1001 Questões Separadas CESPE 2013 - Frank Mattos - Bloco 1 - Hardware

25
www.1001que stoe sdeconcurso.com.br Hardware frankmattos@profe ssordeconcurso.com.br 20/05/2013 - pág 1 HARDWARE 1 - FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR A placa-mãe tem como finalidade gerenciar e interligar todos os dispositivos e periféricos, centralizando as informações. Por sua vez, o processador é a peça central e “cerebral” no qual são feitos os cálc ulos das instruções a serem executadas. O HD é considerado uma memória de massa, pois é nele que normalmente se armazena os dados com maiores quantidades, como: arquivos, programas e sistemas operacionais. A memória RAM (memória principal), além de ser mais rápida que o HD, tem a função de alocar os dados que o processador (CPU) solicitou. A memória cachê além de guardar, no seu conteúdo, o histórico das instruções mais utilizadas pelo processador, ajuda na transferência dos dados da RAM para a CPU. Desta forma, podemos dizer que o processador não acessará diretamente o HD para obter informações e raramente a RAM, pois existe a cachê. O processador calculará e executará as instruções que passarão sequencialmente por esses dispositivos. No seu interior, existem os registradores que são pequenas memórias rápidas que guardam temporariamente as instruções que serão executadas pelo processador. Após o processamento, os resultados são colocados na memória RAM ou vão para um dispositivo de saída. RAM HD IDE (PATA) HD SATA 2 - MEMÓRIAS O processador não é memória, ele contém memórias. R - Registrador L1 - cache interna (CPU ) L2 - cache interna (CPU ) L3 - cache externa (placa-mãe) Resumo: - Memória Secundária: é aquela em que o usuário pode armazenar dado. - Toda memória Secundaria é não volátil. - Toda memória de processamento é volátil. - Memória ROM é não volátil, pois não pode perde a BIOS. - A memória CMOS é volátil, mas quem segura os dados nela é a bateria. Legendas: NV Não volátil a memória não perde as informações quando o computador for desligado. V Volátil a memória perde as informações quando o computador for desligado. Registradores Caches RAM SRAM DRAM Disquete Zipdisk / Jaz Fita DAT DLT SDLT / LTO AIT ou TAIT Blu-ray (BD) Sistema Operacional - HD - Pen drive - CD - DVD Processador (CPU) Processamento ROM CMOS Inicialização Programas: POST, BIOS e SETUP Backup L1 R L2 B Secundária ou de Massa SAÍDA NV NV V V V V Cooler Processador Socket

Transcript of 1001 Questões Separadas CESPE 2013 - Frank Mattos - Bloco 1 - Hardware

www.1001questoesdeconcurso.com.br Hardware

[email protected] 20/05/2013 - pág 1

HH AA RR DD WW AA RR EE

1 - FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR

A placa-mãe tem como finalidade gerenciar e interligar todos os dispositivos e periféricos, centralizando as informações. Por sua vez, o processador é a peça central e “cerebral” no qual são feitos os cálculos das instruções a serem executadas. O HD é considerado uma memória de massa, pois é nele que normalmente se armazena os dados com maiores quantidades, como: arquivos, programas e sistemas operacionais. A memória RAM (memória principal), além de ser mais rápida que o HD, tem a função de alocar os dados que o processador (CPU) solicitou. A memória cachê além de guardar, no seu conteúdo, o histórico das instruções mais utilizadas pelo processador, ajuda na transferência dos dados da RAM para a CPU. Desta forma, podemos dizer que o processador não acessará diretamente o HD para obter informações e raramente a RAM, pois existe a cachê. O processador calculará e executará as instruções que passarão sequencialmente por esses dispositivos. No seu interior, exis tem os registradores que são pequenas memórias rápidas que guardam temporariamente as instruções que serão executadas pelo processador. Após o processamento, os resultados são colocados na memória RAM ou vão para um dispositivo de saída.

RAM

HD IDE (PATA) HD SATA

2 - MEMÓRIAS

O processador não é memória, ele contém memórias.

R - Registrador L1 - cache interna (CPU) L2 - cache interna (CPU) L3 - cache externa (placa-mãe)

Resumo: - Memória Secundária: é aquela em que o usuário pode

armazenar dado. - Toda memória Secundaria é não volátil. - Toda memória de processamento é volátil. - Memória ROM é não volátil, pois não pode perde a BIOS. - A memória CMOS é volátil, mas quem segura os

dados nela é a bateria.

Legendas:

NV

Não volátil – a memória não perde as informações quando o computador for desligado.

V

Volátil – a memória perde as informações quando o computador for desligado.

Registradores Caches RAM

SRAM DRAM

Disquete Zipdisk / Jaz Fita DAT

DLT SDLT / LTO AIT ou TAIT

Blu-ray (BD)

Sistema Operacional

- HD - Pen drive

- CD

- DVD

Processador (CPU)

Processamento

ROM CMOS

Inicialização

Programas: POST, BIOS e SETUP

Backup

L1

R

L2

B

Secundária ou de Massa

SAÍDA

NV

NV V

V V V

Cooler

Processador

Socket

www.1001questoesdeconcurso.com.br Hardware

[email protected] 20/05/2013 - pág 2

Repare a seguir o esquema

Velocidade das memórias

Registrador Cachê RAM HD SRAM DRAM

Capacidade de Armazenamento

Registrador Cachê RAM HD SRAM DRAM

1.1 - CHIP DE MEMÓRIA ROM (Flash ROM)

Memoria ROM (ROM – somente leitura):

-PROM – gravado na fábrica -EPROM – pode ser alterado por ultravioleta -EEPROM (FLASH) – pode ser alterado pelo usuário

* Flash – um tipo de memória utilizada em pendrive e em memorychip de celular e de câmera fotográfica.

É a primeira memória acessada no computador. Chip não volátil, atualmente utiliza-se o tipo de memória Flash ROM que permite atualizar a BIOS caso necessário.

Programas

POST Testa os equipamentos e emite sinais sonoros para informar a situação.

BIOS Programação básica. Contém as informações e funcionamento dos componentes.

SETUP Programa de configuração da placa mãe e seus periféricos. <Del> ou <F2>.

Firmware - Programa que contém as informações para o

funcionamento da máquina, no computador é chamada de BIOS

Setup

1.2 - MEMÓRIA CMOS Chip de Memória volátil que armazena as informações de configuração e alterações realizadas no Setup. As informações contidas nela não serão apagadas, caso haja uma bateria.

Memória ROM SETUP Alterações memória CMOS

Obs.: Atualmente a memória CMOS está embutida no chip ponte sul da placa mãe

1.3 - HD (Disco Rígido ou Winchester) Memória de grande capacidade de armazenamento, onde fica normalmente instalado o Sistema Operacional (SO).

Obs.: netbook são tipos de computadores sem HD e sim com memória Flash

1.4 - PENDRIVE ou CARTÃO DE MEMÓRIA A vantagem do pendrive é a compatibilidade, portabilidade e a velocidade da porta USB. Como os cartões de memória e o pendrive trabalham com o tipo memória Flash, os cartões estão sendo colocados em computadores menores fazendo a função do HD.

1.5 - RAM - Memória Principal (DRAM) Para começar o processamento as informações terão que ser colocadas nela. Por isso é considerada principal.

Obs.: memória de acesso aleatório. Obs.: Dinâmica, pois os dados nela são alterados o tempo todo

1.6 - CACHE (SRAM) Tem a função de organizar as informações que passarão da RAM para o registrador (dentro do processador) e guardar as instruções mais utilizadas pelo processador. Existe cachê no processador (L1, L2) e na placa-mãe (L3) em uma configuração comum.

Obs.: Static RAM – estática de eletricidade

1.7 - REGISTRADOR(ES) Esta memória guarda as instruções que serão executadas e calculadas pelo processador. Cada registrador tem uma função diferente dentro do processador.

Obs.: memória mais rápida do computador

1.8 - MEMÓRIA VIRTUAL (SWAP ou Arquivo de paginação) Quando não houver mais espaço na memória RAM, o sistema operacional irá guardar os dados em uma área do HD chamada Memória Virtual, por consequência disso, o computador perde desempenho, já que o HD é mais lento que a memória RAM. Você poderá dimensionar a Memória Virtual pelo sistema operacional.

ReadyBoost – Essa tecnologia iniciou no Windows Vista e permite usar espaço de armazenamento em alguns dispositivos de mídia removível, como unidades flash (exemplo: pen drives), para acelerar o computador no carregamento de dados e programas, servindo como memória virtual ou leitor de pequenos blocos.

S.O.

HD

M.V.

