04/09/2019 - Reginaldo Brito e computadores_8o... · 2019-09-04 · 04/09/2019 2 EMPRESA E...

8
04/09/2019 1 EMPRESA E COMPUTADORES União estável EMPRESA E COMPUTADORES “Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos e servi- ços de alta qualidade a um custo sempre menor. Sem os computadores para fornecer as informações apuradas e ultra ressentes, necessárias às decisões estratégicas e ao gerenciamento dos processos produtivos, seria impossível para muitas companhias sobreviver.” - Peter Norton. Introdução à Informática, 1996, p. 39. EMPRESA E COMPUTADORES “Embora o computador ajude as pessoas a gerenciar informações, os seres humanos ainda precisam avaliar essas informações e fazer escolhas.” - Peter Norton. Introdução à Informática, 1996, p. 47. EMPRESA E COMPUTADORES Os 5 V’s do Big Data: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor. VOLUME de troca de e-mails, transações bancárias, interações em redes sociais, registro de chamadas e tráfego de dados em linhas telefônicas diária (e por minuto) é muito grande. VELOCIDADE – refere-se à necessidade de processos em tempo real e controle de tráfego, atendendo às necessidade e exigências do mercado. EMPRESA E COMPUTADORES VERACIDADE por que é necessário que os dados sejam “autenticados” e filtrados para “entregar” o que de fato se espera e não contenham erros e/ou “vírus” – Segurança. VARIEDADE – refere-se à quantidade de itens que saíram do “mundo analógico” e migraram para o mundo digital, aumentando em escala mundial a necessidade de agregar novos processor. Os 5 V’s do Big Data: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor. EMPRESA E COMPUTADORES VALOR, por que é absolutamente necessário que a empresa que implementa projetos de Big Data alcancem o retorno do investimento em termos eficácia e lucro (R$). Os 5 V’s do Big Data: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor. RESUMINDO: Volume, velocidade, variedade, veracidade e valor.

Transcript of 04/09/2019 - Reginaldo Brito e computadores_8o... · 2019-09-04 · 04/09/2019 2 EMPRESA E...

Page 1: 04/09/2019 - Reginaldo Brito e computadores_8o... · 2019-09-04 · 04/09/2019 2 EMPRESA E COMPUTADORES A informação sempre esteve no centro de tudo. Com o atual avanço tecnológico,

04/09/2019

1

EMPRESA E COMPUTADORES União estável

EMPRESA E COMPUTADORES

“Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos e servi-ços de alta qualidade a um custo sempre menor. Sem os computadores para fornecer as informações apuradas e ultra ressentes, necessárias às decisões estratégicas e ao gerenciamento dos processos produtivos, seria impossível para muitas companhias sobreviver.” - Peter Norton. Introdução à Informática, 1996, p. 39.

EMPRESA E COMPUTADORES

“Embora o computador ajude as pessoas a gerenciar informações, os seres humanos ainda precisam avaliar essas informações e fazer escolhas.” - Peter Norton. Introdução à Informática, 1996, p. 47.

EMPRESA E COMPUTADORES

Os 5 V’s do Big Data: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor.

VOLUME de troca de e-mails, transações bancárias, interações em redes sociais, registro de chamadas e tráfego de dados em linhas telefônicas diária (e por minuto) é muito grande.

VELOCIDADE – refere-se à necessidade de processos em tempo real e controle de tráfego, atendendo às necessidade e exigências do mercado.

EMPRESA E COMPUTADORES

VERACIDADE por que é necessário que os dados sejam “autenticados” e filtrados para “entregar” o que de fato se espera e não contenham erros e/ou “vírus” – Segurança.

VARIEDADE – refere-se à quantidade de itens que saíram do “mundo analógico” e migraram para o mundo digital, aumentando em escala mundial a necessidade de agregar novos processor.

Os 5 V’s do Big Data: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor.

EMPRESA E COMPUTADORES

VALOR, por que é absolutamente necessário que a empresa que implementa projetos de Big Data alcancem o retorno do investimento em termos eficácia e lucro (R$).

Os 5 V’s do Big Data: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor.

RESUMINDO: Volume, velocidade, variedade, veracidade e valor.

