06-05-2013.pdf

40

description

06-05-2013.pdf

Transcript of 06-05-2013.pdf

Page 1: 06-05-2013.pdf
Page 2: 06-05-2013.pdf

O inesperado acontece

02 | O PRESENTE EDITORIAL QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

A notícia da morte do ex-prefeito Silom Schimidtchocou a comunidade de Santa Helena. Mais do que amorte em si, a forma como ela aconteceu. Silom foiencontrado morto na manhã de ontem (04) embaixo deum pé de manga, no pátio da sua residência, situadano centro da cidade. Ele teria cometido suicídio comuma arma de fogo, calibre 38, sendo que um tiro nopeito o vitimou fatalmente.

O corpo de Silom está sendo velado nas depen-dências da Câmara de Vereadores e o sepultamentoacontece na manhã de hoje (05). Moradores, ami-gos, familiares, ex-companheiros políticos e parti-dários, autoridades de toda a região, entre tantasoutras pessoas compareceram para se despedir dosanta-helenense e prestar apoioà família. Nas rodas de con-versa, e também fora delas, apergunta que não queria calarera uma só: o que teria levadoSilom a se suicidar?

É uma pergunta difícil de serrespondida, porque toda pessoaque age determinada a dar umbasta em sua vida tem lá os seusmotivos. De certo, quando issoacontece, é porque ela já não estáemocionalmente equilibrada. In-felizmente, hoje em dia, muitosestão permitindo que seus pro-blemas tomem conta, sobres-saindo-se e permitindo que eles os levem a fazer coisasimprováveis, como tirar a própria vida.

No caso de Silom, é tão difícil imaginar que ele,uma liderança expressiva, de posturas rígidas eequilibradas, articulador político como poucos, de umpoder de persuasão incrível, tenha decidido terminarsua trajetória desta forma. Figura marcante napolítica de Santa Helena, provocava sentimentosextremos em companheiros e adversários, sendoadmirado ou odiado, seguido como um ídolo ou“perseguido” como verdadeiro adversário, respeitadopor uns e atacado por outros.

Ele sempre ocupou cargos importantes na política.

Silom, como homem público quefoi, “fez a sua parte por Santa

Helena e ajudou muitas pessoas”,como ele mesmo descreveu emsua carta de despedida. Foi um

ícone da política local, amado pormuitos e odiado por outros tantos,

entretanto, nem por issodesrespeitado. Ele respirou política

em grande parte de sua vida,e se livrou dela de uma forma

inesperada por todos.Se fez certo, se fez errado,não cabe a ninguém julgar

ANTIPARANISMOA máxima popular “pregando moral de cuecas”

diz respeito às pessoas que vociferam atitudescorretas e não as praticam. É um eufemismo para ahipocrisia. É o famoso “faça o que eu digo, mas nãoo que eu faço”. Quando há 923 dias o texto a seguirfoi publicado, eu achei que o autor estava sendoinjusto com a pessoa a quem era dirigido, que, entreoutras coisas, dizia o seguinte: “Na defesa dos seusinteresses pessoais, os homens que têm na políticasua profissão (nem todos, mas a maioria deles)relegam os interesses do Estado a condições secun-dárias, colocando sempre em primeiro plano suasmesquinharias e questiúnculas partidárias. Quandoassumiu o governo, confiávamos plenamente nosprincípios éticos de Orlando Pessuti, colocando ain-da como motivação à parte, em favor do Paraná, ofato de ter sido a vida toda menosprezado e atédesdenhado pelo seu antecessor. E o que estamosvendo agora? Pessuti jogando contra o Estado, pra-ticando o que podemos chamar de política da terraarrasada, para deixar uma condenável herançamaldita ao seu sucessor. A simplicidade de homembonachão, equilibrado, comunicativo, com cheirode povo, começa a ser corroída por uma sequênciaquase desesperada de atos precipitados”.

O texto grifado, de autoria de um jornalista eempresário do setor de comunicação, foi publicadoem jornal de circulação estadual no dia 24/11/2010. Agora a máscara caiu. Dia 22 de maio aimprensa divulgou a aprovação pelo Tribunal de Jus-tiça do Paraná da devolução da aposentadoria vita-lícia ao Sr. Orlando Pessuti por ter ocupado o cargo degovernador durante nove meses. Isso mesmo. Pornove meses no cargo, vai ter uma aposentadoriavitalícia de R$ 25 mil mensais. Um decreto do gover-nador Beto Richa no início de 2011 havia cortado talbenefício aos ex-governadores que exerceram o car-go após o ano de 1988, ano da promulgação da novaConstituição do Brasil. Mas o Sr. Pessuti entrou comum mandato de segurança e o Tribunal de Justiça lhedevolveu o benefício. Não importa se tal benefícioestá previsto em lei. Nem tudo o que é legal é justo.Um homem que tenha vergonha na cara não podeaceitar uma aposentadoria de R$ 25 mil mensaispelo resto da vida por ter exercido um cargo durantenove meses. Tem que levar em conta que o povo éque vai pagar esta conta. Muita gente trabalhou avinda inteira no pesado e não recebe nada e quandorecebe aposentadoria é de um salário-mínimo men-sal. Tem que levar em conta que este dinheiro vaifaltar para a saúde e muita gente vai morrer por faltade medicamentos ou atendimento. Nem para o go-vernador que exerceu o mandato por quatro ou oitoanos devia existir aposentadoria. No máximo deviaser contado o tempo de contribuição para aposenta-doria como fazem com todos os trabalhadores. E seo cidadão não tem como sobreviver após o mandatode governador, que não se candidate e fique cuidan-do de sua vida profissional. E os nossos deputadosestaduais já deviam ter feito uma lei proibindo aconcessão deste tipo de benefício. Mas, como “cobranão come cobra”, podemos esperar sentados paraque isso aconteça um dia. O Brasil de maior poderestá roubando do Brasil que não tem poder nenhum.

* O autor é professor em

Nova Santa Rosa

[email protected]

Foi prefeito de Santa Helena por duas gestões, de 1997a 2004, e de 1993 a 1996 foi vice-prefeito. Tambémpresidiu o Conselho de Desenvolvimento dos Municí-pios Lindeiros e foi secretário municipal de Indústria eComércio e Administração Portuária, na gestão de suaesposa, a ex-prefeita Rita Schimidt (2009-2012).Teve muitas dificuldades de saúde depois de ter sofridoum acidente automobilístico em 2007, do qual passouanos se recuperando. E depois de lutar pela vida,ninguém imaginaria um final destes para ele.

Na carta de despedida que deixou, Silom teriaexposto que estava esgotado das defesas nos pro-cessos que enfrentava juridicamente ainda do perí-odo em que administrou a prefeitura, e que se

sentia-se envergonhado. Ele te-ria destacado que estes proces-sos devem-se à burocracia da leie a alguns funcionários públi-cos da época, mas que “nenhumdeles diz respeito a desvio dedinheiro público, superfatura-mento de obra ou obra malfei-ta”. Com tais apontamentos,presume-se o incômodo que osproblemas jurídicos vinham cau-sando à vida ex-prefeito, atual-mente uma pessoa que estavaafastada da política, apesar deestar filiado ao PSD. Há quemdiga que a derrota do seu grupo

na última eleição tenha sido um golpe muito fortena estrutura emocional deste homem aparentemen-te sempre inabalável.

Com certeza, Silom, como homem público que foi,“fez a sua parte por Santa Helena e ajudou muitaspessoas”, como ele mesmo descreveu em sua carta dedespedida. Foi um ícone da política local, amado pormuitos e odiado por outros tantos, entretanto, nem porisso desrespeitado. Ele respirou política em grandeparte de sua vida, e se livrou dela de uma formainesperada por todos.

Se fez certo, se fez errado, não cabe a ninguémjulgar. Resta respeitar.

Page 3: 06-05-2013.pdf

O PRESENTE | 03QUARTA-FEIRA05 DE JUNHODE 2013

O senador Roberto Requião foi destituído do cargo de presidente do PMDB de Curitiba.A decisão foi tomada pela comissão executiva estadual, a partir de reunião realizada nasegunda-feira (03) à noite, e envolve outros 73 diretórios. A intervenção ocorreu emmunicípios onde a agremiação não atingiu a meta de 10% dos votos na última eleição.

Além de Curitiba, a destituição também atingiu as outras quatro maiores cidades doParaná: Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel.

Erro na listaMedianeira foi uma das cidades incluídas na lista que tiveram o diretório estadual

destituído. Contudo, o deputado estadual Ademir Bier (PMDB) adiantou ontem (04), ementrevista à reportagem do Jornal O Presente, que a inclusão ocorreu de forma errônea.Ele lembrou que o partido elegeu a vice-prefeita Delcir Berta Aléssio, vereadores e fez muitomais do que 10% dos votos no pleito de 2012.

Arthur Monteiro/Agência Senado

Ataque de cobrasO vereador de Marechal Cândido Rondon, João Mar-

cos Gomes, está preocupado com os constantes ataquesde cobras da espécie cascavel a moradores e frequentado-res das regiões próximas ao Lago de Itaipu. Ele queresclarecimentos da Itaipu Binacional a respeito de infor-mações extraoficiais dando conta que estaria havendo asoltura dessas serpentes na região.

De acordo com o edil, apenas nas últimas semanastrês moradores do interior do município rondonenseforam vítimas de mordidas da cobra. O mesmo vemacontecendo com frequência em Santa Helena. “Oque queremos saber é se houve a soltura ou não e, emcaso afirmativo, qual o número de cobras soltas naregião, assim como se há algum acompanhamento daItaipu Binacional no sentido de amenizar o problemaenvolvendo ataques na região lindeira ao Lago deItaipu”, explica.

NÚMEROS QUEIMPRESSIONAM

Durante sua participação na sessão da Câmara deVereadores de Marechal Cândido Rondon, na segunda-feira (03), o comandante do Corpo de Bombeiros, capi-tão Rafael Tavares, fez questão de repassar aos parla-mentares alguns números referentes aos atendimentosprestados pelo quartel.

Ele lembrou, inicialmente, que a mudança de Bom-beiro Comunitário para Corpo de Bombeiros ocorreuem 13 de maio de 2011, ou seja, há pouco mais de doisanos. Neste período, os bombeiros atenderam aproxi-madamente 200 incêndios, 946 atendimentos pré-hos-pitalares e 1.058 acidentes de trânsito, num total de2.216 pessoas feridas e 2.479 ocorrências. Isso tudo,lembrando, em apenas dois anos.

Comentário do dia“Todos percebem um menor que comete crime,

poucos percebem milhões deles sem escola. É maisbarato cadeia para alguns menores do que escolapara todas as crianças”. A opinião é do senador

Cristovam Buarque (PDT-DF).

Ih, fora!

Fracasso do

PMDB de

Curitiba nas

e l e i ç õ e s

municipais do

ano passado fez

com que o

senador Roberto

R e q u i ã o

perdesse a

presidência do

partido na

C a p i t a lMaria Cristina Kunzler

Assembleiados LindeirosOs 16 municípios que integram o Con-

selho de Desenvolvimento dos MunicípiosLindeiros ao Lago de Itaipu têm um en-contro marcado amanhã (06), na sede daentidade, em Santa Helena.

Das 09 às 12 horas, prefeitos, presiden-tes de associações comerciais e vereadoresestarão reunidos para deliberar sobre apauta da assembleia, em que consta aapresentação de estudo sobre as praias doLago de Itaipu; apresentação de novasformas de atuação do Conselho dos Lin-deiros; apresentação do Programa MaisPeixes em Nossas Águas - que está inse-rido no Programa Cultivando Água Boa;prestação de contas e o lançamento da 2ªedição da gincana “Jovens Lindeiros Li-gados à Vida”.

REESTRUTURAÇÃODE RODOVIASOs serviços de restauração de

rodovias federais que cortam a re-gião, cuja licitação ocorreu recen-temente, já tiveram início. Os tre-chos contemplados estão entreMarmelândia e Cascavel (BR-163),Toledo e Marechal Cândido Ron-don (BR-163), Francisco Alves eGuaíra (BR-272) e Cascavel e To-ledo (BR-467).

O investimento integra o Pro-grama de Aceleração do Cresci-mento (PAC) e está sendo contem-plado através do Crema 2 (Contra-tos de Restauração/Recuperação eConservação Rodoviária). Asobras vão desde restauração dasvias, conservação e serviços bási-cos de tapa-buraco, roçada e lim-peza e manutenção, e prevê aindaa renovação de toda sinalizaçãovertical e horizontal, aplicação detachas refletivas e remoção de pla-cas fora do padrão do Departa-mento Nacional de Infraestruturade Transportes (Dnit).

Vereador João

Marcos Gomes,

durante a sessão

da Câmara na

segunda-feira (03):

“Notícias

divulgadas há

algum tempo

deram conta de

que a Itaipu

Binacional estaria

promovendo a

soltura de algumas

espécies de cobras

nas margens do

Lago de Itaipu”

Page 4: 06-05-2013.pdf

04 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

Fogo “amigo”A manifestação do vice-presidente da Caixa Econômica, o

baiano Geddel Vieira Lima, que se propôs a falar quando todo

mundo (PT e PMDB) prefere ficar resmungando pelos cantos, é

bem a síntese do momento vivido entre os dois maiores partidos

de apoio ao governo de Dilma Rousseff. Cochichos entremeados

de intrigas que criam um ambiente insustentável entre os dois

aliados. Especialmente neste momento em que a disputa elei-

toral, com quase um ano e meio de antecedência, está posta.

Geddel foi claro, embora reconhecendo que ocupa cargo no

governo, mas, antes de tudo, é um político com vínculo no PMDB:

“Precisamos furar esse tumor”. Do jeito que está, admite, não

dá para continuar. Isso dito numa semana em que os dois

maiores nomes do partido, com poder na mão, um presidindo o

Senado e outro a Câmara, mostram insatisfação com o trata-

mento recebido no governo. O atrito entre a ministra-chefe da

Casa Civil, Gleisi Hoffmann, com Renan Calheiros, deixou melin-

dres difíceis de serem superados. Daí as várias manifestações

de peemedebistas contra a forma de atuação da ministra,

candidata petista ao Governo do Paraná. A prevalecer a proposta

de “cartas na mesa” colocada por Geddel, ou o governo cede

espaço para o PMDB participar efetivamente das decisões de

governo e não apenas ocupar alguns cargos ou fica o PT como

agora está: dono da bola. Cria-se assim espaço para lançamento

de candidaturas regionais do PMDB, mesmo que em confronto

com as do PT, caso que hoje interessa ao senador Lindbergh, no

Rio de Janeiro. Igualmente aos partidários do senador Requião

no Paraná, independente de ser ou não Gleisi Hoffmann candi-

data apoiada por Dilma e Lula. O próprio Geddel pode ter interes-

se na disputa baiana, daí a sua entrada em cena. Do jeito que

está, com picuinhas de ambos os lados na base de Dilma, só irão

beneficiar os adversários, admitem os dois lados.

Em choqueNo destaque ao plano Agrícola e Pecuário 2013/14 anunciado

ontem (04) pelo governo, contemplando o setor empresarial do

agronegócio com R$ 135 bilhões e a agricultura familiar com

R$ 20 bilhões, a preocupação de destinar recursos à armazena-

gem, calcanhar de Aquiles das grandes safras.

Detalhe políticoUm detalhe que tem sido

amplamente divulgado, quan-

do se compara a situação vivi-

da por Santa Catarina, que

obteve mais de R$ 6 bilhões de

empréstimos, quando o Para-

ná tem dificuldade em liberar

pouco mais de R$ 3 bilhões, é

ignorado. Atribui-se o êxito ca-

tarinense à movimentação do

governador Raimundo Colom-

bo, em constantes idas a Bra-

sília. Ninguém se lembra que

ele deixou o Democratas para

se filiar ao PSD, que aderiu ao

governo, mesmo que Gilberto

Kassab insista que o partido é

independente.

“Briga de...Por aqui, o que turva a

água clara que o governo Beto

Richa bebia, além das dificul-

dades financeiras que se agra-

vam com as dificuldades para

obter os recursos de emprés-

timos nacional e internacio-

nais, é uma disputa que deve

ocorrer no preenchimento da

vaga de Hermas Brandão no

Tribunal de Contas (TC), quan-

do a partir dos próximos oito a

dez dias a Assembleia Legis-

lativa tiver sido comunicada

da vacância do cargo.

... foice”Nos bastidores, a disputa

entre os deputados Plauto

Miró Guimarães e Fábio Ca-

margo deve ser acirrada. Até

porque, antes da entrada acin-

tosa de Fábio na disputa, com

os apoios de que dispõe, com

o pai na presidência do Tribu-

nal de Justiça e o sogro, de-

pois de longa passagem pelo

TC, em cargo do governo, e

toda pressão que isso repre-

senta, Plauto era favorito ab-

soluto, com apoio explícito de

Beto Richa, Valdir Rossoni e

demais parlamentares. A situ-

ação lembra a propaganda do

Bradesco: “Vai que...”.

Até que enfimA boa nova é o anúncio de

estarem praticamente supe-

rados os entraves para a cons-

trução da ferrovia que ligará

Mato Grosso do Sul a Parana-

guá, com o aproveitamento de

trechos da Ferroeste. A notí-

cia anuncia que governo, am-

bientalistas e iniciativa priva-

da estão próximos a acordo,

com o menor impacto ambien-

tal possível.

CONGRESSO

Procuradores propõem alternativaà “PEC da Impunidade”

Procuradores e promotores decidiram apresentar projeto de leipara regulamentar os poderes investigatórios da Polícia

e das Procuradorias e Promotorias de Justiça

Ante a possibilidade deaprovação da Proposta deEmenda Constitucional 37/2011 - conhecida como PEC daImpunidade, por tirar do Mi-nistério Público o poder de in-vestigar -, procuradores e pro-motores decidiram apresentarprojeto de lei para regulamen-tar os poderes investigatóriosda Polícia e das Procuradoriase Promotorias de Justiça. O tex-to, elaborado por associaçõesdo MP federal e estadual, foientregue ao ministro da Justi-ça, José Eduardo Cardozo, paraque o encaminhe aos presiden-tes da Câmara, HenriqueEduardo Alves (PMDB-RN), edo Senado, Renan Calheiros(PMDB-AL). A informação foidivulgada ontem (04) pelo pre-sidente do Conselho Nacionaldos Procuradores-Gerais dosEstados e da União (CNPG),Oswaldo Trigueiro do Valle Fi-lho, chefe do MPE paraibano.

"Já apresentamos ao Minis-tério da Justiça e vamos apre-sentar também ao CongressoNacional um projeto de lei queregulamenta por inteiro a in-vestigação criminal. São regrasmuito claras, precisas, que in-clusive colocam a responsabi-lidade para aqueles que prati-carem atos sem a devida obser-vação de prazos, da questão daregulamentação em relação aoslimites da investigação", disse

Trigueiro, antes de debate so-bre poderes de investigação doMP com ex-constituintes comoBernardo Cabral, Mauro Bene-vides (PMDB-CE) e Roberto Frei-re (MD-SP), na sede da Confede-ração Nacional do Comércio.

A iniciativa é mais um lan-ce da disputa entre o MP e asPolícias pelo poder de investi-gar. A reivindicação de dele-gados para que as investiga-ções sejam feitas apenas pelaspolícias Federal e Civil se for-taleceu, segundo procurado-res, com o ressentimento depolíticos investigados, indici-ados e processados pelo MP,por corrupção. A propostatem apoio de parte do PT, in-conformado com o julgamen-to do mensalão, que condenouà cadeia estrelas petistas comoJosé Dirceu e José Genoino. Como projeto, procuradores e pro-motores esperam acalmarparte dos parlamentares e es-vaziar o apoio à PEC, que pre-cisa de 3/5 dos votos (308) naCâmara para seguir para o Se-nado. Os delegados, porém, di-ficilmente desistirão da Pro-posta, que, em novembro de2012 foi aprovada na Comis-são Especial e poderá ser vota-da em 26 de junho.

Atualmente, os poderes in-vestigatórios do MP obedecemà regulamentação número 13do Conselho Nacional do Mi-

nistério Público, que é um atoadministrativo. A ideia é apro-var uma lei, que tem mais forçae seria bastante detalhada, se-gundo o presidente do CNPG.

"Ter prazo para a investi-gação, os limites, o objeto, pu-blicidade dos atos", mencio-nou Trigueiro. É muito incô-modo pessoas serem investi-gadas sem ter o conhecimentode que estão sendo (investiga-das), apesar de que em algunscasos existe a questão do sigiloque é decretado sob o ponto devista do próprio MinistérioPúblico, pela própria Justiça...O controle judicial dos atos,que em todos os casos de medi-das cautelares sempre exis-tem... Interceptações telefôni-cas, busca e apreensão...".

Trigueiro, que não deu de-talhes sobre o projeto, disseacreditar que o grande pro-blema que atinge principal-mente a classe política é a au-sência de regras mais claraspara investigação. A percep-ção, aparentemente, tambémtem repercussões no Congres-so. "Tenho notado de algunsparlamentares a ideia de queo Ministério Público não temlimites", comentou Freire. Opresidente nacional do MDdisse que a votação da PEC"não será uma briga fácil"."Não tenho como dizer quenão vá ser aprovada".

Aprovada dedução de IR pararemédios de aposentados

A Comissão de AssuntosEconômicos (CAE) do Senadoaprovou ontem (04) projetode lei que permite a deduçãodo Imposto de Renda paradespesas com medicamentosde aposentados e pensionis-tas para uso próprio ou paraseus dependentes. Por ter sidoaprovada em caráter termi-nativo, a proposta seguirá di-retamente para a Câmara dosDeputados, caso não haja re-curso de senadores para le-var o texto ao plenário.

Pela proposta do senadorPaulo Paim (PT-RS), o benefí-cio estará garantido para

aqueles que recebem em apo-sentadorias ou pensões até seissalários mínimos por mês - atu-almente R$ 4.068.

Na justificativa do projeto,o petista argumenta que há in-coerência da legislação tribu-tária, uma vez que só permiteo abatimento das despesascom medicamentos nos casosem que eles forem utilizadosem regime de hospitalização.Ele lembra que a tendênciaatual é privilegiar o atendi-mento médico em casa, rele-gando a internação hospitalarapenas em casos absoluta-mente necessários.

O texto aprovado pelaCAE, cujo parecer foi apre-sentado pelo senador Vitaldo Rêgo (PMDB-PB), rejeitououtras duas propostas dededuções de imposto de ren-da: com o pagamento de ju-ros decorrentes de créditoimobiliário, apresentadopelo ex-senador e atual go-vernador de Santa Catarina,Raimundo Colombo; e comgastos com professores deeducação física, academiasde atividades físicas diver-sas, incluindo dança, capo-eira, ioga e artes marciais, doex-senador Papaléo Paes.

Page 5: 06-05-2013.pdf

O PRESENTE | 05QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 GERAL

QUESTÃO INDÍGENA

Governo vai enviar Força Nacional à área de conflito no MSNovo confronto na região ocorreu ontem (04). Um indígena foi

baleado nas costas após invasão de área da fazenda São Sebastião

O ministro José Eduardo Car-dozo (Justiça) afirmou ontem (04)que não tomará "medidas radi-cais", mas enviará a Força Naci-onal ao Mato Grosso do Sul, ondeum índio terena foi morto na se-mana passada durante reinte-gração de posse da fazenda Buri-ti, em Sidrolândia, a 72 quilôme-tros de Campo Grande. Hoje, emnovo confronto na região, umindígena foi baleado nas costasapós invasão de área da fazendaSão Sebastião, na mesma região.

"É muito importante quenessa hora se busque colocar amensagem que o radicalismonão resolverá o problema", dis-se Cardozo. "Não é com radica-lismo, de lado a lado, tentandoapagar uma fogueira com álco-ol que nós vamos resolver umasituação que infelizmente seacumula na história brasilei-ra", completou.

A Justiça deu prazo até as 09horas de hoje (05) para que osíndios deixem a área da fazendaBuriti, invadida novamente na

sexta-feira (31) após o confrontocom policiais. O governo estádividido entre pagar multa mi-lionária e a retirada dos índios.

Segundo a Advocacia-Ge-ral da União (AGU), a decisãojudicial afirma que o governoserá obrigado a pagar R$ 1milhão ao dia em multa casonão desocupar a terra. A Funaino Estado também terá quepagar R$ 28 mil.

A AGU ingressará com re-curso até na manhã de hojepedindo mais prazo à Justiçapara garantir "uma desocupa-ção pacífica".

"Estamos obrigados (a cum-prir) as ordens judiciais, mas émuito importante que pos-samos (buscar) o diálogo, o en-tendimento pois só dessa for-ma conseguiremos fazer que odireito de todos sejam respeita-dos", disse o ministro.

Em entrevista, Cardozoafirmou que conversou por te-lefone com o governador doMato Grosso do Sul, André

Puccinelli (PMDB), enquantorecebia visita de parlamenta-res do Estado, ontem.

DEMARCAÇÕESO ministro afirmou que o

governo não "pretende tirar oprotagonismo da Funai na de-marcação de terras indígenas".Segundo ele, o ministério está"trabalhando em um conjuntode normas que visam aperfei-çoar o processo de demarcação,e não enfraquecer a Funai oufazer concessões a quem querque seja", declarou.

"Há muita confusão. Há pes-soas tirando conclusões e ava-liações antes desse (conjunto denormas) ser (feito). "Estamostentando ter mais informaçõespara ter menos judicialização emenos conflitos", pontuou.

"Se não divulgarmos comexatidão eu acabo (colocando)querosene numa fogueira. AFunai tem um papel importan-tíssimo e continuará tendo nasdemarcações".

Page 6: 06-05-2013.pdf

06 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Taxa de desmatamentodo Paraná cresce 50%

Estado é o quarto no ranking do Atlas dos RemanescentesFlorestais da Mata Atlântica

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Roberto Requião (@requiaopmdb)Senador do PMDB

Rigorosamente deprimente a existência destes moleques no diretórioregional do PMDB. Que vergonha para nossa história.

ZH Política (@zhpolitica)Depois de atritos com o Congresso, Dilma tenta acalmar a base

al iada prometendo reduzir o uso de medidas provisóriashttp://zhora.co/14sFmaW

Lancenet! (@lancenet)Chateado, presidente do Botafogo diz que não tem como apoiar

Túlio em projeto pelo milésimo http://nolance.net/13j4L9i

Vital do Rêgo (@senadorvital)Senador do PMDB-PB

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senadoacaba de aprovar, por unanimidade, meu projeto que perdoadívidas dos agricultores.

