1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem...

20
1 www.sincor-es.com.br

Transcript of 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem...

Page 1: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

1www.sincor-es.com.br

Page 2: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

2www.sincor-es.com.br

O P I N I Ã O

Cobranças infundadas!

SEDE PRÓPRIAEndereço:- Av. Leitão da Silva, Nº 1387 Conj.509/512 - Edf. Scheila - Bairro Santa Lúcia,

Vitória, ESSite: www.sincor-es.com.br

E-mail: [email protected]

DiretoriaPresidente: José Rômulo da Silva1º Vice-Presid.: Pedro de Paula Pinto2º Vice-Presid.: Leovigildo José Bello1º Secretário: Santa de Luziê Oliveira2º Secretário: Nicolau Marino Calabrez1º Tesoureiro: José Alexandre Cid Pinto2º Tesoureiro: Antônio José A. ImperialDiretora Social: Ana Júlia MerottoDir. Marketing: Willian da Silva AraújoDir. Informática: Antônio Dimas NetoDir.Rel.c/Merc.: Neudon Almeida Valadão

SuplentesPaulo Henrique Rocha Latado

Jocarly Santos Spinassé

Conselho FiscalRobinson Ferreira de Mello

Flávio Simonetti BelloCleber Calabrez

SuplentesJosé Rubem Cid PintoLuiz Carlos Silva Porto

Marisa Machado Imperial

Jornalista ResponsávelMarcilene Forechi MTB 627/95

Redação e EdiçãoMarcilene Forechi

[email protected]@sincor-es.com.br

DiagramaçãoIvo Tadeu Basilio

ImpressãoGM Gráfica e Editora Ltda

EXPEDIENTE

Telefones para ContatoSINCOR-ES

Geral.................................... 2125-6666............................................. 2125-6667Deptº Adm./Financ................ 2125-6669Cadastro Corretor.................. 2125-6674Atend. D.P.V.A.T................... 2125-6671Fax....................................... 2125-6672Revista Sincor-ES................ 2125-6670

Empresas ColigadasCREDICORES....................... 3315-5027............................................. 3315-5028FUNENSEG-ES..................... 2125-6673............................................. 2125-6683CVG-ES................................ 2125-6670CAMASEG-ES...................... 2125-6675

José Romulo da SilvaPresidente do Sincor-ES

O ano de 2007 não será um ano comum para os corretores de seguros capixabas epara o Sincor-ES. As movimentações em torno da organização do “XV Congresso Brasileirode Corretores de Seguros”, que será realizado em outubro, no Centro de Convenções deVitória, tem consumido boa parte de nossas energias, afinal, organizar um evento comessa magnitude não é tarefa fácil.

Apesar desse esforço extra, o Sincor-ES não pode deixar de lado as demandas dosassociados e do mercado, que não estão limitadas a este ano que vivemos. Podemoscitar os cursos de habilitação, em parceria com a Funenseg, que começaram no mês demarço; a programação de cursos e palestras sobre temas que irão contribuir para aper-feiçoamento profissional da categoria; o planejamento de ações de médio prazo, comoo curso de especialização em seguros e cursos de aperfeiçoamento de curta duraçãopara 2008.

Em relação a algumas questões, como ação das cooperativas de caminhoneiros ereadequação dos seguros de pessoas, temos sido questionados por associados por su-posta “inércia” do sindicato e de sua diretoria em tomar atitudes e apresentar soluções.Quanto a isso, temos a dizer que o Sincor-ES está, sim, atento às demandas dos associa-dos e da sociedade. Mas, temos a dizer também que não podemos extrapolar os nossoslimites enquanto entidade representativa de um segmento profissional.

Em relação aos seguros de pessoas, não temos legitimidade para mover ações oupara promover denúncias junto ao Ministério Público, uma vez que não somos partenessa ação. O que podemos fazer é, como temos feito, orientar nossos associados e aspessoas que nos procuram sobre as medidas que podem tomar quando se sentiremameaçadas em seus direitos. Inclusive, publicamos reportagem na Revista Sincor-ES so-bre o assunto.

O problema das cooperativas de caminhoneiros é outro que aflige nossa categoria,mas, também em relação a esse problema temos que agir respaldados por denúnciasconsistentes. Não podemos acusar quem quer que seja sem provas ou sem fundamentos.Diante disso, volto a afirmar que o sindicato está de portas abertas para seus associadose, nesse assunto específico, temos esperança que algum corretor ou seguradora nosapresente elementos (como documentos, recibos, contratos, etc) para que possamosagir, sempre dentro da legalidade e da legitimidade que temos como instituição.

Nosso sindicato não pode tudo, mas uma categoria unida e voltada para interessescomuns, pode agir contra desvios éticos e ilegalidades do mercado.

Tenham todos uma boa leitura!

Carta do leitorAurélio Rodrigues, leitor assíduo e admirador da Revista Sincor-ES, chama a atençãopara a autoria dos versos da canção “Rosa”, publicada no editorial da última ediçãoe atribuída a Pixinguinha. “A melodia foi composta por Pixinguinha, em 1917, e grava-da ainda sem letra em 1922. A letra foi composta alguns anos depois pelo mecânicoOtávio de Souza, conforme nos informa o pesquisador Dárcio Fragoso, em seu sitewww.paixaoeromance.com.br”.

Page 3: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

3www.sincor-es.com.br

S U M Á R I O

04 Notícias do Sincor

09 Sala de visitas

12 Parceria

Existem 4 coisas na vidaque não se recuperam...

B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

14 Sala do Corretor

16 Mercado

JOSÉ ROMULO DA SILVAPRESIDENTE DO SINCOR-ES

11 Legislação

Uma moça estava à espera de seuvôo, na sala de embarque de um gran-de aeroporto. Como ela deveria esperarpor muitas horas, resolveu comprar um li-vro para matar o tempo. Comprou, tam-bém, um pacote de bolachas.

Sentou-se numa poltrona, na sala VIPdo aeroporto, para que pudesse descan-sar e ler em paz. Ao lado da poltronaonde estava o saco de bolachas sen-tou-se um homem, que abriu uma revistae começou a ler.

Quando ela pegou a primeira bola-cha, o homem também pegou uma. Sen-tiu-se indignada, mas não disse nada,apenas pensou: “Mas que cara de pau!Se eu estivesse mais disposta lhe daria umsoco no olho para que ele nunca maisesquecesse!”.

A cada bolacha que ela pegava, ohomem também pegava uma. Aquilo adeixava tão indignada que não conse-guia nem reagir.

Quando restava apenas uma bola-cha, ela pensou: “Ah... o que será queesse abusado vai fazer agora?”

Então o homem dividiu a última bola-cha ao meio, deixando a outra metadepara ela.

Ah!!! Aquilo era demais”!!! Ela estavabufando de raiva! Então, ela pegou oseu livro e as suas coisas e se dirigiu aolocal de embarque.

