1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

17
1 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

Transcript of 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

Page 1: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

1 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

Page 2: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

2 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

Simulado Especial 8º Simulado PCDF Agente

Nome: ___________________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE O SIMULADO EXCLUSIVO

1 – Este simulado conta com questões focadas no concurso da PCDF para Agente de Polícia Civil;

2 – A prova contém 120 itens que abordam conhecimentos cobrados no edital do concurso;

3 – As questões são inéditas e foram elaboradas pelos nossos professores com base no perfil da banca organizadora CESPE/CEBRASPE, com assertivas para serem valoradas como “certo” ou “errado”.

4 – Este PDF foi enviado por e-mail, disponibilizado na área do aluno e em um artigo publicado no blog do Estratégia Concursos;

5 – Os participantes têm das 8:30 às 13:00 para responder às questões e preencher o Gabarito Eletrônico;

6 – O link para preencher o formulário com seu gabarito está localizado na última página deste PDF;

7 – O Gabarito do Simulado e o Ranking Classificatório com nota serão divulgados no blog do Estratégia Concursos.

8 – Esse simulado é uma autoavaliação! Você mesmo(a) vai corrigir, a partir do padrão de respostas disponível na área do aluno.

PREENCHA SEU GABARITO NO LINK - http://bit.ly/Simulado-PCDF-Agente-29-08-20

Page 3: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

3 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

PORTUGUÊS Janaina Arruda

Texto I

A interferência do homem é capaz de acelerar em milhares de anos os processos naturais de mudanças climáticas e trazer graves consequências à vida na Terra. Se nada for feito, daqui a um século poderemos viver em um ambiente de catástrofe. Essa é a principal conclusão dos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças no Clima (IPCC), grupo de mais de 3.000 cientistas que, desde 1991, vem publicando documentos conclusivos sobre o tema. Há fatores que afetam naturalmente o clima, mas, quanto a eles, a dinâmica do planeta, bem como todas as formas de vida, tem condições de se adaptar.

O problema é que a interferência do homem em diversos aspectos da natureza está acelerando esse processo de tal forma que a Terra não consegue acompanhar. Fenômenos, como a elevação da taxa de emissões de CO² na atmosfera, que levariam milhares de anos para ocorrer naturalmente de forma significativa, têm, com a mão do ser humano, possibilidade de atingir picos incontroláveis em poucas décadas, sem que a vida na Terra consiga se adaptar.

Se a temperatura não parar de subir, daqui a cerca de 100 anos estaremos correndo o risco de enfrentar tormentas e furacões. A elevação do nível dos oceanos, consequência do aquecimento global, pode levar ao desaparecimento pequenos países de topografia baixa. O mar pode invadir grandes cidades litorâneas e se misturar com fontes de água potável, salinizando-as. Águas provenientes do derretimento dos picos das montanhas geladas poderão invadir vales e cidades. Temperaturas mais altas podem elevar o número de regiões expostas a doenças tropicais, exigindo investimentos bem maiores em saúde.

Karen Gimenez. As 30 maiores descobertas da ciência. In: Superinteressante, set./2004, p. 34 (com adaptações).

01. A adaptação da vida na Terra acontece de forma natural, seja por meio de processos naturais, seja por meio da interferência do homem.

02. Infere-se do texto que a interferência humana pode gerar danos ao meio ambiente e à própria vida humana no planeta.

03. De acordo com o texto, existe a possibilidade de a Terra não conseguir acompanhar as mudanças impulsionadas pelas ações do homem.

04. O uso da crase em “A interferência do homem é capaz de acelerar em milhares de anos os processos naturais de mudanças climáticas e trazer graves consequências à vida na Terra” se justifica pela regência de “consequências”, uma vez que esse termo necessita de preposição para introduzir seu complemento.

05. A forma verbal “vem publicando”, presente no primeiro parágrafo, indica que as publicações realizadas pelos cientistas se estendem pelo tempo, em um processo contínuo.

06. A palavra “tema”, presente no terceiro período do primeiro parágrafo, retoma por coesão lexical a expressão “interferência do homem”, presente no primeiro período.

07. A palavra SE em “tem condições de se adaptar”, no final do primeiro parágrafo, impossibilita a identificação do sujeito da ação.

08. No trecho “Há fatores que afetam naturalmente o clima, mas, quanto a eles, a dinâmica do planeta, bem como todas as formas de vida, tem condições de se adaptar”, a expressão destacada introduz uma comparação entre o clima e as formas de vida.

09. “O problema é que a interferência do homem em diversos aspectos da natureza está acelerando esse processo de tal forma que a Terra não consegue acompanhar”. No trecho apresentado existe uma ideia consecutiva.

