06a carolina andrade

2
“Afinal o que é uma praia, para as ciências físico químicas ?” 1. Introdução Os conhecimentos que são necessários para responder a esta pergunta são: como se pode classificar um material, qual o estado em que se encontra o material, saber identificar e distinguir substância de mistura de substâncias, a origem das substâncias. 2. Desenvolvimento Os assuntos referidos que foram abordados podem ser utilizados para interpretar a constituição de uma praia porque a praia é constituída por materiais que, podem ou não, ser misturas de substâncias. Na praia encontra-se a areia, rochas e água do mar. 3. Conclusão Para as ciências físico químicas, uma praia é a areia, as rochas e o mar. A areia é uma mistura de substâncias, de origem mineral que se encontra no estado sólido e é uma mistura heterogénea. As rochas são uma mistura de substâncias, neste caso é uma mistura de vários minerais, de origem mineral, encontram-se no estado sólido e são misturas coloidais. O mar é uma mistura de substâncias, mistura de água com sal, de origem mineral, encontra-se no estado líquido e é uma mistura coloidal. Ou seja, uma praia é uma mistura de substâncias. Fomos descobrindo estes factos através de algumas actividades práticas. Fizemos as seguintes actividades práticas: - Realizamos uma actividade prática acerca do ciclo da água onde fizemos uma simulação do que se diz ser o Ciclo da Água; - Realizamos uma actividade prática onde preparamos soluções onde aprendemos a tornar uma concentração mais diluída ou mais saturada; - Realizamos uma actividade prática onde aprendemos a fazer a massa volúmica.

Transcript of 06a carolina andrade

Page 1: 06a carolina andrade

“Afinal o que é uma praia, para as ciências físico químicas ?”

1. Introdução

Os conhecimentos que são necessários para responder a esta pergunta são: como se pode classificar um material, qual o estado em que se encontra o material, saber identificar e distinguir substância de mistura de substâncias, a origem das substâncias.

2. Desenvolvimento

Os assuntos referidos que foram abordados podem ser utilizados para interpretar a constituição de uma praia porque a praia é constituída por materiais que, podem ou não, ser misturas de substâncias. Na praia encontra-se a areia, rochas e água do mar.

3. Conclusão

Para as ciências físico químicas, uma praia é a areia, as rochas e o mar. A areia é uma mistura de substâncias, de origem mineral que se encontra no estado sólido e é uma mistura heterogénea. As rochas são uma mistura de substâncias, neste caso é uma mistura de vários minerais, de origem mineral, encontram-se no estado sólido e são misturas coloidais. O mar é uma mistura de substâncias, mistura de água com sal, de origem mineral, encontra-se no estado líquido e é uma mistura coloidal.

Ou seja, uma praia é uma mistura de substâncias.

Fomos descobrindo estes factos através de algumas actividades práticas. Fizemos as seguintes actividades práticas:

- Realizamos uma actividade prática acerca do ciclo da água onde fizemos uma simulação do que se diz ser o Ciclo da Água;

- Realizamos uma actividade prática onde preparamos soluções onde aprendemos a tornar uma concentração mais diluída ou mais saturada;

- Realizamos uma actividade prática onde aprendemos a fazer a massa volúmica.

4. Referências http://www.slideshare.net/marise/matria Visualizado a 13-12-2011 pelas 15:06.

User, 13-12-2011,
Nome, número, turma, escola, data de realização.
User, 13-12-2011,
Inserir imagens.
User, 13-12-2011,
Já agora, poderias explicar mais detalhadamente de que forma se podem distinguir substâncias de misturas, que tipo de misturas existem, o que são soluções, o que é a composição qualitativa e quantitativa de soluções, que propriedades físicas de materiais exploramos, que transformações os materiais podem sofrer, etc…
User, 13-12-2011,
Poderias colocar imagens, devidamente legendadas e numeradas.