Quando ela se sentou confortavel-mente numa poltrona já no interior doavião, olhou dentro da bolsa para pe-gar uma bala, e, para sua surpresa, o seupacote de bolachas estava lá... aindaintacto, fechadinho!!!

Ela sentiu tanta vergonha! Só entãopercebeu que a errada era ela! Ela ha-via esquecido que suas bolachas esta-vam guardadas dentro da sua bolsa...

O homem havia dividido as bolachasdele sem sentir indignado, nervoso ou re-voltado, enquanto ela tinha ficadomuito transtornada, pensando es-tar dividindo as dela com ele.E já não havia mais tempopara se explicar... Nempara pedir desculpas!

Quantas vezes,em nossa vida, nós éque estamos co-mendo as bola-chas dos outros enão temos a cons-ciência disso?

Antes de con-cluir, observe me-lhor!

Talvez as coisasnão sejam exatamen-te como você pensa!Não pense o que não sabesobre as pessoas.

10 XV Congresso Brasileiro

Perfil15

18 Social

Os corretores de seguros podem se inscrever pelosite da Fenacor

O corretor Leonardo Bergamini é o perfil do mês

Confira dicas de vendas e de negócios paraos corretores de seguros

PM forma instrutores de policiamento detrânsito

Existem quatro coisas na vida que nãose recuperam: a pedra, depois de atira-da; a palavra, depois de proferida; aocasião, depois de perdida; e o tempo,depois de passado.

Sincor-ES se reúne com Prefeitura de Vila Velha paradiscutir redução de ISS no município

Nova corretora começa a atuar no mercadocapixaba

19 Artigos- “Deixa comigo!”, por Luiz Marins- “Método alternativo de solução de confli-tos, parte VI”, por Alfredo Ferreira Pereira

Page 4: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

4www.sincor-es.com.br

N O T Í C I A S D O S I N C O R

Café da manhã reúne delegados de polícia no Sincor-ESFoi no dia 3 de abril o café da manhã

seguido de reunião que o Sincor-ES promo-veu com diretores da instituição, delega-dos da Polícia Civil e representantes deseguradoras no Espírito Santo. O objetivodo encontro foi discutir assuntos de interes-se comum e também as possibilidades deparceria entre as instituições.

Para o presidente do Sincor-ES, JoséRomulo da Silva, faz parte da filosofia dainstituição estabelecer parcerias com seto-res do governo. “Nós acreditamos no nossopapel enquanto agentes capazes de me-lhorar a vida da sociedade. Estabelecerparcerias é uma forma de garantir melho-res serviços e trocas de informações impor-tantes”, disse.

Durante a reunião, os delegados apre-sentaram balanço das atividades da De-legacia de Roubos e Furtos de Veículose falaram dos investimentos e do trabalhoque têm sido feito para melhorar o traba-lho dos policiais.

Estiveram presentes à reunião os dele-gados André Luiz Neves (chefe da PolíciaCivil), Adroaldo Lopes Rodrigues (titular daRoubos e Furtos de Veículos), Altair Ferreirada Silva e Daniel de Souza Fortunato.

Mais carros recuperadosO número de veículos roubados ou fur-

tados no Espírito passou de 2.636 em 2001para 4.871 em 2006. O índice de recupera-ção, que era de 55% em 2001, chegou a73% nos primeiros três meses deste ano. Odelegado Adroaldo Lopes destaca que amédia de ocorrências é de 12 por dia. “Osbairros com grande comércio e apartamen-tos sem garagem são os mais visados”, diz.

Os bairros campeões de registros de rou-bos e furtos são Jardim da Penha e CampoGrande, ambos com 63 ocorrências nos trêsprimeiros meses desse ano. Laranjeiras e Praiada Costa são os segundos colocados nomesmo período, com 57 registros. Com 36ocorrências, Jardim Camburi é o terceirocolocado no ranking e a Praia do Canto,com 33 registros, ocupa o quarto lugar.

Durante reunião com delegados de polícia e representantes de seguradoras, oSincor-ES realizou sua reunião mensal da diretoria. Entre os assuntos, foram discutidos o“XV CongressoBrasileiro de Cor-retores de Segu-ros”, certificaçãodigital, palestrase cursos paraeste ano, implan-tação do pátiolegal e curso bá-sico de sindicân-cia, que poderáser realizadopelo Sincor-ES emparceria com aFenaseg e Fu-nenseg.

Reunião de diretoria

Os delegados André Luiz Neves, Adroaldo Lopes Rodrigues, Altair Ferreira da Silva eDaniel de Souza Fortunato conversaram sobre possível parceria com o presidente doSincor-ES, José Romulo da Silva

Page 5: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

5www.sincor-es.com.br

NOTASCiclo de Seguros

O Sincor-CE promove de maio anovembro o “3º Ciclo de Seguros” comobjetivo de qualificar os profissionais pormeio de informações sobre o mercado.A idéia é apresentar produtos das com-panhias, abordar os setores mais emevidência e destacar mudanças recen-tes ocorridas no segmento.

Novo seguro de RC Profissionalpara corretores de seguros

VoluntáriosO Sincor-ES está apoiando o Progra-

ma de Seleção de Voluntários do Cen-tro de valorização da Vida (CVV). Paraparticipar basta ligar para o telefone 141ou acessar o site da instituição(www.cvv.org.br).

A rede de lojas C&A está impedidade incluir seguros e títulos de capitaliza-ção nos seus cartões de crédito. O impe-dimento foi pedido pela Promotoria deDefesa do Consumidor do Rio de Janei-ro. A liminar obtida na 2ª Vara Empresari-al estabelece uma multa de R$ 50 milpor evento, se houver descumprimento.

Fonte: CQCS

Venda proibida

O Sincor-ES iniciou sua primeira cam-panha de doação nesse ano de 2007.Dessa vez, o objetivo é arrecadar fral-das geriátricas que serão doadas a insti-tuições que atendam pessoas idosas de-samparadas e doentes. No final do anopassado, o sindicato arrecadou mais de2 mil fraldas que foram entregues a vári-as instituições capixabas. As doaçõespodem ser entregues na sede do Sincor-ES, na avenida Leitão da Silva, 1.387,sala 509, Santa Lúcia.

Novas doações

Uma parceria entre a Fenacor, os sindi-catos de corretores de seguros do país e aTokio Marine/Real Seguros vai permitir aoscorretores de seguros associados contratarseguro de Responsabilidade Civil Profissio-nal, especialmente desenhado para aten-der às necessidades da categoria.

O produto foi apresentadopelo gerente de Produto da se-guradora, René Ramos Leitão,durante o lançamento do “XVCongresso Brasileiro de Correto-res de Seguros”, no dia 28 demarço, no Rio. De acordo como diretor da Fenacor, BertierCândido de Oliveira, o projetojá existe desde 2000, mas foicriado um novo modelo quevai facilitar ainda mais a con-tratação do seguro.

