1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para...

35
1 Oficina de Aulas Bahá’ís • “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos bahá’ís aptos a ensinar as crianças não têm dado a necessária importância a este ato de serviço do qual depende o futuro das novas gerações.” ( Aos Colaboradores livro 3.1 pg 1)

Transcript of 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para...

Page 1: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

1

Oficina de Aulas Bahá’ís• “...Infelizmente, nunca houve professores

suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos bahá’ís aptos a ensinar as crianças não têm dado a necessária importância a este ato de serviço do qual depende o futuro das novas gerações.”

( Aos Colaboradores livro 3.1 pg 1)

Page 2: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

2

Roda de Reflexão ...• Como a criança é vista no mundo atual?• Qual a situação da criança no mundo?• Como evitar que os padrões exteriores de

um mundo em decomposição interfiram na maneira de nos comportarmos e entendermos as necessidades das crianças?

• Como criar laços de responsabilidade e afeto pelas crianças?

Page 3: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

3

• Que jamais se esqueçam do imperativo de cuidar das necessidades das crianças do mundo e  oferecê-las aulas que desenvolvam suas faculdades espirituais e implantem os alicerces de um caráter nobre e correto.

Casa Universal de Justiça

Page 4: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

4

• Estrategias para levar adiante o processo de entrada em tropas não pode ignorar as crianças e os pré-jovens, para que as vitórias conquistadas em uma geração não se percam com a passagem do tempo.

Casa Universal de Justiça

Page 5: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

5

Livro 3 Ruhí• ...Uma vez que a educação espiritual de crianças é um

assunto de tal importância crítica para a comunidade bahá´í, 2 livros foram dedicados a este campo do serviço.

• ...Todos, neste programa, são encorajados a estudar os livros, pois, seja dando aulas regulares em estabelecimento formal ou servindo em instituições bahá´ís, seja educando crianças como pais ou influenciando-as como membros de uma grande família, todos nós trazemos conosco alguma responsabilidade de assegurar que as gerações mais jovens sejam preparadas para assumir suas obrigações futuras.

Page 6: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

6

Aulas Bahá’ís• Não são aulas de

doutrinamento

• Embora aprendam princípios, ensinamentos e as crenças básicas da Fé.

• Enfase:

1. Aprender a pensar2. Aprender a refletir3. Desenvolver a

habilidade de aplicar as leis espirituais à vida do individuo e da sociedade.

Page 7: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

7

Aulas Bahá’ís Evitar o doutrinamento ou o catequismo não

deve no entanto levar a lassidez na instrução religiosa.

“A humanidade, deixada ao seu próprio entendimento, sem guia divina, nada mais produziu senão o caos, a injustiça e o sofrimento.”

Page 8: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

8

1- Aprender a pensar: Entender o que está escrito no texto Sagrado.

. O que diz a realidade? Distância: momento objetivo. O pensamento se inicia com uma pergunta sobre a

realidade. É um momento de humildade, de escuta, de honestidade objetiva. A arte de pensar começa com a educação da leitura, despojando-se, enquanto possível, dos preconceitos ideológicos, religiosos, dogmáticos.

Page 9: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

9

2- Aprender a refletir: Meditar sobre o que está escrito no texto Sagrado.

• O que me diz a realidade? Proximidade: momento subjetivo. Quando perguntamos a nós mesmos pela realidade,

pelo texto lido, a resposta será o que assimilamos, aprendemos. Refletimos.

Page 10: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

10

3- Aprender a aplicar: Desenvolver a habilidade de aplicar as leis

espirituais à vida

O que a realidade me faz dizer? Comunicação: momento intersubjetivo. Não aprendemos só para nós. Existe para fazer a

comunidade crescer. Cumpre uma função social e moral. Pensar termina num serviço qualificado à comunidade.

Page 11: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

11

Aula Bahá’í:

1. Aprender a pensar.2. Aprender a refletir.3. Desenvolver a habilidade de aplicar as leis

espirituais à vida do individuo e da sociedade.

