.000,00. Tr.(45) 9966-2061 ou 8817-7575.

CASA, vendo, próx. ao super-mercado Itaipú, em Pato Braga-do, R$ 65.000,00 de entrada +parcelas de R$ 500,00, aceitomaterial de construção. Tr. (45)9932-7922 com Imobiliário doSerginho, Creci J5195.

CHÁCARA, vendo, 1000m²,20x50, em frente ao lago muni-cipal de Pato Bragado, R$50.000,00. Tr. (45) 9932-7922com Imobiliário do Serginho,Creci J5195.

CHÁCARA, vendo, 2,5 alq.,sem benfeitorias, c/ água cor-rente, em MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 36.000m²,c/ benfeitorias, 8km de MCR, R$150.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

FAZENDA, vendo, 370 hecta-res, 291 c/ plantação, 79 em re-serva, c/ 3 casas em alvenaria,barracão 300m², poço artesiano,18km de Naviraí, MS, valor e pra-zo a combinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9961-8051, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SALA COMERCIAL, vendo,40,50m², R. 7 de Setembro, aolado do 24 Horas, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9914-3600.

SOBRADO, vendo ou troco, c/2 quartos, suíte, tudo em gesso,móveis planejados, água quen-te, ar cond., área de festas, Lot.Muller, próx. ao clube Aliança,MCR, valor a combinar, aceitocasas de menor valor, pode serfinanciado. Tr. (45) 3254-2074 ou9134-0593 com Jeverson.

SOBRADO, vendo, c/ laje, 2quartos, suíte, sala de estar, salade jantar, cozinha, jd. de inver-no, área de serviços, 2 bwc, gara-gem coberta, Lot. Freitag, MCR,R$ 395.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRA, vendo, 10,5 alq., 9,5mecanizados, c/ benfeitorias, emMCR, valor a combinar. Tr. (45)9978-6422 com Raimundo VanDen Bonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 5,7 alq., plan-ta 3, restante pastagem, c/ ben-feitorias, R$ 285.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 6 alq., meca-nizados, em Rio do Sul, Merce-des, valor a combinar. Tr. (45)9978-6422 com Raimundo VanDen Bonn, Creci F11955J.

TERRENO, vendo, 12x28, todomurado, Lot. Marco Polo, MCR,R$ 110.000,00, pode ser financi-ado. Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 16,50x25, deesquina, frente p/ o sol da manhã,Lot. Porto Alegre, MCR, 100m daAv. Rio Grande do Sul, próx. a fu-tura instalação do Sicredi, R$160.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 342m²,12x28,5, Jd. Paraíso, MCR,R$ 60.000,00. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 360m²,16x22,5, de esquina, R$65.000,00 à vista ou R$10.000,00 de entrada + 59 par-celas de R$ 1.083,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 425m²,17x25, Lot. Recanto dos Pássa-ros, próx. a área industrial, MCR,R$ 85.000,00. Tr. (45) 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 465,43m²,de esquina, Lot. Flórida, MCR,R$ 105.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 600m²,12x50, Lot. Trentini, MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 627m², Lot.Pinz, saída p/ Margarida, MCR,R$ 88.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 636m²,12x53, Lot. Avenidas, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9961-4446com Rogério.

TERRENO, vendo, 672m², c/casa 100m² nos fundos, ideal p/guardar maquinarios ou ônibus,30m da Av. Rio Grande do Sul,Vila Gaúcha, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9149-0307 (tim).

TERRENOS, vendo, 2, c/448,50m² cada, 13x34,50, R. In-grun Seyboth, Lot. Parque Ecoló-gico, MCR, R$ 135.000,00 cada.Tr. (45) 3284-1556 com Jairo.

TERRENOS, vendo, bem lo-calizados, em MCR, valor a par-tir de R$ 45.000,00, R$ 5.000,00de entrada e restante entre 40 a60 meses. Tr. (45) 9978-6422com Raimundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

TERRENOS, vendo, c/ infra-estrutura completa, liberado p/construção, Lot. Maioli, sentidoAnel Viario, 500m da RealizeMat. Construção, MCR, valor acombinar, parcelamento pró-prio. Tr. (45) 9968-4052 ou3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, no prolon-gamento da Av. Rio Grande doSul, próx. ao mercado Copagril2, a partir de R$ 95.000,00. Tr.(45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENOS, vendo, R$45.000,00 à vista ou R$5.000,00 de entrada e restanteem até 60 pgtos. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

APARTAMENTO, alugo,120m², c/ 3 quartos, R. Ceará esq.c/ R. 7 de Setembro, nº 735, MCR,valor: 1 salário. Tr. (45) 3254-5454ou 9801-2367 com Grando.