O Seguro de RC Profissionaldo Corretor de Seguros cobreações ou omissões inerentes aoexercício da atividade, custasjudiciais e honorários de advo-gados, danos morais (50% da im-portância segurada), extravioou roubo de documentos (25%da importância segurada) e usoe conservação de imóvel.

O novo produto poderá sercontratado por profissionais as-sociados ao Sindicato com, nomínimo, três anos de experiên-cia comprovada, participação

Securitários terão 6% de reajusteFoi fechada no dia 27 de março, entre o

Sincor-ES e o Sindisecuritários, a ConvençãoColetiva de Trabalho para o ano 2007, queabrange inclusive as empresas corretorasde seguros que não operem como integran-tes de grupos financeiros, bancários, indus-triais, comerciais e multinacionais.

Entre os acordos firmados está um rea-juste de 6%, incidentes sobre o salário vigen-

te em 1º de janeiro deste ano.A partir dessa data, nenhum trabalha-

dor abrangido por esta convenção pode-rá receber salário inferior a R$ 387,00 (porta-ria, contínuo e assemelhados) e R$ 467,00(demais funções). Para conhecer o textocompleto das convenções, basta fazer so-licitação por e-mail ao Sincor-ES([email protected]).

O produto foi apresentado pelo gerente de produ-ção da Tokio Marine, René Ramos Leitão

social ou somatória superior a 30% e fatura-mento mínimo de comissões de R$ 30 mil aoano (rendimento bruto). No Sincor-ES, os in-teressados devem procurar mais informa-ções para contratar o seguro com ClaudiaCommeti, pessoalmente ou pelo telefone2125-6674.

Page 6: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

6www.sincor-es.com.br

N O T Í C I A S D O S I N C O R

NOTASCompromisso

Foi reeleito para a presidência do Sin-cor-RN o corretor de seguros Jorge LuizSoares de Medeiros. A eleição foi reali-zada no dia 12 de abril e teve duaschapas na disputa. Jorge Luiz obteve66,6% dos votos e atribui sua vitória aocumprimento dos compromissos assumi-dos nac a m p a -nha de2003. “Ti-vemos ummandatot ranspa-rente ecom gran-de partici-p a ç ã oda cate-goria emtodas asnossas de-c i s õ e s ” ,explicou.

Clube GourmetContinuam abertas as inscrições

para o “I Clube Gourmet Sincor-ES”, quepretende reunir corretores e segurado-res para preparar e apreciar receitasoriginais e saborosas. Os encontros serãorealizados na Adega Capixaba, naPraia do Canto, e o custo mensal vaivariar em função do prato do Mês.

O Sincor-ES firmou parceria com aPorto Seguro, que vai fornecer os ave-tais. Para participar, entre em contatocom o Sincor-ES (2125-6666) ou como diretor Willi-an da SilvaAraújo 9981-7071.

Nova opção de plano odontológicopara associados do Sincor-ES

O Sincor-ES acaba de firmar convêniocom a Odonto Prev, líder nacional em me-dicina dentária. A comercialização do pro-duto será feita por meio do corretor de se-guros Leonardo Bergamini, da Life Correto-ra de Seguros. A grande novidade do con-vênio é que o plano oferece assistênciaintegral, sem carência e sem participação.

De acordo com Leonardo, há apenasduas exceções. “O plano não cobre pró-teses e manutenção de aparelhos ortodôn-ticos. Mas, os valores cobrados são de acor-do com tabela e o aparelho não tem cus-to”. A partir de maio, os interessados já po-dem procurar a Life para aderir ao plano.O custo individual mensal é de R$ 16,00.

Bradesco Auto/RE faz palestra para corretores

“De corretor para corretor” foi apalestra ministrada pela Bradesco auto/RE para corretores de seguros, no dia19 de abril, no Centro de Convençõesde Vitória.

No mesmo dia, foi apresentado o su-perintendente da sucursal, Luciano deAmorin Silva, que substitui José Carlos Fois,

No início da manhã, os corretores participaram de café da manhã com a equipe daseguradora e logo após as palestras participaram de almoço oferecido no Centro deConvenções de Vitória

transferido para Belo Horizonte.Depois da palestra, o consultor de se-

guros André Santos falou para os correto-res sobre “Mil razões para vender”. Osconvidados participaram ainda de al-moço oferecido pela seguradora, queteve a presença do diretor regional Su-deste, Almir Ximenes.

Credicores recebe certificaçãoA Cooperativa de Crédito dos Correto-

res de Seguros do Espírito Santo (Credico-res) recebeu “Certificado de RegularidadeTécnica”, durante solenidade no dia 9 de

abril, no Hotel Bristol Century Plaza, na Praiade Camburi. O certificado foi emitido pelaOCB/ES/Sescoop/ES e tem validade atéabril de 2008.

Page 7: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

7www.sincor-es.com.br

INFORMAÇÃO – Corretores deVida e Previdência concessioná-rios da Bradesco Seguros partici-param de palestra ministradapela funcionária do Sincor-ES,Claudia Commeti, no dia 5 deabril. Na ocasião, Claudia falousobre benefícios oferecidos pelosindicato aos associados, do XVCongresso Brasileiro de Corretoresde Seguros e da importância dacategoria para a busca de me-lhores condições de trabalho.

Mercado segurador em pautaO Sincor-ES e a Escola Nacional de

Seguros (Funenseg) fecharam a progra-mação de palestras direcionadas aoscorretores de seguros, que irão ocorrer em2007. As atividades, gratuitas para asso-ciados ao sindicato e seguradoras parcei-ras, serão realizadas mensalmente, sem-pre às 19 horas.

MAIO03/05 – Tokio Marine/Real Segu-ros: “Riscos de Engenharia”08/05 – Henrique Arruda: “Rela-ções entre produtividade e éti-ca no mercado segurador”23/05 – Maurício T. Morais: “Evo-lução dos seguros patrimoniais”

JUNHO13/06 – Albano Gonçalves:“Produtividade em Capitaliza-ção”26/05 – Liliana Caldeira: “Res-ponsabilidade civil, administra-tiva e criminal do corretor deseguros”

JULHO17/07 – Wagner Attina: “Mode-lo de gestão para corretoras deseguros”

A primeira das 11 palestras será no dia3 de maio e terá como tema “Riscos deEngenharia” e será proferida por técnicoda Tokio Marine/Real Seguros, no HotelSenac, na Ilha do Boi. A discussão de te-mas de interesse do mercado seguradoré um compromisso que o Sincor-ES procu-ra honrar todos os anos.

Para o presidente do Sincor-ES, JoséRomulo da Silva, é importante que oscorretores participem dos eventos e apro-veitem as oportunidades para se atuali-zarem sobre suas práticas profissionais.Para se inscrever basta entrar em conta-to com o Sincor-ES pelos telefones 2125-6673 ou 2125-6683 (Mariana ou Marcelo).