10. O verbo “têm” no segundo parágrafo está no plural por estabelecer concordância com o termo “Fenômenos”, presente no mesmo período.

11. As estruturas “com a mão do ser humano” e “sem que a vida na Terra consiga se adaptar”, no segundo parágrafo, apresentam o mesmo valor sintático, com diferenças apenas em suas circunstâncias e composição.

Page 4: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

4 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

12. “Águas provenientes do derretimento dos picos das montanhas geladas poderão invadir vales e cidades”. A palavra destacada no trecho pode ser substituída por “oriunda”, mantendo-se o sentido original e a correção gramatical.

Texto II

Modernidade é garantir a todos os habitantes do país um padrão de vida compatível com o pleno exercício dos seus direitos democráticos. Por isso, é fundamental dar mais valor a um modelo de desenvolvimento que assegure a toda a população trabalho, alimentação, moradia, escola, hospital, transporte coletivo, bibliotecas, parques públicos. Modernidade é sistema judiciário eficiente e democrático; são instituições sólidas e confiáveis; é controle social das decisões econômicas.

É assegurar a autonomia da nação, garantindo que as decisões mais importantes sobre o desenvolvimento da economia sejam tomadas dentro do próprio país. Um programa assim é preferível ao modelo de modernização acelerada que quer introduzir no país o último grito da tecnologia, mas que exclui a maioria da população, condenando-a ao empobrecimento e à ignorância.

Plínio de Arruda Sampaio. O Brasil em construção. In: Márcia Kupstas. Op. cit., p. 129.

13. O texto apresenta-se claramente como argumentativo, em decorrência do posicionamento do autor quanto à temática.

14. Infere-se do texto que o sentido de modernização pode ser entendido como um conjunto de elementos que fazem parte da experiência de qualquer cidadão.

15. As similitudes entre o padrão de modernização tecnológica acelerada e o padrão de modernização democrático são ressaltados pelo texto.

16. A inserção de vírgula após a palavra “desenvolvimento” no segundo período do texto modifica as relações de sentido desse termo no contexto de uso.

17. O trecho “É assegurar a autonomia da nação, garantindo que as decisões mais importantes sobre o desenvolvimento da economia sejam tomadas dentro do próprio país” pode ser reescrito, mantendo a

correção gramatical e o sentido original, da seguinte forma: É preciso assegurar a autonomia da nação, e garantir que as decisões mais importantes sobre o desenvolvimento da economia sejam tomadas dentro da própria nação.

18. As expressões “autonomia da nação” e “último grito da tecnologia”, no segundo parágrafo, têm a mesma função sintática.

19. O verbo “introduzir”, presente no segundo parágrafo, completa o sentido do verbo “quer”, que o antecede, ambos na sua forma reduzida.

20. O verbo “exclui”, no último período do texto, está no singular por concordar com a referência do núcleo do sujeito, também no singular, sua alteração para o plural causaria erro para a estrutura gramatical.

INGLÊS Andrea Belo

Texto para questões 21 a 25

How big is China’s economy? Let the Big Mac decide.

America’s economy did not exceed China’s in size until the 1880s, according to the Maddison Project at the University of Groningen. The two now rival each other again. Because China’s workers are 4.7 times as numerous as America’s, they need be only a fraction as productive to surpass America’s output. No fewer than 53 countries would already have a bigger gdp than America if they were as populous as China.

In 2019 China’s workers produced over 99trn yuan-worth of goods and services. America’s produced $21.4trn-worth. (…)

(The Economist: July 18th,2020)

On the previous text and the vocabulary used in it, judge the items below:

21. In the text, the word “exceed” can be replaced by “outstrip” without changing the meaning

Page 5: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

5 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

22. The word “rival” is used to express that two countries compete.

23. In the text, the word “numerous” can be replaced by “scarcing”

24. In the text, “surpass” is used as another way to say something similar to overpass

25. The word “goods” is used in the same meaning as equipments.

CONHECIMENTOS SOBRE O DISTRITO FEDERAL

Leandro Signori

Com relação aos aspectos históricos, geográficos, políticos, econômicos, étnicos e sociais do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE-DF), julgue os próximos itens.

26. Com a missão de impulsionar a ocupação demográfica e econômica da região central do país, Brasília tornou-se um polo de desenvolvimento da sua região de influência e também da região Centro-Oeste.

27. O projeto de construção de Brasília com a transferência da sede do poder político para um ponto central do Brasil sofreu críticas e oposições de vários segmentos políticos.

28. A falta de uma maior diversificação produtiva e ocupacional no DF e de uma distribuição de renda menos desigual não impediu a formação de um expressivo mercado consumidor nessa unidade federativa.