Page 2: 04/09/2019 - Reginaldo Brito e computadores_8o... · 2019-09-04 · 04/09/2019 2 EMPRESA E COMPUTADORES A informação sempre esteve no centro de tudo. Com o atual avanço tecnológico,

04/09/2019

2

EMPRESA E COMPUTADORES

A informação sempre esteve no centro de tudo. Com o atual avanço tecnológico, essa expressão ganhou ainda maior força e notoriedade, especialmente com a união da computação com a telecomunicação.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

TI é o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações.

TI é a área responsável pela gestão da informação (criar, administrar e manter) através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão.

BANCO DE DADOS

TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

Desafios que a TI precisa encarar, vejamos alguns:

TI - 2:11min.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

- Manter os serviços de TI disponíveis;

- Gerar valor nos projetos de TI;

- Redução de Custos e Riscos;

- Acompanhar o crescimento da complexidade dos

ambientes de TI;

- Alinhar a TI com o negócio da empresa;

- Estar em conformidade com normas regulatórias;

- Manter a segurança sobre as informações.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

A partir de meados dos anos 1980 houve o favorecimento para o uso de computadores em rede nas empresas. Veja alguns motivos:

• Aumento de desempenho do hardware; • Barateamento do hardware (proces-

sadores, disco, memória, entre outros); • Surgimento de novas aplicações:

– Processamento de imagens. – Reconhecimento de voz. – Vídeo conferência. – Autoria Multimídia.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Page 3: 04/09/2019 - Reginaldo Brito e computadores_8o... · 2019-09-04 · 04/09/2019 2 EMPRESA E COMPUTADORES A informação sempre esteve no centro de tudo. Com o atual avanço tecnológico,

04/09/2019

3

TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

“Obter boas informações e transformá-las rapidamente em produtos que os consumidores desejam é a chave para ficar nos negócios; a companhia que não está bem informada, pode ser deixada rapidamente para trás por concorrentes mais ágeis” - Peter Norton. Introdução à Informática, 1996, p. 45

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

1 - Trocar mensagens;

2 - Compartilhar recursos;

3 - Redundância de informações (backup);

4 - Favorecimento do trabalho cooperativo.

Para que serve uma rede de computadores?

TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

É um ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de arma-zenamento de dados (storages) e ativos de rede (switches, roteadores).

- DATACENTER TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

MAINFRAME

IBM SYSTEM Z10

Na década de 1970, quando os Mainframes eram utilizados em grande escala, o conceito de Data Center era muito conhecido como “Bureaux de Serviços”.

Hoje, independente do porte, define-se o Data Center em duas categorias principais: - Data Center Privado (PDC); - Internet Data Center (IDC).

- DATACENTER

TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

“A IBM projetou seu novo mainframe com os smartphones em mente. O z13 foi feito para lidar com o enorme volume de dados gerados pelo uso de smartphones e tablets. Segundo a empresa, o produto é o mais potente do mundo, sendo capaz de processar até 2,5 bilhões de transações por dia. ‘Este é um mainframe para a economia digital móvel’, disse Tom Rosamilia, vice-presidente sênior encarregado de negócios de sistemas da IBM, de acordo com o The New York Times.”

DATACENTER - 6:59 min.

https://exame.abril.com.br/tecnolog

ia/ibm-anuncia-mainframe-mais-

potente-do-mundo/ - 14 jan 15

- DATACENTER TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

Page 4: 04/09/2019 - Reginaldo Brito e computadores_8o... · 2019-09-04 · 04/09/2019 2 EMPRESA E COMPUTADORES A informação sempre esteve no centro de tudo. Com o atual avanço tecnológico,

04/09/2019

4

TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

“Durante a feira de tecnologia CES (Consumer Electronics Show), a IBM anunciou nesta terça-feira (08/01/19) seu primeiro computador quântico de uso comercial. Batizado de Q System One, o sistema de 20 qubits combina, em um único aparelho, partes quân-ticas e clássicas da computação. Segundo a IBM, a máquina poderá ser usada por pesquisadores e empresas. A empresa descreve o aparelho como a primeira solução universal integrada de computação quântica desenhada para uso comercial e científico.