G1 - Política (@g1politica)Dilma anuncia crédito de R$ 136 bilhões para agricultura empresarial

http://glo.bo/18QS5uK

Esmael Morais (@esmaelmorais)Jornalista

“PMDB só repete a bancada com candidatura própria”, diz EnioVerri http://bit.ly/17WVZCP

Portal R7.com (@portalR7)Deputado André Vargas diz que promulgará PEC que cria quatro

novos tribunais federais http://r7.com/_DpJ #R7

Fábio Campana (@fabiocampana)Jornalista

Alexandre Curi não aprova dest i tuição de Requiãohttp:/ /www.fabiocampana.com.br/2013/06/alexandre-curi-nao-aprova-destituicao-de-requiao/ …

“Sou feliz sendo prostituta”, diz nova campanha do governo.

G1 (@g1)FAO lança campanha mundial para combater a fome e a obesidade

http://glo.bo/18LiUOt

Globo News (@canalglobonews)Produção industr ial sobe 1,8% em abri l , segundo

o IBGE; resultado foi acima do esperado pelo mercado -http://glo.bo/11fvoYz #globonews

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Brasil perdeu 235 km² de Mata Atlântica entre 2011 e 2012; restam

no país 8% da floresta original. http://glo.bo/17WPlfX

Boca Maldita (@Boca_Maldita)Richa anuncia R$ 53 milhões para prevenção de desastres naturais

- http://bocamld.tk/16GH0g7

Folha Ilustrada (@folhailustrada)Ancine insinua que vai limitar reprise de obras brasileiras na TV a

cabo. http://folha.com.br/no1289460

Agência Senado (@Agencia_Senado)Prazo máximo para contrato de professor temporário pode diminuir

http://ow.ly/lHyeG

Estadão (@Estadao)Aplicativo do Banco Central mostra onde trocar dólar e outras

moedas: http://bit.ly/10W8ZAA

Folha Poder (@folha_poder)Renan cobra publicação de decisão do STF sobre reserva indígena.

http://folha.com.br/no1289536

Minas Gerais, Bahia, Piauíe Paraná são os Estados comsituação mais crítica. Minas éo campeão do desmatamentopela quarta vez consecutiva,sendo responsável pela meta-de da destruição da Mata Atlân-tica no período analisado, comtotal de 10.752 hectares do bio-ma perdidos - o aumento nataxa de desmate no Estado foide 70% comparado com o perí-odo anterior. Em segundo lu-gar no ranking, a Bahia perdeu4.516 hectares de floresta nati-va. O Piauí, monitorado pelaprimeira vez, perdeu 2.658 hec-tares e já ficou com o terceirolugar no ranking.

O Paraná, além de ser oquarto no ranking, com 2.011hectares perdidos no período,é um destaque negativo porter sido observado um aumen-

to de 50% na taxa de desmata-mento do Estado Já os desta-ques positivos são EspíritoSanto e Mato Grosso do Sul,que tiveram redução de des-matamento de 93% e 92% res-pectivamente.

A Fundação SOS MataAtlântica e o Instituto Nacio-nal de Pesquisas Espaciais(INPE) divulgaram na vésperado Dia Mundial do Meio Ambi-ente (05), em entrevista coleti-va, os novos dados do Atlas dosRemanescentes Florestais daMata Atlântica, no período de2011 a 2012. A iniciativa tem opatrocínio de Bradesco Cartõese execução técnica da Arcplan.Os dados completos e relatóriotécnico podem ser acessadosnos sites www.sosma.org.br ewww.inpe.br ou diretamenteno servidor de mapas http://

mapas.sosma.org.br. Per-nambuco foi o único Estadoque perdeu área de mangue-zal: 17 hectares. Os mangue-zais funcionam como berçári-os marinhos e são áreas muitoimportantes para atividadescomo a pesca. Na Mata Atlân-tica, o total de vegetação demangue corresponde a224.954 ha, sendo que Bahia(61.478 ha), Paraná (33.422 ha),São Paulo (24.891 ha) e Sergipe(22.959 ha) são os Estados quepossuem as maiores extensões.

Já o maior desmatamentona vegetação de restinga (ob-servada ao longo do litoral)aconteceu em São João da Bar-ra (RJ), com 937 hectares, paraimplantação do Superportodo Açu. O município foi tam-bém o campeão de desmata-mento no período.

Assembleia: votação sobre sede daUnespar é marcada por confusão

O projeto de lei que define omunicípio de Paranavaí, na re-gião Nororeste, como sede daUniversidade Estadual do Pa-raná (Unespar) foi aprovadoem primeira e em segundavotação na Assembleia Legis-lativa do Paraná (Alep) ontem(04) após uma confusão nasgalerias do plenário. A propos-ta teve 45 votos favoráveis noprimeiro turno de votos e 46 nosegundo. À tarde, o princípiode confusão chegou a interrom-per a primeira votação do pro-jeto. O empurra-empurra teveinício quando um rapaz come-

çou a incomodar, com um cartaz,as pessoas presentes nas galeri-as do plenário. Ele era um dosdiversos manifestantes presen-tes no local que exigiam a insta-lação da reitoria da Funespar emCuritiba, e chegou a ser aborda-do por seguranças da casa quepediram que ele se sentasse.

Durante a confusão o deputa-do Valdir Rossoni chegou a soli-citar que o homem fosse retiradodo plenário, onde também haviamanifestantes que apoiavam olocal escolhido para sediar a rei-toria da instituição.

Não atendendo ao pedido dos

seguranças, o rapaz se retiroudas galerias e seguiu em dire-ção aos gabinetes da Casa. Eleteria sido encontrado no gabi-nete do deputado Anibelli Neto(PMDB), onde estava tomandoágua. Depois de encontrado, ojovem, que portava tambémuma bandeira da União Nacio-nal dos Estudantes (UNE), foipreso e retirado da Alep.

Com a aprovação, a pro-posta, que foi dispensada deanálise de redação final porquenão recebeu emendas, segueagora para o veto ou sanção dogovernador Beto Richa.

Reajuste de 6,49% será pago aservidores estaduais no dia 14

O governador Beto Richaautorizou o pagamento no dia14 de junho, em folha comple-mentar e em parcela única, doreajuste salarial de 6,49% aosservidores públicos do PoderExecutivo do Estado, aprova-do pela Lei 17.580, de 29 demaio de 2013. O reajuste é re-troativo à data de 1º de maio eatenderá a mais de 291 milservidores ativos, inativos e

pensionistas. O porcentualcorresponde ao Índice Nacio-nal de Preços ao ConsumidorAmplo (IPCA), medido entremaio de 2012 e abril de 2013.

Os funcionários com con-trato de regime especial tam-bém são abrangidos. Por de-cisão do governador, a lei queestabeleceu o índice para re-visão geral garante que o rea-juste incidirá sobre o venci-

mento básico e os subsídiosdas carreiras estatutárias ci-vil e militar.

Cargos em comissão nãoterão reajuste. Os servidoresdas carreiras da Polícia Civilnão foram incluídos na lei, emrazão de o reajuste geral anu-al de 2013 para a categoriaestar previsto na Lei 17.170,de 24 de maio de 2012, já apli-cado na folha de maio.

Page 7: 06-05-2013.pdf

O PRESENTE | 07QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 GERAL

CRIAÇÃO NO RESERVATÓRIO

Cultivo de tilápia em Itaipu pode dobrar produção de pescadoIniciativa, que poderá representar a redenção econômica dos pescadores aquicultores do Oeste

do Paraná, ainda depende do avanço de negociações com o Paraguai

A criação da tilápia noreservatório da usina de Itai-pu ganhou o apoio do mi-nistro da Pesca e Aquicultu-ra, Marcelo Crivella. A inici-ativa poderá representar aredenção econômica dos pes-cadores aquicultores do Oes-te do Paraná. O cultivo datilápia no Lago de Itaipu éuma reivindicação dos pes-cadores da região.

O ministro declarou oapoio durante a abertura do1º Encontro Regional dasSuperintendências Federaisda Pesca e da Aquicultura dasRegiões Sul e Sudeste, ontem(04). O evento vai até sexta-feira (07), no Auditório Inte-gração, na Itaipu Binacional.É a primeira vez que o encon-tro acontece no Sul do Brasil.

“Basta termos a libera-ção da tilápia no reservató-rio de Itaipu para obtermosuma produção de 400 miltoneladas apenas no lago dausina. Hoje, o país todo pro-duz 500 mil toneladas”, dis-se o ministro, acrescentan-do: “Hoje se produz aqui cer-ca de quatro mil toneladas depescado, mas este númeropode chegar a 400 mil tonela-das. Somente com Itaipu po-demos dobrar a produção depescado nacional, com ape-nas 1% das águas do lago, echegar a R$ 6 bilhões de rendaque seriam injetados na eco-nomia”, afirmou.

A produção de tilápia noreservatório já está liberadapelo Ibama, mas ainda esbar-ra no acordo entre Brasil eParaguai, que restringe o cul-tivo de espécies tidas comoexóticas para o local. A nor-

O ministro Marcelo Crivella declarou o apoio da criação de tilápias no reservatóriode Itaipu durante a abertura do 1º Encontro Regional das Superintendências Federais

da Pesca e da Aquicultura das Regiões Sul e Sudeste, ontem (04), em Foz

ma consta no decreto 4526/2002. Embora a tilápia sejaencontrada em rios a jusantee a montante do reservatório,ela ainda não consta na listade espécies liberadas.

Segundo Crivella, o go-verno brasileiro sinaliza paraa liberação, mas depende doavanço dessas negociaçõescom o Paraguai. O país vizi-nho já teria se manifestadofavorável à mudança no acor-do, mas ainda não há prazodefinido para isso.

“Está comprovado que atilápia não causa nenhumimpacto ambiental. Ela já éencontrada em grande quan-tidade no Rio Paranapane-ma, não é predadora nem car-nívora”, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jor-ge Samek, que acompanhouo ministro. “Temos 135 milhectares de lâmina d’água euma base científica que podecontribuir para o desenvol-vimento da aquicultura”,completou.

Em março, Samek recebeuum abaixo-assinado de 1,8 milassinaturas solicitando a li-beração do cultivo de tilápiano reservatório. A reivindi-cação foi repassada a Crivella,que recebeu outros pedidosdiretamente dos pescadores.Eles solicitam ainda facilida-des para o abatedouro e naliberação de certificações mu-nicipais e estaduais e junto àvigilância sanitária, além decursos técnicos para abate.

“A pesca artesanal no rionão dá mais para nosso sus-tento. Se liberarem a tilápia,vai melhorar e muito a nossarenda. Esperamos também

que haja melhoria na libera-ção dos recursos, para que elechegue nas mãos do pesca-dor”, disse Ivo dos Santos, daAssociação de Pescadores Ar-tesanais de Guaíra e Região.“Mais de 300 pessoas depen-dem dessa mudança apenasem Guaíra”, reforçou.

EXEMPLOPara o ministro, as vanta-

gens da aquicultura no reser-vatório de Itaipu são muitas.A seu favor está também arede de cooperativas do Para-ná, “muito bem organizadas”,segundo ele, que poderiamescoar a produção. “Se as co-operativas incorporarem opescado, sem dúvida o peixeserá um dos principais pro-dutos do Brasil”.

Atualmente, há 800 pes-cadores cadastrados no re-servatório de Itaipu, mas es-tima-se que este número sejamuito maior.

Itaipu recebeu o primeiro

parque aquícola brasileiro,instalado no reservatório emmarço de 2006. Hoje, eles es-tão em outras represas - Cas-tanhão (CE), Ilha Solteira(MS, MG e SP), Furnas(MG), Três Marias (MG) eTucuruí (PA).

Juntamente com Itaipu,elas têm, no total, capacidadeoutorgada de produção de 269mil toneladas de pescado porano. “Um pecuarista produzuma tonelada de carne porano por hectare. Em Itaipupodemos produzir 200 tone-ladas de peixe por hectare,por ano”, estimou.

“Itaipu é um modelo emtermos de produção de pesca-do com sustentabilidade e se-gurança ambiental. Só falta aviabilidade econômica”, afir-mou o ministro, que fez umsobrevoo na região do reser-vatório após a solenidade. Asações ambientais desenvolvi-das pela hidrelétrica recebe-ram elogios de Crivella. “Esta

empresa é um orgulho paranós”, concluiu.

PROGRAMAÇÃOAlém do ministro, secre-

tários do Ministério da Pescae da Aquicultura, deputadose autoridades como o dire-tor-presidente da AgênciaNacional das Águas (ANA),Vicente Andreu, estiveram noprimeiro dia do encontro.

Depois da solenidade, Cri-vella entregou um chequesimbólico do Plano Safra, quedestinou R$ 4,1 bilhões parao financiamento de produ-ção de pescado.

A programação incluiuainda a degustação pelo mi-nistro e autoridades de umrisoto de tilápia feito pelosalunos do curso de gastrono-mia do Instituto Técnico Fe-deral do Paraná (ITFPR).

Até sexta-feira, os partici-pantes discutirão assuntoscomo licenciamento ambien-tal e o Plano Safra.

Caio Coronel

Crivella entregou um cheque simbólico de liberação de recursos para pescadores contempladosno Plano Safra: R$ 4,1 bilhões para o financiamento de produção de pescado

Defesa do pescado de tilápia foi feita pelo ministro da coletiva de imprensa.Segundo a autoridade, a liberação, agora, depende do Paraguai

Fotos: Itaipu

Page 8: 06-05-2013.pdf

08 | O PRESENTE POLÍTICA QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

DESTITUIÇÃO DE DIRETÓRIO

“Não foi golpe contra Requião”, afirma Ademir BierSenador perdeu o comando do PMDB em Curitiba após partido não ter atingido

o mínimo de 10% dos votos no município na eleição passada

A comissão executiva dodiretório estadual do PMDBse reuniu, na segunda-feira(03), para definir a destitui-ção de diretórios municipaisque não atingiram o míni-mo de 10% de votos na elei-ção do ano passado, confor-me meta incluída em reso-lução partidária. Os presi-dentes tiveram a oportuni-dade de apresentar defesa,as quais foram devidamenteanalisadas. Em outros casos,contudo, a comissão execu-tiva constatou a ausênciaexpressiva de respostas aospedidos de informações.

Ao todo, foram destituí-dos 75 diretórios, entre elesnas maiores cidades do Pa-raná: Curitiba, Londrina,Maringá, Foz do Iguaçu eCascavel. Medianeira tam-bém foi incluída na lista,mas deve ser retirado por-que no município o PMDBelegeu vereadores, a vice-prefeita Delcir Berta Aléssioe ultrapassou com folga ameta dos 10%.

A comissão estadual tam-bém decidiu “valorizar, nadesignação das comissõesprovisórias, os esforços evi-denciados nas últimas elei-ções pelos companheirospeemedebistas, assim comoos parlamentares federais eestaduais e o interesse dopartido em se fortalecer. E

prorrogar a reunião da exe-cutiva estadual pelo temponecessário à designação dascomissões provisórias”.

Em entrevista ao Jornal OPresente, concedida ontem(04), o deputado estadualAdemir Bier, que integra acomissão executiva doPMDB no Paraná, informouque não participou da reu-nião de segunda-feira, masque está de acordo com adecisão. “A reunião foi ini-ciada ontem (segunda-fei-ra), mas não foi encerrada.Ela só será concluída na pró-xima segunda-feira (10)”,comenta o parlamentar,que acrescenta: “Já estavaprevista esta intervenção nosmunicípios que não atingis-sem os 10% dos votos naeleição passada para que odiretório fosse recompos-to. Pode haver alguns equí-vocos, mas há essa necessi-dade de fortalecimento dopartido”, acrescenta.

DEBATE NACIONALSobrinho do senador Ro-

berto Requião, que presidiao PMDB em Curitiba e foidestituído do cargo, e coor-denador da bancada doPMDB na Câmara, o depu-tado federal João Arrudaanunciou que vai procurarlíderes nacionais do partidopara tentar intervir no as-

sunto. O debate prometeatingir, portanto, outras es-feras maiores, não descar-tando a possibilidade da dis-cussão parar na Justiça.

Em relação a isso, Ade-mir é enfático: “É o direitoque ele tem de procurar (li-deranças nacionais). Mas aexecutiva tomou essa atitu-de porque julgou necessá-ria. Eu não estava lá (na

Deputado estadual Ademir Bier: “Não podemos em um municípiocomo Cascavel, Foz do Iguaçu não ter tido o desempenhomínimo necessário numa agremiação do porte do PMDB”

Sandro Nascimento/Alep

reunião), mas sou favorávelque alguma atitude seja re-almente tomada, ao menospara despertar nos diretóri-os municipais a importân-cia que é o PMDB. Não po-demos em um municípiocomo Cascavel, Foz do Igua-çu não ter tido o desempe-nho mínimo necessárionuma agremiação do portedo PMDB”, opina.

Golpe?Roberto Requião é

conhecido no cenário na-cional pela sua língua afi-ada. Não poupa críticasa ninguém, nem mesmoa companheiros doPMDB. Devido a isso, jásoma uma quantidadegrande de inimigos polí-ticos. Recentemente, elevinha sinalizando o de-sejo de ser candidato agovernador na eleição doano que vem.

Questionado se a des-tituição do diretório de Cu-ritiba não é um golpe con-tra Requião, como formade cortar suas “asas”, odeputado estadual fazquestão de negar essapossibilidade. “A destitui-ção ocorreu a favor do par-tido, não é contra ele (Re-quião). Ele continua sen-do nosso líder”, comenta.

Ademir reforça que oobjetivo com essa açãoé tão somente fortale-cer o PMDB no Paraná.“Só isso que queremos.Não vejo dessa forma(como golpe). Ao me-nos a minha visão não éessa”, conclui.

Page 9: 06-05-2013.pdf

FRONTEIRA

Fabian entrega projeto ao presidente do ParaguaiIntenção é obter apoio para criação de um consórcio internacional entre os municípios de

Mundo Novo, Salto del Guairá e Guaíra para alavancar o desenvolvimento da região

O PRESENTE | 09QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 GERAL

Durante evento em Salto del Guairá, o prefeito Fabian Vendruscolo entregou ao presidentedo Paraguai, Federico Franco, um dossiê que elenca potencialidades da fronteira

e a necessidade de criação de um consórcio internacional

Cesar Galeano

A inauguração domaior shopping doParaguai, o MercosurShopping Mall, em

Salto del Guairá, mo-bilizou as liderançaspolíticas e empresari-ais da fronteira, na úl-

tima sexta-feira (31).Entre as autoridadesque prestigiaram a so-lenidade estiveram o

deputado estadual El-ton Welter, o prefeitode Guaíra, FabianVendruscolo, o secre-tário de Planejamen-to, Josemar Ganho, e overeador Almir Bue-no, além do prefeitode Salto, EduardoPaniagua, e o presiden-te da República, Fede-rico Franco.

Na oportunidade,Vendruscolo entregouao presidente Franco umdossiê que elenca poten-cialidades da fronteira ea necessidade de cria-

ção de um consórciointernacional entre osmunicípios de MundoNovo (MS), Salto delGuairá (PY) e Guaíra(PR) para alavancar odesenvolvimento daregião. “Fizemos a nos-sa parte e entregamosao presidente o nossoprojeto, que conta como apoio dos prefeitosde Salto e MundoNovo. A semente foiplantada. Se houver oapoio que precisamos,teremos grandes chan-ces de conquistarmos

muitos benefícios eatrairmos muitos in-vestimentos para a re-gião”, avaliou.

O consórcio interna-cional poderá estabele-cer um plano diretorem comum para cos-turar acordos que pos-sam beneficiar as cida-des de Guaíra, Salto delGuairá e Mundo Novo.Com a criação destepolo de fronteira, maisrecursos poderiam seracessados através deórgãos como a ItaipuBinacional.

Page 10: 06-05-2013.pdf

REUNIÃO NA ACIMACAR

Empresários e vereadores debatem melhorias no trânsito10 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

Ideias discutidas durante o encontro serão levadas ao conhecimento do prefeito Moacir Froehlich

Diretores da Associação Co-mercial e Empresarial de Mare-chal Cândido Rondon (Acimacar)e vereadores estiveram reuni-dos, ontem (04), na sede da enti-dade. No encontro, diversos te-mas de interesse da comunidadeforam discutidos, como a implan-tação da rede de esgoto, o usoracional da água por parte deempresas e a instalação do Pro-con no município. Porém, o as-sunto predominante foi a neces-sidade de melhorias urgentes notrânsito, principalmente na áreacentral da cidade.

Vereadores e empresáriosdemonstram preocupação como aumento considerável de car-ros e motos circulando pela áreacentral. Essa situação tem gera-do número recorde de aciden-tes. Outro problema é a falta deestacionamento. Uma das alter-nativas discutidas para aumen-tar as vagas foi a utilização deterrenos baldios como estacio-namento, a partir da criação deuma regulamentação específi-ca. Ainda foi levantada a propos-ta de implantação de cobrança

através do Estacionamento Re-gulamentado (Estar), o que serápossível somente com a munici-palização do trânsito.

Na busca de solução para es-tes problemas foi levantada ain-da a necessidade de se reativar oConselho Municipal de Trânsito erealizar um amplo estudo técnicoque aponte alternativas para me-lhorar o convívio entre veículos,ciclistas e pedestres nas ruas deMarechal Rondon.

OBJETIVOS COMUNSConforme o presidente da

Câmara de Vereadores, IlarioHofstaetter (Ila), o encontro foipositivo e deverá repercutir posi-tivamente. “Onde há o envolvi-mento do Poder Público com asentidades, as ações ocorrem maisrapidamente. Hoje, a Câmara deVereadores é a grande criadorade projetos e ações para o muni-cípio. Nesta reunião com a direto-ria da Acimacar, colhemos inú-meras informações que podemvir a formar um grande projeto.As ideias debatidas durante oencontro serão levadas ao co-

nhecimento do prefeito MoacirFroehlich para que juntos pos-samos dar respostas às deman-das da população”, afirma Ila.

O presidente da AssociaçãoComercial, Josué Maioli, enten-de ser fundamental essa aproxi-mação maior entre a Acimacare a Câmara de Vereadores. Re-centemente, Maioli participoude sessão do Poder Legislativo,momento em que fez o convitepara que os vereadores partici-passem de reunião com a dire-toria da entidade. “Os nossosobjetivos são os mesmos, pois,assim como os vereadores, aAcimacar também desenvolveprojetos e programas que sãode interesse da sociedade comoum todo”, finaliza Maioli.

Presidentes da Acimacar, Josué Maioli, e do Poder Legislativo, IlarioHofstaetter (Ila): aproximação das entidades deve favorecer o município

Encontro reuniu diretores da Acimacar e vereadores na sede da Associação Comercial, ontem (04)

Fotos: O Presente

Prefeito de Palotina acompanhatransporte escolar com estudantesCom objetivo de conhecer os

trechos percorridos pelo transpor-te escolar e também conversarcom estudantes e pais, o prefeitode Palotina, Jucenir Stentzler, per-correu de ônibus uma das linhasna tarde de segunda-feira (03). Oprefeito embarcou na Escola Leo-nardo Da Vinci, localizada no Bair-ro Pioneiro, e acompanhou todo otrajeto de um dos ônibus que levapara a cidade estudantes queresidem na região das comuni-dades La Salle, Aparecidinha edo distrito de Floresta. Das 17h30às 19 horas Jucenir percorreu 43quilômetros verificando os locaisde desembarque dos estudan-tes. Segundo o mandatário, aintenção foi conhecer a rota dotransporte escolar e saber comoestá a qualidade do atendimentoà população. “Nós pretendemoscontinuar fazendo isso para verde perto o funcionamento dotransporte escolar. Milhares dequilômetros são percorridos di-ariamente na rotina do trans-porte de nossos estudantes.

Queremos ouvir dos estudantese pais como está este transporteque é custeado com recursos pú-blicos”, destaca Jucenir, ao infor-mar que aproveitou a oportunida-de para verificar como estão asestradas rurais, cuja manutenção,no seu ponto de vista, é essencialpara garantir o escoamento da

produção agrícola e também dotransporte escolar.

Segundo a Secretaria Munici-pal de Educação, diariamente sãopercorridos cerca de 2,1 mil quilô-metros para o transporte de estu-dantes em todo o município. Oinvestimento mensal com o ser-viço custa em média R$ 140 mil.

Prefeito Jucenir Stentzler no interior do ônibus que faz a linha Floresta-Palotina: objetivo foi conhecer a rota do transporte escolar e saber

como está a qualidade do atendimento à população

Divulgação

Page 11: 06-05-2013.pdf

O PRESENTE | 11QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 GERAL

QUATRO PONTES

Programação diversificada marcará Dia do Meio AmbienteHaverá palestra a estudantes, blitz educativa no centro da cidade e o lançamento de um curso

voltado às questões ambientais, que acontecerá todas as quintas-feiras no município

Uma programação diver-sificada marcará hoje (05) ascomemorações ao Dia doMeio Ambiente em QuatroPontes. Logo no início damanhã, às 07h35, será minis-trada uma palestra aos alu-nos do Colégio Estadual Qua-tro Pontes, com orientaçõessobre os cuidados necessárioscom o patrimônio escolar eassuntos ecológicos.

Durante algumas sema-nas, os alunos do educandá-rio recolheram pneus velhosnas borracharias do municí-pio e remodelaram os mes-mos para uma atividade queacontecerá hoje. Com a ori-entação da professora Caro-lina Vilha e da orientadorapedagógica Rosemere Poersch,os alunos pintaram os pneuspara posterior plantação deuma pequena horta, que seráde responsabilidade da tur-ma durante todo o ano. “As-sim, eles aprendem um dos

Aulas do Projovem têm início em Santa Helena

itens mais importantes naeducação ambiental: respon-sabilidade, além de enfatizaro cuidado necessário com omeio em que se vive”, expli-ca Rosemere.

A orientadora adianta que,durante a palestra, repassaráinformações sobre um cursoque começará no municípioe que acontecerá todas asquintas-feiras. “O curso évoltado às questões ambien-tais, que irão trabalhar comos alunos quatro pilares es-senciais em nossas vidas:amor, cuidado, atitude evida. Quem ama cuida. Edevemos ter uma atitude po-sitiva frente à vida”, salienta.

Além dessas ações, os pro-fessores foram orientados atrabalharem educação ambi-ental com os alunos duranteesta semana. “Faz parte docurrículo básico do ensinopúblico. O professor deve tra-balhar com seus alunos essas

informações não somente nes-ta semana e sim todos os diasdo ano”, concluiu Rosemere.

BLITZ AMBIENTALAo término da palestra,

previsto para as 09 horas,será realizada em frente àRádio Tropical FM a blitz am-biental. Até as 10 horas, aspessoas que passarem pelaAvenida Presidente Epitácioreceberão adesivos, sachês demel e mudas de plantas nati-vas. Autoridades contribui-rão para esta ação educativae, na sequência, às 10h30, naPraça Cristo Rei, plantarãotrês árvores. Já no períododa tarde, às 16 horas, no com-plexo do Colégio EstadualQuatro Pontes, será inaugu-rada a Sala Verde, que desen-volverá atividades de carátereducativo e formativo comfoco na educação ambiental.A comunidade é convidada aparticipar da programação.

