04102015_VenhoemseuAuxílio

8
04/10/2015 – PIB Catalão Eu vim em seu auxílio... Atos 11:19-30 (Ler e explicar o contexto...) A igreja em Antioquia 19 Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão chegaram até à Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus. a) Lucas volta à "perseguição" resultante do martírio de Estêvão (At 7:60) e isso é significativo. Ele sugere que iria agora a começar a escrever outra missão dos cristãos que corriam paralelamente - lógica e cronologicamente - à que ele havia acabado de descrever em Atos 8: 4-11,18 . b) Lucas já havia salientado que, como resultado da execução de Estevão, o evangelho se espalhou por toda a Judéia e Samaria (Atos 8:4). Agora ficamos sabendo que foi esse evento que também levou a mensagem aos confins da terra. c) Enquanto Filipe foi para Samaria, outros refugiados foram para o país de Fenícia, para o norte de Cesaréia, para a ilha de "Chipre" (cf. At 4:36;21:16), e para cidade de "Antioquia." Aqueles discípulos, que eram judeus , foram evangelizar outros "judeus" exclusivamente. d) A perseguição foi boa para a igreja. Ela freqüentemente faz com que a igreja cresça em vez de morrer. No entanto, as condições de paz são normalmente mais propícias para o evangelismo eficaz do que a perseguição ( 1 Tim. 2: 2-4 ). 20 Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus. a) Alguns judeus de "Chipre", terra natal de Barnabé não muito longe de Antioquia, e "Cirene", no norte da África (At 2:10; 6:9; 13:1), visitaram Antioquia (At 13:1). b) Antioquia era neste momento a terceira maior cidade do mundo romano, depois de Roma e Alexandria. Esses judeus podem ter viajado a negócios.

description

Estudo Atos 11:19 a 30

Transcript of 04102015_VenhoemseuAuxílio

Page 1: 04102015_VenhoemseuAuxílio

04/10/2015 – PIB Catalão Eu vim em seu auxílio... Atos 11:19-30 (Ler e explicar o contexto...)

A igreja em Antioquia 19 Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão chegaram até à Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus.

a) Lucas volta à "perseguição" resultante do martírio de Estêvão (At 7:60) e isso é significativo. Ele sugere que iria agora a começar a escrever outra missão dos cristãos que corriam paralelamente - lógica e cronologicamente - à que ele havia acabado de descrever em Atos 8: 4-11,18 .

b) Lucas já havia salientado que, como resultado da execução de Estevão, o evangelho se espalhou por toda a Judéia e Samaria (Atos 8:4). Agora ficamos sabendo que foi esse evento que também levou a mensagem aos confins da terra.

c) Enquanto Filipe foi para Samaria, outros refugiados foram para o país de Fenícia, para o norte de Cesaréia, para a ilha de "Chipre" (cf. At 4:36;21:16), e para cidade de "Antioquia." Aqueles discípulos, que eram judeus , foram evangelizar outros "judeus" exclusivamente.

d) A perseguição foi boa para a igreja. Ela freqüentemente faz com que a igreja cresça em vez de morrer. No entanto, as condições de paz são normalmente mais propícias para o evangelismo eficaz do que a perseguição ( 1 Tim. 2: 2-4 ).

20 Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus.

a) Alguns judeus de "Chipre", terra natal de Barnabé não muito longe de Antioquia, e "Cirene", no norte da África (At 2:10; 6:9; 13:1), visitaram Antioquia (At 13:1).

b) Antioquia era neste momento a terceira maior cidade do

mundo romano, depois de Roma e Alexandria. Esses judeus podem ter viajado a negócios.