LODF Rosenval Júnior

29. De acordo com a LODF, são princípios institucionais da Polícia Civil unidade, divisibilidade, legalidade, moralidade, impessoalidade, hierarquia funcional, disciplina e unidade de doutrina e de procedimentos.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

Marcos Girão

Com referência ao Regimento Interno da Polícia Civil do Distrito Federal, julgue os itens subsecutivos.

30. No Conselho Superior da Polícia Civil do Distrito Federal há membros natos e membros escolhidos. É correto afirmar que dentre os membros natos há um Ex-Diretor-Geral e um Ex-Corregedor Geral da PC DF e que ambos farão parte do Conselho até que completem o tempo regular para a aposentadoria.

31. No âmbito da PC DF, a Divisão de Coleta, Análise e Difusão de Informações compõe a estrutura administrativa da Coordenação de Repressão a Drogas (CORD), unidade orgânica de coordenação diretamente subordinada ao Departamento de Atividades Especiais.

32. Situação Hipotética: João Loque, Agente de Polícia da PC DF, cometeu infração penal quando no exercício de suas atividades policiais. Assertiva: Conforme o Regimento Interno da PC DF, neste caso, é a Diretoria-Geral da Corporação a unidade responsável por apurar, com exclusividade, a infração penal cometida pelo servidor.

33. Sem prejuízo das providências preliminares efetivadas pelas Delegacias Circunscricionais onde houver ocorrido a conduta delituosa, é atribuição da Delegacia de Repressão a Sequestro planejar, coordenar e executar, em todo o Distrito Federal, as atividades de polícia judiciária e de apuração, tão logo tenha conhecimento, das infrações penais de sequestro e cárcere privado, roubo com restrição de liberdade da vítima em concurso com extorsão, extorsão, extorsão mediante sequestro, subtração de incapazes e desaparecimento de pessoas, quando houver indício da prática de qualquer um dos delitos anteriormente referidos.

Page 6: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

6 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

34. Situação hipotética. Jeanjaquis Russô é policial da Polícia Civil do Distrito Federal. Ele tem como algumas de suas atribuições investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais e executar intimações, notificações ou quaisquer outras atividades julgadas necessárias ao esclarecimento de atos ou fatos sob investigações. Assertiva. É seguro afirmar que o Russô é Agente de Polícia da PC DF.

Considere a Lei Federal n° 4.878/65 para analisar os próximos itens:

35. Não está errado afirmar que por desobediência ou falta de cumprimento dos deveres o funcionário policial será punido com a pena de repreensão. É correto ainda dizer que tal pena será agravada em caso de reincidência.

36. A suspensão preventiva, que não excederá de noventa dias, será ordenada pelo Diretor-Geral do Departamento Federal de Segurança Pública ou pelo Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, conforme o caso, desde que o afastamento do funcionário policial seja necessário, para que este não venha a influir na apuração da transgressão disciplinar. Destaca-se, no entanto, que nas faltas em que as penas aplicáveis sejam a de suspensão por mais de 60 (sessenta) dias e a de demissão, o funcionário poderá ser afastado do exercício de seu cargo, em qualquer fase do processo disciplinar, até decisão final.

Conforme a Lei nº 9.264/1996, julgue os itens.

37. A Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal é de nível superior e compõe-se dos cargos de Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Datiloscopista Policial, Agente Policial de Custódia e Delegado de Polícia.

38. Com as mudanças legislativas ocorridas no últimos anos na Lei Federal nº 9.264/96, a cessão dos integrantes das carreiras da PC DF passou a ter algumas regras específicas. Uma dessas regras estabelece que a cessão desses servidores pode ocorrer para um Estado da federação, desde que para o exercício de cargo de Secretário de Estado ou

para o exercício de cargo em comissão cuja remuneração seja igual ou superior à de cargo DAS-101.4 ou equivalente.

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO Guilherme Neves

A respeito de lógica proposicional, julgue o item que se segue.

39. Se P, Q e R forem proposições simples e se ~𝑅 indicar a negação da proposição R, então, independentemente dos valores lógicos V = verdadeiro ou F = falso de P, Q e R, a proposição 𝑃 → 𝑄 ∨ (~𝑅) será sempre V.

40. Se a proposição ~𝑃 → [𝑄 ∨ 𝑅] for verdadeira, será também verdadeira a proposição ~[𝑄 ∧ 𝑅] →𝑃.

41. A sentença “Meu filho, levante-se e vá estudar.” é uma proposição composta.

42. Se P e Q forem proposições simples, então a proposição composta 𝑄 ∨ (𝑄 → 𝑃) é uma tautologia.

43. Independentemente dos valores lógicos V ou F atribuídos a P e Q, o valor lógico de [𝑃 → 𝑄] ∧ 𝑃 será sempre V.

44. Guilherme foi a uma loja comprar cerveja longneck e havia 3 marcas disponíveis. Se Guilherme quer comprar 5 garrafas de cerveja, então o número de maneiras distintas de se formar o pacote de 5 garrafas é inferior a 25.