Tiveram início na noite desegunda-feira (03) as aulas doPrograma de Inclusão de Jo-vens (ProJovem) em SantaHelena. Na oportunidade,houve entrega do materialdidático e pronunciamentosdas autoridades locais.

Os jovens de 18 a 29 anosparticiparão de aulas nas áre-as contempladas: administra-ção, vestuário e serviços pes-soais. Os participantes terãodireito a transporte, alimen-tação, camiseta, material es-colar e certificado do Ministé-rio do Trabalho. A duraçãodo curso é de 350 horas.

O Projovem se tornou re-alidade a partir de uma rei-vindicação do prefeito Ju-cerlei Sotoriva, que fez jun-to à coordenadora do pro-grama em Foz do Iguaçu eregião a solicitação de cur-sos ao município.

De acordo com Sotoriva,o programa era um sonhopara a juventude de SantaHelena, que hoje se tornarealidade. “Por três oportu-nidades o município dissenão ao Projovem nos tem-pos passados. Queremos pa-rabenizar aos jovens que ti-veram acesso ao programa e

o município que está quali-ficando, profissionalizandoos jovens de Santa Helena”,reforça o prefeito.

O programa tem quatroturmas começando ativi-dades e outros cursos se-rão oferecidos, pois have-rá novos empreendimen-tos e será preciso qualifica-ção de mão de obra. “Alémdisso, oportunidades commelhores salários”, acres-

centa o mandatário.A jovem Marilene Smitka

afirma que o Projovem é mui-to importante e garante umfuturo melhor, além de inse-rir as pessoas no mercado detrabalho. “Para nós, jovens,é um começo para um futuromelhor, pois hoje em dia nadase consegue sem estudo. Pa-rabenizo o prefeito por essaatitude que pensa nos jo-vens”, finaliza.

Abertura do curso, na noite de segunda-feira (03), contoucom a presença do prefeito Jucerlei Sotoriva

Divulgação

Toledo repassa recursos paraimplantação do Consamu

A Prefeitura de Toledo reali-zou o repasse de aproximada-mente R$ 556 mil referente àsua contrapartida para a pres-tação do Serviço de Atendimen-to Móvel de Urgência (Samu),bem como para as despesas deimplantação e manutenção dasatividades do Consórcio Inter-municipal Samu Oeste (Consa-mu). O valor se refere ao pri-meiro quadrimestre deste ano.

As atividades do Consamuestão previstas para iniciar emagosto. O Consórcio atenderá18 municípios da 20ª Regionalde Saúde de Toledo e 25 da 10ªRegional de Saúde de Cascavel.O valor mínimo estipulado parao início dos serviços foi de R$ 1,3milhão. Cada município ficouresponsável em repassarR$ 1,69 per capita a título deimplantação e R$ 0,99 per capi-ta para a viabilização do Con-samu referente aos quatro pri-meiros meses de 2013.

Segundo o secretário de Saú-de, Edson Simionato, o mais im-portante é viabilizar o atendi-mento o quanto antes. “O custofinanceiro é o que menos temque ser levado em considera-ção. O principal é o benefício daimplantação de um serviço deurgência/emergência para oatendimento da população domunicípio”, afirmou.

O chefe da pasta destacouque Toledo já fez sua parte como repasse de verbas, mas ainda

assim está trabalhando para aimplantação do Consórcio edebatendo o assunto com de-mais cidades. Além disso, res-saltou, o município também jácumpriu com as questões es-truturais. “As obras da base doSamu já estão bem adiantadas,restando apenas a pintura e omobiliário dentro dos padrõesexigidos pelo Ministério da Saú-de, mas o espaço já está todoadequado”, informou.

A base foi construída juntoao Núcleo Integrado de Saúde(NIS) Doutor Jorge Nunes, oMini Hospital da Vila Pioneiro.No local estão previstos aloja-mento para os profissionais,depósito para oxigênio, rampapara limpeza dos veículos uti-lizados nos atendimentos, ba-nheiros e cozinha. Simionatoinformou ainda que a unidadedo Samu em Toledo deverá terum quadro funcional compos-to por cerca de 30 profissio-nais, entre enfermeiros, moto-ristas e médicos.

CONCURSO PÚBLICOEstá programada para hoje

(05) a abertura do edital de lici-tação de empresa para realizaro concurso público do Consa-mu. A previsão é que ainda emjunho sejam abertas as inscri-ções aos candidatos que con-correrão às vagas para atua-rem no serviço. O objetivo écontratar 363 profissionais .

Page 12: 06-05-2013.pdf

12 | O PRESENTE ESPECIAL QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

Page 13: 06-05-2013.pdf

O PRESENTE | 13QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 GERAL

MERCEDES

Produtores recebem parcela do programa de alimentosPor meio da Apromer, eles foram contemplados com o total de R$ 27,3 mil

A administração de Mer-cedes, por intermédio da Se-cretaria Municipal de Educa-ção e Cultura, realizou on-tem (04), na Câmara de Ve-readores, reunião com osagricultores do municípioque fazem parte do Progra-ma de Aquisição de Alimen-tos (PAA) da AgriculturaFamiliar. Na oportunida-de, eles receberam, por meioda Associação de Produto-res de Mercedes (Apromer),a primeira parcela do pro-grama, no valor de aproxi-madamente R$ 27,3 mil ,montante aprovado aindano ano de 2012, o qual to-taliza R$ 279 mil.

São 62 agricultores cadas-trados e que fazem a entregaperiódica de produtos de ori-gem da agricultura familiar.

Segundo a secretária deEducação, Cleide Groff, o re-curso colabora no aquecimen-to da economia local, além degarantir uma melhor quali-dade da alimentação escolar.

“Este programa vem enrique-cendo cada dia mais a quali-dade da alimentação escolarnos estabelecimentos de ensi-no do município, como tam-bém incentivando os peque-nos produtores do campo amelhorar a sua renda fami-liar”, enfatizou.

QUALIDADEA reunião contou com a

participação da nutricionistaLillian Nunes e do técnicoagrícola do Centro de Apoioao Pequeno Agricultor(Capa), Sidnei Muller, os quaisesclareceram dúvidas sobre aqualidade e as boas práticas demanipulação dos produtosentregues pelos agricultores.A nutricionista abordouquestões de boas práticas demanipulação, frisando a hi-giene na hora do preparo dosalimentos, as condições ade-quadas de embalagens, as-sim como uma oferta variadade todos os gêneros alimen-tícios, incentivando as famí-

lias a produzirem diversas cul-turas, a fim de ofertar alimen-tos variados na merenda esco-lar. “Os agricultores deverãodesenvolver as boas práticasde manipulação para o prepa-ro de todos os alimentos en-

tregues no programa, promo-vendo, assim, maior qualida-de e segurança dos produtos”,expôs Lillian.

O programa tem por obje-tivo atender as estratégias noâmbito do Programa Fome

Zero do governo federal, emparceria com a CompanhiaNacional de Abastecimento(Conab), Ministério do De-senvolvimento Social e Com-bate à Fome e Poder Públicomunicipal.

O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores: no município o programa beneficia 62 agricultores

Divulgação

Page 14: 06-05-2013.pdf

AGRADECIMENTO

Exército encerra Operação Ágata com desfiles na regiãoOntem (04) a atividade aconteceu em Santa Helena e reuniu centenas de pessoas.

Hoje (05) de manhã será a vez de Palotina receber o evento

14 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

O 33º Batalhão de Infan-taria Mecanizado ExércitoBrasileiro , que tem como co-mandante o tenente coronelEloy Woellner Junior, comsede em Cascavel, realizouuma formação militar, on-tem (04), em agradecimentoà Prefeitura de Santa Helenapelo apoio dado aos traba-lhos da 7ª edição da Opera-ção Ágata. Além disso, omunicípio de Ouro Verde doOeste também foi homenage-ado com entrega de diplomasde agradecimento.

De acordo com o tenentecoronel, a população foi hos-pitaleira e acolheu os milita-res durante toda a ação. Umdesfile foi realizado juntocom a Banda do Exército emilitares operacionais da“Ágata 7”, quando apresen-taram os caminhões, cami-nhonetas e os quatro blin-dados que foram utilizadosnos trabalhos.

Woellner informou, naoportunidade, que a Opera-ção Ágata deve se estenderaté as Olimpíadas de 2016,

que acontecem no Rio de Ja-neiro. “A expectativa criadaforam atendidas. Os resulta-dos são claros e tivemos êxitona operação, além da motiva-ção tida pela receptividade dopovo”, avalia.

Desde o início da opera-ção estiveram no município250 militares, que tinhamcomo objetivo atuar contrao tráfico, contrabando e des-caminho. Para o prefeito Ju-cerlei Sotoriva, a vinda doExército proporciona maissegurança à região. “A es-trutura oferecida pelo mu-nicípio foi propícia e agra-decemos ao Exército pelaforma ordeira e educada quetem praticado a operação,oferecendo a segurança”, in-forma Sotoriva.

PALOTINAEm Palotina o desfile está

programado para hoje (05).A atividade inicia às 10 ho-ras, na Praça Amadeo Piove-san, e terá apresentação detropas, caminhões e viatu-ras. Participarão estudantes,

professores, lideranças e au-toridades civis e militares.

Por ocasião do desfile se-rão feitas diversas homena-gens. Na oportunidade tam-bém haverá o plantio de ár-vore na praça marcando oDia Mundial do Meio Am-biente, comemorado hoje.

TOLEDOEm Toledo, a quarta e úl-

tima Ação Cívico-Social (Aci-so) do Exército, em parceriacom a prefeitura, foi realiza-da ontem. As atividadesaconteceram no Centro daJuventude Mariana Luizavon Borstel (Ceju/Coopa-gro), no Jardim Coopagro, eenvolveu as secretarias mu-nicipais de Assistência Soci-al e Proteção à Família, Saú-de, Juventude, Educação,entre outras.

Esta foi a segunda Acisoem um Ceju toledano. Naquinta-feira (31), o CejuMarcio Antonio Bombarde-lli, no Jardim Europa, haviaabrigado o evento. Para adiretora de Apoio à Juven-tude da Secretaria da Juven-tude (Seju), Sandra Chini,essa parceria foi muito im-portante. “As ações nos cen-tros da juventude forammuito importantes paratoda a comunidade conhe-cer as atividades que são re-alizadas lá. Inclusive reali-zamos várias matrículas”,comentou. Segundo ela, osatendimentos de médicos,enfermeiros, orientações da

Prefeitura de Santa Helenamobiliza sociedade parao Dia do Meio AmbienteA Secretaria de Educa-

ção, Cultura e Esportes deSanta Helena, em parceriacom a Secretaria de Agricul-tura, Meio Ambiente e Abas-tecimento, promove hoje (05)uma extensa programaçãoalusiva ao Dia do Meio Am-biente, comemorado hoje.

As escolas estarão envol-vidas em atividades comoplantio de árvores, pedágio,palestras, além da inaugu-ração da Sala Verde, marca-

da para as 08 horas, comvisitações das escolas du-rante todo o dia.

De acordo com a coor-denadora pedagógica deciências do município, So-lange Seibel, as dez escolasmunicipais receberam ma-terial para trabalhar comas crianças. Os alunos dosquintos anos farão pedá-gio para conversar com osmotoristas visando cons-cientizar a população.

equipe da Vigilância Sanitá-ria e do Florir Toledo, levan-do mudinhas de plantas,agradaram a todos.

O objetivo das Acisos foicomplementar os trabalhosda Operação Ágata 7, desen-volvida em diversas regiõesbrasileiras para evitar os cri-mes transfronteiriços.

DESPEDIDAÀ tarde, o Exército pro-

moveu um desfile militar parase despedir das atividades re-alizadas no município. Osmilitares realizaram o even-to no Parque Ecológico DivaPaim Barth, com o objetivode agradecer pela recepção noperíodo que estiveram insta-

lados em Toledo.Além dos oficiais do Exér-

cito, a solenidade contoucom a presença de autorida-des, as quais receberam lem-branças e diplomas em agra-decimento aos que possibili-taram a acolhida do 26º Gru-po de Artilharia de Campa-nha e do 15º Batalhão Logís-tico na cidade.

Para o vice-prefeito Ade-lar Holsbach, foi um orgu-lho receber as tropas na cida-de. “Ficamos felizes que elesvieram e nos entristecemoscom a despedida. O Exércitorepresenta segurança e asAcisos foram muito impor-tantes para todos os toleda-nos”, comentou.

O Exército promoveu um desfile em Santa Helena que foi assistido por centenas de pessoas

Reunião realizada no gabinete do prefeito Jucenir Stentzler definiudetalhes do desfile que acontece hoje (05) em Palotina

Em Toledo, as autoridades receberam lembranças e diplomas emagradecimento aos que possibilitaram a acolhida do 26º Grupo de

Artilharia de Campanha e do 15º Batalhão Logístico na cidade

Carlos Rodrigues

Fotos: Divulgação

Page 15: 06-05-2013.pdf

QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 GERAL O PRESENTE | 15

COMEMORAÇÃO

Dia do Meio Ambiente terá plantio de árvores em RondonEstão programados dois plantios simbólicos: um na Agrícola Horizonte, junto à entrada da Vila dosFuncionários, ao lado do Lago Municipal e outro na Praça Willy Barth, em frente à Casa do Artesão

Hoje (05) é celebrado o DiaMundial do Meio Ambiente. EmMarechal Cândido Rondon, aAssociação Comercial (Acima-car) e entidades parceiras irãocomemorar a data com o plantioe distribuição de mudas de árvo-res. Conforme o presidente daAcimacar, Josué Maioli, a inicia-tiva faz parte do projeto “2ª Ár-vore por Habitante - EspéciesNativas”, que a entidade vemdesenvolvendo desde 05 de abril.O projeto será encerrado duran-te a Expo Rondon, no dia 25 dejulho, quando será plantada aárvore de número 48.640, quecorresponde ao total de habitan-tes do município.

Maioli informa que para hojeestão programados dois plantiossimbólicos. O primeiro será às 09horas, na Agrícola Horizonte, jun-to à entrada da Vila dos Funcio-nários, ao lado do Lago Munici-pal. Esta será a muda de número

Mudas estarão sendo distribuídas nesta semana na Acimacar, Sicoob,Allmayer e Supermercado Copagril 1

PLANTIO DE MUDASHOJE (05)

09h00: plantio da árvore nº 17.500 na Agrícola Hori-zonte (junto à entrada da Vila dos Funcionários, ao ladodo Lago Municipal)

17h00: plantio da árvore nº 20.000 pelo Sicredi, naPraça Willy Barth (em frente à Casa do Artesão)

DISTRIBUIÇÃO DE MUDASHOJE (05)

- Sicoob Marechal: durante todo o dia- Acimacar: período da tarde

AMANHÃ (06)- Allmayer Supermercado: período da tarde

SEXTA-FEIRA (07)- Supermercado Copagril 1: período da tarde

Cristiano Viteck

17.500 do projeto “2ª Árvore porHabitante - Espécies Nativas”. Jáàs 17 horas o Sicredi será respon-sável pelo cultivo da árvore denúmero 20.000, a qual será plan-tada na Praça Willy Barth, emfrente à Casa do Artesão.

Além dessas ações, durantetodo o dia de hoje o Sicoob Mare-chal fará a doação de mudas emsua unidade. Já na sede da Aci-macar a doação de mudas serárealizada na parte da tarde.Amanhã (06), mudas serão dis-ponibilizadas na parte da tardepelo Allmayer Supermercado e,na sexta-feira (07) à tarde a dis-tribuição será no SupermercadoCopagril 1.

PROJETOSegundo Maioli, o projeto “2ª

Árvore por Habitante - EspéciesNativas” é a maior ação pro-gramada pela Associação Comer-cial para 2013. A iniciativa faz partedas comemorações ao 45º ani-versário da entidade, celebradosno dia 07 de abril. Através doprojeto, serão cultivadas 48.640mudas, principalmente na zonarural de Marechal Rondon, emáreas de preservação nas mar-gens de rios e próximo às nas-centes d’água. Ao todo, são cer-ca de 100 espécies que estãosendo distribuídas a entidades,empresas e rondonenses queestão sendo parceiros no culti-vo. Grande parte das mudas é deespécies que produzem flores efrutas, o que contribui para a pre-servação da flora e da fauna.Todas as árvores são fornecidaspela Itaipu Binacional.

A primeira edição do projetode plantio de árvores foi desen-volvido pela Acimacar em 2008,quando a Associação Comercial

Feira Shopping começa hoje em ToledoAs vagas para carros e motos

dos visitantes da Feira ShoppingToledo, que começa hoje (05) e seestende até domingo (09), noCentro de Eventos Ismael Spera-fico, serão divididas em dois lo-cais: estacionamento pago, com700 vagas, e o livre, com vagasilimitadas. Segundo Paulo VictorAlmeida, coordenador de Infra-estrutura do evento, aqueles quedesembolsarem R$ 8 terão direi-to a estacionar os seus veículosna parte interna do Centro deEventos. “Já o estacionamentogratuito está localizado ao redore não possui calçamento ou co-bertura”, explica.

A verba arrecadada seráadministrada pelo Conselho doJovem Empreendedor (Cojem)e o lucro será destinado ao Prê-mio Destaque Jovem Empresa-

rial de Toledo.

SEGURANÇAA segurança do local é de

responsabilidade de uma em-presa terceirizada, a Desta-que. A Polícia Militar (PM), aPol íc ia Rodoviária Federal(PRF), a Guarda Municipal e o4º Grupamento, 2º Subgrupa-mento de Bombeiros ficarão àdisposição da população paraauxiliar na organização do flu-xo e eventuais imprevistos.“Próximo ao estacionamentolivre, a polícia fará rondas,para garantir a segurança detodos”, explica Almeida.

ACESSOPara facilitar o acesso ao

Centro de Eventos, a PRF dire-cionou a entrada por meio da

via marginal que se inicia logoapós a passagem do viaduto, nosentido a Marechal CândidoRondon. “Todo o trânsito serádesviado para essa via de aces-so, com a intenção de evitar aci-dentes e infrações de trânsito”,comenta o coordenador.

Uma estrutura iluminada foipreparada para facilitar a visua-lização dos motoristas que se di-rigem à Feira Shopping. No total,22 placas refletivas serão distri-buídas pelo caminho para sinali-zar a entrada. “Um superposte eum portal de entrada iluminadostambém serão providenciados”,comenta.

De acordo com Almeida, a RuaMinas Gerais que dá acesso aoJardim Porto Alegre, será fecha-da. A ação é uma intervenção daPolícia Militar.

SAÍDAAlmeida explica que a saída

da feira acontece ao fim do Cen-tro de Eventos. “Uma estradade chão, próxima ao estaciona-mento de uma empresa vizinha,dá acesso à rodovia novamen-te”, explica.

ÔNIBUS E TÁXISPara que todos os moradores

de Toledo possam participar daFeira Shopping 2013, a empresade transporte coletivo Transtolatenderá à população em horá-rios especiais. “A cada 30 minu-tos um ônibus que sai dos bairros,chegará ao Centro de Eventos,para transportar as pessoas quenão têm carro”, relata Almeida.

Outro meio de transporte quetambém pode ser utilizado parachegar ao local são os táxis.

“Uma área coberta é cedida pelaorganização da Feira, para o em-barque e desembarque de pas-sageiros”, finaliza.

PATROCÍNIO E APOIOA 20ª Feira Shopping de Tole-

do é uma realização da Associa-ção Comercial e Empresarial deToledo (Acit) e conta com o patro-cínio Master do Bancoob, Sicoobe da Agrícola Dall’Oglio por meioda Lei de Incentivo à Cultura, doMinistério da Cultura. O evento éapoiado pela prefeitura, UnimedCosta Oeste, Banco Regional deDesenvolvimento Extremo Sul(Brde), Itaipu Binacional, cerveja-ria Colônia e Caixa EconômicaFederal. Outras informações po-dem ser obtidas pelo sitewww.feirashoppingtoledo.com.brou no telefone (45) 3055-4617.

completou 40 anos. Foram, en-tão, cultivadas mais de 44 milmudas de ipê, correspondentesao total de moradores do municí-pio naquele ano.

ADESÃODe acordo com o vice-presi-

dente da Acimacar e coordena-dor do projeto “2ª Árvore porHabitante - Espécies Nativas”,Gilberto Legário von Mühlen(Beto), até o final desta semanao total de mudas cultivadasdeve chegar a 30 mil. “Estamoscom o cronograma bem adian-tado”, destaca. Segundo Beto,isso foi possível em razão dasparcerias firmadas para a exe-cução do projeto.

Ele enfatiza que quando foiiniciado o planejamento, a direto-ria já esperava a adesão maciçada comunidade, em razão dogrande envolvimento ocorrido naprimeira edição. “Temos muitasentidades organizadas e empre-sas que estão participando doprojeto e adotando um númerogrande de mudas. Dessa forma,estão contribuindo para o rápidoavanço do projeto para que eleseja concluído com tranquilidadeem julho, por ocasião das come-morações do 53º aniversário domunicípio”, prevê o coordenador.

O projeto “2ª Árvore por Ha-bitante - Espécies Nativas” temcomo patrocinadores o SicoobMarechal e Sicredi e conta com oapoio da prefeitura e da ItaipuBinacional. Também são parcei-ros da ação a Unioeste, educan-dários, clubes de serviços, em-presas de diversos ramos e mu-nícipes em geral.

Mais informações podem serobtidas na Acimacar ou pelo tele-fone (45) 3284-5700.

Coordenador do projeto “2ª Árvorepor Habitante - Espécies Nativas”,

Gilberto Legário von Mühlen(Beto): “Temos muitas entidades

organizadas e empresas que estãoparticipando do projeto e com isso

contribuindo para o rápidoavanço do projeto”

Arquivo/OP

Page 16: 06-05-2013.pdf

Partindo de um con-ceito de elaboraçãoparticipativa, serárealizada hoje (05),

no Tribunal do Júri da Unioes-te, uma reunião para discus-são sobre o Plano Municipal deSaneamento Básico de Mare-chal Cândido Rondon.

O encontro, promovido

pelo Serviço Autônomo deÁgua e Esgoto (Saae), visa di-fundir a finalidade e impor-tância do documento e a ne-cessidade de participação dapopulação na construção dasdiretrizes para o setor.

De acordo com o diretor exe-cutivo do Saae, Luiz CarlosGrillo Lírio, a intenção é contarcom a presença de líderes co-munitários visando prepará-los para as próximas 19 reuni-ões que serão promovidas so-bre o assunto. Na oportunida-de, eles conhecerão mais sobreo Plano, a proposta de trabalhoda empresa de consultoria, ametodologia que norteará a re-alização das audiências públi-cas e o estágio atual dos traba-lhos. “Dessa forma, os líderespoderão levantar as demandasde suas comunidades e estarãopreparados para realizar ques-tionamentos e apresentar su-gestões nos próximos encon-tros”, justifica Grillo.

O Plano de Saneamento Bá-sico abrange o conjunto de ser-viços, infraestruturas e insta-lações operacionais de abaste-cimento de água potável, esgo-tamento sanitário, limpeza ur-bana e manejo dos resíduos

sólidos (lixo) e drenagem e ma-nejo das águas pluviais urba-nas. Desse modo, em MarechalRondon os temas envolvem osserviços do Saae, Codecar, Co-peragir e Secretaria Municipalde Viação e Serviços Públicos.

Nas futuras reuniões serãorepassadas informações sobrediagnóstico, prognóstico, pla-no de ações e sobre a Conferên-cia Pública Final.

Grillo lembra que a implan-tação do Plano Municipal deSaneamento Básico é uma obri-gação de todos os municípiosbrasileiros a partir de lei fede-ral. “A partir de ano que vem, omunicípio que não tiver o pla-no implantado não poderá plei-tear ou receber recursos doscofres da União”, justifica.

Em Marechal Rondon, a im-plantação do plano conta comrecursos na ordem de R$ 250mil disponibilizados pela Fun-dação Nacional de Saúde (Fu-nasa), sendo a empresa AmplaConsultoria e Planejamentoresponsável pela execução.

MAIS ÁGUAAtualmente, o Saae está in-

vestindo em torno de R$ 3,8milhões para ampliar a produ-

ção de água para atender a po-pulação. Segundo Grillo, a obrapermitirá ampliar em cerca de450 mil litros de água por horaa produção da autarquia. A in-tenção é reduzir a ocorrênciade falta de água em alguns pon-tos da cidade. Além disso, o mu-nicípio está realizando um le-vantamento sobre a capacida-de de produção de água e alter-nativas para o futuro. “A ad-ministração municipal temuma preocupação muito gran-de, tanto em resolver os proble-mas que ocorrem hoje, comotambém pensando no abaste-cimento de água daqui 20 anos,por isso está em andamentoeste estudo hídrico”, enfatiza.

RESERVATÓRIOOutra iniciativa em anda-

mento é a implantação de umreservatório de água em Mare-chal Rondon, cuja obra deman-da R$ 3,9 milhões. O diretorjustifica que a estrutura repre-sentará maior segurança nacontinuidade do abastecimen-to de água, assim como vai re-sultar em economia de energiaelétrica por parte do Saae. Issoacontece porque parte do abas-tecimento da área urbana de-

pende do funcio-namento de bom-bas. Desse modo,quando há cortede energia, ra-pidamente al-gumas regiõesda cidade ficamsem água, prin-cipalmente osimóveis que não dispõem decaixa d’água. Já com o reserva-tório será possível abasteceras referidas áreas por até umdia (conforme o consumo) semdepender do fornecimento deenergia. Além disso, permitiráque o bombeamento de águaseja feito principalmente à noi-te, quando o custo da energiaelétrica é inferior.

Page 17: 06-05-2013.pdf

Está programadapara ser inaugurada no próximo mês,durante as come-

morações alusivas ao aniver-sário de emancipação políti-co-administrativa de Mare-chal Cândido Rondon, a Esta-ção de Tratamento do Sistemade Esgoto Municipal. Tambémestá previsto para julho a en-trada em funcionamento dosistema de coleta de esgoto emparte da cidade. A informaçãoé do diretor executivo do Ser-viço Autônomo de Água e Es-goto (Saae), Luiz Carlos Lírio(Grillo), segundo o qual, nestaprimeira etapa serão atendi-das em torno de cinco mil uni-

dades residenciais, equiva-lente a aproximada-

mente 35% dasede rondonen-

se, estima.

Conforme Grillo, a obra de-mandou investimento aproxi-mado de R$ 4 milhões, incluin-do a implantação de três lagoasde tratamento. A estação estáprestes a ser concluída, o quepermitirá receber os resíduos.

