1) [UFSM-2008] Frutas, como a maçã e a banana, que ... · ... A liberação de N‚(g), ......

103

Transcript of 1) [UFSM-2008] Frutas, como a maçã e a banana, que ... · ... A liberação de N‚(g), ......

1) [UFSM-2008] Frutas, como a maçã e a banana, que escurecem após serem descascadas, possuem, na constituição da polpa, a substância catecol (1,2-Diidroxibenzeno), de cor clara. Quando exposta ao ar, a polpa escurece devido à seguinte reação:

Então, pode-se afirmar quea) é uma reação de eliminação.b) é uma reação de redução do composto orgânico.c) o produto final é incolor.d) é uma reação de oxidação do composto orgânico.e) o ar é a fonte do agente redutor.[D]

2) [UFRJ-2009] Três recipientes contendo substâncias orgânicas diferentes e desconhecidas foram encontrados em um depósito abandonado. As substâncias contidas em cada um dos três recipientes foram denominadas A, B e C, e foram submetidas a uma série de ensaios de identificação. A análise elementar revelou que as três substâncias apresentavam a mesma fórmula molecular C‚HˆO. Para auxiliar sua identificação, cada uma delas foi então submetida a uma sequência de reações de acordo com o esquema a seguir:

A partir das informações fornecidas, identifique o gás BIII, escreva a fórmula em bastão da substância A e dê os nomes das substâncias B e C.

RESPOSTA: Gás BIII: CO‚

Substância A:

Substância B: 1-propanolSubstância C: 2-propanol

3) [UEL-2009] Aos alunos do 3¡. ano do Ensino Médio, divididos em cinco grupos, foi dado o seguinte problema:

"Que substâncias orgânicas serão obtidas da reação de monocloração da substância 2- metil - butano, na presença de aquecimento e luz?"

As respostas obtidas foram as seguintes:

Grupo I: Ocorrerá a formação apenas da substância 2 - cloro - 3 - metil - butano.

Grupo II: Ocorrerá a formação apenas das substâncias: 2 - cloro - 3 - metil - butano e 1 - cloro - 2 - metil - butano.

Grupo III: Ocorrerá a formação apenas das substâncias: 2,2 - dicloro - 3 - metil - butano ; 1 - cloro - 2 - metil - butano; 2 - cloro -2 - metil - butano; 2 - cloro - 3 - metil - butano e 1 - cloro - 3 - metil - butano.

Grupo IV: Ocorrerá a formação apenas das substâncias: 1 - cloro - 2 - metil - butano; 2 - cloro - 2 - metil - butano e 2 - cloro - 3 - metil - butano.

Grupo V: Ocorrerá a formação apenas das substâncias: 1 - cloro - 2 - metil - butano; 2 - cloro - 2 - metil - butano; 2 - cloro - 3 - metil - butano e 1 - cloro - 3 - metil - butano.

Assinale a alternativa CORRETA.a) Grupo I.b) Grupo II.c) Grupo III.d) Grupo IV.e) Grupo V.[E]

4) [UEL-2009] Nossa! Carro movido a frango? Como é possível? Empresas de abate de frango estão criando uma tecnologia para produzir biocombustível a partir de gordura animal retirada das carcaças dos frangos. A produção do biodiesel também gera resíduos, como a glicerina, que é reaproveitada, colocando-a na caldeira da fábrica de subprodutos para queimar juntamente com a lenha.O biodiesel é obtido a partir de gorduras e álcool e essa reação de transesterificação é favorecida na presença de substâncias alcalinas. Um exemplo do processo de transesterificação é representado pela equação química não balanceada a seguir.

Dados: massas molares (g/mol): H = 1,00; C = 12,0; O = 16,0. Considerar lenha como celulose, cuja fórmula empírica é (C†H10O…)Š.

Com base no enunciado e na equação química, considere as afirmativas.

I. A massa molar do biodiesel é 894 g/mol.II. O íon hidroxila é usado como catalisador.III. A queima de 1 mol de celulose produz maior quantidade de moléculas de CO‚ que 1 mol de glicerina.IV. Quando o coeficiente estequiométrico da gordura é 5, o do biodiesel é 15.

Assinale a alternativa CORRETA.a) Somente as afirmativas I e II são corretas.b) Somente as afirmativas I e III são corretas.c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.[E]

5) [MACKENZIE-200] Aldeídos e cetonas reagem com compostos de Grignard (R-MgX), originando um composto intermediário que, por hidrólise, origina um álcool, de acordo com o esquema a seguir.

R = grupo alquila ou H.R = grupo alquila ou H.R‚ = grupo alquila ou arila.

X = halogênio.

O produto orgânico obtido da reação entre o formol (metanal) e o cloreto de metil-magnésio, de acordo com o esquema acima, reage como o ácido butanóico, em meio ácido, formando um composto que exala um aroma característico de abacaxi. Assim, o nome do produto obtido pela reação de Grignard entre o formol e o cloreto de metil-magnésio, o nome da função a que pertence o composto que exala o aroma de abacaxi e a nomenclatura IUPAC dessa substância são, respectivamente, a) etanol, éter e butanoato de etila. b) etanol, éster e etanoato de butila. c) propanol, ácido carboxílico e etanoato de butila. d) etanol, éster e butanoato de etila. e) metanol, éter e etanoato de butila.[D]

6) [FGV-2009] Muitas frutas são colhidas ainda verdes, para que não sejam danificadas durante o seu transporte. São deixadas em armazéns refrigerados até o momento de sua comercialização, quando são colocadas em um local com gás eteno por determinado período, para que o seu amadurecimento ocorra mais rapidamente. As reações I e II representam dois métodos diferentes na produção de eteno.

As reações I e II são denominadas, respectivamente,a) desidrogenação e desidratação intramolecular.b) desidrogenação e desidratação intermolecular.c) desidrogenação e adição.d) eliminação e hidratação intramolecular.e) eliminação e hidratação intermolecular.[A]

7) [FUVEST-2009] Na chamada condensação aldólica intermolecular, realizada na presença de base e a uma temperatura adequada, duas moléculas de compostos carbonílicos (iguais ou diferentes) reagem com formação de um composto carbonílico insaturado. Nessa reação, forma-se uma ligação dupla entre o carbono carbonílico de uma das moléculas e o carbono vizinho ao grupo carbonila da outra, com eliminação de uma molécula de água (ver figura 1).Analogamente, em certos compostos di-carbonílicos, pode ocorrer uma condensação aldólica intramolecular, formando-se compostos carbonílicos cíclicos insaturados.a) A condensação aldólica intramolecular do composto di-carbonílico (figura 2) pode produzir duas ciclopentenonas ramificadas, que são isoméricas. Mostre as fórmulas estruturais planas desses dois compostos. b) A condensação aldólica intramolecular de determinado composto di-carbonílico, X, poderia produzir duas ciclopentenonas ramificadas. No entanto, forma-se apenas a cis-jasmona (ver figura 3), que é a mais estável. Mostre a fórmula estrutural plana do composto X.

RESPOSTA:Observe as fórmulas estruturais a seguir:

8) [FUVEST-2009] Aminas primárias e secundárias reagem diferentemente com o ácido nitroso (figura 1).

a) A liberação de N‚(g), que se segue à adição de HNO‚, permite identificar qual dos seguintes aminoácidos, conforme na tabela acima?Explique sua resposta.Uma amostra de 1,78 g de certo ‘-aminoácido (isto é, um aminoácido no qual o grupo amino esteja ligado ao carbono vizinho ao grupo -CO‚H) foi tratada com HNO‚, provocando a liberação de nitrogênio gasoso.O gás foi recolhido e, a 25°C e 1 atm, seu volume foi de 490 mL.b) Utilizando tais dados experimentais, calcule a massa molar desse ‘-aminoácido, considerando que 1 mol de ‘-aminoácido produz 1 mol de nitrogênio gasoso.c) Escreva a fórmula estrutural plana desse ‘-aminoácido, sabendo-se que, em sua estrutura, há um carbono assimétrico.Dados:a 25 °C e 1 atm, volume molar = 24,5 L/mol;massas molares (g/mol):H ..... 1; C ...... 12; N ...... 14; O ...... 16.

RESPOSTA:a) De acordo com as informações do enunciado, uma amina primária reage com ácido nitroso produzindo N‚.

R - NH‚ + HNO‚ ë R - OH + H‚O + N‚ amina primária Logo o aminoácido deve ser a TIROSINA que apresenta NH‚ ligado a carbono. Veja a fórmula estrutural na tabela do enunciado.b) Pelo enunciado sabemos que 1,78 g do ‘-aminoácido produz 490 mL ou 0,490 L de nitrogênio. Então:

1,78 g ______ 0,490 L M _______ 24,5 L (volume molar)M = 89 g/mol (massa molar)

c) Teremos para M = 89 g/mol:

9) [FUVEST-2009] Na Tabela Periódica, o elemento químico bromo (Br) está localizado no 4¡. período e no grupo 7A (ou 17), logo abaixo do elemento cloro (CØ). Com relação à substância simples bromo (Br‚, ponto de fusão - 7,2 °C, ponto de ebulição 58,8 °C, sob pressão de 1 atm), um estudante de Química fez as seguintes afirmações:I. Nas condições ambientes de pressão e temperatura, o Br‚ deve ser uma substância gasosa.II. Tal como o CØ‚, o Br‚ deve reagir com o eteno. Nesse caso, o Br‚ deve formar o 1,2-dibromoetano.III. Tal como o CØ‚, Br‚ deve reagir com H‚, formando um haleto de hidrogênio. Nesse caso, o Br‚ deve formar o brometo de hidrogênio.É correto somente o que o estudante afirmou em:a) Ib) I e IIc) II e IIId) I e IIIe) III[C]

10) [UFSC-2009] O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos, tais como o craqueamento, a esterificação ou a transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.

Disponível em: http://<www.biodiesel.gov.br/> Acesso em: 04 ago. 2008.

Sobre a reação, utilizada na preparação do biodiesel, é CORRETO afirmar que:(01) o subproduto A é um poliálcool utilizado na confecção de cosméticos e alimentos.(02) a reação representada é uma reação de transesterificação.(04) o biodiesel, quando produzido utilizando-se metanol, é na realidade uma mistura de aldeídos metílicos.(08) na molécula do subproduto A existe um carbono assimétrico.(16) segundo a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), o nome do subproduto A é isopropanol.(32) a mistura biodiesel subproduto A é heterogênea.[(01) + (02) + (32) = 35]

11) [UNIFESP-2009] A Química Forense é uma importante área de aplicação da Química, auxiliando na investigação de crimes, permitindo identificar drogas ilícitas, reconhecer a adulteração de combustíveis e constatar a existência de vestígios de sangue em locais onde ocorreram crimes. Um dos testes que podem ser utilizados na identificação da cocaína, fórmula estrutural representada a seguir, é denominado ensaio de odor.O ensaio de odor consiste na reação da cocaína com metanol, catalisada por hidróxido de potássio, com produção de benzoato de metila, cujo odor é característico. O procedimento para a realização desse ensaio encontra-se ilustrado na figura a seguir.

a) Quais são os grupos funcionais presentes na estrutura da cocaína?b) Escreva a equação e o nome da reação química que ocorre no ensaio de odor para a identificação da cocaína.RESPOSTA:a) Os grupos funcionais presentes na estrutura da cocaína são amina e éster de ácido carboxílico.b) A reação química que ocorre no ensaio é uma transesterificação (reação de álcool com éster).Observe a equação a seguir:

12) [UNIFESP-2009] Na indústria química, aldeídos e cetonas são empregados como solventes e matérias-primas para síntese de outros produtos orgânicos. Algumas substâncias dessas classes de compostos apresentam odores bastante agradáveis, sendo usadas em perfumaria e como agentes aromatizantes em alimentos. Dentre elas, há a acetofenona, com odor de pistache, e o benzaldeído, com odor de amêndoas.

Dadas as reações:

I. Formação de uma imina com 80 % de rendimento de reação (figura 1).

a) Determine a massa de imina produzida a partir de 1 mol de acetofenona.b) Dê a fórmula estrutural do composto orgânico X, sabendo-se que a reação é de substituição aromática.RESPOSTA:a) m = 106,49 gb) Teremos uma reação de substituição aromática com um radical metadirigente. Observe:

13) No metabolismo humano, parte dos resíduos nitrogenados, provenientes da decomposição de proteínas, é eliminada como uréia, presente na urina. A urease é uma enzima encontrada em certos microorganismos e, em meio aquoso, atua na hidrólise da uréia, que tem como produtos de reação a amônia e o dióxido de carbono. A equação a seguir representa a reação de hidrólise da uréia.

a) Considerando que a hidrólise da ureia ocorre em meio aquoso, qual é o caráter ácido-base predominante do meio reacional? Justifique.b) Na hidrólise da ureia, de que forma a presença da urease influencia os valores da energia de ativação e da entalpia de reação?

RESPOSTA: a) A uréia tem caráter básico fraco e é um composto que reage com ácidos fortes.Justificativa a ser demonstrada.b) A urease funciona como catalisador, logo diminui a energia de ativação, mas não altera a entalpia de reação.

14) [ENEM-2008] A biodigestão anaeróbica, que se processa na ausência de ar, permite a obtenção de energia e materiais que podem ser utilizados não só como fertilizante e combustível de veículos, mas também para acionar motores elétricos e aquecer recintos.

O material produzido pelo processo esquematizado na figura e utilizado para a geração de energia é oa) biodiesel, obtido a partir da decomposição de matéria orgânica e/ou por fermentação na presença de oxigênio.b) metano (CH„), biocombustível utilizado em diferentes máquinas.

c) etanol, que, além de ser empregado na geração de energia elétrica, é utilizado como fertilizante.d) hidrogênio, combustível economicamente mais viável, produzido sem necessidade de oxigênio.e) metanol, que, além das aplicações mostradas no esquema, é matéria-prima na indústria de bebidas.[B]

15) [UNESP-2008] A oxidação de um ácido graxo para obtenção de energia em nosso organismo envolve, entre outras, as seguintes etapas:

1 etapa - oxidação (ou desidrogenação)2 etapa - hidratação3 etapa - oxidação

Dadas as fórmulas estruturais a seguir

indique qual o reagente e o produto para cada uma das etapas, na ordem indicada, dando os nomes das funções químicas que são formadas após cada uma das reações.

RESPOSTA: Teremos os seguintes reagentes para as etapas citadas. Observe a figura dada a seguir.

16) [UNESP-2008] Com o advento dos jogos pan-americanos, estudos relacionados com o metabolismo humano estiveram em evidência e foram tema de reportagens em jornais e revistas. Especial atenção recebeu o consumo de energia pelos atletas, e as formas de obtenção dessa energia pelo corpo humano. A glicose é a fonte primária de energia em nosso organismo e um dos intermediários formados em sua oxidação é o piruvato - forma desprotonada do ácido pirúvico (fórmula molecular CƒH„Oƒ), que apresenta as funções cetona e ácido carboxílico. O piruvato pode seguir dois caminhos metabólicos:I: piruvato (via metabólica I) ë lactato (forma desprotonada do ácido ‘-hidroxipropiônico)II: piruvato (via metabólica II) ëCO‚ + H‚O.Forneça as fórmulas estruturais dos ácidos pirúvico e ‘-hidroxipropiônico, envolvidos na via metabólica I, e classifique as reações químicas para as duas vias metabólicas do piruvato, segundo os conceitos de oxirredução.RESPOSTA:De acordo com a nomenclatura a fórmula do ácido a-hidroxipropiônico é dada pela figura 1.Como o ácido pirúvico, de acordo com o texto, tem a função cetona e ácido carboxílico, sua fórmula é dada pela fórmula 2.Concluímos que o ânion piruvato é obtido pela ionização do ácido pirúvico (fórmula 3).