Considerando um grupo formado por 5 pessoas, julgue os itens a seguir.

45. Há 24 modos de essas 5 pessoas se posicionarem em torno de uma mesa redonda.

Page 7: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

7 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

46. Se, nesse grupo, existirem 2 crianças e 3 adultos e essas pessoas se sentarem em 5 cadeiras postadas em fila, com cada uma das crianças sentada entre 2 adultos, então, haverá 12 modos distintos de essas pessoas se posicionarem.

47. Caso essas 5 pessoas queiram assistir a um aulão do Estratégia, mas só existam 3 ingressos disponíveis e não haja prioridade na escolha das pessoas que irão assistir ao aulão, essa escolha poderá ser feita de 20 maneiras distintas.

48. Um hospital tem três médicos e cinco enfermeiras. O número de diferentes equipes de plantões com cinco profissionais que podem ser formadas contendo no mínimo um médico é superior a 50.

49. Para uma premiação, dois funcionários de uma empresa serão sorteados aleatoriamente entre quatro candidatos: dois do departamento A e dois do departamento B. A probabilidade de os dois funcionários sorteados pertencerem ao mesmo departamento é igual a 1/6.

50. Dois dados são jogados. A probabilidade de que o produto dos dois números sorteados seja maior do que 12 é superior a 1/3.

DIREITO CONSTITUCIONAL

Adriane Fauth

51. A respeito dos direitos fundamentais, julgue o item que se segue.

Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural. Trata-se de ação de natureza civil, podendo ser impetrada contra atos administrativos e judiciais.

52. A respeito dos direitos fundamentais, julgue o item:

Joana possui uma propriedade que, nos termos da lei, cumpre sua função social. Nesse caso tal situação não impede que o Estado efetue a desapropriação da referida propriedade, por necessidade, utilidade pública, ou por interesse social.

53. A respeito dos direitos fundamentais, julgue o item.

João, pintor, possui diversas obras autorais que lhe trouxeram grande retorno financeiro. De acordo com a Constituição Federal, João possui direito vitalício de utilização de suas obras, sendo tal direito igualmente transmissível aos seus herdeiros, também de forma vitalícia.

54. No que se refere ao direito à nacionalidade, julgue:

Ronaldo, ginasta brasileiro profissional, mudou-se para o país X com o intuito de treinar para as Olimpíadas. Caso o país X exija a naturalização de Ronaldo como condição de permanência em seu território, a Constituição permite que ele, nesse caso, adquira a nacionalidade correspondente sem que haja a perda da nacionalidade brasileira.

55. Acerca dos partidos políticos, julgue o item a seguir:

Os partidos políticos poderão utilizar recursos do fundo partidário e ter acesso gratuito ao rádio e à televisão, se cumprirem, alternativamente, dois requisitos: obtenham, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 3% (três por cento) dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 2% (dois por cento) dos votos válidos em cada uma delas; ou tenham elegido pelo menos quinze Deputados Federais distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação.

Page 8: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

8 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

56. Em relação ao direito sociais e dos trabalhadores, julgue:

Tício, de 14 (quatorze) anos de idade, está impedido de exercer qualquer trabalho, ofício ou profissão, inclusive na condição de menor aprendiz.

57. Referente à segurança pública, julgue:

As polícias do Distrito Federal se submetem a um regime jurídico híbrido, na medida em que são subordinadas ao Governador do DF, mas estão sujeitas à disciplina fixada em lei federal quanto aos seus vencimentos.

DIREITO PENAL Antônio Pequeno

58. Acerca de aplicação da lei penal, julgue o próximo item.

Segundo o princípio da extraterritorialidade, se uma pessoa comete latrocínio em embarcação brasileira mercante em alto-mar, aplica-se a lei brasileira.

59. Considere a seguinte situação hipotética.

A bordo de um avião da Força Aérea Brasileira, em sobrevoo pelo território americano, Gamarra, cidadão chileno, disparou dois tiros contra Daniel, cidadão uruguaio, no decorrer de uma discussão. Contudo, em virtude da inabilidade de Gamarra no manejo da arma, os tiros atingiram Hermano, cidadão argentino que também estava a bordo. Nessa situação, em decorrência do princípio da Extraterritorialidade, aplicar-se-á a lei penal brasileira.

