Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e...

21
Ludicidade e aprendizagem Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade Grupo BAOBÁ, formadora PNAIC Sul/Sudoeste Fluminense Profa. Adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Luciane Aparecida de Souza (orientadora - Comendador Levy Gasparian) Eixo: Conceitos e abordagens teóricas da alfabetização

Transcript of Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e...

Page 1: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

Ludicidade e aprendizagem Ana Carolina U. Cintra de Carvalho

(orientadora - Itatiaia)Cláudia Andrade

Grupo BAOBÁ, formadora PNAIC Sul/Sudoeste FluminenseProfa. Adjunta do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da

Silveira Luciane Aparecida de Souza

(orientadora - Comendador Levy Gasparian)Eixo: Conceitos e abordagens teóricas da alfabetização

Page 2: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

Perguntas que movem o conhecimento

A quem posso perguntar o que fazer neste mundo?

Por que me movo sem querer?

Por que não posso estar imóvel?

Por que vou rodando sem rodas, voando sem asas nem plumas, e que me deu de transmigrar se vivem no Chile meus ossos?

PABLO NERUDA

Page 3: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

Falar de lucidade é, antes de mais nada, falar de

aprendizagem, da constituição do sujeito

Page 4: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

Alguns conceitos iniciais

(...)brinquedo: será entendido como o objeto suporte para a brincadeira, ou seja, o objeto que desencadeia, pela sua imagem, a atividade lúdica infantil.

Brincadeira: será a descrição de uma atividade não estruturada, que gera prazer, que possui um fim em si mesma e que pode ter regras implícitas ou explícitas.

O jogo, como objeto, caracterizado como algo que possui regras explícitas e pré-estabelecidas com um fim lúdico, entretanto, como atividade será sinônimo de brincadeira. (CORDAZZO E VIEIRA, 2007)

Page 5: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

Jean Piaget

Em seu livro A formação do símbolo na criança trabalha com os jogos como os recursos ativos dos quais o ser humano se serve em sua vida para construir-se a si mesmo, aprendendo a relacionar-se com o que está fora e em torno de si. É nesse contexto, que Piaget estabelece o entendimento de que as atividades desenvolvidas pelo ser humano, em seu processo de desenvolvimento, podem ser compreendidas como jogos e classificados em três tipos: jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras. (LUCKESI, 2005)

PARA PIAGET, OS JOGOS SÃO RECURSOS PARA O AUTODESENVOLVIMENTO, PARA O EXERCÍCIO DA INTELIGÊNCIA E DA AFETIVIDADE.

Page 6: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

Lev Vygotsky

Por um lado a criança de fato reproduz e representa o mundo por meio das situações criadas nas atividades de brincadeiras, por outro lado tal reprodução não se faz passivamente, mas mediante um processo ativo de reinterpretação do mundo, que abre lugar para a invenção e a produção de novos significados, saberes e práticas. (BORBA, 2007)

VYGOTSKY, DEFENDE QUE A CRIANÇA, ATRAVÉS DA PRÁTICA DA FANTASIA CONSTRUI SUA PRÓPRIA REALIDADE. A IMAGINAÇÃO EM AÇÃO, OU A BRINACADEIRA, É A PRIMEIRA INTERAÇÃO DA CRIANÇA NO ÂMBITO COGNITIVO E PERMITE A SISTEMATIZAÇÃO DE PROCESSOS PSICOLÓGICOS ELEMENTARES EM PROCESSOS COMPLEXOS.

Page 7: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

Henri Wallon

Com a aquisição da linguagem diversificam-se e ampliam-se os motivos dos estados afetivos(...) O recurso à fala e à representação mental faz com que variações nas disposições afetivas possam ser provocadas por situações abstratas e ideias, e possam ser expressas por palavras.(GALVÃO,2004 p.62)

A CRIANÇA APRENDE COM SEU CORPO EM MOVIMENTO E, MELHOR AINDA, NO ESPAÇO DA LIBERDADE, CRIATIVIDADE E LUDICIDADE.

Page 8: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

O conceito de ludicidade

O que a ludicidade traz de novo é o fato de que o ser humano, quando age ludicamente, vivencia uma experiência plena. Com isso, queremos dizer que, na vivência de uma atividade lúdica, cada um de nós estamos plenos, inteiros nesse momento; nos utilizamos da atenção plena [...]. Enquanto estamos participando verdadeiramente de uma atividade lúdica, não há lugar, na nossa experiência, para qualquer outra coisa além dessa própria atividade. Não há divisão. Estamos inteiros, plenos, flexíveis, alegres, saudáveis. (LUCKESI, 2005, p. 2).