APARTAMENTO, alugo, aprox.130m², c/ 2 quartos, suíte, sala c/2 ambientes, demais dependên-cias, no centro, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 2031-0220(após 17h30).

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, sala, cozinha, lavand.,bwc, churrasq., garagem cober-ta, parabólica coletiva, portãoelet., R. Concordia, nº 1149, Jd.Universitário, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9978-5714.

BARRACÃO, alugo, 175m², c/escritório, na BR 163, próx. aoportal, em MCR, saída p/ QuatroPontes, R$ 1.000,00. Tr. (45)9969-9424.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, ter-reno de esquina, murado, c/ cer-ca, portão, Lot. São Marcos,MCR, R$ 450,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, alugo, Lot. Arco Íris, MCR,R$ 500,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9977-5515, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, nova, gemina-da, c/ 1 quarto, garagem, semimobiliada, R. Olindo Artmann, nº28, Jd. Modelo, MCR, R$ 530,00,sem condomínio. Tr. (45) 9981-9308 com Maria Inês.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

REPÚBLICA, c/ vaga p/ 2 pes-soas, Av. Maripá, nº 1111, apto12, centro, próx. ao Martin Lu-ther, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9833-2810 (tim) ou 9137-3101 (vivo) com Lari.

SALA COMERCIAL, alugo, 2,R. Pernambuco, 30m da Unioes-te, MCR, valor a combinar. Tr. (45)9969-8051.

SALA COMERCIAL, alugo,65m², R. São Paulo, centro, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, alugo, 672m², c/casa 100m² nos fundos, ideal p/guardar maquinarios ou ônibus,30m da Av. Rio Grande do Sul,Vila Gaúcha, MCR, R$ 750,00.Tr. (45) 9149-0307 (tim).

ASTRA ADVANTAGE, vendo,ano 2010, preto, automático,banco de couro, 4 pneus novos,76.000km, valor a combinar. Tr.(45) 9995-1222.

ASTRA SEDAN 2.0, vendo,ano 2011, preto, flex, automá-tico, completo, airbag duplo,ar digital, cd original, piloto au-tom., único dono, impostos2014 quitados, R$ 37.500,00.Tr. (45) 9986-9262.

BMW, vendo, ano 94, comple-to, bancos de couro, cd, R$19.700,00. Tr. (45) 3254-9143 ou9961-2670.

CAMINHÃO, vendo ou troco,ano 97/98, Scania 113, modeloTop Line, R$ 100.000,00. Tr. (45)9962-5592 ou 8423-6901.

CELTA LIFE, vendo, ano 2005/05, branco, 4 portas, c/ ar, valor acombinar. Tr. (45) 9995-1222.

CITROEN C4 EXCLUSIVE HA-TCH, vendo, ano 2013, branco,143cv, automático, 20.000km ori-ginais, placa A, valor da tabelafipe. Tr. (45) 9961-2575 ou 3254-2118 com Alexandre.

CIVIC EX, vendo, ano 2000,completo, bancos em couro, cd,R$ 17.900,00. Tr. (45) 3254-9143ou 9961-2670.

CIVIC EXS, vendo, ano 2008/08, câmbio borboleta, top de li-nha, R$ 40.000,00, sem troca. Tr.(45) 9972-6848 com Helio.

CIVIC LXL, vendo, ano 2012/12,cinza, completo, ar digital, câmerade ré, câmbio automático, banco decouro, único dono, R$ 64.000,00. Tr.(45) 9984-9330.

CIVIC LXS 1.8, vendo, ano2009, preto, flex, completo, au-tomático, couro, airbag, rodasliga leve, cd original, 59.000km,impostos 2014 quitados, R$47.800,00. Tr. (45) 8803-6565.

CORSA 1.4, vendo, ano 2012,completo, valor a combinar. Tr.(45) 9936-5937.

CORSA 1.6, vendo, ano 2005,completo, gasolina, R$18.500,00. Tr. (45) 9974-6818com Valdir.

CORSA HATCH 1.0, vendo outroco, ano 2008, vermelho, flex,completo, R$ 21.000,00, acei-to Biz. Tr. (45) 3279-1551 ou9118-5586.