60. O homicídio, o tráfico de pessoas e a lesão corporal são classificados como crimes contra a pessoa.

61. Em conformidade com o art. 129, §2º, do Código Penal, julgue o item que se segue.

A incapacidade permanente para o trabalho, a enfermidade incurável e a perda ou inutilização de membro, sentido e(ou) função, como resultado de lesão corporal, são consideradas gravíssimas.

62. Tendo como referência a jurisprudência sumulada dos tribunais superiores, julgue o item a seguir, acerca de crimes, penas, imputabilidade penal, aplicação da lei penal e institutos.

Na hipótese de tentativa de subtração patrimonial e morte consumada, o agente responderá pelo crime de latrocínio consumado.

63. Depois de adquirir um revólver calibre 38, que sabia ser produto de crime, Clodoaldo passou a portá-lo municiado, sem autorização e em desacordo com determinação legal. O comportamento suspeito de José levou-o a ser abordado em operação policial de rotina. Sem a autorização de porte de arma de fogo, Clodoaldo foi conduzido à delegacia, onde foi instaurado inquérito policial.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

A receptação praticada por Clodoaldo consumou-se a partir do momento em que ele adquiriu o armamento.

64. Astrobaldo, funcionário público de determinado cartório de Tribunal de Justiça, após apropriar-se de objeto que tinha a posse em razão do cargo que ocupava, é convencido por sua esposa a devolvê-lo no dia seguinte, o que vem a fazer, comunicando o fato ao seu superior, que adota as medidas penais pertinentes. Diante desse quadro, é correto dizer que deverá Astrobaldo responder pelo crime de peculato consumado, com a redução de pena pelo arrependimento posterior.

65. Carla, servidora pública chefe de determinada repartição, ao notar que seu subordinado Bruno, também servidor público, praticou uma infração no exercício do cargo, deixa de responsabilizá-lo por indulgência. Carla, com seu comportamento, praticou, em tese, o crime de condescendência criminosa.

Page 9: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

9 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

66. Ortega, funcionário público do Tribunal de Justiça, em dificuldades financeiras, para satisfazer um interesse pessoal de comprar um aparelho de telefonia celular novo, exige R$1.500,00 de parte em processo judicial para apresentar manifestação favorável a ela. A parte, porém, inconformada com a conduta do funcionário, de imediato informa o fato ao juiz de direito titular da Vara vinculada ao seu processo. De acordo com a situação hipotética, a conduta de Ortega configura crime de concussão, na forma consumada.

DIREITO PROCESSUAL PENAL Fernando Beerra

67. A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, exigindo reiteração dos atos realizados sob a vigência da lei anterior.

68. O requerimento apresentado pelo ofendido visando instauração de Inquérito Policial, obrigatoriamente, deve conter, dentre outros elementos, a narração do fato, com todas as circunstâncias.

69. Da lavratura do auto de prisão em flagrante deverá constar a informação sobre a existência de filhos, respectivas idades e se possuem alguma deficiência e o nome e o contato de eventual responsável pelos cuidados dos filhos, indicado pela pessoa presa.

70. Quando o fato for de difícil elucidação, e o indiciado estiver solto, a autoridade poderá requerer ao juiz a devolução dos autos, para ulteriores diligências, que serão realizadas no prazo indicado pela autoridade policial.

71. Quando o fato for praticado em presença da autoridade, ou contra esta, no exercício de suas funções, constarão do auto a narração deste fato, a voz de prisão, as declarações que fizer o preso e os depoimentos das testemunhas, sendo tudo assinado pela autoridade, pelo preso e pelas testemunhas e remetido imediatamente ao juiz a quem couber

tomar conhecimento do fato delituoso, se não o for a autoridade que houver presidido o auto.

72. Quando o acusado se recusar a assinar, não souber ou não puder fazê-lo, o auto de prisão em flagrante será assinado por uma testemunha, que tenha ouvido sua leitura na presença do preso, e certificado tal fato pelo escrivão.

73. A prisão domiciliar consiste no recolhimento do indiciado ou acusado em sua residência ou unidade hospitalar, só podendo ausentar-se com autorização judicial.

74. O processo perante o Juizado Especial orientar-se-á pelos critérios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando sempre a reparação dos danos sofridos pela vítima e a aplicação de pena não privativa de liberdade.

75. A homologação da transação penal prevista no artigo 76 da Lei 9.099/1995 faz coisa julgada material e, mesmo descumpridas suas cláusulas, não se pode retomar a situação anterior, impossibilitando-se ao Ministério Público a continuidade da persecução penal mediante oferecimento de denúncia ou requisição de inquérito policial.

DIREITOS HUMANOS Lilian Novakoski

Julgue as assertivas sobre Direitos Humanos

76. Direitos Humanos são conceituados pela doutrina contemporânea como aqueles direitos essenciais a dignidade humana e, em geral, explanando uma faculdade de exigir de outro, que pode ser o Estado ou particulares, uma determinada obrigação, como o direito-liberdade, que gera o dever de prestação de outrem.