Page 2: 04102015_VenhoemseuAuxílio

21 A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor.

a) "A mão do Senhor" é um antropomorfismo do Antigo Testamento que retrata o poder de Deus (Is. 59: 1 ; 66:14).

b) Os primeiros discípulos colocavam Jesus em pé de

igualdade com o Senhor Deus; A resposta a esse trabalho evangelístico foi muito bom.

c) Talvez esses gentios eram "tementes a Deus" semelhante ao eunuco etíope e Cornélio. Talvez eles eram pagãos que não eram prosélitos judeus, mas estavam abertos à mensagem de vida por causa de sua insatisfação com o paganismo.Provavelmente teríamos ambos os tipos de gentios, os tementes a Deus e os insatisfeitos com o paganismo.

d) "A combinação da fé ( pisteusas ) e de conversão ( epestrepsen ) é outra forma comum de expressar a salvação em Atos.”

22 Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia. 23 Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração. 24 Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor.

a) Como os apóstolos haviam feito anteriormente, quando eles tinham ouvido falar da salvação dos samaritanos, foram mais uma vez investigar quando a palavra ("boas-novas") da salvação estavam sendo pregadas aos gentios".

b) Na Igreja de Jerusalém escolheram um representante para visitar o local para avaliar o que estava acontecendo. O Senhor obviamente controlava estes homens em sua escolha de um observador. "Barnabé" (Atos 4:36-37) era um homem excelente para esta missão desde que ele, como alguns dos evangelistas em Antioquia, veio de Chipre.

c) Ele também era um mais tolerantes helenistas. Além disso, ele era uma pessoa positiva, encorajadora (Atos 4:36), e que ele estava "cheio do Espírito Santo", "fé", e bondade ("um homem bom").

Page 3: 04102015_VenhoemseuAuxílio

d) "Embora ele veio de uma família de dispersão, foi considerado de completa confiança em Jerusalém e atuou como um ponto de pivô ou ligação entre o hebraico e elementos helenísticas na igreja."

e) Barnabé "se alegrou" quando ele observou a graça de Deus

no trabalho em Antioquia, e, foi fiel a seu nome ("Filho da Consolação/Encorajador", Atos 4:36), ele "encorajou" os novos convertidos "para permanecerem fiéis (verdadeiros) no Senhor." Ainda mais pessoas ("número considerável") tornaram-se crentes por causa de ministério de Barnabé para estes cristãos.

f) Segundo a tradição, Lucas veio de Antioquia. No segundo século, os escritos Anti-marcionitas Prólogo do Evangelho de Lucas, se refere a Lucas como um Antioquiano da Síria. [571] Além disso, Eusébio escreveu, no século IV, "... Lucas, que nasceu em Antioquia..." Por isso, talvez ele foi um dos convertidos.

g) O discipulado dos cristãos, registrado em Atos, não foram feitos, principalmente, "um a um", mas na comunidade. Vemos a mesma ênfase em Efésios 4. discipulado Um-a-um é, certamente, muito bom, mas pode tornar-se autocentrado. Crescimento em grupo é muito mais propício para a descoberta e desenvolvimento de dons espirituais.

h) Lucas pode ter descrito Barnabé em termos tão brilhantes,

porque o andamento da igreja dependeria da forma como Barnabé reagiria, o que ele faria, e que ele iria informar a igreja-mãe em Jerusalém. A evangelização dos gentios estava em jogo.

25 Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo

a) Como a igreja de Antioquia continuou a crescer, Barnabé e outros cristãos sentiram a necessidade de ajuda de Saulo.

b) "Saulo" foi uma escolha ideal para este trabalho, uma vez

que Deus lhe tinha dado uma nomeação especial para evangelizar os gentios (Atos 22:21).

Page 4: 04102015_VenhoemseuAuxílio

c) Além disso, ele tinha uma considerável experiência no ministério, e já, provavelmente, cerca de nove anos se passaram desde sua conversão.

26 e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.

a) Barnabé já havia apoiado Saulo em Jerusalém (At 9:27). Agora Barnabé "trouxe" Saulo de Tarso "para Antioquia," onde ministravam para a comunidade "por um ano inteiro," ensinando e liderando a igreja.

b) Este episódio aconteceu, provavelmente, em 43 dC, dez anos após a morte e ressurreição de Jesus; Também do dia de Pentecostes (At 2).

