0520 incapacidades - Daniela

24
DEFICIÊNCIAS DEFICIÊNCIAS Causas das deficiências Causas das deficiências: Razões genéticas, enfermidades pré-natais, acidentes na concepção e no parto. Situações ao longo da vida

Transcript of 0520 incapacidades - Daniela

Page 1: 0520 incapacidades - Daniela

DEFICIÊNCIASDEFICIÊNCIAS Causas das deficiênciasCausas das deficiências:

Razões genéticas, enfermidades pré-natais, acidentes na concepção e no parto. Situações ao longo da vida

Page 2: 0520 incapacidades - Daniela

DEFICIÊNCIAS adquiridasDEFICIÊNCIAS adquiridas

Page 3: 0520 incapacidades - Daniela

DEFICIÊNCIASDEFICIÊNCIAS- Agravamento do diabetes- Tumor no cérebro- Quadro de glaucoma- Surto de parasitas

São situações que podem levar a pessoa a cegueira.

Page 4: 0520 incapacidades - Daniela

DEFICIÊNCIA VISUALDEFICIÊNCIA VISUAL

Refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas

congênitas ou Hereditárias, mesmo após tratamento Clínico e/ou cirúrgicoe uso de óculos convencionais.Pode ser leve, moderada, severa e profunda (que compõem o grupo de visão subnormal ou baixa visão) e ausência total da

resposta visual (cegueira)

DEFICIÊNCIA VISUAL

Page 5: 0520 incapacidades - Daniela

DEFICIÊNCIA VISUALDEFICIÊNCIA VISUALCEGOSCEGOS: têm somente a percepção da luz ou não

têm nenhuma visão e precisam aprender através do método Braille e de meios de comunicação que não estejam relacionados com o uso da visão.

VISÃO PARCIALVISÃO PARCIAL: têm limitação da visão à distância, mas são capazes de ver objetos e materiais quando estão a poucos centímetros.

VISÃO REDUZIDAVISÃO REDUZIDA: são considerados com visão reduzida, indivíduos que podem ter seu problema corrigido por cirurgia ou uso de lentes.

Page 6: 0520 incapacidades - Daniela

A CRIANÇA CEGA

• Quando estão livres de qualquer outra incapacidade desenvolvem-se do mesmo modo que os outros bebês.

• Enquanto os bebês providos de visão se divertem em alcançar um brinquedo aos cinco meses, tendo olhos que podem coordenar-se com as mãos, o bebê cego necessita desenvolver a coordenação ouvido-mão.

Page 7: 0520 incapacidades - Daniela

A CRIANÇA CEGA• A dificuldade maior vem num estágio posterior,

quando o bebê cego sente desconforto quando a mãe não está presente, já que, ao contrário do bebê com visão, que retém a imagem visual da mãe em sua mente para ajudar nos momentos de ausência.

• Outra impossibilidade é quando comparamos a necessidade que as pessoas têm de admirar fotografias de pessoas quando elas estão ausentes ou mortas, guardando-as em sua mente através dessas imagens.

Page 8: 0520 incapacidades - Daniela

DEFICIÊNCIA AUDITIVADEFICIÊNCIA AUDITIVA

É considerada genericamente como

a diferença existente entre a

performance do indivíduo e a

habilidade normal para detecção

Sonora de acordo com padrões estabelecidos pela

American National Standart Institut (ANSI – 1989)

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Page 9: 0520 incapacidades - Daniela

DEFICIÊNCIA AUDITIVADEFICIÊNCIA AUDITIVA

O indivíduo surdo (severo e profundo) alfabetizado

nos sistemas de Linguagem Brasileira de Sinais

(Libras) e na Língua Portuguesa escrita –

desenvolvem a leitura mecânica.

Em sua leitura não codifica e fala as preposições.

Ex.: se dizemos “vou a casa de Maria”, a pessoa

SURDA falará: “ir casa Maria”

Page 10: 0520 incapacidades - Daniela

A CRIANÇA SURDA• A criança surda necessita da linguagem

manual para compensar as dificuldades com a linguagem oral. Sinais é uma língua equivalente a qualquer linguagem oral, e se ensinada desde o início, juntamente com a leitura labial, evita-se os riscos de uma falha educacional.

Page 11: 0520 incapacidades - Daniela

A CRIANÇA SURDA• Desde que bebês surdos não sejam

desfavorecidos em outros modos e que alternativas de comunicação sejam encontradas, a criança surda pode desenvolver-se como qualquer outra.

• O desenvolvimento de apegos emocionais não são afetados pela surdez, e como a criança surda tem o benefício da visão, conquistas físicas são normais, havendo maior dificuldade no aspecto da linguagem.

Page 12: 0520 incapacidades - Daniela

REABILITAÇÃOREABILITAÇÃO

• No caso de acidentes, o corpo precisa ser

“consertado”, “adaptado”, “normalizado” para

poder funcionar

• O problema precisa ser minorado ou resolvido

pela ciência.