77. Os direitos políticos e sociais, no Brasil, são considerados direitos fundamentais.

Page 10: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

10 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

78. A concepção contemporânea dos direitos humanos surgiu com o término da Primeira Grande Guerra Mundial, com a criação da Liga das Nações para garantia da Paz e de Direitos Humanos e liberdades fundamentais a todos, sem qualquer distinção, sendo considerado um marco na Internacionalização dos Direitos Humanos.

79. Os Direitos Humanos possuem estrutura normativa aberta, o que significa afirmar que teremos maior incidência dos princípios que normas.

Sobre os Direitos Humanos e a Constituição, julgue o item:

80. Conforme a maneira como são internalizados, os tratados internacionais sobre direitos humanos podem receber status normativo-hierárquico constitucional ou supralegal.

81. Os tratados internacionais sobre direitos humanos serão assinados pelo Presidente da República e aprovados pelo Congresso Nacional, quando passam a ter validade internamente no Brasil.

82. O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional, cuja criação tenha manifestado adesão.

83. No caso de duas normas, uma do sistema internacional e outra do sistema interno de proteção dos direitos humanos, conflitarem, aplica-se a norma mais benéfica a pessoa.

INFORMÁTICA Ranielison Passos

Analisando conceitos sobre redes de comunicação e telecomunicações em rede, julgue as assertivas abaixo.

84. A conexão privada por VPN é considerada uma forma segura de comunicação, pois além dos vários protocolos de segurança utilizados também existem elementos criptográficos para proteção de arquivos e informações.

85. A imagem acima exibe um cabo do tipo Coaxial, que é utilizado em redes de computadores para transmissão de dados. Analisando sua composição, é corretor inferir que o fio de nylon central, denominado condutor, é o responsável pela transmissão dos dados em rede.

Sobre noções de vírus, Worms, pragas virtuais e aplicativos para segurança, julgue os itens a seguir.

86. Na implementação de Firewall de rede através de Hardware é correto conceituar esse elemento como Appliance, um equipamento físico que possui um programa instalado nativamente para operação de segurança.

87. Durante o processo de verificação de classificação de malwares, as ferramentas de antivírus podem gerar ocorrências de Falso-Negativo e Falso-Positivos, respectivamente, atribuindo o valor de um malware como arquivo legitimo e um caracterizando um arquivo legitimo como malware.

Em consideração as ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisas e de redes sociais, avalie as asserções abaixo e classifique os itens.

88. Durante o acesso a página http://www.gatospeladosnaweb.com.br, o professor William Notário identificou durante a compra do pacote de acesso premium que o site era desprotegido para inserção de dados pessoais. Para transpor essa fragilidade à segurança ele poderá clicar na barra de endereços e incluir no início da URL o termo HTTPS no lugar de HTTP.

Page 11: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

11 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

89. A imagem acima foi retira durante o acesso ao site de buscas Google. Considerando o item apresentado na caixa de pesquisa, o motor de buscas irá apresentar o resultado da operação fatorial do número 20, além de páginas web que apresentam a informação pesquisada.

Sobre os fundamentos da computação em organização e arquitetura de computadores, componentes de um computador (hardware e software), sistemas de entrada, saída e armazenamento, julgue os itens a seguir.

90. O Chipset é um Hardware acoplado à placa mãe e encontrado em computadores pessoais convencionais. Sua principal função é comunicar os elementos de hardware do computador com a placa de memória RAM.

91. A Unidade de Controle (UC) de um microprocessador é responsável por, dentre outras atividades, computar processos enviados à CPU, ou seja, é a unidade que realiza os cálculos de processamento, necessariamente.

Sobre Banco de dados, Base de dados, Documentação e Modelagem conceitual, analise os itens a seguir.

92. Em banco de dados o termo DADOS pode ser compreendido como pequenos elementos lógicos que ao serem organizados podem gerar uma informação.

93. No modelo de arquitetura ANSI/SPARC, em abstração de dados, o nível conceitual exibe processos mais simples sobre a visão do sistema de

banco de dados, geralmente relacionado aos usuários comuns de nível externo.

Sobre noções de mineração de dados, características e aprendizado de máquina, julgue o item a seguir.

94. Em processo de mineração de dados, a tarefa de OUTLIERS é descartada pela organização, pois não oferecem elementos importante para análises de dados ou tomadas de decisões.

Sobre noções de aplicação de linguagem Python e R, analise o item abaixo.

95. Ao ser executado o trecho de código a seguir, será retornado a sequência da lista de forma ordenada, do menor para o maior.