CORSA JOY 1.0, vendo, ano2003/03, branco, 4 pneus novos,c/ ar, única dona, valor a combi-nar. Tr. (45) 9995-1222.

COURIER 1.6, vendo, ano2004, completa, motor novo, R$17.000,00. Tr. (45) 9904-5031com Tiarles.

ESCORT 1.6, vendo, álcool, ro-das liga leve, teto solar, ótimo esta-do, valor a combinar, aceito moto,parcelo pgto. Tr. (45) 9942-2738.

F-1000, vendo, ano 92, prata,cabine simples, mwm turbinada,pneus bons, doc. 2014 pago, re-visada, valor a combinar. Tr. (45)9912-7007 com Armando.

F-1000, vendo, ano 94, mwm,turbo, c/ ar, valor a combinar. Tr.(45) 9993-1855 com Ruben.

F-2000, vendo ou troco, ano81, valor a combinar. Tr. (45)9962-5592 ou 8423-6901.

FIESTA SEDAN 1.6, vendo,ano 2012, branco, completo,pneus novos, revisado, R$30.000,00. Tr. (45) 9961-2575 ou3254-2118 com Alexandre.

FOCUS HATCH 1.8, vendo,ano 2001, completo, manual,chave reserva, doc. 2014 pagos,2º dono, todo revisado, R$14.500,00. Tr. (45) 9934-2401 ou3254-5723 com José.

FOCUS SEDAN 2.0, vendo,ano 2003, branco, completo, pla-ca A, revisado, R$ 19.000,00. Tr.(45) 9961-2575 ou 3254-2118com Alexandre.

FUSCA, vendo, ano 68, ori-ginal, valor a combinar. Tr. (45)3254-2074 ou 9134-0593 comJeverson.

FUSION, vendo, ano 2007/08,prata, valor a combinar. Tr. (45)9911-9596.

GOL CL 1.6, vendo, ano 99,revisado, valor a combinar. Tr.(45) 9936-5937.

GOL G5 1.6 , vendo, ano2010, preto, flex, completo, va-lor a combinar. Tr. (45) 9982-7554 ou 9973-0619.

GOL QUADRADO 1.6, vendo,ano 85, 4 marchas, R$ 4.900,00,aceito troca de maior valor. Tr.(45) 9941-3550.

GOLF SPORTLINE 1.6, ven-do, ano 2011, preto, completo,doc. 2014 quitado, ótimo esta-do, R$ 42.900,00, aceito motoou carro de menor valor. Tr. (45)9909-8313.

HILUX SRV, vendo, ano 2006,completo, 4x4, automático, par-ticular, R$ 75.000,00. Tr. (45)9971-1100 com Adriano.

KA, vendo, ano 2012/13, pre-to, c/ ar-cond., R$ 23.000,00. Tr.(45) 9916-1010.

KADETT 2.0, vendo, ano 92,verde, álcool, ótimo estado deconservação, R$ 5.900,00. Tr.(45) 9989-1505.

KOMBI, vendo, ano 75, 6 por-tas, original, valor a combinar. Tr.(45) 3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

MEGANE SEDAN DYNAMI-QUE 1.6, vendo ou troco, ano2008/09, preto, completo, valora combinar. Tr. (45) 9911-1036com Jean.

MERIVA JOY 1.4, vendo, ano2011, prata, flex, completo, c/abs, air bag, valor a combinar. Tr.(45) 9982-7554 ou 9973-0619.

NEW FIESTA SE 1.6 HATCH,vendo, ano 2012, preto metáli-co, completo, 26.800km, R$42.000,00. Tr. (45) 9961-2575 ou3254-2118 com Alexandre.

ONIX LT 1.0, vendo, ano 2013,preto, flex, completo, airbag du-plo, único dono, R$ 33.000,00.Tr. (45) 9961-2575 ou 3254-2118com Alexandre.

PALIO FIRE ELX 1.4, vendo,ano 2008, flex, completo, com-putador de bordo, roda liga leve,pneus novos, top de linha, valora combinar. Tr. (45) 9996-0540com Geliart.

PARATI G3 1.6, vendo, ano2003, prata, completa, pneus no-vos, R$ 18.500,00. Tr. (45) 9993-1855 com Ruben.

PEUGEOT 308 ALLURE 2.0,vendo ou troco, automático,teto solar, 35.000km, únicodono, R$ 52.800,00, troco porcarro menor valor. Tr. (45) 8809-6769 com Lucas.