COMPUTAÇÃO QUÂNTICA- 4:17 min.

https://epocanegocios.globo.com/T

ecnologia/noticia/2019/01/ibm-

anuncia-o-primeiro-computador-

quantico-comercial.html - 08 jan 19

- DATACENTER TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

Cloud Computing

É o uso de recursos de computação disponíveis para serem usados como um serviço direto da internet, de qualquer lugar que você (ou sua empresa) esteja, cujo pagamento ocorre de acordo com o uso. Algumas características estruturantes da Cloud Computing:

Pague pelo uso

Elastici-dade

Infraestrutura gerenciada

Há também, muitos serviços

gratuitos para a pessoas ou

empresa.

COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

Pague pelo uso - Você consome e paga pelo serviço por minuto ou por hora. Não é necessário pagar antecipadamente pelos recursos que você pode de fato usar ou não. Elasticidade - É possível expandir ou diminuir o consumo de recursos com base na demanda. Infraestrutura gerenciada - A infraestru-tura do serviço é de propriedade do prove-dor e gerenciada completamente por ele.

COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

NETBOOKS

TABLETS SMARTPHONES

COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

Algumas característica da computação nas nuvens:

1. Na maioria dos casos, o usuário pode acessar determinadas aplicações independente do seu sistema operacional ou de hardware.

2. O usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicação: hardware, procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros, ficam a cargo do fornecedor do serviço.

Page 5: 04/09/2019 - Reginaldo Brito e computadores_8o... · 2019-09-04 · 04/09/2019 2 EMPRESA E COMPUTADORES A informação sempre esteve no centro de tudo. Com o atual avanço tecnológico,

04/09/2019

5

COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

3. Compartilhamento de dados e trabalho colaborativo se tornam mais fáceis, uma vez que todos os usuários acessam as aplicações e os dados no "mesmo lugar": a "nuvem“.

4. Normalmente o usuário pode contar com alta disponibilidade. Se um servi-dor parar de funcionar, os demais que fazem parte da estrutura continuam a oferecer o mesmo serviço.

Algumas característica da computação nas nuvens:

COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

5. O usuário pode contar com melhor controle de gastos. Muitas aplicações em Cloud Computing são gratuitas ou usuário só o fará em relação aos recursos que usar ou ao tempo de utilização.

Google drive DropBox Google Docs

Algumas característica da computação nas nuvens:

COMPUTAÇÃO NAS NUVENS COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

PÚBLICA E PRIVADA: O conceito é bem intuitivo, as públicas são acessíveis em toda a internet, e as privadas ficam em um ambiente protegido (firewall) como o de uma empresa, com acesso restrito aos seus funcionários ou parceiros de negócios.

- TIPOS DE “NUVENS”:

COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

COMUNITÁRIA: Possui infraestrutura compartilhada por várias organizações que partilham interesses como a missão, requisitos de segurança, políticas, entre outros. Pode ser administrada pelas próprias organizações ou por um terceiro e pode existir no ambiente da empresa ou fora dele.

- TIPOS DE “NUVENS”: COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

HÍBRIDA: Nuvem Híbrida - Nesse caso ha uma composição de duas ou mais nuvens, sejam elas privadas, publicas ou comunitárias. Essas perma-necem como entidades únicas, mas estão unidas pela tecnologia padronizada.

O QUE É COMPUTAÇÃO NAS NUVENS- 3:19 min.

- TIPOS DE “NUVENS”:

Page 6: 04/09/2019 - Reginaldo Brito e computadores_8o... · 2019-09-04 · 04/09/2019 2 EMPRESA E COMPUTADORES A informação sempre esteve no centro de tudo. Com o atual avanço tecnológico,

04/09/2019

6

TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO EMPRESA E COMPUTADORES

Os computadores são utilizados para coletar, gerenciar e reproduzir uma ampla gama de dados. Esses dados servem para gerenciar o negócio nortear a empresa na ___________________. tomada de decisão

EMPRESA E COMPUTADORES

Utiliza-se os computadores nas empresas de três formas basicamente:

1. Aplicações verticais;

2. Aplicações para produtividade pessoal;

1. Aplicações para grupo de

trabalho.

EMPRESA E COMPUTADORES

Uso de um ou mais programas e computadores intercomunicados, que gerenciam dados de um ou mais processos de trabalho (início ao fim) na empresa, ex.:

APLICAÇÕES VERTICAIS

- Sistema de estoque; - Sistema de administração escolar; - Sistema de controle bancário.