DIREITO ADMINISTRATIVO

Thállius Moraes

Acerca das regras atinentes à organização da Administração Pública, julgue o próximo item.

96. A descentralização administrativa consiste na repartição interna de competências de um ente da administração pública, com a finalidade de torna mais ágil e eficiente a prestação do serviço.

Considerando as disposições doutrinárias e jurisprudenciais acerca dos poderes da administração pública e dos atos administrativos, julgue as próximas assertivas.

97. A imperatividade é o atributo dos atos administrativos que permite à Administração Pública impor obrigações a terceiros, ainda que estas venham a contrariar interesses privados.

Page 12: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

12 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

98. A avocação, que reflete uma medida temporária e excepcional, é uma decorrência do poder hierárquico da Administração Pública.

Considerando as disposições da Lei 8.666/93, que trata das licitações públicas, analise a próxima assertiva.

99. É dispensável a licitação para a aquisição de determinado bem que seja fornecido por uma única empresa.

Considerando as regras adotadas no Direito brasileiro acerca do controle da Administração Pública e da responsabilidade estatal pelos atos praticados pelos seus agentes públicos, analise as próximas assertivas.

100. Em virtude do princípio da separação dos Poderes, nenhuma lei pode criar uma modalidade inovadora de controle externo que não esteja prevista constitucionalmente.

101. As entidades da administração indireta dotadas de personalidade jurídica de direito privado estão sujeitas à teoria do risco administrativo, de modo que respondem objetivamente pelos danos causados pelos seus agentes, nessa qualidade.

Levando em consideração as disposições previstas na Lei 8.112/90, que trata do regime jurídico único dos servidores públicos civis federais, analise a próxima assertiva.

102. Na hipótese de acumular ilicitamente dois cargos públicos, o servidor público federal estará sujeito à penalidade disciplinar de demissão.

CONTABILIDADE William Notário

103. A lei que regulamenta as Sociedades por Ações determina fazer parte das demonstrações contábeis, ao fim de cada exercício social, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração do resultado abrangente e a demonstração dos fluxos de caixa.

104. A empresa Ranieliçu Comércio de Produtos Eróticos Masculinos Ltda, que encerra seu exercício social no último dia do ano civil, contabilizou por duas vezes o mesmo fato contábil em 31/10/2019, caracterizando o erro de escrituração conhecido como duplicidade de lançamento. Esse erro só foi constatado no exercício seguinte. Os lançamentos foram feitos a débito de conta do resultado e a crédito de conta do passivo circulante. Em face dessa ocorrência, pode-se dizer que, no balanço patrimonial de 31/12/2019 o patrimônio líquido da empresa apresentou uma redução indevida.

105. O resultado do referido mês, conforme aplicação do regime de competência é um prejuízo de R$12.

106. A empresa Rani Comércio de Produtos Sexuais Masculinos Ltda adquiriu 500 unidades de um produto cilíndrico de silicone, ao custo unitário de R$ 20,00, pagando 15% de entrada e aceitando duplicatas pelo valor restante. A operação foi isenta de tributação. Do material comprado, 10% serão para consumo posterior da própria empresa e seu proprietário, Ranieliçu, e o restante, para revender. O registro contábil dessa transação é, tipicamente, um lançamento de quarta fórmula, e o fato a ser registrado é um Fato Administrativo Permutativo.

Considerando o disposto no Código Civil sobre o livro diário, julgue os itens a seguir.

107. A prescrição ou decadência dos atos consignados no diário não eximem o empresário e a entidade empresária da sua guarda por um prazo adicional de cinco anos.

Page 13: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

13 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

108. Antes de ser colocado em uso, o livro diário deverá ser autenticado no Registro Público de Empresas Mercantis, salvo disposição especial de lei.

dobradas.

A tabela a seguir mostra os dados extraídos do livro-razão da empresa Rani Biba Master Ltda, ao final do exercício, necessários para a elaboração do balancete de verificação.

111. Nessa situação, o montante dos saldos devedores, em reais, foi superior a 350.000 e inferior a 360.000.

A respeito das movimentações patrimoniais, julgue o item subsequente.

112. Insubsistência ativa e insubsistência do passivo são termos sinônimos e correspondem ao desaparecimento de um passivo, o que implica a geração de uma receita.

A partir da tabela precedente, que demonstra o balancete de verificação de uma entidade contábil no final de determinado exercício, julgue os próximos itens.

113. Se o balanço patrimonial for apurado a partir desse balancete de verificação, ele apresentará uma diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante de R$ 1.200.

114. O balancete em questão apresenta sete contas com saldo credor e seis contas com saldo devedor.

ESTATÍSTICA Guilherme Neves

Durante um período, decidiu-se analisar o comportamento do número de boletins de ocorrência registrados em uma delegacia. A tabela a seguir apresenta os resultados obtidos, sendo k a quantidade de dias em que não foram autuados processos.

