(1) por que a alma não é imortal#

17
POR QUE A ALMA NÃO É IMORTAL? Celso do Rosário Brasil Gonçalves

Transcript of (1) por que a alma não é imortal#

Page 1: (1) por que a alma não é imortal#

POR QUE A ALMA NÃO É IMORTAL?

Celso do Rosário Brasil Gonçalves

Page 2: (1) por que a alma não é imortal#

“Ter um cachorro” é diferente de “ser um cachorro”, assim como “ter uma alma” é diferente de “ser uma alma”.

A Bíblia ensina:

“O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou no seu rosto um sopro de vida**, e o homem TORNOU-SE ALMA*

(PESSOA) VIVENTE.”(Gênesis 2.7 – Tradução da Vulgata Latina pelo Padre Matos Soares –

1977).

Observe que o ser humano tornou-se uma alma vivente, ele não “recebeu” uma alma.

*Na Bíblia, a palavra "ALMA" é a tradução do termo hebraico "NEFESH" e do grego "PSIQUÉ". O emprego bíblico mostra que a alma é uma pessoa ou um animal, ou a vida que uma pessoa usufrui. Para muitos, porém, a "alma" significa a parte imaterial ou espiritual de um ser humano, que sobrevive à morte do corpo físico. Porém, esse pensamento é oriundo da filosofia pagã.

**O “sopro de vida” ou “fôlego de vida” (Edição de J. F. de Almeida Revista e Corrigida) não é uma “alma imortal” implantada no ser humano, isso fica claro pelo fato de que exatamente a mesma palavra, no original hebraico: “RUACH”, que é traduzida por: “fôlego” ou “espírito”, é usada quando se refere aos seres humanos e aos animais (Gênesis 6.17; 7.15,21,22; Eclesiastes 3.19,20; Salmo 104.29).

(1ª) Porque o homem não tem  uma alma, ELE É UMA ALMA.

Page 3: (1) por que a alma não é imortal#

(1ª) Porque o homem não tem  uma alma, ELE É UMA ALMA.A palavra hebraica “NÉFES” e a palavra grega “PSIQUÉ”

ocorrem 852 vezes nas Escrituras (750 no Antigo Testamento e 102 vezes no Novo Testamento), porém, em nenhuma vez sequer, aparece a expressão: “ALMA IMORTAL”, pelo contrário, em diversos textos afirma-se que a ALMA MORRE (OU ESTÁ SUJEITA À MORTE).

Atualmente, costuma-se dizer: (1) “A minha pessoa” no sentido de “eu”, (2) “tua pessoa” no sentido de “tu”. Assim, também:NOS TEMPOS BÍBLICOS DIZIA-

SE:SIGNIFICANDO:

“Minha alma” “Eu” Gênesis 27.4,25; Isaías 1.14)“Tua alma” “Tu” (Gênesis 27.19,31; Isaías

43.4; 51.23)“Sua alma” “Ele/Ela (Números 30.2,5-12;

Isaías 53.10“Nossa alma” “Nós” (Salmo 124.7)“Vossa alma” “Vós” (Levítico 26.15)“Cada alma” “Cada homem” (Êxodo 12.16)“Toda alma” “Toda pessoa” (Levítico 7.27;

17.15; 23.29)“A alma que...” “Aquele que...” (Levítico 7.20,27;

Núm 15.30)

Page 4: (1) por que a alma não é imortal#

Deus nos diz em Ezequiel 18:4 e 20 que “a alma que pecar, essa morrerá” . Da mesma forma, Pedro nos diz que “toda alma que não ouvir a esse profeta será exterminada do meio do povo” (At.3:23).

Balaão pediu que a sua alma morresse a morte dos justos (Números 23.10), Deus diz que a alma que profanasse o sábado seria EXTIRPADA* (Êx.31:14), e Josué, ao conquistar Jericó, “exterminou toda a alma [nephesh] que nela vivia” (Js.10:28), e “matou a espada todas as almas [nephesh]” (Js.10:30).

Se a “alma” fosse, de fato, imortal, esses textos estariam errados, o que seria um absurdo, visto que a Palavra de Deus não contém erros.

 

2º Porque vários textos bíblicos confirmam que a alma morre  

*Extirpar:

Arrancar pela raiz; desarraigar, desenraizar. Extinguir, destruir.Extrair, arrancar:

Page 5: (1) por que a alma não é imortal#

DE ACORDO COM A BÍBLIA

(1) alma a alma morre (Ez.18:4)(2) perece (Mt.10:28)(3) é destruída(Ez.22:27)(4) não é poupada da morte (Sl.78:50)(5) é completamente eliminada (Êx.31:14)(6) desce à cova na morte (Jó 33:22)(7) revive na ressurreição [porque estava morta antes disso] (Ap.20:4) (8) é totalmente destruída (Js.10:28)(9) é derramada na morte (Is.53:12)(10) é penetrada pelo fio da espada (Je.4:10),(11) é passível de sofrer decompisição [na sepultura] (Sl.49:8,9)(12)“repousa” na morte (Sl.25:13)(13) é sufocada (Jó 31:39,40)(14) é devorada (Ez.22:25)(15) pode ser assassinada (Nm.35:11) (16) exterminada (At.3:23). 

