10 DE 2020. PROFESSORA: INDIARA SÉRIE: 2º ANO EJA … · 2020. 10. 19. · de um caso de...

7
COLÉGIO ESTADUAL MARIA ROSILDA RODRIGUES APARECIDA DE GOIÂNIA, 19\10 A 30\10 DE 2020. PROFESSORA: INDIARA SÉRIE: 2º ANO EJA NOTURNO ALUNO(A):____________________________________________________________ ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 6ª QUINZENA ESTAMOS CAMINHANDO PARA A RETA FINAL DO SEMESTRE E ESPERO QUE TENHA FÉ E FOCO QIE VOCÊ CONCLUA ESSA ETAPA DA EJA. FAÇA SUAS ATIVIDADES NA QUINZENA QUE FOI POSTADA NO SITE PARA NÃO ACUMULAR; TIRE UM TEMPO PARA VOCÊ REALIZAR SEUS ESTUDOS; ASSISTA OS VÉDEOS EXPLICATIVOS; BOA AULA E UM ABRAÇO. https://youtu.be/Ax7TIU9pmc4 https://youtu.be/tmTUQkbb_DM https://youtu.be/wYsskbRYOAY Concordância Verbal e Nominal Concordância verbal e nominal é a parte da gramática que estuda a conformidade estabelecida entre cada componente da oração. Enquanto a concordância verbal se ocupa da relação entre sujeito e verbo, a concordância nominal se ocupa da relação entre as classes de palavras: concordância verbal = sujeito e verbo concordância nominal = classes de palavras Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos. Na oração acima, temos esses dois tipos de concordância:

Transcript of 10 DE 2020. PROFESSORA: INDIARA SÉRIE: 2º ANO EJA … · 2020. 10. 19. · de um caso de...

  • COLÉGIO ESTADUAL MARIA ROSILDA RODRIGUES

    APARECIDA DE GOIÂNIA, 19\10 A 30\10 DE 2020.

    PROFESSORA: INDIARA SÉRIE: 2º ANO EJA NOTURNO

    ALUNO(A):____________________________________________________________

    ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 6ª QUINZENA

    ❖ ESTAMOS CAMINHANDO PARA A RETA FINAL DO SEMESTRE E

    ESPERO QUE TENHA FÉ E FOCO QIE VOCÊ CONCLUA ESSA ETAPA

    DA EJA.

    ❖ FAÇA SUAS ATIVIDADES NA QUINZENA QUE FOI POSTADA NO SITE

    PARA NÃO ACUMULAR;

    ❖ TIRE UM TEMPO PARA VOCÊ REALIZAR SEUS ESTUDOS;

    ❖ ASSISTA OS VÉDEOS EXPLICATIVOS;

    ❖ BOA AULA E UM ABRAÇO.

    https://youtu.be/Ax7TIU9pmc4 https://youtu.be/tmTUQkbb_DM

    https://youtu.be/wYsskbRYOAY

    Concordância Verbal e Nominal

    Concordância verbal e nominal é a parte da gramática que estuda a

    conformidade estabelecida entre cada componente da oração.

    Enquanto a concordância verbal se ocupa da relação entre sujeito e

    verbo, a concordância nominal se ocupa da relação entre as classes de

    palavras:

    concordância verbal = sujeito e verbo

    concordância nominal = classes de palavras

    Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos.

    Na oração acima, temos esses dois tipos de concordância:

    https://youtu.be/Ax7TIU9pmc4https://youtu.be/tmTUQkbb_DMhttps://youtu.be/tmTUQkbb_DMhttps://youtu.be/wYsskbRYOAY

  • Ao concordar o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos), estamos diante

    de um caso de concordância verbal.

    Já, quando os substantivos (regras e exemplos) concordam com o

    adjetivo (complicados), estamos diante de um caso de concordância

    nominal.

    Concordância Verbal 1. Sujeito composto antes do verbo Quando o sujeito é composto e vem antes do verbo, esse verbo deve estar sempre no plural.

    2. Sujeito composto depois do verbo

    Quando o sujeito composto vem depois do verbo, o verbo tanto pode ficar

    no plural como pode concordar com o sujeito mais próximo.

    Concordância Nominal 1. Adjetivos e um substantivo Quando há mais do que um adjetivo para um substantivo, os adjetivos devem concordar em gênero e número com o substantivo.