AGOSTO08/08 – Renato Pitta: “Por den-tro das tarifas de auto”28/08 – Roberto Barbosa: “RCdo corretor”

SETEMBRO25/09 – Eunice Mendes: “Comu-nicação eficaz e marketing efi-ciente”

OUTUBRO11 a 13/10 – XV Congresso Brasi-leiro de Corretores de Seguros25/10 – Marcos Peres: “Segurode Pessoas”

NOVEMBRO22/11 – José Luiz Floripes Lima:“Como melhorar sua produtivi-dade”

Agende-se e não deixe de participar!

Page 8: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

8www.sincor-es.com.br

O ConsultorConsciente

* Informe publicitário

Responda rápido: o que vale mais? O patrimônio de seu clien-te ou a sua vida? Certamente você vai responder que a vidadele não tem preço. E você tem razão: nada pode substituir aperda de uma vida. Já o seu patrimônio pode ser estimado esegurado pelo produto adequado.

Esta é uma visão bastante comum entre nós, brasileiros, e queimpede que vejamos que, de fato, uma vida pode e deve sersegurada por um valor que permita amparar os familiares e entesqueridos dessa pessoa. Culturalmente, somos condicionados asegurar apenas nossos bens, mas não nossas vidas...

É essa mesma mentalidade que faz com que a carteira deautomóveis desponte em primeiro lugar no ranking dos negóciosfechados pelas corretoras. Logicamente, isso pode ser explicadopela necessidade que as pessoas têm, devido às característicasde nossa sociedade, de proteger os seus bens patrimoniais. Nãolevamos em conta, porém, que as mesmas características expõemtambém a vida humana.

Por trás dessa mentalidade, está também um dado culturalforte, talhado durante anos de instabilidade no sistema monetá-rio brasileiro. Diante dos altos e baixos, o brasileiro se protege sendoimediatista – culturalmente, somos educados para pensar o aquie o agora. “O futuro a gente vê depois”, costumamos dizer.

“Essa é uma realidade do Brasil, um comportamento muitoarraigado em nossa sociedade, que só conseguimos mudar à cus-ta de muitas campanhas e de grande dedicação”, diz RicardoBiondani, Superintendente Executivo da Bradesco Vida e Previ-dência, responsável pela área empresarial de Seguros de Vida epelo relacionamento com os corretores. “No Brasil, o mercado deseguro de vida (agora chamado de seguro de pessoas) tem gran-de potencial e pode crescer muito. Mas é preciso conscientizar apopulação e os corretores sobre a importância dessa proteção”,acrescenta Biondani.

E isso se faz, de acordo com Bion-dani, com informação de qualida-

de, dados atualizados sobre oBrasil e o mundo. Nos Estados Uni-dos e Japão, por exemplo, a co-mercialização de seguros de pes-soas é o negócio que mais movi-menta as seguradoras, muito

mais do que outros ramos.

Ricardo Biondani: “Corretor que respeita seu cliente, zela porsua vida, preocupa-se com a proteção de sua família”.

Segundo o executivo, incluir o seguro de pessoas em seu por-tfólio é, mais do que uma questão de mercado, realizar uma açãoem prol do bem estar social. “É como uma boa ação do Corretorpara com seu cliente. E isso não é mero palavreado”, diz o Supe-rintendente. “Os Corretores que oferecem produtos do Vida estãomostrando preocupação com a segurança de seus clientes”, ob-serva Biondani. “Esse esforço todo tem um significado muito impor-tante porque mostra que o Corretor respeita seu cliente, zela porsua vida, preocupa-se com a proteção de sua família”, ressalta.

Mas tornar-se um Corretor Consciente, aquele que busca ofe-recer os produtos ideais aos seus clientes, que está atento às opor-tunidades de negócio e, conseqüentemente, que tem um fatura-mento cada vez maior, não é tarefa fácil. Mas não impossível.Para começar, observe as chances que se apresentam para avenda de seguro de pessoas e formule sua argumentação devendas em relação a ele.

Na hora de vender o seguro do carro, se você ainda não ofaz, ofereça também a seu cliente uma proposta de Seguro dePessoas. Afinal, você tem no mínimo um contato por ano com essepúblico, e poderá aproveitar esse momento para ampliar a suaoferta. Ou seja, sem onerar seus custos de prospecção, você au-menta seu leque de produtos. Com isso, ganha seu cliente emproteção e ganha você com a venda maior no ramo Vida.

“Por que quando compramos um carro novo nos preocupa-mos em fazer rapidamente um seguro do veículo? E por que con-tinuamos sem seguro de vida?”, questiona Biondani. Em sentidofigurado, é como se o automóvel ocupasse o lugar de honra nacasa, dormindo na cama do cliente. E o dono do carro, desprote-gido, é obrigado a se encolher no chão frio da garagem.

“Quando o Corretor está diante do cliente tem que lembrarque ele tem o produto que lhe falta, que é o seguro de pessoas,para proteção total”, destaca Biondani. “Esta é a oportunidadepara o Corretor fidelizar o seu cliente, ampliar sua proteção e mos-trar seu potencial como consultor de finanças e até de segurançapessoal e familiar. Este é verdadeiro Corretor Consciente”, conclui.

Bem estar social

Carro protegido e cliente nem tanto...

Page 9: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

9www.sincor-es.com.br

S A L A D E V I S I T A S

A Banestes Seguros sempre mantém uma relação estreita com o Sincor-ES. Neste mês de abril, foram duas as visitas querepresentantes da seguradora fizeram à instituição. No dia 11, a gerente Comercial Marriet Alves Picalo Quiuqui apresentou aopresidente do Sincor-ES a coordenadora de Marketing, Brunella Servino Cabral. Já no dia 12, o diretor de Operações FernandoRodrigues Azevedo, fez uma visita ao sindicato acompanhado dos gerentes regionais da seguradora.

O gerente de Sinistros da Unibanco/AIG Segu-ros, Paulo Ferro, falou para corretores de segurossobre as mudanças nas prestadoras de serviçosno mercado capixaba. O encontro foi no auditórioPedro de Paula Pinto, na sede do Sincor-ES.

O 1º tesourei-ro do Sincor-GO, JovaneR o d r i g u e sMoreira, veioa Vitória, nodia 18 demarço, fazerreservas emhotéis da ci-dade para acomitiva queirá partici-par, em outu-bro, do XV Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros. Ele aproveitoupara almoçar com o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva.

Page 10: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

10www.sincor-es.com.br

Exposeg

Os efeitos do fim do monopólio doresseguro no Brasil será um dos temasdiscutidos no “XV Congresso Brasileiro deCorretores de Seguros”, que será realiza-do de 11 a 13 de outubro, no Centro deConvenções de Vitória. A Fenacor vai tra-zer especialistas do mercado internacio-nal para discutir com profissionais brasilei-ros o assunto.