Então, teremos as seguintes vias metabólicas na fórmula 4:

17) [UNESP-2008]

As reações direta e inversa na equação química apresentada são classificadas, respectivamente, como dea) condensação e hidrólise.b) adição e hidrólise.c) hidrólise e adição.d) eliminação e condensação.e) substituição e eliminação.[A]

18) [UNIFESP-2008]

Nas tecnologias para substituição dos derivados do petróleo por outras fontes de energias renováveis, o Brasil destaca-se no cenário internacional pelo uso do etanol e, mais recentemente, do biodiesel. Na transesterificação, processo de obtenção do biodiesel, ocorre uma reação entre um óleo e um álcool na presença de catalisador, tendo ainda como subproduto a glicerina. Observe a segunda figuraQuando são utilizados o etanol e o triglicerídeo LLL, na transesterificação, os produtos orgânicos formados apresentam os grupos funcionaisa) álcool e éster.b) álcool e éter.c) álcool e ácido carboxílico.d) ácido carboxílico e éster.e) ácido carboxílico e éter.[A]

19) [FGV-2008] Na identificação de duas substâncias orgânicas no laboratório de química, um grupo de alunos realizou dois experimentos:

Teste 1 - Retirou uma amostra de 4 mL da substância X e transferiu para um tubo de ensaio. Na seqüência, adicionou gotas de solução de ácido sulfúrico e 4 mL de solução violeta de permanganato de potássio. Agitou e observou.

Teste 2 - Repetiu o teste anterior, utilizando amostra da substância Y.

Resultados obtidos:Teste 1 - O tubo aqueceu durante a reação e a cor violeta da solução desapareceu.Teste 2 - Não houve alteração, a reação não ocorreu.

Para que o grupo de alunos pudesse concluir o teste de identificação, o professor deu as seguintes informações:- As substâncias testadas podem ser:I) 2-metil-propan-2-ol, II) butan-1-ol e III) propan-2-ol.- 370 mg da substância X, quando sofre combustão completa, produzem 880 mg de gás carbônico.

O grupo de alunos conclui, corretamente, que a reação ocorrida no teste 1 eraa) exotérmica e que X e Y eram as substâncias II e I, respectivamente.b) exotérmica e que X e Y eram as substâncias III e I, respectivamente.c) endotérmica e que X e Y eram as substâncias II e I, respectivamente.d) endotérmica e que X e Y eram as substâncias III e I, respectivamente.e) endotérmica e que X e Y eram as substâncias II e III, respectivamente.[A]

20) [FGV-2008] O Brasil destaca-se no cenário internacional com a produção e incentivo do uso de combustíveis de fontes renováveis, como o etanol e o biodiesel. A transesterificação é mais um "novo conceito" abordado na química orgânica no ensino médio: trata-se da síntese do biodiesel, obtido a partir da reação de óleos vegetais (soja, babaçu, mamona), gorduras animais ou óleos residuais de fritura com etanol e catalisador.

Considerando que o biodiesel foi obtido a partir do óleo de soja, na reação de hidrólise desse biodiesel B, são obtidos como produtos o

a) ácido etanóico e álcoois.b) ácido etanóico e ésteres.c) etanoato de etila e ácidos carboxílicos.d) etanol e ácidos carboxílicos.e) etanol e ésteres.[D]

21) [FGV-2008] Charles Goodyear descobriu, no século XIX, um novo processo, deixando cair borracha e enxofre casualmente no fogo. Essa matéria-prima é utilizada na fabricação de pneus. Um dos grandes problemas ambientais da atualidade é o destino dos pneus usados. O uso de pneus na composição do asfalto de ruas e estradas é uma forma de reduzir esse impacto. O processo desenvolvido por Goodyear recebe o nome dea) combustão. b) destilação.c) sinterização. d) ustulação.e) vulcanização.[E]

22) [FUVEST-2008] O seguinte fragmento (adaptado) do livro "Estação Carandiru", de Drauzio Varella, refere-se à produção clandestina de bebida no presídio:

"O líquido é transferido para uma lata grande com um furo na parte superior, no qual é introduzida uma mangueirinha conectada a uma serpentina de cobre. A lata vai para o fogareiro até levantar fervura. O vapor sobe pela mangueira e passa pela serpentina, que Ezequiel esfria constantemente com uma caneca de água fria. Na saída da serpentina, emborcada numa garrafa, gota a gota, pinga a maria-louca (aguardente). Cinco quilos de milho ou arroz e dez de açúcar permitem a obtenção de nove litros da bebida."

Na produção da maria-louca, o amido do milho ou do arroz é transformado em glicose. A sacarose do açúcar é transformada em glicose e frutose, que dão origem a dióxido de carbono e etanol. Dentre as equações químicas,I) (C†H³O…)Š + nH‚O ë nC†H‚O† ,

III) C‚H‚‚O + H‚O ë 2C†H‚O† ,

IV) C†H‚O† + H‚ ë C†H„O† ,

V) C†H‚O† ë 2CHƒCH‚OH + 2CO‚,

Dado:C†H‚O† = glicose ou frutose

as que representam as transformações químicas citadas sãoa) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, III e V. d) II, III e V. e) III, IV e V.[C]

23) [FUVEST-2008] Muitos acreditam ser mais saudável consumir "produtos orgânicos" do que produtos cultivados de forma convencional. É possível diferenciar esses dois tipos de produtos, determinando-se as quantidades relativas de ¢¥N e ¢¦N em cada um deles. Essas quantidades relativas serão diferentes, se o solo for adubado com esterco ou fertilizantes sintéticos. O esterco contém compostos originados no metabolismo animal, enquanto fertilizantes sintéticos, como, por exemplo, o nitrato de amônio, provém da amônia.Considere as afirmações:

I. ¢¥N e ¢¦N diferem quanto ao número de prótons, mas não quanto ao número de nêutrons.II. Os fertilizantes nitrogenados, sejam sintéticos ou naturais, fornecem o nitrogênio necessário à formação de aminoácidos e proteínas nos vegetais.III. O fertilizante nitrato de amônio pode ser obtido pela reação da amônia com o ácido nítrico.

É correto apenas o que se afirma ema) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.[E]

24) [FUVEST-2008] O glicerol é um sub-produto do biodiesel, preparado pela transesterificação de óleos vegetais. Recentemente, foi desenvolvido um processo para aproveitar esse sub-produto.

Tal processo pode ser considerado adequado ao desenvolvimento sustentável porque

I. permite gerar metanol, que pode ser reciclado na produção de biodiesel.II. pode gerar gasolina a partir de uma fonte renovável, em substituição ao petróleo, não renovável.III. tem impacto social, pois gera gás de síntese, não tóxico, que alimenta fogões domésticos.

É verdadeiro apenas o que se afirma ema) I.b) II.c) III.d) I e II.e) I e III.[D]

25) [UFRJ-2008] No esquema de síntese representado a seguir, o composto A é um álcool com quatro átomos de carbono em que a hidroxila está ligada ao carbono terciário. Esse álcool sofreu desidratação gerando metilpropeno (B), que, por sua vez, sofreu adição de ácido bromídrico, gerando o composto C. Em seguida, obteve-se um monoalquil aromático (D) por meio de uma reação de Friedel Crafts do composto C com benzeno. O composto D reagiu com uma mistura de ácido nítrico e ácido sulfúrico, gerando como produtos principais dois isômeros, E e F.

Escreva, usando a representação em bastão, as fórmulas dos compostos E e F e classifique o tipo de isomeria existente.RESPOSTA:Observe as figuras a seguir:

26) [IDEM] No esquema de síntese representado a seguir, o composto A é um álcool com quatro átomos de carbono em que a hidroxila está ligada ao carbono terciário. Esse álcool sofreu desidratação gerando metilpropeno (B), que, por sua vez, sofreu adição de ácido bromídrico, gerando o composto C. Em seguida, obteve-se um monoalquil aromático (D) por meio de uma reação de Friedel Crafts do composto C com benzeno. O composto D reagiu com uma mistura de ácido nítrico e ácido sulfúrico, gerando como produtos principais dois isômeros, E e F.

Escreva, usando a representação em bastão, as fórmulas dos compostos A e B e dê o nome dos compostos C e D.RESPOSTA:

27) [UEL-2008] Um grupo de substâncias orgânicas apresenta aromas agradáveis, estando presentes em frutas e flores. Industrialmente, a reação de esterificação de Fischer é um dos principais métodos para a síntese destas substâncias orgânicas empregadas como flavorizantes na confecção de balas, gelatinas, entre outros doces.

O flavorizante de morango, denominado etanoato de isobutila, é obtido em meio ácido a partir dos reagentes:a) Ácido 2-metil propanóico e etanol.b) Ácido etanóico e 2-metil-propan-2-ol.c) Ácido etanóico e 2-metil-propanal.d) Ácido etanóico e 2-metil-propan-1-ol.e) Ácido 2-metil propanóico e etanal.[D]

28) [UEG] TEXTO 1Misera! Tivesse eu aquela enorme, aquela£Claridade imortal, que toda a luz resume!

ASSIS, Machado. "Circulo vicioso".

TEXTO 2¢Energias quânticas modelam seios e braços.Explico o momento, a nave tomba, gotas translúcidas giram¤prótons e nêutrons neste céu de maio.

CARNEIRO, A. "Ondas quânticas".

Ambos os textos fazem referência ao processo de emissão de luz por vaga-lumes. Esse processo de emissão de luz ocorre por causa de um conjunto de reações químicas que resultam na transformação da luciferina em oxiluciferina, conforme esquema da figura a seguir.

Sobre as particularidades das espécies químicas envolvidas nas etapas de conversão da luciferina em oxiluciferina, é CORRETO afirmar:

a) O cátion Mg£®, que participa da transformação da luciferina no composto A, pode ser obtido pela redução do magnésio metálico e apresenta configuração eletrônica 1s£ 2s£ 2p§.b) A hidroxila, ligada ao anel aromático da luciferina, é um grupo desativador em reações de substituição eletrofílica aromática.c) O gás carbônico liberado na obtenção da oxiluciferina é uma molécula constituída de ligações químicas polares e apresenta geometria linear.d) A luciferase é uma enzima, portanto, um catalisador biológico estruturalmente formado por monômeros de glicose. Seu papel é diminuir a energia de ativação das reações envolvidas nos processos biológicos.[C]

29) [IDEM AO ANTERIOR] Considerando as propriedades químicas e as reações dos compostos orgânicos envolvidos no processo de emissão de luz do vaga-lume, é CORRETO afirmar:a) A transformação do composto A no composto B é uma reação de desidratação.b) A conversão da luciferina no composto A é uma reação de redução.c) Na luciferina, o hidrogênio menos ácido está ligado ao oxigênio do grupo acila.d) Na oxiluciferina, todos os átomos de carbono ligados aos átomos de enxofre apresentam hibridização sp£.[A]

30) [UECE] Caso o ser humano não tivesse a capacidade de sonhar você não estaria lendo esta prova, pois provavelmente, ainda estaríamos na Pré-História. Perderíamos a capacidade de resolver problemas. Algumas pesquisas relacionam o sonho às grandes descobertas, como foi o caso do Químico alemão Kekulé, apontado como um dos descobridores do benzeno - molécula em forma de anel com 6 átomos de carbono - que afirmou que a descoberta surgiu de um sonho em que viu uma serpente mordendo o próprio rabo. A esse respeito, marque a opção verdadeira.a) Dois núcleos condensados do benzeno (anel benzênico) são denominados de difenil.b) Em reação simples o benzeno reage com o gás cloro, produzindo o inseticida denominado hexacloreto de benzeno (reação de substituição).c) Os hidrocarbonetos aromáticos possuem o anel benzênico e são isômeros funcionais dos fenóis.d) O anel benzênico é muito estável e devido a isso o benzeno só irá reagir em condições drásticas.[D]

31) [UFU] A indústria química possui grande poder de transformação. A partir da seqüência de reações a seguir, faça o que se pede.

a) Classifique a transformação ocorrida de II para III.b) Qual é o número de oxidação dos carbonos da esquerda e da direita, respectivamente, em V?c) Qual é o reagente necessário para a transformação de III em IV?d) Indique uma utilização de V na indústria de alimentos.

RESPOSTA:a) e b) Observe a figura:

c) Água (HOH), esquematicamente temos a hidratação do eteno e a formação do etanol.d) O ácido acético (CHƒ-CO‚H) é utilizado na fabricação de vinagre.

32) [UFU] Considere as informações a seguir.

Na reação de oxidação do tri-álcool apresentado com KMnO„ em meio ácido ou com K‚Cr‚O‡ em meio ácido, é correto afirmar que:a) a hidroxila III produzirá cetona.b) a hidroxila II produzirá ácido carboxílico.

c) a hidroxila I produzirá cetona.d) a hidroxila I produzirá éster.[A]

33) [UFJF] O Tamiflu é uma droga potente contra o vírus influenza e tem sido usado no combate ao vírus H5N1, responsável pela gripe aviária. A síntese do Tamiflu utiliza, como materiais de partida, o ácido quínico ou o ácido shikímico, os quais podem ser obtidos a partir de certas plantas. Com base nas estruturas desses compostos, representadas a seguir, pede-se:

a) Qual a fórmula molecular do ácido quínico e que tipo de reação permitiria a transformação do ácido quínico no ácido shikímico?b) Quantos grupos metila estão presentes no Tamiflu e quais os nomes das duas funções nitrogenadas existentes neste composto?c) Defina o conceito de carbono assimétrico (quiral). Quantos átomos de carbono assimétrico existem na estrutura do ácido shikímico?d) Represente a equação química da hidrólise básica do Tamiflu. Considere apenas a reação no grupo funcional éster desse composto.RESPOSTA:a) C‡H‚O†, eliminação (desidratação).b) 04, Amina, Amida.c) Átomo de carbono ligado a quatro grupos diferentes entre si, 03.d) Observe a figura a seguir:

34) [UFU] Os ambientalistas preocupam-se com o crescimento da cultura da cana-de-açúcar para a produção de etanol, que no momento passa a ser o combustível alternativo menos poluente e renovável do nosso Planeta. A comparação é feita com os combustíveis utilizados atualmente, os chamados fósseis que poluem mais a atmosfera.Quanto à reatividade dos álcoois, faça o que se pede.a) Descreva a equação que representa a reação da oxidação total de álcoois: a) primários; b) secundários.b) Descreva a equação que representa a reação da redução do etanol sob condições energéticas.c) Quais produtos se obtêm da desidratação intermolecular do etanol?RESPOSTA:a) Representação da reação de oxidação total:a.a) Oxidação de álcoois primários:Álcoois primários ë Aldeídos ë Ácidos carboxílicos

a.b) Oxidação de álcoois secundários: Álcoois secundários ë Cetonas

b) CHƒ-CH‚OH + [H] ë CHƒ-CHƒ + HOH.

c) Éter dietílico e água: H‚SO„2CHƒ-CH‚OH ë HOH + H…C‚-O-C‚H….

35) [PUCMG] Seja dada a seqüência de reações a seguir.

I. H‚C = CH‚(g) + HCØ(g) ë A

II. A + KOH(aq) ë B + KCØ(aq)

III. B + KMnO„(aq) + H‚SO„(aq) ë C + K‚SO„(aq) + MnSO„(aq) + H‚O(Ø)

Considerando-se essas transformações, é INCORRETO afirmar que o composto:a) A é o cloreto de vinila, empregado na fabricação de P.V.C.b) B é o etanol, obtido comercialmente a partir da cana-de-açúcar.c) C é o ácido acético, encontrado no vinagre.d) B é isômero do éter dimetílico.[A]

36) [UNESP] Podem-se preparar polímeros biodegradáveis pela ação de certas bactérias sobre a glicose, obtida da sacarose da cana-de-açúcar. Em um desses processos, ocorre a formação do composto intermediário ácido 3-hidroxibutanóico, cuja polimerização leva à formação do poli-(3-hidroxibutirato) (PHB) por meio de uma reação de esterificação. Escreva a fórmula geral do poliéster formado.RESPOSTA:A reação de esterificação que leva à formação do poliéster poli-(3-hidroxibutirato) é da pela seguinte equação química:

37) [UNESP] A partir da hidrogenação parcial de óleos vegetais líquidos, contendo ácidos graxos poliinsaturados (contendo mais de uma dupla ligação), são obtidas as margarinas sólidas. Nos óleos vegetais originais, todas as duplas ligações apresentam configuração "cis". No entanto, na reação de hidrogenação parcial ocorre, também, isomerização de parte das ligações "cis", formando isômero "trans", produto nocivo à saúde humana.O ácido linoléico, presente em óleos e gorduras, é um ácido graxo que apresenta duas insaturações, conforme fórmula molecular representada a seguir.