Programas

RAM

www.1001questoesdeconcurso.com.br Hardware

[email protected] 20/05/2013 - pág 3

2 - PERIFÉRICOS

*1 - Touch screen – monitores sensíveis ao toque

*2 - Widescreen – monitores mais largos

TIPOS DE COMPUTADORES

Palmtop Computador de mão

Netbooks Computador portátil menor, com pouca memória de armazenamento para acesso direto a internet

Notebook Computador portátil

Desktop Computador de mesa

Workstation Computador de alto desempenho – maior capacidade de processamento

Mainframe Computador de grande porte

Serv idor Cliente/Serv idor – qualquer computador que presta serv iço em uma rede.

PLATAFORMAS

IBM-PC (x86 ou i386, AMD64) PowerPC (Macintosh)

2.1 - MONITOR

800 x 600 1024 x 768

Maior a resolução (1024X768), menor será o ícone na tela.

Menor a resolução (800x600), maior será o ícone na tela.

2.2 - MOUSE

1 - Rolling

A - Wired (c/fio)

2 - Óptico

IrDA (infravermelho) ou laser

B - Wireless (s/fio)

2.3 - aparelho de CD, DVD e BLURAY Repare onde a palavra ROM, R, RW ou RE pode ser usada:

Aparelho CD | DVD | BluRay-ROM – somente leitura

Aparelho CD | DVD | BluRay-R1 – lê e grava

1

Aparelho CD | DVD-RW 2 – lê; grava; regrava e formata

2

Aparelho BluRay-RE (BD-RE) 2

– lê; grava; regrava e formata2

1 permite gravar em outra área

2 permite gravar na mesma área

Existe mídia gravável(R) e regravável(RW), a mídia gravável não permite que se grave na mesma área gravada, diferente da RW.

LightScribe é uma tecnologia que utilizando o próprio laser de gravação para queimar texto ou imagem diretamente na face de rótulo do CD ou do DVD, sem a utilização de tinta ou adesivo. Existem mídias especiais, não poderá utilizar qualquer tipo de mídia, pois o equipamento recusa.

2.4 - IMPRESSORA Utilizadas para dar saída impressa em diversas mídias, as impressoras podem ser fabricadas segundo as seguintes tecnologias: a laser (toner), matricial (fita), jato de tinta (cartucho), cera, margarida e LED. Além das impressoras tradicionais, existem também a plotter, que é impressora especial para papéis de grandes formatos como as plantas de um apartamento. As conexões mais utilizadas são as seguintes: paralela (LPT1) e USB.

2.5 - SCANNER – Digitalizador de Imagens e Documentos

Documento Analógico Documento Digital Caractere colocado no Scanner (pixels) (ascii ou ANSI)

OCR Programa de

reconhecimento de caracteres

www.1001questoesdeconcurso.com.br Hardware

[email protected] 20/05/2013 - pág 4

3 - PLACA-MÃE A placa principal que engloba todos os periféricos e dispositivos.

* Faz parte da placa-mãe

On-board (integrada)

Placas de expansão incluídas na compra de uma placa-mãe.

Off-board Compra de placas de expansão separada da placa-mãe.

Alimentação de energia da Placa-mãe e da Fonte:

AT - Desliga o computador através de hardware. ATX - Desliga o computador através de software, melhor ventilação e gerenciamento de energia.

3.1 - SISTEMA DE ENTRADA E SAÍDA ( I / O )

ENTRADA SAÍDA ENTRADA E SAÍDA

Teclado Monitor Monitor touch-screen Mouse Impressora Modem Scanner Plotter Placa de rede Webcam Projetor Memória secundária CD-ROM Caixa de som DVD-ROM Caneta óptica Microfone

Entrada - os dados serão processados Saída - os dados já foram processados

Dispositivo de Entrada Processador Dispositivo de Saída

3.2 - INTERFACE E CONECTORES

Interface – sistema de transmissão das informações (serial ou paralelo) Conectores – a forma de encaixe na placa-mãe ou nos dispositivos

DB25 – porta LPT1 (P)

impressora e scanner

DIN (5 pinos) (S)

teclado antigo

RJ45

rede

DB9 – porta COM1 (S)

mouse antigo

PS2 (minidin) (S)

mouse ou teclado

USB (S)

todos os dispositivos

HDB15 ou VGA (S)

vídeo

RJ11

modem

Firewire (IEEE1394) (S)

todos os dispositivos

P - Paralelo | S – Serial Hub USB – permite conectar vários equipamentos

3.3 - PLUG AND PLAY

Criado para facilitar a instalação de periféricos e placas, Plug-and-Play é um padrão que permite a configuração automática de dispositivos. Isso significa que você poderá conectar o dispositivo ao computador e começar a usá-lo imediatamente. Normalmente não será necessário des ligar ou reiniciar o computador quando você conectar ou desconectar um equipamento do tipo HOT, isto é, com o computador ligado (em funcionamento).

Plug in play HOT (em funcionamento)

Programa de reconhecimento de USB, Firewire e HD SATA dispositivos do Sistema Operacional

DRIVE – hardware (equipamento) DRIVER – programa de instalação

Placas

www.1001questoesdeconcurso.com.br Hardware

[email protected] 20/05/2013 - pág 5

4 - BYTES (B) e BITS (b):

bit = 0 ou 1. Então, duas possibilidades (base dois).

BYTE = 8bits = caractere

Byte é um grupo com 8bits,

então 10 bytes têm 80 bits

USB 2.0 transfere 480 Mb/s ou 60 MB/s

4.1 - CONVERSÃO

Unidade de medida: 1km tem 1000m e 1GB tem 1024MB

x 1024

÷ 1024 ↑

Gb GB ↓

x 1024

÷ 1024 ↑

Mb MB

kb kB

bit x 8 ←

Byte → ÷ 8

1024 Bytes = 1 kB (quilobyte) 1024 kB = 1 MB (mega) 1024 MB = 1 GB (giga) 1024 GB = 1 TB (tera) 1024 TB = 1 PB (peta) 1024 PB = 1 EB (Exa) 1024 EB = 1 ZB (Zeta)

2 GB convertidos em bits:

2 GB → 2.048 MB → 2.097.152 KB → 2.147.483.648 B 2.147.483.648 B x 8 = 17.179.869.184 bits

O IEEE editou a norma IEEE 1541-2002 e a Norma IEC mudou esses termos e agora foi unificado na IEC 80000-13:2008. O INMETRO já esta utilizando como padrão em seus manuais.

Os novos sistemas operacionais para Macintosh e para o Linux já estão utilizando o novo padrão.

Kilobyte = 1000 (decimal) e kibibyte = 1024 (binário)

1000 Bytes = 1 KB (kilo) 1000 KB = 1 MB (mega) 1000 MB = 1 GB (giga) 1000 GB = 1 TB (tera)

Existe uma forma de se fazer essas conversão sem fazer cálculo.

GB – são bilhões de bytes MB – são milhões de bytes kB – são mil bytes

Então:

2 GB são 2 bilhões de Bytes (2.000.000.000 B) 700 MB são 700 milhões de Bytes (700.000.000 B)

2 GB convertidos em bits pela nova norma:

2GB → 2.000MB → 2.000.000KB → 2.000.000.000B 2.000.000.000B x 8 = 16.000.000.000 bits

Obs.: Na maioria das provas, as conversões já poderiam ser realizadas multiplicando por 1000 ao invés de 1024.

5 - UNIDADES DE MEDIDA

5.1 - CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO (B ou b)

Disquete – 1,44 MB (secundária) ZIPDisk – 100 MB (secundária) CD – 100 MB a 800 MB (secundária) – padrão 700 MB DVD – 1,4 GB a 17 GB (secundária) – padrão 4,7 GB Pen drive – 256 MB a 64 GB (secundária) Bluray (BD) – 7.8 GB a 200 GB (secundária) – padrão 25 GB SDLT – 200 GB (secundária) HD – 8 GB a 3 TB (secundária) RAM – 32 MB a 16 GB (principal) Cache – 256 kB a 8 MB Vídeo – 32 MB a 2 GB

5.2 - CICLO POR SEGUNDO – CLOCK (Hz)

Placa Mãe – 100 MHz a 1066 MHz CPU – 233 MHz a 4.2 GHz DDR3 – 1333 MHz

5.3 - TAXA DE TRANSFERÊNCIA (B/s ou b/s)

USB1.1 – 12 Mbps USB2.0 – 480 Mbps USB3.0 – 4,8 Gbps FIREWIRE – 400 Mbps a 3,2 Gbps Ethernet – 10 Mbps

Placa de rede Placa FastEthernet – 100 Mbps

Placa GigaEthernet – 1000 Mbps (1Gbps)

Discada: - Dial up (discada) – 56Kbps

Banda larga: (>128 Kbps) - ADSL (Velox) - Predial - Cabo coaxial (NET) - Satélite - Fibra Ótica (GVT) - Móvel ou celular (3G)

6 - DISPOSITIVO E TECNOLOGIAS

6.1 - INICIALIZAÇÃO (memória ROM)

Boot – parâmetro do Setup que ordena a leitura das unidades ( A: C: D: E: ), podendo indicar qual sistema operacional será lido.

