100 anos ..

10
Trabalho realizado por: Cátia Brandão nº6 Daniela Sofia nº10 Sónia Cunha nº25

Transcript of 100 anos ..

Page 1: 100 anos ..

Trabalho realizado por:Cátia Brandão nº6

Daniela Sofia nº10

Sónia Cunha nº25

Page 2: 100 anos ..

Implantação da República

• O que é uma república?

Um república é um modo de governo em que os seus representantes são e leitos pelo povo através de voto.

A implantação da república foi iniciada no dia 5 de Outubro de 1910, devido a incapacidade do rei D. Manuel. O seu reino até aos seus dias, tinha estado sob o domínio monarca.

O povo foi um dos maiores opositores à monarquia pois acreditavam que tinham direito de escolher que ia subir ao trono, o que não acontecia. No regime da monarquia o filho mais velho sucedia ao trono e quando esse morria sucedia-lhe o filho mais velho.

Page 3: 100 anos ..

A crise e a queda da monarquia Nos finais do século XI existia uma grande crise económica, política e social muito preocupante.

O país estava em crise, o povo estava descontente com os preços dos produtos comerciais e em geral com as fracas condições de vida. As principais fábricas do país situavam-se no Porto e em Lisboa, onde trabalhavam operários, de modo a que o resto da população trabalhava no campo com difíceis condições de vida e Portugal estava a atravessar uma fase difícil e com muitas dívidas e por isso teve que pedir dinheiro emprestado ao estrangeiro. Para pagar os juros, o rei aumentou os impostos.

Rei D.Carlos

Page 4: 100 anos ..

O UltimatoComo o rei não diminuiu os impostos, os ingleses estavam com o com o comércio muito avançado e produzido em relação a Portugal.

Enquanto Portugal atravessava uma crise económica, e o Ultimato Inglês em 1890 veio piorar a situação de Portugal. Esse Ultimato exigia que o governo português tirasse os seus exércitos das suas terras conquistadas, se essa ordem não fosse executada o governo inglês declararia guerra a Portugal. O que pioraria ainda mais a situação de Portugal.

Page 5: 100 anos ..
Page 6: 100 anos ..

Os AntecedentesAproveitando o descontentamento da população e o medo inquerido pelo ultimato inglês, os revolucionários fizeram uma primeira tentativa de implantação da república. OS revolucionários chegaram mesmo a içar a bandeira republicana na Câmara Municipal, mas a revolta acabou por ser dominada por forças da guarda municipal.

A agitação do parlamento e entre os diversos partidos leais à monarquia levaram D.Carlos a entregar a chefia do governo a João Franco, do partido regenerador Liberal que passou a dirigir o pais de forma ditatorial.

João Franco

Page 7: 100 anos ..

O Regicídio No dia 1 de Fevereiro de 1908,o rei D. Carlos e o seu filho D. Luís Filipeque regressavam de uma temporada de caça em Vila Viçosa, foram assassinados no Terreiro de Paço.

Os autores do crime foram Costa e Buiça. Este acontecimento deveu-se ao facto de se temer que a monarquia não caísse, pois D.Carlos continuava a tentar salvar o regime monárquico. O seu sucessor ao trono seria D. Manuel que tinha ficado sozinho nas mãos do seu governo embora fosse muito inexperiente.Este episódio ficou conhecido como o regicídio.

Page 8: 100 anos ..

Depois do assassinato do Rei e do seu herdeiro D.Luis Filipe, o trono foi ocupado pelo seu segundo filho, D.Manuel II que demitiu João Franco, acusado de ter fomentado a revolta pelas suas acções repressivas.

A actuação do rei caracterizou-se pela transigência e pela brandura, mas os escândalos políticos (por vezes exagerados pela imprensa) tornaram a queda da monarquia inevitável.

A 4 de Outubro de 1910 iniciou-se uma nova revolução, segundo um plano estabelecido por Machado Santos. Os revoltosos, tanto militares como civis, pertenciam à classe média, à pequena burguesia e ao operariado.

Dia 5 de Outubro, a tão esperada revolução

Page 9: 100 anos ..

Eram apoiados pelo partido republicano, pela Maçonaria (sociedade inspirada na fraternidade e na liberdade) e pela Carbonária (sociedade secreta que apoiava a luta contra a Monarquia.

Na manha seguinte, dia 5 de Outubro os revoltosos proclamaram a República da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, Entretanto D.Manuel II e a sua mãe D.Amélia embarcavam para a Ericeira, rumo ao exílio. Dava-se assim a Implantação da República.

Page 10: 100 anos ..

Eram apoiados pelo partido republicano, pela Maçonaria (sociedade inspirada na fraternidade e na liberdade) e pela Carbonária (sociedade secreta que apoiava a luta contra a Monarquia.

Na manha seguinte, dia 5 de Outubro os revoltosos proclamaram a República da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, Entretanto D.Manuel II e a sua mãe D.Amélia embarcavam para a Ericeira, rumo ao exílio. Dava-se assim a Implantação da República.