C…H-CH=CH-CH‚-CH=CH-(CH‚)‡-COOH

Escreva as fórmulas estruturais do isômero "cis" e do isômero "trans" que podem ser obtidos a partir da reação de hidrogenação da dupla ligação mais próxima do grupo carboxílico deste ácido.RESPOSTA:A hidrogenação é dada na figura 1 e os isômeros estão representados na figura 2.

38) [UNESP] Para preparar o composto butanoato de etila, que possui aroma de abacaxi, usa-se o etanol como um dos reagentes de partida. A função orgânica a qual pertence esse aromatizante e o nome do outro reagente necessário para sua síntese são, respectivamente:a) éster, ácido etanóico. b) éter, ácido butanóico. c) amida, álcool butílico.d) éster, ácido butanóico. e) éter, álcool butílico.[D]

39) [UNIFESP] Depois de voltar a se consolidar no mercado brasileiro de combustíveis, motivado pelo lançamento dos carros bicombustíveis, o álcool pode se tornar também matéria-prima para a indústria química, para substituir os insumos derivados do petróleo, cujos preços do barril alcançam patamares elevados no mercado internacional. Algumas empresas não descartam a possibilidade de utilizar, no futuro próximo, a alcoolquímica no lugar da petroquímica. As mais atrativas aplicações do álcool na indústria química, porém, serão voltadas à produção de compostos oxigenados, como o ácido acético, acetato de etila e butanol. Na tabela, são apresentadas algumas propriedades do 1-butanol e de certo álcool X. Os produtos da oxidação destes álcoois NÃO pertencem à mesma classe de compostos orgânicos.

a) Forneça o tipo de isomeria que ocorre entre 1-butanol e o composto X. Dê a fórmula estrutural do composto Z.b) Escreva a equação balanceada da reação de oxidação do 1-butanol, sabendo-se que são produzidos ainda K‚SO„, MnSO„ e H‚O.

RESPOSTA:a) O tipo de isomeria existente entre o 1-butanol e o composto X é de posição, logo o composto X é o 2-butanol.O composto Z é a butanona (figura 1): b) 1-butanol = C„H³O.Ácido butanóico = C„HˆO‚.A equação pode ser representada por (figura 2):

40) [UNIFESP] A cocaína foi o primeiro anestésico injetável, empregado desde o século XIX. Após se descobrir que o seu uso causava dependência física, novas substâncias foram sintetizadas para substituí-la, dentre elas a novocaína.

A função orgânica oxigenada encontrada na estrutura da cocaína e o reagente químico que pode ser utilizado para converter o grupo amônio da novocaína da forma de sal para a forma de amina são, respectivamente,a) éster e NaOH.b) éster e HCØ.c) éster e H‚O.e) éter e HCØ.e) éter e NaOH.[A]

41) [UNIFESP] Terminou no dia 31 de julho deste ano o prazo para que as empresas ajustem os rótulos das embalagens de alimentos à norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma das exigências para os novos rótulos é

a obrigatoriedade de informar a quantidade de gordura trans, além do valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio. Sabe-se que o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar:

I. aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim - LDL- colesterol eII. redução dos níveis de colesterol bom - HDL- colesterol.

As gorduras trans podem ser formadas por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. A gordura trans confere ponto de fusão mais elevado aos óleos vegetais e maior estabilidade à oxidação. Alguns alimentos industrializados são ricos em gorduras trans, tais como sorvetes, batatas fritas, salgadinhos de pacote, bolos, biscoitos e margarinas.Nos alimentos, os ácidos graxos mono e poliinsaturados podem apresentar duas formas estruturais diferentes, a cis e a trans. Aquela que se encontra habitualmente é a forma cis. Durante a hidrogenação, estes ácidos sofrem alterações estruturais fundamentais que levam à transformação da sua estrutura química cis em trans. São apresentadas as estruturas químicas de três ácidos graxos:

A figura 2 mostra um diagrama com reações orgânicas X, Y e Z, produtos I, II e III e o ácido oléico como reagente de partida, sob condições experimentais adequadas.A reação de saponificação e o éster formado são, respectivamente,a) X e II.b) Y e I.c) Y e III.d) Z e I.e) Z e II.[E]

42) [PUCSP] Um líquido incolor e de odor característico foi analisado. As observações estão resumidas a seguir:

I. a substância é bastante solúvel em água;II. a combustão completa da substância produz quantidades equimolares de gás carbônico e de água;III. a redução da substância, utilizando-se gás hidrogênio e paládio como catalisador, resulta em um álcool de fórmula molecular CƒHˆO;IV. a substância não sofre oxidação na presença de dicromato de potássio em meio ácido, em condições brandas.

O líquido em questão éa) éter dimetílicob) metil-2-propanolc) propanald) propanonae) butanona[D]

43) [FGV] Quando o etanol é posto em contato com o ácido sulfúrico, a quente, ocorre uma reação de desidratação, e os produtos formados estão relacionados à temperatura de reação. A desidratação intramolecular ocorre a 170 °C e a desidratação intermolecular a 140 °C. Os produtos da desidratação intramolecular e da intermolecular do etanol são, respectivamente,a) etano e etoxieteno.b) eteno e etoxietano.c) etoxieteno e eteno.d) etoxietano e eteno.e) etoxieteno e etano.[B]

44) [FUVEST] A tuberculose voltou a ser um problema de saúde em todo o mundo, devido ao aparecimento de bacilos que sofreram mutação genética (mutantes) e que se revelaram resistentes à maioria dos medicamentos utilizados no tratamento da doença. Atualmente, há doentes infectados por bacilos mutantes e por bacilos não-mutantes.Algumas substâncias (A, B e C) inibem o crescimento das culturas de bacilos não-mutantes. Tais bacilos possuem uma enzima que transforma B em A e outra que transforma C em A. Acredita-se que A seja a substância responsável pela inibição do crescimento das culturas.

O crescimento das culturas de bacilos mutantes é inibido por A ou C, mas não por B. Assim sendo, dentre as enzimas citadas, a que está ausente em tais bacilos deve ser a que transformaa) ésteres em ácidos carboxílicos.b) amidas em ácidos carboxílicos.c) ésteres em amidas.d) amidas em cetonas.e) cetonas em ésteres.[B]

45) [FUVEST] Aldeídos podem reagir com álcoois, conforme representado na figura 1.Este tipo de reação ocorre na formação da glicose cíclica, representada pela figura 2.Dentre os seguintes compostos, aquele que, ao reagir como indicado, porém de forma intramolecular, conduz à forma cíclica da glicose é

[C]

46) [UFG] A equação química de conversão do citronelol em citronela é mostrada a seguir.

Nessa reação, tem-se a conversão de uma) fenol em aldeído.b) álcool em aldeído.c) fenol em cetona.d) álcool em cetona.e) aldeído em cetona.[B]

47) [UFU] Em um laboratório, foram encontrados dois frascos, A e B, cujas etiquetas apresentam informações dos respectivos reagentes, conforme mostrado a seguir:

Frasco A:C„H0OPE = 34,6 °CAnestésicoPreparado a partir da desidratação intermolecular do etanol

Frasco B:C„H0OPE = 99,5 °CFacilmente oxidado a butan-2-ona

Pede-se:a) A fórmula estrutural da substância contida em cada frasco. Justifique sua resposta.b) A nomenclatura, de acordo com as regras IUPAC, de cada substância.c) A equação química representativa da reação do reagente do frasco B com ácido etanóico.

RESPOSTA:

a) Vide figura 1.b) Substância A: etóxi-etano ou éter dietílico ou dietil-éter. Substância B: etan-2-ol ou 2-etanol ou álcool sec-butílico.c) Vide figura 2.

48) [UFU] O acetileno (etino) é um gás inflamável, usado em soldas e na maturação artificial de frutas. Este gás pode ser preparado conforme representado no esquema a seguir. Nesta reação, o carbeto de cálcio (carbureto), em contato com a água, reage imediatamente, produzindo gás acetileno e hidróxido de cálcio.

Em três reações distintas, conforme mostrado anteriormente, 1 mol de etino reagiu com 1 molde H‚, 2 mols de CØ‚ e 1 mol de H‚O. As substâncias representadas pelos números I, II e III são, respectivamente,a) etano, tetraclorometano, etanal.b) eteno, 1,1-dicloroeteno, etanol.c) eteno, 1,1,2,2-tetracloroetano e etanal.d) etano, 1,1,2,2-tetracloroetano, etanol.[C]

49) [UFU] No experimento esquematizado a seguir, etanol e ácido sulfúrico foram aquecidos formando um gás. Este gás, ao reagir com a solução de bromo em tetracloreto de carbono, descoloriu a solução, tornando-a incolor.

O gás formado na reação anterior é oa) etano.b) eteno.c) etanal.d) carbônico[B]

50) [ENEM] As características dos vinhos dependem do grau de maturação das uvas nas parreiras porque as concentrações de diversas substâncias da composição das uvas variam à medida que as uvas vão amadurecendo. O gráfico a seguir mostra a variação da concentração de três substâncias presentes em uvas, em função do tempo.

O teor alcoólico do vinho deve-se à fermentação dos açúcares do suco da uva. Por sua vez, a acidez do vinho produzido é proporcional à concentração dos ácidos tartárico e málico. Considerando-se as diferentes características desejadas, as uvas podem ser colhidasa) mais cedo, para a obtenção de vinhos menos ácidos e menos alcoólicos.b) mais cedo, para a obtenção de vinhos mais ácidos e mais alcoólicos.c) mais tarde, para a obtenção de vinhos mais alcoólicos e menos ácidos.d) mais cedo e ser fermentadas por mais tempo, para a obtenção de vinhos mais alcoólicos.e) mais tarde e ser fermentadas por menos tempo, para a obtenção de vinhos menos alcoólicos.[C]

51) [UEG] Os alcenos são compostos químicos utilizados como matéria-prima na fabricação de produtos com as mais variadas aplicações industriais. A reatividade de suas moléculas está associada à presença de uma ligação dupla, na qual os elétrons ™ (pi) são susceptíveis ao ataque de vários reagentes químicos. Sobre a reação dos alcenos, e considerando o gráfico a seguir, que descreve a variação da energia durante as etapas de reação do 1-propeno com HBr, julgue as afirmações posteriores.

I. O composto A é um carbocátion.II. Sendo B é o produto principal da reação, então ele é o 2-bromopropano.III. A etapa 1 é mais lenta que a etapa 2.

Assinale a alternativa CORRETA:a) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.b) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.c) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.d) Todas as afirmações são verdadeiras.[D]

52) [UFU] A dipivefrina é um broncodilatador utilizado no combate ao glaucoma.

Em relação a este broncodilatador, pode-se afirmar que este

a) forma na sua hidrólise ácida, como um de seus produtos, o ácido 2,2-dimetilpropanóico.b) possui três carbonos assimétricos na sua estrutura.c) é um composto aromático e tem fórmula molecular C‰H…NO….d) possui as funções orgânicas: éter, álcool, amina e cetona.[A]

53) [UFU] O ácido vanilmandélico é um produto do metabolismo da adrenalina e outras catecolaminas. A constatação do excesso deste ácido no organismo pode ser verificada no exame de urina. Este é um diagnóstico chamado de feocromocitoma (tumor produtor de catecolaminas).

Em relação a este ácido, assinale a alternativa correta.a) É um composto de cadeia mista, aromática, insaturada e homogênea.b) A oxidação da OH (do álcool) produz uma carbonila.c) A ordem de acidez dos grupos ácidos é: -OH (do fenol) < -COOH < -OH (do álcool).d) É insolúvel em H‚O.[B]

54) [PUCRS] A D-glicose, na presença de uma enzima, ou gás hidrogênio com catalisador metálico, sofre reação, produzindo o sorbitol. Concentrações elevadas de glicose intracelular podem produzir um aumento significativo na quantidade de sorbitol, o qual, por ser mais hidrofílico, permanece dentro da célula e acumula-se, provocando efeitos osmóticos e edema celular devido à retenção de água. Essa reação pode ser representada pela equação:

Com relação à equação, a afirmativa correta é

a) O grupo aldeídico é oxidado a álcool primário.b) O grupo cetona é reduzido a álcool primário.c) A D-glicose e o sorbitol formam um par de isômeros de função.d) A D-glicose é a substância oxidante e o H‚ é o redutor.e) A massa molar da D-glicose é maior do que a massa molar do sorbitol.[D]

55) [UFSM] A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, através dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história.

Diante da relevância do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, "o índio", foi selecionada a área temática CULTURA e as questões foram construídas com base na obra "Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul" (Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; IPHAN, 2004).A pitangueira, além de produzir o fruto saboroso, tem sido também usada tradicionalmente como planta medicinal. Ao chá das folhas da pitangueira são atribuídas atividades farmacológicas, tais como ser antidiarréico, diurético, adstringente, antifebril, estimulante e anti-reumático (Simões, C. et al., 1995). O óleo essencial dessas folhas é rico, entre outros, nos seguintes terpenos:

Ao se observar a estrutura molecular do geraniol, verifica-se que, através de reação da dupla ligação C=C alílica (circulada), pode-se obter o citronelol. Qual a classificação dessa reação e seu respectivo reagente?a) Oxidação do substrato de carbono com K‚Cr‚O‡ / H‚SO„.b) Redução do substrato de carbono com H‚ / Pt.c) Adição eletrofílica à dupla ligação de H‚O / HƒPO„.d) Substituição eletrofílica com H‚ / ZnCØ‚.e) Rearranjo tautomérico em meio HCØ.[B]

56) [UEL] A limpeza dos pratos, após as refeições, é feita com substâncias denominadas surfatantes. Essas substâncias, que aumentam a solubilidade de uma substância em outra, apresentam, em suas moléculas, uma parte polar e outra parte

apolar e interagem com moléculas polares ou apolares. Os sabões e os surfatantes possibilitam que substâncias não polares, como óleos e graxas, se solubilizem e sejam removidos pela água. A diferença entre o sabão e o surfatante comum é que o primeiro é um sal derivado de um ácido graxo e o segundo do ácido sulfônico. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. A fórmula molecular de um sabão é CHƒ(CH‚)„ COONa. No processo de limpeza, a parte do sabão que se liga à água é CHƒ(CH‚)„ -.II. O ânion

pode ser um constituinte do surfatante.III. A tensão superficial da água é aumentada pela adição de um surfatante.IV. O estearato de sódio, sal típico do sabão, é o produto da reação de hidrólise de um éster, em meio básico.Estão corretas apenas as afirmativas:a) I e II. b) II e IV. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, III e IV.[B]

57) [PUCMG] Um peptídeo é formado por dois ou mais aminoácidos que se ligam covalentemente através de ligações peptídicas (ou amidas). Tais ligações são formadas pela reação entre um grupo amina de um aminoácido e um grupo ácido carboxílico de um outro aminoácido com saída de uma molécula de água. Assinale a estrutura do dipeptídeo formado pela reação de condensação entre os aminoácidos metionina e a glicina (fig. 1).