MBR – primeira alocação do HD ou mídia que fica guardado o gerenciador de boot

Gerenciador de boot – Abre uma tela listando os sistemas operacionais instalados na máquina, permitindo você escolher qual sistema quer usar, desnecessário então ficar entrando no Setup e ficar trocando a unidade do sistema operacional.

Ex.: Linux: Lilo e Grub - Windows: NTLDR

6.2 - HD (Disco rígido ou Winchester)

ATA

Paralelo Cabo IDE

PATA

SATA

Serial Cabo serial

SATA

SCSI ou SAS: tipo de HD veloz utilizado por profissionais

20=1

21=2

22=4

23=8

24=16

25=32

26=64

27=128

28=256

29=512

210

=1024

www.1001questoesdeconcurso.com.br Hardware

[email protected] 20/05/2013 - pág 6

6.3 - RAM - Memória Principal (DRAM)

Tipos de memória RAM

1ª FPM 2ª EDO / SIMM 3ª BEDO / SIMM 4ª SDR / SDRAM / DIMM 5ª DDR / SDRAM / DIMM 5ª RAMBUS / RDRAM / RIMM 6ª DDR2 / SDRAM / DIMM 7ª DDR3 / SDRAM / DIMM

6.4 - CPU (processador)

Fabricante AMD Fabricante INTEL

Duron Sempron

K5 Pentium I

Celeron

K6 Pentium II

Athlon Pentium III XP Pentium IV

X2 / AMD2 Pentium D

Sempron e Celeron - modelos de processadores com a quantidade de cachê reduzida

Coller

CPU

Socket

Tipos de encaixe do processador

Socket

Slot

Cooler - Ventilador que resfria o processador, para que não aconteça um superaquecimento.

TECNOLOGIAS RELACIONADAS A PROCESSADOR

HT (hyperthreading) – em um único núcleo, simula que ex istem dois processadores, quando só ex iste um

MP (multiprocessadores) – uma placa mãe com dois ou mais processadores (Dual ou Quad)

Multicore (Núcleos) – um único processador contém dois ou mais núcleos (Dual/Duo core ou Quad core)

RISC (cálculos reduzidos) – arquitetura de conjunto de instruções simples (x86 ou i386)

CISC (cálculos complexos) – são convertidos pelo processador para RISC, por isso PostRisc

UC (Unidade de Controle) – gerenciamento das informações

ULA – unidade de cálculos matemáticos

UPF – unidade de pontos flutuantes

Pipeline – sequencia das instruções a serem calculadas, como uma linha de montagem de uma fábrica

Clock – ciclo por segundo – velocidade de cálculos MHz – Milhões de instruções por segundo GHz – Bilhões de instruções por segundo

32 bits e 64 bits – quantidade de instruções a serem calculadas ao mesmo tempo

6.5 - BARRAMENTOS São filamentos (estradas) que permitem a interligação entre dispositivos

- Barramento Externo USB e Firewire (IEEE1394)

- Barramento de Expansão ou Interno:

Placas de expansão - Normalmente utilizam-se essas placas:

M - Modem Modulador/Demodulador - converte dados de ondas analógicas em sinais digitais e v ice-versa

S - Som Converte áudio de ondas analógicas em sinais digitais e v ice-versa

R - Rede Conecta dois ou mais computadores (local ou internet)

V - Vídeo Converte dados em pixel no monitor ou projetor

- Barramento de expansão ou Slot

ISA – M, S, R, V PCI – M, S, R, V AGP – V PCIe – M, S, R, V

Obs.: AGP é exclusiva para vídeo e a PCIexpress é a mais rápida até o momento

6.6 - CHIPSET – conjunto de chip Circuitos integrados da placa mãe que controla as comunicações entre um processador e outros dispositivos.

Chip Norte – controla a Cache, a RAM e a Placa de vídeo

Chip Sul – o resto mais lento

6.7 - CONFIGURAÇÃO

DESKTOP – Desempenho Padrão

Sistema Operacional - Windows® XP Professional ou

Window s® Vista Home Premium ou Linux Kurumin

Processador - AMD Athlon™64 4000+ dual core

Memória RAM - 2 x 256MB DDR2 SDRAM expansível a 2GB.

Unidade de Disco HD - 160 GB Ultra DMA SATA2.

Placa Gráfica - NVIDIA GeForce4 512 MB PCIe

Chipset - NVIDIA nForce2 GT™.

Unidade Óptica - DVD-RW de 8x.

Cache - 1MB.

Áudio - SoundMAX AC97 integrado com alto-falantes internos

Placa de Rede - placa de rede 10/100 3COM integrada

Interfaces - 6 portas USB 2.0 (2 frontais e 4 traseiras)

Slots de Expansão - 1 Slot 8X AGP e 3 PCI.

Teclado - Teclado padrão ABNT2. Mouse – óptico

WORKSTATION - Alto Desempenho

S.O. - Window s Vista 64 Ultimate ou Red Hat Enterprise Linux

Processador - Processadores Intel Xeon Quad-Core 6,4 GT/s

cache 8 MB ou Opteron dual-core 2 x socket

Memória - 192 GB DIMM registrada ECC DDR3 a 1333 MHz

Rede - 10/100/1000 Gigabit Ethernet - slot PCI express.

Disco Rígido - 7,5 TB SATA ou 1,8 SAS – placa RAID

Vídeo - 2 x PCI Express x16 até 4 GB Gen 2 de até 225 W +

placa GPU NvidiaTesla 240 núcleos de 4 GB (todos compativeis para duplo monitores)

Chipset - Chipset Intel® 5520

Mouse - Optico Wireless – Laser

Interface - 6 x USB3.0 ou 2 x IEEE 1394b

www.1001questoesdeconcurso.com.br Sistemas Operacionais e Software

[email protected] 20/05/2013 - pág 7

SS II SS TT EE MM AA OO PP EE RR AA CC II OO NN AA LL ee SS OO FF TT WW AA RR EE

1 - INTRODUÇÃO

1.1 - SUBDIVISÃO DO SISTEMA OPERACIONAL

A – Acessórios - Programas que acompanham o sistema operacional. Exemplo: Calculadora, WordPad, Bloco de Notas, Desfragmentador e outros

K – Kernel (núcleo) - Núcleo do sistema operacional, que controla literalmente a máquina.

Obs.: o Kernel do Windows só pode ser alterado com autorização da Microsoft, pois se trata de um software proprietário. Já o Linux qualquer pessoa pode alterar, pelo fato de ser um software livre.

1.2 - VERSÕES, EDIÇÕES e DISTRIBUIÇÕES DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

WINDOWS

LINUX Versões Edições Distribuições (Distros)

3.11, 95, 98, 2000, ME Debian; Conectiva; Suse; Mandriva; Slackware; Ubuntu; Kubuntu Red Hat (Fedora); Kurumim Linux

Distribuições Live CD (portátil): (*) Live CD é executado direto de uma mídia, não precisa instalação.

Kurumim Linux; Knoppix; Ubuntu entre outras

XP (32 e 64 bits) Home Edition Professional

Vista (32 e 64 bits) Starter Edition; Home Basic; Home Premium; Business; Ultimate

7 (32 e 64 bits) Starter, Home Premium, Home Basic, Professional e Ultimate

8 (32 e 64 bits) RT (ARM), Windows 8 Surface, Pro e Enterprise

As versões do windows para serv idor, são: NT, 2000server, 2003 e 2008

Alguns Distros contêm versões. Ex.: Kurumin 5; 6; 7 e NG

2 - SOFTWARE

2.1 - CONTRATO DE LICENÇAS

Software Comercial – software desenvolv ido para ser comercializado (objetivo: lucrar).

Software Proprietário – a redistribuição ou a modificação são proibidas pelo autor. É necessário solicitar permissão ou pagar para utilizar. Software proprietário contém várias subdiv isões, como: freeware, shareware, trial, demo, entre outras.

Beta – versão que está sujeita a alterações (não acabada), mas que é lançada para testes.

Trial – o desenvolvedor limita o tempo para o uso do software.

Demo – distribuído com intenção de propaganda (ou avaliação) como uma parte não completa de um produto maior.

Shareware – a característica principal é a limitação de funcionalidades do software.

APLICATIVOS: antivírus (Norton, AVG), compactadores (winzip, winrar), gráficos (CorelDraw, PhotoShop), navegadores (Firefox, Internet Explorer), gerenciador de e-mail (Thunderbird, Outlook)

PACOTES DE APLICATIVOS: - BrOffice.org (Writer, Calc, Impress, Base) versões 2.2, 2.3, 2.4, 3.0, 3.1, 3.2, 3.3, 3.4 – LibreOffice – 3.4,3.5 e 4.0

- MsOffice (Word, Excel, PowerPoint, Access) versões 2000, XP, 2003, 2007, 2010 e 2013

WINDOWS (versões: 2000, XP, Vista, 7 e 8), LINUX, Unix, OS X entre outros.