Page 6: (1) por que a alma não é imortal#

Eliú diz no livro de Jó: 

“Para desviar a SUA ALMA DA COVA e a sua vida de passar pela espada”(Jó 33:18).

Como vemos, o lugar para onde a alma regressaria seria à cova (sepultura), e não para uma outra dimensão!

“Sua alma se vai chegando à cova...” (Jó 33:22).

Novamente é relatado o fato bíblico de que o lugar para onde a ALMA se aproxima não é para o Céu ou para o inferno, mas para a COVA (ou sepultura).  

“Mas Deus livrou A MINHA ALMA DE IR PARA A COVA” (Jó 33:28). A linguagem bíblica é tão clara que não necessita de maiores elucidações. A COVA é o lugar para onde a alma vai após a morte! Condiz com isso a linguagem do salmista, de que, “se o Senhor não fora em meu auxílio, já a minha alma habitaria no lugar do silêncio” (Sl.94:17), e não de louvores e regozijos no Céu ou de gritarias e berros no inferno de fogo. 

3º Porque a Bíblia diz que a alma desce à cova (ou sepultura) na morte. 

Page 7: (1) por que a alma não é imortal#

Salomão afirma:“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque NA SEPULTURA para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9.10).Deu para perceber: NA SEULTURA PARA ONDE TU VAIS... Esse é o destino do homem após a morte.

O rei Ezequias, que ganhou mais 15 anos de vida, sabia que, caso morresse, a sua alma iria para a “cova da corrupção": 

“Foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados”(Is.38:17). Por fim, o salmista afirma que a ALMA sofre decomposição, ao mencionar que “o resgate da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre, para que viva para sempre e não sofra decomposição (ou corrupção)”(Sl.49.8,9).

Ou seja, se a alma não fosse “resgatada” [na ressurreição], ela sofreria decomposição [na cova]. Portanto, a realidade da morte, sepultamento, decomposição e ressurreição não é um processo somente do corpo, mas também DA ALMA. 

3º Porque a Bíblia diz que a alma desce à cova (ou sepultura) na morte

(Continuação). 

Page 8: (1) por que a alma não é imortal#

3º Porque a Bíblia diz que a alma desce à cova (ou sepultura) na morte

(Continuação). 

PINTURA SIMBOLIZANDO “A ALMA” SENDO LEVADO PARA O CÉU.

A alma humana, ao morrer, não volta para Deus. Porque a alma humana é o próprio homem, e o homem nunca esteve no Céu com Deus. De acordo com a Bíblia, o lugar aonde o homem volta na morte é o pó da terra do qual seu corpo fora feito:“... Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez” (Gênesis 3.19 – Nova Tradução na Linguagem de Hoje).“Peço-te que te lembres de que como barro me formastes, e de que AO PÓ ME FARÁS TORNAR” (Jó 10.9)

Page 9: (1) por que a alma não é imortal#

Paulo deixou muito claro que Deus é “o único que possui a imortalidade” (1Tm.6:16).

Se os seres humanos fossem detentores de uma alma imortal, então eles também possuiriam a imortalidade em seu ser.

Entretanto, se Deus é o ÚNICO que possui a imortalidade, então o homem não a possui, supostamente na forma de uma “alma imortal” que teria sido implantada na natureza humana. Uma análise mais cuidadosa do texto bíblico nos mostra que Deus não apenas é o único que é imortal, mas também é o único que possui a imortalidade [“POSSUIR” = ‘ECHÔN” no grego de I Timóteo 6.16].

4º Porque Deus é o único que possui a imortalidade. 

Page 10: (1) por que a alma não é imortal#

Um teólogo formulou as seguinte pergunta:

“Se a alma é imortal, dizei-me: Que motivo há para a ressurreição?”

Paulo declarou no Sinédrio que a sua esperança consistia em ressuscitar dentre os mortos (Atos 23:6; 24:15; 26:6-8), e não de sua alma partir para o Céu imediatamente após a morte. Biblicamente, o processo de morte iniciado em Adão será destruído, não quando uma alma deixa o corpo e parte em direção ao Céu, mas quando formos vivificados na Segunda Vinda de Cristo, através da ressurreição (I Co.15.22,23), que ocorrerá no “último dia” (João 6.54; 11.24; 6.44). Como bem disse o professor Gilson Medeiros*: “Por que elas [as almas] precisam deixar o Céu, voltar para o corpo sepultado, ressuscitar e novamente retornar para o Céu? Será que é por causa deste dilema doutrinário, impossível de ser resolvido, que não se vê muita pregação sobre a ressurreição nas igrejas cristãs que creem no estado consciente dos mortos? Pergunte ao seu pastor pentecostal por que ele não prega sobre a ressurreição!” (*prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/2009/07/cuidad0-com-o-fogo-do-inferno,html)

5º Porque biblicamente a esperança do cristão não é a imortalidade da alma, mas a ressurreição dos mortos. 

