06092015_EBD_licao04_06092015

6
EBD – A influência do cristão – lição 04 – Revista aluno página 22. PIB Catalão – 06/09/2015 Ler: Mt 5:13-16 Sal e luz 13 "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. 14 "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Versículo Chave: Mt 5:16 (ARA) (está na Revista) “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Alvo da Lição: Mostrar a grande necessidade do crente exercer sua influência no mundo, tentando evitar a deterioração da sociedade e, positivamente, brilhando como testemunho fiel de Cristo. Introdução: Influência: O que essa palavra significa? Você poderia citar uma relação entre influência e influenciado? Ex.: Pai e Filho. Professor e aluno, etc. No texto que lemos, Mt 5:13-16, o Senhor Jesus nos diz que devemos ser influência” ou “influenciados”? Por que será que O Senhor Jesus usa o sal e luz como comparação ao cristão? Ler INTRODUÇÃO na Revista. Já estudamos as bem-aventuranças que descrevem o caráter do cristão. Agora Jesus enfatiza a necessidade do cristão exercer influência para o bem no mundo ao seu redor. Que influência devemos exercer num mundo tão cheio de mal, corrupção e violência? Para definir a natureza dessa influência, Jesus usa duas figuras comuns do lar - sal e luz. Qual é o lar, por mais pobre que seja, que não usa tanto o sal como a luz? Sal e luz são itens indispensáveis em qualquer lar.

description

Ebd

Transcript of 06092015_EBD_licao04_06092015

Page 1: 06092015_EBD_licao04_06092015

EBD – A influência do cristão – lição 04 – Revista aluno página 22. PIB Catalão – 06/09/2015 Ler: Mt 5:13-16 Sal e luz

13 "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. 14 "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".

Versículo Chave: Mt 5:16 (ARA) (está na Revista) “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Alvo da Lição: Mostrar a grande necessidade do crente exercer sua influência no mundo, tentando evitar a deterioração da sociedade e, positivamente, brilhando como testemunho fiel de Cristo. Introdução: Influência: O que essa palavra significa?

Você poderia citar uma relação entre influência e influenciado? Ex.: Pai e

Filho. Professor e aluno, etc. No texto que lemos, Mt 5:13-16, o Senhor Jesus nos diz que devemos ser “influência” ou “influenciados”? Por que será que O Senhor Jesus usa o sal e luz como comparação ao

cristão? Ler INTRODUÇÃO na Revista.

Já estudamos as bem-aventuranças que descrevem o caráter do cristão. Agora Jesus enfatiza a necessidade do cristão exercer influência para o bem no mundo ao seu redor. Que influência devemos exercer num mundo tão cheio de mal, corrupção e violência? Para definir a natureza dessa influência, Jesus usa duas figuras comuns do lar -sal e luz. Qual é o lar, por mais pobre que seja, que não usa tanto o sal como a luz? Sal e luz são itens indispensáveis em qualquer lar.

Page 2: 06092015_EBD_licao04_06092015

O Sal (Dic. Davis)

O sal de qualidade inferior encontrava-se nas praias do Mar Morto, depois de evaporada a água salgada, e bem assim nos outeiros vizinhos. Servia na terra de Canaã e nas regiões adjacentes para temperar a carne dos animais mortos, e preservá-la da corrupção, Jó 6:6;

Tudo que se oferecia em sacrifícios, segundo a lei, era temperado com sal - Lv 2: 13; Ez 43: 24;

A terra salgada não produz, Jó 39:6. Nas cidades vencidas e condenadas a total ruína, o inimigo semeava

sal para evitar que a cultivassem de novo. Assim fez Abimeleque à cidade de Siquém, Jz 9: 45.

O sal preserva da corrupção, dá tempero ao alimento e serve para representar figuradamente os verdadeiros discípulos de Jesus, que pela sua doutrina e pelos seus exemplos erguem o moral dos povos, Mt 5: 13; Mc 9: 50; Lc 14: 34.

O sal também serve para representar o bom caráter e as palavras, Mc 9: 50; Cl 4: 6.

O sal impuro da Síria, quando exposto à chuva e ao sol, ou conservado em lugares úmidos, perdia as suas propriedades boas e para nada mais ficava servindo, Mt 5: 13; Lc 14: 35.