IBM-PC ou Macintosh (Mac)

Aplicativos

Sistema

Operacional

Hardware

www.1001questoesdeconcurso.com.br Sistemas Operacionais e Software

[email protected] 20/05/2013 - pág 8

Freeware (bem diferente de Software Livre) – pode ser proprietário, mas a sua distribuição é gratuita. Obs.: não pode ser vendida.

Free Software (Software Livre) – software para todos (SEM DONO)

Resumo das 4 regras básicas:

- pode ser utilizado para qualquer fim; - pode instalar em qualquer computador (física ou jurídica), não importando a quantidade; - pode estudar o código e - pode alterar o código.

Ex.: Kernel do Linux e o pacote BrOffice.org

Obs.: O sistema Linux está em evidência, esse sistema idealizado por Linus Torvald e desenvolv ido por várias pessoas, teve o objetivo de ser de domínio publico (GPL) e compatível com o Unix , por isso o nome (Linus + Unix). Como seu código fonte não é idêntico ao Unix , é normal as pessoas falarem GNU/Linux ou Linux GPL/GNU. GNU significa (GNU is Not Unix ou GNU não é Unix )

Restrições:

1º - se o software for distribuído tem que disponibilizar o código fonte; 2º - não pode se tornar proprietário.

Obs.: Pode ser vendido (comercializado).

Software em Domínio Público – o autor abre mão dos direitos autorais ou os direitos do autor são abertos ao Público.

Open Source (Código aberto) – pode ser proprietário (diferente do Software Livre), mas tem seu código aberto.

3 - REGRA BÁSICA DE SEGURANÇA DOS SISTEMAS OPERACIONAIS CONTRA MALWARE

MALWARE

(vírus, trojan, w orms, spyw are e outros)

Login Limitado (Windows) ou Home/UsuárioComum (Linux)

Login Administrador (Windows) ou Root/SuperUsuário (Linux)

não configura e não altera o Sistema

Proteção do Antivírus

Sistema Operacional

Sistema Operacional

4 - CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS E LINUX

- Multitarefas – permite realizar várias tarefas ao mesmo tempo

- Multiusuários – permite que mais de um usuário fique logado ao mesmo tempo

- Multiprocessavel – permite o sistema operacional entenda e trabalhe com mais de um processador na placa-mãe

- Monolítico (Monobloco) – área específica onde rotinas podem interagir umas com as outras.

4.1 - INTERFACE GRÁFICA E COMANDO DE TEXTO

Interface Gráfica

Windows (GUI)

98 – Classic XP – Luna Vista – Aero | Basic

SHELL Programa que se comunica com o kernel

Windows Windows PowerShell

Linux (sistema X)

KDE Gnome Windows Maker

Linux Bash, Tsh, Csh

4.2 - GERENCIADOR DE ARQUIVOS E PASTAS

Windows Windows Explorer

Obs.: O Konqueror já foi um gerenciador de arquivos, agora ele é um Navegador (Browser) do Linux

Linux Nautillus, Dolfin e Krusader

www.1001questoesdeconcurso.com.br Sistemas Operacionais e Software

[email protected] 20/05/2013 - pág 9

4.3 - COMPATIBILIDADE ENTRE SOFTWARE LIVRE E PROPRIETÁRIO

BrOffice.org ou LibreOffice (Writer, Calc, Impress)

Sistemas Operacionais: Windows MacOS X Linux e outros sistemas

MsOffice (Microsoft) (Word, Excel, P. Point)

Sistemas Operacionais: Windows MacOS X

Maquina virtual: tecnologia que permite um sistema operacional ou software funcione sobre outro

W.I.N.E ou Crossover: tecnologias que permitem rodar no linux aplicativos desenvolv idos para Windows

5 - INSTALAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL (Particionamento e Sistema de Arquivos)

Particionar: divide a memória em unidades HD1 HD2 HD1

Win

Linux

Formatar: organizar a memória (HD, pendrive, disquete entre outras) para que sistema operacional consiga incluir e ler informações dela.

Sistema Sistema de arquivo

HD

Windows Dados FAT | FAT32 | NTFS | ExFAT

Windows Instalação do Sistema FAT32 | NTFS Linux Sistema e Dados EXT2 | EXT3 | EXT4 | raiseFS

5.1 - Características do NTFS:

- Senha do administrador – maior segurança

- Criptografia (EFS) – codifica as informações Obs.: o texto da pasta ou do arquivo criptografados ficará na cor verde

- Autocompactação – sobrar espaço Obs.: o texto da pasta ou do arquivo ficará na cor azul

- Indexação – agilizar a pesquisa

www.1001questoesdeconcurso.com.br Windows XP

[email protected] 20/05/2013 - pág 10

WW II NN DD OO WW SS XX PP

1 - INTERFACE

Temas: mudar de interface gráfica

Área de trabalho: configura o fundo

Proteção de tela: tipo de animação de intervalo

Aparência: cores e fontes da interface

Configuração: resolução do monitor

No Windows XP, a lixeira é o único ícone da Área de Trabalho que não pode ser retirado ou excluído, nas versões mais recentes (o Windows Vista e Windows 7) já pode-se retirar.

1.1 - JANELAS

A – minimizar

B – maximizar (tela cheia) C – restaurar abaixo

(mover ou dimensionar) D – fechar janela (ALT+F4) E – fechar arquivo (CTRL+F4) F – barra de título

G – barra de status H – ícone de controle

Obs.: um duplo clique na barra

de título a janela maximiza e restaura.

Obs1.: um duplo clique no ícone de controle da início a ação de

fechamento da janela.

1.2 - BOTÕES DA BARRA DE TÍTULO

botão minimizar janela (a janela fica oculta, em um botão na barra de tarefas).

botão maximizar (coloca a janela em toda a área do desktop. Não pode ser deslocada, nem redimensionada), diferente

do botão Restaurar Abaixo , onde a janela poderá ser deslocada ou redimensionada.

botão fechar (fecha a janela do programa). Para isso também poderá ser utilizado o atalho de teclado ALT+F4. Se você

fechar a janela de um programa sem salvar o arquivo, abrirá uma caixa perguntando se deseja salvá -lo.

Com essa amostra dos botões na barra de título, podemos concluir que a janela está em modo restaurado, pois

o segundo botão é maximizar . Mas se apertamos o segundo botão (maximizar), a janela ficará maximizada e mostrando

o segundo botão (Restaurar abaixo) , isto é, o modo na janela está inverso do segundo botão.

Fundo Área de trabalho ou Desktop

F

G

botão direito do mouse + opção propriedades

A

B

D

A

C

D

E

F

G

F H

Ícone de arquivo

Ícone de atalho, também conhecido como ponteiro

www.1001questoesdeconcurso.com.br Windows XP

[email protected] 20/05/2013 - pág 11

2 - BARRA DE TAREFAS

1 2 3 4

1 Botão iniciar – abre e fecha o menu iniciar

2 Barra de inicialização rápida – armazena atalhos para programas, arquivos e pastas

3 Barra de tarefas – ex ibe as janelas dos aplicativos ativos

4 Área de notificação (bandeja) – ex ibe programas que estão sendo executados ou que foram inicializados com o Windows

3 - ATALHOS DE TECLADO

CTRL+ESC abre e fecha o Menu Iniciar = Winkey ou tecla do Windows

= abre e fecha o Menu iniciar

+ M = Mostra Desktop (Minimiza tudo)

+ D = Mostra Desktop e retorna com as janelas

+ E = Windows Explorer

+ R = Executar (Run)

+ L = Bloquear o computador (Lock)

+ F = Pesquisar (Find)

ALT+TAB alterna entre as duas últimas janelas abertas ou utilizadas ALT+TAB com o Alt pressionado poderá escolher o programa em uma janela ALT+ESC alterna entre todos os programas na Barra de Tarefas

ALT+F4 fecha janelas de programas CTRL+F4 fecha arquivo dentro do programa

CTRL+ALT+DEL abre caixa Gerenciador de Tarefas ou Segurança do Windows PRINTSCREEN captura toda a tela para a área de transferência

ALT+PRINTSCREEN captura a janela ou caixa de diálogo ativa F2 renomeia CTRL +A Seleciona Tudo CTRL+Z desfaz operações

Obs.: todos os atalhos de teclado do Windows são baseados no inglês

4 - MENU INICIAR, PAINEL DE CONTROLE E ACESSÓRIOS

4.1 - MENU INCIAR (Windows XP)

Programas fixados no menu Iniciar

Últimos programas acessados por ordem dos mais acessados

Essa opção permite mudar o usuário que está logado, abrindo a caixa de diálogo logoff

Trocar usuário: permite deixar o login atual em funcionando, de forma simultânea, para entrar em outra conta.