EMPRESA E COMPUTADORES

Sistema de estoque

Sistema de adm. escolar

Sistema bancário

EMPRESA E COMPUTADORES

Neste caso o foco é o trabalho individual. O uso de editores de texto, planilhas eletrônicas e outros programas que geram documentos auxiliares, ex.:

APLICAÇÕES PARA PRODUTIVIDADE PESSOAL

- Word (editores de texto); - Excel (planilhas eletrônicas); - Power Point (slides multimídia); - Corel Draw (editor de imagens)

Page 7: 04/09/2019 - Reginaldo Brito e computadores_8o... · 2019-09-04 · 04/09/2019 2 EMPRESA E COMPUTADORES A informação sempre esteve no centro de tudo. Com o atual avanço tecnológico,

04/09/2019

7

EMPRESA E COMPUTADORES

Combinando as aplicações verticais com as da produtividade pessoal, serve para gerenciar um grupo de trabalho, normalmente em um ambi-ente de rede, definindo, inclusive, responsa-bilidades individuais dentro do processo. Ex.:

APLICAÇÕES PARA GRUPOS DE TRABALHO

- Desenvolvimento de software; - Criação de uma página web; - Publicação de um livro.

EMPRESA E COMPUTADORES

“Obter boas informações e transformá-las rapida-mente em produtos, que os consumidores dese-jam é a chave para ficar nos negócios; a companhia que não está bem informada, pode ser deixada rapidamente para trás por concorrentes mais ágeis.” - Peter Norton. Introdução à Informática, 1996, p. 45

TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO

Diferente do dinheiro e do equipamento, a informação em si mesma não tem valor; o que ela vale é determinado pelo seu uso. Daí se falar que INFORMAÇÃO não tem preço.

Waldez Luiz Ludwig (consultor de empresas) - INFORMAÇÃO- 2:33 min.

INFORMAÇÃO: ITEM INSUBSTITUÍVEL...

Quem tem, “tem poder”

INFORMAÇÃO: ITEM INSUBSTITUÍVEL...

Na hora de tomar decisões a informação de qualidade tem um valor imenso. Algumas coisas devem ser levadas em conta:

1. Precisão; 2. Abrangência (completa); 3. Confiabilidade; 4. Verificável (aferição); 5. Em tempo (pontual); 6. Relevância; 7. Apresentação.

INFORMAÇÃO: ITEM INSUBSTITUÍVEL...

1. Precisão – Não existência de erros nos dados. Erros ocorrem quando entradas são alimentadas de forma incorreta

2. Abrangência (completa) – Conter todos os fatos importantes. Um relatório de investimento deve conter todos os custos importantes, caso contrário haverá enorme possibilidade de prejuízo.

3. Confiabilidade – Essa característica depende de alguns itens, tai como: método de coleta, fonte da informação. Uma boato não pode ser confiável, necessita checar a fonte.

Page 8: 04/09/2019 - Reginaldo Brito e computadores_8o... · 2019-09-04 · 04/09/2019 2 EMPRESA E COMPUTADORES A informação sempre esteve no centro de tudo. Com o atual avanço tecnológico,

04/09/2019

8

INFORMAÇÃO: ITEM INSUBSTITUÍVEL...

4. Verificável (aferição) – Refere-se à possibilidade de verificação para atestar se é ou não correta a informação.

5. Em tempo (pontual) – “Hora é na hora. Antes da hora não é hora, depois da hora já passou da hora”. – Informação necessária para aquele momento.

INFORMAÇÃO: ITEM INSUBSTITUÍVEL...

6. Relevância - Refere-se à influência da informação para uma ação ou um negócio. Seca no Nordeste do Brasil... (influi no consumo de carne bovina? Influi no preço dos combustíveis? Influi na venda de Tablets?)

7. Apresentação - Nesse ponto a tecnologia computacional é uma aliada importante para o Show. Uma boa apresentação aumenta as chances de clareza e entendimento.

INFORMAÇÃO: ITEM INSUBSTITUÍVEL...

Carro: Km/L: Gol 12 Uno 13,5 Celta 12,5 Picanto 14

APRESENTAÇÃO

INFORMAÇÃO: ITEM INSUBSTITUÍVEL...

APRESENTAÇÃO

EMPRESA E COMPUTADORES

Alguma pergunta?