[C]

58) A queima da matéria orgânica, como nas queimadas que antecedem a colheita da cana-de-açúcar, é normalmente entendida, de maneira simplificada, como a combustão de açúcares, produzindo CO‚ e H‚O. Entretanto, sabe-se que se

formam outros compostos, uma vez que a cana-de-açúcar não é constituída apenas de C, H e O. Por exemplo, o potássio (K, grupo 1 da classificação periódica) forma um composto com o oxigênio (grupo 16 da classificação periódica), que permanece como resíduo sólido nas cinzas.a) Forneça a equação para a reação do composto de potássio presente no resíduo sólido (cinzas) com a água e faça uma estimativa para o pH da solução resultante.b) Forneça a equação química apropriada que justifica o uso de cinzas, misturadas à gordura animal, para a obtenção de sabão. Como gordura animal, considere a triestearina (C…‡H³O†), cuja representação simplificada para a fórmula estrutural é

RESPOSTA: (a) O composto de potássio presente no resíduo sólido (cinzas) é o óxido de potássio (K‚O), que reage com a água da seguinte maneira:K‚O(s) + HO(Ø) ë 2KOH(aq)O meio fica básico devido à formação do hidróxido de potássio (KOH) e o pH da solução resultante será maior do que 7.

b) Gordura animal + Cinzas ë Glicerina + Sabão (sal orgânico). Observe o esquema:

59) [UNESP] O biodiesel começa a ser empregado na matriz energética brasileira, sendo adicionado em pequena quantidade ao diesel obtido do petróleo. O biodiesel é um composto que pode ser obtido da reação de um óleo vegetal com NaOH e posterior reação com o etanol. Considere a reação seguinte e responda.

a) Qual o nome da reação do óleo vegetal com o NaOH? Escreva a estrutura do óleo utilizado (composto X), sabendo-se que ele não apresenta isomeria óptica.b) Qual a função formada da ligação entre o etanol e o ácido esteárico (HƒC - (CH‚)† - COOH)? Desenhe a estrutura do composto formado.RESPOSTA:a) A reação é de saponificação. A partir da reação inversa dada, temos: (esquema 1)b) Função éster. (esquema 2)

60) [UNIFESP] As mudanças de hábitos alimentares e o sedentarismo têm levado a um aumento da massa corporal média da população, o que pode ser observado em faixas etárias que se iniciam na infância. O consumo de produtos light e diet tem crescido muito nas últimas décadas e o adoçante artificial mais amplamente utilizado é o aspartame. O aspartame é o éster metílico de um dipeptídeo, formado a partir da fenilalanina e do ácido aspártico.

a) Com base na estrutura do aspartame, forneça a estrutura do dipeptídeo fenilalanina-fenilalanina.b) Para se preparar uma solução de um alfa aminoácido, como a glicina (NH‚-CH‚-COOH), dispõe-se dos solventes H‚O e benzeno. Justifique qual desses solventes é o mais adequado para preparar a solução.RESPOSTA:a) A estrutura do dipeptídeo pode ser observada a partir do esquema:

b) Como a glicina é polar, o solvente mais adequado é a água, pois também é polar.

61) [UNIFESP] O sabor e o aroma (buquê) que o vinho apresenta dependem da uva empregada, de alguns fatores climáticos e do seu processo de produção. Os principais compostos responsáveis pelo buquê são aldeídos e ésteres, sendo que no vinho existem ainda açúcares, ácidos e o principal produto da fermentação da glicose, o etanol. A intensificação do aroma do vinho no seu envelhecimento deve-se à formação de ésteres no interior da garrafa. Estes compostos se formam no envelhecimento do vinho através daa) oxidação do álcool.b) reação do álcool com ácido carboxílico.c) oxidação do aldeído.d) reação do álcool com aldeído.e) oxidação do ácido carboxílico.[B]

62) [UNIFESP] Medicamentos obtidos da natureza são utilizados pelo homem há muito tempo. Produtos naturais e seus derivados são muito empregados na fabricação de medicamentos pelas indústrias farmacêuticas modernas. A maioria das

pessoas, em algum momento, já fez uso de alguns desses compostos. O ácido acetilsalicílico, estrutura representada na figura, que compõe o conhecido medicamento de nome comercial aspirina, é obtido a partir do ácido salicílico que ocorre na casca da árvore do salgueiro branco, 'Salix alba'.

Na hidrólise da aspirina é formada uma substância que está presente no vinagre e também o ácido salicílico, que tem fórmula moleculara) C‡H‚Oƒ. b) C‡H„O‚. c) C‡H†Oƒ. d) CˆHˆOƒ. e) C‰HˆO„.[C}

63) [PUCSP] Grupos ligados ao anel benzênico interferem na sua reatividade . Alguns grupos tornam as posições orto e para mais reativas para reações de substituição e são chamados orto e para dirigentes, enquanto outros grupos tornam a posição meta mais reativa, sendo chamados de meta dirigentes.* Grupos ortoe paradirigentes:- Cl, - Br, - NH‚, - OH, - CHƒ* Grupos metadirigentes:- NO‚, - COOH, - SOƒH

As rotas sintéticas I, II e III foram realizadas com o objetivo de sintetizar as substâncias X, Y e Z, respectivamente.

Após o isolamento adequado do meio reacional e de produtos secundários, os benzenos dissubstituídos X, Y e Z obtidos são, respectivamente,a) orto-cloronitrobenzeno, meta-diclorobenzeno e paranitrotolueno.b) meta-cloronitrobenzeno, orto-diclorobenzeno e paranitrotolueno.c) meta-cloronitrobenzeno, meta-diclorobenzeno e meta-nitrotolueno.

d) para-cloronitrobenzeno, para-diclorobenzeno e ortonitrotolueno.e) orto-cloronitrobenzeno, orto-diclorobenzeno e paracloronitrobenzeno.[B]

64) [UERJ] Os alcenos, ao sofrerem reação de oxidação enérgica com solução de permanganato de potássio, aquecida e acidulada, produzem diferentes compostos de carbono, como gás carbônico, cetonas e ácidos carboxílicos. Analisando os produtos dessa reação, pode-se identificar o alceno reagente e determinar a posição de sua insaturação.Considere que a oxidação de 3,50 g de um alceno tenha produzido uma cetona e 1,12 L de gás carbônico, medidos nas CNTP.Em relação ao alceno reagente,a) classifique seus átomos de carbono insaturados como primário, secundário ou terciário;b) apresente sua fórmula estrutural plana e indique o nome oficial do aldeído de cadeia normal isômero da cetona produzida.RESPOSTA:a) Os átomos de carbono insaturados são classificados como primário e terciário. b) Fórmula estrutural plana:

Nome oficial do aldeído: butanal.

65) [FUVEST] O Ministério da Agricultura estabeleceu um novo padrão de qualidade e identidade da cachaça brasileira, definindo limites para determinadas substâncias formadas na sua fabricação. Algumas dessas substâncias são ésteres, aldeídos e ácidos carboxílicos voláteis, conforme o caderno "Agrícola" de 08 de junho de 2005, do jornal "O ESTADO DE S. PAULO". Nesse processo de fabricação, pode ter ocorrido a formação de

I) ácido carboxílico pela oxidação de aldeído.II) éster pela reação de álcool com ácido carboxílico.III) aldeído pela oxidação de álcool.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.b) II, apenas.c) I e II, apenas.d) II e III, apenas.e) I, II e III.[E]

66) [UNESP] Se uma garrafa contendo vinho permanecer aberta, exposta ao ar, por alguns dias, o álcool etílico presente será oxidado, transformando o vinho em vinagre - uma solução de ácido etanóico (também denominado ácido acético). A equação química que representa esta reação é:

[A]

67) [UNIFESP] Considere a seqüência de reações, expressa pelas equações químicas a seguir, que levam à formação de um polímero.

Com respeito a esse processo,a) escreva o nome oficial do composto de partida e a fórmula estrutural do composto X.b) escreva a fórmula estrutural do composto Y. Identifique a função química formada na reação de síntese desse composto.RESPOSTA:a) Nome oficial do composto de partida: ácido-2-metil-2-hidroxipropanóico.Nome oficial do composto X : ácido metilpropenóico (figura 1).

b) X com metanol resulta numa reação de esterificação (figura 2).Y é um éster e seu nome oficial é metilpropenoato de metila, que é o monômero na reação de polimerização (figura 3).

68) [UNIFESP] No processo de substituição do petróleo por fontes renováveis, é necessário que, além do fornecimento de combustíveis, essas fontes sejam capazes de fornecer quantidades industriais de outras matérias-primas essenciais. No esquema a seguir, estão representados alguns desses processos químicos, utilizando o etanol como fonte de matérias-primas básicas.

Os processos químicos representados por I, II, III e IV são, respectivamente:a) oxidação, desidratação, redução, hidrólise.b) redução, hidratação, oxidação, esterificação.c) desidratação, redução, oxidação, desidratação.d) desidrogenação, hidrogenação, redução, hidratação.e) hidrogenação, oxidação, redução, desidratação.[C]

69) [UFU] O estireno é um composto obtido a partir do petróleo, e é empregado na síntese de muitos derivados químicos. O nome desse composto, de acordo com a IUPAC, é etinilbenzeno.

Pede-se:a) a fórmula estrutural do estireno.b) a reação de hidrogenação catalítica da ligação dupla alcênica.c) o nome (IUPAC) do produto obtido na reação do item B.RESPOSTA:Observe as fórmulas a seguir:

c) Vinil-benzeno ou etenil-benzeno.

70) [UFU] No balão de reação, conforme figura a seguir, foram colocados 12 mL de ácido acético (etanóico) e 15 mL de etanol absoluto. Em seguida, adicionou-se, cuidadosamente, 2 mL de ácido sulfúrico concentrado e aqueceu-se a mistura reagente. Entre a temperatura de 68 - 78°C, observada no termômetro, destilou-se uma fração que continha o produto desta reação, o qual foi recolhido no frasco coletor.

Obs.: álcool absoluto = álcool puro.

Após as etapas de purificação necessárias, o produto principal desta reação foia) o ácido butanóicob) o etanoato de etila.

c) a água.d) o anidrido etanóico (acético)[B]

71) [UFMG] Certas frutas - a banana e a maçã, por exemplo - escurecem em contato com o ar, quando são descascadas. Isso ocorre devido à conversão da substância orto-hidroquinona em orto-benzoquinona, catalisada por uma enzima.

Considerando-se essas substâncias e suas moléculas, é INCORRETO afirmar quea) a orto-hidroquinona apresenta duas hidroxilas fenólicas.b) a orto-benzoquinona apresenta duas carbonilas em suas moléculas.c) a orto-benzoquinona apresenta moléculas saturadas.d) a orto-hidroquinona sofre oxidação na conversão apresentada.[C]

72) [UFG] Os óleos vegetais são utilizados, desde a antiguidade, para a obtenção de sabões, através de reações com substâncias alcalinas. Atualmente, vêm sendo explorados, com sucesso, na produção de biodiesel, através de uma reação de transesterificação com etanol, sob catálise ácida. A seguir, estão representadas as fórmulas estruturais de um tri-acil-glicerol e do etanol.

a) Escreva a equação química da reação entre um tri-acil-glicerol e uma base, na obtenção de um sabão.b) Escreva a equação química da reação de transesterificação entre um tri-acil-glicerol e o etanol, na obtenção do biodiesel.

RESPOSTA:

75) [FUVEST] Alcanos reagem com cloro, em condições apropriadas, produzindo alcanos monoclorados, por substituição de átomos de hidrogênio por átomos de cloro, como esquematizado:

Considerando os rendimentos percentuais de cada produto e o número de átomos de hidrogênio de mesmo tipo (primário, secundário ou terciário), presentes nos alcanos acima, pode-se afirmar que, na reação de cloração, efetuada a 25 °C,

- um átomo de hidrogênio terciário é cinco vezes mais reativo do que um átomo de hidrogênio primário.- um átomo de hidrogênio secundário é quatro vezes mais reativo do que um átomo de hidrogênio primário.

Observação: Hidrogênios primário, secundário e terciário são os que se ligam, respectivamente, a carbonos primário, secundário e terciário.A monocloração do 3-metilpentano, a 25 °C, na presença de luz, resulta em quatro produtos, um dos quais é o 3-cloro-3-metilpentano, obtido com 17% de rendimento.

a) Escreva a fórmula estrutural de cada um dos quatro produtos formados.b) Com base na porcentagem de 3-cloro-3-metilpentano formado, calcule a porcentagem de cada um dos outros três produtos.

RESPOSTA:a) Observe a fórmula a seguir

b) Produtos:1) 17 % (dado).2) 54 %.3) 20 %.4) 10 %.

76) [FUVEST] A acetilcolina (neurotransmissor) é um composto que, em organismos vivos e pela ação de enzimas, é transformado e posteriormente regenerado:

Na etapa 1, ocorre uma transesterificação. Nas etapas 2 e 3, ocorrem, respectivamente,a) desidratação e saponificação.b) desidratação e transesterificação.c) hidrólise e saponificação.d) hidratação e transesterificação.e) hidrólise e esterificação.[E]

77) [UFU] Muitos medicamentos, usados para reduzir vômitos e náuseas na quimioterapia, têm como matéria-prima de partida o reagente quinuclidin-3-ona representado, na figura a seguir.

Com relação à quinuclidin-3-ona

a) cite as funções químicas presentes.b) apresente a fórmula molecular.c) usando fórmulas estruturais dos compostos orgânicos, equacione a reação da quinuclidin-3-ona com cianeto de sódio em meio ácido (NaCN/HCl(aq)), na qual há adição nucleofílica a carbonila.RESPOSTA: a) Cetona e amina.

b) C‡HNO

c) O radical nucleófilo (:CN) ataca a cetona:

78) [UFSCAR] Uma maneira de distinguir fenóis de álcoois é reagi-los com uma base forte. Os fenóis reagem com a base forte, como o NaOH, formando sais orgânicos, enquanto que os álcoois não reagem com essa base.

a) Considerando a reatividade com a base forte, compare os valores das constantes de ionização (Ka) dos fenóis e dos álcoois. Justifique a sua resposta.

b) Escreva a equação química para a reação do hidroxibenzeno com o NaOH, e dê o nome do sal orgânico formado.RESPOSTA:a) Ka (fenóis) > Ka (álcoois), pois os fenóis tem caráter ácido mais acentuado, pois, reagem com bases fortes.

b) H…C†OH + NaOH ë H…C†ONa® + H‚O (fenóxido de sódio) ou (fenolato de sódio)

79) [PUCCAMP] A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, foi a primeira vitamina a ser isolada, a ser conhecida estruturalmente e a ser sintetizada em laboratório. Por apresentar comportamento químico fortemente redutor, atua, numa função protetora como antioxidante de compostos. Atualmente é obtida industrialmente a partir da glicose, através de processo envolvendo várias etapas e vários compostos intermediários (figura 1).Dependendo da conveniência, a glicose pode ser representada de diferentes maneiras (figura 2).Na primeira etapa do processo industrial de produção de vitamina C ocorre a transformação da glicose no sorbitol cuja fórmula estrutural está representada adiante (figura 3).

Examinando-se as estruturas correspondentes conclui-se que na primeira etapa do processo ocorrea) oxidação da glicose.b) redução da glicose.c) esterificação da glicose.d) transformação de composto "cis" em composto "trans".e) transformação de composto "trans" em composto "cis".[B]

80) [UNESP] Os esquemas a seguir representam as condições em que ocorrem algumas reações com o etanol e que conduzem à formação de produtos distintos.

a) Os esquemas I e II representam reações de oxidação do etanol. Para cada uma delas, escreva o nome do produto e o nome da respectiva função orgânica.b) Na reação III, são formados dois produtos, um orgânico e outro inorgânico, identificado por Y. Forneça os nomes desses dois compostos.RESPOSTA: a) Esquema I: etanal ou aldeído acético ou acetaldeído. Função: aldeído. Esquema II: ácido etanóico ou ácido acético. Função: Ácido carboxílico.

b) Produto orgânico: éter dietílico ou dietil éter ou etóxi etano. Produto inorgânico: água.

1) [UFC-2009] A hidrazina, N‚H„, é um produto altamente tóxico e explosivo. Dadas as semi-reações de redução apresentadas a seguir, responda o que se pede.

CØO+H‚O+2eë2OH+CØ E¡ = 0,90 V

N‚H„+2H‚O+2eë2NHƒ+2OH E¡= - 0,10 V

Explique por que não é aconselhável misturar água sanitária, uma solução à base de NaCØO, com soluções de limpeza de vidros à base de NHƒ. Justifique sua resposta por meio das reações químicas envolvidas.RESOLUÇÃO:Comparando os potenciais elétricos fornecidos no enunciado da questão, concluímos que:0,90 V > - 0,10 VIsto significa que a primeira reação é de redução (predomina, pois o potencial é maior) e a segunda é de oxidação.Somando, adequadamente, vem:

CØO + H‚O + 2e ë 2OH + CØ2NHƒ + 2OH ë N‚H„ + 2H‚O + 2e_____________________________________CØO + 2NHƒ ë N‚H„ + H‚O + CØ-(reação global)

Podemos observar que um dos produtos da reação global é a hidrazina (N‚H„), uma substância tóxica e explosiva, por isso, não é aconselhável misturar água sanitária, uma solução à base de NaCØO, com soluções de limpeza de vidros à base de NHƒ.