Isso levou ao surgimento de profissionais

especializados, clínicas de reabilitação e

instituições de ensino

Page 13: 0520 incapacidades - Daniela

DEFICIÊNCIASDEFICIÊNCIAS

o A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX, DEU-SE INÍCIO O PARADÍGMA DA INCLUSÃO SOCIAL, MARCADOS PELAS CONQUISTAS DOS DIREITOS HUMANOS E UMA PROGRESSIVA BUSCA PELO RECONHECIMENTO DE DIREITOS ESPECÍFICOS.UMA PESSOA NÃO DEVE SER REDUZIDA, NEM IDENTIFICADA COM SEUS LIMITES SENSORIAIS, MENTAIS OU MOTORES. MAS TAMBÉM NÃO DEVE SER ENTENDIDA E ACOLHIDA SEM ELES.

Page 14: 0520 incapacidades - Daniela

SÍNDROME DE DOWN• Do mesmo modo que a incapacidade de

aprendizado, que pode variar de branda a profunda, há também o risco de uma doença congênita do coração, problemas de audição e severas infecções pulmonares.

• Na primeira infância, o tônus e o controle precário dos músculos e a língua maior que a média contribuem para dificuldades de alimentação e problemas de fala, embora tenha havido uma grande melhora no desenvolvimento da linguagem.

Page 15: 0520 incapacidades - Daniela

AUTISMO• Afeta cerca de 11 crianças entre cada 10 mil.

O autismo infantil começa antes dos dois anos e meio de idade. A criança apresenta problemas graves na linguagem e no desenvolvimento da fala, além da dificuldade especial com pronomes, como por exemplo, em entender o uso de “você”, “eu”, ou “mim”. Falta-lhes também a reação comum e o contato de olhos com outras pessoas.

Page 16: 0520 incapacidades - Daniela

AUTISMO

• O diagnóstico de autismo infantil, geralmente não é feito antes que tenha se passado três anos de desenvolvimento anormal e oitenta por cento destas crianças serão portadoras de deficiência mental.

Page 17: 0520 incapacidades - Daniela

PARALISIA CEREBRAL• lesão cerebral que resulta na dificuldade do

movimento. A lesão primária é no cérebro, sendo, portanto, irreparável, ainda que, em alguns casos, a cirurgia possa melhorar o funcionamento físico do indivíduo.

• Pode levar a deficiência mental severa, a epilepsia e a defeitos de fala; isso se dá em contínuo e algumas crianças têm inteligência normal. As causas pós-parto incluem meningite e encefalite. A prematuridade, a anoxia, a rubéola ou a toxoplasmose estão também implicadas entre suas causas.

Page 18: 0520 incapacidades - Daniela

ENCEFALITE

• Infecção que afeta a massa encefálica. Pode ser causada pelas mesmas viroses relacionadas com meningites bacterianas ou virais.

• Pode levar à hemiplegia, à paraplegia, à epilepsia, ao distúrbio emocional e à deficiência mental.

Page 19: 0520 incapacidades - Daniela

HIDROCEFALIA

• Causada por um volume excessivo de fluido cérebroespinhal e é associada a uma crescente pressão intracraniana e à deficiência mental, que pode ser severa.

Page 20: 0520 incapacidades - Daniela

ANOXIA NEONATAL• Dificuldade do recém-nascido em respirar com

espontaneidade imediatamente depois do parto. Embora a criança com anoxia severa possa mais tarde mostrar sinais de deficiência mental, paralisia cerebral, epilepsia e distúrbio comportamental, é difícil dizer se a criança foi prejudicada pela anoxia ou se a anoxia se deveu a uma anormalidade pronunciada do cérebro.

Page 21: 0520 incapacidades - Daniela

EPILEPSIA• Grande Mal é a forma mais comum, envolvendo

acessos com perda repentina de consciência. Problemas adicionais incluem possíveis lesões causadas por queda durante um acesso e possível incontinência urinária e fecal.

• No recém-nascido, os acessos podem ser mais reconhecidos através de tremores ou olhos que fitam fixamente um ponto do que por convulsões, que, nos primeiros dias de vida, são geralmente devidas a trauma de parto.

Page 22: 0520 incapacidades - Daniela

EPILEPSIA

• Pequeno Mal é o nome para lapsos de consciência breves e frequentes, mas não associados com tremores ou perdas de equilíbrio.

• A epilepsia do lobo temporal pode ser anunciada pelo medo, odores desagradáveis, dor ou zumbido. Pode haver dificuldade da fala e alucinações.

Page 23: 0520 incapacidades - Daniela

SÍNDROME DO X FRÁGIL• Um em cada 600 indivíduos do sexo masculino

é afetado por um retardo mental inespecífico causado por um gene do cromossomo X.

• O X frágil é o mais reconhecido e ocorre para uma grande proporção de todas as deficiências mentais. É geralmente severa e causa atraso na fala e na linguagem.

• Aspectos regulares incluem orelhas grandes e um rosto comprido.

Page 24: 0520 incapacidades - Daniela

SÍNDROME DO X FRÁGIL• Um terço das mulheres portadoras do gene são elas

próprias portadoras de deficiência mental. Há também portadores masculinos desta mutação do X frágil que são intelectualmente normais. Suas filhas herdarão a mutação, mas não serão portadoras de deficiência. No entanto, seus netos correm o risco. A síndrome envolve problemas de linguagem específicos, incluindo a dislalia, a fala gagueada e pronunciada indistintamente, mais ainda do que na síndrome de Down. Há também o movimento descontrolado das mãos, o contato precário dos olhos e a hiperatividade.