1 PLANO DE ENSINO FATEC – Faculdade de Teologia e … de ensino/teologia/2periodo... · Curso:...

2
1 PLANO DE ENSINO FATEC – Faculdade de Teologia e Ciências FATEC 1. IDENTIFICAÇÃO Curso: Período: Bacharel em Teologia 2º ano Disciplina: Carga Horária: h/a Homilética 72 Docente(s): Profº 2. OBJETIVOS Do curso: Com base na justificativa social e eclesial para a existência do curso, pode-se afirmar que os objetivos gerais deste são: Promover a reflexão e discussão bíblico-histórica sobre a fé cristã; Promover a reflexão teológica acerca dos problemas atuais das comunidades eclesiais e sociais; Elaborar o saber teológico, verdadeiramente inserido no contexto brasileiro, contribuindo para a produção de subsídios para as comunidades eclesiais, pára - eclesiais e sociais em sua ação no mundo; Criar e gerenciar projetos eclesiásticos e sociais fundamentados na fé cristã evangélica. Da disciplina: OBJETIVO GERAL: Ajudar o aluno a aprofundar-se na ciência e prática da pregação com vistas ao desenvolvimento da criatividade e metodologia no estudo e preparo de prédicas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Conscientizar o/a aluno/a sobre a importância do preparo bíblico-teológico da prédica. b) Apresentar ao/a aluno/a técnicas fundamentais para melhor comunicação como pregadora. c) Possibilitar ao/a aluno/a o aprofundamento no conhecimento da Ciência da Homilética e praticar princípios essenciais para a adequada comunicação da mensagem evangélica. 3. EMENTA Introdução; Passos de pesquisa e composição para sermões expositivos; As estruturas sociais e a exposição Bíblica; A reestruturação de uma filosofia teológica; Que é um sermão expositivo?; O tempo e o ministério da palavra. 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 4.1 Introdução 4.2 Passos de pesquisa e composição para sermões expositivos 4.3 As estruturas sociais e a exposição Bíblica 4.3.1 Os antecedentes culturais e os traços de caráter 4.3.2 Os estilos cognitivos e as formas de comunicação 4.4 A reestruturação de uma filosofia teológica 4.4.1 Uma filosofia teológica 4.4.2 Uma filosofia humanística 4.5 Que é um sermão expositivo? 4.5.1 As vantagens da pregação expositiva 4.5 O tempo e o ministério da palavra 4.5.1 Os antecedentes históricos e culturais 4.5.2 A definição dos parágrafos da pregação 4.5.3 Os quatro passos da pesquisa 4.5.4 Os quatro passos da composição 5. BIBLIOGRAFIA BÁSICA REIFLER, Hans Ulrich. Pregação ao alcance de todos. São Paulo: Vida Nova, 1999. BRAGA, James. Como preparar mensagens bíblicas. São Paulo: Vida, 2005. CALVANI, Carlos Eduardo Brandão. Entre o púlpito e a universidade: sermões e homilias de um professor de teologia. São Paulo: ASTE, 2006.

Transcript of 1 PLANO DE ENSINO FATEC – Faculdade de Teologia e … de ensino/teologia/2periodo... · Curso:...

Page 1: 1 PLANO DE ENSINO FATEC – Faculdade de Teologia e … de ensino/teologia/2periodo... · Curso: Período: Bacharel em Teologia 2º ano ... BIBLIOGRAFIA BÁSICA ... Vida Nova, 1999.

