1 - Seguranca Em Laboratorio

5
AULA 1 COMPORTAMENTO E SEGURANÇA NO LABORATÓRIO Em um laboratório de química ou farmácia, é primordial que o aluno assuma uma postura cuidadosa e que seja responsável durante as experiências. Estes cuidados tem o objetivo não só de evitar acidentes, como também de diminuir o gasto dos reagentes, geralmente muito caros. Não se deve ter medo de se manusear os reagentes, vidrarias ou equipamentos, pois dessa forma, você não será um bom profissional, o que aumentará os riscos do trabalho. Deve-se apenas ter cautela para se trabalhar, evitando assim acidentes. A concentração sobre o trabalho e o conhecimento sobre o mesmo são fatores primordiais no combate aos acidentes. Muitas das experiências realizadas durante o ensino realizado em laboratório são seguras, desde que efetuadas com seriedade. As recomendações gerais de comportamento, que devem ser seguidas por todos os usuários de um laboratório são: USO OBRIGATÓRIO DE CALÇA COMPRIDA USO OBRIGATÓRIO DE SAPATOS FECHADOS USO OBRIGATÓRIO DE JALECOS USO OBRIGATÓRIO DE CABELOS PRESOS NÃO UTILIZAR LENTES DE CONTATO NÃO OBSTRUIR PORTAS E CORREDORES COM MATERIAIS ESCOLARES - NA BANCADA, SOMENTE O MATERIAL NECESSÁRIO PARA A AULA. ATENTAR-SE À EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR ATENTAR-SE AO ROTEIRO DA AULA NÃO BRINCAR E CORRER DENTRO DO LABORATÓRIO. MANTER-SE SEMPRE CONCENTRADO NO TRABALHO. PROIBIDO COMER OU BEBER DENTRO DO LABORATÓRIO

Transcript of 1 - Seguranca Em Laboratorio

Page 1: 1 - Seguranca Em Laboratorio

AULA 1

COMPORTAMENTO E SEGURANÇA NO LABORATÓRIO

Em um laboratório de química ou farmácia, é primordial que o aluno assuma uma postura cuidadosa e que seja responsável durante as experiências.

Estes cuidados tem o objetivo não só de evitar acidentes, como também de diminuir o gasto dos reagentes, geralmente muito caros.

Não se deve ter medo de se manusear os reagentes, vidrarias ou equipamentos, pois dessa forma, você não será um bom profissional, o que aumentará os riscos do trabalho. Deve-se apenas ter cautela para se trabalhar, evitando assim acidentes.

A concentração sobre o trabalho e o conhecimento sobre o mesmo são fatores primordiais no combate aos acidentes. Muitas das experiências realizadas durante o ensino realizado em laboratório são seguras, desde que efetuadas com seriedade.

As recomendações gerais de comportamento, que devem ser seguidas por todos os usuários de um laboratório são:

USO OBRIGATÓRIO DE CALÇA COMPRIDA

USO OBRIGATÓRIO DE SAPATOS FECHADOS

USO OBRIGATÓRIO DE JALECOS

USO OBRIGATÓRIO DE CABELOS PRESOS

NÃO UTILIZAR LENTES DE CONTATO

NÃO OBSTRUIR PORTAS E CORREDORES COM MATERIAIS ESCOLARES - NA BANCADA, SOMENTE O MATERIAL NECESSÁRIO PARA A AULA.

ATENTAR-SE À EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR

ATENTAR-SE AO ROTEIRO DA AULA

NÃO BRINCAR E CORRER DENTRO DO LABORATÓRIO. MANTER-SE SEMPRE CONCENTRADO NO TRABALHO.

PROIBIDO COMER OU BEBER DENTRO DO LABORATÓRIO

TODO PRODUTO QUÍMICO DEVE CONTER UM RÓTULO. SEMPRE IDENTIFIQUE AS SOLUÇÕES PREPARADAS

ATRAVÉS DO RÓTULO, É POSSÍVEL CONHECER OS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS NA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS.

SEMPRE MANTER A BANCADA DE TRABALHO LIMPA E ORGANIZADA.