Logoff: todos os programas do usuário são encerrados e entra na tela de login, para fazer a troca de usuário.

Ao clicar nessa opção, uma caixa de diálogo se abrirá para escolher algumas opções, como: Hibernar, Desligar ou Reiniciar.

Hibernar: a sessão é guardada no HD e demora a retornar ao trabalho.

Obs.: o “Modo de espera” entra em baixo consumo de energia, mas não tem o intuito de guardar seu trabalho, como o hibernar.

4.2 - PAINEL DE CONTROLE (Windows XP)

Agrupamento de botões semelhantes

Layout de

acentuação

www.1001questoesdeconcurso.com.br Windows XP

[email protected] 20/05/2013 - pág 12

4.3 - ACESSÓRIOS (Windows XP)

A - ACESSÓRIO P - PAINEL DE CONTROLE M - MENU INICIAR X – nenhuma das opções

01 ( ) Impressoras e aparelhos de fax 02 ( ) Data e hora 03 ( ) Backup 04 ( ) Contas de Usuários 05 ( ) Windows Explorer 06 ( ) Word Pad 07 ( ) Bloco de Notas 08 ( ) Teclado Virtual 09 ( ) Tarefas agendadas 10 ( ) Conexões de rede

11 ( ) Desfragmentador de disco 12 ( ) Limpeza de disco 13 ( ) Executar 14 ( ) Ferramenta Administrativa 15 ( ) Verificação de erros (scandisk) 16 ( ) Teclado 17 ( ) Meus documentos 18 ( ) Opções regionais e de idiomas 19 ( ) Adicionar ou remover programas 20 ( ) Opções de pastas

Explicações do exercício

MENU INICIAR

Impressora e aparelho de Fax – auxilia na instalação de uma nov a impressora e de seu driv er. Indica,

também, a impressora padrão.

Ao clicar na impressora, poderão ser v isualizados o status de impressão (enviando, cancelado, imprimindo),

o nome do arquiv o, o usuário da rede, páginas e tamanho do arquiv o.

Pesquisar – muito conhecido como Localizar. Ajuda a localizar arquivos, computadores, impressoras e redes.

Você poderá ativ ar a janela Pesquisar pela tecla de atalho F3.

Painel de controle – abre uma janela para

escolher programas que permitem configurar o computador.

Executar – permite abrir um programa atrav és do seu

nome ou uma página da Internet.

Meus Documentos – abre o Window s Ex plorer na pasta meus documentos.

PAINEL DE CONTROLE

Data e hora – v ocê pode alterar a data e a hora do

computador, além do fuso horário e sincronia com a Internet (para isso acontecer é preciso estar conectado à Internet). Você pode entrar nessa opção com um duplo

clique na hora na Barra de Tarefas.

Contas do Usuário – permite gerenciar as contas e senhas. Determinando permissões e alterando a

imagens

Tarefas agendadas – agenda e edita tarefas a serem ex ecutadas no horário determinado.

Conexões de rede – igual à opção Conectar-se do Menu Iniciar. A seta para o lado dará as possibilidades de conex ão e prov edor.

Fala – o computador lê o texto digitado, permitindo trocar a v oz e a v elocidade.

Ferramentas administrativas – v árias opções para

configurar ativ idades administrativ as.

Teclado – personaliza as configurações do teclado.

Opções regionais e de idiomas – permite configurar o

tipo de moeda, hora, data e “idioma do teclado”, entre outras coisas.

Adicionar ou Remover programas – permite adicionar

programas que não foram instalados e auxilia a removê-los quando instalados.

Opções de pastas – configura o modo como as pastas

irão aparecer e de que forma serão ativ adas, além de permitir a exibição mesmo quando a pasta e os arquivos estiv erem ocultos.

SERVICE PACK (SP1, SP2 e SP3)

Pacote de atualização da Microsoft

- Central de segurança

- Firew all do Window s

- Atualizações automáticas

ACESSÓRIOS MAIS UTILIZADOS

Backup – Ao fazer o backup, o resultado será um

arquivo compactado na extensão .BKF. Você poderá fazer um backup total (de todos os arquiv os) ou incremental (somente dos arquiv os criados e

modificados).

Restauração do sistema – Permite fazer v ários backups do sistema operacional e restaurar uma das cópias feitas.

Windows Explorer – Gerenciador de arquivos e pastas.

WordPad – Editor de tex to bem mais simples que o Word. Permite inserir figuras e salvar na extensão .RTF.

Bloco de notas – Programa simples de texto puro (sem formatação), que só permite trabalhar em um arquivo por v ez e com poucos recursos, como: cabeçalho e rodapé, localizar e substituir, inserir data e hora, quebra de linha,

negrito, itálico.

Teclado virtual – Você pode alterar o teclado para 101, 102 e 106 teclas.

Desfragmentador de Disco – Otimiza e organiza os dados no HD ou em outros dispositiv os (pen driv e, disquete, zip disk e outros), permitindo que o computador

salv e os dados mais rapidamente.

Limpeza de disco – Abre a caix a de diálogo para aux iliar o local a ser limpo, como: arquivos temporários, pasta temporários da Internet e lix eira.

EXCEÇÃO

Verificação de erros (antigo Scandisk) – Este

programa pode v ir de duas formas: uma, quando o computador é ligado, depois de ter sido desligado de forma irregular (aparece uma tela azul); a outra atrav és do programa para corrigir os erros de badblock (erro em um block do HD). No Window s XP, este acessório é

encontrado ao clicar com o botão direito do mouse na unidade desejada e escolher a opção Propriedades. Você também pode corrigir erros no pen drive, disquete, zip disk e etc.

Acessibilidade

Comunicação

Entretenimento

Ferramentas do sistema

www.1001questoesdeconcurso.com.br Windows Vista

[email protected] 20/05/2013 - pág 13

WW II NN DD OO WW SS VV II SS TT AA

Barra de tarefas

Inserir gadgets na barra lateral

Efeito de sombra e trans-

parência translúcida

Mini janela de exibição

Botão iniciar e a barra de inicialização rápida contidas na barra de tarefas, além da área de notificação.

Ao usar CTRL+TAB é possível visualizar o estado das janelas abertas no momento. Antigamente aparecia apenas o ícone.

Ao clicar em todos os programas aparece os itens no próprio Menu Iniciar.

+ tab = mostra as janelas em 3D (flip 3D), permitindo visualiza-las facilmente.

Você terá a opção Dormir ou Suspender que colocará seu com-putador em baixo consumo de energia, mas os dados estarão na memória RAM, para voltar rapi-damente ao trabalho. Já a Opção Hibernar demora mais tempo para retornar, pois coloca sua sessão no HD, em um arquivo específico.

www.1001questoesdeconcurso.com.br Windows 7

[email protected] 20/05/2013 - pág 14

WW II NN DD OO WW SS 77

1 - INTERFACE DO WINDOWS 7

Uma das mudanças mais significativas foi na barra de tarefas que aparecem alguns ícones fixados (sem a borda) e os ícones ativos que contém uma borda quadrada ao seu redor indicando que o programa está sendo executado, o que significa que a janela do ícone está aberta (maximizada, restaurada ou minimizada).

O Windows 7 contém cinco versões no total.

Esta edição vem pré-instalada em netbooks, através de fabricantes de equipamentos ¹.

Esta edição está disponível apenas em mercados emergentes ².

Starter

1

Home Basic

2

Home

Premium

Professional

Ultimate

1 - INTERFACE DO WINDOWS 7 Muito parecida com a do Vista, mas contém novos recursos que agilizam o trabalho, como:

Windows Touch – se o seu computador ou monitor tiver essa função, poderá trabalhar tocando na tela ao invés do mouse.

Plano de fundo do desktop alterável – poderá colocar várias imagens no fundo e permitir que altere através de um tempo programado.

Barra de tarefas ordenável – permite personalizar a barra de tarefas de modo bem mais fácil que nas versões anteriores.

Fixar arquivos – permite fixar arquivos recentes para que possa visualizá-los rapidamente através da barra de tarefas.

www.1001questoesdeconcurso.com.br Windows 7

[email protected] 20/05/2013 - pág 15

Reconhecimento de fala – já é possível digitar um texto e controlar o Windows através de comando de voz.

Gadgets flutuantes – a Barra Lateral foi retirada nessa versão, então os gadgets estão flutuantes no desktop.

Visualizador de XPS – permite visualizar arquivos na extensão XPS, que vem crescendo o seu uso a cada dia e que é concorrente do PDF.

Modo Windows XP – permite instalar e trabalhar com o Windows XP, como um aplicativo dentro do Windows 7.

Gravação de Imagem ISO – permite gravação em CD e DVD de “programas imagens”

Zoom – permite ampliar e reduzir a tela ou um pedaço especifico.