Por outro lado, ele esclareceque o início da coleta ocorrerágradativamente nos diferentesbairros, tendo em vista que ain-da é preciso interligar as cercade cinco mil residências à redecoletora, trabalho que começa-rá a ser executado no segundosemestre deste ano.

A meta do Saae é que, como início da implantação, se-jam executadas pelo menos

dez ligações por dia. Caso ascondições climáticas favore-çam, será possível somar 2,4mil ligações por ano. Dessemodo, a previsão é que todasas unidades habitacionais daprimeira área a ser atendidaestejam conectadas à rede emcerca de dois anos.

REDE IMPLANTADAA primeira região que será

atendida com a coleta de esgotoe já possui rede implantada écomposta por quadras existen-tes em 37 loteamentos e con-juntos habitacionais (ver box)

mais uma parte da área cen-tral. Na sede, as quadras que jácontam com a tubulação estãolocalizadas nas ruas Ceará atéRio Grande do Norte/Rua 22de Abril até Rua Dom Pedro I;também a Rio Grande do Nor-te até a Rua Paraíba/Rua 22 deAbril até Rua Independência;assim como Rua Paraíba até aRua Pernambuco/ Rua 22 deAbril até Rua Independência;além de quadras na Rua Per-nambuco até Sergipe/Rua 22de Abril até a Avenida Maripá;duas quadras da Rua Mem deSá até Sete de Setembro/Sergi-pe até Alagoas; e ainda RuaSete de Setembro até a Rua In-dependência/Rua Alagoas atéRua Santa Catarina.

TAXAA entrada em funcionamen-

to da coleta de esgoto implica-rá, automaticamente, na co-brança pelo serviço prestado.Conforme o diretor executivodo Saae, a estimativa inicial éde que a taxa para cada domi-cílio deverá ser equivalente acerca de 70% do valor da res-pectiva fatura de água. Segun-do Grillo, detalhes relaciona-dos à cobrança ainda serão dis-cutidos pela população porocasião das reuniões e audiên-cias públicas do Plano Munici-pal de Saneamento. “As reuni-

ões são importantes para ex-planarmos sobre os custos en-volvidos, os motivos e a neces-sidade de implantação do sis-tema de esgoto”, salienta.

PROJETODe acordo com o diretor da

autarquia, o município de Ma-rechal Cândido Rondon tam-bém já tem contratada empre-sa responsável pela elaboraçãodo projeto visando à implanta-ção de rede coletora nos demais65% da área urbana. “O estudoque está sendo realizado vaiapontar de que forma devemser executadas as obras paraimplantação do sistema emtoda a cidade”, afirma Grillo.

Apesar de ainda não estarconcluído o levantamentocompleto, a estimativa inicialdo Saae é que a completude daobra demandará investimen-to que gira entre R$ 15 e R$ 18milhões, tendo em vista queinclui implantação de rede co-letora e ligações dos imóveis.“Toda a população será con-templada com o sistema decoleta de esgoto”, frisa.

RECURSOSAtualmente, o Saae está

acompanhando investimentosestimados em R$ 12 milhões,sendo cerca de R$ 3,8 milhõesno aumento da produção deágua, R$ 4 milhões na Estaçãode Tratamento e rede de esgoto

e outros R$ 3,9 milhões naimplantação de um reser-

vatório de água. “A to-talidade desses re-

cursos já estão ga-rantidos e se refe-rem a obras quejá estão sendoe x e c u t a d a s ” ,enfatiza Grillo.Somando o volu-me demandado,para contemplar

o município empraticamente to-

das as suas princi-pais necessidades,

serão desembolsadosem torno de R$ 30 mi-

lhões. “Tudo isso somen-te no setor administrado

pelo Saae”, detalha.

Page 18: 06-05-2013.pdf

PARALISIA INFANTIL

Faixa etária para vacinação contra poliomielite mudouSomente crianças de seis meses a menores de cinco anos devem ser imunizadas. Neste ano, no Dia D da

campanha, sábado (08), não haverá postos volantes; doses serão disponibilizadas somente nas unidades de saúde

18 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

Todas as crianças de seismeses a menores de cinco anos(quatro anos, 11 meses e 29dias) devem ser vacinadascontra a paralisia infantil (po-liomelite) no sábado (08), DiaD da campanha nacional devacinação. As duas gotinhas,como dose de reforço, serãodadas mesmo que as criançasjá tenham sido imunizadascontra a doença.

A responsável pelo Setorde Epidemiologia da Unidadede Saúde 24 Horas de Mare-chal Cândido Rondon, enfer-meira Vera Lehr, alerta aospais que neste ano a faixaetária estabelecida pelo Mi-nistério da Saúde mudou. “Sóserão vacinadas crianças deseis meses a menores de cincoanos. Crianças menores deseis meses ou que já tenhamcompletado cinco anos nãoserão vacinadas”, informa.

Vera lembra ainda que so-mente serão imunizadas ascrianças que tenham consigoa carteirinha de vacinação,por isso reforça a importân-cia dos pais levarem o docu-

mento na hora da vacinação.“Caso a criança esteja comalguma vacina atrasada, estaserá regularizada. A vacina-ção é coisa séria e deve ser feitada maneira correta”, destaca.

Conforme a enfermeira,neste ano não haverá postosvolantes. “Este ano não have-rá postos volantes como emanos anteriores, que a vacina-ção era feita em supermerca-

dos e outros locais. Somenteos postos de saúde estarãodisponibilizando a vacina. Nosábado, Dia D, as unidadesatenderão das 08 às 17 horas,e durante a semana, até opróximo dia 21, em horárionormal de atendimento dospostos. A campanha de vaci-nação, conforme o Ministérioda Saúde, não será estendi-da”, pontua.

Roges Freitag

Profissionais da Saúde deMercedes se reúnem amanhã

Colaboradores das uni-dades de saúde de Três Ir-mãs, Arroio Guaçu e doCentro de Saúde de Mer-cedes, além de toda a equi-pe da Secretaria Munici-pal de Saúde, participamamanhã (06), nas depen-dências da Asseme, da 5ªoficina do Programa deQualificação de AtençãoPrimária em Saúde (AP-SUS), desenvolvida emparceria com a 20ª Regio-nal de Saúde de Toledo eque terá como tema “Pla-nejamento Municipal daEstrutura Física da Aten-ção Primária à Saúde”.

Durante a oficina serádiscutida a territorialização,os fundamentos teóricos epráticos para o cadastra-

mento familiar, diagnósti-co local, compreendendo osfundamentos teóricos e prá-ticos para o plano munici-pal para investimento eminfraestrutura na atençãoprimária em saúde.

Como todos os profis-sionais devem estar presen-tes nesta oficina, as unida-des de saúde do interiorestarão fechadas e o Centrode Saúde atenderá apenasurgências e emergências.

A missão do APSUS,segundo mapa estratégi-co, é formular uma políti-ca de atenção primária noEstado, implementando asações e serviços para a pro-moção do cuidado da po-pulação em todo o seu ci-clo de vida.

Diamante do Oeste teráofensiva em favor da

reeducação alimentarA Secretaria de Saúde de

Diamante do Oeste lançaráeste mês uma ofensiva con-tra um dos males que vemdesafiando a humanidadenos últimos anos: a neces-sidade de uma reeducação ali-mentar e a mudança de hábi-tos para uma vida mais sau-dável e livre de doenças.

Juntamente com agentescomunitários de saúde, osfuncionários do posto de saú-de farão a seleção das pessoasinteressadas em participar dedois grupos, um direcionadoà busca de mais qualidade doalimento consumido e dandoênfase à pessoa com obesida-de e o outro grupo tratandoda questão da hipertensão ediabetes. A cada 14 dias, osgrupos se reunirão de formaalternada para trabalhar otema em sessões agendadaspara serem realizadas na Câ-mara de Vereadores.

“É um problema que todaa comunidade enfrenta e es-tamos dispostos a encará-lo

Saúde de Medianeira orientacasais sobre vasectomia

Além da distribuição depreservativos e das opçõesde outros métodos contra-ceptivos, como pílulas, dia-fragmas e Dispositivo In-trauterino (DIU), os casaisque não desejam ter filhoscontam com a alternativada vasectomia, disponívelagora em Medianeira no sis-tema público de saúde atra-

vés da Clínica Materna.Como a decisão precisa serbem pensada, já que é dedifícil reversão, e o métodoainda é visto com desconfi-ança principalmente peloshomens, a Secretaria Muni-cipal de Saúde forma gru-pos de casais para orienta-ção prévia com o médico res-ponsável pelos procedimen-

tos, Lucas David de Souza.Na palestra, os casais

podem tirar suas dúvidassobre o procedimento, in-dicações, exigências, eficá-cia, medos e tabus. Vasec-tomia é um procedimentocirúrgico que interrompe acirculação dos espermato-zoides produzidos pelostest ículos e conduzidosatravés do epidídimo (tuboem forma de novelo que selocaliza na parte superiordos testículos) para os ca-nais deferentes que desem-bocam na uretra.

Por ser um procedimen-to rápido, a vasectomia érealizada na própria Clíni-ca Materna. São realizadosdois procedimentos por se-mana. Os casais interessa-dos em conhecer o métododevem procurar a ClínicaMaterna, munidos dos do-cumentos pessoais. Maisinformações pelo telefone(45) 3264-5747.

Nas palestras, os casais podem tirar suas dúvidas sobre o procedimento,

indicações, exigências, eficácia, medos e tabus

Responsável pelo Setor de Epidemiologia da Unidade de Saúde 24 Horas,

Vera Lehr: “Crianças menores de seis meses ou que já tenham

completado cinco anos não serão vacinadas”

com todas as forças”, destacao secretário municipal deSaúde, Sandro Buss. “Muitagente tem dificuldade de in-formação e nossa equipe, comapoio de uma nutricionista,vai levar a informação cor-reta para que a população sealimente melhor e tenha umavida mais saudável. Isso di-minui consultas e acessos aoposto de saúde, mudando acurva dos gastos públicoscom saúde preventiva, aoinvés de curativa. As agentescomunitárias estarão nas ca-sas convidando as pessoaspara participar desse traba-lho”, comenta.

Conforme Buss, investirem saúde é prioridade do go-verno municipal, que inves-te também na construção deuma nova Unidade Básicade Saúde, na saída para VeraCruz do Oeste, onde tam-bém vai funcionar uma aca-demia da terceira idade, emparceria com os governosestadual e federal.

Divulgação

Page 19: 06-05-2013.pdf

Ingredientes:

Para o bolo:

1 embalagem de misturapara bolo cappuccino (450 g)

3 ovos

? de xícara (chá) de leiteintegral (160 ml)

4 colheres (sopa)margarina (60 g)

BOLO DE

CAPUCCINO

Para a calda:

½ xícara (chá) de creme de leitefresco (100 ml)

6 colheres (chá) de café solúvel (8 g)

1 pote de doce deleite cremoso (400 g)

½ colher (chá) de sal (1 g)

½ colher (chá) decanela em pó (1 g)

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

ÁRIES: A tensão aumentaem assuntos que envol-vem sua casa e sua famí-lia, mas você deve ter

calma. Um ótimo vai estabilizar essesmesmos projetos.

TOURO: Nervosismo comas finanças, no amor e nacomunicação em geral. Noentanto, outro e ótimo as-pecto vão trazer a estabiliza-

ção desejada.

GÊMEOS: Sua tensão estámais forte. No entanto, no-vas oportunidades de esta-bilidade financeira devemsurgir nos próximos dias.

Fique atento.

CÂNCER: Um novo aspectotrará estabilidade emocional enecessária para superar qual-quer possível obstáculo quepoderá encontrar neste dia.

LEÃO: A necessidade deisolamento pode aumentar,mas um novo e bom aspec-to vai trazer novos insightse abrir novas portas em pou-

cos dias. Fique atento.

VIRGEM: Nesta fase de ten-são, especialmente entre ami-gos ou em trabalho em equipe,outro aspecto melhora signifi-cativamente seus projetos.

LIBRA: A tensão começa aser diluída. O momentocomeça a beneficiar e tra-zer estabilidade em seusprojetos profissionais.

ESCORPIÃO: Previsão deestabilidade na sua vida,principalmente nos proje-tos que envolvem pessoase negócios com outros pa-

íses. Oportunidades à vista.

SAGITÁRIO: Suas emoçõescontinuam à flor da pele e odesejo de se aprofundar nossentimentos é bastante for-te, especialmente se isso

envolver outra pessoa.

CAPRICÓRNIO: A tensão égrande por um lado. A sen-sação pode ser de dúvida oude desequilíbrio. Procuredeixar o controle de lado.

AQUÁRIO: Há tensão notrabalho e abertura de por-tas por outro. Caso estejapensando em mudar de em-prego ou começar um novo

projeto, a hora é agora.

PEIXES: Não se deixe le-var por emoções negativasou por pensamentos quebaixem suas emoções.Suas emoções tendem a

entrar em uma fase de estabilização.

O MINEIRO E A PESCAUm dia o mineiro resolveu pescar sozinho, pois já tava de

saco cheio de gente em volta dele. Vara na mão, lata deminhoca e lá vai ele para o rio, bem cedinho. No caminho, eleencontra um caboclinho que começa a acompanhá-lo. E omineiro já pensando:

- Ô saco! Será que esse caboclinho vai ficar grudado ni mim?!Chegaram ao rio e o caboclinho do lado sem falar nada. O

mineiro se arruma todo, começa a pescar e também não falanada. Passam três horas e o caboclinho acocorado olhandosem dar um pio. Passam seis horas e o caboclinho só zoiando...Já no finalzinho do dia o mineiro ficou com pena e oferecendo avara para o caboclinho disse:

- O mininim, qué pescá um cadim?E o caboclinho responde:- Deus me livre moço, tem paciência não, sô!

Modo de preparo:Bolo: coloque a mistura para bolo, os ovos, o leite e a margarina

em uma batedeira e bata em velocidade média por cerca de cincominutos, ou até ficar homogêneo. Passe a massa para umaassadeira retangular (23 x 33 cm) untada e enfarinhada. Leve aoforno (180ºC) e asse por 40 minutos, ou até que ao espetar umpalito no centro da massa, este saia limpo e seco. Desenforme obolo ainda morno e corte-o em pedaços quadrados.

Calda: em uma panela, junte o creme de leite e o café solúvele aqueça-os em fogo médio até o café estar totalmente dissolvido.Junte os demais ingredientes, mexendo sempre, até levantarfervura. Desligue o fogo e mantenha a calda na panela para quese mantenha aquecida. Servir em um prato de sobremesa, dispo-nha um pedaço do bolo e cubra-o com a calda quente. Sirva emseguida, acompanhado de sorvete de creme.

CARTÃO DE CRÉDITO- Papai, já faz dois meses que roubaram seu cartão de crédito

e você ainda não deu queixa.

- É porque eu percebi que o ladrão gasta menos que sua mãe!

QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 VARIEDADES O PRESENTE | 19

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUARTA-FEIRA (05)

Cassiano e os tenentes ob-servam Alberto enquanto ele co-loca algumas caixas em seu car-ro com a ajuda de capangas.Guiomar passa a casa que ga-nhou de Alberto para usufruto daONG. Duque compra a mina ecoloca no nome de Amaralina.Ester e Taís conseguem o em-préstimo para abrir a empresade turismo. Cassiano revela aDuque que sabe que ele é avô deAmaralina. Ester convida Lindau-ra para trabalhar com ela e Taísna loja de turismo.

FLOR DO CARIBEAmora desmente a notícia de

Sueli Pedrosa, mas Maurício ficaintrigado. Irene sai do quartoantes de Fabinho acordar. Fabi-nho acorda e pede para falar comRita (nome que Irene se apre-sentou). Xande e Filipinho fazemas pazes. Madá leva Damárispara falar com Áurea. Peráciovende a cópia do quadro que pin-tou para Wilson e revela que nãoé o original. Tábata vê vários jo-vens ovacionando Filipinho. Tinafinge salvar a família de Amora etodos ficam perplexos.

AMOR À VIDAPaloma pede para Bruno fi-

car com ela. Pilar se recusa acontar para Félix por que Ber-narda não gosta de César. Ali-ne aparece na mansão e levaflores para a sogra de seu pa-trão. Valdirene se irrita com otratamento que Márcia dá paraAtílio. Carlito convida Valdirenepara ir a uma festa. Palomapega as chaves de seu aparta-mento. Márcia compra roupaspara Atílio, e ele a ajuda com acontabilidade da venda de ca-chorro-quente.

SANGUE BOM○

Lia, Tatá e Gil se despedem deFatinha no aeroporto. Tizinha in-centiva Bruno a resgatar Fatinha.Vitor leva Bruno ao aeroporto, maseles não chegam a tempo. Lia nãose conforma de ter que sair de seuapartamento por falta de paga-mento. Sal diz a Luana que quer seredimir. Nélio marca um encontrocom Tizinha no Misturama. Nandodecide conversar com Orelha so-bre Morgana. Rasta e Nélio tentamanimar Bruno. Luana diz a Lia quetentará descobrir onde Sal escon-deu o dinheiro do resgate.

MALHAÇÃO

*

Page 20: 06-05-2013.pdf

20 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERQUARTA-FEIRA,

05 DE JUNHO DE [email protected]

Dia 05: Álvaro HelfensteinDia 05: Fernando WildDia 05: Gilmar NeumannDia 05: Keila CrepinDia 05: Leidi NiedDia 05: Loreno TafarelDia 05: Nivair Castro de SouzaDia 05: Noeli FrantzDia 05: Rudi ScheufeleDia 05: Sônia Lewandoski

Josema e Amauri Ladwig. Ela é diretora na Secretaria de Assistência

Social da Prefeitura de Nova Santa Rosa e ele vice-presidente da

Câmara de Vereadores e presidente da Associação das Câmaras

de Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop)

João Livi

BAILÃO COM OS 3 XIRUSO Provopar de Santa Terezinha de Itaipu e a Secretaria Municipal de Assistência Social

realizarão, no próximo dia 09, a partir das 14 horas, um Encontro Municipal da MelhorIdade. Será no Centro Integrado de Apoio à Melhor Idade, com animação do grupo Os 3Xirus. O evento é aberto a todas as pessoas com mais de 55 anos e residentes no município.

Ana Paula Wilmsen/OP

O professor, historiador e assessor de imprensada Cooperativa Agroindustrial Lar, Roberto Marin, e a

esposa Ivanete prestigiando recente evento em São Migueldo Iguaçu, promovido pelo Jornal O Presente

Page 21: 06-05-2013.pdf

O PRESENTE | 21QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 SOCIAL

PROPOSTAS DE NEGÓCIOSEstão abertas, até o próximo dia 28, as inscrições para o processo de seleção de propostas

de negócios para a pré-incubação e incubação no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A seleçãoé uma oportunidade para a criação de novos empreendimentos baseados em produtos,processos e serviços inovadores. Para participar, é necessário que a proposta de negócioseja voltada para uma das áreas de interesse do PTI, que são: água e meio ambiente,energia, turismo, tecnologia da informação e gestão. O processo é aberto tanto parapessoas físicas, incluindo universitários, pesquisadores ou profissionais que tenhamideias inovadoras; quanto para pessoas jurídicas, como grupos ou empresas já constitu-ídas que desejam criar uma filial ou transferir-se para a Incubadora Empresarial SantosDumont. O edital do processo de seleção e o formulário de inscrição estão disponíveis no link:http://www.pti.org.br/oportunidades/editais/054-2013-incubadora.

MULTIFUNÇÕESAo longo dos anos, o celular se tornou toca-

dor de música, câmera fotográfica, navegadorde internet. Agora, ele caminha rapidamentepara virar também carteira, capaz de fazercompras, transferir dinheiro e pagar por meiode cartão de crédito. A boa notícia é que essasfacilidades não estão restritas apenas aossmartphones mais sofisticados, mas tam-bém podem existir em aparelhos mais sim-ples, até naqueles com rede 2G.

Com isso, o celular passa a proporcionarserviços bancários para quem não tem contaem banco. Para o governo federal, a inclusãofinanceira é o principal benefício da MedidaProvisória 615, divulgada na semana passa-da, que estabelece uma base legal para regula-mentar a área. Segundo pesquisa recente doinstituto Data Popular, quatro em cada dezbrasileiros não têm conta em banco. Em suaforma mais simples, esse tipo de transação nocelular pode ser tão fácil quanto mandar umSMS. Será possível transferir dinheiro de umaconta cadastrada para outra, mesmo que nãoestejam vinculadas a um banco. O usuáriocolocará “dinheiro” nessas contas da mesmaforma que compra créditos para o celular.

João Livi

Gerciney

Gomes

Ramos e

a esposa

Silmara em

recente

evento da

Associação

Comercial e

Empresarial

de Marechal

Cândido

Rondon

Luciany Franco/OP

Neri Leonhard eMilvio Missio

prestigiando ainauguração doHipermercado

da C.Vale,recentemente,em Palotina

Page 22: 06-05-2013.pdf

22 | O PRESENTE POLICIAL QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

RECONHECIDO

Polícia prende medianeirense foragido da JustiçaAurélio Caitano, de 19 anos, cumpria pena por tráfico de drogas na Penitenciária de Foz do Iguaçu

O medianeirense AurélioCaitano, de 19 anos, voltoupara trás das grades na tardesegunda-feira (03), após serpreso novamente por policiaiscivis da Delegacia de PolíciaCivil de Medianeira.

Conforme informou um po-licial daquela delegacia, Caita-no foi detido após ser reconheci-do e abordado por investigado-res no centro da cidade. Na abor-dagem, ele mentiu o nome, po-rém foi reconhecido, pois esque-ceu o fato de que ficou preso naDelegacia de Medianeira porcerca de um ano. Após ser con-denado por tráfico de drogas, foitransferido e cumpria pena naPenitenciária de Foz do Iguaçu.

Ele foi preso no ano de 2010,no posto de fiscalização da Re-ceita Federal em Medianeiratransportando 21 quilos demaconha. Quando fugiu, apro-

ximadamente uma semanaatrás, Aurélio estava em regimesemiaberto: saia durante o diapara trabalhar em uma empre-sa e retornava à noite para per-noitar na penitenciária.

Ontem, o rapaz se encon-trava recolhido junto ao setorde carceragem provisória daDelegacia de Medianeira eaguarda sua remoção para apenitenciária de Foz.

Divulgação

ESCLARECIMENTOSobre a matéria publicada na página 24 da edição

de ontem (04) do Jornal O Presente, sob o título “Semdinheiro para pagar fiança, dupla continua presa”, aredação deste diário esclarece que até o fechamento damatéria, na tarde de segunda-feira (03), a informaçãoobtida junto à polícia era de que os rondonensesOseas Rodrigues Felipe, de 24 anos, e Oziel RodriguesFelipe, de 19, continuavam detidos junto à delegaciarondonense por não pagarem fiança. Entretanto,ainda na tarde de segunda-feira, ambos pagaramfiança e foram liberados. Ao ler a matéria no diaseguinte, a irmã dos jovens procurou a redação de OPresente para contestar a informação da matéria, umavez que ambos já haviam sido liberados. Pedimosdesculpas pelo ocorrido e pelo transtorno causado.

Oseas e Oziel foram presos acusados por desacato apoliciais e resistência à prisão.

Motocicleta furtada é recuperadaUma motocicleta foi recupe-

rada por policiais militares da2ª Companhia da Polícia Militar(PM) de Marechal Cândido Ron-don na noite de segunda-feira(03), no bairro Primavera, no

Jovem é preso e menores apreendidoscom caminhonete roubada

Um rapaz, de 19 anos, foipreso e dois menores, de 16 anos,foram apreendidos por agentesda Polícia Rodoviária Federal(PRF) posto de Guaíra, na ma-nhã de ontem (04), na BR-272, nomunicípio guairense. Conformeinformações prestadas por po-liciais, a ação ocorreu durantefiscalização de rotina, apósabordarem à caminhonete

Motociclista fica ferida emacidente envolvendo caminhão

Mara Cristina Wickert,de 24 anos, ficou ferida apósse envolver em um acidentede trânsito na manhã deontem (04), em uma estradarural entre Marechal Cân-dido Rondon e a Linha Con-córdia, interior rondonen-se. Mara foi socorrida peloCorpo de Bombeiros e enca-minhada à Unidade de Saú-de 24 Horas.

Uma funcionária da uni-dade de saúde informou, natarde de ontem, que a víti-

ma havia sido medicada eposteriormente liberada.

A batida envolveu umamotocicleta Biz e um cami-nhão D60, ambos com pla-cas de Marechal Rondon.Segundo informaçõesprestadas pelos envolvi-dos, o caminhão seguiasentido Linha Concórdiae a motociclista Mara Cris-tina transitava no sentidocontrário. Próximo aoacesso para o anel viáriohouve o choque.

Aqui Agora

Mara Cristina Wickert foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros: batida

envolveu uma motocicleta Biz e um caminhão D60

Aurélio

Caitano, de

19 anos, se

encontra

recolhido junto

ao setor de

carceragem

provisória da

Delegacia de

Medianeira e

aguarda

remoção para

a Penitenciária

de Foz do

Iguaçu

município rondonense.Conforme consta no boletim

da PM, por volta das 22h30, umadenúncia anônima, através dotelefone 190, informou que umcidadão havia passado em alta

velocidade e sem capacete emuma motocicleta Fazer, de corvermelha e posteriormente a re-ferida pessoa voltou a pé pelamesma rua. Diante das informa-ções, policiais militares fizerampatrulhamento nas imediações eprocuraram em meio a uma plan-tação onde nada foi localizado.Ao entrarem em contato com ummorador das proximidades dolocal apontado através da liga-ção, o mesmo mostrou uma tri-lha onde poderia passar umamotocicleta. Realizadas as bus-cas, a Fazer 250cc (cor vermelha,com placas ANW-0787, de Ma-rechal Cândido Rondon) foi en-contrada escondida em meio aum milharal próximo à estradaque dá acesso à rodovia BR-163.Após checagem no sistema dapolícia, foi constatado que a motohavia sido furtada na segunda-feira (03), nas proximidades doCTG, no bairro Alvorada, em Ma-rechal Rondon.

A Fazer 250cc, cor vermelha, placas ANW-0787, de Marechal Rondon:

motocicleta havia sido furtada na segunda-feira (03), nas imediações do CTG

O Presente

Amarok, com placas de Araça-tuba (SP), na qual estava o mai-or, que alegou ser morador deAraçatuba, e os menores, mora-dores de Guaíra. Após checar nosistema da polícia foi constata-do que havia o aviso de roubo doveículo. Em contato telefônicocom o proprietário da Amarok,este relatou que indivíduos ar-mados, na noite de segunda-fei-

ra (03), tomaram a caminhonetede assalto e mantiveram seusocupantes como reféns em umcanavial na região de Araçatu-ba. As vítimas foram liberadasdurante a madrugada.