2) [UEL-2009] A clássica célula galvânica ou pilha de Daniel é representada por:

Zn(s) / Zn£® (aq) / / Cu£® (aq) / Cu(s)

No laboratório de uma escola, o professor e seus alunos fizeram duas alterações nesta pilha. A primeira foi substituir o eletrodo de zinco por alumínio e a segunda foi substituir o eletrodo de zinco por níquel. A concentração dos íons nas células foi 1 mol/L.

Elemento Potencial de redução (25 °C, 1 atm)Zinco - 0,76 VCobre - 0,34 VAlumínio - 1,66 VNíquel - 0,25 V

Com base nos dados anteriores e nos conhecimentos sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir.

I. A pilha de Daniel gera maior energia que a pilha de AØ/Cu.II. A quantidade de elétrons transferidos na pilha de Daniel é menor que na pilha AØ/Cu.III. Nas três pilhas, o eletrodo de cobre é o que recebe elétrons.IV. Entre as três pilhas, a pilha de Ni/Cu é a que gera a menor energia.

Assinale a alternativa CORRETA.a) Somente as afirmativas I e II são corretas.b) Somente as afirmativas I e III são corretas.c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

RESPOSTA: [E]

3) [UFRGS-2008] Considere os seguintes dados eletroquímicos.

Ag®(aq) + e ë Ag(s) ”¡ = + 0,80 VCu2®(aq) + 2e ë Cu(s) ”¡ = + 0,34 V

Um estudante realizou experimentos mergulhando placas metálicas em tubos de ensaio contendo diferentes soluções aquosas, como indicado no quadro a seguir.

Com base no exposto, é CORRETO afirmar que ocorre deposição de metal sobre a placa metálica apenasa) no tubo 2.b) no tubo 3.c) nos tubos 1 e 2.d) nos tubos 1 e 3.RESPOSTA: B

4) [PUCMG-2009] Considere as seguintes reações eletroquímicas:

I. Pb + Sn£® ë Pb£® + SnII. Ni + Sn£® ë Ni£® + SnIII. Fe + Sn£® ë Fe£® + SnIV. Cu + Sn£® ë Cu£® + Sn

Se barras de chumbo, ferro, níquel e cobre forem colocadas em contato com uma solução de nitrato de estanho (II), podem ocorrer as reações:Dados: E¡ (Pb£®/Pb) = - 0,13VE¡ (Sn£®/Sn) = - 0,14VE¡ (Ni£®/Ni) = - 0,23VE¡ (Cu£®Cu) = + 0,34VE¡ (Fe£®/Fe) = - 0,44Va) I, II, III e IV.b) I, II e III apenas.c) II e III apenas.d) I e II apenas.

RESPOSTA: C5) [UEPG-2008] As latas de conserva são compostas pela chamada folha-de-flandres (liga de ferro e carbono), recoberta por uma camada de estanho, para a sua proteção. Deve-se evitar comprar latas amassadas, porque, com o impacto, a proteção de estanho pode romper-se, o que leva à formação de uma pilha, de modo que a conserva acaba sendo contaminada.Dados: Fe£® + 2e ë Fe E¡ = - 0,44 VSn£®+ 2e ë Sn E¡ = - 0,14 V

A respeito deste assunto, assinale o que for correto.(01) A reação da pilha produz quatro elétrons.(02) O ferro da folha de flandres oxida mais facilmente que a camada de estanho.(04) Quando uma lata é amassada, o ferro torna-se catodo da reação.08) A reação da pilha é Sn£® + Fe ë Sn + Fe£®

RESPOSTA: 2 + 8 = 10

6) [UNESP-2008] Uma das vantagens da utilização de reagentes oxidantes na purificação da água, comparando com outros tipos de tratamento, é que os produtos da oxidação química de compostos orgânicos são apenas o dióxido de carbono e a água. Na tabela a seguir são listados alguns agentes oxidantes com seus potenciais-padrão de redução.

Considerando apenas os parâmetros termodinâmicos apresentados, forneça o nome do agente que é menos eficiente para a oxidação de material orgânico e escreva a equação que representa a semi-reação de redução desse agente.

RESOLUÇÃO:

A oxidação química dos compostos orgânicos, ou seja, a retirada de elétrons destes compostos deve ser feita por um composto que apresente alto potencial de redução. De acordo com a tabela este composto é o Oƒ. Caso contrário, o composto menos eficiente para retirar elétrons do material orgânico deve apresentar menor potencial de redução e neste caso (de acordo com a tabela) temos o Cl‚. A equação que representa a semi-reação de redução desse agente pode ser dada por: Cl‚ + 2eë 2Cl.

7) [UNIFESP-2008] A figura representa uma célula de eletrólise de soluções aquosas com eletrodo inerte. Também são fornecidos os potenciais padrão de redução (E¡) de algumas espécies.

Na®(aq) + e ë Na (s)E¡ = - 2,71 V

2 H®(aq) + 2 e ë H‚(g)E¡ = 0,00 V

H‚O(Ø) + 1/2 O‚ + 2eë 2 OH(aq)E¡ = + 0,40 V

CØ‚(g) + 2 eë 2 CØ(aq)E¡ = +1,36V

Para essa célula, foram feitas as seguintes afirmações:

I. O pólo positivo é o eletrodo do compartimento Y.II. O ânodo é o eletrodo do compartimento X.III. A ddp para a eletrólise de uma solução aquosa de NaCØ(aq) é positiva.IV. Na eletrólise de solução aquosa de NaCØ(aq) há formação de gás hidrogênio no eletrodo do compartimento Y.V. Na eletrólise da solução aquosa de NaCØ(aq) há formação de gás cloro no compartimento X.

São corretas somente as afirmaçõesa) I, II, III e IV.b) I, III e V.c) I, IV e V.d) II, III e IV.e) II, IV e V.

RESPOSTA: E

8) [PUC-2009] Observe as semi-reações a seguir.

CØ‚(g) + 2e Ï 2CØ(aq) E¡ = + 1,36 V

Fe¤®(aq) + e Ï Fe£®(aq) E¡ = + 0,77 V

O potencial padrão da reação 2Fe£®(aq) + CØ‚(g) Ï 2Fe¤®(aq) + 2CØ(aq) será:

a) + 0,08 V

b) - 0,08 Vc) + 0,59 Vd) - 0,59 V

RESPOSTA: C

9) [UFSC-2008] A ferrugem é um processo de corrosão conhecido que pode causar impacto econômico significativo, pois boa parte do ferro produzido anualmente é utilizada para repor objetos de ferro descartados. Alguns fatores externos, como a presença de oxigênio, água e sais no meio, podem acelerar a formação da ferrugem (Fe‚Oƒ.H‚O), uma substância insolúvel em água. A corrosão do ferro é por natureza um processo eletroquímico, representado pelas semi-reações a seguir:

Fe£®(aq) + 2e ë Fe(s)E¡ = - 0,44 V

O‚(g) + 4H®(aq) + 4 e ë 2 H‚O(Ø)E¡ = +1,23 V

De acordo com as informações acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).(01) O ferro metálico atua como cátodo neste processo de óxido-redução. (02) A diferença de potencial elétrico padrão do processo de corrosão é +1,67 V.(04) O ferro metálico é facilmente oxidado porque seu potencial padrão de redução é menos positivo que aquele para a redução do oxigênio.(08) A diferença de potencial elétrico padrão do processo em questão é + 0,79 V.(16) No processo de oxidação do ferro metálico, o oxigênio atua como redutor.(32) Na formação da ferrugem, íons Fe£®(aq) são oxidados a Fe¤®(aq).

RESPOSTA: 2 + 4 + 32 = 38

10) [UEL-2008] Hoje em dia, as pilhas têm mais aplicação do que se imagina. Os automóveis usam baterias chumbo-ácidas, os telefones celulares já usaram pelo menos três tipos de baterias - as de níquel-cádmio, as de níquel-hidreto metálico e as de íon lítio -, os ponteiros laser dos conferencistas usam pilhas feitas de óxido de mercúrio ou de prata. Recentemente foram desenvolvidas as pilhas baseadas em zinco e oxigênio do ar, usadas nos pequenos aparelhos de surdez e que são uma tentativa de produzir uma pilha que minimize as agressões ambientais. Para confeccionar estas

pilhas, partículas de zinco metálico são misturadas a um eletrólito (solução de KOH) e reagem com o O‚; desta forma, a energia química se transforma em energia elétrica.As reações da pilha com seus respectivos potenciais de redução são:Semi-reaçõesZn(s) + 2OH(aq) ë Zn(OH)‚(s) + 2e E¡ = -1, 25 VO‚(g) + 2H‚O(Ø) + 4e ë 4OH(aq) E¡ = + 0, 40 V

Reação Global2Zn(s) + O‚(g) + 2H‚O(Ø) ë 2Zn(OH)‚(s)

Assinale a alternativa correta.a) Durante o funcionamento da pilha, haverá diminuição da quantidade de Zn(OH)‚.b) O agente oxidante nessa reação e o zinco.c) Os elétrons são gerados no eletrodo de oxigênio.d) No catodo, ocorre a redução do Zn.e) A diferença de potencial da equação global e +1,65V.

RESPOSTA: E11) [UFPR-2008] Para a proteção contra corrosão de tubos metálicos, é comum o uso de eletrodos de sacrifício (blocos metálicos conectados à tubulação). Esses blocos metálicos formam com a tubulação uma célula eletroquímica que atua como ânodo de sacrifício, fornecendo elétrons aos tubos metálicos para impedir sua corrosão, conforme representado na figura a seguir.

Usando a tabela de potenciais-padrão de redução, considere as seguintes afirmativas:

1. A reação química que ocorre no ânodo de sacrifício é a reação de oxidação.2. Se a tubulação (metal 1) for de ferro, o ânodo de sacrifício (metal 2) pode ser feito de zinco.3. Se a tubulação (metal 1) for de cobre, o ânodo de sacrifício (metal 2) pode ser feito de prata.

4. O metal usado no eletrodo de sacrifício será o agente redutor na reação eletroquímica.

Assinale a alternativa correta.a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.e) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

RESPOSTA: E

12) [PUCRIO-2008] Considere o esquema a seguir que representa uma pilha constituída de metal cobre em solução aquosa de sulfato de cobre e metal cádmio em solução de sulfato de cádmio.Uma tabela fornece a informação de que os potenciais padrões de redução do Cu£® e do Cd£® são, respectivamente, + 0,34 V e - 0,40 V e que a prata é um elemento mais nobre que o cobre.Assinale a opção que mostra a ordem decrescente de facilidade de oxidação dos três metais citados e a diferença de potencial (ddp) da pilha indicada na figura.a) Cu > Ag > Cd; - 0,74 Vb) Cd > Cu > Ag; + 0,74 Vc) Ag > Cu > Cd; - 0,06 Vd) Cd > Cu > Ag; + 0,06 Ve) Ag > Cd > Cu; - 0,74 V

RESPOSTA: B

13) [UFJF-2007] O níquel é um elemento químico que, através de processos eletroquímicos, permite uma série de aplicações no nosso cotidiano. Uma delas é a niquelação, processo no qual a superfície de uma peça metálica é revestida

com uma fina camada de níquel metálico. Outra aplicação seria a produção de baterias que, além de serem recarregáveis, também são bastante leves e adequadas para telefones celulares e calculadoras. Observe a seguir as semi-reações e os potenciais-padrão de redução dos processos eletroquímicos citados; a partir dessas informações, responda os itens que seguem.

Processo 1 (Niquelação)Ni£®(aq) + 2e Ï Ni(s)E¡ = - 0,24 V

CØ‚(g) + 2e Ï 2 CØ(aq)E¡ = 1,36 V

Processo 2 (Bateria)NiO(OH)(s) + H‚O(Ø) + e Ï Ni(OH)‚(s) + OH(aq)E¡ = 0,52 V

Cd(OH)‚(s) + 2e Ï Cd(s) + 2 OH(aq)E¡ = - 0,81 V

a) Calcule os valores de ÐE¡ para formação do níquel metálico, no Processo 1, e para formação do hidróxido de cádmio, no Processo 2.b) Com base nos valores de ÐE¡, responda se os processos são espontâneos ou não. Justifique sua resposta.c) No caso de processos não espontâneos, explique como é possível a ocorrência das reações.d) Escreva a reação global balanceada do Processo 2 e identifique o agente oxidante e o agente redutor.e) Como poderia obter-se a recarga da bateria? Explique do ponto de vista das reações químicas envolvidas.

RESOLUÇÃO: a) Processo 1ÐE¡ = E¡oxi + E¡redÐE¡ = -1,36 + ( -0,24) = -1,60 VProcesso 2ÐE¡ = 0,81 + 0,52 = 1,33 V

b) Não espontâneo: ÐE¡ < 0Espontâneo: ÐE¡ > 0

c) Deve ser fornecida energia para que a relação aconteça. No caso, a energia é fornecida aplicando-se a uma diferença de potencial.

d)

e) Invertendo a reação global do processo 2 mediante aplicação de uma diferença de potencial (ÐE¡) superior a 1,33 V.

14) [PUC-2007] Considere os quatro dispositivos eletroquímicos que têm as seguintes associações da meia pilha: Cu£® / Cu com as meias pilhas Fe£® / Fe, Sn£® / Sn, Ni£® / Ni e Cd£® / Cd.

Sendo dado os seguintes potenciais de redução, a 25 °C:E¡ (Cu£® / Cu) = + 0,34 VE¡ (Fe£® / Fe) = - 0,44 VE¡ (Sn£® / Sn) = - 0,14 VE¡ (Ni£® / Ni) = - 0,25 VE¡ (Cd£® / Cd) = - 0,40 V

Assinale o dispositivo que fornecerá o menor potencial.a) ferro.b) estanho.c) níquel.d) cádmio.

RESPOSTA: B

15) [UNESP-2007] O hidrogênio molecular obtido na reforma a vapor do etanol pode ser usado como fonte de energia limpa em uma célula de combustível, esquematizada a seguir.

Neste tipo de dispositivo, ocorre a reação de hidrogênio com oxigênio do ar, formando água como único produto. Escreva a semi-reação que acontece no compartimento onde ocorre a oxidação (anodo) da célula de combustível. Qual o sentido da corrente de elétrons pelo circuito elétrico externo?

RESOLUÇÃO:A semi-reação que acontece no compartimento onde ocorre a oxidação (ânodo) da célula de combustível é a seguinte: H‚ ë 2H® + 2e. O fluxo de elétrons é do ânodo para o cátodo, então neste caso será do compartimento que contém hidrogênio (H‚) para o compartimento que contém oxigênio (O‚).

16) [UNESP-2007] Pode-se montar um circuito elétrico com um limão, uma fita de magnésio, um pedaço de fio de cobre e um relógio digital, como mostrado na figura.O suco ácido do limão faz o contato entre a fita de magnésio e o fio de cobre, e a corrente elétrica produzida é capaz de acionar o relógio.Dados: Mg£® + 2 e ë Mg(s) E¡ = -2,36 V2 H® + 2 e ë H‚(g) E¡ = 0,00 VCu£® + 2 e ë Cu(s) E¡ = + 0,34 V

Com respeito a esse circuito, pode-se afirmar que:a) se o fio de cobre for substituído por um eletrodo condutor de grafite, o relógio não funcionará.b) no eletrodo de magnésio ocorre a semi-reação Mg(s) ë Mg£® + 2 e.c) no eletrodo de cobre ocorre a semi-reação Cu£® + 2 e ë Cu(s).d) o fluxo de elétrons pelo circuito é proveniente do eletrodo de cobre.e) a reação global que ocorre na pilha é Cu£® + Mg(s) ë Cu(s) + Mg£®.

RESPOSTA: B

17) [UNIFESP-2007] A figura apresenta uma célula voltaica utilizada para medida de potencial de redução a 25 °C. O eletrodo padrão de hidrogênio tem potencial de redução igual a zero. A concentração das soluções de íons H® e Zn£® é de 1,00 mol/L.