9.2 - Efeitos

Aero Peek – permite deixar as janelas transparentes para visualizar o desktop. [winkey + espaço] Aero Shake – permite sacudir uma janela e com isso minimizar todas as outras. [winkey + home]

Snap – permite trabalhar e organizar as janelas arrastando-as para a borda da tela, colocando-as lado a lado (exatamente na metade) ou tela inteira. [winkey + setas de direção]

Aero Flip – já é conhecido no Vista, permite alternar entre as janelas abertas em modo 3D. [winkey + tab]

Aero Peek

Aero Shake

Efeito Snap

Aero Flip

www.1001questoesdeconcurso.com.br Windows 7

[email protected] 20/05/2013 - pág 16

3 - BARRA DE TAREFAS

O ícone do Word com o retângulo significa que o aplicativo está aberto, mas pode estar ou não fixo na barra, já os outros (Internet Explorer, Windows Explorer e o media player) sem o retângulo, estão fixos na barra, m as não estão ativos.

A barra de tarefas continua com a sua função de alternar janelas, porém, agora está com novo layout. Ela dá ao usuário a possibilidade de reordenar os ícones, além de visualizar as janelas em miniaturas.

Minimizando e restaurando todas as janelas ou deixando as janelas ocultas.

Ao apontar o cursor para a borda no final da barra de tarefas as janelas ficarão transparentes como um vidro (efeito Aero Peek). Se clicar na borda, as janelas serão minimizadas e com mais um clique as janelas retornarão aos seus lugares anteriores.

4 - MENU INICIAR

Repare que agora o Menu Iniciar se expande para mostrar mais opções na coluna à direita, através da seta. Repare que a opção ponto de partida contém uma seta que mostra mais opções no lado direito.

Repare que os arquivos recentes dos programas aparecem no Menu Iniciar.

5 - PAINEL DE CONTROLE

www.1001questoesdeconcurso.com.br Windows 7

[email protected] 20/05/2013 - pág 17

6 - ACESSÓRIOS

6.1 - PASTAS DOS ACESSÓRIOS

7 - ATALHO DE TECLADO

Conhecida como tecla do Windows ou Winkey.

Windows

[Winkey + Tab] - Flip 3D – alterna entre as janelas em modo 3D. [Winkey + Home] - Minimiza / Maximiza todas as janelas inativas, deixando apenas a ativa intacta. [Winkey +Seta para Cima] - Maximiza janela. [Winkey + Seta para Baixo] - a janela muda de modo Maximizado para Restaurado. [Winkey + Seta para Baixo] - a janela muda de modo Restaurado para Minimizado. [Winkey + Seta para Esquerda] - a janela fica na metade do desktop à esquerda. [Winkey + Seta para Direita] - a janela fica na metade do desktop à direita. [Winkey + Spacebar] - Aero Peek - deixa as janelas transparentes. [Winkey + +] - Aumenta o Zoom. [Winkey + –] - Diminui o Zoom. [Winkey + (1, 2 , 3, ..)] - Abre o programa do botão da barra de tarefas correspondentes ao número.

www.1001questoesdeconcurso.com.br Windows Explorer

[email protected] 20/05/2013 - pág 18

WW II NN DD OO WW SS EE XX PP LL OO RR EE RR

1 - WINDOWS EXPLORER DO WINDOWS XP Programa gerenciador de Arquivos e Pastas do Windows

1.1 - BOTÕES

Nº WIN XP Nome Tecla de

atalho FUNÇÃO

1

Voltar Alt + ← Volta para os locais (pastas, unidade ou arquivos) anteriormente selecionados.

2

Avançar Alt + → Poderá avançar uma vez caso tenha voltado a um local já v isitado. Essa opção só ficará habilitada caso tenha utilizado o botão voltar.

3

Acima Backspace Vai para uma hierarquia acima.

4

Mapear unidade

pasta compartilhada, permite que outros computadores a acessem

símbolo de compartilhamento, que aparece para quem está compartilhando

unidade em rede impedimento ao acesso a unidade de rede

5

Desconectar Exclui o mapeamento de unidade criado.

6

Mover para Crtl+X Moverá o arquivo selecionado para a área de transferência, deixando o ícone esmaecido e abrindo uma caixa de diálogo para que se informe onde ele será colado. Essa ação retira o arquivo de um local e o coloca em outro.

É o antigo recortar e colar

7

Copiar para Crtl+C Copiará o arquivo selecionado para a área de transferência, abrindo uma caixa de diálogo para que se informe onde ele será colado. Essa ação NÃO retira o arquivo do local original. É o antigo copiar e colar

8

Colar Ctrl+V Ainda podemos utilizar os atalhos de teclado CTRL+C, CTRL+X e CTRL+V para copiar, mover e colar, respectivamente, pastas e arquivos, mas o botão colar só ex iste até o Windows 98.

No Windows ou no Windows Explorer ao recortar poderá colar uma única vez (pois os arquivos serão movidos), mas se copiar poderá colar várias vezes (pois os arquivos ficam na Área de Transferência).

www.1001questoesdeconcurso.com.br Windows Explorer

[email protected] 20/05/2013 - pág 19

9

Desfazer Ctrl+Z Desfaz ações realizadas. Exemplo: deletar ou renomear um arquivo. O Windows XP permite desfazermos várias ações realizadas. As demais versões do Windows só permitem desfazermos apenas a última ação.

10

Excluir Delete ou

DEL

Exclui um arquivo, geralmente levando-o para a lixeira. Ex istem alguns casos em que o arquivo não vai para a lixeira, como, por exemplo, quando ele é maior do que a própria capacidade da lixeira. Você também pode apagar um arquivo sem levá-lo para a lixeira, utilizando o atalho de teclado SHIFT+DELETE. Só ex iste Lixeira em HD, pois não ex iste lixeira na rede e nem nos discos removíveis, então se os arquivos forem apagados não poderão ser recuperados pelo Windows.

No XP e Vista, o padrão da lixeira é de 10% mas pode ser dimensionada. Já na versão 7 a lixeira mostra em

MB tanto para HD interno e como externo.

11

Propriedades Mostra as propriedades do que está selecionado. As propriedades mudam conforme o objeto selecionado.

Se uma pasta ou arquivo estiver selecionado(a), as propriedades serão parecidas: o nome da pasta ou do “arquivo + extensão”, o local, o tamanho, a data (criação, modificação e acesso) e os atributos (Somente leitura, Oculto e Arquivo morto). O arquivo “somente leitura” indica que ele não poderá ser alterado ou excluído acidentalmente. O atributo “Oculto” significa que o arquivo não poderá ser v isto, dependendo da configuração da pasta. Alguns programas utilizam a opção “Arquivo morto” para controlar de quais arquivos e pastas foi feito backup.

12

Modos de exibição

Este botão permite mudar a forma e o modo de v isualização das unidades, pastas e arquivos. No Windows 98 e 2000 não ex iste a opção Película.

Película Miniatura Lado a lado

Ícones Lista Detalhes

13

Pesquisar F3 Você pode agilizar a busca com critérios de forma a reduzir os locais das buscas. Caso saiba o nome do arquivo e/ou a extensão, a busca fica mais fácil. Se não souber o nome exato de um arquivo, você poderá utilizar o símbolo “*”, como um curinga para um ou mais caracteres, e o símbolo “?”, como um curinga para um único caractere.

Localiza arquivos, pastas, computadores, impressoras e outras coisas.

14

Pastas No Windows XP, quando o botão Pastas estiver habilitado, aparecerá a Barra de Pastas do lado esquerdo. Quando o botão Lupa estiver habilitado, aparecerá a Barra de pesquisa do lado

esquerdo. Estando os dois botões desabilitados, aparecerá uma Barra de Opções (tarefas).

1.2 - ATALHOS DE TECLADO

Ação Atalho de teclado Modo

Selecionar Tudo CTRL+A Seleciona Tudo, já no Office (Word, Excel, PowerPoint) é o CTRL+T

Selecionar alguns Objetos

CTRL

(para selecionar)

Seleciona objetos (pastas e arquivos) intercalados.

No exemplo ao lado, a pasta1 foi selecionada com um clique, depois foi pressionada a tecla CTRL e foi dado um clique no “arquivo.tx t”. Você pode selecionar objetos adjacentes ou não a adjacentes.

Selecionar sequência de Objetos

SHIFT

(para selecionar)

Faz a seleção do objeto inicial até o objeto final (grupo). Você também pode fazer isso arrastando com o mouse. No exemplo ao lado, a “pasta1” foi selecionada com um clique, depois foi pressionada a tecla SHIFT e foi dado um clique no

“arquivo(1).tx t”. Seleciona somente objetos adjacentes.

www.1001questoesdeconcurso.com.br Windows Explorer

[email protected] 20/05/2013 - pág 20

1.3 - AÇÕES

Ação Atalho de

teclado Menu Botão Modo

Deletar Arquivos ou Pastas

DEL Arquivo / Excluir

Selecione os arquivos e/ou as pastas desejadas e pressione a tecla DELETE ou clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Excluir no menu de atalho que se abre.