1

PLANO DE ENSINO

FATEC – Faculdade de Teologia e Ciências

FATEC

1. IDENTIFICAÇÃO

Curso: Período: Bacharel em Teologia 2º ano

Disciplina: Carga Horária: h/a

Homilética 72

Docente(s): Profº

2. OBJETIVOS Do curso: Com base na justificativa social e eclesial para a existência do curso, pode-se afirmar que os objetivos gerais deste são:

• Promover a reflexão e discussão bíblico-histórica sobre a fé cristã;

• Promover a reflexão teológica acerca dos problemas atuais das comunidades eclesiais e sociais;

• Elaborar o saber teológico, verdadeiramente inserido no contexto brasileiro, contribuindo para a produção de subsídios para as comunidades eclesiais, pára - eclesiais e sociais em sua ação no mundo;

• Criar e gerenciar projetos eclesiásticos e sociais fundamentados na fé cristã evangélica. Da disciplina:

OBJETIVO GERAL: Ajudar o aluno a aprofundar-se na ciência e prática da pregação com vistas ao desenvolvimento da criatividade e metodologia no estudo e preparo de prédicas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Conscientizar o/a aluno/a sobre a importância do preparo bíblico-teológico da prédica. b) Apresentar ao/a aluno/a técnicas fundamentais para melhor comunicação como pregadora. c) Possibilitar ao/a aluno/a o aprofundamento no conhecimento da Ciência da Homilética e praticar princípios essenciais para a adequada comunicação da mensagem evangélica.

3. EMENTA Introdução; Passos de pesquisa e composição para sermões expositivos; As estruturas sociais e a exposição Bíblica; A reestruturação de uma filosofia teológica; Que é um sermão expositivo?; O tempo e o ministério da palavra.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 4.1 Introdução 4.2 Passos de pesquisa e composição para sermões expositivos 4.3 As estruturas sociais e a exposição Bíblica 4.3.1 Os antecedentes culturais e os traços de caráter 4.3.2 Os estilos cognitivos e as formas de comunicação 4.4 A reestruturação de uma filosofia teológica 4.4.1 Uma filosofia teológica 4.4.2 Uma filosofia humanística 4.5 Que é um sermão expositivo? 4.5.1 As vantagens da pregação expositiva 4.5 O tempo e o ministério da palavra 4.5.1 Os antecedentes históricos e culturais 4.5.2 A definição dos parágrafos da pregação 4.5.3 Os quatro passos da pesquisa 4.5.4 Os quatro passos da composição

5. BIBLIOGRAFIA BÁSICA REIFLER, Hans Ulrich. Pregação ao alcance de todos. São Paulo: Vida Nova, 1999. BRAGA, James. Como preparar mensagens bíblicas. São Paulo: Vida, 2005. CALVANI, Carlos Eduardo Brandão. Entre o púlpito e a universidade: sermões e homilias de um professor de teologia. São Paulo: ASTE, 2006.

Page 2: 1 PLANO DE ENSINO FATEC – Faculdade de Teologia e … de ensino/teologia/2periodo... · Curso: Período: Bacharel em Teologia 2º ano ... BIBLIOGRAFIA BÁSICA ... Vida Nova, 1999.

2

PLANO DE ENSINO

FATEC – Faculdade de Teologia e Ciências

FATEC

6. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR LIEFELD, Walter L. Exposição do Novo Testamento: do texto ao sermão. São Paulo: Vida Nova, 1988. SILVA, Severino Pedro da. Homilética: o pregado e o sermão. Rio de Janeiro: CPAD, 2001. KIRST, Nelson. Rudimentos de homilética. São Leopoldo: Sinodal, 2004.

7. METODOLOGIA DE ENSINO

Dentro do procedimento didático serão aplicados todos métodos possíveis, com exercícios práticos, pesquisas bibliográficas, estudos em grupos, debates e outros métodos que no decorrer do curso se julgar necessário, como por exemplo, uma pesquisa extra classe onde o aluno poderá compreender e checar o aprendizado.

8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação é contínua, realizada por meio de atividades em classe ou extra-classe, individuais ou em grupo, trabalhos de leitura e interpretação de tópicos especiais em português, além de provas escritas. No critério de avaliação das atividades em classe, leva-se em consideração não somente o sucesso na execução da atividade, mas também a participação do estudante, avaliada por meio do seu comportamento, da cooperação e assiduidade. Nas atividades individuais e provas escritas, avalia-se a justificativa e descrição dos modelos abstratos utilizados, além da resolução do problema.

Docente(s): Prof.