Durante as convulsões que deram fim às cidades de Sodoma e Gomorra, a mulher de Ló, detendo-se na região condenada, pereceu, transformando-se em estátua de sal, Gn 19: 26; Sab. 10: 7; Antig. 1: 11, 4. Provavelmente caiu sobre uma chuva de sal que a encrustou.

Tanta coisa que o Sal representa e serve... você sabia disso? Ler na REVISTA – Tópico I – Vocês são o sal da terra. 1. A função do sal (Mt5.13) No mundo antigo, o sal era algo de muito valor. O sal tem, pelo menos, três características. a. Sal é tempero que - dá sabor à comida - essa é a característica mais conhecida. Já pensou comida sem sal? É tão insípida, como o próprio Jó reconheceu (Jó 6.6)! O Sal pode influenciar no sabor da comida? E o Cristão, pode também

influenciar na vida desse mundo? Como? b. Sal é preservador - evita a putrefação - no mundo antigo o sal era o preservador mais comum. Antes da invenção da geladeira, o sal era usado para preservar a carne e o peixe do apodrecimento. Até hoje é usado na tão conhecida carne-de-sol do Nordeste.

Page 3: 06092015_EBD_licao04_06092015

O sal serve para evitar que o apodrecimento do alimento. O Cristão também pode evitar o apodrecimento do mundo. Mas em que o mundo está apodrecendo?

É uma tragédia que a igreja evangélica, representando 20-25% da população brasileira, não tem exercido influência maior para o bem no meio político, sindical e social, como o verdadeiro "sal da terra.” Os cristãos foram colocados por Deus numa sociedade secular para retardar esse processo de podridão. Deus pretende que penetremos no mundo. O sal cristão não tem nada de ficar aconchegado em elegantes e pequenas despensas eclesiásticas; nosso papel é o de sermos 'esfregados' na comunidade secular, como o sal é esfregado na carne para impedir que apodreça" (John Stott). c. Sal é ligado à pureza - não há dúvida que sua brancura brilhante fez essa ligação fácil. Os romanos diziam que o sal era a coisa mais pura de todas as coisas, porque veio das coisas mais puras, o sol e o mar. Se o sal é ligado à pureza, o que hoje em dia está ficando impuro neste

mundo?

Aplicação: O crente não pode se retirar do mundo, mas deve "a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo" (Tg 1.27). E isso não é nada fácil. O crente é "chamado a ser um purificador moral em um mundo onde os padrões morais são baixos, instáveis, ou mesmo inexistentes." R.V.G. Tasker

2. A Eficácia do Sal A eficácia do sal é condicional (você concorda com isso?). Para continuar a ser útil, o sal tem de conservar a sua salinidade. É um fato que o sal não pode perder sua qualidade de salinidade. John Stott explica que "o cloreto de sódio é um produto químico muito estável, resistente a quase todos os ataques. Mas provavelmente Jesus está alertando Seus discípulos de que o sal pode se tornar adulterado por impurezas e, quando isso acontece, "para nada mais presta”. O SAL – A NEGAÇÃO (Isaltino Gomes)

O sal, se perder sua salinidade, perde o valor, para nada presta. Muita polêmica se travou sobre esta declaração de Jesus. Alegou-se que o sal não perde seu sabor, por causa do cloreto de sódio. Mas o sal dos charcos, pântanos e rochas próximos ao Mar Morto tem um alto teor de gipsita e de outras impurezas. Ele perde seu sabor e se torna arenoso. Assim, era usado como areia, jogado nas ruas enlameadas das cidades da Palestina, para diminuir a lama. Como se fosse areia.

Page 4: 06092015_EBD_licao04_06092015

Ao invés de salgar o mundo, era pisado por ele. Triste figura do cristão sem bom testemunho. Mas também acontece que substâncias estranhas adicionadas ao sal levam-no a perder a sua característica. Que lição para nós! Tudo aquilo que é estranho ao caráter cristão e que deixamos adicionar a nossa vida faz-nos perder nossa identidade e nossa capacidade de marcar o mundo! Por isso, nada de assumir valores morais do mundo como nosso padrão de conduta! Muitos seguidores de Jesus têm fracassado neste ponto. A pretexto de não serem ultrapassados, fanáticos ou preconceituosos, acabam aceitando todo o padrão moral de um mundo perdido, e se acostumam (o pior é quando até praticam!) com as obras do mundo.

Se o Sal deixar de ter sabor, o que você irá fazer com ele?