27 Naqueles dias alguns profetas desceram de Jerusalém para Antioquia. 28 Um deles, Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome sobreviria a todo o mundo romano, o que aconteceu durante o reinado de Cláudio.

a) Deus cumpriu a profecia de Ágabo (At 21:10). "No reinado de "Imperador" César Claudius "(41-54 dC), houve uma série de fome severa e safras ruins em várias partes do Império Romano. [579] Os romanos usavam a palavra grega oikoumene ("mundo" lit. "mundo habitado") como uma referência exagerada para o Império Romano (cf. Lucas 2:1).

29 Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia. 30 E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo.

b) Os cristãos em Antioquia demonstraram amor e unidade com

seus irmãos em Jerusalém, enviando-lhes algum dinheiro "para o alívio". Lucas tem documentado o amor e generosidade dos cristãos de Jerusalém para com os outros (Atos 2:42; 4:32-35). Agora, ele revelou que os cristãos de Antioquia superaram até mesmo o seu sacrifício, compartilhando o que eles tinham com outra congregação. A doação foi voluntária e de acordo com a capacidade que cada cristão possuía (cf. 1 Cor. 16: 2 ; . 2 Cor 9: 7 ).

Page 5: 04102015_VenhoemseuAuxílio

c) Os líderes da igreja escolheu "Barnabé e Saulo" para levar o presente para Jerusalém.

Introdução...

a) Nós deixamos Pedro e Cornélio em Cesaréia; b) A cena agora muda para a Antioquia da Síria. c) Antioquia era uma cidade muito importante, porque a partir dela a

igreja lançou suas grandes ofensivas missionárias "aos confins da terra".

d) Lucas registrou eventos no início da história dessa igreja por causa de suas iniciativas significativas.

e) Os discípulos em Antioquia, estenderam a mão para os gentios com a ajuda espiritual (At 11:20), e estenderam a mão para os seus irmãos judeus em Jerusalém com a ajuda material (At 11:29-30).

f) "Com a ratificação pela igreja-mãe de Jerusalém da ação de Pedro em admitir o primeiro grupo de gentios na Igreja como seu prefácio - A conversão de Cornélio, Lucas agora lança o tema principal do livro de Atos – Lucas passa a registrar a expansão da Igreja em todo o mundo gentio.

g) Mais uma vez ele enfatiza o papel desempenhado pelos crentes anônimos em difundir o cristianismo" (At 11:20).

Citação: Antioquia estava a cerca de 300 Km ao norte de Jerusalém. Foi a capital da província romana da siro-Cilícia, norte de Fenícia, e foi um dos centros populacionais mais estratégicos do seu dia. Ele continha entre 500 mil e 800 mil habitantes, aproximadamente um sétimo dos quais eram judeus. (Richard N. Longenecker)

a) Muitas prosélitos gentios moravam lá. Antioquia também era notória como um refúgio para os que procuram prazer.

b) O satírico romano, Juvenal, queixou-se, "O esgoto do Orontes Sírio por muito tempo foi descarregado no Tibre (Rio que passa por Roma)". Com isso, ele quis dizer que Antioquia era tão corrupta que estava impactando Roma, mais de 1.300 quilômetros de distância."

c) "Parece incrível, mas ainda assim é verdade que foi em uma cidade como aquela que o cristianismo deu o grande passo em frente para se tornar a religião do mundo."

d) "Na história do cristianismo, além de Jerusalém, nenhuma outra cidade do Império Romano desempenhou uma parte tão grande no início da vida e prosperidades da igreja como Antioquia da Síria."

Page 6: 04102015_VenhoemseuAuxílio

Alguns dos judeus helenistas também começaram a compartilhar o evangelho com os gentios ("falar com os gregos também"). Este versículo documenta outro avanço significativo na missão da Igreja: Pela primeira vez, Lucas registrou judeus evangelizando não-judeus de forma sistemática. O eunuco etíope e Cornélio, que eram ambos os gentios, tinha tomado a iniciativa de estender a mão para os judeus e tinha obtido a salvação. Agora crentes judeus foram tomando a iniciativa de estender a mão para os gentios com o evangelho.