Utilizando, separadamente, placas de níquel e de cobre e suas soluções Ni£® e Cu£®, verificou-se que Ni e Cu apresentam potenciais padrão de redução respectivamente iguais a - 0,25 V e + 0,34 V.a) Escreva as equações de redução, oxidação e global e determine o valor do potencial padrão de redução do Zn.b) Para a pilha de Ni e Cu, calcule a ddp (diferença de potencial) e indique o eletrodo positivo.

RESOLUÇÃO:

a) As equações de oxidação, redução e global são as seguintes:

O valor do potencial padrão de redução do zinco é - 0,76 V (de acordo com a figura dada no enunciado).

b) E¡RED Ni = - 0,25 V E¡RED Cu = + 0,34 VÐE = E(maior) - E(menor)ÐE = + 0,34 -(- 0,25) = 0,59 V

Como o potencial de redução do cobre é maior do que o do níquel, concluímos que o cobre reduz e o níquel oxida, então:Oxidação (ânodo): Ni¡ ë Ni£® + 2e (Pólo negativo): eletrodo positivo.Redução (cátodo): Cu£® + 2e ë Cu¡(Pólo positivo): eletrodo negativo.

18) [UFMG-2007] Na figura, está representado um circuito elétrico formado por uma bateria conectada a uma lâmpada:

A bateria é construída com placas de zinco e de cobre, entre as quais, são dispostas soluções aquosas de sulfato de zinco e de sulfato de cobre, embebidas em papel de filtro.Considerando-se o funcionamento dessa bateria, é INCORRETO afirmar que,a) durante o funcionamento da bateria, energia química é convertida em energia elétrica.b) durante o funcionamento da bateria, íons são transformados em átomos neutros.

c) se o circuito elétrico externo for fechado sobre a placa de zinco, a lâmpada não se acenderá.d) se o circuito elétrico externo for fechado sobre a placa de cobre, haverá passagem de íons Cu£® pelo fio.

RESPOSTA: D

19) [PUCMG-2007] A fem da pilha galvânica constituída por um eletrodo de cádmio e um eletrodo de ferro é +0,04V. A reação global dessa pilha é Cd£®(aq) + Fe(s) ë Cd (s) + Fe£®(aq). Considerando-se que o potencial de redução do par redox Fe£®/Fe é -0,44 V, é CORRETO afirmar que o potencial de redução do par redox Cd£®/Cd é:a) - 0,48 Vb) - 0,40 Vc) + 0,40 Vd) + 0,48 V

RESPOSTA: B

20) [PUCMG-2007] Uma pilha que possua elétrodos de Cu e Zn, cujos potenciais de redução são dados a seguir,Zn£® + 2e ë Zn; E¡ = - 0,76 VCu£® + 2e ë Cu; E¡ = + 0,34 Vapresenta todas as características, EXCETO:a) A d.d.p é igual a + 1,10 V.b) O fluxo de elétrons é do elétrodo de Zn para o elétrodo de Cu.c) Há deposição de cobre metálico sobre o elétrodo de Cu.d) Há redução da concentração de íons Zn£®(aq).

RESPOSTA: D

21) [FUVEST-2007] O cientista e escritor Oliver Sacks, em seu livro Tio Tungstênio, nos conta a seguinte passagem de sua infância:

"Ler sobre [Humphry] Davy e seus experimentos estimulou-me a fazer diversos outros experimentos eletroquímicos... Devolvi o brilho às colheres de prata de minha mãe colocando-as em um prato de alumínio com uma solução morna de bicarbonato de sódio [NaHCOƒ]".

Pode-se compreender o experimento descrito, sabendo-se que

- objetos de prata, quando expostos ao ar, enegrecem devido à formação de Ag‚O e Ag‚S (compostos iônicos).- as espécies químicas Na®, Aؤ® e Ag® têm, nessa ordem, tendência crescente para receber elétrons.

Assim sendo, a reação de oxirredução, responsável pela devolução do brilho às colheres, pode ser representada por:a) 3Ag® + AØ¡ ë 3Ag¡ + Aؤ®b) Aؤ® + 3Ag¡ ë AØ¡ + 3Ag®c) Ag¡ + Na® ë Ag® + Na¡d) AØ¡ + 3Na® ë Aؤ® + 3Na¡e) 3Na¡ + Aؤ® ë 3Na® + AØ¡

RESPOSTA: A

22) [UFLA-2006] Com a popularização de equipamentos eletrônicos que utilizam baterias (celulares, câmaras fotográficas, etc.), houve um grande aumento no consumo de baterias recarregáveis. A bateria de níquel-cádmio é a mais utilizada. A construção dessa bateria emprega uma pasta concentrada de KOH. As semi-reações dessa pilha são

Cd(s) + 2OH (aq) ë Cd(OH)‚(s) + 2e2Ni(OH)ƒ(s) + 2e ë 2Ni(OH)‚(s) + 2OH(aq)

Como a reação é reversível, essa bateria pode ser facilmente recarregável. Porém, o cádmio é um metal altamente tóxico e pode causar sérios danos ao meio ambiente. Com relação às reações que ocorrem nas baterias, responda:a) Qual a reação global que ocorre durante a descarga de uma bateria de níquel-cádmio?b) A tensão de uma bateria de níquel-cádmio é constante em 1,4 V durante todo o uso. Como a tensão depende das concentrações iônicas internas da bateria, por que o potencial é constante?c) Para a substituição do cádmio nas baterias, emprega-se um hidreto metálico adequado (M-H) cuja semi-reação é(M-H)(s) + OH (aq) ë M(s) + H‚O(—) + e.Qual é a reação global para uma bateria de metal hidreto de níquel?

RESOLUÇÃO:a) Cd + 2Ni(OH)ƒ ë Cd(OH)‚ + 2Ni(OH)‚b) ÐE = E(maior) - E(menor), ou seja, o potencial depende do maior e do menor valor e estes valores são constantes. c) NiH‚ + 2Ni(OH)ƒ ë Ni + 2H‚O + 2Ni(OH)‚

23) [UEL-2006]

Amílcar de Castro, em sua obra, utilizou o ferro sem qualquer pintura ou proteção contra corrosão, para que pudesse ser observada a ação do tempo sobre a mesma. Com base nos conhecimentos sobre o tema, e correto afirmar:a) O ferro presente na obra sofreu um processo de redução pelo ganho de elétrons.b) O processo de deterioração e desacelerado pela ação da água proveniente da chuva.c) A proteção do ferro (Fe¤® + 3e ë Fe, E³= - 0,04 V) presente na obra poderia ser realizada pela conexão desta com uma placa de cobre (Cu® + e ë Cu, E³= + 0,52 V).d) O oxigênio atmosférico é fundamental no processo de corrosão do ferro.e) Sob as mesmas condições, a corrosão é mais rápida em uma peça de ferro maciço do que em uma de limalha, de mesma massa.

RESPOSTA: D

24) [UEL-2006] Como uma alternativa menos poluidora e, também, em substituição ao petróleo estão sendo desenvolvidas células a combustível de hidrogênio. Nessas células, a energia química se transforma em energia elétrica, sendo a água o principal produto. A imagem a seguir mostra um esquema de uma célula a combustível de hidrogênio, com as respectivas reações.

Semi-reações:

2H® + 2e Ï H‚ (g) E¡ = 0,00 VO‚ (g) + 4H® + 4e Ï 2H‚O (g) E¡ = +1,23 V

Reação GlobalH‚ (g) + 1/2 O‚ (g) Ï H‚O (g)ÐH¡ = - 246,6 kJ/mol de H‚O

Com base na imagem, nas equações e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. No eletrólito, o fluxo dos íons H® e do eletrodo alimentado com o gás hidrogênio para o eletrodo alimentado com o gás oxigênio.II. Na célula a combustível de hidrogênio, a energia química é produzida por duas substâncias simples.III. Durante operação da célula, são consumidos 2 mol de O‚(g) para a formação de 108 g de água.IV. A quantidade de calor liberado na formação de 1 mol de água, no estado líquido, é maior que 246,6 kJ.

Estão corretas apenas as afirmativas:a) I e II.b) II e III.c) III e IV.d) I, II e IV.e) I, III e IV.

RESPOSTA: D

25) [UEG-2006]

Observando a tira, responda:a) Após inúmeras chuvas, os cavaleiros ingleses terão dificuldade para abrir seus elmos de ferro. Utilizando equações químicas, explique por quê.

b) Suponha a seguinte situação: o elmo de um dos cavaleiros, o suserano, é adornado com rebites de ouro, enquanto o do outro, seu vassalo, com rebites de zinco. Curiosamente, após inúmeras chuvas, um dos elmos emperra mais que o outro. Explique o porquê.

Potencial Padrão de EletrodoZn£® + 2e Ï Zn E = -0,76 VFe£® + 2 e Ï Fe E = -0,44 VAu¤® + 3e Ï Au E = +1,50 V

RESOLUÇÃO:

a) Porque o ferro oxida, reagindo com o oxigênio do ar, em ambiente úmido.4 Fe (s) + 3 O‚ (g) ë 2 Fe‚Oƒ (s)

b) O elmo que emperra mais é o do suserano, já que o potencial padrão do ouro é de + 1,50 V; assim, o ferro oxida preferencialmente. Como o PPE do zinco é de -0,76 V, ele oxidará, preferencialmente, em relação ao ferro.

26) [UNIFESP-2006] A bateria primária de lítio-iodo surgiu em 1967, nos Estados Unidos, revolucionando a história do marcapasso cardíaco. Ela pesa menos que 20 g e apresenta longa duração, cerca de cinco a oito anos, evitando que o paciente tenha que se submeter a freqüentes cirurgias para trocar o marca-passo. O esquema dessa bateria é representado na figura.

Para esta pilha, são dadas as semi-reações de redução:

Li® + e ë Li E¡= - 3,05 VI‚ + 2 e ë 2I E¡ = + 0,54 V

São feitas as seguintes afirmações sobre esta pilha:

I. No ânodo ocorre a redução do íon Li®.II. A ddp da pilha é + 2,51 V.III. O cátodo é o polímero/iodo.IV. O agente oxidante é o I‚.

São corretas as afirmações contidas apenas ema) I, II e III.b) I, II e IV.c) I e III.d) II e III.e) III e IV.

RESPOSTA: E

26) [UFRJ-2OO6] Plataformas de petróleo, navios e outras estruturas metálicas que ficam em contato permanente com a água do mar estão sempre sujeitas à corrosão. Uma das formas utilizadas para proteger estruturas de aço submersas consiste em prender uma placa de metal na estrutura, conforme ilustra a figura a seguir

Utilizando o conceito de pilha e os potenciais de redução dados, identifique o metal que pode ser usado na placa, representando a pilha formada. Considere que a estrutura do aço não sofre corrosão.

RESOLUÇÃO: A pilha formada é: Zn¡(s)/Zn£®(aq)//H®(aq)/H‚¡(aq)

27) [FGV-2OO6] Ao longo da história, as fontes não renováveis têm sido responsáveis pela maior parte do abastecimento mundial de energia. Como solução para a demanda energética, o hidrogênio representa a primeira fonte de energia universal, pois apesar de não existir na natureza na forma elementar, ele é o elemento mais abundante do universo e pode ser obtido de

diversas matérias-primas, que são convertidas usando energia de fontes que vão desde a luz solar, força dos ventos, queda d'água ou mesmo energia nuclear.O gás metano, CH„, oriundo do gás natural ou de biogás, pode ser transformado em hidrogênio por um processo chamado reforma com vapor d'água, que consiste na reação do gás metano com vapor de água, na presença de um catalisador, produzindo os gases H‚ e CO‚.O hidrogênio pode ser armazenado ou transportado para ser convertido em energia, a partir da reação com o oxigênio do ar, em dispositivos chamados células a combustível que geram, além de energia elétrica, água e calor. A figura representa um tipo de célula a combustível. As células a combustível já existem e são empregadas para fins móveis em automóveis e ônibus, para fins estacionários, como geradores elétricos para residências e também para fins portáteis, como baterias para telefones celulares.

Sobre o funcionamento da célula a combustível, são feitas as seguintes afirmações:

I. Forma-se água no ânodo.II. O gás oxigênio é o agente redutor.III. Os elétrons transitam do ânodo para o cátodo.IV. O hidrogênio é introduzido no pólo negativo.

É correto o que se afirma apenas ema) I e IV.b) II e III.c) III e IV.d) I, II e IV.e) I, III e IV.

RESPOSTA: C

28) [FATEC-2005] Uma espiral feita de cobre, de massa igual a 2, 73 g, foi imersa em solução de nitrato de prata, AgNOƒ, sendo assim mantida por um período de 48 horas. A tabela a seguir contém as observações registradas após ter decorrido esse tempo.

Dados: Massas molares (g/mol): Ag - 108; Cu - 63E¡ [Ag® (aq) ë Ag(s)] = + 0,80 VE¡ [Cu£® (aq) ë Cu(s)] = + 0,34 V

A análise dos dados registrados conduz às seguintes afirmações:

I. A cor azul da solução final indica presença de íons de cobre (II), provenientes da transformação Cu(s) ë Cu‚ + (aq) + 2e.II. O depósito de prata deve-se à oxidação dos íons Ag® assim representada: Ag®(aq) ë Ag(s) +1e.III. A tendência dos íons prata em se reduzir é maior do que a dos íons cobre (II).IV. A razão molar Cu oxidado / Ag formada é 1 mol de Cu / 2 mol de Ag

É correto o que se afirma apenas ema) I.b) II e IV.c) I, II e IV.d) II e III.e) I, III e IV.

RESPOSTA: E

29) [UEL-2005] Um joalheiro possui uma barra metálica constituída de uma liga ouro-cobre. Desejando separar e quantificar os dois metais, solicitou a um químico que realizasse os procedimentos necessários. Para a separação e

quantificação de cada um dos metais desta barra, utilizando os reagentes em quantidades estequiométricas, foram realizados os seguintes procedimentos:Dados: Massas molares (g/mol): H=1; N=14; O=16; Cu=64; Zn=65; Au=197

Com base na tabela de potenciais de redução a seguir, o zinco em pó, utilizado na etapa 3, poderia ser substituído com sucesso por:

Semi-reação E¡ (V)Mg£® + 2e Ï Mg -2,40Al¤® + 3e Ï Al -1,66Zn£® + 2e Ï Zn -0,76Cu£® + 2e Ï Cu +0,34Fe¤® + 1e Ï Fe£® +0,77Ag® + 1e Ï Ag +0,80Br‚ + 2e Ï 2Br +1,09

a) Mg ou Alb) Al ou Cuc) Mg ou Cud) Fe£® ou Age) Br‚ ou Ag

RESPOSTA: A

30) [UNESP-2005] Pilhas recarregáveis, também denominadas células secundárias, substituem, com vantagens para o meio ambiente, as pilhas comuns descartáveis. Um exemplo comercial são as pilhas de níquel-cádmio (Nicad), nas quais, para a produção de energia elétrica, ocorrem os seguintes processos:

I. O cádmio metálico, imerso em uma pasta básica contendo íons OH (aq), reage produzindo hidróxido de cádmio (II), um composto insolúvel.II. O hidróxido de níquel (III) reage produzindo hidróxido de níquel (II), ambos insolúveis e imersos numa pasta básica contendo íons OH (aq).

a) Escreva a semi-reação que ocorre no ânodo de uma pilha de Nicad.b) Uma TV portátil funciona adequadamente quando as pilhas instaladas fornecem uma diferença de potencial entre 12,0 e 14,0 V. Sabendo-se que E³ (Cd£®, Cd) = - 0,81 V e E³ (Ni¤®, Ni£®) = + 0,49 V, nas condições de operação descritas, calcule a diferença de potencial em uma pilha de níquel-cádmio e a quantidade de pilhas, associadas em série, necessárias para que a TV funcione adequadamente.

RESOLUÇÃO: a) Cd¡(s) + 2OH(aq) ë Cd£®(OH)‚(s) + 2e

b) ÐE = (+ 0,49 V) - (- 0,81 V) = 1,3 VPara a TV funcionar com uma d.d.p entre 12,0 e 14,0 V: 12,0 V < 13,0 V < 14,0 V; precisamos de 10 × 1,3 V = 13,0 V, ou seja, de dez pilhas associadas em série.