Page 35: 04 16 2014

O PRESENTE | 35QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2014 CLASSIFICADOS

RANGER XL, vendo, ano2012, branca, completa, valor acombinar. Tr. (45) 9982-7554 ou9973-0619.

SANDERO EXPRESSION 1.6,vendo, ano 2013, completo,17.000km, valor a combinar. Tr.(45) 9936-5937.

SAVEIRO, vendo, ano 2007,básica, revisada, valor a combi-nar. Tr. (45) 9936-5937.

SAVEIRO, vendo, ano 2014,0km, completa, valor a combinar.Tr. (45) 9936-5937.

SAVEIROS, vendo, 2, ano2011, completas, revisadas, valora combinar. Tr. (45) 9936-5937.

SCENIC 2.0, vendo, ano 2001,prata, 8v, completo, airbag, óti-mo estado, R$ 14.500,00, aceitomoto. Tr. (45) 9909-8313.

SILVERADO, vendo, ano 97,diesel, turbo, 6c, completa, R$29.990,00. Tr. (45) 9919-6646com Mauro.

STILO 1.8, vendo, ano 2003,prata, completo, 8v, rodas aro 17,doc. 2014 pago, ótimo estado,R$ 21.000,00. Tr. (45) 9909-8313.

STRADA TREKKING 1.4, ven-do, ano 2010, flex, completa, ca-bine estendida, R$ 26.000,00. Tr.(45) 9904-4099 com Jandir.

STRADA ADVENTURE LO-CKER 1.8, vendo, ano 2010, pre-ta, flex, completa, cd original, ci-bié, rodas liga leve, placa A, im-postos 2014 quitados, cabine es-tendida, impecável, R$36.500,00. Tr. (45) 8803-6565.

TL VARIANT, vendo, ano 75,motor 1600, original, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-2074 ou 9134-0593 com Jeverson.

UNO FIRE ECONOMY 1.0,vendo, ano 2009, revisado, óti-mo estado, R$ 16.000,00. Tr. (45)9993-1855 com Ruben.

UNO MILLE FIRE, vendo, ano2008, branco, flex, básico, pneusnovos, ótimo estado, R$13.900,00. Tr. (45) 9909-8313.

UNO, vendo, ano 2000/01, 2portas, R$ 8.000,00. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

VARIANT, vendo, ano 72, ori-ginal, valor a combinar. Tr. (45)3254-2074 ou 9134-0593 comJeverson.

VECTRA CD 2.2, vendo, ano2002, automático, completo,baixa km, air bag, rodas 17",valor a combinar. Tr. (45) 3282-1740 ou 9902-9334.

VECTRA CD, vendo, ano 94/94, bege, impecável, R$8.500,00, abaixo da tabelafipe. Tr. (45) 9961-5007 (tim)com Marcos.

VECTRA ELEGANCE, vendo,ano 2008/08, prata, automático,banco de couro, 66.000km, valora combinar. Tr. (45) 9995-1222.

VECTRA EXPRESSION, ven-do, ano 2009, prata, completo,valor a combinar. Tr. (45) 9134-0593 com Jeverson.

VECTRA EXPRESSION, ven-do, ano 2011, prata, completo,valor a combinar. Tr. (45) 9973-0619 ou 9982-7554.

VECTRA GLS 2.0, vendo, ano97, verde, pneus novos, revisa-do, impecável, R$ 15.000,00. Tr.(45) 9989-1505.

VECTRA GLS 2.2, vendo, ano99/99, prata, completo, ótimo es-tado, R$ 16.800,00. Tr. (45) 9948-3988 ou 3254-3331 com Douglas.

BIZ 100, vendo, ano 2003, c/partida, impecável, R$ 3.000,00.Tr. (45) 9904-5031 com Tiarles.

BIZ 125 KS, vendo, ano 2007,preta, sem partida, doc. 2014 pago,c/ trava, corta corrente, R$3.800,00. Tr. (45) 9991-4477.

CB 500, vendo ou troco, ano2000, preta, escape esportivo eoriginal, ótimo estado de conser-vação, R$ 14.500,00. Tr. (45)9982-1292 com Marcio.

CBX 250 TWISTER, vendo,ano 2008, vermelha, pneus no-vos, revisada c/ garantia, impe-cável, valor a combinar. Tr. (45)9855-9195.

CG 150 FAN ESI, vendo, ano2011, prata, flex, 10.200km, R$5.100,00, aceito troca. Tr. (45)9941-3550.