Criar Pasta Arquivo / Novo / Pasta

Selecione a pasta ou unidade onde a nova pasta será criada e clique no menu Arquivo / Novo. A pasta aparecerá com o ponto de inserção para digitarmos o seu nome.

Renomear F2 Arquivo / Renomear

Selecione o arquivo, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Renomear. O nome do arquivo ficará selecionado para ser editado. No Windows XP, ex iste um recurso de renomeação múltipla de arquivos. O máximo de caracteres para um nome de arquivo ou pasta é 255 e não pode utilizar para o nome do arquivo ou pasta: / \ | : “ < > ? *

Mover Arquivo ou Pastas

Crl+X Ctrl+V

Editar / Recortar e Editar / Colar

Arrastando:

- para mesma unidade: move - mesma unidade + CTRL: faz cópia - para outra unidade: faz cópia por segurança - outra unidade + SHIFT: move

- ALT: cria atalho e CTRL+SHIFT: cria atalho

Copiar Arquivo ou Pastas

Crl+C Ctrl+V

Editar / Copiar e Editar / Colar

Restaurar arquivos da lixeira

Arquivo / Restaurar

Restaurar é voltar o arquivo para o mesmo local de onde ele foi deletado. Clique na lixeira e a lista dos arquivos aparecerá. Selecione o(s) arquivo(s) que deseja restaurar, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Restaurar no menu de atalho. Você pode restaurar arquivos, arrastando para um local fora da lixeira.

1.4 - ÍCONES GRAVAÇÃO DE CD/DVD E ARQUIVOS COMPACTADOS

Através do acessório “Windows Explorer” do Windows XP só é possível gravar CD mesmo tendo gravador de DVD. Já o “Windows Explorer” do Windows Vista grava CD e DVD, mas terá que ter um equipamento adequado para isso, como um aparelho de DVD ou de Blu-Ray.

Arquivos compactados na extensão ZIP ou RAR são representados pelo Windows na forma de uma pasta, isto é, ao clicar no arquivo será mostrado o seu conteúdo.

2 - WINDOWS EXPLORER DO WINDOWS VISTA

2.1 - INTERFACE NOVA DO WINDOWS EXPLORER VERSÃO 6

A – Barra de Endereços B – Pesquisar C – Painel de Navegação D – Barra de Menus E – Barra de Ferramentas F – Painel de Detalhes

2.2 - BARRA DE FERRAMENTAS INTELIGENTE

Muda conforme o objeto que está selecionado

Pasta selecionada

Arquivo de texto selecionado

Imagem selecionada

A B

C

D E

F

www.1001questoesdeconcurso.com.br Windows Explorer

[email protected] 20/05/2013 - pág 21

2.3 - BARRA DE ENDEREÇOS Abre opções na barra de endereço

2.4 - COMPARTILHAMENTO Símbolo que indica compartilhamento

Ícone de compartilhamento

3 - WINDOWS EXPLORER DO WINDOWS 7

3.1 - ALGUMAS DIFERENÇAS DO WINDOWS VISTA PARA O WINDOWS 7

As hierarquias das pastas foram alteradas como está sendo mostrado abaixo

Hierarquia Windows Vista Hierarquia Windows 7

Outra alteração foi a criação de um novo modo de exibição chamado “Conteúdo” que é bem mais funcional quando se exibe os resultados da pesquisa feita, onde é mostrado o conteúdo com uma indicação (fundo amarelo) do critério procurado na pesquisa.

Modo de Exibição do Windows Vista Modo de Exibição do Windows 7

www.1001questoesdeconcurso.com.br Windows Explorer

[email protected] 20/05/2013 - pág 22

3.2 - BARRA DE MENU DO WINDOWS EXPLORER

A Barra de Menu desde o Windows Vista ficou oculto, para exibir tecle ALT

Arquivo Editar Exibir Ferramentas

Ajuda

4 - LISTA DAS EXTENSÕES DE ARQUIVOS MAIS CONHECIDAS:

arj - Arquivo compactado.

asf - Arquivo de áudio ou vídeo do Windows Media Player por streaming.

asp - É uma extensão de página da Web.

avi - Arquivo de vídeo.

bkf - Arquivo de cópia de segurança.

bat - Arquivo executável de programas antigos.

bmp - arquivo grande de imagem, normalmente não compactada.

cdr - Arquivo de imagem vetorizada do Corel Draw.

com - Arquivo executável (programa) em ambiente DOS.

dll - Biblioteca do Windows e de alguns programas.

doc - Arquivo de texto de formatação complexa. Padrão do Word.

docx - Padrão do Microsoft Word 2007.

dot - Modelo de arquivo de texto do Microsoft Word

dotm - Modelo de arquivo do Microsoft Word, com macro

exe - Arquivo de execução de programa.

gif - Arquivo de imagem compactado.

hlp - arquivo de ajuda de aplicativos e programas.

html (ou htm) – mais utilizado formato para página da Web. Pode ser v isualizada por navegadores e editores de textos.

ini - Arquivo de inicialização do sistema.

ico - Arquivo de imagem dos ícones do Windows.

jpg - Arquivo de imagem, compactado.

js - Arquivo que contém programação em JavaScript.

lnk - Atalho do Microsoft Windows

mdb - Arquivo padrão de banco de dados do Microsoft Access.

mp3 - Arquivo de áudio que aceita compressão em vários níveis.

mpg - Arquivo de vídeo compactado.

mov - Arquivo de vídeo que pode ser transmitido pela Internet. (muito utilizado pelo Quick Time)

odf - arquivo de formato aberto que deu origem as extensões dos aplicativos do pacote BrOffice, agora, o LibreOffice

odp - Apresentação. Formato padrão do Impress LibreOffice.org

ods - Planilha. Formato padrão do LibreOffice.org Calc

odt - Texto. Formato padrão do LibreOffice.org Writer

pdf - Portable Document Format - formato de impressão de layout fechado, dificilmente editável.

php - formato de página da Web que Permite transportar conteúdos armazenados em banco de dados.

png - Arquivo de imagem voltado para a Web com a vantagem de colocar cores com transparência.

pps - formato de arquivo editável de Apresentação do Microsoft PowerPoint, com objetivo de entrar direto no modo de apresentação

ppt - formato de arquivo editável padrão de Apresentação do Microsoft PowerPoint.

pptx - Padrão do Microsoft PowerPoint 2007.

psd - Imagem do Adobe Photoshop.

rar - Arquivo compactado. É um formato de compressão de dados muito popular.

rtf - “Rich Text Format”. Formato de texto com formatação simples.

reg - Arquivo de informação relativa ao Registro do Windows.

scr - Protetores de tela que funcionam em Windows.

sys - Arquivo de sistema.

swf - Shockwave Flash. Formato de vídeo muito utilizado na Internet.

tiff - Armazenamento de imagens em alta resolução.

tmp - Arquivo temporário de programas e aplicativos.

ttf - True Type Font. Arquivo de fontes.

txt - Arquivo de texto sem formatação. Pode ser aberto com qualquer editor de texto.

vob - Vídeo de alta qualidade, usado para armazenar filmes em DVD.

xls - extensão padrão de Planilha do Microsoft Excel.

xlsx - padrão de Planilha do Microsoft Excel 2007.

wav - Arquivo de áudio, normalmente sem compressão.

zip - Arquivo compactado, extensão padrão do Winzip.

www.1001questoesdeconcurso.com.br Pacote de Aplicativos

[email protected] 20/05/2013 - pág 23

PACOTE DE APLICATIVOS

1 - INTRODUÇÃO

O MS-Office e o BrOffice.org são pacotes de programas (aplicativos) para escritório.

Pacotes de Aplicativos Sistemas Operacionais

BrOffice LibreOffice OpenOffice StarOffice

Mozilla MS-Office Linux Windows

Gerenciador de arquivo Dolfin ou Nautillus Windows Explorer

Editor de texto Writer Word WordPad

Planilha eletrônica Calc Excel

Apresentações Impress PowerPoint

Gerenciador de e-mail ThunderBird MS-Outlook Outlook Express

Navegador (Browser) Firefox Konqueror Internet Explorer

O pacote de programas do BrOffice e do Mozilla contém software tanto para a plataforma Microsoft Windows como para a plataforma Linux. Ainda não foi criada uma versão do MS-Office para o Linux.

1.1 - Extensões Microsoft Office e do Libreoffice.org

Modelos são os arquivos de inicialização padrão de um programa. Ex: ao abrir o Word já aparece um arquivo que é um modelo.