31) [UNICAMP-2005] Câmeras fotográficas, celulares e computadores, todos veículos de comunicação, têm algo em comum: pilhas (baterias). Uma boa pilha deve ser econômica, estável, segura e leve. A pilha perfeita ainda não existe.Simplificadamente, pode-se considerar que uma pilha seja constituída por dois eletrodos, sendo um deles o ânodo, formado por um metal facilmente oxidável, como ilustrado pela equação envolvendo o par íon / metal:

M = Mn® + n e

A capacidade eletroquímica de um eletrodo é definida como a quantidade teórica de carga elétrica produzida por grama de material consumido. A tabela a seguir mostra o potencial padrão de redução de cinco metais que poderiam ser utilizados, como anodos, em pilhas:

a) Considere para todas as possíveis pilhas que: o catodo seja sempre o mesmo, a carga total seja fixada num mesmo valor e que a prioridade seja dada para o peso da pilha. Qual seria o metal escolhido como ânodo? Justifique.b) Considerando-se um mesmo catodo, qual seria o metal escolhido como anodo, se o potencial da pilha deve ser o mais elevado possível? Justifique.

RESOLUÇÃO: a) Para a liberção de 1 mol de elétrons, teremos:Ag ë Ag® + e108g ______ 1 mol

Ni ë Ni £® + 2e58g ______ 2 mol29g ______ 1 mol

Cd ë Cd£® + 2e112g ______ 2 mol 56g ______ 1 mol

Cr ë Cr¤® + 3e52g ______ 3 mol17,3g ____ 1 mol

Zn ë Zn£®+ 2e65g ______ 2 mol32,5g _____ 1 mol A menor massa observada é 17,3 g, logo o anodo é o cromo.

b) O metal escolhido deve ser o zinco, pois o potencial da pilha ser o mais elevado possível e o zinco apresenta menor potencial de redução: ÐE(pilha) = E(catodo) - E(anodo) = E(catodo) + 0,76V.

32) [UFU-2005] Observe a tabela a seguir:Considerando os potenciais padrão apresentados acima, a combinação sugerida que não produz uma reação química apreciável, em condições ordinárias, éa) cobre metálico + solução de sulfato de níquel.

b) zinco metálico + solução de sulfato de cobre (II).c) solução de cloreto de estanho (II) + solução de cloreto de mercúrio (II).d) chumbo metálico + solução de nitrato de prata.

RESPOSTA: A

33) [UFG-2OO5] Observe o mapa, a seguir:

a) Escolha um par redox, entre os metais encontrados no estado de Goiás, e escreva uma equação química que represente a reação que ocorre em uma pilha construída com esses metais.b) Qual metal, entre os encontrados no estado de Goiás, é utilizado para a produção de energia elétrica em grande escala? Explique.

RESOLUÇÃO:

a) Metais possíveis: Sn, Au, Ni, Zn, Ti, Cr, Ca, Nb, Cu e U.

Zn£® + 2e ë Zn ÐE¡ = - 0,76Cu ë Cu£® + 2e ÐEo = - 0,34

Zn£® + Cu ë Cu£® + Zn ddp = 1,1 V

b) O urânio. O urânio e o único metal, entre os encontrados no estado de Goiás, que pode ser utilizado em reações de fissão nuclear, em usinas de geração de energia elétrica de grande porte.

34) [ITA-2005] Dois copos (A e B) contêm solução aquosa 1 mol L¢ em nitrato de prata e estão conectados entre si por uma ponte salina. Mergulha-se parcialmente um fio de prata na solução contida no copo A, conectando-o a um fio de cobre mergulhado parcialmente na solução contida no copo B. Após certo período de tempo, os dois fios são desconectados. A seguir, o condutor metálico do copo A é conectado a um dos terminais de um multímetro, e o condutor metálico do copo B, ao outro terminal. Admitindo que a corrente elétrica não circula pelo elemento galvânico e que a temperatura permanece constante, assinale a opção que contém o gráfico que melhor representa a forma como a diferença de potencial entre os dois eletrodos (ÐE=EÛ-E½) varia com o tempo.

RESPOSTA: B

35) [UFV-2004] O esquema adiante representa uma pilha comum, dessas utilizadas em aparelhos elétricos como rádios, brinquedos, etc.Quando a pilha está em uso, ocorre a reação química representada pela equação a seguir, resultando na produção de corrente elétrica.

Zn + 2NH„® + 2MnO‚ ë 2MnO(OH) + Zn£® + 2NHƒ

Em função das informações dadas, assinale a alternativa CORRETA:

a) O N do NH„® sofre redução.b) Com o uso da pilha, a massa do copo de zinco aumenta.c) O MnO‚ é oxidado pelo Zn.d) O zinco se oxida e o manganês se reduz.e) No MnO(OH) o estado de oxidação do manganês é +2.

RESPOSTA: D

36) [UFU-2004] Considere as semi-reações com seus respectivos potenciais de redução.

Fe¤®(aq) + e Ï Fe£®(aq) E¡ = +0,77 volt.

Cr‚O‡£(aq)+14H®(aq) + 6eÏ2Cr¤®(aq)+7H‚OE¡ = +1,33 volt.

É INCORRETO afirmar que

a) a reação entre Fe£®(aq) e Cr‚O‡£(aq) em meio ácido é espontânea.b) a variação do número de oxidação é igual a 6 por átomo de Cr e igual a 1 por átomo de Fe.c) Cr‚O‡£ em meio ácido é um agente oxidante.d) na semi-reação de redução o Fe£® é uma espécie que sofreu oxidação.

RESPOSTA: B

37) [UFSM-2004] O desenvolvimento da tecnologia para a produção de celas de combustível está tendo um grande crescimento, com a fabricação de veículos de "emissão zero", isto é, não-poluentes. As celas de combustível de hidrogênio são as mais utilizadas, pois têm como único produto a água:

2 H‚(g) + O‚(g) ë 2 H‚O(Ø)

Os potenciais-padrão das semi-reações da cela, a 25°C, são

2 H‚(g) ë 4H®(aq) + 4e ”¡ = 0,0VO‚(g) + 4H®(aq) + 4e ë 2 H‚O(Ø) ”¡ = + 1,23V

Para ser gerada energia a partir da cela de combustível, assinale a alternativa correta.a) O O‚, é o agente redutor e o H‚, é o agente oxidante.b) O hidrogênio se oxida no cátodo.c) O potencial-padrão da cela é + 1,23V, o que indica que seu funcionamento é espontâneo.d) No final de um determinado tempo de reação, há aumento da concentração de O‚ e H‚.e) Na geração de energia, a concentração de água diminui.

RESPOSTA: C

38) [UFSCAR-2004] A pilha seca, representada na figura, é uma célula galvânica com os reagentes selados dentro de um invólucro. Essa pilha apresenta um recipiente cilíndrico de zinco, com um bastão de carbono no eixo central. O eletrólito é uma mistura pastosa e úmida de cloreto de amônio, óxido de manganês(IV) e carvão finamente pulverizado.

As equações das reações envolvidas na pilha são:

2MnO‚(s) + 2NH„® (aq) + 2e ë ë Mn‚Oƒ(s) + 2NHƒ(aq) + H‚O (l)Zn(s) ë Zn£®(aq) + 2e

Considere as seguintes afirmações sobre a pilha seca:

I. O recipiente de zinco é o ânodo.

II. Produz energia através de um processo espontâneo.III. O NH„® sofre redução.IV. Os elétrons migram do ânodo para o cátodo através do eletrólito.

Está correto apenas o que se afirma ema) I, II e III.b) II, III e IV.c) I e II.d) I e IV.e) II e III.

RESPOSTA: C

39) [UFRRJ-2004] Observe o quadro a seguir.

Para estocar uma solução contendo cloreto de níquel, um técnico realizou experiências até encontrar um recipiente apropriado.

a) Os recipientes utilizados nos testes foram de ferro, chumbo, zinco e de manganês. Que testes o técnico realizou? Justifique sua resposta.

b) Sabendo-se que o potencial de redução do níquel [E¡red(Ni®®/Ni) = - 0,25 Volts], a que conclusões o técnico chegou, quanto aos recipientes? Justifique sua resposta.

RESOLUÇÃO: a) Os recipientes apropriados são aqueles que não reagem com os ions Ni®® da solução, assim não haverá corrosão do recipiente e contaminação da solução guardada nele.

Os testes realizados devem comparar o potencial de redução dos metais envolvidos que deverão apresentar um valor maior do que o potencial de redução do níquel para não haver corrosão e contaminação.

b) Conclusões do técnico:- 0,44 V (Fe) < - 0,25 V (Ni): não apropriado.- 0,13 V (Pb) > - 0,25 V (Ni): apropriado.- 0,76 V (Zn) < - 0,25 V (Ni): não apropriado.- 1,18 V (Mn) < - 0,25 V (Ni): não apropriado.Apenas o recipiente de chumbo será adequado para guardar a solução contendo cloreto de níquel.

40) [UFC-2004] As estátuas de metal, em geral confeccionadas em cobre metálico, apresentam coloração típica. Com o passar do tempo, todavia, observa-se o aparecimento de uma coloração verde que é atribuída ao produto da reação de oxidação do cobre pelo ar. Considerando que tintas protetoras contendo metal podem funcionar como ânodo de sacrifício e conhecendo-se o valor do potencial padrão de redução da reação Cu£® + 2e ë Cu; E¡ = + 0,34 V, analise a tabela a seguir.

Considerando somente as informações contidas na questão, assinale a alternativa que apresenta a tinta mais eficaz na proteção de uma estátua de cobre.a) Tinta Ib) Tinta IIc) Tinta IIId) Tinta IVe) Tinta V

RESPOSTA: E

1) [UEL-2009] O ácido tereftálico é utilizado em grande quantidade na fabricação de poliéster. O poliéster denominado Dracon é utilizado como matéria-prima para a confecção de roupas e tapetes. A equação química de obtenção do Dracon é representada a seguir.

Com base nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. O Dracon é um polímero resultante da reação de condensação entre moléculas orgânicas.II. O ácido tereftálico recebe o nome oficial de ácido 1,4 - benzenodióico.III. O etanodiol apresenta cadeia carbônica heterogênea.IV. A fórmula mínima do Dracon é [C�€HˆO„]n.Assinale a alternativa CORRETA.a) Somente as afirmativas I e II são corretas.b) Somente as afirmativas I e III são corretas.c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.[D]

2) [UFRGS] As proteínas são polímeros naturais formados através de ligações peptídicas que se estabelecem quando o grupo amino de um aminoácido reage com o grupo carboxila de outro.

onde R, R‚ = H ou substituintes.

Com base nessa estrutura, conclui-se que as proteínas sãoa) poliacrilonitrilas.b) poliamidas.c) poliésteres.d) policarbonatos.e) polissacarídeos.[B]

3) [FUVEST-2009] Nos polímeros supramoleculares, as cadeias poliméricas são formadas por monômeros que se ligam, uns aos outros, apenas por ligações de hidrogênio e não por ligações covalentes como nos polímeros convencionais. Alguns polímeros supramoleculares apresentam a propriedade de, caso sejam cortados em duas partes, a peça original poder ser reconstruída, aproximando e pressionando as duas partes. Nessa operação, as ligações de hidrogênio que haviam sido rompidas voltam a ser formadas, "cicatrizando" o corte.Um exemplo de monômero, muito utilizado para produzir polímeros supramoleculares, conforme figura 1.

No polímero supramolecular, conforme figura 2, cada grupo G está unido a outro grupo G, adequadamente orientado, por x ligações de hidrogênio, em que x é, no máximo,a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5[D]

4) [FUVEST-2009] O polímero PET pode ser preparado a partir do tereftalato de metila e etanodiol. Esse polímero pode ser reciclado por meio da reação representada por:

em que o composto X é:a) eteno.b) metanol.c) etanol.d) ácido metanoico.e) ácido tereftálico.[B]

5) [UNIFESP-2009] Novos compósitos, que podem trazer benefícios ambientais e sociais, estão sendo desenvolvidos por pesquisadores da indústria e universidades. A mistura de polietileno reciclado com serragem de madeira resulta no compósito "plásticomadeira", com boas propriedades mecânicas para uso na fabricação de móveis. Com relação ao polímero utilizado no compósito "plástico-madeira", é correto afirmar que seu monômero tem fórmula molecular:

a) C‚H„ e trata-se de um copolímero de adição.b) C‚H„ e trata-se de um polímero de adição.

c) C‚H„ e trata-se de um polímero de condensação.d) C‚H‚ e trata-se de um polímero de adição.e) C‚H‚ e trata-se de um copolímero de condensação.[B]

6) [UERJ-2009] Em relação a um hidrocarboneto X, de fórmula molecular C‰Hˆ, considere as seguintes informações:

- apresenta ressonância;- é para-dissubstituído;- a hidrogenação catalítica em um dos seus grupos substituintes consome 44,8 L de hidrogênio molecular nas CNTP, produzindo um hidrocarboneto Y;- a hidratação catalítica, no mesmo grupo substituinte, forma, em maior quantidade, um composto estável de fórmula C‰H0O.

Utilizando fórmulas estruturais planas, apresente a equação química correspondente à hidratação descrita e escreva o nome oficial de um isômero de posição do hidrocarboneto Y.

RESPOSTA:Um dos nomes:o orto-etil-metil-benzenoo meta-etil-metil-benzeno

7) [UNICAMP-2009] A cada quatro anos, durante os Jogos Olímpicos, bilhões de pessoas assistem à tentativa do Homem e da Ciência de superar limites. Podemos pensar no entretenimento, na geração de empregos, nos avanços da Ciência do Desporto e da tecnologia em geral. Como esses jogos podem ser analisados do ponto de vista da Química? As questões a seguir são exemplos de como o conhecimento químico é ou pode ser usado nesse contexto.Um maiô produzido com material polimérico foi utilizado pela maioria dos competidores de natação em Beijing. Afirma-se que ele oferece uma série de vantagens para o desempenho dos nadadores: redução de atrito, flutuabilidade, baixa

absorção de água, ajuste da simetria corporal e melhoria de circulação sanguínea, entre outras. O tecido do maiô é um misto de náilon e elastano, esse último, um copolímero de poliuretano e polietilenoglicol.

a) A cadeia do poliuretano a que se refere o texto está parcialmente representada a seguir. Preencha os quadrados com símbolos atômicos, selecionados entre os seguintes: H, F, U, C, N, O, Sn.

b) O náilon, que também forma o tecido do maiô, pode ser obtido por reações entre diaminas e ácidos dicarboxílicos, sendo a mais comum a reação de hexametilenodiamina e ácido adípico. De acordo com essas informações, seria possível utilizar o ácido lático, citado na questão n¡. 3, para se preparar algum tipo de náilon? Justifique.RESPOSTA:a) Observe o cadeia a seguir

b) Não. O ácido lático não poderia ser usado para produzir um tipo de náilon, pois conforme o texto da questão, a reação requer um ácido dicarboxílico e o ácido lático é um ácido monocarboxílico.

8) [UNIFESP-2008] As garrafas PET são um dos problemas de poluição citados por ambientalistas; sejam depositadas em aterros sanitários ou até mesmo jogadas indiscriminadamente em terrenos baldios e cursos d'água, esse material leva cerca de 500 anos para se degradar. A reciclagem tem sido uma solução válida, embora ainda não atinja nem metade das

garrafas PET produzidas no país. Pesquisadores brasileiros estudam o desenvolvimento de um plástico obtido a partir das garrafas PET, que se degrada em apenas 45 dias. O segredo para o desenvolvimento do novo polímero foi utilizar em sua síntese um outro tipo de plástico, no caso um poliéster alifático, para acelerar o processo de degradação. O polímero PET, poli(tereftalato de etileno), é obtido a partir da reação do ácido tereftálico com etilenoglicol na presença de catalisador e em condições de temperatura e pressão adequadas ao processo.

a) Dê a fórmula estrutural do PET. Em relação à estrutura química dos polímeros citados, o que pode estar associado quanto à biodegradabilidade dos mesmos?b) O etanol é semelhante ao etilenoglicol. Dentre esses dois álcoois, qual deve apresentar menor pressão de vapor e qual deve apresentar menor temperatura de ebulição? Justifique.RESPOSTA:a) Observe a formação do PET a partir do ácido tereftálico e do etilenoglicol na figura 1:

Em relação à estrutura química dos polímeros citados, notamos que no caso um poliéster alifático a cadeia é aberta e no PET a cadeia é aromática, logo, concluímos que a diferença entre eles está na cadeia carbônica. Esta diferença na estrutura das cadeias dos dois polímeros está relacionada ao tempo de degradação, que no caso do PET é de 500 anos.

b) Observe as estruturas dadas (figura 2): Podemos notar que o etilenoglicol possui dois grupos OH, logo este composto faz maior quantidade de ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio) do que o etanol. Isso significa que as forças intermoleculares presentes no etilenoglicol são maiores do que as presentes no etanol.Quanto maiores as forças intermoleculares, menor a pressão de vapor do composto e maior a temperatura de ebulição e vice-versa. Logo, o etilenoglicol tem menor pressão de vapor e o etanol menor temperatura de ebulição.