O veículo, a exemplo dosocupantes, foi encaminhado aDelegacia de Polícia Civil deGuaíra para as providênciascabíveis.

Page 23: 06-05-2013.pdf

O PRESENTE | 23QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 POLICIAL

CIDADE DE LUTO

Ex-prefeito de Santa Helena será sepultado na manhã de hojeSuspeita é de que Silom Schimidt teria cometido suicídio. Na carta de despedida, ele agradece algumas pessoas e expõe

dificuldades encontradas durante sua vida na política e problemas de saúde após se envolver em acidente de trânsito

A Delegacia de Polícia Civilde Santa Helena continua inves-tigando a morte do ex-prefeitodaquele município, Silom Schi-midt, ocorrida, possivelmente,na madrugada de ontem (04), naresidência dele, localizada naRua Porto Alegre, área centralsanta-helenense. “As evidênci-as levam a crer que Silom Schi-midt cometeu suicídio. Apesarda arma, um revólver calibre38, localizado próximo ao corpodele, usado para ceifar a própriavida não esteja registrado emseu nome, familiares afirmarampertencer a Silom”, declarou odelegado Deoclécio Detros, à re-portagem de O Presente. Segun-do ele, o revólver possui capaci-dade para seis munições. “Des-tas, apenas uma estava defla-grada, o que reforça hipótese desuicídio”, mencionou.

Outro fator que se soma àtese seria uma carta escrita pelavítima destinada aos familiarese algumas pessoas ligadas a ele.“Na carta, um lado da folha di-gitada em computador, Silomagradece o apoio da família e de

algumas pessoas e assina em-baixo. No verso, em forma ma-nuscrita, as palavras tentamjustificar sua morte, expondoproblemas sofridos em funçãode processos que possui na Jus-tiça, adquiridos ao longo da vidapública como prefeito daquelemunicípio, os quais atribuiu aalguns funcionários públicos daépoca, além de falar de proble-mas de saúde, os quais foramconstatados após um acidentede trânsito sofrido no ano de2007”, expõe o policial, acres-centando. “Vamos esperar o re-sultado da perícia, sobre o con-fronto balístico feito com o pro-jétil retirado do corpo da vítimae a arma encontrada no local dosfatos, bem como resultado dosexames que devem esclarecer sefoi ele quem teria atirado contrao próprio peito”.

HORÁRIOA morte de Silom Schimidt,

conta o delegado, deve ter ocor-rido por voltas das 05h30. Con-forme relato de Rita Schimidt,esposa de Silom, aos policiais,

às 06 horas ela se levantou enotou que o marido não estavana cama. Ao procurá-lo, ela dis-se que teria visto o relógio davítima sobre um móvel da casa,em seguida teria avistado a re-ferida carta e, na sequência, co-municado um irmão de Silom,o qual posteriormente foi até aresidência e encontrou o corpojá sem vida, embaixo de um péde manga e acionou a polícia.

O Instituto Médico Legal (IML)de Toledo informou que o projé-til atingiu o coração e a causamorte se deu por anemia agudae hemorragia interna cardíaca.

Silom deixa a esposa Rita, afilha Dorian e o filho Rafael.

TRAJETÓRIASilom originalmente era con-

tabilista. Mais tarde formou-seem Direito. Foi um dos primeirospresidentes da Associação Co-mercial de Santa Helena (Acisa),elegeu-se vice-prefeito de 1993 a1996, período em que ocupou aSecretaria de Indústria e Comér-

cio. Em 1996 se elegeu prefeito,sendo reeleito em 2000, ficandoaté 2004. Voltou à cena políticaajudando a eleger a sua esposaRita Maria Schimidt, prefeitaentre 2009 e 2012, período em quefoi novamente secretário de In-dústria, Comércio, Turismo e Ad-ministração Portuária.

ACIDENTENuma sexta-feira, em 16 de

março de 2007, um acidentena região de Irati, quando sedirigia a Curitiba, quase lheceifou a vida. Silom Schmidtficou um longo período emcoma e depois acabou se recu-perando. Ele colidiu seu auto-móvel Gol contra uma árvore.O veículo incendiou e o ex-pre-feito só foi salvo pela ação detrês jovens que o retiraram emmeio às ferragens. Logo de-pois o carro explodiu.

LUTOO prefeito de Santa Helena,

Jucerlei Sotoriva, decretou lutooficial por três dias em razão dofalecimento de Silom Schmidt.A bandeira do município estáhasteada a meio mastro.

VELÓRIOO velório de Silom Schimidt

acontece na Câmara de Verea-dores de Santa Helena e inicioupor volta das 15h30 de ontem.Na manhã de hoje (05), está pre-vista para as 08 horas uma cele-bração religiosa naquela Casade Leis e logo depois o corpo serálevado para o Cemitério Muni-cipal para o sepultamento.

O corpo de Silom Schimidt chegou ao auditório da Câmara de Vereadores

de Santa Helena, onde é velado, por volta das 15h30 de ontem (04)

O revolver calibre 38, possivelmente usado por Silom para ceifar a própria vida,

não está registrado em seu nome, mas familiares afirmaram pertencer à vítima

Fotos: O Presente

Familiares, amigos e munícipes em geral foram

ao velório ontem (04) se despedir do ex-prefeito

Delegado

Deoclécio Detros:

“Vamos esperar o

resultado da

perícia, sobre o

confronto balístico

feito com o projétil

retirado do corpo

da vítima e a arma

encontrada no local

dos fatos, bem

como resultado dos

exames que devem

esclarecer se foi

ele quem teria

atirado contra o

próprio peito”

O corpo de Silom foi encontrado já sem vida, embaixo

de um pé de manga, no pátio de sua residência

Rafael Rosa/Correio do Lago

Page 24: 06-05-2013.pdf

24 | O PRESENTE QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

Page 25: 06-05-2013.pdf

O PRESENTE | 25QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

Um lugar especial: a casa dos meus pais.Uma inspiração: entusiasmo é a inspiração de

qualquer coisa importante. Sem ele, nenhum homemdeve ser temido; e com ele, nenhum homem deve serdesprezado.

Para me divertir: esqueço-me do mundo.Para espantar a tristeza: ouço música no último

volume.Perfume: 212.Mando bem quando: a galera é animada.Sonho de consumo: conhecer a Ásia. Acho fasci-

nante.Em casa adoro: assistir a TV até dormir.Atividades atuais: cursando 4º ano de Publicida-

de e Propaganda na Fasul/Toledo.Dica de beleza: dormir oito horas por dia faz bem.A moda agora é: Dubstep (é um gênero de música

eletrônica).O que me enche de orgulho: ter chegado tão longe

com as próprias pernas.Preciso melhorar: meu horário de dormir.Família: meu porto seguro.Uma mania: ficar batucando com os dedos.Amigos: indispensáveis.Uma boa lembrança: minha avó (in memoriam).Filosofia de vida: viver o hoje.Ser DJ: já foi um lazer, hoje é minha profissão.Para se destacar como DJ é preciso: ter fé,

humildade e feeling musical.Maior desafio encontrado na área que atua: mos-

trar para todos que ser DJ é uma arte e não uma moda.O que falta em Santa Helena: entretenimento e

mais indústrias.Nota 10 para Santa Helena: tranquilidade e

sossego.

WOOD’S07/06 - SEXTANEJA - PAULO DI

LIMA & RENAN

BIELLE CLUB07/06 - TIO JACK COM LUIZ

HENRIQUE & CASSIANO08/06 - FESTA DOS SOLTEIROS

COM JULIANA BARBOSA

HOOLIGANS PUB06/06 - TRIBUTO LULU SANTOS07/06 - TERRA CELTA08/06 - MARCELO BONFÁ

TRIBUTO LEGIÃO URBANA

MINISTTERIO CLUB06/06 - ARRAIÁ DO REI08/06 - THE X-MADE

CELEBRATION

COWBOY SALOON07/06 - PEDRO PAULO & ALEX08/06 - ENCONTRO SERTANEJO

REBOLÔ06/06 - QUINTA DO REBOLÔ -

CATIVA SAMBA +EVERTON & ALEX

08/06 - MED FUNK

FOZ DO IGUAÇU:WOOD’S07/06 - JEANN & JULIO08/06 - DOUGLAS & ANA PAULA +

CRISTIANO ZENI

ONO MUSIC HALL07/06 - MC FEDERADO E OS

LELEKS - FARTAL 201309/06 - FERNANDO &

SOROCABA - FARTAL 201310/06 - MC NALDO - FARTAL

2013

MARECHAL CÂNDIDO RONDONCASA B08/06 - FESTA DE A A Z

MEDIANEIRAQUEEN’S PUB08/06 - GLAMOUR - WINTER

EDITION - 5 ANOS

THE NUTT CLUB MUSIC07/06 - PAGONEJO

UNIVERSITÁRIO

TOLEDO:EMPÓRIO SANTA MARIA08/06 - OPEN FEST - OPEN BAR

+ GRUPO JEITO MOLEQUE

ABBEY ROAD PUB07/06 - U2 COVER

VOCÊ SABIA?

DIA DO TENISTANo dia 09 de junho comemora-se o Dia do Tenista. Originário de um

esporte similar da França do século XIII, o tênis ganhou fama entre aaristocracia britânica, aproximadamente 100 anos depois de sua difusão.No entanto, somente no século XIX ganhou regras próprias, sendopatenteado pelo major inglês Walter Wingfield. Em pouco tempo, o tênisse tornou o esporte inglês mais popular de recinto aberto, sendodisseminado por outros países e levando esportistas a grandes torneiose diversos campeonatos mundiais. Em 1968, o tênis tornou-se umesporte profissional. Parabéns a todos os atletas da modalidade, sejameles profissionais, amadores ou apenas jogadores de final de semana.

Atletas da Seleção Brasileira de Nado Sincronizado, que seapresentaram recentemente no município de Itaipulândia, durante

os Jogos Escolares do Paraná (JEPs)

DESTAQUE

Flash da Semana

Registro do desfile do Exército Brasileiro ocorrido ontem (04), na Avenida Brasil, em Santa Helena. O desfilefoi uma forma de agradecimento à prefeitura, pelo apoio prestado aos trabalhos da Operação Ágata 7

Fotos: O Presente

No sábado (08), no Centro de Eventos de Itaipulândia,acontecerá a festa junina do Colégio Estadual Costa e Silva, cominício às 21 horas. Haverá quitutes da época, bem como apresen-tações dos alunos. A festa será animada pela banda NovaDimensão do Paraná. Ingressos antecipados podem ser adqui-ridos no colégio, ao valor de R$ 5; no dia custará R$ 10. Participe!

FESTA JUNINA EM ITAIPULÂNDIA

Amigos prestigiando show de Pedro Henrique e Fernando, no

último dia 26. O evento fez parte das comemorações ao

46º aniversário do município de Santa Helena

Page 26: 06-05-2013.pdf

26 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

HANDEBOL

Atacar garante pódio em todas categorias no BrasileiroEquipe conquista título no masculino A e no misto, prata no feminino e bronze no masculino A. E ainda, PauloFranco e Ronaldo Souza são convocados para participar do primeiro treino da Seleção Brasileira de HCR 4 B

A jornada de competiçõesfoi extensa e cansativa. Fo-ram quatro dias de disputasentre as dez equipes que par-ticiparam do 5º CampeonatoBrasileiro de Handebol emCadeira de Rodas 4, realizadoentre quinta-feira (30) e do-mingo (02), em Cascavel. Osatletas lutaram pela vitórianas categorias masculino A eB, misto e feminino.

A equipe Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi/Prati-Do-naduzzi esteve no pódio nasquatro classes: com o mas-culino A e misto conquis-tou o 1º lugar, sagrando-setetra e bicampeões, respec-tivamente; enquanto que nofeminino alcançou o 2º lu-gar e no masculino B ficoucom a 3ª posição. “Estas co-locações mostram que nos-sa equipe está treinando deforma equivalente entre ascategorias e isso fortalece ogrupo de uma forma geral”,afirmam os técnicos Fer-nando Rosch e MarianeBorges, contentes com os

resultados.Completaram o pódio no

misto a equipe da Polícia Mi-litar do Rio de Janeiro(PMERJ) e o time catarinen-se Clube Roda Solta, 1º e 2ºlugares, respectivamente; nofeminino, o Clube Roda Sol-ta levou o título e na 3ª colo-cação ficaram as meninas daPrefeitura de Francisco Bel-trão; já no masculino A aAssociação Carioca dos De-ficientes (Acadef) garantiu amedalha de prata, enquantoque PMERJ ficou com a bron-ze; por fim, no masculino B,PMERJ sagrou-se campeão eAcadef vice.

Toledo também trouxe amedalha de artilharia no mas-culino, com o atleta PauloFranco, que fez 60 gols nacompetição. Ele também foiconvocado para participar doprimeiro treino da SeleçãoBrasileira de HCR 4 B, junta-mente com outro atleta tole-dano, Ronaldo Souza. Os doisembarcam para o Rio de Ja-neiro no próximo dia 21. No

feminino, a atleta Kátia Regi-na Sant’Ana, do Clube RodaSolta/Itajaí, foi a artilheira,com 12 gols.

O vice-presidente da As-sociação Brasileira de Han-debol em Cadeira de Rodas(Abrhacar), Jean Reinert, elo-giou a organização do even-to e a participação dos atle-tas, que, segundo ele, nãomediram esforços e mostra-ram a garra do esporte. “Estafoi uma ótima prova de como

esta modalidade está se for-talecendo. Conseguimoscom o Brasileiro melhoraralguns pontos para estar-mos bem preparados para o1º Mundial de HCR”, decla-rou Reinert, ao mencionar oevento que será realizado emsetembro nas cidades deCuritiba e Itajaí (SC).

Além das equipes que con-quistaram um lugar no pó-dio, a competição contou coma presença da equipe de Ma-

capá (AP), Cianorte, São Mi-guel do Iguaçu, São Carlos(SP) e Sorocaba (SP).

O 5º Campeonato Brasilei-ro de HCR é uma promoçãoda Abrhacar, organizado pelaAssociação Toledense de Atle-tas em Cadeira de Rodas (Ata-car) e recebeu o apoio dassecretarias de Estado do Es-porte e de Educação do Para-ná e das secretarias munici-pais de Esporte e Lazer dascidades de Toledo e Cascavel.

Divulgação

Escolinhas de base de Santa Helenaatendem cerca de 700 alunos-atletas

A região Oeste do Paraná éconhecida como um celeiro degrandes talentos nas mais va-riadas modalidades esportivas,e o município de Santa Helenacontribui para a formação dasnovas gerações, investindo nasescolinhas das categorias debase. Atualmente, são atendi-dos cerca de 700 alunos-atle-tas, entre cinco e 18 anos, queaprendem a jogar futebol, vô-lei, basquete, futsal e handebol.

De acordo com o professorresponsável pela Escolinha deFutebol, Pedro Matheus, a ideiaé fazer um trabalho de base,retirando das ruas crianças quevivem em situações de risco edar a elas uma opção de lazercom acompanhamento de umprofissional. Somente na Esco-linha de Futebol, segundo ele,são atendidas em torno de 150crianças e ainda há vagas paraos interessados em participardos treinamentos no campo doClube União, nas segundas esextas-feiras, a partir das 08horas. “Queremos tirar essascrianças e jovens das ruas,além de fazer um acompanha-mento dos estudos e todo o

Divulgação

desenvolvimento do atleta”,declara o professor.

Para tornar as escolinhasainda mais atrativas, Matheusmenciona que o Departamentode Esportes procura viabilizara participação dos atletas emcampeonatos regionais, osquais, além de levarem o nomedo município, representam umaforma de valorizar o empenhodos jogadores. Na visão do pro-fessor, a escolinha também ser-ve como oportunidade para for-mar possíveis profissionais,pois cada atleta é avaliado e, de

acordo com seu potencial, podeser indicado para fazer testesem clubes maiores. “O futebol éuma crescente e temos atletasbons que participam das escoli-nhas e que possuem o perfil dejogador. As oportunidadessempre surgem e tentamos tra-balhar com isso no município”,informa Matheus.

Interessados em participardas escolinhas podem entrarem contato pelos telefones (45)3268-1138 ou (45) 8838-7275,com Pedro, para se inscreverna Escolinha de Futebol.

As aulas da Escolinha de Futebol reúnem cerca de 150 crianças, duasvezes por semana, no campo do Clube União: ainda há vagas

Murilo Ninja ministra semináriosobre MMA em Toledo

Grande nome do MMA,Murilo Ninja chega a Tole-do amanhã (06). Ele será umdos árbitros do Mr. FighterCombat, primeiro eventodo gênero a ser realizado nacidade, que acontece no sá-bado (08), a partir das 20horas, no Ginásio de Espor-tes Alcides Pan. Mas antesde arbitrar, o profissionalministra amanhã um semi-nário sobre o esporte, queserá uma excelente oportu-nidade para professores, lu-tadores e iniciantes conhe-cerem técnicas que têm sidoaplicadas nos maiores even-tos de luta do mundo.

O mini-curso tem inícioàs 18 horas, na Associação deJudô Ricardo Santos. As ins-crições são limitadas e o in-vestimento é de R$ 50.

Para mais informações, osinteressados podem entrarem contato pelo telefone (45)9923-9374. Serão aceitas ins-crições no local, desde queexistam vagas remanescen-tes. Os participantes deve-

rão estar com roupa adequa-da para prática esportiva, poiso seminário contará com prá-ticas do esporte.

HISTÓRICOMurilo Ninja lutou no ex-

tinto Pride, evento japonêsconsiderado por muitos omelhor torneio de MMA quejá existiu. O faixa preta temcomo especialidadeo muaythai e começou sua carreirana equipe Chute Boxe, consi-derada a melhor do mundo namodalidade.

O curitibano é irmão doex-campeão do UFC MauricioShogun Rua e fez história emdiversos eventos do estilovale-tudo e MMA. No seu cur-rículo há 20 vitórias em34 lutas, tendo anotado novenocautes e nove finalizações.Entre suas vitórias mais mar-cantes estão a decisão porpontos sobre Zé Mário Sper-ry, no auge da rivalidade BTTx Chute Boxe, e o nocaute so-bre Joey Villaseñor, que lhevaleu o cinturão do EliteXC.

Atletas da Atacar comemoram as medalhas conquistadas no5º Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas 4

Page 27: 06-05-2013.pdf

O PRESENTE | 27QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 ESPORTES

CAMPEONATO PARANAENSE

Em busca do G-4, Copagril recebe hoje o Quedas FutsalPartida acontece às 20 horas, no Ginásio de Esportes Ney Braga, em Marechal Rondon

A três rodadas do final daprimeira fase do Campeona-to Paranaense da Série Ouro,a Copagril/Sempre Vida/Ma-rechal Cândido Rondon Fut-sal volta a jogar pela compe-tição estadual, após 20 diasdisputando a Liga Nacional.Em partida válida pela 13ªrodada recebe hoje (05), às 20horas, o Araupel/QuedasFutsal, no Ginásio de Espor-tes Ney Braga, em MarechalCândido Rondon.

Com 19 pontos na tabelade classificação, a equipe ron-donense ocupa atualmente a5ª posição e já está classifica-da para a 2ª fase, uma vez quedificilmente será alcançadapelos times que estão abaixoda 12ª colocação na tabela,fora da zona de classificação.As 12 seleções com melhorcampanha avançam à próxi-ma fase e os três que não se

classificarem participam deum triangular, o qual defini-rá um rebaixado para a Cha-ve Prata em 2014.

Já o time da região Cen-tro-Sul precisa da vitóriapara se manter vivo no tor-neio, uma vez que estão na11ª colocação, junto comCresol/Marreco Futsal e As-sociação Cascavelense deFutsal, com 12 pontos.

Para este jogo, o técnicoMarquinhos Xavier contarácom o desfalque do fixo Marce-lo Paulista, que se recupera deuma lesão no pé e deverá voltara jogar somente no sábado (08),diante do São Caetano/Cons-truban, pela Liga Nacional. Osdemais jogadores estão à dis-posição do dirigente, que defi-nirá o elenco que joga logomais à noite no último treinohoje pela manhã.

Apesar de já classificada, a

Copagril quer melhorar apontuação e entrar para oG-4. Para isso, durante a se-mana os jogadores aprimo-raram alguns fundamentosindividuais, técnicos, movi-mentos específicos e coleti-vos do jogo, finalização, alémde alguns movimentos paratentar dificultar um poucomais a marcação. “Aprimo-rar estes fundamentos é fun-damental para obtermos su-cesso na sequência da com-petição. Conseguimos man-ter o ritmo de jogo e gradati-vamente as coisas estão evo-luindo, se encaixando. Estebom volume de jogo pode serdeterminante pra gente lutarpor posições melhores e quemsabe brigar por um objetivono final do ano, que é chegara uma final de novo... con-quistar um título”, anseiaMarquinhos.

A partir de hoje, Palotinaserá palco da fase

macrorregional dos JEPsA disputa para carim-

bar o passaporte à fase finaldos 60º Jogos Escolares doParaná (JEPs), divisão A(15 a 17 anos) e B (14 a 15anos), inicia a partir de hoje(05), em Altônia, Apucara-na, Campo Largo, Pérolado Oeste, Wenceslau Braz,Sarandi, União da Vitória,além de Palotina, cidadeesta que recebe as delega-ções da região Oeste.

No município paloti-nense, a competição reuni-rá os campeões da fase re-gional dos Núcleos de Edu-cação de Assis Chateaubri-and, Cascavel, Foz do Igua-çu e Toledo, além das equi-pes representantes da cida-de-sede. Nas modalidadescoletivas, todos se enfren-tam até a definição da me-dalha de ouro. Já nas in-dividuais - atletismo, tênisde mesa e xadrez - serão doisclassificados por categoria.O atletismo ainda requer umíndice baseado no tempo dasprovas ou na distância dossaltos e arremessos.

Palotina estará represen-tada pelas equipes dos colé-gios Cecília Meireles no fut-sal masculino B, vôlei femi-nino B, vôlei masculino A eB e vôlei de praia femininoA; Gabriela Mistral no fut-

sal feminino e masculinoA; e Ceeduc no vôlei femi-nino A e vôlei de praia fe-minino B.

O torneio inicia hoje comos jogos de futsal, handebole vôlei, a partir 13 horas,nos ginásios de esportesArdomar Somensi, Domin-gos Francisco Zardo e daUmesp, respectivamente. Jáamanhã (06) estreiam nacompetição os alunos-atle-tas que disputam basquetee tênis de mesa. O atletismocomeça sábado (08), a partirdas 08 horas, no EstádioMunicipal João Bortolozzo.A programação do xadrezserá divulgada após o con-gresso técnico, que será re-alizado hoje, às 17 horas,no Ginásio de Esportes Ar-domar Somensi.

Os vencedores garantema vaga para disputar a finalda divisão B entre os dias28 de junho e 06 de julho,em Guarapuava, e da divi-são A, de 09 a 17 de agosto,em Foz do Iguaçu.

JAPSPor outro lado, o muni-

cípio também sediará nospróximos dias 13 a 16 aprimeira etapa da fase regi-onal dos Jogos Abertos doParaná (JAPs).

Natan Sperafico quer ir ao pódio em sua primeira corrida em LondrinaNatan Sperafico, da

equipe Olinda Park Hotel/Sperafico Incorporadora/Água Mineral Itaipu, irácorrer pela primeira vez emLondrina, neste fim de se-mana. Sábado (08) e do-mingo (09) ele disputa a 2ªetapa do Campeonato Pa-ranaense de Marcas e querir ao pódio. Estando entreos cinco primeiros na Ca-

Basquete de Toledo fica em 3ºlugar no Paranaense Sub-12Toledo recebeu, entre

quarta-feira (29) e domingo(02), as melhores equipes dobasquete masculino das cate-gorias sub-12 e sub-15 doEstado, para as disputas doCampeonato Paranaense, nosginásios de esportes JaimeZeni, Jardim Porto Alegre eno da Universidade Parana-ense (Unipar) Campus II.

O time sub-12 da Ninfa/Incomar/Toledo ficou com o3º lugar. As partidas forambastante disputadas e tiveram

um bom nível técnico.A Associação dos Amigos

do Basquetebol Masculino deToledo (Abatol) destacou ostrabalhos dos pais dos atletasque prepararam a alimentaçãodos participantes. A ação teveo objetivo de levantar recur-sos financeiros para a manu-tenção dos projetos da Abatol.A entidade também agradeceuaos responsáveis pela EscolaMunicipal Arsênio Heiss, queserviu de alojamento para al-gumas equipes visitantes.

Também foram apoiado-res do evento a Secretaria deEsportes e Lazer e a Unipar.A equipe do sub-12 foi coor-denada pelo técnico RodrigoCosme Porto da Silva e asub-15 por Diego Nascimen-to. A classificação final apon-tou, no sub-12, Castro emprimeiro, seguido por Goio-erê e Toledo. No sub-15, Cu-ritiba sagrou-se campeão,tendo como vice a equipe deLondrina. Goioerê ficou coma 3ª colocação.

pital do Café, o piloto deToledo terá chances de naúltima etapa da tempora-da, prevista para o dia 22de setembro, em Cascavel,brigar para terminar entreos dez melhores do campe-onato e se classificar para oBrasileiro de Marcas 1.6.

“Nunca andei em Lon-drina. Vou dar sequência aoprocesso de aprendizageme buscar um bom resulta-do. Em Curitiba, não pudeestar entre os dez primeirosem função da quebra do

motor. Em Londrina, que-ro estar no pódio para bri-gar por uma das dez vagaspara representar o Paranáno Campeonato Brasileirode Marcas 1.6, que este anoserá disputado no dia 1º dedezembro, em Goiânia”,afirma o mais novo pilotodo clã Sperafico.

Natan está na 14ª coloca-ção na tabela de classificaçãodo Campeonato Paranaensede Marcas, com três pontos.O líder é Michel CristianGiusti, que soma 39.

Natan Sperafico disputa sua primeiratemporada de Marcas no Paraná

Orlei Silva/Divulgação

Page 28: 06-05-2013.pdf

28 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

MARECHAL RONDON

Equipes estão prontas para disputaPontapé inicial dacompetição será dadono domingo (09), com arealização do TorneioInício, nos campos doCentro de Treinamentodo Marechal EsporteClube/Projeto Alma

A Associação dos Servidores Municipais (Assemar) foi palco, nanoite de segunda-feira (03), do

lançamento da 2ª Copa Colônia/Cercar/Pre-feitura de Marechal Cândido Rondon de Fute-bol Amador. Na ocasião, marcaram presençao presidente interino da Liga Rondonense deEsportes, Marilton Barcé, vice-prefeito Sil-vestre Cottica, secretário de Esportes e La-zer, Roberto Braatz, presidente da Acimacare diretor da Tropical Moto-Náutica, JosuéMaioli, além de demais patrocinadores, atle-tas, dirigentes e autoridades locais.

