1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

12
1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa: papéis. 1.2 Auditoria governamental segundo a INTOSAI 1.3 Auditoria interna segundo o IIA

Transcript of 1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

Page 1: 1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa: papéis. 1.2 Auditoria governamental segundo a

INTOSAI 1.3 Auditoria interna segundo o IIA

Page 2: 1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

Conceito Amplo de Auditoria Governamental

Auditoria governamental é um mecanismo de controle social visandoassegurar a accountability pública (obrigação de responder por umaresponsabilidade outorgada, com o compromisso de prestar contas daforma como usou essa responsabilidade).

Auditoria é o processo sistemático, documentado e independente dese avaliar objetivamente uma situação ou condição para determinar aextensão na qual critérios são atendidos, obter evidências quanto aesse atendimento e relatar os resultados dessa avaliação a umdestinatário predeterminado (Manual do TCU).

Page 3: 1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

Evolução

Segundo Franco e Marra, o surgimento e o progresso da auditoria, emtodos os países do mundo, são consequências dos seguintes fatores:

• o crescimento de empresas cuja complexidade e ramificações tornaramimpossível aos administradores controlar todos os atos de seussubordinados.

• o aparecimento, cada vez em maior número, de sociedades abertas.

• a utilização, sempre crescente, de capitais de terceiros por parte dasempresas, principalmente de financiamentos de entidades particularese empréstimos junto ao público.

• o crescimento da importância do imposto de renda – baseado noresultado do exercício - na receita pública de muitos países.

Page 4: 1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

Evolução

• o controle, cada vez maior, do Poder Público sobre as empresasparticulares e entidades que exercem atividades relacionadas com ointeresse público.

• a exportação de capitais, ou seja, a instalação de subsidiárias deempresas multinacionais, exigindo a fiscalização e o controle dasatividades dessas subsidiárias. Igualmente, a associação demultinacionais com empresas locais, gerando o interesse dasalienígenas em controlar seu investimento.

Page 5: 1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

1) (Auditor/FUB/CESPE/2013) A função precípua da auditoria é adetecção de fraudes com base nos registros contábeis e nadocumentação existente na entidade. A obtenção de informaçõesde terceiros e o caráter preventivo das ações realizadas pelaauditoria são o efeito residual e aleatório de sua atuação.

2) (Auditor/FUB/CESPE/2013) A origem da auditoria nas empresasestá associada ao aumento de seu tamanho e à sua expansãogeográfica, circunstâncias que favoreceram o surgimento deadministradores profissionais, que não se confundem com ospróprios acionistas.

Page 6: 1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

3) (Auditor/TELEBRAS/CESPE/2015) Auditoria é um processosistemático em que o auditor procura avaliar se as evidênciasencontradas produzem informação convergente com os critériospreestabelecidos e se essas evidências são competentes esuficientes para lhe permitir fundamentar sua opinião.

Page 7: 1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

AUDITORIA INTERNA X EXTERNA

• A auditoria interna é uma atividade realizada por empregadosde uma organização com o propósito de assistir àadministração no cumprimento de seus objetivos, medianteexames, análises, avaliações, levantamentos e comprovaçõespara avaliar a integridade, adequação, eficácia, eficiência eeconomicidade dos processos, dos sistemas de informações ede controles internos interessados ao ambiente e degerenciamento de riscos.

Page 8: 1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

AUDITORIA INTERNA X EXTERNA

• A auditoria interna tem por finalidade agregar valor ao resultadoda organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamentodos processos, da gestão e dos controles internos, por meio derecomendação de soluções para as não-conformidades.

• Os auditores internos apoiam o conselho e alta administração,cooperam com a auditoria externa (quando acordado com aadministração) e prestam assessoramento ao conselho fiscal ouórgão de atribuições semelhantes.

Page 9: 1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

AUDITORIA INTERNA X EXTERNA

• A auditoria externa é executada por profissional independente,sem ligação com o quadro da empresa, que deve ser Contadorregistrado no Conselho Regional de Contabilidade.

• A auditoria externa tem por objetivo o exame das DC e a emissãode parecer sobre a adequação com que as demonstraçõesapresentam a posição patrimonial e financeira, o resultado dasoperações e as modificações na posição patrimonial e financeira,de conformidade com princípios contábeis.

Page 10: 1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

AUDITORIA INTERNA X EXTERNA

• Surgimento: O surgimento da auditoria externa está associado ànecessidade das empresas de captarem recursos de terceiros,constituindo-se em uma resposta à necessidade deindependência do exame das transações da empresa em relaçãoaos seus dirigentes. A auditoria interna surgiu como decorrênciada necessidade de um acompanhamento sistemático e maisaprofundado da situação da empresa, sendo executada maispara fins administrativos, internos, do que para prestação decontas a terceiros.

Page 11: 1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

AUDITORIA INTERNA X EXTERNA

Escopo e Responsabilidade: Enquanto o auditor interno realizaauditoria contábil e operacional e tem responsabilidade trabalhista, oauditor externo realiza somente auditoria contábil (em regra) e possuiresponsabilidade profissional, civil e criminal.

Extensão: A auditoria interna realiza maior volume de testes e aauditoria externa menor volume, pois o auditor externo estáinteressado em erros que individualmente ou cumulativamentepossam alterar de maneira substancial as informações dasdemonstrações contábeis.

Page 12: 1 Conceito, evolução. 1.1 Auditoria interna e externa ...

4) (SEDUC/AM/CESPE/2011) O assessoramento ao conselho fiscalou órgão de atribuições semelhantes é de responsabilidade dosauditores independentes, sendo vedado aos auditores internos,sob pena de comprometimento de sua independência eimparcialidade.

5) (ANP/CESPE/2012) O escopo dos trabalhos do auditor internodeve ser fixado pela gerência, contudo o trabalho do auditorexterno é predefinido no contrato.