06 os vícios e seus prejuízos

11
CDECOM Centro de Divulgação Espírita Coração de Maria

Transcript of 06 os vícios e seus prejuízos

Page 1: 06   os vícios e seus prejuízos

CDECOMCentro de Divulgação Espírita Coração de Maria

Page 2: 06   os vícios e seus prejuízos

CDECOMCentro de Divulgação Espírita Coração de Maria

CDECOMCentro de Divulgação Espírita Coração de Maria

Os vícios são hábitos degradantes e perigosos, principalmente porque são invisíveis, começam sem a gente perceber, geralmente motivados por um fator interno da pessoa.Fatores psicológicos, traumas emocionais, mudanças hormonais, problemas familiares, novos hábitos comportamentais podem levar ao vício.São coisas que vêm de dentro e que você não percebe quando começa e não sabe no que vai terminar.

Page 3: 06   os vícios e seus prejuízos

CDECOMCentro de Divulgação Espírita Coração de Maria

As imperfeições decorrentes de anomalias na formação do caráter da pessoa, sob influências atuantes sobre o seu psiquismo, difere daquelas a que sua vontade livre e consciente o conduziria.Na prática legal são caracterizadas como vícios do consentimento, representados por figuras típicas como o erro e ignorância, dolo, coação ou violência, estado de perigo e lesão. Na realidade espiritual são a porta de entrada para o desequilíbrio e para todos os vícios que levam à degradação humana.

• Vícios do Consentimento

“Pessoas sem vícios têm poucas virtudes”. (Abraham Lincoln)

Page 4: 06   os vícios e seus prejuízos

CDECOMCentro de Divulgação Espírita Coração de Maria

Todo o processo começa com os chamados vícios morais, pois são eles que determinam o caráter e o comportamento da pessoa ao longo da vida encarnada.

Após energias.

Page 5: 06   os vícios e seus prejuízos

CDECOMCentro de Divulgação Espírita Coração de Maria

Com o orgulho e o egoísmo, que andam de mãos dadas, haverá sempre um caminho para o mais sagaz, uma luta de interesses, onde são pisoteadas as mais santas afeições... – Allan Kardec.

• Egoísmo e Orgulho

O orgulho nos induz a julgar-nos mais do que somos, a não suportarmos uma comparação que nos possa rebaixar.Leva a nos considerarmos tão acima de nossos irmãos, quer em espírito, que em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo nos irrita e aborrece.Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo.

Page 6: 06   os vícios e seus prejuízos

CDECOMCentro de Divulgação Espírita Coração de Maria

• Errar é humano

O erro, considerado o mais comum e o maior de todos os vícios, estratifica-se, de acordo com seu grau de influência.O erro apresenta-se sob várias modalidades, recebendo diferentes classificações: substancial, acidental, de fato e de direito.Num sentido amplo erro é uma noção inexata, não verdadeira, sobre alguma coisa, objeto ou pessoa, que influencia a formação da vontade.

E por que erramos? Porque temos o livre arbítrio, que nos dá o direito de escolha, e quando escolhemos errado, praticamos o erro. O erro não é uma coisa fatal, mas as suas consequências podem ser devastadoras.

Page 7: 06   os vícios e seus prejuízos

CDECOMCentro de Divulgação Espírita Coração de Maria

• A “bola de neve”

Quando nos acostumamos a errar, achando que cada errinho não é “pecado”, adotamos aos vícios do consentimento.Nesse estágio costumamos dizer que “isso é errado, mas não faz mal”; então, assumimos a responsabilidade de fazer aquele mal.Quando esses vícios evoluem, Passamos a justificar que “só estou fazendo mal a mim mesmo, não prejudico outras pessoas”.

É fácil concluir que isso vai se tornando uma “bola de neve”, um problema que era pequeno se transforma em algo totalmente sem controle; porque as pessoas acreditam que podem largar o “pequeno vício” tão logo queiram.

Page 8: 06   os vícios e seus prejuízos

CDECOMCentro de Divulgação Espírita Coração de Maria

Os adolescentes costumam despertar uma rebeldia natural da idade, haja vista suas transformações hormonais.Mas essa rebeldia aparentemente inocente pode ser o primeiro passo para chegar os vícios e daí à delinqüência juvenil. A delinqüência começa com o uso de drogas por adolescentes, hoje um problema de grande dimensão social..

• Vício e delinquência

O ciclo da viciação acontece porque esta é uma fase de buscas por experiências, e porexistirem vários tipos de drogas bastante acessíveis aos adolescentes; e por causa dasdrogas, eles acabam entrando numa vida de criminalidade.

Page 9: 06   os vícios e seus prejuízos

CDECOMCentro de Divulgação Espírita Coração de Maria

Os vícios não são apenas uma questão física, ou seja, não atingem somente o corpo matéria da pessoa.A viciação é altamente deletéria no plano espiritual, começando sua ação ainda quando na vida carnal.Os efeitos dos vícios são transmitidos para o perispírito causando o adensamento de energias e até a produção de larvas deletérias.

É fato que pessoas viciadas atraem espíritos obsessores com vícios afins, da mesma formaque atraem e são atraídas por pessoas de condutas negativas, cujos conselhos e vibraçõesos conduzem ao caminho da infelicidade.

• Intoxicação e obsessão

Page 10: 06   os vícios e seus prejuízos

CDECOMCentro de Divulgação Espírita Coração de Maria

• Alimentando o ego

Qualquer tipo de vício tem um aliado no nosso ego, que se alimenta cada vez que cedemos ao vício.O mais grave é que sempre que é alimentado o ego vai ficando mais forte e com maior poder de controle.O ego age na psique e no organismo, obrigando a pessoa a voltar a cair no vício e assim alimentar-se.

Os vícios trazem terríveis consequências para o viciado, além das doenças que vão desde cirrose aos cânceres, porque alguns vícios como tabagismo e alcoolismo são tratado como sociáveis em reuniões, festas e até mesmo dentro dos lares.

Page 11: 06   os vícios e seus prejuízos

CDECOMCentro de Divulgação Espírita Coração de Maria

Quando tratamos os vícios pela ótica espiritual, encontramos uma questão de grande relevância, que acaba atingindo os dois planos da existência humana, a física e a espiritual. Trata-se dos prejuízos que causamos a nós e aos outros. No plano físico, o viciado causa prejuízos à família, aos amigos e no trabalho. No plano espiritual, ele alimenta a vampirização de desencarnados afins, mantendo a mesma obsessão que tiveram em vida física, prolongando o seu sofrimento e aumentando os seus carmas.

• Mensagem