Durante o evento, foram apresentadas ascamisetas das 19 equipes participantes, alémda camiseta com o slogan “Esporte Levado aSério”, assim como foram entregues os blo-cos da rifa de uma moto YBR 125 Factor K1zero quilômetro, além da tabela de jogos e doregulamento da primeira fase do campeonatoàs delegações.

Conforme o secretário de Esportes, o obje-tivo do campeonato é oportunizar a participaçãodo maior número possível de atletas e movimen-tar a área esportiva do município.

O pontapé inicial da competição será dadono domingo (09), com a realização do TorneioInício, nos campos do Centro de Treinamento doMarechal Esporte Clube/Projeto Alma. Na opor-tunidade, cada grupo jogará entre si e o cam-peão de cada chave ganha um ponto na tabelade classificação da primeira fase e define o títulodo Torneio Início.

As equipes já começaram a intensificar apreparação para a competição realizando parti-das amistosas entre os elencos participantes.Confira como cada selecionado está se preparan-do para estrear na Copa Colônia/Cercar/Prefeiturade Marechal Cândido Rondon de Futebol Amador.

“Por enquanto, para nós, é tudo novi-dade, porque o Loteamento Augusto, porincrível que pareça, participará pela pri-meira vez do campeonato amador de fute-bol de campo do município. Através dealgumas parcerias, conseguimos montaro nosso elenco, que está completo, com 25jogadores. Sob o comando do técnico Eduar-do Diircks, já fizemos três amistosos eestamos treinando todas as quintas-feirasna associação. Nossa equipe não tem tan-tos atletas que se destacam, mas é umaequipe parelha. Acho que não vamos fazerfeio no campeonato”.

“Estamos trabalhando ainda para for-mar o grupo, porém, já temos uma espinhadorsal da equipe, mas precisamos encaixaralgumas peças ainda. Já fizemos alguns jo-gos-treinos e no decorrer desta semanavamos fazer um coletivo com o grupo, paradefinir os detalhes para domingo. A base dotime são funcionários da associação; esta-mos trabalhando mais em cima disso comouma motivação interna. É uma equipe que seencaixar todas as peças que pretendemosserá bem competitiva”.

“O time, sob o comando do técnico RobsonNunes, está completo, pronto para iniciar acompetição. Há dez dias fizemos um jogo-treinoem Santa Helena e agora estamos treinando,reta final de preparação para o Torneio Início.A base da nossa equipe é a mesma do anopassado, mas nossa intenção, quando entra-mos em uma competição amadora, é pra fazeramigos e se divertir. Se chegar às finais éconsequência do trabalho, mas o mais impor-tante é participar”.

“Fizemos alguns amistosos no campo emNovo Horizonte e também participamos de umminitorneio no feriado. A equipe está unida ecomparecendo para treinar, isso é o mais impor-tante, prova que realmente estão envolvidoscom a competição. Durante os amistosos joga-mos de igual pra igual e deixamos o recado paraos nossos adversários: Novo Horizonte vaichegar com tudo”.

“A base do time foi formada com jogadoresque talvez tiveram poucas oportunidades atéhoje, e outra, é uma equipe que vai jogar comamor a camisa. A nossa equipe vai ter bastan-te jogador abaixo de 20 anos, mas estamosbem servidos com jogadores acima dos 35anos e do adulto também. O plantel está mon-tado, temos ainda duas vagas que a gentereservou para qualquer eventualidade”.

“Creio que em se tratando deum campeonato com 19 equipesserá difícil e vão surgir vários joga-dores que ainda não tinham jogadoneste campeonato. Nossa equipe éformada por amigos, não estamostreinando, apenas participamos deum quadrangular, o qual não foitodo mundo, então vamos nos reu-nir no início das partidas e jogar,assim vai ser”.

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO LOTEAMENTOAUGUSTO - VANDERLEI FRANCISCO DE OLIVEIRA,

REPRESENTANTE

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA CULTURAL COPAGRIL (AACC)IRINEO KUHL, TÉCNICO

TINTAS ACQUACORCHARLES ABBEG, REPRESENTANTE

CORINTHIANS DE MARGARIDAUBIRATÃ LUIZ CLASEN (BIRA), DIRETOR ESPORTIVO

NOVO HORIZONTERICARDO ANDRÉ HOLLMANN, TÉCNICO

DJ ESPORTE CLUBE/ALLPHA BOLAS/EMBALAMILDANILO JOHANN, TÉCNICO

“Sempre tentamos montar um grupo paradefender as cores do Botafogo. Este é o anoque nós não entramos pra ganhar e sim pracompetir. Nós estudamos bastante o campe-onato, vários times...Vai ser bem disputado.Acredito que não tenha equipes favoritas ourebaixadas, porque do jeito que está sendomontado os times, todo mundo tem chancede chegar à final”.

SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA BOTAFOGOARNALDIR BORTH (FUMAGALLE), DIRETOR

“Na verdade montei a equipe porquevários amigos meus iriam ficar de fora dacompetição. O plantel ficou bem forte. Fize-mos apenas um amistoso contra a AABB noferiado, mas a preparação vai começar ago-ra, com o Torneio Início. Estamos bem con-fiantes para o início da competição, apesarque caímos em um grupo que consideromais competitivo, com equipes melhores”.

SIGILUS ALARMESRAFAEL KERBER, REPRESENTANTE

MARECHAL OLHONABOLA/ISEPE RONDONGUSTAVO DA CUNHA, REPRESENTANTE

“Sob o comando do técnico Hellmuth Rohloff, nossotime começou há cerca de um mês a disputar amistososcom times que vão participar da competição. Algumasvitórias, outras derrotas. Por enquanto, nós estávamosmontando o grupo. Nunca jogamos com o time completo.Fazemos alguns testes com os jogadores sub-18, queé obrigatório escrever, então o resultado não era o maisimportante, mas sim estruturar o time para o início dacompetição. Aos poucos, a equipe está se acertando”.

Fotos: O Presente

Page 29: 06-05-2013.pdf

O PRESENTE | 29QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 ESPORTES

da 2ª Copa de Futebol Amador

“A equipe ainda não está preparada. Fize-mos duas partidas amistosas e nesta quinta-feira (06) vamos ver se conseguimos fazer maisum jogo, para que no domingo possamos estarafinados para estrear no torneio. Por outro lado,tivemos alguns imprevistos: perdemos algunsjogadores para outras equipes e, com isso,precisamos buscar alguns de fora, mas acreditoque nosso plantel ficou bom, uma vez que éformado basicamente por atletas jovens e semnenhum nome da lista”.

“Estamos fazendo alguns treinos eamistosos para que o grupo se conheça etambém para que possamos traçar algu-mas estratégias de jogo. A equipe foicomposta por alguns funcionários e con-vidados. Esperamos que durante a com-petição consigamos arrumar o time. Alémda participação, nós queremos competir.Acredito que durante a competição va-mos ter condições de representar muitobem a associação”.

“Temos inscritos 22 atletas e ou-tras três vagas: se aparecer um valornovo, vamos escrever. Começamos anos preparar há 30 dias e neste perío-do fizemos quatro amistosos. Acreditoque vamos estrear bem. Nós mante-mos a base do ano passado e reforça-mos a equipe, pois nosso objetivo échegar à final neste ano, uma vez queem 2012 ficamos em 3º lugar, por muitopouco não disputamos o título”.

“Nosso grupo está completo e darátrabalho aos adversários. Optamos pornão ter nenhum atleta da lista, porqueacreditamos que tem outros jogadoresque também jogam bem, assim comopreferimos não fazer nenhum amistosocom as equipes participantes do tor-neio, para que não houvesse nenhumconflito antes da competição. Mas fize-mos alguns amistosos com outros ti-mes e também treinamos, para que ogrupo pudesse se entrosar. Já temosdefinido a equipe que vai iniciar jogan-do, as substituições e também o quevamos fazer durante as partidas”.

“A base da equipe já está formada,mas o elenco não está completo. O timejá está treinando e participou de algunsamistosos, os quais serviram de basepara montar a equipe que vai iniciar nacompetição. Assim como as demais equi-pes, a AABB vem se fortalecendo para ocampeonato, uma vez que ao dosar onúmero de atletas da lista vai nivelarmuito o nível do campeonato, que deveráser bem competitivo. A AABB é uma equi-pe em potencial, pois é a atual campeã,então vem se preparando muito bem”.

“Participamos recentemente de umquadrangular lá no Botafogo, na últimasemana fizemos outro jogo com o time doRubens e no sábado (1º) jogamos contra aSooro. Aos poucos estamos formando oelenco, acredito que até domingo vamoster uma equipe pronta e preparada parainiciar o campeonato. Este ano, a compe-tição envolverá atletas de todas as idades,e isso é muito importante. É garantia deque todos terão oportunidade de jogar”.

“Fazia anos que a gente não par-ticipava de um campeonato, até emrazão disso a nossa equipe é compos-ta em sua maioria por jogadores no-vos. Esperamos ter um bom desem-penho na competição. Até agora fize-mos só dois treinos de futebol suíço,porque não conseguimos campo paratreinar, mas durante esta semanavamos ver se conseguimos um cam-po para melhorarmos o nosso de-sempenho e o posicionamento”.

CLUBE LIRAMÁRCIO HERBICH, TÉCNICO

ESPORTE CLUBE SÃO REMOEDVALDO OLIVEIRA SOUZA, TREINADOR

PORTO MENDESHILSON ALÉSSIO JUNIOR, REPRESENTANTE

ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DEMARECHAL CÂNDIDO RONDON (ASSEMAR)

RUBENS DIIRCKS, TÉCNICO

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL (AABB)PRESIDENTE MÁRIO FERNANDO DE ALMEIDA E ODIRETOR ESPORTIVO, ALTAIR GENZ (MANINHO)

3AC - ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA AMIGOS DOCONFÚCIO/AVANTE - TÉCNICO JOÃO ADOLFO

LORENZI E O AUXILIAR OSNIR COMIN

GRÊMIO ESPORTIVO AIMORÉ/SÃO CRISTOVÃOTÉCNICO VERNER HORN E O PRESIDENTE RENATO GORGEN

“Nós fizemos três jogos treinos: noprimeiro jogamos melhor, depois o timenão estava bem completo e não jogoutão bem. Então percebemos que se fal-tar uma ou duas peças, o grupo sentebastante dificuldade. A ideia da gente ébuscar a classificação para a 2ª fase equem sabe tentar chegar às oitavas definal. Com este resultado já vamos ficarbem satisfeitos”.

PALMEIRAS DE AJURICABA - FÁBIO TURMINA, REPRESENTANTE“Nossa equipe foi fechada há 20 dias ea partir disso fizemos três amistosos prepa-ratórios para o grupo ganhar ritmo de jogo etambém noções de posicionamento, uma vezque alguns atletas não estavam muito habi-tuados a jogar futebol de campo. Nossoobjetivo é participar da competição, estarcolaborando com este trabalho da Liga e dosdemais envolvidos neste trabalho, que agente vê de uma maneira bem positiva. Que-remos chegar no mínimo às quartas de finale vamos ver o que acontece”.

SOOROTÉCNICO GELSON FREITAS E ROBERTO BOMBARDA,

REPRESENTANTE DA SOORO

“O elenco não está completo, temos apenas 20atletas inscritos. Há 20 dias começamos a treinar fortevisando à competição, duas vezes por semana. Anopassado foi a primeira vez que participamos do munici-pal e terminamos em 4º lugar. Já este ano pretendemosir um pouco além, pois pela equipe que montamos temosplenas condições para isso. A base é a mesma do anopassado, os jogadores já se conhecem e isso facilita oentrosamento no jogo, apenas encontramos algumasdificuldades em relação às pessoas acima de 35 anos,porque nem todo mundo quer participar”.

ESPORTE CLUBE NACIONALLAERCIO OBERMEIER, TÉCNICO

Fotos: O Presente

Page 30: 06-05-2013.pdf

30 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

GRÊMIO

Luxa confirma Kleber em treino fechado e testa BitecoAtacante terá, pelo menos, dois jogos para demonstrar que merece ser titular da equipe

Aproveitando a ausên-cia de Vargas, que está ser-vindo a seleção do Chile, otécnico Vanderlei Luxem-burgo fechou parte do últi-mo treinamento antes de en-frentar o Vitória, hoje (05),às 21 horas, na Arena, paraaumentar o mistério sobrea escalação do Grêmio. Notrabalho de ontem (04), otreinador confirmou Klebercomo companheiro de Bar-cos e testou Guilherme Bi-teco no meio de campo.

Sem o chileno, Kleber ga-nhará a sequência que deseja-va desde que voltou de lesão.O atacante terá, pelo menos,dois jogos para demonstrarque merece ser titular do Grê-mio e pode ter o terceiro, casoVargas não tenha condiçõesde enfrentar o Atlético-MG,no dia 12, já que no dia ante-rior enfrentará a Bolívia, emSantiago, no Chile.

A ideia de usar GuilhermeBiteco no meio de campo é

uma possibilidade reveladapor Luxemburgo após o em-pate contra o Santos para ga-nhar mobilidade e preservarjogadores como Elano e ZéRoberto. Caso a mudança sejaconfirmada, o primeiro deveficar como opção no banco dereservas. Com isso, o tricolorpassaria a atuar com Adrianona primeira função, Souza

pela direita, Guilherme Bitecopela esquerda e Zé Robertocentralizado.

Sem Fernando, que estáservindo a Seleção Brasilei-ra, o Grêmio deve ser forma-do com: Dida; Pará, Bres-san, Werley e Alex Telles;Adriano, Souza, GuilhermeBiteco (Elano) e Zé Roberto;Kleber e Barcos.

Ricardo Duarte/Agência RBS

Ganso e Luis Fabiano treiname devem enfrentar o GoiásO técnico Ney Franco,

do São Paulo, deve con-tar com os retornos deLuis Fabiano e Paulo Hen-rique Ganso para o jogode hoje (05), às 19h30, con-tra o Goiás, pelo Brasilei-rão. A dupla participoudo treino de ontem (04),no CT da Barra Funda,sem limitações.

Luis Fabiano e Gansotiveram problemas mus-culares na coxa esquer-da. O atacante desfalcouo time no empate em 0 a 0com o Atlético-MG, noúltimo domingo (02). Jáo meia fará sua primeirapartida neste Brasileirão.Ele sentiu uma contratu-ra após o jogo contra o

Sem Montillo, Santos buscaprimeira vitória no Brasileirão

O Santos tenta desligar osom do alarme que ecoa naVila Belmiro. Hoje (05), às19h30, no Heriberto Hulse, oAlvinegro encara o Criciú-ma, pela 4ª rodada do Brasi-leirão, e tenta conquistar asua primeira vitória na com-petição nacional.

Até o momento, foram doisempates (Grêmio e Flamen-go) e uma derrota (Botafo-go). Ao todo, nos últimosjogos, o jejum chega até a seispartidas sem vitórias. Preo-cupação esta que o Peixe queracabar neste meio de semana.

De olho no G4, Cruzeiro e Corinthians duelam à noiteDe olho em posições mais

altas na tabela do Brasileirão2013, Cruzeiro e Corinthiansentram em campo hoje (05),às 22 horas, na Arena do Jaca-ré, em Sete Lagoas (MG). Comtrês rodadas disputadas atéentão, os mineiros têm qua-tro pontos, enquanto os pau-listas somam cinco. Os líderesSão Paulo, Vitória e Botafogoestão com sete.

A equipe de Minas Geraisjá está definida para o com-promisso de logo mais. Aescalação não sofrerá modi-ficações em relação ao revéspara o Botafogo, no últimosábado (1º), em Volta Re-

donda. Marcelo Oliveiravolta a escalar AnselmoRamon na posição ocupadapor Borges, com uma lesãono músculo posterior dacoxa esquerda. Ao lado dele,Dagoberto completa a linhade frente.

O técnico Tite praticamen-te também definiu a equipeque enfrentará a Raposa. Aúnica dúvida do treinador éna zaga, já que Paulo Andrépassará por testes antes dapartida. Caso o camisa 13não jogue por lesão muscu-lar na coxa esquerda, Felipecomeça entre os 11.

Chicão, que vinha sendo

titular nas últimas rodadas,sofreu uma lesão muscular enão joga. Edenilson, que fa-zia a lateral direita, tambémdeixa a equipe por conta deum problema no joelho di-reito. Assim, Alessandro,que era dono da posição eestá recuperado de lesão, re-torna ao time.

A grande mudança, noentanto, fica do meio parafrente. Romarinho foi saca-do do time titular e deu lu-gar a Douglas. Guerrero, queestá com a seleção peruana,também está fora. EmersonSheik fica com o seu lugarao lado de Pato.

Para reverter a situação,o Peixe terá de superar umimportante desfalque: omeia Montillo, que defen-derá a Argentina contraColômbia e Equador, dias 7e 11, pelas Eliminatórias daCopa do Mundo.

No seu lugar, o técnicoClaudinei Oliveira promove-rá a entrada do meia FelipeAnderson, de 20 anos. O res-tante da equipe não terá mu-danças e será a mesma queempatou com o Grêmio por 1a 1, no último sábado (1º), naVila Belmiro.

Elias se recupera e deve ficar à disposição do Atlético-PRAinda sem ganhar

neste início de Campeo-nato Brasileiro, o técni-co Ricardo Drubsckyterá mais uma opçãopara definir o time doAtlético-PR para enfren-tar a Ponte Preta, nanoite de hoje (05), emCampinas. Trata-se do

meia Elias, que foi libera-do pelo departamento mé-dico, já treinou e está àdisposição do comandan-te para esta partida.

Elias se recuperou deuma inflamação no pé es-querdo e deve iniciar o du-elo no banco de reservas.“Deu para recuperar bem.

Estou feliz por ter voltado eagora estou 100% de novopara poder ajudar a equi-pe”, comentou o meia.

Perto de completar umano no clube (chegou emjulho do ano passado), omeio-campista já atuou em30 partidas. Com ele emcampo, o time conquistou

mais de 70% dos pontosdisputados. Do atual elen-co, é o terceiro melhor emmédia de gols. “Sabemosque o Brasileiro é um cam-peonato com jogos difíceis.Por isso espero estar devolta o mais rápido possí-vel ao lado dos meus com-panheiros. Nosso objetivo

é voltar a vencer. Esperoretornar bem, fazendogols, que é o que semprefiz na minha carreira, eajudar o Atlético nessasequência”, finalizou.Até o momento, a equi-pe de Ricardo Drubsckysomou apenas dois pon-tos em três jogos.

Galo, que eliminou o SãoPaulo da Libertadores, enão joga desde então.

Após o aquecimento e orachão, o técnico NeyFranco fez uma breve ati-vidade de bola parada eensaiou aquele que deveser o time titular que en-frentará o Goiás. A equipedeve ser formada por Ro-gério Ceni, Douglas, Lú-cio, Paulo Miranda e Juan;Wellington, Rodrigo Caio,Maicon e Ganso; Osvaldoe Luis Fabiano. O volanteDenilson, expulso no últi-mo jogo, nem participoudo treino no campo e ficouno Reffis. Por opção de NeyFranco, Aloísio saiu paraa entrada de Ganso.

A ideia de usar Guilherme Biteco no meio de campo é uma possibilidade para

ganhar mobilidade e preservar jogadores como Elano e Zé Roberto

Page 31: 06-05-2013.pdf

O PRESENTE | 31QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 ESPORTES

CONTRA A PORTUGUESA

Dunga faz mistério na escalação para duelo de hojeO elenco do Internacional

realizou, na manhã de ontem(04), o último treinamento emsolo gaúcho antes do duelocontra a Portuguesa, queacontece hoje (05), às 19h30,no Canindé. O jogo é validopela 4ª rodada do Campeona-to Brasileiro. O Inter é o 9ºcolocado com quatro pontos.

Durante a atividade, osjogadores participaram de umrachão. O técnico Dunga nãodeu indícios de quem será osubstituto do atacante DiegoForlán, que se apresentou àseleção uruguaia. O coman-dante deve escolher entre trêsjogadores que atuaram naposição nos últimos jogos:Cassiano, Gilberto e Mike. Naúltima parte do trabalho, osjogadores realizaram cobran-ças de bolas paradas.

O time que entrará em cam-po deve ter: Muriel; Gabriel,Juan, Rodrigo Moledo e Fa-brício; Airton, Willians, Frede D’Alessandro; Gilberto, Mikeou Cassiano e Rafael Moura.

Em entrevista, o treinadorfalou sobre a expectativa deenfrentar a Portuguesa. Deacordo com ele, o time paulis-ta conta com jogadores expe-rientes e possui um time qua-

lificado, apesar da posição queocupa na tabela (18º coloca-do, com um ponto em doisjogos). “A Portuguesa tem umbom time e jogadores experi-entes. É uma equipe muitoboa que vai nos impor muitasdificuldades”, afirmou.

Sobre o substituto de Di-ego Forlán, o treinador pre-feriu não falar sobre o pro-vável jogador que irá atuarna posição. “A gente vai es-perar ate amanhã (hoje) paradecidir. Vamos aguardar arecuperação dos atletas de-pois”, despistou.

REFORÇOPor outro lado, o Inter

acertou ontem a contrataçãodo atacante Jorge Henrique,de 31 anos, que estava noCorinthians. Ele fará examesmédicos e posteriormente seráapresentado oficialmentecomo reforço do colorado. Ovínculo com o clube será atédezembro de 2015.

“Recebi propostas de vári-os clubes brasileiros, mas aforma com que a diretoria doInter conduziu me motivoua defender o colorado. Con-quistei títulos em todos osclubes pelos quais joguei e noInter, certamente, não serádiferente. Estou muito felizpor ter fechado com o Inter”,comemorou o atleta.

Treinador do Inter não quis revelar quem será o substitutode Diego Forlán, que se apresentou à seleção uruguaia

Divulgação

Após acidentes, Massa teránovo chassi no GP do Canadá

Os dois acidentes na cur-va Saint Devote durante oGP de Mônaco renderamsérios danos ao F138 de Fe-lipe Massa. Prova disso éque a Ferrari irá disponibi-lizar ao brasileiro um novochassi a partir do GP doCanadá, que acontece nestefinal de semana.

“É claro que nós foca-mos nos problemas que ti-vemos com a confiabilida-de do carro, que deve serabsolutamente resolvido. Ocerto é que o time está com-pletamente motivado e es-tamos determinados a con-siderar que o que aconte-ceu em Mônaco foi um inci-dente isolado”, afirmou ochefe da equipe italiana, Ste-fano Domenicali.

Além do novo chassi dado

Sete anos depois, LyotoMachida volta a lutar no Brasil

Ex-campeão do UFC na cate-goria meio-pesado, o caratecaLyoto Machida já tem data pararetornar ao octógono. O baianofará parte da 4ª edição da fran-quia no Rio de Janeiro, no dia 03de agosto, contra Phil Davis.

Machida lutou pela últimavez em fevereiro deste ano,batendo Dan Henderson na de-cisão dividida dos juízes. Me-ses antes, nocauteou o norte-americano Ryan Bader. Emambas as lutas, ouviu promes-sas de que disputaria o cintu-rão da categoria, mas elas não

Japão se torna 1ª seleção classificada para Copa de 2014O Japão se tornou ontem

(04) a primeira equipe clas-sificada em campo para aCopa do Mundo de 2014. Atu-ando em casa, o selecionadojaponês necessitava de ape-nas um empate contra a Aus-trália para confirmar pre-

Corinthians e São Paulo decidemRecopa nos dias 03 e 17 de julho

CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE AJOGOS DE HOJE (05)

19h30 São Paulo x Goiás19h30 Portuguesa x Internacional19h30 Criciúma x Santos21h00 Vasco x Atlético-MG21h00 Grêmio x Vitória21h00 Ponte Preta x Atlético-PR22h00 Flamengo x Náutico22h00 Bahia x Botafogo22h00 Cruzeiro x Corinthians

a Massa, a Ferrari traba-lhou intensamente nas mo-dificações necessárias paraalcançar o melhor desempe-nho no Canadá. Em MonteCarlo, a escuderia de Mara-nello teve problemas tam-bém com Fernando Alonso,que cruzou a linha de che-gada apenas na 7ª coloca-ção. “O GP de Mônaco nãofoi um fim de semana fácilpara a nossa equipe. Desdeentão estamos trabalhandoduro, começando por anali-sar os dados necessários paracompreender porque nãorendemos como esperáva-mos. Uma vez terminadaessa fase, temos preparadoos carros com a configura-ção técnica necessária parao traçado de Montreal”, re-lata o dirigente.

se concretizaram.Davis vem embalado por

vitória sobre atletas brasilei-ros. Após finalizar WagnerCaldeirão no UFC Rio 3, emoutubro de 2012, o meio-pesa-do venceu Vinny Pezão porpontos, no UFC 159, em abrildeste ano. Em sua carreira noMMA, o atleta possui 11 vitóri-as e apenas um revés.

A luta principal da noiteserá válida pelo cinturão dospenas da categoria, em umembate entre José Aldo e An-thony Pettis.

Venda de casa pode indicar saída de C. Ronaldo do Real

sença no Mundial. A vagaveio de forma dramática. Ogol de empate do Japão acon-teceu aos 45 minutos da 2ªetapa, com Honda: 1 a 1. Ago-ra a seleção japonesa se jun-ta ao outro classificado Bra-sil, país-sede da Copa.

O Japão estará no Brasil paraa disputa da Copa das Confe-derações. O selecionado terápela frente a Seleção Brasileira,no próximo dia 15, em Brasília.Os outros dois jogos são contraa Itália, dia 19, no Recife, e Mé-xico, dia 22, em Minas Gerais.

Corinthians e São Paulo vãoduelar pelo título da Recopa Sul-Americana já semana seguinteao encerramento da Copa dasConfederações. Os confrontos

de mata-mata estão marcadospara os dias 03 e 17 de julho, ambosàs 21h50 (horário de Brasília).

O primeiro duelo ocorrerá noMorumbi e o segundo no Paca-

embu. O título internacional édisputado anualmente entreos campeões da Taça Liberta-dores da América e da CopaSul-Americana.

O português Cristiano Ronal-do decidiu colocar a sua mansãoà venda em uma imobiliária dacapital espanhola. Com o anún-cio, a imprensa começou a espe-cular mais fortemente de que não

será apenas uma saída para ou-tra casa em Madri, mas sim paraManchester, onde ele pode acer-tar um retorno ao United.