Setenta por cento dos 24 stands da“XIV Feira de Exposições de Seguros”(Exposeg), que ocorrerá junto com o“XV Congresso Brasileiro de Corretoresde Seguros”, foram comercializados nodia do lançamento oficial do evento.Para o presidente da Fenacor, Arman-do Vergílio dos Santos Junior, isso de-monstra o grande interesse do merca-do pelo evento.

O lançamento oficial do evento foi no dia 28 de março na sede da Fenacor, no Rio de Janeiro, e contou coma participação de representantes dos sindicatos, das seguradoras e de autoridades convidadas

Corretores já podem se inscrever para congressoPara garantir e incentivar a participa-

ção dos profissionais no “XV Congresso Brasi-leiro de Corretores de Seguros”, o Sincor-ES ea Fenacor prepararam um pacote de des-contos especiais para associados de todo oBrasil.

Para os corretores de seguros associadose que participaram do congresso em Ma-ceió, o desconto será de 50% sobre o valorda inscrição.

Caso o corretor tenha, além dos requisi-

O presidente da Fenacor, ArmandoVergílio dos Santos Junior, afirmou, duran-te o lançamento oficial do congresso, queestarão na pauta, entre outros assuntos,a adoção de novas técnicas de comer-cialização e desenvolvimento de produ-tos, os reflexos da abertura no preço finaldo seguro e a nova relação entre corre-tores, seguradores e resseguradoras.

A solenidade de lançamento oficial do“XV Congresso Brasileiro de Corretores deSeguros”, realizada no dia 28 de março,na sede da instituição, no Rio, contoucom a participação de representantesde sindicatos de todo o Brasil, de segura-dores e de autoridades convidadas. Otema do evento será “Planejamento,Ação e Qualificação”.

X V C O N G R E S S O B R A S I L E I R O

XV Congresso de Corretores de Segurosterá palestrantes internacionais

tos anteriores, certificação digital, ele terá umdesconto adicional de 20%. Os valores dainscrição são diferenciados também peladata de inscrição.

Os corretores de seguros associados aoSincor-ES terão descontos adicionais de 15%sobre os valores das tabelas.

Para mais informações sobre as inscriçõese sobre valores a serem pagos podem serobtidas no Sincor-ES, pelo telefone ou pelosite( 2125-6666 / www.sincor-es.com.br)

Page 11: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

11www.sincor-es.com.br

Apoio ao SimplesA luta da Fenacor e dos sindicatos de corretores

de seguros pela inclusão das corretoras no Simplesainda não acabou. Nesse momento, a federaçãopede a todos os corretores que enviem correspon-dência aos deputados federais pedindo apoio àderrubada do veto presidencial que impede a inclu-são da categoria no Novo Simples Nacional.

Segue abaixo modelo de carta que pode ser en-viada por e-mail aos deputados. Os endereços ele-trônicos podem ser obtidos no site da Câmara(www.camara.gov.br).

Senhor deputado federal, O Congresso Nacional irá, nos próximos dias, pro-

ceder a uma reunião conjunta, para apreciaçãode 28 vetos do Exmº sr Presidente da República.Dentre eles, está o veto parcial 26/06, constanteda Mensagem 158/06 – CN que veta a inclusãodas empresas Corretoras de Seguros no Estatuto dasMicros e Pequenas Empresas (SuperSimples).

Esse veto contraria um amplo acordo feito pelaCâmara dos Deputados com o Governo Federal(Receita Federal), através do deputado Luiz Car-los Hauly, relator do Projeto de Lei Complementar123/03, que foi transformado na Lei Complementar123/06.

Esse acordo previa a inclusão das empresasprestadoras de serviços profissionais no SuperSim-ples. Para nossa surpresa, o Governo Federal nãohonrou esse acordo e vetou a inclusão das Empre-sas Corretoras de Seguros no Simples.

As razões oferecidas para o veto não são ver-dadeiras. Os corretores de seguros são livres paraescolherem o regime de trabalho, tanto como pes-soas naturais quanto pessoas jurídicas, dependen-do das vantagens tributárias que são oferecidas.

Assim sendo, peço ao nobre deputado quederrube o veto presidencial à inclusão das socie-dades corretoras de seguros no SuperSimples. Con-fiante no seu senso de justiça, agradeço antecipa-damente.

Atenciosamente, _____________________________Nome do Corretor

Sugestão de carta

A exemplo do que já ocorre em Vitória, os corretores de seguros querem aredução da alíquota do ISS no município de Vila Velha de 5% para 2% para asempresas do segmento. No dia 12 de abril, o presidente do Sincor-ES, JoséRomulo da Silva, acompanhado dos corretores Nilcio Gilberto Coco e CláudioFernandes Merlo, se reuniu com o secretário municipal de Finanças, SaturninoRangel Mauro, e com o gerente de Fiscalização de Rendas do município, MarioCésar Piumbini.

Na reunião, os representantes do Sincor-ES apresentaram a reivindicaçãodos corretores de seguros. José Romulo da Silva falou da importância do merca-do segurador para o equilíbrio da sociedade e destacou o profissionalismo daatividade de corretagem de seguros. O secretário Saturnino Mauro garantiuque vai analisar o pedido e buscar mais informações sobre o assunto.

Sincor propõe reduzirISS em Vila Velha

L E G I S L A Ç Ã O

Os corretores Nilcio Coco e Cláudio Merlo participaram da reunião como secretário Saturnino Mauro e o gerente de fiscalização da P.M.V.V.,Mauro Cesar Piumbini

Toda pessoa sócia de empresa, ainda que tenha faturamento anual infe-rior ao teto estabelecido pela Receita Federal, de R$ 14.992,32, é obrigada aentregar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda (IRPF 2007),cujo prazo termina no dia 30 de abril.

Mesmo que a empresa esteja inativa, os sócios não podem apresentar adeclaração de isentos. Quando a empresa deixa de existir, os sócios devemprovidenciar baixa em sua inscrição nos órgãos competentes. Se isso nãofor feito, eles precisam continuar apresentando a Declaração Anual de Ajustedo Imposto de Renda.

Imposto de Renda

Page 12: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

12www.sincor-es.com.br

P A R C E R I A

PM forma instrutores de Policiamento de TrânsitoA formatura dos 36 instrutores de Polici-

amento de Trânsito foi realizada no dia 30de março, durante cerimônia na sede doBatalhão de Polícia Rodoviária e de Trân-sito (BPRv).

Dos 36 formandos, 32 pertencem à Polí-cia Militar do Espírito Santo (PMES), dois sãopoliciais rodoviários federais, um é policialcivil e um pertence à Guarda Municipalde Vitória.