Page 9: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

Um relato de experiência

Hoje havia preparado uma aula em que iria mostrar aos alunos a utilização dos adjetivos na construção dos textos publicitários, ou seja, como os autores lançam mão dos adjetivos para concretizarem suas intenções e, como nós, enquanto leitores/consumidores, devemos estar atentos a essas estratégias. Portanto, estava certa e ciente de minha contribuição para formação de leitores e escritores.

Assim, ao iniciar a aula, expus o objetivo da tarefa e propus um “JOGO”, (uma “Atividade Lúdica”), que serviriam aos nossos propósitos. Comecei a dividir os grupos para começarmos o jogo. No entanto, antes mesmo de conseguir iniciar a atividade, Gabrieli notou em minha blusa um pequenino botton que trazia escrito: “Quero Lula presidente”...

Page 10: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.
Page 11: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.
Page 12: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

O conceito de ludicidade

Segundo Luckesi (2005), a atividade lúdica é aquela que propicia a plenitude de experiência. Comumente, se pensa que uma atividade lúdica é uma atividade divertida. Poderá sê-la ou não. O que mais caracteriza a ludicidade é a experiência de plenitude que ela possibilita a quem a vivencia em seus atos

Page 13: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

O conceito de ludicidade

Uma das quatro dimensões da experiência humana é a do nós, a da convivência, dos valores comunitários, da ética. As atividades lúdicas poderão ser praticadas individualmente; não há dúvida quanto a isso; porém, há muito mais força, quando são praticadas coletivamente. Muitas delas, “não tem graça”, quando praticadas por um indivíduo isoladamente. E isso, implica em fazer contato com a Essência e, nesse contexto, com o outro, Esse é o lugar da compaixão (2005, p. 22)

Page 14: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

O conceito de ludicidade

As atividades lúdicas, por serem atividades que conduzem a experiências plenas e, consequentemente, primordiais, a meu ver, possibilitam acesso aos sentimentos mais profundos, o que por sua vez possibilita o contato com forças criativas e restauradoras muito profundas, que existem em nosso ser (LUCKESI, 2005, p. 16).

Page 15: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

E na escola? De onde vem o envolvimento?

Page 16: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

Experiência

Para Benjamin (1991) permite a apropriação de conhecimentos, que passam a fazer parte da constituição psíquica do sujeito, de sua memória, enquanto a vivência propicia o desaparecimento do vivido, por não ter sido ele incorporado à memória, pela supremacia da captação do choque, do acúmulo de informações, em relação ao armazenamento de impressões.

Page 17: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

EXPERIÊNCIA

“A experiência, a possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de

interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para

pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar, e

escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo,

suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar

sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro,

calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço. (BONDÍA, 2001)

Page 18: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

Existem inúmeras possibilidades de incorporar a ludicidade na

aprendizagem, mas para que uma atividade pedagógica seja lúdica é

importante que permita a fruição, a decisão,a escolha, as descobertas, as perguntas e as soluções por parte das

crianças e dos adolescentes, do contrário, será compreendida apenas

como mais um exercício. (BORBA, 2007)

Page 19: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

Obrigada, Baobá!!!

Page 20: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

Referências

BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p 29-56. (Coleção Os pensadores).

_____ Reflexões: A criança e o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

_____ Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 2001, nº 19, p. 20-28.

BORBA, Angela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO,Aricélia Ribeiro(orgs). Ensino fundamental de nove anos : orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. – ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/ Secretaria de Educação Básica – Brasília : MEC, SEB, 2008.

 

Page 21: Ludicidade, literatura, experiência · PPT file · Web view2016-11-21 · Ludicidade e aprendizagem. Ana Carolina U. Cintra de Carvalho (orientadora - Itatiaia) Cláudia Andrade.

Referências

CERQUEIRA-SANTOS, Elder (2004). Um estudo sobre a brincadeira entre crianças em situação de rua. Dissertação de Mestrado - PPG em Psicologia do Desenvolvimento, UFRGS.

CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA, UERJ, RJ, v. 7, n. 1, p. 92-104, abr. 2007.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon:uma concepção dialética do desenvolvimento LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C. e RIOS, Tânia S. Jogos:

alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, A.; ALBUQUERQUE, E. e LEAL, T. (orgs.) Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Disponível em http://www.luckesi.com.br/artigoseducacaoludicidade.htm. Acesso em out. 2013.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: IPBEX, 2011.

SOUZA, Luciane Aparecida de. O diário de uma professora pesquisadora em construção. 2003. 73p. Monografia de Pós-graduação Lato Sensu. UFF: Niterói.

WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Trad. J. Seabra Dinis.Lisboa: Moraes, 1979.