O Senhor diz que o sal, ao “deixar de ser sal”, este estado é irrecuperável, é inútil, é condenado à destruição. O que deve acontecer com o crente que perdeu sua capacidade de

influenciar? Tópico II – Vocês são a Luz do Mundo. Você poderia me dizer uma “função” da Luz?

1. A função da luz (Mt5.14-15) Quem Jesus apresenta como exemplo para o cristão? (Ele mesmo)

"Deus é luz" (1Jo 1.5). Isaías 9.2 fala da vinda de Jesus: "O povo que andava em trevas viu grande luz': A missão de Israel era ser "luz para os gentios" (Is 42.6; 51.4-S). É interessante que Jesus convoca Seus seguidores a ser aquilo que Ele mesmo é -"Eu sou a luz do mundo" (]o 8.12). A. A luz deve ser vista – Como um cristão pode representar essa “visão” da

luz de Cristo? B. A luz dissipa as trevas – Como o Cristão pode levar a Luz de Cristo para

esse mundo em trevas? C. A luz avisa do perigo – Que perigo o Cristão reluzente pode avisar a este

mundo em trevas?

Page 5: 06092015_EBD_licao04_06092015

D. A luz é um guia - "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos" (SI 119.105). Pelo nosso testemunho brilhante, dirigimos muitos no caminho certo.

E. A luz deve brilhar no mundo - é bom observar que o lugar onde devemos brilhar para Jesus é o mundo, onde as trevas dominam. Jesus não disse - "Vós sois a luz da igreja", mas "Vós sois a luz do mundo".

Citação: Seres Luminosos (Ariovaldo Ramos)

Jesus não disse que somos seres iluminados, disse que somos seres luminosos. É... Os esotéricos são iluminados, nós somos luminosos. É diferente. Iluminado é ter o holofote virado pra si, luminoso é ser o holofote apontado para algum lugar, que ilumina alguma coisa, que chama atenção para alguma coisa, que mostra alguma coisa, que traz luz sobre alguma coisa.

E ele diz que somos esses seres luminosos, e ele diz que nossa luminosidade se traduz em boas obras, aparece através das nossas boas obras.

Portanto, as nossas boas obras não são atos de benemerência. As nossas boas obras não são atos de boa vontade. As nossas boas obras são expressão da nossa natureza, são expressão da nossa luminosidade. A luminosidade, a luz que tem dentro de nós é a nossa nova natureza, uma nova natureza gera um novo comportamento, uma nova natureza gera uma nova forma de ser gente, uma nova natureza gera uma nova forma de se relacionar com gente e como gente, de ser gente e transmitir o que é ser gente.

Então, nós temos uma nova natureza, e essa nova natureza é uma luz que está dentro de nós. Nós seres luminosos, e essa luz é a própria vida do Cristo porque a bíblia diz que Cristo é a luz que vindo ao mundo ilumina todo homem. Então, Cristo é a luz, Cristo está em nós, logo, nós somos seres luminosos.

E como é que essa luminosidade que está dentro de nós se manifesta ao mundo? Através do que a bíblia chama de boas obras.

Conclusão... Não há dúvida que Jesus está enfatizando que deve haver uma diferença fundamental entre o crente e o não crente, entre a igreja e o mundo. Diz Stott: "Este tema é básico no Sermão do Monte. O Sermão foi elaborado na pressuposição de que os cristãos são por natureza diferentes, e convoca-nos a sermos diferentes na prática. Provavelmente, a maior de todas as tragédias da Igreja ao longo de sua história ... tem sido a sua constância de conformar-se à cultura prevalecente, em lugar de desenvolver uma contracultura cristã”.

Page 6: 06092015_EBD_licao04_06092015

Assim aprendemos que fomos colocados no mundo com este papel duplo: como sal, para interromper, ou pelo menos retardar este processo da corrupção moral e espiritual, e como luz, para desfazer as trevas. John Stott resume a função do crente da seguinte maneira: "Jesus chama os Seus discípulos para exercerem uma influência dupla na comunidade secular: uma influência negativa, de impedir a sua deterioração, e uma influência positiva, de produzir a luz nas trevas. Pois impedir a propagação do mal, é uma coisa; e promover a propagação da verdade, da beleza e da bondade é outra”. Então, somos seres que influenciam ou são influenciados? Somos Sal e Luz

ou somos areia e trevas? Orar encerrando. Amém! Aleluias!