O “1º Curso de Formação de Instrutoresem Policiamento de Trânsito”, realizadopelo Comando da PMES, por meio do BPRv,foi realizado em março e contou com aparticipação de professores do Espírito San-to e de São Paulo. O objetivo do curso équalificar profissionais para atuarem comomultiplicadores de conhecimentos.

Os participantes receberam informa-ções sobre o Código de Trânsito Brasileiro,operações de trânsito, fiscalização detransporte de produtos perigosos, condu-ção de viaturas e ética.

Cartilha de Trânsito rumo à quarta ediçãoJá está na terceira edição a cartilha edita-

da pelo Sincor-ES em parceria com o Bata-lhão de Polícia Rodoviária e de Trânsito (BPRv),que está sendo distribuída à população pelospoliciais do batalhão durante as operações enos postos de fiscalização.

A primeira edição da cartilha contou como patrocínio do próprio Sincor-ES; a segundae terceira edições tiveram apoio da BanestesSeguros e da Tokio Marine/Real Seguros, res-pectivamente. No total, já foram dis-tribuídos 15 mil exemplares.

O presidente do Sincor-ES, JoséRomulo da Silva, lembra que é pos-sível apoiar novas edições da car-tilha, incluindo a logomarca daempresa/instituição na contraca-pa da publicação. O custo é deR$ 1.520,00 (Mil quinhentos e vintereais) por lote de cinco mil carti-lhas. Os interessados devem en-trar em contato com o Sincor-ES.

O tenente coronel Leopoldino recebeu os 10 milexemplares da cartilha de orientações de trânsito

Dos 36 formandos no curso, 32 pertencem à Polícia Militar e os demaissão da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil e da Guarda Munici-pal de Vitória

Page 13: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

13www.sincor-es.com.br

Page 14: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

14www.sincor-es.com.br

Não deixe dúvidas para o seu cliente!1. Se o seu cliente bateu o carro e

for constatado que ele consumiu be-bida alcóolica, a seguradora podenegar a cobertura. É bom lembrar queessa constatação, que o cliente esta-va bêbado na hora do acidente, deveconstar no boletim de ocorrência fei-to pela autoridade de trânsito. A segu-radora não tem poder para exigir tes-te de bafômetro.

2. Se o seu cliente mora em umagrande cidade e pedir a você quefaça o seguro do carro dele com en-dereço de uma cidade do interior,para se beneficiar da tarifa menor,você deve alertá-lo para os riscos deproblemas futuros. Se ficar constata-do que ele usa o carro rotineiramen-te na cidade grande, a seguradorapode negar a indenização no caso desinistro.

3. Pode acontecer de durante a vi-gência do seguro do segurado mudarde endereço e, com isso, mudar o lo-cal de pernoite do veículo, isso deveser comunicado à seguradora paragarantir a indenização em caso de si-nistro. Para algumas seguradoras, oque importa é a mudança de endere-ço do segurado. Na dúvida, comuni-que sempre as alterações.

4. IPVA atrasado e documentaçãoirregular do veículo não acarretamrecusa do pagamento de indeniza-ção no caso de sinistro. Mas, a indeni-zação só será paga depois de toda adocumentação regularizada.

5. Antes de dizer ao seu cliente queele terá direito a carro reserva emcaso de acidente, no período em queo veículo estiver na oficina, verifiquese isto está previsto na apólice e ascondições. Pode gerar constrangi-mentos informar uma cobertura equando o cliente precisar dela per-

S A L A D O C O R R E T O R

Corretor de segurosque pretende ser maisdo que um vendedor deapólices precisa conhe-cer a fundo os produtosque comercializa. O se-guro automóvel geramuitas dúvidas nos segu-rados e, muitas vezes, opróprio corretor nãosabe esclarecer. Conhe-ça algumas das dúvidasmais freqüentes e saibaque respostas dar ao seucliente.

ceber que ela não está no contrato.Ele pode pensar que o corretor agiude má-fé.

6. As seguradoras podem recusara proposta de seguro de um veículoque sofreu alterações no chassis mes-mo que ele esteja em situação regu-lar nos órgãos de trânsito.

7. Se o valor do prêmio do segurofoi parcelado e o segurado tiver ocarro roubado, a seguradora podedescontar do valor da indenização ovalor das prestações que ainda irãovencer. Esse procedimento, no entan-to, só vale para indenização total.

8. O principal condutor é aqueleque usa o veículo no mínimo 80% dotempo. No geral, não há grandes pro-blemas quando outra pessoa usaeventualmente o carro. Mas, no casode sinistro, a seguradora pode inves-tigar se a pessoa usa o carro com fre-qüência e de maneira habitual. Jáhouve casos em que o seguro foi ne-gado, pois a informação do principalcondutor não constava na propostaapresentada à seguradora e usava ocarro em quase 100% do tempo.

Fonte: Revistas especializadas, Sincor-ES e corretores consultados

Fique ligado e bons negócios !

Page 15: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

15www.sincor-es.com.br

P E R F I L

Leonardo Bergamini: busca pelaeficiência e qualidade é sua marca

Trabalho, Ética e um pou-co de ambição. Três caracte-rísticas capazes de definir oque é preciso para crescer naopinião do corretor de segurosLeonardo Bergamini e que sãolevadas para suas relações pro-fissionais. Na sua empresa, a LifeVitória Corretora e Administrado-ra de Seguros, ele mantém umarelação de honestidade, cordi-alidade e transparência comseu sócio, Sergio Menezes, e comos funcionários, chamados decolaboradores.

A busca da excelência noatendimento e na eficiência dosserviços prestados pode ser toma-da como uma marca do traba-lho desse corretor de 36 anos, quenasceu em Vitória e que há 10

atua no mercado segurador capixaba. For-mado em administração de empresas pelaFaesa, Leonardo sonhou ser jogador de fu-tebol na infância. “Eu acho que até tinhafuturo como jogador, mas, com a morte domeu pai, que era meu grande incentiva-dor, as coisas mudaram”.

Casado e pai de um menino de doisanos, Leonardo lembra que sua infânciafoi bem típica de quem cresceu junto aamigos que brincavam na rua. A morte dopai aos 13 anos foi um dos fatos que o mar-cou e a presença da mãe, ele diz, foi muitoimportante para sua educação. “Tive umaadolescência cercada de amigos e de di-versão, mas não podia esquecer as obri-gações”, lembra. Adepto da prática deesportes e de uma vida saudável, ele fre-qüenta academia e joga tênis. O esporte,aliás, foi a forma encontrada por ele paradominar a ansiedade.

Ramo de benefícios éo foco da corretora

A Life Vitória foi fundada em 1996 e con-ta com 14 funcionários e dois estagiários.Sergio Menezes é o tio – irmão mais novode sua mãe – e sócio que fundou a empre-sa junto com Leonardo Bergamini. O ramode benefícios – seguro saúde e vida – sem-pre foi o foco dos dois sócios, mas isso não osfez deixar os outros segmentos de lado.