Número de boletins de ocorrência

0 1 2 3 4 5 Total

Quantidade de dias

k 14 18 24 14 2 10k

Page 14: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

14 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

Com relação a esta tabela, julgue os itens a seguir.

115. A moda do número de boletins de ocorrência por dia é 24.

116. A média do número de boletins de ocorrência por dia é inferior a 2,5.

117. A mediana do número de boletins de ocorrência por dia é um número entre 2 e 3.

Com relação a estatística, julgue os itens seguintes.

118. Ao contrário da mediana amostral, a média aritmética é menos sensível à presença de valores extremos (ou valores atípicos ou outliers).

119. A mediana e maior que o 50º percentil.

120. Média, moda e mediana são medidas de variabilidade.

Page 15: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

15 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

Prova Discursiva Márcio Damasceno

[...]

Ao longo de 55 anos, os Estados usaram as “Regras Mínimas para o Tratamento de Presos” como um guia para estruturar sua Justiça e sistemas penais. Ocorre que essas regras nunca tinham passado por revisão até o ano passado, quando, finalmente, em 22 de maio de 2015, as Nações Unidas oficializaram novo quadro de normas, incorporando novas doutrinas de direitos humanos para tomá-las como parâmetros na reestruturação do atual modelo de sistema penal e percepção do papel do encarceramento para a sociedade. Editaram-se, pois, as chamadas Regras de Mandela.

O novo Estatuto levou em consideração instrumentos internacionais vigentes no país, como o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, o Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e a Convenção contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes e seu Protocolo Facultativo.

Além disso, observou quanto à necessidade de cuidado diferenciado, considerando a situação específica de crianças, adolescentes e mulheres submetidos à administração da justiça, em particular enquanto se encontram em situação de privação de liberdade, como está previsto nas Regras Mínimas das Nações Unidas para a Administração da Justiça, da Infância e da Juventude (Regras de Pequim), Diretrizes das Nações Unidas para a Prevenção da Delinquência Juvenil (Diretrizes de Riad), e nas Regras das Nações Unidas para a Proteção de Jovens Privados de Liberdade e Regras das Nações Unidas para o Tratamento de Mulheres Presas e Medidas Não Privativas de Liberdade para as Mulheres Infratoras (Regras de Bangkok).

A atualização das Regras Mínimas fornece-nos orientações atualizadas e muito mais precisas, com instruções exatas para enfrentar a negligência estatal, prestigiando a dignidade daqueles em situação de privação de liberdade para devolver-lhes a essência de seres humanos que são e, bem por isso, obrigam sejam respeitados, proteção contra qualquer espécie de tratamento ou castigo degradante ou desumano, acomodações razoáveis para pessoas com deficiências físicas e mentais, entre outras orientações.

Apesar de o Governo Brasileiro ter participado ativamente das negociações para a elaboração das Regras Mínimas e sua aprovação na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015, até o momento não está essa normativa repercutida em políticas públicas no país, sinalizando o quanto carece de fomento em nosso país a valorização das normas de direito internacional dos direitos humanos.

As Regras de Mandela podem e devem ser utilizadas como instrumentos a serviço da jurisdição e têm aptidão para transformarem o paradigma de encarceramento praticado pela justiça brasileira.

[...]

Com adaptações. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2019/09/a9426e51735a4d0d8501f06a4ba8b4de.pdf. Acesso em 27 de maio de 2020.

Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema.

EGRESSO DO SISTEMA CARCERÁRIO: ENTRE O ESTIGMA E A REINTEGRAÇÃO SOCIAL

Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

1. o estigma de ex-presidiário e as dificuldades para esse indivíduo reestabelecer sua dignidade perante a sociedade; [9,50 pontos]

2. como o Estado pode facilitar a reinserção social do egresso; [9,50 pontos]

3. colaboração da sociedade na reinserção social do egresso. [9,50 pontos]

Page 16: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

16 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

FOLHA DE RESPOSTA

Page 17: 1 8º Simulado Especial Concurso PCDF Agente 29/08/2020

17 8º Simulado Especial – Concurso PCDF Agente – 29/08/2020

Preencha o Gabarito

http://bit.ly/Simulado-PCDF-Agente-29-08-20

NÃO É ASSINANTE?

Confira nossos planos, tenha acesso a milhares de cursos e participe

gratuitamente dos projetos exclusivos. Clique no link!

https://bit.ly/Estrategia-Assinaturas

CONHEÇA NOSSO SISTEMA DE QUESTÕES!

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com

mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no

link e conheça!

https://bit.ly/Sistemas-de-Questões