CG 150 KS, vendo, ano 2005,vermelha, R$ 3.000,00. Tr. (45)9941-3550.

CG 150, vendo, ano 2008, c/partida elét., R$ 4.300,00. Tr. (45)9944-1983 ou 3284-1185 com Rui.

CG TITAN 150 ES, vendo, ano2007/08, preta, R$ 4.300,00. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

CRYPTON ED, vendo, ano2010, preta, ótimo estado, R$4.300,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 16/04/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 17/04/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

DREAM, vendo, ano 96, valora combinar. Tr. (45) 3284-2263.

NX4 FALCON, vendo, ano2004/04, preta, bem conservada,R$ 8.500,00. Tr. (45) 9914-6553com Meri.

SHADOW 600, vendo, ano2000, preta, R$ 15.900,00, acei-to troca. Tr. (45) 9941-3550.

XR 200 R, vendo, ano 2001,preta, toda revisada, impecável,valor a combinar. Tr. (45) 9996-0540 com Geliart.

YBR 125 E, vendo, ano 2005/05, prata, bom estado, R$3.300,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano2005/05, prata, toda revisada,R$ 3.200,00. Tr. (45) 9941-1088com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05, preta, R$ 3.000,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08, preta, bem conservada, R$3.500,00. Tr. (45) 9941-1088com Marcos.

YBR FACTOR 125 E, vendo,ano 2008/09, prata, R$ 3.200,00.Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR FACTOR 125 K, vendo,ano 2008/09, prata, bem conser-vada, R$ 3.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR FACTOR 125 K, vendo,ano 2010/11, vermelha, revisa-da, R$ 4.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

ANTENAS, instalações, manu-tenção e atualização, p/ apare-lhos az-box, az-américa, probox,superbox, etc, atendo MCR e re-gião, interessados. Tr. (45) 9934-4624 com Gilson.

BANDONEON, vendo ou tro-co, usado, valor a combinar, tro-co por acordeon Italiana ou To-deschini, em bom estado, Tr. (45)8826-6263 (tim) com Gilvane.

BARCO, vendo, 6m, bordaalta, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

BICICLETA, vendo, Caloi Su-pra, nova, R$ 1.600,00. Tr. (45)3254-2451 ou 9980-5421 (tim)com Rosângela.

BORRACHARIA, vendo, c/ cli-entela formada, ótima localiza-ção, em MCR, valor a combinar,preço de ocasião. Tr. (45) 3254-8670 ou 9942-9445 com Adrianoou Marcia.

CACHORRO, vendo, GoldenRetriever, c/ pedigree CBKC, mi-crochipado, c/ 60 dias, 1ª vacinaimportada, valor a combinar. Tr.(45) 9935-1610 com Lincon.

CAIXA DE SOM, vendo, am-plificada, seminova, c/ rádio, en-trada p/ usb, cartão de memóriae entrada p/ 2 microfones e de-mais instrumentos, R$ 500,00. Tr.(45) 9995-1210.

CÂMARA FRIA, vendo, p/ con-gelados ou resfriados, 7,80x3,00,c/ módulos, usada, R$ 5.000,00,aceito moto. Tr. (45) 9134-6360.

CAPOTA MARÍTIMA, vendo,p/ Hilux, c/ acionamento elét.,não deixa a tampa abrir, im-permeável, valor a combinar.Tr. (45) 3284-2498 ou 9936-6869 com Kelvin.

CAPOTA MARÍTIMA, vendo, p/Hilux, em fibra, preto, c/ santoantonio, valor a combinar. Tr. (45)9977-1304.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO , vendo, p / imóvel ,crédito R$ 139.480,00, entra-da R$ 35.000,00, assume 64parcelas de R$ 2.301,82. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ imóvel, crédito R$96.300,00, entrada R$ 16.000,00,assume 64 parcelas de R$1.896,14. Tr. (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ automóvel, crédito R$27.490,00, assume 63 parcelasde R$ 579,24. Tr. (45) 3254-5050ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,sem taxa de adesão, crédito R$500.000,00, prazo 198 meses, apartir da 5ª parcela R$ 4.219,78.Tr. (45) 9842-5000 ou 3254-5000com Tânia.

ESPINGARDA, vendo ou tro-co, Monte Negro, 4.5, nova, c/nota fiscal, valor a combinar. Tr.(45) 9922-4484 com Ricardo.