O clube inglês é um dos in-teressados no jogador, princi-

palmente se Wayne Rooneydeixar o clube. Quem tambémsonha com Cristiano Ronaldo éo Paris Saint-Germain. A dire-toria nunca escondeu que é umsonho tê-lo na capital francesa.

Jorge

Henrique

deixa o

Corinthians

rumo ao

Internacional

após quatro

anos

Page 32: 06-05-2013.pdf

32 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

ORIENTAÇÃO

Adapar alerta sobre aquisição de mudas de frutíferasComércio de plantas de frutas cítricas só pode ser feito com autorização

da Seab e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná

A Agência de Defesa Agro-pecuária do Paraná (Adapar)está alertando aos produtoresrurais sobre cuidados a seremtomados na aquisição de mu-das de árvores frutíferas. Se-gundo o engenheiro agrônomoe fiscal da Adapar, RicardoMoraes Witzel, é necessário tersegurança com relação à proce-dência das plantas, por isso éimportante priorizar mudas deviveiros e comerciantes idône-os, que possuam registro juntoao Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento(Mapa) e, desta forma, garantira qualidade da planta.

Conforme o fiscal, ao adqui-rir mudas sem registro, o pro-dutor está correndo o risco desofrer prejuízos posteriormen-te, bem como estendê-los à suaregião. Ele explica que as plan-tas podem levar pragas e doen-ças às propriedades, citando ocaso de nematóides dissemina-dos na região. Segundo o profis-sional, há uma procura muito

grande pelas plantas cítricas,como a laranja. Porém, desde1972 o plantio de citros na re-gião de Marechal CândidoRondon é restrito, devido ocancro cítrico (doença causa-da pela bactéria Xanthomo-nas axonopodis) e é somentemediante a autorização daAdapar e da Secretaria daAgricultura e Abastecimentodo Estado (Seab) que podemser comercializadas.

PROBLEMASAlém do cancro cítrico, há

registros de outras doenças,como CVC e HLV, que têm pro-vocado grandes problemas nospomares, inclusive com a mor-te das plantas. “Temos realiza-do um trabalho de fiscalização,abordando carros no trânsito,também em floriculturas e te-mos apreendido mudas fora dopadrão, que apresentam estasdoenças”, relata Witzel. Ele re-vela que, muitas vezes, o produ-tor investe alto na aquisição das

mudas, mas em menos de doisanos a planta morre e o pomar édizimado, quando não se tratade uma planta sadia. “Não que-remos de forma alguma invia-bilizar os pomares caseiros, mas

pedimos muita atenção ao pro-dutor. Orientamos para que ad-quiram somente mudas de em-presas credenciadas que pos-suam o termo de confiabilidade,que é uma espécie de “certidão

de nascimento” da muda”, re-comenda.

O agrônomo sugere que ocomprador se atente às etique-tas, onde constam os nomes daespécie e do viveiro, em cadaplanta. “Se a muda não estáidentificada, com certeza é clan-destina e o produtor deve des-confiar”, explica.

AMBULANTESConforme o técnico, é proi-

bida a venda de mudas por am-bulantes. Somente empresas es-pecializadas, que possam dargarantia, estão autorizadas. Istoacontece porque, caso a mudaapresente algum problema, aAdapar pode rastrear e identifi-car quem está produzindo asmudas sem qualidade, colocan-do em risco a atividade agrope-cuária. “É importante que o pro-dutor sempre converse com oseu assistente técnico, que pode-rá repassar indicações e evitar aentrada de doenças e fungos naspropriedade rurais”, concluiu.

Luciany Franco/OP

Fiscal da

Adapar, Ricardo

Witzel: “Mudas

frutíferas

precisam ter

identificação de

procedência”

Page 33: 06-05-2013.pdf
Page 34: 06-05-2013.pdf

34 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

PARANÁ

Safra de grãos 2013 será 23% maior que a anteriorResultado poderia ser maior, pois a produção agrícola paranaense sofreu com variações do clima, falta de chuvas

em regiões localizadas e excesso em outras, que afetaram as produções de milho e feijão da segunda safra

Agricultores paranaensesesperam colher 38 milhões detoneladas de grãos, somadas astrês safras: de verão, outono/in-verno e de inverno. Esta últimarepresenta acréscimo de 23%sobre a anterior. A informação éda Secretaria da Agricultura e doAbastecimento, que divulgou apesquisa da produção agrícolarealizada pelo Departamento deEconomia Rural (Deral) referen-te a maio.

A Secretaria explica que oresultado poderia ser maior, poisa produção agrícola paranaensesofreu com variações do clima,falta de chuvas em regiões loca-lizadas e excesso em outras, queafetaram as produções de milhoe feijão da segunda safra.

Lidera o ranking da produçãoparanaense, o cultivo de soja que,na safra 2012/13, está rendendovolume recorde de 15,7 milhõesde toneladas, aumento de 45%sobre a produção da safra pas-sada, quando foram colhidas 10,82milhões de toneladas do grão noEstado. Deste total, estima-se quedois terços da produção já estãovendidos e o restante é comerci-

alizado em ritmo lento. “É umaforma de reserva de capitaliza-ção pelo produtor”, observou ochefe de conjuntura do Deral,Marcelo Garrido.

O desempenho, consideradoexcelente, com a produção desoja, foi alavancado pela combi-nação de área recorde de plan-tio, clima favorável e preços atra-entes no mercado internacionalque induziram o produtor a am-pliar a área ocupada com a cultu-ra. Segundo levantamento do De-ral, dos 5,8 milhões de hectaresocupados com o plantio de grãosde verão, as lavouras de sojaocuparam 4,7 milhões de hecta-res, correspondendo a 81% daárea total de plantio do Estadodurante a safra de verão.

MILHODepois da soja, 15% da área

plantada no Estado, durante overão, foi ocupada pelas lavou-ras de milho, restando em tornode 4% da área total para outrosprodutos como algodão, arroz se-queiro e irrigado e feijão. O milhoda segunda safra, que está emcampo, tem expectativa de pro-

dução de 10,84 milhões de tone-ladas, também recorde para esseperíodo do ano, o que representaacréscimo de 9% em relação àsafra passada. A previsão ante-rior apontava colheita de 11,38milhões de toneladas de milhosafrinha, mas foi reduzida em702 mil toneladas, em decorrên-cia da estiagem em abril e maio,principalmente na região NortePioneiro, que ficou cerca de 40dias sem chuvas. “Os preços domilho estão em torno de R$ 19,12(preço médio recebido pelos pro-dutores no Paraná em maio/13) asaca/60kg, refletindo a boa pro-dução do grão nesse período doano, que já está maior do que noperíodo de plantio convencionaldurante o verão”, explicou a en-genheira agronôma do Deral,Juliana Tieme Yagush.

FEIJÃOO feijão da segunda safra

também sofreu com a falta dechuvas, mas na região Sudoeste.Por ser uma cultura bastantesensível, o desempenho da la-voura também foi prejudicadopelo excesso de chuvas da se-

mana passada. Em decorrênciadessa situação, há quebra de10% da produção. “Mesmo as-sim, estão sendo colhidas 421.515toneladas do grão, volume 22%maior em relação ao mesmoperíodo do ano passado, quan-do foram colhidas 344.979 tone-ladas de feijão na segunda sa-fra”, informou o engenheiroagrônomo do Deral, CarlosAlberto Salvador.

O trigo está com metade da

área estimada já plantada e amaioria com bom desenvolvi-mento. Este ano, a área ocupadacresceu 15%, passando de 782.308hectares plantados no ano pas-sado para 896.867 hectares, cujoplantio deve ser concluído emtodo o Estado até o mês que vem.Os produtores estão animadoscom a possibilidade de manuten-ção dos preços firmes para otrigo, também no momento dacomercialização.

Jonas Oliveira

Plano Agrícola e Pecuário disponibilizará R$ 136 bilhões

O Plano Agrícola e Pecuário (PAP)2013/14 é o mais abrangente e maiorem volume financeiro já lançado noBrasil. Anunciado ontem (04) pelapresidenta Dilma Rousseff e peloministro da Agricultura, Pecuária eAbastecimento, Antônio Andrade, ototal de recursos liberados para apróxima safra é de R$ 136 bilhões,sendo R$ 97,6 bilhões para financi-amentos de custeio e comercializa-ção e R$ 38,4 bilhões para os pro-gramas de investimento. Em relaçãoao crédito disponibilizado na tempo-rada que termina no dia 30 de junho,a alta é de 18%. Durante o lançamen-to do PAP, o ministro ressaltou aindao fortalecimento do sistema de defe-sa agropecuário brasileiro e da as-

modalidades de crédito fomentadaspelo governo federal. Pelo ProgramaAgricultura de Baixa Emissão de Car-bono (ABC), que financia tecnologiasque aumentam a produtividade commenor impacto ambiental, o volume derecursos saltou de R$ 3,4 bilhõespara R$ 4,5 bilhões.

Uma das principais novidadesdo plano é o aumento da subvençãoao prêmio do seguro rural. “O go-verno elevou em 75% os valorespara este ano, passando de R$ 400milhões para R$ 700 milhões”, anun-ciou o ministro.

Do total, 75% serão aplicados emregiões e produtos agrícolas prioritá-rios, com subvenção de 60% do cus-to da importância segurada. A expec-tativa é segurar uma área superior a10 milhões de hectares e beneficiar96 mil produtores.

CUSTEIOJá o limite de financiamento de

custeio, por produtor, foi ampliado deR$ 800 mil para R$ 1 milhão, enquantoo destinado à modalidade de comer-cialização passou de R$ 1,6 milhãopara R$ 2 milhões. Em ambos oscasos, a variação foi de 25%, mas ocontrato de custeio pode ser amplia-do em até 45%, dependendo dascondições de contratação ou de usode determinadas práticas agropecu-árias (como adesão ao seguro agrí-cola ou a mecanismos de proteção depreços, utilização do Sistema PlantioDireto, comprovação de reservas le-gais e áreas de preservação perma-nente na propriedade e adoção dosistema de identificação de origem).

Para apoiar a comercialização, onovo Plano Agrícola e Pecuário teráR$ 5,6 bilhões. Deste total, R$ 2,5bilhões se destinam à aquisição deprodutos e manutenção de estoque eR$ 3,1 bilhões para equalização depreços, de maneira a garantir o preçomínimo ao produtor.

O milho da segunda safra, que está em campo, tem expectativa de produção

de 10,84 milhões de toneladas, também recorde para esse período do ano

Lançamento do plano apresentou proposta para amenizar

problemas com armazenamento de grãos

sistência técnica rural.Dos R$ 136 bilhões previstos para

a nova safra, R$ 115,6 bilhões serãocom taxas de juros controladas, cres-cimento de 23% sobre os R$ 93,9bilhões previstos na temporada2012/13. A taxa de juros anual médiaé de 5,5%, sendo que serão menoresem modalidades específicas: de 3,5%para programas voltados à aquisiçãode máquinas agrícolas, equipamentosde irrigação e estruturas de armazena-gem; de 4,5% ao médio produtor rural;e de 5% para práticas sustentáveis.

Para o cooperativismo, R$ 5,3 bi-lhões estarão disponíveis pelos pro-gramas de Desenvolvimento Coope-rativo para Agregação de Valor à Pro-dução Agropecuária (Prodecoop) e

do e Capitalização de CooperativasAgropecuárias (Procap-Agro). Tam-bém foram reduzidos os juros paracapital de giro das cooperativas, de9% para 6,5% ao ano.

INFRAESTRUTURADe acordo com Andrade, a elabo-

ração do plano atual dá uma atençãoextra para logística e infraestruturano Brasil. O governo federal vai dis-ponibilizar R$ 25 bilhões para a cons-trução de novos armazéns privadosno país nos próximos cinco anos -sendo R$ 5 bilhões na temporada2013/14. O prazo será de até 15 anospara pagamento. Além disso, serãoinvestidos mais R$ 500 milhões paramodernizar e dobrar a capacidade dearmazenagem da Companhia Nacio-nal de Abastecimento (Conab). PeloPrograma de Sustentação de Investi-mento (PSI-BK), para o financiamentode máquinas e equipamentos agríco-las, serão R$ 6 bilhões, enquanto paraa agricultura irrigada, R$ 400 milhões.

O médio produtor também foidestacado no novo PAP. Foram dis-ponibilizados R$ 13,2 bilhões peloPrograma Nacional de Apoio ao Mé-dio Produtor Rural (Pronamp) paracusteio, comercialização e investi-mento. O valor é 18,4% superior aosR$ 11,15 bilhões previstos na safra2012/13. Os limites de empréstimopara custeio passaram de R$ 500 milpara R$ 600 mil, enquanto os de in-vestimento subiram de R$ 300 milpara R$ 350 mil.

O financiamento ao desenvolvi-mento sustentável da agricultura bra-sileira continua prioritário entre as

Wilson Dias/ABr

Page 35: 06-05-2013.pdf

SUMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOA Pessoa física abaixo torna público que recebeu

do IAP Licença de Operação para o empreendimentoa seguir especificado:

Empresa: Iria StevensAtividade: Suinocultura TerminaçãoEndereço: LR Nº 37 Gleba 02 - Matrícula 4.280Municipio: Santa Helena – PRValidade: 16/05/2017

SUMULA DE EMISÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOA Pessoa física abaixo torna público que recebeu

do IAP de Licença Operação para o empreendimentoa seguir especificado:

Empresa: Tenio StevensAtividade: Suinocultura Terminação, 500 AnimaisEndereço: LR 37-A, Linha Aparecida, São

ClementeMunicipio: Santa Helena – PRValidade 16/05/2017

SUMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOA Pessoa física abaixo torna público que recebeu

do IAP Licença de Operação para o empreendimentoa seguir especificado:

Empresa: Angelo VittencourtAtividade: Avicultura De CorteEndereço: Unificação LR. 25, 27, 29 E 30 – Mat.

17.311Municipio: Santa Helena – PrValidade: 13/03/2017

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE INSTALAÇÃO

A Pessoa física abaixo torna público que recebeudo IAP Licença de Instalação N°16874 para o empre-endimento a seguir especificado:

Empresa: Carla Rosane Rieger BregoliAtividade: Avicultura de corte para 36.000 avesEndereço: Lote Rural N°177/178/EAE/B, Linha

São Francisco.Município: Pato Bragado, Paraná.Validade: 24/05/2015

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA AMBIENTALSIMPLIFICADA - LAS

Marcos Marquardt torna público que requereu aoIAP Licença Ambiental Simplificada para atividade depiscicultura, parte A, desmembrado dos lotes ruraisnº 39, 40 e 35, 1ª parte do 33º Perímetro da FazendaBritânia, linha Bem Te Vi, município de Maripá,Estado do Paraná.

Edição 3602 - O PRESENTE | 35QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 EDITAIS

Page 36: 06-05-2013.pdf

36 | O PRESENTE - Edição 3602 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

Page 37: 06-05-2013.pdf

Temperatura: 25º/12º Temperatura: 24º/12º Temperatura: 25º/12º Temperatura: 25º/13º Temperatura: 21º/12ºTemperatura: 25º/12º

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 O PRESENTE | 37

APARTAMENTO, vendo,105m², seminovo, c/ laje, 2 quar-tos, suíte, bwc, sala, cozinha,despensa, garagem p/ 2 carros,R. Minas Gerais, centro, R$250.000,00, pode ser financiado.Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

APARTAMENTO, vendo,79m², em construção, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, sacada, gara-gem, lavand., previsão de entre-ga p/ setembro de 2013, R$115.000,00, aceito troca. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,www.localizafacilnegocios.com.br.

APARTAMENTO, vendo, c/ 2quartos, 2 bwc, suíte, sala, cozi-nha, lavand., área de festa, ga-ragem p/ 2 carros, no centro, R$350.000,00. Tr. (45) 9921-9844(Renato) ou 9815-8023 (Abelha),www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo ou troco, 70m²,alvenaria, usada, c/ 3 quartos,R$ 120.000,00, aceito veículoaté R$ 20.000,00. Tr. (45) 9109-8872 com Paulo.

CASA, vendo ou troco, usa-da, R$ 160.000,00, aceito terre-no como parte de pgto. Tr. (45)9986-9405 ou 9825-1255 comLeandro ou Noemia.

CASA, vendo, 110m², alvena-ria, c/ 3 quartos, sala, cozinha,bwc, varanda, R. Piauí esq. c/ R.Colombo, nº 368, R$ 200.000,00.Tr. (45) 3254-8602 ou 9952-6998.

CASA, vendo, 111m², c/ 2 quar-tos, suíte, garagem c/ churrasq.,ótimo acabamento, próx. ao clu-be Aliança, R$ 185.000,00. Tr.(45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, 120m², c/ 3quartos, sala, cozinha, 2 bwc,lavand., garagem, R. das Cane-las, Bairro Santa Maria, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477 ou9968-8210, CRECI J-4743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 150m², alvena-ria, c/ laje, 3 quartos, 2 bwc, 2garagens, sala, cozinha, área deserviço, edícula de 70m², c/ bwc,piscina, terreno 800m², R$275.000,00. Tr. (45) 9921-9844(Renato) ou 9815-8023 (Abelha),www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 51m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, Lot. Leste em frentea BR 163, R$ 105.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 160m², alve-naria, R. Getúlio Vargas, nº 56,Lot. Avenidas, R$ 260.000,00. Tr.(45) 3254-0070 com RogérioImóveis, Creci F 15809.

CASA, vendo, 170m², ter-reno 432m², 12x36, Lot. Itama-raty, R$ 150.000,00. Tr. (45)9921-9844 (Renato) ou 9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 250m², c/ salacomercial, no Jd. Maripá, R. Mende Sá esq. c/ R. Recife, R$185.000,00, aceito troca. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, 50m², alvena-ria, de esquina, terreno 240m²,próx. ao BNH1, R$ 75.000,00. Tr.(45) 9921-9844 (Renato) ou9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 53m², nova, c/laje, 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., Lot. São Francis-co, R$ 90.000,00, programa Mi-nha Casa Minha Vida. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 61m², Lot.Santa Felicidade, valor a com-binar, pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Invest imentos,www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, 65m², usada,c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., garagem, Lot.Bem-Te-Vi, R$ 125.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 69m², nova, c/2 quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem, terreno 257m²,6x43, R$ 115.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9954-0603ou 3254-6966 com Julia.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, de esquina, murada, R. TrêsPassos, Bairro São Francisco,R$ 75.000,00, aceito troca. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223,www.localizafacilnegocios.com.brcom Inês.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, terreno 360m², 10x36, R. Ala-goas, centro, próx. HospitalRondon, R$ 160.000,00. Tr.(45) 9921-9844 (Renato) ou9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, terreno 403m², 12x34, Lot.Wollstein, R$ 130.000,00. Tr. (45)9921-9844 (Renato) ou 9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 70m², c/ terre-no de 900m², em Santa Helena,valor a combinar, aceito casa emMCR, ou proposta. Tr. (45) 9922-4514 ou 9955-3255.

CASA, vendo, 70m², nova, c/laje, 3 quartos, sala, cozinha, la-vand., murada, R. GuilhermeWollstein, nº 305, próx. a SuperCreche, R$ 135.000,00, apta p/financiamento. Tratar (45)3254-0477 ou 9919-0223,www.localizafacilnegocios.com.br,Creci J4743 com Inês.

CASA, vendo, 70m², usada,c/ laje, 2 quartos, suíte, sala, co-zinha, bwc, lavand., garagem,Lot. Parque Ecológico, R$145.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 90m², c/ laje,Lot. Avenida, R$ 160.000,00. Tr.(45) 9978-6422 com RaimundoVan Den Bonn, Creci F11955-J.

CASA, vendo, 97m², alvena-ria, terreno 360m², 12x30, R.Aracaju, nº 190, R$ 110.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)9921-9844 (Renato) ou 9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, alvenaria, deesquina, R$ 75.000,00. Tr. (45)9921-9844 (Renato) ou 9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, de madeira,terreno 384m², 12x32, R. OuroVerde, nº 579, Lot. Augusto I,R$ 50.000,00. Tr. (45) 9963-5908 com Ciro.

CASAS, vendo, 2, alvenaria,1 de 135m² e outra 130m², R.Souza Naves, próx. a Realize,Vila Gaúcha, c/ terreno 20x50,valor a combinar. Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, www.localizafacilnegocios.com.brcom Inês.

CASAS, vendo, novas, al-venaria, em vários bairros emMCR, R$ 95.000,00, podem serfinanciadas no plano MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)9921-9844 (Renato) ou 9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CHÁCARA, vendo, 2 alq.,toda plana, c/ água abundantep/ piscicultura e lazer, 3.000mde Iguiporã, valor a combinar,aceito casa. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, 2.5 alq.,60.000m², c/ casa, barracão pré-moldado 125m² c/ 18 cansil, lei-taria, chiqueiro p/ 100 suínos,paiol, rio, área de camping, LinhaPalmital, a 8km de MCR, 600m doasfalto, R$ 320.000,00, aceitocasa como parte de pgto. Tr. (45)9921-9844 (Renato) ou 9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CHÁCARA, vendo, 24.200m²,sem benfeitoria, 7km de MCR,3km do asfalto, R$ 60.000,00. Tr.(45) 9921-9844 (Renato) ou9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CHÁCARA, vendo, 25.000m²,ótima localização p/ loteamento,em Novo Sarandi, R$ 330.000,00.Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

CHÁCARA , vendo,3.500m², terra plana, sem pe-dras, c/ floresta natural, 500mde MCR, valor a combinar,preço de ocasião, troco porcasa. Tr. (45) 9934-8875.

CHÁCARA, vendo, 44.000m²,planta 30.000m², sem benfeito-rias, 2.000m do asfalto, próx. aofrigorifico de aves da Copagril,R$ 135.000,00. Tratar (45) 9921-9844 (Renato) ou 9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CHÁCARA , vendo, 5.42hectares, c/ casa, galpão, 2açudes, sisleg, pomar, nas-cente, rio, 600m do asfalto,valor a combinar. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, www.localizafacilnegocios.com.br,Creci J4743.

CHÁCARA , vendo,8.077,5m², pode ser divididaem terrenos, em Bom Jardim,R$ 110.000,00, aceito terrenoou casa em MCR. Tr. (45)9921-9844 (Renato) ou 9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CHÁCARAS, vendo, próx. aMCR, valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 104m²,novo, conjugado, c/ 2 quartos, 1suíte, sala, cozinha, bwc, la-vand., garagem, Lot. ParqueEcológico, R$ 240.000,00, podeser financiado. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, 158m²,c/ suíte, 2 quartos, garagem,lavand. c/ área de festas,próx. ao mercado novo da Co-pagril, R$ 280.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Invest imentos,www.valdirimoveis.net.br.

SOBRADO, vendo, 160m², deesquina, c/ 2 quartos, suíte, sala,cozinha, 2 bwc, lavand., chur-rasq., garagem, R. 1º de Maio,Lot. Jardim Primavera, QuatroPontes, R$ 260.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9968-8210, comJeferson, Creci J-4743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 253m², novo,c/ laje, 3 quartos, suíte, sala de es-tar e jantar, cozinha planejada c/copa, 3 bwc, área de serviço, chur-rasq., + casa de fundos c/ 100m²,Lot. São Paulo, R$ 498.900,00. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, c/ suíte, 2quartos, bwc, lavabo, área defestas, sala de estar, sala de jan-tar, cozinha, lavand., garagem, emfrente ao Clube Aliança, valor acombinar. Tr. (45) 3254-2074 ou9134-0593 com Jeverson.

TERRA, vendo, 14.000m²de reserva legal, em MCR, R$15.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, www.localizafacilnegocios.com.br,Creci J-4743.

TERRA, vendo, 3.9 alq.,94.380m², sem benfeitorias, todaem potreiro, ideal p/ criação degado e plantação de eucalipto,R$ 90.000,00 á vista. Tr.(45) 9921-9844 (Renato) ou9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 30 alq., 12kmda BR 277, em Guaraniaçu, PR,valor a combinar, aceito imóveisem MCR e região como parte depgto. Tr. (45) 9921-9844 (Rena-to) ou 9815-8023 (Abelha),www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 5 alq., c/ casa,estrebaria, interligados ao con-domínio de energia, Linha Ajuri-caba, 800m do asfalto, próx. Fri-gorifico de aves da Copagril, va-lor a combinar, aceito troca. Tr.(45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

Page 38: 06-05-2013.pdf

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013

TERRA, vendo, 8.2 alq., 4.5alq. p/ plantio, c/ casa, galpão,2 açudes, próx. a 3 Irmãs,Mercedes, encostada no as-falto, R$ 450.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRA, vendo, 942 alq., noMaranhão, R$ 500.000,00. Tr.(45) 9972-5253 com Paulo.

TERRENO, vendo, 12.5x25,Lot. Caminho do Sol, próx. a su-per creche, R$ 55.000,00. Tr.(45) 9914-2651.

TERRENO, vendo, 15x24.50,R. Ariel Ferreira dos Santos esq.c/ R. Willian Stoef, Lot. Wollstein,R$ 90.000,00. Tr. (45) 9904-5228com Woldemor.

TERRENO, vendo, 303m², Lot.Elio Winter, próx. ao Sesc, R$100.000,00, aceito carro ou 50%em soja p/ 2014. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 314,60m²,14.30x22, Lot. Gralha Azul, óti-ma localização, R$ 75.000,00. Tr.(45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, 320m², Lot.Imperial, R$ 69.000,00, pode serfinanciado. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 347m²,Lot. Groff, Mercedes, R$50.000,00, aceito proposta decasa até R$ 110.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 357m²,12.75x28, Cond. Araucária,próx. ao centro, R$ 78.000,00.Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Valdir, JF Investimen-tos, www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, 360m²,de esquina, Lot. AndorinhasII , R$ 90.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, 375m²,12,5x30, R. 10 de Abril, Lot. Hei-merdinger, 4 quadras da rodovi-ária, em MCR, R$ 110.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9968-8210,Creci J- 4743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 375m², R.7 de Setembro, 300m do CTG,valor a combinar, aceito carrono negócio. Tr. (45) 9103-9544com Luiz Paulo.

TERRENO, vendo, 380m²,Lot. Prass, valor a combinar.Tr. (45) 3254-2074 ou 9134-0593 com Jeverson.

TERRENO, vendo, 400m²,em Quatro Pontes, R$80.000,00, preço de ocasião.Tr. (45) 9127-7654 c/ Joel ou9972-3273 c/ Claudia.

TERRENO, vendo, 400m², R.XV de Novembro esq. c/ R. Para-ná, 3 quadras da Av. Maripá, R$280.000,00. Tr. (45) 9972-5253ou 3284-1231 com Paulo.

TERRENO, vendo, 585m²,13x45, R. Almir Dalla Vecchia, nº648, próx. Raquel Malhas, valora combinar. Tr. (45) 9978-1203.