A filosofia de trabalho que define aempresa, segundo Leonardo, é a parceria.“Nós fazemos parcerias com várias corre-toras e somos sócios de outra corretora, queé a Liga Vitória Corretora de Seguros, quereúne vários outros sócios”. Para o futuro,ele planeja expandir os negócios e abriruma filial em outro estado, no qual já temimportantes clientes.

“Encarei o novo desafio”A vida profissional como corretor de se-

guros começou a convite do seu sócio, quejá atuava em Salvador (BA) e estava setransferindo para Vitória. Isso foi em 1996 e,na época, Leonardo trabalhava comocorretor de imóveis. “As coisas iam bem naminha vida profissional, mas decidi enca-rar o desafio de ser dono do meu negócio”.

A partir dessa decisão, a Life Vitória foifundada e, em 1998, Leonardo se tornoucorretor oficial “todos os ramos”. Ele lembraque o início não foi fácil, já que não haviacarteira de clientes e tudo teve que seriniciado realmente do zero. “Montamos oescritório e começamos a trabalhar.

As coisas foram acontecendo e hoje sãoatendidos pela Life mais de 11 mil clientes”.Apesar de disposto a encarar o desafio dopróprio negócio, Leonardo levou algumtempo para se identificar com a atividadede corretagem de seguros. Hoje, garanteque gosta muito do que faz .

“O mercado está muito competitivo e é necessário o fortaleci-mento das parcerias entre os corretores para mantermos aremuneração em patamares que condizem com as nossas

grandes responsabilidades”.

Cor - AzulPerfume – CK BELugar - Vitória, com mais opções decultura.Sol ou Chuva - SolPraia ou montanha - Os dois, depen-de do momentoPrato predileto – Arroz de mariscosMúsica – Por Você – Barão VermelhoFilme - Gladiator, com Russel CroweMulher bonita – Minha esposaHomem Bonito – Meu paiDia ou Noite - DiaRoupa - Camisa de malha , calça je-ans e sapato esporteBebida – Vinho tinto

PINGUE-PONGUEPINGUE-PONGUE

Page 16: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

16www.sincor-es.com.br

M E R CA D O

A Bradesco Seguros e Previdênciaestá apoiando a campanha para ele-ger as novas Sete Maravilhas do Mun-do, desenvolvida pela Fundação New7 Wonders, com sede na Suíça, e Unes-co. O Cristo Redentor, no Rio, é um dosmonumentos que está concorrendo e aBradesco está empenhada em divulgaressa eleição. No sitewww.votecristo.com.br é possível con-ferir os detalhes da campanha e votar.

Profissionais registram nova corretoraSete corretores de seguros ca-

pixabas, que já atuam no merca-do como pessoa física, registraramno dia 24 de março, a Novelty Ad-ministradora e Corretora de Segu-ros, com sede na Praia do Canto.De acordo com um dos sócios,Ademir Rangel, a idéia é profissio-nalizar ainda mais o trabalho eaumentar a possibilidade de fide-lização dos clientes.

Ele diz que os corretores quecompõem a Novelty atuam nosmais diversos ramos e isso se cons-titui em um grande trunfo. “Nós te-mos possibilidade de atender deforma integral o cliente”, afirma.Ademir Rangel acredita que aabertura da empresa vai gerarmais credibilidade ao trabalhoque todos já vêm desenvolven-do como pessoa física.

A empresa já existe legalmente desdesetembro do ano passado e o churrascofoi o batizado, e entrada oficial da corre-tora no mercado capixaba. Além de Ade-

Maravilhas domundo

A festa de inauguração da Novelty foi nacasa de Sergio Tristão, no balneário deManguinhos, município da Serra

mir Rangel, são sócios da Novelty, MárcioAreda, Albérico Paiva, Marcelo Rosseto,Aloysio Junior, Gilceia Prando e SergioTristão.

Banestes sorteia pacote turísticoFoi no dia 12 de abril, às 9 horas, na loja de atendimento da Reta da Penha, o

sorteio do 3º Pacote Turístico da Campanha Super Verão 2007, da Banestes Segu-ros. A Irará Administradora e Corretora de Seguros foi a vencedora do prêmio, umaviagem comtudo pagopara qualquerlugar do Brasil.

O diretor-presidente daBanestes Segu-ros, Paulo Ricar-do Meinicke,acompanhoujunto com funci-onários da segu-radora e corre-tores de seguroso sorteio.

EmergenteEntre os três principais países chama-

dos emergentes (Brasil, Índia e China), onosso país é a melhor escolha para as se-guradoras internacionais que pretendeminvestir em seguro de vida. O analista deRiscos do IRB Brasil Re, Osvaldo Haruo Naki-ri, diz que as corporações levam em consi-deração alguns “pré-requisitos”, como opróprio desempenho do setor e a infra-es-trutura básica existente no país.

Page 17: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

17www.sincor-es.com.br

Life vence copa Unimed VitóriaA Life Vitória Corretora de Seguros foi

a vencedora da 1ª Copa Unimed Vitó-ria de Novas Vendas, realizada em 2006.

O prêmio foi um Celta zero quilôme-tro, entregue aos corretores LeonardoBergamini e Sergio Menezes, sócios dacorretora, no dia 31 de março, duranteo 2º Encontro de Negócios UnimedVitória.

Na foto, os ganhadores ao lado dodiretor de Mercado e do gerente deNegócios da Unimed Vitória, respecti-vamente, Luiz Carlos Paier e LeonardoSalgueirinho.

A Life Vitória é a responsável pelaadministração do plano de saúde doscorretores associados ao Sincor-ES.

A Porto Seguro criou coberturas específi-cas para o segmento de bares e restauran-tes, com o objetivo de proteger estabeleci-mentos, funcionários e clientes.

O lançamento do novo produto foi nodia 11 de abril, no Iate Clube, na Praia doCanto, e contou com a presença da con-sultora de Desenvolvimento de Produtos da

Porto Seguro lança novo produtoseguradora, Odila Corvino.

O Porto Seguro Bares e Restaurantesconta com coberturas básicas, com cober-turas opcionais e coberturas especiais, alémde um pacote de serviços, como mão-de-obra especializada para reparos em portase fechaduras, reparos elétricos, desentupi-mento e serviços de vigilância e telefonia,

chaveiro, dentre outros.Entre as coberturas especiais, o cliente

que contratar o seguro vai contar com co-berturas para utensílios de cozinha, respon-sabilidade civil, que abrange fornecimentode bebidas e alimentos e contaminação edeterioração de mercadorias e ambientesfrigorificados.

Page 18: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

18www.sincor-es.com.br

S O C I A LPOR: BORIS NAJACK

HomenagemO CVG-Rio promoveu almoço em ho-

menagem ao presidente do Sincor-RJ, Hen-rique Jorge Duarte Brandão, por sua reelei-ção para o cargo. Na ocasião o homena-geado proferiu a palestra “Solvência demercado”.