Os evangelistas de Antioquia pregavam "o SENHOR Jesus". Para os gentios a Palavra "Cristo" (Messias) não teria sido tão significativa quanto um título como "Senhor" (soberano, salvador, e divindade). Muitos gentios pagãos do Império Romano considerado César como "Senhor".

Aplicação...

a) O que podemos ver aqui, entre tantas coisas, é o auxílio para o necessitado.

b) O que eu tenho que posso oferecer a você?

c) Nestes tempos de crise, onde cada um luta por si, mas isso não vem de

hoje, já era desde antes de Cristo.

d) Ajuda - Altruísmo - Bem do outro - Exercendo Amor e Misericórdia. Nós temos... Ajuda de um que conhece a Salvação para um que não conhece

- Crentes anônimos pregando para os gregos; - Estes crentes estavam fugindo, tinha perdido as posses e casas, talvez família, mas não tinham perdido a fé e o testemunho.

Ajuda de um amigo para outro amigo - Barnabé e Saulo - Atos 14:12 “A Barnabé chamavam Zeus e a Paulo Hermes, porque era ele quem trazia a palavra.” - Zeus (“Chefe do panteão grego”) = Barnabé, e Hermes = Paulo / Júpiter e mercúrio – Atos);

Ajuda de alguém que tinha perdido tudo, para dar tudo de Cristo.

- Saulo.

Page 7: 04102015_VenhoemseuAuxílio

- Alguns estudiosos da Bíblia deduziram que a família de Saulo de Tarso o tinha abandonado (Fp 3:8). - Alguns também acreditam que ele suportou algumas das aflições, que ele descreveu em 2 Coríntios 11: 23-27 (Açoites, surras, prisões, passou fome e sede, etc.), enquanto ele ministrava e em torno de Tarso. - Estes incluíram a perseguição pelos judeus, provavelmente por tentar evangelizar os gentios.

Ajuda de uma igreja rica para com uma igreja necessitada

- Antioquia para com Jerusalém; - A cidade de Antioquia era corrupta e imoral, mas a Igreja de Antioquia era uma igreja que amava e ajudava. - Independentemente da posição ou reconhecimento, a igreja em Antioquia fazia o que devia fazer.

Essa maneira de viver, ajudando ao necessitado, dando tudo de si para que o outro possa ser salvo, fez com que os outros reconhecessem esse grupo como Cristãos.

Em outras palavras, as pessoas agora distinguiam os cristãos como um grupo, tanto de judeus religiosos, bem como de gentios pagãos (cf. 1 Cor. 10:32 ). Howson argumentou que eram, provavelmente, os romanos em Antioquia que primeiro deram os cristãos este nome. Existem apenas três ocorrências do nome "cristão" no Novo Testamento, e em cada caso os cristãos não usavam para si mesmos (At 26:28; 1 Pe 4:16. ). Para os gentios, no entanto, o título "Cristo" tornou-se um nome pessoal para denominar a Jesus.

As atitudes dos discípulos de Jesus valiam muito. Tanto que o povo conseguia identificar claramente quem era e quem não era cristão.

Conclusão...

Quando estamos passando dificuldades, é muito bom ver alguém vindo

em nosso auxílio.

Page 8: 04102015_VenhoemseuAuxílio

Mas o que temos agora para oferecer aos outros que nos rodeiam? Que

necessidades podemos suprir com o que possuímos?

Se não possuímos bens materiais para ajudar, podemos ajudar com os

bens espirituais.

O importante é ajudar. Hoje nós somos o auxílio para os necessitados.

Você quer ser abençoado? Então seja primeiro uma benção.

Gn 12:2 (RA)

"...de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o

nome. Sê tu uma bênção!"

Eu serei uma benção do Senhor onde quer que eu for.

Amém! Aleluias!