TERRENO, vendo, 803m², Lot.Marechal, próx. a escola, 200mda avenida, R$ 58.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, 880m², c/barracão industrial de 220m²,valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,www.localizafacilnegocios.com.br,Creci J4743.

TERRENO, vendo, na avenidaprincipal, em Quatro Pontes, va-lor a combinar. Tr. (45) 8822-6835com Cristofer.

TERRENO, vendo, próx. Pos-to Tonin e Copagril, ótima loca-lização, R$ 60.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

APARTAMENTO PEQUENO,ofereço p/ alugar, c/ 2 quartos,demais dep., garagem, portãoelet., interfone, internet (5 megas)e parabólica coletivas, churrasq.e lavand. individual, janelas c/venez., Av. Irio Welp, 2474, MCR,R$ 575,00, incluso água, internete condomínio. Tr. (45) 9923-8068.

BARRACÃO, alugo, 716m²,pré-moldado, terreno aprox.2.000m², ótima localização, próx.Av. Irio Jacob Welp, Jd. Líder, valora combinar. Tr. (45) 9921-9844(Renato) ou 9815-8023 (Abelha),www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, alugo, 72m², nova, c/ 3peças, churrasq., garagem, 100mdo Super Weimann, R$ 450,00.Tr. (45) 8818-4521 com Eriberto.

CASA, alugo, c/ 3 quartos,suíte, sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem, R. Cabral, p/ baixo doHospital Rondon, perto do Sesc,R$ 678,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9929-5238, Creci J- 4743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, nova, gemina-da, c/ 1 quarto, garagem, semimobiliada, R. Olindo Artmann, nº28, Jd. Modelo, R$ 530,00, semcondomínio. Tr. (45) 9981-9308com Maria Inês.

QUARTO, alugo, c/ bwc, mó-veis, R. Independência, nº 1480,centro, R$ 300,00, incluso águae luz. Tr. (45) 3254-6160 ou 9909-1076 com Loiva.

QUITINETE, alugo, c/ 3 peças,p/ 2 pessoas, R. Goslar, nº 222,Bairro Frankfurt, fundos, R$320,00. Tr. (45) 3284-2544.

QUITINETE, alugo, c/ quar-to, cozinha, bwc, toda mobilia-da, R. Independência, nº 1480,centro, R$ 400,00, incluso águae luz. Tr. (45) 3254-6160 ou9909-1076 com Loiva.

QUITINETE, alugo, R. Curiti-ba, nº 903, p/ casal sem filhosou idosos, R$ 280,00. Tr. (45)9995-1587.

SALA COMERCIAL, alugo,Av. Maripá, próx. ao CTG, valora combinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, www.localizafacilnegocios.com.br.

ASTRA HATCH 2.0, vendo,ano 2010, flex, completo, ar digi-tal, rodas liga leve, cd, cibié, docs.2013 quitados, 49.000km, manu-al, chave reserva, revisado, R$35.900,00. Tr. (45) 9986-9262.

ASTRA HATCH ADV., vendo,ano 2007, preto, completo, ro-das, impecável, R$ 27.500,00. Tr.(45) 9972-0270.

ASTRA HATCH GL 1.8, ven-do, ano 2000, azul metal, com-pleto, couro, 78.000km, 2ª dona,R$ 15.800,00. Tr. (45) 9972-0270.

ASTRA SEDAN CD 2.0,vendo, ano 2003/03, prata,R$ 23.000,00. Tr. (45) 9972-5141 com Pedro.

ASTRA SEDAN, vendo, ano2005, prata, completo, automáti-co, 4 portas, ótimo estado, R$28.000,00. Tr. (45) 8422-8459.

AZERA 3.3, vendo, ano 2010/11, prata, v6, completo, automáti-co, valor a combinar. Tr. (45)9974-8089 com Airton.

BELINA 1.6, vendo ou troco,ano 86/86, gasolina, original, va-lor a combinar, aceito moto. Tr.(45) 9133-9464 com Marlon.

BORA 2.0, vendo, ano 2009/10, flex, câmbio automático tip-tronic, completo, airbag, 4 pneusnovos, R$ 39.500,00, financioem até 60 meses. Tr. (45) 9974-8089 com Airton.

CAMINHÃO 1113, vendo,ano 74, Mercedes, trucado, emótimo estado, valor a combinar.Tr. (45) 3270-1216 (após as18hrs) com Danilo.

CAMINHÃO BAÚ, vendo, ano2002, mwm, R$ 55.000,00. Tr. (45)9107-3865 com Scharles.

CAMINHÃO, vendo ou troco,ano 81, Ford F11.000, Caçam-ba, R$ 15.000,00. Tr. (45) 9973-2819 com Douglas.

CAMINHÃO, vendo, ano 2001,Volkswagen 8120, no chassi,revisado, R$ 65.000,00. Tr. (45)3282-1740 ou 9902-9334.

CAMINHÃO, vendo, ano 77,Mercedes 1313, graneleiro, ba-lão, rodoar, ótimo estado, valor acombinar, aceito carro na troca.Tr. (45) 9982-2026 ou 3254-9304.

CAPTIVA, vendo, ano 2011,prata, couro, placa A, 40.000km,impecável, R$ 70.000,00, aceitocarro de menor valor. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

CELTA 1.0, vendo, ano2001, prata, 2 portas, ótimo es-tado, R$ 12.000,00. Tr. (45)3254-5748 ou 9942-8575.

CELTA 1.0, vendo, ano 2005,prata, completo, 4 portas, R$17.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

CELTA, vendo, ano 2011, pra-ta, 2 portas, ar-cond., ótimo es-tado, R$ 19.900,00, aceito trocamenos valor. Tr. (45) 9972-0601.

CIVIC LXL, vendo, ano 2011,prata, completo, couro, câmbioborboleta, 29.000km, placa A, R$55.500,00. Tr. (45) 9972-0270.

CLIO HATCH 1.0, vendo, ano2009/09, preto, 16v, 4 portas,completo, ar-cond., DH, vidroelét., som Renault, única dona,R$ 18.500,00. Tr. (45) 9959-7379com Daniele.

COMPRO, carro 1.0, em bomestado, até o ano 2003, prefe-rência p/ completo, valor a com-binar. Tr. (45) 9972-7865.

COROLLA XEI 2.0, vendo,ano 2012, cinza metal, com-pleto, couro, câmbio borbole-ta, placa A, R$ 65.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

COROLLA XEI, vendo, ano2005, prata, completo, couro,câmbio, R$ 33.500,00. Tr. (45)9972-0270.

COROLLA XEI, vendo, ano2008, prata, completo,50.000km, placa A, R$36.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

CORSA CLASSIC LIFE,vendo, ano 2009, preto, ar,trava, alarme, 49.000km, óti-mo estado, R$ 21.500,00. Tr.(45) 9973-0856.

CORSA HATCH PREMIUM1.4, vendo, ano 2009, cinza,flex, completo, cd, manual,chave reserva, 46.000km, doc.2013 quitados, única dona, re-visado, impecável, R$28.500,00. Tr. (45) 8803-6565.

CORSA SUPER, vendo, ano97, prata, 4 portas, alarme, tra-va elét., R$ 12.000,00, aceitocarro ou moto de menos valor.Tr. (45) 9930-6200.

CROSSFOX 1.6, vendo, ano2010/11, prata, flex, completo,airbag, valor a combinar, finan-cio em até 60 meses. Tr. (45)9974-8089 com Airton.

CRUZE LT , vendo, ano2012, prata, completo, câm-bio, couro, 8.000km, únicadona, placa A, R$ 63.000,00.Tr. (45) 9972-0270.

DOBLO ADVENTURE, ven-do, ano 2005/05, preta, com-pleta, R$ 30.000,00, financioem até 60 meses. Tr. (45)9974-8089 com Airton.

ECOSPORT FREESTYLLE1.6, vendo, ano 2010/11, preta,flex, completa, valor a combinar.Tr. (45) 9974-8089 com Airton.

ECOSPORT XLS, vendo, ano2005, prata, completa, couro,placa A, impecável, R$26.500,00. Tr. (45) 9972-0270.

F-1000 CS, vendo, ano 94,bordo, 4x4, mwm, turbo, tra-çada, R$ 35.000,00. Tr. (45)9972-0270.

F-1000, vendo, ano 84, preta,carroceria de madeira, c/ sobregrade boiadeira, R$ 23.000,00.Tr. (45) 9972-0270.

FIESTA HATCH 1.0, vendo,ano 2006, branco, completo,2º dono, modelo novo, esta-do de novo, R$ 18.800,00. Tr.(45) 9972-0270.

FIESTA SEDAN 1.6, vendo,ano 2010, bege, completo,único dono, R$ 28.000,00. Tr.(45) 9972-0270.

FIESTA SEDAN 1.6, vendo,ano 2011/12, branco, comple-to, valor a combinar, pode serfinanciado. Tr. (45) 9974-8089com Airton.

FIESTA SEDAN 1.6, vendo,ano 2012, prata, completo, com-putador, cd, rodas, faróis de ne-blina, 22.400km, único dono, R$32.500,00. Tr. (45) 9972-0270.

FIESTA STREET 1.0, vendo,ano 2001/01, 4 pneus novos, re-visado, valor a combinar, estudotroca. Tr. (45) 9989-0805.

FIORINO, vendo, ano 2011,furgão, ótimo estado, R$26.000,00, aceito troca menosvalor. Tr. (45) 9155-4747.

FOCUS HATCH TITANIUM,vendo, ano 2012, branco, com-pleto, câmbio, teto, couro, únicodono, 13.000km, placa A, R$58.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

FOCUS SEDAN 2.0, vendo,ano 2008/09, preto, automático,completo, R$ 39.000,00, taxa es-pecial, financio em até 60 meses.Tr. (45) 9974-8089 com Airton.

FOCUS SEDAN, vendo, ano2001, branco, completo, todo re-visado, impecável, R$ 18.000,00.Tr. (45) 9972-0270.

FOCUS SEDAN, vendo, ano2009, prata, único dono, placa A,estado de novo, valor a combi-nar. Tr. (45) 9977-0658 ou 3254-8362 com Ademir.

GOL CLI 1.6, vendo, ano96, cinza metal, 125.000km,todo original, R$ 9.500,00. Tr.(45) 9972-0270.

GOL G5, vendo, ano 2010,único dono, 33.000km, ar, vidros,travas elét., nota fiscal, manual,chave reserva, estado de novo,R$ 27.500,00, aceito troca me-nor valor. Tr. (45) 9930-6200.

GOL QUADRADO, vendo, ano92/93, prata, alarme, rodas es-portivas, motor AP, R$ 7.500,00.Tr. (45) 9917-1967.

GOL SPECIAL, vendo, ano2000/00, básico, 2 portas, únicodono, 58.000km originais, valor acombinar. Tr. (45) 9925-5948.

GOLF, vendo, ano 95, valor acombinar, preço de ocasião. Tr.(45) 9980-4720 com Everson.

HONDA CIVIC, vendo, ano2007, preto, 2º dono, 73.000km,completo, manual, câmbio, va-lor a combinar. Tr. (45) 9998-9815 com Thiago.

HONDA CIVIC, vendo, ano2010/10, completo, valor a com-binar. Tr. (45) 9904-8208.

KA 1.0, vendo, ano 2008/09,preto, flex, completo, 4 pneusnovos, valor a combinar, financioem até 60 meses. Tr. (45) 9974-8089 com Airton.

MERIVA MAXX 1.4, vendoou troco, ano 2010, prata, pla-ca A, economoflex, toda revi-sada, valor a combinar. Tr. (45)9961-0071 com Marcos.

PALIO, vendo, ano 2001, c/ar-cond., 4 pneus novos, cha-ve reserva, R$ 11.000,00. Tr.(45) 9991-4477.

PEUGEOT 206 HATCH 1.6ALLURE, vendo, ano 2008, pre-to, completo, 59.000km, únicodono, placa A, R$ 21.500,00. Tr.(45) 9972-0270.

PICASSO EXCLUSIVE, ven-do, ano 2006/06, revisado, pneusseminovos, top de linha, valor acombinar. Tr. (45) 9911-9596.

PICK UP FIORINO, vendo, ano96, azul marinho metálico, vidro,trava, alarme, bom estado deconservação, valor a combinar.Tr. (45) 8806-9935 com Clecio.

RANGER, vendo, ano 2002, pra-ta, cabine dupla, original, chavereserva, manual, 150.000km, ipvapago, R$ 40.000,00, aceito trocapor menos valor. Tr. (45) 3254-2851 ou 9933-4794 com Arno.

SAVEIRO G5 1.6, vendo, ano2010, doc. 2013 pagos, 4 pneusnovos, ótimo estado, R$26.500,00, aceito troca de me-nos valor. Tr. (45) 9921-4172.

C O N S Ó R C I O N O V OVENDE-SE CONSÓRCIO SEMTAXA DE ADESÃO. CRÉDITODE R$ 400.000,00, PRAZO: 200MESES. PARCELAS: 1 º A 12 º3.166,80, DEMAIS PARCELAS2.536,62 TR. KARINE LAZZA-RETTI (45) 9946-5000 / 3254-5000 CERTO IMÓVEIS. RUA TI-RADENTES - 654 - CENTRO

Page 39: 06-05-2013.pdf

Edição 3602 - O PRESENTE | 39QUARTA-FEIRA, 05 DE JUNHO DE 2013 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 05/06/2013.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 06/06/2013

R$ 2,00PARA ASSINANTES

SCENIC 1.6, vendo, ano 2007,preto, flex, completo, air bag du-plo, cd original no volante, placaA, 59.000km, manual, chave re-serva, valor a combinar. Tr. (45)8803-6565.

SPORTAGE EX 2.0, vendo,ano 2013, prata, completa, cou-ro, câmbio, 4.000km, placa A, R$99.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

STRADA, vendo, ano 2011,doc. 2013 pagos, bem con-servada, R$ 24.500,00, acei-to troca de menos valor. Tr.(45) 8416-2337.

TEMPRA, vendo, ano 95, sé-rie ouro, completo, bom estado,valor a combinar, aceito propos-ta. Tr. (45) 9929-2976.

UNO MILLE FIRE, vendo, ano2008, vermelho, 39.000km, placaA, R$ 9.000,00 + R$ 285,00 men-sais. Tr. (45) 9972-0270.

UNO MILLE, vendo, ano 97,bordo, vidro elét., trava, alarme,R$ 9.000,00. Tr. (45) 9991-4477.

VECTRA CD 2.0, vendo, ano2003, prata, 8v, comp. de bor-do, ar digital, airbag duplo, con-trole de som no volante, pneusnovos, impecável, R$ 24.000,00.Tr. (45) 9909-8313.

VECTRA ELEGANCE, vendo,ano 2006, automático, completo,+ opcionais, valor a combinar,estudo troca. Tr. (45) 9986-5434.

VECTRA EXPRESSION ,vendo, ano 2008, prata, valora combinar. Tr. (45) 9982-7554com Cristiano.

VECTRA GL 2.0, vendo, ano98/98, prata, completo, bom es-tado, valor a combinar. Tr. (45)9107-3860 (tim) ou 8821-9493(claro) com Dhiego.

VECTRA GLS 2.0, vendo, ano94, R$ 9.500,00, aceito moto. Tr.(45) 9996-6300.

ZAFIRA CD, vendo ou troco,ano 2003, revisada, pneus, con-trole som, computador, ótimo es-tado de conservação, valor acombinar. Tr. (45) 8406-2054 ou9810-3510 (tim).

BIZ 100 +, vendo, ano 2004/04, prata, toda revisada, ótimoestado de conservação, R$3.700,00. Tr. (45) 9941-1088 ou8809-0202 com Marcos.

BIZ 100, vendo, ano 2005/05,ipva pago, raios cromados, pneusnovos, revisada, R$ 2.990,00. Tr.(45) 9989-0805.

BIZ 125 ES, vendo, ano 2008/08, partida elét., ipva pago, ma-nual, nota fiscal, chave reser-va, trava de roda, revisada,única dona, valor a combinar.Tr. (45) 9986-5434.

BIZ 125 ES, vendo, ano 2010/10, preta, valor a combinar. Tr.(45) 3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

BIZ 125 ES, vendo, nova, 0km,valor a combinar, aceito biz demenos valor. Tr. (45) 9986-5434.

BIZ 125 EX , vendo, ano2012, partida elét., 7.000km,única dona, rodas esportivas,freio a disco, valor a combi-nar. Tr. (45) 9989-0805.

BIZ, vendo, ano 2000, c/ par-tida, 2 pneus novos, revisada,valor a combinar. Tr. (45) 9986-7078 ou 9824-2488 com Neri.

BROS ES, vendo, ano 2004/04, partida elétrica, pneus no-vos, R$ 4.000,00, estudo troca.Tr. (45) 9986-5434.

CG 125 , vendo, ano 97,vermelha, motor novo, c /nota fiscal, R$ 2.300,00. Tr.(45) 8416-2337.

CG 150 ES, vendo, ano 2008,partida elét., baixa km, ótimo es-tado, valor a combinar, aceitomoto de menor valor, parcelopgto. Tr. (45) 9942-2738.

DREAM, vendo, ano 97, azul,R$ 1.800,00. Tr. (45) 9132-7319.

FALCON NX-400, vendo,ano 2004/05, revisada, c/baú, protetor de luva, aros dealumínio, R$ 9.000,00, preçode ocasião. Tr. (45) 9918-7432 com Rodrigo.

FAZER 250, vendo, ano 2008,vermelha, R$ 6.500,00. Tr. (45)9962-7008.

TORNADO, vendo, ano 2005,bom estado, valor a combinar,não aceito troca. Tr. (45) 9932-4771 ou 8826-2747.

TWISTER, vendo, ano 2003/03, impecável, R$ 5.500,00, acei-to titan ou biz de menor valor. Tr.(45) 9917-1967.

AÇOUGUE E MERCEARIA,vendo, 25 anos no ramo, valor acombinar. Tr. (45) 9944-1340 ou8412-5771 com Evandro.

ANTENAS, instalações emanutenção de antenas digi-tais, aparelhos az-box, az-américa, evolution box, superbox, etc, atendedo MCR e re-gião, interessados. Tr. (45)9937-8202 com Alex.

ANTENAS, instalações, ma-nutenção e assistência técni-ca de aparelhos e antenas pa-rabólicas e digitais, az-box,az-américa, probox, super-box, etc, atendedo MCR e re-gião, interessados. Tr. (45)9934-4624 com Gilson.

APARELHOS ESTÉTICOS,vendo, Imbramed, valor a com-binar. Tr. (45) 9826-0444.

CARTA DE CRÉDITO, vendo,contemplada, p/ carro ou moto,crédito R$ 10.200,00, entrada R$4.100,00, assume 43 parcelasde R$ 213,00. Tr. (45) 9953-5000ou 3254-1640 com Carlos.

CARTA DE CRÉDITO, vendo,contemplada, p/ carro ou moto,crédito R$ 16.500,00, entrada R$7.750,00, assume 28 parcelasde R$ 495,00. Tr. (45) 9953-5000ou 3254-1640 com Carlos.

CARTA DE CRÉDITO, vendo,contemplada, p/ carro ou moto,crédito R$ 54.600,00, entrada R$21.500,00, assume 29 parcelasde R$ 1.670,00. Tr. (45) 9953-5000 ou 3254-1640 com Carlos.

CARTA DE CRÉDITO, vendo,contemplada, p/ carro ou moto,crédito R$ 7.550,00, entrada R$3.300,00, assume 27 parcelasde R$ 227,00. Tr. (45) 9953-5000ou 3254-1640 com Carlos.

CARTA DE CRÉDITO, vendo,contemplada, p/ imóvel, pode ali-enar no próprio imóvel, créditoR$ 48.650,00, entrada R$17.500,00, assume 67 parcelasde R$ 750,00. Tr. (45) 9953-5000ou 3254-1640 com Carlos.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ automóvel, créditoR$ 8.034,00, entrada R$2.500,00, assume 35 parcelas deR$ 252,00. Tr. (45) 8422-8459.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ carro ou moto,crédito R$ 12.300,00, entradaR$ 2.599,00, assume 35 parce-las de R$ 390,00. Tr. (45) 9969-2492 com Gilmar.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ automóvel, crédito R$25.668,00, assume 70 parce-las, 1ª a 4ª de R$513,63, de-mais parcelas R$ 449,46. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONTRATO, casal p/ trabalharem granja suínicola, produtora deleitões desmame, necessáriopossuir experiência e boas refe-rências, e disposição p/ morarno local, c/ salário fixo e por pro-dutividade, interessados. Tr. (45)8801-4149 com Cesar.

FILHOTES, vendo, Boxer, c/45 dias, valor a combinar. Tr. (45)9124-2035.

FILHOTES, vendo, ChowChow, c/ 100 dias, vacinados edesverminados, 1 macho e 1 fe-mêa, valor a combinar. Tr. (45)8839-9714 com Geovana.

FILHOTES, vendo, GoldenRetriever, c/ 40 dias, valor acombinar. Tr. (45) 9934-8875ou 9105-2280.

FILHOTES, vendo, Hottweiler,R$ 100,00. Tr. (45) 9992-7411com Valmir.

FREEZER, vendo, Consul,530lts, seminovo, 2 portas, hori-zontal, valor: metade de um novodo mesmo modelo. Tr. (45) 9912-0325 com Aloisio.

FRETE, faço serviço, c/ F-4000 boiadeira, p/ transportede animais p/ toda região, va-lor a combinar. Tr. (45) 9944-7004 com Rogerio.

JET SKI, vendo ou troco, ano94, Sea Doo, 720cc, revisada, c/carretinha, valor a combinar, acei-to moto no negócio. Tr. (45) 9973-4406 ou 3254-4140.

LANCHA FOCKER 160, ven-do, ano 2001, motor Yamaha85hp, todo revisado, R$25.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

LIMPA PISO, polimento, tiramanchas, riscos e encardidos dasuperfície do porcelanato, cerâ-mica, granito, pedras em geral,polimento de granitilha e concre-to, interessados. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA DE CALÇADOS, ven-do, completa, clientela formada,estoque atualizado, centro, MCR,valor a combinar, aceito carro. Tr.(45) 9977-5184 ou 9982-1202.

MERCADO, vendo ou troco,100m², c/ moradia em cima, ter-reno 15x30, de esquina, 1.000mda praia e da Unioeste, valor acombinar. Tr. (45) 3268-1261.

MERCEARIA, vendo, c/ pa-daria e açougue, boa cliente-la, 8 anos no mercado, ótimalocalização, informações. Tr.(45) 3254-0477, www.localizafacilnegocios.com.br.

MOTOR ELÉTRICO, vendo, GE,10 cv, usado, revisado, valor a com-binar. Tr. (45) 9974-3710 com Lauri.

OFEREÇO serviços de manu-tenção, configuração, backup dedados, limpeza de componentes,formatação, c/ garantia, R$ 30,00.Tr. (45) 8843-4307 com Rodrigo.

OFERTA DE TRABALHO p/auxiliar de açougue, interessa-dos. Tr. (45) 9991-6263 ou 3284-2011 com Eliane.

OFERTA DE TRABALHO p/limpeza interna de veículos, sexofeminino, diarista ou mensalista,interessadas. Tr. (45) 9916-7825.

OFERTA DE TRABALHO p/mecânico/eletricista de máqui-nas pequenas, interessados.Tr. (45) 3254-3553.

OFERTA DE TRABALHO p/padeiro(a), interessados. Tr.(45) 9915-5013.

OFERTA DE TRABALHO p/serralheiro (metalúrgica), c/ ex-periência, interessados. Tr. (45)9824-5930 ou 9989-1505 comFabio ou Marcio.

PROCURO trabalho na árearural, c/ 20 anos de experiênciaem gado de cria e abate, suínosfase terminação, lavoura, interes-sados. Tr. (45) 9918-7009 ou9908-0740 com Leoclides.

PROCURO emprego de diaris-ta, ou p/ cuidar de idosos emhospital, interessados. Tr. (45)9831-3781 ou 9825-6581.

VENDO, bar e bocha, 1600m²,c/ casa grande, alvenaria, c/ 11cômodos, 2 terrenos, barracãode festas 400m², cancha de bo-cha, 48 automatizados, em SãoRoque, MCR, R$ 180.000,00. Tr.(45) 9921-9844 (Renato) ou9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

VENDO, assoalho de madei-ra e janelas venezianas, valora combinar. Tr. (45) 9933-4411com Jardel.

ADUBO DE AVIÁRIO, vendo,esparramado na lavoura, valor acombinar. Tr. (45) 9948-6042 ou9800-8130.

CASQUINHA DE ARROZ, ven-do, p/ aviário, valor a combinar. Tr.(45) 9948-6042 ou 9800-8130.

PISCICULTURA, alugo, c/ pes-que-pague, linha Campos Sales,Margarida, valor a combinar. Tr.(41) 9743-7255 c/ Alfredo ou (41)9773-5207 c/ Pedro.

PNEUS, vendo, estreitos, 8presilhas, c/ jogo de flanges, p/linha Walmet 880, valor a combi-nar. Tr. (45) 8801-6050.

RACHADOR DE LENHA, vendo,novo, acionamento na tomada deforça do trator, valor a combinar. Tr.(45) 9973-9131 com Aleson.

SUINOCULTURA, vendo, 5.4alq. de terra, c/ 2 chiqueiros, no-vos, 9x110, p/ 1.300 suínos, semiautomatizado, encostado no as-falto, Linha Aroio Guaçu, Merce-des, valor a combinar. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

SUINOCULTURA, vendo, 3alq. em grama tifton irrigada, chi-queiro p/ 750 suínos (termina-ção), leitaria, barracão pré-mol-dado 340m² c/ cansil, sala orde-nha, casa e diversas benfeitori-as, 2km de Pato Bragado, por-teira fechada, R$ 680.000,00. Tr.(45) 9921-9844 (Renato) ou9815-8023 (Abelha), www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

SUINOCULTURA, vendo, 3.5alq., c/ grama tifton, chiqueirotodo automatizado, p/ 650 suí-nos (terminação), estrutura p/leitaria, barracão p/ feno, 2 si-los p/ silagem, 2 silos p/ grãosumidos, outras instalações, c/casa de 2 pisos de aprox.220m², valor a combinar, acei-to casas ou terrenos em MCR.Tr. (45) 9923-8065.

TRATOR, vendo, Ford 5610,c/ conjunto de fenação, arras-tão, carretão, valor a combinar,aceito Bros ou F-4000 no ne-gócio. Tr. (45) 9923-8065.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Fundo Municipal de Saúde torna público querequereu ao IAP Licença Prévia para Instalação dabase da SAMU, a ser implantado nos Lotes Urbanosnº 16 e 17, Quadra 01, Rua Amapá S/N, município deMarechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

Page 40: 06-05-2013.pdf