    Exemplo: Adorava comida salgada e gordurosa. Exemplo: Adorava comida salgada e gordurosa.

    2. Substantivos e um adjetivo No caso inverso, ou seja, quando há mais do que um substantivo e apenas um adjetivo, há duas formas de concordar:

    2.1. Quando o adjetivo vem antes dos substantivos, o adjetivo deve concordar com o substantivo mais próximo. Exemplo: Linda filha e bebê. 2. 2.2. Quando o adjetivo vem depois dos substantivos, o adjetivo deve concordar com o substantivo mais próximo ou com todos os substantivos.

    Exemplos: Pronúncia e vocabulário perfeito. Vocabulário e pronúncia perfeita. Pronúncia e vocabulário perfeitos. Vocabulário e pronúncia perfeitos.

  • ATIVIDADES

    1. (Mackenzie) Há uma concordância inaceitável de acordo com a gramática: I. Os brasileiros somos todos eternos sonhadores. II. Muito obrigadas! – disseram as moças. III. Sr. Deputado, V. Exa. Está enganada. IV. A pobre senhora ficou meio confusa. V. São muito estudiosos os alunos e as alunas deste curso. a) em I e II b) apenas em IV c) apenas em III d) em II, III e IV e) apenas em II 2. (IBGE) Indique a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta: a) Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova. b) Choveu pedaços de granizo na serra gaúcha. c) Faz muitos anos que a equipe do IBGE não vem aqui. d) Bateu três horas quando o entrevistador chegou. e) Fui eu que abriu a porta para o agente do censo. 3) Poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos (não tendo um número exato). Introduzidos pelo sentido das frases - e mais raramente em conversa - em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. Leia o poema de Marina Colasanti, ouça também e responda as questões a seguir:

    https://youtu.be/Ax7TIU9pmc4

    EU SEI, MAS NÃO DEVIA

    Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e a não ter outra vista que não seja as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.

    https://youtu.be/Ax7TIU9pmc4

  • A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo porque está atrasado. A ler jornal no ônibus porque não pode perder tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá pra almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia

    A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.

    A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer filas para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.

    A gente se acostuma a andar na rua e a ver cartazes. A abrir as revistas e a ver anúncios. A ligar a televisão e a ver comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.

    A gente se acostuma à poluição. As salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir o passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.

  • A gente se acostuma a coisas demais para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai se afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada a gente só molha os pés e sua no resto do corpo.

    Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.

    A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida que aos poucos se gasta e, que gasta, de tanto acostumar, se perde de si mesma.

    MARINA COLASANTI

    a) Justifique o título dado ao texto, aproveitando para sugerir um outro:

    b) Qual o tema do texto? Justifique sua resposta com uma passagem do texto: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ c) A autora menciona várias vezes no texto a expressão “a gente”. De quem ela está falando?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    d) Quais são os principais problemas mencionados no texto? Cite-os:

    ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ e) Esses problemas estão relacionados a você? Quais?

  • f) Dos citados, qual foi o problema que mais incomodou você? Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    PORTO DO PECÉM EM SÃO GONÇALO

    DO AMARANTE ESTÁ BLOQUEADO

    Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas

    24\05\2018

    Em São Gonçalo do Amarante, o acesso ao Porto do Pecém está bloqueado. No local, caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos. Mais de 500 caminhões estão estacionados, tanto dentro da siderúrgica quanto fora. Em nota, a CIPP S.A. informa que a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o inicio da manhã de quarta-feira (23). O protesto está sendo realizado por meio da interrupção da rodovia de acesso ao porto, a CE-155. "As operações internas dentro do porto estão acontecendo de forma parcial, impactando em

    uma redução na movimentação de cargas de cerca de 26 mil toneladas por dia", diz um

    funcionário.

    4) Qual a finalidade da notícia em estudo? a) Divulgar a importância do bloqueio das estradas. b) Noticiar um fato ocorrido em São Gonçalo do Amarante. c) Explicar o motivo da paralisação dos caminhoneiros. d) Alertar aos motoristas da rodovia a não seguirem viagem pelas estradas interditadas. 5) O fato que gerou a notícia foi a) o bloqueio das estradas. b) os 500 caminhões estacionados. c) a movimentação de cargas. d) as operações internas dentro do porto.

  • 6) No trecho: “... caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos.” A palavra grifada introduz uma a) oposição. b) adição. c) alternância. d) conclusão.