Page 2: 1 - Seguranca Em Laboratorio

SEMPRE EFETUAR AS ATIVIDADES LABORATORIAIS NO CENTRO DA BANCADA E NUNCA PRÓXIMO À BORDA DA BANCADA

ATENTAR-SE AO VOLUME DO FRASCO. NUNCA ENCHA NA TOTALIDADE UM FRASCO COM PRODUTO QUÍMICO

NUNCA FORÇAR AS TAMPAS DOS FRASCOS

NUNCA PIPETAR COM A BOCA. UTILIZAR PÊRAS DE SUCÇÃO

OBTENDO VOLUME CORRETO - Preencher o frasco de modo que quase alcance a marca desejada e completar o volume com o auxílio de um conta-gotas ou de uma pisseta; Para uma leitura correta, a proveta deve ser colocada sobre uma mesa, e os olhos devem ficar paralelos ao líquido da proveta, evitando os chamados erros de paralaxe.

ATENTAR-SE NA TRANSFERÊNCIA DE LÍQUIDOS

ATENTAR-SE NA DILUIÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS. SEMPRE ÁCIDO SOBRE A ÁGUA.

TODAS AS ATIVIDADES QUE RESULTEM NA LIBERAÇÃO DE VAPORES TÓXICOS DEVEM SER REALIZADAS NA CAPELA

QUANDO AQUECER UM TUBO DE ENSAIO, SEMPRE UTILIZAR A PINÇA DE MADEIRA.

DURANTE O AQUECIMENTO, INCLINAR O TUBO E MOVIMENTÁ-LO, DESLOCANDO-O DO CHAMA.

NUNCA APONTE A ABERTURA DO FRASCO PARA SI MESMO OU PARA O COLEGA AO LADO

NO AQUECIMENTO, A CHAMA NÃO DEVE INCIDIR DIRETAMENTE NO FRASCO. DEVE-SE COLOCAR SOBRE O TRIPÉ UMA TELA DE AMIANTO.

NUNCA INGERIR, INALAR OU TOCAR PRODUTOS QUÍMICOS.

NUNCA SEGURAR UM FRASCO PELA TAMPA. SEMPRE APOIAR A BASE DO FRASCO.

ATENTAR-SE À VOLTAGEM DOS EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

NUNCA TOQUE NUM EQUIPAMENTO ELÉTRICO COM AS MÃOS MOLHADAS

EM CASO DE ACIDENTES, COMUNICAR IMEDIATAMENTE AO PROFESSOR.

AO TÉRMINO DA AULA, SEMPRE LIMPE E ORGANIZE SUA BANCADA.

SEMPRE LAVAR AS MÃOS AO TÉRMINO DA AULA.

Page 3: 1 - Seguranca Em Laboratorio

LIVRO DE REGISTROS DE OCORRÊNCIAS

O livro de registro tem por finalidade a manutenção dos relatos operacionais das atividades dentro do laboratório. Geralmente de capa dura preta, o livro de registro existe para ocorrências positivas e negativas que acontecem dentro do laboratório.

Devem ocorrem ao menos dois tipos de registros no laboratório:

1) ACIDENTAIS:

Derramamento de produtos tóxicos

Derramamento de produtos ácidos.

2) DIÁRIOS:

Temperatura do ambiente

Umidade do ambiente

TÉCNICAS DE ASSEPSIA

As técnicas de assepsia são procedimentos destinados à criação de um ambiente esterilizado ou asséptico (sem germes), principalmente por meio de esterilização, para proteger os doentes das infecções.

A técnica asséptica é necessária sempre que exista qualquer processo que, potencialmente, implique risco de infecção. O doente pode ser contaminado através de quatro mecanismos diferentes: por outras pessoas, pelos instrumentos, por si próprio e pelo ar.

DEFINIÇÕES:

Assepsia: é o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de micro-organismos num ambiente que logicamente não os tem, logo um ambiente asséptico é aquele que está livre de infecção.

Antissepsia: é o conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de micro-organismos ou removê-los de um determinado ambiente, podendo ou não destruí-los e para tal fim utilizamos antissépticos ou desinfetantes.

Um antisséptico adequado é aquele que é utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de microrganismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por ação de bactérias ou germes.

Page 4: 1 - Seguranca Em Laboratorio

CLASSES DE ANTISSÉPTICOS

IODO – O mais eficaz dos antissépticos. Germicida de amplo espectro atuando contra esporos, germes, vírus e fungos. Um dos antissépticos mais utilizados em cirurgias por seu efeito imediato, ação residual e amplo espectro.

CLORHEXEDINA – Germicida que apresenta mais efetividade contra bactérias e fungos.

ÁLCOOL – Álcoois etílico e isopropílico exercem ação germicida quase imediata, porém sem nenhuma ação residual, além disso, ressecam a pele em repetidas aplicações. É bactericida, fungicida e virucida para alguns vírus, razão pela qual é usado na composição de outros antissépticos.