Page 12: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

12

Lição 10

“Embelezai vossas línguas com a veracidade, ó povo, e adornai vossas

almas com o ornamento da honestidade...”

Bahá´u´lláh

Page 13: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

13

Como a lição 10 leva à:1. Aprender a pensar?2. Aprender a refletir?3. Desenvolver a habilidade de aplicar as

leis espirituais à vida do individuo e da sociedade?

Page 14: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

14

Princípios e conceitos

Alguns Princípios de Educação Bahá’í ...

Page 15: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

15

Princípios de Educação Bahá´í

• Não existe nenhum sistema educacional no mundo atual que possa ser chamado propriamente de bahá´í. Tal sistema só poderá ser criado através da experiência reunida de numerosos educadores, trabalhando em diversos meios e culturas durante um longo período de tempo

Page 16: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

16

Princípios de Educação Bahá´í

• Mas os princípios e conceitos que deverão influenciar os esforços para desenvolver os elementos da educação bahá´í, podem ser identificados.

Page 17: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

17

Atividade

Page 18: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

18

Nobreza do Homem

“Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação,

tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar

dela algum benefício”

Bahá'u'lláh

Page 19: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

19

Nobreza do Homem

• É essencial que os professores de crianças, compreendam a conexão entre este princípio extremamente importante e o tipo de educação que será oferecido.

Page 20: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

20

Nobreza do Homem 1. Aceitação deste princípio.

2. Familiarizar-se com a natureza da

qualidades espirituais.3. Aprender a observar e reconhecer os

talentos e capacidades das crianças.4. Ajudar as crianças a desenvolver hábitos

e padrões de comportamento que estejam de acordo com o modo de vida bahá´í.

Page 21: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

21

Conteúdo das Lições

• Nas lições do primeiro nível, a ênfase é colocada sobre as qualidades espirituais, e menos atenção é dada ao conhecimento geral sobre a Fé. Quando se houver estabelecido as bases do caráter da criança, ter-se-á tempo suficiente nos anos seguintes para transmitir o conhecimento necessário.

Page 22: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

22

Metodologia das Aulas

Page 23: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

23

Metodologia das Aulas• A metodologia das aulas para crianças

combina diferentes atividades, todas voltadas para o objetivo principal:

Contribuir ao desenvolvimento de suas atitudes e qualidades espirituais.

Page 24: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

24

Atividades• Todas as atividades giram em torno da

Palavra Criativa.

Page 25: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

25

Memorização

• Memorização: Compreensão e fixação do texto.

• Atividades complementares (jogos cooperativos, cirandas, dinâmicas etc) destinadas a ajudar a ampliação desta compressão.

Page 26: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

26

Histórias de ‘Abdu´l-Bahá

• Ilustram de maneira concreta as qualidades espirituais que estão sendo exploradas e sabe-se que as situações concretas ajudam as crianças a entenderem explicações abstratas.

Page 27: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

27

Material de Apoio• “...Infelizmente, neste momento, faltam-

nos canções, jogos e histórias que reforçam diretamente as idéias apresentadas nos textos a serem memorizados. Espera-se que no futuro, muitas atividades assim sejam criadas e compiladas para o uso dos professores de aulas bahá´ís para crianças.”

Aos colaboradores Livro 3.1 Ruhi

Page 28: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

28

Textos Sagrados• Painéis Ilustrativos com partes do texto

para facilitar a memorização das citações e das orações.

• Histórias secundárias que ampliam a compreensão das palavras.

• Atividade lúdica de fixação (reforço do conceito)

Page 29: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

29

Histórias• Narração• Visualização• História em Quadrinhos• Teatro de Papel• Flanelógrafo• “Cordel”• Painéis• Bonecos • Atividade Lúdica de Fixação (reforço do conceito)

Page 30: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

30

Rotina Básica• Memorizar• Cantar• Contar histórias• Brincadeira Dirigida• Colorir (desenhos / atividades

relacionados com conceitos espirituais)

Page 31: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

31

Page 32: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

32

Page 34: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

34

Page 35: 1 Oficina de Aulas Bahá’ís “...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos.

35