9) [UNESP] O Kevlar, um polímero de excepcional resistência física e química, tem a unidade básica de repetição representada a seguir.

Na reação de condensação entre os reagentes precursores, ocorre a formação do polímero e a eliminação de água como subproduto. Identifique as funções orgânicas dos dois reagentes precursores.RESPOSTA: Voltando para trás a partir da unidade básica de repetição do Kevlar, teremos na figura 1 os dois reagentes precursores. A reação de polimerização é dada na figura 2.

10) [UNIFESP] Os polímeros fazem parte do nosso cotidiano e suas propriedades, como temperatura de fusão, massa molar, densidade, reatividade química, dentre outras, devem ser consideradas na fabricação e aplicação de seus produtos. São apresentadas as equações das reações de obtenção dos polímeros polietileno e náilon-66.

a) Quanto ao tipo de reação de polimerização, como são classificados os polímeros polietileno e náilon-66?b) A medida experimental da massa molar de um polímero pode ser feita por osmometria, técnica que envolve a determinação da pressão osmótica (™) de uma solução com uma massa conhecida de soluto. Determine a massa molar de uma amostra de 3,20 g de polietileno (PE) dissolvida num solvente adequado, que em 100 mL de solução apresenta pressão osmótica de 1,64 × 10£ atm a 27 °C.Dados: ™ = iRTM, onde i (fator de n=van't Hoff) = 1R = 0,082 atm.L.K¢.mol¢T = temperatura Kelvin

M = concentração em mol.L¢RESPOSTA:a) De acordo com as equações dadas, temos:Polietileno: polímero de adição.Náilon-66: polímero de condensação.

b) Dados: m = 3,20 g; V = 100 mL = 0,1 L; ™ = 1,64 × 10£ atm; T = 27 ¡C = 300 K.X = massa molar ™ = iRTMM = n/V; M = m/(X × V).™ = i × R × T × m/(X × V)1,64 × 10£ = 1 × 0,082 × 300 × 3,20/(X × 0,1)X = 48000 g/mol.A massa molar da amostra é 48000 g/mol.

11) [UFMG] Diversos materiais poliméricos são utilizados na fabricação de fraldas descartáveis. Um deles, o poliacrilato de sódio, é responsável pela absorção da água presente na urina; um outro, o polipropileno, constitui a camada que fica em contato com a pele.Analise a estrutura de cada um desses dois materiais:

Considerando-se esses dois materiais e suas respectivas estruturas, é CORRETO afirmar quea) o poliacrilato de sódio apresenta ligações covalentes e iônicas.b) o poliacrilato de sódio é um polímero apolar.c) o polipropileno apresenta grupos polares.d) o polipropileno tem como monômero o propano.[A]

12) [FUVEST] Alguns polímeros biodegradáveis são utilizados em fios de sutura cirúrgica, para regiões internas do corpo, pois não são tóxicos e são reabsorvidos pelo organismo. Um desses materiais é um copolímero de condensação que pode ser representado pela figura 1.

a) I e III b) II e III c) III e IV d) I e II e) II e IV[A]

13) [UNIFESP] Os policarbonatos são polímeros orgânicos que, por sua elevada resistência mecânica e transparência, vêm substituindo o vidro em diversas aplicações. São obtidos pela reação representada pela equação

O reagente A só é solúvel em água, enquanto que o reagente B só é solúvel em meio orgânico (CH‚CØ ‚), e os dois solventes são imiscíveis. Para que a reação ocorra, é necessária a utilização de um "catalisador de transferência de fase". O catalisador deve ser capaz de interagir com o reagente A na fase aquosa, transferindo-o para a fase orgânica. Na fase orgânica, com a formação do polímero, o catalisador é liberado e retorna à fase aquosa, dando continuidade ao processo.Dentre as substâncias cujas fórmulas são mostradas a seguir, assinale a alternativa que contém a substância que apresenta as características adequadas para atuar como catalisador nesse processo.a) NH„®CØ b) [(C†Hƒƒ)‚N(CHƒ)‚]®CØ c) CHƒ(CH‚)„COONa® d) C†Hƒƒ - NH‚ e) HCC؃[B]

14) [UNIFESP] O etino é uma excelente fonte de obtenção de monômeros para a produção de polímeros. Os monômeros podem ser obtidos pela reação geral representada pela equação na figura 1, onde se pode ter X = Y e X · Y.Esses monômeros podem se polimerizar, segundo a reação expressa pela equação na figura 2.Dentre as alternativas, assinale a que contém a combinação correta de XY e das fórmulas do monômero e do polímero correspondentes.

[B]

1) [UFRJ-2009] Em 1940, McMillan e Seaborg produziram os primeiros elementos transurânicos conhecidos, através do bombardeio de um átomo de 92U238 com uma partícula X, produzindo um isótopo desse elemento. O isótopo produzido por McMillan e Seaborg apresentou decaimento, emitindo uma partícula Y equivalente ao núcleo do hélio.a) Identifique a partícula X utilizada pelos cientistas e escreva a equação de formação do isótopo.b) Dê o nome e calcule o número de nêutrons do elemento resultante do decaimento do isótopo do Urânio.RESPOSTA:a) ‰‚U£¤© + partícula isótopo (‰‚U£¤©)

‰‚U£¤© + €X¢ ë ‰‚U£¤ª

Partícula €X¢ = nêutron.

Equação: ‰‚U£¤© + €n¢ partícula ë ‰‚U£¤ªb) ‰‚U£¤ª ë ‚‘¥ + ‰€Z£¤¦ ‰0Z£¤¦ = ‰0Th£¤¦ => elemento: TórioNúmero de nêutrons = 145.

2) [UEL-2009] Observe as equações representadas a seguir

Equação 1: 2H‚ (g) + O‚ (g) 2H‚O (g)

Equação 2: H¢ + ˆO¢© ë ‡N¢¦ + ‚He¥

Com base nas equações e nos conhecimentos sobre reações, considere as afirmativas a seguir.

I. Na equação 2, o isótopo ˆO¢© recebe um próton e se transforma em dois outros elementos.II. A quantidade de energia envolvida na reação 1 é maior que na reação 2.III. A equação 1 ocorre com transferência de elétrons.IV. Na equação 2, ocorre emissão de uma partícula beta.

Assinale a alternativa CORRETA.a) Somente as afirmativas I e II são corretas.b) Somente as afirmativas I e III são corretas.c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.[B]

3) [UEL-200] Os raios gama oriundos do cobalto 60 ou do césio 137 podem ser usados na radiação em alimentos. Sobre a radiação gama, considere as afirmativas.

I. O átomo de cobalto ou de césio, ao emitir radiação gama, resulta em um novo elemento químico não radioativo.II. A radiação gama é uma radiação eletromagnética.III. A radiação gama não apresenta massa nem carga elétrica.IV. O poder de penetração da radiação gama é muito pequeno.

Assinale a alternativa CORRETA.a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.b) Somente as afirmativas II e III são corretas.c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.[B]

4) [FGV-2009] O gráfico mostra a radioatividade numa amostra de radiofármaco contendo TØ -201, usado em diagnóstico por imagem do miocárdio. A abscissa mostra o número de dias decorridos a partir da produção desse fármaco e a ordenada mostra a radioatividade correspondente naquele dia.

Dados: Ai/Af = 2Ñ, x = número de meias-vidas e log 2 = 0,3A radioatividade nessa amostra (Af) será de cerca de 1 milésimo da inicial (Ai), após:a) 15 dias. b) 30 dias. c) 2 meses.d) 4 meses.e) 6 meses.[B]

5) [UNIFESP-2009] Dentre outras aplicações, a radiação nuclear pode ser utilizada para preservação de alimentos, eliminação de insetos, bactérias e outros microorganismos eventualmente presentes em grãos e para evitar que certas raízes brotem durante o armazenamento. Um dos métodos mais empregados utiliza a radiação gama emitida pelo isótopo §¡Co. Este isótopo é produzido artificialmente pela reação de um isótopo do elemento químico X com um nêutron, gerando somente §¡Co como produto de reação. O §¡Co, por sua vez, decai para um elemento Y, com a emissão de uma partícula beta de carga negativa e de radiação gama. Os elementos X e Y têm números atômicos, respectivamente, iguais a:

a) 26 e 28.b) 26 e 29.c) 27 e 27.d) 27 e 28.e) 29 e 27.[D]

6) [UNESP-2008] Para determinar o tempo em que certa quantidade de água permaneceu em aqüíferos subterrâneos, pode-se utilizar a composição isotópica com relação aos teores de trítio e de hidrogênio. A água da chuva apresenta a relação H¤/H¢ = 1,0.10¢¨ e medições feitas na água de um aqüífero mostraram uma relação igual a 6,25.10¢ª. Um átomo de trítio sofre decaimento radioativo, resultando em um átomo de um isótopo de hélio, com emissão de uma partícula ’. Forneça a equação química para o decaimento radioativo do trítio e, sabendo que sua meia-vida é de 12 anos, determine por quanto tempo a água permaneceu confinada no aqüífero.RESPOSTA:A equação química para o decaimento do trítio pode ser representada por:

H¤ ë ‚He¤ + ÷’¡

A água permaneceu confinada no aqüífero por 48 anos.

A relação inicial entre o trítio e o prótio é de 1 x 10¢¨ até decair a 6,25 x 10¢ª é dada pela figura a seguir.

Tempo total = 4 x 12 anos = 48 anos.A água permaneceu confinada no aqüífero por 48 anos.

7) [UNESP-2008] Detectores de incêndio são dispositivos que disparam um alarme no início de um incêndio. Um tipo de detector contém uma quantidade mínima do elemento radioativo amerício-241. A radiação emitida ioniza o ar dentro e ao redor do detector, tornando-o condutor de eletricidade. Quando a fumaça entra no detector, o fluxo de corrente elétrica é bloqueado, disparando o alarme. Este elemento se desintegra de acordo com a equação a seguir:

‰…Am£¥¢ ë ‰ƒNp£¤¨ + Z

Nessa equação, é correto afirmar que Z corresponde a:a) uma partícula alfa.

b) uma partícula beta.c) radiação gama.d) raios X.e) dois prótons.[A]

8) [UNIFESP-2008] Quando se fala em isótopos radioativos, geralmente a opinião pública os associa a elementos perigosos, liberados por reatores nucleares. No entanto, existem isótopos de elementos naturais que estão presentes no nosso dia-a-dia. O gráfico mostra a cinética de desintegração do rádio-226, que pode estar presente em materiais de construção, em geral em concentrações muito baixas para que se possa comprovar qualquer relação com danos à saúde. As coordenadas de um ponto do gráfico são indicadas na figura.

ondem: massa no tempo t;m³: massa no tempo 0;c: tempo de meia-vida.

A meia-vida desse isótopo, em anos, é igual aa) 1400.b) 1500.

c) 1600.d) 1700.e) 1800.[C]

9) [UFU] O isótopo de ©¦Sr é utilizado em medicina, em imagem de ossos para diagnosticar fraturas ou osteoporose.

Sobre radioatividade, é INCORRETO afirmar que:a) as células do nosso corpo não diferenciam quimicamente um isótopo radioativo de um não-radioativo. Isso acontece porque os isótopos apresentam comportamento químico iguais.b) o número de massa de um radionuclídeo que emite radiações beta não se altera.c) um dos isótopos radioativos nocivos é o ª¡Sr, que pode substituir o cálcio, e se incorpora aos ossos. Isso ocorre porque ambos são semelhantes e pertencem a mesma família de metais alcalino-terrosos.d) as radiações gama são ondas eletromagnéticas de elevado poder de penetração e possuem carga nuclear +2 e número de massa 4.[D]

10) [UNESP] Cientistas russos conseguem isolar o elemento 114 superpesado.("Folha Online", 31.05.2006.)

Segundo o texto, foi possível obter o elemento 114 quando um átomo de plutônio-242 colidiu com um átomo de cálcio-48, a 1/10 da velocidade da luz. Em cerca de 0,5 segundo, o elemento formado transforma-se no elemento de número atômico 112 que, por ter propriedades semelhantes às do ouro, forma amálgama com mercúrio. O provável processo que ocorre é representado pelas equações nucleares:

‰„Pu£¥£ + ‚³Ca¥© ë „Xò ë ‚Y£©§ + b

Com base nestas equações, pode-se dizer que a e b são, respectivamente:a) 290 e partícula beta.b) 290 e partícula alfa.c) 242 e partícula beta.d) 242 e nêutron.e) 242 e pósitron.[B]

11) [UNIFESP] O flúor-18 é um radioisótopo produzido num acelerador cíclotron. Associado à deoxiglucose, esse radioisótopo revela, pela emissão de pósitrons, as áreas do organismo com metabolismo intenso de glicose, como o cérebro, o coração e os tumores ainda em estágio muito inicial. Quando um átomo de flúor-18 emite um pósitron, o átomo resultante será um isótopo do elemento químicoa) cloro.b) flúor.c) neônio.d) oxigênio.e) nitrogênio.[D]

12) [UFG] A datação de lençóis freáticos pode ser realizada com base na relação entre a quantidade de hélio triogênico ¤He, decorrente do decaimento radioativo do trítio ¤H, na amostra de água. De modo simplificado, essa datação pode ser determinada pelo produto entre o tempo de meia-vida do trítio e a razão entre as quantidades de hélio triogênico e trítio, multiplicados por 0,7. O gráfico do decaimento do número de núcleos radioativos de trítio é mostrado adiante.

Tendo em vista essas informações, calcule a idade de uma amostra de água retirada de um lençol freático, cuja concentração de hélio triogênico é três vezes maior que a quantidade de trítio.RESPOSTA:Pelo gráfico calculamos o tempo de meia vida (t(1/2)). Observe a figura:

t(1/2) = 12,4 anos.[¤He] = 3 × [¤H], então:([¤He]/[¤H]) = 3Idade da amostra = t(1/2) × ([¤He]/[¤H]) × 0,7Idade da amostra = 12,4 × 3 × 0,7Idade da amostra = 26,04 anos = 26 anos.

13) [FUVEST] O isótopo radioativo Cu-64 sofre decaimento ’, conforme representado:

‚‰Cu§¥ ë ƒ³Zn§¥ + ÷’¡

A partir de amostra de 20,0 mg de Cu-64, observa-se que, após 39 horas, formaram-se 17,5 mg de Zn-64. Sendo assim, o tempo necessário para que metade da massa inicial de Cu-64 sofra decaimento ’ é cerca de(Observação: ‚‰Cu§¥: 64 = número de massa; 29 = número atômico)a) 6 horas.b) 13 horas.c) 19 horas.d) 26 horas.e) 52 horas.[B]

14) [UNIFESP] Um radioisótopo, para ser adequado para fins terapêuticos, deve possuir algumas qualidades, tais como: emitir radiação gama (alto poder de penetração) e meia-vida apropriada. Um dos isótopos usados é o tecnécio-99, que emite este tipo de radiação e apresenta meia-vida de 6 horas. Qual o tempo necessário para diminuir a emissão dessa radiação para 3,125 % da intensidade inicial?a) 12 horas.b) 18 horas.c) 24 horas.d) 30 horas.e) 36 horas.[D]