Page 11: (1) por que a alma não é imortal#

Paulo afirmou que é necessário que “aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.

Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória" (I Coríntios 15.53 a 54).

Vemos, portanto, que nós não somos atualmente detentores de imortalidade na nossa natureza, mas seremos dotados dela futuramente, na ressurreição dos mortos, e somente então que a morte será tragada (vencida), e não imediatamente após a morte, com uma suposta saída da alma vencendo a morte e obtendo a vida eterna antes da ressurreição.

“O último inimigo que há de ser aniquilado é a morte” ( I Coríntios 15.26).

6º Porque só seremos revestidos de imortalidade após a ressurreição. 

Page 12: (1) por que a alma não é imortal#

O Concílio de Trento declarou que após a morte nós “somos julgados imediatamente e recebemos a nossa recompensa, para bem ou mal” (Denzinger # 983).

Porém, a verdade bíblica é que só seremos recompensados por ocasião da ressurreição. Isso fica claro quando o próprio Cristo diz que “a sua recompensa virá na ressurreição dos justos”(Lucas 14.14), e não “imediatamente após a morte”.

Além disso, Deus disse Daniel: “...Você MORRERÁ, MAS NO FIM RESSUSCITARÁ PARA RECEBER A SUA RECOMPENSA”(Daniel 12.13 – Nova Tradução na Linguagem de Hoje). Portanto, é somente no fim dos dias que Daniel se levantaria dentre os mortos, e somente então ele receberia a sua herença, o paraíso celestial. Não era uma promessa imediata, de algo que ocorreria imediatamente após a morte, mas algo longe, distante, para o fim dos tempos. Ademais, vemos a mesma coisa sendo dita por Paulo: que receberia a sua “COROA DA JUSTIÇA” somente por ocasião da segunda vinda de Cristo, na ressurreição dos mortos (II Timóteo 4.8), e não antes da ressurreição! 

7º Porque a recompensa só ocorrerá na ressurreição. 

Page 13: (1) por que a alma não é imortal#

Alegar que Deus mandaria queimar literalmente entre as chamas de um lago de fogo e enxofre durante toda a eternidade como um processo infindável alguém que pecou durante algumas décadas é inconsistente com a moral divina apresentada nas Escrituras. O princípio básico é o de que Deus é um “justo juiz” (2Tm.4:8). Se até um juiz ímpio não seria capaz de determinar um tormento infinito por pecados finitos, quanto menos Deus, que é o ápice da justiça. Se até alguém que odeia o próximo não seria capaz de atormentá-lo para sempre com fogo e enxofre, quanto menos Deus, que ama até o pior dos pecadores. Se até alguém que não tem um mínimo de misericórdia não seria capaz de condenar um rapaz de 12 anos, por exemplo, a um lago que arde com fogo e enxofre durante blocos intermináveis de bilhões e bilhões de anos, quanto menos o autor da justiça que é descrito como sendo “cheio de compaixão e misericórdia” (Tg.5:11), pois “a misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tg.2:13). Por tudo isso e muito mais, adotar a imortalidade da alma significa ser condizente com atitudes divinas que seriam totalmente apostas ao amor, caráter, benignidade, justiça e misericórdia de Cristo Jesus, como nos é apresentado na Sagrada Escritura.  

8º Porque um tormento eterno e consciente é contra a moral divina. 

Page 14: (1) por que a alma não é imortal#

9º POR QUE, BIBLICAMENTE, O QUE ACONTECE COM A “ALMA” REVELA QUE NÃO SE TRATA DE UMA ENTIDADE IMATERIAL, INCORPÓREA E IMORTAL IMPLANTADA DENTRO DO HOMEM:A alma nasce (Gênesis 12.5)

A alma pode ser cortada (expulsa – NTLH) da congregação (Êxodo 12.15)

A alma pode pecar (Levítico 4.2)

A alma pode ser extirpada (Levítico 17.10)

A alma pode comer sangue (Levítico 17.12)

A alma pode engordar (Provérbios 11.25)

A alma pode padecer fome (Provérbios 19.15)

A alma pode se fartar ou ficar faminta (Provérbios 27.7)

A alma pode ficar imunda (Números 19.22)

A alma pode ser ganha (Provérbios 11.25)

A alma pode ser levada cativa (Jeremias 52.29)