Mic

ros

oft

O

ffic

e

Software Modelo

(Template) Extensão Padrão

Lib

reO

ffic

e.

org

Software Modelo

(Template) Extensão Padrão

Word .DOT .DOC

Writer .OTT .ODT

Excel .XLT .XLS

Calc .OTS .ODS

Power Point .POT .PPT

Impress .OTP .ODP

1.2 - Extensões para Editores de Texto

Extensões são formas de identificação do formato utilizado no arquivo.

MODELOS EDITOR DE

TEXTO EXTENSÃO PADRÃO Documento

não Estruturado

TXT - texto puro sem formatação, só caractere (Bloco de notas) RTF | WRI - formatação simples (Word pad) DOC - formatação complexa (Word, Writer) HTML - página da web (qualquer editor)

Documento Estruturado

XML - documento estruturado ODT - formatação complexa (Writer) DOCX - formatação complexa (Writer 3.0, Word 2003 a 2010) HTML 5.0 - novo formato de pagina da Web

Word 2003 DOT DOC

Word 2007 DOTX DOCX

Writer OTT ODT

1.3 - Formato PDF e XPS

O PDF (Portable Document Format) é um formato criado pela Adobe. O XPS (XML Paper Specification) é um concorrente direto do PDF, com as mesmas características, porém desenvolvido pela Microsoft.

DOC | DOCX | ODT Conversão para PDF

simulação da

impressão Pode ser lido pelo: Adobe Reader, Fox It, Coreldraw , Photoshop, entre outros.

Layout aberto (ou formatação aberta)

Layout fixo (ou formatação fechada)

No Layout f ixo, o documento não sobre alteração em um computador alheio. Diferente do Layout aberto.

fácil edição

difícil edição

Existem programas que editam formato PDF como: Foxit PDF Editor, Free PDF Editor e Draw do LibreOffice 3.3.

normalmente compactado,

menor que o original Algumas vezes o documento em PDF pode ficar com o tamanho do arquivo maior que o original.

www.1001questoesdeconcurso.com.br Pacote de Aplicativos

[email protected] 20/05/2013 - pág 24

1.4 - Documento Estruturado

As vantagens dos formatos com base em XML do Office, segundo a Microsoft, são muitas, como:

O arquivo fica muito mais compactado chegando a ficar 75% menor.

A sua estrutura é modular, facilitando abrir um arquivo mesmo com erro e a localização de informações dentro dele.

A desvantagem da extensão DOC e de não saber se contém macro (se tem macro, pode ter vírus). Já nas extensões estruturadas a extensão DOCX não contém macro, portanto não contém vírus, no entanto a extensão DOCM indica que se pode utilizar macro, com isso corre o risco de conter vírus.

1.5 - TABELA DE COMPATIBILIDADE

PROCEDIMENTOS MS Office

Word 2003 MS Office

Word 2007 MS Office

Word 2010 BrOffice.org

Writer

Abrir e salvar em DOC SIM SIM SIM SIM

Abrir e salvar em ODT NÃO SIM 1 SIM SIM

Abrir e salvar em DOCX SIM 2 SIM SIM SIM

3

Abrir formato PDF 4

NÃO NÃO NÃO NÃO

Editar formato PDF 5

NÃO NÃO NÃO NÃO

Exportar no formato PDF SIM 6 SIM

6 SIM SIM

7

(1) Recurso disponível ao atualizar o Word 2007 (2) Ao instalar a atualização do Word 2003, você poderá trabalhar com os novos formatos (docx) do Office 2007. (3) Somente nas versões 3.0 ou superiores. (4) Nenhum Aplicativo Editor de Texto abre formato PDF.

Obs.: Na versão 3.3 do LibreOffice (BrOffice) o aplicativo Draw consegue editar PDF, mas o Writer não consegue. (5) Existem programas que editam PDF como: Foxit PDF Editor, Free PDF Editor e Foxit Phantom. (6) Ao instalar um driver de conversão ou suplemento é possível exportar para o formato PDF. (7) Já vem com o conversor além de um botão para essa função.

2 - PRINCIPAIS DIFERENÇAS

2.1 - Atalho de Teclado

Microsoft Office

2003 a 2007 BrOffice.org 3.3 LibreOffice 3.4

Novo Arquivo CTRL+O CTRL+N (New)

Abrir arquivo CTRL+A CTRL+O (Open) Salvar CTRL+B CTRL+S (Save)

Negrito CTRL+N (Negrito) CTRL+B (Bold) Itálico CTRL+I (Itálico) CTRL+I (Italic)

Sublinhado CTRL+S (Sublinhado) CTRL+U (Underline) Selecionar Tudo CTRL+T (Tudo) CTRL + A (All)

Localizar CTRL+L (Localizar) CTRL+F (Find)

Salvar Como F12 CTRL+SHIFT+S Refazer CTRL+R CTRL +Y

Microsoft Word

LibreOffice Writer

www.1001questoesdeconcurso.com.br Pacote de Aplicativos

[email protected] 20/05/2013 - pág 25

2.2 - Seleção com Clique 2.3 - Seleção pela Margem Esquerda

CLIQUES WORD WRITER CLIQUES WORD

1 Linha

2 Parágrafo

3 Selecionar Tudo Obs.: Não existe no Writer seleção pela margem esquerda

1 Ponto de Inserção Ponto de Inserção

2 Palavra Palavra

3 Parágrafo Frase

4 Parágrafo

3 - CARACTERÍSTICAS IGUAIS

3.1 - Atalhos de Teclado

Microsoft Office

2003 a 2007 BrOffice.org 3.3 LibreOffice 3.4

Recortar CTRL+X CTRL+X Quem controla esses atalhos é o sistema operacional. Então, tanto o Writer, quanto o Word, quando estão executando sobre o Windows, possuem estes mesmos atalhos.

Copiar CTRL+C CTRL+C

Colar CTRL+V CTRL+V Imprimir CTRL+P CTRL+P

Desfazer CTRL+Z CTRL+Z Ajuda F1 F1 É quase padrão para todos os programas

Ortografia F7 F7

Estender seleção F8 F8 O mesmo que a tecla Shift na seleção

3.2 - Atalhos de Teclado para editores de textos A - Mover o ponto de inserção

Pressione Para mover

SETA À DIREITA Um caractere para a direita SETA À ESQUERDA Um caractere para a esquerda

CTRL+SETA À DIREITA Uma palavra para a direita CTRL+SETA À ESQUERDA Uma palavra para a esquerda

END Para o fim de uma linha HOME Para o início de uma linha

SETA ABAIXO Uma linha para baixo SETA ACIMA Uma linha para cima

CTRL+SETA ABAIXO Um parágrafo para baixo CTRL+SETA ACIMA Um parágrafo para cima PAGE DOWN Uma tela para baixo (rolando)

PAGE UP Uma tela para cima (rolando) CTRL+HOME Para o início de um documento

CTRL+END Para o fim de um documento B - Selecionar texto e elementos gráficos

Pressione Para estender uma seleção

SHIFT+SETA À DIREITA Um caractere para a direita SHIFT+SETA À ESQUERDA Um caractere para a esquerda CTRL+SHIFT+SETA À DIREITA Até o fim de uma palavra CTRL+SHIFT+SETA À ESQUERDA Até o início de uma palavra SHIFT+END Até o fim de uma linha SHIFT+HOME Até o início de uma linha SHIFT+SETA ABAIXO Uma linha para baixo SHIFT+SETA ACIMA Uma linha para cima CTRL+SHIFT+SETA ABAIXO Até o fim de um parágrafo CTRL+SHIFT+SETA ACIMA Até o início de um parágrafo SHIFT+PAGE DOWN Uma tela para baixo SHIFT+PAGE UP Uma tela para cima CTRL+SHIFT+HOME Até o início de um documento CTRL+SHIFT+END Até o final de um documento

C - Inserir caracteres especiais Pressione Para inserir

SHIFT+ENTER Uma quebra de linha CTRL+ENTER Uma quebra de página CTRL+SHIFT+ENTER Uma quebra de coluna

D - Excluir texto e elementos gráficos

Pressione Para

BACKSPACE Excluir um caractere à esquerda CTRL+BACKSPACE Excluir uma palavra à esquerda DELETE Excluir um caractere à direita CTRL+DELETE Excluir uma palavra à direita CTRL+X Recortar (excluir) o texto selecionado e levar para a

Área de Transferência CTRL+Z Desfazer a última ação

E - Copiar e mover texto e elementos gráficos

Pressione Para

CTRL+C Copiar texto ou elementos gráficos CTRL+V Colar o conteúdo da Área de Transferência

F - Tabela

Pressione Para

TAB Selecionar o conteúdo da célula seguinte TAB (última célula) Inserir uma linha na tabela DEL Excluir o conteúdo das células

selecionadas BACKSPACE Excluir coluna e linha ENTER Inserir parágrafo na célula, conseqüente-

mente aumentando a linha. ENTER (no começo da tabela) Criar um parágrafo antes da tabela