FAÇO serviços de pinturas esoldas em portões, grades, jane-las, portas e calhas, interessados.Tr. (45) 9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, Yorkshire, c/ 50dias, macho, valor a combinar. Tr.(45) 9911-2312 com Eliete.

FILHOTES, vendo, Pastor Ale-mão, c/ 45 dias, desmamados,R$ 200,00. Tr. (45) 9928-4164 ou9981-1122 com Thatiane.

FILHOTES, vendo, Pequinês,Shih-tzu, Lhasa Apso, vacinadose desverminados, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-3025 ou 9985-3400 com Nelli.

FLORICULTURA, vendo, ane-xo ao Posto San Marino, valor acombinar, aceito moto ou carro.Tr. (45) 9822-0341.

LANCHA, vendo, 19 pés, mo-tor Yamaha 115hp, ano 2004, c/som, estofamento novo, impecá-vel, R$ 33.000,00, aceito carro.Tr. (45) 9909-8313.

LOJA DE CALÇADOS, vendo,7 anos no mercado, no centro,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9969-6919.

MÁQUINA, vendo, de milkshake, Tecsoft, c/ 3 sabores, nagarantia, R$ 28.000,00, aceitotroca. Tr. (45) 9977-1304.

MÁQUINAS, vendo, p/ meta-lúrgica, completa, c/ pouco uso,valor a combinar. Tr. (45) 9992-5354 com Adelmo.

MOTOR, vendo, de popa, Mer-cury 25hp, ano 2011, R$5.300,00. Tr. (45) 9918-8999 ou3254-9339 com Marcos.

MOTOR, vendo, Yamaha,15hp, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

OFERTA DE TRABALHO p/ au-xiliar de cozinha, entregador egarçon, c/ experiênca, p/ perío-do noturno, interessados. Tr. (45)3254-1089 (após 18hs) com Vera.

OFERTA DE TRABALHO p/ au-xiliar de soldador, salário R$1.000,00, interessados. Tr. (45)9904-5335 (tim) ou 9103-7852(vivo).

OFERTA DE TRABALHO p/eletrotécnico, salário R$1.200,00, interessados. Tr. (45)9904-5335 (tim) ou 9103-7852(vivo).

OFERTA DE TRABALHO p/mecânico de refrigeração, salá-rio R$ 1.200,00, interessados. Tr.(45) 9904-5335 (tim) ou 9103-7852 (vivo).

OFERTA DE TRABALHO p/motoboy, interessados. Tr. (45)8405-1369 com Luiz.

PADARIA, vendo, completa, c/1 ano, bom estado de conserva-ção, valor a combinar. Tr. (45)8825-0992 ou 3256-1849.

REBOQUE, vendo, p/ barco,marca São Paulo, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-4140.

TELEVIGO CONTRATA ven-dedor externo, salário + co-missão, p lano de saúde evale alimentação, interessa-dos env ia r cur r ícu lo p / :[email protected] Tr. (45)3254-1013.

TELEVISOR, vendo, SempToshiba, 20", R$ 125,00. Tr. (45)9944-4415 ou 8800-0718.

VENDO, compresor e esca-das, Schulz, usados, valor acombinar. Tr. (45) 9912-4977com Fabio.

XBOX 360, vendo, c/ 2 contro-les, 4 jogos, R$ 500,00. Tr. (45)9995-1210.

ALIMENTADOR, vendo, auto-mático, p/ gato, cachorro, ca-valo, gado ou suíno, valor acombinar. Tr. (45) 9124-7823ou 9955-4519.

BEZERROS, vendo, 18, diver-sas raças, valor a combinar. Tr.(45) 3284-7788 ou 9958-6566com Dionisio ou Jair.

CARNEIROS, vendo ou troco,2, reprodutores, Staines, valor acombinar. Tr. (45) 9911-2312 ou9971-2858.

EMPILHADEIRA, vendo ou alu-go, Clark, diesel, valor a combinar.Tr. (45) 9996-0540 com Geliart.

PEIXES, vendo, tilápia, pacúe carpa, entrego na casa, valor acombinar. Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

POTRANCA, vendo, Quarto deMilha, c/ 3 anos, prenha de 2 me-ses, valor a combinar. Tr. (45)9959-5408.

TRATADOR, vendo, automáti-co, p/ gato, cachorro, cavalo,gado ou suíno, valor a combinar.Tr. (45) 9124-7823 ou 9955-4519.

Page 36: 04 16 2014