Page 15: (1) por que a alma não é imortal#

A alma pode inchar (Habacuque 2.4)

A alma pode ser salva da morte (Tiago 5.20)

A alma pode ser ferida (Números 35.11)

A alma tem sangue (Jeremias 2.34; Gênesis 9.5)

A alma pode ser penetrada com espada (Jeremias 4.10)

A alma pode ser gerada (Êxodo 1.5)

A alma pode ser segura nos braços (Ezequiel 13.20)

A alma pode comer e beber (Levítico 17.12; Lucas 12.19)

A alma pode definhar (emagrecer) – (Salmo 106.15)

A alma pode ser estrangulada (Jó 7.15)

A alma sente fastio (Números 21.5)

A alma pode secar (Números 11.6)

A alma pode morrer (Gênesis 27.4; Ezequiel 18.4,20)

A alma pode ser destruída (Provérbios 6.32)

Page 16: (1) por que a alma não é imortal#

10º Porque a Bíblia nos oferece uma ampla linguagem de aniquilação final. 

Biblicamente, vemos que os ímpios serão: Eliminados: (Pv 2:22; Sl.37:9; Sl.37:22; 104:35; Is.29:18-20), Destruídos (II Pe.2:3,12,13; Tg.4:12; Mt.10:28; 2Pe.3:7; Dt.7:10; Fp.1:28; Rm.9:22; Sl.145:20; Gl.6:8; 1Co.3:16,17; 1Ts.5:3; 2Pe.2:1; Sl.145:20; Sl.94:23; Pv.1:29; 1Ts.5:3; Jó 4:9; Sl.1:4-6; Sl.73:17-20; Sl.92:6,7; Sl.94:23; Pv.24:21,22; Is.1:28; Is.16:4,5; Is.33:1; Lc.9:25; Gl.6:8; 1Ts.1:8,9), 

Arrancados e exterminados (cf. Pv.2:22), Mortos (Jo.8:24; Jo.11:28; Jo.6:47-51; Is.65:15; Rm.6:23; Is.11:4; Pv.11:19; Sl.34:21; Rm.8:13; Sl.62:3; Pv.15:10; Tg.1:15; Rm.8:13; Pv.19:16; Is.66:16; Je.12:3; Rm.1:32; Ez.18:21; Ez.18:23,24; Ez.18:16,28; 2Co.7:10; Rm.6:16; 2Co.3:6; Hb.6:1), Exterminados (Sl.37:9; Mc.12:5-9; At.3:23), Executados (Lc.19:14,27), Serão devorados (Ap.20:9; Jó 20:26-29; Is.29:5,6; Sl.21:9), Se farão em cinzas (II Pe.2:6; Is.5:23,24; Ml.4:3), Não terão futuro (Sl.37:38; Pv.24:20), Perderão a vida (Lc.9:24), Serão consumidos (Sf.1:18; Lc.17:27-29; Is.47:14; Sl.21:9; Jó 20:26-29; Ap.20:9; Is.26:11; Naum 1:10; Sl.21:9; Lc.17:27-29; Sl.21:9; Lc.17:27 )

Page 17: (1) por que a alma não é imortal#

Perecerão (Jo.10:28; Jo.3:16; Sl.37:20; Jó 4:9; Is.66:17; Sl.37:20; Sl.68:2; Sl.73:27; At.13:40,41; Is.1:28; Is.41:11,12; 1Co.1:18; Rm.2:12; 2Co.4:3; 2Co.2:15,16; Lc.13:2,3; Lc.13:4,5; 2Ts.2:10),

Serão despedaçados (Lc.20:17,18; Mt.21:44; 1Sm.2:10),

Virarão estrado para os pés dos justos ( At.2:34,35),

Desvanecerão como fumaça (Sl.37:20; Sl.68:2; Is.5:24),

Terão um fim repentino (Sf.1:18; Pv.24:21,22; Is.29:5,6; 1Ts.5:3; Is.29:18-20; 2Pe.2:1),

Serão como a palha que o vento leva (Sl.1:4-6; Is.5:24; Is.29:5,6),

Serão como a palha para ser pisada pelos que vencerem (Ml.1:1,3; Mt.5:13; Hb.10:12,13),

Serão reduzidos ao pó (Sl.9:17; Is.5:24; Is.29:5,6; Lc.20:17,18; Mt.21:44; 2Pe.2:6),

Desaparecerão (Sl.73:17-20; Is.16:4,5; Is.29:18-20),

Deixarão de existir (Sl.104:35),

Serão apagados (cf. Pv.24:20),

Serão reduzidos a nada (Is.41:11,12; 1Co.2:6),

Serão como se nunca tivessem existido (Ob.1:16),

Serão evaporados (Os.13:3),

Será lhes tirada a vida (Pv.22:23; Jo.12:25),

E não mais existirão (Sl.104:35; Pv.10:25).