Curtas- A Protege Corretora de Seguros com-pletou 15 anos de existência e a RevistaSincor-ES parabeniza o corretor de se-guros Elizeu Augusto de Oliveira.- O presidente do Sincor-ES, José Rômuloda Silva, parabeniza, em nome de to-dos os associados, o comandante do 38ºBatalhão de Infantaria, tenente coronelJosé Otávio Gonçalves, pelos 156 anosda organização militar e pelos 359 anosdo Exército Brasileiro.

Novos AcadêmicosTomaram posse em cerimônia, no dia 16 de março, no Palácio

dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, novos mem-bros da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP).Dois deles são presidentes de sindicatos de Corretores de Seguros:Lucio Cunha (Sincor-MA) e Dorival Alves de Sousa (Sincor-DF).

PremiaçãoFábio Caiado

Costa dos Santos,na foto com o presi-dente do Sincor-ES,José Rômulo da Sil-va, e o superinten-dente da Tókio Ma-rine/Real Seguros,José Bento MartinsJunior, foi um dosnovos corretorespremiados na festade formatura dosnovos corretores deseguros capixabas. Ele recebeu da Tókio uma TV de 29 polegadas. Na mesma soleni-dade, o corretor Robinson Carlos Torres ganhou um microcomputador da SulAmericaSeguros que foi entregue pelo diretor Carlos Alexandre.

Cheia de charme e estilo,Flávia Santana Bello veio aomundo no dia 16 de marçopara mostrar que a vida podeser maravilhosa. A princesinhaé neta de Gloria e LeovigildoJosé Bello.

Cheia decharme

Os diretores do Sincor-ES Nicolau Cala-brez e JoséAlexandre Cid Pinto, Antônio JoséAlvarenga Imperial, Pedro de Paula Pinto,Neudon de Almeida Valadão e o diretor daBanestes Seguros, Fernando Rodrigues deAzevedo, estiveram no Rio em 29 de marçopara prestigiar o lançamento nacional doXV Congresso Nacional de Seguros.

Lançamento

Antônio José A. Imperial, Pedro de Paula Pinto e José Romuloda Silva, marcaram presença na solenidade

Page 19: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

19www.sincor-es.com.br

A R T I G O S

Métodos Alternativosde Solução de Conflitos

(Continuação - parte VI)

* Juiz de Direito aposentado, presidente do InstitutoCapixaba de Mediação e Arbitragem (ICMA) earbitro da Camaseg.

Na seqüência do estudo das variações possíveis para aresolução não- adversarial das controvérsias que naturalmen-te decorrem do convívio em sociedade, podemos dispor dos“Expertos Especiales”.

Trata-se de um procedimento informal através do qual aspartes, em prévio e comum acordo e com a aquiescência e adevida aprovação do juiz, selecionam um terceiro neutro parainvestigar os fatos.

O resultado do procedimento investigatório não tem o con-dão de necessariamente ou de forma obrigatória vir a estarvinculado ao processo que está sendo submetido ao crivo ofi-cial do órgão judicante. Entretanto, deve ficar esclarecido quepode vir a ser admitido pela Corte.

Tal circunstância ocorre naturalmente em acolhimento aoprincípio da boa-fé e da liberdade contratual ao respeitar-seaquilo que previamente restou pactuado, tudo de conformi-dade com a previsão agasalhada pela legislação civil pátria.

Esta prática pode ser muito útil para resolver assuntos com-plexos, científicos, técnicos, sociológicos e econômicos que exi-gem investigação empírica e análise de especialistas. No Tribu-nal, a prova de tais questões é muito difícil, dispendiosa e exigelapso temporal muito grande para obter-se o resultado.

Assim, usar “experts”, tais como pessoas com formação es-pecializada no tema sob análise, pode facilitar e induzir a umaconciliação mais rápida e justa, que, na verdade, é o quetodos buscam, e deve sempre se constituir no alvo permanentequando estão em jogo interesses divergentes.

Dispõem-se também do método da “Avaliação Prévia Im-parcial”, onde as partes apresentam o seu problema com seusadvogados a terceiros imparciais, cujo papel é desempenha-do por advogados ou juízes aposentados, os quais serão in-cumbidos da avaliação do caso e, após acurado exame ecircunstanciosa análise embasada em anos de consolidadaexperiência, emitem pronunciamento sobre as possíveis conse-qüências jurídicas.

Esta opinião não vincula as partes e pode ser utilizada emuma última entrevista para se chegar a um acordo, que ense-jará encerrar a demanda.

Alfredo Ferreira Pereira*

Fico literalmente apavorado quando uma coisa precisa serfeita com urgência e alguém diz: “Deixe comigo!”. É a maior ga-rantia de que nada será feito! Todo mundo já passou pela expe-riência de ter confiado uma tarefa a alguém que, na frente detodos, disse em alto e bom som: “Deixe comigo!”, e verificar, tem-pos depois, que ela nem sequer foi iniciada, quanto menos feita.

Essas pessoas são as maiores enganadoras que existem. Elassabem que não farão sequer um mínimo de esforço em direção àtarefa com a qual se comprometeram. O comprometimento de-las termina no exato instante em que nos impressionamos com aassertiva “Deixe comigo!”.

Meu conselho é: livre-se desses caras-de-pau! Um membro deum clube de serviço me contou que um dos companheiros assu-mia todas as tarefas publicamente, nas reuniões. Não fazia nadado que havia prometido. Outras pessoas acabavam por fazer. Eele, que publicamente prometeu, recebia os agradecimentos dacomunidade. Foi expulso do clube.

Um diretor de empresa me disse que tinha um gerente exata-mente assim. Para tudo ele dizia: “Deixe comigo!”. Todos ficavamimpressionados com sua capacidade de assumir tarefas nas reu-niões de gerência. Terminada a reunião, ele simplesmente “se es-quecia” do que havia se comprometido a fazer. Foi demitido.

Pense em seus colegas de trabalho. Quantas vezes você acre-ditou que eles iriam ajuda-lo quando disseram “deixe comigo!” enada fizeram? Quantas vezes isso já aconteceu com você? Quan-tos profissionais e até amigos você conhece que assumem tarefasque não cumprem, dando as mais esfarrapadas desculpas? Li-vre-se dessas pessoas! Lembre-se do conselho de Ciro Pelicano:“Se alguém lhe disser ‘deixe comigo!’, invente a mais absurdadesculpa, mas não deixe com ele”.

Pense nisso. Sucesso!

Deixa ComigoLuiz Marins*

* Antropólogo eprofessor

Foto retirada da internet

Page 20: 1  · 2007-04-26 · 3 S U M Á R I O 04 Notícias do Sincor 09 Sala de visitas 12 Parceria Existem 4 coisas na vida que não se recuperam... B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

20www.sincor-es.com.br