11 slideshare análise de riscos no cenário logístico jan 2014

11
Análise de Riscos no Cenário Logístico Janeiro 2014 http:// universidadelogistica.com.br

description

Esse artigo estar postado ni meu site: wwww.universidadelogistica.com.br . É comentado no artigo as preocupações de milhares de pequenos e médios Empresários quanto aos Riscos do Negócio. Apresenta-se algumas dicas por onde caminhar, tomar decisões e afastar os riscos.

Transcript of 11 slideshare análise de riscos no cenário logístico jan 2014

Page 1: 11 slideshare  análise de riscos no cenário logístico  jan 2014

Análise de Riscos no Cenário Logístico

Janeiro 2014

http://universidadelogistica.com.br

Page 2: 11 slideshare  análise de riscos no cenário logístico  jan 2014

No artigo, “Desenho Processo Logístico Transporte pelo Modelo Canvas”, neste site, foi comentado e foi apresentado novas conceituações de Processos Logístico serem tratados como Modelos de Negócios.

Dando prosseguimento as inovadoras conceituações, neste artigo, será abordado os Processos Logístico sob a perspectiva da Gestão de Riscos.

Na atualidade, o assunto gestão de riscos, é muito preocupante entre os Empresários e Profissionais envolvidos nos Processos Logístico.

Page 3: 11 slideshare  análise de riscos no cenário logístico  jan 2014

Processos Logístico desenhados de maneira inadequada, sem um mínimo de tecnologia da informação ou baseados em pressupostos de valor, achando que o “cliente” deseja assim, acarreta aumento dos riscos de “achismo”, assim como de custos direto, indireto e o que é mais grave, de “custos invisíveis”.

Mas como analisar e gerenciar Riscos? Como afastar e minimizar Riscos? Existe já lançadas publicações, elaboradas para prática, como a International Organization for Standartization - ISO 31000, baseada na norma Australiana / Neozelandesa 4360.

Page 4: 11 slideshare  análise de riscos no cenário logístico  jan 2014

Ela apresenta um design de processo para a Gestão de Riscos.

A ISO 31000-2009 tem como grande desafio pela frente, que é estabelecer uma linguagem comum, como também padronizar as melhores práticas e abordagens para que as organizações possam implantar a gestão de riscos em seus processos.

A ISO 31000-2009 oferecerá um novo padrão internacional de Gestão de Riscos, independentemente da área ou segmento de atuação.

Ela apresenta um design de processo para a Gestão de Riscos.

A ISO 31000-2009 oferecerá um novo padrão internacional de Gestão de Riscos, independentemente da área ou segmento de atuação.

Page 5: 11 slideshare  análise de riscos no cenário logístico  jan 2014

A ISO 31000-2009 surge também para integrar as diversas metodologias e terminologias, pois hoje ainda falta um consenso em relação à terminologia e aos conceitos utilizados para se gerir os riscos.

Como os Processos Logístico se comportará nesse novo cenário de negócios? Como avaliar e reinventar novos Modelos de Negócios Logístico com riscos tão eminentes?

Uma recomendação que se faz é utilizar a metodologia de análise do ambiente de Modelo de Negócios, considerando-se o contexto, direcionadores e restrições.

Page 6: 11 slideshare  análise de riscos no cenário logístico  jan 2014

Para melhor se compreender e simplificar o processo, vai-se direto ao ponto que é o “espaço de design” de seu Modelo de Negócios.

Sugere-se de modo bem simples mapear as quatro dimensões principais de riscos, que são: 1) forças do mercado, 2) forças da indústria, 3) tendências principais e 4) forças macroeconômicas.

Nos próximos slides, estarão descritas as quatro principais forças externas que influenciam os Modelos de Negócios Logísticos devidamente categorizadas.

Page 7: 11 slideshare  análise de riscos no cenário logístico  jan 2014

Riscos 1 – Análise das Forças de Mercado

a) Fatores de Mercado – Identifica questões chave direcionando e transformando seu mercado desde os Clientes até perspectiva de Oferta. Questões Principais: Quais são as questões principais afetando a realidade do cliente? Que mudanças estão se aproximando? Para onde o mercado está indo?

b) Segmentos de Mercado – Identifica os principais segmentos do mercado, descreve seus atrativos e busca localizar novos segmentos. Questões Principais: Quais são os Segmentos de Clientes mais importantes? Onde está o maior potencial de crescimento? Quais segmentos estão declinando?

Page 8: 11 slideshare  análise de riscos no cenário logístico  jan 2014

Riscos 1 – Análise das Forças de Mercado - continuação c) Necessidades e Demandas – Descreve as necessidades do mercado e analisa o quanto elas estão bem atendidas. Questões Principais: Do que os Clientes precisam? Onde estão as maiores necessidades não satisfeitas dos clientes? O que os clientes querem que seja feito? Onde a demanda está aumentando?d) Custos de Mudança – Descreve elementos relacionados aos clientes alternando negócios aos concorrentes. Questões Principais: O que vincula os clientes a uma companhia e sua oferta? Quais custos impedem os clientes de trocarem para a concorrência? É fácil para os clientes encontrar ofertas similares?e) Atratividade de Receita – Identifica elementos relacionados à atratividade de renda e ao poder de preço. Questões Principais: Pelo que os clientes estão realmente dispostos a pagar? Onde as maiores margens podem ser obtidas? Podem os clientes encontrar e comprar produtos e serviços mais baratos com facilidade?

Page 9: 11 slideshare  análise de riscos no cenário logístico  jan 2014

Riscos 2 – Análise Competitiva

das Forças da Indústria:

a) Concorrentes {Incumbentes}b) Novos Entrantes {Insurgentes}c) Produtos e Serviços Substitutosd) Fornecedores e Outros Participantes da Cadeia de Valore) Públicos de Interesse

Riscos 3 – Previsão de

Tendências Principais:

a) Tendências Tecnológicasb) Tendências Regulatóriasc) Tendências Sociais e Culturaisd) Tendências Socioeconômicas

Page 10: 11 slideshare  análise de riscos no cenário logístico  jan 2014

Riscos 4 – Análise das Forças Macroeconômicas:

a) Situação do Mercado Globalb) Mercado de Capitaisc) Commodities e Outros Recursosd) Infraestrutura Econômica

Em um Modelo Competitivo de Negócios que faça sentido no ambiente de hoje, pode estar até obsoleto já na manhã seguinte.

É urgente e necessário se aprimorar a compreensão do ambiente de um modelo e da sua evolução.

Page 11: 11 slideshare  análise de riscos no cenário logístico  jan 2014

Não se pode, é claro, ter

certeza quanto ao futuro, devido

as suas complexidades,

incertezas e potenciais perturbações

inerentes ao evolutivo

ambiente de negócios.

Entretanto, pode-se

desenvolver um número de

hipóteses sobre o futuro para

servir de direcionamento para

o design dos Modelos de

Negócios Logístico do amanhã.Fontes de Pesquisa: Inovação em Modelos de Negócios;

um manual para visionários, inovadores e revolucionários

/ Alexander Osterwalder, Yves Pigneur.

ISO 31000:2009- ISO / IEC 31010 Guia & ISO 73:2009 Novas Normas

para a Gestão do Risco Kevin W Cavaleiro AM; CPRM;

Hon FRMIA; FIRM (UK); LMRMIA; ANZIIF (Mem).